Há 3 anos e pouco adquiri um Palio fire e na época troquei todos os filtros. Nessas últimas 3 semanas ele estava falhando e sem potência e com o motor dando solavancos. Marquei até com o mecânico para trocar velas, fazer limpeza de bico e trocar o sensor de rotação. Nesse meio tempo decidi trocar o filtro de ar e por incrível pareça o carro ficou outro os problemas desapareceram. O motor voltou ao ponto
Olá Ari, seja bem-vindo! A condição do filtro era extrema a obstrução por sujeira e ou deformação do filtro estava restringindo todo o ar, nessa situação o motor vai falhar muito. Legal que conseguiu resolver o problema. Abraço!
Tenho um fiat tipo, estava com um filtro bem sujo, tirei e andei sem ele. Depois coloquei de novo e fui rodar.... realmente deu muita diferença...o carro não tinha dificuldade pra pegar, e nem ameaçava morrer ou coisa parecida...mas em altas rotações e quando chegava nos 50/60 km, ele dava umas engasgadas e não desempenhava bem
Ola Elisangela, seja bem-vinda! E isso aí, o filtro tem uso escalonado, quanto mais alta a rotação, mais volume de ar passa por ele, o teste do vídeo é para mostrar que na condição básica de arranque e lenta o filtro é super dimencionado, já para uso intenso a coisa é bem diferente. Valeu pela postagem. Abraço!
Não adianta colocar algo somente por cima do filtro. O filtro precisa estar saturado para percebemos as diferenças. Do jeito que foi feito, o ar entar pelas laterais e também logo abaixo do que foi colocado para "tampar a entrada de ar".
Olá Marlon, seja bem-vindo! A ideia do vídeo não é bloquear o ar, ou seja, estrangular sua passagem, é para mostrar porque a área do filtro é muito maior do que a área do duto por onde o ar é sugado, dessa forma, a simulação reduz em 80% essa área, obrigando o ar passar somente por 20% dela, seria a grosso modo como se o restante do filtro não existisse, mas se notar, 20% da área ainda é maior do que a área do duto por onde há a sucção, o que significa que o motor não é afetado pela redução da área até esse limite, assim, dá para entender o porque o filtro é muito maior do que a área de ar que realmente o motor precisa, e dessa forma dá para dizer que filtro sujo só seria problema se essa área comprometesse o volume de ar do duto e não o volume de ar que pode passar pelo filtro. E como teoria final, quanto maior a area do filtro, mais tempo leva para entupir, mais ar filtrado será entregue ao motor e menos provável de ele se deformar não importando quanto tempo seja usado. Valeu pela postagem, participe sempre. Abraço!
Bota um pano ai deixa pouca passagem de ar no tubo ver se vai ficar normal. Vc bota uma coisa em cima na obstruiu nada. Ele vai puxar do msm jeito. O ar busca refujos.
Olá Antonio, seja bem-vindo! Este teste de simulação não é para trancar o duto de ar como você entendeu, mas simular uma diminuição na área de filtragem do filtro, simulando o que ocorre com ele parcialmente obstruído por poeira, deformação ou quaisquer outras situações, nesse sentido não é para tapar literalmente a entrada de ar e sim mostrar que mesmo que se obstrua por sujeira, devido a grande área do filtro, o motor vai continuar funcionando. Se fosse obstruir o duto como por exemplo, tampando uma narina, o motor teria dificuldade de funcionar, como temos dificuldade de respirar só por uma narina, neste caso é para entender também porque os filtros tem esse tamanho e não o diametro do duto de ar, e caso ele continue com essa área menor, todo o ar direcionado para ali vai fazê-lo entupir muito mais rápido do que a passagem por toda a superficie dele. Espero ter ajudado no entendimento, ok. Abraço!
Olá Edmundo, seja bem-vindo! O ensaio deste vídeo se refere somente ao filtro e sua área de filtragem, sua superficie, não se refere à secção do duto de ar que liga o filtro ao coletor de admissão, portanto, a simulação faz referência ao que seria uma obstrução do filtro por poeira, diminuindo assim sua área de filtragem e impedindo a passagem livre de ar, caso fosse feito o mesmo procedimento no duto de ar, o motor iria falhar, pois, foi simulado 85% de diminuição da área útil do filtro. Valeu pela postagem, abraço!
Deixa te perguntar, fomos trocar o filtro e o rapaz esqueceu um pano dentro do filtro, uma quadra o carro ascendeu a luz de injeção e a rotação ficou maluca, morreu e não pegou mais. Voltei lá, O rapaz achou o pano tirou e agora a luz da injeção está acesa e o carro está falhando, pode ter relação? Fiz uma limpeza de bicos e troca de bubina pouco mais de um mês… estava tudo ok antes desse ocorrido
Olá Alana, seja bem-vinda! A luz da injeção acende por vários motivos, o mais comum é sonda lambda, vela ou bobina, map, mais ou menos nessa ordem. Ao entupir o fluxo de ar caiu e o MAP acusa baixa pressão e pode acender a luz da injeção, após o conserto se a avaria fosse somente ali a lâmpada deveria apagar, mas é possível que outro sensor esteja falhando ou albuma vela com defeito, verifique a sonda lambda, as velas e se houver, o atuador da marcha lenta, cheque ele para ver se não há sujeira de pano ou defeito na peça, por fim, dependendo da quilometragem uma regulagem de válvulas seria fundamental, ok. Abraço!
1:45 Não. Ele não ficou nem 5% entupido com essa sua "simulação" Entenda como funciona o filtro de ar, óleo antes de tomar conclusões sem ter o básico de conhecimento sobre o assunto.
Olá Alisson, seja bem-vindo. Acho que você está confundindo área de filtragem com area de entrada de ar, a membrana do filtro neste caso é acho, mais de 20 vezes maior do que a área de entrada de ar, essa peça em cima do filtro reduziu a área de entrada de ar em +-85% da superficie por onde passa o ar o que reduz o volume de ar na admissão, não reduzi área de filtragem, reduzi área de passagem de ar que chega ao filtro. Pela tua analise se eu fechar a entrada de ar sem obstruir o filtro o ar vai continuar circulando pelo filtro, caso isso seja verdadeiro se eu tampar minhas duas narinas continuarei respirando. Eu conserto máquinas onde se usa filtros de toda espécie há 40 anos, só para você e os amigos do canal saberem. Obs: eu poderia ter fechado o duto de ar para a simulação, mas ele visualmente não dá para filmar e entender a ideia de redução de ar com a mesma clareza, ok. Abraço!
Olá Robert, seja bem-vindo! Pode, vai depender do nível de obstrução, para compensar pouco ar vais precisar usar mais o acelerador, assim vai aumentar o consumo. Filtro muito sujo deve ser trocado, independente do tempo de uso, ok. abraço!
Olá Oprotestante, seja bem-vindo! Quando um motor não tem força para subir é sinal que há falha de cilindro, o motor funciona com 3 cilindros e com um deles isolado ou falhando, tem-se a impressão que o motor está bom, mas ele perde força e não responde direito ao acelerador. Assim, precisa verificar por primeiro, velas, bobina, cabos e houver e por fim bicos. Ao remover as velas, caso uma delas esteja molhada ou muito acumulo de sujeira e óleo, então há algo de errado nesse cilindro, você pode, se tiver a ferramenta, retirar as velas e examinar se há alguma com defeito ou que apresente condição de mau funcionamento, xeque isso primeiro, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Valeu! Vou tentar, comprei um carro bem sujinho d leilao andou bem na rodovia em linha reta, Porem chegando aqui na cidade na primeira subida forte , deu isso morrendo na primeira sem força.
Se o carro estava muito tempo parado, tens que fazer uma revisão de filtros, velas, cabos de vela se houverem, bobina, verificar possíveis rupturas de mangueiras, fios e cabos rompidos, plugs de sensores e atuadores, cheque isso para revisar e ficar garantido que esses itens não apresentem defeitos, ok.
Olá Emmerson, seja bem-vindo! Caso a obstrução fosse severa o motor sequer ligaria por falta de ar, mas para esclarecer, eu rodei por uma semana com essa peça obtruindo o filtro e o motor funcinou normalmente. A ideia do vídeo é para esclarecer as pessoas que filtro não é bixo de 7 cabeças porque ele é dimencionado muito além das necessidades de ar do motor, e o que se deve cuidar não é a entrada de ar, mas se ele filtra o ar corretamente e não deixa corpo estranho entrar no motor, ok. Abraço!
Tenho um stilo 2008 e já não troco a mais de 3 trocas de óleo(mais de 3 anos). Ele simplesmente não suja. esta da mesma cor de um novo, ao tira-lo e bater em algo não sai nem poeira. Mesmo assim devo troca-lo?
Olá Carlos, seja bem-vindo. O filtro de ar não guarda correspondência com óleo e ou filtro de óleo, devido a natureza de ambos, o que se aplica ao óleo não se aplica ao ar. Para você saber o estado do filtro e se ele ainda está em condições de uso, compare os lados, se perceber que o lado de fora está muito diferente do que o interno, está na hora de trocar, a outra é você ver a caixa do filtro, se perceber traços de pó, troque, se a caixa permanece praticamente limpa, não, e a última coisa é a deformação do filtro, se as membranas começarem a se juntar em alguns pontos, toque, isso indica que o filtro está velho e ou obstruindo a passagem de ar. Ok, abraço.
Irmão o seu teste está equivocado, deveria ter obstruído a entrada de ar do filtro,esse objeto não apresentou resistência nenhuma pois está encima e o vácuo criado e capaz de puxar o ar sem dificuldade nenhuma, tenta colocar uma fita do lado da entrada, refaz o teste
Olá Hugo, seja bem-vindo! A ideia do teste é simular um filtro 80% obstruido por sujeira e saber se mesmo assim o motor ainda consegue funcionar normal, ou seja, pegar uma área do filtro que é varias vezes maior do que a entrada de ar e ver se o filtro interfere no desempenho, não se trata de obstruir a entrada de ar que deve ter o mesmo diâmetro, e sim obstruir a área do filtro, independente da obstrução ou não, o vácuo que existe vai continuar ali, a diferença será em que ponto esse vácuo trava a passagem de ar, se for mais obstruído por certo o motor vai começar a falhar em rotação mais alta, portanto, o volume de ar antes do filtro é o mesmo para que o teste faça sentido, ok. Abraço!
Olá Yuri, seja bem-vindo! Se você se refere caso o filtro esteja entupido o som do escapamento fica abafado e o motor funciona muito mal. Barulho rouco normalmente é cilindro falhando, ok. Abraço!
Olá Dicasautomotivas, seja bem-vindo! A peça foi usada somente para uma simulação, trata-se de bloco de congelamento e serviu para restringir a área do filtro, ok. Abaço!
Meu carro está com dificuldade na partida as vezes já fiz toda parte da injeção eletrônica tô desconfiado do filtro de ar, mas não sei se isso influencia na partida dele
OLá Idarlison, seja bem-vindo! O filtro não, a não serque ele esteja todo deformado entupindo a entrada de ar, se estiver normal é impossível ele interferir na partida, sua área é muito maior do que o ar que o coletor precisa. Se você já revisou tudo, há sensores e o atuador que interferem, o atuador da lenta, o sensor da borboleta, o MAF e o MAP, esses sensores dependendo da situação podem dificultar a partida, caso não tenha revisado eles, dê uma olhada, ok. Abraço!
Olá Davi, seja bem-vindo! O teste não foi para bloquear o ar, ou seja, reduzir a vazão ao ponto de provocar o afogamento e desligamento do motor, a ideia do vídeo é passar que a área do filtro é muitas vezes maior do que a área de entrada de ar da admissão, e mesmo que se perca 80% ou mais dessa área, o motor vai ficar funcionando, se fosse fechado o restante da área que sobra, certamente o motor iria apagar ou falhar até morrer, mas como a demonstração é para imitar o que a poeira faria, entupindo as membranas do filtro, a peça somente largada ali, cumpre esse propósito, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Mas para obstruir a passagem de ar simulando sujeira excessiva teria que colocar um material em pó ou que entrasse nas fibras do filtro para ocasionar uma obstrução como ela realmente ocorre de fato
Opa, A peça em cima faz exatamente isso, é o mesmo que você tampar uma narina e respirar pela outra, a secção da área total é em média 95% maior da secção do duto de ar que geralmente tem um diametro de 2" que é menor do que a área que ainda resta não coberta do filtro, portanto, toda a área coberta não faz diferença na secção da admissão, mas se for reduzida ao tamanho para menos da secção da admissão, aí o motor vai começar a sentir a falta de ar, mas como o filtro é feito muito grande o motivo disso é a vida útil dele, se ele for do tamanho da entrada de ar do motor em poucas horas de uso o filtro deformaria, entupiria, mas numa secção muitas vez maior isso dificilmente ocorre em situação normal. Mas, parece que só colocando algo em cima não simula, como disse, tente fechar uma narina e respire, depois obstrua a outra aos poucos e veja como funciona.
Olá Antônio, seja bem-vindo! Acho que você não entendeu o mote do vídeo, ele está bem desenhado, o motor assim como você, respiram ar e para isso usam filtros, a ideia do filtro não é para reter ar, mas tornar o ar o mais puro possível e como um filtro sólido não é algo orgânico, ele precisa ser muito maior do que a entrada real do motor, dessa forma, obstruindo a área do filtro em 80%, mostra que o motor vai continuar funcionando, e é isso que está desenhado no vídeo. Tente fechar uma narina e saia correndo por aí, vais ver que você ainda corre, mas vai ter perda de eficiência por perda real de área de entrada de ar, o vídeo é para mostrar isso, só que no filtro e não na entrada real de ar, independente do grau de sujeira o motor vai continuar funcionando, mesmo que em alta performance ele possa vir a ratear. Espero ter esclarecido. Abraço!
Olá Marco, sejabem-vindo! Se você está se referindo às ondulações das membranas, é normal que elas fiquem assim com alguns meses de uso, dá mesmo a impressão de que está podre, o que importa num filtro é o ambiente onde ele está, se você reparar, não há traços de poeira, de pó de borracha e nem particulados sobre a membrana, e atrás na caixa do filtro não há poeira, o material preto do plástico da caixa reflete luz com brilho, o que significa que não entra pó dentro dela. Entendo a visão tua a respeito do preciosismo mecânico que acha que motor é tudo frágil, que não suporta qualquer coisa fora das tolerâncias, o que não é verdade, motores são muito resistentes, aparência não é tudo em materia de motores, não precisamos tratar motores como bebês, são brutos demais para isso. Mas, cuidar das coisas básicas vale, mas não paranóias, o filtro não importa a idade, mas a quantidade de sujeira que recebe, quanto menos sujeira, mais vida útil, isso vale para tudo, não somente filtros, mas isso não quer dizer que se troque a toda hora ou não, peças sem necessidade, cada um faz o que pensa ser melhor pelo seu julgamento ou influência do ambiente onde vive. Neste caso esse filtro não tinha nem 2 anos de uso a época Valeu, é bom esclarecer coisas como essas, é bom saber também que tem gente sempre atento a tudo e detalhes, mas é sempre melhor a gente cuidar mais de nós do que tratarmos máquinas como se gente fossem. Abraço!
Há 3 anos e pouco adquiri um Palio fire e na época troquei todos os filtros.
Nessas últimas 3 semanas ele estava falhando e sem potência e com o motor dando solavancos.
Marquei até com o mecânico para trocar velas, fazer limpeza de bico e trocar o sensor de rotação.
Nesse meio tempo decidi trocar o filtro de ar e por incrível pareça o carro ficou outro os problemas desapareceram.
O motor voltou ao ponto
Olá Ari, seja bem-vindo! A condição do filtro era extrema a obstrução por sujeira e ou deformação do filtro estava restringindo todo o ar, nessa situação o motor vai falhar muito. Legal que conseguiu resolver o problema. Abraço!
Tenho um fiat tipo, estava com um filtro bem sujo, tirei e andei sem ele. Depois coloquei de novo e fui rodar.... realmente deu muita diferença...o carro não tinha dificuldade pra pegar, e nem ameaçava morrer ou coisa parecida...mas em altas rotações e quando chegava nos 50/60 km, ele dava umas engasgadas e não desempenhava bem
Ola Elisangela, seja bem-vinda! E isso aí, o filtro tem uso escalonado, quanto mais alta a rotação, mais volume de ar passa por ele, o teste do vídeo é para mostrar que na condição básica de arranque e lenta o filtro é super dimencionado, já para uso intenso a coisa é bem diferente. Valeu pela postagem. Abraço!
Não adianta colocar algo somente por cima do filtro. O filtro precisa estar saturado para percebemos as diferenças. Do jeito que foi feito, o ar entar pelas laterais e também logo abaixo do que foi colocado para "tampar a entrada de ar".
Olá Marlon, seja bem-vindo! A ideia do vídeo não é bloquear o ar, ou seja, estrangular sua passagem, é para mostrar porque a área do filtro é muito maior do que a área do duto por onde o ar é sugado, dessa forma, a simulação reduz em 80% essa área, obrigando o ar passar somente por 20% dela, seria a grosso modo como se o restante do filtro não existisse, mas se notar, 20% da área ainda é maior do que a área do duto por onde há a sucção, o que significa que o motor não é afetado pela redução da área até esse limite, assim, dá para entender o porque o filtro é muito maior do que a área de ar que realmente o motor precisa, e dessa forma dá para dizer que filtro sujo só seria problema se essa área comprometesse o volume de ar do duto e não o volume de ar que pode passar pelo filtro. E como teoria final, quanto maior a area do filtro, mais tempo leva para entupir, mais ar filtrado será entregue ao motor e menos provável de ele se deformar não importando quanto tempo seja usado. Valeu pela postagem, participe sempre. Abraço!
Bota um pano ai deixa pouca passagem de ar no tubo ver se vai ficar normal.
Vc bota uma coisa em cima na obstruiu nada.
Ele vai puxar do msm jeito.
O ar busca refujos.
Olá Antonio, seja bem-vindo! Este teste de simulação não é para trancar o duto de ar como você entendeu, mas simular uma diminuição na área de filtragem do filtro, simulando o que ocorre com ele parcialmente obstruído por poeira, deformação ou quaisquer outras situações, nesse sentido não é para tapar literalmente a entrada de ar e sim mostrar que mesmo que se obstrua por sujeira, devido a grande área do filtro, o motor vai continuar funcionando. Se fosse obstruir o duto como por exemplo, tampando uma narina, o motor teria dificuldade de funcionar, como temos dificuldade de respirar só por uma narina, neste caso é para entender também porque os filtros tem esse tamanho e não o diametro do duto de ar, e caso ele continue com essa área menor, todo o ar direcionado para ali vai fazê-lo entupir muito mais rápido do que a passagem por toda a superficie dele. Espero ter ajudado no entendimento, ok. Abraço!
O objeto que ira bloquear a passagem do ar tem que esta dentro e nao emcima como voce pos
Olá Edmundo, seja bem-vindo! O ensaio deste vídeo se refere somente ao filtro e sua área de filtragem, sua superficie, não se refere à secção do duto de ar que liga o filtro ao coletor de admissão, portanto, a simulação faz referência ao que seria uma obstrução do filtro por poeira, diminuindo assim sua área de filtragem e impedindo a passagem livre de ar, caso fosse feito o mesmo procedimento no duto de ar, o motor iria falhar, pois, foi simulado 85% de diminuição da área útil do filtro. Valeu pela postagem, abraço!
Deixa te perguntar, fomos trocar o filtro e o rapaz esqueceu um pano dentro do filtro, uma quadra o carro ascendeu a luz de injeção e a rotação ficou maluca, morreu e não pegou mais. Voltei lá, O rapaz achou o pano tirou e agora a luz da injeção está acesa e o carro está falhando, pode ter relação? Fiz uma limpeza de bicos e troca de bubina pouco mais de um mês… estava tudo ok antes desse ocorrido
Olá Alana, seja bem-vinda! A luz da injeção acende por vários motivos, o mais comum é sonda lambda, vela ou bobina, map, mais ou menos nessa ordem. Ao entupir o fluxo de ar caiu e o MAP acusa baixa pressão e pode acender a luz da injeção, após o conserto se a avaria fosse somente ali a lâmpada deveria apagar, mas é possível que outro sensor esteja falhando ou albuma vela com defeito, verifique a sonda lambda, as velas e se houver, o atuador da marcha lenta, cheque ele para ver se não há sujeira de pano ou defeito na peça, por fim, dependendo da quilometragem uma regulagem de válvulas seria fundamental, ok. Abraço!
1:45 Não. Ele não ficou nem 5% entupido com essa sua "simulação"
Entenda como funciona o filtro de ar, óleo antes de tomar conclusões sem ter o básico de conhecimento sobre o assunto.
Olá Alisson, seja bem-vindo. Acho que você está confundindo área de filtragem com area de entrada de ar, a membrana do filtro neste caso é acho, mais de 20 vezes maior do que a área de entrada de ar, essa peça em cima do filtro reduziu a área de entrada de ar em +-85% da superficie por onde passa o ar o que reduz o volume de ar na admissão, não reduzi área de filtragem, reduzi área de passagem de ar que chega ao filtro. Pela tua analise se eu fechar a entrada de ar sem obstruir o filtro o ar vai continuar circulando pelo filtro, caso isso seja verdadeiro se eu tampar minhas duas narinas continuarei respirando. Eu conserto máquinas onde se usa filtros de toda espécie há 40 anos, só para você e os amigos do canal saberem. Obs: eu poderia ter fechado o duto de ar para a simulação, mas ele visualmente não dá para filmar e entender a ideia de redução de ar com a mesma clareza, ok. Abraço!
A média de consumo pode cair com ele sujo?
Olá Robert, seja bem-vindo! Pode, vai depender do nível de obstrução, para compensar pouco ar vais precisar usar mais o acelerador, assim vai aumentar o consumo. Filtro muito sujo deve ser trocado, independente do tempo de uso, ok. abraço!
Meu celta não tem força pra subir, e qdo tento acaba morrendo o motor
Olá Oprotestante, seja bem-vindo! Quando um motor não tem força para subir é sinal que há falha de cilindro, o motor funciona com 3 cilindros e com um deles isolado ou falhando, tem-se a impressão que o motor está bom, mas ele perde força e não responde direito ao acelerador. Assim, precisa verificar por primeiro, velas, bobina, cabos e houver e por fim bicos. Ao remover as velas, caso uma delas esteja molhada ou muito acumulo de sujeira e óleo, então há algo de errado nesse cilindro, você pode, se tiver a ferramenta, retirar as velas e examinar se há alguma com defeito ou que apresente condição de mau funcionamento, xeque isso primeiro, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Valeu! Vou tentar, comprei um carro bem sujinho d leilao andou bem na rodovia em linha reta, Porem chegando aqui na cidade na primeira subida forte , deu isso morrendo na primeira sem força.
Se o carro estava muito tempo parado, tens que fazer uma revisão de filtros, velas, cabos de vela se houverem, bobina, verificar possíveis rupturas de mangueiras, fios e cabos rompidos, plugs de sensores e atuadores, cheque isso para revisar e ficar garantido que esses itens não apresentem defeitos, ok.
Mas não foi pouco tempo ligado para testar com filtro entupido?
Olá Emmerson, seja bem-vindo! Caso a obstrução fosse severa o motor sequer ligaria por falta de ar, mas para esclarecer, eu rodei por uma semana com essa peça obtruindo o filtro e o motor funcinou normalmente. A ideia do vídeo é para esclarecer as pessoas que filtro não é bixo de 7 cabeças porque ele é dimencionado muito além das necessidades de ar do motor, e o que se deve cuidar não é a entrada de ar, mas se ele filtra o ar corretamente e não deixa corpo estranho entrar no motor, ok. Abraço!
Tenho um stilo 2008 e já não troco a mais de 3 trocas de óleo(mais de 3 anos). Ele simplesmente não suja. esta da mesma cor de um novo, ao tira-lo e bater em algo não sai nem poeira. Mesmo assim devo troca-lo?
Olá Carlos, seja bem-vindo. O filtro de ar não guarda correspondência com óleo e ou filtro de óleo, devido a natureza de ambos, o que se aplica ao óleo não se aplica ao ar. Para você saber o estado do filtro e se ele ainda está em condições de uso, compare os lados, se perceber que o lado de fora está muito diferente do que o interno, está na hora de trocar, a outra é você ver a caixa do filtro, se perceber traços de pó, troque, se a caixa permanece praticamente limpa, não, e a última coisa é a deformação do filtro, se as membranas começarem a se juntar em alguns pontos, toque, isso indica que o filtro está velho e ou obstruindo a passagem de ar. Ok, abraço.
Muito obrigado pelas dicas@@fernandogiordano-veiculoscarro
@@zapinho25 de nada.
Carai maluco ja é o segundo video que eu vejo comentario seu , troca logo o filtro carai kkkk
@@fisicoquantico193 kkkkkk 50 conto
Irmão o seu teste está equivocado, deveria ter obstruído a entrada de ar do filtro,esse objeto não apresentou resistência nenhuma pois está encima e o vácuo criado e capaz de puxar o ar sem dificuldade nenhuma, tenta colocar uma fita do lado da entrada, refaz o teste
Olá Hugo, seja bem-vindo! A ideia do teste é simular um filtro 80% obstruido por sujeira e saber se mesmo assim o motor ainda consegue funcionar normal, ou seja, pegar uma área do filtro que é varias vezes maior do que a entrada de ar e ver se o filtro interfere no desempenho, não se trata de obstruir a entrada de ar que deve ter o mesmo diâmetro, e sim obstruir a área do filtro, independente da obstrução ou não, o vácuo que existe vai continuar ali, a diferença será em que ponto esse vácuo trava a passagem de ar, se for mais obstruído por certo o motor vai começar a falhar em rotação mais alta, portanto, o volume de ar antes do filtro é o mesmo para que o teste faça sentido, ok. Abraço!
Colocar um plástico
O carro pode ficar com um barulho meio roco?
Olá Yuri, seja bem-vindo! Se você se refere caso o filtro esteja entupido o som do escapamento fica abafado e o motor funciona muito mal. Barulho rouco normalmente é cilindro falhando, ok. Abraço!
Essa bateria com essa capa
Mds
Olá Dicasautomotivas, seja bem-vindo! A peça foi usada somente para uma simulação, trata-se de bloco de congelamento e serviu para restringir a área do filtro, ok. Abaço!
Meu carro está com dificuldade na partida as vezes já fiz toda parte da injeção eletrônica tô desconfiado do filtro de ar, mas não sei se isso influencia na partida dele
OLá Idarlison, seja bem-vindo! O filtro não, a não serque ele esteja todo deformado entupindo a entrada de ar, se estiver normal é impossível ele interferir na partida, sua área é muito maior do que o ar que o coletor precisa. Se você já revisou tudo, há sensores e o atuador que interferem, o atuador da lenta, o sensor da borboleta, o MAF e o MAP, esses sensores dependendo da situação podem dificultar a partida, caso não tenha revisado eles, dê uma olhada, ok. Abraço!
ESSE TESTE NÃO FOI CONCLUSIVO ENTROU AR NORMALMENTE A BARRERA NÃO CONSEGUIU OBSTRUIR O FILTRO EM QUASE NADA
Olá Davi, seja bem-vindo! O teste não foi para bloquear o ar, ou seja, reduzir a vazão ao ponto de provocar o afogamento e desligamento do motor, a ideia do vídeo é passar que a área do filtro é muitas vezes maior do que a área de entrada de ar da admissão, e mesmo que se perca 80% ou mais dessa área, o motor vai ficar funcionando, se fosse fechado o restante da área que sobra, certamente o motor iria apagar ou falhar até morrer, mas como a demonstração é para imitar o que a poeira faria, entupindo as membranas do filtro, a peça somente largada ali, cumpre esse propósito, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Mas para obstruir a passagem de ar simulando sujeira excessiva teria que colocar um material em pó ou que entrasse nas fibras do filtro para ocasionar uma obstrução como ela realmente ocorre de fato
Opa, A peça em cima faz exatamente isso, é o mesmo que você tampar uma narina e respirar pela outra, a secção da área total é em média 95% maior da secção do duto de ar que geralmente tem um diametro de 2" que é menor do que a área que ainda resta não coberta do filtro, portanto, toda a área coberta não faz diferença na secção da admissão, mas se for reduzida ao tamanho para menos da secção da admissão, aí o motor vai começar a sentir a falta de ar, mas como o filtro é feito muito grande o motivo disso é a vida útil dele, se ele for do tamanho da entrada de ar do motor em poucas horas de uso o filtro deformaria, entupiria, mas numa secção muitas vez maior isso dificilmente ocorre em situação normal. Mas, parece que só colocando algo em cima não simula, como disse, tente fechar uma narina e respire, depois obstrua a outra aos poucos e veja como funciona.
Perdeu tanto tempo para falar besteira
Olá Antônio, seja bem-vindo! Acho que você não entendeu o mote do vídeo, ele está bem desenhado, o motor assim como você, respiram ar e para isso usam filtros, a ideia do filtro não é para reter ar, mas tornar o ar o mais puro possível e como um filtro sólido não é algo orgânico, ele precisa ser muito maior do que a entrada real do motor, dessa forma, obstruindo a área do filtro em 80%, mostra que o motor vai continuar funcionando, e é isso que está desenhado no vídeo. Tente fechar uma narina e saia correndo por aí, vais ver que você ainda corre, mas vai ter perda de eficiência por perda real de área de entrada de ar, o vídeo é para mostrar isso, só que no filtro e não na entrada real de ar, independente do grau de sujeira o motor vai continuar funcionando, mesmo que em alta performance ele possa vir a ratear. Espero ter esclarecido. Abraço!
Cara esse filtro tá ruim demais
Olá Marco, sejabem-vindo! Se você está se referindo às ondulações das membranas, é normal que elas fiquem assim com alguns meses de uso, dá mesmo a impressão de que está podre, o que importa num filtro é o ambiente onde ele está, se você reparar, não há traços de poeira, de pó de borracha e nem particulados sobre a membrana, e atrás na caixa do filtro não há poeira, o material preto do plástico da caixa reflete luz com brilho, o que significa que não entra pó dentro dela. Entendo a visão tua a respeito do preciosismo mecânico que acha que motor é tudo frágil, que não suporta qualquer coisa fora das tolerâncias, o que não é verdade, motores são muito resistentes, aparência não é tudo em materia de motores, não precisamos tratar motores como bebês, são brutos demais para isso. Mas, cuidar das coisas básicas vale, mas não paranóias, o filtro não importa a idade, mas a quantidade de sujeira que recebe, quanto menos sujeira, mais vida útil, isso vale para tudo, não somente filtros, mas isso não quer dizer que se troque a toda hora ou não, peças sem necessidade, cada um faz o que pensa ser melhor pelo seu julgamento ou influência do ambiente onde vive. Neste caso esse filtro não tinha nem 2 anos de uso a época Valeu, é bom esclarecer coisas como essas, é bom saber também que tem gente sempre atento a tudo e detalhes, mas é sempre melhor a gente cuidar mais de nós do que tratarmos máquinas como se gente fossem. Abraço!