Vamos ter que relembrar aquele escândalo sobre certos sertanejos recebendo montantes obscenos de dinheiro público direto do orçamento das prefeituras de cidades pequenas?
Tenho um conhecido que fez a vida tocando guitarra com Rick e Renner nos anos 90, montou estudio top e td mais...época boa pra ganhar dinheiro, hoje em dia é isso aí, só sofrencia e tomar esporro de pseudo artista bebado.....
rsrsrsr aqui conhece amigo,vc ta falando do flavinho alencar ne?rsrs,tenho uma fender que foi dele..Os irmaos todos talentosos,e tocam com artistas tbm...mas flavinho tbm é um baita compositor e tem muitas musicas gravadas com artistas grandes.
Regis Tadeu um dia disse que esses artistas e bandas sertanejas são obrigados a contratar músicos bons . Pq melhorar uma composição que já foi criada sendo uma m3rd@, o cara tem que ser profissional. E ainda olha só o que esses caras fazem. Xingam os caras que seguram essas desafinações vocais e a choradeira toda que é o sertanejo!
Na real a parada não é essa. Ocorre que no sertanejo é aonde está pingando a grana e músico (profissional) é igual qualquer outro profissional, quer ganhar dinheiro. Quem tem maior capacidade profissional está trabalhando nas empresas que pagam melhor. Simples assim.
Vamos comprar que realmente foi uma brincadeira, que isso rola entre eles, que se respeitam: Ora, no mínimo foi uma falta de respeito levar à público uma "brincadeira" que tem outra interpretação dentro de um ensaio fechado. Existem brincadeiras, apelidos, trollagens carinhosas que faço com meu filho, que jamais faria na frente de amigos dele, porque ele poderia se sentir constrangido. Esse cantor, precisa no mínimo apreender a diferença de público, privado e como algo "inocente" pode soar muito humilhante fora de um determinado contexto.
Opa, meus 10 centavos. Apesar de concordar com tudo que você falou nesse vídeo, mas você se equivocou nesse caso específico ao voltar a crítica aos músicos. Sou profissional do meio a quase três décadas, já toquei com mais de 200 duplas, inclusive com o Israel Novaes. A verdade é que ele só externou o que a esmagadora maioria dos "artistas" do meio sertanejo pensam. Vc colocou como se os músicos não estivessem preparados, é muito comum esses pseudos artistas colocarem a banda na fogueira puxando músicas que não fazem parte do repertório muito menos foram ensaiadas, isso acontece sempre. Por incrível que pareça esses "artistas" adoram se alto sabotar. Vc consegue imaginar a Marisa Monte, Caetano Veloso, ou qualquer artista de expressão se expor dessa maneira? Conheço essa classe como a palma da minha mão. Nesse caso não foi por falta de profissionalismo dos músicos. Sobre cachê, melhor não entrar nesse assunto. Com 5% de um único show os artistas de alto escalão pagam o mês da esquipe técnica inteira. Acredite, foram esses "artistas" que destruíram a carreira de sideman. Falam muito, mas a verdadeira maneira de saber se o artista valoriza realmente o músico é na paga, no pix, no cachê. O resto é conversa.
Olá, amigo. Tudo bem contigo? Como é tocar por tanto tempo com esse pessoal? Pois, vi uma vez o baterista do Milton Nascimento dizendo que tocou com ele por 20 anos e em todos os shows se emocionava. Mas, Milton Nascimento é simplesmente Deus na terra, longe de comparar com sertanejo. Então minha dúvida é: tu se envolve mesmo com a música ou toca por dinheiro apenas? Pois, música é a maior expressão de arte que temos e o sertanejo é o ápice do desleixo humano. Você ainda sente vontade de tocar ou toca por obrigação? É só uma dúvida mesmo aproveitando sua experiência de vida. Se puder, fique à vontade para acrescentar a conversa. Ficarei feliz em ler o que tem a dizer. Abraço
Ia pontuar exatamente isso mas você já falou tudo e com muito mais propriedade do que eu falaria. Enquanto existir músicos sem consciência de classe e que aceitam serem mal tratados em troca de um cachê miserável os bons profissionais vão sofrer esse tipo de ataque. Parabéns pela postura e pelo seu trabalho.
@@Neuryel olá, obrigado pela resposta e pelo interesse. Sempre quis ser músico, mas minha vida mudou quando em 1995 (pré internet, UA-cam etc) tive o privilégio de assistir a um workshop do Nico Assumpção. Resolvi que seria músico profissional e tentaria ao menos tocar naquele nível algum dia. Nico atuava como sideman (acompanhando artistas) tinha um trabalho sólido instrumental além de dar aulas e gravar. Esse era o meu norte. Não vejo problema algum em ser sideman, acompanhar artistas. Faz parte da profissão, se for pra fazer apenas o que quer na hora que quer tem outro nome, hobbie. Nem sempre é possível tocar o que realmente gosta, mas mesmo nesse contexto é possível aprender muito, viajei bastante (até pra outros países) e toquei com grandes músicos. O maior problema foi a mudança no mercado, acompanhei todas elas "in loco" até chegarmos na situação atual, onde o músico sideman é apenas um enfeite no fundo do palco. Enfim, é uma longa história. Com relação a tocar muito tempo nesse meio, nunca foi uma busca pelo som mas pela sobrevivência. O mercado foi me levando. Meu sonho era tocar com medalhões da MPB, nunca planejei atuar no mercado sertanejo.
Os músico q se sujeita a isso a isso ,ganhar um cachê d Mda. acham que vão obter algum currículo com isso ,tocar essa mda d música ! Não se vendam!!! Tem q ganhar bem mais pra conseguir ouvir esse lixo d música.
Músicos aqui pagam pra trabalhar, mtas das vezes vc investe 10k, 15k em um bom equipamento(um bom instrumento, um bom ampli, bons pedais e pedaleira) pra ganhar 200, 300 reais na noite, pra engolir sapo, ter q lidar com ego de produtor, ego de artista, lidar com algumas humilhações como foi o caso aí, é melhor desistir e transformar a música em hobby msm
Que aula Matheus … parabéns 👏👏👏 Um cara fazer uma “brincadeira” dessas com os músicos é o mesmo que o dono de uma loja “brincar” falando mal do seu produto …. Isso explica muita coisa sobre a atual situação da nossa música … fui músico por 13 anos, se um cara falasse assim comigo no palco eu desceria na hora…e seria muito massa se os músicos tivessem feito isso né ??? Mas como? Se eles mesmo não se respeitam ???…
Ele se defendeu falando que era " brincadeira". Esse não é tipo de "brincadeira" que se deve fazer no palco, ponto. Com relação ao profissionalismo, infelizmente ainda falta para muitos músicos. Eu já saí de banda por essa questão de drogas. Enfim, é preciso ter respeito com os outros músicos e estes precisam respeitar a profissão sendo profissionais! Valeu Matheus ✌🏼🎸
Permita-me deixa rmjnha colaboração. Fui sideman no Brasil por 15 anos e independente do valor do cachê, um comportamento como o de Israel Novaes não é tolerável. A maioria dos artistas com quem trabalhei no gospel, são artistas com quase todo o repertório de hits. Existem artistas que possuem o show bem mais amarrado (o que eu prefiro) e tem artistas mais soltos, que curtem o show mais improvisado. Sobre drogas... quem usa drogas durante o horário de trabalho, está errado. Ninguém usa drogas em um office (só os CEO's que cheiram pó e bebem aquele whiskey). O músico JAMAIS será culpado em uma situação como essa. O músico SEMPRE será o lado mais fraco.
Sobre a questão de drogas, infelizmente o cara falou algumas coisas que incomodam muito quem é dono de banda. O problema foi a forma que ele falou, em que ele acabou perdendo a razão totalmente. Mas não sabemos qual a circunstância. Vou dar um exemplo aqui. No carnaval deste ano, no 1° e 2° dias tivemos músicos que chegaram atrasados ao ponto de o caminhão do trio ter que esperar por eles para partir, no 5° dia o batera chegou bêbado ao ponto de parar de tocar no meio da música várias vezes. Em uma delas eu não aguentei e falei "toca caralho!!!", e isso foi no mic, pois eu uso auricular, mas já estava no meu limite, foi algo involuntário. Quanto à banda pegar o repertório, seria algo básico e obrigatório, mas na prática é difícil alguém se dedicar pra chegar com o repertório limpinho e não é por conta do cachê, pois neste ano eu aumentei o valor em relação ao ano passado e a entrega foi bem inferior ao que já era ruim.
Um amigo entrou com processo trabalhista no "tio do cabaré", ta lá no Jusbrasil. O cara milionário, e nas redes pagava de amigão mas nem férias e 13° pagou. Eu enxergo artistas que contratam musicos como empresas, e nisso existem direitos e deveres que ambos os lados devem cumprir, porém o lado e a voz do "patrão" sempre falam mais alto que do funcionário. Esse é sempre minimizado, abafado, e se fosse esse mar de flores, não haveriam tantos processos trabalhistas (empresas em geral). Bastidores igual a esse que mencionei então todo dia por aí pq os "patrões dessa área" tb não tem essa qualificação de empresários, é o dono da empresa pq canta e está pagando, mas comete varios deslizes, assédios, etc... Bom debate 👏🏻👏🏻👏🏻 Abraço Matheus 🤜🏻🤛🏻
Em 06:58 minutos está uma das partes mais importantes do vídeo. Hoje, como dono de banda, infelizmente muitas vezes tenho que escolher um músico que não é tão bom tecnicamente mas que tem responsabilidade quanto ao horário e boa comunicação (tempo de resposta no whats), disponibilidade pra ensaio.
Eu concordo com o Starling e os pontos de vista e lições que ele deixou são importantes para quem quer ser sideman, mas a realidade a maioria das vezes é diferente, eu tenho 20 anos como sideman de artistas no porte do Israel. Provavelmente ele só colocou pra fora o que ele e vários empresários pensam e tomam atitudes e decisões pautadas nesse pensando e argumento. Recentemente saí de uma banda nacional pq a galera era tudo zé droguinha, eu não me sentia bem convivendo com tanta falta de responsabilidade no ambiente que deveria ser sério e profissional, muito comum isso em quase todas as gigs. Outra coisa o Starling não sabe na prática o que rola, são meses fora de casa, 3 a 4 dias no busão até chegar na próxima cidade, às vezes ônibus parando para gastar hora porque o dono da banda não quis pagar mais uma diária para banda chegar e se hospedar, é ônibus que quebra, esses artistas tocam músicas deles e de vários outros artistas, detalhes produtores que não escrevem as músicas, criam arranjos e mandam repertório dia antes ou hora antes do show. Você na estrada como faz para pegar tanta música sem condições, falta de recursos, cansaço e muitos, a maioria paga cachê muito ruim. Realmente é lamentável o que o Israel disse porque tem muita gente séria trabalhando com música, sendo profissional. Porém, esses caras gostam de humilhar e colocar o músico como uma classe inferior e então fazem de tudo para que isso aconteça. Entendam perrengues toda profissão tem e às vezes tem lugares que realmente não tem suporte, agora humilhação e tratamento de forma desrespeitosa não existe, não aceitem isso músicos.
Vontade é essa. Mas o cara vira vítima. Melhor mesmo é todos combinarem de descer ou subir a afinação e deixar o cara se lascar procurando o tom. 😂😂😂😂😂
Quanta gente falando besteira hoje. E ainda se diz artista. Isso aí não é artista em lugar nenhum. Dizer que se esforça pra lembrar as suas próprias músicas é dar um tapa na cara de quem ainda tem coragem de pagar ingresso pra assistir a isso. Baixíssimo nível. É isso que dá ficar dando moral pra música comercial e deixar de lado os verdadeiros músicos e artistas.
Tem ensaios e também as musicas tem que ser entregue aos musicos pra ter o máximo de repertório possível pra o músico se habilitar pra execução repentina.
Uma vez no Faustão a joanna tava se apresentando e o público pediu uma música que não tava ensaiada pela banda ! Ainda bem que um dos músicos da banda sabia tocar a música!: foi uma saia justa, ia ficar feio ela ter que cantar à capela
Respeito é bom e todo mundo gosta. Todo profissional precisa saber se expor positivamente pra deixar sua marca pessoal. Isso demonstra a falta de profissionalismo na postura de alguns que não sabem ser líderes. Uma pena. Sem contar o abuso que fazem com os contratados.
Brincadeira de senhor de engenho com escravo em fazenda do século 18, infelizmente o agro é pop, financia esses caras e escravizou muita gente... Indigna ver uma parada dessa!
Horrível o posicionamento desse rapaz ,isso é desrespeito total com a classe ,espero que pelo menos os músicos que estão com ele sejam bem pagos,com um ótimo CACHÊ.
A parte de indicar amigos para substituir numa GIG me lembrou o caso do Kiko Loureiro no Megadeth.
6 місяців тому+1
Tenho quarenta anos de música, sem bebidas, drogas, putas, sempre profissionalismo, e mesmo assim tem vários como esse tipo que cruzam seu caminho. Pra ser educado, cai fora desses tipos faz tempo, não gasto uma nota com esse tipo de "artista".
Com essa educação do maluco aí eu desceria do palco na hora, até por que ja desci do palco por menos, nenhuma paga vale a pena pra ser tratado assim, a nao ser que tenha sido brincadeira, sei la
Os músicos deveriam ser unir mais. Não sabem a força que tem nessa arte. Em um caso como esse, que não é o primeiro do tipo, a banda inteira deveria deixar o cantor sozinho e ninguém querer mais trabalho com ele. Duvido ele fazer sucesso sem bons profissionais do lado.
Esse fulano está totalmente errado. Vai ter que cantar sozinho. O cara já não é tão famoso e ainda exige mais os músicos dele. Triste. O músico é o que mais trabalha na banda, é o que faz o serviço braçal. E vem um cara desse falando isso. Pesado hein. E mais, toda brincadeira tem fundo de verdade.
Matheus fica complicado falar qualquer coisa dessa treta, a outra parte não se pronunciou e o dono do show tava com o microfone. Porém antes de tudo foi uma baita falta de educação desse sertanejo ou sei la qual genero musical é esse. O publico não esta por dentro da intimidade deles e não me pareceu brincadeira, quase sempre esse tipo de "brincadeira" tem algo a mais a dizer. Teu vidéo foi bem bacana, mas foi uma chamada de paizão na galera, porque a gente sabe que vc ama musica, ama guitarra e não quer ver a galera em maus lençois. Obrigado
Minha opinião é que não se deve fazer esse tipo de brincadeira, pois, acaba manchando a reputação dos músicos, porque alguém pode acreditar que todo músico é assim, haja vista a repercussão que deu.
Alberto disse tudo ,se eu tivesse a chance de voltar no tempo e ter filmado minhas experiencias com artista ao qual prestei meu serviço, fans ficariao chocados...sao pessoas horriveis! principalmente no (sertanejo.) ja presenciei artista apos atender os fan tomar banho de alcool e falar que tinha nojo de atender apos show...isto que aconteceu neste fato ai e o minimo do que esta turma e capaz .infelismente.....
Mateus, se puder, pode fazer um vídeo sobre contratos que o músico deve ter para salvaguardar seus direitos quando realiza uma gravação de uma participação, num álbum completo, num show ao vivo. E como evitar de, por exemplo, o músico fazer uma gravação em álbum de artista e não ter os devidos créditos provenientes disso?
E eu achava que o Tim Maria dando esporro na Vitória Régia ao vivo já era demais. Brincadeirinha estranha essa. Se os músicos saíssem falando que cantor é tudo *****, ***** e *******, será que ele ia levar na boa?
Seria um cara sem noção da realidade ao fazer esse tipo de crítica grosseira absolutamente sem necessidade, mas fez, na verdade, uma brincadeira com os músicos dele.
Na minha opinião no mínimo quem está drogado aí é ele, e sobre o pedido de desculpa, simplesmente foi para tenta limpar um pouco a imagem dele depois desse lindo comportamento.
Sou músico de churrasco ,e eu precisava apenas conhecer meu instrumento e saber apenas qual o tom da música o ensaio é pra isso quanto o repertório das é problema de quem vai cantar ,portanto quem tem que conhecer as porcarias das músicas do cantor nojento é ele ,jogava o instrumento na cara dele .
Ele não é o primeiro a destratar os músicos outros artistas tbm ja fizeram isso a própria Marina lima e etc ai é muita falta de respeito ao próprio ser humano
Complicado, o músico na sua maioria precisa estudar e muito, investir em equipamentos e não tem o reconhecimento remunerado na mesma proporção na maioria das vezes esta é a verdade, só muito amor mesmo à musica faz da persistência uma companheira de todas as horas. Há artisita que creio pagam muito bem aos músicos e respeitam, mas acredito que esta cada vez mais raro esse tipo de cantor e ou cantora até porque todos somos artístas afinal quem trabalha com arte seja de forma profissional ou não mas tem o dom da arte é um artísta sim. Dizem que alguns cantores pagam muito bem, como a saudosa Elis Regina que segundo ouvi divídia o cache por igual com os músicos pois reconhecia que se ela fazia o sucesso não era só pelo próprio talento, há outros também mas é uma situação rara. Não tenho a música como a minha profissão, como o meu ganha pão, mas respiro música o dia todo atuo no meio Cristão/Católico e respeito muito meus irmãos músicos que vivem da música pois sei muito bem como é díficil ser músico, já pararm para pensar que por exemplo, a música é a única cadeira universitária que exige o saber mínimo ( e este saber não é nada pouco ), de música para ingressar na universidade, medicina, direito, engenharia e etc....basta fazer o vestibular que hoje em dia virou enem, mas música não. Grande abraço a todos os músicos!
Maluco grosseiro dizer isto no microfone em um show... Entre vários fatores mal criados ainda ele dá tiro no próprio pé...ele que escolhe os músicos, ele que é ruim pra escolher.
Essa ideia de músico de artista é nojenta! Hoje testemunhei um Zé ninguém dizendo que era "amigo" do Milton. Outra respondendo, meu pai toca com o Milton. Que se f%#$@#! Manda o Milton ou qualquer artista subir no palco só! Vai virar meu banco e meu violão ou então Madona em Copacabana com playback! Eu tenho um duo e já mudei de formação, mas quem toca é parte do processo, integrante e indispensável, parte de um todo e não nada de um todo. Triste essa profissão de quem precisa, faz tudo para um bando de idiotas bater palma. Eu não gosto de nenhum artista solo! Ainda bem. Gosto de bandas! Bandas como Foo Fighters! De um cara bom que quer ser parte de um todo com outros tão bons quanto.
Achei estranho mesmo essa frase dele, espero que ele tenha se expressado errado. Fora quem o que tem de gente cheirada que finge ser certinho, pra mim esses são piores, mas mantendo pose de conservador as vezes o cara gosta.
detalhe ja e um porre tirar estas musicas horriveis e ainda ser humilhado...fodaaaa(detalhe se perguntar para estes musicos se conhecem o que e tabela? eles nem sabem do que esta falando)
Concordo com o que voce disse, porém um ponto muito importante nesse caso é que esses cantores são mais "cantores de baile" que muitas das vezes acabam fazendo 99,9% do seu repertorio covers , e depois se acham no direito de cobrar que os músicos saibam todas as suas musicas que praticamente não tocam, principalmente se não rolasse um aviso prévio do tipo: "tirem essas musicas que pode ser que eu cante"
Não só no meio musical culturalmente o brasileiro é desunido e desinformado. A começar pela OMB que supostamente atua na “defesa”dos interesses da classe, a falta de informação leva as pessoas a julgarem sempre pelo lado ruim e do mal exemplo. Uma banda de baile do segmento profissional tem uma estrutura com: empresário, produção, figurino, logística e o que é decidido atende as demandas do mercado e decidido pela produção. Os cantores que na grande maioria das bandas profissionais são vários fazem o que é determinado assim como os demais músicos. Como o Mateus bem colocou, tem coisas que realmente não é a praia do cara.
A maior doença aí pra mim é ele disse que faz show! Que é cantor rsrs quem faz show amigo é o Chitãozinho e chororó amigo mas esse Israel não faz show ele faz um trampo brega e só e deve pagar 300 reais pra cada um e pelo visto nem sabe quem são os músicos da própria banda.
Muito boa suas colocações. Servem de baliza, ajuda, alerta. Deu aula gratuita para quem está na senda da arte. Só não gostei de sua colocação política. Conservador em um país racista, homofóbico, pode significar que você é Fascista
Sai daí, criança! Se tu trabalhasse em firmas, empresa, lojas, (CLT)...com mais DEVERES do que direitos.... Tu iria fumar e beber? Os músicos PROFISSIONAIS de fato e espírito se LASCAM, por causa desse monte de criança velha que só consegue "tocar um instrumento" se BEBER e se DROGAR antes! A PROFISSÃO música, tem que ser encarada dessa MESMA forma!
Agora foi que fodeooooo. O malico donvocal ouxa uma musica doida e os musicos tem que sabe do nada ? 😂😂😂😂. Puxou musica fora do repertorio vai sari armengue
rs....eu estou tomando um remédio que esta inchando as minhas palpebras e por isso esta com este aspecto de sono, mas segunda a médica é temporário o efeito colateral.
Estude comigo e com meu método na Starling Academy, a maior escola virtual de guitarra do Brasil:
Www.StarlingAcademyofmusic.com.br
Vamos ter que relembrar aquele escândalo sobre certos sertanejos recebendo montantes obscenos de dinheiro público direto do orçamento das prefeituras de cidades pequenas?
Exato, e pra disfarçar todos esses sertanojos ficam "demonizando" a Lei Rouanet.
O que mais tem é esquema de prefeitura com artista.
E como abafaram rápido, incrível como ninguém fala disso...
sim, temos que sempre relembrar pq brasileiro tem memoria curta
Tenho um conhecido que fez a vida tocando guitarra com Rick e Renner nos anos 90, montou estudio top e td mais...época boa pra ganhar dinheiro, hoje em dia é isso aí, só sofrencia e tomar esporro de pseudo artista bebado.....
rsrsrsr aqui conhece amigo,vc ta falando do flavinho alencar ne?rsrs,tenho uma fender que foi dele..Os irmaos todos talentosos,e tocam com artistas tbm...mas flavinho tbm é um baita compositor e tem muitas musicas gravadas com artistas grandes.
Não sei hoje, mas até um tempo atrás o Flavinho era DM do Daniel
Regis Tadeu um dia disse que esses artistas e bandas sertanejas são obrigados a contratar músicos bons . Pq melhorar uma composição que já foi criada sendo uma m3rd@, o cara tem que ser profissional. E ainda olha só o que esses caras fazem. Xingam os caras que seguram essas desafinações vocais e a choradeira toda que é o sertanejo!
Na real a parada não é essa. Ocorre que no sertanejo é aonde está pingando a grana e músico (profissional) é igual qualquer outro profissional, quer ganhar dinheiro. Quem tem maior capacidade profissional está trabalhando nas empresas que pagam melhor. Simples assim.
Pode montar a banda que for, se a música for uma merda, vai continuar sendo
Vamos comprar que realmente foi uma brincadeira, que isso rola entre eles, que se respeitam: Ora, no mínimo foi uma falta de respeito levar à público uma "brincadeira" que tem outra interpretação dentro de um ensaio fechado. Existem brincadeiras, apelidos, trollagens carinhosas que faço com meu filho, que jamais faria na frente de amigos dele, porque ele poderia se sentir constrangido. Esse cantor, precisa no mínimo apreender a diferença de público, privado e como algo "inocente" pode soar muito humilhante fora de um determinado contexto.
Que reflexão sensacional, Mateus!
Aula eterna para os músicos nesse vídeo SUPER importante!
Obrigado por cada frase dita. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Opa, meus 10 centavos. Apesar de concordar com tudo que você falou nesse vídeo, mas você se equivocou nesse caso específico ao voltar a crítica aos músicos. Sou profissional do meio a quase três décadas, já toquei com mais de 200 duplas, inclusive com o Israel Novaes. A verdade é que ele só externou o que a esmagadora maioria dos "artistas" do meio sertanejo pensam. Vc colocou como se os músicos não estivessem preparados, é muito comum esses pseudos artistas colocarem a banda na fogueira puxando músicas que não fazem parte do repertório muito menos foram ensaiadas, isso acontece sempre. Por incrível que pareça esses "artistas" adoram se alto sabotar. Vc consegue imaginar a Marisa Monte, Caetano Veloso, ou qualquer artista de expressão se expor dessa maneira? Conheço essa classe como a palma da minha mão. Nesse caso não foi por falta de profissionalismo dos músicos. Sobre cachê, melhor não entrar nesse assunto. Com 5% de um único show os artistas de alto escalão pagam o mês da esquipe técnica inteira. Acredite, foram esses "artistas" que destruíram a carreira de sideman. Falam muito, mas a verdadeira maneira de saber se o artista valoriza realmente o músico é na paga, no pix, no cachê. O resto é conversa.
Olá, amigo. Tudo bem contigo? Como é tocar por tanto tempo com esse pessoal? Pois, vi uma vez o baterista do Milton Nascimento dizendo que tocou com ele por 20 anos e em todos os shows se emocionava. Mas, Milton Nascimento é simplesmente Deus na terra, longe de comparar com sertanejo. Então minha dúvida é: tu se envolve mesmo com a música ou toca por dinheiro apenas? Pois, música é a maior expressão de arte que temos e o sertanejo é o ápice do desleixo humano. Você ainda sente vontade de tocar ou toca por obrigação? É só uma dúvida mesmo aproveitando sua experiência de vida. Se puder, fique à vontade para acrescentar a conversa. Ficarei feliz em ler o que tem a dizer. Abraço
Ia pontuar exatamente isso mas você já falou tudo e com muito mais propriedade do que eu falaria.
Enquanto existir músicos sem consciência de classe e que aceitam serem mal tratados em troca de um cachê miserável os bons profissionais vão sofrer esse tipo de ataque. Parabéns pela postura e pelo seu trabalho.
@@Neuryel olá, obrigado pela resposta e pelo interesse. Sempre quis ser músico, mas minha vida mudou quando em 1995 (pré internet, UA-cam etc) tive o privilégio de assistir a um workshop do Nico Assumpção. Resolvi que seria músico profissional e tentaria ao menos tocar naquele nível algum dia. Nico atuava como sideman (acompanhando artistas) tinha um trabalho sólido instrumental além de dar aulas e gravar. Esse era o meu norte. Não vejo problema algum em ser sideman, acompanhar artistas. Faz parte da profissão, se for pra fazer apenas o que quer na hora que quer tem outro nome, hobbie. Nem sempre é possível tocar o que realmente gosta, mas mesmo nesse contexto é possível aprender muito, viajei bastante (até pra outros países) e toquei com grandes músicos. O maior problema foi a mudança no mercado, acompanhei todas elas "in loco" até chegarmos na situação atual, onde o músico sideman é apenas um enfeite no fundo do palco. Enfim, é uma longa história. Com relação a tocar muito tempo nesse meio, nunca foi uma busca pelo som mas pela sobrevivência. O mercado foi me levando. Meu sonho era tocar com medalhões da MPB, nunca planejei atuar no mercado sertanejo.
Os músico q se sujeita a isso a isso ,ganhar um cachê d Mda. acham que vão obter algum currículo com isso ,tocar essa mda d música ! Não se vendam!!! Tem q ganhar bem mais pra conseguir ouvir esse lixo d música.
perfeita colocação exatamente isso.
Músicos aqui pagam pra trabalhar, mtas das vezes vc investe 10k, 15k em um bom equipamento(um bom instrumento, um bom ampli, bons pedais e pedaleira) pra ganhar 200, 300 reais na noite, pra engolir sapo, ter q lidar com ego de produtor, ego de artista, lidar com algumas humilhações como foi o caso aí, é melhor desistir e transformar a música em hobby msm
Assim eu fiz. Só toco o que quero e com quem eu quero tambor. Por sorte, sempre me mantive atualizado numa segunda profissão.
Que aula Matheus … parabéns 👏👏👏 Um cara fazer uma “brincadeira” dessas com os músicos é o mesmo que o dono de uma loja “brincar” falando mal do seu produto …. Isso explica muita coisa sobre a atual situação da nossa música … fui músico por 13 anos, se um cara falasse assim comigo no palco eu desceria na hora…e seria muito massa se os músicos tivessem feito isso né ??? Mas como? Se eles mesmo não se respeitam ???…
Ele se defendeu falando que era " brincadeira". Esse não é tipo de "brincadeira" que se deve fazer no palco, ponto.
Com relação ao profissionalismo, infelizmente ainda falta para muitos músicos. Eu já saí de banda por essa questão de drogas.
Enfim, é preciso ter respeito com os outros músicos e estes precisam respeitar a profissão sendo profissionais! Valeu Matheus ✌🏼🎸
Excelente reflexão Matheus!!!! Bastante profunda!!!!
Top Starling baita reflexão parabéns pelas palavras 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🤙🏻🎸🎹🎧💯
Permita-me deixa rmjnha colaboração. Fui sideman no Brasil por 15 anos e independente do valor do cachê, um comportamento como o de Israel Novaes não é tolerável. A maioria dos artistas com quem trabalhei no gospel, são artistas com quase todo o repertório de hits. Existem artistas que possuem o show bem mais amarrado (o que eu prefiro) e tem artistas mais soltos, que curtem o show mais improvisado.
Sobre drogas... quem usa drogas durante o horário de trabalho, está errado. Ninguém usa drogas em um office (só os CEO's que cheiram pó e bebem aquele whiskey). O músico JAMAIS será culpado em uma situação como essa. O músico SEMPRE será o lado mais fraco.
Sobre a questão de drogas, infelizmente o cara falou algumas coisas que incomodam muito quem é dono de banda. O problema foi a forma que ele falou, em que ele acabou perdendo a razão totalmente. Mas não sabemos qual a circunstância. Vou dar um exemplo aqui. No carnaval deste ano, no 1° e 2° dias tivemos músicos que chegaram atrasados ao ponto de o caminhão do trio ter que esperar por eles para partir, no 5° dia o batera chegou bêbado ao ponto de parar de tocar no meio da música várias vezes. Em uma delas eu não aguentei e falei "toca caralho!!!", e isso foi no mic, pois eu uso auricular, mas já estava no meu limite, foi algo involuntário. Quanto à banda pegar o repertório, seria algo básico e obrigatório, mas na prática é difícil alguém se dedicar pra chegar com o repertório limpinho e não é por conta do cachê, pois neste ano eu aumentei o valor em relação ao ano passado e a entrega foi bem inferior ao que já era ruim.
Um amigo entrou com processo trabalhista no "tio do cabaré", ta lá no Jusbrasil. O cara milionário, e nas redes pagava de amigão mas nem férias e 13° pagou.
Eu enxergo artistas que contratam musicos como empresas, e nisso existem direitos e deveres que ambos os lados devem cumprir, porém o lado e a voz do "patrão" sempre falam mais alto que do funcionário. Esse é sempre minimizado, abafado, e se fosse esse mar de flores, não haveriam tantos processos trabalhistas (empresas em geral).
Bastidores igual a esse que mencionei então todo dia por aí pq os "patrões dessa área" tb não tem essa qualificação de empresários, é o dono da empresa pq canta e está pagando, mas comete varios deslizes, assédios, etc...
Bom debate 👏🏻👏🏻👏🏻
Abraço Matheus 🤜🏻🤛🏻
Minha opinião é a de que esse vídeo insinua responsabilidade do músico pela humilhação que venha a sofrer. Tô fora
Caraca Matheus,vc faz cada conteúdo top, parabéns,um dia gostaria de estudar com vc,o seu conteúdo acrescenta demais em nossas vidas
Em 06:58 minutos está uma das partes mais importantes do vídeo. Hoje, como dono de banda, infelizmente muitas vezes tenho que escolher um músico que não é tão bom tecnicamente mas que tem responsabilidade quanto ao horário e boa comunicação (tempo de resposta no whats), disponibilidade pra ensaio.
A boca fala doque o coração tá cheio, essa "brincadeira" é de muito mal gosto, tem que se respeitar a profissão que é digna
Eu concordo com o Starling e os pontos de vista e lições que ele deixou são importantes para quem quer ser sideman, mas a realidade a maioria das vezes é diferente, eu tenho 20 anos como sideman de artistas no porte do Israel. Provavelmente ele só colocou pra fora o que ele e vários empresários pensam e tomam atitudes e decisões pautadas nesse pensando e argumento. Recentemente saí de uma banda nacional pq a galera era tudo zé droguinha, eu não me sentia bem convivendo com tanta falta de responsabilidade no ambiente que deveria ser sério e profissional, muito comum isso em quase todas as gigs. Outra coisa o Starling não sabe na prática o que rola, são meses fora de casa, 3 a 4 dias no busão até chegar na próxima cidade, às vezes ônibus parando para gastar hora porque o dono da banda não quis pagar mais uma diária para banda chegar e se hospedar, é ônibus que quebra, esses artistas tocam músicas deles e de vários outros artistas, detalhes produtores que não escrevem as músicas, criam arranjos e mandam repertório dia antes ou hora antes do show. Você na estrada como faz para pegar tanta música sem condições, falta de recursos, cansaço e muitos, a maioria paga cachê muito ruim. Realmente é lamentável o que o Israel disse porque tem muita gente séria trabalhando com música, sendo profissional. Porém, esses caras gostam de humilhar e colocar o músico como uma classe inferior e então fazem de tudo para que isso aconteça. Entendam perrengues toda profissão tem e às vezes tem lugares que realmente não tem suporte, agora humilhação e tratamento de forma desrespeitosa não existe, não aceitem isso músicos.
Se eu trabalhasse pra ele abandonava ele no meio do show
Se vc fizesse isso vc nunca mais conseguiria outro emprego
Vontade é essa. Mas o cara vira vítima.
Melhor mesmo é todos combinarem de descer ou subir a afinação e deixar o cara se lascar procurando o tom. 😂😂😂😂😂
@@pauloventura2022muito bom!!! Kkkkkkkk
A idéia é boa, mas ele iria esculachar os músicos ali mesmo e demitir a banda.
Depois não reclamem do artista colocar playback ou cantar em cima beat.
oq seria do cantor sem os musicos .... este estrelismo e foda .....
O início discordo... Tom Jobim não conseguia decorar a maioria de suas próprias letras. Ele mesmo falou. Tinha q te-las encima do piano.
Excelente reflexão, vai muito além de polêmicas, do certo ou errado. Ensinamentos para a classe.
Quanta gente falando besteira hoje. E ainda se diz artista. Isso aí não é artista em lugar nenhum. Dizer que se esforça pra lembrar as suas próprias músicas é dar um tapa na cara de quem ainda tem coragem de pagar ingresso pra assistir a isso. Baixíssimo nível. É isso que dá ficar dando moral pra música comercial e deixar de lado os verdadeiros músicos e artistas.
Tem ensaios e também as musicas tem que ser entregue aos musicos pra ter o máximo de repertório possível pra o músico se habilitar pra execução repentina.
O mané deve pagar 300 conto de cachê pros músicos e vem cantando de galo...
Uma vez no Faustão a joanna tava se apresentando e o público pediu uma música que não tava ensaiada pela banda ! Ainda bem que um dos músicos da banda sabia tocar a música!: foi uma saia justa, ia ficar feio ela ter que cantar à capela
Cirúrgico e sensato como sempre! Fazendo limonada com o azedume das frutas que nos dão. Show de pelota! Abraço!
Valeu por comentar irmão.
Conteúdo de qualidade!!! Muito obrigado, Starling!!!!
Eu que agradeço
Com os comentários dele, ele garantiu a oportunidade de fazer uma verdadeira carreira solo.
Respeito é bom e todo mundo gosta. Todo profissional precisa saber se expor positivamente pra deixar sua marca pessoal. Isso demonstra a falta de profissionalismo na postura de alguns que não sabem ser líderes. Uma pena. Sem contar o abuso que fazem com os contratados.
Eu vi no canal do Maurício Alabama
Dar ouvido a sertanejo é tortura.
Brincadeira de senhor de engenho com escravo em fazenda do século 18, infelizmente o agro é pop, financia esses caras e escravizou muita gente... Indigna ver uma parada dessa!
Horrível o posicionamento desse rapaz ,isso é desrespeito total com a classe ,espero que pelo menos os músicos que estão com ele sejam bem pagos,com um ótimo CACHÊ.
A parte de indicar amigos para substituir numa GIG me lembrou o caso do Kiko Loureiro no Megadeth.
Tenho quarenta anos de música, sem bebidas, drogas, putas, sempre profissionalismo, e mesmo assim tem vários como esse tipo que cruzam seu caminho. Pra ser educado, cai fora desses tipos faz tempo, não gasto uma nota com esse tipo de "artista".
Parabéns pelas colocações meu amigo.Abraço
Essas dicas são fundamentais. Bom conteúdo!
Valeu por comentar irmão.
Q aula.muitos acham q é só glamour.tudo tem o lado bom é ruim.
Ambiente de trabalho demanda profissionalismo em toda amplitude da palavra PROFISSIONAL!!! Ser músico é como em qq profissão!!!
Com essa educação do maluco aí eu desceria do palco na hora, até por que ja desci do palco por menos, nenhuma paga vale a pena pra ser tratado assim, a nao ser que tenha sido brincadeira, sei la
Cada "artista" tem a "banda" ou "músicos" que faz por merecer ou de acordo com seu nível, acho que ambos devem ter o "sarrafo" bem baixinho
Os músicos deveriam ser unir mais. Não sabem a força que tem nessa arte. Em um caso como esse, que não é o primeiro do tipo, a banda inteira deveria deixar o cantor sozinho e ninguém querer mais trabalho com ele. Duvido ele fazer sucesso sem bons profissionais do lado.
Eu não faria parte disso certamente
Sempre tem um q precisa do dinheiro e topa tudo, ate ser humilhado como foi o caso pra colocar arroz e feijão em casa
Putz, eu sou musico, cachaceiro e marofeiro 😂😂😂
ai complica, rs....
É cada ser humano! Deusolivre!!!
Esse fulano está totalmente errado. Vai ter que cantar sozinho. O cara já não é tão famoso e ainda exige mais os músicos dele. Triste. O músico é o que mais trabalha na banda, é o que faz o serviço braçal. E vem um cara desse falando isso. Pesado hein. E mais, toda brincadeira tem fundo de verdade.
Ótimo vídeo! Parabéns!
Matheus fica complicado falar qualquer coisa dessa treta, a outra parte não se pronunciou e o dono do show tava com o microfone. Porém antes de tudo foi uma baita falta de educação desse sertanejo ou sei la qual genero musical é esse. O publico não esta por dentro da intimidade deles e não me pareceu brincadeira, quase sempre esse tipo de "brincadeira" tem algo a mais a dizer. Teu vidéo foi bem bacana, mas foi uma chamada de paizão na galera, porque a gente sabe que vc ama musica, ama guitarra e não quer ver a galera em maus lençois. Obrigado
Valeu irmão, tmj, a gente faz a nossa parte.
Minha opinião é que não se deve fazer esse tipo de brincadeira, pois, acaba manchando a reputação dos músicos, porque alguém pode acreditar que todo músico é assim, haja vista a repercussão que deu.
Alberto disse tudo ,se eu tivesse a chance de voltar no tempo e ter filmado minhas experiencias com artista ao qual prestei meu serviço, fans ficariao chocados...sao pessoas horriveis! principalmente no (sertanejo.) ja presenciei artista apos atender os fan tomar banho de alcool e falar que tinha nojo de atender apos show...isto que aconteceu neste fato ai e o minimo do que esta turma e capaz .infelismente.....
Mateus, se puder, pode fazer um vídeo sobre contratos que o músico deve ter para salvaguardar seus direitos quando realiza uma gravação de uma participação, num álbum completo, num show ao vivo. E como evitar de, por exemplo, o músico fazer uma gravação em álbum de artista e não ter os devidos créditos provenientes disso?
Não faço á mínima ideia de quem é esse cara !!! Graças á Deus nem sei que música esse cara canta GRAÇAS Á DEUS 🙏🏻
E eu achava que o Tim Maria dando esporro na Vitória Régia ao vivo já era demais. Brincadeirinha estranha essa. Se os músicos saíssem falando que cantor é tudo *****, ***** e *******, será que ele ia levar na boa?
Boa Mateus!!!
Ele não pode generalizar, fale dos músicos que andam com ele.
E o pior ainda professor, é que ele nem deve pagar um cachê bom.
Seria um cara sem noção da realidade ao fazer esse tipo de crítica grosseira absolutamente sem necessidade, mas fez, na verdade, uma brincadeira com os músicos dele.
Na minha opinião no mínimo quem está drogado aí é ele, e sobre o pedido de desculpa, simplesmente foi para tenta limpar um pouco a imagem dele depois desse lindo comportamento.
É simples, quando o camarada for contratar músicos é só boicotar o dito cujo cantor. Ele coloca um Playback e se vira com suas próprias musicas, fim!
Mateus, traga o Alex Mesquita, baixista de chitaozinho e chororó, ele tem muita experiência pra passar pra gente 😊
Olha, acreditei nas desculpas dele. Até pela voz: ele mesmo estava . Deve ter sido somente uma resenha ali na hora
Sou músico de churrasco ,e eu precisava apenas conhecer meu instrumento e saber apenas qual o tom da música o ensaio é pra isso quanto o repertório das é problema de quem vai cantar ,portanto quem tem que conhecer as porcarias das músicas do cantor nojento é ele ,jogava o instrumento na cara dele .
A tendência é so piorar
Só verdades!
Ele tem razão, mas não deveria falar isso em público
Ele não é o primeiro a destratar os músicos outros artistas tbm ja fizeram isso a própria Marina lima e etc ai é muita falta de respeito ao próprio ser humano
Complicado, o músico na sua maioria precisa estudar e muito, investir em equipamentos e não tem o reconhecimento remunerado na mesma proporção na maioria das vezes esta é a verdade, só muito amor mesmo à musica faz da persistência uma companheira de todas as horas. Há artisita que creio pagam muito bem aos músicos e respeitam, mas acredito que esta cada vez mais raro esse tipo de cantor e ou cantora até porque todos somos artístas afinal quem trabalha com arte seja de forma profissional ou não mas tem o dom da arte é um artísta sim. Dizem que alguns cantores pagam muito bem, como a saudosa Elis Regina que segundo ouvi divídia o cache por igual com os músicos pois reconhecia que se ela fazia o sucesso não era só pelo próprio talento, há outros também mas é uma situação rara. Não tenho a música como a minha profissão, como o meu ganha pão, mas respiro música o dia todo atuo no meio Cristão/Católico e respeito muito meus irmãos músicos que vivem da música pois sei muito bem como é díficil ser músico, já pararm para pensar que por exemplo, a música é a única cadeira universitária que exige o saber mínimo ( e este saber não é nada pouco ), de música para ingressar na universidade, medicina, direito, engenharia e etc....basta fazer o vestibular que hoje em dia virou enem, mas música não. Grande abraço a todos os músicos!
Os músicos permaneceram com este mortal?
Maluco grosseiro dizer isto no microfone em um show...
Entre vários fatores mal criados ainda ele dá tiro no próprio pé...ele que escolhe os músicos, ele que é ruim pra escolher.
Essa ideia de músico de artista é nojenta! Hoje testemunhei um Zé ninguém dizendo que era "amigo" do Milton. Outra respondendo, meu pai toca com o Milton. Que se f%#$@#! Manda o Milton ou qualquer artista subir no palco só! Vai virar meu banco e meu violão ou então Madona em Copacabana com playback! Eu tenho um duo e já mudei de formação, mas quem toca é parte do processo, integrante e indispensável, parte de um todo e não nada de um todo. Triste essa profissão de quem precisa, faz tudo para um bando de idiotas bater palma. Eu não gosto de nenhum artista solo! Ainda bem. Gosto de bandas! Bandas como Foo Fighters! De um cara bom que quer ser parte de um todo com outros tão bons quanto.
não trabalhar com quem usa droga ou bebe , eu ja acho demais ,,entregando o esperado e tendo bom convivio ja ta bão.
Parece ate um poco de preconceito
@@robertoferreira4378 real,, ruim mesmo é fazer uma gig com preconceituoso
Achei estranho mesmo essa frase dele, espero que ele tenha se expressado errado. Fora quem o que tem de gente cheirada que finge ser certinho, pra mim esses são piores, mas mantendo pose de conservador as vezes o cara gosta.
@@vilelaheaven tb espero amigo, em 7 anos de gig, os mais dificeis de lidar eram esses que vc falou, fachada pura! e era a maioria mesmo
Nem vale a pena comentar ...
Eu acho que o mané que falou aquilo esqueceu que ele também é músico. Ridiculo.
O musico tem obrigaçao de saber o repertório todo do artista que ele trabalha
isto ai danos morais , estes músicos deve tocar até sem contrato se for assim processo .
Brincadeira nada, na verdade, ele percebeu que falou besteira e quis tapar o sol com a peneira. Só que não convenceu.
Esse sertanejo deve ser um caçhaceiro daquele bem fuleiro.
No caso dos musicos dele, sim eles mexem com droga porque estão tocando sertanojo que é uma droga.
detalhe ja e um porre tirar estas musicas horriveis e ainda ser humilhado...fodaaaa(detalhe se perguntar para estes musicos se conhecem o que e tabela? eles nem sabem do que esta falando)
O mais engraçado é que o cantor não se considera músico AUHuah reparem... senti vergonha alheia UAHuah
Concordo com o que voce disse, porém um ponto muito importante nesse caso é que esses cantores são mais "cantores de baile" que muitas das vezes acabam fazendo 99,9% do seu repertorio covers , e depois se acham no direito de cobrar que os músicos saibam todas as suas musicas que praticamente não tocam, principalmente se não rolasse um aviso prévio do tipo: "tirem essas musicas que pode ser que eu cante"
Não só no meio musical culturalmente o brasileiro é desunido e desinformado.
A começar pela OMB que supostamente atua na “defesa”dos interesses da classe, a falta de informação leva as pessoas a julgarem sempre pelo lado ruim e do mal exemplo.
Uma banda de baile do segmento profissional tem uma estrutura com: empresário, produção, figurino, logística e o que é decidido atende as demandas do mercado e decidido pela produção.
Os cantores que na grande maioria das bandas profissionais são vários fazem o que é determinado assim como os demais músicos.
Como o Mateus bem colocou, tem coisas que realmente não é a praia do cara.
Tinha que ser um abestado sertanejo...
A maior doença aí pra mim é ele disse que faz show! Que é cantor rsrs quem faz show amigo é o Chitãozinho e chororó amigo mas esse Israel não faz show ele faz um trampo brega e só e deve pagar 300 reais pra cada um e pelo visto nem sabe quem são os músicos da própria banda.
O cara vacilou.
Os cara são trouxas deixava esse cara falando
Só se retratou porque pegou mal. Papo furado de brincadeira.
Quem é esse sertanojo aí?!
Outa coisa da pra tocar drogado e bêbados sim assiste ae os shows do guns na década de 80.90.kkkkk olha o slash hoje sóbrio 😂😂😂😂
Desvalorização total .
A maioria dos sertanejos tem esse perfil, a ignorância é a cara deles, não foi por acaso que apoiaram Bolsonaro, muito triste 😢 😢 😢
Continua tocando pra ele ué
É o que alguém vai fazer kkk
Tenho certeza que alguém com baixa estima vai tocar pra ele
Eu chutava o Sertanojo sem dó😂
O infeliz é incompetente para o português coloquial básico e quer julgar desempenho de alguém
A área da música é uma das piores do mundo em termos financeiros
Precisa ser preso imediatamente
Muito boa suas colocações. Servem de baliza, ajuda, alerta. Deu aula gratuita para quem está na senda da arte. Só não gostei de sua colocação política. Conservador em um país racista, homofóbico, pode significar que você é Fascista
Sai daí, criança!
Se tu trabalhasse em firmas, empresa, lojas, (CLT)...com mais DEVERES do que direitos....
Tu iria fumar e beber?
Os músicos PROFISSIONAIS de fato e espírito se LASCAM, por causa desse monte de criança velha que só consegue "tocar um instrumento" se BEBER e se DROGAR antes!
A PROFISSÃO música, tem que ser encarada dessa MESMA forma!
Dá nem para perder tempo com uma porcaria de " artista " da atualidade ...
Agora foi que fodeooooo.
O malico donvocal ouxa uma musica doida e os musicos tem que sabe do nada ? 😂😂😂😂.
Puxou musica fora do repertorio vai sari armengue
o mateus ta sempre com cara de sono kkk
rs....eu estou tomando um remédio que esta inchando as minhas palpebras e por isso esta com este aspecto de sono, mas segunda a médica é temporário o efeito colateral.