champolas não estão nem aí para quem toca instrumento, ainda mais clássico. Infelizmente um cara dedilhando violão na praia tem mais chance de ganhar champolas do que um cara tocando um piano.
@@felipec.wolfert3267 Até algumas décadas atrás tudo era feito de material natural. As cordas dos instrumentos eram feitas de tripas (ainda é comum em instrumentos high end). Até bola de bilhar era feita de marfim de elefante. Rastilhos e pestanas de violão eram feitos de marfim ou osso de boi, (hoje plástico é mais comum, mas até hoje se utiliza materiais naturais, até marfim de mamute é utilizado).
Eu afino meu próprio piano. Faço isso desde a década de 80, levei muito tempo para aprender, claro. Hoje, pra mim, a maior dificuldade não é casar as notas, mas sim, deixar as harmonicas todas parecidas, se entrelaçando a cada 1HZ mais ou menos, que é como eu gosto. Existe até um app do iphone que ajuda muito, mas ele deixa a afinação bem matemática, quadrada. E eu notei que cada pianista gosta da "alma" do som do seu piano de uma maneira, menos matemática, mais voltada pro caos.
cara, eu acho que esse valor ainda tá super barato. Outro dia vi um video sobre afinadores de piano, os caras chegam a tirar 15 pilas no mês. Praticamente ninguém faz isso, não tem conhecimento ou no mínimo não tem as chaves.
Comprei meu piano de cauda na loja de pianos que o senhor indicou. De fato, eles são maravilhosos. Meu piano é usado, quando eu o comprei ele tinha 15 anos, mas estava totalmente novo, teclas alinhadas, martelos sem nenhum desgaste... uma maravilha só. E claro, a loja fez questão de nos mostrar todo o piano, e mostrar toda a manutenção que fez, porque a própria loja faz questão de deixar seus pianos brilhando antes de vender (dentro do possível, claro). Muito bons mesmo. Infelizmente eu sou de floripa e fica muito contramão trazer um afinador de São Paulo, mas aqui há um afinador que cuida da maioria dos pianos em floripa e se eu não me engano é o único ou um dos únicos que trabalha com isso por aqui. Ele é excelente, faz a manutenção completa. Ajustou todas as teclas, deixa o piano tinindo. O nome dele é Leônidas.
Perdi o sono, são 2 da manhã, eu não entendo porra nenhuma de piano, nem sei o que to fazendo aqui kkkkk. Mas o Lord é gente boa, então deixo meu like.
I am a musician, and feel I am missing so many wonderful lessons by this very talented man because I only speak english. Please include translations; but I listen anyway! ❤
The description (descrição) includes a transcription. If you somehow manage to select the text (I have no idea how to do it - it appears UA-cam tries to make things harder than they should be), just copy and paste it to Google Translator and you’re done. Not perfect, but at least you’ll have an idea of what’s being said.
Trabalhei vários anos com o Sérgio Santiago, no Rio, afinando os pianos da ArtSom, no Leblon. Outro elemento complicador nesse trabalho é que a tração nas cordas agudas é maior que nas cordas graves. Portanto, é necessário compensar a "puxada" pra cima um pouco maior na região aguda. Se isso não for feito, ao final do trabalho, a região aguda do piano ficará abaixo do diapasão. É um equilíbrio dificil de se conseguir. Só com o tempo, a mão vai apurando.
Blz, Alexandre... Oitava (intervalo de um ciclo de notas, normalmente de Dó a Dó) Dó, ré, mi, fa, sol, lá, si e dó = uma oitava. Semitom= intervalos entre as notas: Dó para Ré (um tom). Dó para Dó sustenido (um semitom). Lá (440mhz)= frequencia padrão de afinação. Um abraço.
@@Ruanzinho667 ...tudo bem? É meio chato mesmo...rs Bem, em resumo, tomando por exemplo a escala musical de Dó, temos: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Posto isso, a exceção de Mi pra Fá, que já estão naturalmente separadas por um "semitom", as demais possuem entre elas notas que são chamadas de "semitons". Quanto a "oitava", são todas as notas (de Dó, Ré, Mi....até chegar na outra nota Dó, produzindo assim uma oitava) da escala mostrada como exemplo. É isso... abraço!
A questão da imprecisão é porque os intervalos de tom são 7 comas, e o coma é o menor intervalo de frequência perceptível pelo ouvido. Por isso os sustenidos e bemóis são diferentes.
Eu afino pianos e realmente é um serviço bem trabalhoso. Exige paciência, força e bom humor, porque sempre que você acha que terminou ,metade do negócio já esta um pouco fora e é necessário repassar todas as notas novamente. Sem contar quando o piano fica em uma sala com muita variação de temperatura... a afinação fica sempre variando.
Bom, só pra constar, eu afino meu próprio piano de cauda. Usei um tempo o tunelab mas depois adquiri o verituner que proporciona uma ótima afinação. Esses softwares já fazem a correção da inarmonicidade intrínseca da escala do piano de forma automática. Mas é um saco, na primeira vez demorei umas 4 horas pra afinar 😒 hoje já consigo afinar em cerca de duas horas. A afinação fica muito boa, melhor que muito afinador por aí, e ainda dá pra economizar uma grana. Mas o processo é tão entediante que às vezes dá vontade de pagar pra alguém afinar mesmo 😂
Sou violonista formado no conservatório. toco popular também. Estou achando bem legal seu canal, informações úteis embora eu não seja pianista, abre a mente. O violão é afinado pelo diapasão na nota lá e daí é só pear a nota la em cada corda e pronto. Para conferir melhor a afinação tocamos harmônicos simples ou oitavados, nosso ouvido percebe melhor que com o som da corda vibrando tangida normalmente. Bem, claro que não é caro como o piano, mas tem violão de todos os preços até o preço de um carro ou apartamento, quem sabe uma casa, feitos a mão e com valor histórico. Um jogo de cordas boas está por volta de R$ 180,00 ou mais, importadas.
Rapaz, eu toco muito pouco no teclado, mas fico muito fascinado com todo seu conhecimento e assisto seus vídeos por mais pura satisfação de ver alguém falar com tanta clareza, de algo que domine com muita excelência.
E não só isso que o Lord abordou. Além da questão da afinação das cordas (230 em um piano típico), o afinador ainda tem que saber fazer os devidos reparos mecânicos. Quem que toca piano e nunca viu, por exemplo, uma tecla presa, ou um martelo esbarrando na nota adjacente... Esse tipo de coisa é muito comum e requer a intervenção de um profissional afinador. E pra finalizar, uma curiosidade: a tensão exercida pelas cordas de um piano pode variar bastante conforme o modelo, mas em um piano de calda de concerto chega a quase 30 TONELADAS. Fonte: www.kenfoster.com/PianoTuning/Facts.html
@@Urutau42 as 3 primeiras cordas de nylon o som melhora com o passar do tempo. As 3 últimas q tem o revestimento em cobre acaba corroendo e fica muito ruim. Aço nem pensar q aguentaria seis meses :/
Boa noite, Lord. Eu gosto muito de música, mas não conheço uma nota sequer. Tenho CDs de música erudita, mas não entendo nada. Adoro Wolfgang Amadeus Mozart e outros grandes compositores, porém não entendo nada de música clássica erudita. Sou um mero admirador ignorante, mas feliz por permitir que a música faça parte da minha vida.
eu toquei violao durante anos e so tocava parabens pra voce, meus pais achavam o maximo, ate o dia que peguei o violao em um aniversario, falei que era violonista classico, e toquei parabens pra voce... kkkkkk foi muito divertido, rimos muito, e ate hoje essa tralha ta aqui do meu lado
4 роки тому+1
Estou afinando e ajeitando o piano da sogra. O que me está ajudando e muito e a Chave que comprei e veio junto os abafadores. E estou utilizando softwares dedicados ao piano. Eles ouvem as notas do piano e te dão uma margem de afinação para cada corda. É um trabalho absurdo que tem que ser músico também pois depende muito do ouvido e aferição junto ao software
Muito bom, o vídeo. Parabéns. Eu sabia que afinar um piano é difícil e precisa ter experiência e muito bom ouvido musical. Mas não sabia que era preciso "ajeitar" a afinação. ... detalhes que fazem a diferença. ....vc conseguiu o que queria com os "cinco pilas": um monte de comentários kkkkkkk Boa tática. Obrigado por postar.
Obrigado Lord vou compartilhar no meu Facebook só para ver se os amigos assistem e param de me perguntar porque eu mesmo não afino o meu piano !!!!!!!!!!!!!!!
Será que ele conseguiu? Pra quem não sabe, assistam ao programa do Danilo (The Noite) com o vinheteiro. Tem no UA-cam. Foi muito louco eles brigando pra tocar na sala São Paulo. Kkkk
Vivendo e aprendendo!!! Eu alem de tecladista, também sou violonista e guitarrista! E como vc sitou "o violão e o instrumento mais fácil de ser afinado. A guitarra também, mas dentro de 4 em 4 anos, os modelos Fender. Também precisa regular a Ponte. E para isso; usa-se a 5° e 12° casa para fazer a regulagem da ponte, usando um afinador ou diapasão eletrônico (recomendo de pregador). No afinador o som da 12° tem que ficar fazer o som padrão nas duas casas. Já com diapasão antes de iniciar a regulagem, temos que deixar o carrinho o mais próximo da fim da Ponte. E iniciar a regulagem deixando o diapasão Verde na 5° e 12° casa. Fora que depois de alguns anos de uso, é preciso mandar para um luthier concluir as regulagens, incluindo lubrificação de todo o corpo do instrumento. De cara é uma afinação igual a de um violão? Quando na verdade por detrás se esconde: Regulagem da Ponte, lubrificação, checagem do sistema de som, lubrificação das tarraxas e roletes e checagem do braço (porque dependendo da forma que é tocada, o mesmo empina) devido a tensão das cordas de aço. No violão a corda mais frágil e facil de arrebentar é a nota D (Ré); e na guitarra a mais frágil é a nota e (mizinha). Principalmente se estiver com a ponte desregulada. Porque desafina a todo instante; e devido a fazer tensão afinando o tempo todo as cordas. Principalmente a mizinha acaba se rompendo! Foi o que aconteceu com a guitarra de dois parceiros meus; eles não sabiam disso. E por isso a corda arrebentou de tanto afinar. Quando trocamos de guitarras, olhei a Ponte estava completamente desregulada. A minha era a única que estava regulada, mas a mizinha estava oxidada e por isso arrebentou, mesmo regulada. Oxidação é outra coisa que deve ser observada? Para não acontecer como a minha, arrebentou Mesmo estando com o melhor jogo de cordas e regulada. Até agora só conseguimos por a corda da minha, mas as outras duas ainda estão sem a mizinha. Por isso temporariamente eu e um dos nossos parceiros estamos fora de atividade. Eu estou ausente, porque o amplificador está precisando de alguns ajustes também. E lá é preciso ter um para cada guitarra. Por isso só estou emprestando a minha até comprarem, as cordas das outras guitarras. Mas guitarra também é preciso ter paciência e realmente querer, fazer a regulagem da Ponte. Mas mesmo assim é mais fácil do que um piano acústico. Eu já toquei um quando um PSR que eu tinha fechado curto. É parado de funcionar. Que foi o piano acústico, que abriram mas no minhas mãos como nos vídeos que fiz recentemente. Além de me ensinar a usar sensibilidade, nas teclas. Mesmo assim eu prefiro mais teclado eletrônico como esse 5200, que posso por dois tipos de senssibilidade ou nenhuma e adicionar efeitos e acompanhamentos automáticos programáveis. Esse meu canal é de vídeos de musicoterapia.
Gostei muito do video. Apenas um adendo. Sou violonista e consigo afinar o violão em 2 minutos se for para se divertir. Para trabalhar, não basta afinar em quartas. Devemos verificar de acordo com a temperatura do ambiente a ressonância da caixa. Por isso João Gilberto reclamava quando mexiam no ar condicionado. Eu verifico todas as harmônicas se estão funcionando e ressonando, verifico se as escalas maior, menor, menor melódica, menor harmônica, bachiana, se os saltos estão em consonância com as oitavas. Porque as vezes se afina em quartas e a escala depois da oitava casa fica semitonando. Isso se deve pela variação da temperatura ambiente em cima da madeira. Meu jogo de cordas preferido é o Elixir que eu consigo por R$ 90,00 e como sou praticante assíduo preciso trocar com mais frequência do que a maioria. Geralmente a afinação do meu violão leva de 30 a 40 minutos. Uso como propósito para fazer o aquecimento dos músculos e alongamento para evitar tendinite, LER e DORT.
Eu também afinava meu violão com referência em "A" (lá), para ficar ajustadinho com o padrão, dependendo do lugar onde eu estava. Pegando um telefone. O toque do telefone era-é em lá. Esse era o meu "diapasão" referencial de gambiarra.
Nossa agora eu entendi porque nunca consigo afinar meu violão com precisão! Incrível essa informação do video, acredito que poucos sabem disso e muitos nem se quer entenderam!
Tenho um amigo que é afinador de piano, ele se chama Marcos Amorim. O cara viaja o Brasil inteiro afinando pianos. Infelizmente eu perdi o número dele e nunca mais o vi. É um cara extraordinário.
Porque gostam de fugir da norma, mas não tem nenhum motivo específico. Talvez eles prefiram a sonoridade de diferentes padrões para a afinação, mas tecnicamente falando, não tem nenhuma diferença.
@@especuladorestoico8994 desculpe, não entendi se o "por favor" é ironia ou dúvida. Ser for dúvida: sim, é padrão. 440 vibrações por minuto foi convencionado como A, ou nota "lá". ... que é a "nota mãe". Porquê, como e quando foi estipulado? Não sei responder de imediato. ...o "super Google" pode ajudar nessa busca.
Acho que depende do tom, pois se você tem o piano e precisa muda-lo na apresentação, não poderá ter muita diferença, já que como você disse se apertar e folga as cordas poderá danifica-las..... Bem observado.... Tomara que ele responda nossa dúvida.....
Isso é só para grandes orquestras e feitas para grandes concertos... Não fariam um trabalho de tamanha precisão para algo de nível menor... Além da questão do menso tom da calibração ser compatível com o tom de vários concertos.
@@VeredictorÉ verdade que a movimentação do piano o desafina? Aqui no teatro que trabalho, ele só é retirado do case de proteção e empurrado com rodinhas proprias para o centro do palco. E vez ou outra ele é afinado.
Ótimo trabalho, Lord! Não aprendo piano, mas gosto de assistir às suas aulas. Seu trabalho de promoção da música clássica é um primor e certamente já deve ter instigado jovens a estudarem a música mais lapidada e sublime de todos os tempos. Deus queira que muito mais jovens trilhem por este caminho. Abraços de Rondônia.
Essa "ajustadinha" me lembrou dum violonista dizendo numa entrevista que o violão convencional é naturalmente desafinado em algumas casas. Acho que o nome do cara é Robert Schneider.
Isso é debatido até hoje pela comunidade pianista. Nenhuma das notas que ele mexeu ficou no tom. A que ficou mais próxima estava três tons abaixo do original.
Sou músico e toco a muitos anos, semana passada inventei de comprar um piano, toco instrumentos de corda e com esse piano eu já aprendi a afinar kk. Tá ali tinindo no quarto. O que impede de afinar é o medo ou sei, não sei se é dom. Mas eu consegui afinar meu piano .
Tem um vídeo do Adam Neely (em inglês, infelizmente acredito que não tem legenda em português) onde ele mostra todos os motivos do porque afinar em A=432hz é completamente irrelevante.
Parabéns pelo teu canal, grande professor e grande pianista. És dos brasileiros que melhor se expressa em português. Dás um tom dramático, mas que é uma mais-valia no teu estilo eloquente. Aqui aprende-se alguma coisa. E a Sala São Paulo já te contratou para um concerto? Um abraço de Lisboa.
3:22 "o violão é afinado em quartas". Aprendi que é em quintas. Se começarmos a verificar os intervalos da corda 6 e for descendo até a 1, realmente, dá um intervalo de quartas. Mas, se o contrário for feito, o intervalo é de quintas. Excetuando a corda 2, em ambos os casos.
Lord, o método de quartas t nao funciona bem. A mizona destoa da mizinha no fim, pela mesma razão que o piano: a exatidão física não soa agradável ao ouvido humano. Um afinador de piano cego, me disse pra afinar com acorde, e desde entao, aprendi a afinar o violao.
Sr. Lord. essa foi nos meu tempos de tocador de guitarra.. eu sempre tirei músicas de ouvido.. minha geração é a que aprendia tocar com disco na vitrola.. ( foi antes da geração youtube..rs ) e uma vez eu fui na loja Casa Beviláqua que ficava numa esquina da rua Direita no centro de São Paulo, e achei uma chave de afinar piano.. e afinei o piano.. demorei 2 dias.. de ouvido pela corda lá do violão.. deu certo .. mas chega uma hora que o ouvido cansa..estress .. e vc fica meio embasbacado sem saber o que ta ouvindo.. depois de um tempo o ouvido volta ao normal.. o Piano era um Kastner,, pegou cupim.. foi vendido.. 5 mil reais.. q pena.. e o afinador eu vendi tambem..80 reais.. no olx.. pois é.. coisas da vida..
Um dia inventei de afinar minha escaleta Yamaha 37 teclas, não me arrependi, mas cheguei perto disso. Eu tocava ela mas sempre sentia um leve incômodo. Fui afinar, Foi um dia inteiro de um minucioso trabalho , mais de 12 horas. Vc lixa a paleta na parte de cima e a nota fica aguda, lixa na parte de baixo, fica grave, e eu acho que tem esse negócio ai de problema de afinação n caber, não tomei outras notas como referência, eu coloquei um microfone condensador e utilizei o afinador de uma DAW ( software de mixagem, Logic no caso), mas ainda assim depois de umas 5 notas afinadas eu tinha que sair repassando tudo porque as notas ficavam levemente abaixo ou acima n sei por qual motivo. A escaleta ficou 100%, melhor que de fábrica.
@@orpheeu teclado é menor, as teclas são leves e geralmente não tem sensibilidade, mas tem mais variedades de vozes. O piano elétrico já simula o piano real mas tem poucas ou uma voz e poucos efeitos.
Eu conheci um afinador de piano, aqui em Salvador. O nome dele e Cláudio... Tocamos por um período na mesma banda. Ficava impressionado quando ela falava sobre afinação dos pianos. Ele ganhava tanto direito afinando os pianos, que abandonou a música em shows.
Pena que o lord não consegue levar o piano dele pra praia, e encantar as champolas igual o pessoal do violão.
Sem falar nos vídeos que ele fez com aquelas mulher hein? Heheheh
Do jeito q ele é maluco não duvido nada que em breve teremos um concerto de verão Hahahahahah
Levou-as pra casa lkkkkk
Ele não precisa disso! Já é um homão.....não há necessidade
champolas não estão nem aí para quem toca instrumento, ainda mais clássico. Infelizmente um cara dedilhando violão na praia tem mais chance de ganhar champolas do que um cara tocando um piano.
Quem que está aqui e não entende porra nenhuma de piano ?
Eu!!!!!
Tmj
gosto de ouvir ele falando
Achei que eu era o único.
simmmmm kkkkkk
Agradeço muito por ainda termos músicos como você e o Fábio aqui no Brasil!
Aguardo um dueto composto por ambos
@@GBikk_
Já tem... há anos
@@SJ-le9vc
Digita Fabio Lima e Lord Vinheteiro
Vdd
@@melquiades901
Já tem
Meu bisavô era afinador de pianos. Não sabia das peculiaridades do ofício. Obrigado pela explicação!
É verdade que as teclas são dentes ?
@@tonk675-bi8zk Eu sempre tive essa curiosidade, muito obrigado por responder
Então deu bisavô era muito bom porque são raros os afinadores de piano
@@felipec.wolfert3267
Até algumas décadas atrás tudo era feito de material natural. As cordas dos instrumentos eram feitas de tripas (ainda é comum em instrumentos high end).
Até bola de bilhar era feita de marfim de elefante. Rastilhos e pestanas de violão eram feitos de marfim ou osso de boi, (hoje plástico é mais comum, mas até hoje se utiliza materiais naturais, até marfim de mamute é utilizado).
O meu avô afinava e depois, continuava desafinado! Kkkkkkk
Eu afino meu próprio piano. Faço isso desde a década de 80, levei muito tempo para aprender, claro. Hoje, pra mim, a maior dificuldade não é casar as notas, mas sim, deixar as harmonicas todas parecidas, se entrelaçando a cada 1HZ mais ou menos, que é como eu gosto. Existe até um app do iphone que ajuda muito, mas ele deixa a afinação bem matemática, quadrada. E eu notei que cada pianista gosta da "alma" do som do seu piano de uma maneira, menos matemática, mais voltada pro caos.
Resumo do vídeo:
Um pianista n afina seu piano pq é DIFÍCIL P KARALHO
Eu não acho!!
Tenho certeza.rsrsrs.
Tentei afinar o piano da minha sobrinha, se não tiver ferramenta apropriada não afina não!!
Eita, resumiu bem!!
Lukas Julián Barreto Getar quatro anos e fala caravelas? Kkkkk o certo é cravelha
asudhuashduahsudas kkkkk morri
muito obrigado, nem precisei assistir o video
Se colocar na velocidade 1.25 X o Vinheteiro fala na velocidade normal! by
Jefferson Banks Miranda
Kkkkkkkkkk caralho 🤣
É o que eu faço sempre. Ele fala muito devagar, enche o saco KKKKKKKKKKKKKK
to rindo pra caralho disso kkkkkkkkkkk
E quando é o zoio vc tem q colocar em 0.75
Mágica
Pros curiosos!
Afinação de Piano: Entre 350 à 500 reais
Cordas: Entre 70 e 150 CADA corda.
C A R A L H O
tava pensando em mandar afinar meu piano pra aprender a tocar, agora eu acho q vou comprar um teclado msm lakakakakaka
cara, eu acho que esse valor ainda tá super barato. Outro dia vi um video sobre afinadores de piano, os caras chegam a tirar 15 pilas no mês. Praticamente ninguém faz isso, não tem conhecimento ou no mínimo não tem as chaves.
Comprei meu piano de cauda na loja de pianos que o senhor indicou. De fato, eles são maravilhosos. Meu piano é usado, quando eu o comprei ele tinha 15 anos, mas estava totalmente novo, teclas alinhadas, martelos sem nenhum desgaste... uma maravilha só. E claro, a loja fez questão de nos mostrar todo o piano, e mostrar toda a manutenção que fez, porque a própria loja faz questão de deixar seus pianos brilhando antes de vender (dentro do possível, claro). Muito bons mesmo.
Infelizmente eu sou de floripa e fica muito contramão trazer um afinador de São Paulo, mas aqui há um afinador que cuida da maioria dos pianos em floripa e se eu não me engano é o único ou um dos únicos que trabalha com isso por aqui. Ele é excelente, faz a manutenção completa. Ajustou todas as teclas, deixa o piano tinindo. O nome dele é Leônidas.
Quanto custa um instrumento desses na vertical em boa qualidade?
@@alanveiga7458 Um piano alemão vertical, custa em média 30mil
kkkikkk fala 300.
Caramba, a Catarina por aqui... salve Maria.
Não consegui afinar o violão no fim de semana "o violão tem de ser afinado na quarta" vou esperar mais 3 dias então.
Kkkkkkk
Kkkkkkkk
Adimito...
Um genio
Kkkkkk
O senhor é um fanfarrão.
O início desse vídeo parece telecurso 2000. Muito bom!
Perdi o sono, são 2 da manhã, eu não entendo porra nenhuma de piano, nem sei o que to fazendo aqui kkkkk. Mas o Lord é gente boa, então deixo meu like.
Kkkkkkk mn vc me descreveu 4 dias depois eu que nem toco piano mais curto o lorde por isso foi aki
Mas depois desse vídeo você já aprendeu um pouco mais sobre.
I am a musician, and feel I am missing so many wonderful lessons by this very talented man because I only speak english. Please include translations; but I listen anyway! ❤
lern porytiyutggese
The description (descrição) includes a transcription. If you somehow manage to select the text (I have no idea how to do it - it appears UA-cam tries to make things harder than they should be), just copy and paste it to Google Translator and you’re done. Not perfect, but at least you’ll have an idea of what’s being said.
@@WasickiG thank you!
Nem toco piano, mas o lord é tão bom falando q aprendi alguma coisa
Trabalhei vários anos com o Sérgio Santiago, no Rio, afinando os pianos da ArtSom, no Leblon. Outro elemento complicador nesse trabalho é que a tração nas cordas agudas é maior que nas cordas graves. Portanto, é necessário compensar a "puxada" pra cima um pouco maior na região aguda. Se isso não for feito, ao final do trabalho, a região aguda do piano ficará abaixo do diapasão. É um equilíbrio dificil de se conseguir. Só com o tempo, a mão vai apurando.
O diapasão ainda é usado em afinação de piano? Sou leigo no assunto, me desculpe.
Isso acontece qd afino meu violino, mas claro q da muito menos trabalho pq são só 4 cordas
@@MarceneiroHesiodico não sou do ramo, mas se usa sim.
Não tive a honra de conhecer o avô do Rafa! 😍😍 incrível a coincidência!!
Oitava, semitom, Lá.
Não entendi nada porque não sou músico e caí aqui de paraquedas.
Vou dar like só porque falou com confiança.
Blz, Alexandre...
Oitava (intervalo de um ciclo de notas, normalmente de Dó a Dó) Dó, ré, mi, fa, sol, lá, si e dó = uma oitava. Semitom= intervalos entre as notas: Dó para Ré (um tom). Dó para Dó sustenido (um semitom).
Lá (440mhz)= frequencia padrão de afinação. Um abraço.
@@rod_lima agr eu confundi mais ainda kkk
@@Ruanzinho667 ...tudo bem?
É meio chato mesmo...rs
Bem, em resumo, tomando por exemplo a escala musical de Dó, temos: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Posto isso, a exceção de Mi pra Fá, que já estão naturalmente separadas por um "semitom", as demais possuem entre elas notas que são chamadas de "semitons".
Quanto a "oitava", são todas as notas (de Dó, Ré, Mi....até chegar na outra nota Dó, produzindo assim uma oitava) da escala mostrada como exemplo. É isso... abraço!
A questão da imprecisão é porque os intervalos de tom são 7 comas, e o coma é o menor intervalo de frequência perceptível pelo ouvido. Por isso os sustenidos e bemóis são diferentes.
Mas não vai entender mesmo
Eu afino pianos e realmente é um serviço bem trabalhoso. Exige paciência, força e bom humor, porque sempre que você acha que terminou ,metade do negócio já esta um pouco fora e é necessário repassar todas as notas novamente. Sem contar quando o piano fica em uma sala com muita variação de temperatura... a afinação fica sempre variando.
E quanto custa pra afinar, só por curiosidade
Quanto custa?
.
Não respondeu quanto custa, então é mentira. Não afina nem cavaquinho.
@@moxxibethany pensei a mesma coisa
Bom, só pra constar, eu afino meu próprio piano de cauda. Usei um tempo o tunelab mas depois adquiri o verituner que proporciona uma ótima afinação. Esses softwares já fazem a correção da inarmonicidade intrínseca da escala do piano de forma automática. Mas é um saco, na primeira vez demorei umas 4 horas pra afinar 😒 hoje já consigo afinar em cerca de duas horas. A afinação fica muito boa, melhor que muito afinador por aí, e ainda dá pra economizar uma grana. Mas o processo é tão entediante que às vezes dá vontade de pagar pra alguém afinar mesmo 😂
Muito bom comentário amigo
@@riancg man vai tomar no rabo mano, deixa ele falar o que quiser.
Comentário bem interessante do Leonardo
Interessante mesmo. Mas 4h é dureza.
eu ligo e achei interessantissimo. queria saber o custo medio de uma afinaçao de piano
Sou violonista formado no conservatório. toco popular também. Estou achando bem legal seu canal, informações úteis embora eu não seja pianista, abre a mente. O violão é afinado pelo diapasão na nota lá e daí é só pear a nota la em cada corda e pronto. Para conferir melhor a afinação tocamos harmônicos simples ou oitavados, nosso ouvido percebe melhor que com o som da corda vibrando tangida normalmente. Bem, claro que não é caro como o piano, mas tem violão de todos os preços até o preço de um carro ou apartamento, quem sabe uma casa, feitos a mão e com valor histórico. Um jogo de cordas boas está por volta de R$ 180,00 ou mais, importadas.
Rapaz, eu toco muito pouco no teclado, mas fico muito fascinado com todo seu conhecimento e assisto seus vídeos por mais pura satisfação de ver alguém falar com tanta clareza, de algo que domine com muita excelência.
Eu comecei a tocar a flauta desde 1995 e em 2007 comecei a tocar de um jeito diferente mais perfundo o som e dá uma emoção estrondosamente pura.
3:05 poxa Vinheteiro, R$5,00 foi a mais em kkkk nem corda Rouxinol é tao barata assim.
Corda de violão de qualidade duvidosa no minimo 14 conto
As cordas que eu uso dá uns 30 conto 50 no máximo
@@davidbruno2720 As mais baratinhas aqui na minha cidade custam R$ 20,00, queria que tivesse de 15 kkkk
As minhas são de 40 a 60, Slk
As daqui da cidade é R$3,00
E não só isso que o Lord abordou. Além da questão da afinação das cordas (230 em um piano típico), o afinador ainda tem que saber fazer os devidos reparos mecânicos. Quem que toca piano e nunca viu, por exemplo, uma tecla presa, ou um martelo esbarrando na nota adjacente... Esse tipo de coisa é muito comum e requer a intervenção de um profissional afinador.
E pra finalizar, uma curiosidade: a tensão exercida pelas cordas de um piano pode variar bastante conforme o modelo, mas em um piano de calda de concerto chega a quase 30 TONELADAS.
Fonte: www.kenfoster.com/PianoTuning/Facts.html
Mesmo sabendo que não vou entender nada desses vídeos, eu assisto. Muito bom o vídeo! Parabéns!
Até agora só tinha ouvido ele tocando piano divinamente. Esse sotaque de paulistano raiz da zona leste me pegou de surpresa.
Ganhou umas afinadas grátis heim, Vinheta!!
Eu nem imaginava que seria tão complexo afinar um piano. Ótima explicação!!
Me passa essa fonte aí de 5,00 o jogo de cordas kkkk sou fã acompanho vários vídeos
Kkkk tbm to curioso
Kkkkkkkkkkkk quero saber também
Tava pensado isso também kkkk
Acho que ele não compra corda há muito tempo.
pago 50 conto na corda e ta longe de ser das melhores
Melhor canal de música clássica e instrumentos na minha opiniao
Boa noite! Sou pianista e estudei para afimar os meus pianos! Hoje faços os dois como profissão!
Eu paguei 30 reais num jogo de cordas de violão. Fui tapeado!
é essa a média de preço mesmo kkkkk n vai nessa de corda por 5 conto não
@@Urutau42 as 3 primeiras cordas de nylon o som melhora com o passar do tempo. As 3 últimas q tem o revestimento em cobre acaba corroendo e fica muito ruim. Aço nem pensar q aguentaria seis meses :/
@@Urutau42 toca uma música com as cordas de 2 anos, posta no UA-cam pra gente ver
Não foi não, ele que tá doidão
Sshhh!! Não diga "tapeado" senão eu penso que você levou um tapa! Não diga o signifigcado!!!
É por isso que eu prefiro o piano digital! E além de poder abaixar e aumentar o volume eu posso usar fones de ouvido quando precisar!
Boa noite, Lord. Eu gosto muito de música, mas não conheço uma nota sequer. Tenho CDs de música erudita, mas não entendo nada. Adoro Wolfgang Amadeus Mozart e outros grandes compositores, porém não entendo nada de música clássica erudita. Sou um mero admirador ignorante, mas feliz por permitir que a música faça parte da minha vida.
Eu amo guitarras e violões,amo o som e musicas,pricinpalmentes as clássicas mais nao sei tocar porra nenhuma,sera q isso e bormal ein?kk
@@dayanaaraujo3058 completamente normal...não precisa ser músico para ser apreciante da música
@@sir1.014 verdade,tenho fe que antes de meu fim de vida ainda vou aprender uns sons no violão
eu toquei violao durante anos e so tocava parabens pra voce, meus pais achavam o maximo, ate o dia que peguei o violao em um aniversario, falei que era violonista classico, e toquei parabens pra voce... kkkkkk
foi muito divertido, rimos muito, e ate hoje essa tralha ta aqui do meu lado
Estou afinando e ajeitando o piano da sogra. O que me está ajudando e muito e a Chave que comprei e veio junto os abafadores. E estou utilizando softwares dedicados ao piano. Eles ouvem as notas do piano e te dão uma margem de afinação para cada corda. É um trabalho absurdo que tem que ser músico também pois depende muito do ouvido e aferição junto ao software
Quem dera que o conjunto de cordas do violão fossem 5 reais!
Pse, uma boa passa dos 90
Ter pode até ter mas deve ser uma merda, tu coloca hoje amanhã ela já estoura kkk
@@thiagomoura_1993 deve ser linha de nilon de pesca
Pois é, mal sabe ele que é 10,00 XD
Aquelas olympia 24h custam 5
cada uma
e estoura depois de 24h
Até a afirmação é uma ARTE
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Quanto custa para um profissional fazer esse trabalho????
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Só assisto o vinheteiro na velocidade 1,25 parece que ele fala normalmente.
Mano ksks pqp kskks mano sério kskkss
Aaahhh caralho não tô acreditando kkkkkkkkkkkkkkkk
Mt obg
Caralho, kkkkkk que diferença
Velho! Fica perfeito
O gênio é um miserável
O Lord deveria ser rei do Brasil. Eu estudei com vc no PS! Estou mais que nunca atrás da champoula dourada para ter um filho e contar isso pra ele!
Tenho um piano em Búzios totalmente desafinado q foi me dado de presente. Será q da pra afinar? Não trouxe ele ainda pq a desafinacao é INCRIVEL.
Show Fabrício. Parabéns Pelo Talento!!!
Nem sabia que o nome dele era Fabrício. E depois ainda me chamam de o "melhor detetive do mundo".
Eita. O nome dele é Fabrício tbm 🤓
Muito bom, o vídeo. Parabéns.
Eu sabia que afinar um piano é difícil e precisa ter experiência e muito bom ouvido musical.
Mas não sabia que era preciso "ajeitar" a afinação.
... detalhes que fazem a diferença.
....vc conseguiu o que queria com os "cinco pilas": um monte de comentários kkkkkkk
Boa tática.
Obrigado por postar.
Pra isso temos o Pica-pau afinador de pianos (° ͜ʖ °)
Nao recomendo, o último ele quebrou o piano todo
Tava procurando esse comentário
Além de afinador, ele tocou rhapsody hungarian 2. Maluko é brabo
Ou o jerry fudendo com o tom
Muito engraçado cacaca idiota!!!
4:01 E por isso que os metais possuem as chaves que tu muda enquanto toca para manter a afinação conforme muda o registro tocado.
Obrigado Lord vou compartilhar no meu Facebook só para ver se os amigos assistem e param de me perguntar porque eu mesmo não afino o meu piano !!!!!!!!!!!!!!!
Resumindo: Antes do conCerto tem o conSerto........
Kkkkkkkkkkk boa
Boa!
Sala São Paulo Lord? conseguiu tocar lá então? finalmente
Véio do the noite ?
Kkkkkk mano eu tmb vi esse vídeo do the noite, mas faz mt tempo
@@rafaeld_65 ele conseguiu tocar na sala são Paulo?¿
Tbm quero saber
Será que ele conseguiu? Pra quem não sabe, assistam ao programa do Danilo (The Noite) com o vinheteiro. Tem no UA-cam. Foi muito louco eles brigando pra tocar na sala São Paulo. Kkkk
Mas provavelmente muitos afinadores tocam piano TB. Então eles seriam pianistas que afinam seus próprios pianos. ;)
Geralmente esse pessoal é como luthier, tiram algumas notas, mas tocar mesmo, não tocam.
PIANISTA. Nem todo mundo que toca piano é um pianista .
@@Felipexz9998 nem todo pianista toca piano
Com essas características só conheço o Pica-Pau!
@@williamalves8411 kkkkkkk
Para simplificar: basta afinar cada semitom multiplicado na frequência de 12√2 da nota anterior. Espero ter ajudado.
Se vocês raciocinarem com profundidade a lição dada pelo professor, verão que é um lição de vida. 👍💐😊
Toco violão mas nunca coloquei as mãos em um piano, mesmo assim achei muito interessante o vídeo...parabens.
Yo no hablo portugués pero entendí bastante. Muchas gracias por la explicación =)
Esse jeito de falar é tão elegante
Vivendo e aprendendo!!!
Eu alem de tecladista, também sou violonista e guitarrista! E como vc sitou "o violão e o instrumento mais fácil de ser afinado. A guitarra também, mas dentro de 4 em 4 anos, os modelos Fender. Também precisa regular a Ponte.
E para isso; usa-se a 5° e 12° casa para fazer a regulagem da ponte, usando um afinador ou diapasão eletrônico (recomendo de pregador).
No afinador o som da 12° tem que ficar fazer o som padrão nas duas casas. Já com diapasão antes de iniciar a regulagem, temos que deixar o carrinho o mais próximo da fim da Ponte. E iniciar a regulagem deixando o diapasão Verde na 5° e 12° casa.
Fora que depois de alguns anos de uso, é preciso mandar para um luthier concluir as regulagens, incluindo lubrificação de todo o corpo do instrumento.
De cara é uma afinação igual a de um violão? Quando na verdade por detrás se esconde: Regulagem da Ponte, lubrificação, checagem do sistema de som, lubrificação das tarraxas e roletes e checagem do braço (porque dependendo da forma que é tocada, o mesmo empina) devido a tensão das cordas de aço.
No violão a corda mais frágil e facil de arrebentar é a nota D (Ré); e na guitarra a mais frágil é a nota e (mizinha). Principalmente se estiver com a ponte desregulada. Porque desafina a todo instante; e devido a fazer tensão afinando o tempo todo as cordas. Principalmente a mizinha acaba se rompendo!
Foi o que aconteceu com a guitarra de dois parceiros meus; eles não sabiam disso. E por isso a corda arrebentou de tanto afinar. Quando trocamos de guitarras, olhei a Ponte estava completamente desregulada. A minha era a única que estava regulada, mas a mizinha estava oxidada e por isso arrebentou, mesmo regulada.
Oxidação é outra coisa que deve ser observada? Para não acontecer como a minha, arrebentou Mesmo estando com o melhor jogo de cordas e regulada.
Até agora só conseguimos por a corda da minha, mas as outras duas ainda estão sem a mizinha. Por isso temporariamente eu e um dos nossos parceiros estamos fora de atividade. Eu estou ausente, porque o amplificador está precisando de alguns ajustes também. E lá é preciso ter um para cada guitarra.
Por isso só estou emprestando a minha até comprarem, as cordas das outras guitarras.
Mas guitarra também é preciso ter paciência e realmente querer, fazer a regulagem da Ponte.
Mas mesmo assim é mais fácil do que um piano acústico.
Eu já toquei um quando um PSR que eu tinha fechado curto. É parado de funcionar. Que foi o piano acústico, que abriram mas no minhas mãos como nos vídeos que fiz recentemente. Além de me ensinar a usar sensibilidade, nas teclas.
Mesmo assim eu prefiro mais teclado eletrônico como esse 5200, que posso por dois tipos de senssibilidade ou nenhuma e adicionar efeitos e acompanhamentos automáticos programáveis.
Esse meu canal é de vídeos de musicoterapia.
Gostei muito do video.
Apenas um adendo.
Sou violonista e consigo afinar o violão em 2 minutos se for para se divertir.
Para trabalhar, não basta afinar em quartas. Devemos verificar de acordo com a temperatura do ambiente a ressonância da caixa. Por isso João Gilberto reclamava quando mexiam no ar condicionado.
Eu verifico todas as harmônicas se estão funcionando e ressonando, verifico se as escalas maior, menor, menor melódica, menor harmônica, bachiana, se os saltos estão em consonância com as oitavas. Porque as vezes se afina em quartas e a escala depois da oitava casa fica semitonando. Isso se deve pela variação da temperatura ambiente em cima da madeira.
Meu jogo de cordas preferido é o Elixir que eu consigo por R$ 90,00 e como sou praticante assíduo preciso trocar com mais frequência do que a maioria.
Geralmente a afinação do meu violão leva de 30 a 40 minutos. Uso como propósito para fazer o aquecimento dos músculos e alongamento para evitar tendinite, LER e DORT.
👏🏻👏🏻👏🏻. Existe a possibilidade de você gravar com o Fábio Lima?
Admiro demais o trabalho de vocês!
03:07 cordas de violao minimamente decentes custam em torno de 40 reais, e as realmente boas como elixir sao 140 reais
Eu também afinava meu violão com referência em "A" (lá), para ficar ajustadinho com o padrão, dependendo do lugar onde eu estava. Pegando um telefone. O toque do telefone era-é em lá. Esse era o meu "diapasão" referencial de gambiarra.
pior que no Brasil o tom de discar é em 425Hz, ligeiramente abaixo dos 440Hz do Lá.
Nossa agora eu entendi porque nunca consigo afinar meu violão com precisão! Incrível essa informação do video, acredito que poucos sabem disso e muitos nem se quer entenderam!
Lord, um encordoamento bom hoje é mais de 100,00, os simples e de 12,00 pra cima. Parabéns pelo trabalho!
Tenho um amigo que é afinador de piano, ele se chama Marcos Amorim. O cara viaja o Brasil inteiro afinando pianos. Infelizmente eu perdi o número dele e nunca mais o vi. É um cara extraordinário.
Entao voce tinha um amigo kk
Porquê alguns compositores usam a frequência diferente de 440hz? Parabéns pelo vídeo.
Porque são frescos. Brincadeira é pra soar diferente deixando com um som mais vintage.
Porque gostam de fugir da norma, mas não tem nenhum motivo específico. Talvez eles prefiram a sonoridade de diferentes padrões para a afinação, mas tecnicamente falando, não tem nenhuma diferença.
Muitos gostam da afinação em 441. Dizem que dá mais "brilho".
Especialmente em obras mais alegres.
440 é afinação padrão? Por favor
@@especuladorestoico8994 desculpe, não entendi se o "por favor" é ironia ou dúvida.
Ser for dúvida: sim, é padrão.
440 vibrações por minuto foi convencionado como A, ou nota "lá".
... que é a "nota mãe".
Porquê, como e quando foi estipulado?
Não sei responder de imediato.
...o "super Google" pode ajudar nessa busca.
"(...) Leva ele na praia, toca para as champolinhas, ãh!"
"(...) Take it to the beach, play for the kittens, huh!"
Vinheteiro, LORD, 2019.
Lordão interessantíssimo!!!! Muito legal. Meu Violão Memplis AC 40 levo uns 10 minutos para afinar. E usando o afinador do celular cifras club!!!!!
Lord é um exemplo que o Brasileiro tem cultura sim.
Vantagem de ser trompetista que você é afinação do instrumento. HAHAHAHAHAHA
A afinação do trompete é na curva da frente. Mas o bico conta muito
Mas aí tem que ser especialista em botar a boca no instrumento...
@@sergiowinter5383 kkkkkk
O trompete não, tem afinação sim.
Já o trombone de vara é só no talento mesmo.
@@sergiowinter5383 caralhoo
Instrumentos do vinheteiro:
•tuba
•violino
•flauta
•trompete
•187272717627272718 pianos
187 trilhões kkk *LITERALMENTE*
@@zeroshadgames7856 mais do q isso
@@gustavootakuu7441 do número de pianos dahh
O cara é rico mesmo. Não tenho nem 1/10 de grana pra pagar um único piano
@@zeroshadgames7856 187 quatrilhões na vdd
Lord, mas afinar o piano para cada tipo de apresentação não danifica o piano e diminuem o tempo de vida da corda?
Acho que depende do tom, pois se você tem o piano e precisa muda-lo na apresentação, não poderá ter muita diferença, já que como você disse se apertar e folga as cordas poderá danifica-las..... Bem observado.... Tomara que ele responda nossa dúvida.....
Isso é só para grandes orquestras e feitas para grandes concertos... Não fariam um trabalho de tamanha precisão para algo de nível menor... Além da questão do menso tom da calibração ser compatível com o tom de vários concertos.
ele nao quis dizer que vai mudar o tom do piano como é no violao. ele quis dizer que o afinador afina com outra nota de referencia sem ser o A 440
@@VeredictorÉ verdade que a movimentação do piano o desafina? Aqui no teatro que trabalho, ele só é retirado do case de proteção e empurrado com rodinhas proprias para o centro do palco. E vez ou outra ele é afinado.
@@Veredictor Pq tu tem esse Verificado aí?
Excelente video, meu jovem! Um forte amplexo!
Ótimo trabalho, Lord! Não aprendo piano, mas gosto de assistir às suas aulas. Seu trabalho de promoção da música clássica é um primor e certamente já deve ter instigado jovens a estudarem a música mais lapidada e sublime de todos os tempos. Deus queira que muito mais jovens trilhem por este caminho.
Abraços de Rondônia.
Essa "ajustadinha" me lembrou dum violonista dizendo numa entrevista que o violão convencional é naturalmente desafinado em algumas casas.
Acho que o nome do cara é Robert Schneider.
E é verdade...
Resposta de 5 segundos: Porque é muito difícil e demorado. Então vale mais a pena contratar um profissional especializado pra afinar.
Freddie Mercury afinava sozinho, ele já afinou até no meio do show
Freddie era uma lenda
Ele afinava para meu avô
Ele fazia outras coisas tbm durante o show, que não se pode contar vantagem
Isso é debatido até hoje pela comunidade pianista. Nenhuma das notas que ele mexeu ficou no tom. A que ficou mais próxima estava três tons abaixo do original.
Ele afinava pra todo mundo!
Eu conheço um afinador de piano.
Marcelo do Rio de janeiro.
Maravilhoso
Sou músico e toco a muitos anos, semana passada inventei de comprar um piano, toco instrumentos de corda e com esse piano eu já aprendi a afinar kk. Tá ali tinindo no quarto. O que impede de afinar é o medo ou sei, não sei se é dom. Mas eu consegui afinar meu piano .
É por isso que vou comprar um piano digital....😉😉😉😉
Aí tem que afinar a caixa de som
@@thats_tiggas8558 kkkkk
@@thats_tiggas8558 mas tem que afinar o cabinho da caixa do som
Não é a mesma coisa
Muito nutella
Me diz o que você acha do A=432Hz, por favor!?
Tem um vídeo do Adam Neely (em inglês, infelizmente acredito que não tem legenda em português) onde ele mostra todos os motivos do porque afinar em A=432hz é completamente irrelevante.
Gosto do 415, mais na minha época sabe.
Norma ISO 16
@@CorredorDigital_ Gostaria de saber o que ele acha da tonalidade da afinação A=432Hz.
@@vitornathangoncalves2575 Vou dar uma olhada... Sou fluente em Inglês, não é problema.
Muitíssimo obrigado!
"Toca para as champolinhas..." kkkkkkkk
champolinhas e o melhor termo que aprendi nesse canal.
Parabéns pelo teu canal, grande professor e grande pianista. És dos brasileiros que melhor se expressa em português. Dás um tom dramático, mas que é uma mais-valia no teu estilo eloquente. Aqui aprende-se alguma coisa. E a Sala São Paulo já te contratou para um concerto? Um abraço de Lisboa.
Da próxima vez que for afinar o piano filma e mostra o processo
Tem no Manual do Mundo "como é feito um piano:
Lord vinheteiro e massa like aí guerreiro
Tudo é questão de prática e determinação ! Pianista pobre afina o próprio equipamento.
E onde ele arruma dinheiro pra comprar um piano??? Kkk
Vixi !!!!!!!!! Meu cérebro bugou, agora. Kkkkkk
Kkkkk 👍👍👍
Ele ganha o piano de alguém que quis doar...
@@danielapretodasilva950 bem pensado 👍👍👍
o verdadeiro mestre dos pianos, o afinador de pianos
Apesar de não saber nada sobre 🎹, sou fã do seu canal. Sei ler a partitura e toco sax tenor.
Lord, Vc ainda mantém a contagem das champolas que conquista ou já perdeu as contas?
"Toca para as champolinhas..." - queremos. :)
LÉSBICA
No próximo faz
Porque o afinista não apina o próprio afino
Rusbé
Vim aqui depois de 10 meses pra dizer que tu me fez rir mto
@@antoniojohann5703 obrigado cara geralmente as pessoas não entendem minhas piadas, me senti comovido
@@estevaocabral6169 kkkkk é nós✌
@@estevaocabral6169 Fui uma dessas pessoas, e estou deveras triste ._.)
3:22 "o violão é afinado em quartas". Aprendi que é em quintas. Se começarmos a verificar os intervalos da corda 6 e for descendo até a 1, realmente, dá um intervalo de quartas. Mas, se o contrário for feito, o intervalo é de quintas. Excetuando a corda 2, em ambos os casos.
Que elegância na explicação! Tamo junto Vinheteiro
Lord, o método de quartas t nao funciona bem. A mizona destoa da mizinha no fim, pela mesma razão que o piano: a exatidão física não soa agradável ao ouvido humano. Um afinador de piano cego, me disse pra afinar com acorde, e desde entao, aprendi a afinar o violao.
Muito tempo, "é mais de uma hora" kkkkkk eu achando que ia ser umas 6 horas
O cara tem que ter muito crânio pra dominar um negócio desse
Sr. Lord. essa foi nos meu tempos de tocador de guitarra.. eu sempre tirei músicas de ouvido.. minha geração é a que aprendia tocar com disco na vitrola.. ( foi antes da geração youtube..rs ) e uma vez eu fui na loja Casa Beviláqua que ficava numa esquina da rua Direita no centro de São Paulo, e achei uma chave de afinar piano.. e afinei o piano.. demorei 2 dias.. de ouvido pela corda lá do violão.. deu certo .. mas chega uma hora que o ouvido cansa..estress .. e vc fica meio embasbacado sem saber o que ta ouvindo.. depois de um tempo o ouvido volta ao normal.. o Piano era um Kastner,, pegou cupim.. foi vendido.. 5 mil reais.. q pena.. e o afinador eu vendi tambem..80 reais.. no olx.. pois é.. coisas da vida..
Um dia inventei de afinar minha escaleta Yamaha 37 teclas, não me arrependi, mas cheguei perto disso. Eu tocava ela mas sempre sentia um leve incômodo. Fui afinar, Foi um dia inteiro de um minucioso trabalho , mais de 12 horas. Vc lixa a paleta na parte de cima e a nota fica aguda, lixa na parte de baixo, fica grave, e eu acho que tem esse negócio ai de problema de afinação n caber, não tomei outras notas como referência, eu coloquei um microfone condensador e utilizei o afinador de uma DAW ( software de mixagem, Logic no caso), mas ainda assim depois de umas 5 notas afinadas eu tinha que sair repassando tudo porque as notas ficavam levemente abaixo ou acima n sei por qual motivo. A escaleta ficou 100%, melhor que de fábrica.
Kkk eu não sabia que vc fala português eu achei que era gringo
Mas vc toca de mais eu queria tocar igual a vc
Tu não vai precisar afinar o seu piano se ele for elétrico/digital kkkkk
piano assim n tem graça
Teclado
@@orpheeu tu não entendeu meu sarcasmo kkkkk
@@orpheeu piano elétrico e piano é diferente
@@orpheeu teclado é menor, as teclas são leves e geralmente não tem sensibilidade, mas tem mais variedades de vozes. O piano elétrico já simula o piano real mas tem poucas ou uma voz e poucos efeitos.
Um monte de informação interessante e relevante no vídeo, e a galera se focando em "corda de violão de 5 reais".
Tá foda esse UA-cam!!
Eu sou Programador, parei meu serviço e olha eu aqui lendo COMENTÁRIOS em um vídeo de PIANO!
Um monte de comentários interessantes, mas o pessoal só se apega ao comentário sobre o preço da corda do violão
Eu conheci um afinador de piano, aqui em Salvador. O nome dele e Cláudio... Tocamos por um período na mesma banda. Ficava impressionado quando ela falava sobre afinação dos pianos. Ele ganhava tanto direito afinando os pianos, que abandonou a música em shows.
nossa, mto legal essa info. eu sou guitarrista, mas admiro mto o piano. sabia q era complexo afinar, mas ñ desse jeito. valeu mesmo.