Vinheteiro e Fábio lima são dois gênios me orgulho do Brasil por ter caras como eles aqui eles deviam se juntar e fazer música boa e mostra para o povo que esse negócio de funk de um acorde e melodia de 4 notas e uma bosta
1nota cara,uma nota,eu fico puto quando ouço essa musicas de uma nota só pois eu tenho ouvido absoluto é ouço uma nota só em um funk eu falo para meus colegas de sala que essas músicas são lixos sonoros o povo insiste meu.
ouvido abssoluto: vantagens: pegar musica as vezes sem nem ouvir, saber a nota que ta tocando sem olhar etc... desvantagens, poe um transpose pra ver, a confusao de tocar um si no trompete e ouvir um la, por ai vai... pega um violino meio abaixo pra voce ver a confusao de tocar uma nota e ouvir outra, falo por experiencia propria
Eu sou iniciante autodidata na música, mas tinha essa dúvida sobre ouvido absoluto e relativo. Estava me consumindo essa dúvida! heheheh. Valeu Lordão!
quando eu estudava, meu professor dizia que o jeff Beck conhecia a escala inteira da guitarra de ouvido. e tem o Hermeto Pascoal que não sabia leitura musical ou as cadencias de acorde na construção da harmonia, usando teoria, mas fazia tudo de ouvido ou sensibilidade alta q ele tinha.
Eu sempre tive um bom ouvido relativo. Desde criança eu ouço intervalos de maneira "mapeada", como se as funções ocupassem um lugar dentro da música, de modo que cada progressão harmônica segue um caminho. Mesmo sem a posse de um instrumento eu consigo determinar cada grau de uma música com base na sensação que cada função me passa, e dessa forma aplicar os graus em qualquer tom que eu quiser, sem precisar cifrar, ler partitura, tablatura ou fazer transposição, eu simplesmente aplico cada nota ou acorde em seus respectivos graus, o que me ajuda a tocar de ouvido sem grandes dificuldades. E eu não tenho ouvido absoluto, já fiz o teste.
Dear Vinheteiro, could you do English subtitles on your academy videos? So the video could be seen and understanded by more people, like me. I speak Spanish and is very hard to understand what you say. Greetings from Argentina!
Mel Toledo chama_se ouvido musical ou interno. Alguns conseguem cantar a melodia em altura diferente, mas quem tem ouvido absoluto canta na altura exata. É como ouvir a voz da minha esposa por telefone, já está registrada na minha mente e não preciso que ela se identifique.
Eu conheço um que tem um perfeito ouvido, inclusive para esse exemplo que vc fez e associou que Mozart estava nesse nível. Só que ele tem síndrome de down e fico pensando se não foi a deficiência dele que gerou de alguma forma essa habilidade... Tipo autista que dizem que são super inteligente. Por outro lado parece não haver muita relação entre ouvido absoluto e ser músico super habilidoso, pois ele é saxofonista e o vejo como músico comum. Às vezes desafina um pouco, mas entendo que o sax dele é velho. Enfim, Fico impressionado que não importa o que eu toque de acordes dissonantes com baixo alterado e tal, ele responde o acorde e fala nota por nota do grave ao agudo.
Realmente, sou baixista e saber os intervalos e estruturas é muito mais útil do que identificar as notas. Fora que facilita muito escrever na pauta, pois já sabe como vai soar....valeu!
confira o Rick Beato veja o video do filho dele que consegue identificar notas até em cotoveladas ele diz que não se pode desenvolver ouvido absoluto depois de adulto
Já existem estudos sérios que apontam para a impossibilidade de se obter o ouvido absoluto a qualquer tempo da vida. É possível estimular uma criança recém nascida até os primeiros anos com notas musicais de tal forma que ela internalize a música como sendo um idioma a ponto de tornar sua audição absoluta. Não há caso algum registrado de alguém que depois de adulto tenha conseguido tal feito. O máximo que se consegue é reconhecer notas sozinhas e normalmente no mesmo timbre e oitava (é o caso de quem toca guitarra ou baixo que reconhece facilmente a nota Mi da primeira corda, mas seria incapaz de reconhecer essa mesma nota quando oriunda de um piano ou harpa). Existe um indivíduo que estudou tudo isso e que aplicou as técnicas de estímulos no filho recém-nascido, tornando o garoto uma referencia mundial tamanha a capacidade dele em reconhecer notas e acordes com absoluta precisão e rapidez. Recomendo profundamente que você assista ao vídeo Why Adults Can't Develop Perfect Pitch aqui no youtube (canal de Rick Beato) que explica claramente o que comentei.
Hoje tenho algo a falar pra você... *JESUS TE AMA* Tão grande Amor que morreu numa cruz por todos nós, nos concedendo a salvação,pois estávamos condenados desde o começo, mas agora podemos nos aproximar de Deus, por meio de Jesus Cristo. Em *Romanos 6:23* diz: Porque o salário do *pecado é a morte, mas o dom gratuito* de *Deus* é a *vida eterna* em *Cristo Jesus,* *nosso Senhor* . O salário do pecado é a morte, ou seja, o *pecado leva a morte* . Mas existe um dom de Deus, que é *gratuito, a Vida Eterna* Então porque morrer no pecado, se você pode ter a Vida Eterna gratuitamente ao lado de Deus? Essa é a sua chance, esse é o caminho Ande com Cristo, chega de andar sozinho Não deixe para amanhã, o que pode ser agora Jesus está voltando, agora é a hora!
Bem interessante o assunto, poucos musico e também poucos professores abordam o desenvolvimento da percepção musical pra se tocar de ouvido, o que ajudaria muita gente na hora de improvisar ou mesmo puxar uma musica na roda de amigos. Um curso de como criar linhas melódicas de ouvido é sempre bem vindo, o mundo agradece!!!
Muito legal, vinheteiro. Vi um vídeo da bbc ou the economist sobre a maior incidência do ouvido absoluto em asiáticos, associando isso à estrutura fonética das línguas de lá (o chinês mesmo é todo baseado em tonalidades, e o tailandês por exemplo tem mais de uma dezena de vogais). Isso corrobora o que vc disse, a estrutura linguística "treina" os ouvidos para identificar nuances na comunicação, e isso é aproveitado ao praticar um instrumento. Bom vídeo, abraço
nunca tive ouvido absoluto, mas dps de estudar 4 anos de violão, consigo identificar acordes no violão e notas isoladas no piano, mas não é nada incrível igual nos videos que a galera consegue falar cada nota de um acorde cheio kkk
Eu tenho ouvido absoluto. Toco piano desde março e tô conseguindo tocar bastante coisas até o momento, mas eu tenho MUITA dificuldade com piano, principalmente porque eu tenho dificuldade entre separar as duas mãos( uma fazer algo, e a outra fazer outro). O meu nível é o mais básico
Vinheteiro, excelente vídeo. Não toco teclado/piano mas acompanho seu canal pois aborda assuntos de uma forma que qualquer pessoa independente do instrumento que toque, consegue entender sobre tudo que você fala. E continua dando aquelas cacetadas la no pânico. Abraços!!!
Muito legal a explicação. Lord, quando alguém consegue "tirar uma música de ouvido" (mesmo que seja só a melodia principal) e reproduzi-la em algum instrumento, ela tem algum grau de ouvido absoluto? Muito legal colocar legendas em português nos vídeos, existem muitos estrangeiros querendo aprender português. Sei que aborda no teu curso, mas poderia fazer um vídeo com noções de composição? Obrigado. Os vídeos estão cada vez melhores, parabéns.
Concordo completamente! Esse ouvido relativo está mais relacionado com a harmonia tendo esta mais impacto nas nossas estruturas vibracionais. Este é o primeiro vídeo que assisti do Mrs. Lord! Grato pelo contributo no desmembrar de questão que às vezes alimenta certos egos e só. Boas harmonias!!!
I could look anywhere on youtube to learn about piano but I want to learn with you. Looking forward to English version one day! I feel bad not wanting to learn Portugese but I love the videos. If it makes it somewhat better I can speak basic Dutch and Japanese! Not a totally lazy Brit!
Lord, parabéns pelo seu trabalho. Eu tenho ouvido absoluto, não dá pra negar que me ajudou muito enquanto tocava (flauta transversal), mas realmente concordo que não é essencial para ser um bom músico. Eu nunca avancei como músico, em parte por questões profissionais. Mas o ouvido absoluto deixa o camarada preguiçoso, ele acha que não precisa ensaiar, etc...o que não é verdade. Gostei muito do vídeo, você é um gênio, continue assim! Abraço!
Fernando Faria Cara, concordo totalmente com vc sobre a parte de deixar a gente preguiçoso. Não conheço muitas pessoas que tem ouvido absoluto, mas das que eu conheci, ninguém se destacou absurdamente no ponto de vista técnico por ter essa vantagem, mas no máximo foram pessoas autodidatas que aprenderam um nível intermediário algum instrumento. Acho que devem ser poucos que conseguem aproveitar isso e ir mais longe, mas quem sou eu na fila do pão pra afirmar alguma coisa haha. Abraços
tgmukotaka Você está totalmente certo. Eu segui outra profissão... Estou longe de ser preguiçoso no geral, mas era folgado nos ensaios sim 😂 Imagina agora um cara que já é meio folgado...
Cara parabéns pelo canal. Sempre fui um entusiasta da música clássica e estou achando maravilhosas as dicas e curiosidades desse universo que vc explica tão bem aqui no seu canal. Parabéns de verdade!
Cara, você esclareceu uma dúvida minha sobre ouvido absoluto em 6 minutos onde na minha vida toda de músico ninguém conseguiu definir bem. Fora que descobri que tenho ambos ouvidos bem desenvolvidos. Vlw !
Estudei durante piano durante 7 anos na adolescência. Prwcisei abandonar e nunca mais toquei. Tinha o ouvido absoluto para as notas do piano. Me incomodava, pois não ouvia a melodia, mas as notas. Passados 30 anos, voltei a estudar piano. Então não conseguia mais identificar as notas como antes.
Conheci um arranjador de musica para diversos artistas famosos e não usava nenhum instrumento, e só fazia as correções necessárias quando fazia os primeiros ensaios com o conjunto ou orquestra. Isso é ter ouvido absoluto?
Recomendo o canal do Rick Beato para esse tipo de conteúdo. O filho dele de 10 anos tem ouvido absoluto e ele tem um ouvido relativo muito avançado. Somente em inglês, no entanto. Pra ele, ouvido absoluto se desenvolve na infância e apenas lá é possivel atingir esse estágio. Depois disso, apenas ouvido relativo. Tem relação com o período de formação da linguagem no cérebro. O ouvido absoluto pode reproduzir notas com exatidão sem o auxílio de uma nota referencial. Além disso, identifica em um acorde ou num ataque desordenado de notas cada uma delas sem dificuldade e praticamente instantaneamente. O ouvido relativo pode reproduzir notas com exatidão a partir de uma nota de referência e pode até mesmo gravar em sua memória notas de referências, como um dó central, um lá 440 e outras, mas com a necessidade de manutenção recorrente dessa nota. O ouvido relativo pode identificar as notas em um acorde que tenha coerência harmonica sem grande dificuldades, mas provavelmente não vai ter exito ao tentar identificar as notas em uma cacofonia. Além disso, o ouvido relativo pode ter limitação de texturas e timbres. Um violonista, por exemplo, pode ter um excelente ouvido relativo para os instrumentos de corda, voz, metais, mas não por isso vai ter a habilidade de identificar se o som do telefone está em lá, se a buzina está em si, ou até mesmo um instrumento muito diferente. Outra diferença grande é que para um ouvido absoluto, solfejar é natural, reproduzir uma nota é como falar o nome de uma cor ou a pronúncia de uma sílaba. Para quem tem um ouvido relativo, é um exercício em separado que requer prática. Ouvir e identificar um som é um mecanismo diferente do que reproduzir ele.
Então, meu ouvido é relativo... porque, mesmo não tendo estudado música, toco "de ouvido" rsrs não sei ler partirura; mas toco. Mas também não sei reconhecer as notas com tanta facilidade e dizer quais são. Encontro com facilidade no instrumento e reproduzo as músicas sem dificuldade... engraçada essa questao; porém, muito esclarecedor!!!!
O ouvido absoluto de Chopin era famoso. Também já ouvi falar de um pianista que lia uma composição e tocava-a em um semitom abaixo ou acima ou em outro tom qualquer, não me lembro o nome dele, sei que era italiano e esteve no Brasil anos atrás!
@@AloysiusEmanuel-.- O "ouvido absoluto" de Chopin? Eu ouvi dizer que ele tinha um ouvido relativo absurdo! Eu me inspiro muito nele😭❤️(caso eu esteja errado me corrija)
Eu tenho ouvido absoluto e concordo com a opinião do vinheteiro: ter um ouvido relativo é muito mais importante para um músico do que apenas identificar notas soltas, além do fato de ter que estudar técnicas do instrumento pra desenvolver melhor. Estou sem tocar há muito tempo e sinto que o ouvido absoluto não serve pra tanta coisa agora. O que o ouvido absoluto me ajudou foi a desenvolver com muita rapidez a percepção harmônica. Eu não considero meu ouvido no nível mais avançado, porém, por ter conhecimentos de teoria e harmonia, consigo identificar acordes (nota a nota) até um certo nível, onde fui mais familiarizado. Como não cheguei a me aprofundar em jazz, por exemplo, apanho um pouco pra conseguir pescar todas as notas em um trecho. Outro ponto que me ajuda é associar notas e acordes com cores. Não sei se outras pessoas com ouvido absoluto tem isso tb, mas eu associo distâncias pequenas com cores um tanto distantes, como por exemplo, o fa maior é algo mais pra azul, ao passo que o Mi maior é amarelo e o fa sustenido é preto com verde. Baita viagem, mas... é algo que eu tenho ;(. Valeu
Eu também associo a cores ksksks só que pra mim o acorde de Mi maior é roxo, Fá maior seria algo mais pro rosa e azul( porque pra mim Si Bemol é azul) e Dó maior seria meio um rosa
Prof. Lord, como o senhor define as categorias de um pianias de nível: iniciante, ou intermediário, ou avançado. Muito obrigado! E parabéns pelo trabalho!
Muito bom este seu canal também!!! Sou inscrito nos dois. Este seu vídeo me tirou uma dúvida que tinha; acho que meu ouvido é entre relativo e absoluto, pois consigo identificar as notas de qualquer instrumento, exceto acordes muito dissonântes e voz à capela. Meu instrumento é a trompa.
Gostaria de comentar que, anatomicamente, o portador de um ouvido absoluto, possui o tímpano mais verticalizado, ou seja, quando mais próximo ao ângulo de 90º, maior a capacidade de distinguir notas musicais. Quanto mais inclinado o tímpano, menor essa capacidade.
Se eu guardar na memória o som de Dó Maior por exemplo: apenas essa nota. Teria como relacionar com as outras??? Aí seria mais fácil né. Para identificar as a outras. Tipo.. eu decoro uma nota. E ao ouvir outra. Eu imagino essa outra com minha memória da que eu ja tenho na memória. Seria tipo; ter o ouvido absoluto com o uso do ouvido relativo do som de.minha memória. Serua uma técnica nova não acha??? Qual seria sua opinião sobre decorar na memória apenas uma frequência ou nota
Esse 1,3,4,5,1 Eu soube q era assim q ouvi Nao sou um grande musico nao, Só toco ,feijao com arroz em igreja a 20 anos, fiquei feliz em saber q o principal da musica, na minha humilde conhecimento era primordial,, valeu
Acho que nasci com o ouvido absoluto... Ou talvez tenha sido muita prática, já que eu comecei a tocar composições em um teclado com cerca de 6/7 anos...
Freddie Mercury compôs Bohemian Rhapsody aos 29 anos no piano, por volta dos 40 ele foi perguntado como ele compunha suas músicas então ele disse que antes usava o piano mas que agora fazia tudo na sua cabeça. Freddie era um gênio musical.
Quem nasce com ouvido absoluto... de fato não sabe distinguir as notas sem nunca antes, repito, SEM NUNCA ANTES, ter tido ou sequer ouvido/escutado o som de um PIANO. Digo isso pois se colocar alguem que tem ouvido absoluto para distinguir as notas de por exemplo o *Sitar*, não saberia dizer com precisão qual nota foi executada. *UMA COISA INTERESSANTE... É QUE O NÍVEL BÁSICO DE "OUVIDO ABSOLUTO", NÃO CONSEGUE FALAR QUAL É A NOTA PORÉM ELE CONSEGUI REPRODUZIR NO PIANO. ACHO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO PERCEPÇÃO MUSICAL. Se você já conhece praticamente a escala cromática de Dó a Dó, em diferentes oitavas. Tem um bom ouvido relativo.
Não tenho ouvido absoluto nunca me atrapalhou em nada! mas desenvolvi meu ouvido estudando percepçao. Eu ja sei de cabeça a nota si pois tenho em mente a abertura de star wars ai eu ja consigo solfejar o resto k
Muito bom, o vídeo. Tem muitos por aí que dizem ser impossível adquirir ouvido absoluto, porém, tenho meu exemplo pessoal, comecei há algum tempo a treinar a percepção de notas, e já consigo identificar a nota dó com certa facilidade, por exemplo, quando o Lord tocou a nota no vídeo, eu pensei "me parece um dó", e de fato era, como ele falou. As notas meio que causam uma sensação diferente na tua cabeça, e quando vc se concentra, vc consegue perceber algumas peculiaridades da nota X ou da nota Y, com o passar do tempo e treino, isso ficará cada vez mais claro.
@@Antonymylove00 cara eu comecei com violão com 16 anos e hj 10 anos depois não sou um músico completo o máximo q faço e tocar de ouvido e só o básico de acompanhamento e a nota simples q eu ouvir ser tocada eu consigo indentificar e as até a maioria das músicas sei o tom de ouvir
o meu ouvido é absolutamente ruim,não consigo tira musicas complexas de ouvido,como princesinha princesinha do choro de Do Grande mestre Dominguinhos👏👏👏👏👏👏
Lord, tenho 28 anos e não sei nada de música, nem nunca toquei instrumento nenhum. Ainda consigo aprender a tocar um instrumento musical ou pelo menos treinar meu ouvido a entender música? Sou um grande fã seu.
ElAcaciobatista claro q sim! nao tem idade p isso n, basta gostar e dedicacao, tudo vem com o tempo. Desenvolva esse dom, aproveite a sua boa vontade e nao deixe isso se apagar! Deus abencoe!
Sim, mas faça questão de pesquisar VARIOS instrumentos, antes de escolher um, nao vá no primeiro que ver como geralmente as pessoas fazem (guitarra, bateria ou piano)
Consegue sim mano, mas precisa de dedicação e treino, imagine muita dedicação, muita mesmo, e muito treino também, então, faça o 10 vezes mais, plus ultra!
+Lord Music Academy Lord, o curso de teoria e percepção tem material suficiente para eu conseguir treinar meu ouvido relativo a um nível de excelência? Ele foca bastante em como melhorar a percepção?
Olá Lord! Estou no início de meus estudos no trompete, (não vou fazer uma pergunta sobre o instrumento mais sim sobre partituras) queria saber como aprender rapidamente a saber qual nota que é na partitura só de bater o olho, sem olhar muito, o maior impeditivo pra mim é que n tenho muito tempo para o estudo. Pode me ajudar? Obrigado
O problema hoje em dia é o ouvido obsoleto, onde o que os olhos enxergam os ouvidos não escutam o que o cérebro fala para o corpo, e portanto estudar é algo que muitos consagrados só sabem dizer "SIM EU SEI" , e embarcam no tcha tcha tchu tchu que de tão grande valor já deu briga no céu, afinal betoven, bah, e outros desentenderam se com Deus pois diante de suas obras musicais, não foram o autor desse instrumento que se usa a boca somente para dizer que se faz musica
É possivel ser um brilhante músico sem possuir um ouvido absoluto? Tinha o Charles da flauta ouvido absoluto? Que tal o Altamiro Carrilho, possui a tal ouvido?
mas uma pessoa c ouvido absoluto e nunca tocou intrumentos n sabe o nome dos sons ou o nome para aquele som, nao e? ele conhece o som, mas como ele sabe que aquele som tem o nome de Do, Re, Fa, etc? para isso ele tera de aprender os nomes daqueles sons ne?
hmmm, entendi... Mas mesmo assim, é ensinado com os sons de várias oitavas? no meu tempo de escola aprendi o dó ré mi fa sol la si do cantado da oitava central do piano, por isso penso: como identificam as notas mais agudas ou graves com o "nome" da nota? tipo, toco guitarra, violao e um pouco de piano e apanho para identificar notas longe do C central do piano, sei mais ou menos aonde vou acha-las, mas não sei dizer o nome sem antes acha-la no teclado do piano... algumas notas sei qual é por tocar músicas que possuem a harmonia parecida então acerto o acorde que está sendo usado, ou se reconheço um acorde na música me vem as possiveis sequencias... Mas não consigo decorar o som de notas... Mas gosto muito de tocar, vou levando e tentando melhorar.
N sabe o nome. Ouvido absoluto é a capacidade do cérebro de guardar. Se ele ouve um Dó e chama de tijolo. Sempre saberá quando estiver tocando o "tijolo". Basta nomear. O som ele guarda com naturalidade. Porém há risco se ser ineficaz. Por exemplo se o piano estiver desafinado em uma prova de música. A pessoa com ouvido absoluto terá dificuldades em achar a nota fora o desconforto da desafinação. Pois está acostumado aos sons exatos. Por isso também que o ouvido relativo é o mais eficaz. Porque mesmo desafinado ou em tons diferentes. É possível traçar o som do instrumento.
Uma criança que desenvolve o ouvido absoluto e que ainda não tem conhecimento de teoria musical sabe identificar as notas por associação com outras músicas, tipo "essa é a nota do star wars, essa é a nota do superman", se referindo à nota ou acorde que inicia a música ou um trecho específico. Sobre identificar a mesma nota em oitavas diferentes, é a mesma coisa, pra quem tem o ouvido absoluto, um dó é um dó, não importa a altura. E mesmo pra quem tem um ouvido treinado, não necessariamente absoluto, oitavas soam muitíssimo similares e é inclusive um dos primeiros intervalos que se estuda na pratica de percepção musical junto com a quinta justa.
oq vc treina eh o ouvido relativo, o absoluto so se aprende na faixas de 1 a 4 anos de idade e se desenvolve com a vida e pode ate perde la pra adolescência se a criança nunca treina.
Vale lembrar que toda vez que um musico pratica seu instrumento , sempre está aperfeiçoando seu Ouvido Relativo !! Claro que de uma forma mais "abrangente"
A língua chinesa (o cantonês, por exemplo) é basicamente mono-silábica. Dessa maneira, os chineses precisam variar muito mais a intonação de cada sílaba que qualquer outro povo que fala outra língua. Por isso, dizem que todo chinês tem ouvido absoluto.
Alguem poderia me tirar uma duvida, vejo um canal no yt chamado Marcus Veltri, ele consegue improvisar com acordes, as pessoas pedem uma musica, e ele acerta o acorde e as notas somente com o improviso, alguem poderia me dizer como ele acerta os acordes?
Adorei o video, Sr. Lord Vinheteiro!
kkkkkkkk
Se ñ fosse canais diferentes eu acharia que vcs são a mesma pessoa hahaha
Parabéns pelo seu trabalho Fabrício, o acompanho a muito tempo e fico feliz por o seu canal principal ter passado dos 1,5M de inscritos. Parabéns!
eu também gostei demais grande mestre lordão!!!!
Jean de Castro e São
Vinheteiro e Fábio lima são dois gênios me orgulho do Brasil por ter caras como eles aqui eles deviam se juntar e fazer música boa e mostra para o povo que esse negócio de funk de um acorde e melodia de 4 notas e uma bosta
Se tiver 2 notas ja é demais.
Ta atrasado meu companheiro. Funk ja evoluiu. Agora a maior parte da música contém apenas uma nota só!
1nota cara,uma nota,eu fico puto quando ouço essa musicas de uma nota só pois eu tenho ouvido absoluto é ouço uma nota só em um funk eu falo para meus colegas de sala que essas músicas são lixos sonoros o povo insiste meu.
Os dois são só a ponta do iceberg, tem muitos outros músicos do mesmo nível e melhores que eles no Brasil
1:39 Aí você resolve fechar os olhos, só pra se concentrar melhor nos sons do piano, e ouve isso 1:43
O meu ouvido é obsoleto...
Kkkkkk
Kkkkkkkkkk
Kkkkkkkk
Melhor comentário. Gostei kkkkkk
🤘🤘🤘🤘🤘🤘
ouvido abssoluto:
vantagens: pegar musica as vezes sem nem ouvir, saber a nota que ta tocando sem olhar etc...
desvantagens, poe um transpose pra ver, a confusao de tocar um si no trompete e ouvir um la, por ai vai...
pega um violino meio abaixo pra voce ver a confusao de tocar uma nota e ouvir outra,
falo por experiencia propria
O ouvido absoluto não faz uma pessoa ser um grande músico.
Existem pessoas cm ouvido relativo que sao gênios da música.
Witney Houston é um exemplo
Eu sou iniciante autodidata na música, mas tinha essa dúvida sobre ouvido absoluto e relativo. Estava me consumindo essa dúvida! heheheh. Valeu Lordão!
quando eu estudava, meu professor dizia que o jeff Beck conhecia a escala inteira da guitarra de ouvido. e tem o Hermeto Pascoal que não sabia leitura musical ou as cadencias de acorde na construção da harmonia, usando teoria, mas fazia tudo de ouvido ou sensibilidade alta q ele tinha.
Eu sempre tive um bom ouvido relativo. Desde criança eu ouço intervalos de maneira "mapeada", como se as funções ocupassem um lugar dentro da música, de modo que cada progressão harmônica segue um caminho. Mesmo sem a posse de um instrumento eu consigo determinar cada grau de uma música com base na sensação que cada função me passa, e dessa forma aplicar os graus em qualquer tom que eu quiser, sem precisar cifrar, ler partitura, tablatura ou fazer transposição, eu simplesmente aplico cada nota ou acorde em seus respectivos graus, o que me ajuda a tocar de ouvido sem grandes dificuldades. E eu não tenho ouvido absoluto, já fiz o teste.
Muito boa explicação: assuntos básicos ou interessantes, temas que gostaríamos de saber, mas não havia a quem perguntar. Parabéns.
Dear Vinheteiro, could you do English subtitles on your academy videos? So the video could be seen and understanded by more people, like me. I speak Spanish and is very hard to understand what you say. Greetings from Argentina!
Soon I will make a english channel!
Lorde, tem aquelas pessoas também que lêem a partitura e conseguem "ouvir" a música na mente, mais ou menos como fazemos quando lemos um texto.
Mel Toledo chama_se ouvido musical ou interno. Alguns conseguem cantar a melodia em altura diferente, mas quem tem ouvido absoluto canta na altura exata. É como ouvir a voz da minha esposa por telefone, já está registrada na minha mente e não preciso que ela se identifique.
Eu conheço um que tem um perfeito ouvido, inclusive para esse exemplo que vc fez e associou que Mozart estava nesse nível. Só que ele tem síndrome de down e fico pensando se não foi a deficiência dele que gerou de alguma forma essa habilidade... Tipo autista que dizem que são super inteligente. Por outro lado parece não haver muita relação entre ouvido absoluto e ser músico super habilidoso, pois ele é saxofonista e o vejo como músico comum. Às vezes desafina um pouco, mas entendo que o sax dele é velho. Enfim, Fico impressionado que não importa o que eu toque de acordes dissonantes com baixo alterado e tal, ele responde o acorde e fala nota por nota do grave ao agudo.
Realmente, sou baixista e saber os intervalos e estruturas é muito mais útil do que identificar as notas. Fora que facilita muito escrever na pauta, pois já sabe como vai soar....valeu!
confira o Rick Beato
veja o video do filho dele que consegue identificar notas até em cotoveladas
ele diz que não se pode desenvolver ouvido absoluto depois de adulto
Já existem estudos sérios que apontam para a impossibilidade de se obter o ouvido absoluto a qualquer tempo da vida. É possível estimular uma criança recém nascida até os primeiros anos com notas musicais de tal forma que ela internalize a música como sendo um idioma a ponto de tornar sua audição absoluta. Não há caso algum registrado de alguém que depois de adulto tenha conseguido tal feito. O máximo que se consegue é reconhecer notas sozinhas e normalmente no mesmo timbre e oitava (é o caso de quem toca guitarra ou baixo que reconhece facilmente a nota Mi da primeira corda, mas seria incapaz de reconhecer essa mesma nota quando oriunda de um piano ou harpa). Existe um indivíduo que estudou tudo isso e que aplicou as técnicas de estímulos no filho recém-nascido, tornando o garoto uma referencia mundial tamanha a capacidade dele em reconhecer notas e acordes com absoluta precisão e rapidez. Recomendo profundamente que você assista ao vídeo Why Adults Can't Develop Perfect Pitch aqui no youtube (canal de Rick Beato) que explica claramente o que comentei.
Hoje tenho algo a falar pra você...
*JESUS TE AMA*
Tão grande Amor que morreu numa cruz por todos nós, nos concedendo a salvação,pois estávamos condenados desde o começo, mas agora podemos nos aproximar de Deus, por meio de Jesus Cristo.
Em *Romanos 6:23* diz:
Porque o salário do *pecado é a morte, mas o dom gratuito* de *Deus* é a *vida eterna* em *Cristo Jesus,*
*nosso Senhor* .
O salário do pecado é a morte, ou seja, o *pecado leva a morte* .
Mas existe um dom de Deus, que é *gratuito, a Vida Eterna*
Então porque morrer no pecado, se você pode ter a Vida Eterna gratuitamente ao lado de Deus?
Essa é a sua chance, esse é o caminho
Ande com Cristo, chega de andar sozinho
Não deixe para amanhã, o que pode ser agora
Jesus está voltando, agora é a hora!
I dont understand anything but im watching. Do i em normal?
Bem interessante o assunto, poucos musico e também poucos professores abordam o desenvolvimento da percepção musical pra se tocar de ouvido, o que ajudaria muita gente na hora de improvisar ou mesmo puxar uma musica na roda de amigos. Um curso de como criar linhas melódicas de ouvido é sempre bem vindo, o mundo agradece!!!
Grande mestre!!
Muito legal, vinheteiro. Vi um vídeo da bbc ou the economist sobre a maior incidência do ouvido absoluto em asiáticos, associando isso à estrutura fonética das línguas de lá (o chinês mesmo é todo baseado em tonalidades, e o tailandês por exemplo tem mais de uma dezena de vogais). Isso corrobora o que vc disse, a estrutura linguística "treina" os ouvidos para identificar nuances na comunicação, e isso é aproveitado ao praticar um instrumento. Bom vídeo, abraço
nunca tive ouvido absoluto, mas dps de estudar 4 anos de violão, consigo identificar acordes no violão e notas isoladas no piano, mas não é nada incrível igual nos videos que a galera consegue falar cada nota de um acorde cheio kkk
Os dois canais melhoram a cada dia... é impressionante!
Lordão, faz um top 10 de suas preferidas clássicas.
Eu tenho ouvido absoluto. Toco piano desde março e tô conseguindo tocar bastante coisas até o momento, mas eu tenho MUITA dificuldade com piano, principalmente porque eu tenho dificuldade entre separar as duas mãos( uma fazer algo, e a outra fazer outro). O meu nível é o mais básico
Vinheteiro, excelente vídeo. Não toco teclado/piano mas acompanho seu canal pois aborda assuntos de uma forma que qualquer pessoa independente do instrumento que toque, consegue entender sobre tudo que você fala. E continua dando aquelas cacetadas la no pânico. Abraços!!!
Muito legal a explicação. Lord, quando alguém consegue "tirar uma música de ouvido" (mesmo que seja só a melodia principal) e reproduzi-la em algum instrumento, ela tem algum grau de ouvido absoluto?
Muito legal colocar legendas em português nos vídeos, existem muitos estrangeiros querendo aprender português.
Sei que aborda no teu curso, mas poderia fazer um vídeo com noções de composição? Obrigado.
Os vídeos estão cada vez melhores, parabéns.
Concordo completamente! Esse ouvido relativo está mais relacionado com a harmonia tendo esta mais impacto nas nossas estruturas vibracionais. Este é o primeiro vídeo que assisti do Mrs. Lord! Grato pelo contributo no desmembrar de questão que às vezes alimenta certos egos e só. Boas harmonias!!!
Tá muito dahora esse formato de vídeo Lord, tá quase um nerdologia de piano só falta as fontes na descrição hahahaa. Parabéns e muito sucesso.
I could look anywhere on youtube to learn about piano but I want to learn with you. Looking forward to English version one day! I feel bad not wanting to learn Portugese but I love the videos. If it makes it somewhat better I can speak basic Dutch and Japanese! Not a totally lazy Brit!
I'm glad ur learning with our Lord Vinheteiro 🇧🇷
Lord, parabéns pelo seu trabalho. Eu tenho ouvido absoluto, não dá pra negar que me ajudou muito enquanto tocava (flauta transversal), mas realmente concordo que não é essencial para ser um bom músico. Eu nunca avancei como músico, em parte por questões profissionais. Mas o ouvido absoluto deixa o camarada preguiçoso, ele acha que não precisa ensaiar, etc...o que não é verdade. Gostei muito do vídeo, você é um gênio, continue assim! Abraço!
Fernando Faria Cara, concordo totalmente com vc sobre a parte de deixar a gente preguiçoso. Não conheço muitas pessoas que tem ouvido absoluto, mas das que eu conheci, ninguém se destacou absurdamente no ponto de vista técnico por ter essa vantagem, mas no máximo foram pessoas autodidatas que aprenderam um nível intermediário algum instrumento. Acho que devem ser poucos que conseguem aproveitar isso e ir mais longe, mas quem sou eu na fila do pão pra afirmar alguma coisa haha. Abraços
tgmukotaka Você está totalmente certo. Eu segui outra profissão... Estou longe de ser preguiçoso no geral, mas era folgado nos ensaios sim 😂 Imagina agora um cara que já é meio folgado...
Me dá seu ouvido absoluto, eu sou músico e vc nem usa mais kkkkkk brincadeira
Luiz Fernando Hauck kkkkkk uso pra assoviar as coisas que ouço e dizer quais são as notas 😂😂😂 abraço!
Luiz Fernando Hauck fora que o "nível" do meu ouvido deve ser desse mais ralé que o Lord falou aí... Rs
Cara parabéns pelo canal.
Sempre fui um entusiasta da música clássica e estou achando maravilhosas as dicas e curiosidades desse universo que vc explica tão bem aqui no seu canal.
Parabéns de verdade!
Cara, você esclareceu uma dúvida minha sobre ouvido absoluto em 6 minutos onde na minha vida toda de músico ninguém conseguiu definir bem. Fora que descobri que tenho ambos ouvidos bem desenvolvidos. Vlw !
Eu consigo ouvir e saber 100% as estruturas harmônica , graças a Deus 😄
Prezado Lord Vinheteiro, obrigado pela aula. Gosto muito do seu trabalho e desejo a você muito sucesso!
Parabéns Mestre, as aulas seriam um sonho mas aprender música é muito difícil
Excelente explicação. Conhecer função musical é o quê importa.
Estudei durante piano durante 7 anos na adolescência. Prwcisei abandonar e nunca mais toquei. Tinha o ouvido absoluto para as notas do piano. Me incomodava, pois não ouvia a melodia, mas as notas. Passados 30 anos, voltei a estudar piano. Então não conseguia mais identificar as notas como antes.
Conheci um arranjador de musica para diversos artistas famosos e não usava nenhum instrumento, e só fazia as correções necessárias quando fazia os primeiros ensaios com o conjunto ou orquestra. Isso é ter ouvido absoluto?
Recomendo o canal do Rick Beato para esse tipo de conteúdo. O filho dele de 10 anos tem ouvido absoluto e ele tem um ouvido relativo muito avançado. Somente em inglês, no entanto.
Pra ele, ouvido absoluto se desenvolve na infância e apenas lá é possivel atingir esse estágio. Depois disso, apenas ouvido relativo. Tem relação com o período de formação da linguagem no cérebro.
O ouvido absoluto pode reproduzir notas com exatidão sem o auxílio de uma nota referencial. Além disso, identifica em um acorde ou num ataque desordenado de notas cada uma delas sem dificuldade e praticamente instantaneamente.
O ouvido relativo pode reproduzir notas com exatidão a partir de uma nota de referência e pode até mesmo gravar em sua memória notas de referências, como um dó central, um lá 440 e outras, mas com a necessidade de manutenção recorrente dessa nota. O ouvido relativo pode identificar as notas em um acorde que tenha coerência harmonica sem grande dificuldades, mas provavelmente não vai ter exito ao tentar identificar as notas em uma cacofonia.
Além disso, o ouvido relativo pode ter limitação de texturas e timbres. Um violonista, por exemplo, pode ter um excelente ouvido relativo para os instrumentos de corda, voz, metais, mas não por isso vai ter a habilidade de identificar se o som do telefone está em lá, se a buzina está em si, ou até mesmo um instrumento muito diferente.
Outra diferença grande é que para um ouvido absoluto, solfejar é natural, reproduzir uma nota é como falar o nome de uma cor ou a pronúncia de uma sílaba. Para quem tem um ouvido relativo, é um exercício em separado que requer prática. Ouvir e identificar um som é um mecanismo diferente do que reproduzir ele.
Vixe! Muito bom.
Muito bom o vídeo.
Algumas das coisas que um ouvido bem treinado ajuda sem dúvidas, é a tirar uma música só de ouvi-lá e afinação de um instrumento.
Então, meu ouvido é relativo... porque, mesmo não tendo estudado música, toco "de ouvido" rsrs não sei ler partirura; mas toco. Mas também não sei reconhecer as notas com tanta facilidade e dizer quais são. Encontro com facilidade no instrumento e reproduzo as músicas sem dificuldade... engraçada essa questao; porém, muito esclarecedor!!!!
Valeu mano e sou pianista a muito tempo Me dedico pra ser um grande pianista profissional e vou me formar em musica pois e meu sonho!
O ouvido absoluto de Chopin era famoso. Também já ouvi falar de um pianista que lia uma composição e tocava-a em um semitom abaixo ou acima ou em outro tom qualquer, não me lembro o nome dele, sei que era italiano e esteve no Brasil anos atrás!
@@AloysiusEmanuel-.- O "ouvido absoluto" de Chopin? Eu ouvi dizer que ele tinha um ouvido relativo absurdo! Eu me inspiro muito nele😭❤️(caso eu esteja errado me corrija)
Eu tenho ouvido absoluto e concordo com a opinião do vinheteiro: ter um ouvido relativo é muito mais importante para um músico do que apenas identificar notas soltas, além do fato de ter que estudar técnicas do instrumento pra desenvolver melhor. Estou sem tocar há muito tempo e sinto que o ouvido absoluto não serve pra tanta coisa agora. O que o ouvido absoluto me ajudou foi a desenvolver com muita rapidez a percepção harmônica. Eu não considero meu ouvido no nível mais avançado, porém, por ter conhecimentos de teoria e harmonia, consigo identificar acordes (nota a nota) até um certo nível, onde fui mais familiarizado. Como não cheguei a me aprofundar em jazz, por exemplo, apanho um pouco pra conseguir pescar todas as notas em um trecho. Outro ponto que me ajuda é associar notas e acordes com cores. Não sei se outras pessoas com ouvido absoluto tem isso tb, mas eu associo distâncias pequenas com cores um tanto distantes, como por exemplo, o fa maior é algo mais pra azul, ao passo que o Mi maior é amarelo e o fa sustenido é preto com verde. Baita viagem, mas... é algo que eu tenho ;(. Valeu
Eu também associo a cores ksksks só que pra mim o acorde de Mi maior é roxo, Fá maior seria algo mais pro rosa e azul( porque pra mim Si Bemol é azul) e Dó maior seria meio um rosa
Depende se tocarmos em orquestra num instrumento que tem que ser afinado pelo instrumentista!
Faça um vídeo faltando sobre percepção musical Ou seja pessoas que não tocam mais compõem dentro de uma escala mesmo sem saber tocar
Sonho de pessoas normais: Ser rico,ser um gênio,saber falar em 5 idiomas diferentes
sonho meu: Ter ouvido absoluto
Muito interessante. Eu costumo compor musica
Muito Bem explicado !!!
Prof. Lord, como o senhor define as categorias de um pianias de nível: iniciante, ou intermediário, ou avançado. Muito obrigado! E parabéns pelo trabalho!
Muito bom este seu canal também!!! Sou inscrito nos dois.
Este seu vídeo me tirou uma dúvida que tinha; acho que meu ouvido é entre relativo e absoluto, pois consigo identificar as notas de qualquer instrumento, exceto acordes muito dissonântes e voz à capela. Meu instrumento é a trompa.
Gostaria de comentar que, anatomicamente, o portador de um ouvido absoluto, possui o tímpano mais verticalizado, ou seja, quando mais próximo ao ângulo de 90º, maior a capacidade de distinguir notas musicais. Quanto mais inclinado o tímpano, menor essa capacidade.
Lord do youtube, Salve!!
Se eu guardar na memória o som de Dó Maior por exemplo: apenas essa nota. Teria como relacionar com as outras??? Aí seria mais fácil né. Para identificar as a outras. Tipo.. eu decoro uma nota. E ao ouvir outra. Eu imagino essa outra com minha memória da que eu ja tenho na memória. Seria tipo; ter o ouvido absoluto com o uso do ouvido relativo do som de.minha memória. Serua uma técnica nova não acha???
Qual seria sua opinião sobre decorar na memória apenas uma frequência ou nota
Cara faz um vídeos sobre órgãos de catedrais, que nem aqueles que Hannes Kästner tocava, adoro o sim deste instrumento
Lord, você tem alguma composição original para piano? Se tiver, poderia um dia postar a música em seu canal?
Excelente explicação parabéns!
Esse 1,3,4,5,1
Eu soube q era assim q ouvi
Nao sou um grande musico nao,
Só toco ,feijao com arroz em igreja a 20 anos, fiquei feliz em saber q o principal da musica, na minha humilde conhecimento era primordial,, valeu
vc se referiu à harmonia funcional né? no min. 3:50 ...
Tenho uma audição péssima mas identifico bem os acordes de "Sound of Silence".
tem um vídeo muito bom do Rick Beatto sobre isso. ouvido absoluto só é possível ser desenvolvido quando criança.
Meu filho tem 4 anos e tem ouvido absoluto. Identifica as notas e acordes no violão e teclado.
O ouvido absoluto mais avançado significa identificar quais notas ou acordes são tocados em qualquer instrumento.
Acho que nasci com o ouvido absoluto... Ou talvez tenha sido muita prática, já que eu comecei a tocar composições em um teclado com cerca de 6/7 anos...
Faz vídeo tocando esse sousafone aí atrás, sou fã dos baixos :)
Freddie Mercury compôs Bohemian Rhapsody aos 29 anos no piano, por volta dos 40 ele foi perguntado como ele compunha suas músicas então ele disse que antes usava o piano mas que agora fazia tudo na sua cabeça. Freddie era um gênio musical.
Quem nasce com ouvido absoluto... de fato não sabe distinguir as notas sem nunca antes, repito, SEM NUNCA ANTES, ter tido ou sequer ouvido/escutado o som de um PIANO. Digo isso pois se colocar alguem que tem ouvido absoluto para distinguir as notas de por exemplo o *Sitar*, não saberia dizer com precisão qual nota foi executada.
*UMA COISA INTERESSANTE... É QUE O NÍVEL BÁSICO DE "OUVIDO ABSOLUTO", NÃO CONSEGUE FALAR QUAL É A NOTA PORÉM ELE CONSEGUI REPRODUZIR NO PIANO. ACHO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO PERCEPÇÃO MUSICAL.
Se você já conhece praticamente a escala cromática de Dó a Dó, em diferentes oitavas. Tem um bom ouvido relativo.
Não tenho ouvido absoluto nunca me atrapalhou em nada! mas desenvolvi meu ouvido estudando percepçao. Eu ja sei de cabeça a nota si pois tenho em mente a abertura de star wars ai eu ja consigo solfejar o resto k
I'm Brazilian and I understood every single word that vinheteiro said
Muito bom, o vídeo. Tem muitos por aí que dizem ser impossível adquirir ouvido absoluto, porém, tenho meu exemplo pessoal, comecei há algum tempo a treinar a percepção de notas, e já consigo identificar a nota dó com certa facilidade, por exemplo, quando o Lord tocou a nota no vídeo, eu pensei "me parece um dó", e de fato era, como ele falou.
As notas meio que causam uma sensação diferente na tua cabeça, e quando vc se concentra, vc consegue perceber algumas peculiaridades da nota X ou da nota Y, com o passar do tempo e treino, isso ficará cada vez mais claro.
Muito legal!!!
É possível ter ouvido absoluto depois de adulto?
Tipo... aprender e ter essa técnica depois de adulto?
Não... a pessoa já nasce , não tem como desenvolver
@@Antonymylove00 cara eu comecei com violão com 16 anos e hj 10 anos depois não sou um músico completo o máximo q faço e tocar de ouvido e só o básico de acompanhamento e a nota simples q eu ouvir ser tocada eu consigo indentificar e as até a maioria das músicas sei o tom de ouvir
o meu ouvido é absolutamente ruim,não consigo tira musicas complexas de ouvido,como princesinha princesinha do choro de Do Grande mestre Dominguinhos👏👏👏👏👏👏
Lord, tenho 28 anos e não sei nada de música, nem nunca toquei instrumento nenhum. Ainda consigo aprender a tocar um instrumento musical ou pelo menos treinar meu ouvido a entender música? Sou um grande fã seu.
Claro que sim!
Nunca é tarde para se estudar música.
Ora, claro que sim!
ElAcaciobatista claro q sim! nao tem idade p isso n, basta gostar e dedicacao, tudo vem com o tempo. Desenvolva esse dom, aproveite a sua boa vontade e nao deixe isso se apagar! Deus abencoe!
Sim, mas faça questão de pesquisar VARIOS instrumentos, antes de escolher um, nao vá no primeiro que ver como geralmente as pessoas fazem (guitarra, bateria ou piano)
Consegue sim mano, mas precisa de dedicação e treino, imagine muita dedicação, muita mesmo, e muito treino também, então, faça o 10 vezes mais, plus ultra!
Estudando o iniciante no momento, Dps intermediário e o de teoria, aí serei bom rs
Esse lance dos níveis do ouvido absoluto é totalmente dragon ball z , "e essa nem é minha forma final" heueheu
Vou me transformar em super ouvido absoluto 3 hahahaha.
Ordenavide 2 kkkkkk
Huadhaushaishaus
Eita! Mas esse povo precisa assistir a menos anime...😒🙈
Sendo assim, parabéns aos músicos de igrejas que tiram todas músicas por recepção e por pegar na hora só pelo fato de tê-la ouvido apenas uma só vez!👏
+Lord Music Academy
Lord, o curso de teoria e percepção tem material suficiente para eu conseguir treinar meu ouvido relativo a um nível de excelência? Ele foca bastante em como melhorar a percepção?
muito bom! quero comprar esse curso
Olá Lord!
Estou no início de meus estudos no trompete, (não vou fazer uma pergunta sobre o instrumento mais sim sobre partituras) queria saber como aprender rapidamente a saber qual nota que é na partitura só de bater o olho, sem olhar muito, o maior impeditivo pra mim é que n tenho muito tempo para o estudo. Pode me ajudar?
Obrigado
Lord, já viu o Dylan, filho do Rick Beato, no youtube? Da uma pesquisada ae e se liga no treino que ele deu pro filho.
fale sobre Brahms!!!!! please
Eu sou seu fã, acompanho faz tempo seus vídeos! Vc tocaria a música MENINA do Bruno e marrone só no piano.Acho que só vc mesmo. Valeu
Posso tocá-la sim!
Lord Music Academy Obrigado, vou continuar te acompanhando pra ouvi-la !!!VALEU
O problema hoje em dia é o ouvido obsoleto, onde o que os olhos enxergam os ouvidos não escutam o que o cérebro fala para o corpo, e portanto estudar é algo que muitos consagrados só sabem dizer "SIM EU SEI" , e embarcam no tcha tcha tchu tchu que de tão grande valor já deu briga no céu, afinal betoven, bah, e outros desentenderam se com Deus pois diante de suas obras musicais, não foram o autor desse instrumento que se usa a boca somente para dizer que se faz musica
o ouvido absoluto não têm haver com conseguir distinguir 1/4 ou 1/8 de tom????
1:43 que nota foi essa? kkk
Valeu Lord!
Acho q foi E F# e a outra n sei kkkkkk
Me tira umas dúvidas? Como desenvolver o ouvido relativo? É preciso ter ouvido absoluto pra tocar na igreja ou em banda?
Você deve estudar a fundo, e não somente ler cifrar ou tocar acordes
É possivel ser um brilhante músico sem possuir um ouvido absoluto? Tinha o Charles da flauta ouvido absoluto? Que tal o Altamiro Carrilho, possui a tal ouvido?
mas uma pessoa c ouvido absoluto e nunca tocou intrumentos n sabe o nome dos sons ou o nome para aquele som, nao e? ele conhece o som, mas como ele sabe que aquele som tem o nome de Do, Re, Fa, etc? para isso ele tera de aprender os nomes daqueles sons ne?
Wilson Sales mas na primeira série, na escola pública eles ensinam o nome das notas musicais 🤣
hmmm, entendi... Mas mesmo assim, é ensinado com os sons de várias oitavas? no meu tempo de escola aprendi o dó ré mi fa sol la si do cantado da oitava central do piano, por isso penso: como identificam as notas mais agudas ou graves com o "nome" da nota? tipo, toco guitarra, violao e um pouco de piano e apanho para identificar notas longe do C central do piano, sei mais ou menos aonde vou acha-las, mas não sei dizer o nome sem antes acha-la no teclado do piano... algumas notas sei qual é por tocar músicas que possuem a harmonia parecida então acerto o acorde que está sendo usado, ou se reconheço um acorde na música me vem as possiveis sequencias... Mas não consigo decorar o som de notas... Mas gosto muito de tocar, vou levando e tentando melhorar.
N sabe o nome. Ouvido absoluto é a capacidade do cérebro de guardar. Se ele ouve um Dó e chama de tijolo. Sempre saberá quando estiver tocando o "tijolo". Basta nomear. O som ele guarda com naturalidade.
Porém há risco se ser ineficaz. Por exemplo se o piano estiver desafinado em uma prova de música. A pessoa com ouvido absoluto terá dificuldades em achar a nota fora o desconforto da desafinação. Pois está acostumado aos sons exatos. Por isso também que o ouvido relativo é o mais eficaz. Porque mesmo desafinado ou em tons diferentes. É possível traçar o som do instrumento.
Entendi! Obrigado pela explicação! Deus abençoe!
Uma criança que desenvolve o ouvido absoluto e que ainda não tem conhecimento de teoria musical sabe identificar as notas por associação com outras músicas, tipo "essa é a nota do star wars, essa é a nota do superman", se referindo à nota ou acorde que inicia a música ou um trecho específico.
Sobre identificar a mesma nota em oitavas diferentes, é a mesma coisa, pra quem tem o ouvido absoluto, um dó é um dó, não importa a altura. E mesmo pra quem tem um ouvido treinado, não necessariamente absoluto, oitavas soam muitíssimo similares e é inclusive um dos primeiros intervalos que se estuda na pratica de percepção musical junto com a quinta justa.
Onde encontrar o livro de percepção q vc falou professor
oq vc treina eh o ouvido relativo, o absoluto so se aprende na faixas de 1 a 4 anos de idade e se desenvolve com a vida e pode ate perde la pra adolescência se a criança nunca treina.
Vale lembrar que toda vez que um musico pratica seu instrumento , sempre está aperfeiçoando seu Ouvido Relativo !! Claro que de uma forma mais "abrangente"
Cara, eu sou um m*$@. Se tem pessoas que fazem isso. :). Ótimo vídeo vinheteiro.
Praticamente um Instinto Superior do Goku! kkkk
Yuri Pires Haha, perfeito!!
Kkkkkk os cara é foda
Vou juntar recursos para fazer o seu curso
A língua chinesa (o cantonês, por exemplo) é basicamente mono-silábica. Dessa maneira, os chineses precisam variar muito mais a intonação de cada sílaba que qualquer outro povo que fala outra língua. Por isso, dizem que todo chinês tem ouvido absoluto.
Alguem poderia me tirar uma duvida, vejo um canal no yt chamado Marcus Veltri, ele consegue improvisar com acordes, as pessoas pedem uma musica, e ele acerta o acorde e as notas somente com o improviso, alguem poderia me dizer como ele acerta os acordes?
Vida Longa!