Concordo com muito do que você disse. Ocorre que vivemos num mundo que exige horários e compromissos. A criança precisa entender que há hora para ir à escola, há hora de tomar banho, de fazer as tarefas e também há necessidade de que sejam respeitados os horários dos pais. Se eu não impor regras, por exemplo, a criança não toma mais banho, nunca. Existem momentos em que não é possível negociar. A escola começa 13:30 a criança deve estar pronta para ir à aula até 13:00, não há como negociar isso. Também tenho horários para o trabalho. Acredito que deve haver disciplina e compromisso com os afazeres, não vejo isso como autoritarismo, pois se eu deixar ou negociar, vou chegar atrasado no trabalho, a criança vai chegar suja na escolar e atrasada. Infelizmente, temos muitas vezes que cumprir horários. Não dá para deixar de fazer a tarefa num dia, se no outro a criança tem compromissos e não vai dar tempo de fazer os deveres antes de ir para a aula. Então?..... Se deixar a criança escolher, vai ficar o dia todo no celular, internet, jogos, etc... e o pior, sem comer e sem tomar banho.
Tenta antecipar já prevendo a resistência! Se tem que tomar banho 12:00h por exemplo, pede pra ir 11:20h assim vc ganha um tempinho pra negociar. Aqui meu filho estuda pela manhã e ele normalmente pede uns minutos a mais, prevendo isso, eu o chamo antes pra atender aos minutinhos dele. As vezes eu sinto que ele nem quer dormir mais, mas ele quer ter aquela autonomia. Faço isso é normalmente dá certo. Uma mãe da escola me falou que ela sempre fica avisando antes e que pede pra fazer antes do horário que deveria pra ganhar esse tempo e deu certo pra mim!
Comigo nada disso funciona, já fiz de tudo que os psicólogos e psiquiatrias instruíram, peço para tomar banho com duas a três horas de antecedência e mesmo assim está sempre atrasado e faz questão de irritar e debochar, diz que não se importa. Demora três horas no banheiro, nunca quer fazer os trabalhos de casa e estudar, procrastina para tudo! Leva a pessoa a loucura! Na escola nunca termina as tarefas, estou sempre a ser chamada para reuniões, porque eles já puseram tudo em prática dentro do artigo de lei, mas nada funcionou com ele. Já tem 14 anos, são muitos anos a bater na mesma tecla sem solução, dá uma sensação de impotência de todos os lados, nós pais, os professores e os profissionais de saúde que o acompanha. Para tirá-lo da cama de manhã é um tormento, começa a dar aflição, porque temos que cumprir horários de trabalho e escola, a criança diz que não vai se levantar ou o famoso "já vou". Já andou em várias psicólogas, consultas semanais, ele consegue manipular e dar a volta até nelas. Tb é acompanhado pela psiquiatra, pois faz a medicação do Elvanse, mas não melhorou em nada, parece que só piora. Nem sei para onde ou quem recorrer...
@@adrianagomespereira4152 Tenho uma filha com 08 anos. Inicialmente ela teria sido diagnosticada com déficit de atenção pelo neurologista. Pedi uma segunda opinião com um psiquiatra infantil, porque ela tomava Ritalina e não me sentia seguro e dar medicamentos. O psiquiatra a avaliou e não encontrou qualquer sinal de déficit de atenção. Era a mesma coisa na escola. Depois de uma boa conversas e alguns "castigos" - tipo ficar sem celular, a coisa melhorou bastante, sem medicações. Ainda não gosta muito de fazer tarefas, mas melhorou muito, uso o sistema de recompensa, se se esforçar ganha um prêmio (coisa pequena, até mesmo um elogio vale), se procrastinar, recebe uma punição - também pequena. Até agora tem funcionado. Infelizmente, as escolas querem robozinhos em sala de aula, a escola não ajudava muito, também, não cobrava, jogava a responsabilidade apenas em cima dos pais, houve dias que nem a tarefa passavam. Se a criança tem qualquer diagnóstico, fica rotulada, percebi que os professores não se esforçavam na estimulação dela, alguns. Para as matérias que o professor se dedicava mais, ela ia bem e fazia todas as atividades. Progrediu muito. Mas quando o professor é "frouxo", aí ela não se dedicava mesmo. Mas, cada caso é um caso. Espero que encontre uma solução para o seu. Um abraço.
Em casa tiramos tudo. Vídeo game, celular, TV, bicicleta... não tem mais o q tirar. Ele não faz nada se não mandar. E quando mandamos, ele olha com odio ora gente. Ja tentei fazer com muito amor, já tentei conversando, ká tentei com palmada... nada adianta. Ele diz q pode tirar tudo dele, que ele nao vai mudar. Não ajuda, não faz licão, não toma banho, não dorme, não come .... minha vida virou um inferno com ele. Tem 13 anos e não sei o espírito de quem ele herdou. Choro todo dia. Desenvolvi fibromialgia de tanto desgosto q passo com ele. Meu mais velho é um anjo. Amoroso, querido, companheiro.... parece que nem são irmãos
O problema é vc, comece não comparando os dois. Não usando a mesma régua de medida para eles. Procure terapia pessoal. Em seguida vc vai poder ajudar ele. Pelo caso ele é do contra. Talvez pensar em estratégias. Não. Sei. E falar com a Doutora do canal.
@PriscilaAquinosalgado-uz5jo, te acredito é cansativo, o meu é um querido, mas posterga tudo, e não pode ouvir falar em temas, caderno, escola, eu sempre penso que é só com ele isso, mas pelo visto não é. Ele odeia escola, odeia ler, ter que fazer tema, nada chama atenção, agora celular isso ele ama. Mas algumas falas da Dra gostei, vou tentar por em prática, pq eu acabo explodindo com ele e gritando muito, e vou acabar afastando ele. Pq mando 1, 2, 4 até ter que gritar com ele!!! e sei que ele tem pavor dos meus gritos.
Que vídeo excelente!!! Você foi muito clara e sensível ao falar sobre respeito!! Meu filho tem TDAH e eu transito pelos acordos e respeito mútuo e pelo autoritarismo! Isso não é nada eficaz, eu sei, mas é um grande desafio educar uma criança assim! Não aceita um Não; Não cumpre os acordos; A vontade dela tem sempre que prevalecer; Muito resistente para estudar... Mas com muitas qualidade em potencial! Vou continuar te seguindo, você é ótima!! Clara e objetiva!
Meninas, meu filho apresenta os seguintes comportamentos: não aceita um não, não obedece, "só se eu falar brava" se eu não fizer o que ele gosta ele grita, vem para mim dar um tapa, ele gosta de fazer som em tudo que ele acha, principalmente a porta daqui de casa, é agitado e tira deixa ele nervoso. O que vocês acham? Ele faz três anos agora em março, levei ele em um neurologista, e ele disse que tem hipótese de ser hiperatividade, mas eu não estou segura de que possa ser apenas isso. Ele TB é muito inteligente, aprende tudo com muita facilidade, gosta de livros, pois sou leitora e professora, ele ama estudar, já conhece alfabeto e números.
@@gilvannesouzab2472Seria bom investigar sobre autismo tbm; eu tenho um filho autista e ele faz isso tbm! Gosta de tirar o som das coisas; mas lendo sobre tdha; achei o comportamento bem parecido com o comportamento doS autistas!
Fez muito sentido. Estou aprendendo a equilibrar o respeito. (Confesso que é uma luta diária, mesmo porque tenho que desmitificar tudo que eu achava que era certo, mas com muito amor e paciência estou esperançosa que vai dar certo). Gratidão por tanta entrega.
Que vídeo ótimo, minha filha de 6 anos gosta muito de conversar comigo antes de dormir, batemos mó papo sempre, ela me fala sobre todos os coleguinhas da escola, e me conta todos os segredos, fico muito feliz com isso
Tenho uma filha TDAH e TOD. E tento de todas as formas ser compreensiva e respeitar o espaço dela. Eu a trato como indivíduo, mas tudo isso aí não funciona assim como uma cartilha não. Eu fui criada de uma forma dura, e sou educada graças a Deus e as rédeas curtas de minha mãe. Sei que não se aplica esse tipo de criação hoje, mas cada criança vai reagir de uma forma. Tem criança que é manipuladora, tem outras que são mais dramáticas, outras explodem com nada.... E os pais ficam perdidos, algumas coisas dessa ciências modernas funcionam, mas boa parte não.
Meu filho não tem diagnóstico, mas tem todos os sintomas é desatento, não para nem pra comer , muito impulsivo e irritado. É muito difícil fazer ele obedecer regras. Seus vídeos são muito interessantes e podem ajudar muitas pessoas!
Passo por isso todo santo dia,tomar banho na hora certa da escola kkkk ele vai e dá volta,dorme tarde e janta tarde,esquece tudo,nunca faz as tarefas,já tirei tudo e nada foi resolvido,agora chegou diagnóstico e começou a medicação, aparentemente tá mas calmo e hoge me falou que vai fazer trabalho da escola,grata Deus,anos dormo chorando por ver ele deprimido,tem 13 anos e a familia nu nca me apoiou,desde o 3 anos percebia algo errado,tratamentos tão caro,sei que tou sozinha nessa,mas temho força pra apoiar e amar meu neto até os finas dos meus dias,estou correndo atras de terapia,o plano ñ cobre,bom que existisse uma lei que apoiasse esse tratamento 😢
Régua totalmente desregulada! Enviarei esse vídeo para meu marido, mesmo sabendo que ele dirá que ele está ensinando, educando e foi assim com ele. Apesar do cansaço mental, tentarei.
Fez muito sentido esse exemplo do chefe dando esses comandos. Ficou até autoritário. Eu faço muito isso com meu filho. Preciso mudar isso pra ontem. Quero educar pelo respeito.
Porque a criança precisa formular os pensamentos. Só pedir Só pedir Só pedir, é como um robô que só fala. Experimente: Filho, meu bem, vem aqui fazendo favor. Meu bem o que vc está fazendo agora? A estou brincando, . INTERAJA COM A CRIANÇA OLHE NOS OLHOS, a informe do que vc precisa dela, e qual é o plano. Ela se sentirá parte do ambiente... é não um boneco. Negocie. Depois que vc tomar banho vc pode jogar duas partidas, e depois vamos dormir. Jogue junto, queira saber o que os filhos joga, DÊ PAUSAS A CRIANÇA TDAH, A CRIANÇA TDAH PRECISA DE TEMPO NA MENTE. PORQUE É EXAUSTIVO FAZER ALGO QUE ELA NÃO ESTAVA AFIM DE FAZER, MAS POR OBEDECER ELA FEZ.
@@brunadeoliveirabrito9752caramba! Se for assim de a gente fazer o que não qr é ser um tdah então eu sou. Sofro pq miitas das vezes vejo a necessidade de outra pessoa e qd eu ajudo logo vem o arrependimento 😢, ganhei a guarda do meu neto e agora ele ñ faz as coisas pq tem tdah. Mas antes desse diagnóstico ele fazia as coisas sem eu tá gritando depois de pedir,pedir e pedir 😢estou cansada e 😞
Carrego tantos traumas por ter crescido numa familia narcisista que o trabalho de educar meu filho tdah é exaustivo, nao tenho recursos emocionais, jamais fui ouvida nem acolhida. Porém aquele sofremento sempre me impulsou na busca de me tornar uma mae melhor, fazer a familia que nunca tive. É desafiador a reeducação de um adulto traumado enquanto está criando um ser humano. Obrigada pelos sua sabedoria 😊
Nao é facil viu!? Minha neta de 6 anos foi diagnosticada.. ela mora comigo ..e ela é um doce. Mas qndo vira a casaca,,? Ninguém segura.. ela é autoritária .. e. Queixo duro. Mas vou conseguir ajuda- la. Pq ela nao tem culpa
Excelênte vídeo! De fato precisamos quebrar esse ciclo de "quando eu era criança, meus pais faziam assim". Desse jeito não vamos pra frente nunca mesmo!
Olá bom dia , tenho um filho e estou me adaptando a ele a cada dia vivo pra ele e hoje ele tem 10 anos e tudo que vc está falando e muito útil que Deus abençoe grandemente continue esse trabalho maravilhoso por mais pessoas assim que divide o conhecimento com tanto carinho e respeito gratidão.
A vídeo perfeito!!! Chorei assistindo 🥺 Descobri ao longo dos meus 40 anos q tenho TDAH e recentemente descobri em meu filho d 7 anos. Passou um filme em minha cabeça...qdo eu era pequena sempre fui tachada como mal educada, todos m olhavam atravessado, e hj vejo claramente q era o TDAH. Graças a profissionais como vc meu pequeno não passará por isso. Gratidão! 🙏🏼❤️❤️❤️ Sobre o termômetro, eu amei! Aqui fazemos sempre combinados, dou sempre duas escolhas e da super certo!
O respeito tem que ser mutuo. Eu demonstro respeito pelo meu filho que e tdah e ele senti isso e me respeita. Ele ate chama minha atencao as vezes e eu respeito o que ele diz e faco. Eles entendem muito bem quando se fala de forma carinhosa.
Vídeo maravilhoso. Me identifiquei muito e preciso trabalhar pesado pra reverter minhas atitudes que até então eu achava estarem corretas. Minha filha tem TDHA e hoje com 18 anos dificilmente conversamos sobre alguma coisa, espero que ainda haja tempo de mudar isso😢 Obrigada de verdade.
Tenho a regua do respeito em equilibrio. Parabéns, agora entendi melhor o respeito, sem deixar culpa💖, tenho um filho de 18 foi criado ate aos 12 com raio leiz, tomei conhecimento dessa empatia e apliquei no nosso relacionamento, penso que ele tem TDH, mas somos amigos pra todas as horas, esse ano foi aprovado em 8 lugar em universidade federal. A psicologia deste seculo evita possiveis depresães e dependência química.bjos mães, um anjo escolhido à dedo para cuidar, amar. Nossos filhos copiam nossas atitudes.
Nossa este vídeo falou muito comigo ... obrigada Paula , Aparti de agora a minha régua será ajustada pra que haja mais paciência da minha parte em relação ajudar meu filho.
Uma coisa que percebi aqui em casa já há alguns anos ainda quando minha primeira filha era pequena... É que as ordens precisam vir de maneira espaçadas e claras. Dizer arruma o seu quarto, isso não funciona. O que percebi que funciona pelo menos aqui em casa, com duas filhas, uma de 13 e outra de 8 anos, é: arruma sua cama, da um tempo, e volta, em seguida, ahira arrume suas gavetas... Mais tempo pra executar a tarefa, volta novamente no quarto, verifica, e passa outra orientação... Aqui funciona melhor assim.
Sensacional! Eu estava precisando desse vídeo. Tem coisas que eu não percebia, mas não tenho problema algum em escutar e trabalhar isso. A questão está na intenção. A gente não faz com intenção de errar, se a intenção é melhorar e acertar, a genta ajusta, porque já era essa a intenção. Valeu ❤️❤️❤️❤️
Muito bom esse video, preciso me consertar mais com minha neta que crio e tem TDAH, as vezes pego um pouco pesado com ela, porque ela não quer ter limites.
Muito bom esse vídeo 😢 aqui em casa tá um pé de guerra espero conseguir colocar em prática os seu conselho descobri que meu filho tem tdah agora depois de 12 anos 😢
Eu sou super pacífica e sempre acreditei numa educação respeitosa com muita conversa para atingir os entendimentos necessários… mas meu caçula com 4 anos tem comportamentos desafiadores e sempre me colocando a prova. Percebi que ele estava me comandando além do normal e que os papéis estavam sendo invertidos e quando a terapia deu uma pausa… Eu virei a chave e comecei a dizer que a Mãe tranquila que ele tinha não estava mais acessível… Até apelidei a nova mãe (Márcia), com postura redigida como o comportamento dele é. Numa tentativa de reverter a situação e tem dado certo num nível que eu não imaginava. Daí mostro para ele a cada situação revertida que eu vejo ele, que ele atingiu o esperado e que naquele momento eu sou uma mãe feliz, mas que se ele não me ajudar, a mãe Márcia volta.
Faz todo sentido e é muito claro para mim a criação de antigamente e a criação que tenho com meu filho hoje. Acredito que o conhecimento e uma terapia ajudaria muitos pais. Por que não é nada fácil educar. E quando se trata de TDAH fica ainda mais difícil. Sempre fui a favor de conversar e fazer meu filho entender o por que daquela tarefa ou dever. Mas agora aos quase 10 anos parece muito mais difícil. Eu sei que os desafios que ele passa na escola gera stress e com a idade tem tido mais percepção com isso percebi aumento no enfrentamento . A melhor solução que encontrei pra aliviar isso com com a natação ( por que é algo que ele Ama ). Quando posso fazemos juntos para manter nossos laços estreitos.E assim ele se sente mais confiante de desabafar comigo quando estar chateado. Isso não significa zero brigas. Toda relação tem algum atrito .Antes de ser mães também somos seres humanos. E erramos. Mas acredito que o melhor alicerce para uma boa relação é amor+ comunicação. Isso meu filho sempre vai ter. E quando erro sou capaz de pedir perdão. Espero que minha experiência possa ajudar. Grande 😘
Quando a criança Vê que está sendo liderado por um adulto que tem um bom Julgamento do que é o melhor a ser feito... então essa criança passa a ter respeito e obedece aos pedidos. E sem DUVIDA essa criança vai sempre correr para seus pais. Porque ela precisa de liderança e ajuda para tomar decisões.
Vídeo maravilhoso! Preciso melhorar minha régua do respeito dentro de minha casa. Amo seus vídeos!!! Já coloquei minhas dicas em práticas, já melhorou bastante meu convívio com meu filho de 7 anos.
👏👏👏👏 amei as palavras eu tenho um filho de 11 anos com tdh a professoras dele conversa com ele ao gritos eu sou chamada na escola todas cemana e ele fica bem agressivo bate nos amigos e muito desgastantes já estou cansada mas não vou desistir do meu filho dotora mim ajude a explicar para a direção desta escola quer o tdh não e frescura e porquer a escola acha quer meu filho e frescura
Nossa pra mim fez muito sentido,estou sendo muito autoritário com meu filho e desrespeitoso com ele. Preciso urgente mudar meus conceitos e voltar a ser mais que pai um amigo para meu filhão que amo muito.
Adorei o video.tento dá meu melhor.mas me estresso muito.e diagnósticos TDAH confirmada.tive muito reclamações da escola.2023 foi muito difícil.assistindo seu vídeo.me ajuda como conduzir a situação.ela é uma linda menina de 5 anos.mas muito agitada e agressiva nas brincadeiras.obrigada pelo vídeo.luciana cidade de juiz de fora mg
Maravilhoso como ela explica eu tenho 2 filhos que estão sendo investigados talvez tenha TDH . POR ENQUANTO ESTOU APRENDENDO A COMO POSSO TER UMA COMUNICAÇÃO ABERTA COM ELES OBRIGADA DE CORAÇÃO..SE VC PUDER ME DAR UM RETORNO VO LHE AGRADECER DE CORAÇÃO DOTORA..
Que luta nós mães passamos e muitos pais não se importa com isso,o pai do meu filho virou as costas e disse que não o considerada como filho devido o comportamento dele 😢😢
O que fazer quando o Pai da criança com TDAH não aceita que os comportamentos da criança advém do transtorno? Porque a criança dá trabalho, tem sido uma luta diária aqui, mas na cabeça do pai a criança (5 anos) é culpada e escolhe ser como é. Não sei mais o que fazer!
O desafio é quando temos horário para cumprir como escola e consultas e a criança está sempre brincando e não cumpre os combinados. Poderia negociar se esses compromissos não fossem importantes para o meu filho
Obrigada pelo vídeo, tenho um filho de 7anos com TDAH. E está a ser difícil lidar com ele,dei conta que estou fazendo tudo errado. Tenho muitas coisas para corrigir, obrigada
Criança que estuda de manhã e não quer tomar banho, existe horário pra chegar no colégio, nesse caso não tem como esperar a criança brincar duas partidas, tem que dá banho apulso infelizmente, caso o diálogo não funcione.
Paula..adoro os seus vídeos... Por isso que pra mim não pirar de vez...eu não estou mas nem mandando minha filha tomar banho ... quero só vê com quantos dias ela vai tomar m
Estou sofrendo muito com emu filho de 15 anos, está desanimado,reclama de preguiça, autoestima baixa sofro muito, nunca passei ele no médico mas tenho plena certeza que ele tem TDAH.
Nossa muito bom esse vídeo estou buscando ajuda de todas as formas meu filho não aceita regras ele tem também escresofenia e enperativo I um pouco autismo e muito dificio
Bom, eu não sou mãe, mas trabalho com 2 meninos assim. Este assunto é uma situação bem complicada. Atualmente estou trabalhando com gêmeos de 4 anos não diagnosticados ainda com o TDAH, mas eles têm muitos dos comportamentos. Tá sendo muito difícil eu como tutora ter que cuidar dos dois, por isso estou buscando por mais conhecimentos e recursos na área
Parabéns pelo profissionalismo e por esse video, tudo que vc falou faz sentido, no dia a dia terminamos não dando tanta importância ao respeito com nosso filho. Sempre impomos e isso nao leva a lugar nenhum. Meu filho tem 5 anos com suspeita de TDAH não me obedece não respeita e esta acontecendo a mesma coisa na escola, sinto vergonha e me entristece. Vejo que não consegui educar. Vou seguir sua dica de ouro, mas terei dificuldades, gostaria de mais exemplos de como respeitar o tempo dele. Preciso trabalhar muito nesse quesito. Aqui em casa a regra do respeito é balanceada ou 100% eu ou ele. Tenho que mudar. Me de mais dicas por favor. Grata pelo conselho.
Nunca vi a situação dessa forma .faz sentido ... preciso rever meus conceitos
Concordo com muito do que você disse. Ocorre que vivemos num mundo que exige horários e compromissos. A criança precisa entender que há hora para ir à escola, há hora de tomar banho, de fazer as tarefas e também há necessidade de que sejam respeitados os horários dos pais. Se eu não impor regras, por exemplo, a criança não toma mais banho, nunca. Existem momentos em que não é possível negociar. A escola começa 13:30 a criança deve estar pronta para ir à aula até 13:00, não há como negociar isso. Também tenho horários para o trabalho. Acredito que deve haver disciplina e compromisso com os afazeres, não vejo isso como autoritarismo, pois se eu deixar ou negociar, vou chegar atrasado no trabalho, a criança vai chegar suja na escolar e atrasada. Infelizmente, temos muitas vezes que cumprir horários. Não dá para deixar de fazer a tarefa num dia, se no outro a criança tem compromissos e não vai dar tempo de fazer os deveres antes de ir para a aula. Então?..... Se deixar a criança escolher, vai ficar o dia todo no celular, internet, jogos, etc... e o pior, sem comer e sem tomar banho.
Tenta antecipar já prevendo a resistência! Se tem que tomar banho 12:00h por exemplo, pede pra ir 11:20h assim vc ganha um tempinho pra negociar. Aqui meu filho estuda pela manhã e ele normalmente pede uns minutos a mais, prevendo isso, eu o chamo antes pra atender aos minutinhos dele. As vezes eu sinto que ele nem quer dormir mais, mas ele quer ter aquela autonomia. Faço isso é normalmente dá certo. Uma mãe da escola me falou que ela sempre fica avisando antes e que pede pra fazer antes do horário que deveria pra ganhar esse tempo e deu certo pra mim!
Outra dica valiosa é advertir quando vão sair para que não faça travessuras, também me ajudou 😂
Correção: se tem que tomar banho as 12:00h pede pra ir às 11:40h
Comigo nada disso funciona, já fiz de tudo que os psicólogos e psiquiatrias instruíram, peço para tomar banho com duas a três horas de antecedência e mesmo assim está sempre atrasado e faz questão de irritar e debochar, diz que não se importa.
Demora três horas no banheiro, nunca quer fazer os trabalhos de casa e estudar, procrastina para tudo! Leva a pessoa a loucura!
Na escola nunca termina as tarefas, estou sempre a ser chamada para reuniões, porque eles já puseram tudo em prática dentro do artigo de lei, mas nada funcionou com ele. Já tem 14 anos, são muitos anos a bater na mesma tecla sem solução, dá uma sensação de impotência de todos os lados, nós pais, os professores e os profissionais de saúde que o acompanha.
Para tirá-lo da cama de manhã é um tormento, começa a dar aflição, porque temos que cumprir horários de trabalho e escola, a criança diz que não vai se levantar ou o famoso "já vou".
Já andou em várias psicólogas, consultas semanais, ele consegue manipular e dar a volta até nelas. Tb é acompanhado pela psiquiatra, pois faz a medicação do Elvanse, mas não melhorou em nada, parece que só piora.
Nem sei para onde ou quem recorrer...
@@adrianagomespereira4152 Tenho uma filha com 08 anos. Inicialmente ela teria sido diagnosticada com déficit de atenção pelo neurologista. Pedi uma segunda opinião com um psiquiatra infantil, porque ela tomava Ritalina e não me sentia seguro e dar medicamentos. O psiquiatra a avaliou e não encontrou qualquer sinal de déficit de atenção. Era a mesma coisa na escola. Depois de uma boa conversas e alguns "castigos" - tipo ficar sem celular, a coisa melhorou bastante, sem medicações. Ainda não gosta muito de fazer tarefas, mas melhorou muito, uso o sistema de recompensa, se se esforçar ganha um prêmio (coisa pequena, até mesmo um elogio vale), se procrastinar, recebe uma punição - também pequena. Até agora tem funcionado. Infelizmente, as escolas querem robozinhos em sala de aula, a escola não ajudava muito, também, não cobrava, jogava a responsabilidade apenas em cima dos pais, houve dias que nem a tarefa passavam. Se a criança tem qualquer diagnóstico, fica rotulada, percebi que os professores não se esforçavam na estimulação dela, alguns. Para as matérias que o professor se dedicava mais, ela ia bem e fazia todas as atividades. Progrediu muito. Mas quando o professor é "frouxo", aí ela não se dedicava mesmo. Mas, cada caso é um caso. Espero que encontre uma solução para o seu. Um abraço.
Em casa tiramos tudo. Vídeo game, celular, TV, bicicleta... não tem mais o q tirar. Ele não faz nada se não mandar. E quando mandamos, ele olha com odio ora gente. Ja tentei fazer com muito amor, já tentei conversando, ká tentei com palmada... nada adianta. Ele diz q pode tirar tudo dele, que ele nao vai mudar. Não ajuda, não faz licão, não toma banho, não dorme, não come .... minha vida virou um inferno com ele. Tem 13 anos e não sei o espírito de quem ele herdou. Choro todo dia. Desenvolvi fibromialgia de tanto desgosto q passo com ele. Meu mais velho é um anjo. Amoroso, querido, companheiro.... parece que nem são irmãos
A adolescência é crítica. Agende psiquiatra e entre com estabilizador de humor e antidepressivo.
Infelizmente vivo algo parecido,é muito difícil de lhe dar com ele,eu me sinto perdida todos os dias!
O problema é vc, comece não comparando os dois. Não usando a mesma régua de medida para eles. Procure terapia pessoal. Em seguida vc vai poder ajudar ele. Pelo caso ele é do contra. Talvez pensar em estratégias. Não. Sei. E falar com a Doutora do canal.
@PriscilaAquinosalgado-uz5jo, te acredito é cansativo, o meu é um querido, mas posterga tudo, e não pode ouvir falar em temas, caderno, escola, eu sempre penso que é só com ele isso, mas pelo visto não é. Ele odeia escola, odeia ler, ter que fazer tema, nada chama atenção, agora celular isso ele ama. Mas algumas falas da Dra gostei, vou tentar por em prática, pq eu acabo explodindo com ele e gritando muito, e vou acabar afastando ele. Pq mando 1, 2, 4 até ter que gritar com ele!!! e sei que ele tem pavor dos meus gritos.
Sei como é passo por algo parecido,meu filho tem 12anos é uma luta diária
Que vídeo excelente!!!
Você foi muito clara e sensível ao falar sobre respeito!!
Meu filho tem TDAH e eu transito pelos acordos e respeito mútuo e pelo autoritarismo! Isso não é nada eficaz, eu sei, mas é um grande desafio educar uma criança assim!
Não aceita um Não;
Não cumpre os acordos;
A vontade dela tem sempre que prevalecer;
Muito resistente para estudar...
Mas com muitas qualidade em potencial!
Vou continuar te seguindo, você é ótima!! Clara e objetiva!
Descreveu meu filho. Olha que luta diária.
Eu tenho um filho q foi diagnosticado com tdha é muito difícil,as pessoas não entendem o que nos mães passamos 😭😭😭😭
Meninas, meu filho apresenta os seguintes comportamentos: não aceita um não, não obedece, "só se eu falar brava" se eu não fizer o que ele gosta ele grita, vem para mim dar um tapa, ele gosta de fazer som em tudo que ele acha, principalmente a porta daqui de casa, é agitado e tira deixa ele nervoso. O que vocês acham? Ele faz três anos agora em março, levei ele em um neurologista, e ele disse que tem hipótese de ser hiperatividade, mas eu não estou segura de que possa ser apenas isso. Ele TB é muito inteligente, aprende tudo com muita facilidade, gosta de livros, pois sou leitora e professora, ele ama estudar, já conhece alfabeto e números.
Eu nem sei mais o q fazer, meu Deus
@@gilvannesouzab2472Seria bom investigar sobre autismo tbm; eu tenho um filho autista e ele faz isso tbm! Gosta de tirar o som das coisas; mas lendo sobre tdha; achei o comportamento bem parecido com o comportamento doS autistas!
Fez muito sentido. Estou aprendendo a equilibrar o respeito. (Confesso que é uma luta diária, mesmo porque tenho que desmitificar tudo que eu achava que era certo, mas com muito amor e paciência estou esperançosa que vai dar certo). Gratidão por tanta entrega.
Que vídeo ótimo, minha filha de 6 anos gosta muito de conversar comigo antes de dormir, batemos mó papo sempre, ela me fala sobre todos os coleguinhas da escola, e me conta todos os segredos, fico muito feliz com isso
Na teoria é lindo. Na prática as coisas não são tão simples assim.
Será que ela é mãe?! Existem vários teóricos de educação que nunca colocaram em prática seus ensinamentos.
😂
Mas se vc faz um dia acha que vai resolver ainda mais com uma criança tdah, vc está totalmente enganada
Tenho uma filha TDAH e TOD. E tento de todas as formas ser compreensiva e respeitar o espaço dela. Eu a trato como indivíduo, mas tudo isso aí não funciona assim como uma cartilha não. Eu fui criada de uma forma dura, e sou educada graças a Deus e as rédeas curtas de minha mãe. Sei que não se aplica esse tipo de criação hoje, mas cada criança vai reagir de uma forma. Tem criança que é manipuladora, tem outras que são mais dramáticas, outras explodem com nada.... E os pais ficam perdidos, algumas coisas dessa ciências modernas funcionam, mas boa parte não.
Meu pai me olhava feio e eu ja parava pq sabia q tava fazendo algo errado, nuunca tive medo dele, sempre respeito.
Meu filho não tem diagnóstico, mas tem todos os sintomas é desatento, não para nem pra comer , muito impulsivo e irritado. É muito difícil fazer ele obedecer regras. Seus vídeos são muito interessantes e podem ajudar muitas pessoas!
Vá atrás de um diagnóstico. Vc vai ver o quanto a qualidade de vida dele e de vcs irá melhorar.
Passo por isso todo santo dia,tomar banho na hora certa da escola kkkk ele vai e dá volta,dorme tarde e janta tarde,esquece tudo,nunca faz as tarefas,já tirei tudo e nada foi resolvido,agora chegou diagnóstico e começou a medicação, aparentemente tá mas calmo e hoge me falou que vai fazer trabalho da escola,grata Deus,anos dormo chorando por ver ele deprimido,tem 13 anos e a familia nu nca me apoiou,desde o 3 anos percebia algo errado,tratamentos tão caro,sei que tou sozinha nessa,mas temho força pra apoiar e amar meu neto até os finas dos meus dias,estou correndo atras de terapia,o plano ñ cobre,bom que existisse uma lei que apoiasse esse tratamento 😢
Régua totalmente desregulada! Enviarei esse vídeo para meu marido, mesmo sabendo que ele dirá que ele está ensinando, educando e foi assim com ele. Apesar do cansaço mental, tentarei.
Fez muito sentido esse exemplo do chefe dando esses comandos. Ficou até autoritário. Eu faço muito isso com meu filho. Preciso mudar isso pra ontem. Quero educar pelo respeito.
Quando a gente perde paciência é pq já pedimos trezentas vezes e o mini ser só fala: vou já 😒
Porque a criança precisa formular os pensamentos. Só pedir Só pedir Só pedir, é como um robô que só fala. Experimente: Filho, meu bem, vem aqui fazendo favor. Meu bem o que vc está fazendo agora? A estou brincando, . INTERAJA COM A CRIANÇA OLHE NOS OLHOS, a informe do que vc precisa dela, e qual é o plano. Ela se sentirá parte do ambiente... é não um boneco. Negocie. Depois que vc tomar banho vc pode jogar duas partidas, e depois vamos dormir. Jogue junto, queira saber o que os filhos joga, DÊ PAUSAS A CRIANÇA TDAH, A CRIANÇA TDAH PRECISA DE TEMPO NA MENTE. PORQUE É EXAUSTIVO FAZER ALGO QUE ELA NÃO ESTAVA AFIM DE FAZER, MAS POR OBEDECER ELA FEZ.
@@brunadeoliveirabrito9752caramba! Se for assim de a gente fazer o que não qr é ser um tdah então eu sou. Sofro pq miitas das vezes vejo a necessidade de outra pessoa e qd eu ajudo logo vem o arrependimento 😢, ganhei a guarda do meu neto e agora ele ñ faz as coisas pq tem tdah. Mas antes desse diagnóstico ele fazia as coisas sem eu tá gritando depois de pedir,pedir e pedir 😢estou cansada e 😞
Exatamente isso
Carrego tantos traumas por ter crescido numa familia narcisista que o trabalho de educar meu filho tdah é exaustivo, nao tenho recursos emocionais, jamais fui ouvida nem acolhida. Porém aquele sofremento sempre me impulsou na busca de me tornar uma mae melhor, fazer a familia que nunca tive. É desafiador a reeducação de um adulto traumado enquanto está criando um ser humano.
Obrigada pelos sua sabedoria 😊
verdade!!!! ❤❤🩹❤ parabéns pela lucidez, vc está fazendo um bom trabalho. ❤❤
Nao é facil viu!? Minha neta de 6 anos foi diagnosticada.. ela mora comigo ..e ela é um doce. Mas qndo vira a casaca,,? Ninguém segura.. ela é autoritária .. e. Queixo duro. Mas vou conseguir ajuda- la. Pq ela nao tem culpa
Vdd nunca vi esta forma, tenho que tentar fazer desta forma para ter paz no meu lar 🙏🙏🙏🙏❤️❤️❤️
Excelênte vídeo! De fato precisamos quebrar esse ciclo de "quando eu era criança, meus pais faziam assim". Desse jeito não vamos pra frente nunca mesmo!
Olá bom dia , tenho um filho e estou me adaptando a ele a cada dia vivo pra ele e hoje ele tem 10 anos e tudo que vc está falando e muito útil que Deus abençoe grandemente continue esse trabalho maravilhoso por mais pessoas assim que divide o conhecimento com tanto carinho e respeito gratidão.
A vídeo perfeito!!! Chorei assistindo 🥺
Descobri ao longo dos meus 40 anos q tenho TDAH e recentemente descobri em meu filho d 7 anos. Passou um filme em minha cabeça...qdo eu era pequena sempre fui tachada como mal educada, todos m olhavam atravessado, e hj vejo claramente q era o TDAH. Graças a profissionais como vc meu pequeno não passará por isso. Gratidão! 🙏🏼❤️❤️❤️
Sobre o termômetro, eu amei! Aqui fazemos sempre combinados, dou sempre duas escolhas e da super certo!
Eu tbm 😢 fiquei boba
Concordo , tem ter. Respeito mútuo ❤
O respeito tem que ser mutuo. Eu demonstro respeito pelo meu filho que e tdah e ele senti isso e me respeita. Ele ate chama minha atencao as vezes e eu respeito o que ele diz e faco. Eles entendem muito bem quando se fala de forma carinhosa.
Ser o mais simples possível nas palavras p ficar fácil deles entender TDHA é um desafio p os pais e p criança que tem
Vídeo maravilhoso.
Me identifiquei muito e preciso trabalhar pesado pra reverter minhas atitudes que até então eu achava estarem corretas.
Minha filha tem TDHA e hoje com 18 anos dificilmente conversamos sobre alguma coisa, espero que ainda haja tempo de mudar isso😢
Obrigada de verdade.
Sensacional video..bem isso mesmo
E a gente nem.se da conta de se colocar no lugar da crianças
Ai meu Deus, como a gente não consegue enxergar, esse vídeo me ajudou a ver que estou fazendo muita coisa errada viu😢mas dá tempo pra mudar 😅
Tenho a regua do respeito em equilibrio.
Parabéns, agora entendi melhor o respeito, sem deixar culpa💖, tenho um filho de 18 foi criado ate aos 12 com raio leiz, tomei conhecimento dessa empatia e apliquei no nosso relacionamento, penso que ele tem TDH, mas somos amigos pra todas as horas, esse ano foi aprovado em 8 lugar em universidade federal. A psicologia deste seculo evita possiveis depresães e dependência química.bjos mães, um anjo escolhido à dedo para cuidar, amar. Nossos filhos copiam nossas atitudes.
Essa região do respeito faz todo sentido. Preciso trabalhar muito isso.
Nossa vendo esse vídeo, vejo como estava me comportando mal com filho , vou aplicar isso hoje .
Nossa este vídeo falou muito comigo ... obrigada Paula , Aparti de agora a minha régua será ajustada pra que haja mais paciência da minha parte em relação ajudar meu filho.
Uma coisa que percebi aqui em casa já há alguns anos ainda quando minha primeira filha era pequena... É que as ordens precisam vir de maneira espaçadas e claras.
Dizer arruma o seu quarto, isso não funciona.
O que percebi que funciona pelo menos aqui em casa, com duas filhas, uma de 13 e outra de 8 anos, é: arruma sua cama, da um tempo, e volta, em seguida, ahira arrume suas gavetas... Mais tempo pra executar a tarefa, volta novamente no quarto, verifica, e passa outra orientação...
Aqui funciona melhor assim.
Sensacional! Eu estava precisando desse vídeo. Tem coisas que eu não percebia, mas não tenho problema algum em escutar e trabalhar isso. A questão está na intenção.
A gente não faz com intenção de errar, se a intenção é melhorar e acertar, a genta ajusta, porque já era essa a intenção.
Valeu ❤️❤️❤️❤️
Boa tarde, hoje confesso que de forma errada, procuro fazer a minha vontade, mas estou seguindo seus conselhos e as coisas estão melhorando!!!
Muito bom esse video, preciso me consertar mais com minha neta que crio e tem TDAH, as vezes pego um pouco pesado com ela, porque ela não quer ter limites.
Obrigada por agregar tanto! Vc com certeza esta ajudando muito ❤
A educação passou a ser um assunto polêmico. Infelizmente não sabemos mais como educar uma criança.
Porque têm pessoas como ela 🤷🏻♀️
Muito bom esse vídeo 😢 aqui em casa tá um pé de guerra espero conseguir colocar em prática os seu conselho descobri que meu filho tem tdah agora depois de 12 anos 😢
É muito difícil eu também,o meu vai fazer 12 também.eu nem sei o q fazer tem momentos
Criança e adolescente precisam de regras, ordem e disciplina até adultos inconsequente também.
Concordo
Obrigada ❤
Eu sou super pacífica e sempre acreditei numa educação respeitosa com muita conversa para atingir os entendimentos necessários… mas meu caçula com 4 anos tem comportamentos desafiadores e sempre me colocando a prova. Percebi que ele estava me comandando além do normal e que os papéis estavam sendo invertidos e quando a terapia deu uma pausa… Eu virei a chave e comecei a dizer que a Mãe tranquila que ele tinha não estava mais acessível… Até apelidei a nova mãe (Márcia), com postura redigida como o comportamento dele é. Numa tentativa de reverter a situação e tem dado certo num nível que eu não imaginava. Daí mostro para ele a cada situação revertida que eu vejo ele, que ele atingiu o esperado e que naquele momento eu sou uma mãe feliz, mas que se ele não me ajudar, a mãe Márcia volta.
Gratidão pelas dicas valiosas! ❤🙏
Amei a aula!
Maravilhosa ,muito esclarecedor ela fala com muita propriedade
Dicas importantíssimas,super valeu apena ouvir
Doutora, nos fala mais exemplos, por favor...
Faz todo sentido e é muito claro para mim a criação de antigamente e a criação que tenho com meu filho hoje. Acredito que o conhecimento e uma terapia ajudaria muitos pais. Por que não é nada fácil educar. E quando se trata de TDAH fica ainda mais difícil. Sempre fui a favor de conversar e fazer meu filho entender o por que daquela tarefa ou dever. Mas agora aos quase 10 anos parece muito mais difícil. Eu sei que os desafios que ele passa na escola gera stress e com a idade tem tido mais percepção com isso percebi aumento no enfrentamento . A melhor solução que encontrei pra aliviar isso com com a natação ( por que é algo que ele Ama ). Quando posso fazemos juntos para manter nossos laços estreitos.E assim ele se sente mais confiante de desabafar comigo quando estar chateado. Isso não significa zero brigas. Toda relação tem algum atrito .Antes de ser mães também somos seres humanos. E erramos. Mas acredito que o melhor alicerce para uma boa relação é amor+ comunicação. Isso meu filho sempre vai ter. E quando erro sou capaz de pedir perdão. Espero que minha experiência possa ajudar. Grande 😘
Tmbm botei meu filho na natação.
Quando a criança
Vê que está sendo liderado por um adulto que tem um bom Julgamento do que é o melhor a ser feito... então essa criança passa a ter respeito e obedece aos pedidos. E sem DUVIDA essa criança vai sempre correr para seus pais. Porque ela precisa de liderança e ajuda para tomar decisões.
Gostei bastante da regua do respeito, meu filho tem tdha é complicadissimo, ..... Vou comecar a usar essa tecnica
Meu Deus q mulher nota mil❤
Muito bom o vídeo, parabéns. Sou psicóloga também mas estou aqui como mãe. Gratidão 🙏
Vídeo maravilhoso! Preciso melhorar minha régua do respeito dentro de minha casa. Amo seus vídeos!!! Já coloquei minhas dicas em práticas, já melhorou bastante meu convívio com meu filho de 7 anos.
Que ótimo! Fico muito feliz em saber =)
Estou aprendendo tanto com você gratidão eterna, estou tendo Ótimos resultados com suas dicas eu e meu filho somos outros depois das suas dicas
Como fazer a criança entender que ela não pode deixar de ir na aula utilizando-se do RESPEITO?
Excelente
Caramba eu passo por isso todos os dias na minha casa eu vou fazer da forma que vc falou daqui por diante
👏👏👏👏 amei as palavras eu tenho um filho de 11 anos com tdh a professoras dele conversa com ele ao gritos eu sou chamada na escola todas cemana e ele fica bem agressivo bate nos amigos e muito desgastantes já estou cansada mas não vou desistir do meu filho dotora mim ajude a explicar para a direção desta escola quer o tdh não e frescura e porquer a escola acha quer meu filho e frescura
#valor de aprender
Muito obrigado estou fazendo tudo o q meus filhos querem e estou enlouquecendo os dois são TDAH e está muito difícil. Obrigada pelo seu vídeo 🙏
Nossa pra mim fez muito sentido,estou sendo muito autoritário com meu filho e desrespeitoso com ele. Preciso urgente mudar meus conceitos e voltar a ser mais que pai um amigo para meu filhão que amo muito.
Conseguiu mudar?
Adorei o video.tento dá meu melhor.mas me estresso muito.e diagnósticos TDAH confirmada.tive muito reclamações da escola.2023 foi muito difícil.assistindo seu vídeo.me ajuda como conduzir a situação.ela é uma linda menina de 5 anos.mas muito agitada e agressiva nas brincadeiras.obrigada pelo vídeo.luciana cidade de juiz de fora mg
Meu filho tmbm😊
Maravilhoso como ela explica eu tenho 2 filhos que estão sendo investigados talvez tenha TDH .
POR ENQUANTO ESTOU APRENDENDO A COMO POSSO TER UMA COMUNICAÇÃO ABERTA COM ELES OBRIGADA DE CORAÇÃO..SE VC PUDER ME DAR UM RETORNO VO LHE AGRADECER DE CORAÇÃO DOTORA..
Obrigada amada por seus vídeos parabéns pelo seu trabalho 👏👏❤
Nossa que lição pra nós pais
Que luta nós mães passamos e muitos pais não se importa com isso,o pai do meu filho virou as costas e disse que não o considerada como filho devido o comportamento dele 😢😢
Eu fui a adolescente que não se sentia a vontade para contar as coisas. Até hoje, na verdade.
Parabéns, penso assim Respeito é a base de tudo.
Fez total , as vezes desrespeito ele é a mim também por não entender sobre mas obrigado pela dica.
Eu tento , nas foi muito boa esta aula amei mesmo
Obrigada por esse vídeo me ajudou a como agir com meu filho com TDAH 💙
Olá Paula tudo bem
Excelente esse vídeo!
Obrigada
O que fazer quando o Pai da criança com TDAH não aceita que os comportamentos da criança advém do transtorno? Porque a criança dá trabalho, tem sido uma luta diária aqui, mas na cabeça do pai a criança (5 anos) é culpada e escolhe ser como é. Não sei mais o que fazer!
Passo por isso,o pai do meu filho já o abandonou e o padastro não aceita porque ele é assim estou pensando em separar e cuidar do meu filho só 😢😢
Gratidão
Tenho acompanhado muito seus vídeos, me orienta como lidar com ele na hora de ir para escola e um choro pra não ir , abracos
Obrigada por este vídeo,os olhares de laser do meu pai funcionavam bem.
SIM, MUITO
Minha régua está totalmente desregular, tenho que aprender a respeitar meu filho, pra poder ele apreender a mim respeitar .
O desafio é quando temos horário para cumprir como escola e consultas e a criança está sempre brincando e não cumpre os combinados. Poderia negociar se esses compromissos não fossem importantes para o meu filho
Excelente explicações
E se for em sala de aula a situação? A criança se recusar a fazer atividade
Que vídeo maravilhoso,me ajudou muito,vc é excelente profissional, muito obrigada por falar comigo desta norma,eu precisava muito de vc vídeo. Débora
Fico feliz em saber =)
Gostei muito do vídeo estou aprendendo
Obrigada pelo vídeo, tenho um filho de 7anos com TDAH.
E está a ser difícil lidar com ele,dei conta que estou fazendo tudo errado.
Tenho muitas coisas para corrigir, obrigada
Muito sentido ❤
Primeiro vídeo seu que assisto e já virei fã do seu jeito e conhecimento.
Muito sentido, eu desrespeito mais o meu filho.
Gratidão 🙏🙏🙏
Muito bom o seu vídeo! Aprendi um pouco mais com ele.
tem sentido
Concordo plenamente
Excelente profissional!!!!!❤❤❤
Criança que estuda de manhã e não quer tomar banho, existe horário pra chegar no colégio, nesse caso não tem como esperar a criança brincar duas partidas, tem que dá banho apulso infelizmente, caso o diálogo não funcione.
Pois é
Tona banho à noite
@@susetecabral4420também concordo , minha filha estuda de manhã e nunca dei banho nela antes de ir pra escola , dou a noite antes de dormir .
Na teoria é fácil mais na prática e muito diferente
Maravilhosa 👏🏼👏🏼👏🏼 parabéns Paulinha (íntima 😂) amo os seus vídeos sempre falando da verdade de forma dinâmica 🥰
Eu concordo, mas aqui se eu deixar por conta do meu filho ele não toma banho😂😂
Paula..adoro os seus vídeos...
Por isso que pra mim não pirar de vez...eu não estou mas nem mandando minha filha tomar banho ... quero só vê com quantos dias ela vai tomar m
Impressionante isso foi o que ouvi da psicóloga do meu filho 😢
Estou sofrendo muito com emu filho de 15 anos, está desanimado,reclama de preguiça, autoestima baixa sofro muito, nunca passei ele no médico mas tenho plena certeza que ele tem TDAH.
Boa Noite
Nossa muito bom esse vídeo estou buscando ajuda de todas as formas meu filho não aceita regras ele tem também escresofenia e enperativo I um pouco autismo e muito dificio
Fez sentido, nossa que aprendizado
Minha mãe fala assim com minha filha e eu sempre a corrijo, só peça, não peça brigando
Bom, eu não sou mãe, mas trabalho com 2 meninos assim. Este assunto é uma situação bem complicada.
Atualmente estou trabalhando com gêmeos de 4 anos não diagnosticados ainda com o TDAH, mas eles têm muitos dos comportamentos.
Tá sendo muito difícil eu como tutora ter que cuidar dos dois, por isso estou buscando por mais conhecimentos e recursos na área
Parabéns pelo profissionalismo e por esse video, tudo que vc falou faz sentido, no dia a dia terminamos não dando tanta importância ao respeito com nosso filho. Sempre impomos e isso nao leva a lugar nenhum. Meu filho tem 5 anos com suspeita de TDAH não me obedece não respeita e esta acontecendo a mesma coisa na escola, sinto vergonha e me entristece. Vejo que não consegui educar.
Vou seguir sua dica de ouro, mas terei dificuldades, gostaria de mais exemplos de como respeitar o tempo dele. Preciso trabalhar muito nesse quesito. Aqui em casa a regra do respeito é balanceada ou 100% eu ou ele. Tenho que mudar. Me de mais dicas por favor. Grata pelo conselho.
A régua está uma mistura.. Mas não equilibrada.. as vezes funciona as vezes me perco na ordem.. uma luta diária