@@JulioCesar-dz1jo Mas isso já aconteceu. Saia um trem turistico de Campinas até Peruibe, passando por Praia Grande, todos os finais de semana até o final dos anos 90. Pena que isso tudo acabou com a privatização, embora ainda possa voltar.
Vale lembrar que mais cedo você falou sobre essa linha abandonada, a Sorocabana. Ele foi construído no que seria essa linha. O trecho Ana Costa e Barreiros (e futuramente Samaritá), também era onde operava a TIM, Trem Intermetropolitano, que andei muuuuuito.
LUCAS EU LEMBRO DISSO QUE VOCE FALOU , EU SEI QUE ESSE VLT É DE PRIMEIRO MUNDO MAS AQUELE TEMPO QUE PASSAVA O TIM E OS TRENS DE CARGA ERA MUITO MAIS LEGAL !
São Paulo que precisava de muitos VLT! Tanto no centro quanto substituindo vários corredores, principalmente na área mais central. Um trem do VLT consegue carregar até 400 pessoas a depender do modelo (Por exemplo o CAF de 9 carros), com boa segregação e sinalização e controle inteligentes pode ter intervalos na casa de 90 a 120 segundos, que é compatível com o Metrô convencional, dessa forma os ônibus poderiam fazer viagens muito mais curtas e rápidas, fazendo apenas integrações locais
Com o devido respeito à sua opinião, o VLT não é o modal mais adequado para uma megalópole como São Paulo, cuja capital e região metropolitana concentram sozinhas cerca de 10% da população do país, precisamos expandir urgentemente a malha de trilhos que serve a cidade e áreas vizinhas com mais linhas de trem e metrô correndo em todas as direções.
Já usei varias vezes esse tipo de transporte, que maravilhoso, acho melhor que monotrilho, rapido, confortável, seguro, bem pratico, parabéns ao projetista
Basta lembrar que uma Avenida projetada que ligaria o bairro de Santana à Via Anhanguera, na Zona Norte, deixou de ser construída para dar lugar a uma absurda terceira faixa da Marginal Tietê e no canteiro central dessa Via Perimetral Norte poderia ter um VLT, que poderia chegar até Osasco e Alphaville, já que o projeto poderia ser construído em conjunto com as 03 prefeituras mais o governo do estado!
Alphaville totalmente precisa de um VLT. Alphaville é um bairro gigante entre duas cidades, um VLT saindo de Carapicuíba chegando até a área de Santana de Parnaíba (Alphaville) seria ótimo. No horário de pico, os ônibus lotam, às ruas param e todo trajeto tarda em 40 minutos mais de que o normal.
Uso muito ele…. É muito bommm saio do Itararé (São Vicente ) a região da ana Costa em (santos )que de carro ou bike levaria 40 minutos, demoro hoje 15 em média ….. A cidade de sp precisaria adorar esse modal logo
Que pena que cancelaram o sistema de Cuiabá. Seria muito bom mais cidades com esse tipo de modal. Outras cidades que investiram em BRT, como São José do Campos e Sorocaba, podiam ter investido um pouquinho mais pra terem VLTs também.
Concordo. Um absurdo a população de Cuiabá ter aceitado aquilo. Acredito que VLT também seria super ótimo em cidades como Recife, Caruaru, Maceió em Alagoas e etc.
Antigo morador da baixada santista, essa linha férrea que foi utilizada para este VLT, iniciava no porto de Santos, passava por toda a baixada santista, e continuava, toda a extensão da via férrea ainda está "disponível" por assim dizer, a EMTU está perdendo um grande negócio ali, poderia fazer uma linha aos moldes da CPTM, passando por toda a baixada, eu te garanto que passageiros não iriam faltar, meu vizinho de lá, saia todo dia as 6 da manhã, de Itanhaém, pra trabalhar em Santos, eu, por 6 meses, fiz o mesmo pra estudar. Iria ser perfeito pra região, mas duvido que algum dia isso ocorra.
Penso que deveria ser pensado um VLT , de Sao Vicente ao centro de Santos, via praia, que alem de ser um plus turistico para as 2 cidades, traria um conforto e rapidez bem grande para quem faz esse trajeto.
A Praia Grande é o município que mais cresce, é muito bem administrada a anos e mesmo assim o governo estadual não faz nenhum movimento concreto pra levar o VLT até lá... O Tarcísio prometedor tá prometendo novamente o túnel e o VLT pro Guarujá... A Praia Grande vendo🤡🤡🤡
Problema de Praia Grande é a violência e a falta de eficácia em melhorar os bairros mais afastado, saneamento básico(BÁSICO) também é fraco. Porém concordo, VLT deveria ir até Praia Grande e também de Santos até Guarujá.
No Projeto novo Governador é chegar o VLT também, no Guarujá-SP, melhorando ese transportes...além de Idoso está a partir de quarta feira, com 60 anos está isento de passagem Trem, Metro, VLT, Ônibus etc. em SP...
Eu ja gostava de transportes ferroviários mas ultimamente tenho gostado muito de trens leves como Bondes e Light rail, e é incrível como la fora na Europa e Estados unidos e até em alguns paises da África é tão comum
Esse VLT pode ser estendido sobre o antigo leito do ramal Cajati e chegar até Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe deveriam fazer um consórcio para ter força para implantar esse sistema.
Aqui no Rio só tem no Centro e nos bairros próximos! Infelizmente não há muito interesse dos governantes expandir pra outros bairros e os municípios próximos! 🚉🚊🚃🚋
Renato, o VLT é uma solução perfeita e ótima para regiões como a Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e cidades vizinhas!!! Ou em outros Estados, as capitais menores (Campo Grande, Floripa, Natal, João Pessoa, Goiânia, além da interminável obra de Cuiabá...
O BRT não é horrível, aqui no Japão funciona super bem, porém tem que ser em locais que não o sobrecarreguem. Por exemplo um BRT de Osasco a Alphaville não seria horrível. Um BRT entre Praia Grande e Santos e etc
Mané BRT de praia grande até santos, o que queremos é que o VLT chegue até aqui na praia grande isso sim! Ônibus é so os da cidades mesmo, intermunicipal é atráso já, todo dia carregado
Campinas tinha um VLT mas foi desativado nos anos 90, uma burrice histórica ! O VLT ocupava o leito ferroviário da antiga Sorocabana, saindo da estação central, e poderia ser estendido até o aeroporto de Viracopos ! Hoje estão construindo duas linhas de BRTs que acho totalmente ultrapassado !
Me perdoe amigo , esse VLT e bonito e bom, mas nem se compara ao do Rio, que e bem mais moderno e a unica da America latina que nao usa rede eletrica aerea
Só complementado, a Av. Aricanduva é como a Marginal Tietê. São vias de passagem. Não há tantos pontos de interesse que justifiquem esse modal. O sentido de tráfego da ZL é periferia-centro pela manhã, e sentido oposto à tarde. A Aricanduva é transversal a esse sentido.
Era para ter isso em Campinas. Mas apostaram numa porcaria de BRT que além de não está pronto. E quando estiver certeza que será ineficiente. Fazer o que. Não podemos desagradar o cartel do Belarmino.
VLT de Santos é um dos melhores investimentos em transportes de média capacidade, pena que outras cidades do Brasil como Cuiabá deixou escapar a oportunidade... enfim, esperamos que mais cidades médias possam implantar futuramente um sistema como esse.
Eles bem poderiam vender o material rodante para a EMTU a fim de reforçar a frota visando extendê-lo até Praia Grande, já que não vai mais sair do papel mesmo.
@@emersondefaria5911 Não seria uma má ideia... pois ambos tem as mesmas especificações técnicas (bilota padrão, cumprimento do veiculo e por catenária)
@@mrbrs2 Pois é, sem falar que seria um negócio de ocasião, trens zero quilômetro a preço de segunda mão, e mais ainda, deveria seguir pela Avenida Presidente Kennedy, que é larga o suficiente, plana, reta e corta a cidade de ponta a ponta, indo até o terminal rodoviário, seria uma mão na roda.
Se vc se lembrar, trecho ferroviario entre Cajati e Praia grande esta lá, Prontinho para ser recuperado e usado. A tecnologia de veiculos da Marcopolo poderia ser de base, num sistema de menor capacidade é claro, ofereceria um enorme alternativa e um baixo custo de implantação
Enquanto a Holanda liga as principais cidade, aqui em Sampa só em Santos. Era mais prático ter instalado esse sistema do que o monotrilho...os custos seria menores e teriam menos problemas tbm. Olha a linha ouro. Até hoje não terminaram e era para 2014...dez anos e nada....sem falar no rodoanel...outro elefante branco
Era pra ter um VLT desse operando na via mais importante da cidade dita maravilhosa a Av. Brasil, ligando Itaguaí aos trens da Supervia em Deodoro e transformar os trens em Metrô.
Só a cidade de São Paulo que não vemos nada sendo feito, a cidade virou uma favela completa, um cortiço, sem empresas, a maior cidade dormitório do mundo, achar uma empresa é como achar uma pepita de ouro, a cidade de SP, capital, os subúrbios e a grande São Paulo se tornarma a maior cidade dormitório do mundo, se falar da zona norte de São Paulo então, é completamente cidade dormitório, nenhuma empresa. CORTIÇO TEM NOME E É A CIDADE DE SÃO PAULO. Jamais terá nada de bom.
O maior e mais grave problema dessa modalidade é a baixa velocidade operacional é a modalidade não ter condições operacionais de desenvolver uma velocidade operacional alta pelo menos o dobro do que é praticada e também ter que parar em semáforos e ter que obedecer os semáforos de trânsito e de ser um sistema a céu aberto que qualquer um qualquer coisa ou veículos podem facilmente acessar ou atravessar inesperadamente as suas vias de rolamento.
Falou bobeira em! Os trilhos do VLT é elevado, se algum veiculo passa ter que passar por esse elevado que não nada baixo, e ainda tem as grades pra poder passa, e a baixa velocidade aqui vai muito bem, a gente não precisa de alta velocidade, até trem quando circulava aqui tinha que anda bem devagar. Se a gente quisece veiculo sobre trilho de alta velocidade a gente tinha colocado metror e não é isso que a gente precisa aqui! Anda em um e estude mais os modais antes de fala asneira querido!
camarada mas 50 km/h é uma pífia velocidade ou seja se eu pegar meu carro ou minha moto numa esticada de primeira marcha eu já ultrapasso essa velocidade tranquilo e pelo que vejo esse vlt anda em velocidade inferior a dos carros e das motos e até dos caminhões por isso eu acho que a velocidade operacional desse transporte deveria ser de pelo menos 90 km/h a 1000 km/h já estava de ótimo tamanho que o único ponto negativo é esse vlt ter que ser obrigado a andar nessa baixíssima velocidade de resto em todos os outros demais quesitos é sim um ótimo meio de transporte.
@@mdf1983a maior parte do percurso do vlt em santos e São Vicente é livre de semáforo, ele para menos em semáforos do que carros e motos, por isso faz o mesmo percurso em bem menos tempo, mesmo em velocidade menor
Não existe nem um motivo, quem faz o controle do modal e gestão do tráfico dos transportes de ônibus aquia a decadas é a EMTU então não foi cogitado outra empresa pra gerência melhor O VLT do que a EMTU q sempre fez isso aqui e conhece nossa região
Renato, é vdd que a Prefeitura ta colocando dinheiro no metrô de SP? Se for verdade, vai ser bom, pq a Prefeitura nunca teve tanto dinheiro em caixa como agora.
Se for verdade será ótimo. Eles deveriam também investir em VLT para região central, seria ótimo para os moradores e também turistas, que conseguiram ir de um local ao outro com facilidade
Ainda gostaria de um VLT em Itatiba, estou sendo muito insistente nisso, mas adoraria, principalmente se ligasse minha cidade a outras de região nem que por um monotrilho para não adulterar muito o solo
Os pontos negativos desse modal de transporte são os seguintes primeiro que as vias de circulação de rolamento do sistema permite o acesso de qualquer um o acesso de ciclistas e de veículos em fatores esses que não permitem que o trem tenha uma velocidade operacional ideal que seria de 90 a 100 km por hora e também dos veículos não terem priorização no semáforos você tem que ser em obrigados a parar em semáforos e não ter enfim um sistema de prioridade cemafórica que enfim quando dá aproximação do VLT priorize a passagem das composições nos cruzamentos e enfim isso e a baixíssima velocidade operacional são fatores que na minha opinião condenam um meio de transporte que enfim poderia ser melhor.
E enquanto o Rio de Janeiro pensa em trocar o BRT por VLT os mediocres gestores em SP, trocam a antiga linha Bronze do Metro por BRT e a Prefeitura de SP pensa em BRT, em corredores de alta demanda. Mediocridade mata!
O VLT da baixada santista deveria ser extendido até Praia Grande circulando por toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy que corta a cidade inteira, com reforço de frota do material rodante do VLT de Cuiabá, já que este não vai mais sair do papel mesmo.
Não, se mecher na Kennedy vai ter que alarga mais as ruas, o que não é possível e quem usa a ciclovia não ia gosta nada de que ela fosse tirada dali, a Kennedy não foi planejada pra qualquer modal ferroviário
Se nossos prefeitos não seguissem a estratégia de auferir ganhos economicos/políticos do lobby de empresas de ônibus, que se iniciou em São Paulo com o ignóbil Faria Lima que retirou os bondes, disseminando a mentira de que os bondes atrapalharam o trânsito, teríamos VLT nos corredores de ônibus. Aliás um artigo da associação de empresas de ônibus hoje (01/02) na Folha, louva o BRT, sistema horroroso mas que favorece os negócios deste nauseante lobby das empresas de ônibus. Gananciosos lobistas, oportunistas prefeitos.....
E tem retardado que quer e queria BRT aqui no litoral, BRT é ultrapassado e ja se mostro ineficiente em varias ocasiões, aqui mesmo no litoral os ônibus ja lotam e são ineficientes com um BRT então só ia piorar!
O problema do VLT é ter que ser feito em regiões com pouco desnível, regiões com muito desnível é melhor adotar monotrilho ou BRT, de qualquer forma é um sistema simples de manter e serviria muito para várias cidades, tem até como fazer de forma artesanal, como um bondinho, sem muita tecnologia e a segurança seria a baixa velocidade, seria perfeito para cidades pequenas.
Bom, Tarcísio é um ferrenho defensor do transporte sobre trilhos e fez milagres com o pouco que teve no antigo Minfra para tirar a ferrogrão do papel (projeto que será demolido pelo desgoverno no poder). Quem sabe ele não possa espalhar essa idéia vitoriosa para outras cidades do Estado.
Que tem cartão bom não consegue usar o VLT, se o bom for feito em SP? São Paulo deveria ter somente um cartão que permitisse usar trens, ônibus, metrô de qualquer cidade do estado. Aqui no Japão um cartão somente pode ser usado para trens, metros e ônibus de qualquer estado do país, e o mesmo cartão pode ser usado em supermercado, lojas de conveniência, farmácia para fazer compras. Porém em São Paulo capital usa-se o bilhete único, em Osasco usa outro cartão, uma bagunça total, falta integração entre os transportes públicos do país
Não né, VLT não sobe os morro que se tem que passa pra chegar em Ubatuba e nesse caso não seria VLT, teria que ser trem mesmo, e mesmo assim não compensaria pq tem os dutos da Petrobras que passa por bertioga, maresias e outros municípios que concertesa não deixariam construir linhas ferreas por ali! O certo é fazer uma linha ferrea de São José dos campos até Ubatuba!
Uma pena o sistema de Bondes de Santos e de São Paulo, ter sido destruído por maus gestores públicos que, de acordo com as suas conveniências destruiram patrimônio público alegando o Progresso. Se não tivessem sido destruídos, bastyaria adquirir os modernos Bondes (VLT) e colocar em operação. É necessário parar o atual gestor de São Paulo que agora deseja, por interesses próprios e vontade própria, desgtruit outro patrimônio público em funcionamento. O SISTEMA DE TRÓLEIBUS.
E na grande BH, VLT nem em ficção. Uma "roça" que se diz região metropolitana onde não investem nem em ônibus. Nesse lugar só roda caminhão de passageiros. E o trem suburbano, que chamam de metrô, não chega nem aos pés desse VLT santista. Na grande BH o imperialismo dos empresários ônibus não deixa aquele lugar ir pra frente. Enquanto isso, no ABC paulista, São Bernardo segue sem um km de trilhos sequer. Uma cidade que tem 850 mil pessoas, mas é refém dos ônibus e dominada pelo império Setti Braga.
Estas catenarias sao extremamente,( visualmente falando), poluentes. VLT ideal seria como o do Rio de Janeiro. Na Europa, mesmo nos paises mais pobres, os sistemas de VLT sao construidos sobre canteiros ajardinados e o entorno por onde eles correm, sempre bem cuidados, uma maravilha para os olhos ( e o turismo)...Quanto aos (poucos) projetos ( ainda funcionando ) no Brasil; sao uma vergonha. Vejam os de Maceio e o do Cariri ( Nordeste) e mesmo este da Baixada Santista, por exemplo... Enfim...coisas do Brasil.
Mais uma. A linha Ouro do metro, inviavel sob todos os sentidos poderia ter sido implantada com VLT, mesmo que com alguns trechos criticos em via elevada. Falta de qualificação dos gestores e planejadores
A automação, digitalização tem feito com que as pessoas saiam cada vez menos de casa. Mais espaço nas ruas, lá estarão passageiros do transporte coletivo migrando para os carros. Grandes empresas fretam seus funcionários, muitos começaram e começarão a trabalhar de casa. Onde haverá demanda para esses sistemas de massa ? Pra mim somente em cidades muito grandes como SP e RJ.
Sucatearam o q já tinha ,q rodava o litoral sul inteiro com o custo baixio e colocaram essa porcaria ,cobrando quase o triplo da tarifa ....e rodando nem 10% do q fazia .........
HAHAHAHAH O VLT QUE DO NADA A LUGAR NENHUM...ESSES CARAS VIAJAM PARA HOLANDA, GENEBRA PARA COPIAR O DESENVOLVIMENTO E A ÚNICA COISA QUE FUNCIONA É O CARRO COM CÂMERAS PARA MULTAR CARROS ESTACIONADOS SEM CARTÃO DE ESTACIONAMENTO... RIDÍCULO
7 anos. Parece que foi ontem que foi inaugurado. 😅
Parabéns Santos e São Vicente pelo teu V.L.T.
Imaginem num futuro beeeeem distante sair de Campinas e chegar à Praia Grande só com transporte público hahaha
Kk sim. Mas se for pra sonhar, que seja da Capital do país até o Atlântico só de transporte público
Não estaremos vivos. Mas penso de vdd todos os dias.
Os seus bisnetos vão adorar! Kkkkkkk
Se fosse possível sair se Peruíbe e chegar à Bertioga já seria muito bom. Mas, vai ano aí!
@@JulioCesar-dz1jo Mas isso já aconteceu. Saia um trem turistico de Campinas até Peruibe, passando por Praia Grande, todos os finais de semana até o final dos anos 90. Pena que isso tudo acabou com a privatização, embora ainda possa voltar.
Em alguns meses a linha 2 estará pronta. Gostaria muito de ver outro vídeo com a nova linha. Suas explicações são as melhores!
Vale lembrar que mais cedo você falou sobre essa linha abandonada, a Sorocabana. Ele foi construído no que seria essa linha. O trecho Ana Costa e Barreiros (e futuramente Samaritá), também era onde operava a TIM, Trem Intermetropolitano, que andei muuuuuito.
LUCAS EU LEMBRO DISSO QUE VOCE FALOU , EU SEI QUE ESSE VLT É DE PRIMEIRO MUNDO MAS AQUELE TEMPO QUE PASSAVA O TIM E OS TRENS DE CARGA ERA MUITO MAIS LEGAL !
São Paulo que precisava de muitos VLT! Tanto no centro quanto substituindo vários corredores, principalmente na área mais central. Um trem do VLT consegue carregar até 400 pessoas a depender do modelo (Por exemplo o CAF de 9 carros), com boa segregação e sinalização e controle inteligentes pode ter intervalos na casa de 90 a 120 segundos, que é compatível com o Metrô convencional, dessa forma os ônibus poderiam fazer viagens muito mais curtas e rápidas, fazendo apenas integrações locais
Vc tá doido fazer sto amaro Varginha e impossível
Não dá certo em São Paulo. Transporte de massa é Metrô/CPTM .
Com o devido respeito à sua opinião, o VLT não é o modal mais adequado para uma megalópole como São Paulo, cuja capital e região metropolitana concentram sozinhas cerca de 10% da população do país, precisamos expandir urgentemente a malha de trilhos que serve a cidade e áreas vizinhas com mais linhas de trem e metrô correndo em todas as direções.
Este modal só e possível para uma futura expansão da estação Varginha até Parelheiros
São Paulo o tráfego tem muito mais demanda, se o monotrilho não aguenta imagina o VLT
Cito muito esse exemplo para região de Natal. Lá usam os VLT trem a diesel no VLC, CBTU. Essa experiência ensina que pode dar certo.
Fui conhecer com meus pais e amamos deveria ser espandido até a divisa entre Praia Grande e Monguagua!
Até Peruibe
Até Peruíbe é o justo !!!
Já usei varias vezes esse tipo de transporte, que maravilhoso, acho melhor que monotrilho, rapido, confortável, seguro, bem pratico, parabéns ao projetista
Basta lembrar que uma Avenida projetada que ligaria o bairro de Santana à Via Anhanguera, na Zona Norte, deixou de ser construída para dar lugar a uma absurda terceira faixa da Marginal Tietê e no canteiro central dessa Via Perimetral Norte poderia ter um VLT, que poderia chegar até Osasco e Alphaville, já que o projeto poderia ser construído em conjunto com as 03 prefeituras mais o governo do estado!
Alphaville totalmente precisa de um VLT. Alphaville é um bairro gigante entre duas cidades, um VLT saindo de Carapicuíba chegando até a área de Santana de Parnaíba (Alphaville) seria ótimo. No horário de pico, os ônibus lotam, às ruas param e todo trajeto tarda em 40 minutos mais de que o normal.
Acabei de saber da existência desse VLT. Que maravilha. Vai ser ótimo quando a obra for concluída.
Aqui na Alemanha chamamos de Straßenbahn eu amo esse tipo de transporte, tomará que sejam implantados por todo Brasil!
Uso muito ele…. É muito bommm saio do Itararé (São Vicente ) a região da ana Costa em (santos )que de carro ou bike levaria 40 minutos, demoro hoje 15 em média ….. A cidade de sp precisaria adorar esse modal logo
Antes da pandemia, fui visitar meu tio em São Vicente, fiz questão de passear no vlt, sou apaixonado por ferrovias.
Que pena que cancelaram o sistema de Cuiabá. Seria muito bom mais cidades com esse tipo de modal.
Outras cidades que investiram em BRT, como São José do Campos e Sorocaba, podiam ter investido um pouquinho mais pra terem VLTs também.
Concordo. Um absurdo a população de Cuiabá ter aceitado aquilo. Acredito que VLT também seria super ótimo em cidades como Recife, Caruaru, Maceió em Alagoas e etc.
Poderiam vender o material rodante para a EMTU a fim de reforçar a frota e expandi-lo até Praia Grande.
@@emersondefaria5911 Salvo o engano, existiam planos de vender as composições para o VLT Rio, mas não sei que pé que está essa ideia.
@@geraldoguercio6024 Há rumores que o governo da Bahia se interessou pelo material e quer comprar para implantação do futuro VLT de Salvador
Antigo morador da baixada santista, essa linha férrea que foi utilizada para este VLT, iniciava no porto de Santos, passava por toda a baixada santista, e continuava, toda a extensão da via férrea ainda está "disponível" por assim dizer, a EMTU está perdendo um grande negócio ali, poderia fazer uma linha aos moldes da CPTM, passando por toda a baixada, eu te garanto que passageiros não iriam faltar, meu vizinho de lá, saia todo dia as 6 da manhã, de Itanhaém, pra trabalhar em Santos, eu, por 6 meses, fiz o mesmo pra estudar.
Iria ser perfeito pra região, mas duvido que algum dia isso ocorra.
Existe um projeto de extensão até praia grande, seguindo esses trilhos que vc falou
A maioria dos trechos da antiga linha férrea já virou invasão. Para viabilizar teria que mexer com muita reintegração de posse ou seja em vespeiro!
@@dinjas maior erro é permitir essas invasões. É lamentável. Porém espetos que o VLT SE EXPANDA na região da Baixada Santista.
Não tem tudo isso de passageiros é inviável economicamente
@@marcuslisboa3680 vc que acha! Quando estender até praia grande ai tu vai ve o que é quer vai ter passageiros todos os dias
Primeira vez que eu vi um vlt foi quando eu fui em São Vicente,mad nunca cheguei a andar
Penso que deveria ser pensado um VLT , de Sao Vicente ao centro de Santos, via praia, que alem de ser um plus turistico para as 2 cidades, traria um conforto e rapidez bem grande para quem faz esse trajeto.
A Praia Grande é o município que mais cresce, é muito bem administrada a anos e mesmo assim o governo estadual não faz nenhum movimento concreto pra levar o VLT até lá... O Tarcísio prometedor tá prometendo novamente o túnel e o VLT pro Guarujá... A Praia Grande vendo🤡🤡🤡
Isso aí, todo o litoral sul tem que brigar para a extensão até Peruíbe.
Passageiros não irão faltar.
De Goiânia, antigo morador da Baixada Santista.
Problema de Praia Grande é a violência e a falta de eficácia em melhorar os bairros mais afastado, saneamento básico(BÁSICO) também é fraco. Porém concordo, VLT deveria ir até Praia Grande e também de Santos até Guarujá.
@@くんヴィッツ meu querido praia grande está muito melhor que são Vicente e Santos
A próxima etapa da expansão do VLT de Santo é até o terminal Tude Bastos, na Praia Grande.
@@edsonreis3725 sim, mas devia ir pelo Japui e Ponte Pênsil para diminuir o tempo da viagem.
No Projeto novo Governador é chegar o VLT também, no Guarujá-SP, melhorando ese transportes...além de Idoso está a partir de quarta feira, com 60 anos está isento de passagem Trem, Metro, VLT, Ônibus etc. em SP...
Se engana mesmo
Eu ja gostava de transportes ferroviários mas ultimamente tenho gostado muito de trens leves como Bondes e Light rail, e é incrível como la fora na Europa e Estados unidos e até em alguns paises da África é tão comum
Excelente matéria!
Esteve em Santos e não pude vê -lo. Parabéns 👏👏👏👏
Esse VLT pode ser estendido sobre o antigo leito do ramal Cajati e chegar até Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe deveriam fazer um consórcio para ter força para implantar esse sistema.
Sim, com a construção do Túnel, poderia ser estendido até a cidade de Guarujá também
20 anos de Prefeitos que Governaram e só recentemente o VLT está sendo implantado
Aqui no Rio só tem no Centro e nos bairros próximos! Infelizmente não há muito interesse dos governantes expandir pra outros bairros e os municípios próximos! 🚉🚊🚃🚋
Renato, o VLT é uma solução perfeita e ótima para regiões como a Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e cidades vizinhas!!!
Ou em outros Estados, as capitais menores (Campo Grande, Floripa, Natal, João Pessoa, Goiânia, além da interminável obra de Cuiabá...
O BRT não é horrível, aqui no Japão funciona super bem, porém tem que ser em locais que não o sobrecarreguem. Por exemplo um BRT de Osasco a Alphaville não seria horrível. Um BRT entre Praia Grande e Santos e etc
Mané BRT de praia grande até santos, o que queremos é que o VLT chegue até aqui na praia grande isso sim! Ônibus é so os da cidades mesmo, intermunicipal é atráso já, todo dia carregado
BRT é lixo. Salvo o de Curitiba, nenhum outro mais funciona decentemente no Brasil, além de serem caros, ineficientes e poluidores.
Campinas tinha um VLT mas foi desativado nos anos 90, uma burrice histórica ! O VLT ocupava o leito ferroviário da antiga Sorocabana, saindo da estação central, e poderia ser estendido até o aeroporto de Viracopos ! Hoje estão construindo duas linhas de BRTs que acho totalmente ultrapassado !
Parabéns Santos exemplo nacional.
Me perdoe amigo , esse VLT e bonito e bom, mas nem se compara ao do Rio, que e bem mais moderno e a unica da America latina que nao usa rede eletrica aerea
Um VLT elevado sobre a Aricanduva, ligando a linha verde e prata não seria ruim
Pra isso haverá a linha Ônix da CPTM + linha violeta.
Só complementado, a Av. Aricanduva é como a Marginal Tietê.
São vias de passagem.
Não há tantos pontos de interesse que justifiquem esse modal.
O sentido de tráfego da ZL é periferia-centro pela manhã, e sentido oposto à tarde. A Aricanduva é transversal a esse sentido.
Era para ter isso em Campinas. Mas apostaram numa porcaria de BRT que além de não está pronto. E quando estiver certeza que será ineficiente. Fazer o que. Não podemos desagradar o cartel do Belarmino.
vlt é lindo de maizi, meu povo! a única vez que usei foi em genebra.
VLT de Santos é um dos melhores investimentos em transportes de média capacidade, pena que outras cidades do Brasil como Cuiabá deixou escapar a oportunidade... enfim, esperamos que mais cidades médias possam implantar futuramente um sistema como esse.
Cuiabá, Sorocaba, Alphaville e outros locais perderam a oportunidade de se ter Vlt😊
Eles bem poderiam vender o material rodante para a EMTU a fim de reforçar a frota visando extendê-lo até Praia Grande, já que não vai mais sair do papel mesmo.
@@emersondefaria5911 Não seria uma má ideia... pois ambos tem as mesmas especificações técnicas (bilota padrão, cumprimento do veiculo e por catenária)
@@mrbrs2 Pois é, sem falar que seria um negócio de ocasião, trens zero quilômetro a preço de segunda mão, e mais ainda, deveria seguir pela Avenida Presidente Kennedy, que é larga o suficiente, plana, reta e corta a cidade de ponta a ponta, indo até o terminal rodoviário, seria uma mão na roda.
Quem acabou com os bondes, foi o pai de Sr Pauli Alexandre Barbosa, homem visionário kkkk
Se vc se lembrar, trecho ferroviario entre Cajati e Praia grande esta lá, Prontinho para ser recuperado e usado. A tecnologia de veiculos da Marcopolo poderia ser de base, num sistema de menor capacidade é claro, ofereceria um enorme alternativa e um baixo custo de implantação
Vale lembrar que o VLT da baixada faz parte dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Boa noite: sensacional o VLT de Santos, pena que o governador de Cuiabá preferiu o BRT.
Uma vergonha a população ter aceitado
Vendo o final do video achei mais bonito os trilhos sem o gramado.. apesar q como esta hoje tb é bonito
Esse vir circula exclusivamente na ilha de São Vicente!
Poderia ter incluido as lindas imagens da orla. Parabéns ao documentário.
E Pensar que Cuiabá quase teve um desses... Os trilhos ja foram retirados para a implantação do BRT :(
Isso que fizeram em Cuiabá foi um crime.
num futuro próximo o VLT irá até o guarujá pelo tunel submerso...aguardem...
Enquanto a Holanda liga as principais cidade, aqui em Sampa só em Santos. Era mais prático ter instalado esse sistema do que o monotrilho...os custos seria menores e teriam menos problemas tbm. Olha a linha ouro. Até hoje não terminaram e era para 2014...dez anos e nada....sem falar no rodoanel...outro elefante branco
Era pra ter um VLT desse operando na via mais importante da cidade dita maravilhosa a Av. Brasil, ligando Itaguaí aos trens da Supervia em Deodoro e transformar os trens em Metrô.
Porque não liga ao trens de SP
Bom dia vocês podia fazer um trem um sentido na cidade Nova região município de Itu
Só a cidade de São Paulo que não vemos nada sendo feito, a cidade virou uma favela completa, um cortiço, sem empresas, a maior cidade dormitório do mundo, achar uma empresa é como achar uma pepita de ouro, a cidade de SP, capital, os subúrbios e a grande São Paulo se tornarma a maior cidade dormitório do mundo, se falar da zona norte de São Paulo então, é completamente cidade dormitório, nenhuma empresa. CORTIÇO TEM NOME E É A CIDADE DE SÃO PAULO. Jamais terá nada de bom.
O maior e mais grave problema dessa modalidade é a baixa velocidade operacional é a modalidade não ter condições operacionais de desenvolver uma velocidade operacional alta pelo menos o dobro do que é praticada e também ter que parar em semáforos e ter que obedecer os semáforos de trânsito e de ser um sistema a céu aberto que qualquer um qualquer coisa ou veículos podem facilmente acessar ou atravessar inesperadamente as suas vias de rolamento.
Falou bobeira em! Os trilhos do VLT é elevado, se algum veiculo passa ter que passar por esse elevado que não nada baixo, e ainda tem as grades pra poder passa, e a baixa velocidade aqui vai muito bem, a gente não precisa de alta velocidade, até trem quando circulava aqui tinha que anda bem devagar. Se a gente quisece veiculo sobre trilho de alta velocidade a gente tinha colocado metror e não é isso que a gente precisa aqui! Anda em um e estude mais os modais antes de fala asneira querido!
camarada mas 50 km/h é uma pífia velocidade ou seja se eu pegar meu carro ou minha moto numa esticada de primeira marcha eu já ultrapasso essa velocidade tranquilo e pelo que vejo esse vlt anda em velocidade inferior a dos carros e das motos e até dos caminhões por isso eu acho que a velocidade operacional desse transporte deveria ser de pelo menos 90 km/h a 1000 km/h já estava de ótimo tamanho que o único ponto negativo é esse vlt ter que ser obrigado a andar nessa baixíssima velocidade de resto em todos os outros demais quesitos é sim um ótimo meio de transporte.
@@mdf1983a maior parte do percurso do vlt em santos e São Vicente é livre de semáforo, ele para menos em semáforos do que carros e motos, por isso faz o mesmo percurso em bem menos tempo, mesmo em velocidade menor
Sao Paulo capital - presta atencao. Em vez de ficar construindo aqueles monotrilhos feios por toda a cidade.
Campinas merecia muito um sistema desse 😢
Existe algum motivo para o fato da EMTU e não a CPTM fazer a gestão administrativa do VLT da baixada?
Não existe nem um motivo, quem faz o controle do modal e gestão do tráfico dos transportes de ônibus aquia a decadas é a EMTU então não foi cogitado outra empresa pra gerência melhor O VLT do que a EMTU q sempre fez isso aqui e conhece nossa região
Renato, é vdd que a Prefeitura ta colocando dinheiro no metrô de SP? Se for verdade, vai ser bom, pq a Prefeitura nunca teve tanto dinheiro em caixa como agora.
Se for verdade será ótimo. Eles deveriam também investir em VLT para região central, seria ótimo para os moradores e também turistas, que conseguiram ir de um local ao outro com facilidade
Não é a primeira vez.
Já utilizei como turista... Não sei se por ser um dia d domingo, ele demorou demais a chegar e achei bem lento
Ele fica parado nos sinais, coisa simples de resolver e fazem uma merda dessa
@@LuizFernando.2.23. os carros deveriam parar nos semáforos. O VLT somente deveria parar nas estações
@@くんヴィッツ aqui no Rio o VLT tem prioridade, os carros param em semáforos para o vlt passar, com o vlt só parando nas estações.
Ainda gostaria de um VLT em Itatiba, estou sendo muito insistente nisso, mas adoraria, principalmente se ligasse minha cidade a outras de região nem que por um monotrilho para não adulterar muito o solo
A linha 2 vai inaugurar quando?
brow,vc é formado em que?
Não tem um vlt em fortaleza?!
Ola, consigo fazer um tour da primeira a ultima estacao disponivel e voltar pelo mesmo VLT ? Como se faria esse procedimento ? Com uma só passagem ?
nn é possível fazer um tour apenas com uma passagem, só se o senhor pular a catraca da estação kkkk
É possível sim fazer somente com uma passagem, é só vc descer no final da estação e esperar o outro VLT do lado contrário e entrar nele.
Só Belo Horizonte que não avança em projetos de mobilidade. Triste demais!
Os pontos negativos desse modal de transporte são os seguintes primeiro que as vias de circulação de rolamento do sistema permite o acesso de qualquer um o acesso de ciclistas e de veículos em fatores esses que não permitem que o trem tenha uma velocidade operacional ideal que seria de 90 a 100 km por hora e também dos veículos não terem priorização no semáforos você tem que ser em obrigados a parar em semáforos e não ter enfim um sistema de prioridade cemafórica que enfim quando dá aproximação do VLT priorize a passagem das composições nos cruzamentos e enfim isso e a baixíssima velocidade operacional são fatores que na minha opinião condenam um meio de transporte que enfim poderia ser melhor.
E enquanto o Rio de Janeiro pensa em trocar o BRT por VLT os mediocres gestores em SP, trocam a antiga linha Bronze do Metro por BRT e a Prefeitura de SP pensa em BRT, em corredores de alta demanda. Mediocridade mata!
O VLT da baixada santista deveria ser extendido até Praia Grande circulando por toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy que corta a cidade inteira, com reforço de frota do material rodante do VLT de Cuiabá, já que este não vai mais sair do papel mesmo.
Não, se mecher na Kennedy vai ter que alarga mais as ruas, o que não é possível e quem usa a ciclovia não ia gosta nada de que ela fosse tirada dali, a Kennedy não foi planejada pra qualquer modal ferroviário
Se nossos prefeitos não seguissem a estratégia de auferir ganhos economicos/políticos do lobby de empresas de ônibus, que se iniciou em São Paulo com o ignóbil Faria Lima que retirou os bondes, disseminando a mentira de que os bondes atrapalharam o trânsito, teríamos VLT nos corredores de ônibus. Aliás um artigo da associação de empresas de ônibus hoje (01/02) na Folha, louva o BRT, sistema horroroso mas que favorece os negócios deste nauseante lobby das empresas de ônibus. Gananciosos lobistas, oportunistas prefeitos.....
E tem retardado que quer e queria BRT aqui no litoral, BRT é ultrapassado e ja se mostro ineficiente em varias ocasiões, aqui mesmo no litoral os ônibus ja lotam e são ineficientes com um BRT então só ia piorar!
O problema do VLT é ter que ser feito em regiões com pouco desnível, regiões com muito desnível é melhor adotar monotrilho ou BRT, de qualquer forma é um sistema simples de manter e serviria muito para várias cidades, tem até como fazer de forma artesanal, como um bondinho, sem muita tecnologia e a segurança seria a baixa velocidade, seria perfeito para cidades pequenas.
Sou de lá, vou de vez em quando, mas nunca andei nele
As cidades paulistas com mais de 100 km² de área urbana, deveriam ter pelo menos 4 linhas de VLT.
Ja esta sicronizado com semáforos? Pq da ultima vez estava parando em varios cruzamentos
Verdade. Horrível isto. Os carros e bicicletas sãos os que deveriam parar, VLT somente deveria parar nas estações
Bom, Tarcísio é um ferrenho defensor do transporte sobre trilhos e fez milagres com o pouco que teve no antigo Minfra para tirar a ferrogrão do papel (projeto que será demolido pelo desgoverno no poder). Quem sabe ele não possa espalhar essa idéia vitoriosa para outras cidades do Estado.
Ei Renato, quem é a Fabricante desse trem msm?
Que tem cartão bom não consegue usar o VLT, se o bom for feito em SP? São Paulo deveria ter somente um cartão que permitisse usar trens, ônibus, metrô de qualquer cidade do estado. Aqui no Japão um cartão somente pode ser usado para trens, metros e ônibus de qualquer estado do país, e o mesmo cartão pode ser usado em supermercado, lojas de conveniência, farmácia para fazer compras. Porém em São Paulo capital usa-se o bilhete único, em Osasco usa outro cartão, uma bagunça total, falta integração entre os transportes públicos do país
Era isto que deveriam ter feito em Salvador.
Imagina se esse vlt fosse de Peruíbe até Ubatuba
Não né, VLT não sobe os morro que se tem que passa pra chegar em Ubatuba e nesse caso não seria VLT, teria que ser trem mesmo, e mesmo assim não compensaria pq tem os dutos da Petrobras que passa por bertioga, maresias e outros municípios que concertesa não deixariam construir linhas ferreas por ali! O certo é fazer uma linha ferrea de São José dos campos até Ubatuba!
Uma pena o sistema de Bondes de Santos e de São Paulo, ter sido destruído por maus gestores públicos que, de acordo com as suas conveniências destruiram patrimônio público alegando o Progresso. Se não tivessem sido destruídos, bastyaria adquirir os modernos Bondes (VLT) e colocar em operação. É necessário parar o atual gestor de São Paulo que agora deseja, por interesses próprios e vontade própria, desgtruit outro patrimônio público em funcionamento. O SISTEMA DE TRÓLEIBUS.
Tem sim no nordeste só que de piso alto e o de Cuiabá querem tirar o vlt quem nem inaugurou lá
Querem não. Já tiraram o trecho que tava pronto pra iniciar as obras do BRT
Quase q a administração ficou a cargo do Metrô de SP.
Vlt via trólebus
o atual corredor oeste na zo de são Paulo poderia ser VLT no lugar de onibus que demoram uma vida
E na grande BH, VLT nem em ficção. Uma "roça" que se diz região metropolitana onde não investem nem em ônibus. Nesse lugar só roda caminhão de passageiros. E o trem suburbano, que chamam de metrô, não chega nem aos pés desse VLT santista.
Na grande BH o imperialismo dos empresários ônibus não deixa aquele lugar ir pra frente.
Enquanto isso, no ABC paulista, São Bernardo segue sem um km de trilhos sequer. Uma cidade que tem 850 mil pessoas, mas é refém dos ônibus e dominada pelo império Setti Braga.
SERIA A MELHOR SOLUÇÃO, PARA TODO ESTADO DO NOSSO RIO DE JANEIRO.
Estas catenarias sao extremamente,( visualmente falando), poluentes. VLT ideal seria como o do Rio de Janeiro.
Na Europa, mesmo nos paises mais pobres, os sistemas de VLT sao construidos sobre canteiros ajardinados e o entorno por onde eles correm, sempre bem cuidados, uma maravilha para os olhos ( e o turismo)...Quanto aos (poucos) projetos ( ainda funcionando ) no Brasil; sao uma vergonha. Vejam os de Maceio e o do Cariri ( Nordeste) e mesmo este da Baixada Santista, por exemplo...
Enfim...coisas do Brasil.
E mais barato que metro
E cuiabá tirou o VLT dela... vão se arrepender amargamente em breve
Mais uma. A linha Ouro do metro, inviavel sob todos os sentidos poderia ter sido implantada com VLT, mesmo que com alguns trechos criticos em via elevada. Falta de qualificação dos gestores e planejadores
O VLT DO RIO DE JANEIRO NAO TEM REDE AÉREA
Não gosto porque é muito baixo! A gente sente o chão nos pés!
VLT de Santos, levando nada a lugar nenhum! Seria melhor a ligação Usiminas aeroporto de Mongaguá!
A automação, digitalização tem feito com que as pessoas saiam cada vez menos de casa.
Mais espaço nas ruas, lá estarão passageiros do transporte coletivo migrando para os carros.
Grandes empresas fretam seus funcionários, muitos começaram e começarão a trabalhar de casa. Onde haverá demanda para esses sistemas de massa ?
Pra mim somente em cidades muito grandes como SP e RJ.
Isso é um trem; trafega em faixa de ferrovia abandonada e é movido a diesel! É forçar muito a barra 😂🤣😄
Ele não é a diesel, é elétrico, tu não vê os pantógrafo e a fiação aérea em cima 😒
Mobilidade monotrilho rio janeiro
Sucatearam o q já tinha ,q rodava o litoral sul inteiro com o custo baixio e colocaram essa porcaria ,cobrando quase o triplo da tarifa ....e rodando nem 10% do q fazia .........
Só anda vazio, porquê é caro, muito caro.
O povo da política tem uma mania porca de colocar esse negócio de ciclovia em tudo 😠
HAHAHAHAH O VLT QUE DO NADA A LUGAR NENHUM...ESSES CARAS VIAJAM PARA HOLANDA, GENEBRA PARA COPIAR O DESENVOLVIMENTO E A ÚNICA COISA QUE FUNCIONA É O CARRO COM CÂMERAS PARA MULTAR CARROS ESTACIONADOS SEM CARTÃO DE ESTACIONAMENTO... RIDÍCULO