Minha leitura atual, q escrita encantadora. Ele vai do trágico ao cômico no mesmo parágrafo, é de uma habilidade da escrita impressionante. Me encantou desde o primeiro instante. E q resenha linda!!! 👏👏👏
Isa, só como fonte de atualização, hoje, na China, no mês de agosto de 2021, houve uma alteração na legislação do país autorizando os casais chineses a terem até 3 filhos a partir de agora. O filho único ficou no passado agora... AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...seu canal!!! 💖 ✔✍...
Nunca esqueço uma reportagem que vi há muito tempo, no Globo Repórter acho, em que mostravam as famílias chinesas que, por quererem filhos homens, abandonavam as meninas em orfanatos, e esses orfanatos que por sua vez deixavam as meninas para morrer.
ouvi falar que aos poucos a política do filho único está caindo, pq falta gente pra cuidar dos idosos, mas a notícia que eu li é do ano passado, realmente é um fenômeno recente
A lei mudou em 2015. Agora são permitidos dois filhos. E, é verdade, tem muita gente com mais de 50 anos e menos abaixo dos 30. Quando se mexe com a ordem natural da vida sempre dá problemas. Beijo!!
Eu o conhecia, pois ele ganhou o Nobel no ano em que Ariano Suassuna foi o representante brasileiro na disputa. Voce bem que poderia fazer um video sobre algum livro do Suassuna. Beijos. Excelente canal.
É como a Lygia Fagundes Telles disse "O autor pode estar corrompido, mas não corrompe o leitor". A vida de quem escreve, o posicionamento politico, não impede você de gostar do que ler, de tirar proveito do livro, ao contrário, faz você pensar e refletir sobre os seus próprios posicionamentos; conhecendo o outro lado de outras histórias
Estava procurando sobre literatura chinesa e me deparei com duas obras do Mo Yan, essa e "mudança". Decide pelas rãs, já que estava disponível para compra no kindle. Comecei a ler pela amostra grátis, estou gostando muito, está sendo super fluida a leitura, msm as vezes tendo dificuldade para me lembrar dos nomes dos personagens
Na realidade, a pronúncia da palavra rã (蛙) é a mesma que a de bebê (娃), diferenciando apenas no tom - primeiro e segundo tons, respectivamente. Os chineses utilizam muito esse artifício em piadas, pois como a fonética chinesa é limitada, há uma variedade de caracteres homófonos, porém apenas a diferenciação de tons. Recomendo os livros Irmão, também traduzido por Amilton Reis, o mesmo de As Rãs, e Viver. Ambos do mesmo autor, Yu Hua - traduzido por Márcia Schmaltz. Esses três livros foram traduzidos diretamente do chinês, o que não ocorria com freqüência anos atrás. Viver foi adaptado para o cinema por Zhang Yimou, diretor de o Clã das Adagas Voadoras e Herói.
Parece que a China e os EUA são bem parecidos em muitos aspectos, quando o assunto é direitos humanos. Detalhe que não temos registros da China intervindo na política interna de outros países.
Eu acho esse último aspecto muito interessante. Em termos internos nem tem comparação os limites da liberdade dentro dos EUA e da China, mas no âmbito externo a lógica se inverte, né? Quem realmente adota melhor a postura liberal e de autodeterminação é o Partidão... irônico.
Sensacional! Fiquei com vontade de ler! Já li o livro "As Boas Mulheres da China", relatos de uma jornalista q fazia um programa de rádio e recebia cartas de diversas mulheres, cada história pra chorar, pensar, refletir... Essa leitura deve ser fenomenal tbm! Obrigada!
Ainda não li "As rãs", embora já esteja na minha estatnte tem um tempo. Recomendo a leitura de "Mudança", do mesmo autor e que retrata um pouco da China em meados do século XX através de episódios e anedotas da vida de Mo Yan. Outro livro chinês que li recentemente foi o "Crônica de um vendedor de sangue", de Yu Hua, que também recomendo muito.
Sobre o final do vídeo, imaginem se os chineses decidissem não conter seu crescimento populacional a ponto de extravazar essas pessoas para uma expansão territorial e cultural sobre outros países, como fazem os países islâmicos hj.... Pense..!
Sem dúvida a explosão populacional seria um imenso problema político, alimentar, ambiental e social. No entanto, alterar a ordem natural dos nascimentos ( inclusive quanto ao sexo da criança, pois além de ser um único filho, culturalmente tinha que ser menino, havendo uma verdadeira matança de recém -nascidas), não deu certo. Segundo se lê por aí, a China vive hoje uma séria questão demográfica, pois a população acima de 50 anos é muitíssimo maior que a de crianças e jovens adultos. e a proporção homem/mulher da população abaixo de 35 anos é incoerente, havendo muito mais homens que mulheres. Beijo!!
Sim sim, não é à toa que o livro critica esta medida. O que eu achei interessante foi a justificativa das autoridades para adotá-la. Bj Isa! Ótimos vídeos sempre :)
Fiquei com muita vontade de ler o livro. Isa, sempre coloca algumas frases do livro mas suas resenhas. O vídeo fica bem ilustrativo e mais interessante ainda.
Não li nenhum livro chinês, mas adoro o cinema chinês. Pelo jeito parece que você não consumiu nada de lá antes desse livro. Então recomendo o diretor Zhang Yimou, principalmente os filmes Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Mais uma ótima resenha.
Adorei a resenha. Não conhecia esse livro é tampouco o autor. Com certeza vou lê- lo em breve. Conheço a literatura chinesa pelos livros: Adeus China, Cinderela Chinesa e Cisnes Selvagens. Todos falam do comunismo, de questões familiares, sendo o último praticamente autobiográfico.
Não li ainda "As Rãs", mas outro livro chinês ótimo é "As boas mulheres da China", de Xinran. Conta a história da própria autora, que foi radialista na China durante a Revolução Cultural e, em seu programa, dava conselhos aos ouvintes. Com o tempo, começou a receber cartas de seus ouvintes, sobretudo mulheres, contando histórias de suas vidas. É uma leitura bem "pesada", no sentido de muitas histórias serem tristes ou revoltantes, já que tratam do machismo na China a partir de histórias reais. Recomendo a leitura! Adorei seu canal!
Linda resenha. Sabe se fizeram um filme a partir do livro? Recomendo que leia Lisa See (Peonia in love / Flor de neve e o leque secreto) e Pearl s, Buck cujos livros sao incriveis. A estirpe do dragão e outros. A gente se comove com o sofrimento desse povo e sua riqueza cultural.
Adorei a resenha, fiquei realmente muito curiosa para ler! Outro livro ótimo sobre a China é A Boa Terra, da Pearl S. Buck, que, apesar de ser americana, se criou na China (e ganhou tanto o Nobel quanto o Pulitzer na década de 30). É uma história liinda (e triste), sobre uma família e a relação deles com a terra... Um desses livros que nos faz enxergar tanto a vida privada das pessoas como a evolução da história do lugar. (Ah, só uma pequena correção: a política do filho único terminou ano passado. Agora eles podem ter dois filhos.)
Parabéns pela resenha. Vou ler com certeza. Sobre esse tema, indico fortemente As boas mulheres da China da autora chinesa Xinran. É uma leitura fantástica.
Antes de 1949, a China era um dos países mais pobres do mundo, espoliado pelo Ocidente. Temos muita resistência por tudo que é chinês, mas pouco sabemos sobre a China, inclusive sobre a liberdade de expressão. Está aí a relevante crítica através da literatura.
Verdade, acabou no final 2015 mas desde 2012/2013 a política já estava mais abrandada. Parece que agora são permitidos 2 filhos. O livro apresenta as agruras passadas nos 35 anos em que ela vigorou.
Perdi a oportunidade de comprar esse livro na bienal. Me lembro que estava bem barato. Maa li outros livros chineses esse ano mesmo, e gostei muito. São narrativas muito fortes. Do mesmo autor li Mudança, que eh autobiográfico, mas acredito que este (as rãs) deve ser muito melhor! bjus!
A revolução comunista de 1949 de Mao Tsé-tung, pouco ou quase nada tem a ver com o comunismo que a China pratica hoje, as relações políticas de poder subverteram-se completamente. Eu já havia lido o livro, gostei bastante da resenha. Não é um dos meus livros favoritos, mas sempre levo mais em consideração o ponto de vista de quem vive a história e escreve sobre ela, do que só quem se habilita a escrever sobre ela sem nunca tê-la vivido. Essa percepção crítica pra quem gosta de literatura como nós, deve existir sempre, até quando o tema é ideológico. Isto, é claro, não deve ser e nem prevalecer sobre qualquer critério de qualidade ou legitimidade literária, é bom frisar. Beijão, Isa! :*
Esse livro é sensacional mesmo! Coitados daqueles que condenaram Mo Yan alegando que o autor venceu o prêmio por fazer parte do Partido Comunista e não pelo conteúdo da estória. Fica uma sugestão: dá uma procuradinha nos livros da Xinran, acho que eles vão te interessar também. A literatura chinesa é excelente, pena que tenha tão pouco espaço no Ocidente.
Gustavo Rodrigues É meia noite e vinte e um e acabei de concluir a leitura. Queria pedir que, se possível, você me explicasse a peça de teatro ao fim do romance As Rãs. A Tia se suicidou? O que aconteceu a Chen Sobrancelha, a garota que se tornou mãe do filho de Wan Perna? Acredita que a Tia realmente se arrependeu de suas atrocidades?
Essa é uma situação extremamente delicada, quase um dilema. Imagino como estaria a China hoje se essas medidas não tivessem sido aplicadas, ao mesmo tempo condenando a falta de humanidade nelas.
Oi Isabela! Ótimo vídeo! Se você se interessou por obras escritas por chineses e sobre a China, acho que vc iria gostar de "Cisnes Selvages" e "As boas mulheres da China", ambos muito bons.
Eu não terminei de ver o vídeo porque comprei o livro e estou esperando chegar, mas li o primeiro romance do Mo Yan, "Red Sorghum" numa tradução pro inglês. Achei incrível o início do seu vídeo, pois concordei sobre o posicionamento político do autor não Interferir na obra de forma tendenciosa. Inclusive nesse romance que li ele termina justamente criticando a indiferença e apatia da população, mas sem cobrar um posicionamento por um lado específico apenas chamando a atenção para não ficarem apáticos. Gostei muito do romance e comprei esse "As Rãs" logo em seguida. Parabéns pelo seu canal, sem dúvida um dos melhores canais literários do Brasil. Quando eu terminar de ler, verei o vídeo todo. Sobre produtos culturais chineses, indico um diretor de cinema chamado Jia Zhang-Ke, figura cativa no festival de Cannes.
Você poderia resenhar o livro "Vida de menina" da Helena Morley. Além de ser leitura obrigatória da Fuvest é um livro sensacional. Adoraria ver uma resenha sua sobre esse livro.
Parece interessantíssimo. Não sabia dessas informações sobre as opiniões políticas do autor e toda essa polêmica. Mas não perdi meu interesse em ler o livro.
Descubertas, mais, e mais maravilhosas,obrigada pelo seu trabalho que nos permite assim de viajar confortavelmente... Como você não conheço a literatura Chinesa. Isa, se não me engano, o narador de Mo Yan, chama-se girino, porque o pais o qual ele faz a caricatura, há uma aparência de um pântano. Beijos
Como sugestão indico uma autora chinesa chamada "Xinran" que fez diversos livros relatos muito interessantes, em especial o livro "As boas mulheres da China", que faz uma compilação de relatos sobre mulheres chinesas e suas vidas no regime comunista, ótima leitura.
Esse sim é um bom canal de literatura! Sem aqueles Bookhaul chatos ou aquele monte de resenha superficial do tipo "achei chato, achei legal" de todos os livros YA que saem no mercado. Sobre esse vídeo, fiquei super instigada a ler As Rãs, afinal essa resenha foi ótima!
Também faço bookhaul mensalmente. É a forma de mostrar os livros que compro, e principalmente, os que as editoras e leitores me mandam. Tbm faço uma e outra TAG e vídeos mais amenos, pois os leitores querem sempre conhecer um pouco dos booktubers que acompanham. Só não abro mão de resenhar um livro por semana num vídeo mais profundo e de qualidade. Beijo!!
Oi Isa, não sei se você já resenhou ou já leu algum livro do Ariano Suassuna mas gostaria de sugerir isso a você. Dele só conheço o Auto da Compadecida mas gostaria de saber sua opinião a respeito de todos os livros dele, beijos.
Isa, tenho 18 anos e atualmente estou deixando de lado ações fúteis, como gastar meu dinheiro com coisas mundanas, por mim praticadas e dando espaço à leitura. Conheci seu canal a pouco e adquiri alguns clássicos por ti resenhados. Atualmente estou lendo o crime castigo mas ainda não obtive êxito na tentativa de sair da crise de existencialismo em que eu estou submetido. Quero fazer medicina porque é o que dá mais dinheiro mas não sei o que fazer da minha vida além disso. Que que eu faço? Ler mais é uma saída? (já quase cometi suicidio por não encontrar um espaço nesse mundo que por algum acaso estou encontrando com a leitura mas ainda assim não tá legal).
Seja bem vindo ao canal, Bruno. Obrigada por se sentir a vontade para se colocar de forma tão pessoal. Não sei se a leitura vai mostrar respostas para seus desencontros com a vida ou consiga que você ache seu lugar no mundo, no entanto posso afirmar que vai apresentar histórias de pessoas com as mesmas e outras angústias que as suas. Os grandes escritores clássicos e mesmo muitos contemporâneos sempre tratam das grandes questões existenciais do ser humano. Não sei como, mas os livros nos ajudam a viver a vida. Ao menos, nunca nos deixam sozinhos. Beijo!
Livro chines eu nunca li, mas adoro filmes chineses (já vi alguns e tenho muitos na minha lista pra assistir), acho melhor que filmes japoneses ou coreanos.
Nós aqui, países capitalistas, amamos abrir a boca pra falar da nossa liberdade e democracia mas a gente só vive em um outro tipo de prisão. Bela resenha
Eu colocaria de outra forma: onde há empresas maiores que governos, não há democracia. Lobistas ditam a política, no Brasil e em boa parte dos países (incluindo Estados Unidos).
Lo Lobistas não teriam nenhum poder não fossem os políticos - é o político que tem o poder de decisão de ser corrompido pelas empresas, são os políticos que têm o poder de fazer as leis que beneficiam empresários corruptores. Sem os políticos esses lobistas não têm a menor chance. E o político que está lá para atender a todos e não só os que trocam favores são os maiores responsáveis por esse esquema de lobby. Não entendo como pessoas como você acham que empresas grandes poderiam ter algum poder se não tiverem LEIS estatais que as beneficiam. Parece que a baixa compreensão que vocês têm sobre esse sistema chega ao ponto de acharem que empresas corruptas têm o poder de criar leis. Como se eles não são o poder legislativo?
Andreia Ele seria perfeito caso os empresários lobistas fizessem parte do poder legislativo. Não podem existir empresas maiores que governos se o próprio governo não as beneficiar com leis.
Boa noite! Encontrei seu VGLOG hoje sugerido pelo youtube acredito por eu ter feito pesquisa sobre livros. Gostaria de saber como funciona seu trabalho. Você é contratada por alguma empresa? Como conseguiu este emprego? Seu trabalho é fazer resenhas? Obrigada, Silvia
Não só li como fiz um curso com o autor, o Robert Mckee. o livro é bárbaro, sobre o estudo e criação de enredos cinematográficos. Ainda farei um resenha sobre ele. Beijo!!
Minha leitura atual, q escrita encantadora. Ele vai do trágico ao cômico no mesmo parágrafo, é de uma habilidade da escrita impressionante. Me encantou desde o primeiro instante. E q resenha linda!!! 👏👏👏
Lendo As Rãs, em abril de 2024!
Gostando muito!
🥰
Isa, só como fonte de atualização, hoje, na China, no mês de agosto de 2021, houve uma alteração na legislação do país autorizando os casais chineses a terem até 3 filhos a partir de agora.
O filho único ficou no passado agora...
AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...seu canal!!! 💖
✔✍...
Nunca esqueço uma reportagem que vi há muito tempo, no Globo Repórter acho, em que mostravam as famílias chinesas que, por quererem filhos homens, abandonavam as meninas em orfanatos, e esses orfanatos que por sua vez deixavam as meninas para morrer.
Me lembro vagamente de ler ou assistir sobre isso. Uma verdadeira selvageria.
Estou viciada nesse canal, pena que não te acompanhei antes. Seu trabalho é incrível, não pare nunca!❤
ouvi falar que aos poucos a política do filho único está caindo, pq falta gente pra cuidar dos idosos, mas a notícia que eu li é do ano passado, realmente é um fenômeno recente
A lei mudou em 2015. Agora são permitidos dois filhos. E, é verdade, tem muita gente com mais de 50 anos e menos abaixo dos 30. Quando se mexe com a ordem natural da vida sempre dá problemas.
Beijo!!
Muito boa resenha. Deu vontade de ler esse autor.
Até então, eu também desconhecia a literatura Chinesa. Obrigado pela dica inspiradora. Vou ler esse livro.😍
fascinante!
Agradeço a resenha. Vou procurar
Eu já li. Fiquei encantada!!
Isa adoro seus vídeos continue essa pessoa inteligente e linda que vc.e
Gostei muito!
Interessante Isabella!bj!
Eu o conhecia, pois ele ganhou o Nobel no ano em que Ariano Suassuna foi o representante brasileiro na disputa. Voce bem que poderia fazer um video sobre algum livro do Suassuna. Beijos. Excelente canal.
Adorável Suassuna. Um dia uma resenha de alguma obra dele aparecerá e abrilhantará meu humilde canal.
Adorei a resenha!!!!
Um escritor incrível mesmo. Uma leitura leve, com muita fluidez.
É como a Lygia Fagundes Telles disse "O autor pode estar corrompido, mas não corrompe o leitor". A vida de quem escreve, o posicionamento politico, não impede você de gostar do que ler, de tirar proveito do livro, ao contrário, faz você pensar e refletir sobre os seus próprios posicionamentos; conhecendo o outro lado de outras histórias
Amei esse livro!
nossa! essa resenha foi incrível! quero ler urgente!
1:11 o coronga
Estava procurando sobre literatura chinesa e me deparei com duas obras do Mo Yan, essa e "mudança". Decide pelas rãs, já que estava disponível para compra no kindle. Comecei a ler pela amostra grátis, estou gostando muito, está sendo super fluida a leitura, msm as vezes tendo dificuldade para me lembrar dos nomes dos personagens
Comecei a ler.
Acho que nunca vou me cansar de te dar "PARABÉNS!!". Obrigado por nos brindar com mais uma resenha.
Seus vídeos são muito bons!
Na realidade, a pronúncia da palavra rã (蛙) é a mesma que a de bebê (娃), diferenciando apenas no tom - primeiro e segundo tons, respectivamente.
Os chineses utilizam muito esse artifício em piadas, pois como a fonética chinesa é limitada, há uma variedade de caracteres homófonos, porém apenas a diferenciação de tons.
Recomendo os livros Irmão, também traduzido por Amilton Reis, o mesmo de As Rãs, e Viver. Ambos do mesmo autor, Yu Hua - traduzido por Márcia Schmaltz. Esses três livros foram traduzidos diretamente do chinês, o que não ocorria com freqüência anos atrás.
Viver foi adaptado para o cinema por Zhang Yimou, diretor de o Clã das Adagas Voadoras e Herói.
Obrigada pela indicação, Gilson.
Beijo!!
Parece que a China e os EUA são bem parecidos em muitos aspectos, quando o assunto é direitos humanos. Detalhe que não temos registros da China intervindo na política interna de outros países.
Eu acho esse último aspecto muito interessante. Em termos internos nem tem comparação os limites da liberdade dentro dos EUA e da China, mas no âmbito externo a lógica se inverte, né? Quem realmente adota melhor a postura liberal e de autodeterminação é o Partidão... irônico.
Sensacional! Fiquei com vontade de ler! Já li o livro "As Boas Mulheres da China", relatos de uma jornalista q fazia um programa de rádio e recebia cartas de diversas mulheres, cada história pra chorar, pensar, refletir... Essa leitura deve ser fenomenal tbm! Obrigada!
Vamos povoar o canal !
Vamos povoando aí, geeeennnnte!! kkkkkkk
Resenha maravilhosa ❤
Iago Monteiro Assim como todas nesse canal !
isa assino embaixo sua resenha rsrsrs. achei incrível essa leitura tb.
Esta resenha ficou maravilhosa.
Resenha incrível. Estou pegando o meu na estante agora pra ler! Obrigada, Isa!
Ainda não li "As rãs", embora já esteja na minha estatnte tem um tempo. Recomendo a leitura de "Mudança", do mesmo autor e que retrata um pouco da China em meados do século XX através de episódios e anedotas da vida de Mo Yan. Outro livro chinês que li recentemente foi o "Crônica de um vendedor de sangue", de Yu Hua, que também recomendo muito.
Amo as músicas que você coloca pra nos ambientar na história.. Resenha incrível, como sempre!
Sobre o final do vídeo, imaginem se os chineses decidissem não conter seu crescimento populacional a ponto de extravazar essas pessoas para uma expansão territorial e cultural sobre outros países, como fazem os países islâmicos hj.... Pense..!
Sem dúvida a explosão populacional seria um imenso problema político, alimentar, ambiental e social. No entanto, alterar a ordem natural dos nascimentos ( inclusive quanto ao sexo da criança, pois além de ser um único filho, culturalmente tinha que ser menino, havendo uma verdadeira matança de recém -nascidas), não deu certo. Segundo se lê por aí, a China vive hoje uma séria questão demográfica, pois a população acima de 50 anos é muitíssimo maior que a de crianças e jovens adultos. e a proporção homem/mulher da população abaixo de 35 anos é incoerente, havendo muito mais homens que mulheres.
Beijo!!
Sim sim, não é à toa que o livro critica esta medida. O que eu achei interessante foi a justificativa das autoridades para adotá-la. Bj Isa! Ótimos vídeos sempre :)
Fiquei com muita vontade de ler o livro. Isa, sempre coloca algumas frases do livro mas suas resenhas. O vídeo fica bem ilustrativo e mais interessante ainda.
Que resenha maravilhosa!
Que interessante! Nunca tinha ouvido falar e com seu vídeo fui buscar informações; vi que a Cosac Naify publicou 'A Mudança' do mesmo autor.
Não li nenhum livro chinês, mas adoro o cinema chinês. Pelo jeito parece que você não consumiu nada de lá antes desse livro. Então recomendo o diretor Zhang Yimou, principalmente os filmes Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Mais uma ótima resenha.
Resenha Maravilhosa, como sempre!
Só a Isa que tem esse poder de fazer você querer ler qualquer livro que ela resenha!
Já está na minha listinha de desejos Isa, agradeço a indicação!
Que resenha maravilhosa.
Mais um livro para a lista.
Parabéns, Isa.
Adorei a resenha. Não conhecia esse livro é tampouco o autor. Com certeza vou lê- lo em breve.
Conheço a literatura chinesa pelos livros: Adeus China, Cinderela Chinesa e Cisnes Selvagens. Todos falam do comunismo, de questões familiares, sendo o último praticamente autobiográfico.
tem a noiva fantasma da darkside tb e de uma autora chinesa...
você precisa ler XinRan: "As boas mulheres da China"
Amei a resenha, quando penso nos livros que tenho para ler, tempo tempo!
Não li ainda "As Rãs", mas outro livro chinês ótimo é "As boas mulheres da China", de Xinran. Conta a história da própria autora, que foi radialista na China durante a Revolução Cultural e, em seu programa, dava conselhos aos ouvintes. Com o tempo, começou a receber cartas de seus ouvintes, sobretudo mulheres, contando histórias de suas vidas. É uma leitura bem "pesada", no sentido de muitas histórias serem tristes ou revoltantes, já que tratam do machismo na China a partir de histórias reais. Recomendo a leitura! Adorei seu canal!
Já ouvi falar desse livro, Bruno. Ainda vou ler :)
Beijo!!
Linda resenha. Sabe se fizeram um filme a partir do livro?
Recomendo que leia Lisa See (Peonia in love / Flor de neve e o leque secreto) e Pearl s, Buck cujos livros sao incriveis. A estirpe do dragão e outros. A gente se comove com o sofrimento desse povo e sua riqueza cultural.
resenha maravilhosa fiquei com vontade de comprar o livro
Literatura Chinesa é um encanto, terra do Filosofo Confucio
Adorei a resenha, fiquei realmente muito curiosa para ler! Outro livro ótimo sobre a China é A Boa Terra, da Pearl S. Buck, que, apesar de ser americana, se criou na China (e ganhou tanto o Nobel quanto o Pulitzer na década de 30). É uma história liinda (e triste), sobre uma família e a relação deles com a terra... Um desses livros que nos faz enxergar tanto a vida privada das pessoas como a evolução da história do lugar.
(Ah, só uma pequena correção: a política do filho único terminou ano passado. Agora eles podem ter dois filhos.)
Parabéns pela resenha. Vou ler com certeza. Sobre esse tema, indico fortemente As boas mulheres da China da autora chinesa Xinran. É uma leitura fantástica.
Antes de 1949, a China era um dos países mais pobres do mundo, espoliado pelo Ocidente. Temos muita resistência por tudo que é chinês, mas pouco sabemos sobre a China, inclusive sobre a liberdade de expressão. Está aí a relevante crítica através da literatura.
As suas resenhas são as melhores que já vi . Da vontade de ler todos os livros rs
Se não me engano a politica do filho único acabou já faz mais de 1 ano.
Verdade, acabou no final 2015 mas desde 2012/2013 a política já estava mais abrandada. Parece que agora são permitidos 2 filhos. O livro apresenta as agruras passadas nos 35 anos em que ela vigorou.
foi a melhor resenha q vi até agora
gata vc tá cada vez melhor
dando like antes de ver o vídeo pq vc é incrível
Eu não conhecia esse livro, mas conheço o autor, dele li Mudança, no Amazon tem, é uma edição da finada cosac
Isa, leia Balzac e a costureirinha chinesa
Que vídeo incrível! Parabéns, Isa! Você consegue superar o que já é ótimo!
Nunca li nenhum livro chines ... esse será o primeiro.
Bela resenha...Você é ótima... Bjs.
Perdi a oportunidade de comprar esse livro na bienal. Me lembro que estava bem barato. Maa li outros livros chineses esse ano mesmo, e gostei muito. São narrativas muito fortes.
Do mesmo autor li Mudança, que eh autobiográfico, mas acredito que este (as rãs) deve ser muito melhor!
bjus!
concordo com a tia!
a cada video a lista cresce e o dinheiro diminui
Muito bom! Parabéns Isa 👏, e obrigado eu me lembrei de uma resenha sua no vestibular que fiz me ajudou em um argumento.
Resenha incrível como sempre. Gosto desses seus vídeos mais demorados ❤
A mãe do sogro do meu filho fazia arroz com fígados, moelas e corações.
Receita familiar.
Mmmhgm
Isa você já leu A abolição do homem, do C.S. Lewis? Ele é muito bom! Você poderia ler e resenhar ele :)
Lereeeii
Acho que ela não faz de algo cristão. Eu também gostaria muito mas...
Canal Leo L. Alves Ah sim !
Isa,observe que fica algo fazendo um ruído chato no microfone.
Bela resenha,fiquei curiosa para ler.
A revolução comunista de 1949 de Mao Tsé-tung, pouco ou quase nada tem a ver com o comunismo que a China pratica hoje, as relações políticas de poder subverteram-se completamente. Eu já havia lido o livro, gostei bastante da resenha. Não é um dos meus livros favoritos, mas sempre levo mais em consideração o ponto de vista de quem vive a história e escreve sobre ela, do que só quem se habilita a escrever sobre ela sem nunca tê-la vivido. Essa percepção crítica pra quem gosta de literatura como nós, deve existir sempre, até quando o tema é ideológico. Isto, é claro, não deve ser e nem prevalecer sobre qualquer critério de qualidade ou legitimidade literária, é bom frisar.
Beijão, Isa! :*
Esse livro é sensacional mesmo! Coitados daqueles que condenaram Mo Yan alegando que o autor venceu o prêmio por fazer parte do Partido Comunista e não pelo conteúdo da estória. Fica uma sugestão: dá uma procuradinha nos livros da Xinran, acho que eles vão te interessar também. A literatura chinesa é excelente, pena que tenha tão pouco espaço no Ocidente.
Gustavo Rodrigues
É meia noite e vinte e um e acabei de concluir a leitura. Queria pedir que, se possível, você me explicasse a peça de teatro ao fim do romance As Rãs. A Tia se suicidou? O que aconteceu a Chen Sobrancelha, a garota que se tornou mãe do filho de Wan Perna? Acredita que a Tia realmente se arrependeu de suas atrocidades?
sou seu fã ! parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz e nos oferece !
O livro é maravilhoso! Comprei por causa desse vídeo.
As melhores resenhas são as suas, Isa! Não canso de dizer. hahahaha. ❤️
Essa é uma situação extremamente delicada, quase um dilema. Imagino como estaria a China hoje se essas medidas não tivessem sido aplicadas, ao mesmo tempo condenando a falta de humanidade nelas.
Oi Isabela! Ótimo vídeo! Se você se interessou por obras escritas por chineses e sobre a China, acho que vc iria gostar de "Cisnes Selvages" e "As boas mulheres da China", ambos muito bons.
Eu não terminei de ver o vídeo porque comprei o livro e estou esperando chegar, mas li o primeiro romance do Mo Yan, "Red Sorghum" numa tradução pro inglês. Achei incrível o início do seu vídeo, pois concordei sobre o posicionamento político do autor não Interferir na obra de forma tendenciosa. Inclusive nesse romance que li ele termina justamente criticando a indiferença e apatia da população, mas sem cobrar um posicionamento por um lado específico apenas chamando a atenção para não ficarem apáticos. Gostei muito do romance e comprei esse "As Rãs" logo em seguida. Parabéns pelo seu canal, sem dúvida um dos melhores canais literários do Brasil. Quando eu terminar de ler, verei o vídeo todo. Sobre produtos culturais chineses, indico um diretor de cinema chamado Jia Zhang-Ke, figura cativa no festival de Cannes.
Você poderia resenhar o livro "Vida de menina" da Helena Morley. Além de ser leitura obrigatória da Fuvest é um livro sensacional. Adoraria ver uma resenha sua sobre esse livro.
Vou ler e resenhar em breve. Aguarde.
Beijo!!
Eu recomendo "A Montanha e o Rio" de "Da Chen".
Um romance muito envolvente, eu não li, eu devorei. Foi meu primeiro chinês rsrsrs
Ana Claudia Batista Chaves Amei esse livro
Isa, te indico um livro que virou um dos meus favoritos , o último bailarino de Mao , é muito emocionante,sensível e lindo , abraços
Tem um livro ótimo e biográfico chamado Adeus China, que conta a história de um dos maiores bailarinos do mundo. Virou filme depois. Vale a leitura! 😘
Parece interessantíssimo.
Não sabia dessas informações sobre as opiniões políticas do autor e toda essa polêmica.
Mas não perdi meu interesse em ler o livro.
Acabei de ler o livro Mudança desse escritor e gostei. Vc já leu?
Isa faça uma lista dos livros que você menos gostou de ler na vida! kkkkk
Descubertas, mais, e mais maravilhosas,obrigada pelo seu trabalho que nos permite assim de viajar confortavelmente...
Como você não conheço a literatura Chinesa.
Isa, se não me engano, o narador de Mo Yan, chama-se girino, porque o pais o qual ele faz a caricatura, há uma aparência de um pântano. Beijos
Se houvesse uma premiação chamada "Essenciais do UA-cam" eu certamente votaria nela! Excelente trabalho (como sempre)!
Parabéns Isa pela literatura Asiática !
Como sugestão indico uma autora chinesa chamada "Xinran" que fez diversos livros relatos muito interessantes, em especial o livro "As boas mulheres da China", que faz uma compilação de relatos sobre mulheres chinesas e suas vidas no regime comunista, ótima leitura.
Esse sim é um bom canal de literatura! Sem aqueles Bookhaul chatos ou aquele monte de resenha superficial do tipo "achei chato, achei legal" de todos os livros YA que saem no mercado. Sobre esse vídeo, fiquei super instigada a ler As Rãs, afinal essa resenha foi ótima!
Também faço bookhaul mensalmente. É a forma de mostrar os livros que compro, e principalmente, os que as editoras e leitores me mandam. Tbm faço uma e outra TAG e vídeos mais amenos, pois os leitores querem sempre conhecer um pouco dos booktubers que acompanham. Só não abro mão de resenhar um livro por semana num vídeo mais profundo e de qualidade.
Beijo!!
Oi Isa, não sei se você já resenhou ou já leu algum livro do Ariano Suassuna mas gostaria de sugerir isso a você. Dele só conheço o Auto da Compadecida mas gostaria de saber sua opinião a respeito de todos os livros dele, beijos.
Deixa os joinhas contar!!! 😢
Isa, tenho 18 anos e atualmente estou deixando de lado ações fúteis, como gastar meu dinheiro com coisas mundanas, por mim praticadas e dando espaço à leitura. Conheci seu canal a pouco e adquiri alguns clássicos por ti resenhados. Atualmente estou lendo o crime castigo mas ainda não obtive êxito na tentativa de sair da crise de existencialismo em que eu estou submetido. Quero fazer medicina porque é o que dá mais dinheiro mas não sei o que fazer da minha vida além disso. Que que eu faço? Ler mais é uma saída? (já quase cometi suicidio por não encontrar um espaço nesse mundo que por algum acaso estou encontrando com a leitura mas ainda assim não tá legal).
Seja bem vindo ao canal, Bruno. Obrigada por se sentir a vontade para se colocar de forma tão pessoal. Não sei se a leitura vai mostrar respostas para seus desencontros com a vida ou consiga que você ache seu lugar no mundo, no entanto posso afirmar que vai apresentar histórias de pessoas com as mesmas e outras angústias que as suas. Os grandes escritores clássicos e mesmo muitos contemporâneos sempre tratam das grandes questões existenciais do ser humano. Não sei como, mas os livros nos ajudam a viver a vida. Ao menos, nunca nos deixam sozinhos.
Beijo!
Livro chines eu nunca li, mas adoro filmes chineses (já vi alguns e tenho muitos na minha lista pra assistir), acho melhor que filmes japoneses ou coreanos.
kkkkk
Isa você já leu algum livro da Xinran? Recomendo, são muito bons para conhecermos como as mheres são tratadas na China.
Nós aqui, países capitalistas, amamos abrir a boca pra falar da nossa liberdade e democracia mas a gente só vive em um outro tipo de prisão. Bela resenha
Porque democracia não é beeem liberdade, né? Onde há governos grandes não há liberdade...
Eu colocaria de outra forma: onde há empresas maiores que governos, não há democracia. Lobistas ditam a política, no Brasil e em boa parte dos países (incluindo Estados Unidos).
Lo Perfeito esse seu comentário!
Lo Lobistas não teriam nenhum poder não fossem os políticos - é o político que tem o poder de decisão de ser corrompido pelas empresas, são os políticos que têm o poder de fazer as leis que beneficiam empresários corruptores. Sem os políticos esses lobistas não têm a menor chance. E o político que está lá para atender a todos e não só os que trocam favores são os maiores responsáveis por esse esquema de lobby. Não entendo como pessoas como você acham que empresas grandes poderiam ter algum poder se não tiverem LEIS estatais que as beneficiam. Parece que a baixa compreensão que vocês têm sobre esse sistema chega ao ponto de acharem que empresas corruptas têm o poder de criar leis. Como se eles não são o poder legislativo?
Andreia Ele seria perfeito caso os empresários lobistas fizessem parte do poder legislativo. Não podem existir empresas maiores que governos se o próprio governo não as beneficiar com leis.
Boa noite! Encontrei seu VGLOG hoje sugerido pelo youtube acredito por eu ter feito pesquisa sobre livros. Gostaria de saber como funciona seu trabalho. Você é contratada por alguma empresa? Como conseguiu este emprego? Seu trabalho é fazer resenhas? Obrigada, Silvia
Oi Isa, você já comprou ou não um livro que você julgou pela capa e se arrependeu por ter feito isso?
Isabella, vc já leu ou fez resenha daquele livro ali na sua estante, o Story? Ele sempre tá ali e me chama atenção kk
Não só li como fiz um curso com o autor, o Robert Mckee. o livro é bárbaro, sobre o estudo e criação de enredos cinematográficos. Ainda farei um resenha sobre ele.
Beijo!!