Tenho os dois. E para mim é muito claro as situações onde prefiro um ao outro. Quando estou em casa, e quero passar uma tarde a ouvir musica, apreciar a capa, olhar para a particularidade das imagens e arte do album, prefiro o vinil. No dia a dia, pela particidade, o cd. Consegui ouvir na rua, no carro, enquanto faço uma tarefa doméstica sem precisar de virar o lado a para o b. A qualidade de som é também diferente. As gravações mais antigas no vinil faz parecer que estamos no estúdio onde tudo foi gravado. Parece que fazemos parte do ambiente. No cd existe um nível de qualidade profissional que o vinil anteriormente não chegava perto.
Tenho ambas coleções e tem instrumentos que ficam melhores no vinil e outros no digital, pego o exemplo do baixo, acho que fica mais encorpado e na cara quando escutado no vinil.
Eu vou dizer que eu estou em cima do murro também, mas dou preferência pelo CD mas não é por quesitos qualitativos. Mas no caso de um item não haver em formato digital eu compro em vinil sem problemas
Eu gosto é de qualidade de som! Os cds remasterizados de álbuns antigos é lindo demais de se ouvir e muito mais em conta do que um vinil remasterizado.
Já fiz o teste do CD x LP com equipamento de alta fidelidade que a grande maioria não tem acesso e a diferença é ínfima. Para o usuário comun o melhor resultado em termos de qualidade sonora é com o CD. A maior diferença é psicológica e a experiência em tocar e pegar no lp, na capa, encarte…
Meu pai é engenheiro de som e trabalha na Pioneer Brasil (Fábrica), Aqui em Manaus (Zona Franca). Ele sempre fala assim: Em dois ótimos aparelhos (CD e Vinil) a diferença é imperceptível, mas em dois aparelhos genéricos (Populares) o CD consegue ser bem melhor que o Vinil !
Olá, conheci seu canal não faz uma semana e gosto muito do seu conteúdo, a maneira como você trata de forma tão educada o telespectador nos vídeos é muito legal. Muita sorte e felicidade 👍🍷
Tenho todos os albuns do Sabbath em vinil e cd,tenho varias coleções nos dois formatos,quando estou bêbado prefiro o cd ,é mais prático, mas quando estou longe da garrafa de jack daniels,ai já prefiro o vinil,mil vezes o vinil .
Boa tarde,Aldo,eu também gosto dos dois,tanto o CDs quanto os LPs,junto com o advento do streaming,parabéns pelo seu vídeo,abraços e uma ótima semana pra você também como sempre é óbvio!!!!!!!!!!
Aldo, depois que lançaram o CD, eu infelizmente passei todos os meus LP s. Isso nos anos 90... O LP para mim só ganha na parte gráfica... Deveriam lançar um produto híbrido entre o LP e o CD... Capa tamanho do LP, com encarte, fotos , letras, informações, etc , exatamente como um álbum e quando abrisse, ao invés de um vinil, um compact disk.
Aldo, desde o boom dos cd's no Brasil, isso lá por volta de 93,94 eu tenho optado pelo formato, e até hoje, compro cd's, principalmente novos lançamentos. Mas comigo, funciona assim : discos lançados na era do cd, principalmente anos 2000 pra cá, só compro em cd, já discos lançados anos 60,70 e 80, raríssimamente compro em cd, pois esses discos, foram produzidos no sistema analógico, e soa melhor no vinil, inclusive, só compro o vinil de época, respeito quem curte esses relançamentos em 180 grs., mas não é minha praia, ..aliás amigão, tenho esse "Masters of Reality" também dessa 1a. edição nacional, paguei uma grana nele, e me lembro que na época que comprei, tinha o similar importado, 180 grs., lacrado, na mesma loja, e bem mais barato, mas preferi esse, por ser de época. Enfim, sou igual a você, curto os 2 formatos, abs.
Sempre e eternamente o CD! Nem temho aparelho pra reproduzir LP e fora o espaço que uma coleção de vinis ocuparia....... Preferi optar pela praticidade.
Seria interessante fazer vídeos sobre os equipamentos de som antigos, os chamados 'vintage '... Quais eram os aparelhos que compunham e os melhores fabricantes
O grande problema do vinil é que com o tempo, após inúmeras execuções, ele vai perdendo os agudos, o som vai ficando abafado. Creio que isso é devido ao desgaste pelo contato da agulha. Alguns vinis cheguei a comprar três vezes, de tanto que eu escutava. E sempre que eu comprava um novo vinil era nítido como o som era melhor. Com o CD não há esse problema. Você pode escutar um CD centenas de vezes e o som permanecerá com a mesma qualidade.
Tenho os dois na coleção, mas nada supera colocar um vinil pra tocar e apreciar a capa e encarte, é diferente, ate o barulho da agulha acompanhado de um leve chiado antes de comecar. Vinil ❤
Desde o início dos anos 90 gosto do cd, tenho muitos a 30 anos e estão perfeitos e continuo comprando e me atende, a questão do preço também impacta, quanto ao vinil o que tenho é pelo saudosismo. Porém independente de cd, k7 ou vinil o importante para mim (e aí é questão de experiência) é ter a mídia física .
A questão é quem prefere disco de vinil ou CD? Daí aparece uns tongos falando que preferem streaming que é mais barato. Ninguém perguntou isso DĂÂÃRRRRR
Olá! Quanfo estou em casa eu prefiro ouvir vinil, conforme cd. Rock progressivo gosto de ouvir em cd, pois tem partes mais baixas e no vinil pode ter algum ruído se o vinil for usado. Quando estou fazendo caminhada ou viajando gosto de ouvir no spotify. Acho que cada mídia tem a sua utilidade. O vinil vence no critério capa, arte, encarte, etc.
Os studios agora de gravações estão totalmente digitais, no vinil existe um agravante para perda de qualidade, é a distorção da agulha por rastreio e acompanhamento, já no CD e fitaé zero, contanto que a informação não tenham sido colhida de um disco de vinil, e já temos um 1⃣ formato digital para as gravações original das gravadoras, criado pela Sony ,é o SACD ,o equipamento é um cd player sacd, e o disco é o sacd também ,ele tem superioridade tanto do vinil como o formato de disco com gravações em wave ,esse formato sacd também o tem 06 canais de áudio ,coisa que é impossível no vinil ,o sacd esmaga o vinil ,já pensou ouvir pin floyd em 06 canais de áudio! Colar o baixo no subwoofer, nos cainad traseiro um órgão e uma gitarra,no canal central a voz e a bateria,e os dois frontais colocar o que quiser,pensem são seis canais de áudio alimentando seis instrumentos e voz totalmente independentes e separados...é o santo geral na forma de ouvir música,nunca descoberto
Minha opinião sobre as vantagens do CD: qualidade do som, preço. Vantagens do Vinil: imersão (capa, trocar o lado, limpar o disco), maior acervo à venda.
Concordo plenamente com o Aldo no que diz respeito ao vinil versus CD para a música clássica. Os interlúdios, períodos mais silenciosos, quando o som está baixo e muito melhor escutar no CD...
Eu vou dizer o que eu sempre costumo dizer sobre esse assunto, cada formato tem suas particularidades e peculiaridades, nenhum é melhor que o outro, apenas são experiências diferentes.
Ah, até esqueci. Ouvir o ao vivo Rádio Pirata do RPM em vinil alto é uma experiência soberba. Aquela plaquinha "ouça alto" não é por acaso, quanto mais alto, mais lindo e encorpado o som. As músicas ficam com mais punch, o baixão de Alvorada voraz e Naja, o teclado de Olhar 43 me arrepia etc. Pessoalmente considero o melhor ao vivo lançado no Brasil e mais bem gravado, muito lindo 🤘🏾🤘🏾🤘🏾
Gosto dos dois. Colecionei vinil por muito tempo mas precisei me desfazer. Ao retornar para o colecionismo, optei pelo cd, pelos motivos que vc citou no vídeo. Valeu, Aldo
Amo os dois e hoje meu critério é o custo benefício. O All Things Must Pass do George Harrison, para a minha realidade, em vinil é impraticável, mas a edição em Cd me entregou uma bela versão. A anos só coleciono o que vou escutar e tenho um teto de gasto, vi seu vídeo que fez o mesmo, super me achei nele.
Entre tocar um vinil em um toca discos "meia-boca" e tocar um CD em qualquer leitor nas mesmas caixas fico com o CD. CD democratizou mais. Ficou mais acessivel. Vinil é melhor em termos de som quando se tem um bom equipamento que em geral é mais caro. Ambos sao bacana e fazem as pessoas pararem para escutar musica. Coisa rara hoje em dia e que faz muita falta.
Tenho os dois, gosto um pouco mais do LP por conta do charme e da nostalgia, mas também gosto do cd por conta de ter um espaço maior, por exemplo, existem vários álbuns em cd em que não tem músicas no LP ou as vezes no LP as músicas são editadas coisa que não acontece no cd, mas ambos os formatos tem sua importância.
Gosto dos dois formatos, mas, por questão de preço, minha coleção é mais focada em CD's. Em vinil foco principalmente em picture discs ou edições comemorativas em que seria impossível replicar a arte em CD. Um bom exemplo disso é aquela edição de Thick As A Brick do Jethro Tull que vem com o jornal. Isso vai muito além da música. O vinil proporciona também um deleite para os olhos. Uma experiência sensorial completa.
Tenho 47 anos e desde 86 consumo música. Já comprei k7, já comprei vinil, já comprei cd, hoje só mp3 320kbps. Para mim está super tranquilo. E ouço música todos os dias, principalmente no carro.
É isso aí Cada um tem sua forma preferida pra ouvir música atualmente No caso em questão o assunto principal é sobre as preferências em relação as mídias físicas. Um abraço
@ ah sim.. nesse caso, eu nunca tive a capacidade perceptiva de audição para diferenciar as duas mídias. Para mim o diferencial mesmo é a parte da arte gráfica. Nesse caso o lp é imbatível!!!
O som dos LPs é gravado com a clareza e a nitidez de som pela qual o ouvido humano foi programado. A forma analógica é a correta para a frequência do ouvido humano. A única diferença do CD é que ele foi gravado em volume maior e com mais graves isso transmite a impressão de um som melhor. Coisa que um bom pré amplificador com controles de volume e equalizador resolve tranquilamente. Pela praticidade as pessoas tendem a preferir o CD apenas isso. O som do CD é limitado e não transmite sussurros, gemidos, respiração e outros detalhes da música.
Quando comecei a ouvir música por conta própria só existia o vinil. Quando o CD apareceu troquei tudo pela mídia digital. Recentemente comprei um toca disco de entrada e alguns discos usados. Os riscos me preocupam, mais pela questão de danificar o aparelho do que pela audição.
Tenho muitos CD"s , mais não me despertam o prazer do LP. Acho que é isso, o CD no geral tem um som melhor, sempre limpo e perfeito ( não tenho ouvido para notar grandes diferenças). Mas o LP não fica só no ouvido, tem todo o ritual que no fundo é o que realmente nos deixa apaixonados por ele... Discos sempre! Cd é o MP3 na caixinha..
apreciar Musica vai alem do formato .fui testemunha de todos formatos e fico nao em cima do muro .minha audicao aceita de boa todos formatos possiveis mas se tiver que indicar um formato desde que surgiu o dvd tambem coleciono e acho o Audio superior ao vinil e CDs juntos com a vantagem do video.
Tenho cds mas não sou muito fã, pois vim da época do vinil e tenho ele como minha mídia favorita e mais essencial em matéria de áudio em sua origem de gravação.
Eu tenho comprado alguns itens, normalmente lançados anteriormente ao lançamento do CD em vinil. Tenho assim os dois formatos, no entanto o CD pela qualidade sonora e praticidade é indiscutívelmente superior. Agora o charme da capa do vinil é o grande atrativo e é só.... Comparando a nível da escrita, seria mesma coisa que deixar de escrever um livro no computador pra voltar pra máquina de escrever.
Com a sua licença, mas, vc nem precisa fazer disclamers. É a sua opinião e fod…-se. Deixa o povo criticar, pode ter certeza que fará bem até para o seu alcance a outros públicos.
Aldo, conheci música através dos lps e nunca vou me desfazer da coleção. Como adoro miniaturas, considero os cds as miniaturas dos lps, e sempre compro alguns itens. Falando em som, acho que da empate, cada um com sua característica, qualidades e defeitos. Abração!
Na verdade, a maior diferença está na master, e não no formato final da mídia. Elas precisam ter equalizações apropriadas. Uma master feita para o vinil soará bem no vinil, e ruim no Cd. Isso aconteceu com vários cds lançados no final da década de 1980. Já uma master feita para Cd, quando utilizada para prensar vinil, como muitos discos da iMusic, não soará bem. Por isso, meu veredito é o seguinte: vinil só os lançados na época do vinil. Na época do cd, prefiro o cd. Sendo mais específico com as datas: disco de vinil bom são os lançados até 1996; depois disso, prefiro os cds. Claro que existem exceções.
Sou colecionador de vinis há quase 20 anos e sou DJ há quase nove. Vou dividir meu comentário em duas partes, uma como DJ, outra de curiosidade de formatos. Como DJ, toco quase majoritariamente em vinis originais (singles e compactos inclusos). Só toco em controladoras e CDJs caso eu toque no aparelho de outros DJs e levo meu pendrive. A diferença de som do vinil pros dados, digital e MP3 é perceptível. Até quem não tem familiaridade com os formatos percebe. O som do vinil é mais vivo e orgânico, os graves são mais naturais. Quando entra os MP3, digitais, dados, a diferença soa na hora, muitas vezes o excesso de agudos, aí não controla direito e assim por diante. Sem contar que tocar e fazer set em vinis exige mais habilidade do DJ. Tem gente nas festas e eventos que já ficam esperando meus sets hehehehe.
Olá, Aldo! Na minha coleção os dois formatos convivem harmoniosamente. O Lp, claro, traz muitas vantagens em relação ao formato digital. Prefiro pop, rock e jazz em Lp enquanto para música clássica ou erudita, trilhas sonoras e música instrumental prefiro em CD. Abraço e otimo 2025!
Sou colecionador de vinil e CDs, com algumas "regras" ou "manias" rs Sobre a questão Vinil vs CD, procuro seguir o seguinte critério: qual foi o tipo de gravação original do título? Se originalmente ele foi gravado analogicamente então eu prefiro ter o álbum em vinil. Porém se a gravação original foi nos equipamentos de tecnologia digital, então opto pelo formato CD. Dessa forma eu busco fugir das compressões que são feitas no caminho analógico->digital e das gravações (gosto de chamar de regravação) do caminho inverso, digital->analógico (quase que não vejo sentido, sinceramente). Quanto ao fator agulha vs leitor óptico, arrisco a dizer que hoje, se considerarmos o desgaste natural do genuínos aparelhos de CD, nos dias de hoje darão mais manutenção do que as cápsulas/agulhas no fator reposição. Leitores ópticos e profissionais honestos e capacitados para essa manutenção estão entrando nos critérios de "raridade". Desculpe pelo texto rs mas quando o assunto é algo que a gente ama, fica complicado fazer resumos rs. Forte abraço Aldo e demais seguidores do canal.
Tenho em torno de mil cds e 90 lps aqui. Acho os dois muito bons, mas convenhamos..pra você ter o som do LP bacana, vai muito mais grana pra manter. Curto muito os lps, mas ouço muito mais os cds. Outra coisa, tem uma turma chata pra kct que desdenha cds e exalta lp. Tem ainda quem ouça fita K7. Cada um escuta o que quer.
Eu tenho uma característica na minha coleção que eu tenho vinil de albuns lançados até 1993 que foi a virada pro CD. A partir dos anos 90 opto pelo CD pois o vinil deixou praticamente de ser produzido por um bom tempo. E Vinil só gosto dos de época. Eu procuro colecionar o lançamento original de época
Concordo com você, Aldo. Já fiz n testes para provar a superioridade de um formato sobre o outro. Observei que tenho CDs e LPs com ótima qualidade de áudio e ambos os formatos com qualidade inferior. É fato de que o CD Player entrega um volume maior em relação ao dos toca-discos, talvez isso faça com que tenhamos a sensação de melhor qualidade do CD. Tenho CDs em duplicata onde o volume do remasterizado é muito maior em relação ao mais antigo (quando os mesmos recebiam classificação de como foram produzidos: AAD, ADD, DDD), o que torna a comparação ainda mais difícil. O vinil entrega som mais acessível aos meus ouvidos, desde que bem conservados. O CD entrega um som mais "pasteurizado", mas dependendo do momento é a melhor escolha. Nada é perfeito. Resumindo: gosto dos dois, mas tenho diminuído a compra de LPs que estão muito caros, embora os CDs estejam seguindo o mesmo caminho. P.S.: os meus ouvidos possuem 61 anos.
Eu prefiro cd, mas no fundo é uma questão pessoal. Não discuto e nem tento convencer ninguém. Quem ganha é sempre a música que está sendo tocada. Um abraço
Difícil é a turma hipster comprando disco de 180g para escutar num tocador desses de malinha... Só para bater a foto no Instagram kkkk pior que conheço um monte desse tipo... Minha preferência são os CDs, desde o início dos anos 90 que coleciono.
Aldo o cd tem um som muito melhor e sem ruido e na escolha das musicas são mais praticos pular as musicas é tem um formato facil de guardar Agora o vinil na forma de ouvir eu acho chato ouvir musica co chiado e ainda tem que pular o lado quando ele acaba , agora na parte grafica é mil vezes melhor pelo tamanho e tem as letras grandes nesta questão é melhor então na minha opinião cada um tem que ver o que agrada mais 😊
Boa Aldo . 👏Então eu prefiro o LP , mas eu tenho algumas condições pra compralos por exemplo : Normalmente compro LPs que foram lançados de 1995 pra baixo . A única condição pra eu quebrar essa regra é gostar muito de um disco que foi lançado fora dessa data limite. Ex...Aerosmith Nine Lives , Santana Supernatural , duas obras primas . E o porque disso ?! Justamente pra apreciar as mídias digitais nesse caso o CD , 1995 pra cima prioridade é CDs . Essa versão do Master of Reality é a mais bonita que eu já vi .
Infelizmente o que determina a escolha para a maioria das pessoas na nossa sociedade é a limitação financeira. Poucos podem realmente escolher livremente o formato por pura preferência ou conveniência.
E a outra parte, sobre curiosidade, coleciono vinis há quase 20 anos, mas comprava CDs regularmente também, hoje é raro. Vinis continuo consumindo, mas é pura opção pessoal somente e tenho CDs até hoje. Há casos, como o Aldo falou, dele gostar mais do Master of reality em vinil. Vou começar dos que percebi ao longo dos anos. CD é melhor. O álbum Friends do The Bolshoi, a clássica Sunday morning naquele final silencioso, o último toque do piano PIM não dá pra ouvir no vinil; o CD "Eu e Memê, Memê e eu" do Lulu Santos, muita coisa foi editada do vinil por causa do espaço, o CD tem tempo maior e pelo tamanho estenso do álbum o vinil ficou mais baixo. Vinil é melhor. Journey to the centre of the Earth do Rick Wakeman, mais pelo meio do lado A dá pra perceber uns baixos a mais; As primeiras edições originais em CD do Battle Hymns do Manowar são ruins e toscas, basta um vinil brasileiro desse álbum que soa muuito melhor e agradável, é gritante a diferença; Beyond the veil (1999) do Tristania, a edição em vinil de 2018 foi surpreendente, um amigão meu e eu somos fãs desse álbum, a gente percebeu camas de teclados que nunca tínhamos ouvido no CD, foi um susto. Só alguns exemplos. Tenho um amigo que é apaixonado pela primeira edição nacional do Atom heart mother do Pink Floyd, a do selo estrela azul. Pra ele, a magia e o som dessa edição são únicas, não as achou nem em edições vinil posteriores e CDs 🤣🤣🤣
Tenho mais cd que vinil , para os meus ouvidos o som do vinil parece mais quente real, mas o cd também é uma excelente mídia , eu acho o som muito limpo , mas com os preços praticados estou voltando a comprar cds.
Eu prefiro HD, CD, DVD, VCD, CD-R. Por durabilidade, e sem a chatice de mudar o lado. Curto tomar banho sem esta preocupação. Mas mantenho meus LPs antigos e até alguns K7s sobreviventes. Os outros, que escolham o que vos apraz. Tenho nada com os outros. Brasil como povo latino, é muito xereta. Ora, é só respeitar a escolha do outro, e procurar o melhor para si. "Culpa" e prestar conta para vizinho, é abrir para dor de cabeça, pitaco, encheção, desrespeito, falta de privacidade. Nos EUA e Europa, todas as mídias circulam bem. Pq é cada um no seu cada qual. Pagou, levou. Vale quem paga e daí tem direito à curtir na privacidade. Lá os povos usam cartas e correios de boa. Brazukas... bem... deixa lá.
Eu já fiz a comparação. O vinil é superior nos graves, principalmente no rock pesado. O som do vinil tem mais peso. Ja o CD é superior nos agudos, principalmente no instrumental acústico e na musica clássica.
Bom, qual formato é superior, muito depende da masterização, logo varia de álbum pra álbum. Os cortes de frequência do vinil assim como a amostra de frequência mais profunda dele me agradam. Contudo, o vinil tem as restrições de ruído que aumenta com o tempo. Minha solução, que optei por CDs, é baixar o flac a partir de uma boa extração em vinil, e reproduzir no DAC do CD player, seja por entrada USB ou gravado em mídia de DVD. Alguns álbuns, antigos e novos, que fiz isso, pois todas as versões em CD deixam a desejar: Grand Funk Railroad - Closer to Home RHCP - Stadium Arcadium Metallica - Garage Inc Pearl Jam - Lost Dogs Em relação ao Master of Reality, a única versão digital boa, considerada referência no formato digital, mas que se tornou extremamente rara e cara, é o SHM SACD da Sony. Consegui comprá-lo há alguns anos.
Prefiro o som do vinil, mas a verdade é que abandonei tanto esse formato quanto o CD. Quando fiz 60 anos, comecei a deixar de colecionar seja lá o que for, fiquei meio minimalista. Resultado: só ouço mp3.
Sem problemas É normal que cada um tenha sua preferência pra ouvir música na atualidade, inclusive nao sendo mídia física. Hoje o streaming é o meio pelo qual a maioria ouve música
comprei alguns Lp's na época boa da imusic, pra mim som gravado em digital convertido para vinil, não vejo muita diferença em ouvir um Cd, pra que vou comprar vinil relançamento saído de fonte digital se posso pagar barato em um Cd ? não vejo justificativa, Lp's gravados até 1980 com fontes analógicas ok dá pra notar diferenças, depois disso internacionalmente começaram as gravações digitais, fui cair na asneira de falar isso em grupo de vinil, parece que mexeu no ego dos caras, praticamente fui isolado por um bando de retardados e olha que nem ofendi ninguém, paciência.
O ruim do vinil é o seu preço, durabilidade, que é extremamente frágil e o lado ruim de ter discos nacionais antigos (made in brazil), já que, a prensagem nacional que sempre foi de pessima qualidade. As capas, grande parte das vezes eram finas e feitas de materiais extremamente baratos e de pessima qualidade. Como resultado, a capa sempre ia se desgastando e desbotando com o passar dos anos. (Sem contar nos erros de impressão) São poucas impressões que se salvam e para mim, apenas o som dos sucos e da mixagem do Vinil é que compensam esse investimento Então, para um consumidor padrão que quer apenas escutar um som do passado, não vale apena pagar por algo que é caro, de baixa qualidade e difícil de ser manuseado. Para mim, Vinil é apenas para colecionadores natos, que amam sentir e experiênciar um som tão único que o disco/encarte podem oferecer, é para pessoas que sabem manusear e cuidar dessas obras de arte e não para consumidores médios/padrões. Graças a Deus existe o cd para consumidores como eu!! 😅
Aldo ,o importante é comprar os álbuns que gostamos ,não ficar como aquele outro do canal que tem vinil no nome ,que não sabe o que fazer com o dinheiro,compra as coisas por puro modismo,depois fica cheio de besteira ,se desfazendo ,dando ,e ainda faz tudo que crítica nos outros .Abraço
O CD remasterizado é pior ainda ex. Grand Funk Railroad se você ouvir o vinil original da época e o cd remasterizado é totalmente destoante nem parece a mesma banda eu gosto do vinil mas cada um tem a sua preferência.
O problema do vinil são as faixas finais de cada lado, que dá uma cacofonia estriada e principalmente *a qualidade da prensagem e gramatura!* Alguns álbuns são melhores em vinil, principalmente os antigos, gravados em processo 100% analógico. Agora o cd, tem a vantagem da pureza sem os estalos, som mais alto e limpo que o vinil (que é mais grave) mas também vai depender muito da qualidade de gravação. Exemplo: Tenho o LP Triller do Michael Jackson, nacional, primeira prensagem, selo Epic, sendo que os Lps da Epic são os vinil com melhor som, juntamente com os da Som Livre, ou seja: tem desempenho sonoro igual do início ao fim. Já um disco do Dio por exemplo que tenho aqui (Selo Mercury), as faixas finais estão bem inferiores na qualidade em relação as primeiras. Já os Picture disc RECENTES do Saxon e Iron Maiden que tenho, o cd é bem melhor. Conclusão minha para o Lp: Alguns selos e prensagem e tem qualidade superior e inferior sim, e gravações modernas dificilmente ficam boas em vinil. Já no caso dia CDs vai depender da *masterização e taxa de bits* pois tenho aqui o exemplo do World Wide Live dos Scorpions: A primeira prensagem em cd é bem inferior a da versão remaster, que além de trazer o set do show completo qie NÃO tem na primeira versão, o som é muito mais cristalino e "cheio" do que a anterior! Conclusão: Cd pra mim, se for álbum antigo = melhor são as versões 32 bit remaster! E tudo de 2010 pra cá, só em cd mesmo!
Tenho os dois.
E para mim é muito claro as situações onde prefiro um ao outro.
Quando estou em casa, e quero passar uma tarde a ouvir musica, apreciar a capa, olhar para a particularidade das imagens e arte do album, prefiro o vinil.
No dia a dia, pela particidade, o cd. Consegui ouvir na rua, no carro, enquanto faço uma tarefa doméstica sem precisar de virar o lado a para o b.
A qualidade de som é também diferente. As gravações mais antigas no vinil faz parecer que estamos no estúdio onde tudo foi gravado. Parece que fazemos parte do ambiente.
No cd existe um nível de qualidade profissional que o vinil anteriormente não chegava perto.
Belo comentário
Nao tenho o que retirar nem acrescentar
Um abraço
Gosto do cd pela praticidade e o LP pela arte.
Tenho ambas coleções e tem instrumentos que ficam melhores no vinil e outros no digital, pego o exemplo do baixo, acho que fica mais encorpado e na cara quando escutado no vinil.
CD SEMPRE ! tmj 🫱🏼🫲🏾
É isso aí
Cada um com sua preferencia
Optei pelo CD assim que saiu e não me arrependo. Qualidade e preços viaveis pro bolso do povo!👍🏻😍👍🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo teu comentário
Um abraço
Prefiro os cd's ,é bem mais pratico e não tem chiado
É isso ai
Cada um com sua preferencia
Eu vou dizer que eu estou em cima do murro também, mas dou preferência pelo CD mas não é por quesitos qualitativos. Mas no caso de um item não haver em formato digital eu compro em vinil sem problemas
Eu gosto é de qualidade de som! Os cds remasterizados de álbuns antigos é lindo demais de se ouvir e muito mais em conta do que um vinil remasterizado.
Já fiz o teste do CD x LP com equipamento de alta fidelidade que a grande maioria não tem acesso e a diferença é ínfima. Para o usuário comun o melhor resultado em termos de qualidade sonora é com o CD. A maior diferença é psicológica e a experiência em tocar e pegar no lp, na capa, encarte…
Isso!
LP me lembra meu pai e acaba me ajudando a mantê-lo vivo
Meu pai é engenheiro de som e trabalha na Pioneer Brasil (Fábrica), Aqui em Manaus (Zona Franca).
Ele sempre fala assim: Em dois ótimos aparelhos (CD e Vinil) a diferença é imperceptível, mas em dois aparelhos genéricos (Populares) o CD consegue ser bem melhor que o Vinil !
@@CRIATURAOVER também penso igual teu pai
Em cd tem alguns que ainda vem bonus..
Olá, conheci seu canal não faz uma semana e gosto muito do seu conteúdo, a maneira como você trata de forma tão educada o telespectador nos vídeos é muito legal. Muita sorte e felicidade 👍🍷
@@deivlynfranco6933 poxa, muito obrigado de coraçâo por tuas palavras
Ganhei meu dia 😉🤣
Um abraço
Tenho todos os albuns do Sabbath em vinil e cd,tenho varias coleções nos dois formatos,quando estou bêbado prefiro o cd ,é mais prático, mas quando estou longe da garrafa de jack daniels,ai já prefiro o vinil,mil vezes o vinil .
Boa tarde,Aldo,eu também gosto dos dois,tanto o CDs quanto os LPs,junto com o advento do streaming,parabéns pelo seu vídeo,abraços e uma ótima semana pra você também como sempre é óbvio!!!!!!!!!!
Muito obrigado por voce sempre assistir os videos e comentar
@aldoportesdefranca ,de nada!!!!!!!
Aldo, depois que lançaram o CD, eu infelizmente passei todos os meus LP s. Isso nos anos 90... O LP para mim só ganha na parte gráfica... Deveriam lançar um produto híbrido entre o LP e o CD... Capa tamanho do LP, com encarte, fotos , letras, informações, etc , exatamente como um álbum e quando abrisse, ao invés de um vinil, um compact disk.
Aldo, desde o boom dos cd's no Brasil, isso lá por volta de 93,94 eu tenho optado pelo formato, e até hoje, compro cd's, principalmente novos lançamentos. Mas comigo, funciona assim : discos lançados na era do cd, principalmente anos 2000 pra cá, só compro em cd, já discos lançados anos 60,70 e 80, raríssimamente compro em cd, pois esses discos, foram produzidos no sistema analógico, e soa melhor no vinil, inclusive, só compro o vinil de época, respeito quem curte esses relançamentos em 180 grs., mas não é minha praia, ..aliás amigão, tenho esse "Masters of Reality" também dessa 1a. edição nacional, paguei uma grana nele, e me lembro que na época que comprei, tinha o similar importado, 180 grs., lacrado, na mesma loja, e bem mais barato, mas preferi esse, por ser de época. Enfim, sou igual a você, curto os 2 formatos, abs.
É isso aí
Valeu pelo comentário
Um abraço
Sempre e eternamente o CD! Nem temho aparelho pra reproduzir LP e fora o espaço que uma coleção de vinis ocuparia....... Preferi optar pela praticidade.
Seria interessante fazer vídeos sobre os equipamentos de som antigos, os chamados 'vintage '...
Quais eram os aparelhos que compunham e os melhores fabricantes
Aldo ótima reflexão seus vídeos cada vez melhores fico honrado em poder acompanhar seu canal e que seja um ótimo ano pra você e toda família abraço!
Muito obrigado de coração por tuas gentis palavras
Desejo tudo em dobro pra voce
um bom toca disco e um bom aparelho de cd...os dois são ótimos 👍🏻
Álbuns ao vivo e progressivo o cd e o melhor formato o vinil e mais pelo charme / saudosismo.
O LP do Karajan eu tenho na minha coleção.
Prefiro o CD. Lembro do primeiro que ouvi, uma coletânea dos Beatles, fiquei maravilhado com a qualidade do som.
O grande problema do vinil é que com o tempo, após inúmeras execuções, ele vai perdendo os agudos, o som vai ficando abafado. Creio que isso é devido ao desgaste pelo contato da agulha. Alguns vinis cheguei a comprar três vezes, de tanto que eu escutava. E sempre que eu comprava um novo vinil era nítido como o som era melhor. Com o CD não há esse problema. Você pode escutar um CD centenas de vezes e o som permanecerá com a mesma qualidade.
Acho que os dois tem suas particularidades e são válidos em determinados contextos. Mas se fosse para prefir um a outro, fico com o CD.
É isso aí
Um abraço
Tenho os dois na coleção, mas nada supera colocar um vinil pra tocar e apreciar a capa e encarte, é diferente, ate o barulho da agulha acompanhado de um leve chiado antes de comecar. Vinil ❤
@@anderson.alexandre9 é isso aí
Cada um com sua preferência
Desde o início dos anos 90 gosto do cd, tenho muitos a 30 anos e estão perfeitos e continuo comprando e me atende, a questão do preço também impacta, quanto ao vinil o que tenho é pelo saudosismo.
Porém independente de cd, k7 ou vinil o importante para mim (e aí é questão de experiência) é ter a mídia física .
@@CalsoDantas.2012 é isso aí.
Mídia física sempre
Obrigado por comentar
Um abraço
@ grato Aldo ! Bom 2025 para vc !! Muita saúde e rock and roll ! E parabéns pelos vídeos . seus rankings são ótimos
@CalsoDantas.2012 muito obrigado de coraçâo
Feliz 2025
A questão é quem prefere disco de vinil ou CD?
Daí aparece uns tongos falando que preferem streaming que é mais barato.
Ninguém perguntou isso
DĂÂÃRRRRR
@@Telefone-e1h 🤣🤣🤣🤣🤣
Olá!
Quanfo estou em casa eu prefiro ouvir vinil, conforme cd. Rock progressivo gosto de ouvir em cd, pois tem partes mais baixas e no vinil pode ter algum ruído se o vinil for usado. Quando estou fazendo caminhada ou viajando gosto de ouvir no spotify. Acho que cada mídia tem a sua utilidade. O vinil vence no critério capa, arte, encarte, etc.
Os studios agora de gravações estão totalmente digitais, no vinil existe um agravante para perda de qualidade, é a distorção da agulha por rastreio e acompanhamento, já no CD e fitaé zero, contanto que a informação não tenham sido colhida de um disco de vinil, e já temos um 1⃣ formato digital para as gravações original das gravadoras, criado pela Sony ,é o SACD ,o equipamento é um cd player sacd, e o disco é o sacd também ,ele tem superioridade tanto do vinil como o formato de disco com gravações em wave ,esse formato sacd também o tem 06 canais de áudio ,coisa que é impossível no vinil ,o sacd esmaga o vinil ,já pensou ouvir pin floyd em 06 canais de áudio! Colar o baixo no subwoofer, nos cainad traseiro um órgão e uma gitarra,no canal central a voz e a bateria,e os dois frontais colocar o que quiser,pensem são seis canais de áudio alimentando seis instrumentos e voz totalmente independentes e separados...é o santo geral na forma de ouvir música,nunca descoberto
Obrigado pelo comemtário
Um abraço
Minha opinião sobre as vantagens do CD: qualidade do som, preço. Vantagens do Vinil: imersão (capa, trocar o lado, limpar o disco), maior acervo à venda.
Concordo plenamente com o Aldo no que diz respeito ao vinil versus CD para a música clássica. Os interlúdios, períodos mais silenciosos, quando o som está baixo e muito melhor escutar no CD...
@@bloodycomics é isso aí
Um abraço
Eu vou dizer o que eu sempre costumo dizer sobre esse assunto, cada formato tem suas particularidades e peculiaridades, nenhum é melhor que o outro, apenas são experiências diferentes.
@@optimusformer755 é isso aí
Ah, até esqueci. Ouvir o ao vivo Rádio Pirata do RPM em vinil alto é uma experiência soberba.
Aquela plaquinha "ouça alto" não é por acaso, quanto mais alto, mais lindo e encorpado o som. As músicas ficam com mais punch, o baixão de Alvorada voraz e Naja, o teclado de Olhar 43 me arrepia etc.
Pessoalmente considero o melhor ao vivo lançado no Brasil e mais bem gravado, muito lindo 🤘🏾🤘🏾🤘🏾
Esse é sensacional realmente
Gosto dos dois. Colecionei vinil por muito tempo mas precisei me desfazer. Ao retornar para o colecionismo, optei pelo cd, pelos motivos que vc citou no vídeo. Valeu, Aldo
@@luizcarlosribeiro6354 eu que agradeço por comentar
Um abraço
Amo os dois e hoje meu critério é o custo benefício. O All Things Must Pass do George Harrison, para a minha realidade, em vinil é impraticável, mas a edição em Cd me entregou uma bela versão. A anos só coleciono o que vou escutar e tenho um teto de gasto, vi seu vídeo que fez o mesmo, super me achei nele.
Que legal que se identificou
Um abraço
Entre tocar um vinil em um toca discos "meia-boca" e tocar um CD em qualquer leitor nas mesmas caixas fico com o CD.
CD democratizou mais. Ficou mais acessivel.
Vinil é melhor em termos de som quando se tem um bom equipamento que em geral é mais caro.
Ambos sao bacana e fazem as pessoas pararem para escutar musica. Coisa rara hoje em dia e que faz muita falta.
É isso aí
Obrigado por comentar
Tenho os dois, gosto um pouco mais do LP por conta do charme e da nostalgia, mas também gosto do cd por conta de ter um espaço maior, por exemplo, existem vários álbuns em cd em que não tem músicas no LP ou as vezes no LP as músicas são editadas coisa que não acontece no cd, mas ambos os formatos tem sua importância.
Gosto dos dois formatos, mas, por questão de preço, minha coleção é mais focada em CD's. Em vinil foco principalmente em picture discs ou edições comemorativas em que seria impossível replicar a arte em CD. Um bom exemplo disso é aquela edição de Thick As A Brick do Jethro Tull que vem com o jornal. Isso vai muito além da música. O vinil proporciona também um deleite para os olhos. Uma experiência sensorial completa.
É isso aí
Obrigado por comentar
Um abraço
Resumindo o cd é mais prático e o disco é mais nostálgico
acho que o melhor é nunca achar resposta pra essa pergunta kkkkkk eu também tenho os dois e vou continuar amando os dois do mesmo jeito
É isso aí
Gostar de ambos é a melhor escolha 👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho 47 anos e desde 86 consumo música. Já comprei k7, já comprei vinil, já comprei cd, hoje só mp3 320kbps. Para mim está super tranquilo. E ouço música todos os dias, principalmente no carro.
É isso aí
Cada um tem sua forma preferida pra ouvir música atualmente
No caso em questão o assunto principal é sobre as preferências em relação as mídias físicas.
Um abraço
@ ah sim.. nesse caso, eu nunca tive a capacidade perceptiva de audição para diferenciar as duas mídias. Para mim o diferencial mesmo é a parte da arte gráfica. Nesse caso o lp é imbatível!!!
O som dos LPs é gravado com a clareza e a nitidez de som pela qual o ouvido humano foi programado. A forma analógica é a correta para a frequência do ouvido humano. A única diferença do CD é que ele foi gravado em volume maior e com mais graves isso transmite a impressão de um som melhor. Coisa que um bom pré amplificador com controles de volume e equalizador resolve tranquilamente. Pela praticidade as pessoas tendem a preferir o CD apenas isso. O som do CD é limitado e não transmite sussurros, gemidos, respiração e outros detalhes da música.
@@mariolemke9049 é isso aí
Cada um com suas preferencias
O importante é se sentir bem
Um abraço
Quando comecei a ouvir música por conta própria só existia o vinil. Quando o CD apareceu troquei tudo pela mídia digital. Recentemente comprei um toca disco de entrada e alguns discos usados. Os riscos me preocupam, mais pela questão de danificar o aparelho do que pela audição.
Perfeitamente compreensível tua preocupação
Obrigado por comentar
Um abraço
Tenho muitos CD"s , mais não me despertam o prazer do LP. Acho que é isso, o CD no geral tem um som melhor, sempre limpo e perfeito ( não tenho ouvido para notar grandes diferenças). Mas o LP não fica só no ouvido, tem todo o ritual que no fundo é o que realmente nos deixa apaixonados por ele...
Discos sempre! Cd é o MP3 na caixinha..
O importante é cada um estar feliz com sua preferência sem a necessidade de desmerecer a escolha alheia
Um abraço
apreciar Musica vai alem do formato .fui testemunha de todos formatos e fico nao em cima do muro .minha audicao aceita de boa todos formatos possiveis mas se tiver que indicar um formato desde que surgiu o dvd tambem coleciono e acho o Audio superior ao vinil e CDs juntos com a vantagem do video.
Tenho cds mas não sou muito fã, pois vim da época do vinil e tenho ele como minha mídia favorita e mais essencial em matéria de áudio em sua origem de gravação.
É difícil decidir se um disco de rock é melhor no lp ou no cd, pois no primeiro é mais pesado e no segundo é mais definido.
Seu exemplo do Sabbath foi ótimo! Outro que eu prefiro em vinil é o Dark Side of the Moon! Mas a discussão será eterna...rs
Dark Side é muito superior em vinil!
Existem algumas versões que ficam bacana na versão do vinil e outras na versão do cd pelo menos já tive essa percepção
Eu comecei a colecionar CD a pouco tempo nasci em 90 nunca tive LP sempre tive vontade mas não vou pagar 400r$em um item
Eu tenho comprado alguns itens, normalmente lançados anteriormente ao lançamento do CD em vinil. Tenho assim os dois formatos, no entanto o CD pela qualidade sonora e praticidade é indiscutívelmente superior. Agora o charme da capa do vinil é o grande atrativo e é só.... Comparando a nível da escrita, seria mesma coisa que deixar de escrever um livro no computador pra voltar pra máquina de escrever.
É uma analogia interessante
Obrigado por comentar
Um abraço
Com a sua licença, mas, vc nem precisa fazer disclamers. É a sua opinião e fod…-se. Deixa o povo criticar, pode ter certeza que fará bem até para o seu alcance a outros públicos.
Só fiz um "disclaimer" justamente pra evitar alguns tipos de comentários desnecessários ao propósito do.video
Um abraço
Quando escutei cd pela primeira vez cheguei a uma conclusão...chega de vinil...
O importante é estar feliz com sua escolha sem a necessidade de desmerecer a escolha alheia
Um abraço
Minha discoteca é toda em Compact Disc.
Eu tbm gosto do cd e do vinil, no caso do vinil acredito que o grave se apresenta melhor
Aldo, conheci música através dos lps e nunca vou me desfazer da coleção. Como adoro miniaturas, considero os cds as miniaturas dos lps, e sempre compro alguns itens. Falando em som, acho que da empate, cada um com sua característica, qualidades e defeitos. Abração!
@@luismacedo7005 é isso aí
Concordo plenamente com voce
Na verdade, a maior diferença está na master, e não no formato final da mídia. Elas precisam ter equalizações apropriadas. Uma master feita para o vinil soará bem no vinil, e ruim no Cd. Isso aconteceu com vários cds lançados no final da década de 1980. Já uma master feita para Cd, quando utilizada para prensar vinil, como muitos discos da iMusic, não soará bem. Por isso, meu veredito é o seguinte: vinil só os lançados na época do vinil. Na época do cd, prefiro o cd. Sendo mais específico com as datas: disco de vinil bom são os lançados até 1996; depois disso, prefiro os cds. Claro que existem exceções.
Valeu pelo comentário
Um abraço
Mureta, foi ótimo 😂😂 gosto de música. Digital, LP ou Streaming.
🤣🤣🤣
Sou colecionador de vinis há quase 20 anos e sou DJ há quase nove. Vou dividir meu comentário em duas partes, uma como DJ, outra de curiosidade de formatos.
Como DJ, toco quase majoritariamente em vinis originais (singles e compactos inclusos).
Só toco em controladoras e CDJs caso eu toque no aparelho de outros DJs e levo meu pendrive.
A diferença de som do vinil pros dados, digital e MP3 é perceptível. Até quem não tem familiaridade com os formatos percebe.
O som do vinil é mais vivo e orgânico, os graves são mais naturais. Quando entra os MP3, digitais, dados, a diferença soa na hora, muitas vezes o excesso de agudos, aí não controla direito e assim por diante.
Sem contar que tocar e fazer set em vinis exige mais habilidade do DJ. Tem gente nas festas e eventos que já ficam esperando meus sets hehehehe.
Olá, Aldo! Na minha coleção os dois formatos convivem harmoniosamente. O Lp, claro, traz muitas vantagens em relação ao formato digital. Prefiro pop, rock e jazz em Lp enquanto para música clássica ou erudita, trilhas sonoras e música instrumental prefiro em CD. Abraço e otimo 2025!
É isso aí
Obrigado por comentar
Um abraço
Pra mim o que mais diferencia entre os dois são os álbuns de rock ao vivo, que no vinil é muito superior, os de estúdio pode ser qualquer um.
Sou colecionador de vinil e CDs, com algumas "regras" ou "manias" rs
Sobre a questão Vinil vs CD, procuro seguir o seguinte critério: qual foi o tipo de gravação original do título? Se originalmente ele foi gravado analogicamente então eu prefiro ter o álbum em vinil. Porém se a gravação original foi nos equipamentos de tecnologia digital, então opto pelo formato CD. Dessa forma eu busco fugir das compressões que são feitas no caminho analógico->digital e das gravações (gosto de chamar de regravação) do caminho inverso, digital->analógico (quase que não vejo sentido, sinceramente).
Quanto ao fator agulha vs leitor óptico, arrisco a dizer que hoje, se considerarmos o desgaste natural do genuínos aparelhos de CD, nos dias de hoje darão mais manutenção do que as cápsulas/agulhas no fator reposição. Leitores ópticos e profissionais honestos e capacitados para essa manutenção estão entrando nos critérios de "raridade".
Desculpe pelo texto rs mas quando o assunto é algo que a gente ama, fica complicado fazer resumos rs. Forte abraço Aldo e demais seguidores do canal.
@@XykoVirtual muito obrigado pelo excelente comentário
Um abraço
Realmente é um assim muito complexo, eu tenho os dois formatos “lps e cds”, valeu Aldo pelo video
Eu que agradeço por assistir e comentar
Tenho em torno de mil cds e 90 lps aqui. Acho os dois muito bons, mas convenhamos..pra você ter o som do LP bacana, vai muito mais grana pra manter. Curto muito os lps, mas ouço muito mais os cds. Outra coisa, tem uma turma chata pra kct que desdenha cds e exalta lp. Tem ainda quem ouça fita K7. Cada um escuta o que quer.
É isso aí
Cada um com sua preferencia
Eu tenho uma característica na minha coleção que eu tenho vinil de albuns lançados até 1993 que foi a virada pro CD. A partir dos anos 90 opto pelo CD pois o vinil deixou praticamente de ser produzido por um bom tempo. E Vinil só gosto dos de época. Eu procuro colecionar o lançamento original de época
@@dedehh-4423 é um critério de coleção bastante interessante devo admitir
Concordo com você, Aldo. Já fiz n testes para provar a superioridade de um formato sobre o outro. Observei que tenho CDs e LPs com ótima qualidade de áudio e ambos os formatos com qualidade inferior. É fato de que o CD Player entrega um volume maior em relação ao dos toca-discos, talvez isso faça com que tenhamos a sensação de melhor qualidade do CD. Tenho CDs em duplicata onde o volume do remasterizado é muito maior em relação ao mais antigo (quando os mesmos recebiam classificação de como foram produzidos: AAD, ADD, DDD), o que torna a comparação ainda mais difícil. O vinil entrega som mais acessível aos meus ouvidos, desde que bem conservados. O CD entrega um som mais "pasteurizado", mas dependendo do momento é a melhor escolha. Nada é perfeito. Resumindo: gosto dos dois, mas tenho diminuído a compra de LPs que estão muito caros, embora os CDs estejam seguindo o mesmo caminho. P.S.: os meus ouvidos possuem 61 anos.
Muito legal teu comentário
Obrigado
Um abraço
a conclusão é, vinil para álbuns feitos pra vinil e cd para álbuns feitos pra cd
@@DEAKY0921 é um critério que também deve ser levado em conta de fato.
Um abraço
Eu prefiro cd, mas no fundo é uma questão pessoal.
Não discuto e nem tento convencer ninguém.
Quem ganha é sempre a música que está sendo tocada.
Um abraço
@@TheCharlesbs é isso aí
Que legal seria se todos pensassem assim
Um abraço
Difícil é a turma hipster comprando disco de 180g para escutar num tocador desses de malinha... Só para bater a foto no Instagram kkkk pior que conheço um monte desse tipo... Minha preferência são os CDs, desde o início dos anos 90 que coleciono.
Gosto mais do cd quando tenho o álbum em cd, e gosto mais do vinil quando tenho em vinil.....kkkkk
Boa 🤣🤣🤣🤣🤣
Aldo o cd tem um som muito melhor e sem ruido e na escolha das musicas são mais praticos pular as musicas é tem um formato facil de guardar
Agora o vinil na forma de ouvir eu acho chato ouvir musica co chiado e ainda tem que pular o lado quando ele acaba , agora na parte grafica é mil vezes melhor pelo tamanho e tem as letras grandes nesta questão é melhor então na minha opinião cada um tem que ver o que agrada mais 😊
É isso aí
O importante é cada um se sentir bem com a escolha do formato
Um abraço
Boa Aldo . 👏Então eu prefiro o LP , mas eu tenho algumas condições pra compralos por exemplo : Normalmente compro LPs que foram lançados de 1995 pra baixo . A única condição pra eu quebrar essa regra é gostar muito de um disco que foi lançado fora dessa data limite. Ex...Aerosmith Nine Lives , Santana Supernatural , duas obras primas .
E o porque disso ?! Justamente pra apreciar as mídias digitais nesse caso o CD , 1995 pra cima prioridade é CDs . Essa versão do Master of Reality é a mais bonita que eu já vi .
Valeu Junior
Obrigado por comentar
Interessante teu critério
Um abraço
@@aldoportesdefranca Sim Aldo esse critério entrou em vigor quando vim morar na Europa ! Pois aqui tenho a possibilidade de fazer isso .
Infelizmente o que determina a escolha para a maioria das pessoas na nossa sociedade é a limitação financeira. Poucos podem realmente escolher livremente o formato por pura preferência ou conveniência.
Sem dúvida
Tem toda razão nesse sentido
Obrigado por comentar
Um abraço
E a outra parte, sobre curiosidade, coleciono vinis há quase 20 anos, mas comprava CDs regularmente também, hoje é raro. Vinis continuo consumindo, mas é pura opção pessoal somente e tenho CDs até hoje.
Há casos, como o Aldo falou, dele gostar mais do Master of reality em vinil. Vou começar dos que percebi ao longo dos anos.
CD é melhor. O álbum Friends do The Bolshoi, a clássica Sunday morning naquele final silencioso, o último toque do piano PIM não dá pra ouvir no vinil; o CD "Eu e Memê, Memê e eu" do Lulu Santos, muita coisa foi editada do vinil por causa do espaço, o CD tem tempo maior e pelo tamanho estenso do álbum o vinil ficou mais baixo.
Vinil é melhor. Journey to the centre of the Earth do Rick Wakeman, mais pelo meio do lado A dá pra perceber uns baixos a mais; As primeiras edições originais em CD do Battle Hymns do Manowar são ruins e toscas, basta um vinil brasileiro desse álbum que soa muuito melhor e agradável, é gritante a diferença; Beyond the veil (1999) do Tristania, a edição em vinil de 2018 foi surpreendente, um amigão meu e eu somos fãs desse álbum, a gente percebeu camas de teclados que nunca tínhamos ouvido no CD, foi um susto. Só alguns exemplos.
Tenho um amigo que é apaixonado pela primeira edição nacional do Atom heart mother do Pink Floyd, a do selo estrela azul. Pra ele, a magia e o som dessa edição são únicas, não as achou nem em edições vinil posteriores e CDs 🤣🤣🤣
Legal esses exemplos que voce pois servem pra ilustrar ainda mais o que abordei no vídeo
Cd e melhor até pelo o espaço
@@CassioLuismanaia é isso aí
Cada um com sua preferencia
Tenho mais cd que vinil , para os meus ouvidos o som do vinil parece mais quente real, mas o cd também é uma excelente mídia , eu acho o som muito limpo , mas com os preços praticados estou voltando a comprar cds.
@@luizantoniopinheirobalestr3498 os preços dos discos de vinil estao realmente cada vez mais proibitivos
Obrigado por comentar
Um abraço
Aldo dxa eu te fazer uma pergunta: capas internas de discos tu prefere de papel ou plástico? 😕
Ambas sao legais
Também fico em cima do muro nessa 🤣🤣
@aldoportesdefranca tô moh indeciso, ouço defensores e detratores das duas tbm.
@@marcolima6589 é realmente dificil dizer qual é a ideal.
Assim como cds e discos de vinil, ambas tem prós e contras
Eu prefiro áudio digital mp3 não risca não estraga não oucupa espaço não é caro não gasta dinheiro fica no cartão de memória.
@@Snowden6789 é isso aí
Cada um com suas preferências
@@Snowden6789 mas no caso o debate é sobre formatos de mídias físicas
Um abraço
@@aldoportesdefranca tendi 🤘
Eu prefiro HD, CD, DVD, VCD, CD-R. Por durabilidade, e sem a chatice de mudar o lado. Curto tomar banho sem esta preocupação. Mas mantenho meus LPs antigos e até alguns K7s sobreviventes. Os outros, que escolham o que vos apraz. Tenho nada com os outros. Brasil como povo latino, é muito xereta. Ora, é só respeitar a escolha do outro, e procurar o melhor para si. "Culpa" e prestar conta para vizinho, é abrir para dor de cabeça, pitaco, encheção, desrespeito, falta de privacidade. Nos EUA e Europa, todas as mídias circulam bem. Pq é cada um no seu cada qual. Pagou, levou. Vale quem paga e daí tem direito à curtir na privacidade. Lá os povos usam cartas e correios de boa. Brazukas... bem... deixa lá.
Valeu
Obrigado por comentar
Um abraço
Eu já fiz a comparação. O vinil é superior nos graves, principalmente no rock pesado. O som do vinil tem mais peso. Ja o CD é superior nos agudos, principalmente no instrumental acústico e na musica clássica.
@@ricardomenezes1223faz muito sentido
O problema do vinil pra mim esta no preço, geralmente obsceno, senão eu teria algo neste formato.
O preço do disco de vinil atualmente é de lascar realmente
Um abraço
Bom, qual formato é superior, muito depende da masterização, logo varia de álbum pra álbum.
Os cortes de frequência do vinil assim como a amostra de frequência mais profunda dele me agradam. Contudo, o vinil tem as restrições de ruído que aumenta com o tempo.
Minha solução, que optei por CDs, é baixar o flac a partir de uma boa extração em vinil, e reproduzir no DAC do CD player, seja por entrada USB ou gravado em mídia de DVD.
Alguns álbuns, antigos e novos, que fiz isso, pois todas as versões em CD deixam a desejar:
Grand Funk Railroad - Closer to Home
RHCP - Stadium Arcadium
Metallica - Garage Inc
Pearl Jam - Lost Dogs
Em relação ao Master of Reality, a única versão digital boa, considerada referência no formato digital, mas que se tornou extremamente rara e cara, é o SHM SACD da Sony. Consegui comprá-lo há alguns anos.
Prefiro o som do vinil, mas a verdade é que abandonei tanto esse formato quanto o CD. Quando fiz 60 anos, comecei a deixar de colecionar seja lá o que for, fiquei meio minimalista. Resultado: só ouço mp3.
Sem problemas
É normal que cada um tenha sua preferência pra ouvir música na atualidade, inclusive nao sendo mídia física.
Hoje o streaming é o meio pelo qual a maioria ouve música
Verdade! @@aldoportesdefranca
comprei alguns Lp's na época boa da imusic, pra mim som gravado em digital convertido para vinil, não vejo muita diferença em ouvir um Cd, pra que vou comprar vinil relançamento saído de fonte digital se posso pagar barato em um Cd ? não vejo justificativa, Lp's gravados até 1980 com fontes analógicas ok dá pra notar diferenças, depois disso internacionalmente começaram as gravações digitais, fui cair na asneira de falar isso em grupo de vinil, parece que mexeu no ego dos caras, praticamente fui isolado por um bando de retardados e olha que nem ofendi ninguém, paciência.
O ruim do vinil é o seu preço, durabilidade, que é extremamente frágil e o lado ruim de ter discos nacionais antigos (made in brazil), já que, a prensagem nacional que sempre foi de pessima qualidade.
As capas, grande parte das vezes eram finas e feitas de materiais extremamente baratos e de pessima qualidade.
Como resultado, a capa sempre ia se desgastando e desbotando com o passar dos anos. (Sem contar nos erros de impressão)
São poucas impressões que se salvam e para mim, apenas o som dos sucos e da mixagem do Vinil é que compensam esse investimento
Então, para um consumidor padrão que quer apenas escutar um som do passado, não vale apena pagar por algo que é caro, de baixa qualidade e difícil de ser manuseado.
Para mim, Vinil é apenas para colecionadores natos, que amam sentir e experiênciar um som tão único que o disco/encarte podem oferecer, é para pessoas que sabem manusear e cuidar dessas obras de arte e não para consumidores médios/padrões.
Graças a Deus existe o cd para consumidores como eu!! 😅
Valeu pelo comentário
Um abraço
Aldo ,o importante é comprar os álbuns que gostamos ,não ficar como aquele outro do canal que tem vinil no nome ,que não sabe o que fazer com o dinheiro,compra as coisas por puro modismo,depois fica cheio de besteira ,se desfazendo ,dando ,e ainda faz tudo que crítica nos outros .Abraço
Exatamente
Disse tudo e mais um pouco
Um abraço
Acho uma besteira essa briga entre fãs de CD e vinil... até pq isso é estúpido e estupidez é coisa de fã de vinil
Generalizar nunca é correto
Conheço fãs radicais de Cds e Lps
A estupidez nao tá relacionado a algp exclusivo
O CD remasterizado é pior ainda ex. Grand Funk Railroad se você ouvir o vinil original da época e o cd remasterizado é totalmente destoante nem parece a mesma banda eu gosto do vinil mas cada um tem a sua preferência.
@@challengerrt617 exatamente
Sem radicalismos
Um abraço
Cd é bem melhor , o quarto não vai cheirar mofo.
Tenho milhares de discos de vinil e o quarto onde eles estâo guardados nâo cheira a mofo
Quando isso acontece é questãp de relaxo mesmo 😉
@aldoportesdefranca Ah sim porque antigamente eu emprestava LP de amigos pra gravar em fita kassete virgem. Vou te falar um mais fedido que outro.
@@juliopereira7798 com certeza eram mal armazenados
Quem diz que vinil é melhor só pode ser um velho chato, razinza e atiquado.
@@LucasAndrade-vw4ro cada um com suas preferencias
😉
O problema do vinil são as faixas finais de cada lado, que dá uma cacofonia estriada e principalmente *a qualidade da prensagem e gramatura!* Alguns álbuns são melhores em vinil, principalmente os antigos, gravados em processo 100% analógico. Agora o cd, tem a vantagem da pureza sem os estalos, som mais alto e limpo que o vinil (que é mais grave) mas também vai depender muito da qualidade de gravação. Exemplo: Tenho o LP Triller do Michael Jackson, nacional, primeira prensagem, selo Epic, sendo que os Lps da Epic são os vinil com melhor som, juntamente com os da Som Livre, ou seja: tem desempenho sonoro igual do início ao fim. Já um disco do Dio por exemplo que tenho aqui (Selo Mercury), as faixas finais estão bem inferiores na qualidade em relação as primeiras. Já os Picture disc RECENTES do Saxon e Iron Maiden que tenho, o cd é bem melhor. Conclusão minha para o Lp: Alguns selos e prensagem e tem qualidade superior e inferior sim, e gravações modernas dificilmente ficam boas em vinil. Já no caso dia CDs vai depender da *masterização e taxa de bits* pois tenho aqui o exemplo do World Wide Live dos Scorpions: A primeira prensagem em cd é bem inferior a da versão remaster, que além de trazer o set do show completo qie NÃO tem na primeira versão, o som é muito mais cristalino e "cheio" do que a anterior! Conclusão: Cd pra mim, se for álbum antigo = melhor são as versões 32 bit remaster! E tudo de 2010 pra cá, só em cd mesmo!
Muito legal teu comentário
Um abraço