Página da INSIDER: www.insiderstore.com.br/Glossonauta15 Cupom de 15%: GLOSSONAUTA15 00:00 Introdução 00:41 Os sistemas hieroglífico, hierático e demótico 02:28 INSIDER - Cupom: GLOSSONAUTA15 06:46 O sistema cóptico 06:19 A língua do Egito hoje em dia 09:52 Pai-nosso em egípcio (ou copta) 11:09 O decnto dos hieróglifos 17:50 Como a Pedra de Roseta foi analisada 19:11 A pronúncia em diferentes épocas 23:12 Como sabemos sobre essas pronúncias 26:29 Estudando egípcio hoje em dia 33:22 Comentários finais e encerramento ---------------------------------------- O cupom GLOSSONAUTA15, que dá direito a 15% de desconto, é exclusivo para o mês de março, já que a Insider está atualmente no mês do consumidor. Aproveite a oportunidade!
Excelente seu canal! Sou apenas um curioso em línguas e respeito demais todos os estudiosos no assunto. Ainda mais quem estuda línguas já "mortas" ou faladas somente em círculos muitos restritos. Mas foi também curioso ver a tela do seu desktop, no qual você abriu o livro digital. Muito raro ver uma pessoa não relacionada a TI utilizando um sistema OpenBSD (Unix). Quando não é Windows, o mais comum é encontrar usuários de iMac ou uma distro Linux...
Gosto muito do canal. Sugestão de vídeo: como eram (são) as línguas indígenas brasileiras e como elas influenciaram o português brasileiro e o sotaque do Brasil.
Essa palavra para peixe em egípcio é semelhante ao chinês, sistema de escrita semanto-fonético, dentro do hieróglifo há uma parte que dá o significado e outra que dá a pronúncia, bem eficiente para formar um vasto léxico. [PX🐟] - peixe [PX✋🏻] - puxão [PX✋🏻v] - puxar [PX💰] - pix [CS🏠] - casa [CS👰🏻] - casamento [CS👰🏻v] - casar [CS🔹️] - coisa
Todo estudante de idiomas deveria saber essa historia da Pedra de Roseta, Champolion ficou com o maior crédito kkkk mas foi inteligente de ter se aprofundado mais no copta do que seus antecessores, mas o Thomas Young por exemplo fez muito também pela tradução na Pedra de Roseta. Uma coisa também que ajudou na decifração foi ver onde palavras se repetiam mais no texto grego e tentar identificar os padrões de repetições no texto egípcio.
A civilização egípcia é algo fascinante, mas tão antiga e duradoura que tenho até receio de começar a estudar. Quando vivi na Europa, conheci cristãos egípcios, inclusive dois parentes que nem se conheciam previamente mas travaram conhecimento justo no dormitório estudantil. Ouvi várias histórias da opressão dos cristãos por parte dos muçulmanos egípcios, a despeito da suposta igualdade jurídica. É um costume dos cristãos de lá tatuar uma cruz na mão de seus filhos para demonstrar orgulho com a religião. Também é uma iniciativa majoritariamente cristã a promoção do árabe egípcio (masri) como língua independente do árabe padrão e mesmo de suas variações faladas, há até uma versão árabe-egípcia da Wikipédia.
Me parece que algo similar ocorreu com a língua Maia. Um filme/conto que me marcou muito foi "A Chegada", que trata de uma situação análoga, mas relativa a uma língua/escrita extraterrestre.
Que aula fascinante! Eu já havia assistido alguns vídeos acerca da decifração dos hieróglifos mas dentre todos os vídeos, o seu é o melhor sem sombra de dúvidas!! MUITO bem explicado, vai bem mais além do que qualquer outro que já assisti. Está de parabéns! Se eu pudesse sugerir um tema de vídeo, eu sugeriria um vídeo sobre a decifração da escrita maia, ou talvez como que os jesuitas faziam para aprender/gramatizar as línguas ao redor do mundo (e.g. chinês, tupi, maia, etc).
Muito obrigado pelo comentário, Ewerton!! Fico muito feliz que tenha achado o meu vídeo tão bom! :) Vou anotar as suas sugestões aqui na lista. Abraço!
@@glossonauta É perceptível o esmero posto nesse vídeo! Esse tema que você trouxe (e os que sugeri) é muito interessante, não abordamos tanto ele nos cursos de História. De novo, parabéns pela didática e conhecimento que compartilha!
Agora é 1h42m aqui em Minas Gerais, acordei com fome tem 10 minutos e já esquentei um prato de feijao com farinha e estou mantando também fome de conhecinento vendo esse vídeo... adoro este canal!
Esse fenômeno do tecido da Isider é um fanômeno físico. É a inteligência material, ou memória material. O material tem uma memória que a faz voltar ao estado aparente anterior.
Se alguém tiver curiosidade sobre o vocabulário da língua, no UA-cam tem um vídeo do canal i love languages sobre a língua egípcia, só pesquisar por " i love languages - ancient egyptian language "
Glossonauta vc poderia fazer um video sobre os sistemas de escrita hiragana e katakana e se existiu algum tipo de lógica usada na elaboração dos símbolos?
Faz relativamente bastante tempo que eu li isso, então releve qualquer imprecisão. Se não me engano, o katakana é composto por traços já existentes nos caracteres chineses; enquanto o hiragana foi muito influenciado pela escrita siddham (o que faz do hiragana um primo distante do alfabeto latino), usada no Japão para escrever sutras em sânscrito e pali.
Cara, descobri seu canal e tenho aprendido muito contigo. Como temos educado nossa filha com o metodo clássico, isso aguçou meu interesse por línguas e escrita. Poderia fazer um/uns video sobre origem do paleo hebraico e o significado original das letras? E também sugerir livros sobre sobre os assuntos do qual trata? Tenho sentido falta de referências bibliograficas para aprofundar mais. Muito obrigado pelo seu trabalho. Realmente é muito bom!
Bom Jesus da Lapa- Bahia)🇧🇷🌎🌵 parabéns Guerreiro pelo trabalho nobre mostrar as línguas idiomas global milenar do Egito terra dos faraós 🇪🇬. Viva RN Nordeste Brasil continental . Mande salve ai nossa Cidade histórica 333 anos Romaria católica etc . Vídeo didático direto ao ponto história milenar etc. 👊🏜🌵🏜🛫🛫🛫🛫🇪🇬🌎🇧🇷🎧2024 Bahia..
Adorei o vídeo! Me fez lembrar da época da saudosa (e também odiada por muitos) série LOST, onde eles usaram os hieróglifos como elementos de mistério, justamente pelo grande apelo desse senso comum de que a língua egípcia não era decifrada. Na verdade, eu tinha esse senso comum até ver seu vídeo, e por isso adorei sentir minha mente expandindo mais uma vez com esse incrível vídeo e o excelente trabalho que faz no canal. Valeu! -- Ah, e ainda sobre LOST (ou seja, fui um daqueles que não odiou) até hoje tenho dúvidas se eram apenas hieróglifos totalmente aleatórios que usaram na série ou se faziam algum sentido na trama haha, já incentivou minha pesquisa aqui xD
Excelente! Seria interessante um vídeo explicando como sabemos a maneira como as línguas soavam antigamente (antes de existirem gravações). Muito obrigado pelo conteúdo!
O nome da nossa cidade foi idealizado em pinturas rupestres que existiam em um rio por nome de Lajes, daí o nome LAJES PINTANDAS ou seria LAJES PINTANDA?
Oi, Estevam (com m?). Adorei seu canal. Recebi a recomendação pelo YT e depois descobri q outros amigos tb conheciam. Gosto de estudar línguas embora não esteja ligado com meu dia a dia especificamente. E a "coroa" do canal foi o cachorrinho.
Exsite um documentário tipo minissérie da BBC, chamado EGITO. No terceiro e ulti episo e narrada toda epopeia do decnto dos hieróglifos. Todos capítulos são excelentes. Agora a pergunta que deixo é: O que se descobriu é com os hieróglifos decifrados? O que os hieróglifos agora lidos revelaram sobre a antiguidade egípcia? Existe algum livro resumindo isso? Saudações desde Seul, Tito.
@glossonauta Estevam, poderia fazer um video falando sobre a evolução da lingua portuguesa atual desde o latim? Outra sugestão seria uma comparacao melódica das linguas romanticas.
Eu uso Linux desde a época do Kurumin, na minha adolescência. Já tinha lido sobre outros sistemas, como FreeBSD e OpenBSD, mas só decidi experimentar ano passado. Eu me adaptei bem rápido, além de ter aprendido um monte de coisas novas sobre o funcionamento de sistemas semelhantes ao Unix e muito de shell script também (coisas que eu nunca precisei aprender em mais de 15 anos de Linux, porque estava tudo automatizado). No final, decidi continuar usando o OpenBSD ao lado do Linux, que continua sendo necessário pra algumas coisas, como jogar na Steam. Abraço!
Muito legal! Aprendi sobre a Pedra Roseta, hieróglifos e demótico ainda adolescente nas aulas de história. Mas não tinha noção da possibilidade de falar o egípcio antigo.
Gostei muito! Foi muito interessante. Fico imaginando como será nosso português daqui a 500 ou 1000 anos. Linguagem muda constantemente, sempre foi assim. E sempre será. Ou seja, sempre existirá linguistas etc. Imagino, que até o latim poderá deixar de existir, talvez. Parabéns pelo vídeo, professor!!
Vídeo interessantíssimo! Tenho formação em teologia também e foi de muito valia seu conteúdo! Adquiri um ótimo livro chamado “A Bíblia e o Egito Antigo” do Rodrigo Silva e William Cardoso.
Falo um ppuco de russo e leio também, quando ressitou a oracao percebi que nao só o alfabeto mas tambem a fonetica é muito parecida ( as palavras não).
Amei o vídeo, será que poderia fazer um sobre a Língua Aramaica? Tenho bastante interesse nela, contudo não encontro muito material sobre, muito obrigado!
Muito interessante, eu já estava gostando de explicação sobre a língua, sistemas de escrita, pronúncia, etc, aí do nada o cara abre o OpenBSD, deu até vontade de instalar esse sistema de novo e usar um pouco kkk
Obrigado pelo comentário haha Sobre o OpenBSD: Para mim, tem sido uma experiência legal, que me ajudou a aprender bastante sobre o funcionamento do Unix. Isso também me forçou a aprender mais sobre _shell script,_ para poder automatizar algumas coisas que costumam estar facilitadas na maioria das distribuições Linux. O OpenBSD é extremamente leve. Ainda assim, para o uso diário, tem algumas coisas que você precisa ativar manualmente nele, para que o sistema tenha um desempenho melhor, como o _hyper-threading,_ que vem desativado. Coisas como gravação de áudio e vídeo também vêm "bloqueadas", então você precisa ativar manualmente. O sistema é bem fechado, feito para ser uma "rocha" de segurança, então você tem que configurar para ficar pronto para o uso comum. Nesse sentido, o FreeBSD é mais simples, porque já vem mais pronto para o uso normal (mas ainda exige que você configure e instale várias coisas). O jeito mais fácil de entrar no mundo BSD, na minha opinião, é pelo GhostBSD, que é basicamente uma distribuição do FreeBSD mais facilitada e adaptada para novos usuários. Abraço!
8 місяців тому+1
@@glossonauta eu usei esse sistema por um período curto há uns 2 anos talvez, e fiz esses procedimentos de liberar o hyperthreading e tal, mas mesmo assim achei o desempenho meio travado, e senti falta de algumas conveniências de outros sistemas, até mesmo do FreeBSD, que eu também estava testando na época. No fim das contas, acabei voltando para o meu bom e velho Arch Linux.
@ Ah, entendi. Na minha experiência, o desempenho do FreeBSD é muito bom, fiquei bem satisfeito. O do OpenBSD tá um pouco abaixo, mas não achei ruim. Além desses sistemas, também uso Linux Slackware e Debian no dia a dia. Abraço!
Ouvi falar sobre seu canal no podcast do Vilela, muito massa! Parabéns vizinho! P.S.: a primeira coisa que percebi na estante foi a caneca do Slackware!
Muito legal este vídeo sobre a evolução da escrita da língua do Egito! Começando nos hieróglifos e acabando em copta. 😊 Gostaria que vc falasse um pouquinho tbm sobre a história dos estudos linguísticos em si. Como surgiu a Linguística? Quem foram os primeiros linguistas? 🤔 Um grande abraço! ❤
Parabéns, muito bom...! Admirável o teu trabalho e a tua capacidade de memorizar as pronúncias...! Tenho muita curiosidade também sobre como decifraram os sons da música grega antiga a partir de inscrições como, por exemplo, a de um viúvo na lápide da sua esposa, no "Epitáfio de Seikilos"...! A primeira composição inteira recuperada, supostamente realizada entre 200 a.C. e 100 d.C. ...!
Página da INSIDER: www.insiderstore.com.br/Glossonauta15
Cupom de 15%: GLOSSONAUTA15
00:00 Introdução
00:41 Os sistemas hieroglífico, hierático e demótico
02:28 INSIDER - Cupom: GLOSSONAUTA15
06:46 O sistema cóptico
06:19 A língua do Egito hoje em dia
09:52 Pai-nosso em egípcio (ou copta)
11:09 O decnto dos hieróglifos
17:50 Como a Pedra de Roseta foi analisada
19:11 A pronúncia em diferentes épocas
23:12 Como sabemos sobre essas pronúncias
26:29 Estudando egípcio hoje em dia
33:22 Comentários finais e encerramento
----------------------------------------
O cupom GLOSSONAUTA15, que dá direito a 15% de desconto, é exclusivo para o mês de março, já que a Insider está atualmente no mês do consumidor. Aproveite a oportunidade!
Que vídeo sensacional! Que orgulho de vc ser brasileiro e divulgar tanto conhecimento neste canal
Muito obrigado! 😃
Excelente seu canal!
Sou apenas um curioso em línguas e respeito demais todos os estudiosos no assunto. Ainda mais quem estuda línguas já "mortas" ou faladas somente em círculos muitos restritos.
Mas foi também curioso ver a tela do seu desktop, no qual você abriu o livro digital.
Muito raro ver uma pessoa não relacionada a TI utilizando um sistema OpenBSD (Unix).
Quando não é Windows, o mais comum é encontrar usuários de iMac ou uma distro Linux...
Gosto muito do canal. Sugestão de vídeo: como eram (são) as línguas indígenas brasileiras e como elas influenciaram o português brasileiro e o sotaque do Brasil.
Essa palavra para peixe em egípcio é semelhante ao chinês, sistema de escrita semanto-fonético, dentro do hieróglifo há uma parte que dá o significado e outra que dá a pronúncia, bem eficiente para formar um vasto léxico.
[PX🐟] - peixe
[PX✋🏻] - puxão
[PX✋🏻v] - puxar
[PX💰] - pix
[CS🏠] - casa
[CS👰🏻] - casamento
[CS👰🏻v] - casar
[CS🔹️] - coisa
Todo estudante de idiomas deveria saber essa historia da Pedra de Roseta, Champolion ficou com o maior crédito kkkk mas foi inteligente de ter se aprofundado mais no copta do que seus antecessores, mas o Thomas Young por exemplo fez muito também pela tradução na Pedra de Roseta. Uma coisa também que ajudou na decifração foi ver onde palavras se repetiam mais no texto grego e tentar identificar os padrões de repetições no texto egípcio.
A civilização egípcia é algo fascinante, mas tão antiga e duradoura que tenho até receio de começar a estudar. Quando vivi na Europa, conheci cristãos egípcios, inclusive dois parentes que nem se conheciam previamente mas travaram conhecimento justo no dormitório estudantil. Ouvi várias histórias da opressão dos cristãos por parte dos muçulmanos egípcios, a despeito da suposta igualdade jurídica. É um costume dos cristãos de lá tatuar uma cruz na mão de seus filhos para demonstrar orgulho com a religião. Também é uma iniciativa majoritariamente cristã a promoção do árabe egípcio (masri) como língua independente do árabe padrão e mesmo de suas variações faladas, há até uma versão árabe-egípcia da Wikipédia.
Mano, os egípcios iriam gostar da insider por causa do calor. 😂😂😂
Brow, faz um vídeo explicando certos apelidos americanos, como chuck é apelido de charles, e billy é apelido para willian, etc.
Achei lindo o som do Pai Nosso em copta! ❤
Uma das melhores explicações que eu já vi na vida de como aprender uma língua totalmente "enigmática"
25:51 isso é realmente muito lógico mas ao mesmo tempo nunca pensamos sobre kkk
Por isso eu estou aqui, para fazer você pensar em coisas sobre as quais nunca tinha pensado
(⌐■_■)
Canal incrível, para mim foi como descobrir um novo universo
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado tanto! :)
A insider ta patrocinando todos os meus canais favoritos. Te amo insider. Kkkk
Na verdade, eles estão patrocinando basicamente *todos* os canais do UA-cam brasileiro.
@@valberm verdade. Percebi mesmo. Kkk
Isso vira um problema também, no dia que for comprar uma camiseta deles já pensou a dificuldade de escolher o cupom de quem você vai usar?
Me parece que algo similar ocorreu com a língua Maia. Um filme/conto que me marcou muito foi "A Chegada", que trata de uma situação análoga, mas relativa a uma língua/escrita extraterrestre.
Aquela sensação que você pagou por um curso e saiu super feliz. Que trabalho! Connheci seu canal pelo Estranha Historia.
Fico feliz que tenha gostado! Bem-vinda ao canal! :)
Que aula fascinante! Eu já havia assistido alguns vídeos acerca da decifração dos hieróglifos mas dentre todos os vídeos, o seu é o melhor sem sombra de dúvidas!! MUITO bem explicado, vai bem mais além do que qualquer outro que já assisti. Está de parabéns!
Se eu pudesse sugerir um tema de vídeo, eu sugeriria um vídeo sobre a decifração da escrita maia, ou talvez como que os jesuitas faziam para aprender/gramatizar as línguas ao redor do mundo (e.g. chinês, tupi, maia, etc).
Muito obrigado pelo comentário, Ewerton!! Fico muito feliz que tenha achado o meu vídeo tão bom! :)
Vou anotar as suas sugestões aqui na lista.
Abraço!
@@glossonauta É perceptível o esmero posto nesse vídeo!
Esse tema que você trouxe (e os que sugeri) é muito interessante, não abordamos tanto ele nos cursos de História.
De novo, parabéns pela didática e conhecimento que compartilha!
Agora é 1h42m aqui em Minas Gerais, acordei com fome tem 10 minutos e já esquentei um prato de feijao com farinha e estou mantando também fome de conhecinento vendo esse vídeo... adoro este canal!
Aquele chute maluco que dá certo: Champollion metendo o louco que Copta e egípcio antigo eram a "mesma língua". E não é que acertou!
As letras lidas na oração do pai nosso são bem parecidas com russo, tanto na escrita como na leitura.
O rei do gancho! Insider está investindo bem!
Esse fenômeno do tecido da Isider é um fanômeno físico. É a inteligência material, ou memória material. O material tem uma memória que a faz voltar ao estado aparente anterior.
Muita batalha 💪 pra chegar até nós gratidão 🖐️ por gente que esforço, não era nada fácil, hoje tá tudo mastigado 🆒🙏👏👏👏👏👏
Se alguém tiver curiosidade sobre o vocabulário da língua, no UA-cam tem um vídeo do canal i love languages sobre a língua egípcia, só pesquisar por " i love languages - ancient egyptian language "
Esse canal é completo, tem vídeos sobre praticamente todas grandes línguas 😮
Estevam, é um privilégio ter conteúdos como esse no UA-cam! Parabéns pelo canal e pelo vídeo!
Muito obrigado!!
Doguinha linda! Pode aparecer mais vezes! 😄😍
Essa aula é um presente.
Sempre que possível, continue nos presenteando com o egípcio, o grego e o latim.
Gosto demais das suas explicações.
Muito obrigado!! Fico feliz que tenha gostado. Vou falar mais dessas línguas, sim. Abraço!
Esse vídeo merecia muito mais views
Glossonauta vc poderia fazer um video sobre os sistemas de escrita hiragana e katakana e se existiu algum tipo de lógica usada na elaboração dos símbolos?
Faz relativamente bastante tempo que eu li isso, então releve qualquer imprecisão.
Se não me engano, o katakana é composto por traços já existentes nos caracteres chineses; enquanto o hiragana foi muito influenciado pela escrita siddham (o que faz do hiragana um primo distante do alfabeto latino), usada no Japão para escrever sutras em sânscrito e pali.
Cara, descobri seu canal e tenho aprendido muito contigo. Como temos educado nossa filha com o metodo clássico, isso aguçou meu interesse por línguas e escrita. Poderia fazer um/uns video sobre origem do paleo hebraico e o significado original das letras? E também sugerir livros sobre sobre os assuntos do qual trata? Tenho sentido falta de referências bibliograficas para aprofundar mais. Muito obrigado pelo seu trabalho. Realmente é muito bom!
Bom Jesus da Lapa- Bahia)🇧🇷🌎🌵 parabéns Guerreiro pelo trabalho nobre mostrar as línguas idiomas global milenar do Egito terra dos faraós 🇪🇬. Viva RN Nordeste Brasil continental . Mande salve ai nossa Cidade histórica 333 anos Romaria católica etc . Vídeo didático direto ao ponto história milenar etc. 👊🏜🌵🏜🛫🛫🛫🛫🇪🇬🌎🇧🇷🎧2024 Bahia..
vc já pensou em fazer um vídeo como aprender e de como aprendeu os idiomas que vc fala?
Eu penso nisso, sim. Ainda vou fazer esse vídeo. Abraço!
Que legal! Gostei mesmo de preservarem a língua original egipcia.
Adorei o vídeo! Me fez lembrar da época da saudosa (e também odiada por muitos) série LOST, onde eles usaram os hieróglifos como elementos de mistério, justamente pelo grande apelo desse senso comum de que a língua egípcia não era decifrada. Na verdade, eu tinha esse senso comum até ver seu vídeo, e por isso adorei sentir minha mente expandindo mais uma vez com esse incrível vídeo e o excelente trabalho que faz no canal. Valeu! -- Ah, e ainda sobre LOST (ou seja, fui um daqueles que não odiou) até hoje tenho dúvidas se eram apenas hieróglifos totalmente aleatórios que usaram na série ou se faziam algum sentido na trama haha, já incentivou minha pesquisa aqui xD
A sua explicação fez lembrar-me da palavra "sapato" em hebraico: "na'al" (singular) e "na'laim" (plural).
Aí está no dual. O uso de "aim" é dual, só o "im" é plural
Só esse pai nosso em copta já vale like e inscrição! Estou maratonando seu canal! ❤
Muito obrigado! Boas-vindas ao canal!
Excelente! Seria interessante um vídeo explicando como sabemos a maneira como as línguas soavam antigamente (antes de existirem gravações). Muito obrigado pelo conteúdo!
Obrigado pelo comentário! Vou fazer um vídeo sobre isso, sim. Pode deixar ;)
Abraço!
Não conhecia o canal e fiquei feliz em saber que é potiguar.
@@lbom8073 Boas-vindas ao canal! Você também é potiguar? Um abraço!
@@glossonauta sou sim, LAJES PINTANDAS
O nome da nossa cidade foi idealizado em pinturas rupestres que existiam em um rio por nome de Lajes, daí o nome LAJES PINTANDAS ou seria LAJES PINTANDA?
Vim pelo Lingüisticamente. É muito bom ter canais tão bons assim sobre linguística. Estou amando o seu canal, Glossonauta!
Bem-vindo e muito obrigado!
Dei uma olhada no vídeo dele também. Ficou excelente!
Legal!!! Muito instigante e esclarecedor. Agora fez sentido pra mim como, por meio da linguística temos acesso a textos e conceitos antigos.
A linguística é mesmo fascinante! :)
Oi, Estevam (com m?). Adorei seu canal. Recebi a recomendação pelo YT e depois descobri q outros amigos tb conheciam. Gosto de estudar línguas embora não esteja ligado com meu dia a dia especificamente. E a "coroa" do canal foi o cachorrinho.
Exsite um documentário tipo minissérie da BBC, chamado EGITO. No terceiro e ulti episo e narrada toda epopeia do decnto dos hieróglifos. Todos capítulos são excelentes. Agora a pergunta que deixo é: O que se descobriu é com os hieróglifos decifrados? O que os hieróglifos agora lidos revelaram sobre a antiguidade egípcia? Existe algum livro resumindo isso? Saudações desde Seul, Tito.
Boa pergunta
@glossonauta Estevam, poderia fazer um video falando sobre a evolução da lingua portuguesa atual desde o latim?
Outra sugestão seria uma comparacao melódica das linguas romanticas.
Pretendo falar sobre isso, sim. Abraço!
Felicidade de verdade é ver notificação de vídeo novo
Grata por compartilhar tanto conhecimento.....DEMAISSSS
De nada! Fico feliz que tenha gostado. Abraço!
🙏🏼🐾😱 QUE LINDO 😍
OpenBSD, achei muito massa, para além de toda a qualidade extraordinária dos vídeos, ainda usando softwares livres!!!
Eu uso Linux desde a época do Kurumin, na minha adolescência. Já tinha lido sobre outros sistemas, como FreeBSD e OpenBSD, mas só decidi experimentar ano passado.
Eu me adaptei bem rápido, além de ter aprendido um monte de coisas novas sobre o funcionamento de sistemas semelhantes ao Unix e muito de shell script também (coisas que eu nunca precisei aprender em mais de 15 anos de Linux, porque estava tudo automatizado).
No final, decidi continuar usando o OpenBSD ao lado do Linux, que continua sendo necessário pra algumas coisas, como jogar na Steam.
Abraço!
@@glossonauta sensacional, essa é a minha área, mo meu canal kretcheu2001 tem bastante material sobre redes e GNU/linux.
Maravilha!!!
Muito legal! Aprendi sobre a Pedra Roseta, hieróglifos e demótico ainda adolescente nas aulas de história. Mas não tinha noção da possibilidade de falar o egípcio antigo.
Você é um tesouro nacional!!
Gostei muito do vídeo, e tua voz é muito bonita, boa de ouvir.
Muito obrigado!
Muito bom, didático..
Esse canal é incrível! Nunca decepciona.
Muito obrigado!!
Gostei muito!
Foi muito interessante. Fico imaginando como será nosso português daqui a 500 ou 1000 anos.
Linguagem muda constantemente, sempre foi assim. E sempre será. Ou seja, sempre existirá linguistas etc.
Imagino, que até o latim poderá deixar de existir, talvez.
Parabéns pelo vídeo, professor!!
O estranho é o conhecimento dessa escrita ter sido perdida com o tempo, afinal o Egito sempre existiu ininterruptamente
Vídeo interessantíssimo! Tenho formação em teologia também e foi de muito valia seu conteúdo! Adquiri um ótimo livro chamado “A Bíblia e o Egito Antigo” do Rodrigo Silva e William Cardoso.
Brilhante, espetacular, esplêndido. É tanta informação enriquecedora que não dá pra parar de assistir. Parabéns 👏👏👏.
Muito obrigado! Um abraço!
Prof. @@glossonauta, o senhor tem algum curso de inglês?
Confesso que tenho vontade de estudar inglês e amo tua didática.
Falo um ppuco de russo e leio também, quando ressitou a oracao percebi que nao só o alfabeto mas tambem a fonetica é muito parecida ( as palavras não).
Eu achei parecido com o grego antigo também. 😊😊😊😊😊😊
Meu Deus, essa cara do openbsd tem uma vibe anos 90, kde 2, win98!
hahahaha
Ele poderia ficar com uma cara bem moderna também, mas eu prefiro deixar ele assim, bem retrô haha
Parabéns, Glossonauta. Aprendo muito com você.❤❤❤
Fico feliz! Agradeço pelo seu comentário.
Q maravilha.!!! Obrigada.
Amei o vídeo, será que poderia fazer um sobre a Língua Aramaica? Tenho bastante interesse nela, contudo não encontro muito material sobre, muito obrigado!
Você é um gênio! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Muito obrigado, Stella! Um abraço!
QUE INTERESSANTE, GLOSSONAUTA MUITO BOM ESTE SEU ESTUDO
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Abraço!
Parabéns pelo canal! Seus conteúdos são sensacionais! 👏👏
Muito obrigado!!
Muito interessante, eu já estava gostando de explicação sobre a língua, sistemas de escrita, pronúncia, etc, aí do nada o cara abre o OpenBSD, deu até vontade de instalar esse sistema de novo e usar um pouco kkk
Obrigado pelo comentário haha
Sobre o OpenBSD: Para mim, tem sido uma experiência legal, que me ajudou a aprender bastante sobre o funcionamento do Unix.
Isso também me forçou a aprender mais sobre _shell script,_ para poder automatizar algumas coisas que costumam estar facilitadas na maioria das distribuições Linux.
O OpenBSD é extremamente leve. Ainda assim, para o uso diário, tem algumas coisas que você precisa ativar manualmente nele, para que o sistema tenha um desempenho melhor, como o _hyper-threading,_ que vem desativado.
Coisas como gravação de áudio e vídeo também vêm "bloqueadas", então você precisa ativar manualmente.
O sistema é bem fechado, feito para ser uma "rocha" de segurança, então você tem que configurar para ficar pronto para o uso comum.
Nesse sentido, o FreeBSD é mais simples, porque já vem mais pronto para o uso normal (mas ainda exige que você configure e instale várias coisas).
O jeito mais fácil de entrar no mundo BSD, na minha opinião, é pelo GhostBSD, que é basicamente uma distribuição do FreeBSD mais facilitada e adaptada para novos usuários.
Abraço!
@@glossonauta eu usei esse sistema por um período curto há uns 2 anos talvez, e fiz esses procedimentos de liberar o hyperthreading e tal, mas mesmo assim achei o desempenho meio travado, e senti falta de algumas conveniências de outros sistemas, até mesmo do FreeBSD, que eu também estava testando na época. No fim das contas, acabei voltando para o meu bom e velho Arch Linux.
@ Ah, entendi. Na minha experiência, o desempenho do FreeBSD é muito bom, fiquei bem satisfeito.
O do OpenBSD tá um pouco abaixo, mas não achei ruim.
Além desses sistemas, também uso Linux Slackware e Debian no dia a dia.
Abraço!
Maravilhoso seu canal! Gostei demais de suas explicações! Gratidão!❤
Sou fã do seu trabalho! Muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo interessante !!
Muito obrigado pelo comentário!
Ouvi falar sobre seu canal no podcast do Vilela, muito massa! Parabéns vizinho! P.S.: a primeira coisa que percebi na estante foi a caneca do Slackware!
Olá, Judson! Bem-vindo ao canal!
Isso, gosto muito do Slackware. Você também usa (ou já usou)?
Abraço!
@@glossonauta Foi o primeiro linux que instalei no meu PC em 2005, mas hoje só uso Ubuntu, além do mais favorece mais alguns hobbies que tenho!
Nossa, sua aula e um show.👏👏👏
Muito obrigado!
Muito legal este vídeo sobre a evolução da escrita da língua do Egito! Começando nos hieróglifos e acabando em copta. 😊
Gostaria que vc falasse um pouquinho tbm sobre a história dos estudos linguísticos em si.
Como surgiu a Linguística? Quem foram os primeiros linguistas? 🤔
Um grande abraço! ❤
Muito obrigado pelo comentário! A sua sugestão é boa, vou deixar aqui anotada pra um vídeo futuro. Abraço!
Um livro que retrata isso é "O linguista e o imperador "
Excelente! Obrigado.
Que canal maravilhoso!
Parabéns pelo vídeo e pelo domínio do assunto!
Muito obrigado!
Esse vídeo está entre os melhores do canal! 👏👏👏
Muito obrigado! Fico muito feliz que tenha gostado!! :)
10:30 - O Livro dos Mortos da "Múmia"...😅😅😅
Fala um pouco da escrita cuneiforme, por favor!
Nossa que vídeo incrível
Obrigado!
Aula espetacular, parabéns. Vc é um ótimo professor.
Muito obrigado, Monica!
Ótimo vídeo! Fala sobre a inscrição de Behistun também
Muito obrigado.
amo seu canal, sempre quis estudar esse asunto mas nunca soube de onde começar, seus videos me deram um norte.
muito obrigado :)
Obrigado pelo comentário! Fico feliz por isso!
Melhor canal de todo o mundo de todos os tempos
Vídeo muito interessante!!!! Parabéns
Muito obrigado!
Parabéns pelo seu trabalho, muito esclarecedor e interessante!
Obrigado pelo comentário, Renato! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Abraço!
Brabo demais esse openBSD. Parabéns pelo maravilhoso conteúdo!
Muito obrigado!
Que video maravilhoso, copta soa bem bonitoi
deveria seguir na carreira academica, as universidades brasileiras estao perdendo um bom prof de Linguistica
Parabéns, muito bom...! Admirável o teu trabalho e a tua capacidade de memorizar as pronúncias...! Tenho muita curiosidade também sobre como decifraram os sons da música grega antiga a partir de inscrições como, por exemplo, a de um viúvo na lápide da sua esposa, no "Epitáfio de Seikilos"...! A primeira composição inteira recuperada, supostamente realizada entre 200 a.C. e 100 d.C. ...!
Vídeo bem bacana! Por acaso a língua egípcia usada nos dois primeiros filmes da trilogia A Múmia se trata do copta?
Obrigado, Yuri! Respondendo à sua pergunta: Não, eles usaram egípcio antigo, um estágio da língua anterior ao copta. Abraço!
Muito interessante e assunto abordado com profundidade como sempre....parabéns
Muito obrigado!
Vídeo Maravilhoso, professor, parabéns...
Muito obrigado, Marcelo!
Muito bom 😄
Vídeo irado. Parabéns
@@Gabriel_Campos94 Muito obrigado!
Meu amigo, poste mais vídeos. Teus vídeos são legais demais. Saudações paraibanas.
Muito obrigado pelo comentário! Continuarei fazendo vídeos, sim! :)
@@glossonauta eu que te agradeço! :D
@@glossonauta eu que te agradeço! :D
26:49 Eu deveria estar surpreso pelo cara que estuda línguas antigas usar um sistema operacional desses?
Você leu o Livro "Legado Roubado"? Há alguma verdade ali?
Sensacional!!
Muito obrigado!
¡Video genial!
Ótimo vídeo, como sempre! Obrigada!