Trabalho há 20anos com calibração diesel em grandes montadoras. Cada motor diesel tem uma turbina diferente e uma "reserva de altitude" e varia em cada projeto. Acima de 2000m os motores diesel em geral começam a sentir "falta de ar" e riscos de ter 2 problemas: ALTA TEMPERATURA DE TURBINA (Max720-750C) e EXCESSO DE ROTAÇÃO DO EIXO DA TURBINA. O risco é danificar os retentores internos do eixo da turbina, empenar a carcaça do turbo ou do coletor e destruir o rotor por excesso de rotação e sub-lubrificacao. Os módulos eletrônicos do motor tem dentro um sensor barometrico que compensa a combustão pra proteger a turbina (EX. avanço de ponto e redução da potência). Como regra geral, consegue-se rodar em condições mais seguras em altitude>2000m evitando rodar nas faixas de maior potência e maior velocidade...se o carro estiver muito carregado, utilize uma marcha a menos pra reduzir torque do motor e ande mais devagar, evitando acelerar o pedal mais que 70~80%. Isso reduz a injeção de combustível. A temperatura de escape no diesel é aproximadamente proporcional à RPM e porcentagem de Acelerador...se aumentar uma, reduza a outra e vice versa
Boa Ricardo! Excelente vídeo! 👏 Só quem teve que trocar o pneu a 5.000 metros sabe os efeitos da altitude no corpo: tonturas, náuseas, dor de cabeça. O Paso Hito Cajón é realmente incrível, mas como vc falou, as condições são terríveis, e o consumo de combustível é enorme. Quanto aos pneus, sua dica é valiosa: é bom ter um calibrador e um compressor no carro. Ajuda demais no conforto e na segurança! Como no nosso comboio há idosos e crianças, levamos cilindro de oxigênio medicinal nos carros. Em poucos segundos de oxigenioterapia, a melhora é quase que instantânea. Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Tudo bem com vocês? Nossa, carregar uma roda e um estepe de 40kg nessa altitude não é fácil mesmo. Eu ia mencionar o oxigênio, mas fique com receio de indicar algo que possa ser perigoso, caso seja utilizado de modo errado. Como é esse oxigênio que vocês levam? Abração!
Serial Trippers a gente alugou cilindro de oxigênio em uma casa de material hospitalar. Foi bem barato, menos de 200 reais por um cilindro que tinha capacidade de cerca de 2 horas de fluxo contínuo. Foi suficiente para nós. A melhora após começar a respirar o oxigênio é praticamente instantânea, com desaparecimento das dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos. Bastava 5 minutos e já estávamos 100%. Se tiver idosos ou crianças no comboio é um item interessante. Parabéns pelo vídeo! Top!!
Boa noite Ricardo. Obrigado pelas dicas. Estou planejando uma viagem assim e toda informação é bem vinda. Gostaria de sugerir uma matéria. Que tal vc entrevistar o pessoal do Dakar Overland? Eu também acompanho as viagens deles . Forte abraço.
Ah, entendi! Pelo que li, é possível se intoxicar com oxigênio, por isso, fiquei com receio de publicar algo nesse sentido. Aliás, tem uns remédios (já tomei) para altitude, mas não tenho direito, nem conhecimento para indicar. hehehehehe! Na imigração do Jama eles tem atendimento médico, no Sico... essas bases sempre tem. No YPF do Jama um cara desmaiou na minha frente na fila do caixa. Foi assustador! Abração! Ps: precisamos nos encontrar para gravarmos juntos, hein?
Serial Trippers, grande Ricardo! Será uma honra nos encontrarmos um dia para filmar e bater um papo! Vc está corretíssimo. Existe realmente a intoxicação pelo oxigênio puro. Isso é mais comum em pessoas como alguma doença pulmonar, como enfisema pulmonar, e no uso indiscriminado de oxigênio puro em alto fluxo por horas ou dias. No nosso caso, recomendamos usar com um fluxo de 2 a 4 litros/minuto e por poucos minutos, somente até melhorar os sintomas. Assim não terá nenhum problema para a saúde! O objetivo é mais tentar voltar à “concentração” de oxigênio para os níveis de altitudes baixas com o uso do cilindro, e não fazer uma overdose de O2. Falando em histórias trágicas, como este que você citou do cara que desmaiou na sua frente, o pai de uma amiga minha teve tonturas, náuseas, acabou ficando inconsciente e vomitou, aspirando, se asfixiando e tendo uma parada cardiorrespiratória. Com altitude realmente não se brinca! Por isso, parabéns pelo seu vídeo! Grande abraço!!
Mais um vídeo muito legal! Cara, se puder faz um vídeo sobre ética, mínimo impacto na condução 4x4 overlander! Para conscientizar o povo de que não é legal entrar em todos os lugares, detonar as trilhas, estacionar na borda de um cânion, tapando a visão dos colegas, ...
Tudo bem, Orlei? Cara, eu estou escrevendo sobre ética do overlander. O complicado de postar esses vídeos é que os que são antiéticos sempre se unem pra me massacrar. Geralmente canais do UA-cam de gente que parece não aprender nada viajando, se é que viajam... Mas já decidi há algum tempo que vou me posicionar. Obrigado pela mensagem com essa ideia que foi um apoio ao mesmo tempo! heheheheh! Abração!
@@SerialTrippers não deixe de dar e mostrar sua opinião sobre qualquer assunto que seja relevante no canal para evitar certo desgaste com o público, pois esses que se manifestam contra não são parte real do seu público, vão falar para iguais a eles apenas. Vou usar uma frase que que vejo um caminhoneiro, @KIKO BOBESI, que acompanho diz "Ave de mesma plumagem voam juntas" . Forte abraço!!!
Cara, cheguei no canal a pouco, mas muito legal ver as escolhas de equipamentos que você fez nos seus carros. Obrigado por compartilhar essas coisas com a gente 👊
O que parecia impossível, aconteceu. Os vídeos do Ricardo estao ficando ainda melhores! 😆 Técnico na medida certa e interessante para qualquer um que goste de overland, independentemente da viatura escolhida. Ah, e o melhor foi o puxao de orelha nos que gabam-se por nao saberem usar a traçao e a reduçao.
Muito bom vídeo. Pra galera dos Motorhomes 4x4, que costumam ter vidros insulados, os mesmos podem estourar pela diferença de pressão (como nos pneus).
É meu amigo... dirigir não é só entrar no carro e sair por aí... tem tda uma atenção, algumas técnicas, e este seu vídeo é super interessante qto a isso.. como sempre eu aprendo mto com vc ... saber as coisas é sempre mto bom e Qto mas a gente procura aprender é melhor ainda ... obrigado meu amigo, ótimas dicas e assim vamos correr este mundão com menos problemas, como vc sempre diz, vamos viajar que o mundo é nosso... abraços querido!!!
Excelente dicas... Valeu!!! De carro... ainda não tenho experiência; mas de moto posso afirmar: Com minha HD carburada: tirei o filtro de ar e abri o ar ao máximo, sempre controlando a mistura ar x gasolina... Foi um sacrifício... ufaaaa ...mas consegui chegar em São Pedro do Atacama por Purmarmaca/vulcão Licancatur! Com uma Lander 250cc; injetada: tudo tranquilo; uma "triscada" na regulagem da injeção! Pressão dos pneus: bomba de ar para regulagem dos pneus!!! Todas suas colocações procedem!!! Sabe TUDO!!! PARABÉNS... como SEMPRE!!!! 👏👏👏👏👏🤗
Tudo bem, Ruaidar?! De moto dá pra perceber melhor ainda essas coisas, né? Ainda mais de Harley carburada! Parabéns pelas viagens, cara! Abração e muito obrigado pela mensagem!
Maratonando os vídeos mais antigos e acompanhando os novos. Quanto ao ar rarefeito na cordilheira, nas antigas os caminhoneiros que iam ao Chile, cortavam cebolas e colocavam dentro do filtro. Não sei se era efetivo. Abraço.
SEMPRE com vídeos esclarecedores!! Seguindo o amigo por este Brasilzão!@ Aguardando tbem a live hoje com s guará expedições via UA-cam @@ travessia do cassino @@ ABRAÇOS Carlos Augusto Schuler !!
Em uma viagem que fiz ao Peru, tive problemas com alimentação do motor diesel (Mitsubishi Triton CD automática), creio que por incapacidade da válvula EGF em suprir o equilíbrio entre ar e diesel. Até 3000 metros sem problemas, mas acima disto começava a surgir fumaça preta no escapamento e perda de potência. A solução que encontrei foi "tirar o pé" para refazer o equilíbrio. Se eu já tivesse as informações que você acabou de dar, teria sofrido menos... E com relação à pressão dos pneus, não me dei conta do possível problema de excesso de pressão, mas agora já sei. Obrigado pelas informações e um grande abraço.
BOA NOITE MEU AMIGO RICARDO. COMO SEMPRE, UM VÍDEO COM INFORMAÇÕES PRECIOSAS, EMBORA DISCORDE DE VOCÊ (MAS RESPEITO SEU PONTO DE VISTA), QUANDO DIZ QUE A MISTURA RICA SUPERAQUECE O MOTOR... NA VERDADE, O QUE SUPERAQUECE O MOTOR É A MISTURA POBRE E NÃO A RICA... TAMBÉM DISCORDO QUANDO DIZES QUE MANTENDO A ROTAÇÃO DO MOTOR MAIS ALTA ENTRA MAIS AR (OXIGÊNIO) E MELHORA A QUEIMA... SE VOCÊ ACELERA PARA AUMENTAR A ROTAÇÃO ENTRARÁ MAIS AR E TAMBÉM MAIS COMBUSTÍVEL, PORTANTO A MISTURA CONTINUARÁ RICA, INDEPENDENTE DA ROTAÇÃO DO MOTOR. CONCORDO ATÉ QUE O MOTOR POSSA SUPERAQUECER DEVIDO AO ESFORÇO EXTRA QUE ESTÁ FAZENDO E ATÉ PELA FALTA DE HABILIDADE DO MOTORISTA, JÁ QUE ESTÁ LIDANDO COM UMA SITUAÇÃO QUE NÃO ESTÁ ACOSTUMADO, MAS NÃO QUE O CULPADO POR ESSE SUPERAQUECIMENTO SEJA A MISTURA RICA. LEMBRANDO TAMBÉM QUE COM O AR MAIS RAREFEITO, A VENTOINHA PERDE BASTANTE DA SUA EFICIÊNCIA O QUE AJUDA A ELEVAR A TEMPERATURA. AGORA SE A MISTURA ESTIVER RICA AO PONTO DE FAZER O QUE CHAMAMOS DE LAVAGEM DOS CILINDROS, QUE CONSISTE EM O EXCESSO DE DIESEL NÃO QUEIMADO LAVAR O FILME DE ÓLEO QUE EXISTE NOS CILINDROS E PISTÕES, FICANDO SEM LUBRIFICAÇÃO NENHUMA, AÍ SIM, SUPERAQUECE ATÉ CHEGAR AO PONTO DE DERRETER OS PISTÕES (GERALMENTE DERRETE A CABEÇA DOS PISTÕES). PORÉM ISSO ACONTECE QUANDO A MISTURA ESTÁ RIQUÍSSIMA, O QUE NÃO É MUITO COMUM (MAS ACONTECE). LEMBRO QUE ISSO É APENAS MEU PONTO DE VISTA. NO MAIS, MUITO BACANA TODAS AS DICAS. UM GRANDE ABRAÇO.
Amigo, seria muito legal vc explorar esses conteúdos contando histórias de aventureiros e somar com mais entrevistas com a galera que já viajou muito. Ah! Transforma esses conteúdos em podcast tbm. Seria bom ouvir isso tudo sem precisar ficar com o UA-cam ligado
Sabia que eu estava pensando em jogar o audio dessas entrevistas no Spotfy? Agora que vc falou isso eu vou ver como é o procedimento e se fica bom. Vakeu, cara!
Filtros K&N Americanos são ótimos. Laváveis. Uso a mais de 6 anos. Proporcionam inclusive uma redução de algo próximo a 5% no consumo de combustível e deixam o motor respirar muito mais fácil.
muitos dos overlanders não compartilham essas informações por achar que todos já sabem e só querem falar informações que nem mesmo eles já praticaram Parabéns pela humildade continue assim
Fiz a travessia agora em fevereiro da cordilheira atravessando ida e volta de renegade gasolina. É perceptivel a perda de força. Qto mais alto está mais perde força. Detalhe q o carro era 4x2 6 marchas automático. Fosse 4x4 teria aproveitado mais...
Ricardo ótimos conselhos mas desde 2003 tenho atravessado os Andes todos os anos e com diversos tipos de carros Ex Eco Sporte X Trayl Sorrento Morrave Defender nunca precisei de aparelhos como altímetro e outros de controle O que é necessário e controle da temperatura Com os carros automáticos tive sempre que passar par manual. Quanto a folha de coca todos os países você pode utilizar desde que vc tenha comprado no país A folha da Argentina não entra no Chile e vice-versa O certo e vc colocar 5 folhas dar uma mastigadinho e coloca na bochecha dura 3 horas depois muda O maior perigo que passei foi qdo tomei remédio para choroche que existe nesses países Recomende isso a todos Adorei o vídeo como sempre aprendo coisas Abraços
Tudo bem, araciw Fiquei com receio de mencionar os remédios, pois não sou médico e alguém pode fazer alguma besteira. Nem o oxigênio eu quis mencionar porque pode intoxicar quando usado em excesso. Abração!!!
Boas dicas! Ficou bem melhor o som do motor diesel acelerando nas vinhetas do que o motor gasolina esportivo q tava antes! A dica durante a aclimatação do corpo em altitude eh comer alimentos ricos em ferro e outros em vitamina c para estimular a produção de hemácias. Aliás, sabe pq os habitantes de regiões altas têm bochechas avermelhadas? Por causa da maior concentração de hemacias no sangue deles! Curioso, não? Vale lembrar pra quem for viajar com pets que eles tb sofrem de soroche ;D
Valeu pelas dicas Ricardo! Cara aprendo muito com os seus vídeos! Você poderia fazer uma matéria sobre o comportamento da viatura em temperaturas climáticas extremas (frio do deserto a noite e aquele calor insuportável durante o verão de dia). Abração
Falou tudo! Sentimos (carro e família) na pele os efeitos da altitude quando fomos para Cusco. Chegamos a uma altitude de quase 5 mil metros no trajeto! Meu carro a diesel não passava de 60/70 km/h nas subidas devido à altitude e às curvas também, e o consumo de diesel foi enorme. Só não me liguei quanto à pressão dos pneus. Pode ser por isso que meu pneu furou. Mas a experiência foi única!
Fala Ricardo! verdade camarada, vivemos num continente maravilhoso, particularmente adoro viajar pela América do Sul... Já fiz alguma coisa, mas com carro de passeio. Saindo de San Pedro de Atacama, em direção a Salta-Argentina, pude perceber essa perda de potência no motor do carro, gerada pela altitude! Não vejo a hora de montar minha defender e cair na estrada. Cheiro do diesel, freio, embreagem, deserto... muito bom!!! Abraço, obrigado pelas dicas e parabéns pelo canal.
Olá Ricardo, Excelente vídeo, muitas dicas importantes. Permita-me acrescentar 2 outras: - o consumo do carro aumenta muito, tanto pela altitude como pela qualidade do "diesel" que se encontra por lá. Isto afeta diretamente a autonomia, e não é legal ficar sem combustível no meio do nada... - isto leva a outra questão, pois o normal é ter galão reserva. A maioria é bem vedado, o que ocasiona problema com a pressão interna, podendo até explodir. A regrinha que uso é verificar a cada 1000 metros de mudança de altitude, bastando abrir e equalizar a pressão. Nesta hora aproveita e checa o pneu. Abraços,
Vídeo muito bom e esclarecedor, a questão da mistura ar/combustível, eu já imaginava, mas nunca tinha me atentado para a pressão dos pneus. Sobre o uso da reduzida, acho que vale uma ressalva que pode ser usada sem dó em pisos que permitam escorregamento dos pneus para não forçar os diferenciais. Se for piso de asfalto, nada de reduzida. Abração, Amauri.
Tudo bem, Amauri? Diversos carros tem a possibilidade de usar reduzida, pois tem diferencial central, por exemplo. O uso da reduzida que mencionei no vídeo foi no tópica da arrancada, apenas para deslocar o carro. Abração!
Bom dia Ricardo. Acompanho seu canal mesmo sem ser um " Landeiro". Excelente vídeo. Há pouco mais de 10 anos fui ao Atacama pelo Passo Sico com meu Vitarinha 97 manual e não tive problemas quanto ao motor. Em Stº Antonio de Los Cobres, encontrei um Paulista com uma L200 e a impressão que tive é que ele sofreu bem mais que eu com seu carro diesel. E era essa a informação que eu tinha; que os carros à diesel sofriam mais em altitude. Um detalhe importante que você mencionou é sobre a calibragem e a possibilidade do pneu estourar pela diferença de pressão atmosférica. Acontece com os galões de combustível também. Levei dois galões metálicos extras para cruzar o Deserto do Atacama e depois de vazios, esqueci de abri-los. Quando cheguei a uma altitude mais baixa eles estavam "encolhidos" . Quanto ao alemão de Unimog, é covardia. Esse carro sobe até parede. Acho que é o sonho de consumo de qualquer um. Forte abraço.
Tudo bem, Marco Antonio? As L200 são muito, mas muito famosas por esquentar! hehehehe! Não servem como parâmetro. Essa questão dos galões é importante mesmo, esqueci de mencionar no vídeo. heheheh! Abração!
Pode também tirar o filtro de ar e botar aquele Bombril mais grosso , tipo , palha de aço. Vc vai aspirar mais volume de ar e diminuir bastante o pó aspirado
ESSE TIPO DE PALHA DE AÇO NA VERDADE SÓ FILTRA QUANDO UTILIZADO EM FILTROS DE AR "A ÓLEO", ONDE A PALHA DE AÇO FICA SUBMERÇA NO ÓLEO, CASO CONTRÁRIO, SÓ A PALHA DE AÇO NÃO FILTRA NADA (ESSE TIPO DE FILTRO FOI MUITO USADO NOS FIAT 147). USAR SÓ A PALHA DE AÇO VAI FAZER O MOTOR ASPIRAR TODO TIPO DE SUJEIRA E DETERIORAR O MOTOR RAPIDAMENTE.
Ótimas observações sobre o uso da reduzida! Parece simples, mas esse tipo de dica simples é muito importante para o iniciante, como eu. Muito obrigado!
Boa Ricardo, onde eu assino, faz um xis aí...kkk Não tenho experiência em altitudes de carro, mas já fiz algumas regiões em motocicleta Argentina, Chile e pelos alpes europa. Comecei a passar perrengues em Susquez, nada de folha ou chá de coca. Não fez efeito nenhum, no Atacama foi foda nos gêiseres, Aconcágua também, precisei apelar pelo oxigênio. Em Susquez a saga foi na pousada ao lado deste posto de combustível na sua foto. Minha motocicleta carburada, só andando em alta, puta consumo e estouros a da com pau. Troquei cinco jogos de velas em 7500 kms, nada adiantou. Sobre a calibragem é novidade para mim. Não sabia. Valeu, Abcs.
Caramba, que viagem, hein Pasqual? Não faltou emoção! akakaakk! Tô só imaginando o motor carburado naquela altitude. deve ter batido pino pra caramba. Abração!
Olá boa tarde, irmão. Como você faz para descobrir lugares para acampar que não sejam campings privados? Essa é uma habilidade importante para o overlander e acho que vale um vídeo sobre isso! Abraço!
Muito bom o video!!! Cara eu acho que vc deve falar sobre cuidados pra ligar o carro pela manha nas altitudes em temperaturas abaixo de zero. Com o motor gelado, ar gelado, diesel gelado e pouco oxigenio. Quais os recursos que podem ser feitos pra ligar o carro pela manhã.
As técnicas modernas falam em colocar oxigênio de um cilindro, na entrada da admissão.... as mais antigas, falam em uma estopa com fogo, tb na entrada da admissão...
Show o seu canal, sou novo por aqui, mas já aprendi um monte de coisas contigo, obrigado. Sobre a calibragem dos pneus e principalmente o estepe que, geralmente mantenho com pressão mais elevada no meu carro, se encher com Nitrogênio apesar de não poder ficar alterando a pressão ao longo da viagem, que é ruim, mas acredito que reduziria a chance de danifica-los.
Mandou bem!!! Gostaria de saber sobre as baixas temperaturas, congelamento de fluídos do motor e do combustível. Tem dicas para os cuidados com o carro em temperaturas mais extremas? Forte abraço Ricardo!!!!
Pocholo, qual calibrador portatil vc usa e indica? Ja fez video sobre? Acho muito importante um calibrador portatil, mas dificil ver videos confiáveis no youtube sobre isso. abs!
Valeu, Ricardo! Show como sempre, já foi pra minha pasta Overland do UA-cam. Tirou várias dúvidas que eu tinha e foi além. Obrigadao! Até o próximo, abs
Ganhou mais um humilde inscrito só pela nota em "parênteses", apesar de o conteúdo ser bem relevante muito bem explicado, e pena que conseguimos dar apenas um like por vídeo. Forte abraço.
Além dos demais assuntos, o que mais gostei no vídeo foi sua fala sobre o mito de passar em obstáculos sem engatar 4X4 e reduzida. Também acho que isso é uma bobagem!
@@SerialTrippers Vc passa um conteúdo técnico (mesmo não sendo mecânico) com muita qualidade à partir das tuas experiências (e pesquisas), isso é muito legal.
Boa noite Ricardo ... acabei de assistir seu vídeo espero q lembre da gente ... nós conhecemos no travel conference ... eu e o Luciano temos um Mh Renault master vermelho ... estamos pra sair de viagem ... vc acha que uma van como a nossa vai enfrentar perrengues não altitude ela já é das novas e tem intercooler ... vc com sua experiência sugere algumas modificações tipo um sensor egt ... agradeceria suas dicas ... sempre acompanhando seus vídeos ... Abraco
Tudo bem, Alessandro? Claro que lembro de vcs! hehehehe! A Master de vcs é linda! A versão do seu carro já é nova e ela se dá melhor nessas situações. Eu acho o sensor de EGT um acessório muito legal para veículos diesel, mas como seu carro já tem gerenciamento eletrônico, o sensor passa a ser menos importante. Apenas fiquem de olho no termômetro da água do motor. É ele que vai dizer se o carroe stá sofrendo ou não. Se o carro esquentar muito, pare no acostamento e deixe o motor funcionando em ponto morto. Nunca desligue o motor para ele esfriar, pois a bomba dágua tbm desliga e a água para de passar pelo radiador. Abração e linda viagem pra vcs!
Meu nobre seus vídeos são muito bom estou preparando uma cherokk v8 97 inteira comigo faz 8km tanque 76 litros anda mais 560 de me sua opinião ela é muito nova
Muito bacana o vídeo, mas onde você viu essa informação de que a mistura rica aumenta a temperatura do motor? Todas as referências que pesquiso dizem exatamente o contrário. Inclusive, aqueles carros que soltam fogo no escape tem o escape mais frio do que os comuns.
Olá Ricardo Mais um ótimo vídeo, como de costume. Gostaria de compartilhar tb de uma experiência, com vc e os escritos. Em ocasiões de temperaturas muito baixas nessas regiões, importante bloquear o fluxo de ar ao radiador, do contrário perceberá que o consumo de combustível ficará muito elevado pois o motor não consegue atingir a temperatura ideal de trabalho. Uma placa daquelas de imobiliária na frente do radiador resolve kkkk Parabéns pelo canal... é de grande valia no mundo overland Abraço
Boa, Anselmo! Vou colocar um anúncio na frente do meu carro!! akakakak! Eu nunca notei diferença no consumo por causa do frio, pelo contrário, o carro funciona melhor. Mas realmente ele não consegue chegar na temperatura ideal de funcionamento, ocasionando desgaste prematuro. Abração!
@@SerialTrippers Com a Xterra aqui, no Usuaia foi preciso fazer isso, consumo estava gigante, água do limpador congelava no reservatório kkkkk Forte abraço TMJ
Assistindo seu vídeo do Madman eu mandei colocar um no meu e é só alegria! Não testei na estrada ainda, mas na cidade mesmo já tô aprendendo a dirigir haha
@@SerialTrippers no mesmo lugar onde são feitos os recordes mundiais de altitude com veículos: Vulcão Ojos del Salado com 6893 metros (lado chileno). Já fiz cume duas vezes e se ainda não conhece o Paso San Francisco entre a Argentina e Chile deveria conhecer. Veja o relato: clubetrekking.com.br/dicas-e-tecnicas/ojos-del-salado/
@@SerialTrippers whatsapp 55984071646 Fomos pela 3 vez consecutiva a este local (uma por ano). Duas vezes com carro a gasolina (Tracker 4x4), e neste último ano uma Hilux 3.0 Tdi. Com a Hilux pegamos nevasca com frio de -12 e já foi um pouco difícil de ligar. Lá perto soubermos de 4 camionetas que não ligaram e o preço do guincho para cada uma foi de US$ 2500,00. Aguardando o teu vídeo sobre carro a diesel no frio.
O problema de usar reduzida são aqueles carros sem diferencial central ainda mais se a estrada for de asfalto. Eu já estou fazendo um tutorial que dá pra ligar a 4x2 reduzida no meu jimny. Pq até umas ladeiras bem fortes, ele sofre.
Tudo bem, Fábio? Mas é só para tirar o carro da inércia, não precisa fazer a viagem toda em reduzida. Fala mais sobre esse seu esquema do Jimny aí, por favor. Fiquei curioso! heheheh!
@@SerialTrippers entao, o jimny, só tira e põe reduzida com o carro parado. O esquema eu tinha no Facebook, mas perdi, fui procurar agora, não achei. Mas era mais ou menos assim, corta um fio e fazia um jumper com botão no qual vc acionava a reduzida mas sem mandar o comando pra roda livre automática, então o carro não acoplava a roda livre mas ficava no 4x2 reduzida. Mais ou menos isso.
A coca tbm não ajudou minha mulher não. GPS tem a altitude no mapa, via satélite ou barométrica. A mais interessante de ter é a barométrica para se antecipar a tempestades e mudanças repentinas no clima. Abração, Ricardo!
Ola Ricardo! Tem alguma coisa que vc fez que melhorou pra vc? O que mais tenho medo e acontecer isso tbm e acabar nao conseguindo fazer tudo que queremos no passeio...
@@ligiamoreno5347 Ligia boa tarde, fiquei quieto e reduzi o ritmo. Minha maior experiência é com mergulho no mar, e tanto no mergulho qto na altitude, a solução me parece ser tempo de adaptação. Na viagem, vá com calma, a hipoxia é fácil de ser evitada, reduza a sua atividade física e descanse frequentemente. Eu faria uma programação flexível pq pode acontecer ou não. Eu já estive em altitude e nada senti, mas qdo usei o chá de coca, ela não resolveu, mas facilitou para minha esposa. Converse com um médico pneumologista pq se existir algum remédio, ou erva, vai mexer na sua fisiologia. Abraços
Ótimo vídeo, com boas dicas. Seria possível um vídeo comentando sobre os diferentes modelos da Defender e o mais apropriado para o Overlander. Deve ser assunto batido nos foruns, mas estou pesquisando alguns modelos, e fico na duvida entre as 2004 110 300TDI e as 2008 110 TD5. Abraços.
Tudo bem, Rômulo? Defender tem várias peculiaridades mesmo. heheheh! 004 é igual a minha, motor 300tdi Maxxion MWM. A 2008 não é TD5, é PUMA com motor 2.4. As duas são muito boas, mas a segurnda tem manutenção um pouco mais cara, mais eletrônica embarcada e mais segurança, pois possui ABS, controle de tração e desempenho em estrada bem melhor que as anteriores. Abração!
Poderia fazer um vídeo sobre a mistura e proporção diesel/querosene em baixas temperaturas, já que por aqui não temos muitas opções de diesel como na Rússia.
Tudo bem, Ricardo? à medida que vc vai para o Sul da América do Sul ou para lugares de muita altitude no inverno, o diesel da bomba já tem anticongelante. Mas a ideia de fazer um video sobre usar o carro em frio extremo é bem legal mesmo. Anotei aqui no caderninho. Abração!
Fiz o Peru com mais 3 amigos em um carro 1.0, chegamos a 5000m... Cara, acho q se a gente saísse do carro e empurrasse ia ser mais potencia que aquele motor, kkk. Outras coisas que percebemos, q além da questão da aclimatação, o sol na altitude judia muito, principalmente do motorista e do copiloto, a boca estoura toda, o protetor solar e protetor labial viram item indispensáveis mesmo pra quem não costuma ligar pra eles.
Outro assunto legal seria abordar as questões de segurança em relação a violência de assalto e outras. Como vc lida com isso na hora de se planejar para uma viagem?
Ótimo vídeo. Sem filtro é pedir para ficar sem motor. Vc poderia fazer um vídeo sobre o Spot. Talvez até conseguir um patrocínio. Tem um modelo que para mandar mensagem. Velejadores usam bastante nas travessias.
Tudo bem, Flavio? O Spott é bem legal mesmo, mas a última vez que dei uma olhada estava muito caro. Seria uma honra conseguir apoio deles! eheheheh! Abração!
@@SerialTrippers Veja com alguém da empresa para falar sobre os produtos no canal. Usos e vantagens. Existe até possibilidade de locação. Faz contato. Vai que....
@@SerialTrippers veja se alguém da Spott não fala sobre os produtos. Existe a opção de locação por período. Entre em contato. Vai que dá certo. Abraços
Parabéns pelo Projeto Serial Trippers! Cara, tenho uma Tracker 2009 ( gasolina) , e gostaria de saber o que você indicaria como preparação para uma Expedição pela América Sul.
Tudo bem, Almir? Tudo vai depender de como você usa o carro. Um bom jogo de pneus é importante e, se for andar com muita carga, talvez deixar a suspensão mais rígida para evitar rolagem de carroceria. No mais, é só cai na estrada. A Tracker é um carro já pronto pra usar. Abração!
@@SerialTrippers muitos amigos meus q fazem essas rotas quando o ar fica muito rarefeito cortam uma cebola e colocam na caixa de ar junto ao filtro. Parece q a cebola larga uma substância que ajuda na queima do combustível. Pode ate procurar no Google. Certamente vai encontrar algo sobre isso
Boa noite! Tudo bem? Muito boas as explicações. Tô sonhando comprar uma Defender (motor mecânico), mas uma boa mesmo, já tá acima de 100k. Mas, com metade, tenho encontrado Xterra (2006 com motor eletrônico). Nesse caso, posso colocar o madman e o EGP ? O que você acha? Desde já agradeço muito! Um GRANDE ABRAÇO!
Tudo bem, Claudio? O valor do defender subiu bastante mesmo. Se eu fosse você, iria de XTerra até 2005, pois são mecânicas. O XTerra é um carrão! Precisa dar uma olhada nos sensores do XTerra, mas é muito provável que dê para instalar sim. Abração!
@@SerialTrippers olá! Muito obrigado por ter me respondido. Poxa que legal de sua parte. Sobre o ano, eu achei essa 2006 muito nova (com sua opinião, tô achando uma pena) . Parece que as de 2005 pra trás, o pessoal tá louco. Kkkk tão pedindo mais alto. Apareceu uma Defender 110 muito boa, o cidadão pediu 125k. Tô quase fazendo uma loucura, empréstimo e oferecer 100k. Será que estou doido de pedra? Kkkk . Curtimos demaaaaaaiiiis seu canal aqui em casa. Torcendo muito por vocês aí. Que Deus continue abençoando você e sua família grandemente! Obrigado por tudo! Esperamos um dia conhecê-los pessoalmente. Um GRANDE ABRAÇO.
Esses carros sem eletrônica estão muito valorizados mesmo. Não que os eletrônicos sejam ruins, mas os mecânicos são melhores por conta da simplicidade e facilidade de conserto. Fico contente que estejam curtindo o canal aí na sua casa. Muito obrigado pelo apoio! Abração!
Eu fiz o deserto do Atacama e tal sossegado... passamos pela Cordilheira sossegado... não tivemos problema de nada. Na Bolívia tivemos mal de atitude em Potosi (3 cidade mais alta do mundo)... mas o carro foi sossegado, sem nenhum problema (Pajero Dakar Diesel - mas tem injeção eletrônica como vc falou). Mas uma dica também é usar os aditivos pois o diesel na Bolívia é muito ruim. Outra coisa... o Renato Perotti registrou o record como o primeiro e único Brasileiro à chegar de carro à 6mil metros (instagram.com/p/B9EmQAQhYYw/).
Fala Rodrigo, boa participação, TB tenho uma Pajero Dakar e planejando colocar na estrada. Se tiver algum canal ou Instagram para dúvidas sobre o desempenho e dicas do carro agradeço.
@@5naestrada657 claro Celio... sobre Pajero Dakar procure no Instagram por @PajeroDakarBrasil compartilho fotos e videos de seguidores, dicas de uso, dicas de equipamentos e tal. Também no Instagram e UA-cam tem o canal que comecei inspirado no Ricardo aqui do Serial... chama @OffOverlandBr e no UA-cam o link é esse (ua-cam.com/channels/pzZMfreLwh69oyJkfW2W-A.html?view_as=subscriber).
Gostaria lhe CONSULTAR sua opinião sobre viagens em hilux automática ou câmbio manual, qual é o melhor câmbio para visitar a patagonia e ao norte do Chile, Peru, Bolívia e outros países da América Latina com estradas ruins e de muita altitude
Boa noite Ricardo, para comunicação eu tenho o spot X. Não sei se conhece, mas é relativamente barato e ainda tem a possibilidade de acionar o resgate.
Tudo bem, Jorge? Conheço o Spot X, sim. Mas quando vi era bem caro. Se bem que "caro é relativo para cada um, né? heheheheh! Vou conferir os valores lá no site deles. Abração!
@@SerialTrippers Existe a possibilidade de acionar somente pelo tempo que Vc irá viajar, acrescentando o preço do resgate, o 235 reais, pela ativação e taxa anual e mais 89 reais por mês em que estiver em uso, no plano básico, que por si já ajuda bastante.
Ola, Ricardo, pode dar dica ? estou tentando comprar Snorkel da Safari, australiano que pela informações coletadas é o melhor do mercado mundial ? modelo air max para toyota hilux sw4 a diesel 2011, não estou conseguindo comprar, a própria Safari informou que não envia para Brasil. Voce pode sugerir dar dica de uma marca local que seja confiável de boa qualidade para comprar, obrigado
Ricardo, esse pirômetro dá pra ser instalado na Frontier 2005, motor MWM mecânico? Quanto custa em média? Parabéns pelo vídeo... Ficou show... Aliás, vi um vídeo uns tempos atrás em outro canal vi um vídeo sobre dificuldade de dar partida pela manhã com motor mecânico... Seria interessante falar a esse respeito...
Tudo bem, João? Dá para instalar, sim. O preço varia bastante, teria que dar uma pesquisada. o meu sensor é VDO, mas veio junto com um aparelho que comprei para monitorar o motor, dentro outros sensores. O aparelho se chama Madaman EMS1, mas já está na versão EMS3. Abração!
Ricardo , mais um vídeo top. Me lembro de quando passei pelo Paso Jama com meu Agile 1.4 e ele sofreu, de segunda ele desenvolvia aí eu colocava a 3a e ele pedia a segunda novamente. Eu nunca tinha parado pra pensar no lance da pressão dos pneus, importante abordagem, valeu pela informação. Quanto a questão do filtro eu sempre troco quando viajo, justamente pra "facilitar" a entrada de ar, mas já ouvi dizer que tem gente que tira o filtro mas coloca uma meia calça feminina na boca da admissão.
Trabalho há 20anos com calibração diesel em grandes montadoras. Cada motor diesel tem uma turbina diferente e uma "reserva de altitude" e varia em cada projeto. Acima de 2000m os motores diesel em geral começam a sentir "falta de ar" e riscos de ter 2 problemas: ALTA TEMPERATURA DE TURBINA (Max720-750C) e EXCESSO DE ROTAÇÃO DO EIXO DA TURBINA.
O risco é danificar os retentores internos do eixo da turbina, empenar a carcaça do turbo ou do coletor e destruir o rotor por excesso de rotação e sub-lubrificacao.
Os módulos eletrônicos do motor tem dentro um sensor barometrico que compensa a combustão pra proteger a turbina (EX. avanço de ponto e redução da potência).
Como regra geral, consegue-se rodar em condições mais seguras em altitude>2000m evitando rodar nas faixas de maior potência e maior velocidade...se o carro estiver muito carregado, utilize uma marcha a menos pra reduzir torque do motor e ande mais devagar, evitando acelerar o pedal mais que 70~80%. Isso reduz a injeção de combustível.
A temperatura de escape no diesel é aproximadamente proporcional à RPM e porcentagem de Acelerador...se aumentar uma, reduza a outra e vice versa
Boa Ricardo! Excelente vídeo! 👏
Só quem teve que trocar o pneu a 5.000 metros sabe os efeitos da altitude no corpo: tonturas, náuseas, dor de cabeça.
O Paso Hito Cajón é realmente incrível, mas como vc falou, as condições são terríveis, e o consumo de combustível é enorme. Quanto aos pneus, sua dica é valiosa: é bom ter um calibrador e um compressor no carro. Ajuda demais no conforto e na segurança!
Como no nosso comboio há idosos e crianças, levamos cilindro de oxigênio medicinal nos carros. Em poucos segundos de oxigenioterapia, a melhora é quase que instantânea.
Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Tudo bem com vocês? Nossa, carregar uma roda e um estepe de 40kg nessa altitude não é fácil mesmo. Eu ia mencionar o oxigênio, mas fique com receio de indicar algo que possa ser perigoso, caso seja utilizado de modo errado. Como é esse oxigênio que vocês levam? Abração!
Serial Trippers a gente alugou cilindro de oxigênio em uma casa de material hospitalar. Foi bem barato, menos de 200 reais por um cilindro que tinha capacidade de cerca de 2 horas de fluxo contínuo. Foi suficiente para nós. A melhora após começar a respirar o oxigênio é praticamente instantânea, com desaparecimento das dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos. Bastava 5 minutos e já estávamos 100%. Se tiver idosos ou crianças no comboio é um item interessante.
Parabéns pelo vídeo! Top!!
Boa noite Ricardo. Obrigado pelas dicas. Estou planejando uma viagem assim e toda informação é bem vinda. Gostaria de sugerir uma matéria. Que tal vc entrevistar o pessoal do Dakar Overland? Eu também acompanho as viagens deles .
Forte abraço.
Ah, entendi! Pelo que li, é possível se intoxicar com oxigênio, por isso, fiquei com receio de publicar algo nesse sentido. Aliás, tem uns remédios (já tomei) para altitude, mas não tenho direito, nem conhecimento para indicar. hehehehehe! Na imigração do Jama eles tem atendimento médico, no Sico... essas bases sempre tem. No YPF do Jama um cara desmaiou na minha frente na fila do caixa. Foi assustador! Abração! Ps: precisamos nos encontrar para gravarmos juntos, hein?
Serial Trippers, grande Ricardo!
Será uma honra nos encontrarmos um dia para filmar e bater um papo!
Vc está corretíssimo. Existe realmente a intoxicação pelo oxigênio puro. Isso é mais comum em pessoas como alguma doença pulmonar, como enfisema pulmonar, e no uso indiscriminado de oxigênio puro em alto fluxo por horas ou dias. No nosso caso, recomendamos usar com um fluxo de 2 a 4 litros/minuto e por poucos minutos, somente até melhorar os sintomas. Assim não terá nenhum problema para a saúde! O objetivo é mais tentar voltar à “concentração” de oxigênio para os níveis de altitudes baixas com o uso do cilindro, e não fazer uma overdose de O2.
Falando em histórias trágicas, como este que você citou do cara que desmaiou na sua frente, o pai de uma amiga minha teve tonturas, náuseas, acabou ficando inconsciente e vomitou, aspirando, se asfixiando e tendo uma parada cardiorrespiratória. Com altitude realmente não se brinca!
Por isso, parabéns pelo seu vídeo!
Grande abraço!!
Muito boa as orientações, valeu
Mais um vídeo muito legal!
Cara, se puder faz um vídeo sobre ética, mínimo impacto na condução 4x4 overlander!
Para conscientizar o povo de que não é legal entrar em todos os lugares, detonar as trilhas, estacionar na borda de um cânion, tapando a visão dos colegas, ...
Tudo bem, Orlei? Cara, eu estou escrevendo sobre ética do overlander. O complicado de postar esses vídeos é que os que são antiéticos sempre se unem pra me massacrar. Geralmente canais do UA-cam de gente que parece não aprender nada viajando, se é que viajam... Mas já decidi há algum tempo que vou me posicionar. Obrigado pela mensagem com essa ideia que foi um apoio ao mesmo tempo! heheheheh! Abração!
@@SerialTrippers não deixe de dar e mostrar sua opinião sobre qualquer assunto que seja relevante no canal para evitar certo desgaste com o público, pois esses que se manifestam contra não são parte real do seu público, vão falar para iguais a eles apenas. Vou usar uma frase que que vejo um caminhoneiro, @KIKO BOBESI, que acompanho diz "Ave de mesma plumagem voam juntas" .
Forte abraço!!!
Cara, cheguei no canal a pouco, mas muito legal ver as escolhas de equipamentos que você fez nos seus carros. Obrigado por compartilhar essas coisas com a gente 👊
O que parecia impossível, aconteceu.
Os vídeos do Ricardo estao ficando ainda melhores! 😆
Técnico na medida certa e interessante para qualquer um que goste de overland, independentemente da viatura escolhida.
Ah, e o melhor foi o puxao de orelha nos que gabam-se por nao saberem usar a traçao e a reduçao.
Valeu, Rodrigo! Muito obrigado pelo apoio, cara! Abração!
Que canal top, dicas top ! Conversa fluída, inteligente e inspiradora.
Muito obrigado, Alexandre! Abração!
Preciso montar check-list....quanta coisa que não sei .... Obrigada por compartilhar
Tpms é show pra resolver a questão da pressão nos pneus, mede pressão e temperatura de cada roda e mostra no painel
Tudo bem, Gustavo? É um instrumento bem legal mesmo. 😉👊🏼
Nunca me atentei a calibração dos pneus em altitude, agora vou me ater a esse detalhe.
Boa! Abração!
Muito bom vídeo. Pra galera dos Motorhomes 4x4, que costumam ter vidros insulados, os mesmos podem estourar pela diferença de pressão (como nos pneus).
Mais um excelente vídeo Pocholo! Linguagem simples, clara, direta e que prende a atençao.
Muito obrigado, Aron! Abração!
Essas dicas são valiosas pra quem vai pra altitude. E a participação do Cazé é um show a parte!
Valeu, Matos! Abração!
Show de dicas.
Valeu, Lair! Abração!
É meu amigo... dirigir não é só entrar no carro e sair por aí... tem tda uma atenção, algumas técnicas, e este seu vídeo é super interessante qto a isso.. como sempre eu aprendo mto com vc ... saber as coisas é sempre mto bom e Qto mas a gente procura aprender é melhor ainda ... obrigado meu amigo, ótimas dicas e assim vamos correr este mundão com menos problemas, como vc sempre diz, vamos viajar que o mundo é nosso... abraços querido!!!
Excelente dicas... Valeu!!!
De carro... ainda não tenho experiência; mas de moto posso afirmar:
Com minha HD carburada: tirei o filtro de ar e abri o ar ao máximo, sempre controlando a mistura ar x gasolina... Foi um sacrifício... ufaaaa ...mas consegui chegar em São Pedro do Atacama por Purmarmaca/vulcão Licancatur!
Com uma Lander 250cc; injetada: tudo tranquilo; uma "triscada" na regulagem da injeção!
Pressão dos pneus: bomba de ar para regulagem dos pneus!!!
Todas suas colocações procedem!!! Sabe TUDO!!!
PARABÉNS... como SEMPRE!!!!
👏👏👏👏👏🤗
Tudo bem, Ruaidar?! De moto dá pra perceber melhor ainda essas coisas, né? Ainda mais de Harley carburada! Parabéns pelas viagens, cara! Abração e muito obrigado pela mensagem!
Maratonando os vídeos mais antigos e acompanhando os novos.
Quanto ao ar rarefeito na cordilheira, nas antigas os caminhoneiros que iam ao Chile, cortavam cebolas e colocavam dentro do filtro. Não sei se era efetivo.
Abraço.
Tudo bem, cara? Fiquei pensando aqui, mas não consegui encontrar nenhuma fundamentação para colocar a cebola ali. Abração!
SEMPRE com vídeos esclarecedores!! Seguindo o amigo por este Brasilzão!@
Aguardando tbem a live hoje com s guará expedições via UA-cam @@ travessia do cassino @@
ABRAÇOS
Carlos Augusto Schuler !!
Muuto ovrigado pelo apoio, Carlos! Nos vemos já já na LIVE! Abração!
Em uma viagem que fiz ao Peru, tive problemas com alimentação do motor diesel (Mitsubishi Triton CD automática), creio que por incapacidade da válvula EGF em suprir o equilíbrio entre ar e diesel. Até 3000 metros sem problemas, mas acima disto começava a surgir fumaça preta no escapamento e perda de potência. A solução que encontrei foi "tirar o pé" para refazer o equilíbrio. Se eu já tivesse as informações que você acabou de dar, teria sofrido menos... E com relação à pressão dos pneus, não me dei conta do possível problema de excesso de pressão, mas agora já sei. Obrigado pelas informações e um grande abraço.
Tudo bem, Paulo? Que bom que o vídeo foi útil pra vc! Mas lá nos Andes não tem jeito mesmo, um pouquinho todo carro vai sofrer. Abração!
Show!!!
Valeu Leonardo! 😉🤙🏼
BOA NOITE MEU AMIGO RICARDO. COMO SEMPRE, UM VÍDEO COM INFORMAÇÕES PRECIOSAS, EMBORA DISCORDE DE VOCÊ (MAS RESPEITO SEU PONTO DE VISTA), QUANDO DIZ QUE A MISTURA RICA SUPERAQUECE O MOTOR... NA VERDADE, O QUE SUPERAQUECE O MOTOR É A MISTURA POBRE E NÃO A RICA... TAMBÉM DISCORDO QUANDO DIZES QUE MANTENDO A ROTAÇÃO DO MOTOR MAIS ALTA ENTRA MAIS AR (OXIGÊNIO) E MELHORA A QUEIMA... SE VOCÊ ACELERA PARA AUMENTAR A ROTAÇÃO ENTRARÁ MAIS AR E TAMBÉM MAIS COMBUSTÍVEL, PORTANTO A MISTURA CONTINUARÁ RICA, INDEPENDENTE DA ROTAÇÃO DO MOTOR.
CONCORDO ATÉ QUE O MOTOR POSSA SUPERAQUECER DEVIDO AO ESFORÇO EXTRA QUE ESTÁ FAZENDO E ATÉ PELA FALTA DE HABILIDADE DO MOTORISTA, JÁ QUE ESTÁ LIDANDO COM UMA SITUAÇÃO QUE NÃO ESTÁ ACOSTUMADO, MAS NÃO QUE O CULPADO POR ESSE SUPERAQUECIMENTO SEJA A MISTURA RICA.
LEMBRANDO TAMBÉM QUE COM O AR MAIS RAREFEITO, A VENTOINHA PERDE BASTANTE DA SUA EFICIÊNCIA O QUE AJUDA A ELEVAR A TEMPERATURA.
AGORA SE A MISTURA ESTIVER RICA AO PONTO DE FAZER O QUE CHAMAMOS DE LAVAGEM DOS CILINDROS, QUE CONSISTE EM O EXCESSO DE DIESEL NÃO QUEIMADO LAVAR O FILME DE ÓLEO QUE EXISTE NOS CILINDROS E PISTÕES, FICANDO SEM LUBRIFICAÇÃO NENHUMA, AÍ SIM, SUPERAQUECE ATÉ CHEGAR AO PONTO DE DERRETER OS PISTÕES (GERALMENTE DERRETE A CABEÇA DOS PISTÕES). PORÉM ISSO ACONTECE QUANDO A MISTURA ESTÁ RIQUÍSSIMA, O QUE NÃO É MUITO COMUM (MAS ACONTECE).
LEMBRO QUE ISSO É APENAS MEU PONTO DE VISTA.
NO MAIS, MUITO BACANA TODAS AS DICAS.
UM GRANDE ABRAÇO.
Goulart, tudo bem? Assistiu o vídeo que postei ontem? Ele fala sobre isso que vc disse na mensagem. Abração!
Q aula viu...😉👍
Amigo, seria muito legal vc explorar esses conteúdos contando histórias de aventureiros e somar com mais entrevistas com a galera que já viajou muito. Ah! Transforma esses conteúdos em podcast tbm. Seria bom ouvir isso tudo sem precisar ficar com o UA-cam ligado
Sabia que eu estava pensando em jogar o audio dessas entrevistas no Spotfy? Agora que vc falou isso eu vou ver como é o procedimento e se fica bom. Vakeu, cara!
Filtros K&N Americanos são ótimos. Laváveis. Uso a mais de 6 anos. Proporcionam inclusive uma redução de algo próximo a 5% no consumo de combustível e deixam o motor respirar muito mais fácil.
É verdade! E o ronco dá uma encorpadinha tbm! hehehehe! Abração, Marcio!
Show . . . até já, na live. Grande abraço.
Valeu! Até logo!
4950 m com Iveco Daily mecânica, sem problema algum.
Top
😉👊🏼
muitos dos overlanders não compartilham essas informações por achar que todos já sabem e só querem falar informações que nem mesmo eles já praticaram Parabéns pela humildade continue assim
Valeu, Nei! Abração!
Legal!!
Valeu, Roberto! Abração!
@@SerialTrippers .obrigado! Abraço!
Fiz a travessia agora em fevereiro da cordilheira atravessando ida e volta de renegade gasolina. É perceptivel a perda de força. Qto mais alto está mais perde força. Detalhe q o carro era 4x2 6 marchas automático. Fosse 4x4 teria aproveitado mais...
Tudo bem, Luis? É, cara, não tem jeito, todo carro sofre ali. Abração!
Ricardo ótimos conselhos mas desde 2003 tenho atravessado os Andes todos os anos e com diversos tipos de carros
Ex Eco Sporte
X Trayl
Sorrento
Morrave
Defender nunca precisei de aparelhos como altímetro e outros de controle
O que é necessário e controle da temperatura
Com os carros automáticos tive sempre que passar par manual.
Quanto a folha de coca todos os países você pode utilizar desde que vc tenha comprado no país
A folha da Argentina não entra no Chile e vice-versa
O certo e vc colocar 5 folhas dar uma mastigadinho e coloca na bochecha dura 3 horas depois muda
O maior perigo que passei foi qdo tomei remédio para choroche que existe nesses países
Recomende isso a todos
Adorei o vídeo como sempre aprendo coisas
Abraços
Tudo bem, araciw Fiquei com receio de mencionar os remédios, pois não sou médico e alguém pode fazer alguma besteira. Nem o oxigênio eu quis mencionar porque pode intoxicar quando usado em excesso. Abração!!!
muito bom
Valeu, Arthur!
Boas dicas! Ficou bem melhor o som do motor diesel acelerando nas vinhetas do que o motor gasolina esportivo q tava antes! A dica durante a aclimatação do corpo em altitude eh comer alimentos ricos em ferro e outros em vitamina c para estimular a produção de hemácias. Aliás, sabe pq os habitantes de regiões altas têm bochechas avermelhadas? Por causa da maior concentração de hemacias no sangue deles! Curioso, não? Vale lembrar pra quem for viajar com pets que eles tb sofrem de soroche ;D
Tudo bem, Rodrigo? cara, que legal essa informação das bochechas! Muito legal! Muito obrigado pela mensagem! Abração!
Valeu pelas dicas Ricardo! Cara aprendo muito com os seus vídeos! Você poderia fazer uma matéria sobre o comportamento da viatura em temperaturas climáticas extremas (frio do deserto a noite e aquele calor insuportável durante o verão de dia). Abração
Mauricio, tudo bem? Esse vídeo sobre frio está na lista. Em breve aparecerá no canal. Valeu pela dica! Abração!
Vídeo de fácil aprendizagem , mesmo não indo a grandes altitude , mas no dia a dia das 4 x 4 !
Obrigado 🤝 .
Que bom que o vídeo fi útil, Nilvandir! Fico contente! Abração!
Falou tudo! Sentimos (carro e família) na pele os efeitos da altitude quando fomos para Cusco. Chegamos a uma altitude de quase 5 mil metros no trajeto! Meu carro a diesel não passava de 60/70 km/h nas subidas devido à altitude e às curvas também, e o consumo de diesel foi enorme. Só não me liguei quanto à pressão dos pneus. Pode ser por isso que meu pneu furou. Mas a experiência foi única!
O consumo aumenta muito mesmo! Mas é o que vc disse, a experiência é inesquecível! Abração, Roger!
Fala Ricardo! verdade camarada, vivemos num continente maravilhoso, particularmente adoro viajar pela América do Sul... Já fiz alguma coisa, mas com carro de passeio. Saindo de San Pedro de Atacama, em direção a Salta-Argentina, pude perceber essa perda de potência no motor do carro, gerada pela altitude! Não vejo a hora de montar minha defender e cair na estrada. Cheiro do diesel, freio, embreagem, deserto... muito bom!!! Abraço, obrigado pelas dicas e parabéns pelo canal.
Beleza, renato? Nada como o ronco e o cheiro de diesel! akakakaak! Abração e muito obrigado pela mensagem!
Olá Ricardo,
Excelente vídeo, muitas dicas importantes.
Permita-me acrescentar 2 outras:
- o consumo do carro aumenta muito, tanto pela altitude como pela qualidade do "diesel" que se encontra por lá. Isto afeta diretamente a autonomia, e não é legal ficar sem combustível no meio do nada...
- isto leva a outra questão, pois o normal é ter galão reserva. A maioria é bem vedado, o que ocasiona problema com a pressão interna, podendo até explodir. A regrinha que uso é verificar a cada 1000 metros de mudança de altitude, bastando abrir e equalizar a pressão. Nesta hora aproveita e checa o pneu.
Abraços,
Tem toda razão, Neto! O consumo aumenta assustadoramente! Bem lembrado! Abração e obrigado oela mensagem!!!
Valeu demais!
TMJ!! Abração!
@@SerialTrippers Vc é de São Carlos/SP ? Se sim, eu morei de 1970 até 1977 na Rua Geminiano Costa, quando minha família veio para SJosé dos Campos.
Vídeo muito bom e esclarecedor, a questão da mistura ar/combustível, eu já imaginava, mas nunca tinha me atentado para a pressão dos pneus. Sobre o uso da reduzida, acho que vale uma ressalva que pode ser usada sem dó em pisos que permitam escorregamento dos pneus para não forçar os diferenciais. Se for piso de asfalto, nada de reduzida. Abração, Amauri.
Tudo bem, Amauri? Diversos carros tem a possibilidade de usar reduzida, pois tem diferencial central, por exemplo. O uso da reduzida que mencionei no vídeo foi no tópica da arrancada, apenas para deslocar o carro. Abração!
Bom dia Ricardo. Acompanho seu canal mesmo sem ser um " Landeiro". Excelente vídeo. Há pouco mais de 10 anos fui ao Atacama pelo Passo Sico com meu Vitarinha 97 manual e não tive problemas quanto ao motor. Em Stº Antonio de Los Cobres, encontrei um Paulista com uma L200 e a impressão que tive é que ele sofreu bem mais que eu com seu carro diesel. E era essa a informação que eu tinha; que os carros à diesel sofriam mais em altitude. Um detalhe importante que você mencionou é sobre a calibragem e a possibilidade do pneu estourar pela diferença de pressão atmosférica. Acontece com os galões de combustível também. Levei dois galões metálicos extras para cruzar o Deserto do Atacama e depois de vazios, esqueci de abri-los. Quando cheguei a uma altitude mais baixa eles estavam "encolhidos" . Quanto ao alemão de Unimog, é covardia. Esse carro sobe até parede. Acho que é o sonho de consumo de qualquer um. Forte abraço.
Tudo bem, Marco Antonio? As L200 são muito, mas muito famosas por esquentar! hehehehe! Não servem como parâmetro. Essa questão dos galões é importante mesmo, esqueci de mencionar no vídeo. heheheh! Abração!
Pode também tirar o filtro de ar e botar aquele Bombril mais grosso , tipo , palha de aço. Vc vai aspirar mais volume de ar e diminuir bastante o pó aspirado
Ah, cara, eu prefiro ir mais devagar, mas ir com segurança preservando o motor. Abração!
@@SerialTrippers Alem do que, se sugar um pedaço o estrago vai ser grande...
ESSE TIPO DE PALHA DE AÇO NA VERDADE SÓ FILTRA QUANDO UTILIZADO EM FILTROS DE AR "A ÓLEO", ONDE A PALHA DE AÇO FICA SUBMERÇA NO ÓLEO, CASO CONTRÁRIO, SÓ A PALHA DE AÇO NÃO FILTRA NADA (ESSE TIPO DE FILTRO FOI MUITO USADO NOS FIAT 147). USAR SÓ A PALHA DE AÇO VAI FAZER O MOTOR ASPIRAR TODO TIPO DE SUJEIRA E DETERIORAR O MOTOR RAPIDAMENTE.
Show de dicas...já vou usá-las no Jalapão no fim de dezembro. Os GB já estão na bruta também!! Abraço!!
Que beleza! Boa viagem!!! 😉👊🏼
Shooooowww.......PUTA VÍDEO de informações relevantes!....FÃ!!!
Valeu, Felix! TMJ!!! Abração!
Ótimas observações sobre o uso da reduzida! Parece simples, mas esse tipo de dica simples é muito importante para o iniciante, como eu. Muito obrigado!
Valeu, Marcelo!!!
Boa Ricardo, onde eu assino, faz um xis aí...kkk
Não tenho experiência em altitudes de carro, mas já fiz algumas regiões em motocicleta Argentina, Chile e pelos alpes europa.
Comecei a passar perrengues em Susquez, nada de folha ou chá de coca. Não fez efeito nenhum, no Atacama foi foda nos gêiseres, Aconcágua também, precisei apelar pelo oxigênio.
Em Susquez a saga foi na pousada ao lado deste posto de combustível na sua foto.
Minha motocicleta carburada, só andando em alta, puta consumo e estouros a da com pau. Troquei cinco jogos de velas em 7500 kms, nada adiantou.
Sobre a calibragem é novidade para mim. Não sabia.
Valeu, Abcs.
Caramba, que viagem, hein Pasqual? Não faltou emoção! akakaakk! Tô só imaginando o motor carburado naquela altitude. deve ter batido pino pra caramba. Abração!
Que dicas bacanas, hein? Gostei muito, também, da dica das pressões nos pneus, muito showw!! Chile que me aguarde eh eh eh. Parabéns, Ricardo!!!
Valeu, Manasses! Boa viagem para o Chile! heheheh! Abração!
Obrigado por divulgar a matéria e me citar... Fiquei feliz... Parabéns pelo vídeo... muito bacana - como sempre... Abração
Eu que agradeço as aulas de sempre! heheeheheh! Abração e muito obrigado, Luis!
Luiz, será que funciona melhor se colocarmos uma garrafa de oxigênio iguais de mergulho no motor? Já pensou nisso?
Parabéns pelo vídeo. Várias informações sobre dirigir em altitude em um único vídeo. Muito bom
Muito obrigado, Edson! Abração!
Ótimas dicas como sempre, nos primeiros minutos o Cazé viajou, sonhou, hahahahahah. Abração.
Akaakakakakaa! Vou descontar do salário de estagiário dele! 😂😂😂 Abração!!
OI CAZÃO EU VITOR FILHO DO VIVALDO ❤🤭
Que legal o video , não sabia do problema dos pneus👏👏
TMJ!!! 👊👊👊
Alguma recomendação na L200 Triton 3.2 180 CV? desde já agradeço.
Um dos melhores vídeos do canal!
Valeu, Franco! Abração!
Top como sempre!
Valeu, Carlos! Abração!
É chegando e dando voadora no like! Rumo aos 100 mil!
Boaaaaaaaa! Valeu, Pedro!! TMJ!!
Olá boa tarde, irmão. Como você faz para descobrir lugares para acampar que não sejam campings privados? Essa é uma habilidade importante para o overlander e acho que vale um vídeo sobre isso! Abraço!
ola! Eu sempre vejo o pessoal falando de um aplicativo que chama ioverlander, diz que ajuda a char lugares pra acampar...
Muito legal
Valeu, Fabio! Abração!!
Muito bom o video!!! Cara eu acho que vc deve falar sobre cuidados pra ligar o carro pela manha nas altitudes em temperaturas abaixo de zero.
Com o motor gelado, ar gelado, diesel gelado e pouco oxigenio. Quais os recursos que podem ser feitos pra ligar o carro pela manhã.
Esse é m bom tema mesmo! Valeu ela dica, já deixei anotado aqui no caderninho!! hehehehe! Abração!
As técnicas modernas falam em colocar oxigênio de um cilindro, na entrada da admissão.... as mais antigas, falam em uma estopa com fogo, tb na entrada da admissão...
Várias dicas , eu nem imaginava esta quantidade de detalhes. Obrigado pelo vídeo!
Valeu, Andre! Abração!
Show o seu canal, sou novo por aqui, mas já aprendi um monte de coisas contigo, obrigado. Sobre a calibragem dos pneus e principalmente o estepe que, geralmente mantenho com pressão mais elevada no meu carro, se encher com Nitrogênio apesar de não poder ficar alterando a pressão ao longo da viagem, que é ruim, mas acredito que reduziria a chance de danifica-los.
Excelente vídeo e dicas, valeu!!!!
Valeu, Fernando! Abração!
Mandou bem!!! Gostaria de saber sobre as baixas temperaturas, congelamento de fluídos do motor e do combustível. Tem dicas para os cuidados com o carro em temperaturas mais extremas? Forte abraço Ricardo!!!!
Tudo bem, Lúcio? Vou fazer um vídeo só sobre frio extremo, já está na lista. Abração e obrigado pela dica!
Pocholo, qual calibrador portatil vc usa e indica?
Ja fez video sobre? Acho muito importante um calibrador portatil, mas dificil ver videos confiáveis no youtube sobre isso.
abs!
Valeu, Ricardo! Show como sempre, já foi pra minha pasta Overland do UA-cam. Tirou várias dúvidas que eu tinha e foi além. Obrigadao! Até o próximo, abs
TMJ, José Eduardo! Abração!
Muito Legal !!! Parabéns!!!
Muito obrigado! Abração!
Ganhou mais um humilde inscrito só pela nota em "parênteses", apesar de o conteúdo ser bem relevante muito bem explicado, e pena que conseguimos dar apenas um like por vídeo.
Forte abraço.
Muito obrigado pelo apoio, Fabio! Fico contente que tenha curtido. Abração!!
Parabéns Ricardo, ótimas dicas.
Muito obrigado, Sérgio! Abração!
Além dos demais assuntos, o que mais gostei no vídeo foi sua fala sobre o mito de passar em obstáculos sem engatar 4X4 e reduzida. Também acho que isso é uma bobagem!
Esse mito é muito ruim para o mundo 4x4, só piora as coisas. heheheh! Abração!
Eu sempre procurei algum video falando sobre isso.
Pretendo subir os Caracoles com carro Diesel.
Grande vídeo, abração.
Que bom que o vídeo foi útil pra vc, Arlindo! Abração!
@@SerialTrippers Vc passa um conteúdo técnico (mesmo não sendo mecânico) com muita qualidade à partir das tuas experiências (e pesquisas), isso é muito legal.
Muito legal o vídeo, parabéns!!! Fiquei imaginando o Jimny acima dos 4.000....kkkk, vou testar pra ver...kkk. obrigado por compartilhar!!! Abs
Num vai decolar com o Jimny lá de cima, hein? akakakakaak!
Já imaginou... kkkkkk
Boa noite Ricardo ... acabei de assistir seu vídeo espero q lembre da gente ... nós conhecemos no travel conference ... eu e o Luciano temos um Mh Renault master vermelho ... estamos pra sair de viagem ... vc acha que uma van como a nossa vai enfrentar perrengues não altitude ela já é das novas e tem intercooler ... vc com sua experiência sugere algumas modificações tipo um sensor egt ... agradeceria suas dicas ... sempre acompanhando seus vídeos ... Abraco
Tudo bem, Alessandro? Claro que lembro de vcs! hehehehe! A Master de vcs é linda! A versão do seu carro já é nova e ela se dá melhor nessas situações. Eu acho o sensor de EGT um acessório muito legal para veículos diesel, mas como seu carro já tem gerenciamento eletrônico, o sensor passa a ser menos importante. Apenas fiquem de olho no termômetro da água do motor. É ele que vai dizer se o carroe stá sofrendo ou não. Se o carro esquentar muito, pare no acostamento e deixe o motor funcionando em ponto morto. Nunca desligue o motor para ele esfriar, pois a bomba dágua tbm desliga e a água para de passar pelo radiador. Abração e linda viagem pra vcs!
Meu nobre seus vídeos são muito bom estou preparando uma cherokk v8 97 inteira comigo faz 8km tanque 76 litros anda mais 560 de me sua opinião ela é muito nova
Fala, Daniel! Respondi na outra mensagem já. Dá para colocar um tanque extyra tbm, se for o caso. Eu acho legal demais seu carro! eheheheh!
Muito bacana o vídeo, mas onde você viu essa informação de que a mistura rica aumenta a temperatura do motor? Todas as referências que pesquiso dizem exatamente o contrário. Inclusive, aqueles carros que soltam fogo no escape tem o escape mais frio do que os comuns.
Diesel é o oposro da gasolina e alcool. Esses que soltam fogo não são diesel.
@@SerialTrippers vou procurar saber, obrigado!!
Olá Ricardo
Mais um ótimo vídeo, como de costume. Gostaria de compartilhar tb de uma experiência, com vc e os escritos.
Em ocasiões de temperaturas muito baixas nessas regiões, importante bloquear o fluxo de ar ao radiador, do contrário perceberá que o consumo de combustível ficará muito elevado pois o motor não consegue atingir a temperatura ideal de trabalho.
Uma placa daquelas de imobiliária na frente do radiador resolve kkkk
Parabéns pelo canal... é de grande valia no mundo overland
Abraço
Boa, Anselmo! Vou colocar um anúncio na frente do meu carro!! akakakak! Eu nunca notei diferença no consumo por causa do frio, pelo contrário, o carro funciona melhor. Mas realmente ele não consegue chegar na temperatura ideal de funcionamento, ocasionando desgaste prematuro. Abração!
@@SerialTrippers Com a Xterra aqui, no Usuaia foi preciso fazer isso, consumo estava gigante, água do limpador congelava no reservatório kkkkk
Forte abraço TMJ
Assistindo seu vídeo do Madman eu mandei colocar um no meu e é só alegria! Não testei na estrada ainda, mas na cidade mesmo já tô aprendendo a dirigir haha
Beleza, Felipe? É muito legal o Madman e, principalmente o sensor de EGT, né?
Na estrada vc vai curtir muito! Abração!!
Ótimas dicas, ótimos vídeos!
Muito obrigado, Julio! Abração!
Parabéns Ricardo muito bom o vídeo principalmente na parte de pressão dos pneus, já estive lá de moto e agente sente nitidamente a perda de potência .
Tudo bem, Olegario? A diferença é grande, né? O jeito é dar uma ajustada no modo de ilotar, mas mesmo assim não fica igual. Abração!!
Parabéns pelo vídeo, Ricardo !!
Muito obrigado, Marcelo! Abração!
Meu recorde com o carro foi de 5900 metros de altitude. O carro pernoitou a 5837 metros e -20 graus.
Caraca, Tiago? Aonde vc fez isso?
@@SerialTrippers no mesmo lugar onde são feitos os recordes mundiais de altitude com veículos: Vulcão Ojos del Salado com 6893 metros (lado chileno).
Já fiz cume duas vezes e se ainda não conhece o Paso San Francisco entre a Argentina e Chile deveria conhecer.
Veja o relato: clubetrekking.com.br/dicas-e-tecnicas/ojos-del-salado/
Que legal, Thiago! Li todo o relato, muito bom!!! Tenho muita vontade de fazer esses trekkings. Como posso falar com você? Abraço!
@@SerialTrippers whatsapp 55984071646
Fomos pela 3 vez consecutiva a este local (uma por ano). Duas vezes com carro a gasolina (Tracker 4x4), e neste último ano uma Hilux 3.0 Tdi. Com a Hilux pegamos nevasca com frio de -12 e já foi um pouco difícil de ligar. Lá perto soubermos de 4 camionetas que não ligaram e o preço do guincho para cada uma foi de US$ 2500,00.
Aguardando o teu vídeo sobre carro a diesel no frio.
Mais um vídeo informativo de excelente qualidade!! Parabéns!!!
Valeu, Sandro! Abração!
O problema de usar reduzida são aqueles carros sem diferencial central ainda mais se a estrada for de asfalto. Eu já estou fazendo um tutorial que dá pra ligar a 4x2 reduzida no meu jimny. Pq até umas ladeiras bem fortes, ele sofre.
Tudo bem, Fábio? Mas é só para tirar o carro da inércia, não precisa fazer a viagem toda em reduzida. Fala mais sobre esse seu esquema do Jimny aí, por favor. Fiquei curioso! heheheh!
@@SerialTrippers entao, o jimny, só tira e põe reduzida com o carro parado. O esquema eu tinha no Facebook, mas perdi, fui procurar agora, não achei. Mas era mais ou menos assim, corta um fio e fazia um jumper com botão no qual vc acionava a reduzida mas sem mandar o comando pra roda livre automática, então o carro não acoplava a roda livre mas ficava no 4x2 reduzida. Mais ou menos isso.
Gostei dos subtítulos. Folha de coca não me ajudou, passei muito mal na altitude. GPS pega altitude com os satélites.
A coca tbm não ajudou minha mulher não. GPS tem a altitude no mapa, via satélite ou barométrica. A mais interessante de ter é a barométrica para se antecipar a tempestades e mudanças repentinas no clima. Abração, Ricardo!
Ola Ricardo! Tem alguma coisa que vc fez que melhorou pra vc? O que mais tenho medo e acontecer isso tbm e acabar nao conseguindo fazer tudo que queremos no passeio...
@@ligiamoreno5347 Ligia boa tarde, fiquei quieto e reduzi o ritmo. Minha maior experiência é com mergulho no mar, e tanto no mergulho qto na altitude, a solução me parece ser tempo de adaptação. Na viagem, vá com calma, a hipoxia é fácil de ser evitada, reduza a sua atividade física e descanse frequentemente. Eu faria uma programação flexível pq pode acontecer ou não. Eu já estive em altitude e nada senti, mas qdo usei o chá de coca, ela não resolveu, mas facilitou para minha esposa. Converse com um médico pneumologista pq se existir algum remédio, ou erva, vai mexer na sua fisiologia. Abraços
Ótimo vídeo, com boas dicas. Seria possível um vídeo comentando sobre os diferentes modelos da Defender e o mais apropriado para o Overlander. Deve ser assunto batido nos foruns, mas estou pesquisando alguns modelos, e fico na duvida entre as 2004 110 300TDI e as 2008 110 TD5. Abraços.
Tudo bem, Rômulo? Defender tem várias peculiaridades mesmo. heheheh! 004 é igual a minha, motor 300tdi Maxxion MWM. A 2008 não é TD5, é PUMA com motor 2.4. As duas são muito boas, mas a segurnda tem manutenção um pouco mais cara, mais eletrônica embarcada e mais segurança, pois possui ABS, controle de tração e desempenho em estrada bem melhor que as anteriores. Abração!
Poderia fazer um vídeo sobre a mistura e proporção diesel/querosene em baixas temperaturas, já que por aqui não temos muitas opções de diesel como na Rússia.
Tudo bem, Ricardo? à medida que vc vai para o Sul da América do Sul ou para lugares de muita altitude no inverno, o diesel da bomba já tem anticongelante. Mas a ideia de fazer um video sobre usar o carro em frio extremo é bem legal mesmo. Anotei aqui no caderninho. Abração!
@@SerialTrippers Menos uma preocupação. Sou "recém nascido" nesse mundo diesel 4x4, então ainda estou engatinhando.
Obrigado, e parabéns pelo canal.
Fiz o Peru com mais 3 amigos em um carro 1.0, chegamos a 5000m... Cara, acho q se a gente saísse do carro e empurrasse ia ser mais potencia que aquele motor, kkk. Outras coisas que percebemos, q além da questão da aclimatação, o sol na altitude judia muito, principalmente do motorista e do copiloto, a boca estoura toda, o protetor solar e protetor labial viram item indispensáveis mesmo pra quem não costuma ligar pra eles.
Tudo bem, Gabriel? Tô imaginando vcs empurrando o carro! akakakakaak! Nossa, a pele do corpo e da boca judiam mesmo! É impressionante! Abração!
Outro assunto legal seria abordar as questões de segurança em relação a violência de assalto e outras. Como vc lida com isso na hora de se planejar para uma viagem?
Tudo bem, Marcola? Esse é um assunto que muita gente pergunta mesmo. A regra mais importante que eu tenho é evitar cidades grandes. Abração!
O vídeo no card , que você sugeriu, não fala sobre LDA 🤔.
Esse aqui fala ua-cam.com/video/9Gnb8S2pfcI/v-deo.html
Ótimo vídeo. Sem filtro é pedir para ficar sem motor.
Vc poderia fazer um vídeo sobre o Spot. Talvez até conseguir um patrocínio. Tem um modelo que para mandar mensagem. Velejadores usam bastante nas travessias.
Tudo bem, Flavio? O Spott é bem legal mesmo, mas a última vez que dei uma olhada estava muito caro. Seria uma honra conseguir apoio deles! eheheheh! Abração!
@@SerialTrippers Veja com alguém da empresa para falar sobre os produtos no canal. Usos e vantagens.
Existe até possibilidade de locação.
Faz contato. Vai que....
@@SerialTrippers veja se alguém da Spott não fala sobre os produtos.
Existe a opção de locação por período.
Entre em contato. Vai que dá certo.
Abraços
Valeu pelas dicas, Flavio! Vou dar uma olhada nisso. Abração!
Parabéns pelo Projeto Serial Trippers!
Cara, tenho uma Tracker 2009 ( gasolina) , e gostaria de saber o que você indicaria como preparação para uma Expedição pela América Sul.
Tudo bem, Almir? Tudo vai depender de como você usa o carro. Um bom jogo de pneus é importante e, se for andar com muita carga, talvez deixar a suspensão mais rígida para evitar rolagem de carroceria. No mais, é só cai na estrada. A Tracker é um carro já pronto pra usar. Abração!
A galera de moto pica cebola e coloca na Caixa de ar. Funciona
Como é que é, Jonas? Explica isso direito, por favor? Gosto de saber essas ideias que os caras tem! eheheheh! Abração!
@@SerialTrippers muitos amigos meus q fazem essas rotas quando o ar fica muito rarefeito cortam uma cebola e colocam na caixa de ar junto ao filtro. Parece q a cebola larga uma substância que ajuda na queima do combustível. Pode ate procurar no Google. Certamente vai encontrar algo sobre isso
Muito bom, Ricardo!
Radiador bom e um cooler ajudam. Meu sonho ir pela América. Vc tem rádio px?
Tudo bem, Fabio Não tenho PX, não. Uso rádio UHF, apenas para viajar em comboio. Abração!
uma duvida: no caso de precisar abastecer gasolina ou diesel nesses outros países, com ofica? nao da problema por ser um petróleo diferente na regiao?
Pode rodar sem o filtro sim, fica baratinho a retífica de motor diesel! Hauhauhau
akakaakakak! Tô fora, hein? akakakak! Abração!
Boa noite! Tudo bem? Muito boas as explicações. Tô sonhando comprar uma Defender (motor mecânico), mas uma boa mesmo, já tá acima de 100k. Mas, com metade, tenho encontrado Xterra (2006 com motor eletrônico). Nesse caso, posso colocar o madman e o EGP ? O que você acha? Desde já agradeço muito! Um GRANDE ABRAÇO!
Tudo bem, Claudio? O valor do defender subiu bastante mesmo. Se eu fosse você, iria de XTerra até 2005, pois são mecânicas. O XTerra é um carrão! Precisa dar uma olhada nos sensores do XTerra, mas é muito provável que dê para instalar sim. Abração!
@@SerialTrippers olá! Muito obrigado por ter me respondido. Poxa que legal de sua parte. Sobre o ano, eu achei essa 2006 muito nova (com sua opinião, tô achando uma pena) . Parece que as de 2005 pra trás, o pessoal tá louco. Kkkk tão pedindo mais alto. Apareceu uma Defender 110 muito boa, o cidadão pediu 125k. Tô quase fazendo uma loucura, empréstimo e oferecer 100k. Será que estou doido de pedra? Kkkk . Curtimos demaaaaaaiiiis seu canal aqui em casa. Torcendo muito por vocês aí. Que Deus continue abençoando você e sua família grandemente! Obrigado por tudo! Esperamos um dia conhecê-los pessoalmente. Um GRANDE ABRAÇO.
Esses carros sem eletrônica estão muito valorizados mesmo. Não que os eletrônicos sejam ruins, mas os mecânicos são melhores por conta da simplicidade e facilidade de conserto.
Fico contente que estejam curtindo o canal aí na sua casa. Muito obrigado pelo apoio! Abração!
Se eu tiver com 40 de pressao nos pneus ha 2300 metros de altitute, se eu for pra 4600metros, de 40 eu devo baixar pra quanto ? 30 ? Valeu Abs
Eu fiz o deserto do Atacama e tal sossegado... passamos pela Cordilheira sossegado... não tivemos problema de nada. Na Bolívia tivemos mal de atitude em Potosi (3 cidade mais alta do mundo)... mas o carro foi sossegado, sem nenhum problema (Pajero Dakar Diesel - mas tem injeção eletrônica como vc falou). Mas uma dica também é usar os aditivos pois o diesel na Bolívia é muito ruim. Outra coisa... o Renato Perotti registrou o record como o primeiro e único Brasileiro à chegar de carro à 6mil metros (instagram.com/p/B9EmQAQhYYw/).
Puts, esqueci do Perotti! Atacama é bem mais tranquilo que a Bolívia, né? Ela está bem mais alta. Abração, Rodrigo!
Fala Rodrigo, boa participação, TB tenho uma Pajero Dakar e planejando colocar na estrada. Se tiver algum canal ou Instagram para dúvidas sobre o desempenho e dicas do carro agradeço.
@@5naestrada657 claro Celio... sobre Pajero Dakar procure no Instagram por @PajeroDakarBrasil compartilho fotos e videos de seguidores, dicas de uso, dicas de equipamentos e tal. Também no Instagram e UA-cam tem o canal que comecei inspirado no Ricardo aqui do Serial... chama @OffOverlandBr e no UA-cam o link é esse (ua-cam.com/channels/pzZMfreLwh69oyJkfW2W-A.html?view_as=subscriber).
Gostaria lhe CONSULTAR sua opinião sobre viagens em hilux automática ou câmbio manual, qual é o melhor câmbio para visitar a patagonia e ao norte do Chile, Peru, Bolívia e outros países da América Latina com estradas ruins e de muita altitude
Hilux 2015 em diante
Boa noite Ricardo, para comunicação eu tenho o spot X. Não sei se conhece, mas é relativamente barato e ainda tem a possibilidade de acionar o resgate.
Tudo bem, Jorge? Conheço o Spot X, sim. Mas quando vi era bem caro. Se bem que "caro é relativo para cada um, né? heheheheh! Vou conferir os valores lá no site deles. Abração!
@@SerialTrippers Existe a possibilidade de acionar somente pelo tempo que Vc irá viajar, acrescentando o preço do resgate, o 235 reais, pela ativação e taxa anual e mais 89 reais por mês em que estiver em uso, no plano básico, que por si já ajuda bastante.
Ola, Ricardo, pode dar dica ? estou tentando comprar Snorkel da Safari, australiano que pela informações coletadas é o melhor do mercado mundial ? modelo air max para toyota hilux sw4 a diesel 2011, não estou conseguindo comprar, a própria Safari informou que não envia para Brasil. Voce pode sugerir dar dica de uma marca local que seja confiável de boa qualidade para comprar, obrigado
Ricardo, esse pirômetro dá pra ser instalado na Frontier 2005, motor MWM mecânico? Quanto custa em média? Parabéns pelo vídeo... Ficou show...
Aliás, vi um vídeo uns tempos atrás em outro canal vi um vídeo sobre dificuldade de dar partida pela manhã com motor mecânico... Seria interessante falar a esse respeito...
Tudo bem, João? Dá para instalar, sim. O preço varia bastante, teria que dar uma pesquisada. o meu sensor é VDO, mas veio junto com um aparelho que comprei para monitorar o motor, dentro outros sensores. O aparelho se chama Madaman EMS1, mas já está na versão EMS3. Abração!
Ricardo , mais um vídeo top. Me lembro de quando passei pelo Paso Jama com meu Agile 1.4 e ele sofreu, de segunda ele desenvolvia aí eu colocava a 3a e ele pedia a segunda novamente.
Eu nunca tinha parado pra pensar no lance da pressão dos pneus, importante abordagem, valeu pela informação.
Quanto a questão do filtro eu sempre troco quando viajo, justamente pra "facilitar" a entrada de ar, mas já ouvi dizer que tem gente que tira o filtro mas coloca uma meia calça feminina na boca da admissão.
Dirigir na altitude é complicado, parece que o carro está com problema! heheheheh! Mas o Agile foi guerreiro, pelo jeito! Abração, Álvaro!
@@SerialTrippers foi sim, tive várias aventuras com ele.