Sou apaixonada por todos os livros da Elena Ferrante, principalmente pela visão realista sobre os papéis ainda arbitrariamente designados à mulher em "A Filha Perdida".
Em "A amiga genial" a boneca também tem um papel de destaque na história das personagens na infância, não é? Interessante como a Elena Ferrante trabalha com elementos repetidos (protagonistas mulheres, suas relações com suas mães, a maternidade real etc) em suas obras, mas de uma maneira que os caracteriza de forma única.
Em abril de 2023, após ler à tetralogia e um Amor Incomodo quis ouvir a sua sinopse. Gostei muito de todos, a escrita descritiva me fez lembrar a infância e adolescência em bairro de São Paulo, como a cultura italiana foi impregnada na periferia paulistana, o tratar a mulher, a criança, assim como a política exploradora do humano. Herdamos algo não só bom, mas também a violência napolitana. O livro apesar de pesado é muito bom.
Incrível como Elena Ferrante é capaz de fazer conexões entre suas estórias. Acho que está na hora de você ler o segundo volume da saga A Amiga Genial Isa! Tem muito a ver com A Filha Perdida que você resenhou
Eu penso da mesma forma, achei Um amor incômodo super pesado, também sentia o peso do livro quando parava pra ler. A filha perdida foi uma leitura mais prazerosa, a realidade da maternidade que a Elena Ferrante traz é demais. Adorei as resenhas!
A Itália e a Alemanha foram os últimos países a serem unificados como estados-nação na Europa... isso deve ter influenciado q essa fragmentação tenha deixado tão marcadas as distinções entre as províncias...
Acabei de ler a filha perdida. Adorei a escrita de Elena Ferrante. A escrita é muito objetiva, realista e, até mesmo, dolorosa, mas que consegue transmitir muito bem os sentimentos. Amei. Recomendo sempre.
Eu li Uma Noite na Praia, A Filha Perdida e a tetralogia Napolitana, da Elena Ferrante. Em todos eles tem uma boneca envolvida e essas bonecas, de certa forma, são bem importantes em todas as histórias.
Isa, como não te admirar? Hoje estou com muitos projetos de seguir uma profissão diferente da que atuo no presente e posso dizer que você é um dos motivos que contribuiu para colocar meus sonhos em prática e fazer acontecer! Bj P.S: Faz uma resenha sobre o livro a viagem de Théo, por favor!
Olá, penso o mesmo...você levou adiante seus projetos? 😉
6 років тому+4
Eu senti a mesma coisa quando li Um amor incômodo. A coisa da projeção da filha na mãe era forte demais e demorei uns dias para digerir esse livro. Estou com A filha perdida na fila de leitura.
Isa, eu sou apaixonada por essa mulher misteriosa. Eu não li O Amor Incômodo, mas li Dias de Abandono, Filha Perdida e o primeiro da tetralogia. Comprei o segundo da tetralogia para começar. Eu adorei o seu vídeo - como sempre! :-)
Muito bom ouvir o que você falou sobre esses romances, Isabella, sobretudo sobre "Um amor incômodo". Também não foi uma leitura fácil pra mim. E eu tive a mesma facilidade com a "A filha perdida". De todo modo, sinto que essa escrita "incômoda" permanece na obra da autora, na quadrilogia, sempre trazendo a presença desses amores que "molestam". Obrigada e parabéns pela resenha!
Delícia de Resenha. A filha perdida eu gostei muito. O outro eu ainda não li por conta do tema, mas Isa vc precisa ler Dias de Abandono, é muito bom. Uma noite na praia é bem lúdico, mas um pouco sombrio, apesar de ser para crianças. ❤
Eu senti a mesma sensação ao ler as duas obras de Elena Ferrante. A filha perdida, terminei em dois dias a leitura. Ameiiiiiiiiii! E como a escritora desconstrói o papel da mulher na maternidade, da mulher na sociedade, na carreira, nos desejos, nos afetos e desafetos. Uma realidade, que choca! Rsrs O amor incômodo é um pouco mais cansativo. Parece que cada obra foi escrita por duas pessoas diferentes, mesmo tendo correlação em algumas passagens. Adoro o seu canal e, suas dicas de leitura. 🌻😘
Acabei de ler Um amor incomodo! Achei angustiante mas gostei da leitura e consegui ler em um dia . Vou comprar A filha perdida, depois dessa ótima resenha!
Eu fiquei assombrada pelo "Um amor incômodo"... Apesar de ter sentido a prosa se arrastar um pouco lá pela metade, no final eu me encontrei numa encruzilhada sobre o desfecho, aí não sei se eu não entendi ou se foi uma ambiguidade proposital da autora... SPOILER À FRENTE: Não ficou muito claro pra mim se a questão toda passada pela Delia tinha sido um abuso sofrido na infância que ela "espelhou" na mãe pra conseguir externalizar, se a mãe realmente tinha um caso com o Caserta ou se não passou da imaginação dela voando longe... De qualquer modo, me prendeu e me fez ficar pensando na história por muuuuito tempo!
Eu entendi que ela não teve o caso com o Caserta, mas a filha ficou tão traumatizada com as cenas de violência e ciúmes que via do pai que acabou imaginando coisas e jogou pra mãe. E acho que isso acabou gerando nela um misto de remorso e desprezo pela mãe.
Excelente resenha! Mais uma vez, Isa, vc linka duas histórias, acho que ajuda muito o leitor! E essas, que trazem a questão da maternidade, especialmente da imperfeição que a sociedade condena nas mães, são fortes mesmo, parece que a autora quer falar de várias nuances do mesmo tema. Continue a série napolitana! TB nela Ferrante aborda o mesmo quadro de uma mãe que abandona suas crias... Dias de abandono é tb muito visceral e mostra uma mãe e mulher atormentada. Adoraria ter sua opinião sobre os livros da maravilhosa Elena Ferrante!
Oi, Isa, Acabo de assistir o filme e vim ver a resenha. Fiquei muito impressionada com o primeiro livro que li de EF, A Vida Mentirosa dos Adultos, após ver um vídeo aqui do seu canal. Sobre a sua conclusão aqui - que ela escreve o mesmo livro de diversas formas - eu acho que os melhores autores são aqueles que se baseiam sobre suas próprias experiências, o que torna as histórias - por mais esquisitas que sejam - bastante verossímeis e que atingem o público de uma forma arrebatadora. Alguns adoram, outros não gostam do que vêem porque talvez porque o fato fala demais sobre uma realidade que não queremos ver). A filha perdida é um filme sucesso de crítica, mas já o público tem dado notas baixas nos sites de cinema. E como muitos diretores de cinema "de autor", Elena nos conta histórias que muito provavelmente começaram em sua própria história. Abraços!
Fiquei curioso em relação a obra da autora porque estou na última co instigado a saber o que a temporada da adapatação da tetralogia napolitana. Não vou ler os livros, vou terminar a série, que é boa, no entanto tem momentos maçantes. O mais curioso no meu caso é que depois que você comeca e por mais que a obra não seja revolucionária ou genial, eu fico instigado a saber o que vai acontecer com a Lenu e a Lila, quais mais desgraças elas vão encarar pela frente. Ansioso pelos episódios finais.
Isabela, você fala tanto de Elena Ferrante que fiquei com vontade ler os livros dela... O mistério envolvendo a identidade dela também atraiu o meu interesse... ♥♥♥♥
"A filha perdida", filme, já está disponível no Netflix, desde 31/12/2021. Parei na metade, porque acho que primeiro vou ler o livro. O filme é muito bom, sim.
O tema "maternidade" aparece bastante nos livros da elena ferrante e não de maneira agradável. Eu como mãe me incomodei demais com o terceiro livro da série napolitana e não consegui ler o quarto. Quem sabe um dia eu termino. Por hora o deixei de lado.
Li primeiro Um Amor Incômodo, depois A Filha Perdida, só então a Série Napolitana. Lendo a série por último, parece que eu já tinha lido antes as histórias de Lila e Lenu. Acho que nenhuma leitura da Elena Ferrante é fácil, os acontecimentos são imprevisíveis, as escolhas são muito impulsivas, há todo tipo de violência e sempre sempre uma relação penosa com o materno. Ou seja, é tudo real demais. Eu mesma achei bem difícil sentir alguma empatia pelas narradoras, porque parece que elas contam a história como uma forma de expiação, pra serem punidas mesmo.
“A Morte em Veneza” e “Tonio Kröger”, novelas do Thomas Mann, podem ser uma ótima sugestão de resenha dupla; rs. Parabéns por mais essa ótima resenha. Sempre é muito bom dicas de livros escritos por mulheres.
Li os quatro livros, ai vi a série no HBO, amei, parece que estava passando as páginas do livro, fique muito frustrada que foi até o terceiro livro, aí fui reler o quarto livro, acabei agora.
@@elianeballestero1498 Embora a série seja italiana, o título está em português. My Brilliant Friend. A série é bem fiel aos livros. A quarta temporada está pra sair. Tem no stremaing Max.
Eu aproveitei a Black Friday e comprei A Filha Perdida de Elena Ferrante só esperar chegar agora pra ler, vendo a resenha agora ficou mais curioso hehe
Gostaria muito de ver você resenhando o livro Luzia Homem, pois o autor (Domingos Olímpio) é meu conterrâneo e o enredo se passa na minha cidade. È um romance atípico para a época (início do século xx) em que foi escrito, e eu gostaria muito de ver ele pela sua ótica. Abs
Estou curiosa para este, também! A Intrínseca me mandou vários livros da Ferrante mas este não, porque é da ed. Biblioteca Azul. Mas vou entrar em contato com a editora pedindo para me mandarem. Quero ter a biblioteca completa de Elena Ferrante!
Também vejo pontos de similaridade entre as obras da Elena Ferrante, mas achei ruim essa "resenha misturada" no começo, achei que passou ideias um pouco equivocadas das obras. Essas relações mais violentas, por exemplo, não estão presentes em A filha perdida.
Oie, desculpa estar comentando isso mas,você poderia me dizer se já tem a continuação da série escola noturna aqui no Brasil? E se não, sabe me dizer quando vai lançar e pq? PORFAVOR! 😭❤
Possivelmente ela tenha outros livros para ler que estão na frente. Fora os compromissos com outras editoras. Da próxima vez é só usar a dedução. Desnecessário isso. ¬¬'
Quatro anos após esse vídeo, estou iniciando Um amor incômodo. Gratidão por esses conteúdos que nos levam a encontrar essas preciosidades.
Sou apaixonada por todos os livros da Elena Ferrante, principalmente pela visão realista sobre os papéis ainda arbitrariamente designados à mulher em "A Filha Perdida".
Em "A amiga genial" a boneca também tem um papel de destaque na história das personagens na infância, não é? Interessante como a Elena Ferrante trabalha com elementos repetidos (protagonistas mulheres, suas relações com suas mães, a maternidade real etc) em suas obras, mas de uma maneira que os caracteriza de forma única.
Muito obrigada
Em abril de 2023, após ler à tetralogia e um Amor Incomodo quis ouvir a sua sinopse. Gostei muito de todos, a escrita descritiva me fez lembrar a infância e adolescência em bairro de São Paulo, como a cultura italiana foi impregnada na periferia paulistana, o tratar a mulher, a criança, assim como a política exploradora do humano. Herdamos algo não só bom, mas também a violência napolitana. O livro apesar de pesado é muito bom.
"Dias de abandono" foi o que mais me fez querer cortar os pulsos hahaha visceral. Lindo!
Esse livro me perturbou demais! Rsrs
A tetralogia Séries Napolitanas foi a obra contemporânea mais genial que eu li nos últimos dez anos!
Incrível como Elena Ferrante é capaz de fazer conexões entre suas estórias. Acho que está na hora de você ler o segundo volume da saga A Amiga Genial Isa! Tem muito a ver com A Filha Perdida que você resenhou
Eu penso da mesma forma, achei Um amor incômodo super pesado, também sentia o peso do livro quando parava pra ler. A filha perdida foi uma leitura mais prazerosa, a realidade da maternidade que a Elena Ferrante traz é demais. Adorei as resenhas!
A Itália e a Alemanha foram os últimos países a serem unificados como estados-nação na Europa... isso deve ter influenciado q essa fragmentação tenha deixado tão marcadas as distinções entre as províncias...
Acabei de ler a filha perdida. Adorei a escrita de Elena Ferrante. A escrita é muito objetiva, realista e, até mesmo, dolorosa, mas que consegue transmitir muito bem os sentimentos. Amei. Recomendo sempre.
Estou lendo Dias de Abandono e já sei que vou querer ler tudo que ela escreveu!
Eu li Uma Noite na Praia, A Filha Perdida e a tetralogia Napolitana, da Elena Ferrante. Em todos eles tem uma boneca envolvida e essas bonecas, de certa forma, são bem importantes em todas as histórias.
Isa, como não te admirar? Hoje estou com muitos projetos de seguir uma profissão diferente da que atuo no presente e posso dizer que você é um dos motivos que contribuiu para colocar meus sonhos em prática e fazer acontecer! Bj
P.S: Faz uma resenha sobre o livro a viagem de Théo, por favor!
Olá, penso o mesmo...você levou adiante seus projetos? 😉
Eu senti a mesma coisa quando li Um amor incômodo. A coisa da projeção da filha na mãe era forte demais e demorei uns dias para digerir esse livro. Estou com A filha perdida na fila de leitura.
Puxa adorei suas resenhas. Elena Ferrante me impressiona muito. bjs
Isa, eu sou apaixonada por essa mulher misteriosa. Eu não li O Amor Incômodo, mas li Dias de Abandono, Filha Perdida e o primeiro da tetralogia. Comprei o segundo da tetralogia para começar.
Eu adorei o seu vídeo - como sempre! :-)
O melhor será ler os vários livros da tetralogia todos de seguida.
Muito bom ouvir o que você falou sobre esses romances, Isabella, sobretudo sobre "Um amor incômodo". Também não foi uma leitura fácil pra mim. E eu tive a mesma facilidade com a "A filha perdida". De todo modo, sinto que essa escrita "incômoda" permanece na obra da autora, na quadrilogia, sempre trazendo a presença desses amores que "molestam". Obrigada e parabéns pela resenha!
Delícia de Resenha. A filha perdida eu gostei muito. O outro eu ainda não li por conta do tema, mas Isa vc precisa ler Dias de Abandono, é muito bom. Uma noite na praia é bem lúdico, mas um pouco sombrio, apesar de ser para crianças. ❤
Eu senti a mesma sensação ao ler as duas obras de Elena Ferrante. A filha perdida, terminei em dois dias a leitura. Ameiiiiiiiiii! E como a escritora desconstrói o papel da mulher na maternidade, da mulher na sociedade, na carreira, nos desejos, nos afetos e desafetos. Uma realidade, que choca! Rsrs
O amor incômodo é um pouco mais cansativo. Parece que cada obra foi escrita por duas pessoas diferentes, mesmo tendo correlação em algumas passagens. Adoro o seu canal e, suas dicas de leitura. 🌻😘
Li Elena Ferrante e vim tão rápido que ultrapassei o recorde do Usain Bolt.
Acabei de ler Um amor incomodo! Achei angustiante mas gostei da leitura e consegui ler em um dia . Vou comprar A filha perdida, depois dessa ótima resenha!
Obrigada pela Resenha maravilhosa
Realmente parece sempre a mesma história. A filha perdida e o terceiro da série napolitana principalmente.
Eu fiquei assombrada pelo "Um amor incômodo"... Apesar de ter sentido a prosa se arrastar um pouco lá pela metade, no final eu me encontrei numa encruzilhada sobre o desfecho, aí não sei se eu não entendi ou se foi uma ambiguidade proposital da autora... SPOILER À FRENTE:
Não ficou muito claro pra mim se a questão toda passada pela Delia tinha sido um abuso sofrido na infância que ela "espelhou" na mãe pra conseguir externalizar, se a mãe realmente tinha um caso com o Caserta ou se não passou da imaginação dela voando longe... De qualquer modo, me prendeu e me fez ficar pensando na história por muuuuito tempo!
Eu entendi que ela não teve o caso com o Caserta, mas a filha ficou tão traumatizada com as cenas de violência e ciúmes que via do pai que acabou imaginando coisas e jogou pra mãe. E acho que isso acabou gerando nela um misto de remorso e desprezo pela mãe.
Em Uma amiga genial também tem uma boneca no início.
Na verdade, duas bonecas, a da Lila e a da Lenu, que vão parar no porão, coitadinhas....
Estou lendo os dois, amo demais, primeiro que li, foi a vida mentirosa , que é impactante.
O melhor da Ferrante, ao meu ver, sempre será Dias de abandono.
Também gostei muito desse!
Excelente resenha! Mais uma vez, Isa, vc linka duas histórias, acho que ajuda muito o leitor! E essas, que trazem a questão da maternidade, especialmente da imperfeição que a sociedade condena nas mães, são fortes mesmo, parece que a autora quer falar de várias nuances do mesmo tema.
Continue a série napolitana! TB nela Ferrante aborda o mesmo quadro de uma mãe que abandona suas crias... Dias de abandono é tb muito visceral e mostra uma mãe e mulher atormentada. Adoraria ter sua opinião sobre os livros da maravilhosa Elena Ferrante!
Oi, Isa, Acabo de assistir o filme e vim ver a resenha. Fiquei muito impressionada com o primeiro livro que li de EF, A Vida Mentirosa dos Adultos, após ver um vídeo aqui do seu canal. Sobre a sua conclusão aqui - que ela escreve o mesmo livro de diversas formas - eu acho que os melhores autores são aqueles que se baseiam sobre suas próprias experiências, o que torna as histórias - por mais esquisitas que sejam - bastante verossímeis e que atingem o público de uma forma arrebatadora. Alguns adoram, outros não gostam do que vêem porque talvez porque o fato fala demais sobre uma realidade que não queremos ver). A filha perdida é um filme sucesso de crítica, mas já o público tem dado notas baixas nos sites de cinema. E como muitos diretores de cinema "de autor", Elena nos conta histórias que muito provavelmente começaram em sua própria história. Abraços!
❤❤❤
Acabei de ler "A filha perdida" e me impactou bastante. Tão logo terminei o livro corri para o canal ver se tinha resenha.
Que resenha primorosa!
Fiquei curioso em relação a obra da autora porque estou na última co instigado a saber o que a temporada da adapatação da tetralogia napolitana. Não vou ler os livros, vou terminar a série, que é boa, no entanto tem momentos maçantes. O mais curioso no meu caso é que depois que você comeca e por mais que a obra não seja revolucionária ou genial, eu fico instigado a saber o que vai acontecer com a Lenu e a Lila, quais mais desgraças elas vão encarar pela frente. Ansioso pelos episódios finais.
Linda resenha. Como sempre, impecável nos vídeos. Parabéns.
Amei a resenha.
Nossa.. q medoo.
Fiquei muito curiosa.
Amo a Elena Ferrante!
Ótima resenha!
Isabela, você fala tanto de Elena Ferrante que fiquei com vontade ler os livros dela... O mistério envolvendo a identidade dela também atraiu o meu interesse... ♥♥♥♥
Isa arrasando sempre! Parabéns!
"A filha perdida", filme, já está disponível no Netflix, desde 31/12/2021. Parei na metade, porque acho que primeiro vou ler o livro. O filme é muito bom, sim.
21:54 tomara assim não acaba nunca
Que resenha!! Muito completa! Parabéns Isa ❤️
Tenho que ler Elena Ferrante. Recentemente li outra autora italiana Milena Agus o livro e: Mal de piedras (li em espanhol), recomendo.
Deu vontade de ler amor incomodo.
Ainda não li nada de Elena Ferranti, adorei o vídeo. Beijos
O tema "maternidade" aparece bastante nos livros da elena ferrante e não de maneira agradável. Eu como mãe me incomodei demais com o terceiro livro da série napolitana e não consegui ler o quarto. Quem sabe um dia eu termino. Por hora o deixei de lado.
Faz um vídeo falando sobre Outlander, por favor! Gosto muito de seus vídeos :)
Li primeiro Um Amor Incômodo, depois A Filha Perdida, só então a Série Napolitana. Lendo a série por último, parece que eu já tinha lido antes as histórias de Lila e Lenu.
Acho que nenhuma leitura da Elena Ferrante é fácil, os acontecimentos são imprevisíveis, as escolhas são muito impulsivas, há todo tipo de violência e sempre sempre uma relação penosa com o materno. Ou seja, é tudo real demais.
Eu mesma achei bem difícil sentir alguma empatia pelas narradoras, porque parece que elas contam a história como uma forma de expiação, pra serem punidas mesmo.
“A Morte em Veneza” e “Tonio Kröger”, novelas do Thomas Mann, podem ser uma ótima sugestão de resenha dupla; rs.
Parabéns por mais essa ótima resenha. Sempre é muito bom dicas de livros escritos por mulheres.
Isa, você é maravilhosa! ❤
Li os quatro livros, ai vi a série no HBO, amei, parece que estava passando as páginas do livro, fique muito frustrada que foi até o terceiro livro, aí fui reler o quarto livro, acabei agora.
Qual o título da série, por favor
@@elianeballestero1498 Embora a série seja italiana, o título está em português. My Brilliant Friend. A série é bem fiel aos livros. A quarta temporada está pra sair. Tem no stremaing Max.
Dela eu só li Dias de Abandono e achei sensacional. É um livro pesado!
Nunca li nada da Elena Ferranti, tá na hora de corrigir esse erro.
Arrasou Isa ❤️
QUERO LERRRR
Ótima resenha!!! 👏🏻
Parabéns Isa! Amo o conteúdo do seu canal!❤❤❤
Eu aproveitei a Black Friday e comprei A Filha Perdida de Elena Ferrante só esperar chegar agora pra ler, vendo a resenha agora ficou mais curioso hehe
Isa, falando em ler séries de livros, vc pretende continuar a série do Cemitério dos Livros Esquecidos do Zafón?
Gostaria muito de ver você resenhando o livro Luzia Homem, pois o autor (Domingos Olímpio) é meu conterrâneo e o enredo se passa na minha cidade. È um romance atípico para a época (início do século xx) em que foi escrito, e eu gostaria muito de ver ele pela sua ótica. Abs
Certamente um dia aparecerá aqui no canal. Adoro literatura clássica brasileira. Qual é sua cidade?
Sobral no estado do Ceará
Isa, Dias de Abandono também é maravilhoso
Estou curiosa para este, também! A Intrínseca me mandou vários livros da Ferrante mas este não, porque é da ed. Biblioteca Azul. Mas vou entrar em contato com a editora pedindo para me mandarem. Quero ter a biblioteca completa de Elena Ferrante!
Vale muito a pena, tudo que a Ferrante escreve é maravilhoso, mas Dias de Abandono foi o que mais me surpreendeu. Grande abraço desse seu fã aqui!
Um livro incômodo
Shooooooooow!
🌷
Até agora eu só li "Dias de Abandono". Qual deve ser minha próxima leitura de Elena Ferrante?
Leia "A amiga genial"... até agora, foi o que eu mais gostei (ainda não li os demais livros da série napolitana, mas dizem que é toda boa!).
Também vejo pontos de similaridade entre as obras da Elena Ferrante, mas achei ruim essa "resenha misturada" no começo, achei que passou ideias um pouco equivocadas das obras. Essas relações mais violentas, por exemplo, não estão presentes em A filha perdida.
Ela parece a Jessica balut
👍
Um Amor Incômodo foi o livro da autora que menos gostei, não via a hora de terminar...
Oie, desculpa estar comentando isso mas,você poderia me dizer se já tem a continuação da série escola noturna aqui no Brasil? E se não, sabe me dizer quando vai lançar e pq? PORFAVOR! 😭❤
Ela é esposa de um escritor famoso mas preferiu ficar no anonimato?? Será que foi a pedido dele?
Isa você já leu o "Deixa ela entrar?"
Ainda não.... você me recomenda?
Gostaria muito de saber sua opinião sobre ele, veja alguns vídeos sobre o livro para ver se lhe interessa.
Gei. Silva. Um livro pesado e angustiante. Gostei bastante. :)
Isa resenha Deus um delírio do Richard Dawkins.
A língua na Itália parece ser bem confusa
Primeiro a comentar
Como assim seus compromissos do canal não deixaram vc ler a série, não entendi, se seu trabalho é ler, podia ler a série inteira.
Possivelmente ela tenha outros livros para ler que estão na frente. Fora os compromissos com outras editoras. Da próxima vez é só usar a dedução. Desnecessário isso. ¬¬'