HAuausUASHHAshushau seu comentário me representa muito! A alegria nossa é ver grandes especialistas no assunto falando com paixão sobre o que amam ao qual dedicaram boa parte de suas vidas, essa paixão é evidente e acaba nos contaminando também.
Mano pra quem toca violão, por mais que que o instrumento está regulado por um luthier, não se consegue uma afinação exata, isso é matemático, toda vez que vou tocar, tenho que afinar o instrumento de acordo com o campo harmônico, se você toca uma música no tom de C,afinado para esse campo harmônico e a próxima música começar em A da uma diferença de afinação, sempre tem que fazer ajustes na afinação.
Passei 30 anos achando que o problema da minha afinação de violão era que eu nunca pegava um violão com o braço perfeitamente alinhado. Em 2 minutos me foi explicado o porque afinar usando harmônicos sempre vai ficar "mais ou menos certo". Obrigado!
Rapaz vc falo😊u tudo kkk, eu afinava no afinador mais algumas notas nunca ficam perfeito tipo o G na 3⁰ casa corda 6 kkk já fiz de tudo parece que sempre fica alguma coisinha fora kkkk
é porque ele busca um nivel muito alto, conseguiu resoar varias notas, é facil conseguir fazer o simples, não o nivel que se espera de um cara do calibre dele. Tem pessoas que estudam essa tecnica por anos.
toco piano há 20 anos profissionalmente e tenho o ouvido treinado a ponto de pegar 99% das músicas somente ouvindo, mas nunca tinha percebido isso, muito bom o papo, quem manja das coisas de verdade é f0da, Fabio Lima sempre surpreendendo!
@@maccamundi existem inúmeros violonistas eruditos pelo mundo com décadas de estudo, e nenhum deles chegou na excelência que o Fabio chegou, ele pode sim ser considerado um gênio.
Depois de assistir umas 3 vezes finalmente entendi esse assunto. Tenho ouvido absoluto e é a 1ª vez que ouço falar de comas musicais. Muito top!! Por isso que minha guitarra sempre fica alguma coisa fora, por mais que eu tente afinar. Já ouvi tbm muitos dizerem que a afinação harmônica é perfeita, mas na hora de tocar fica desafinada. A conclusão é: para cada tonalidade, tem uma afinação diferente, ou seja, para cada música que vou tocar, tenho que mexer um pouco na afinação antes. Belíssima explicação, Fábio!! Muito obrigado!! Realmente, Deus fez tudo perfeito!
E o q é q tem a ver ouvido absoluto com o q vc descreveu? uma pessoa com ouvido relativo bom perceberá da mesma forma...Ouvido absoluto é a capacidade de identificar uma nota tocada isoladamente, ouvido relativo é a capacidade de identificar intervalos (Distância entre notas, ou seja, se é uma 3M, 5Dim, 5J, 7M e por ai vai...), mas ao tocar sua guitarra vc toca varias notas, e então n faz diferença nenhuma ouvido relativo ou absoluto. E com relação a guitarra sempre que vc colocar distorção ela vai ter uma leve desafinação, pouco perceptível com Power chords, tocando tônica e quinta ou tônica e oitava, mas se vc colocar uma terça no meio ai vc vai perceber de forma muito clara a desafinação.
Pode ser também questão técnica...mas de qualquer forma, vc tem que desencanar, afinal o q vc ouve? pq em 90% dos casos vc vai ouvir pequenas desafinações de instrumentos e principalmente de cantores, especialmente ao vivo...para gravar uma guitarra perfeitamente tem que se gravar cada frase separadamente afinando a cada frase. Recomendo que curta a imperfeição das coisas...será muito mais feliz.
@@vinhodiezel1301 creio que ele escuta, mas não tem a técnica para saber o motivo e agora ele entendeu, o relativo geralmente entende o motivo mais rápido, creio que é comum.
É como tentar tocar musicas com a afinação E na frequencia 432hz, msm que afinado, vai soar desafinado, tanto quanto se a musica estiver em 440hz, vc vai ter que ajustar um pouquinho a afinação pra soar bem
@@tonyjonesteixeira5676 Sim. Eu tenho ouvido relativo, mas compreendi rapidamente porque sempre passei por isso no meu violão e não entendia, achava que era um problema das cordas, do violão, ou que eu só tinha que deixar pra lá mesmo. Agora com esse vídeo eu entendi porque isso acontece
Sou engenheiro e músico, muito legal trazerem esse assunto. Normalmente a galera da música não entende nada sobre isso. Eu quero trazer um contribuição, quando o Fabio diz que é impossível a 7M na verdade eu diria que é impossível ouvir a 7M " a olho nu", pq na séria harmônica estão presentes todas as notas, pois o negócio tende ao infinito. Ou seja, em uma única nota nós temos todas as notas.
Exatamente bro, quando usamos um analisador de espectro em uma corda avulsa vibrando, enxergamos todas as frequências ou notas possíveis e não só a série harmônica.
e se eu subir tipo 2 hz numa nota qualquer? Imagino que tipo as 50 primeiras notas mais evidentes no analisador de espectro vão ser TODAS diferentes. Mesmo assim, se eu afinar todo um instrumento de acordo com a nota "errada", as mesmas músicas, ou os mesmos padrões vão continuar fazendo sentido, pois o que é pra ser consonante vai continuar consonante. A natureza fez as ondas, mas não deu nome pra cada comprimento de onda. Ou pra ser mais poético: Deus fez os animais mansos e as feras, mas quem deu os nomes foi Adão.
@@AfonsoBucco Um fato importante é que acontece que o próprio analisador de espectro também é "temperado" para o padrão da nossa audição. Não ouvimos a diferença de 100Hz na faixa de 1000 para 1100, mas ouvimos de 100 para 200 tudo em Hz.
@@audioartetecnicaPois é imagino que a precisão de nossa percepção é em progressão geométrica. Até porque pra subir uma oitava a gente não soma, a gente multiplica. Mas o analisador em si não informa com precisão a diferença entre 1100 e 1200 hz? Em que sentido você diz que ele também é "temperado"?
Quando o cara começa a entender como é que o Bach pensava, é porque o nível de dedicação esta chagando no limite humano para a música. Porque só o que o Bach fazia na vida era isso e ultrapassar isso nos dias atuais é quase impossível.
hoje existem alteracoes em compassos mixtos, e harmonias em cima de uma unica nota!!! tipo frases de funk de uma nota so porem suingada. ......omitindo graus......!!!!!!! o locoo
Que aula! Tem um amigo meu que é baixista e insiste em afinar o contrabaixo usando os harmônicos, mas não bate 100%, quem tem o ouvido apurado nota uma pequena diferença na hora que toca as notas. Já vi vários fazendo isso, e dizendo que é a forma correta de afinar o instrumento. Quando confere no afinador que fica um pouco desafinado, fala que são os afinadores digitais que não capta direito a afinação do instrumento.
Fazer isso que teu amigo faz é brincadeira, viu. Ele realmente tem um problema sério de autoestima pra querer competir com uma máquina criada justamente pra isso haha, talvez se ele assistir a essa explicação do Fábio Lima ele entenda o problema e te ajude a não endoidar ouvindo a diferença que sim, existe, nós músicos percebemos e acabamos ficando incomodados 😅
@@giovanne251Pois é cara, e não é raridade por aqui, já vi vários músicos antigos fazendo isso e se vangloriando. Eu já tentei explicar, mas é complicado. O problema é que com o tempo o ouvido acostuma com a desafinação, isso acontece muito com pianistas que passam muito tempo sem afinar as cordas do piano, o ouvido acostuma e quando toca em um piano 100% afinado acham que está desafinado kkkk
Na verdade, se ele afina com a harmônica, ele consegue tirar um timbre mais puro e natural do instrumento, não é que esteja "desafinado", porém, quando ele for transpor pra uma outra nota, não irá sair muito legal, o que ele vai ter que fazer é afinar a próxima canção no tom da música na afinação pura que ele procurar, mas isso dá um trabalhinho, se ele tivesse cada instrumento afinado pra cada música, compensaria, ou então, vai para a afinação padrão, que é o que todo mundo faz.
Tem um canal de música antiga muito interessante chamado Early Music Sources que fala bastante sobre os vários temperamentos usados na história da música e tem um que não se baseia no ciclo de quintas e sim de terças, que é o 1/4 comma meantone. Esse temperamento prioriza as terças naturais, sacrificando as quintas. Foi mais difundido no final da idade média, quando as quintas paralelas estavam saindo de moda e a polifonia estava se desenvolvendo para mais vozes. Tem alguns órgãos desse período afinados em 1/4 comma em videos no youtube. As quintas soam muito mais baixas e desafinadas mas em compensação as linhas de terças soam perfeitamente em consonância. Bastante interessante. Depois da Renascença, o sistema caiu em desuso pois a musica estava se tornando cada vez mais tonal e menos modal e aí veio o temperamento igual.
Nao entendo muito, mas tentando explicar de forma facil: semi tom é a menor distancia entre uma nota e outra no modo "popular". No violão é de uma casa pra outra, no piano de uma tecla pra proxima ao lado. Porém dentro de cada semi tom desse ou nesse "minimo espaço percorrido" tem também mais intervalos "imaginários"(digo imaginarios pra vc imaginar, mas realmente tem), que no caso são ignorados. Também, praticamente tudo é baseado nas escalas, e todas as escalas são baseadas em intervalos entre notas. Esses intervalos sao definidos para dar harmonia e sentido para as sequencias de notas ou acordes. Por isso se vc tocar aleatoriamente alguns acordes ou notas, algumas nao combinam depois de tocadas em seguida da primeira, porque "nao combinam". Agora, em cada nota temos os "harmonicos", que sao outras frequencias dentro da mesma nota. Eles ressoam em um volume mais baixo. Ou seja, vc toca somente uma nota e outras notas vão ressoando "no fundo". O que o Fabio demonstra no video é como essas notas "de fundo" ressoam de forma desarmoniosa com as demais quando utilizando a afinação "popular" pois nao foram pensados nessas "notas de fundo" (em alguns tons e nao todos).@@emersonamorim82
tem aquela musica Scar Tissue que da pra sentir bem essa desafinação quando você toca, porque a quinta da escala fica bem fora no violão por ele ser um instrumento temperado
esse Harmônico é celestial, é uma sensação maravilhosa escutar isso!! Parabéns Fábio por nos trazer esse conhecimento e ao Amplifica tbm... Deus é Deus
Nao entendi poha nenhuma,mas é tao bom ver alguém falando com tanta propriedade e amor pelo que faz,o cara faz por onde mercer ser o maior violinista do Brasil
É muito bom ver a habilidade de uma pessoa para músicas, conhece os harmônicos só pelo som. Eu no Laboratório de física, fazendo experimento com cordas vibrantes, mal conseguia visualizar as amplitudes e os nós. kkkkkkk
O experimento de tubos sonoros q fiz no lab de física foi insuportável. Pense quão agonizante foi ficar prestando atenção nos sons emitidos e identificar os aspectos das ondas sonoras
Do início do século XX pra cá a afinação nos instrumentos temperados, com o Lá 440Hz como padrão e tendo o piano com um dos principais exemplos, e depois com o surgimento dos instrumentos e sons elétricos e digitais. Estabelecemos a afinação rigorosamente igual. Na época de Bach, século XVIII, estávamos nesse processo em padronizar a afinação, msm assim o cravo ainda não era afinado com nós afinamos hj, mas já era um meio termo, msm assim a afinação influenciava até na composição de músicas, e geralmente alguns tons era bom para certas músicas e melodias, enquanto outras músicas, danças e estilos funcionava melhor em outros tons. Dependendo da escala utilizada, era evitado certos intervalos q soavam "mal" e inclusive era considerado um estupro tocar uma música num tom diferente do original (o q é MT comum hj, principalmente na música popular). A afinação equidistante resolveu vários problemas, mas ao msm tempo perdemos várias nuances q faziam parte da música naquela época.
Meu professor de Teorias e Notação Musical foi 2° clarinetista da banda da Aeronáutica. Sabia muito! Quando ele me ensinou a física das comas eu fiquei maravilhado pois era um novo universo de conhecimento.
Cara o Rafael é de uma humildade, top de mais ver ele ouvindo e fazendo sempre evoluindo, parece Ilário mas se percebe q ele é um cara muito evoluido 👏🏻
O conhecimento dele é realmebte ABSURDO! Mas o que mais me chamou atenção foi o AMOR que ele fala sobre música! Realmente algo espontaneo e verdadeiro!
Essa sacada das comas que explica que tem que afinar de acordo com o tom da música…. Putz …de outro mundo… 🤯 agirá Td faz sentido. Parabéns aos dois por terem esse papo.
É normal, os ouvidos deles são muito sensíveis a frequências de assobio, e o canto polifônico tem um assobio harmonizando com a nota principal. Eles pegam muito mais esse assobio do que o ouvido humano, e isso incomoda eles. Meus gatos chegam até a me bater quando eu assobio em casa. Ficam muito nervosos hahahaha Engraçado que a maioria dos bichos que eles caçam emitem sons assim também. A natureza e sábia.
Conhecimento é onda demais né? Eu sempre bato cabeça quando vou tocar meu repertório, achando que o instrumento tá desafinando toda hora, e agora essa aula foi totalmente esclarecedora! Obrigado, mestres!
Entendi que temos um grande problema. Mas não sei explicar qual é e nem como resolve-lo. Mas foi tão interessante que posso escutar esse corte mais uma dezena de vezes.
Fabio Lima vive a música sabe o universo musical, da para ver nele todos os detalhes e toda atenção nos mínimos detalhes para explicar segredos que fazem a diferença nas Grandes obras . Ele é um dos poucos que vai ao fundo do universo musical. Excelente músico .
@@ladislau. O violão é um instrumento complicado. Dependendo da música alguns acordes não podem ser tocados em qualquer região. Por isso o sucesso do violino e as cordas não temperadas. E o que salvou a guitarra foi o Chorus que engana o ouvido. No contrabaixo elétrico, com traste, os agudos não afinam, motivo principal do Jacus Pastorus ter migrado em definitivo para o fretless. A música existiu por 50 mil anos sem o temperamento. No Oriente não há temperamento. Isso foi uma invenção para dar suporte ao tonalismo no Ocidente. Toda a música da Renascença é modal, não tonal. O temperamento está completando 300 anos enquanto a Música Clássica indiana já passa dos 4.000 anos.
@@gabrielv145 com o tempo, prática e estudo o ouvido vai afinando e as comas aparecem. Daí a diferença entre cantores afinados e desafinados, da diferença entre Anitta e Elis Regina.
Sempre falei que a transposição no piano nunca significava apenas uma alteração de tom, mas uma mudança de sentimento. A minha pergunta era “por que os compositores não compunham so em Dó (menos teclas pretas ou acidentes). Com essa explicação torna claro que o compositor (bom dos bons) pensava tbm em como as comas soariam (harmônicos) , valeu pela excelente aula,
4:43 o floreio do Rafael me soou como uma típica musicalidade nordestina. Luis Gonzaga tocava isso. Pesquisem: Nonato Luiz - Juazeiro/assum preto/ algodão medley, vocês irão notar.
não curto teoria musical, mas assistir a essa aula que o mestre Fábio deu foi mais que aprendi em anos com o restante do pessoal, o cara realmente se sobressai!
Se eu falar que aumentei meus conhecimentos não só como músico mas na luthieria com esse vídeo é papo para doido? Obrigado por compartilhar, haha... :)
Caraca !!!! desvendou um mistério🤯 Eu a vida inteira ficava encucado que o violão nunca batia afinação, achava que era o problema do violão! Cheguei a pensar que o violão estava empenado 😳
Nunca tinha ouvido falar de "comas". A beleza e complexidade da música são surpreendentes! Daí você ainda tem que ouvir que "funk brasileiro" é música...
Muito bom ...essas comas existem e nao é facil de explicar ..mas nesse video acho que foram felizes e certeiros .afinal sao dois monstros da musica ..sabem muito ..fiquei feliz em perceber que concordei com tudo que disseram . Parabens ..acho que vou usar esse video quando precisar explicar esse assunto
CARACA! Finalmente entendi o porque eu nunca consigo chegar à uma afinação pelas quintas com a solta! MUITO OBRIGADO FÁBIO... E eu achava que era um problema de oitava do violão/guitarra... Sensacional!!! Sem palavras!
Impressionante o tanto de conhecimento que o Fábio lima tem sobre a música. Muito interessante ver esses 2 conversando, parece que estão falando numa lingua diferente. A lingua da musica
O entendimento sobre harmônicos e série harmônica é fundamental no estudo de música. São os harmônicos que diferenciam os timbres, os efeitos eletrônicos (pedais e sintetizadores) atuam em boa parte alterando os harmônicos a serem evidenciados, enfim, é um estudo praticamente infinito.
Excelente aula Mestre! Agora sei o motivo da minha angústia. Sempre afinei meus violões com as cordas soltas, tocando de duas em duas, e não entendia porque depois de uma afinação exata alguns acordes soavam levemente desafinados. Atribuía isso a um erro na construção do instrumento ou qualidade das cordas. Bravíssimo!!
Não é à toa que hoje em dia tem surgido as guitarras com microafinação no traste. Mas mesmo assim, seria necessário mudar o traste de lugar toda hora. Tem também aquelas com traste inclinado. Nelas se mover o dedo pra cima ou pra baixo na escala dá pra ajustar na hora. (E se tiver um ouvido MUITO bom) Papo cabeça. Muito show.
Falar de música é sempre bom, mano, por mais que tenha muita coisa que eu saiba, é sempre um prazer assistir esses grandes especialistas da arte mais bonita do mundo.
Eu assisti 11 minutos de uma coisa que não entendo nada e achei bom para caramba.
HAuausUASHHAshushau seu comentário me representa muito! A alegria nossa é ver grandes especialistas no assunto falando com paixão sobre o que amam ao qual dedicaram boa parte de suas vidas, essa paixão é evidente e acaba nos contaminando também.
Mano pra quem toca violão, por mais que que o instrumento está regulado por um luthier, não se consegue uma afinação exata, isso é matemático, toda vez que vou tocar, tenho que afinar o instrumento de acordo com o campo harmônico, se você toca uma música no tom de C,afinado para esse campo harmônico e a próxima música começar em A da uma diferença de afinação, sempre tem que fazer ajustes na afinação.
Kkkk….vdd
😂😂😂😂 eu tbm
Kkkkkkkkk pois é
Fabio Lima você canta?
Fabio: iiiieeeemmmmmm , iiiiioooonnnnnnnneeemmm
😂😂😂😂😂
@@theufernandes kkk
Apresentando, monge Fábio Lima 😂😂
Ele canta sim...
Kkkkkk
Apreciem brasileiros, isto é ouro puro, mundialmente falando é ouro puro!
O que é isso, maluco? Você tem algum complexo de vira lata???
Ele é o próprio caramelo@@rorschach0
Nao entendi. O cara ta elogiando e vcs dizendo que ele tem sindrome de vira lata?
@@eduardodionisiobenedetti8846acho q estavam respondendo algm que apagou o comentario
Ele provavelmente está querendo dizer que essa espécie de artista não recebe o devido reconhecimento no Brasil
Passei 30 anos achando que o problema da minha afinação de violão era que eu nunca pegava um violão com o braço perfeitamente alinhado. Em 2 minutos me foi explicado o porque afinar usando harmônicos sempre vai ficar "mais ou menos certo". Obrigado!
Ahn😮
Boa amigo!!! Eu tenho um professor que sempre afinou o violão dele usando os harmônicos, e só agora entendi o porquê kkkkkkk
Ah então era isso! Eu afinada por harmônicos e as vezes soava estranhamente kkkk
Rapaz vc falo😊u tudo kkk, eu afinava no afinador mais algumas notas nunca ficam perfeito tipo o G na 3⁰ casa corda 6 kkk já fiz de tudo parece que sempre fica alguma coisinha fora kkkk
Antes de conseguir: É muito difícil, não sei se vai dar
Depois de conseguir: qualquer um consegue, é super fácil
kkkkkkkkkkkk fabio é mt bom na moral
Também percebi
percebi, kkkkkkkkkkkk . mas ele só quis incentivar o rafael a fazer
HAHAH eu ia comentar isso
Sim sim, só achei engraçado a espontaneidade kkkkkkkkkkk@@joserubem2032
é porque ele busca um nivel muito alto, conseguiu resoar varias notas, é facil conseguir fazer o simples, não o nivel que se espera de um cara do calibre dele. Tem pessoas que estudam essa tecnica por anos.
toco piano há 20 anos profissionalmente e tenho o ouvido treinado a ponto de pegar 99% das músicas somente ouvindo, mas nunca tinha percebido isso, muito bom o papo, quem manja das coisas de verdade é f0da, Fabio Lima sempre surpreendendo!
Papo de nerd nível master. Fábio Lima muito gênio!
Gênio é quem criou, ele é estudioso
@@maccamundi séculos de evolução, MUITOS envolvidos, mas o Fábio é f*da ...
@@maccamundi sempre tem um querendo fazer do outro menos, c ta doido
@@maccamundi existem inúmeros violonistas eruditos pelo mundo com décadas de estudo, e nenhum deles chegou na excelência que o Fabio chegou, ele pode sim ser considerado um gênio.
criou? kuakuakkkuakuakk
Tem tribo indígena que reproduz há milênios isso SEM ter estudado em conservatório.
Depois de assistir umas 3 vezes finalmente entendi esse assunto. Tenho ouvido absoluto e é a 1ª vez que ouço falar de comas musicais. Muito top!! Por isso que minha guitarra sempre fica alguma coisa fora, por mais que eu tente afinar. Já ouvi tbm muitos dizerem que a afinação harmônica é perfeita, mas na hora de tocar fica desafinada. A conclusão é: para cada tonalidade, tem uma afinação diferente, ou seja, para cada música que vou tocar, tenho que mexer um pouco na afinação antes. Belíssima explicação, Fábio!! Muito obrigado!! Realmente, Deus fez tudo perfeito!
E o q é q tem a ver ouvido absoluto com o q vc descreveu? uma pessoa com ouvido relativo bom perceberá da mesma forma...Ouvido absoluto é a capacidade de identificar uma nota tocada isoladamente, ouvido relativo é a capacidade de identificar intervalos (Distância entre notas, ou seja, se é uma 3M, 5Dim, 5J, 7M e por ai vai...), mas ao tocar sua guitarra vc toca varias notas, e então n faz diferença nenhuma ouvido relativo ou absoluto. E com relação a guitarra sempre que vc colocar distorção ela vai ter uma leve desafinação, pouco perceptível com Power chords, tocando tônica e quinta ou tônica e oitava, mas se vc colocar uma terça no meio ai vc vai perceber de forma muito clara a desafinação.
Pode ser também questão técnica...mas de qualquer forma, vc tem que desencanar, afinal o q vc ouve? pq em 90% dos casos vc vai ouvir pequenas desafinações de instrumentos e principalmente de cantores, especialmente ao vivo...para gravar uma guitarra perfeitamente tem que se gravar cada frase separadamente afinando a cada frase. Recomendo que curta a imperfeição das coisas...será muito mais feliz.
@@vinhodiezel1301 creio que ele escuta, mas não tem a técnica para saber o motivo e agora ele entendeu, o relativo geralmente entende o motivo mais rápido, creio que é comum.
É como tentar tocar musicas com a afinação E na frequencia 432hz, msm que afinado, vai soar desafinado, tanto quanto se a musica estiver em 440hz, vc vai ter que ajustar um pouquinho a afinação pra soar bem
@@tonyjonesteixeira5676 Sim. Eu tenho ouvido relativo, mas compreendi rapidamente porque sempre passei por isso no meu violão e não entendia, achava que era um problema das cordas, do violão, ou que eu só tinha que deixar pra lá mesmo. Agora com esse vídeo eu entendi porque isso acontece
Sou engenheiro e músico, muito legal trazerem esse assunto. Normalmente a galera da música não entende nada sobre isso.
Eu quero trazer um contribuição, quando o Fabio diz que é impossível a 7M na verdade eu diria que é impossível ouvir a 7M " a olho nu", pq na séria harmônica estão presentes todas as notas, pois o negócio tende ao infinito. Ou seja, em uma única nota nós temos todas as notas.
Exatamente bro, quando usamos um analisador de espectro em uma corda avulsa vibrando, enxergamos todas as frequências ou notas possíveis e não só a série harmônica.
e se eu subir tipo 2 hz numa nota qualquer?
Imagino que tipo as 50 primeiras notas mais evidentes no analisador de espectro vão ser TODAS diferentes.
Mesmo assim, se eu afinar todo um instrumento de acordo com a nota "errada", as mesmas músicas, ou os mesmos padrões vão continuar fazendo sentido, pois o que é pra ser consonante vai continuar consonante.
A natureza fez as ondas, mas não deu nome pra cada comprimento de onda. Ou pra ser mais poético: Deus fez os animais mansos e as feras, mas quem deu os nomes foi Adão.
@@AfonsoBucco Um fato importante é que acontece que o próprio analisador de espectro também é "temperado" para o padrão da nossa audição. Não ouvimos a diferença de 100Hz na faixa de 1000 para 1100, mas ouvimos de 100 para 200 tudo em Hz.
@@audioartetecnicaPois é imagino que a precisão de nossa percepção é em progressão geométrica. Até porque pra subir uma oitava a gente não soma, a gente multiplica.
Mas o analisador em si não informa com precisão a diferença entre 1100 e 1200 hz?
Em que sentido você diz que ele também é "temperado"?
Me chamaram de burro de uma forma tão sofisticada
Quando o cara começa a entender como é que o Bach pensava, é porque o nível de dedicação esta chagando no limite humano para a música. Porque só o que o Bach fazia na vida era isso e ultrapassar isso nos dias atuais é quase impossível.
hoje existem alteracoes em compassos mixtos, e harmonias em cima de uma unica nota!!! tipo frases de funk de uma nota so porem suingada. ......omitindo graus......!!!!!!! o locoo
Eu amo Bach de paixão, mas tem muito material novo após Bach. Ele era gênio, mas tem vários gênios depois dele.
02:01 eu cruzando Amazonia com meu mini motor procurando aterrissagem
kkkkk chorei de rir cara
😂😂😂😂
Que isso cara kkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que aula! Tem um amigo meu que é baixista e insiste em afinar o contrabaixo usando os harmônicos, mas não bate 100%, quem tem o ouvido apurado nota uma pequena diferença na hora que toca as notas. Já vi vários fazendo isso, e dizendo que é a forma correta de afinar o instrumento. Quando confere no afinador que fica um pouco desafinado, fala que são os afinadores digitais que não capta direito a afinação do instrumento.
Já vi muito isso nas igrejas kkkk tem mt caro básico que se acha músico profissional.
Fazer isso que teu amigo faz é brincadeira, viu. Ele realmente tem um problema sério de autoestima pra querer competir com uma máquina criada justamente pra isso haha, talvez se ele assistir a essa explicação do Fábio Lima ele entenda o problema e te ajude a não endoidar ouvindo a diferença que sim, existe, nós músicos percebemos e acabamos ficando incomodados 😅
@@giovanne251Pois é cara, e não é raridade por aqui, já vi vários músicos antigos fazendo isso e se vangloriando. Eu já tentei explicar, mas é complicado. O problema é que com o tempo o ouvido acostuma com a desafinação, isso acontece muito com pianistas que passam muito tempo sem afinar as cordas do piano, o ouvido acostuma e quando toca em um piano 100% afinado acham que está desafinado kkkk
Na verdade, se ele afina com a harmônica, ele consegue tirar um timbre mais puro e natural do instrumento, não é que esteja "desafinado", porém, quando ele for transpor pra uma outra nota, não irá sair muito legal, o que ele vai ter que fazer é afinar a próxima canção no tom da música na afinação pura que ele procurar, mas isso dá um trabalhinho, se ele tivesse cada instrumento afinado pra cada música, compensaria, ou então, vai para a afinação padrão, que é o que todo mundo faz.
@@deivysonneves1pelo menos 1
Valorizem e apreciem dois gênios musicais, e o Fábio ele realmente transcende quando fala o que vive! ele vive musica! parabéns! ouro Brasileiro!
Dois não, convenhamos
@@brunoalvarenga9431Né kkkk esses caras são muito baba ovos
2:07 aquele mosquito chato as 2 da manhã hahahaha
kkkkkkkkk😂
😂😂😂😂😂
Tem um canal de música antiga muito interessante chamado Early Music Sources que fala bastante sobre os vários temperamentos usados na história da música e tem um que não se baseia no ciclo de quintas e sim de terças, que é o 1/4 comma meantone.
Esse temperamento prioriza as terças naturais, sacrificando as quintas. Foi mais difundido no final da idade média, quando as quintas paralelas estavam saindo de moda e a polifonia estava se desenvolvendo para mais vozes. Tem alguns órgãos desse período afinados em 1/4 comma em videos no youtube. As quintas soam muito mais baixas e desafinadas mas em compensação as linhas de terças soam perfeitamente em consonância. Bastante interessante.
Depois da Renascença, o sistema caiu em desuso pois a musica estava se tornando cada vez mais tonal e menos modal e aí veio o temperamento igual.
aulassss
Vc é um sábio da música
Aqui está o vídeo para os interessados ua-cam.com/video/R75unSXKJXQ/v-deo.htmlsi=Ul99oMS73s-2ZWx7
Daí aparece o pedal de Chorus pra zueirar o esquema e todos saem felizes kkkkkkkkk
E quando o chorus não resolver, coloca um drive que parece até que toca melhor.
Kkkkkkkkkkk tem o harmonizer também
Eu sempre soube que eu não intendo nada de musica, agora sim, tenho certeza absoluta
Nao entendo muito, mas tentando explicar de forma facil: semi tom é a menor distancia entre uma nota e outra no modo "popular". No violão é de uma casa pra outra, no piano de uma tecla pra proxima ao lado. Porém dentro de cada semi tom desse ou nesse "minimo espaço percorrido" tem também mais intervalos "imaginários"(digo imaginarios pra vc imaginar, mas realmente tem), que no caso são ignorados. Também, praticamente tudo é baseado nas escalas, e todas as escalas são baseadas em intervalos entre notas. Esses intervalos sao definidos para dar harmonia e sentido para as sequencias de notas ou acordes. Por isso se vc tocar aleatoriamente alguns acordes ou notas, algumas nao combinam depois de tocadas em seguida da primeira, porque "nao combinam". Agora, em cada nota temos os "harmonicos", que sao outras frequencias dentro da mesma nota. Eles ressoam em um volume mais baixo. Ou seja, vc toca somente uma nota e outras notas vão ressoando "no fundo". O que o Fabio demonstra no video é como essas notas "de fundo" ressoam de forma desarmoniosa com as demais quando utilizando a afinação "popular" pois nao foram pensados nessas "notas de fundo" (em alguns tons e nao todos).@@emersonamorim82
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a minha explode vendo os dialogos do fabio lima sobre a harmonia, engenharia musical, a afinação temperada, afinação que os orietais usam, top demais.
tem aquela musica Scar Tissue que da pra sentir bem essa desafinação quando você toca, porque a quinta da escala fica bem fora no violão por ele ser um instrumento temperado
Krlh! Eu sempre reparei nisso, tocando ela. Disse isso pra uns amigos músicos e me disseram que era “viagem” minha kkk
Na gravação o Frusciante mexeu na afinação da corda Si (2ª) pra terça soar melhor. Pode pesquisar a respeito.
pois é, ai você tem que desafinar um pouco a segunda corda para soar melhor @@victorhamppyelo
n sabia, vou ver @@rafaelferrazgtr
@@rafaelferrazgtr na real, ele não mexeu, ele só esqueceu assim mesmo e não to mentindo kk
2:45 parece som de ventilador!!
esse Harmônico é celestial, é uma sensação maravilhosa escutar isso!! Parabéns Fábio por nos trazer esse conhecimento e ao Amplifica tbm... Deus é Deus
Só se for o do violão né, pq o canto polifônico é anticelestial.
Nao entendi poha nenhuma,mas é tao bom ver alguém falando com tanta propriedade e amor pelo que faz,o cara faz por onde mercer ser o maior violinista do Brasil
É muito bom ver a habilidade de uma pessoa para músicas, conhece os harmônicos só pelo som. Eu no Laboratório de física, fazendo experimento com cordas vibrantes, mal conseguia visualizar as amplitudes e os nós. kkkkkkk
O experimento de tubos sonoros q fiz no lab de física foi insuportável. Pense quão agonizante foi ficar prestando atenção nos sons emitidos e identificar os aspectos das ondas sonoras
Gente que é isso que vcs estão falando?
@@nattashacortes2213 são experimentos de acústica q fazemos em física, no estudo de ondulatória
@@jesselucas5512 obrigada por esclarecer!
Fábio deveria dar um curso só de teoria musical. O cara é lenda
E ele dá
Do início do século XX pra cá a afinação nos instrumentos temperados, com o Lá 440Hz como padrão e tendo o piano com um dos principais exemplos, e depois com o surgimento dos instrumentos e sons elétricos e digitais. Estabelecemos a afinação rigorosamente igual. Na época de Bach, século XVIII, estávamos nesse processo em padronizar a afinação, msm assim o cravo ainda não era afinado com nós afinamos hj, mas já era um meio termo, msm assim a afinação influenciava até na composição de músicas, e geralmente alguns tons era bom para certas músicas e melodias, enquanto outras músicas, danças e estilos funcionava melhor em outros tons. Dependendo da escala utilizada, era evitado certos intervalos q soavam "mal" e inclusive era considerado um estupro tocar uma música num tom diferente do original (o q é MT comum hj, principalmente na música popular). A afinação equidistante resolveu vários problemas, mas ao msm tempo perdemos várias nuances q faziam parte da música naquela época.
Tem algum vídeo onde posso me aprofundar nisso?
@@opastorjack tem livro mano. O discurso dos sons de Nikolaus Harnoncourt
Eu não entendi nada e adorei tudo. É sensacional ... O Fábio é fora de série
Esse cara é sensacional. Que conhecimento, parabéns.
Aí vc quer tocar igual o Fábio Lima?Olha a profundidade do conhecimento 😳.Me fez lembrar do filme:Mentes Brilhantes.
Estudo, foco e dedicação extrema, poucos hoje tem isso
E talento extremo também.
n sei se vcs tão ligados no Nível Absurdo que foi essas informações e esses exemplos. AULA!
Muito conhecimento. Dificil entender o idioma deles. Os caras identificam as notas, cantam, tocam e ainda se descobrem. VOCÊ É LOUCO!
Real kkk
O Fábio ensina numa simplicidade que dá gosto de ficar 10h o assistindo.
Fábio Lima é um orgulho sem tamanho para toda nação brasileira. uma HONRA ter uma pessoa tão dedicada, talentosa e de alma boa.
Se fizer um corte desse corte, só com eles fazendo o canto harmônico vai ser uma das coisas mais hilárias da internet
imagina colocar um título bait ainda kkkkkkk Ufólogos mostram qual o som das naves alienígena 👽
Fascinante a música e ver um especialista no assunto falar de forma clara e natural 👏.
Cara, isso explica muita coisa que eu percebia mas não entendia pq acontecia assim kkkkkkk
2
mDs sim
Meu professor de Teorias e Notação Musical foi 2° clarinetista da banda da Aeronáutica. Sabia muito! Quando ele me ensinou a física das comas eu fiquei maravilhado pois era um novo universo de conhecimento.
Impressionnante. Toco há anos e nunca havia ouvido falar disso. Obrigado pelos ensinamentos.
Como disse o Sérgio Sacani. Ensinando de maneira simples, tudo fica entendido. É a melhor forma PARABÉNS
Outra coisa que o Sacani sempre diz é que "é complicado"😅
O Fábio transcende falando de teoria musical! kkkk brabo demais!
Nesse caso.. Filosofia Musical 🤩..
Fabio LIMA é incrivelmente demais no violão é super! Parabéns sou seu fã
Cara o Rafael é de uma humildade, top de mais ver ele ouvindo e fazendo sempre evoluindo, parece Ilário mas se percebe q ele é um cara muito evoluido 👏🏻
O conhecimento dele é realmebte ABSURDO! Mas o que mais me chamou atenção foi o AMOR que ele fala sobre música! Realmente algo espontaneo e verdadeiro!
Muito massa esse díálogo de pessoas que são bem cultas e que estudaram e que passaram na academia.
Muito bonito ver a paixao na conversa dos dois.
Belissimo!
O Fabio é realmente um estudioso da música. Quanto conhecimento.
Essa sacada das comas que explica que tem que afinar de acordo com o tom da música…. Putz …de outro mundo… 🤯 agirá Td faz sentido. Parabéns aos dois por terem esse papo.
Meus gatos acordaram assustados quando começou o canto polifônico! 🙀😂😂 Que doidera!
Foda
Seus gatos não entendem nada de canto polifônico. 😅😅😅😅😅😅
@@MrPingoMS é 😅 não curtem muito, não
Parece uma gata brava no cio.. por isso se assustaram
É normal, os ouvidos deles são muito sensíveis a frequências de assobio, e o canto polifônico tem um assobio harmonizando com a nota principal. Eles pegam muito mais esse assobio do que o ouvido humano, e isso incomoda eles. Meus gatos chegam até a me bater quando eu assobio em casa. Ficam muito nervosos hahahaha Engraçado que a maioria dos bichos que eles caçam emitem sons assim também. A natureza e sábia.
Conhecimento é onda demais né? Eu sempre bato cabeça quando vou tocar meu repertório, achando que o instrumento tá desafinando toda hora, e agora essa aula foi totalmente esclarecedora! Obrigado, mestres!
porra bate papo saudável tem que ter um desses toda semana, só papo alto nível, pelo amor de deus!!
Foda né cara?
O cara gozou vendo podcast de música
Entendi que temos um grande problema. Mas não sei explicar qual é e nem como resolve-lo. Mas foi tão interessante que posso escutar esse corte mais uma dezena de vezes.
Que massa!! Sempre quis ouvir musicistas de qualidade falando sobre comas e o problema do modelo temperado.
Fabio Lima vive a música sabe o universo musical, da para ver nele todos os detalhes e toda atenção nos mínimos detalhes para explicar segredos que fazem a diferença nas Grandes obras . Ele é um dos poucos que vai ao fundo do universo musical. Excelente músico .
São 35 notas musicais que foram reduzidas a 12 no sistema temperado. Gambiarra total.
Mas não é qualquer ouvido que iria conseguir distinguir os demais comas. Então assim ficou mais " natural" pra nós humanos entender qualquer música
Gambiarra que permitiu a viabilidade do violão e outros instrumentos. Do contrário, quem quisesse tocar cordas soltas teria que aprender harpa.
@@ladislau. O violão é um instrumento complicado. Dependendo da música alguns acordes não podem ser tocados em qualquer região. Por isso o sucesso do violino e as cordas não temperadas. E o que salvou a guitarra foi o Chorus que engana o ouvido. No contrabaixo elétrico, com traste, os agudos não afinam, motivo principal do Jacus Pastorus ter migrado em definitivo para o fretless.
A música existiu por 50 mil anos sem o temperamento. No Oriente não há temperamento. Isso foi uma invenção para dar suporte ao tonalismo no Ocidente. Toda a música da Renascença é modal, não tonal. O temperamento está completando 300 anos enquanto a Música Clássica indiana já passa dos 4.000 anos.
@@gabrielv145 com o tempo, prática e estudo o ouvido vai afinando e as comas aparecem. Daí a diferença entre cantores afinados e desafinados, da diferença entre Anitta e Elis Regina.
Fabio sempre dando show. Toco desde criança mas nunca parei pra estudar música a fundo e sempre me surpreendo com o quão profundo é o assunto.
Uma sugestão tragam algum Mestre da Música daqui do Amazonas, que são arranjadores das toadas de Boi-Bumbá.
Opa, Rafael vai gostar
Achei q só tocavam tambor aí
Sempre falei que a transposição no piano nunca significava apenas uma alteração de tom, mas uma mudança de sentimento. A minha pergunta era “por que os compositores não compunham so em Dó (menos teclas pretas ou acidentes). Com essa explicação torna claro que o compositor (bom dos bons) pensava tbm em como as comas soariam (harmônicos) , valeu pela excelente aula,
Quem não conhece vai dar risada...mas aí é papo nível hard de talento e estudo musical.... parabéns Fábio
Fábio Lima, gênio!
É... no fim das contas não fazemos as escalas, apenas reconhecemos elas. Alguém criou a música.
Do mesmo modo, pergunta-se por aí se a matemática foi inventanda ou descoberta..😊
Assim como as camadas de valência?
4:43 o floreio do Rafael me soou como uma típica musicalidade nordestina.
Luis Gonzaga tocava isso.
Pesquisem: Nonato Luiz - Juazeiro/assum preto/ algodão medley, vocês irão notar.
O grande problema ou a maior frustração que vejo nesse assunto é que de 500 pessoas que verem esse vídeo 2 vão entender e uma vai se interessar.
Como pode, algo tão complicado ficou tão fácil de entender, concordo plenamente com cada palavra
Top demais!!
Dois seres humanos incríveis! uma bagagem cultural onde eu passaria horas e horas ouvindo e aprendendo. 🤟🏼
Sou estudante de bateria e sou fã desse cara cada dia me da vontade de me aprofundar na #música então de parabéns 😊.
2:26, os bois correndo para entrar no studio.
não curto teoria musical, mas assistir a essa aula que o mestre Fábio deu foi mais que aprendi em anos com o restante do pessoal, o cara realmente se sobressai!
agora sim, agora eu entendi, agora TUDO FAZ SENTIDO!
Não entendi absolutamente NADA, mas é a 4° vez que vejo o vídeos pois é muito bom ver pessoas falando com tanta alegria sobre o que gostam e dominam.
Afinação em 432hz melhora muito a Afinação e os harmônicos
Bullshit
Blz afina lá e toca
Papo furado
caramba.. surreal. No inicio eu não estava entendendo nada, mais no final eu compreendi tudo. Maravilhoso.
Rapaz, que conversa de doido hahahahahah muito bom
O cara parece o Tite falando sobre engenharia musical kkkk
Isso aí mostra que em qualquer área, pra você se tornar um especialista de verdade vai anos e anos de dedicação e nerdagem.
Se eu falar que aumentei meus conhecimentos não só como músico mas na luthieria com esse vídeo é papo para doido? Obrigado por compartilhar, haha... :)
Caraca !!!! desvendou um mistério🤯 Eu a vida inteira ficava encucado que o violão nunca batia afinação, achava que era o problema do violão! Cheguei a pensar que o violão estava empenado 😳
"Quando ele explicou sobre as quantidades de comas eu entrei em coma ". Rodrigo Angelo . Kkkkkkkk
Aprendi alguma coisa de violão quando adolescente. Quando escuto o Fábio falando de notas e harmonia é como falar de espaço vetorial na matemática.
Isso sim é um podcast de qualidade
Nunca tinha ouvido falar de "comas". A beleza e complexidade da música são surpreendentes! Daí você ainda tem que ouvir que "funk brasileiro" é música...
Pensa num ser humano fascinante! Fabio Lima
Muito bom ...essas comas existem e nao é facil de explicar ..mas nesse video acho que foram felizes e certeiros .afinal sao dois monstros da musica ..sabem muito ..fiquei feliz em perceber que concordei com tudo que disseram .
Parabens ..acho que vou usar esse video quando precisar explicar esse assunto
Única coisa que entendi e ouvi foi 2 pessoas brincando com a boca fazendo algum som de ambulância 😅
CARACA! Finalmente entendi o porque eu nunca consigo chegar à uma afinação pelas quintas com a solta! MUITO OBRIGADO FÁBIO... E eu achava que era um problema de oitava do violão/guitarra... Sensacional!!! Sem palavras!
Um rachador kskskksks
eu entendi a referencia kkkkkkk
Impressionante o tanto de conhecimento que o Fábio lima tem sobre a música. Muito interessante ver esses 2 conversando, parece que estão falando numa lingua diferente. A lingua da musica
Isso mostra o nível de dedicação dos caras, por mais que tenha parado de tocar, so de escutar essa troca de ideias da vontade de voltar.
O caras viajam na conversa !! Bom demais !! Fábio Lima monstro!!! Assisti até o final mesmo sem compreender ..
É muito bom falar com alguém que também estuda música, muito bom ver a felicidade do Fábio
Véi, ja vi o Fábio cantando varios estilos ELE TEM Q.SER.ESTUDADO, DAQUI UNS 30 ANOS , VÃO VALORIZAR ESSE GÊNIO DA MUSICA BRASILEIRA 👍🏽👍🏽👍🏽
O cara é um gênio ne? Como é prazeroso ver alguém que domina o assunto conversando com total naturalidade algo extremamente complexo de entender.
O entendimento sobre harmônicos e série harmônica é fundamental no estudo de música. São os harmônicos que diferenciam os timbres, os efeitos eletrônicos (pedais e sintetizadores) atuam em boa parte alterando os harmônicos a serem evidenciados, enfim, é um estudo praticamente infinito.
Não sei nada mas sou fã do Fábio lima. É o melhor que temos no Brasil
Melhor hoje é o Yamandu, goste ou não.. Fábio é top sabe muito.mais teoria que todos ,mas só isto não define ele como melhor.
Excelente aula Mestre! Agora sei o motivo da minha angústia. Sempre afinei meus violões com as cordas soltas, tocando de duas em duas, e não entendia porque depois de uma afinação exata alguns acordes soavam levemente desafinados. Atribuía isso a um erro na construção do instrumento ou qualidade das cordas. Bravíssimo!!
Eu que quase entro em coma ouvido toda está informação, admirável o conhecimento e dedicação com a música 👋🏿👋🏿👋🏿👋🏿🤟🏿
Não é à toa que hoje em dia tem surgido as guitarras com microafinação no traste. Mas mesmo assim, seria necessário mudar o traste de lugar toda hora. Tem também aquelas com traste inclinado. Nelas se mover o dedo pra cima ou pra baixo na escala dá pra ajustar na hora. (E se tiver um ouvido MUITO bom)
Papo cabeça. Muito show.
Pela primeira vez tive noção do que me falaram a vida toda!!!! Muito obrigado mestres
Esses meninos são ótimos, de um nível raro com voz de sabedoria plena. São raros.
Uau!!! A música em outro nível! 🙏
Falar de música é sempre bom, mano, por mais que tenha muita coisa que eu saiba, é sempre um prazer assistir esses grandes especialistas da arte mais bonita do mundo.
Eu percebia essa diferença na hora de afinar meus violões e achava que meus instrumentos é que não prestavam. Agora tudo faz sentido kkkk....