QUESTÃO DE VOLUME: Outra função importantíssima do maestro é coordenar os volumes principalmente quando a orquestra é muito grande, o que não acontece numa orquestra de câmara que não tem nem dez instrumentistas. Por exemplo: numa enorme orquestra a equipe do primeiro violino não ouve se seu grupo está abafando ou tocando mais baixo do que o grupo das flautas ou oboés, que são outros instrumentistas solos e que em algumas situações estão fisicamente distantes dos primeiros violinistas. Do seu lugar central, o Maestro ouve todo o conjunto e pode ordenar o aumento ou diminuição do volume dos vários grupos de instrumentos. Isso muitas vezes nem é questão de partitura, mas de gosto pessoal do maestro, que com suas decisões quanto a volumes, estabelece estilos de execução de uma peça musical diferente do que outro maestro pensa. Neste caso um maestro vira uma espécie de músico mesmo sem estar tocando nenhum instrumento. Ele pode dar mais levezas aos oboés, pode dar destaque aos graves das tubas, pode pedir que os pratos sejam mais silenciosos, etc. Sem um maestro comandando os volumes, se todos os músicos tocarem como quiserem, será como aqueles pianos de rolos antigos, que tocam todas as teclas com a mesma força, e não existe expressão nenhuma. São sons lineares e sem nuances, algo seco e sem alma. Numa orquestra de câmara nem tem maestro por esta razão pois cada um sabe seu papel e cada um ouve o volume do colega, apesar de existir sim um coordenador pra dar partida ou paradas, mas não muito mais do que isso pois tudo já foi previamente decidido nos treinos. Já numa enorme orquestra isso é praticamente impossível. A acústica do local, a existência de muita ou pouca gente no auditório, se no dia terá algum imprevisto sonoro na hora da execução da peça. Tudo isso influencia e o maestro é quem agiliza os volumes.
Resumindo: maestro = técnico do time. Organiza, define quem vai fazer o que e quando, combina passagens, treina, e etc. Na hora da apresentação, assim como na hora do jogo, a função mesmo é só dar pulso para tudo aquilo que foi trabalhado antes.
@@you-cf7df Ok, acho que há algo errado com a comunicação. O ponto é, não é só o que se gosta que é cultura, exemplo: Não gosto de tango, porém é cultura. Ele tem mais de 100 anos e, se depender dos argentinos, viverá por mais 200. O mesmo se dá a cultura judaica. Fiz-me claro?
@@Guiullay Claramente você esta confundindo cultura com tradição. Cultura é o conjunto de artes, pensamentos e comportamento de um povo, tradição sim é aquilo que passa de geração em geração. Agora, na música e em todas artes que alguns chamam de "clássica" há uma puta hipocrisia, esperam o artista morrer pra só depois começar a apreciá-lo justamente pra dar um ar de "tradicionalista".
Lord, você poderia falar sobre a musica medieval? Mais especificamente sobre a musica popular da época? Se o existia o uso de acordes, se eram só tríades, etc? Abraços.
Por conta desse tipo de pergunta o UA-cam hj já avisa " os assinantes do canal tal gostaram desse vídeo" ou "as pessoas que curtiram vídeo tal também se interessam por esse canal" assim chegam alguns vídeos pra gente de canais q não estamos inscritos e por vezes não nos interessa
o maestro também é muito importante em óperas e musicais. Ele é o único músico que fica de frente para o palco, e fica responsável por conduzir a música em sincronia com a peça que está sendo apresentada no palco, e dá as entradas no momento certo em que os atores começam a cantar
Gosto de comparar o regente ao técnico de futebol. Ele treina o time, e na hora do jogo só dá uma coordenada. Se o time tiver sido bem treinado, conseguirão jogar bem mesmo sem a presença do técnico.
Muito interessante. Sou músico e entendo o trabalho do maestro, até porque já fui um ao mesmo tempo que tocava. Mas era um grupo de seis músicos. Precisei estudar as partituras de todos os instrumentos. Imagina agora uma orquestra de 150 instrumentos. O maestro merece os créditos também.
Maestro avalia musicos, reposiciona-os por seu volume e timbre, identifica problemas de entonação e tempo. Muito maestro é o professor de tecnicas avançadas dos musicos que chegaram ali com pouca experiencia, especialmente porque tocar em conjunto é bem diferente de tocar sozinho ou junto com gravações. E em muitas orquestras, infantis, ou de locais afastados, o maestro seleciona instrumentos, age como curador do grupo, e do acervo. Muitos maestros tambem tem o trabalho de adequar uma certa obra às caracteristicas de sua orquestra, como por exemplo colocar a parte das violas para as trompas fazerem junto, se houver poucas cordas disponíveis. Por ultimo, o maestro é o representante, o ponto de contato, o juiz que resolve conflitos no grupo, entre outras coisas. 98% do trabalho é formação e ensaio.
PARABÉNS 👏 A CALMA COM QUÊ VC ABORDOU AO ASSUNTO, ME FAZ CRER SEJA VC UM MEMBRO EMÉRITO DESTA ACADEMY..... OBRIGADO MAESTRO....ANSIOSO POR BUSCAR MAIS CURIOSIDADES A RESPEITO DESTA FIGURA ÍMPAR QUE TRAZ NA MEMÓRIA O TEMPO E O "MOMENTO" DAQUELA OBRA; O COMPOSITOR ESTARÁ SEMPRE VIVO NA FIGURA DAQUELE MAESTRO ESTUDIOSO E QUE SE DEIXA "EMBRIAGAR" PELA OBRA. GRANDE ABRAÇO AQUI DO RS
Uma vez num concerto de música clássica vi um Maestro contar uma anedota: Um senhor foi a uma loja de nimais para comprar um papagaio. Havia lá três. Perguntou quanto custavam. Vendedor: Esses dois custam 1000 cada um. Cliente: 1000? Tão caro? Vendedor: Sim, mas eles cantam que se fartam. Cliente: E quanto custa o outro? Vendedor: 10000. Cliente: Fogo! 10000 porquê? Vendedor: Eu nunca o vi fazer nada, mas os outros dois chamam-lhe maestro!
Não sou um profundo conhecedor de música clássica, longe disso muito longe, mas eu recomendo uma vez na vida assistir um concerto é de arrepiar uma experiência fantástica...
Putz meu!!! Sou leigo em termos de música, gosto de ouvir e apreciar aquilo que faz bem aos meus ouvidos. Porém, nesta sua manifestação, me deixou claro o papel do maestro, coisa que sempre me deixou curioso... Grato pela informação e sucesso na sua empreitada!
eu jurava que maestro, era um profissional, que sabia tocar todas os instrumentos ali presentes, pois a maioria são idosos, dai eu achava por causada experiência, mas valeu Lord, por ensinar isso, estou adorando esse novo quadro de vídeos, mostrando história de instrumentos, compositores, e etc, uma pequena sugestão, faz sobre meu ídolo, Edvard Grieg
Quando eu estudava numa escola de música eles decidiram fazer em um natal um concerto com todos os alunos participando, no primeiro ensaio saiu um som horrível, ai o maestro começou a organizar e dar ordens pra gente e após alguns dias estava saindo uma música perfeita. No momento da apresentação ele já não era mais necessário, mas pra organizar a galera toda ele foi essencial.
Cara sou mto fã seu há mto tempo, você que pra mim é lucidamente doideira! Quem dera ter umas aulas de piano com vc, sou violonista do brejo mas queria aprender uns grooves escarlates no piano!!
Pro pessoal que quer entender um pouco do espírito, do papel do maestro, recomendo assistir a série Mozart in The Jungle, é divertida e excelente para quem gosta de música!
eu me lembro da aulas de música na escola, eu odiava, pois era flauta doce, voltando, nós aprendemos várias músicas, tocamos a música Ode a Alegria, ou 9a Sinfonia, o professor era o maestro, ele dava o inicio
O problema da geração de hoje, mesmo os que sejam a plateia para entender a importância do Maestro e do Regente que são figuras diferentes mas que tenham propósitos semelhantes, é o fato de que hoje as formações musicais são minimalistas. A população acostumou-se com a banda de rock, pop rock e seus derivados. Até hoje no rock por exemplo quem dá a entrada das músicas é o bateristas com a batidas iniciais em baquetas cruzadas e etc. Mas no assunto orquestra geralmente são 60 para cima o número de músicos e nem tudo está na partitura existem sinais gráficos que rmindicam a interação de quem toca com quem está dirigindo.
Caro professor. O que o Sr disse quanto á dinâmica, refinamento, etc. está correto. Mas quanto ao maestro abandonar a orquestra só é possível se estiver tocando num andamento constante, como num sambão ou como num minueto. Entretanto, na opera, onde os cantores adiantam e atrasam o andamento á vontade, fica difícil acompanhá-los sem a atuação do maestro, que dã o feed-back aos músicos em função do gosto do cantor, ou de um solista de concerto. Fui trompete da Orquestra Sinfônica de santos.
Um espada famoso hj é o André Rieu q é violonista e maestro ao msm tempo. Nas apresentações ele se vira, se empolga, vai de um lado pro outro do palco e rege a orquestra dele ao msm tempo q toca confirmando tudo o q o Lord disse no vídeo. Meu pai gostava muito de música clássica e adoraria o seu canal. Abraço
Tu és uma figura (no mais elogioso sentido da palavra). Te vi no The Noite e desde então estou assistindo sistematicamente todos os teus vídeos. Você é sensacional! Parabéns!
Lord, você poderia fazer um vídeo falando do estilo mariachi usada em músicas sertanejas antigas como as da dupla João mineiro e marciano milionário e José rico e trio parada dura.
Obrigado. Sempre tive essa dúvida. Eu já assisti uma orquestra, pequena de alunos de uma ong. Embora eles tivessem treinado bastante, dava pra ver a importancia do maestro.
A principal importância do maestro é antes do concerto , com os ensaios , arranjos , harmonia , etc . E são tantos ensaios , preparações e conSertos , que na hora do conCerto , ele só vai para fazer jus a sua importância perante o público .
Explicação perfeita. Só faltou detalhes da adaptação do arco de violino para a batuta de regência, mas, acredito que esteja na disciplina do curso do Lordão. Parabéns sinceros pelo vídeo!
Você é mais que ótimo!!! Realmente eu não entendo de música, mas dói meus ouvidos uns ‘clássicos’ da atualidade e meu marido fala que sou chata e quem sou eu para falar contra esses ‘clássico’ thanks lord, eu encontrei alguém que pensa como eu!!
Achava que maestro era um professor, o cara que organizou tudo. Imaginava que maestro fosse um cara que soubesse tocar a maioria dos instrumentos que estariam sendo tocados na orquestra e que assim ensaiasse todos e no momento do "show" ele comandasse tudo do alto, observando seus alunos.
.A parte de todos os grandes maestros do mundo, gosto muito de Y. Kolobov, maestro russo que nas apresentações usava suas mãos com um movimento ondulatório como um bailarina oriental...
Em orquestras que são grandes, deve ser muito necessário ao meu ver. Deve ter pessoal nos cantos ou longe da fonte sonora que estiver no momento, q não ouve muito bem e poderia se perder nas entradas
Maestro é muito importante, ele além de facilitar a vida dos músicos, gera uma melhor qualidade, porque o músico não vai precisar se preocupar com tantas coisas graças ao Maestro, numa orquestra grande fica difícil um músico ter noção se sua música ta abafando outro músico ou não, e o Maestro ta la para isso, para tudo sair no tom perfeito, resumindo é como se o Maestro é como um programa de edição, quando você faz um vídeo tem que colocar os sons 100% no tempo correto, e no volume mais agradável possível, quando você edita um vídeo você tem que ficar assistindo para saber como ta sendo, a mesma coisa o Maestro, ele fica a frente ouvindo a música como chega no público ouvinte, e caso necessário faz as correções, ótimo vídeo, o Maestro é bem mais importante e complexo do que algumas pessoas pensam.
Lord, Um dos maiores músicos do brasil na minha opinião, se não for o maior. Conheci seu trabalho há alguns anos atrás muito talentoso, descobri varias musicas clássicas que são verdadeiras obras de arte. MUITO OBRIGADO LORD. Espero um dia pode lo conhecer pessoalmente Abraço.. Curitiba-pr
QUESTÃO DE VOLUME: Outra função importantíssima do maestro é coordenar os volumes principalmente quando a orquestra é muito grande, o que não acontece numa orquestra de câmara que não tem nem dez instrumentistas. Por exemplo: numa enorme orquestra a equipe do primeiro violino não ouve se seu grupo está abafando ou tocando mais baixo do que o grupo das flautas ou oboés, que são outros instrumentistas solos e que em algumas situações estão fisicamente distantes dos primeiros violinistas. Do seu lugar central, o Maestro ouve todo o conjunto e pode ordenar o aumento ou diminuição do volume dos vários grupos de instrumentos. Isso muitas vezes nem é questão de partitura, mas de gosto pessoal do maestro, que com suas decisões quanto a volumes, estabelece estilos de execução de uma peça musical diferente do que outro maestro pensa. Neste caso um maestro vira uma espécie de músico mesmo sem estar tocando nenhum instrumento. Ele pode dar mais levezas aos oboés, pode dar destaque aos graves das tubas, pode pedir que os pratos sejam mais silenciosos, etc. Sem um maestro comandando os volumes, se todos os músicos tocarem como quiserem, será como aqueles pianos de rolos antigos, que tocam todas as teclas com a mesma força, e não existe expressão nenhuma. São sons lineares e sem nuances, algo seco e sem alma. Numa orquestra de câmara nem tem maestro por esta razão pois cada um sabe seu papel e cada um ouve o volume do colega, apesar de existir sim um coordenador pra dar partida ou paradas, mas não muito mais do que isso pois tudo já foi previamente decidido nos treinos. Já numa enorme orquestra isso é praticamente impossível. A acústica do local, a existência de muita ou pouca gente no auditório, se no dia terá algum imprevisto sonoro na hora da execução da peça. Tudo isso influencia e o maestro é quem agiliza os volumes.
Tachibana SHS FAN Brasil perfeito
Legal. =DDD
Muito boa explicação!
Excelente explicação, é isso mesmo!
Exatamente, controla a dinâmica.
Resumindo: maestro = técnico do time.
Organiza, define quem vai fazer o que e quando, combina passagens, treina, e etc. Na hora da apresentação, assim como na hora do jogo, a função mesmo é só dar pulso para tudo aquilo que foi trabalhado antes.
Perfeito, Diego!
Bela metáfora.😊
@@Morningstar-fq1emAnalogia*
@@renanrenanrenanrenanrenan a sim. Kkkk
@@Morningstar-fq1em 😂👍🏻👍🏻
Obrigado por trazer um pouco mais de cultura pro Brasil!
Só é cultura oque você gosta?
@@you-cf7df Não, só é cultura o que é transcendente 😉
@@Guiullay Ou seja, só é cultura oque você gosta ;)
@@you-cf7df Ok, acho que há algo errado com a comunicação.
O ponto é, não é só o que se gosta que é cultura, exemplo: Não gosto de tango, porém é cultura. Ele tem mais de 100 anos e, se depender dos argentinos, viverá por mais 200.
O mesmo se dá a cultura judaica.
Fiz-me claro?
@@Guiullay Claramente você esta confundindo cultura com tradição. Cultura é o conjunto de artes, pensamentos e comportamento de um povo, tradição sim é aquilo que passa de geração em geração.
Agora, na música e em todas artes que alguns chamam de "clássica" há uma puta hipocrisia, esperam o artista morrer pra só depois começar a apreciá-lo justamente pra dar um ar de "tradicionalista".
Lord, você poderia falar sobre a musica medieval? Mais especificamente sobre a musica popular da época? Se o existia o uso de acordes, se eram só tríades, etc? Abraços.
Também acho muito interessante.
Excelente!! Junto-me ao pedido!
Acho mt interessante tbm!
Up
Up
Porque esse vídeo está nos meus recomendados?
O bom é que agora eu sei pra que que serve o Maestro
kkkkkkj
Já me apareceu "top 5 baleias explodindo" no recomendados
Por conta desse tipo de pergunta o UA-cam hj já avisa " os assinantes do canal tal gostaram desse vídeo" ou "as pessoas que curtiram vídeo tal também se interessam por esse canal" assim chegam alguns vídeos pra gente de canais q não estamos inscritos e por vezes não nos interessa
@@CAIODAVIOFC hahahahah
kkkkkkkkkkkkk
Pq o google sabia que vc tinha essa dúvida hahahahahahahaha
O vinheteiro parece um cara legal pra um papo informal.
@@oscaidos os podcasts com ele são os melhores
o maestro também é muito importante em óperas e musicais. Ele é o único músico que fica de frente para o palco, e fica responsável por conduzir a música em sincronia com a peça que está sendo apresentada no palco, e dá as entradas no momento certo em que os atores começam a cantar
Gosto de comparar o regente ao técnico de futebol. Ele treina o time, e na hora do jogo só dá uma coordenada. Se o time tiver sido bem treinado, conseguirão jogar bem mesmo sem a presença do técnico.
Sim. É isso mesmo.
Caramba velho. Perfeita comparação
vi o video e não tinha feito muito sentido pra mim. sua comparação foi perfeita pro meu entendimento. vlw
Minha irmã é primeira Maestrina aqui do estado de Pernambuco. É um trabalho muito bonito de ver. Muito top esse explicação.
Esse gesto de iniciação para a entrada das músicas que o Lord encenou o arrastou 5 casas para a posição de jóquei de jiboia. Arrasou!
Muito interessante. Sou músico e entendo o trabalho do maestro, até porque já fui um ao mesmo tempo que tocava. Mas era um grupo de seis músicos. Precisei estudar as partituras de todos os instrumentos. Imagina agora uma orquestra de 150 instrumentos. O maestro merece os créditos também.
Maestro avalia musicos, reposiciona-os por seu volume e timbre, identifica problemas de entonação e tempo. Muito maestro é o professor de tecnicas avançadas dos musicos que chegaram ali com pouca experiencia, especialmente porque tocar em conjunto é bem diferente de tocar sozinho ou junto com gravações. E em muitas orquestras, infantis, ou de locais afastados, o maestro seleciona instrumentos, age como curador do grupo, e do acervo. Muitos maestros tambem tem o trabalho de adequar uma certa obra às caracteristicas de sua orquestra, como por exemplo colocar a parte das violas para as trompas fazerem junto, se houver poucas cordas disponíveis. Por ultimo, o maestro é o representante, o ponto de contato, o juiz que resolve conflitos no grupo, entre outras coisas. 98% do trabalho é formação e ensaio.
O maestro é como um técnico de futebol. Ele treina os jogadores e na hora do jogo está lá para acompanhar e guiar.
Pois é. Se na hora de um jogo o técnico fosse embora, o jogo continuaria.
eu discordo
Maravilhoso comentário! Obrigado por trazer Cultura a um país que tanto precisa dela!
PARABÉNS 👏 A CALMA COM QUÊ VC ABORDOU AO ASSUNTO, ME FAZ CRER SEJA VC UM MEMBRO EMÉRITO DESTA ACADEMY..... OBRIGADO MAESTRO....ANSIOSO POR BUSCAR MAIS CURIOSIDADES A RESPEITO DESTA FIGURA ÍMPAR QUE TRAZ NA MEMÓRIA O TEMPO E O "MOMENTO" DAQUELA OBRA; O COMPOSITOR ESTARÁ SEMPRE VIVO NA FIGURA DAQUELE MAESTRO ESTUDIOSO E QUE SE DEIXA "EMBRIAGAR" PELA OBRA. GRANDE ABRAÇO AQUI DO RS
Muito legal. A minha mãe me perguntou ontem, passei seu vídeo pra ela
Uma vez num concerto de música clássica vi um Maestro contar uma anedota:
Um senhor foi a uma loja de nimais para comprar um papagaio. Havia lá três. Perguntou quanto custavam.
Vendedor: Esses dois custam 1000 cada um.
Cliente: 1000? Tão caro?
Vendedor: Sim, mas eles cantam que se fartam.
Cliente: E quanto custa o outro?
Vendedor: 10000.
Cliente: Fogo! 10000 porquê?
Vendedor: Eu nunca o vi fazer nada, mas os outros dois chamam-lhe maestro!
Obrigada lord. Excelente explicação . sucesso meu querido 💖💖💖💖💟👄
Não sou um profundo conhecedor de música clássica, longe disso muito longe, mas eu recomendo uma vez na vida assistir um concerto é de arrepiar uma experiência fantástica...
2:18 Iti malia, que sorriso lindo 🥰
Putz meu!!!
Sou leigo em termos de música, gosto de ouvir e apreciar aquilo que faz bem aos meus ouvidos.
Porém, nesta sua manifestação, me deixou claro o papel do maestro, coisa que sempre me deixou curioso...
Grato pela informação e sucesso na sua empreitada!
eu jurava que maestro, era um profissional, que sabia tocar todas os instrumentos ali presentes, pois a maioria são idosos, dai eu achava por causada experiência, mas valeu Lord, por ensinar isso, estou adorando esse novo quadro de vídeos, mostrando história de instrumentos, compositores, e etc, uma pequena sugestão, faz sobre meu ídolo, Edvard Grieg
Quando eu estudava numa escola de música eles decidiram fazer em um natal um concerto com todos os alunos participando, no primeiro ensaio saiu um som horrível, ai o maestro começou a organizar e dar ordens pra gente e após alguns dias estava saindo uma música perfeita.
No momento da apresentação ele já não era mais necessário, mas pra organizar a galera toda ele foi essencial.
Cara sou mto fã seu há mto tempo, você que pra mim é lucidamente doideira! Quem dera ter umas aulas de piano com vc, sou violonista do brejo mas queria aprender uns grooves escarlates no piano!!
Saudade do lorde no pânico. Ilário
Lord. Muito obrigado por manter a cultura da música erudita. Seu trabalho é altamente relevante. Parabéns
quando der faz um video explicando os gestos do maestro
sempre quis saber o que significam
Up
Esse canal deveria ter no mínimo, uns 30 milhões de inscritos.
Boa noite amigo gratidão
Boa noite. Sou músico e vejo que é bem legal sua iniciativa para esclarecimentos variados sobre a Música. Menos prolixo ficaria melhor. Abraço!
eu já vi mesma musica interpretada por maestros diferentes a sonoridade da orquestra muda totalmente, sgundo a interpretação do maestro.
Parabéns Lord Vinheteiro pelo teu trabalho. De fato, é um prazer ouvir-te tocar piano e falar sobre os segredos do piano. Sou teu fã. Um abraço!
Pro pessoal que quer entender um pouco do espírito, do papel do maestro, recomendo assistir a série Mozart in The Jungle, é divertida e excelente para quem gosta de música!
Puxa vida... amo ver as micagens dos maestro, qto mais micagem mais gosto!
eu me lembro da aulas de música na escola, eu odiava, pois era flauta doce, voltando, nós aprendemos várias músicas, tocamos a música Ode a Alegria, ou 9a Sinfonia, o professor era o maestro, ele dava o inicio
Encantado.....suas aulas são cativantes.
O problema da geração de hoje, mesmo os que sejam a plateia para entender a importância do Maestro e do Regente que são figuras diferentes mas que tenham propósitos semelhantes, é o fato de que hoje as formações musicais são minimalistas. A população acostumou-se com a banda de rock, pop rock e seus derivados. Até hoje no rock por exemplo quem dá a entrada das músicas é o bateristas com a batidas iniciais em baquetas cruzadas e etc. Mas no assunto orquestra geralmente são 60 para cima o número de músicos e nem tudo está na partitura existem sinais gráficos que rmindicam a interação de quem toca com quem está dirigindo.
A sua explicação foi muito clara e me esclareceu plenamente sobre a função do maestro.
A maestria esta tambem na simplicidade das explicações como essa que tu estas falando...és um grande musico e maestro...obg
Me estaba preguntando lo mismo hace un par de semanas
Espero que tenha sanado suas dúvidas!
Lord Music Academy por supuesto vos sos el LORD MUSICA !!!!
Lord Music Academy podrías hacer videos tocando música de MUSE estaría muy bueno
Gracias
entende a nossa lingua?
@@CanaldeArquitetura sim, espanhol é bem parecido com português.
Minha música favorita -> Antonin Dvorak - Symphony no.9 E Minor 2nd movement (toca na alma muito comovente por isso amo ela)
Palmas para o gesto inicial. Mas que bravo!!! 2:12
Gostei muito. Sempre ficava me perguntando para que serve o Maestro.
Caro professor. O que o Sr disse quanto á dinâmica, refinamento, etc. está correto. Mas quanto ao maestro abandonar a orquestra só é possível se estiver tocando num andamento constante, como num sambão ou como num minueto. Entretanto, na opera, onde os cantores adiantam e atrasam o andamento á vontade, fica difícil acompanhá-los sem a atuação do maestro, que dã o feed-back aos músicos em função do gosto do cantor, ou de um solista de concerto. Fui trompete da Orquestra Sinfônica de santos.
Adoro o terceiro movimento da 9a. Sinfonia de Beethovem e o andamento varia de 13 a 18 minutos dependendo do Maestro, então o Maestro é importante.
O maestro é muito Importante.
Gracias por el video
Adoro seus videos. Mal e mal toco campainha e seu cantora de banheiro, mas estou curtindo um monte os vídeos.
Um espada famoso hj é o André Rieu q é violonista e maestro ao msm tempo.
Nas apresentações ele se vira, se empolga, vai de um lado pro outro do palco e rege a orquestra dele ao msm tempo q toca confirmando tudo o q o Lord disse no vídeo.
Meu pai gostava muito de música clássica e adoraria o seu canal. Abraço
Sempre quis saber👏👏👏👏👏👏👏
Muito boa explicacao, Obrigado 🥰🥰
mudou minha vida! obrigado
SEUS CANAIS SÃO EXCELENTES, ACOMPANHO VC A MUITO TEMPO. POR UM MOMENTO ACHEI QUE ERA OUTRA PESSOA NO SEU LUGAR.
Lord ! Gostaria. de ver um dueto seu e o Maestro e Pianista Arthur Moreira Lima
74 funkeiros acham que o maestro não serve pra nada, já que no funk não tem isso, e deram dislike.
Kkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Muito boa explicação! Parabéns pelo trabalho!
Muito esclarecedor...👍🏻
AMEI SEU GESTO INICIAL
Muito legal!!!! Muito interessante!!!! Parabens!!!!
Bravooooo👍👏👏👏👏👏👏👏
Tu és uma figura (no mais elogioso sentido da palavra). Te vi no The Noite e desde então estou assistindo sistematicamente todos os teus vídeos. Você é sensacional! Parabéns!
Muito boa boa sua explicação. Parabéns pelo canal.
Lord, você poderia fazer um vídeo falando do estilo mariachi usada em músicas sertanejas antigas como as da dupla João mineiro e marciano milionário e José rico e trio parada dura.
Obrigado. Sempre tive essa dúvida. Eu já assisti uma orquestra, pequena de alunos de uma ong. Embora eles tivessem treinado bastante, dava pra ver a importancia do maestro.
A principal importância do maestro é antes do concerto , com os ensaios , arranjos , harmonia , etc . E são tantos ensaios , preparações e conSertos , que na hora do conCerto , ele só vai para fazer jus a sua importância perante o público .
Explicação perfeita. Só faltou detalhes da adaptação do arco de violino para a batuta de regência, mas, acredito que esteja na disciplina do curso do Lordão. Parabéns sinceros pelo vídeo!
Você é mais que ótimo!!!
Realmente eu não entendo de música, mas dói meus ouvidos uns ‘clássicos’ da atualidade e meu marido fala que sou chata e quem sou eu para falar contra esses ‘clássico’ thanks lord, eu encontrei alguém que pensa como eu!!
muitoo bom... show...
Achava que maestro era um professor, o cara que organizou tudo. Imaginava que maestro fosse um cara que soubesse tocar a maioria dos instrumentos que estariam sendo tocados na orquestra e que assim ensaiasse todos e no momento do "show" ele comandasse tudo do alto, observando seus alunos.
Basicamente esse deve ser o senso comum.
Excelente boa explicação
.A parte de todos os grandes maestros do mundo, gosto muito de Y. Kolobov, maestro russo que nas apresentações usava suas mãos com um movimento ondulatório como um bailarina oriental...
Que bom saber sempre tive essa curiosidade,mas não encontrava alguém q pudesse me exiplcar a função do maestro numa orquestra
Muito legal, mesmo. rs
Acho o máximo esse negócio de maestro .
Fale um pouco tbm sobre a música de câmara e aquela interecao dos músicos olhando uns pra cara dos outros ... (detestava fazer isso)
Em orquestras que são grandes, deve ser muito necessário ao meu ver. Deve ter pessoal nos cantos ou longe da fonte sonora que estiver no momento, q não ouve muito bem e poderia se perder nas entradas
Excelente 👏👏
mais vídeos como este por favor! Não entendo nada técnico sobre música mas adorei ver esse conteúdo!
Fale sobre Furtwangler.
Maestro é muito importante, ele além de facilitar a vida dos músicos, gera uma melhor qualidade, porque o músico não vai precisar se preocupar com tantas coisas graças ao Maestro, numa orquestra grande fica difícil um músico ter noção se sua música ta abafando outro músico ou não, e o Maestro ta la para isso, para tudo sair no tom perfeito, resumindo é como se o Maestro é como um programa de edição, quando você faz um vídeo tem que colocar os sons 100% no tempo correto, e no volume mais agradável possível, quando você edita um vídeo você tem que ficar assistindo para saber como ta sendo, a mesma coisa o Maestro, ele fica a frente ouvindo a música como chega no público ouvinte, e caso necessário faz as correções, ótimo vídeo, o Maestro é bem mais importante e complexo do que algumas pessoas pensam.
Ótima explicação
Pior que eu tinha esta duvida . para que maestro se todos tocam de olho na partitura .
Perfeito ...
Maravilha, sempre tive curiosidade sobre isso. Pois pra mim a partitura ja resolveria tudo.
Informação de alta qualidade. Muito obrigado!
Agora sim entendi.
Parabéns por esse trabalho maravilhoso. Nunca será em vão cultuar a Arte !
top
Muito bom.
Excelente explicação do Lord
ouça uma sinfonia qualquer tocada por duas orquestras e mestros diferentes...quando perceberem a diferença entenderão um pouco da função do regente!
gostei explicou bem
Faz sentido...kkk. Obrigada.
legal, são dicas excelente para quem, como eu, não manja de música clássica.
O maestro é pra dar maestria....
Excelente explicação Lordão! Esclareceu minhas dúvidas. Parabéns!
Muito bacana e necessária essa explicação. Muito obrigado!
Lord, Um dos maiores músicos do brasil na minha opinião, se não for o maior. Conheci seu trabalho há alguns anos atrás muito talentoso, descobri varias musicas clássicas que são verdadeiras obras de arte. MUITO OBRIGADO LORD. Espero um dia pode lo conhecer pessoalmente Abraço.. Curitiba-pr
Obrigado mestre pelos esclarecimento.
Obrigadoo!!!