Canal do Estevam: www.youtube.com/@glossonauta 👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria Use o cupom ESTRANHA12 ou GLOSSONAUTA12 para 12% de desconto.
Assistindo tudo aqui e vibrando com as evidências linguísticas e históricas apresentadas. Graças a Jeová Deus há sobriedade para compreender as fontes disponíveis: textos e manuscritos , e não radicalismos místicos que desconsideram os artefatos. Agradeço e parabenizo o trabalho de vocês!
Adaptações em vários idiomas por falta de equivalência ou em desrespeito a verdade ? . É verdade que não existe nenhum caracteres em letras portuguesas no Hebraico moderno . mas em pronuncia sim . menos a pronuncia do [ J ] . Mas os mestres do engano , mestres em ocultismo em escritas, relutam em afirmar a mentira e negar a verdade . eles não entram nem deixam os outros entrarem . guias cegos .
É verdade. Num vídeo de 5 minutos, alguém consegue soltar um monte de informações falsas sobre um assunto e convencer muita gente. Depois, pra desfazer o estrago, é necessário falar sobre isso por uma hora, mostrando o funcionamento de cada detalhe, a sua origem, etc. O problema é que as pessoas que caem nessas conspirações sabem tão pouco sobre o assunto, que nem sequer conseguem entender por que estão erradas. Ou seja, sabem um pouquinho do assunto, o suficiente pra construir uma conspiração em cima dele, mas não sabem o suficiente pra entender realmente do que estão falando. É muito difícil lidar com uma pessoa que já está com a desinformação arraigada, porque ela se apega à conspiração e fica com raiva quando alguém tenta mostrar a realidade. É só dar uma olhada em alguns comentários aqui pra ver isso, infelizmente. Abraço!
@@bandeclay. O que foi mencionado no vídeo, especificamente, é comum entre alguns pequenos grupos neopentecostais. São poucos, mas costumam ser bem insistentes e incômodos. De qualquer forma, elementos "estranhos" introduzidos na teologia não são uma exclusividade desses pequenos grupos neopentecostais, também há grupos católicos, entre outros cristãos, que podem estar sujeitos a acatar e defender ideias "estranhas". Claro que o tipo de coisas pode variar entre diferentes grupos cristãos, mas todos os seres humanos estão sujeitos a erros quando são expostos a falsas informações e são convencidos por elas. Por isso, dizer que "a totalidade das burrices religiosas é coisa de protestante" é uma afirmação incorreta. Abraço!
Na minha sala de aula quando estava na escola uma vez chamei a Rainha Elizabeth I de Isabel e o professor de história falou que eu me confundi. Por respeito à ele preferi não falar que a gafe foi dele
Meu Deus, se essa não é maior colab de todos os tempos, não sei qual seria. Que honra poder desfrutar do conhecimento destes dois mestres JUNTOS. Obrigado por nos proporcionarem conteúdo de tamanha qualidade ❤
"Conspiração é baseada em uma coisa que você sabe mais ou menos mas não sabe o suficiente pra saber que não sabe!" ,....frase lapidar como o Henrique disse. Se não tivesse valido cada instante dessa conversa, valeria ter assistido tudo pra ouvi-la depois de 1h e 16 minutos .
@@l.g.a3072 ele é um ateu militante que tem na Internet, Antônio Miranda. Ele já é um baita conspiracionista em relação a Bíblia, mas até esse cara tem limites até em relação às doideras dele pra provar que Jesus não existiu.
Que doidera, sou estudande de letras viciado no canal do estevam e nos vídeos daqui, não esperava esse colab. MUITO BOM o conteúdo que trouxeram, tão de parabéns. Espero que tenham mais vídeos juntos.
Quando esse Estevam nasceu, a mãe dele ao invés de dar uma chupeta dava um livro pra ele parar de chorar....como pode um cara tão jovem ter tanto conhecimento??. Muito foda...
Eu acho que ele é autista (baseado em achismo mesmo - por exemplo, o fato de ele dizer que precisa fazer muito esforço pra ficar olhando pra câmera). Talvez linguística seja o hiperfoco dele.
Ele é curioso. Então estudar não se torna um fardo. Lógico que todos querem descansar. Só que o cara trabalha com o conhecimento. Ele lê todos, todos os dias. Isso acaba transformando a mente.
"Vou assistir só um pouquinho, depois continuo"... quando percebi já tinham ido uma hora. Já era inscrito dele e deu muito certo vocês juntos. Marquem uma live!
No meu canal, eu tenho um vídeo em que explico detalhadamente a origem comum de Guilherme e William e mostro como um mesmo nome terminou com duas formas tão diferentes em português e inglês. Acho que ele gostaria do vídeo haha
conheci o Estranha História praticamente no mesmo momento que conheci o glossonauta. Como é bom ver esses dois canais fazendo colab. Vocês tem conteúdos sensacionais! À espera das próximas!
"A letra J não existe..." me lembra da cena do Thor, com os Guardiões da Galáxia, dizendo que ele precisa ir para Nidavellir... Drax: Você inventou essa palavra. Thor: todas as palavras são inventadas. Fim.
@@glossonauta Estou apaixonado pelo seu canal, conte comigo para proliferar sua riqueza didática para o máximo de pessoas possíveis, o mundo precisa te conhecer.
Oi, Silvia! Em grande parte do Brasil, as vogais tônicas passam por um "alongamento" quando aparecem na última sílaba de palavras e estão seguidas de um som de "s" (escrito pela letra S ou pela letra Z). Esse alongamento termina gerando um som de "i" depois da vogal, formando um ditongo. Esse som de "i" aparece porque há um deslocamento da língua ao sair da vogal e se mover em direção ao som do "s". Durante esse deslocamento, a língua passa por um ponto intermediário, que, se for vocalizado, gera um som semelhante ao "i". Por causa disso, esse som de "i" terminou se formando em grande parte dos sotaques. Isso acontece não só em "Jesus", mas em qualquer palavra oxítona acabada com S ou Z: Jesus --> "Jesuis"; rapaz --> "rapáiz"; etc. Ficou claro? Abraço!
@@glossonauta acho interessante aprofundar um pouco quem questões anatômicas. Por exemplo, se você falar "Jesus" (sem o alongamento), você termina flexionando os lábios como se assobiasse, e "Jesuis" você termina sorrindo.
Só hoje eu tive tempo para assistir essa aula maravilhosa sem interrupção, simplesmente uma experiência fantástica como previ. A parceria perfeita! Em muitos momentos me lembrei do meu pai, um apaixonado por línguas, professor de Grego, Latin, Francês e Inglês. Dentista por profissão, professor de línguas por paixão. São publicações como esse vídeo que demonstram a preciosidade da invenção humana. O desenvolvimento tecnológico é para ser usado assim, não é mesmo? Para nos trazer conhecimento, cultura e civilidade, bem como compreensão de nossas limitações. Faço votos que a humanidade aprenda a usar melhor o que produz de melhor! Grata aos professores pela generosidade com que compartilharam seu conhecimento.
Eu acho engraçado que tem alguns canais que metem uns videos mt longos sobre uns assuntos para os quais eu nao dou a minima e depois de uma hora e pouco de video eu percebo o tempo que passei vendo o video sobre so pq o cara fala mt bem
Que aula maravilhosa!!! Não imaginava quanta riqueza existe no conhecimento linguistico. Ja rinha visto mapas sobre as raizes linguisticas mas nao entendia a profundiade do que ja foi descoberto. Ja sou super fa do Henrique e agora me inscrevi no canal do Estevão. Dois grandes mestres.
Admiro a paciência de vocês em pararem para responder a esses fanáticos. O problema deles não é com gramática, sintaxe, fonética ou fonologia. É um problema de misticismo. Eles acreditam que têm que pronunciar os nomes de forma mágica e que para funcionar têm que pronunciar de forma correta, como se Deus não soubesse quem está sendo invocado com um nome pronunciado de forma diferente. O irônico, como mostrado no vídeo, é que eles que enfatizam tanto a pronúncia original é que eles não sabem pronunciar os sons corretos.
Sou religioso e linguista. Acho que o que mais repele as pessoas da religião é o fanatismo sem embasamento. Só reforça a crença de que religiosos carecem de conhecimento.
O que mais me repele das religião é o fato de que os deuses não se manifestam, e os diferentes fiéis ficam digladiando para decidir qual é o deus verdadeiro.
Como se ignorância fosse um problema específico da religião. Vá para antros de ideologias político seculares aí pra ver o que reina: é ignorância e fundamentalismo que levam a um extremismo nojento com o qual tentam até negar a humanidade de quem pensa diferente. Aí cristão falando que outro cristão é herege por conta de letra se torna fichinha.
É impressionante a profunda relação da língua com a história, são coisas que geralmente pensamos pouco. Uma baita aula interdisciplinar. Que vídeo massa!
36:20 Eu já nem ouço mais ser chamado de "Tchiago", o som que realmente ouço é de "TchÁgo" a letra "i" do meu nome está ficando subentendida, e isso acho que se deve pela região onde moro, sou do Vale do Paraíba, interior de SP!!! Conversa sensacional entre esses dois!!!
Excelente colab, um papo histórico-linguístoco!!! E o final é sensacional: "muitas vezes as conspirações são baseadas em coisas que se sabe mais ou menos mas não sabe o suficiente para saber que não sabe". Definição lapidar de "conspiração". Publique a continuação, por favor!!!! 🙏
Impressionante como se consegue ter uma hora de conversa sobre uma letra do alfabeto, e ainda assim há pessoas que se consideram conhecedoras em tudo e mais um pouco.
Muita massa essa conversa! Acho muito interessante a história das línguas e das religiões. Ia pedir a publicação da segunda parte, mas acabei de ver que já foi publicada. Então vou pedir a terceira parte, hahahaa! Valeu!
Que delicia ouvir tais explicações! Vcs são geniais e muito competentes no que se propõem ensinar!! A transformação demonstrada, p ex, do fonema "j" para "r" em espanhol, foi tão natural que me assombrou! Sensação de presenciar uma "mágica fonética"! Belíssimo tema!! Deus os abençoe e guarde!!
@@cleitondecarvalho431 É porque o nível dos que assumem a existência dessa conspiração do "J" é tão baixo que acaba sendo necessário utilizar muito tempo para explicar o quanto toda essa conspiração é absurda, tendo que explicar desde o início do B-A BÁ.
Marcos 16:17 "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." .. Se os inimigos do Messias perverterem ou sumirem com o nome dele, como estes milagres serão feitos? Além de que para muitos, Jesus é um personagem folclórico não alguém real, e neste caso o nome dele tanto faz. Mas para quem vê em Jesus o único caminho para a salvação, o mínimo á se fazer é saber seu nome. No fim das contas, são vocês que não entendem o que está sendo debatido.
Eita, eita, eita, assistir este icônico Canal X Glossonautas, "baratinou" por completo e de vez a minha cabeça ...E, pra completar, buscando outras pesquisas aqui no Estranha História, descobri que TIAGO e JAMES são o mesmo nome. Pôxa, como foi bacana encontrar "história tão estranha" em Estranha História e agora também, descobrir o importante Canal Glossonautas ...❤
Para além de todos os méritos e da erudição de ambos, ressalte-se o respeito que devotam ao público, isto é, a nós. Não há banalização, piadinhas de duplo sentido, vulgaridades. Maravilha!
@@glossonauta Sou cristão, do que chamaríamos de fundamentalista. E "odeio" e execro, por questões até mesmo sobrenaturais, do porquê esta suposta conspiração é, no mínimo, extrema burrice espiritual, "tolice traumática da fé", idiotia da alma. Pois, no Brasil [EUA, Espanha] para quem crê em curas e milagres no Cristianismo, estas sempre foram sob o Nome do Senhor Jesus.
Gente eu nunca pensei que isso era um assunto tão gigante assim kkkkkkkk adorei conhecer o Estevam e com certeza vou acompanhar o canal dele também. Obrigada por tanto conteúdo de qualidade!
Quem fala daqui com você é o Paulo. Agradeço grandemente a vocês por esse comentário a respeito da letra J, pois a muito fui informado sobre partesdo contexto histórico da formação (inclusão) dessa letra no contexto ds vias de comunicação. E percebia que me faltava infrações mais seguras sobre esse assunto. O que vocês nos transmiteram, foi de grande valor esclarecedor
Cara... história da letra J. É por essas e outras que escolhi fazer faculdade de História. Olha como essa ciência é fascinante e engloba tudo que existe. Você pode falar sobre História da filosofia, história da arte, história da ciência, história das religiões, história da música ou simplesmente, a história da letra J e isso ser FODA e super interessante!
Tem um historiador francês que fez livros sobre a história de certas cores, outro sobre o tecido listrado. Outro sobre o papel do urso na cultura européia. MICHEL PASTOUREAU
Muito bom dia. Você com o seu comentário foi muito enfático, cirúrgico e o que achei mais profundo dele é que a história se torna tão impactante em nossas vidas que se nós não compreendemos o passado, a probabilidade da gente conseguir entender o nosso presente e o que irá acontecer no futuro acabará sendo baixa. A sua análise pelo seu comentário me lembrou um de meus professores antigos de história, na qual, o mesmo sempre nos dizia que de todas as matérias é através principalmente dos registros históricos, arqueológicos, acadêmicos e porventura paleontológicos que as lembranças assim como as memórias de uma nação ou várias nações inteiras são preservadas. Uma das coisas que amei e muito quando decidi de aprofundar mais sobre a história ou a origem das nações quando mais nova foram muitos de seus brasões, seus símbolos e seus hinos.
Eu ia parar o vídeo nos primeiros 10 minutos depois da resposta do Glossonauta responder o óbvio, mas continuei até o fim por quão legal foi aprender todas esses detalhes sobre a evolução das línguas pela história. Muito obrigada pelo vídeo, a vocês dois!
Fico feliz que tenha gostado! De fato, eu tive mesmo que dizer algumas coisas óbvias, porque para algumas pessoas parece não ser óbvio, infelizmente. Ainda assim, tentei dar informações linguísticas interessantes ao longo da conversa :) Abraço!
15:19 Nesse sentido, não seria (tanta) forçação de barra o apelido de jesus ser josh kkkkk brincadeiras à parte, obrigada pelo vídeo!! melhor dos dois mundos aqui viu 🫶
Que video foi esse!!!! Sensacional, em auto nível e muito respeito, entre as partes. Quem ganha somos nós os inscritos em vossos canais, acredito que todos aqui, ávidos por conhecimento de qualidade e o melhor de graça. rsrs.... Deus os abençoe independente de vossos credos e crenças. Amem!!
Excelente vídeo. É uma honra pode ter essas explicações, muito embora eu não caia nesse tipo de conspiração é sempre bom ouvir uma pessoa que realmente saíba de um assunto.
Tem religioso nos comentários que não consegue escrever corretamente em português e quer dar lição sobre o hebraico. O que a fé não faz com as pessoas...
Excelente trabalho de ambos. Tanta informação em tão pouco tempo. Fico muito feliz e contente quando 2 campos de conhecimentos se unem para explicar de maneira mais simples o desenvolvimento tão complexo de uma parte da nosso cultura. Aguardo futuros vídeos desta forma.
É estimulante ver as "modinhas judaico-cristãs", algumas que percebemos terem origem protestante, outras católicas, serem derrubadas e esclarecidas pelo conhecimento factual, histórico e lógico. Parabéns pelo vídeo, foi de extrema instrução!!!
Que vídeo excelente. Dois intelectuais e jovens discutindo sobre coisas bem profundas e com embasamento e exemplos. Adoro os dois canais porque os assuntos são tratados com seriedade e profundidade e ainda serenidade, como quando você fez o vídeo acerca do documentário do Brasil Paralelo. Eu não aguentaria, eu ia dar umas ofendidas no vídeo, mas você foi melhor que eu e demostrou as contradições sem nem aumentar o tom de voz kkkkk. Desejo mais encontros do tipo. Não importa o tamanho do vídeo, se tem você ou o Glossonauta, eu sei que eu vou ver ele todo, prestando atenção, não serei entediado e ainda aprenderei mutio
Isto é quase como o que acontece com os topônimos indígenas por exemplo: o nome de uma prima era Jussara, mas alguns autores adotam a palavra Juçara e afirmam que esta é a ortografia correta. Porém os povos originários não tinham alfabeto, como se sabe qual é realmente a forma correta? .
Em uma das reformas ortográficas (se não me engano, a de 1943), ficou estabelecido que, nas palavras de origem tupi e guarani, sempre se usaria Ç no lugar de SS e J em vez de G. Porém, isso não se aplicou a nomes próprios e topônimos, que foram mantidos inalterados. Em São Paulo, por exemplo, há o Largo do Paissandu (não foi alterado para "Paiçandu") e as três cidades de Mogi (Guaçu, Mirim e das Cruzes), sem que se tornassem "Moji".
Canal do Estevam: www.youtube.com/@glossonauta
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA12 ou GLOSSONAUTA12 para 12% de desconto.
@henriquecaldeira vc é parente do Jorge Caldeira?
Por favor, faça um vídeo sobre o lado sombrio do cristianismo e sobre os preconceitos ao longo da história.
saudade dos contos medievais
Assistindo tudo aqui e vibrando com as evidências linguísticas e históricas apresentadas.
Graças a Jeová Deus há sobriedade para
compreender as fontes disponíveis: textos e manuscritos , e não radicalismos místicos que desconsideram os artefatos.
Agradeço e parabenizo o trabalho de vocês!
Muito legal. Mas vc perdeu a oportunidade de dizer: “vc falou latim e não latchim” 😊😊
Foi um prazer ter essa conversa com você! Abraço!
Que dupla!
É uma honra ter esse conteúdo de graça. Obrigado
Essa conversa foi fenomenal, e pensar que se não fosse a internet, mesmo que essa conversa acontecesse, eu nunca seria capaz de presenciá-la
Esse crossover pegou todo mundo de surpresa kkkkkk
Excelente aula, muito obrigado
Inventaram a letra J!!! Ao contrário de todas as outras letras que a natureza fez nascer em plantas.
Boa essa.😂😂😂😂.
😂😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkk
🤣🤣🤣 Ah Cara, vc não falou isso!!
Big bang Theory teve uma fala do Sheldon igual a essa sua, só que sobre jogos e não letras
"a letra j foi inventada" meu bom homem... todas as letras foram inventadas.
Pois é haha
Vogais são convidados em árvore e as consoantes são extraídas das minas
Edit: colhidas* em árvores
Adaptações em vários idiomas por falta de equivalência ou em desrespeito a verdade ? . É verdade que não existe nenhum caracteres em letras portuguesas no Hebraico moderno . mas em pronuncia sim . menos a pronuncia do [ J ] . Mas os mestres do engano , mestres em ocultismo em escritas, relutam em afirmar a mentira e negar a verdade . eles não entram nem deixam os outros entrarem . guias cegos .
@@RonilsondosSantosAlves mas o som do J muda em todos os idiomas kkk assistiu o vídeo?
A letra J é só um desenho, o som quem atribui são as pessoas.
@@canalraridades1 Nem adianta cara. O cerebro de um desses ai , já virou geléia faz tempo kkkkkk.
Esse vídeo prova o trabalho árduo que é combater as teorias conspiratórias religiosas, por mais idiotas que sejam.
É verdade. Num vídeo de 5 minutos, alguém consegue soltar um monte de informações falsas sobre um assunto e convencer muita gente.
Depois, pra desfazer o estrago, é necessário falar sobre isso por uma hora, mostrando o funcionamento de cada detalhe, a sua origem, etc.
O problema é que as pessoas que caem nessas conspirações sabem tão pouco sobre o assunto, que nem sequer conseguem entender por que estão erradas.
Ou seja, sabem um pouquinho do assunto, o suficiente pra construir uma conspiração em cima dele, mas não sabem o suficiente pra entender realmente do que estão falando.
É muito difícil lidar com uma pessoa que já está com a desinformação arraigada, porque ela se apega à conspiração e fica com raiva quando alguém tenta mostrar a realidade.
É só dar uma olhada em alguns comentários aqui pra ver isso, infelizmente.
Abraço!
Lutero tá dando um problema danado 😂
@@yan9738
Deforma protestante
essa esquisitice com o J, e a totalidade das burrices religiosas, é coisa de protestante. evangélicos, normalmente
@@bandeclay. O que foi mencionado no vídeo, especificamente, é comum entre alguns pequenos grupos neopentecostais. São poucos, mas costumam ser bem insistentes e incômodos.
De qualquer forma, elementos "estranhos" introduzidos na teologia não são uma exclusividade desses pequenos grupos neopentecostais, também há grupos católicos, entre outros cristãos, que podem estar sujeitos a acatar e defender ideias "estranhas".
Claro que o tipo de coisas pode variar entre diferentes grupos cristãos, mas todos os seres humanos estão sujeitos a erros quando são expostos a falsas informações e são convencidos por elas.
Por isso, dizer que "a totalidade das burrices religiosas é coisa de protestante" é uma afirmação incorreta.
Abraço!
Sou servente de pedreiro kk quando falei na obra que Guilherme e William são o mesmo nome os pedreiros deram risada
Lembrei de Guilherme Tell, que em inglês é William Tell ou Wihelm Tell em alemão.
Na minha sala de aula quando estava na escola uma vez chamei a Rainha Elizabeth I de Isabel e o professor de história falou que eu me confundi. Por respeito à ele preferi não falar que a gafe foi dele
E James é Tiago
Mostra para os seus colegas o vídeo.
Acho que eles vão entender.
@@silvia_pimentel5890 Sim, e Duarte é Edward/Eduardo
Meu professor de história e meu professor de línguas reunidos em um só lugar. Apenas a perfeição!
Fala meu chará! Baita vídeo mesmo, e ainda descobrimos de onde nossos pais tiraram o "Joan" ahahaha
Meu Deus, se essa não é maior colab de todos os tempos, não sei qual seria. Que honra poder desfrutar do conhecimento destes dois mestres JUNTOS. Obrigado por nos proporcionarem conteúdo de tamanha qualidade ❤
Menos, cara
não precisamos da letra j, bastava falar ghxuntos kkkk
"Conspiração é baseada em uma coisa que você sabe mais ou menos mas não sabe o suficiente pra saber que não sabe!" ,....frase lapidar como o Henrique disse. Se não tivesse valido cada instante dessa conversa, valeria ter assistido tudo pra ouvi-la depois de 1h e 16 minutos .
Feliz em saber que um cara tão estudado sobre as línguas também usa "tipo", posso dormir tranquilo.
😂😂😂
É a mágica da língua!
E também "tá?"
Universitário padrão. Tem conhecimento mas não tem formalidade alguma.
Kkk
As pessoas geralmente não param para pensar que a letra 'J' é uma coisa, a sonoridade da letra 'J', é outra...
Exatamente!, letra j pelo menos no português é som de /ʒ/ já nas língua germânicas nórdica a letra j tem som de consoante aproximante
Até o Tônhão Miranda reconhece isso, saco
@@yesoup , já vi muitos que nem descobriram isso ainda.
Nem sei quem é esse que você citou.
@@l.g.a3072 ele é um ateu militante que tem na Internet, Antônio Miranda. Ele já é um baita conspiracionista em relação a Bíblia, mas até esse cara tem limites até em relação às doideras dele pra provar que Jesus não existiu.
EXATO... Cara, o ser humano continua a me surpreender
Este canal é um divisor de águas, aqui não só ganha conhecimento, aqui se aprende o que de fato é o conhecimento!
A capacidade didática do Glossonauta é incrível!
Muito obrigado!
Que doidera, sou estudande de letras viciado no canal do estevam e nos vídeos daqui, não esperava esse colab. MUITO BOM o conteúdo que trouxeram, tão de parabéns.
Espero que tenham mais vídeos juntos.
Quando esse Estevam nasceu, a mãe dele ao invés de dar uma chupeta dava um livro pra ele parar de chorar....como pode um cara tão jovem ter tanto conhecimento??. Muito foda...
Eu acho que ele é autista (baseado em achismo mesmo - por exemplo, o fato de ele dizer que precisa fazer muito esforço pra ficar olhando pra câmera). Talvez linguística seja o hiperfoco dele.
Google
Estudando. Lendo.
O cara fala mais de dez línguas...
Ele é curioso. Então estudar não se torna um fardo. Lógico que todos querem descansar. Só que o cara trabalha com o conhecimento. Ele lê todos, todos os dias. Isso acaba transformando a mente.
"Vou assistir só um pouquinho, depois continuo"... quando percebi já tinham ido uma hora. Já era inscrito dele e deu muito certo vocês juntos. Marquem uma live!
😂😂😂. Desse jeito.
E meu aluno, se chama Guilherme William e ficou chocado quando eu disse que é o mesmo nome? 😂
No meu canal, eu tenho um vídeo em que explico detalhadamente a origem comum de Guilherme e William e mostro como um mesmo nome terminou com duas formas tão diferentes em português e inglês. Acho que ele gostaria do vídeo haha
@@glossonauta Vou assistir, obrigada pela dica😉
Tenho um colega de trabalho cujo nome é Pablo de Paula Saul..
Chamou ele de Paulo 3 vezes.
Uma aula incrível sobre a evolução das linguas, apenas falando da letra J, o estudo das linguas é fascinante!
Concordo!
Engraçado que eu acompanho os 2 canais e achava que eles tinham uma vibe parecida, então é muito bom ver os 2 juntos! Ótimo video!
É incrivel como JJ consegue misturar estranha com História.
Cara, com a tamb do Biden me deu impressão que era sobre o youtuber
essa foi boa
hauheuhf&djhdj"jhsud
Eu achei que fosse um vídeo dele. O J no meio da thumb é exatamente oq ele usa KKKKKKKK.
JJ tá em todo lugar
conheci o Estranha História praticamente no mesmo momento que conheci o glossonauta. Como é bom ver esses dois canais fazendo colab. Vocês tem conteúdos sensacionais! À espera das próximas!
"A letra J não existe..." me lembra da cena do Thor, com os Guardiões da Galáxia, dizendo que ele precisa ir para Nidavellir...
Drax: Você inventou essa palavra.
Thor: todas as palavras são inventadas.
Fim.
Sempre vale a pena aprender um pouco mais, pra combater esse obscurantismo das "conspirações reptilianas".
É incrível termos acesso a um conteúdo dessa qualidade de graça. Muito obrigado!
Conheci esses dois canais na mesma semana. Obrigado You Tube !!!
C@R@lh0000!! Que aula f0da! Só preciso agradecer por essa prestação de serviço à sociedade!
De nada! E a você também, muito obrigado! :)
@@glossonauta Estou apaixonado pelo seu canal, conte comigo para proliferar sua riqueza didática para o máximo de pessoas possíveis, o mundo precisa te conhecer.
Qd vc falou que ia ter colab não imaginava 1 vídeo gigante desse
Quanto maior melhor. 😂
Quanto maior o vídeo sempre teremos melhores informações, fora que até mesmo dá para dividir o conteúdo por partes. 😊☺
@@flavio-viana-gomide Eike loucura
E ficou com essa duração depois de cortar muitas partes!
Gigante em todos os sentidos!
Deu foi um nó no meu juízo! Adorei! Abraços de Fortaleza, onde falamos "Jesuis" (assim com "i") - faltou explicar essa "deturpação" aí... 😮
Oi, Silvia! Em grande parte do Brasil, as vogais tônicas passam por um "alongamento" quando aparecem na última sílaba de palavras e estão seguidas de um som de "s" (escrito pela letra S ou pela letra Z).
Esse alongamento termina gerando um som de "i" depois da vogal, formando um ditongo.
Esse som de "i" aparece porque há um deslocamento da língua ao sair da vogal e se mover em direção ao som do "s". Durante esse deslocamento, a língua passa por um ponto intermediário, que, se for vocalizado, gera um som semelhante ao "i".
Por causa disso, esse som de "i" terminou se formando em grande parte dos sotaques.
Isso acontece não só em "Jesus", mas em qualquer palavra oxítona acabada com S ou Z:
Jesus --> "Jesuis";
rapaz --> "rapáiz";
etc.
Ficou claro? Abraço!
Linda
aq no rio de janeiro tbm falamos assim
Em São Paulo também aumentamos um i.
@@glossonauta acho interessante aprofundar um pouco quem questões anatômicas. Por exemplo, se você falar "Jesus" (sem o alongamento), você termina flexionando os lábios como se assobiasse, e "Jesuis" você termina sorrindo.
Só hoje eu tive tempo para assistir essa aula maravilhosa sem interrupção, simplesmente uma experiência fantástica como previ. A parceria perfeita! Em muitos momentos me lembrei do meu pai, um apaixonado por línguas, professor de Grego, Latin, Francês e Inglês. Dentista por profissão, professor de línguas por paixão. São publicações como esse vídeo que demonstram a preciosidade da invenção humana. O desenvolvimento tecnológico é para ser usado assim, não é mesmo? Para nos trazer conhecimento, cultura e civilidade, bem como compreensão de nossas limitações. Faço votos que a humanidade aprenda a usar melhor o que produz de melhor! Grata aos professores pela generosidade com que compartilharam seu conhecimento.
É incrivel como o J mistura Estranha com História
nunca imaginei que veria esse crossover
e ainda bem que aconteceu
É muito bonito observar dois estudiosos dissertarem sobre um tema! Parabéns pelo estudo e pela postura, diante do assunto.
Eu acho engraçado que tem alguns canais que metem uns videos mt longos sobre uns assuntos para os quais eu nao dou a minima e depois de uma hora e pouco de video eu percebo o tempo que passei vendo o video sobre so pq o cara fala mt bem
Que aula maravilhosa!!! Não imaginava quanta riqueza existe no conhecimento linguistico. Ja rinha visto mapas sobre as raizes linguisticas mas nao entendia a profundiade do que ja foi descoberto. Ja sou super fa do Henrique e agora me inscrevi no canal do Estevão. Dois grandes mestres.
Admiro a paciência de vocês em pararem para responder a esses fanáticos. O problema deles não é com gramática, sintaxe, fonética ou fonologia. É um problema de misticismo. Eles acreditam que têm que pronunciar os nomes de forma mágica e que para funcionar têm que pronunciar de forma correta, como se Deus não soubesse quem está sendo invocado com um nome pronunciado de forma diferente. O irônico, como mostrado no vídeo, é que eles que enfatizam tanto a pronúncia original é que eles não sabem pronunciar os sons corretos.
Deus nem existe, então...
Sou religioso e linguista. Acho que o que mais repele as pessoas da religião é o fanatismo sem embasamento. Só reforça a crença de que religiosos carecem de conhecimento.
O que mais me repele das religião é o fato de que os deuses não se manifestam, e os diferentes fiéis ficam digladiando para decidir qual é o deus verdadeiro.
Como se ignorância fosse um problema específico da religião. Vá para antros de ideologias político seculares aí pra ver o que reina: é ignorância e fundamentalismo que levam a um extremismo nojento com o qual tentam até negar a humanidade de quem pensa diferente. Aí cristão falando que outro cristão é herege por conta de letra se torna fichinha.
Deus nos livre de qualquer fanatismo, independente de ter ou não embasamento
Obrigado pela excelente aula, muito feliz em saber que existe vida inteligente no you tube
Não sabia que o cara do henrique e juliano era especialista em línguas. muito bom.
É impressionante a profunda relação da língua com a história, são coisas que geralmente pensamos pouco. Uma baita aula interdisciplinar. Que vídeo massa!
Dois canais que gosto muito! Parabéns pela iniciativa! Quero mais
assunto bem interessante. parabéns aos envolvidos. e pensamento mágico é um vício q acha vaga quando o raciocínio cansa. e somos cansados😓
Eu já era inscrito no "Glossonauta" a alguns dias. Este vídeo de hoje me fez me inscrever neste canal de história.
36:20 Eu já nem ouço mais ser chamado de "Tchiago", o som que realmente ouço é de "TchÁgo" a letra "i" do meu nome está ficando subentendida, e isso acho que se deve pela região onde moro, sou do Vale do Paraíba, interior de SP!!! Conversa sensacional entre esses dois!!!
Excelente colab, um papo histórico-linguístoco!!! E o final é sensacional: "muitas vezes as conspirações são baseadas em coisas que se sabe mais ou menos mas não sabe o suficiente para saber que não sabe". Definição lapidar de "conspiração".
Publique a continuação, por favor!!!! 🙏
Impressionante como se consegue ter uma hora de conversa sobre uma letra do alfabeto, e ainda assim há pessoas que se consideram conhecedoras em tudo e mais um pouco.
Sim, por favor, pode trazer a parte 2. Gosto muito do trabalho do Estevão.
Só me viciei nesse canal, são assuntos que eu gosto muito. Faço questão de assistir.
Muita massa essa conversa! Acho muito interessante a história das línguas e das religiões. Ia pedir a publicação da segunda parte, mas acabei de ver que já foi publicada. Então vou pedir a terceira parte, hahahaa! Valeu!
Que delicia ouvir tais explicações! Vcs são geniais e muito competentes no que se propõem ensinar!! A transformação demonstrada, p ex, do fonema "j" para "r" em espanhol, foi tão natural que me assombrou! Sensação de presenciar uma "mágica fonética"!
Belíssimo tema!!
Deus os abençoe e guarde!!
E cômico que isso seja um vídeo de mais de 1 hora sobre a letra ''J'' e suposta conspiração por trás dela kkkkkkkk
podia ser um vídeo de 2 minutos fácil.
@@cleitondecarvalho431só se você quisesse uma abordagem rasa
@@cleitondecarvalho431 É porque o nível dos que assumem a existência dessa conspiração do "J" é tão baixo que acaba sendo necessário utilizar muito tempo para explicar o quanto toda essa conspiração é absurda, tendo que explicar desde o início do B-A BÁ.
Marcos 16:17 "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
..
Se os inimigos do Messias perverterem ou sumirem com o nome dele, como estes milagres serão feitos?
Além de que para muitos, Jesus é um personagem folclórico não alguém real, e neste caso o nome dele tanto faz.
Mas para quem vê em Jesus o único caminho para a salvação, o mínimo á se fazer é saber seu nome.
No fim das contas, são vocês que não entendem o que está sendo debatido.
@@jonnyz9710 você leva sua crença muito a sério.
Como é prazeroso ver uma aula tão interessante, com conteúdo e propriedade. Muito obrigado.
Eita, eita, eita, assistir este icônico Canal X Glossonautas, "baratinou" por completo e de vez a minha cabeça ...E, pra completar, buscando outras pesquisas aqui no Estranha História, descobri que TIAGO e JAMES são o mesmo nome. Pôxa, como foi bacana encontrar "história tão estranha" em Estranha História e agora também, descobrir o importante Canal Glossonautas ...❤
Para além de todos os méritos e da erudição de ambos, ressalte-se o respeito que devotam ao público, isto é, a nós. Não há banalização, piadinhas de duplo sentido, vulgaridades. Maravilha!
Sério que existe gente que implica até com uma letra? Misericórdia 😂
Muitas pessoas acusam de paganismo os nomes bíblicos em português...
Sim, não deveria haver tanto radicalismo.
Esses dias vi um que falava que tinha que ser "Yausha", mas escrevia Maria normal. Haha
@@questione-sem-medo Também já vi. Aquele era é maluco, não bate bem da cabeça. Esse sujeito precisa urgentemente de tratamentos psiquiátricos.
É surpreendente, mas existe haha
@@glossonauta
Sou cristão, do que chamaríamos de fundamentalista.
E "odeio" e execro, por questões até mesmo sobrenaturais, do porquê esta suposta conspiração é, no mínimo, extrema burrice espiritual, "tolice traumática da fé", idiotia da alma.
Pois, no Brasil [EUA, Espanha] para quem crê em curas e milagres no Cristianismo, estas sempre foram sob o Nome do Senhor Jesus.
Cai de paraquedas nesse vídeo, não sou cristão, não ligo pra conspirações religiosas mas bicho que puta conteúdo inteligente...
Tem gente com a imaginação tão fertil desperdiçando ela em conspirações, podiam escrever histórias de fantasia a ~la Dan Brown, eu super leria kkakkkk
SEU TRABALHO ESTÁ SENDO DE GRANDE AJUDA PARA MIM...
Que collab insana! Acompanho os dois canais e gosto muito de ambos.
Muito sucesso para vocês!
Esse encontro foi uma riqueza viu? Como só encontrei esse hoje? Obrigada, rapazes! ❤
Gente eu nunca pensei que isso era um assunto tão gigante assim kkkkkkkk adorei conhecer o Estevam e com certeza vou acompanhar o canal dele também. Obrigada por tanto conteúdo de qualidade!
Quem fala daqui com você é o Paulo.
Agradeço grandemente a vocês por esse comentário a respeito da letra J, pois a muito fui informado sobre partesdo contexto histórico da formação (inclusão) dessa letra no contexto ds vias de comunicação.
E percebia que me faltava infrações mais seguras sobre esse assunto.
O que vocês nos transmiteram, foi de grande valor esclarecedor
. . .faltavam informações. . .(correção)
Cara... história da letra J. É por essas e outras que escolhi fazer faculdade de História. Olha como essa ciência é fascinante e engloba tudo que existe. Você pode falar sobre História da filosofia, história da arte, história da ciência, história das religiões, história da música ou simplesmente, a história da letra J e isso ser FODA e super interessante!
Tem um historiador francês que fez livros sobre a história de certas cores, outro sobre o tecido listrado. Outro sobre o papel do urso na cultura européia. MICHEL PASTOUREAU
Muito bom dia. Você com o seu comentário foi muito enfático, cirúrgico e o que achei mais profundo dele é que a história se torna tão impactante em nossas vidas que se nós não compreendemos o passado, a probabilidade da gente conseguir entender o nosso presente e o que irá acontecer no futuro acabará sendo baixa.
A sua análise pelo seu comentário me lembrou um de meus professores antigos de história, na qual, o mesmo sempre nos dizia que de todas as matérias é através principalmente dos registros históricos, arqueológicos, acadêmicos e porventura paleontológicos que as lembranças assim como as memórias de uma nação ou várias nações inteiras são preservadas.
Uma das coisas que amei e muito quando decidi de aprofundar mais sobre a história ou a origem das nações quando mais nova foram muitos de seus brasões, seus símbolos e seus hinos.
Que vídeo incrível!! Queria muito ver mais conversas do Glossonauta em podcasts.
IMPOSSÍVEL EU AMO O CANAL DE VCS DOIS AAAAAAA
Que aula fantástica!!!! Deus te abençoe por nos proporcionar esse conhecimento de maneira gratuita!
Sem letra J não teríamos Jojo's bizzare adventures
lançou a pill maniho
Seria Oo's Bizarre Adventures 😢😢😢
Nem o JJ
Seria ioio's
ora ora ora ora
QUE MARAVILHA DE AULA. SEM PALAVRAS
BAH me deu vontade de voltar a estudar novamente que aula.
Ual. Que bate-papo enriquecedor.
Explicação maravilhosa. Parabéns!! Top demais
Excelente conversa.. esperando o vídeo sobre o tetragrama!
Quero o resto do papo sim!
nao tenho palavras nem sons para descrever o meu sentimento para com esse vídeo. Obrigada por existirem 🙏🏻
Eu ia parar o vídeo nos primeiros 10 minutos depois da resposta do Glossonauta responder o óbvio, mas continuei até o fim por quão legal foi aprender todas esses detalhes sobre a evolução das línguas pela história. Muito obrigada pelo vídeo, a vocês dois!
Fico feliz que tenha gostado!
De fato, eu tive mesmo que dizer algumas coisas óbvias, porque para algumas pessoas parece não ser óbvio, infelizmente.
Ainda assim, tentei dar informações linguísticas interessantes ao longo da conversa :)
Abraço!
Estevão e Henrique Caldeira estão de parabéns por compartilharem um conteúdo interessantíssimo 🎉🎉🎉
Um assunto surprendentemente interessante, continue
Não acredito que essa colaboração aconteceu! Um mar de conhecimento! Gosto e assisto aos dois canais
15:19 Nesse sentido, não seria (tanta) forçação de barra o apelido de jesus ser josh kkkkk brincadeiras à parte, obrigada pelo vídeo!! melhor dos dois mundos aqui viu 🫶
Que video foi esse!!!! Sensacional, em auto nível e muito respeito, entre as partes. Quem ganha somos nós os inscritos em vossos canais, acredito que todos aqui, ávidos por conhecimento de qualidade e o melhor de graça. rsrs.... Deus os abençoe independente de vossos credos e crenças. Amem!!
Papo de alto nível!
Essa entrevista/aula vale ouro!!!
Parabéns aos dois! Excelente esse vídeo!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Conferência fantástica. Achei fascinante a abordagem e o assunto.
Canal cada dia mais surpreendente!!!❤❤❤
Excelente vídeo. É uma honra pode ter essas explicações, muito embora eu não caia nesse tipo de conspiração é sempre bom ouvir uma pessoa que realmente saíba de um assunto.
O termo correto não é transcrever, que significa copiar. Mas sim transliterar, que significa transformar um alfabeto em outro
sim por favor, mais desses dois canais excelentes em conteúdo!!!
Conteúdo riquíssimo! Obrigada Estranha História 👍🤝
Isso não é um professor, é um prefeito😎
Qual prefeito tem esse conhecimento todo....
Não é um prefeito, é um pai
Pra que xingar o cara? Kkkk...
@@ofulgor o pessoal não conhece o meme😔
@@theu_sun ah.. é meme? não sabia não.
Eu adoraria ver a continuação dessa Colab, sou apaixonado pelo dois canais e esse assunto do Tetragramaton seria maravilhoso de acompanhar.
Tem religioso nos comentários que não consegue escrever corretamente em português e quer dar lição sobre o hebraico. O que a fé não faz com as pessoas...
Te garanto que os religiosos não têm nada a ver com tais comentários
Excelente trabalho de ambos.
Tanta informação em tão pouco tempo. Fico muito feliz e contente quando 2 campos de conhecimentos se unem para explicar de maneira mais simples o desenvolvimento tão complexo de uma parte da nosso cultura. Aguardo futuros vídeos desta forma.
É estimulante ver as "modinhas judaico-cristãs", algumas que percebemos terem origem protestante, outras católicas, serem derrubadas e esclarecidas pelo conhecimento factual, histórico e lógico.
Parabéns pelo vídeo, foi de extrema instrução!!!
Que vídeo excelente. Dois intelectuais e jovens discutindo sobre coisas bem profundas e com embasamento e exemplos. Adoro os dois canais porque os assuntos são tratados com seriedade e profundidade e ainda serenidade, como quando você fez o vídeo acerca do documentário do Brasil Paralelo.
Eu não aguentaria, eu ia dar umas ofendidas no vídeo, mas você foi melhor que eu e demostrou as contradições sem nem aumentar o tom de voz kkkkk.
Desejo mais encontros do tipo.
Não importa o tamanho do vídeo, se tem você ou o Glossonauta, eu sei que eu vou ver ele todo, prestando atenção, não serei entediado e ainda aprenderei mutio
Esse foi o crossover mais inesperado de todos os tempos!
Fantástico!
Que aula maravilhosa!!!!❤
um vídeo de mais de 1 hora sobre a letra j. Os tipo de coisa que eu assisto kkkk
Não acredito, 2 dos meus youtubers preferidos juntos. Que venham mais colabs juntos!
Isto é quase como o que acontece com os topônimos indígenas por exemplo: o nome de uma prima era Jussara, mas alguns autores adotam a palavra Juçara e afirmam que esta é a ortografia correta. Porém os povos originários não tinham alfabeto, como se sabe qual é realmente a forma correta?
.
Em uma das reformas ortográficas (se não me engano, a de 1943), ficou estabelecido que, nas palavras de origem tupi e guarani, sempre se usaria Ç no lugar de SS e J em vez de G.
Porém, isso não se aplicou a nomes próprios e topônimos, que foram mantidos inalterados. Em São Paulo, por exemplo, há o Largo do Paissandu (não foi alterado para "Paiçandu") e as três cidades de Mogi (Guaçu, Mirim e das Cruzes), sem que se tornassem "Moji".
Conteúdo simplesmente sensacional!!!