Comece a estudar agora mesmo e tenha acesso a todos os nossos cursos, suporte online e grupo no whatsapp com alunos e professores. www.StarlingAcademy.com.br/virtual
A gente tem o curso de percepção e basicamente o curso todo é a respeito do desenvolvimento do ouvido relativo, tanto que passamos vários ditados melódicos exatamente para que o aluno consiga ouvir e transcrever sem o instrumento.
Quando vc entra na nossa escola vc tem direito a acessar todos os cursos e não apenas um ou outro. Quando vc entra a gente faz um entrevista de nivelamento exatamente para te direcionar nos melhores cursos a seguir. www.StarlingAcademy.com.br/virtual
Gostaria de lhe indicar um livro que estou lendo "Ansiedade de informação" Richard Saul Wurman! Pelo título já dá pra ver que tem tudo a ver com o assunto e é muito interessante! Obg pelas dicas!
1- Não estude algo que vc não se conecte emocionalmente 2- não estude aquilo que está distante do seu nível 3- não estude nada chato, curte o processo 4- nao estude mtos tópicos 5- preste atenção na postura 6- toque todo dia
Uma dica interessante é você estudar de pé, como se estivesse fazendo uma apresentação. Isso vai te dar uma postura e uma visão diferente daquela que você tem quando está sentado, além de criar uma boa resistência para quando você for pôr em prática numa apresentação tudo o que você estudou. Vale a pena experimentar!
Uma vez o guitarrista John 5 disse que se desse aula de guitarra, na primeira ensinaria o riff da música preferida do seu aluno. Exatamente para criar essa conexão da pessoa com a música.
Poxa Mateus muito obrigado pelo vídeo. Eu posso dizer com propriedade que o grande diferencial do seu trabalho é nos ter dado um cronograma sobre O que e Como estudar. Cara isso fez TOTAL diferença sobre como vejo a música e o instrumento. O interessante foi que depois de 3 meses seguindo o cronograma, e focando apenas em Pentatônicas, tríades, tétrades e arpejos; Eu já estava tocando mais do que toquei na vida kkkkk. Que as pessoas venham entender isso que as informações que estão disponíveis na internet somente virará conhecimento se nós internalizarmos. E pra isso é preciso um direcionamento/cronograma que nos mostre o caminho. E nada melhor do que seguir o caminho que já foi trilhado por alguém que chegou lá. Grande abraço!
Outro dia me peguei pensando justamente sobre esse assunto. Depois de anos tocando, a grande verdade é que suas raízes sempre vão estar com vc, não importa o que vc faça, então o melhor é aceitá-las e saber tirar o melhor proveito disso. Já passei pelas fases de renegar o rock, de ouvir somente jazz, música clássica ou coisas mais "sofisticadas" digamos assim, mas a verdade é que hoje quando escuto coisas de caras como Jeff Beck, do Gilmour ou do Eddie Van Halen, me conecto na mesma hora. Ao longo da caminhada, vc não pode esquecer do primeiro sentimento que te levou para a música e vejo isso acontecendo com muitos músicos profissionais. Tem uma frase do Vai que eu gosto muito, que diz diz "Eu ignoro minhas fraquezas. Eu aumento meus pontos fortes ". Não sei se aplica a todo mundo, mas vale a reflexão. Abraço, Mateus !
Sergio Morel Sergio Morel Concordo inteiramente contigo. Mas o meu caso foi exatamente o contrário do teu? Kkk. Eu adorava rock (claro que gosto muito ainda)e fazia cara feia para o jazz. Mas depois tive de aceitar que minha identidade musical é jazzística, não tem jeito. Curioso isso, não? Não o jazz ultra-sofisticado, que mais parece disciplina universitária chata, mas o jazz mais melódico e, talvez, “minimalista”, o jazz-blues, à grosso modo. Enfim, as coisas são como elas são...
Caramba em Sergio!! Matou a pau Estava sofrendo por isso esses tempo ao tentar estudar coisas que nao curto ou tenho paixao... Talvez tentando buscar um ouvido mais "maduro". Fazendo isso passei a evitar aquilo que gosto, como disse, me conecto, que é o metal o Hard ROck e o Blues. Isso me fez muito mal. COnsegui sair dessa esses dias e seu comentario me ajuda a reafirmar minha caminhada nesse sentido Obrigado!!
Parabéns pelas dicas muito top e sobre postura e muito sério eu uma vez case travei contrabaixo sentado na cadeira e pelo estes dias dor na mão tô me policiando agora
Muito bom Mateus... Poxa cara falou a base de tudo... Tanto para música como estudo em outras áreas profissionais... Na minha opinião o maior problema é falta de disciplina, medo de seguir o que ama e pessoas ao redor em que desanimam a gente... Parabéns pelo teu tabalho...
Ótima aula! Muitas verdades!Tenho feito direitinho como você fala sem ter visto seu vídeo antes! Estou no meu 11 o. ano de música , estudando agora sem escola.E faço tudo isto. O dia que o tempo e maior, estudo o mais complexo. Se tenho pouco tempo, faço um estudo mais fácil ou toco as músicas do meu repertório.
Olá!! Eu concordo plenamente sobre a ansiedade que a nossa sociedade produz. Como você disse, a quantidade de informação e a nossa incapacidade, na maioria das vezes, de assimilar tudo é grande fator de desespero. Eu sou um dos vários guitarristas que buscam materiais de estudo na internet e muitas vezes fico perdido, de como, por onde, e o que estudar. Mas vejo também o "problema" financeiro - entre aspas pois existe o indivíduo que tem outras prioridades e não quer "gastar" seu dinheiro, e aquele que realmente não pode investir em um curso - como motivo para não buscar um bom lugar para seu crescimento musical.
Estudo saxofone , mas tenho aprendido muito com seus videos que servem nao so pra qualquer estudante de instrumento , mas sim para qualquer pessoa que almeja algo na vida e corre atrás. Parabens pelo seu trabalho e muito obrigado.Deus abencoe .
Cara, fiquei Feliz. Nessas dicas q vc deu, vi que to acertando quase tudo. E to sentindo evoluçao. Mas.... To cometendo erro de estudar varias coisas por dia. Tenho esticado 4h por dia no minimo e agora to começando a sentir o efeito de burnout... Mente cançada constantemente, me stresso facil... Vou tentar adotar um esquema rotativo de materias.
Mateus sempre preciso em seus conteúdos. Sem enrolação e sem aquelas "mágicas da internet". Não sou Guitarrista mas acompanho sempre que posso suas dicas... Parabéns!👏👏👏
Importante lembrar tb que os intervalos durante a rotina de estudos e muito importante tb. Eu fico pelo menos um dia por semana sem tocar, acho importante não necessariamente pelo físico ,mas pelo mental. Buscar inspiração em outras áreas é fundamental.
No início a coisa mais importante é TOCAR MUITO, MUITO, MUITO. Pegar muitos acordes, sem se preocupar com os “porquês”. Se é pra estudar alguma coisa, eu só estudaria algumas escalas, Maior, Menor(primitiva, harmônica e melódica)e as pentas -blue. Depois disso, aí sim é bom pensar em estudos mais “profissionais”.
Tinha o mesmo problema. Ficava me perguntando o que estudar, qnto estudar, como estudar. Isso tudo na verdade me fazia perder tempo. Um cronograma é sempre bom. Existem pessoas que são autodidatas, mas isso é 2% da população de músicos. A maioria não consegue se organizar assim como eu.
Mateus vc poderia montar uma academia da musica em caxias ficaria mais próximo pra mim,eu queria fazer presencial tenho cursos on-line mas sou meio desorganizado,me perco no que focar
Olá mateus e amigos! Minha dúvida é a seguinte, estudar vários assuntos por dia por menos tempo ou focar em menos assuntos por mais tempo? tipo eu estudo 4 a 5 h por dia sendo 1 hora de cada assunto. Eu vejo que muitos assuntos as vezes se encaixam tipo percebo que os estudos que faço de levada funk, pegadas de levadas em geral me ajudaram no blues, como tbm estudar harmonia, a parte de intervalos me ajudam a improvisar, solfejar, bem como usar alguns acordes no ambiente eu eu toco q é a igreja. Os assuntos qu estudo são: 1- "Ténica" 2- harmonia básica 3- Improviso 4- blues 5- Escalas (na fase de Modos Gregos). se alguém puder me ajudar agradeço.
Vejo muita gente que além de ficar com ansiedade com tanto material, também gasta dinheiro à toa. São 20 dólares aqui, 30 ali e quando vai somar o total do ano toma um susto. Já não basta o mal de sempre, que é gastar com equipamento sem necessidade. . Ficar no Mercado Livre ou OLX zapeando também causa ansiedade. Abraço!
Tenho uma vídeo aula sua de acordes quartais, porém são dropes moderno. Gostaria de obter seus estudos sobre blocos quartal tradicional do jazz. Você tem alguma estudo assim?
Mateus,sempre sonhei em ser um guitarrista profissional,comecei estudar sozinho pois moro no interior e na década de 90,final de 80 professor de guitarra na minha região era impossivel,não existia a facilidade da internet nessa epoca,fui aprendendo meio que na raça mesmo,tirando musica de ouvido,aprendia uma escala com um amigo,comprava video aulas do mozart mello,kiko loureiro e fui evoluindo,estudava 6 a 8 horas por dia acabei que desenvolvi uma boa tecnica,comecei a tocar em bandas de baile,tocava todos o s estilos ,só que me tornei um músico papagaio,só repetia o que eu ouvia,e assim foi passando o tempo,era considerado um bom guitarrista pelos donos das bandas que eu tocava,pra vc ter uma ideia eu tirei eruption do van hallen em apenas 50 minutos,tirava musicas com harmonia complicada com enorme facilidade,só que se uma pessoa começasse a cantar eu não conseguia acompanhar de improviso,o mesmo acontecia com solos,tocava o repertorio inteiro do guns n roses,se pedice para improvisar alguma coisa dai não saia nada ,ou seja só tocava oque eu ouvia ,desanimei,desisti da guitarra encaixotei todo meu equipamento parei de tocar e fiquei 16 meses sem pegar no instrumento,a 6 meses atras peguei a guitarra para tocar alguma coisa e aconteceu que não consigo tocar mais nada,meus dedos endureceram,não consigo fazer um simples acorde como o C por exemplo,,,,,vc acha que se eu começar a estudar do zero seguindo o cronograma de estudo eu consigo minha tecnica de volta ? Se vc falar que sim,vou me matricular no seu curso on line o mais rapido possivel,pois ja não sou mais tão jovem,e agora tenho que correr contra o tempo.
Comece a estudar agora mesmo e tenha acesso a todos os nossos cursos, suporte online e grupo no whatsapp com alunos e professores.
www.StarlingAcademy.com.br/virtual
Starling, vc tem algum curte de ouvido relativo ? Eu tava falando com o Nelson pra ele fazer um curso assim, seria interessante
A gente tem o curso de percepção e basicamente o curso todo é a respeito do desenvolvimento do ouvido relativo, tanto que passamos vários ditados melódicos exatamente para que o aluno consiga ouvir e transcrever sem o instrumento.
@@MateusStarling onde eu encontro esse curso ?
Quando vc entra na nossa escola vc tem direito a acessar todos os cursos e não apenas um ou outro. Quando vc entra a gente faz um entrevista de nivelamento exatamente para te direcionar nos melhores cursos a seguir.
www.StarlingAcademy.com.br/virtual
Gostaria de lhe indicar um livro que estou lendo "Ansiedade de informação" Richard Saul Wurman! Pelo título já dá pra ver que tem tudo a ver com o assunto e é muito interessante! Obg pelas dicas!
1- Não estude algo que vc não se conecte emocionalmente
2- não estude aquilo que está distante do seu nível
3- não estude nada chato, curte o processo
4- nao estude mtos tópicos
5- preste atenção na postura
6- toque todo dia
Bacana irmão, TMJ.
Boa!
Boa... Vlw
Bom
Muito bom cara
Uma dica interessante é você estudar de pé, como se estivesse fazendo uma apresentação. Isso vai te dar uma postura e uma visão diferente daquela que você tem quando está sentado, além de criar uma boa resistência para quando você for pôr em prática numa apresentação tudo o que você estudou. Vale a pena experimentar!
Uma vez o guitarrista John 5 disse que se desse aula de guitarra, na primeira ensinaria o riff da música preferida do seu aluno. Exatamente para criar essa conexão da pessoa com a música.
Poxa Mateus muito obrigado pelo vídeo. Eu posso dizer com propriedade que o grande diferencial do seu trabalho é nos ter dado um cronograma sobre O que e Como estudar. Cara isso fez TOTAL diferença sobre como vejo a música e o instrumento. O interessante foi que depois de 3 meses seguindo o cronograma, e focando apenas em Pentatônicas, tríades, tétrades e arpejos; Eu já estava tocando mais do que toquei na vida kkkkk. Que as pessoas venham entender isso que as informações que estão disponíveis na internet somente virará conhecimento se nós internalizarmos. E pra isso é preciso um direcionamento/cronograma que nos mostre o caminho. E nada melhor do que seguir o caminho que já foi trilhado por alguém que chegou lá. Grande abraço!
que legal essa informaçao amigo,,,onde encontro esse cronograma? esta no canal aqui mesmo? abraço
Outro dia me peguei pensando justamente sobre esse assunto. Depois de anos tocando, a grande verdade é que suas raízes sempre vão estar com vc, não importa o que vc faça, então o melhor é aceitá-las e saber tirar o melhor proveito disso. Já passei pelas fases de renegar o rock, de ouvir somente jazz, música clássica ou coisas mais "sofisticadas" digamos assim, mas a verdade é que hoje quando escuto coisas de caras como Jeff Beck, do Gilmour ou do Eddie Van Halen, me conecto na mesma hora. Ao longo da caminhada, vc não pode esquecer do primeiro sentimento que te levou para a música e vejo isso acontecendo com muitos músicos profissionais. Tem uma frase do Vai que eu gosto muito, que diz diz "Eu ignoro minhas fraquezas. Eu aumento meus pontos fortes ". Não sei se aplica a todo mundo, mas vale a reflexão. Abraço, Mateus !
Sergio Morel Sergio Morel Concordo inteiramente contigo. Mas o meu caso foi exatamente o contrário do teu? Kkk. Eu adorava rock (claro que gosto muito ainda)e fazia cara feia para o jazz. Mas depois tive de aceitar que minha identidade musical é jazzística, não tem jeito. Curioso isso, não? Não o jazz ultra-sofisticado, que mais parece disciplina universitária chata, mas o jazz mais melódico e, talvez, “minimalista”, o jazz-blues, à grosso modo. Enfim, as coisas são como elas são...
Caramba em Sergio!!
Matou a pau
Estava sofrendo por isso esses tempo ao tentar estudar coisas que nao curto ou tenho paixao...
Talvez tentando buscar um ouvido mais "maduro". Fazendo isso passei a evitar aquilo que gosto, como disse, me conecto, que é o metal o Hard ROck e o Blues. Isso me fez muito mal. COnsegui sair dessa esses dias e seu comentario me ajuda a reafirmar minha caminhada nesse sentido
Obrigado!!
Parabéns pelas dicas muito top e sobre postura e muito sério eu uma vez case travei contrabaixo sentado na cadeira e pelo estes dias dor na mão tô me policiando agora
Instruções essenciais. Acredito que seja um dos maiores problemas para autodidatas, não ter método e cronograma.
Tmj irmão. Grande abraço.
Você não sabe o quão é importante essas dicas que você dá, principalmente pra quem não tem alguém próximo pra tá orientando!!! Parabéns!!!
Gratidão
Muito bom Mateus... Poxa cara falou a base de tudo... Tanto para música como estudo em outras áreas profissionais... Na minha opinião o maior problema é falta de disciplina, medo de seguir o que ama e pessoas ao redor em que desanimam a gente... Parabéns pelo teu tabalho...
Excelente canal ! Conteúdo de qualidade. Parabéns
Muito obrigado
Ótima aula! Muitas verdades!Tenho feito direitinho como você fala sem ter visto seu vídeo antes! Estou no meu 11 o. ano de música , estudando agora sem escola.E faço tudo isto.
O dia que o tempo e maior, estudo o mais complexo. Se tenho pouco tempo, faço um estudo mais fácil ou toco as músicas do meu repertório.
Olá!! Eu concordo plenamente sobre a ansiedade que a nossa sociedade produz. Como você disse, a quantidade de informação e a nossa incapacidade, na maioria das vezes, de assimilar tudo é grande fator de desespero. Eu sou um dos vários guitarristas que buscam materiais de estudo na internet e muitas vezes fico perdido, de como, por onde, e o que estudar. Mas vejo também o "problema" financeiro - entre aspas pois existe o indivíduo que tem outras prioridades e não quer "gastar" seu dinheiro, e aquele que realmente não pode investir em um curso - como motivo para não buscar um bom lugar para seu crescimento musical.
Um grande mestre.. pena que estou com pouco tempo para estudar mais acho o máximo o conhecimento
Cara, você é um mestre mano, sempre sabe o que falar !
Estudo saxofone , mas tenho aprendido muito com seus videos que servem nao so pra qualquer estudante de instrumento , mas sim para qualquer pessoa que almeja algo na vida e corre atrás. Parabens pelo seu trabalho e muito obrigado.Deus abencoe .
valeu irmão, obrigado por estar aqui no canal.
Cara, fiquei Feliz. Nessas dicas q vc deu, vi que to acertando quase tudo. E to sentindo evoluçao. Mas.... To cometendo erro de estudar varias coisas por dia. Tenho esticado 4h por dia no minimo e agora to começando a sentir o efeito de burnout... Mente cançada constantemente, me stresso facil... Vou tentar adotar um esquema rotativo de materias.
Hii Mateus, ganhei de você!!! Na minha discoteca lombar já tem 3 discos riscados!!!
Isso aí Mateus, sempre abordando os assuntos com muita seriedade e profissionalismo. Vlw.
Mateus sempre preciso em seus conteúdos. Sem enrolação e sem aquelas "mágicas da internet". Não sou Guitarrista mas acompanho sempre que posso suas dicas... Parabéns!👏👏👏
Importante lembrar tb que os intervalos durante a rotina de estudos e muito importante tb. Eu fico pelo menos um dia por semana sem tocar, acho importante não necessariamente pelo físico ,mas pelo mental. Buscar inspiração em outras áreas é fundamental.
Mto bom. Dicas q valem ouro. Me identifiquei 100% e agr vou procurar mudar minha rotina de estudos
No início a coisa mais importante é TOCAR MUITO, MUITO, MUITO. Pegar muitos acordes, sem se preocupar com os “porquês”. Se é pra estudar alguma coisa, eu só estudaria algumas escalas, Maior, Menor(primitiva, harmônica e melódica)e as pentas -blue. Depois disso, aí sim é bom pensar em estudos mais “profissionais”.
Teus vídeos são sempre os melhores. Muito obrigado
Show Mateus! Fico aqui sempre tentando aplicar suas dicas transportando para a Batera.
Valeu irmão, no fundo as ideias são transponíveis, grande abraço.
Melhor vídeo para os estudantes de música!
Verdade é isso aí
tmj
Brigadu
Eu comprei suas aulas Mateus a uns 5 anos e só esse ano que tô começando a estudar o material.
caraca, demorou heim?! mas conte comigo.
@@MateusStarling hahahahaha o material é incrível... Eu na época tava entendo melhor a harmonia maior e menor natural...
Cara seus vídeos sempre repletos de muito conhecimento, valeu!!
Valeu irmão, obrigado por comentar aqui, abs e paz.
Muito boa a dica mateus
Valeu irmão.
Que massa cara, tava precisando de um vídeo assim, tooop!
Estou gostando muito da escola!
Estava precisando muito desse vídeo. Valeu 🙏
Pow Mateus tocar aquele tema do maestro yane c menor fundo musical do gideões em jazz fusion
👏👏👏👏👏falou tudo,cronograma e foco.
Isso ai irmão, abs e paz.
Ótimo vídeo Matheus!!!
Fera demais! 😍
Tinha o mesmo problema. Ficava me perguntando o que estudar, qnto estudar, como estudar. Isso tudo na verdade me fazia perder tempo. Um cronograma é sempre bom. Existem pessoas que são autodidatas, mas isso é 2% da população de músicos. A maioria não consegue se organizar assim como eu.
Muito bom 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado irmão.
Exatamente o q acontece comigo. Rsrs...nao consigo me organizar eu estudo 5 conteúdos por dia, e no fim do dia não rendi nada!
Maravilhoso assunto
Mateus vc poderia montar uma academia da musica em caxias ficaria mais próximo pra mim,eu queria fazer presencial tenho cursos on-line mas sou meio desorganizado,me perco no que focar
Valeu irmão pelo interesse, mas não abriremos outra escola física, só na Barra da Tijuca mesmo.
Olá mateus e amigos! Minha dúvida é a seguinte, estudar vários assuntos por dia por menos tempo ou focar em menos assuntos por mais tempo? tipo eu estudo 4 a 5 h por dia sendo 1 hora de cada assunto. Eu vejo que muitos assuntos as vezes se encaixam tipo percebo que os estudos que faço de levada funk, pegadas de levadas em geral me ajudaram no blues, como tbm estudar harmonia, a parte de intervalos me ajudam a improvisar, solfejar, bem como usar alguns acordes no ambiente eu eu toco q é a igreja. Os assuntos qu estudo são: 1- "Ténica" 2- harmonia básica 3- Improviso 4- blues 5- Escalas (na fase de Modos Gregos).
se alguém puder me ajudar agradeço.
Bom
Aeeeeeee...... fui citado no vídeo....... chorei......
Vejo muita gente que além de ficar com ansiedade com tanto material, também gasta dinheiro à toa. São 20 dólares aqui, 30 ali e quando vai somar o total do ano toma um susto. Já não basta o mal de sempre, que é gastar com equipamento sem necessidade. . Ficar no Mercado Livre ou OLX zapeando também causa ansiedade. Abraço!
Ótimo vídeo.
Obrigado irmão.
Pode me dá uma dica de como estudar repertório ? Já dei meu like
Da uma olhada que tem um vídeo meu aqui no canal sobre repertório.
@@MateusStarling ..fãs um vídeo com intervalos acendente e defende obg seu canal e top
Tenho uma vídeo aula sua de acordes quartais, porém são dropes moderno. Gostaria de obter seus estudos sobre blocos quartal tradicional do jazz. Você tem alguma estudo assim?
Ola irmão, da uma olhada na nossa EAD, tem tudo isso e mais um pouco e alem disso eu mesmo acompanho os alunos:
www.StarlingAcademy.com.br/virtual
Mateus,sempre sonhei em ser um guitarrista profissional,comecei estudar sozinho pois moro no interior e na década de 90,final de 80 professor de guitarra na minha região era impossivel,não existia a facilidade da internet nessa epoca,fui aprendendo meio que na raça mesmo,tirando musica de ouvido,aprendia uma escala com um amigo,comprava video aulas do mozart mello,kiko loureiro e fui evoluindo,estudava 6 a 8 horas por dia acabei que desenvolvi uma boa tecnica,comecei a tocar em bandas de baile,tocava todos o s estilos ,só que me tornei um músico papagaio,só repetia o que eu ouvia,e assim foi passando o tempo,era considerado um bom guitarrista pelos donos das bandas que eu tocava,pra vc ter uma ideia eu tirei eruption do van hallen em apenas 50 minutos,tirava musicas com harmonia complicada com enorme facilidade,só que se uma pessoa começasse a cantar eu não conseguia acompanhar de improviso,o mesmo acontecia com solos,tocava o repertorio inteiro do guns n roses,se pedice para improvisar alguma coisa dai não saia nada ,ou seja só tocava oque eu ouvia ,desanimei,desisti da guitarra encaixotei todo meu equipamento parei de tocar e fiquei 16 meses sem pegar no instrumento,a 6 meses atras peguei a guitarra para tocar alguma coisa e aconteceu que não consigo tocar mais nada,meus dedos endureceram,não consigo fazer um simples acorde como o C por exemplo,,,,,vc acha que se eu começar a estudar do zero seguindo o cronograma de estudo eu consigo minha tecnica de volta ? Se vc falar que sim,vou me matricular no seu curso on line o mais rapido possivel,pois ja não sou mais tão jovem,e agora tenho que correr contra o tempo.
vai fundo cara, se o coracao tá pedindo, a vida é uma só !!
Esse excesso de informação é aí q entra o professor,o personal trayner
Se eu viver e Deus assim me pernitir eu serei aluno online dessa escola ainda esse ano!
Já passando dando like
Obrigado irmão por sempre comentar.
Olá Mateus tudo bem?
Gostaria de saber onde fica sua escola física,Para ver se teria condições de fazer aula presencial.
Como é o nome desse aplicativo que você montava as bases, Mateus? Obrigado pelo video!
Valeu irmão, se chama band in a box, hoje tem varios outros concorrentes no formato de aplicativo que fazem o mesmo trabalho
Gostaria de saber se o curso online emite certificado e quanto tempo dura o curso de guitarra? Obrigado!
Oh Mateus o que vc acha de estudar 2 instrumentos ao mesmo tempo?
acho que rola eu fiz um video sobre multi instrumentistas, depois da uma sacada.
@@MateusStarling opa valeuu, indo olhar o video Agora :)
Bom como eu toco apenas na igreja quero organizar o meu estudo apenas para suprir a necessidade musical na igreja....
Não é muito difícil se vc esta focando apenas em música pop.
O Matheus parece que lê pensamentos
Eu tô nessa ! Mal do século kkkkkk
Aqui é borybilder