Me desculpem outros que fazem videos, mas eu com 71 anos de idade, tive motos desde 40 anos atrás, confio muito no Marcos (Engº mecânico), fala e prova o que está falando, aprendo bastante com ele ,parabéns !
Parabéns Marcos! Finalmente uma voz de razão nesse mar de achismos do mundo da mecânica. Pessoal simplesmente ignora o trabalho da área de elaboração dos materiais de serviço/manutenção e garantia das fábricas. Não sabem que são feitas análises estatísticas de falhas, que rodam em condições extremas e ainda sim definem as orientações de manutenção com margem de segurança. Além disso, levam em conta o fator econômico, pois motocicletas e carros com maiores custos de manutenção tendem a desvalorizar mais, desincentivam a venda dos próprios produtos e a retenção de clientes na marca. Aqui no BR, as montadoras podem até ter uma política de incentivo a manutenções mais frequentes tanto devido às condições de rodagem (clima e pavimentos) para tentar alcançar menor índice de falhas em garantia, quanto para garantir renda às concessionárias (pois se fosse por mérito/qualidade do serviço e precos, a maioria absoluta fecharia suas oficinas). Na Europa por exemplo os termos de garantia exigem que para cobertura da garantia as manutenções sejam feitas nos intervalos indicados e com peças genuínas, mas não necessariamente em concessionária da marca. Basta guardar as notas fiscais das peças e serviços para apresentar em caso de solicitação de reparo em garantia. Continue com esse belo trabalho. Abraços.
Parabéns, Marcos. Sempre enriquecendo nossos saberes! O problema é que cada vez confio menos nos mecânicos e cada vez mais vou fazendo eu mesmo as manutenções.
Eu também penso assim . Não é que eu não confie no conhecimento dos mecânicos, mas não confio no cuidado, na paciência e no capricho em detalhes . Isso só o dono faz . Lógico que serviço mais complicado e que precisa de ferramentas ou equipamento próprio eu levo no meu mecânico de confiança, mas a manutenção mais básica faço eu .
@@GaragemVStrom As vezes não é nem sobre o conhecimento do mecânico e sim de alguns com índoles questionáveis, fazem algo errado de propósito para que o cliente volte mais vezes.
Esse hiflow aí é praticamente um KN só que um pouco mais enconta o certo mesmo para você ter uma moto top é os oleo bom junto coloca aditivo para oleo e um aditivo para gasolina como é só a cada 3 mil vale apena vai ter um motor cuidado sem borras no motor mangueiras limpas top
As pessoas escutam todos, menos o fabricante...é uma coisa tão simples que chega ser hilário. Nós temos uma mania de não ler manual que só Jesus na causa. Você está certíssimo, quem manda é o fabricante.
Exatamente...é cultural. Muita gente acredita mais no que o mecânico da esquina, o amigo do boteco ou o artigo de Whatsapp fala do que nos engenheiros que projetaram o motor. E quando questionados, dão como exemplo aqueles 0,00000001% de exceções onde os manuais deram informações equivocadas.
Tenho uma Lander 2023 só troco o óleo entre 4k e 5k e o filtro uma troca sim outra não mas tenho a amigos malucos que trocam o óleo a cada 1k e o filtro TB achando que está fazendo o certo mas não tem coragem de verificar o nível antes de andar com a moto e falam que eu sou louco em trocar a cada 5k eu falo se o engenheiro e a Yamaha manda trocar a cada 5k mas sempre manter o nível mas eles fazem a troca a cada 1k mas não tem coragem de ver o nível aí fala que faz a troca a cada 1k pq sempre que vai fazer a troca ver que o nível está baixo do que entrou claro o engenheiro fez o motor com a vareta de nível mas o preguiçoso não tem a coragem de ver o nível
Cara....fazem anos que eu tento mostrar isso para as pessoas, mas essa cultura de que trocar óleo antes do tempo e filtro toda troca de óleo é algo necessário é muito forte para que alguém mude. Tudo bem...mal não faz, mas se alguém quer gastar dinheiro a toa, é livre pra fazer isso. O interessante é que o mesmo cara que fala que o manual está errado quando fala pra trocar a cada 6.000 ( caso da Vstrom ) e filtro a cada duas trocas de óleo , também fala que o manual está errado quando tem que trocar as mangueiras a cada dois anos, o fluido de arrefecimento todo ano e fluido de freio a cada dois , e reapertar raiação todo ano. Isso falam que não precisa.
@GaragemVStrom a minha eu estou trocando o fluido sempre que troco a pastilha quando comprei ela nova o freio de trás não funcionava reclamei na revisão falaram que era sujeira mas não resolveram aí abri o reservatório o óleo estava igual café tirei tudo coloquei óleo novo dei sangria aí sim ela deu freio pq foi quase 1 ano usando só o dianteiro agora uso os 2 simultâneo aí quando faço a troca das pastilhas já tiro óleo velho e coloco o novo pq tenho garrafa da grande pq meu carro também usa dot4
Obrigado pelo vídeo, Qdo completa o óleo, está misturando óleo novo com óleo velho, então o argumento de misturar óleo do filtro não justifica trocar o filtro tds as vezes
Exatamente... É logico que quanto mais limpo e novo o óleo melhor. Mas numa quantidade pequena não faz diferença nenhuma. Mesmo quando troca óleo e filtro junto sempre fica ainda uma boa quantidade de oleo velho retida dentro do motor portanto vc nunca estará com óleo 100% novo, a não ser quando abre e limpa todo o motor. No caso de completar é um pouco diferente. Nesse caso vc está com nível baixo e coloca óleo novo para voltar ao nível normal. Nesse caso, o óleo resultante depois de completar é até mais novo que o que tinha antes.
Valeu amigo...vc foi correto.. Foi justo... Foi honesto... Agora cada um faz seu julgamento.. Eu estou com seu pensamento..sigo o mesmo ... Parabéns p capacidade
Ótimas informações, como sempre técnica! Sem especulação!! Excelente, você me lembra muito a mim mesmo, sou desse jeito, só fico satisfeito depois de testar e aprovar, usando todos os paramentos e diminuindo ao máximo a margem de erro do teste. Canal é único no Brasil, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻✅✅
5 anos atrás quando comprei uma Titan 150, totos sabem que ela não tem filtro de óleo, mas tem dentro do motor o filtro centrífugo que nada mais é que uma telinha, então mandei o mecânico limpar esse filtro porque no manual pede pra limpar a cada 25milkm. Meses atrás o motor começou a bater depois de uma viagem de 1000km, abrindo o motor vimos que não tinha o filtro centrifugo, ou seja, 5 anos atrás o mecânico tirou, mas esqueceu de recolocar, assim foi entupindo as passagens do óleo, 5 anos depois 😮, então acho que trocar o filtro uma vez sim outra não, não faria muito mal
Essa era a tela que impede que sujeiras grandes passem do carter para a bomba, o filtro centrifugo é outra peça, fica dentro do motor, próximo a embreagem.
Show! Mais uma aprendizado e mais um mito derrubado! Vou passar a fazer o mesmo com a minha Suzuki GSX 650F. Filtro de primeira linha e troca a cada 2 trocas de óleo ou 12.000 km... Apesar da carenada ser um pouco complicada para retirar o filtro com a mão, tentar eu mesmo colocar e testar exatamente como feito neste vídeo. Se conseguir reaproveitar o filtro escoando o oleo velho e recolocando o flitro, vai ser troca de filtro a cada 3 trocas de óleo.
Olá amigo... A cada três já é forçar a barra. Provavelmente não terá problema nenhum se o filtro for de boa qualidade , mas o elemento pode ficar muito saturado e forçar mais a bomba de óleo. Ou abrir a válvula de segurança do filtro e deixar circular óleo sem filtrar . A cada duas está de bom tamanho.
Muito interessante o seu vídeo e a sua abordagem. Realmente, é um assunto polêmico e discutível conforme a situação. Acho que devemos perseguir a orientação do fabricante, pois é da minha visão que um filtro sempre novo poderá dar passagem a partículas que um filtro ½vida reteria. Tendo assim uma maior eficiência na filtragem. Quando saturado, tem a válvula de segurança do filtro que garantiria a Vazão de óleo. Obviamente, podemos estar trocando 6 por ½ dúzia, mas tem esse efeito de eficiência da filtragem.
Quando o fabricante fala que pode trocar um filtro aos 12.000, ele não está considerando a capacidade filtrante do filtro novo e considerando quanto o filtro dura. Ele testa a capacidade filtrante do filtro com os 12.000 e ainda coloca uma margem de segurança muito grande. A parte de óleo que fica retida no filtro quando se troca óleo e não troca filtro também é irrelevante em termos de qualidade do óleo. POde trocar de acordo com o manual tranquilamente. O risco de colocar um filtro novo de baixa qualidade é infinitamente maior para o motor que um filtro de boa qualidade durar duas trocas. Mas claro....se prefere e se sente mais seguro colocando um filtro novo e bom a cada troca de óleo, mal nenhum. Mas na verdade colocar filtro novo a cada troca de óleo faz um milhão de vezes menos diferença que mínimos cuidados ao dirigir ou ligar a moto
Sim...vc não está errado em fazer isso e está utilizando filtro adequado. Mas se o manual da sua moto recomenda trocar a cada suas trocas vc também pode fazer sem medo. E lembra...colocar filtro baratinho e ruim toda troca é pior que colocar filtro bom a cada duas trocas. Mas lógico....colocar filtro bom toda troca é o melhor.
Maravilhosamente sabia sua explicaçao, conheco muita gente que faz a troca do oleo com filtro toda vez, porem coloca oleo de pessima qualidade, resumindo e melhor um oleo de otima qualidade e filtro e fazer uma troca sim outra nao.
Exatamente ! E da mesma maneira um filtro de boa qualidade trocado a cada duas trocas de óleo é muito mais confiável que um filtro de baixa qualidade trocado a toda troca de óleo.
Excelente vídeo! É um prazer ver seus vídeos, dão muito conhecimento!! Sou fã já, e vc é meu vizinho, sou de Santos tb , se tiver pelo deck do pescador, vou chegar pra te dar um oi, vou toda semana lá 😁👍👍
Muito bom, me convenceu com os argumentos. O filtro original da minha nova moto Yamaha mt 09 2022 custou na última troca $270,57 devido a isso, vou ler o manual e efetuar a troca somente conforme o nanual. Muito obrigado pelo esclarecimento, excelente vídeo.
TRocar o filtro toda troca de óleo, lógico que é bom. Mas pode ficar caro. Uma coisa é verdade : O risco de qualquer dano ou diminuição de vida útil de motor com um filtro superior trocado a cada duas trocas de óleo é ZERO. Já o risco de algum problema trocando filtro toda troca de óleo mas colocando filtro vagabundo é muito, muito maior. Agora...se tem $ pra trocar filtro bom toda troca de óleo aí é o ideal.
Parabens pelos videos: bom senso, sensatez, conhecimento tecnico e de vivencia. Es minha referencia em termos de motos e de sua praticas e vivencias sobre elas.
Parabéns pela iniciativa dos vídeos técnicos... sempre troquei o conjunto, mas ano passado tive uma situação que n vi necessidade... tinha trocado filtro e óleo havia 6 meses e somente tinha rodado mil km, nao vi necessidade de troca do filtro... mas não tirei ele para esgotar, porém gostei da ideia... mais uma vez parabéns e obrigado pelos vídeos tecnicos! Forte abraço!
Obrigado pela mensagem. Sobre esgotar o filtro é um procedimento com vatagens e riscos. A vantagem é óbvia...vc retira o resíduo de óleo velho. O risco é que isso só pode ser feito em filtros de boa qualidade, com anéis de vedação de boa qualidade e que na hora que foram instalados na primeira vez não sofreram um torque exagerado. Se quem colocou da primeira vez usou aquelas ferramentas de apertar filtro, ou não melou bem o anel , ou timha alguma aspereza na sede, pode danificar o Oring e na hora que recolocar dar vazamento. Se for fazer isso, observe atentamente se o Oring está completamente íntegro e sem sinais de deformação.
a minha 500x 2023 ta escrito isso no manual, mas vai por mim troque com menos tempo e use um óleo 100% sintético e troque o filtro (original ou qualidade similar) a cada 12 mil KM, e não esqueça de olhar o nível de óleo. se for seguir o manual vc terá uma perda na durabilidade do motor a longo prazo, e é isso que a Honda quer!
@@STrydeR_Silva imagino que tu tenha razão. A minha é 2023, to trocando óleo e filtro a cada 6mil km, mas uso peças originais Honda em função da garantia, portanto o óleo é o semissintetico. Pretendo passar pra oleo sintetico e filtro fram ou mann quando acabar a garantia.
Meu amigo eu ja tirei o filtro e tirei o óleo depois coloquei devolta não vazou nada o que manda é o filtro ser de marca boa uma vez colocaram um filtro da marca altotec na ninja 500 quanto acelerei o oring do filtro pulou fora o importante é colocar filtro e oleo bom saude pra vc quem fala com vc conserta mitos à 37 anos tenho 64 anos a uma coisa faço isso nas minhas motos abraços
A quantidade de óleo retido no filtro é irrelevante. O que determina o tempo de troca do filtro é a saturação/deterioração. O fabricante testa e determina se pode ou não fazer uma troca intercalada, em função do volume de óleo filtrado, características do motor, etc... simples. Quando há uso severo, os manuais geralmente sugerem antecipação. É importante ter em mente o seguinte também: Um filtro de qualidade original ou paralelo de primeira linha usado é muito mais seguro que um filtro barato novo.
Amigo... excelentes colocações . Concordo totalmente com todas . Por isso que digo no vídeo que é até " mais legal " se iniciar o ciclo do óleo novo sem o óleo velho retido , embora eu ressalte que para o motor , na vida real tanto faz quanto tanto fez . Essa quantidade retida no filtro é pequena e não compromete em NADA a lubrificação. E outra coisa perfeita que vc disse . É super seguro se trocar filtro de óleo a cada duas ( ou até três , dependendo do fabricante) DESDE QUE o filtro seja no padrão testado pelo fabricante quando disse isso . O cara que troca sempre o filtro a cada troca de óleo, mas coloca filtro inferior , corre risco maior do que aquele que troca o filtro a cada duas trocas de óleo e coloca filtro bom . Filtro vagabundo fora a pior qualidade de filtragem tem o sério risco de fragmentar e os fragmentos entupirem algum duto . Seria como causar um AVC no motor .
Espero ter ajudado, mas por precaução, se for trocar vez sim vez não, faz o que manda o manual. usa filtro bom e não tira pra vazar o óleo, pois pra fazer isso precisa ter muita certeza de que o anel de vedação está bom.
Otima informação. Sempre fiz isso na Vstrom principlmente em viagens longas acima de 10.000 onde temos que trocar Óleo no meio. So troco o óleo e mantenho o mesmo filtro, na proxima troco os dois. Nunca deu errado. 😉👍
Melhor coisa a se fazer. Mil vezes mais seguro pular uma troca com um filtro bom que trocar e colocar um filtro ruim. Filtro inferior pode se fragmentar a qualquer momento e isso sim é prejuízo grande e certo.
Praticamente todo veículo fala para trocar a cada 2 trocas de óleo. Não há necessidade real de trocar toda troca. É bom , lógico . Mas não necessário. Filtro de boa qualidade e motor em bom estado não vãom sentir a menor diferença nem na filtragem nem na qualidade do óleo por conta do resíduo que fica no filtro. Preocupação completamente desnecessária, embora quem quiser fazer, não tenha nenhum problema.
Quando fui trocar óleo e filtro da minha scooter 300cc recentemente comprada, precisei furar o filtro com chave de fenda para remove-lo, hoje aperto somente com as mãos, uso marca HifloFiltro, mas troco junto com óleo. sei lá, qualidade da nossa gasolina é muito ruim, acredito que pode contaminar óleo, e outra não peguei moto zero km não sei se tem limalha do motor no filtro velho. Parabéns pelo vídeo, excelente explicação.
Tudo certo... Filtro se aperta com a mão mesmo . Inclusive se vc envolver numa lixa , dá uma pegada bem melhor. Hiflo é excelente. Um dos melhores do mundo. Se vc pegou a moto de um dono anterior, faz bem em trocar no início filtro e óleo junto. Depois não é mais necessário. A cada duas trocas está mais que tranquilo. Mas lógico....nada impede que vc troque a cada troca de óleo
Bahhh eu tenho uma GSX 750F 2006 eu retiro o FILTRO e coloco com a mão com ajuda d uma lixa. Eu nem tinha visto esse vídeo e já fazia o aperto CORRETO. EU também não gosto de trocar óleo em oficina,eu mesmo faço ate regulagem dos meus CARBURADORES. Se tiver uma CARBURADA e não souber mexer e regular ... Está ferrado! Pois demanda muito tempo para acerto IDEAL e mecânicos não tem tempo para isso. Aprendi muito com vídeos do Viga Braaap e o Hébert que só mexe em CB 400...aaaa o Tonella também.
Eu tenho uma FZ25, o recomendado de troca de óleo é 5000 km. E troca de filtro a cada 10000 km. Eu faço tudo na metade do tempo. Troco óleo a cada 2500 km e filtro a cada 5000 km. Acabo gastando um pouco mais. Mas, acredito que estou evitando certos problemas
na minha opinião, se seu uso não é severo , o óleo é de qualidade e vc sempre verifica o nível, acho meio exagero. mas lógico, se isso não impacta no seu bolso e te dá um sentimento de segurança que está fazendo o melhor para sua moto, problema nenhum. abraço
@@GaragemVStrom uso óleo Yamalube 10w 40 semi sintético. Uso filtro de óleo também original Yamaha. Uso sempre tudo de acordo com o manual da moto. Acaba saindo um pouco mais caro sim. Mas prefiro fazer assim. Assisto muito seus vídeos. Você explica as coisas muito melhor do que a grande maioria.
Não vejo necessidade. Primeiro porque a maioria dos protetores de carter são fixados no bloco , e qualquer pancada maior vai ser transmitida pro bloco do mesmo jeito. Segundo porque abaixa ainda mais a altura livre do solo , que na VStrom já é baixa . Muitas das raspadas de protetor de carter que o dono acha que protegeu o carter , na verdade nem teria batido se o protetor não estivesse ali . Terceiro, porque é uma mão de obra a mais na hora de trocar óleo e quarto que diminui o resfriamento do óleo no filtro do óleo. Não estou dizendo que não seja útil. É sim . Mas eu particularmente sei exatamente que altura de obstáculos posso passar com a minha moto e não encaro obstáculos que sei que vai bater . Em quase sete anos com a moto nunca raspei carter . E nem pretendo raspar .
???? Vc está equivocado. Onde tem isso no manual ? O manual fala para trocar a cada duas trocas de óleo. Trocar óleo a cada 6 000 e o filtro a cada 12.000km. E a troca de filtro de óleo não tem relação com normas de emissões. Abraço
@@GaragemVStrom tem, pois gera lixo, acho seu canal muito bom e o seu conteúdo está correto, porém as montadoras tem que colocar isso no manual pra diminuir o impacto ambiental, mas o ideal é a troca mesmo a cada troca de óleo...
Sim ..sem dúvida nenhuma. Mas um filtro bom , de qualidade trocado a cada duas trocas de óleo tem chance zero de estragar um motor . A chance de um filtro inferior trocado a toda troca de óleo fazer isso é muito maior . Mas claro....se o custo permite colocar um filtro bom toda troca de óleo, lógico que é o melhor a se fazer .
Essa é a primeira frase que eu falo no vídeo. Mas na verdade é apenas uma frase, sem embasamento técnico. O mais correto seria dizer que é " aconselhavel " trocar tudo junto , mas nunca que se " deve" trocar junto. Não existe razão técnica nenhuma que mostre que se manter o mesmo filtro por duas trocas de óleo cause a menor diferença. A diferença está muito mais na satisfação pessoal do dono da moto em acreditar que está fazendo o melhor para sua moto. Lógico que é melhor trocar tudo junto, mas necessidade real não tem nenhuma.
Tenho 62 anos, ja tive XJ6, Suzuki 750, Suzuki GSX S 1000 e agora uma BMW GS 1200 R, sempre usei filtro de óleo Fram, nunca tive problema com o filtro e não conheço ninguém que teve problema com filtro fram. A Fram está no mercado deste 1933. Pergunto: não seria preconceito com a Fran por fabricar o filtro aqui no brasil e ser barato? Bom final de semana.
Fran é marca consagrada . Também não acredito em ninguém tendo problemas com um filtro da Fram. Complicado são esses filtros de internet que nem marca tem.
Gostei do vídeo está de parabéns, sua moto é facil de trocar o filtro, eu coloco com a mão TB só não coloco lixa kkkk, eu troco toda vez tb meu gasto é uns 200 reai em oleo 25 reais de filtro fran não vai fazer tanta diferença, tenho uma bandit 1250 só acho ruim pra tirar o filtro pq fica atrás do escapamento.
Sim...verdade. O Fran é um bom filtro e o preço justifica trocar sempre. Eu particularmente me sinto mais confiante com um Hiflo trocado a cada 12.000 que um Fran a cada 6.000, mas isso é preferencia pessoal. Mas a verdade é que as duas opções não terão diferença nenhuma na prática .
Tenho uma cb500x 2020 e também coloco e retiro o filtro com a mão e nunca tive problemas com vazamentos. Costumo trocar o filtro a cada troca, apesar do manual orientar a trocar a cada 2 trocas. Ando pouco, faço apenas 2 trocas por ano.
Exatamente. Se não dói no bolso, e principalmente tirando e colocando o filtro com a mão, portanto nunca forçando a rosca do encaixe demais , não existe razão para não trocar os dois juntos.
A 500X é uma moto muito boa e racional. Mas a VStrom é bem superior em termos de potência, conforto e velocidade de cruzeiro. Certamente se pegar uma zero, ou uma em bom estado de conservação vai adorar a moto
@@GaragemVStrom essa semana passo a minha e monto na strom. Igual muie feia de cara mas boa de bunda. Melhor que as tiger boa de cara e de bunda mas gasta muito com salao de beleza e os malandros tudo de olho. Kkkkk
Filtro tem sim que efetuar a toda troca de óleo, pois o filtro fica óleo velho contaminando o novo, e há também a saturação da malha do filtro atrapalhando sua vazão fazendo abrir sua valvula de alívio
Oi Herbert. Não necessáriamente. O elemento filtrante de um filtro de boa qualidade já é feito para suportar e manter a capacidade filtrante com uma enorme margem de segurança em duas trocas de óleo. O próprio fabricante do veículo recomenda a troca a cada duas trocas de óleo. Em um motor bom , com uma queima correta, não haverá jamais a saturação do elemento filtrante a ponto de abrir a válvula em um filtro de qualidade aos 12.000Km por exemplo. E a quantidade que fica retida no filtro é irrelevante perto da quentidade do óleo novo. Essa " contaminação " não causa absolutamente nenhum comprometimento. Agora....Lógico...óbvio que trocar sempre é melhor. Mas trocar de duas em duas, nunca vai criar nenhum problema ou redução de vida útil. Na verdade o problema é colocar filtro de baixa qualidade. Colocar um filtrinho baratinho e inferior a cada 6.000 é muito, muito mais arriscado que colocar um filtro bom a cada 12.000 . Mas repito...trocar o filtro sempre, usando filtro bom , naturalmente é melhor, até porque mesmo um filtro bom é barato perto dos valores envolvidos. Mas é desnecessário.
Bom eu trabalhei no laboratório de motores dentro da antiga PSA Peugeot Citroën e vários testes em dinamômetro tiremos a comprovação disso junto com a engenharia e os especialistas franceses de motores e até em um motor Renault v12 de fórmula 1 foi feito este teste.
@@herbertXX Em mecânica automobilística cada caso é um caso e também como disse , é lógico que trocar sempre é melhor. Não é esse o ponto. O ponto é o quanto isso é necessário. Certamente os fabricantes dos veículos que recomendam a troca do filtro a cada duas trocas de óleo também fizeram testes exaustivos sobre isso antes de colocarem essa recomendação no manual , principalmente por ser algo que caso a recomendação fosse equivocada poderia trazer serios danos .
Sempre trocava oleo e filtro a cada 3 mil km ,hoje troco filtro a cada 6 ,pois o intervalo de troca das vestron antiga é muito curta ,mesmo usando semi sintético eu troco filtro em casa com a mão e mesmos assim passo trabalho pra soltar depois
Na verdade essa redução no prazo que tinham nas de primeira geração foi um cuidado a mais da JToledo. Quando aqui as de primeira geração falavam em troca com 3.000Km lá fora já falavam em 6.000 para a mesma moto. É em razão também de que nos primeiros anos de VStrom , óleo semisintético ainda não era muito popular e se usava mineral .
Siga sempre o manual. Se o manual fala pra tocar sempre, existe uma razão. Pode ser que o motor da Bandit tenha características que exijam mais do filtro e portanto a troca seja recomendada a toda troca de óleo.
A imensa maioria dos fabricantes de veículos, seja moto seja carro recomenda troca de filtro a cada duas de óleo. Eu acho mais seguro trocar a cada duas um filtro bom quetoda troca e um filtro inferior. Agora...trocar filtro bom toda troca é ótimo. Porém desnecessário
Sim. A grande maioria das motos recomenda um filtro a cada duas trocas de óleo. Lógico que se pode trocar junto, mas com filtro de boa qualidade não é necessário.
@@GaragemVStromesqueci de comentar... embora no manual da nc750x pede para trocar o óleo a cada 12.000km e o filtro a cada 24.000 eu costumo trocar o óleo a cada 8000km e o filtro junto com a troca de óleo.... uso esse filtro que vc postou no vídeo e o óleo o motul 10w30 que é o que pede no manual... gasolina, a gde maioria das vezes, só a Premium.... de vez em qdo coloco um aditivo pra dar uma limpada no sistema de injeção... Parabéns pelo seu canal.. é um dos poucos que eu confio... tem muita gente por aí na Internet que só fala bobagem... não tem nem um conhecido básico e faz um canal do UA-cam.... Lhe desejo muito sucesso... e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente
Marcão, obrigado pelos vídeos, muito explicativo e bem elaborado, parabéns. Tenho uma VStrom 650 XT 24. O manual indica o Mobil Super Moto 4T MX 10W-40 semissintético. Seria exagero eu substituir por óleo com a mesma expecificação sintético?
Trocar um semissintético por sintético sempre será uma boa opção, desde que o gasto não faça diferença no bolso. Na vida real, a diferença nem é algo muito relevante, mas naturalmente que a longo prazo as vantagens existem. Só atente para : Um semissintético de marca consagrada ainda pode ser melhor que um sintético de marca inexpressiva no mercado. Cuidao com promoções de internet com sintético a preço de semissintético ou mais barato.Tudo falso. Não fique tentado a aumentar o prazo de troca porque colocou sintético. O prazo de troca é o mesmo. Mas que é melhor, não há duvida.
Uso sintético troco a cada 5.000km. Um ótimo filtro da hiflo para a Lander custa R$ 50,00…. Sai R$ 0,01 (1 centavo) por km rodado. Nem tem muito o que pensar.
Veja o que fala seu manual . Se ele fala pra trocar o filtro a cada duas trocas de óleo, com filtro de boa qualidade vc pode fazer isso tranquilo. Se quiser tirar entre uma troca e outra para escorrer o óleo velho pode também, mas isso só se o anel de vedação de borracha estiver OK. Se quando colocou , apertou muito melhor não tirar porque depois pode vazar . NÃO LAVE.... qualquer substância que vc usar pra lavar com uma chance enorme vai atacar o papel do elemento filtrante. Esse papel foi feito pra ser imerso só em óleo, não em querosene , diesel , desengraxantes ou detergentes. Muito menos água.
nunca fiquei trocando filtro com oleo,em carro ou moto, e NUNCA tive problemas, sempre bom ver manual. ha tbm um marketing pra q peças sejam trocadas em conjunto pra fomentar o comercio
perfeito! ótimo video como todos! vi que voce mostrou o óleo Mobil 10w40. estou começando a utilizá-lo também e vi que na internet pessoas comentam que esse é um óleo algumas vezes falsificado. você saberia nos dizer como identificar óleos falsos? faria um vídeo sobre isso? um abraço!
Muito difícil identificar. Algumas são grosseiras , com o lacre mal feito e mal colado. Outras precisaria teste comparativo. A melhor maneira de não se arriscar é não ficar comprando óleo pela Internet de camarada pessoa física vendendo mais barato que preço de mercado. Ou vai numa distribuidora ou loja física conceituada no mercado ou compra on LINE em sites de lojas fisicas conhecidas e com endereço e CNPJ . Desses caras que falam que " conseguiram um lote com desconto" eu quero distância
Tenho uma VSTROM 650 DL ano 2010 e no manual indica o óleo 20W50 MA2 e a troca de filtro e óleo a cada 3.000km. Quanto ao filtro sempre comprei o FRAM PH6018 e nunca tive problemas, sendo sempre aconselhavel em toda troca observar se no interior do filtro retirado como também no parafuso de dreno que contem um ímã se não tem vestígios de limalhas por questão preventiva. Também sempre eu mesmo faço a manutenção preventiva no geral.
O Fram é um ótimo filtro e muito confiável. Quanto ao ímã no parafuso de dreno, é um sinal de alarme. A não ser na revisão dos 1.000km , onde o motor está se assentando, qualquer presença de limalha no ímã é um sinal de algo muito , mas muito sério no motor. Primeiro porque se tem limalha no ímã, é sinal que vai ter muito mais retida no filtro, pois o ímã retém uma parte mínima de uma eventual limalha circulando. E se tem limalha circulando é sinal que os desgastes no motor estão gravemente acentuados.
Várias razões, mas a principal é economia de escala. São prodsuzidos muito mais filtros para carro que pra moto. Mas alguns bons filtros de moto como FRAM , TECFIL , etc até que são baratos . E relativamente bons.
Eu troco o filtro em todas as trocas de óleo e, há 42 anos, uso um "filtrinho" Fram , agora o PH6018, de 20,00... rs Até hoje, zero de problemas com os filtros Fram, tanto nas motos, como nos carros.
@@GaragemVStrom Sim, gosto do Fram e tb já usei o Tec Fil, quando não encontrei o Fram. Mas, com certeza, a qualidade construtiva do Hiflo é maior. Usei muito filtro Hiflo, quando tinha KTM 990 e 690, o que nem dava muita diferença na troca, pois a 690 pede óleo sintético 10W-60, que já custa uma boa grana. Como sempre, um ótimo vídeo. Um abração.
Se equivalem . O K&N tem mais marketing e realmente é excelente. Mas o Hiflo também, e em se tratando de filtro de óleo, quando dois filtros são de excelente qualidade , já não existe diferença nenhuma , mesmo que um seja ligeiramente melhor que o outro.
Parabéns pelo canal e obrigado por passar para frente os seus conhecimentos e experiência na área. Aprendendo muito sobre mecânica, como cuidar melhor da minha Yamaha FZ25 e revendo muitos tabus e ou mitos que acabam se tornando verdade, de tanto que se escuta no âmbito popular. Forte abraço.
Eu que agradeço. O objetivo do canal é exatamente esse. Orientar dentro de base técnica, e derrubar um monte de mito e lenda que podem causar danos a moto ou a segurança do piloto.
Parabéns mais uma vez ! Até fiz uma ao sr em outro vídeo Sobre óleo . A pergunta foi que para a xre 300 o manual manda trocar a cada 6000 km uma troca sim e outra não , vc tracaria o filtro . As lojas de troca de óleo mandam trocar a cada 1500km . O sr acha que devo trocar a cada 6 mil km ou a 3 mil km? Rodo em média 2500 mil km ao mês.
Quem te fala pra trocar óleo de uma XRE300 a cada 1500km está é tentando ganhar dinheiro em cima de vc . Isso não existe. Com 2500 km rodados por mês , vc está longe de uso severo no sentido de usar a moto em trajeto curto. A não ser que vc use a moto em ambiente muito poeirento, ou que esse uso seja no anda/ para do trânsito, quase o tempo todo em segunda e terceira marcha, seu uso não é severo . Rodando 2.500 por mes, o que vc precisa é sempre estar de olho no nível do óleo. No mínimo uma vez por semana . Se o óleo estiver se mantendo no nível, pode seguir o que recomenda o manual tranquilamente. Não se deixe explorar por gente que quer te empurrar troca de óleo em intervalo completamente desnecessário.
Raciocínio lógico, racional e correto. Que Motul 100% sintético é melhor que um semi sintético não há dúvida, mas a diferença prática num motor como da Vstrom é o mesmo que a diferença de lavar a moto com água mineral ou água de torneira. Mínimos detalhes na condução da moto vão fazer mil vezes mais diferença. Com relação ao Filtro " original " ( que é um filtro OEM chinês ) eu já abri esse e o Hiflo e pode acreditar. Os materiais e construção do Hiflo são melhores. Quanto a mão de obra, fica a critério de cada um , mas certamente quem faz em casa, além da economia, se aprender a fazer certo vai fazer muito melhor e com mais capricho que na cc.
Boa tarde marco estou trocando de moto tenho em vista uma vstron 2020 com 72mil km a moto foi usada a maior parte do tempo em viagens segundo o dono pergunto eu até quanto e considerada uma km alta pra uma vstron poderia comprar sem medo se estiver com a manutençao em dia !
Essa é uma pergunta extremamente subjetiva. Naturalmente que uma moto com 15.000 km tem tudo para estar melhor que uma moto com 100.000km . Mas dentro de uma km razoável, eu diria algo entre 50 e 80 não tem como afirmar nada . Vai depender totalmente de como usaram . O fato de ser segundo dono já fala muito a favor da moto . O problema é moto que já passou na mão de um monte de donos e aí basta que um deles tenha sido um gorila ou um gambiarrento pra moto estar horrível. 72.000 numa 2020 não é nada preocupante se foi moto bem cuidada de estrada . Ela passa de 200.000 fácil. De qualquer maneira, como é uma moto cara , valeria a pena pagar uma avaliação de um bom mecânico para checar sinais de quedas , peças não originais e passar o scanner pra verificar compressão, injeção etc .
Exatamente...isso de falar que " filtro é baratinho " é muito relativo. Eu particularmente confio mil vezes mais em um bom filtro com 12.000Km do que um filtrinho de 19,90 com 6.000Km
Filtro é barato se comparado ao custo de refazer um motor... TRocar o filtro em cada troca de óleo, é uma ideia de preditiva , previsto que o filtro já esta com uma certa restrição...
Sim ..sem dúvida nenhuma ter motor danificado por causa de filtro não faz o menor sentido. Mas devemos considerar alguns pontos. A probabilidade de algum motor ter qualquer dano , por mais ínfimo que seja pelo fato de alguém trocar um filtro de óleo de boa qualidade , troca sim , troca não é zero . Tanto pela eficiência de filtragem quando pelo óleo retido no filtro. Nem de longe isso afeta o motor. Na verdade , alguém que troque filtro toda troca de óleo e coloca um filtro inferior está colocando o motor em muito maior risco do que quem troca filtro a cada duas trocas de óleo e coloca um filtro Premium . O risco de um filtro de qualidade inferior se fragmentar e os resíduos dessa fragmentação entupirem dutos é real . Mas claro....se trocar toda troca de óleo e colocar filtro de qualidade, aí tá perfeito.
@@GaragemVStrom Gosto de deixar um ima de neodímio (de HD) na carcaça do filtro para reter o material magnético e poupar um pouco o papel do filtro ...
Você dizendo, a gente acredita, mas que dá um medo de não trocar o filtro, isso dá! Eu, desde a época do Velotrol, troco o filtro a cada troca de óleo, por isso a resistência em por em prática o que você disse. Se a gente pensar direitinho, o que é que o filtro de óleo retém? Partículas sólidas suspensas. Um motor em bom estado, "produz" partículas sólidas suspensas? Acho que não. Se a contaminação vier da entrada de ar, ela pode sujar o óleo? Um filtro de ar em mal estado ou mesmo, um filtro de ar esportivo, podem permitir a entrada de poeira nos cilindros. Essas impurezas podem ir para o óleo? Mesmo cuidando dos filtros, fica o medo. Forte abraço! Já ia esquecendo! Excelente vídeo!
Eu entendo perfeitamente seu raciocínio, e deixo claro que trocar filtro e óleo juntos é um bom procedimento. Só insisto no vídeo que quem troca filtro óleo sim óleo não como manda o manual também não está fazendo nada errado, pois na prática não há mal nenhum. Sobre partículas no óleo. A denominação " partícula sólida" é um tanto relativa, pois a dimensão dessas partículas varia muito, mas todas são partículas. Normalmente as partículas sólidas que estão em suspensão são quase microscópicas que são os resíduos de combustão e carbonização produzidos na camara de combustão e limpos pelo óleo. Por isso que fica preto. Outras são partículas de poeira muito finas do ar que passam pelas células do filtro de ar. As eventuais partículas maiores que possam ser retidas no filtro seriam limalhas do motor, mas um motor saudável não libera limalhas significativas , a não ser quando é novo e ainda tem algumas apares e arestas de usinagem. Por isso que tem que trocar óleo e filtro nos primeiros 1.000Km. Quanto a filtro esportivo essa é uma pergunta que me faço também. SE a intenção do filtro é oferecer menor resistência a passagem do ar, a lógica é que as células sejam mais abertas, e ainda pela lógica, em células mais abertas passam partículas maiores e mais partículas. Mas pode ser que nesses filtros haja uma tecnologia de filtragem que permita melhor fluxo sem prejudicar a filtragem. Realmente não sei. Mas que poeira que passe pelo filtro de ar, sim , com certeza contamina o óleo. Por isso é que uso da moto em ambiente poeirento é considerado uso severo e pede troca de óleo na metade do tempo. Abraço
@@GaragemVStrom Estive lendo por aqui e descobri que um filtro de ar retém partículas de até 1 mícron (1 mícron é 1 milímetro divido por 1.000 (site Tecfil)). As partículas do pó do talco, por exemplo, "medem" 15 mícrons, então, o filtro de ar original dá conta, se estiver em bom estado. Como você disse, em caso de muita poeira, o jeito é antecipar a troca do óleo. O site de um fabricante de filtros (Tecfil), diz que o filtro se torna "esportivo" por ter menos camadas de papel, o que faz entender que o elemento filtrante é o mesmo, ou seja, não há nenhuma melhoria tecnológica no esportivo. Forte abraço!
@@paulofelix3586 Mas se o esportivo tem menos camadas de papel e o papel é o mesmo , se o standart tem mais camadas é para as camadas a mais reterem eventuais partículas que passaram pelas primeiras. Então nessa lógica , o esportivo deixa passar mais partículas .
@@GaragemVStrom Isso mesmo. Por isso não penso em usar filtros esportivos. Muita gente faz isso para conseguir performances melhores em motos (e carros) de rua. Com isso, chegamos à mesma conclusão. Filtros esportivos não oferecem a mesma eficiência.
@GaragemVStrom tenho uma dúvida sobre lavar a moto com motor quente. Eu nao lavo nessas condições, porém o povo anda comparando com a situação de chuva, onde o motor está quente e do nada chove.
Então...Lavar a moto com motor quente é uma coisa que não se RECOMENDA . Entrar com a moto num aguaceiro de verão é algo INEVITÁVEL . Quando se pode evitar isso se deve. É o mesmo que estar com a moto quente e passar um riacho que molha o motor. Não vai estragar o motor, mas não é bom. Outra razão é que nessas situações a moto está andando e o vapor que vai liberar na hora que a água encosta no motor quente vai se dissipar ao vento. La lavagem a moto está parada e esse vapor vai subir para a parte de baixo do tanque e se condensar ali, causando futura oxidação.
Me desculpem outros que fazem videos, mas eu com 71 anos de idade, tive motos desde 40 anos atrás, confio muito no Marcos (Engº mecânico), fala e prova o que está falando, aprendo bastante com ele ,parabéns !
Muito obrigado. Comentários como o seu são o que me incentivam a tentar fazer vídeos cada vez melhores. Abraço
Filtro bom garante 20 k de kms se o óleo usado sempre foi bom na moto com até 100 k de kms bem tratada. Se der problema é por outra coisa.
Om qtos kms vc troca o Óleo 🛢 da sua Moto Marcos??
Aonde vc Compra os Filtros da sua Moto??
Parabéns Marcos! Finalmente uma voz de razão nesse mar de achismos do mundo da mecânica.
Pessoal simplesmente ignora o trabalho da área de elaboração dos materiais de serviço/manutenção e garantia das fábricas. Não sabem que são feitas análises estatísticas de falhas, que rodam em condições extremas e ainda sim definem as orientações de manutenção com margem de segurança. Além disso, levam em conta o fator econômico, pois motocicletas e carros com maiores custos de manutenção tendem a desvalorizar mais, desincentivam a venda dos próprios produtos e a retenção de clientes na marca. Aqui no BR, as montadoras podem até ter uma política de incentivo a manutenções mais frequentes tanto devido às condições de rodagem (clima e pavimentos) para tentar alcançar menor índice de falhas em garantia, quanto para garantir renda às concessionárias (pois se fosse por mérito/qualidade do serviço e precos, a maioria absoluta fecharia suas oficinas).
Na Europa por exemplo os termos de garantia exigem que para cobertura da garantia as manutenções sejam feitas nos intervalos indicados e com peças genuínas, mas não necessariamente em concessionária da marca. Basta guardar as notas fiscais das peças e serviços para apresentar em caso de solicitação de reparo em garantia.
Continue com esse belo trabalho.
Abraços.
Esse deveria estar em sala dando aulas....didatica leve e certeira...parabens!
esse cara é honesto é um monstro na explicação parabéns amigo... não tem polêmica nenhuma VC é 10 é 100 é 1000🎉
Muito obrigado
Parabéns, Marcos. Sempre enriquecendo nossos saberes! O problema é que cada vez confio menos nos mecânicos e cada vez mais vou fazendo eu mesmo as manutenções.
Eu também penso assim .
Não é que eu não confie no conhecimento dos mecânicos, mas não confio no cuidado, na paciência e no capricho em detalhes . Isso só o dono faz . Lógico que serviço mais complicado e que precisa de ferramentas ou equipamento próprio eu levo no meu mecânico de confiança, mas a manutenção mais básica faço eu .
@@GaragemVStrom As vezes não é nem sobre o conhecimento do mecânico e sim de alguns com índoles questionáveis, fazem algo errado de propósito para que o cliente volte mais vezes.
Seu canal é extremamente útil, sensato, baseado em práticas e teorias fundadas, todo motociclista tem por obrigação te seguir !!!!
Muito obrigado por sua mensagem
Esse hiflow aí é praticamente um KN só que um pouco mais enconta o certo mesmo para você ter uma moto top é os oleo bom junto coloca aditivo para oleo e um aditivo para gasolina como é só a cada 3 mil vale apena vai ter um motor cuidado sem borras no motor mangueiras limpas top
As pessoas escutam todos, menos o fabricante...é uma coisa tão simples que chega ser hilário.
Nós temos uma mania de não ler manual que só Jesus na causa.
Você está certíssimo, quem manda é o fabricante.
Exatamente...é cultural. Muita gente acredita mais no que o mecânico da esquina, o amigo do boteco ou o artigo de Whatsapp fala do que nos engenheiros que projetaram o motor. E quando questionados, dão como exemplo aqueles 0,00000001% de exceções onde os manuais deram informações equivocadas.
Camarada top video muito bom quem não vai gostar ê os fabricantes e vendedores de filtro 😂😂😂😂😂😂
Tenho uma Lander 2023 só troco o óleo entre 4k e 5k e o filtro uma troca sim outra não mas tenho a amigos malucos que trocam o óleo a cada 1k e o filtro TB achando que está fazendo o certo mas não tem coragem de verificar o nível antes de andar com a moto e falam que eu sou louco em trocar a cada 5k eu falo se o engenheiro e a Yamaha manda trocar a cada 5k mas sempre manter o nível mas eles fazem a troca a cada 1k mas não tem coragem de ver o nível aí fala que faz a troca a cada 1k pq sempre que vai fazer a troca ver que o nível está baixo do que entrou claro o engenheiro fez o motor com a vareta de nível mas o preguiçoso não tem a coragem de ver o nível
Cara....fazem anos que eu tento mostrar isso para as pessoas, mas essa cultura de que trocar óleo antes do tempo e filtro toda troca de óleo é algo necessário é muito forte para que alguém mude. Tudo bem...mal não faz, mas se alguém quer gastar dinheiro a toa, é livre pra fazer isso. O interessante é que o mesmo cara que fala que o manual está errado quando fala pra trocar a cada 6.000 ( caso da Vstrom ) e filtro a cada duas trocas de óleo , também fala que o manual está errado quando tem que trocar as mangueiras a cada dois anos, o fluido de arrefecimento todo ano e fluido de freio a cada dois , e reapertar raiação todo ano. Isso falam que não precisa.
@GaragemVStrom a minha eu estou trocando o fluido sempre que troco a pastilha quando comprei ela nova o freio de trás não funcionava reclamei na revisão falaram que era sujeira mas não resolveram aí abri o reservatório o óleo estava igual café tirei tudo coloquei óleo novo dei sangria aí sim ela deu freio pq foi quase 1 ano usando só o dianteiro agora uso os 2 simultâneo aí quando faço a troca das pastilhas já tiro óleo velho e coloco o novo pq tenho garrafa da grande pq meu carro também usa dot4
Obrigado pelo vídeo,
Qdo completa o óleo, está misturando óleo novo com óleo velho, então o argumento de misturar óleo do filtro não justifica trocar o filtro tds as vezes
Exatamente... É logico que quanto mais limpo e novo o óleo melhor. Mas numa quantidade pequena não faz diferença nenhuma. Mesmo quando troca óleo e filtro junto sempre fica ainda uma boa quantidade de oleo velho retida dentro do motor portanto vc nunca estará com óleo 100% novo, a não ser quando abre e limpa todo o motor. No caso de completar é um pouco diferente. Nesse caso vc está com nível baixo e coloca óleo novo para voltar ao nível normal. Nesse caso, o óleo resultante depois de completar é até mais novo que o que tinha antes.
Vc disse que talvez esse vídeo iria causar polêmica. Vc explana tão bem qto jogadas de xeque mate. Os malas de plantão não tem vez.
Muito obrigado
Olá meu amigo!
Tenho uma Honda 300
E faço a manutenção básica com sua orientação.
Você é top. Que orientação de qualidade essa sua!
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado
Você é fora da curva irmão.... só alegria com seus videos . Obrigado !!
Eu que agradeço
Sou fã desse senhor! Inteligentissimo.
Muito obrigado. E muito bem vindo ao canal
Valeu amigo...vc foi correto.. Foi justo... Foi honesto... Agora cada um faz seu julgamento.. Eu estou com seu pensamento..sigo o mesmo ...
Parabéns p capacidade
Análise cirúrgica!!! Obrigado Marcos.
Ótimas informações, como sempre técnica! Sem especulação!! Excelente, você me lembra muito a mim mesmo, sou desse jeito, só fico satisfeito depois de testar e aprovar, usando todos os paramentos e diminuindo ao máximo a margem de erro do teste.
Canal é único no Brasil, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻✅✅
Exatamente assim, tem muita gente jogando dinheiro fora!
Exatamente, mesmo considerando que filtro é relativamente barato, não existe razão técnica relevante nenhuma pra trocar toda troca de óleo
O canal do Marco Bukão, não tem achismo! Aqui contamos com conhecimento técnico. É, sem sobra de dúvida, o MELHOR CANAL! Parabéns.
Muito obrigado. Espero seguir merecedor dessa confiança
Fala sobre a moto parada, sem rodar por 2, 6 meses. Fala sobre mitos e verdades
Ótima sugestão...foi começar a trabalhar nisso.
5 anos atrás quando comprei uma Titan 150, totos sabem que ela não tem filtro de óleo, mas tem dentro do motor o filtro centrífugo que nada mais é que uma telinha, então mandei o mecânico limpar esse filtro porque no manual pede pra limpar a cada 25milkm. Meses atrás o motor começou a bater depois de uma viagem de 1000km, abrindo o motor vimos que não tinha o filtro centrifugo, ou seja, 5 anos atrás o mecânico tirou, mas esqueceu de recolocar, assim foi entupindo as passagens do óleo, 5 anos depois 😮, então acho que trocar o filtro uma vez sim outra não, não faria muito mal
Filtro centrífugo é outra coisa, a telinha pega sujeira de tamanho maior. Tinha uma biz e já limpei os dois.
Essa era a tela que impede que sujeiras grandes passem do carter para a bomba, o filtro centrifugo é outra peça, fica dentro do motor, próximo a embreagem.
Melhor trocar a cada 3 trocas de óleo, se não o cara vai trabalhar só pra comprar filtros.
Falou Mestre.
Valeu !
Boa noite ,salve bsb! Mês que vem moto capital 20 a 29 julho.......é noissss!!!
Vou tá lá tbm irmão heheheh
Show! Mais uma aprendizado e mais um mito derrubado! Vou passar a fazer o mesmo com a minha Suzuki GSX 650F. Filtro de primeira linha e troca a cada 2 trocas de óleo ou 12.000 km... Apesar da carenada ser um pouco complicada para retirar o filtro com a mão, tentar eu mesmo colocar e testar exatamente como feito neste vídeo. Se conseguir reaproveitar o filtro escoando o oleo velho e recolocando o flitro, vai ser troca de filtro a cada 3 trocas de óleo.
Olá amigo...
A cada três já é forçar a barra. Provavelmente não terá problema nenhum se o filtro for de boa qualidade , mas o elemento pode ficar muito saturado e forçar mais a bomba de óleo. Ou abrir a válvula de segurança do filtro e deixar circular óleo sem filtrar . A cada duas está de bom tamanho.
@@GaragemVStrom Obrigado pela recomendação de segurança.
Muito interessante o seu vídeo e a sua abordagem. Realmente, é um assunto polêmico e discutível conforme a situação. Acho que devemos perseguir a orientação do fabricante, pois é da minha visão que um filtro sempre novo poderá dar passagem a partículas que um filtro ½vida reteria. Tendo assim uma maior eficiência na filtragem. Quando saturado, tem a válvula de segurança do filtro que garantiria a Vazão de óleo. Obviamente, podemos estar trocando 6 por ½ dúzia, mas tem esse efeito de eficiência da filtragem.
Quando o fabricante fala que pode trocar um filtro aos 12.000, ele não está considerando a capacidade filtrante do filtro novo e considerando quanto o filtro dura. Ele testa a capacidade filtrante do filtro com os 12.000 e ainda coloca uma margem de segurança muito grande. A parte de óleo que fica retida no filtro quando se troca óleo e não troca filtro também é irrelevante em termos de qualidade do óleo. POde trocar de acordo com o manual tranquilamente. O risco de colocar um filtro novo de baixa qualidade é infinitamente maior para o motor que um filtro de boa qualidade durar duas trocas. Mas claro....se prefere e se sente mais seguro colocando um filtro novo e bom a cada troca de óleo, mal nenhum. Mas na verdade colocar filtro novo a cada troca de óleo faz um milhão de vezes menos diferença que mínimos cuidados ao dirigir ou ligar a moto
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. Eu sempre troco o óleo e o filtro.
Sim...vc não está errado em fazer isso e está utilizando filtro adequado. Mas se o manual da sua moto recomenda trocar a cada suas trocas vc também pode fazer sem medo. E lembra...colocar filtro baratinho e ruim toda troca é pior que colocar filtro bom a cada duas trocas. Mas lógico....colocar filtro bom toda troca é o melhor.
Indiscutivelmente, faz total sentido. 👍
A idéia era exatamente mostrar a lógica desse assunto
Maravilhosamente sabia sua explicaçao, conheco muita gente que faz a troca do oleo com filtro toda vez, porem coloca oleo de pessima qualidade, resumindo e melhor um oleo de otima qualidade e filtro e fazer uma troca sim outra nao.
Exatamente ! E da mesma maneira um filtro de boa qualidade trocado a cada duas trocas de óleo é muito mais confiável que um filtro de baixa qualidade trocado a toda troca de óleo.
Muito bom, é isso mesmo. Parabéns e que Deus abençoe.
Excelente vídeo! É um prazer ver seus vídeos, dão muito conhecimento!! Sou fã já, e vc é meu vizinho, sou de Santos tb , se tiver pelo deck do pescador, vou chegar pra te dar um oi, vou toda semana lá 😁👍👍
Olá...eu sempre passo de bike ali na frente do Deck do Pescador e sempre vejo motos maiores paradas ali. O pessoal se reune para um papo ali ?
Muito bom, me convenceu com os argumentos.
O filtro original da minha nova moto Yamaha mt 09 2022 custou na última troca $270,57 devido a isso, vou ler o manual e efetuar a troca somente conforme o nanual.
Muito obrigado pelo esclarecimento, excelente vídeo.
TRocar o filtro toda troca de óleo, lógico que é bom. Mas pode ficar caro. Uma coisa é verdade : O risco de qualquer dano ou diminuição de vida útil de motor com um filtro superior trocado a cada duas trocas de óleo é ZERO. Já o risco de algum problema trocando filtro toda troca de óleo mas colocando filtro vagabundo é muito, muito maior. Agora...se tem $ pra trocar filtro bom toda troca de óleo aí é o ideal.
Na minha moto NC 750
Troco o óleo a cada 5.000 km com o filtro fram eu mesmo faço a troca .
Parabens pelos videos: bom senso, sensatez, conhecimento tecnico e de vivencia. Es minha referencia em termos de motos e de sua praticas e vivencias sobre elas.
Obrigado, fico muito feliz em saber que você confia na minha opinião!
Parabéns pela iniciativa dos vídeos técnicos... sempre troquei o conjunto, mas ano passado tive uma situação que n vi necessidade... tinha trocado filtro e óleo havia 6 meses e somente tinha rodado mil km, nao vi necessidade de troca do filtro... mas não tirei ele para esgotar, porém gostei da ideia... mais uma vez parabéns e obrigado pelos vídeos tecnicos! Forte abraço!
Obrigado pela mensagem. Sobre esgotar o filtro é um procedimento com vatagens e riscos. A vantagem é óbvia...vc retira o resíduo de óleo velho. O risco é que isso só pode ser feito em filtros de boa qualidade, com anéis de vedação de boa qualidade e que na hora que foram instalados na primeira vez não sofreram um torque exagerado. Se quem colocou da primeira vez usou aquelas ferramentas de apertar filtro, ou não melou bem o anel , ou timha alguma aspereza na sede, pode danificar o Oring e na hora que recolocar dar vazamento. Se for fazer isso, observe atentamente se o Oring está completamente íntegro e sem sinais de deformação.
A cb500 x troca oleo cada 12mil km e filtro a cada 24mil km
a minha 500x 2023 ta escrito isso no manual, mas vai por mim troque com menos tempo e use um óleo 100% sintético e troque o filtro (original ou qualidade similar) a cada 12 mil KM, e não esqueça de olhar o nível de óleo.
se for seguir o manual vc terá uma perda na durabilidade do motor a longo prazo, e é isso que a Honda quer!
@@STrydeR_Silva imagino que tu tenha razão. A minha é 2023, to trocando óleo e filtro a cada 6mil km, mas uso peças originais Honda em função da garantia, portanto o óleo é o semissintetico. Pretendo passar pra oleo sintetico e filtro fram ou mann quando acabar a garantia.
Meu amigo eu ja tirei o filtro e tirei o óleo depois coloquei devolta não vazou nada o que manda é o filtro ser de marca boa uma vez colocaram um filtro da marca altotec na ninja 500 quanto acelerei o oring do filtro pulou fora o importante é colocar filtro e oleo bom saude pra vc quem fala com vc conserta mitos à 37 anos tenho 64 anos a uma coisa faço isso nas minhas motos abraços
A da Factor 150 é a cada 5 em 5 mil km. A minha ta com 8 mil km, na revisao de 10 mil é trocado e novamente a 15 mil km, assim o fabricante recomenda.
Bem inteligente esse coroa.
A quantidade de óleo retido no filtro é irrelevante. O que determina o tempo de troca do filtro é a saturação/deterioração. O fabricante testa e determina se pode ou não fazer uma troca intercalada, em função do volume de óleo filtrado, características do motor, etc... simples. Quando há uso severo, os manuais geralmente sugerem antecipação. É importante ter em mente o seguinte também: Um filtro de qualidade original ou paralelo de primeira linha usado é muito mais seguro que um filtro barato novo.
Amigo... excelentes colocações . Concordo totalmente com todas .
Por isso que digo no vídeo que é até " mais legal " se iniciar o ciclo do óleo novo sem o óleo velho retido , embora eu ressalte que para o motor , na vida real tanto faz quanto tanto fez . Essa quantidade retida no filtro é pequena e não compromete em NADA a lubrificação. E outra coisa perfeita que vc disse . É super seguro se trocar filtro de óleo a cada duas ( ou até três , dependendo do fabricante) DESDE QUE o filtro seja no padrão testado pelo fabricante quando disse isso .
O cara que troca sempre o filtro a cada troca de óleo, mas coloca filtro inferior , corre risco maior do que aquele que troca o filtro a cada duas trocas de óleo e coloca filtro bom .
Filtro vagabundo fora a pior qualidade de filtragem tem o sério risco de fragmentar e os fragmentos entupirem algum duto . Seria como causar um AVC no motor .
Vídeo simples e excelente explicação. Parabéns
Estou convencido, agora só troco o filtro uma troca sim, outra não. Vc é muito técnico. Obrigado
Espero ter ajudado, mas por precaução, se for trocar vez sim vez não, faz o que manda o manual. usa filtro bom e não tira pra vazar o óleo, pois pra fazer isso precisa ter muita certeza de que o anel de vedação está bom.
+1 inscrito
Sabe muito 👏👏👏
Muito obrigado. Seja bem vindo ao canal e sinta-se sempre a vontade para mandar perguntas, críticas e sugestões para novos vídeos.
@@GaragemVStrom show 👊
Os vídeos do Marcos são excelentes , uma aula de verdade
Otima informação. Sempre fiz isso na Vstrom principlmente em viagens longas acima de 10.000 onde temos que trocar Óleo no meio. So troco o óleo e mantenho o mesmo filtro, na proxima troco os dois. Nunca deu errado. 😉👍
Melhor coisa a se fazer. Mil vezes mais seguro pular uma troca com um filtro bom que trocar e colocar um filtro ruim. Filtro inferior pode se fragmentar a qualquer momento e isso sim é prejuízo grande e certo.
Tenho uma biz 125 prescisa como funciona isso
Mais um escrito parabéns pelo nível da explicação
Muito obrigado e seja bem vindo ao canal
No manual da Honda pede pra trocar a cada 2 trocas de óleo, mas acredito que seja porque popam nas revisões, óleo também acho, mas é só achismo mesmo
Praticamente todo veículo fala para trocar a cada 2 trocas de óleo. Não há necessidade real de trocar toda troca. É bom , lógico . Mas não necessário. Filtro de boa qualidade e motor em bom estado não vãom sentir a menor diferença nem na filtragem nem na qualidade do óleo por conta do resíduo que fica no filtro. Preocupação completamente desnecessária, embora quem quiser fazer, não tenha nenhum problema.
Obrigado por compartilhar sua experiência Marcos. É sempre um prazer suas instruções.
Quando fui trocar óleo e filtro da minha scooter 300cc recentemente comprada, precisei furar o filtro com chave de fenda para remove-lo, hoje aperto somente com as mãos, uso marca HifloFiltro, mas troco junto com óleo. sei lá, qualidade da nossa gasolina é muito ruim, acredito que pode contaminar óleo, e outra não peguei moto zero km não sei se tem limalha do motor no filtro velho. Parabéns pelo vídeo, excelente explicação.
Tudo certo...
Filtro se aperta com a mão mesmo . Inclusive se vc envolver numa lixa , dá uma pegada bem melhor.
Hiflo é excelente. Um dos melhores do mundo. Se vc pegou a moto de um dono anterior, faz bem em trocar no início filtro e óleo junto. Depois não é mais necessário. A cada duas trocas está mais que tranquilo. Mas lógico....nada impede que vc troque a cada troca de óleo
E a quantidade? Sempre há essa dúvida, se não trocar o filtro, mas realizar a retirada para limpeza, pode colocar os 2700
Bahhh eu tenho uma GSX 750F 2006 eu retiro o FILTRO e coloco com a mão com ajuda d uma lixa. Eu nem tinha visto esse vídeo e já fazia o aperto CORRETO. EU também não gosto de trocar óleo em oficina,eu mesmo faço ate regulagem dos meus CARBURADORES.
Se tiver uma CARBURADA e não souber mexer e regular ... Está ferrado! Pois demanda muito tempo para acerto IDEAL e mecânicos não tem tempo para isso. Aprendi muito com vídeos do Viga Braaap e o Hébert que só mexe em CB 400...aaaa o Tonella também.
Eu tenho uma FZ25, o recomendado de troca de óleo é 5000 km. E troca de filtro a cada 10000 km.
Eu faço tudo na metade do tempo.
Troco óleo a cada 2500 km e filtro a cada 5000 km.
Acabo gastando um pouco mais. Mas, acredito que estou evitando certos problemas
na minha opinião, se seu uso não é severo , o óleo é de qualidade e vc sempre verifica o nível, acho meio exagero. mas lógico, se isso não impacta no seu bolso e te dá um sentimento de segurança que está fazendo o melhor para sua moto, problema nenhum. abraço
@@GaragemVStrom uso óleo Yamalube 10w 40 semi sintético.
Uso filtro de óleo também original Yamaha.
Uso sempre tudo de acordo com o manual da moto.
Acaba saindo um pouco mais caro sim.
Mas prefiro fazer assim.
Assisto muito seus vídeos.
Você explica as coisas muito melhor do que a grande maioria.
Parabéns pelo vídeo marco ,reparei q não usa protetor de carter o cavalete vc já fez vídeo explicando mas e o protetor de carter porq não usa ?
Não vejo necessidade. Primeiro porque a maioria dos protetores de carter são fixados no bloco , e qualquer pancada maior vai ser transmitida pro bloco do mesmo jeito. Segundo porque abaixa ainda mais a altura livre do solo , que na VStrom já é baixa . Muitas das raspadas de protetor de carter que o dono acha que protegeu o carter , na verdade nem teria batido se o protetor não estivesse ali . Terceiro, porque é uma mão de obra a mais na hora de trocar óleo e quarto que diminui o resfriamento do óleo no filtro do óleo.
Não estou dizendo que não seja útil. É sim . Mas eu particularmente sei exatamente que altura de obstáculos posso passar com a minha moto e não encaro obstáculos que sei que vai bater . Em quase sete anos com a moto nunca raspei carter . E nem pretendo raspar .
@@GaragemVStrom q resposta marco perfeito em todas pontuaçoes .
O ideal é trocar, o manual fala isso pois é obrigado por conta de normas de emissões...
???? Vc está equivocado. Onde tem isso no manual ? O manual fala para trocar a cada duas trocas de óleo. Trocar óleo a cada 6 000 e o filtro a cada 12.000km. E a troca de filtro de óleo não tem relação com normas de emissões. Abraço
@@GaragemVStrom tem, pois gera lixo, acho seu canal muito bom e o seu conteúdo está correto, porém as montadoras tem que colocar isso no manual pra diminuir o impacto ambiental, mas o ideal é a troca mesmo a cada troca de óleo...
Boa noite eu prefiro trocar em todas as troca de óleo sai muito mais barato que um estrago no motor.
Sim ..sem dúvida nenhuma. Mas um filtro bom , de qualidade trocado a cada duas trocas de óleo tem chance zero de estragar um motor . A chance de um filtro inferior trocado a toda troca de óleo fazer isso é muito maior .
Mas claro....se o custo permite colocar um filtro bom toda troca de óleo, lógico que é o melhor a se fazer .
Estou comentando antes de vê o vídeo.
É claro que precisa trocar! Pois é a mesma coisa de tomar banho e colocar a mesma cueca
Essa é a primeira frase que eu falo no vídeo. Mas na verdade é apenas uma frase, sem embasamento técnico. O mais correto seria dizer que é " aconselhavel " trocar tudo junto , mas nunca que se " deve" trocar junto. Não existe razão técnica nenhuma que mostre que se manter o mesmo filtro por duas trocas de óleo cause a menor diferença. A diferença está muito mais na satisfação pessoal do dono da moto em acreditar que está fazendo o melhor para sua moto. Lógico que é melhor trocar tudo junto, mas necessidade real não tem nenhuma.
Tenho 62 anos, ja tive XJ6, Suzuki 750, Suzuki GSX S 1000 e agora uma BMW GS 1200 R, sempre usei filtro de óleo Fram, nunca tive problema com o filtro e não conheço ninguém que teve problema com filtro fram.
A Fram está no mercado deste 1933.
Pergunto: não seria preconceito com a Fran por fabricar o filtro aqui no brasil e ser barato?
Bom final de semana.
Fran é marca consagrada . Também não acredito em ninguém tendo problemas com um filtro da Fram.
Complicado são esses filtros de internet que nem marca tem.
Gostei do vídeo está de parabéns, sua moto é facil de trocar o filtro, eu coloco com a mão TB só não coloco lixa kkkk, eu troco toda vez tb meu gasto é uns 200 reai em oleo 25 reais de filtro fran não vai fazer tanta diferença, tenho uma bandit 1250 só acho ruim pra tirar o filtro pq fica atrás do escapamento.
Sim...verdade. O Fran é um bom filtro e o preço justifica trocar sempre. Eu particularmente me sinto mais confiante com um Hiflo trocado a cada 12.000 que um Fran a cada 6.000, mas isso é preferencia pessoal. Mas a verdade é que as duas opções não terão diferença nenhuma na prática .
Tenho uma cb500x 2020 e também coloco e retiro o filtro com a mão e nunca tive problemas com vazamentos. Costumo trocar o filtro a cada troca, apesar do manual orientar a trocar a cada 2 trocas. Ando pouco, faço apenas 2 trocas por ano.
Exatamente. Se não dói no bolso, e principalmente tirando e colocando o filtro com a mão, portanto nunca forçando a rosca do encaixe demais , não existe razão para não trocar os dois juntos.
Videos cabeça parabéns garagem strom. Vou trocar minha 500x na strom por sua influencia kkkkkkk
A 500X é uma moto muito boa e racional. Mas a VStrom é bem superior em termos de potência, conforto e velocidade de cruzeiro. Certamente se pegar uma zero, ou uma em bom estado de conservação vai adorar a moto
@@GaragemVStrom essa semana passo a minha e monto na strom. Igual muie feia de cara mas boa de bunda. Melhor que as tiger boa de cara e de bunda mas gasta muito com salao de beleza e os malandros tudo de olho. Kkkkk
Filtro tem que original para evitar problemas com vazão de óleo e etc, até porque a diferença é pouca!
Filtro tem sim que efetuar a toda troca de óleo, pois o filtro fica óleo velho contaminando o novo, e há também a saturação da malha do filtro atrapalhando sua vazão fazendo abrir sua valvula de alívio
Oi Herbert. Não necessáriamente. O elemento filtrante de um filtro de boa qualidade já é feito para suportar e manter a capacidade filtrante com uma enorme margem de segurança em duas trocas de óleo. O próprio fabricante do veículo recomenda a troca a cada duas trocas de óleo. Em um motor bom , com uma queima correta, não haverá jamais a saturação do elemento filtrante a ponto de abrir a válvula em um filtro de qualidade aos 12.000Km por exemplo. E a quantidade que fica retida no filtro é irrelevante perto da quentidade do óleo novo. Essa " contaminação " não causa absolutamente nenhum comprometimento. Agora....Lógico...óbvio que trocar sempre é melhor. Mas trocar de duas em duas, nunca vai criar nenhum problema ou redução de vida útil. Na verdade o problema é colocar filtro de baixa qualidade. Colocar um filtrinho baratinho e inferior a cada 6.000 é muito, muito mais arriscado que colocar um filtro bom a cada 12.000 . Mas repito...trocar o filtro sempre, usando filtro bom , naturalmente é melhor, até porque mesmo um filtro bom é barato perto dos valores envolvidos. Mas é desnecessário.
Bom eu trabalhei no laboratório de motores dentro da antiga PSA Peugeot Citroën e vários testes em dinamômetro tiremos a comprovação disso junto com a engenharia e os especialistas franceses de motores e até em um motor Renault v12 de fórmula 1 foi feito este teste.
@@herbertXX Em mecânica automobilística cada caso é um caso e também como disse , é lógico que trocar sempre é melhor. Não é esse o ponto. O ponto é o quanto isso é necessário. Certamente os fabricantes dos veículos que recomendam a troca do filtro a cada duas trocas de óleo também fizeram testes exaustivos sobre isso antes de colocarem essa recomendação no manual , principalmente por ser algo que caso a recomendação fosse equivocada poderia trazer serios danos .
E sempre assim todos os engenheiros estão sempre com a razão. Meus parabéns.
Sempre trocava oleo e filtro a cada 3 mil km ,hoje troco filtro a cada 6 ,pois o intervalo de troca das vestron antiga é muito curta ,mesmo usando semi sintético eu troco filtro em casa com a mão e mesmos assim passo trabalho pra soltar depois
Na verdade essa redução no prazo que tinham nas de primeira geração foi um cuidado a mais da JToledo. Quando aqui as de primeira geração falavam em troca com 3.000Km lá fora já falavam em 6.000 para a mesma moto. É em razão também de que nos primeiros anos de VStrom , óleo semisintético ainda não era muito popular e se usava mineral .
Manual da bandit 1250 pede para trocar toda vez que for feito a troca do oleo
Siga sempre o manual. Se o manual fala pra tocar sempre, existe uma razão. Pode ser que o motor da Bandit tenha características que exijam mais do filtro e portanto a troca seja recomendada a toda troca de óleo.
No manual GM astra 2000 trocar filtro de óleo a cada duas trocas .
Gostei muito da explicação 👍
A imensa maioria dos fabricantes de veículos, seja moto seja carro recomenda troca de filtro a cada duas de óleo. Eu acho mais seguro trocar a cada duas um filtro bom quetoda troca e um filtro inferior. Agora...trocar filtro bom toda troca é ótimo. Porém desnecessário
Perfeito! Uma aula de mestre renomado.😂
gostei demais do video acho que você gosta da vstrom eu já não gosto eu AMO a minha preciosa.
Eu acho que se fizessem uma pesquisa de satisfação com proprietários, a VStrom estaria no topo da aprovação. É o Corolla das motos
A minha faco isso so aperto o filtro com a mão,tbm faço as manutenções eu mesmo .
Eu prefiro trocar óleo e filtro a cada 2500 km pois uso a moto diariamente e pego muito trânsito
Filtro mann ou Frhan para qualquer modelo. Baixo custo e qualidade.
Sim...duas marcas de boa qualidade e preço justo
Quem nao tiver condições de comprar esse filtro Hiflofiltro, compra o Fram, nas margens técnicas é oq mais se compara aos originais.
Sim...um bom filtro sem dúvida
Eu troco uma troca sim outra não
É exatamente isso que o manual recomenda .
Ótima explanação! No caso pode-se também trocar apenas o anel de vedação e manter o filtro, assim, dá mais confiança para não vazar óleo.
No manual da nc750x pede a troca do óleo a cada 12.000km e o filtro a cada 24.000km.
Sim. A grande maioria das motos recomenda um filtro a cada duas trocas de óleo. Lógico que se pode trocar junto, mas com filtro de boa qualidade não é necessário.
@@GaragemVStromesqueci de comentar... embora no manual da nc750x pede para trocar o óleo a cada 12.000km e o filtro a cada 24.000 eu costumo trocar o óleo a cada 8000km e o filtro junto com a troca de óleo.... uso esse filtro que vc postou no vídeo e o óleo o motul 10w30 que é o que pede no manual... gasolina, a gde maioria das vezes, só a Premium.... de vez em qdo coloco um aditivo pra dar uma limpada no sistema de injeção...
Parabéns pelo seu canal.. é um dos poucos que eu confio... tem muita gente por aí na Internet que só fala bobagem... não tem nem um conhecido básico e faz um canal do UA-cam....
Lhe desejo muito sucesso... e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente
Marcão, obrigado pelos vídeos, muito explicativo e bem elaborado, parabéns. Tenho uma VStrom 650 XT 24. O manual indica o Mobil Super Moto 4T MX 10W-40 semissintético. Seria exagero eu substituir por óleo com a mesma expecificação sintético?
Trocar um semissintético por sintético sempre será uma boa opção, desde que o gasto não faça diferença no bolso. Na vida real, a diferença nem é algo muito relevante, mas naturalmente que a longo prazo as vantagens existem. Só atente para : Um semissintético de marca consagrada ainda pode ser melhor que um sintético de marca inexpressiva no mercado. Cuidao com promoções de internet com sintético a preço de semissintético ou mais barato.Tudo falso. Não fique tentado a aumentar o prazo de troca porque colocou sintético. O prazo de troca é o mesmo. Mas que é melhor, não há duvida.
Canal bacana. Experiência.
Muito obrigado
Uso sintético troco a cada 5.000km. Um ótimo filtro da hiflo para a Lander custa R$ 50,00…. Sai R$ 0,01 (1 centavo) por km rodado. Nem tem muito o que pensar.
concordo
Cara é fera, hein, porra.
Obrigado
Seus vídeos comparativos são muito bons, sua analítica é muito boa e considera todos os pontos. Nota 10.
Muito obrigado 😁
Gostei. Vou até lavar meu usado e colocar de novo
Veja o que fala seu manual . Se ele fala pra trocar o filtro a cada duas trocas de óleo, com filtro de boa qualidade vc pode fazer isso tranquilo. Se quiser tirar entre uma troca e outra para escorrer o óleo velho pode também, mas isso só se o anel de vedação de borracha estiver OK. Se quando colocou , apertou muito melhor não tirar porque depois pode vazar . NÃO LAVE.... qualquer substância que vc usar pra lavar com uma chance enorme vai atacar o papel do elemento filtrante. Esse papel foi feito pra ser imerso só em óleo, não em querosene , diesel , desengraxantes ou detergentes. Muito menos água.
nunca fiquei trocando filtro com oleo,em carro ou moto, e NUNCA tive problemas, sempre bom ver manual. ha tbm um marketing pra q peças sejam trocadas em conjunto pra fomentar o comercio
Certíssimo. Não é errado trocar sempre, naturalmente, mas não é necessário. Fazer o que manda o manual não trará prejuízo nunca a nen hum motor.
@@GaragemVStrom nao reprovo quem faz rs mas tbm din din nao cai do ceu. bye
Nunca vazou uma gota... Retiro e coloca com o aperto da mao
Bom saber...isso só reforça que o que eu fiz no vídeo funciona bem.
perfeito! ótimo video como todos!
vi que voce mostrou o óleo Mobil 10w40. estou começando a utilizá-lo também e vi que na internet pessoas comentam que esse é um óleo algumas vezes falsificado.
você saberia nos dizer como identificar óleos falsos?
faria um vídeo sobre isso? um abraço!
Muito difícil identificar. Algumas são grosseiras , com o lacre mal feito e mal colado. Outras precisaria teste comparativo. A melhor maneira de não se arriscar é não ficar comprando óleo pela Internet de camarada pessoa física vendendo mais barato que preço de mercado. Ou vai numa distribuidora ou loja física conceituada no mercado ou compra on LINE em sites de lojas fisicas conhecidas e com endereço e CNPJ .
Desses caras que falam que " conseguiram um lote com desconto" eu quero distância
Excelente explanação, aliás, a melhor que já ouvi. Diferente da maioria que sempre repete. Inscrição e like, com certeza!!
Muito obrigado
Eu mesmo troco.. faço isso a tempo. Tiro, dreno e recoloco. Um x. Zero probl
Tenho uma VSTROM 650 DL ano 2010 e no manual indica o óleo 20W50 MA2 e a troca de filtro e óleo a cada 3.000km. Quanto ao filtro sempre comprei o FRAM PH6018 e nunca tive problemas, sendo sempre aconselhavel em toda troca observar se no interior do filtro retirado como também no parafuso de dreno que contem um ímã se não tem vestígios de limalhas por questão preventiva. Também sempre eu mesmo faço a manutenção preventiva no geral.
O Fram é um ótimo filtro e muito confiável. Quanto ao ímã no parafuso de dreno, é um sinal de alarme. A não ser na revisão dos 1.000km , onde o motor está se assentando, qualquer presença de limalha no ímã é um sinal de algo muito , mas muito sério no motor. Primeiro porque se tem limalha no ímã, é sinal que vai ter muito mais retida no filtro, pois o ímã retém uma parte mínima de uma eventual limalha circulando. E se tem limalha circulando é sinal que os desgastes no motor estão gravemente acentuados.
Exatamente e por isso é sempre bom observar esse detalhe para se houver, tomar providências antes que vire um efeito dominó.
Parabéns pelo vídeo! Totalmente coerente! Abss
Muito obrigado
Muito bons seus vídeos, além de falar de forma técnica e bem compreensiva, ainda faz demonstrações e testes, parabéns, novo seguidor 👍
Muito obrigado, seja bem vindo ao canal e sempre que quiser mande perguntas, coemtários e sugestões para outros vídeos
Eu queria saber o porquê de ser tão caro um filtro de óleo de moto sendo que de carro é uma barbada de barato
Várias razões, mas a principal é economia de escala. São prodsuzidos muito mais filtros para carro que pra moto. Mas alguns bons filtros de moto como FRAM , TECFIL , etc até que são baratos . E relativamente bons.
Eu troco o filtro em todas as trocas de óleo e, há 42 anos, uso um "filtrinho" Fram , agora o PH6018, de 20,00... rs
Até hoje, zero de problemas com os filtros Fram, tanto nas motos, como nos carros.
Fram é filtro muito confiável. Inclusive é fornecedor para várias montadoras de carros .
@@GaragemVStrom Sim, gosto do Fram e tb já usei o Tec Fil, quando não encontrei o Fram.
Mas, com certeza, a qualidade construtiva do Hiflo é maior. Usei muito filtro Hiflo, quando tinha KTM 990 e 690, o que nem dava muita diferença na troca, pois a 690 pede óleo sintético 10W-60, que já custa uma boa grana.
Como sempre, um ótimo vídeo.
Um abração.
Uso na minha Mônica FRAM também,mas a próxima será mahle
MAIS UM INSCRITO. COMPREI HIFLOFILTRO PRA MEU BEBê (HAYABUSA 16), MAS ME DISSERAM QUE O K & N SERIA MELHOR... QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO AMIGAO?
Se equivalem . O K&N tem mais marketing e realmente é excelente. Mas o Hiflo também, e em se tratando de filtro de óleo, quando dois filtros são de excelente qualidade , já não existe diferença nenhuma , mesmo que um seja ligeiramente melhor que o outro.
Qual toques dreno óleo
Vc perguntou o torque?
21 N.m no caso da VStrom 650.
Outras motos tem que checar no manual
Parabéns pelo canal e obrigado por passar para frente os seus conhecimentos e experiência na área. Aprendendo muito sobre mecânica, como cuidar melhor da minha Yamaha FZ25 e revendo muitos tabus e ou mitos que acabam se tornando verdade, de tanto que se escuta no âmbito popular. Forte abraço.
Eu que agradeço. O objetivo do canal é exatamente esse. Orientar dentro de base técnica, e derrubar um monte de mito e lenda que podem causar danos a moto ou a segurança do piloto.
Parabéns mais uma vez ! Até fiz uma ao sr em outro vídeo
Sobre óleo . A pergunta foi que para a xre 300 o manual manda trocar a cada 6000 km uma troca sim e outra não , vc tracaria o filtro . As lojas de troca de óleo mandam trocar a cada 1500km . O sr acha que devo trocar a cada 6 mil km ou a 3 mil km? Rodo em média 2500 mil km ao mês.
Quem te fala pra trocar óleo de uma XRE300 a cada 1500km está é tentando ganhar dinheiro em cima de vc . Isso não existe. Com 2500 km rodados por mês , vc está longe de uso severo no sentido de usar a moto em trajeto curto. A não ser que vc use a moto em ambiente muito poeirento, ou que esse uso seja no anda/ para do trânsito, quase o tempo todo em segunda e terceira marcha, seu uso não é severo . Rodando 2.500 por mes, o que vc precisa é sempre estar de olho no nível do óleo. No mínimo uma vez por semana .
Se o óleo estiver se mantendo no nível, pode seguir o que recomenda o manual tranquilamente.
Não se deixe explorar por gente que quer te empurrar troca de óleo em intervalo completamente desnecessário.
@@GaragemVStrom eu vou 5x na cidade onde trabalho por mês , cada ida e volta da em
Média 500km . Devo rodar no máximo 3 mil km mês
Motul 7100 custa 170/L na css, Filtro original Suzuki quase 200. Com MO custa cerca de 1000 a cada 6m. Com mobil e hiflow R$250. Então o que fz?
Raciocínio lógico, racional e correto. Que Motul 100% sintético é melhor que um semi sintético não há dúvida, mas a diferença prática num motor como da Vstrom é o mesmo que a diferença de lavar a moto com água mineral ou água de torneira. Mínimos detalhes na condução da moto vão fazer mil vezes mais diferença. Com relação ao Filtro " original " ( que é um filtro OEM chinês ) eu já abri esse e o Hiflo e pode acreditar. Os materiais e construção do Hiflo são melhores. Quanto a mão de obra, fica a critério de cada um , mas certamente quem faz em casa, além da economia, se aprender a fazer certo vai fazer muito melhor e com mais capricho que na cc.
Boa tarde marco estou trocando de moto tenho em vista uma vstron 2020 com 72mil km a moto foi usada a maior parte do tempo em viagens segundo o dono pergunto eu até quanto e considerada uma km alta pra uma vstron poderia comprar sem medo se estiver com a manutençao em dia !
Essa é uma pergunta extremamente subjetiva.
Naturalmente que uma moto com 15.000 km tem tudo para estar melhor que uma moto com 100.000km . Mas dentro de uma km razoável, eu diria algo entre 50 e 80 não tem como afirmar nada . Vai depender totalmente de como usaram . O fato de ser segundo dono já fala muito a favor da moto . O problema é moto que já passou na mão de um monte de donos e aí basta que um deles tenha sido um gorila ou um gambiarrento pra moto estar horrível. 72.000 numa 2020 não é nada preocupante se foi moto bem cuidada de estrada . Ela passa de 200.000 fácil. De qualquer maneira, como é uma moto cara , valeria a pena pagar uma avaliação de um bom mecânico para checar sinais de quedas , peças não originais e passar o scanner pra verificar compressão, injeção etc .
Também quero saber sobre isso porque o filtro de óleo original é mais de 250 reais
Exatamente...isso de falar que " filtro é baratinho " é muito relativo. Eu particularmente confio mil vezes mais em um bom filtro com 12.000Km do que um filtrinho de 19,90 com 6.000Km
@@GaragemVStrom eu também!!
Filtro é barato se comparado ao custo de refazer um motor... TRocar o filtro em cada troca de óleo, é uma ideia de preditiva , previsto que o filtro já esta com uma certa restrição...
Sim ..sem dúvida nenhuma ter motor danificado por causa de filtro não faz o menor sentido. Mas devemos considerar alguns pontos.
A probabilidade de algum motor ter qualquer dano , por mais ínfimo que seja pelo fato de alguém trocar um filtro de óleo de boa qualidade , troca sim , troca não é zero . Tanto pela eficiência de filtragem quando pelo óleo retido no filtro. Nem de longe isso afeta o motor. Na verdade , alguém que troque filtro toda troca de óleo e coloca um filtro inferior está colocando o motor em muito maior risco do que quem troca filtro a cada duas trocas de óleo e coloca um filtro Premium . O risco de um filtro de qualidade inferior se fragmentar e os resíduos dessa fragmentação entupirem dutos é real .
Mas claro....se trocar toda troca de óleo e colocar filtro de qualidade, aí tá perfeito.
@@GaragemVStrom Gosto de deixar um ima de neodímio (de HD) na carcaça do filtro para reter o material magnético e poupar um pouco o papel do filtro ...
Você dizendo, a gente acredita, mas que dá um medo de não trocar o filtro, isso dá!
Eu, desde a época do Velotrol, troco o filtro a cada troca de óleo, por isso a resistência em por em prática o que você disse.
Se a gente pensar direitinho, o que é que o filtro de óleo retém? Partículas sólidas suspensas. Um motor em bom estado, "produz" partículas sólidas suspensas? Acho que não.
Se a contaminação vier da entrada de ar, ela pode sujar o óleo? Um filtro de ar em mal estado ou mesmo, um filtro de ar esportivo, podem permitir a entrada de poeira nos cilindros. Essas impurezas podem ir para o óleo?
Mesmo cuidando dos filtros, fica o medo.
Forte abraço!
Já ia esquecendo!
Excelente vídeo!
Eu entendo perfeitamente seu raciocínio, e deixo claro que trocar filtro e óleo juntos é um bom procedimento. Só insisto no vídeo que quem troca filtro óleo sim óleo não como manda o manual também não está fazendo nada errado, pois na prática não há mal nenhum. Sobre partículas no óleo. A denominação " partícula sólida" é um tanto relativa, pois a dimensão dessas partículas varia muito, mas todas são partículas. Normalmente as partículas sólidas que estão em suspensão são quase microscópicas que são os resíduos de combustão e carbonização produzidos na camara de combustão e limpos pelo óleo. Por isso que fica preto. Outras são partículas de poeira muito finas do ar que passam pelas células do filtro de ar. As eventuais partículas maiores que possam ser retidas no filtro seriam limalhas do motor, mas um motor saudável não libera limalhas significativas , a não ser quando é novo e ainda tem algumas apares e arestas de usinagem. Por isso que tem que trocar óleo e filtro nos primeiros 1.000Km. Quanto a filtro esportivo essa é uma pergunta que me faço também. SE a intenção do filtro é oferecer menor resistência a passagem do ar, a lógica é que as células sejam mais abertas, e ainda pela lógica, em células mais abertas passam partículas maiores e mais partículas. Mas pode ser que nesses filtros haja uma tecnologia de filtragem que permita melhor fluxo sem prejudicar a filtragem. Realmente não sei. Mas que poeira que passe pelo filtro de ar, sim , com certeza contamina o óleo. Por isso é que uso da moto em ambiente poeirento é considerado uso severo e pede troca de óleo na metade do tempo. Abraço
@@GaragemVStrom Estive lendo por aqui e descobri que um filtro de ar retém partículas de até 1 mícron (1 mícron é 1 milímetro divido por 1.000 (site Tecfil)). As partículas do pó do talco, por exemplo, "medem" 15 mícrons, então, o filtro de ar original dá conta, se estiver em bom estado.
Como você disse, em caso de muita poeira, o jeito é antecipar a troca do óleo.
O site de um fabricante de filtros (Tecfil), diz que o filtro se torna "esportivo" por ter menos camadas de papel, o que faz entender que o elemento filtrante é o mesmo, ou seja, não há nenhuma melhoria tecnológica no esportivo.
Forte abraço!
@@paulofelix3586 Mas se o esportivo tem menos camadas de papel e o papel é o mesmo , se o standart tem mais camadas é para as camadas a mais reterem eventuais partículas que passaram pelas primeiras. Então nessa lógica , o esportivo deixa passar mais partículas .
@@GaragemVStrom Isso mesmo. Por isso não penso em usar filtros esportivos. Muita gente faz isso para conseguir performances melhores em motos (e carros) de rua. Com isso, chegamos à mesma conclusão. Filtros esportivos não oferecem a mesma eficiência.
@GaragemVStrom tenho uma dúvida sobre lavar a moto com motor quente. Eu nao lavo nessas condições, porém o povo anda comparando com a situação de chuva, onde o motor está quente e do nada chove.
Então...Lavar a moto com motor quente é uma coisa que não se RECOMENDA . Entrar com a moto num aguaceiro de verão é algo INEVITÁVEL . Quando se pode evitar isso se deve. É o mesmo que estar com a moto quente e passar um riacho que molha o motor. Não vai estragar o motor, mas não é bom. Outra razão é que nessas situações a moto está andando e o vapor que vai liberar na hora que a água encosta no motor quente vai se dissipar ao vento. La lavagem a moto está parada e esse vapor vai subir para a parte de baixo do tanque e se condensar ali, causando futura oxidação.