*Fui Aprendiz de Ferramentaria na BRASINCA (CAP BRASINCA - Centro de Aprendizagem Profissional Fundação BRASINCA). Foi o maior aprendizado profissional da minha carreira. Nenhuma das empresas que trabalhei posteriormente se compara ao nível dessa empresa. Tenho muitas saudades. Fez diferença na minha vida.*
Trabalhei na Brasinca - Unidade São Caetano do Sul, na época dos projetos da Mangalarga e Passo Fino, e estudava no CAP - Centro de Aprendizagem Profissional que era bancado por empresas como a General Motors. Saudades de Valdir Pedro Michelotto, Neuclair e tantos outros que me formaram.
Parabens pelo video tenho Orgulho de ter feito parte desta família e e Meu pai na unidade da fábrica 2 no Piraporinha de 1989 a 1997, produzindo a saveiro ,hoje faço parte da família Volkswagen mas não esqueço do meu passado em que parte do meu aprendizado foi na brasinca
Bela história ... Trabalhei na fábrica em São Caetano quando era jovem. Faltou falar da Siac, uma fábrica de máquinas de solda que eles tinham na década de 70. Parabéns pelo vídeo.
Trabalhei na Brasinca de 88 a 95, quando foi vendida para a Usiminas....talvez por ser uma empresa familiar, os proprietários sempre trataram os funcionários com respeito, até o final...algo raro de ser ver hoje em dia. Grande escola, saudades.
Lembrei do personagem da Escolinha do Professor Raimundo, Sandoval Quaresma, começou super bem, continuou muito bem e na hora de tirar um 10, peida em tudo e leva zero, assim , aconteceu com a Brasinca, uma pena uma empresa de qualidade ser descartada assim por grandes empresas internacionais, Scania, Volvo,VW e GM...Belo vídeo!
ela durou quase 50 anos, foi uma história de sucesso, mas é o que um governo liberal irresponsável é capaz de fazer com uma empresa tão bacana e que vinha super bem... os gringos agradeceram!
A única que esta resistindo atualmente é a Agrale lá no sul. Assim mesmo porque faz o Marruá para as FAs do Brasil. A linha de tratores tbm resiste com uns poucos modelos mas eu acho que ela poderia lançar um Jipe civil nos moldes do Marruá e não só a caminhonete, o seguimento Offroad no Brasil ia ser beneficiado com um Jipe Agrale e reviver os tempos da Engesa!
Verdade, a Agrale inovou muita coisa no setor, os bitrucks que vemos hoje foram desenvolvidos por ela pra o Fenemê, mas na época não fez sucesso, entre outras inovações, mas o brasileiro gosta mesmo é de pagar pau pra carro gringo, por isso o mercado brasileiro não cresce e aí pagamos IPI e juros abusivos na compra de carros de péssima qualidade.
Quantos caminhoes Agrale você vê nas ruas? O grande problema já começa nas pessoas que não apoiam a indústria nacional, preferem comprar de estrangeiro, do que ajudar as empresas de seu próprio país, cada carro, caminhão importado que se adquire é um pouco de emprego que se ceifa aqui no Brasil, e depois só sobra o choro, porque pra achar peça também não é fácil.
Trabalhei na Brasinca no período de 1995 a 1997 quando perdeu a produção das cabines da Scania e Volvo. Era uma ótima empresa para se trabalhar... Bons tempos 😥
Muito legal esse vídeo me fez recordar muita coisa, pois meu pai trabalhou na Brasinca durante 35 anos era um bom lugar para se trabalhar ainda me recordo que meu pai passou pela mudança da sede de SCS para Pouso Alegre em Minas Gerais
Obrigado por trazer essas belas matérias +QRA Volantão A Brasinca foi uma empresa muito importante para a história automobilística, pena que faliu, ao que parece as marcas grandes usaram essa empresa como degraus para ganhar espaço no Brasil e depois a abandonaram...
Muito bom o documentário,agora é torcer para que algumas empresas brasileiras possam voltar sem tantas Cargas Tributárias,em 2019(há um projeto para recuperar algumas marcas que nsrcaram e que poderiam ser viáveis hoje).
Que surpresa esse vídeo . Trabalhei de outubro de 1983 até setembro de 1985 . Gostei muito , o pessoal era maior gente boa . Sai com dor no coração . Para ir para GMB .
Meu Tio teve uma Brasinca Andaluz cinza escuro metalico era lindo e bem confortavel de extreme luxo mas mesmo assim sentia o motor a diesel com os ruidos bem reduzidos e suspensao era um pouco dura por ser de utilitario ,mas era muito top
de fato deveriam ter diversificado, e também não ficar só no uso de chapas de aço... investir mais na diversificação de materiais... talvez fabricar até itens pra outras cadeias industriais... mas a aposta deles era razoável, eles faziam carros estilo SUVs num país com forte demanda pra esse tipo de veículo... mas crises econômicas sucessivas foram derrubando eles, a queda foi bem rápida, eles estavam expandindo e em poucos anos quebraram. Governos ultra liberais são terríveis pra indústria.
Parabéns pelo vidio meu pai trabalho 25 anos começou na de São Caetano depois foi pra de Pouso Alegre e se aposentou na Delga de Diadema que contínuo com a produção da gabine do caminhão W
Indústrias como a Brasinca, Gurgel fizeram parte da história automobilística brasileira e foram engolidas pelas multi nacionais agora que estamos produzindo ótimos aviões querem vender a 80% da Embraer. Como sempre acabam com tudo que é nosso.
O problema foi que a Airbus se juntou com a Bombardier, e ficou gigantesca e poderosa.. A Embraer não tem outra saída que não seja se juntar com a Boeing. Pois a Bombardier/Airbus vão baixar os preços para aniquilar a Embraer...
Muito bom e forte documentário, não sei qual era a proposta da Brasinca, no auge de sua expansão, mas concordo que para se ter um exemplar naquela época, somente para pessoas ricas mesmo. Hoje eu possuo uma Brasinca ANDALUZ 1993, que não me custou menos do que R$59.000,00. Pois bem, preferi ter uma raça de pick up assim, do que as atuais marcas de hoje do mercado, com mera tecnologia de ponta que não levam a objetivo algum, pra começar, não suporta nem o combustível produzido nacionalmente no país, enfim hoje tenho 40 anos e vejo com a minha família e minha Brasinca o alcance dos nossos objetivos, também formação do meu caráter pois o carro indica sua personalidade. Meu sonho de criança!
Muito bom! Uma correção: a Saveiro era montada na Karmann-Ghia . Me pai trabalhava lá e visitei a fábrica várias vezes . Eles montaram também o XR-3 e Kadett GSI conversível, além das peruas Santana Quantum é muito mais. As ligações da VW e da KG eram históricas .
Bem bacana mesmo!! O Uirapuru foi testado a aerodinâmica no ITA de São José dos Campos SP, falo sobre a história dele num vídeo no meu canal. Confere lá: ua-cam.com/video/3bVaMS_-R3U/v-deo.html
O nome do carro 'gavião' dedicado à polícia rodoviária brasileira não poderia ser melhor. Um nome de predador para quem jamais serviu e protegeu é fantástico!!!
Fiz SENAI e fui admito indo trabalhar na unidade de SBC atrás da Motores Roll Royce.....vivi uma época áurea, mas só depois de anos consigo ver o estrago q o Sindicalismo e a falta de apoio do Governo fizeram ao Empresário BRASILEIRO e ao POVO.......TRISTE Q O POVO ACEITOU E PARTICIPOU DESSA SAGA ......HJ TEMOS O ABC PAULISTA SUCATEADO E SEM INDUSTRIAS COMPETITIVAS ..... FRUTO DE UM SINDICATO NOCIVO E DE IMPOSTOS ABSURDOS
Falta de visão a longo prazo e dependecia levaram a falência da Brasinca. Uma pena. Se tivessem produzido seus próprios veículos e investido em outras áreas de maior consumo como motos, motores e chassis mto provavelmente nunca teriam falido.
Será? Nossos governantes se vendem como putas as multinacionais estrangeiras! Dando-lhes incentivos e isenções fiscais para que sobressaiam sobre as industrias locais. Resumindo, a corrupção e burocracia são os maiores obstáculos da nossa industria.
@@DRWAUTOMOTIVOS, fim da Gurgel era porque o dono era uma mula teimosa e queria fazer as coisas do jeito dele, mesmo a contragosto dos engenheiros e investidores.
Poderia ter sobrevivido, mas sem dúvida com um parceiro internacional. Na época da abertura, os carros nacionais estavam muito defasados tecnologicamente. Exigiria investimento demais pra ficar competitivo.
Você gosta de histórias de carros!? Dá uma olhadinha no meu canal do UA-cam. Tem bastante conteúdo confere lá! ua-cam.com/channels/Wt9JO7E6NGMfjqu8r-ruGA.html
O Uirapuru parece com o Corvete ou vice versa. Ou foi pura coinsidencias rsrs muito bonitos por sinal. Brasil devia ter investido nessa marca imaginem o Uirapuru de hoje.
So me resta uma duvida , a unidade da BRASINCA em SBC , nao doi citada , pois que eu me lembro a mesma localizava -se no bairro Planalto ao lado da Via Anchieta , e proximo da ja fechada tambem , ROLS ROYCE , ou eu estou enganado .
Começou na linha Scania mostrando o LK, sendo que os primeiros caminhões Scania com cabine brasinca foram os Scania ( jacarés ) quando ainda a fábrica da Scania era na rua Vemag ( Ipiranga) sp.
@@DRWAUTOMOTIVOS concordo com você , antigamente o homem tinha vergonha na cara quando faziam carros , hoje até os caminhões parece que estão sendo feitos é de lata de óleo más é Brasil né? tudo pode eu heiiin
Hahahah compra entao um carro daquela época e faz um crash test. Vai ver que coisa ótima aquela chapa grossa! Você nem sabe o que é um bom material, as exigências que precisa suportar. Só acha que quanto mais pesado melhor. Daí depois reclama do consumo kkkkk
Mais uma incrível história da decadente indústria automobilística brasileira. Tanto potencial que, como sempre, sucumbi aos melindres de capital estrangeiro. Eu amo meus pais, ainda mais por sua história, entretanto não só o governo, como a própria população não dão seguimento em nada. Preferem a acomodada importação de bens de consumo e a exportação de nossas reservas naturais. Trágico pensamento que acerca a "síndrome de vira-lata". Parabéns pelo excelente vídeo.
VI MUITAS DESSAS MEGAS CAMIONHONETES POR AÍ, BRASINCA, DESERTER. UMAS CARENAGENS DO CACETE, LINDAS MESMO. EU PENSAVA TUDO MENOS QUE FOSSE UMA EMPRESA DE CARENAGENS E ENVENENAMENTO DE MOTORES. LINDAS DEMAIS.
Nessa época os carros eram muito caros. A maior parte da população não tinha condições de adquirir veículos nos moldes que ela produzia. Também não havia demanda na indústria para aquisição desses veículos. Era um nicho muito específico. Outro ponto não abordado é que existiam leis na época do Regime Militar que regulavam a importação desses veículos, com isso essas empresas eram obrigadas a usarem produtos produzidos no Brasil para facilitar a entrada e reduzir custos. Quando teve a abertura comercial nos anos 90, viram que compensava mais produzirem as próprias cabines, já que a Brasinca não tinha mais preço competitivo. Também houve uma revolução no mercado automotivo, com o crescimento do consumo dos SUV, assim os modelos já passaram a serem produzidos de fábrica, barateando mais ainda o processo.
Não evoluíram e ficaram pra trás, com a abertura da importação começou a chegar carros mais modernos, mais econômicos, mais bonitos, mais seguros, mais, mais, mais... Então, esses caixotes ninguém queria comprar, sem falar que eram caríssimos, mais caros que casa... mas. Bacana demais a história!
É vdd q naquela época o governo não ajudava nada e o povo não dava valor em produtos nacional mas ta na cara pelo belo vídeo reportagem q foi falta de administração olha qtos bons contratos so com multi internacional acho que o sonho deles sempre foi ser visto não ficar no anonimato
4 роки тому+1
ela parou de evoluir, e a chegada de grandes marcas com alta capacidade tecnológica e de investimento, decretou seu fim.
É muito triste ver quantas importantes empresas brasileiras faliram nos últimos 20 ou 30 anos .
É realmente revoltante .
*Fui Aprendiz de Ferramentaria na BRASINCA (CAP BRASINCA - Centro de Aprendizagem Profissional Fundação BRASINCA). Foi o maior aprendizado profissional da minha carreira. Nenhuma das empresas que trabalhei posteriormente se compara ao nível dessa empresa. Tenho muitas saudades. Fez diferença na minha vida.*
Lá no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tinha duas a10 Brasinca. Uma delas cor bronze aparece no vídeo
Brasinca Uirapuru é uma lenda e muito cobiçado. Um legítimo esportivo nacional.
verdade, e muito raro
A Brasinca construiu sonhos que ainda hoje não saíram de moda!
Trabalhei na Brasinca - Unidade São Caetano do Sul, na época dos projetos da Mangalarga e Passo Fino, e estudava no CAP - Centro de Aprendizagem Profissional que era bancado por empresas como a General Motors. Saudades de Valdir Pedro Michelotto, Neuclair e tantos outros que me formaram.
Eu também trabalhei nessa empresa, eu era da cozinha.
Fiz parte dessa história, trabalhei 11 anos na Brasinca....
Bacana, obrigado por comentar
Parabens pelo video tenho Orgulho de ter feito parte desta família e e Meu pai na unidade da fábrica 2 no Piraporinha de 1989 a 1997, produzindo a saveiro ,hoje faço parte da família Volkswagen mas não esqueço do meu passado em que parte do meu aprendizado foi na brasinca
Bela história ... Trabalhei na fábrica em São Caetano quando era jovem. Faltou falar da Siac, uma fábrica de máquinas de solda que eles tinham na década de 70. Parabéns pelo vídeo.
Eu também, eu era da cozinha.
Não sabia que a Brasinca tinha feito tanta coisa, muito legal, obrigado pelas informações
Não sabia que a Brasília foi a maior do ramo
A melhor empresa que já trabalhei...unidade São Caetano
Trabalhei na Brasinca de 88 a 95, quando foi vendida para a Usiminas....talvez por ser uma empresa familiar, os proprietários sempre trataram os funcionários com respeito, até o final...algo raro de ser ver hoje em dia. Grande escola, saudades.
Obrigado pelo cometário
Aí trabalhei por 12 anos, aqui o Alemão dá manutenção (ferramentaria na Liviero)
Lembrei do personagem da Escolinha do Professor Raimundo, Sandoval Quaresma, começou super bem, continuou muito bem e na hora de tirar um 10, peida em tudo e leva zero, assim , aconteceu com a Brasinca, uma pena uma empresa de qualidade ser descartada assim por grandes empresas internacionais, Scania, Volvo,VW e GM...Belo vídeo!
ela durou quase 50 anos, foi uma história de sucesso, mas é o que um governo liberal irresponsável é capaz de fazer com uma empresa tão bacana e que vinha super bem... os gringos agradeceram!
Moro aqui em São Bernardo e é maravilhoso assistir à um grande documentário como esse.!!!!!
A única que esta resistindo atualmente é a Agrale lá no sul. Assim mesmo porque faz o Marruá para as FAs do Brasil. A linha de tratores tbm resiste com uns poucos modelos mas eu acho que ela poderia lançar um Jipe civil nos moldes do Marruá e não só a caminhonete, o seguimento Offroad no Brasil ia ser beneficiado com um Jipe Agrale e reviver os tempos da Engesa!
O Marruá é absurdamente caro, tudo bem que o veículo é feito no padrão militar mas cobrar 200 mil reais nele é ridículo.
Verdade, a Agrale inovou muita coisa no setor, os bitrucks que vemos hoje foram desenvolvidos por ela pra o Fenemê, mas na época não fez sucesso, entre outras inovações, mas o brasileiro gosta mesmo é de pagar pau pra carro gringo, por isso o mercado brasileiro não cresce e aí pagamos IPI e juros abusivos na compra de carros de péssima qualidade.
A Agrale Já Esta Se Quase Se Acabando, o Brasil Nunca Tera Uma Grande industria Mobilistica.
O ideal seria a Agrale fabrica seus próprios motores e deixar de depende das multinacionais aí seria um grande avanço
Quantos caminhoes Agrale você vê nas ruas? O grande problema já começa nas pessoas que não apoiam a indústria nacional, preferem comprar de estrangeiro, do que ajudar as empresas de seu próprio país, cada carro, caminhão importado que se adquire é um pouco de emprego que se ceifa aqui no Brasil, e depois só sobra o choro, porque pra achar peça também não é fácil.
Trabalhei na Brasinca no período de 1995 a 1997 quando perdeu a produção das cabines da Scania e Volvo. Era uma ótima empresa para se trabalhar... Bons tempos 😥
obrigado pelo comentário
Você conheceu o pinga fogo? soldador da Brasinca.
Muito legal esse vídeo me fez recordar muita coisa, pois meu pai trabalhou na Brasinca durante 35 anos era um bom lugar para se trabalhar ainda me recordo que meu pai passou pela mudança da sede de SCS para Pouso Alegre em Minas Gerais
Obrigado por trazer essas belas matérias +QRA Volantão
A Brasinca foi uma empresa muito importante para a história automobilística, pena que faliu, ao que parece as marcas grandes usaram essa empresa como degraus para ganhar espaço no Brasil e depois a abandonaram...
Pra quem gosta da história automotiva nacional, vídeo excelente!!
Muito legal, um orgulho nacional.
Muito bom documentário.
Muito bom o documentário,agora é torcer para que algumas empresas brasileiras possam voltar sem tantas Cargas Tributárias,em 2019(há um projeto para recuperar algumas marcas que nsrcaram e que poderiam ser viáveis hoje).
Meu sogro trabalho por muitos anos na Brasinca são Bernado do campo e em Caetano do sul. ele era conhecido por PINGA FOGO.
Eu trabalhei também até 1995
Que matéria sensacional!! Parabéns sou de 83 e cheguei a ver alguns desses exemplares
Parabéns pelo vídeo. Me fez lembrar dessa época. Em casa tivemos uma Andaluz. Hoje é raro encontrar essas relíquias em perfeito estado.
Que surpresa esse vídeo .
Trabalhei de outubro de 1983 até setembro de 1985 .
Gostei muito , o pessoal era maior gente boa . Sai com dor no coração . Para ir para GMB .
MAIS UMA BELA HISTÓRIA.
História para ser preservada na memória do no nosso país para o conhecimento de todas as gerações brasileiras.
Que matéria!!! Rapaz quanta história! Parabéns
Meu Tio teve uma Brasinca Andaluz cinza escuro metalico era lindo e bem confortavel de extreme luxo mas mesmo assim sentia o motor a diesel com os ruidos bem reduzidos e suspensao era um pouco dura por ser de utilitario ,mas era muito top
se tivesse continuado a fábrica carroceria de ônibus que nem a Marcopolo busscar caio comil neubus...estaria viva até hoje a brasinca
de fato deveriam ter diversificado, e também não ficar só no uso de chapas de aço... investir mais na diversificação de materiais... talvez fabricar até itens pra outras cadeias industriais... mas a aposta deles era razoável, eles faziam carros estilo SUVs num país com forte demanda pra esse tipo de veículo... mas crises econômicas sucessivas foram derrubando eles, a queda foi bem rápida, eles estavam expandindo e em poucos anos quebraram. Governos ultra liberais são terríveis pra indústria.
Verdade
O Brasil nunca mais foi o mesmo depois do governo de 1990! Foi só empresa falindo e o povo junto.
A culpa disso é a total abertura das exportações. Nada contra, mas isso desvaloriza o produto nacional.
@@stelles governos ultra liberal são terríveis??? Eua,China,Singapura,Japão e diversos outros são exemplos bem sucedidos
Parabéns pelo vidio meu pai trabalho 25 anos começou na de São Caetano depois foi pra de Pouso Alegre e se aposentou na Delga de Diadema que contínuo com a produção da gabine do caminhão W
Que estoria!belo documentario!muito emocionante!
Indústrias como a Brasinca, Gurgel fizeram parte da história automobilística brasileira e foram engolidas pelas multi nacionais agora que estamos produzindo ótimos aviões querem vender a 80% da Embraer. Como sempre acabam com tudo que é nosso.
O problema foi que a Airbus se juntou com a Bombardier, e ficou gigantesca e poderosa.. A Embraer não tem outra saída que não seja se juntar com a Boeing. Pois a Bombardier/Airbus vão baixar os preços para aniquilar a Embraer...
Chola mais pt,chola mais que ta pouco ainda.
Recomendo o canal Hoje no Mundo Militar , onde aborda esse assunto que você mencionou .
@Reinaldo Mueller Sim realmente havia me esquecido dela......ótimos blindados e veículos leves.
@@homemdosaco315 PT é a maior oposição do pais imbecil.
Muito bom e forte documentário, não sei qual era a proposta da Brasinca, no auge de sua expansão, mas concordo que para se ter um exemplar naquela época, somente para pessoas ricas mesmo. Hoje eu possuo uma Brasinca ANDALUZ 1993, que não me custou menos do que R$59.000,00. Pois bem, preferi ter uma raça de pick up assim, do que as atuais marcas de hoje do mercado, com mera tecnologia de ponta que não levam a objetivo algum, pra começar, não suporta nem o combustível produzido nacionalmente no país, enfim hoje tenho 40 anos e vejo com a minha família e minha Brasinca o alcance dos nossos objetivos, também formação do meu caráter pois o carro indica sua personalidade. Meu sonho de criança!
Obrigado pelo comentário,
Ótimo video
Muito bom! Uma correção: a Saveiro era montada na Karmann-Ghia . Me pai trabalhava lá e visitei a fábrica várias vezes . Eles montaram também o XR-3 e Kadett GSI conversível, além das peruas Santana Quantum é muito mais. As ligações da VW e da KG eram históricas .
A Brasinca fez história, pena que já acabou. parabéns pelo documentário!
tks
Bela história com um triste final. 😢
Umas reliquias,parabens....
Resumindo...as grandes montadoras usaram a brasinca até não precisarem mais dela e depois descartaram..
Produtos de qualidade
Era carros para RICOS...pobres apenas admiravam...daí quando chegou os IMPORTADOS...
Podiam ter continuado, fabricando autopeças.
Muito legal este trabalho..
👏👏👏👏👏
Infelizmente se foi uma grande fábrica brasileira como várias que tiveram esses finais muito tristes infelizmente
Nossa essa brasinca me surpreendeu brasileiro e bom de serviço hoje só carro de garrafa pet reciclado.
Anos 90 foi a quebradeira das marcas nacionais
Excelente Matéria
A abertura com "Freebird" já valeu o like...
Faça por favor videos de montadoras que conheci na minha infancia : SR e ENGERAUTO, que faziam adaptações em carros famosos .
Parabens pelo documentario muito completo
Muito interessante este vídeo, eu não sabia da ligação da brasinca com o uirapuru, o esportivo que usava um motor de caminhão.
Bem bacana mesmo!! O Uirapuru foi testado a aerodinâmica no ITA de São José dos Campos SP, falo sobre a história dele num vídeo no meu canal. Confere lá:
ua-cam.com/video/3bVaMS_-R3U/v-deo.html
Ótimo vídeo, parabéns ótimo trabalho.
Excelente vídeo!
Otimo video
Muito bom o vedeo
Kkkkkkkkkk, vedeo foi boa que, burro eu....
tks
Muito show mesmo .
Muito bom 👍! 🇧🇷.
que saudades dessa empresa que trabalhei em São Caetano.
quando eu estou na rua e vejo passar uma land rover lembro-me da brasinca passo fino, é o mesmo conseito.
Esse Brasil já foi muito melhor que é hoje .
Um caminhão que fez muito sucesso foi feneme carregado de cana felizmente para trabalhar e fermento para ficar na garagem elemento dos anos 1967
👍👍 obrigado por comentar
Meu pai trabalhou na BVE eu andei nessa passo fino prata protótipo quando estava em fase de testes
Muito bocana toda essa história,gosto muito dessas caminhonetes
Parabens pelo video muito bom
O nome do carro 'gavião' dedicado à polícia rodoviária brasileira não poderia ser melhor. Um nome de predador para quem jamais serviu e protegeu é fantástico!!!
Cada baixada era um pinto que levava
Muito bom este canal
interessante demais, muito bom
Ótimo vídeo.
Excelente matéria!!
muito obrigado!
Faz um vídeo falando da CBT(Companhia Brasileira de Tratores). Abraços.
Fiz SENAI e fui admito indo trabalhar na unidade de SBC atrás da Motores Roll Royce.....vivi uma época áurea, mas só depois de anos consigo ver o estrago q o Sindicalismo e a falta de apoio do Governo fizeram ao Empresário BRASILEIRO e ao POVO.......TRISTE Q O POVO ACEITOU E PARTICIPOU DESSA SAGA ......HJ TEMOS O ABC PAULISTA SUCATEADO E SEM INDUSTRIAS COMPETITIVAS .....
FRUTO DE UM SINDICATO NOCIVO E DE IMPOSTOS ABSURDOS
Volta brasinca
Muito legal em
Verdade. Esse apelido se originou nos modelos antigos, que pulavam muito
Q história!
ali no 12,5 da V.ANCHIETA tinha uma seede dela!!
ótimo vídeo!
Obrigado!
Obrigado!
Falta de visão a longo prazo e dependecia levaram a falência da Brasinca. Uma pena. Se tivessem produzido seus próprios veículos e investido em outras áreas de maior consumo como motos, motores e chassis mto provavelmente nunca teriam falido.
Será? Nossos governantes se vendem como putas as multinacionais estrangeiras!
Dando-lhes incentivos e isenções fiscais para que sobressaiam sobre as industrias locais.
Resumindo, a corrupção e burocracia são os maiores obstáculos da nossa industria.
@@rodrigoadriano4525 Bem a realidade do Brasil. Lembro da história do Gurgel, teve o mesmo fim...
@@DRWAUTOMOTIVOS, fim da Gurgel era porque o dono era uma mula teimosa e queria fazer as coisas do jeito dele, mesmo a contragosto dos engenheiros e investidores.
A Volkswagen detesta a ideia. De uma montadora nacional
Poderia ter sobrevivido, mas sem dúvida com um parceiro internacional. Na época da abertura, os carros nacionais estavam muito defasados tecnologicamente. Exigiria investimento demais pra ficar competitivo.
Não fazia ideia que a Brasinca tinha feito a carroceria da Saveiro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! show !!!!!!!!!!!!!!!!
Pena que acabou ...
Video muito bem.feito
Parabéns
likaço ótimo vídeo 👋👋
Você gosta de histórias de carros!? Dá uma olhadinha no meu canal do UA-cam. Tem bastante conteúdo confere lá!
ua-cam.com/channels/Wt9JO7E6NGMfjqu8r-ruGA.html
Pela qualidade de estampa poderia fazer peças de reposição..
Última vez que ouvi falar dá brasinca a fabrica estava instalada no pólo industrial dê pouso Alegre MG... Será que ainda existe.
Moro em Pouso Alegre Antonio infelizmente não existe mais!
Existe com outro nome , virou usipartes e agora é flamma só fábrica cabine de caminhões
Preste atenção ao documentário, que fala sobre Pouso Alegre !
Show
obrigado
O Uirapuru parece com o Corvete ou vice versa. Ou foi pura coinsidencias rsrs muito bonitos por sinal. Brasil devia ter investido nessa marca imaginem o Uirapuru de hoje.
So me resta uma duvida , a unidade da BRASINCA em SBC , nao doi citada , pois que eu me lembro a mesma localizava -se no bairro Planalto ao lado da Via Anchieta , e proximo da ja fechada tambem , ROLS ROYCE , ou eu estou enganado .
Verdade era próximo aba Livieiro
Começou na linha Scania mostrando o LK, sendo que os primeiros caminhões Scania com cabine brasinca foram os Scania ( jacarés ) quando ainda a fábrica da Scania era na rua Vemag ( Ipiranga) sp.
👍😁👍
Isto sim! Eram carrocerias de bom material!
E não estas latas finas de hoje. Encostou afunda a lata.
Fato! Carros cada vez mais frágeis em nome da economia... Daqui a pouco vc espirra e voa uma porta....
@@DRWAUTOMOTIVOS concordo com você , antigamente o homem tinha vergonha na cara quando faziam carros , hoje até os caminhões parece que estão sendo feitos é de lata de óleo más é Brasil né? tudo pode eu heiiin
@@pauloalcantaras3741 bem isso mesmo. Dá uma olhadinha no meu canal do UA-cam, tem bastante conteúdo de clássicos, confere lá! Abraço.
Hahahah compra entao um carro daquela época e faz um crash test. Vai ver que coisa ótima aquela chapa grossa! Você nem sabe o que é um bom material, as exigências que precisa suportar. Só acha que quanto mais pesado melhor. Daí depois reclama do consumo kkkkk
@@leonardoulian764 bom material ?? Carros com estrutura fraca que vira em nada numa colisao
Legal o vídeo ✌
OUÇA ESSA MÚSICA NO UA-cam....
NOITES CLARAS - NAÇÃO NESTA
NOITES CLARAS - NAÇÃO NESTA
NÃO É POSSÍVEL DEIXAR MORRER UMA MARCA COMO ESSA! BRASIL É UMA PIADA!
Os sócios meteram a mão, tive um professor que contava essa história na sala de aula.
Tudo tem esquema por trás!
Pois é!!!, Tudo culpa da política brasileira!!!!, Deixar sonhos como esses morrer!!!
Isso tem mao de empresas multinacionais e políticos desonestos
@@andrecasas1 com certeza!!!!,se não fosse isso, estariamos fabricando motores!!!
essa fez história
Mais uma incrível história da decadente indústria automobilística brasileira. Tanto potencial que, como sempre, sucumbi aos melindres de capital estrangeiro. Eu amo meus pais, ainda mais por sua história, entretanto não só o governo, como a própria população não dão seguimento em nada. Preferem a acomodada importação de bens de consumo e a exportação de nossas reservas naturais. Trágico pensamento que acerca a "síndrome de vira-lata".
Parabéns pelo excelente vídeo.
Os que mais batem no peito se declarando patriota são os que mais entregam esses país ao capital internacional.
VI MUITAS DESSAS MEGAS CAMIONHONETES POR AÍ, BRASINCA, DESERTER. UMAS CARENAGENS DO CACETE, LINDAS MESMO. EU PENSAVA TUDO MENOS QUE FOSSE UMA EMPRESA DE CARENAGENS E ENVENENAMENTO DE MOTORES. LINDAS DEMAIS.
Nessa época os carros eram muito caros. A maior parte da população não tinha condições de adquirir veículos nos moldes que ela produzia. Também não havia demanda na indústria para aquisição desses veículos. Era um nicho muito específico. Outro ponto não abordado é que existiam leis na época do Regime Militar que regulavam a importação desses veículos, com isso essas empresas eram obrigadas a usarem produtos produzidos no Brasil para facilitar a entrada e reduzir custos. Quando teve a abertura comercial nos anos 90, viram que compensava mais produzirem as próprias cabines, já que a Brasinca não tinha mais preço competitivo. Também houve uma revolução no mercado automotivo, com o crescimento do consumo dos SUV, assim os modelos já passaram a serem produzidos de fábrica, barateando mais ainda o processo.
Não evoluíram e ficaram pra trás, com a abertura da importação começou a chegar carros mais modernos, mais econômicos, mais bonitos, mais seguros, mais, mais, mais... Então, esses caixotes ninguém queria comprar, sem falar que eram caríssimos, mais caros que casa... mas. Bacana demais a história!
Aqui jaz mais uma empresa Brasileira
É vdd q naquela época o governo não ajudava nada e o povo não dava valor em produtos nacional mas ta na cara pelo belo vídeo reportagem q foi falta de administração olha qtos bons contratos so com multi internacional acho que o sonho deles sempre foi ser visto não ficar no anonimato
ela parou de evoluir, e a chegada de grandes marcas com alta capacidade tecnológica e de investimento, decretou seu fim.