Mateus mandou a letra muito bem! Eu tenho um amigo que chegou a estudar 12 horas por dia de guitarra. Tinha uma técnica impecável! Já eu, de acordo com o que o Mateus disse, tive a OPORTUNIDADE e TEMPO, mas NUNCA estudei ou levei isso a sério! Sempre fui desorganizado e desinteressado. Hoje, não tenho mais TEMPO e nem essa OPORTUNIDADE de me dedicar a ponto de ser um PROFISSIONAL. Isso é uma grande frustração e tristeza na minha vida! Um dia, num sábado, cismei e resolvi passar o dia no quarto fazendo exercícios de guitarra. Como muito bem dito pelo Mateus, aquilo me estressou, não mudou NADA na minha vida e me deixou mais frustrado ainda! Sei que hoje não tenho mais como ser um profissional! Sequer me considero um amador, mas, talvez, como colocado de forma excelente pelo Mateus, um entusiasta da guitarra! Bem que eu gostaria de poder estudar e aprender um pouco do que gosto realmente, que é tocar guitarra. Tenho me "obrigado" a pegar a guitarra todos os dias (o que nem sempre consigo) e fazer exercícios básicos, mas sinto que não saio daquilo e, desta forma, não evoluo em nada! Isso também foi exatamente dito neste vídeo. Então fica aqui o meu conselho, já que hoje tenho 46 anos de idade, para quem tem essa oportunidade e tempo: não desperdicem isso, pois pode ser que, num futuro próximo, já que realmente o tempo voa e a gente nem percebe, você seja uma pessoa frustrada em poder ter sido um músico profissional ou amador, mas satisfeito com seu desempenho. É um sentimento muito ruim e que causa tristeza quando você se dá conta que perdeu tempo e não há mais como voltar atrás! Estudem! Prestem muita atenção às dicas do Mateus, que tem feito ótimos vídeos! Mãos na massa, galera! Valeu!
Cara, com 5 horinhas por dia dá para sair da média em 2 ou 3 anos, começando do zero. Se o cara já toca, em 1 ano fazendo 5 horinhas não tem como não ficar excelente. Só se o cara estiver estudando sem método , de qualquer forma, dedicando muito tempo para um assunto e ignorando assuntos importantes. Eu mesmo me perdi muito no estudo de música, eu só estudava técnica, virei músico cover, não sabia o que tocava e não conseguia produzir nada. Depois que comecei a estudar teoria, harmonia, percepção, leitura e composição, isto é , a parte criativa da música, comecei a me divertir mais e conseguir me expressar de forma eficiente.
Bacana irmão. Lembra quando nos encontramos em um avião, vc e seu pai voltando do guitar idol e eu voltando da Berklee? Seu pai implicando contigo porque vc estava fumando, kaka....Isso foi em fevereiro de 2009. Estamos juntos.
Mateus Starling lembro sim irmão... meu querido vcs está fazendo um trabalho muito admirável... com estes vídeos! Todas suas palavras são de grande valia....
Então, eu fiz uma programação onde 3 x por semana eu consigo estudar 8h por dia, os demais dias fica entre 5 e 6 horas, a diferença é significativa e a forma de tocar torna se diferente, a Intimidade com instrumento e muito grande...
Incrível como o canal tem um conteúdo tão importante de forma direta!!! Assunto muito legal e super concordo 100%, a maratona contra o tempo castiga profundamente a cobrança pessoal de estar com o instrumento. Esta gestão do tempo é primordial para um melhor aproveitamento, seja com o instrumento ou absorvendo disciplinas interligadas de alguma forma com a música. Parabéns querido Mateus, referência.
Muitos dos q estão falando aqui nos comentários que estudam, 6, 8, 10 horas por dia! Pode ter certeza que se estiver dando 4 horas líquidas no cronômetro, é muito! Façam um teste, soltem o cronômetro somente com o instrumento nas mãos, e pare o cronômetro com qualquer coisa q irá tirar o instrumento das mãos... Vcs vão se frustar com vocês mesmo ao ver q 4 horas líquidas é uma "vida" pra atingir. Estudar não é ver vídeo de música, ou trocar as cordas do seu instrumento... Estar envolvido na música é uma coisa, fazer a parte técnica e mecânica com as mãos no instrumento é outra!
A coisa que mais me amarra nos seus videos, é sua sinceridade. Realmente a estrada é longa, e se a pessoa não entender isso ela vai ficar rodando num deserto e não chegará em lugar nenhum. Obrigado mestre.
Adorei o vídeo. Não sou músico, mas o teu vídeo caiu como uma luva pros meus estudos. Já sabia que queria ser estudante pro resto da vida, e a anos estudo diariamente (uns 8 ou 9 anos depois de formado). Porém, o que me abriu bastante os olhos foi o final do teu vídeo que fala que devemos pensar aonde não queremos chegar, o que que eu não quero alcançar. Achei a lógica fantástica por ser nova pra mim, parece que abriu um clarão nos meus planos de vida.
Concordo com tudo. Creio que mais importante que quantas horas é qual a qualidade do seus estudo. Nosso corpo e cérebro tem limites de energia e foco diários que se vão com o passar de cada minuto. Eu realmente admiro quem consegue focar em um mesmo conteúdo por 8h, particularmente eu não consigo e já me adaptei a parar quando noto exaustão cerebral. Abraço Mateus e sucesso.
Achei ótimo esse tópico. Falou diretamente comigo... Quando tive tempo, não tive organização e disciplina. Agora tenho menos tempo, porém mais organização e percebo que os resultados vem de forma mais rápida e natural. Aos quase 41 anos de idade a música agora é a minha terapia e tento conciliar a disciplina necessária com a leveza da não "obrigação" de me tornar um músico profissional. Com isso encontrei meu nicho e nele vou me desenvolvendo. Abraço a todos
Estudo com um grande guitarrista e professor de Jazz aqui de BH, sigo um cronograma muito bem elaborado e não consigo estudar mais do que 4 horas por dia, fico totalmente estafado, a ponto de não conseguir estudar no dia seguinte. Não vivo de música, tenho uma carga de 9 horas de trabalho por dia. Mesmo assim, nas minhas folgas, essas 4 horas são limite pra mim. Muito obrigado por compartilhar esses preciosos conhecimentos com a gente Mateus! Você é demais!
Já me dediquei muito a guitarra, mais até de 8 horas por dia. Mas acabei indo por outros caminhos profissionais, que hoje tomam todo o meu tempo. Mesmo assim cheguei a escrever para a revista Guitarload, foi onde o conheci pessoalmente na expomusic de 2012 no stand da mesma. Mesmo não tendo tempo ainda tento me dedicar pelo menos os 30 minutos. Mas tem hora que entristece pois músicas que eu tocava anos atrás como Malmsteen por exemplo que hoje não flui mais (não junto com a música). Mas enfim, como você disse tento me adaptar, mas não paro, pois não sei o dia de amanhã.
Mateus, primeiramente parabéns pelo canal. Sobre o assunto eu, que sou músico profissional, não tenho tempo de estudar mais do que uma hora por dia. Pois sou casado e trabalho dando aula de música o dia todo.Mas num momento passado, quando eu era adolescente e aluno de Fred Andrede no conservatório aqui em Recife, eu estudava de quatro a seis horas por dia. Algumas vezes até bem mais que isso. Esse período reflete na minha música até hoje, mas eu percebi que fui mudando meu jeito de tocar e que até os problemas da vida(contas atrasadas, por exemplo. hehehe) acabam me influenciando musicalmente. Acho que seria legal um vídeo sobre isso de ter pessoas que, estudaram muitas horas no passado, mas que hoje estudam pouco e de como a nossa vida(alegrias e problemas) acabam refletindo na nossa formação musical. Um abraço e muito sucesso, amigo!
To quase comprando esse livro pra ler tbm! Gostei muito do Maestria que vc recomendou! Seus vídeos sempre são informativos e motivadores!! Sucesso sempre professor!!
Os seus vídeos são ótimos pra mim conseguir me manter focado no meu aprendizado obrigado!porque o mais difícil não e nem tocar ,mais decifrar essas questões ocultas do dia a dia que se não prestar atenção a frustração bate na porta hahaha valeu!
Putz Mateus!!! Estava numa discussão ontem de noite, falando sobre isso!!! Ia fazer um vídeo e tudo falando sobre isso!!! Já cheguei às de ráis de praticar 11h40min, até meus 22 anos consiguia fazer 4h todos os dias!!! Inclusive uso o mesmo exemplo (atletas de alta performance)!!! Hj eu pratico no mínimo 1h40min por treino quase todos os dias, o normal é 2h50min, mas como vc mesmo disse, nossa rotina as vezes nos impede de praticar por 2, as vezes 3 dias... ótimo vídeo, muito esclarecedor , compartilhando em 3, 2, 1...
Vídeo muito bom como sempre, por coincidência essa semana vi muitos vídeos e estudos do Steve Vai tratando do mesmo assunto, inclusive ele até brinca que talvez não sejam 10 mil horas, mas, 30 mil horas kkkkk, ele também falou que teve estudar muito, e que não é um gênio. Pra mim a chave é procurar estudar de forma correta e aceitar a sua evolução conforme seu investimento no estudo, saber lidar com os impasses e não desistir, com pouco tempo diário talvez me torne um virtuoso só daqui 30 anos, com muito, talvez me torne em 5 anos, aí já entra a questão do objetivo e realidade de cada um.
Eu toco muito tempo por dia. Eu tenho 15 anos, tenho bastante tempo, eu separei meus estudos em tópicos e vou estudando separadamente durante o dia. Tudo de uma vez eu não aguento...
O Kiko Loureiro fala que você pode estudar até 01 hora por dia, mas que deve ser dedicado e focado! Ele fala que, no período dedicado aos estudos, você deve procurar um lugar sossegado, onde não haja distrações, e use com inteligência o tempo. Fala para colocar tudo no papel, para gravar e autoanalisar.
Estudando 1 hora por dia ao longo do tempo, por exemplo: 4 ou 5 anos faz com que o cara se torne um profissional? estudando também a respeito de composição, produção o cara consegue ficar bom ao ponto de viver disso , ou esse tempo precisa ser aumentado para 3, 5 ou 6 horas?
Ótimo vídeo como sempre Mateus. Dentro do assunto, gostaria de saber o que um bom sideman precisa saber. Desde já agradeço pela atenção, fica com Deus.
Sabe-se que Jorge Caballero estuda 8 horas por dia de domingo a domingo, e quando se ve o cara tocar sabe-se que isso é verdade.O cara é uma sumidade no assunto, certamente um mestre.Geralmente violonistas eruditos ficam horas atrás do instrumento.
Pois é, tenho um problema...kkk. Sou músico hobbista, mas o que eu gosto de tocar ou aprender a tocar é Satriani, Eric Johnson, Richie Kotzen, Andy timmons e pro aí vai. Mas sou engenheiro de profissão e tenho emprego fixo de 8 às 17h. Além da guitarra, toco violão e agora bandolim também. kkkk. Já entendi que não dá pra ter tudo. Não existe mágica. Mas talvez possa me planejar melhor e otimizar o tempo que tenho (sou meio disperso, reconheço). Valeu Mateus. Sucesso!
Bom demais ! Fala sobre educador musical. Dê dicas pra quem pretende seguir essa área. Eu faço licenciatura e pretendo seguir carreira acadêmica. Valeu !!
Acredito que produtividade não está relacionado apenas com a quantidade de horas de estudo. Ser produtivo não é ficar grudado no instrumento por horas, sempre fazendo as mesmas coisas, sem concentração, sem foco. É preciso se organizar, ter uma metodologia com bons materiais. Sem isso, como diz meu professor aqui de Brasília - Dimas Andrade - você estará simplesmente ocupado.
Toda a Década de 80, e 90, Mitificou isso, por conta dos Guitar Heros, e principalmente por que a realidade desses Guitar heros talvz fosse tão longe das pessoas comuns que talvz estivessem tentando aprender um instrumento .. que tornava a coisa toda meio "Mística e Mágica" ... eu mesmo faço parte de uma geração que ainda pegou a era sem Internet, e viamos o tempo todo nas Revistas de Guitarra .. dizendo que Fula e Ciclano estudavam 15 hrs por dia ... Isso realmente é possivel e real, porém nós ficavamos tentando imaginar ... o que o cara fazia por 15 hrs .... a Idéia que "plantavam" na gent eh que o Kara ficava 10 hrs subindo e descendo escalas, .. mas hj sabemos .. que não eh assim ... Naquela época nao sabiamos rsssss
Mateus muito bom! Cada um tem uma realidade diferente! BB king não é um Malmsteen, John Mayer não é Chimbinha. Cada um sendo o melhor que pode com o que é.
Estude comigo através da escola de música a distância com meu suporte online: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Eu estudo 😉
Sem dúvidas
#TeamFacão
#TeamAlabama
Isso ai irmão.
acredito
Mateus mandou a letra muito bem! Eu tenho um amigo que chegou a estudar 12 horas por dia de guitarra. Tinha uma técnica impecável! Já eu, de acordo com o que o Mateus disse, tive a OPORTUNIDADE e TEMPO, mas NUNCA estudei ou levei isso a sério! Sempre fui desorganizado e desinteressado. Hoje, não tenho mais TEMPO e nem essa OPORTUNIDADE de me dedicar a ponto de ser um PROFISSIONAL. Isso é uma grande frustração e tristeza na minha vida! Um dia, num sábado, cismei e resolvi passar o dia no quarto fazendo exercícios de guitarra. Como muito bem dito pelo Mateus, aquilo me estressou, não mudou NADA na minha vida e me deixou mais frustrado ainda! Sei que hoje não tenho mais como ser um profissional! Sequer me considero um amador, mas, talvez, como colocado de forma excelente pelo Mateus, um entusiasta da guitarra! Bem que eu gostaria de poder estudar e aprender um pouco do que gosto realmente, que é tocar guitarra. Tenho me "obrigado" a pegar a guitarra todos os dias (o que nem sempre consigo) e fazer exercícios básicos, mas sinto que não saio daquilo e, desta forma, não evoluo em nada! Isso também foi exatamente dito neste vídeo. Então fica aqui o meu conselho, já que hoje tenho 46 anos de idade, para quem tem essa oportunidade e tempo: não desperdicem isso, pois pode ser que, num futuro próximo, já que realmente o tempo voa e a gente nem percebe, você seja uma pessoa frustrada em poder ter sido um músico profissional ou amador, mas satisfeito com seu desempenho. É um sentimento muito ruim e que causa tristeza quando você se dá conta que perdeu tempo e não há mais como voltar atrás! Estudem! Prestem muita atenção às dicas do Mateus, que tem feito ótimos vídeos! Mãos na massa, galera! Valeu!
Muito legal irmão.
nunca é tarde pra começar amigo
Cara, com 5 horinhas por dia dá para sair da média em 2 ou 3 anos, começando do zero. Se o cara já toca, em 1 ano fazendo 5 horinhas não tem como não ficar excelente. Só se o cara estiver estudando sem método , de qualquer forma, dedicando muito tempo para um assunto e ignorando assuntos importantes. Eu mesmo me perdi muito no estudo de música, eu só estudava técnica, virei músico cover, não sabia o que tocava e não conseguia produzir nada. Depois que comecei a estudar teoria, harmonia, percepção, leitura e composição, isto é , a parte criativa da música, comecei a me divertir mais e conseguir me expressar de forma eficiente.
Isso aí! Tá certíssimo! É desse jeito mesmo! E se estuda bem, desenvolve rápido! Essa é a melhor forma!
Fico feliz quando escuto escuto boas informações.... #musicoprofissional
Bacana irmão. Lembra quando nos encontramos em um avião, vc e seu pai voltando do guitar idol e eu voltando da Berklee? Seu pai implicando contigo porque vc estava fumando, kaka....Isso foi em fevereiro de 2009. Estamos juntos.
Mateus Starling lembro sim irmão... meu querido vcs está fazendo um trabalho muito admirável... com estes vídeos! Todas suas palavras são de grande valia....
Então, eu fiz uma programação onde 3 x por semana eu consigo estudar 8h por dia, os demais dias fica entre 5 e 6 horas, a diferença é significativa e a forma de tocar torna se diferente, a Intimidade com instrumento e muito grande...
pode crer irmão.
Incrível como o canal tem um conteúdo tão importante de forma direta!!! Assunto muito legal e super concordo 100%, a maratona contra o tempo castiga profundamente a cobrança pessoal de estar com o instrumento. Esta gestão do tempo é primordial para um melhor aproveitamento, seja com o instrumento ou absorvendo disciplinas interligadas de alguma forma com a música. Parabéns querido Mateus, referência.
Igor Gnomo isso aí irmão,
Obrigado por comentar. Estamos juntos.
FalA amigo, muito legal seu Video, sempre falo aos meus colegas q prA mim ,ñ tem como um musico chegar num alto nivel treinando so uma hr por dia.
Anderson Duarte concordo
Anderson Duarte valeu irmão
Muito Obrigado Era Dessa Aula que eu estava presisando.
Muitos dos q estão falando aqui nos comentários que estudam, 6, 8, 10 horas por dia! Pode ter certeza que se estiver dando 4 horas líquidas no cronômetro, é muito! Façam um teste, soltem o cronômetro somente com o instrumento nas mãos, e pare o cronômetro com qualquer coisa q irá tirar o instrumento das mãos... Vcs vão se frustar com vocês mesmo ao ver q 4 horas líquidas é uma "vida" pra atingir. Estudar não é ver vídeo de música, ou trocar as cordas do seu instrumento... Estar envolvido na música é uma coisa, fazer a parte técnica e mecânica com as mãos no instrumento é outra!
Perfeito, aprendi isso estudando para concurso, horas liquidas é o que conta.
Cada vídeo melhor que outro! Obrigado por democratizar informações e conteúdos tão importantes na formação do músico.
Obrigado irmão, de coração.
Excelentes dicas!!! Acho que todo músico/artista deveria ver esse vídeo antes de pensar na sua carreira.
A coisa que mais me amarra nos seus videos, é sua sinceridade. Realmente a estrada é longa, e se a pessoa não entender isso ela vai ficar rodando num deserto e não chegará em lugar nenhum. Obrigado mestre.
Cristovao de Souza isso aí,
Obrigado por comentar
Adorei o vídeo. Não sou músico, mas o teu vídeo caiu como uma luva pros meus estudos. Já sabia que queria ser estudante pro resto da vida, e a anos estudo diariamente (uns 8 ou 9 anos depois de formado). Porém, o que me abriu bastante os olhos foi o final do teu vídeo que fala que devemos pensar aonde não queremos chegar, o que que eu não quero alcançar. Achei a lógica fantástica por ser nova pra mim, parece que abriu um clarão nos meus planos de vida.
Obrigado por comentar irmão. Sucesso aí na sua caminhada e seja sempre vem vindo. Grande abraço.
Maravilhoso Professor!!!
Estou conhecendo o seu canal hoje e as suas dicas são ótimas, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que bom que curtiu irmão, tmj. Seja bem vindo.
Como sempre, mais um vídeo impecável... Parabéns!
Obrigado irmão.
obrigado. estou curtindo muito este canal.
Obrigado irmão, fico feliz.
Concordo com tudo. Creio que mais importante que quantas horas é qual a qualidade do seus estudo.
Nosso corpo e cérebro tem limites de energia e foco diários que se vão com o passar de cada minuto.
Eu realmente admiro quem consegue focar em um mesmo conteúdo por 8h, particularmente eu não consigo e já me adaptei a parar quando noto exaustão cerebral.
Abraço Mateus e sucesso.
Felipe Parente pode crer irmão
Sempre uma aula mestre!!!. Parabéns!!!.
Muito obrigado.,
Achei ótimo esse tópico. Falou diretamente comigo... Quando tive tempo, não tive organização e disciplina. Agora tenho menos tempo, porém mais organização e percebo que os resultados vem de forma mais rápida e natural. Aos quase 41 anos de idade a música agora é a minha terapia e tento conciliar a disciplina necessária com a leveza da não "obrigação" de me tornar um músico profissional. Com isso encontrei meu nicho e nele vou me desenvolvendo. Abraço a todos
André Coelho isso aí irmão muito bacana.
Estudo com um grande guitarrista e professor de Jazz aqui de BH, sigo um cronograma muito bem elaborado e não consigo estudar mais do que 4 horas por dia, fico totalmente estafado, a ponto de não conseguir estudar no dia seguinte. Não vivo de música, tenho uma carga de 9 horas de trabalho por dia. Mesmo assim, nas minhas folgas, essas 4 horas são limite pra mim. Muito obrigado por compartilhar esses preciosos conhecimentos com a gente Mateus! Você é demais!
Rodrigo Brandao complicado mesmo, estudar 4 horas já é incrível nesta situação.
Professor, muito obrigado pelo vídeo, muito interessante, parabéns pelo canal!
Robsson Oliveira Costa Júnior valeu irmao
Obrigado por comentar.
Já me dediquei muito a guitarra, mais até de 8 horas por dia. Mas acabei indo por outros caminhos profissionais, que hoje tomam todo o meu tempo. Mesmo assim cheguei a escrever para a revista Guitarload, foi onde o conheci pessoalmente na expomusic de 2012 no stand da mesma. Mesmo não tendo tempo ainda tento me dedicar pelo menos os 30 minutos. Mas tem hora que entristece pois músicas que eu tocava anos atrás como Malmsteen por exemplo que hoje não flui mais (não junto com a música). Mas enfim, como você disse tento me adaptar, mas não paro, pois não sei o dia de amanhã.
Obrigado irmão por comentar e deixar sua opinião.
Video muito bom como sempre. Sucesso guerreiro
Estamos juntos.
Sempre muito bom Mateus!
Estamos juntos.
Mateus, primeiramente parabéns pelo canal.
Sobre o assunto eu, que sou músico profissional, não tenho tempo de estudar mais do que uma hora por dia. Pois sou casado e trabalho dando aula de música o dia todo.Mas num momento passado, quando eu era adolescente e aluno de Fred Andrede no conservatório aqui em Recife, eu estudava de quatro a seis horas por dia. Algumas vezes até bem mais que isso. Esse período reflete na minha música até hoje, mas eu percebi que fui mudando meu jeito de tocar e que até os problemas da vida(contas atrasadas, por exemplo. hehehe) acabam me influenciando musicalmente. Acho que seria legal um vídeo sobre isso de ter pessoas que, estudaram muitas horas no passado, mas que hoje estudam pouco e de como a nossa vida(alegrias e problemas) acabam refletindo na nossa formação musical.
Um abraço e muito sucesso, amigo!
Mais um excelente tema. Parabéns!
Ronnieri Muniz ,
Obrigado por comentar.
Muito bom Mateus. Anos atrás eu li o Outliers por recomendação sua. Agora vou ler esse Peak.
O PEAK é mais obrigatório.
Perfeita a análise não tem como fugir disso
To quase comprando esse livro pra ler tbm! Gostei muito do Maestria que vc recomendou! Seus vídeos sempre são informativos e motivadores!! Sucesso sempre professor!!
Valeu irmão, este livro PEAK vale a pena de mais.
Muito bom seu canal adorei
Muito obrigado irmão.
Vc é fera cara! Sempre muito sóbrio e objetivo. Preciso me adequar a um estudo de 30 a 60min dia. Abraço
Isso ai....
Excelente Vídeo, como sempre !! Abraços, Deus Abençoe !
Paulo Ostapechen isso aí irmão,
Obrigado por comentar. Fica com DEUS.
Os seus vídeos são ótimos pra mim conseguir me manter focado no meu aprendizado obrigado!porque o mais difícil não e nem tocar ,mais decifrar essas questões ocultas do dia a dia que se não prestar atenção a frustração bate na porta hahaha valeu!
Andre Carlos Ribeiro exatamente irmao, tem que resolver os momentos fora do treino.
Excelente video!
VALTER AUGUSTO valeu irmão
Vídeo abençoado demais👏👏👏👏👏
Valeu irmão.
Você tem uma possibilidade absurda de síntese ! Parabéns ! Eu concordo com tudo !
Isso aí Matheus é isso mesmo
Putz Mateus!!! Estava numa discussão ontem de noite, falando sobre isso!!! Ia fazer um vídeo e tudo falando sobre isso!!! Já cheguei às de ráis de praticar 11h40min, até meus 22 anos consiguia fazer 4h todos os dias!!! Inclusive uso o mesmo exemplo (atletas de alta performance)!!! Hj eu pratico no mínimo 1h40min por treino quase todos os dias, o normal é 2h50min, mas como vc mesmo disse, nossa rotina as vezes nos impede de praticar por 2, as vezes 3 dias... ótimo vídeo, muito esclarecedor , compartilhando em 3, 2, 1...
Evandro Oliveira isso aí irmão,
Obrigado por comentar e por compartilhar.
Excelente vídeo, mestre!
Diego Andrade valeu irmão
otimo video, compartilhado
Valeu irmão.
Já chegou dando like....
Kiri Figueiredo somos dois brother, rsrs
3 hahshahshs. Já chego com o dedo no like hahahaha
Valeu rapaziada vocês são 👍🏼🤘
Vídeo muito bom como sempre, por coincidência essa semana vi muitos vídeos e estudos do Steve Vai tratando do mesmo assunto, inclusive ele até brinca que talvez não sejam 10 mil horas, mas, 30 mil horas kkkkk, ele também falou que teve estudar muito, e que não é um gênio. Pra mim a chave é procurar estudar de forma correta e aceitar a sua evolução conforme seu investimento no estudo, saber lidar com os impasses e não desistir, com pouco tempo diário talvez me torne um virtuoso só daqui 30 anos, com muito, talvez me torne em 5 anos, aí já entra a questão do objetivo e realidade de cada um.
Obrigado irmão por comentar e deixar sua opinião.
Audrey e Kate estudam
Exatamente!!
Cara eu já ensaie 8 horas manter é difícil tem que fazer alguma coisa já durante o dia não tá mantendo 8 horas e tem a disciplina também paradas
Eu toco muito tempo por dia. Eu tenho 15 anos, tenho bastante tempo, eu separei meus estudos em tópicos e vou estudando separadamente durante o dia. Tudo de uma vez eu não aguento...
bons estudos irmão.
Estudei 8h sim, mas apenas durante uma época, dos 12 aos 17 anos, depois com a rotina de trabalho se torna impossível.
Pode crer irmão.
Muito bom !
O Kiko Loureiro fala que você pode estudar até 01 hora por dia, mas que deve ser dedicado e focado! Ele fala que, no período dedicado aos estudos, você deve procurar um lugar sossegado, onde não haja distrações, e use com inteligência o tempo. Fala para colocar tudo no papel, para gravar e autoanalisar.
Pode crer irmão.
Estudando 1 hora por dia ao longo do tempo, por exemplo: 4 ou 5 anos faz com que o cara se torne um profissional? estudando também a respeito de composição, produção o cara consegue ficar bom ao ponto de viver disso , ou esse tempo precisa ser aumentado para 3, 5 ou 6 horas?
Ótimo vídeo como sempre Mateus. Dentro do assunto, gostaria de saber o que um bom sideman precisa saber. Desde já agradeço pela atenção, fica com Deus.
Bacana irmão, dá uma sacada no video que fiz sobre o documentário HIRED GUN.
Sabe-se que Jorge Caballero estuda 8 horas por dia de domingo a domingo, e quando se ve o cara tocar sabe-se que isso é verdade.O cara é uma sumidade no assunto, certamente um mestre.Geralmente violonistas eruditos ficam horas atrás do instrumento.
Verdade.
Kazuhito Yamashita estudava mais, tornou se um ícone no instrumento, influenciando uma geração incluindo seus filhos...
Pois é, tenho um problema...kkk. Sou músico hobbista, mas o que eu gosto de tocar ou aprender a tocar é Satriani, Eric Johnson, Richie Kotzen, Andy timmons e pro aí vai. Mas sou engenheiro de profissão e tenho emprego fixo de 8 às 17h. Além da guitarra, toco violão e agora bandolim também. kkkk. Já entendi que não dá pra ter tudo. Não existe mágica. Mas talvez possa me planejar melhor e otimizar o tempo que tenho (sou meio disperso, reconheço).
Valeu Mateus. Sucesso!
Bom demais ! Fala sobre educador musical. Dê dicas pra quem pretende seguir essa área. Eu faço licenciatura e pretendo seguir carreira acadêmica. Valeu !!
Obrigado irmão por comentar e deixar sua opinião.
Sensacional!
Valeu.
Estou estudando 1h por dia 😀
Comecei essa semana hehehe
Valeu irmão. TMJ. Bons estudos.
Acredito que produtividade não está relacionado apenas com a quantidade de horas de estudo. Ser produtivo não é ficar grudado no instrumento por horas, sempre fazendo as mesmas coisas, sem concentração, sem foco. É preciso se organizar, ter uma metodologia com bons materiais. Sem isso, como diz meu professor aqui de Brasília - Dimas Andrade - você estará simplesmente ocupado.
Obrigado irmão por comentar e deixar sua opinião.
Eu estudo de 2 a 3 horas por dia desde os 14 anos.
Que bacana,.
eu estudo 8 a 12 horas quando da
Bacana.
Ia comentar, mas como você disse tudo eu não precisei, ai escrevi esse comentário aqui pra dizer que ia comentar mas não comentei. kkkkkkkk
kakaka, valeu irmão por comentar, é importante para o canal, de verdade, mesmo que seja apenas um agradecimento ou um TMJ.
Muito bom, curto muito suas abordagens sobre esse tema...Qual é o nome do livro? gostaria de comprar ele...
Valeu irmão, o nome do livro é PEAK.
Mestre é mestre
Obrigado por comentar irmão.
Mateus Starling belas músicas facilitam para que solos ficam marcantes como another Brink the ALL e tantas outras .
Disponibilize o resumo do livro, por gentileza!
Kleber Martins blz, em qualquer momento eu disponibilizo sim.
Mateus Starling obrigado!
Toda a Década de 80, e 90, Mitificou isso, por conta dos Guitar Heros, e principalmente por que a realidade desses Guitar heros talvz fosse tão longe das pessoas comuns que talvz estivessem tentando aprender um instrumento .. que tornava a coisa toda meio "Mística e Mágica" ... eu mesmo faço parte de uma geração que ainda pegou a era sem Internet, e viamos o tempo todo nas Revistas de Guitarra .. dizendo que Fula e Ciclano estudavam 15 hrs por dia ... Isso realmente é possivel e real, porém nós ficavamos tentando imaginar ... o que o cara fazia por 15 hrs .... a Idéia que "plantavam" na gent eh que o Kara ficava 10 hrs subindo e descendo escalas, .. mas hj sabemos .. que não eh assim ... Naquela época nao sabiamos rsssss
Paulo Ostapechen pois é irmão.
imagina o raphael rabello
massa o vídeo, Mateus!!! uma curiosidade que tenho: como é sua rotina de estudos diária? oq vc pratica e por quanto tempo? abraço!!
Anderson Fér valeu irmão. Depende da época, mas varia de repertório, detalhes de novas ferramentas que adapto, improvisação e composição.
Falou e disse hehe
Valeu irmão.
Mateus, os seus videos me inspiram muito! Parabéns e obrigado! Uma pergunta, esse livro Peak que você mostrou é em inglês?
André Moura valeu irmão, já tem em português
Mateus muito bom! Cada um tem uma realidade diferente! BB king não é um Malmsteen, John Mayer não é Chimbinha. Cada um sendo o melhor que pode com o que é.
Pablo Dias Alves isso aí irmão,
Obrigado por comentar.
Fala o que vc acha da possível declaração de falência da Gibson. Curto mto seu canal !!
Levy Martins valeu, estou no exterior mas chego semana que vem e vou ficar ligado no tema.
cara me lembro que quando começei a estudar trompete eu estudava de 7 a 11 horas por dia, porem durou pouco (uns 9 ou 10 meses)
pode crer, o difícil é ter continuidade
Qual o nome do livro?
Queria saber tbm... Não entendi e já voltei o vídeo e continuei sem entender rsrsrs sorry
onde encontro esse livro?
amazon
Excelente professor! O resumo desse livro é disponibilizado apenas para alunos ou pode ser adquirido (mediante a um custo) por quem não é ?
jeferson miranda ola irmao,
Obrigado m. No momento está apenas na plataforma, mas o livro existe agora em português.
Como fasso pra comprar um material seu um cronograma de estudo de uma hora por dia
ismael limaa ola irmão. Você
Estuda comigo pela plataforma:
www.StarlingAcademyofMusic.com.br
"Cara, não vai dá. Não vai dá" ehuehuhehue curto e grosso XD
Reynaldo Sampaio hehehe valeu irmão
Olá Mateus!
Qual é o nome do livro?
Peak: Secrets from the New Science of Expertise
Dizem que o máximo que o ser humano consegue estudar focado, são 2 horas, tocar o dia todo é diferente de estudar 8 horas por dia!
rafa5287 ninguém estuda 8 horas direto, tem que intercalar.
Foi oque eu disse!
Livros q eu li sobre como aprender dizem que conseguimos ter 100% de foco no mesmo assunto no máximo 30 min, dps descansa 10 e volta pra mais 30
Faça um video falando sobre dom.
Anderson Duarte eu já fiz. Tem no canal, preciso lembrar do nome mas foi no segundo semestre do ano passado.
Aqui é #teamFacão 😈
hhahahaha