Estou com 62 anos, e programo desde os anos 80 em basic e "C" , hoje só programo para maquinas que faço sob encomenda, mas adoro ver seus videos por causa de seu entusiasmo com a programação, E graças a isto estou querendo aprender python
hahahah show Cleyson 😍 E Renan, "encaixar" depende da forma. Qual a "forma" do mercado e qual a "forma" das suas habilidades? É só fazer essas peças se encaixarem.... (e eu sei que o "só" é muita coisa na verdade)
Livros muito bons, eu só li o primeiro até agora, coloquei na lista os outros dois... Eu inclusive ja dei "palestra" numa empresa que trabalhei sobre clean code... Foi muito massa.
Adorei as indicações dos livros Filipe, e você me acertou em cheio com este tópico, pois me sinto da mesma maneira que você descreveu, onde enxergo os componentes preto e branco e não sei como organizamos da maneira certa e pior as vezes programando com achismo como você mesmo comentou, então mais uma vez obrigado pela pequena luz neste túnel em que me encontro !
Aeee Filipe! Trabalhei com você nessa equipe que comentou e você foi, de longe, o melhor gestor que já tive! Você exagerou sobre ser tão ruim na parte técnica naquela época, quero dizer, mesmo na questão técnica você já inspirava e trazia muito conhecimento(geralmente do hackernews) pra gente! Mas independente disso, aprendi muito com você sobre valores, força de vontade, organização, positividade, algumas questões morais, etc. E ao meu ver, quem tem isso, para adquirir conhecimentos técnicos é apenas uma questão de querer. O nosso kanban com post-its no vidro era simples e uso essa forma de organização e produtividade até hoje! Agora sigo vendo os seus vídeos que está fazendo um trabalho incrível por aqui também! Obrigado e um abraço!
Eu estou com 44 Anos e estou na flor da juventude, 😌😀😜 e mais, estou migrando pra área de TI, e estou amando aprender desenvolvimento de software, so não estou nesta área a muito tempo por que sempre achei que programar era algo difícil, já estou a 6 meses aprendendo programação e (como diria o @FelipeDeschamps) até agora tem sido uma "delicinha" aprender programação. Comecei na Área graças aos videos do @FelipeDeschamps, ver o seu entusiasmo em falar de algo que na minha mente seria algo difícil e massante me fez repensar se realmente era oque eu imaginava. E Graças a isso descobri que eu estava totalmente errado. Acho que pelo fato de termos que estar sempre aprendendo e termos muito o que aprender quando entramos na área contribui para o mito de ser uma área difícil, bom, pelo menos é minha impressão até agora, já que me falta muito ainda a aprender!!! @FelipeDeschamps you are inspiration!!!!
@@tiagobordin6580 Caí por acaso nesse mundo da TI. Já sou empregada, estável e confesso que estou bastante desmotivada e frustrada com o tanto que é "quadradinho". Muito padrãozinho de repetição, pouca visão crítica de mundo, o que me deixa bem angustiada sobre a narrativa empolgada de ser o futuro do planeta. Não fosse pelo fator tecnologia, não sei onde reside a essência dessa retórica, pois é puramente executora e operacional. Sem contar q morre muito na questão emprego e ganhar bem. Tô perdida, embora queira aprender, mas não encontrei ainda pessoas dispostas a compartilhar nem ensinar. Tô achando bem triste :(... E isso que a Verônica falou tb, super real: faz muita diferença abrir portas para as mulheres.
Sou um programador, e claro que tem dias que fico desanimado da programação e dou uma relaxada nos estudos. Mas é te ver falando de programação nessa empolgação, que eu recebo um "injeção de dopamina" e quero sair fazendo projetos pra tudo. Simplesmente sensacional esse canal, e vale cada centavo ser membro da turma.
Com o livro "Aprendendo a aprender", da Bárbara Oakley, eu entendi que posso sim ser um engenheiro de software. Estou dando os pontapés iniciais. Vamos que vamos!
Filipe, é uma honra poder contribuir contigo para que você continue criando conteúdos com VALOR para todos nós! Esse apoio é muito mais que financeiro, é uma forma de te agradecer o que tem feito pela comunidade de desenvolvimento brasileira. Você levantou a barra para muita gente, inclusive eu, para sair da zona de conforto e voltar a desenvolver. Esse vídeo de hoje acaba de adicionar mais um level por aqui kkkkkkkkkkkkkkk Tamo junto!
Estou assistindo aqui e isso foi simplesmente esclarecedor. Eu agradeço imensamente, Filipe! Pois, me sinto assim e foi bom contar com sua experiência nesse momento. Sempre admirei programação, mas parecia tão distante, e agora não parece mais!! 🤯🤯
É incrível ver como livros num momento de pleno desconhecimento podem nos salvar. Tenho um que me ajudou bastante a ser o programador que sou hoje. Me ajudou muito não só com Java, mas também com o inglês. Java How To Program do Deitel foi excelente para minha maratona iniciante em programação.
"Jovem de 30 Ano" Realmente somos jovens, estou com 27 anos e agora decidi ingressar realmente em uma área que eu gosto, estou começando a cursar engenharia de softwares, depois de formado em engenharia civil e descobrindo realmente qual a área que eu quero atuar na vida profissional. Adoro seus vídeos.
poderia me dizer como tá seu progresso depois de 1 ano? estou começando agora com meu 26 anos, tbm engenheiro civil frustrado kkk Não pretendo pagar mais uma faculdade, pretendo aprender por conta própria mesmo, começando pelo javascript.
@@Eduardotechoss Pela minha situação de desempregado, tendo que pagar o FIES e não tendo apoio da família, já que a mesma não vai aceitar pagar mais um curso se o primeiro não gerou frutos. O pós parece um caminho impossível para mim, preciso recorrer a cursos virtuais gratuitos ou muito baratos (que não gere mais mensalidades).
@@IgorNya Pow, cai pra dentro dos concursos publico, trampa na sua área antiga, ex confeiteiro da pra ir atrás sim meu bom. Agora é a sua hora de ajuda a família tlgd, se você não conseguir ninguém vai te ajudar
Ótimo vídeo e ótimas dicas. Felipe, lembra o pessoal que é assinante do UA-cam Premium que ele pode ser membro sem pagar nada a mais, e que todo mês ele deve realizar a inscrição novamente no "seja membro". Abraço.
Felipe esse vídeo foi tenso de assistir, me considero desse jeito, um programador fajuto, eu sei idealizar as coisas mas não sei por onde começar, fico duvidando seriamente se programação é para mim, se eu posso ser bom, se devo continuar. Acho que tudo depende de auto conhecimento e isso não é fácil. Quando se tem 30 anos, pai de família e sente que não conquistou nada ainda. Obrigado pelo choque de realidade.
Luciano, show de bola meu caro! De fato, cada pessoa tem um contexto e muitas vezes esse exato contexto pode ser a razão de desânimo ou a razão de ser um combustível que ainda dá mais força para mudar. Mas eu percebo que para "mudar", de uma forma significativa, é necessário ter uma visão clara, honesta e exata de dois componentes: a atual situação e a situação ideal. Dado as emoções envolvidas, é muito fácil ter uma leitura errada do presente e do que seria um futuro ideal e é nisso que as pessoas se perdem... mas é o processo, para todo mundo 👍 Luciano, não deixa a peteca cair e to mandando daqui toda energia positiva do mundo 🤝 👍 boa semana meu caro!!!
Poxa Luciano. É bom ler/ouvir esse tipo de coisa. Embora eu não tenha família formada tenho minhas responsabilidades e to passando por esse momento de reflexão sobre o que foi conquistado ou não depois depois de chegar os 30 e pouco. Muita gente passa por isso. O Felipe como sempre com palavras certeiras - tá explicado o perfil de gestão tão novo - . Luciano, acho que todos temos o componente emocional, para além da parte técnica como mais um fator que influência na carreira. Desiste não (só uma opinião de fora). Eu desisti há 10 anos atrás , trilhei outra profissão mas agora tô me entregando a programação. Acho q se eu desistisse agora , na próxima tentativa do ia me aborrecer por não ter tentado antes. Se há a vontade , ela vai ficar persistindo (tem a ver com vocação, interesse). Melhor errar tentando do que arrependimento de não tentar (clichê, mas verdade). Me anima ver q não tô sozinho. Se anime tbm. Vc consegue!
Quando você achar que não está aprendendo, se lembre dos códigos que você já sabe usar, por exemplo, antes você não sabia, agora você sabe porque usa o tempo todo, quando começar a programar outros códigos você vai começar a lembrar de todas as tags, eu ainda tô na fazer de acreditar que eu sei fazer, porque eu desisto no primeiro erro ainda, mas com você pode ser diferente.
0:04... jovem aos 30 anos. Confesso que isso me deixou feliz e motivado. Tenho 29, sou contador, e quero mudar para essa área de programação. Pensei diversas vezes sobre a minha idade e que há pessoas com experiência de sobra ai nessa área. Me fez pensar e desistir. Mas vou continuar.....
Tô com esse livro do clean code (em inglês msm), mas tive uma ressaca literária hehe. Tô retomando o hábito de leitura lendo coisas mais leves e quando eu sentir q da pra garantir, vou recomeça a leitura do clean code! Excelente vídeo!
"Ressaca literária" 😂 excelente termo! Uma coisa que ajuda as vezes é se comprometer a escrever pequenos artigos a cada capítulo, se comprometer a fazer isso pode ser um fator que vai lhe motivar a ir completando os capítulos 👍 Mas ocupa muito mais tempo também. Bom, de qualquer forma tenha uma excelente semana meu caro 🤝
@@FilipeDeschamps Cara que dica matadora essa de escrever pequenos artigos e o mais interessante é que se aplica a tudo que vc que se dedicar até mesmo para descrever seu dia e sair do cotidiano do comodismo da zona de conforto. Ideias surgiram ...
Eu decidi estudar desenvolvimento e programação há pouco tempo, pois sempre tive duas paixões que são: A área da segurança pública e a tecnologia. Mas fui para o lado difícil que foi segurança de escolta armada e perdi meu colega de trabalho com um tiro de fuzil no qual o que sobrou da cabeça dele ficou no meu colo. Vi o descaso que e empresa fez nessa situação e decidi partir para meu amor a tecnologia e hoje com 30 anos estou estudando html, css e javascript me sinto velho para area pois ja fiz um curso de web design no qual meu professor tinha 20 anos e eu na época tinha 27. Estou aqui tentando mudar minha vida e quem sabe um dia entrar na area pelo menos de help desk rsrsrs, obrigado por nos ajudar Filipe.
Tô estudando programação tem uns 4 meses, e mesmo sendo mega iniciante, o livro clean code abriu a minha mente pra muita coisa. Tô na metade do livro e é simplesmente sensacional, todo programador deveria ler. E outro q recomendo é o Head-first Java, q explica perfeitamente OOP
Estudei programação quando tinha 18 anos, mas acabei trabalhando com vendas por razões financeiras. Hoje aos 33 anos penso em voltar pra área, por paixão mesmo. No começo me senti um maluco, já tenho família pra sustentar, é uma mudança crítica, mas o seu canal tem me dado mais confiança. Obrigado Felipe! Nunca é tarde pra se fazer o gosta, né?
@@agnusvictor357 trabalhei dos 18 aos 21 com vendas, sair da empresa, e por influências de amigos, agora estou entrando na área de T.I, é bem complicado para iniciantes ( está sendo p mim) mas aos poucos as coisas vão se encaixando, estou gostando muito, inclusive.
Pessoas que apóiam o canal. Obrigado mesmo por ajudá-lo a manter esse conteúdo hiper foda. Estou recomeçando minha vida na área da programação e aos poucos estou me achando. Espero em breve conseguir apoiar e ajudar a ajudar outras pessoas assim como eu estou recebendo ajuda. Muito obrigado mesmo
Amanhã e meu aniversário,me presentei com meu primeiro livro sobre programação estarei fazendo 22.dois filhos me sentia inútil vc mudou minha vida indiretamente.obg
Que vídeo sensacional! Cara, sem palavras. Todos sempre compartilham histórias de sucesso, que sempre acertam, que são os caras fodas. Aí vem o Filipe, dizendo exatamente o contrário.Da sua visão de parar de encurtar o caminho que você mais cresceu profissionalmente como programador, e isso em apenas seis anos, achei isso maravilhoso. Espero poder dizer o mesmo daqui a seis anos também. Forte abraço Filipe! Valeu!!!
Sensacional Igor! To mandando daqui todas as energias mais positivas pra você! E de fato, quanto mais a gente for aberto com histórias reais, mais as pessoas vão ver que é algo comum e vão ficar menos preocupadas. Vão trocar a "preocupação" por "motivação" o que é algo completamente diferente 👍
Eu com 20 anos me culpando por achar que comecei tarde, pq só usava o pc pra assistir animes (Pokémom e Super onze) e jogar friv kkkkk, e não sabia que existia um universo por trás de cada input! Comecei no final de 2021 quando ia fazer 19 anos, em java , agora to na faculdade de Ti em C! Conheci o canal pelo Ackercode!
Você me fez ter vontade de ler livros e estudar programação de novo mesmo não estando em uma fase tão boa e apoiar o canal por principalmente não ter um conteúdo exclusivo para assinantes, mas sim que todo conteúdo patrocinado está disponível pra todos! Parabéns mano, orgulho do seu canal e da sua cabeça! 👍🤝 👏
Sensacional Pedro, muito obrigado pela mensagem e apoio!! To mandando daqui todas as energias positivas possíveis pra você conseguir passar dessa fase não tão boa logo 🤝 👍
Estou bem no início, infelizmente hoje estou rodeado de pessoas que leva a área de T.I um fracasso, como programadores cansados, mais eu venho no UA-cam, toda vez eu assisto o seu canal, e minha mente fluir, eu não viu desistir, e não vou te mais medo! Obrigado Felipe Deschamps!❤️❤️❤️
Excelente vídeo, como sempre! Vou deixar uma recomendação de livro: "The Design of Everyday Things". É uma recomendação estilo "mestre Miyagi" (parece que vc tá só pintando a cerca ao invés de treinar kung fu), porque não é exatamente um livro pra programadores. Mas dá pra tirar muita coisa daí! Valeu, abração!
Cara, me identifiquei d+++ com esse vídeo. Saí do interior (não, não foi de uma cidadezinha do interior. Foi da roça mesmo) e fui para cidade grande pq queria continuar meus estudos. Iniciei minha graduação em ciência da computação aos 26 anos. De repente me vi em uma sala de aula rodeado de técnicos de informática e nerds aspirantes a programador, a maioria com menos de 20 anos. Será que me senti uma fraude? kkkkkk. Bom, a insegurança deixou suas marcas e infelizmente algumas me assombram até hoje. Parabéns pelo canal, seus videos são ótimos.
Hoje sou o jovem de exatamente 30 anos querendo migrar da minha frustrada carreira na engenharia para a área de tecnologia e começando a estudar com tudo a programação e com certeza, esses livros estão na minha lista a partir de agora. Buscando sempre esses vídeos norteadores para seguir um caminho nessa jornada, conheci seu canal recentemente, obrigado pelos conteúdos Filipe, ajuda muito a clarear as ideias e ter foco! Detalhe no puta susto que tomei nos 4:23, tão concentrado no vídeo que pulei da cadeira nesse momento HAHAHAHAH
estou com 14 anos e faz um mês que estou estudando programação/ciencia da computação, queria agradecer a você filipe por estar me ajudando. Seu trabalho é incrivel.
Sem palavras, genial. Acho muito importante se mostrar vulneravel e acabar com aquela ideia de que "nossa ele nasceu com esse dom", ou qualquer tipo de pesnamento do tipo, assim faz com que todo mundo se sinta mais proximo da situação. Parabens ela atitude. Eu sinceramente sempre tive medo desses livros clássicos e de alguma forma sempre achei que não seriam pra mim, por isso evitava até mesmo tentar, mas com esse vídeo fiquei bem motivado de tentar me aventurar nessa possibilidade, valeu demais por sempre dar esse gás pra galera
Felipe, obrigado! Já tinha comprado o Clean Code (excelente livro) e comprei o "Refactoring : Improving the Design of Existing Code " logo após o término deste vídeo! Valeu!
o clean code é um "delicinha" tm haha eu coloco na minha lista o "sistemas operacionais modernos" do "tenembão"... deveria ser _obrigatorio_ a leitura dele durante os cursos superiores e não ficar só como biblio complementar... tu começa a ver o SO de outro jeito depois dele,, antes tu olha como user, depois como desenv/adm... é quase a boleta vermelha do NEO a sensação de "hummm isso aqui ta dando bug pq deveria fazer assim e ta fazendo assado.. os direitos de acesso à drivers não funcionam assim..."
Filipe, eu tenho 20 anos atualmente estou morando sozinho em Belo Horizonte, trabalhando em uma empresa incrível e grande e essa inseguranças as vezes me faz pensar se realmente nasci pra programar e por muitas vezes que não me permitir pedir conta da empresa foram por puro medo mesmo, porque esse é meu ganha pão literalmente. Vou ler esses livros e rezar pra que toda essa insegurança passe...você me ajuda muito cara, sempre que estou desanimado corro pra cá, fica com Deus e muito obrigado !
Um vídeo em que me identifiquei do começo ao fim...quantas vezes ja pensei em desistir de programação, qtas vezes chego a gelar as mãos qdo me vejo diante de um desafio de fazer algum projeto, algum código. Vou cair de cara na leitura desses livros! Pra mim foi muuito mais que um vídeo, foi um motivacional incrível!!!
@@FilipeDeschamps você me motiva tanto cara, tudo que tu faz fica muito bom de entender e se tiver algo a ser aprimorado, essa pessoa deveria te mandar e-mail ou mensagem para te informar, o deslike nos seus vídeos é completamente dispensável.
Filipe, muito obrigado pelos seus vídeos. Eles estão me ajudando tanto em motivação (como esse) quanto em técnica (como o video do desafio de JavaScript). Valeu mesmo pelo que você ta fazendo pela comunidade de tecnologia do mundo todo!
Opa Filipe tenho que compartilhar algo legal. Então eu passei o dia 19/06/2020 inteiro tentando resolver um problema de um sistema que estou desenvolvendo, ao final do dia eu havia conseguido resolver porem estava esgotado por ter conseguido mas não da maneira correta e sim em tentativas e erros, fazendo gambiarras. Foi ai que eu decidi que realmente precisava mudar e parar de fazer gambiarras. Depois em um momento de relaxamento vi seu vídeo de sexta para os membros da turma e vc comentou sobre esse vídeo que iria sair na segunda... Na hora eu pensei é isso! Vou gravar esta data! Então dia 19/06/2020 é a minha data em que eu estou iniciando minha mudança de vida. Quero ler os 3 livro que você indicou e espero que daqui a 6 anos eu possa compartilhar com vc como estarei... Valeu!
CARACA QUE MASSAAAA VITOR!!!! 😍😍😍😍😍 é isso aí meu caro, matou a pau! Tenho certeza que esse caminho de 6 anos vai ser completamente diferente do que o caminho anterior. Parabéns pela postura 🤝
Cara, eu tenho 17 anos e sou estudante de TI, meu sonho é ser programador, estudo, faço cursos, inclusive eu tenho curso técnico de informática no colégio, sou do 3° ano ensino médio... Eu pensava muito que a programação era "um bicho de 7 cabeças" Mas meu professor me mostrou que não era!!! Felipe essa situação que você falou que hoje pode, tem e terá muitos gente passando, eu estou passando agora, quero fazer tudo dá certo logo, puxo isso, puxo aquilo tudo pra cima de mais, e fico confuso e acabo tendo problemas não só na parte de programação mas também psicológico... Eu gostei de mais de ouvir suas falas sobre, vou aderir os livros! E vou começar a melhorar essas questões em mim!!! Sou jovem ainda sei disso, tenho muito do que aprender, e por isso estou aqui no seu canal! Valeu
As vezes acho que a programação não é para mim e fico todo bugado no que estou fazendo. Sabe acho que é muito importante a pessoa tentar ter resiliência mas é algo que só conseguimos com uma boa estrutura familiar ou com a maturidade e tudo isso é muito complicado. Enfim, esse é meu relato, sei que hoje não sou um bom programador, ainda sou estagiário mas acredito que ser ruim em algo é a primeiro passo para poder se tornar bom em algo e que o futuro está chegando.
Comecei a programar este mês durante a quarentena. Fiz um curso basico de python, aprendendo os fundamentos da linguagem e a lógica da programação ao mesmo tempo. Eu senti um pouco de falta de uma coisa que eu nn sabia o nome, mas depois eu descobri que se chama interface gráfica. Pesquisei um pouco sobre mas achei meio complicado pra mim entrar nessa parte ainda, então decidi aprender javascript junto com html e css, ja que assim, eu poderia visualizar de uma forma bem clara os meus projetos. Aprendi o mais basico do basico de html5 e css3 (achei muito cansativo decorar as tags do html e os estilos de css, gosto muito mais da lógica), e depois aprendi os fundamentos de javascript. O problema é que agora eu não sei para onde ir, se eu começar a aprender várias linguagens, isso nn vai me levar a lugar nenhum. Um programa que eu consigo fazer em python, eu consigo fazer a mesma coisa em javascript hoje, e com as outras linguagens eu sei que vai ser praticamente a mesma coisa. Não sei o que aprender agora. Tudo que passe de condicionais, funções, repetições e lógica me parece muito complicado. Ja tentei aprender a manipular bancos de dados, POO e interface gráfica para python, mas falhei miseravelmente em ambos. Preciso seguir um caminho, mas não faço ideia de pra onde ir.
Dicas sensacionais, Filipe. Só livro delicinha! Um livro que mudou minha visão sobre minha carreira foi The Passionate Programmer do Chad Fowler, esse livro dá dicas práticas de como "pegar sua carreira com as mãos" e leva-la aonde quiser.
Meu deus do céu, Filipe, que puta susto que eu tomei na hora do "chacoalhão" hahahahaha. Eu tô começando hoje aos trinta anos também e venho me sentindo bastante desanimado por estar sem emprego e não me sentir bom o suficiente, fora que minha ansiedade patológica atrapalha ainda mais as poucas chances que eu tenho. O que tem melhorado um pouco o meu ânimo é ver seus vídeos com dicas de melhorias pessoais, que estão me mostrando que não sou o único a me sentir dessa forma. Hoje, especialmente, está sendo um dia bem difícil, mas já vi uns três vídeos seus que me deram um certo ânimo em tentar criar minhas oportunidades, diminuíram o meu medo de arriscar em receber "nãos" por não me achar bom o suficiente e a pensar em formas de melhorar e me sentir mais valorizado. Agora mesmo vou comprar alguns desses livros e espero que, no futuro, eu possa vir aqui, ler esse comentário, com uma situação melhor que a de hoje e poder lhe agradecer novamente por seu conteúdo que salva vidas. Obrigado, Filipe.
Eu sou estudante de Dev de sistemas pela Etec de Itaquaquecetuba, e cara a única matéria que me dei bem foi Banco de dados, a parte de front-end eu empurrava com a barriga, só no Ctrl c Ctrl v, agora que estou no meu último ano, a daqui alguns meses vou começar a me inserir no mercado de trabalho, que deu esse despertar na minha cabeça, porquê eu sei que tenho a capacidade de aprender muito mais, e me dedicar, esse vídeo ajudou muito, assim como outros do canal. Daqui alguns meses eu volto para dizer se consegui, me firmar ainda mais na minha área. Muito obrigada pelas dicas Filipe
Que maravilha conhecer a sua história de vida… todos nós carregamos uma bagagem e cada um vai até onde sua provisão esgota e é por isso a importância de “improvement” pessoal. Tenho 62 anos e sempre fui fascinada por computadores e programação, mas não sei nada sobre o assunto. Sou baiana mas moro nos Estados Unidos, a mais de 25 anos.(atualmente moro na área de Seattle a mais de 7 anos.
Encontrei esse vídeo por acaso... Mas Deus sabe usar as pessoas que se deixa ser usadas. Você meu amigo é um grande profissional, com um talento incrível de quebrar as barreiras que ainda não foram quebradas ao longo da vida, aqui dentro, tudo isso com o prazer de viver e ajudar. Estou feliz de ter encontrado o seu canal, quando vejo você ministrando dá pra sentir o amor que você tem em passar o conhecimento. Deus abençoe você! Estou em busca de ser um profissional na área de programação. Tenho experiência na área elétrica de 12 anos. E agora estou realizando um sonho de aprender dessa área. Att,;
Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship Autor: Robert C. Martin Descrição: Um guia essencial sobre boas práticas de codificação, focado em escrever código limpo e sustentável. Refactoring: Improving the Design of Existing Code (2ª Edição) Autor: Martin Fowler Descrição: Uma abordagem prática para melhorar o design do código existente, incluindo exemplos em JavaScript. Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software Autor: Eric Evans Descrição: Explora técnicas para modelagem de domínio e desenvolvimento de software baseado no domínio.
Obrigado pela dica dos livros, já coloquei na lista de leitura ;) vc é fera, obrigado pela sua sinceridade de sempre. já considero o melhor canal de desenvolvimento, pena que não abrange tanto c# e .net core, mas os conceitos servem pra praticamente tudo! vlw
Cara teus vídeos são como uma injeção de animo! Acho que cheguei no meu ponto de incongruência e com certeza preciso decidir algumas coisas, seus conteúdos ajudam muito e não tem como não apoiar a sua iniciativa, é por isso que agora sou oficialmente mais um membro da Turma!!
Filipe, queria saber se vale a pena a série de livros "Use a Cabeça", em especial a edição que fala de Padrões de Projeto. Digo isso por dois motivos: - Não tenho costume de ler livros - Quero me aprofundar mais em arquitetura de software.
Fala Rafa! Infelizmente eu não li essa série para opinar, mas eu já cheguei a conclusão que *qualquer* livro vai ter um conhecimento que você não tinha e pelo preço que se paga, vale sempre muito a pena 👍 eu digo isso porque muitas vezes uma janta num restaurante sai mais caro do que um livro... mas o conhecimento de um livro (pode ser um único conhecimento) você leva pra vida... já a janta... 😂
cara é exatamente o que estou passando sabe. quando programado sinto que nem você falou fazendo engenhocas mais estou me aprofundando para ser um programador que sabe na prática é na teoria. Muito obrigado pelos conselhos você ajuda muito❤
Eu aqui com 20 chorando por achar que não tenho mais tempo pra decidir oq fazer da minha vida. Me matriculei em Fonoaudiologia, mas tô pensando seriamente em mudar pra SI
@@GGLucasX menino, agora estou com 22 anos e fiquei em Fono mesmo, pois era o que mais se encaixava cmg. Nessa época aí eu tava numa fase surtada de pura crise, mas já passou kkkkkkkkk
Cara, estou gostando muito dos seus vídeos! Me identifiquei bastante, pq comecei a estudar programação com 13 anos de idade vendo um pouco de tudo (lá em 98 afora) - nunca me restringi e aprendi um pouco de ASM, Basic, C, Delphi, Pascal e as evoluções... Hoje, com 36 anos, estou querendo voltar a programar de verdade (trabalho na área de engenharia elétrica e automação industrial com ênfase na programação e manutenção robótica). A programação de robôs é até tranquila, pois envolve troca de informações com o PLC (controlador lógico programável), instruções de movimentação entre pontos predefinidos, também há muitos recortes e reaproveitamento de códigos. O que eu gostaria de fazer é voltar a estudar a programação de forma profissional, focado em um design que possa ser facilmente alterado ou complementado, exemplo, inserindo novas features. Desenvolvimento em waves para ter um cronograma de entregas que não impactem tanto no código anterior e não pareça uma colcha de retalhos. Valeu!
Eu revejo os vídeos do Filipe como se fossem aulas SEMPRE e SEMPRE que eu reassisto eu aprendo algo novo que não aprendi antes. De programação, tecnologia, vida! Seu canal é um combustível pessoal meu! Valeu Filipe, você constrói todo dia meu canal favorito! Adoro você, Renata e Oliver!
Eu sou um jovem de 44 anos que depois de 20 anos proprietário de agência de internet e programando em PHP resolveu mudar de ares, aprender novas linguagens e trabalhar em outro lugar, agora como funcionário.
Ser membro da turma e contribuir pra esse canal nem se compara a ajuda que seus vídeos são pra mim 💙💙 Gosto de assistir várias vezes pra nunca perder nenhum detalhe 😅
2:54 Acredito que eu tenha passado pelo mesmo, foi em 2020 quando vi um drone entregar pizza e outro robô limpar a loja da Kabum, aquilo foi tenso e revelador oque só confirmou que eu deveria estudar para me tornar um programador, pois se antes acreditava que fosse apenas uma profissão qualquer trabalhar de casa e ter um bom salário, hoje vejo como questão de sobrevivência, acredito que as coisas ficarão muito difíceis pela falta de empregos e profissionais que nesse exato momento estão sendo substituídos por máquinas e quando essa realidade bater na minha porta até lá espero já ser um bom programador.
Quero construir minha carreira desde cedo,16 anos vendo seu conteúdo aqui.Apesar de ter visto poucos vídeos vejo que o canal tem muita qualidade e informação.
Ótimas dicas, parabéns! Sobre o livro "Clean Code" original, eu sempre achei que a maioria dos princípios que ele ensina servem para iniciantes que já têm a base inicial. Mas o jeito que o livro ensina e principalmente os exemplos de código nele não ajudam esse tipo de leitor. Vejam que o próprio Filipe Deschamps disse que entendeu só 70% do que leu! Dai eu fiz uma versão "light" dele em português (não é uma tradução) com códigos bem mais simples e mais modernos e com exemplos em Python e Java! É o "Deixe seu código limpo e brilhante - Desmistificando Clean Code com Java e Python", publicado pela Casa do Código em maio desde ano :)
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🎉 🎉 🎉
Diminui o valor do curso! 🎉
"Jovem de 30 anos"
Que fique de lição para os que tão na casa dos 20 achando que estão velhos (incluindo eu).
ahahahahhaah exato 😂 👍
Pra olhar digital existem jovens de 40 anos
@@juizsemrosto Eu! 42 anos e ninguém acha que tenho essa idade
@@ruszomalkuko e @paulo freire ih caras. vcs ainda vao levar muito "sapeca neném" da vida.. fiquem tranquilos.. huauhauhauha
Estou com 24 e me acho velho por ser estagiário e não saber nada kk
Estou com 62 anos, e programo desde os anos 80 em basic e "C" , hoje só programo para maquinas que faço sob encomenda, mas adoro ver seus videos por causa de seu entusiasmo com a programação, E graças a isto estou querendo aprender python
voltou até no tempo 👀
@@WilliammFilgueira acredito que quando ele disse desde os anos 80 ele quis dizer desde 1980 e não de quando ele "possuía" 80 anos
@@WilliammFilgueira faltou interpretação hein
@@WilliammFilgueira interpretação de texto passou longe, lógica zero.
@@WilliammFilgueira Volte duas casa por favor u.u
Jovem de 30 anos! Que tapa na cara inclusive na minha que com 27 me acho "velho" e me cobro de forma exagerada
Tamo junto, eu com 27 acho que não me encaixo mais no mercado de trabalho :(
hahahah show Cleyson 😍 E Renan, "encaixar" depende da forma. Qual a "forma" do mercado e qual a "forma" das suas habilidades? É só fazer essas peças se encaixarem.... (e eu sei que o "só" é muita coisa na verdade)
Tenho 24 e me acho velho 🤦♂️
16
eu com 25 anos senti que levei uma voadora na face hahaha. (mas estou super atrasado tanto em estudos quanto vida profissional, pessoal etc).
Jovem aos 30... E eu sofrendo de ansiedade por estar estagnado com 23 e tentando aprender programacao... Obrigado Felipe.
E eu com 20...
e eu com 15
21
@Iuri Santos kk Tmj estou com 28 e ansiedade tá uma merda
Eu com 27 🥲
Motivador! Principalmente pelo "Jovem de 30 anos".
Show!
ahaaaam!! foi bem importante.
Livros muito bons, eu só li o primeiro até agora, coloquei na lista os outros dois... Eu inclusive ja dei "palestra" numa empresa que trabalhei sobre clean code... Foi muito massa.
obrigado pelo apoio
Que massa essas livros, podia ter os livros bons mais versões em português! Mas valeu pela dica!
Justíssimo Carlos! 👍
esses 3 têm em PT
@@caioaugustopapai compartilha aqui ??
seguem:
www.amazon.com.br/C%C3%B3digo-limpo-Robert-C-Martin/dp/8576082675/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=C%C3%B3digo+limpo&qid=1592840490&sr=8-1
www.amazon.com.br/Domain-Driven-Design-Eric-Evans/dp/8550800651/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=dominio+de+desing&qid=1592840461&sr=8-4
www.amazon.com.br/Refatora%C3%A7%C3%A3o-Aperfei%C3%A7oando-Design-C%C3%B3digos-Existentes/dp/8575227246/ref=tmm_pap_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1592840445&sr=8-2
amzn.to/312kMWZ tem esse do Clean code.Top de mais!
Eu com 25 achando que não sou capaz, é mt massa ver relatos assim, obrigado!
Adorei as indicações dos livros Filipe, e você me acertou em cheio com este tópico, pois me sinto da mesma maneira que você descreveu, onde enxergo os componentes preto e branco e não sei como organizamos da maneira certa e pior as vezes programando com achismo como você mesmo comentou, então mais uma vez obrigado pela pequena luz neste túnel em que me encontro !
Showww Augusto, é isso aí meu caro!! Você vai começar a ver coisas que antes, apesar de estar na sua frente, não via 👍
Baita vídeo, é o que estava precisando ouvir. E já estou adicionando os livros na minha lista.
Aeee Filipe! Trabalhei com você nessa equipe que comentou e você foi, de longe, o melhor gestor que já tive! Você exagerou sobre ser tão ruim na parte técnica naquela época, quero dizer, mesmo na questão técnica você já inspirava e trazia muito conhecimento(geralmente do hackernews) pra gente! Mas independente disso, aprendi muito com você sobre valores, força de vontade, organização, positividade, algumas questões morais, etc. E ao meu ver, quem tem isso, para adquirir conhecimentos técnicos é apenas uma questão de querer. O nosso kanban com post-its no vidro era simples e uso essa forma de organização e produtividade até hoje! Agora sigo vendo os seus vídeos que está fazendo um trabalho incrível por aqui também! Obrigado e um abraço!
Up!
up
@ up
Up
Eu estou com 44 Anos e estou na flor da juventude, 😌😀😜 e mais, estou migrando pra área de TI, e estou amando aprender desenvolvimento de software, so não estou nesta área a muito tempo por que sempre achei que programar era algo difícil, já estou a 6 meses aprendendo programação e (como diria o @FelipeDeschamps) até agora tem sido uma "delicinha" aprender programação. Comecei na Área graças aos videos do @FelipeDeschamps, ver o seu entusiasmo em falar de algo que na minha mente seria algo difícil e massante me fez repensar se realmente era oque eu imaginava. E Graças a isso descobri que eu estava totalmente errado. Acho que pelo fato de termos que estar sempre aprendendo e termos muito o que aprender quando entramos na área contribui para o mito de ser uma área difícil, bom, pelo menos é minha impressão até agora, já que me falta muito ainda a aprender!!! @FelipeDeschamps you are inspiration!!!!
Obrigada por dizer "programadora", faz muitaaaaa diferença
@@tiagobordin6580 Caí por acaso nesse mundo da TI. Já sou empregada, estável e confesso que estou bastante desmotivada e frustrada com o tanto que é "quadradinho". Muito padrãozinho de repetição, pouca visão crítica de mundo, o que me deixa bem angustiada sobre a narrativa empolgada de ser o futuro do planeta. Não fosse pelo fator tecnologia, não sei onde reside a essência dessa retórica, pois é puramente executora e operacional. Sem contar q morre muito na questão emprego e ganhar bem. Tô perdida, embora queira aprender, mas não encontrei ainda pessoas dispostas a compartilhar nem ensinar. Tô achando bem triste :(... E isso que a Verônica falou tb, super real: faz muita diferença abrir portas para as mulheres.
Sou um programador, e claro que tem dias que fico desanimado da programação e dou uma relaxada nos estudos. Mas é te ver falando de programação nessa empolgação, que eu recebo um "injeção de dopamina" e quero sair fazendo projetos pra tudo. Simplesmente sensacional esse canal, e vale cada centavo ser membro da turma.
Sensacional Luis!!!! Fico muito feliz em ler isso!! Tamo junto nessa meu caro 🤝 👍
Com o livro "Aprendendo a aprender", da Bárbara Oakley, eu entendi que posso sim ser um engenheiro de software. Estou dando os pontapés iniciais. Vamos que vamos!
Obrigado pelo comentário, estou pesquisando sobre o livro e cogitando adquiri-lo.
Estou curtindo bastante esse livro
E aí como está cara? Já se formou? Estou pensando em começar TI
Filipe, é uma honra poder contribuir contigo para que você continue criando conteúdos com VALOR para todos nós!
Esse apoio é muito mais que financeiro, é uma forma de te agradecer o que tem feito pela comunidade de desenvolvimento brasileira.
Você levantou a barra para muita gente, inclusive eu, para sair da zona de conforto e voltar a desenvolver.
Esse vídeo de hoje acaba de adicionar mais um level por aqui kkkkkkkkkkkkkkk
Tamo junto!
hahaah que massaaaaaa 😍😍😍😍😍 parabéns pelo Level Up meu caroooo 😍😍😍😍
obrigado pelo apoio
Estou assistindo aqui e isso foi simplesmente esclarecedor. Eu agradeço imensamente, Filipe!
Pois, me sinto assim e foi bom contar com sua experiência nesse momento. Sempre admirei programação, mas parecia tão distante, e agora não parece mais!! 🤯🤯
É incrível ver como livros num momento de pleno desconhecimento podem nos salvar. Tenho um que me ajudou bastante a ser o programador que sou hoje. Me ajudou muito não só com Java, mas também com o inglês. Java How To Program do Deitel foi excelente para minha maratona iniciante em programação.
Esse livro é maravilhoso, comecei com ele também.
Deitel é excelente, foi minha base na faculdade, vou reler ele pra me ajudar de novo no trabalho.
Tô começando. Vou procurar por ele. Tô iniciando os estudos de forma independente mas preciso de qualquer coisa pra ler pra me manter focado kkkk
Eu tenho esse livro, pensei que ele fosse defasado!
Você me recomendaria esse livro como o primeiro? Estou no ponto 0 e quero ser grande na área
"Jovem de 30 Ano"
Realmente somos jovens, estou com 27 anos e agora decidi ingressar realmente em uma área que eu gosto, estou começando a cursar engenharia de softwares, depois de formado em engenharia civil e descobrindo realmente qual a área que eu quero atuar na vida profissional. Adoro seus vídeos.
parece que me vi neste texto kkkkk
poderia me dizer como tá seu progresso depois de 1 ano? estou começando agora com meu 26 anos, tbm engenheiro civil frustrado kkk
Não pretendo pagar mais uma faculdade, pretendo aprender por conta própria mesmo, começando pelo javascript.
@@IgorNya faz pos/mba em alguma coisa de tech, engenharia de soft... barato e rapido
@@Eduardotechoss Pela minha situação de desempregado, tendo que pagar o FIES e não tendo apoio da família, já que a mesma não vai aceitar pagar mais um curso se o primeiro não gerou frutos. O pós parece um caminho impossível para mim, preciso recorrer a cursos virtuais gratuitos ou muito baratos (que não gere mais mensalidades).
@@IgorNya Pow, cai pra dentro dos concursos publico, trampa na sua área antiga, ex confeiteiro da pra ir atrás sim meu bom. Agora é a sua hora de ajuda a família tlgd, se você não conseguir ninguém vai te ajudar
Ótimo vídeo e ótimas dicas. Felipe, lembra o pessoal que é assinante do UA-cam Premium que ele pode ser membro sem pagar nada a mais, e que todo mês ele deve realizar a inscrição novamente no "seja membro". Abraço.
Showww Alisson!!! 😍 então, apareceu uma mensagem disso no painel, mas diz que vai terminar agora no final do mês :(
Obrigado por apoiar esse canal delicinha!!
Clean code
Refactoring, improving the desing of existing code
Domain driven desing, tackling complexity in the heart of software
Felipe esse vídeo foi tenso de assistir, me considero desse jeito, um programador fajuto, eu sei idealizar as coisas mas não sei por onde começar, fico duvidando seriamente se programação é para mim, se eu posso ser bom, se devo continuar. Acho que tudo depende de auto conhecimento e isso não é fácil. Quando se tem 30 anos, pai de família e sente que não conquistou nada ainda. Obrigado pelo choque de realidade.
Luciano, show de bola meu caro! De fato, cada pessoa tem um contexto e muitas vezes esse exato contexto pode ser a razão de desânimo ou a razão de ser um combustível que ainda dá mais força para mudar. Mas eu percebo que para "mudar", de uma forma significativa, é necessário ter uma visão clara, honesta e exata de dois componentes: a atual situação e a situação ideal. Dado as emoções envolvidas, é muito fácil ter uma leitura errada do presente e do que seria um futuro ideal e é nisso que as pessoas se perdem... mas é o processo, para todo mundo 👍 Luciano, não deixa a peteca cair e to mandando daqui toda energia positiva do mundo 🤝 👍 boa semana meu caro!!!
Poxa Luciano. É bom ler/ouvir esse tipo de coisa. Embora eu não tenha família formada tenho minhas responsabilidades e to passando por esse momento de reflexão sobre o que foi conquistado ou não depois depois de chegar os 30 e pouco. Muita gente passa por isso. O Felipe como sempre com palavras certeiras - tá explicado o perfil de gestão tão novo - . Luciano, acho que todos temos o componente emocional, para além da parte técnica como mais um fator que influência na carreira. Desiste não (só uma opinião de fora). Eu desisti há 10 anos atrás , trilhei outra profissão mas agora tô me entregando a programação. Acho q se eu desistisse agora , na próxima tentativa do ia me aborrecer por não ter tentado antes. Se há a vontade , ela vai ficar persistindo (tem a ver com vocação, interesse). Melhor errar tentando do que arrependimento de não tentar (clichê, mas verdade). Me anima ver q não tô sozinho. Se anime tbm. Vc consegue!
Quando você achar que não está aprendendo, se lembre dos códigos que você já sabe usar, por exemplo, antes você não sabia, agora você sabe porque usa o tempo todo, quando começar a programar outros códigos você vai começar a lembrar de todas as tags, eu ainda tô na fazer de acreditar que eu sei fazer, porque eu desisto no primeiro erro ainda, mas com você pode ser diferente.
0:04... jovem aos 30 anos. Confesso que isso me deixou feliz e motivado. Tenho 29, sou contador, e quero mudar para essa área de programação. Pensei diversas vezes sobre a minha idade e que há pessoas com experiência de sobra ai nessa área. Me fez pensar e desistir. Mas vou continuar.....
E aí amigo, que fim levou?
conseguiu?
Tô com esse livro do clean code (em inglês msm), mas tive uma ressaca literária hehe. Tô retomando o hábito de leitura lendo coisas mais leves e quando eu sentir q da pra garantir, vou recomeça a leitura do clean code!
Excelente vídeo!
"Ressaca literária" 😂 excelente termo! Uma coisa que ajuda as vezes é se comprometer a escrever pequenos artigos a cada capítulo, se comprometer a fazer isso pode ser um fator que vai lhe motivar a ir completando os capítulos 👍 Mas ocupa muito mais tempo também. Bom, de qualquer forma tenha uma excelente semana meu caro 🤝
@@FilipeDeschamps que dica incrível! Apesar de ocupar um pouco mais o tempo, ajuda a absorver melhor cada capítulo. Vlw demaaais
@@FilipeDeschamps
Cara que dica matadora essa de escrever pequenos artigos e o mais interessante é que se aplica a tudo que vc que se dedicar até mesmo para descrever seu dia e sair do cotidiano do comodismo da zona de conforto.
Ideias surgiram ...
tem em português ?
Eu decidi estudar desenvolvimento e programação há pouco tempo, pois sempre tive duas paixões que são: A área da segurança pública e a tecnologia. Mas fui para o lado difícil que foi segurança de escolta armada e perdi meu colega de trabalho com um tiro de fuzil no qual o que sobrou da cabeça dele ficou no meu colo. Vi o descaso que e empresa fez nessa situação e decidi partir para meu amor a tecnologia e hoje com 30 anos estou estudando html, css e javascript me sinto velho para area pois ja fiz um curso de web design no qual meu professor tinha 20 anos e eu na época tinha 27.
Estou aqui tentando mudar minha vida e quem sabe um dia entrar na area pelo menos de help desk rsrsrs, obrigado por nos ajudar Filipe.
Bah, também tenho interesse nessa área de TI e Seg. Pública, principalmente voltada para investigação.
Que didática e forma de pensar mais incrível, obrigado por ser essa pessoa!
Valeuuu Matheus! Tamo junto nessa caminhada meu caro!!!
3 livros são:
Clean code
Refatring
Domain driven design
Obrigado
Tô estudando programação tem uns 4 meses, e mesmo sendo mega iniciante, o livro clean code abriu a minha mente pra muita coisa. Tô na metade do livro e é simplesmente sensacional, todo programador deveria ler. E outro q recomendo é o Head-first Java, q explica perfeitamente OOP
Ahhhh que massa!!! Obrigado por comentar sua experiência aqui Samuel 🤝 👍
Que bom saber disso, achei que esses livros eram pra qm já tá num nível avançado em Programação e já ia deixar pruma outra hora. :)
@@allanrodrigues646 só vai parceiro, quanto antes começar, melhor
Obrigada Samuel! Acabei de pedir a sugestão pra o Filipe de qual livro ler para quem é iniciante. Tu respondeste! Obrigada!
Estudei programação quando tinha 18 anos, mas acabei trabalhando com vendas por razões financeiras.
Hoje aos 33 anos penso em voltar pra área, por paixão mesmo. No começo me senti um maluco, já tenho família pra sustentar, é uma mudança crítica, mas o seu canal tem me dado mais confiança. Obrigado Felipe!
Nunca é tarde pra se fazer o gosta, né?
Vivo algo um pouco parecido, aos 19 estou me formando em TI e trabalhando com vendas por razões financeiras também
@@agnusvictor357 trabalhei dos 18 aos 21 com vendas, sair da empresa, e por influências de amigos, agora estou entrando na área de T.I, é bem complicado para iniciantes ( está sendo p mim) mas aos poucos as coisas vão se encaixando, estou gostando muito, inclusive.
@@biancarodrigues6392 iniciou alguma faculdade ou curso? Já tá atuando no mercado?
@@agnusvictor357 sim, iniciei curso na Alura, e futuramente procurarei estágios.
@@biancarodrigues6392 eu iniciei um na udemy, mas ainda não sei quanto ao futuro
vlw Felipe por compartilhar os titulos dos livros, já estao no meu tray para estar sendo visto, na expectativa de achar gaps para melhorar! abs!
Showww, é isso aí MH 😍
obrigadoo por apoiar
Pessoas que apóiam o canal.
Obrigado mesmo por ajudá-lo a manter esse conteúdo hiper foda.
Estou recomeçando minha vida na área da programação e aos poucos estou me achando. Espero em breve conseguir apoiar e ajudar a ajudar outras pessoas assim como eu estou recebendo ajuda.
Muito obrigado mesmo
Que chacoalhão !! Tomei ate um susto kkk tmj
kkkkkkkk tradição do canal 😂
Amanhã e meu aniversário,me presentei com meu primeiro livro sobre programação estarei fazendo 22.dois filhos me sentia inútil vc mudou minha vida indiretamente.obg
Sensacional esse tipo de conteúdo, Filipe. Indicações de livros sempre são bem-vindas, principalmente assuntos atemporais como esses. Valeu!
Valeuuuu Tiago!! E de fato, muito bem colocado, são assuntos atemporais! Eu devia ter usado esse termo no vídeo 👍 abração e boa semana meu caro!
Olha o Tiago por aqui, rapaz!
✅ *GOSTA DE NOTÍCIAS SOBRE PROGRAMAÇÃO E TECNOLOGIA?* Então você vai pirar nisso: filipedeschamps.com.br/newsletter
Em vez de programação, eu posso utilizar outra tipo de trabalho?
Que vídeo sensacional! Cara, sem palavras. Todos sempre compartilham histórias de sucesso, que sempre acertam, que são os caras fodas. Aí vem o Filipe, dizendo exatamente o contrário.Da sua visão de parar de encurtar o caminho que você mais cresceu profissionalmente como programador, e isso em apenas seis anos, achei isso maravilhoso. Espero poder dizer o mesmo daqui a seis anos também. Forte abraço Filipe! Valeu!!!
Sensacional Igor! To mandando daqui todas as energias mais positivas pra você! E de fato, quanto mais a gente for aberto com histórias reais, mais as pessoas vão ver que é algo comum e vão ficar menos preocupadas. Vão trocar a "preocupação" por "motivação" o que é algo completamente diferente 👍
Gente.... aos 43 anos comecei faculdade agora de Ti.... que Deus me ajude
DDD é incrível, deixa seu projeto organizado e escalável 🤘🤘
Total Otávio!!! Eu realmente preciso reler ele 🤝 boa semana meu caro!
Eu com 20 anos me culpando por achar que comecei tarde, pq só usava o pc pra assistir animes (Pokémom e Super onze) e jogar friv kkkkk, e não sabia que existia um universo por trás de cada input! Comecei no final de 2021 quando ia fazer 19 anos, em java , agora to na faculdade de Ti em C!
Conheci o canal pelo Ackercode!
Vou fazer 30, estou estudando feito louco para reverter o tempo perdido! Bora!
Você me fez ter vontade de ler livros e estudar programação de novo mesmo não estando em uma fase tão boa e apoiar o canal por principalmente não ter um conteúdo exclusivo para assinantes, mas sim que todo conteúdo patrocinado está disponível pra todos! Parabéns mano, orgulho do seu canal e da sua cabeça! 👍🤝 👏
Sensacional Pedro, muito obrigado pela mensagem e apoio!! To mandando daqui todas as energias positivas possíveis pra você conseguir passar dessa fase não tão boa logo 🤝 👍
Estou bem no início, infelizmente hoje estou rodeado de pessoas que leva a área de T.I um fracasso, como programadores cansados, mais eu venho no UA-cam, toda vez eu assisto o seu canal, e minha mente fluir, eu não viu desistir, e não vou te mais medo!
Obrigado Felipe Deschamps!❤️❤️❤️
Excelente vídeo, como sempre! Vou deixar uma recomendação de livro: "The Design of Everyday Things". É uma recomendação estilo "mestre Miyagi" (parece que vc tá só pintando a cerca ao invés de treinar kung fu), porque não é exatamente um livro pra programadores. Mas dá pra tirar muita coisa daí! Valeu, abração!
Sensacionaaaal meu caro, muito obrigado pela indicação 😍 😍 😍 👍
Cara, me identifiquei d+++ com esse vídeo. Saí do interior (não, não foi de uma cidadezinha do interior. Foi da roça mesmo) e fui para cidade grande pq queria continuar meus estudos. Iniciei minha graduação em ciência da computação aos 26 anos. De repente me vi em uma sala de aula rodeado de técnicos de informática e nerds aspirantes a programador, a maioria com menos de 20 anos. Será que me senti uma fraude? kkkkkk. Bom, a insegurança deixou suas marcas e infelizmente algumas me assombram até hoje. Parabéns pelo canal, seus videos são ótimos.
Hoje sou o jovem de exatamente 30 anos querendo migrar da minha frustrada carreira na engenharia para a área de tecnologia e começando a estudar com tudo a programação e com certeza, esses livros estão na minha lista a partir de agora. Buscando sempre esses vídeos norteadores para seguir um caminho nessa jornada, conheci seu canal recentemente, obrigado pelos conteúdos Filipe, ajuda muito a clarear as ideias e ter foco!
Detalhe no puta susto que tomei nos 4:23, tão concentrado no vídeo que pulei da cadeira nesse momento HAHAHAHAH
estou com 14 anos e faz um mês que estou estudando programação/ciencia da computação, queria agradecer a você filipe por estar me ajudando. Seu trabalho é incrivel.
Sem palavras, genial. Acho muito importante se mostrar vulneravel e acabar com aquela ideia de que "nossa ele nasceu com esse dom", ou qualquer tipo de pesnamento do tipo, assim faz com que todo mundo se sinta mais proximo da situação. Parabens ela atitude.
Eu sinceramente sempre tive medo desses livros clássicos e de alguma forma sempre achei que não seriam pra mim, por isso evitava até mesmo tentar, mas com esse vídeo fiquei bem motivado de tentar me aventurar nessa possibilidade, valeu demais por sempre dar esse gás pra galera
Show Nicolas!! Detona nos estudos meu caro 🤝
Felipe, obrigado! Já tinha comprado o Clean Code (excelente livro) e comprei o "Refactoring : Improving the Design of Existing Code
" logo após o término deste vídeo! Valeu!
Detonaaaaa na leitura Claudio 😍 👍
o clean code é um "delicinha" tm haha
eu coloco na minha lista o "sistemas operacionais modernos" do "tenembão"... deveria ser _obrigatorio_ a leitura dele durante os cursos superiores e não ficar só como biblio complementar... tu começa a ver o SO de outro jeito depois dele,, antes tu olha como user, depois como desenv/adm... é quase a boleta vermelha do NEO a sensação de "hummm isso aqui ta dando bug pq deveria fazer assim e ta fazendo assado.. os direitos de acesso à drivers não funcionam assim..."
aqui estou eu com 17 anos, estes vídeos me ajudam muito a continuar seriamente nesta área.
Filipe, eu tenho 20 anos atualmente estou morando sozinho em Belo Horizonte, trabalhando em uma empresa incrível e grande e essa inseguranças as vezes me faz pensar se realmente nasci pra programar e por muitas vezes que não me permitir pedir conta da empresa foram por puro medo mesmo, porque esse é meu ganha pão literalmente. Vou ler esses livros e rezar pra que toda essa insegurança passe...você me ajuda muito cara, sempre que estou desanimado corro pra cá, fica com Deus e muito obrigado !
Um vídeo em que me identifiquei do começo ao fim...quantas vezes ja pensei em desistir de programação, qtas vezes chego a gelar as mãos qdo me vejo diante de um desafio de fazer algum projeto, algum código. Vou cair de cara na leitura desses livros! Pra mim foi muuito mais que um vídeo, foi um motivacional incrível!!!
Deschamps é foda. Quem dá dislike ou clicou sem querer, ou tá assistindo com o celular de cabeça pra baixo
hahahahhahhahahahhaha 😂 👍 👍 👍
@@FilipeDeschamps você me motiva tanto cara, tudo que tu faz fica muito bom de entender e se tiver algo a ser aprimorado, essa pessoa deveria te mandar e-mail ou mensagem para te informar, o deslike nos seus vídeos é completamente dispensável.
o que seria do UA-cam sem os bots pra dar deslike kkkkk
kkkkkkkk, boa.
Huahuh! =D
Filipe, muito obrigado pelos seus vídeos. Eles estão me ajudando tanto em motivação (como esse) quanto em técnica (como o video do desafio de JavaScript). Valeu mesmo pelo que você ta fazendo pela comunidade de tecnologia do mundo todo!
Tamo junto nessa Pedro!!! Vamo pra cima que tem mais coisas pra gente trocar informações 👍
Opa Filipe tenho que compartilhar algo legal. Então eu passei o dia 19/06/2020 inteiro tentando resolver um problema de um sistema que estou desenvolvendo, ao final do dia eu havia conseguido resolver porem estava esgotado por ter conseguido mas não da maneira correta e sim em tentativas e erros, fazendo gambiarras. Foi ai que eu decidi que realmente precisava mudar e parar de fazer gambiarras. Depois em um momento de relaxamento vi seu vídeo de sexta para os membros da turma e vc comentou sobre esse vídeo que iria sair na segunda... Na hora eu pensei é isso! Vou gravar esta data! Então dia 19/06/2020 é a minha data em que eu estou iniciando minha mudança de vida. Quero ler os 3 livro que você indicou e espero que daqui a 6 anos eu possa compartilhar com vc como estarei... Valeu!
CARACA QUE MASSAAAA VITOR!!!! 😍😍😍😍😍 é isso aí meu caro, matou a pau! Tenho certeza que esse caminho de 6 anos vai ser completamente diferente do que o caminho anterior. Parabéns pela postura 🤝
Cara, eu tenho 17 anos e sou estudante de TI, meu sonho é ser programador, estudo, faço cursos, inclusive eu tenho curso técnico de informática no colégio, sou do 3° ano ensino médio... Eu pensava muito que a programação era "um bicho de 7 cabeças" Mas meu professor me mostrou que não era!!! Felipe essa situação que você falou que hoje pode, tem e terá muitos gente passando, eu estou passando agora, quero fazer tudo dá certo logo, puxo isso, puxo aquilo tudo pra cima de mais, e fico confuso e acabo tendo problemas não só na parte de programação mas também psicológico... Eu gostei de mais de ouvir suas falas sobre, vou aderir os livros! E vou começar a melhorar essas questões em mim!!! Sou jovem ainda sei disso, tenho muito do que aprender, e por isso estou aqui no seu canal! Valeu
As vezes acho que a programação não é para mim e fico todo bugado no que estou fazendo. Sabe acho que é muito importante a pessoa tentar ter resiliência mas é algo que só conseguimos com uma boa estrutura familiar ou com a maturidade e tudo isso é muito complicado. Enfim, esse é meu relato, sei que hoje não sou um bom programador, ainda sou estagiário mas acredito que ser ruim em algo é a primeiro passo para poder se tornar bom em algo e que o futuro está chegando.
Comecei a programar este mês durante a quarentena. Fiz um curso basico de python, aprendendo os fundamentos da linguagem e a lógica da programação ao mesmo tempo. Eu senti um pouco de falta de uma coisa que eu nn sabia o nome, mas depois eu descobri que se chama interface gráfica. Pesquisei um pouco sobre mas achei meio complicado pra mim entrar nessa parte ainda, então decidi aprender javascript junto com html e css, ja que assim, eu poderia visualizar de uma forma bem clara os meus projetos. Aprendi o mais basico do basico de html5 e css3 (achei muito cansativo decorar as tags do html e os estilos de css, gosto muito mais da lógica), e depois aprendi os fundamentos de javascript. O problema é que agora eu não sei para onde ir, se eu começar a aprender várias linguagens, isso nn vai me levar a lugar nenhum. Um programa que eu consigo fazer em python, eu consigo fazer a mesma coisa em javascript hoje, e com as outras linguagens eu sei que vai ser praticamente a mesma coisa. Não sei o que aprender agora. Tudo que passe de condicionais, funções, repetições e lógica me parece muito complicado. Ja tentei aprender a manipular bancos de dados, POO e interface gráfica para python, mas falhei miseravelmente em ambos. Preciso seguir um caminho, mas não faço ideia de pra onde ir.
Dicas sensacionais, Filipe. Só livro delicinha! Um livro que mudou minha visão sobre minha carreira foi The Passionate Programmer do Chad Fowler, esse livro dá dicas práticas de como "pegar sua carreira com as mãos" e leva-la aonde quiser.
Muito obrigado pela indicação Neto!!
Uau! Esse vídeos sobre esses assuntos são incríveis. Poderia fazer mais desses... Porque esse me ajudou muito! Obrigado Filipe.
Obrigado por compartilhar esse conhecimento Filipe! Quero ler todos, só não sei da onde vou tirar tempo pra isso hahahaha, mas eu dou um jeito!
hahahahah justíssimo Lucas! Eu leio em doses homeopáticas, demora bastante mas leio 😂
Meu deus do céu, Filipe, que puta susto que eu tomei na hora do "chacoalhão" hahahahaha. Eu tô começando hoje aos trinta anos também e venho me sentindo bastante desanimado por estar sem emprego e não me sentir bom o suficiente, fora que minha ansiedade patológica atrapalha ainda mais as poucas chances que eu tenho. O que tem melhorado um pouco o meu ânimo é ver seus vídeos com dicas de melhorias pessoais, que estão me mostrando que não sou o único a me sentir dessa forma. Hoje, especialmente, está sendo um dia bem difícil, mas já vi uns três vídeos seus que me deram um certo ânimo em tentar criar minhas oportunidades, diminuíram o meu medo de arriscar em receber "nãos" por não me achar bom o suficiente e a pensar em formas de melhorar e me sentir mais valorizado. Agora mesmo vou comprar alguns desses livros e espero que, no futuro, eu possa vir aqui, ler esse comentário, com uma situação melhor que a de hoje e poder lhe agradecer novamente por seu conteúdo que salva vidas.
Obrigado, Filipe.
Eae tá bão hoje?
Rapaz, na segunda eu já acordo esperando chegar 11h p ver seus vídeos. Seus vídeos são ótimos!
Valeuuuu Yuriiiii!!!!! Boa semana meu caro 😍 👍 🤝
Eu sou estudante de Dev de sistemas pela Etec de Itaquaquecetuba, e cara a única matéria que me dei bem foi Banco de dados, a parte de front-end eu empurrava com a barriga, só no Ctrl c Ctrl v, agora que estou no meu último ano, a daqui alguns meses vou começar a me inserir no mercado de trabalho, que deu esse despertar na minha cabeça, porquê eu sei que tenho a capacidade de aprender muito mais, e me dedicar, esse vídeo ajudou muito, assim como outros do canal.
Daqui alguns meses eu volto para dizer se consegui, me firmar ainda mais na minha área.
Muito obrigada pelas dicas Filipe
Obrigado pelo esporro Felipe!! As vezes precisamos disso para conseguir progredir. Muito obrigado pelas dicas de livros. Vou ler todos ;)
Showwww Wendell, tamo junto nesse caminho meu caro!! 🤝 👍
Que maravilha conhecer a sua história de vida… todos nós carregamos uma bagagem e cada um vai até onde sua provisão esgota e é por isso a importância de “improvement” pessoal. Tenho 62 anos e sempre fui fascinada por computadores e programação, mas não sei nada sobre o assunto. Sou baiana mas moro nos Estados Unidos, a mais de 25 anos.(atualmente moro na área de Seattle a mais de 7 anos.
30 anos é sacanagem, parece que tem uns 22
😂
Tô muito confuso agr kkkkkk
Ele tem 36... e sim , é difícil de acreditar.
Realmente🤣
Parabéns Felipe, ótimo conteúdo. Tenho certeza que foi de grande valia para muita gente que passou ou passa por um momento como esse.
Show Braullio 🤝
Havia visto um vídeo seu falando do clean code, no qual também faz uma síntese, e decidi comprar o livro. Cada capítulo é um blow mind diferente.
Showwww Israel, é isso ai 😍
Encontrei esse vídeo por acaso...
Mas Deus sabe usar as pessoas que se deixa ser usadas.
Você meu amigo é um grande profissional, com um talento incrível de quebrar as barreiras que ainda não foram quebradas ao longo da vida, aqui dentro, tudo isso com o prazer de viver e ajudar. Estou feliz de ter encontrado o seu canal, quando vejo você ministrando dá pra sentir o amor que você tem em passar o conhecimento.
Deus abençoe você!
Estou em busca de ser um profissional na área de programação.
Tenho experiência na área elétrica de 12 anos. E agora estou realizando um sonho de aprender dessa área.
Att,;
Agora sou oficialmente um membro da turma! Keep up the good work Filipe! ;)
AAAEEEEEEE GABRIEEEELLLL 😍 😍 😍 😍 SEJA SUPER BEM VINDOOOOOO 😍 😍 😍
Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship
Autor: Robert C. Martin
Descrição: Um guia essencial sobre boas práticas de codificação, focado em escrever código limpo e sustentável.
Refactoring: Improving the Design of Existing Code (2ª Edição)
Autor: Martin Fowler
Descrição: Uma abordagem prática para melhorar o design do código existente, incluindo exemplos em JavaScript.
Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software
Autor: Eric Evans
Descrição: Explora técnicas para modelagem de domínio e desenvolvimento de software baseado no domínio.
Obrigado pela dica dos livros, já coloquei na lista de leitura ;) vc é fera, obrigado pela sua sinceridade de sempre. já considero o melhor canal de desenvolvimento, pena que não abrange tanto c# e .net core, mas os conceitos servem pra praticamente tudo! vlw
Tenho 23 e estou iniciado. Acabei de me inscrever e estou adorando o canal. Parabéns!!!!
Vendo esse vídeo, pela segunda vez, agora me lembrei pq tenho esses livros na minha estante.
Cara teus vídeos são como uma injeção de animo! Acho que cheguei no meu ponto de incongruência e com certeza preciso decidir algumas coisas, seus conteúdos ajudam muito e não tem como não apoiar a sua iniciativa, é por isso que agora sou oficialmente mais um membro da Turma!!
QUE MASSAAAAA RAFAAAA 😍😍😍😍 SEJA SUPER BEM VINDOOOOO 😍😍😍
Filipe, queria saber se vale a pena a série de livros "Use a Cabeça", em especial a edição que fala de Padrões de Projeto.
Digo isso por dois motivos:
- Não tenho costume de ler livros
- Quero me aprofundar mais em arquitetura de software.
Fala Rafa! Infelizmente eu não li essa série para opinar, mas eu já cheguei a conclusão que *qualquer* livro vai ter um conhecimento que você não tinha e pelo preço que se paga, vale sempre muito a pena 👍 eu digo isso porque muitas vezes uma janta num restaurante sai mais caro do que um livro... mas o conhecimento de um livro (pode ser um único conhecimento) você leva pra vida... já a janta... 😂
@@FilipeDeschamps Aee valeu Filipe! Queria saber o livro que você leu pra ser cirúrgico nas respostas haaha
Vale sim! Essa série é muito bem escrita. Já li alguns como Use a Cabeça C# e OOA&D. Vale cada minuto investido na sua leitura!
Vale a pena sim, já li vários. Inclusive teria um Use a Cabeça: Domain Driven Design previsto pra esse ano, mas infelizmente o autor desistiu.
@@FilipeDeschamps impressionado como dá atenção a cada comentário (e responde) de forma genuína.
filipe, pelo amor de deus , nunca mude quem voce é, seu canal salva vidas ! forte abraço
Parabéns Teló, ops Filipe!! 👏🏻👏🏻
😂 valeuuuu Jadisonnnn 😍
Ainda continua atual este vídeo. Parabéns Deschamps, parabéns pela sua família também.
Estou lendo o do Clean Code (recomendo muito), e o próximo (já adquirido) será o do DDD!
Massaaa Mateus! Detona 😍
cara é exatamente o que estou passando sabe. quando programado sinto que nem você falou fazendo engenhocas mais estou me aprofundando para ser um programador que sabe na prática é na teoria. Muito obrigado pelos conselhos você ajuda muito❤
Ouvir a frase "jovem de 30 anos" me deu muita inspiração, tenho 23 e estava pensando que demorei demais pra querer estudar
Eu aqui com 20 chorando por achar que não tenho mais tempo pra decidir oq fazer da minha vida. Me matriculei em Fonoaudiologia, mas tô pensando seriamente em mudar pra SI
@@isabelrios2963 Mudou para SI? To com 23 e estou todo perdido tbm kkkkkk
@@GGLucasX menino, agora estou com 22 anos e fiquei em Fono mesmo, pois era o que mais se encaixava cmg. Nessa época aí eu tava numa fase surtada de pura crise, mas já passou kkkkkkkkk
@@isabelrios2963 Ah bom skksksksk Coisas da vida...
Cara, estou gostando muito dos seus vídeos!
Me identifiquei bastante, pq comecei a estudar programação com 13 anos de idade vendo um pouco de tudo (lá em 98 afora) - nunca me restringi e aprendi um pouco de ASM, Basic, C, Delphi, Pascal e as evoluções...
Hoje, com 36 anos, estou querendo voltar a programar de verdade (trabalho na área de engenharia elétrica e automação industrial com ênfase na programação e manutenção robótica).
A programação de robôs é até tranquila, pois envolve troca de informações com o PLC (controlador lógico programável), instruções de movimentação entre pontos predefinidos, também há muitos recortes e reaproveitamento de códigos.
O que eu gostaria de fazer é voltar a estudar a programação de forma profissional, focado em um design que possa ser facilmente alterado ou complementado, exemplo, inserindo novas features. Desenvolvimento em waves para ter um cronograma de entregas que não impactem tanto no código anterior e não pareça uma colcha de retalhos.
Valeu!
Mais um vídeo excelente e motivador. Parabéns, Filipe!
Showww Avando, boa semana meu caro 🤝 👍
5:13 ainda não terminei de assistir ao vídeo (primeira vez aqui) e já gostei pela contextualização. Obrigado pelo conteúdo
Motivador como sempre!!! Excelente!
😍 😍 😍 😍 😍 😍 😍
Eu revejo os vídeos do Filipe como se fossem aulas SEMPRE e SEMPRE que eu reassisto eu aprendo algo novo que não aprendi antes. De programação, tecnologia, vida! Seu canal é um combustível pessoal meu! Valeu Filipe, você constrói todo dia meu canal favorito! Adoro você, Renata e Oliver!
Clean Code está na minha lista, DDD estou lendo agora, Refactoring eu não conhecia.
Showww Rafa! Detona 👍
Caso ajude:
Livros abordados no vídeo:
Clean code: amzn.to/3jAo2ja / Tradução: amzn.to/3eZ6Zng
Refactoring: amzn.to/3httx1d / Tradução: amzn.to/3fRckyi
Domain driven design: amzn.to/3jzO71P / Tradução: amzn.to/3jK31mi
Ja vou correr atrás dos livros, obrigado pelo vídeo Felipe, otimá semana para todos os programadores :D
Detona Régisssss 😍
Boa Filipe! Acabei de me tornar membro, sucesso pra você man! 😉
AAAAEEE NELSONNNN SEJA SUPER BEM VINDOOOOOO 😍👑🎉🤝💪⭐️🥰👏🥳
@@FilipeDeschamps VALEU MEU CONSAGRADO! HAHAHAHA
Eu sou um jovem de 44 anos que depois de 20 anos proprietário de agência de internet e programando em PHP resolveu mudar de ares, aprender novas linguagens e trabalhar em outro lugar, agora como funcionário.
Clean Code - Robert C Martin
Refactoring - Martin Fowler
Domain-Driven Design - Eric Evans
Ser membro da turma e contribuir pra esse canal nem se compara a ajuda que seus vídeos são pra mim 💙💙 Gosto de assistir várias vezes pra nunca perder nenhum detalhe 😅
Sensacional The Petry 😍
Muito bom! Sinceramente, Muito obrigado. Parece que estava contando o inicio de minha historia.
Show Tony, então estamos juntos meu caro 🤝
2:54 Acredito que eu tenha passado pelo mesmo, foi em 2020 quando vi um drone entregar pizza e outro robô limpar a loja da Kabum, aquilo foi tenso e revelador oque só confirmou que eu deveria estudar para me tornar um programador, pois se antes acreditava que fosse apenas uma profissão qualquer trabalhar de casa e ter um bom salário, hoje vejo como questão de sobrevivência, acredito que as coisas ficarão muito difíceis pela falta de empregos e profissionais que nesse exato momento estão sendo substituídos por máquinas e quando essa realidade bater na minha porta até lá espero já ser um bom programador.
Vou providenciar esses livros pra já!
Showww Vitor, detona meu caro!!!! 🤝 👍
Quero construir minha carreira desde cedo,16 anos vendo seu conteúdo aqui.Apesar de ter visto poucos vídeos vejo que o canal tem muita qualidade e informação.
Kkkk acho que quase todos os programadores em algum momento já pensou em desistir. Mas seguimos firme e forte.
Ótimas dicas, parabéns!
Sobre o livro "Clean Code" original, eu sempre achei que a maioria dos princípios que ele ensina servem para iniciantes que já têm a base inicial. Mas o jeito que o livro ensina e principalmente os exemplos de código nele não ajudam esse tipo de leitor. Vejam que o próprio Filipe Deschamps disse que entendeu só 70% do que leu!
Dai eu fiz uma versão "light" dele em português (não é uma tradução) com códigos bem mais simples e mais modernos e com exemplos em Python e Java!
É o "Deixe seu código limpo e brilhante - Desmistificando Clean Code com Java e Python", publicado pela Casa do Código em maio desde ano :)