D-29 - Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- O programa mostra as diferenças entre as avaliações formativas e as somativas. Como exemplo, destacamos a experiência das escolas municipais de Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Ótimo video, e é muito importante destacar que todos os instrumentos avaliativos são válidos para que uma avaliação formativa aconteça.
Já estudei em uma escola publica da 5ª a 8ª serie em que na qual não havia provas escritas, e foi quando, até hoje sei de tudo que me foi ensinado! Pois, interiorizávamos todos os conhecimentos! Como era na pratica:
1ª uma provas relâmpagos individual oral, sem data para ser aplicada. E, somente sobre o que já foi dado em sala de aula e do material didático tematizado pelo professor - 50% da aprovação no bimestre;
2ª um trabalho de campo de grupo sobre o temas das aulas - 20% de aprovação no bimestre;
3ª um trabalho individual: Síntese de tudo que já foi dada - 10% para aprovação no bimestre;
4ª prova escrita aberta de no máximo de quinze perguntas sobre tudo que foi dado no bimestre - 5% para aprovação; (nada de marcar, pois que sabe realmente escrive o que sabe. Estudo não é um jogo de loteria esportiva, acertou ganhou!);
5ª Comportamento ético e moral durante o bimestre - 15% - avaliação diária lançada pelo professor e lançada no boletim, tal qual a presença;
Estes são os valores a serem alcançados pelos alunos. E, não são os desejos do corpo docente das escolas mas, dos alunos discentes!
Soma-se tudo e tira a média. Não alcançou a media de aprovação ou seja de 50% dentro dos 5 métodos avaliativos, o aluno, vai realizar uma prova final com teste oral mais um trabalho temáticos orientado pelo professor da material em questão.Soma-se os dois e tira-se a média e soma-se com o resultado último, em que na qual o aluno não teve aprovação. Não havendo média, um teste oral complementar do mesmo tema para aprovação Final.
Obs: Depois de tantos testes orais, desde o primeiro dia de aula, toda a escola focava em estudar, isto era contagiante e até que tinha medo, tic tic nervo... deixava de ter! pois estavam todos juntos no mesmo barco TESTE ORAL RELÂMPAGO e as vezes ao quadro , como no caso de matemática! Sabe até hoje com mais de 40 anos ( isto ocorreu quando tinha 12 anos) Eu sei de tudo e de todas as matérias, e sim,interiorizar, viver e ser parte do conteúdo nos fez sermos importantes nos vestibulares e concurso e discussão no dia a dia! Reflitam seus métodos ou pseudometodos!!! Adeus!
muito booom ! esta me ajudando bastante na faculdade!!
vídeo muito bom para educadores em todas as áreas.
Gostei da reportagem. Vou colocar em meu grupo de trabalho em rede para discussões.
Isso não é avaliação formativa! Avaliações externas que são objetivas de marcar X não provam nada, pois tem criança que cola ou chuta e acerta! Avaliação formativa é a professora recolher algumas atividades que fez com as crianças e escrever na atividade que nível de aprendizagem está a criança, colocando essas atividades em um portifólio , para que de acordo com o nível de aprendizagem possa intervir próximo ao nível de aprendizagem do aluno e ir acompanhando no portifólio o avanço do aluno. No final do ano a professora escreve um relatório avaliativo decrevendo todo o processo de aprendizagem do aluno.
Tem escola que faz até simulado de provinha Brasil ! Gasto de dinheiro e tempo desnessário, que poderia ir para o salário dos professores e cursos !
Muito bom! Esclarecedor e para refletir
Gostei deste video afinal retrata de conteúdos muito importante na transmissão de conhecimentos.
Avaliação é importante sim nós somos avaliados todos os momentos portanto o aluno tem que adaptar as avaliações eu na minha pratica pedagógica trabalho com a avaliação continua , formativa e processual o professor tem que ficar atento e refletir sobre sua prática pedagógica.
muito boa reportagem
Gostei, foi muito produtivo.
muito interessante amei...
excelente,muito bem explicado!
Acredito que a perspectiva em torno da dificuldade de aprendizado limita o potencial do processo educacional. Enquanto os alunos com dificuldade tem o acompanhamento próximo dos professores, os alunos com facilidade não encontram desafios que os estimule.
amei!!
Olhando a coordenadora explicar o processo avaliativo( com seus 300 passos) vejo o quanto um professor ganhar mal nesse país.
muito bom!
muito produtivo
Ótimo.
gostei
e uma tecnica fundamental p/ o aluno:incentivo...
O que é engraçado é que enquanto na Europa se discute o que deve ser ensinado, ou seja o currículo, aqui se discute se o aluno que não aprendeu nada deve ser aprovado ou não. Seria como se eu desse aula de violão a uma pessoa que dentro de 2 meses não tivesse aprendido a música Caminhando e cantando, uma música relativamente simples e de-repente passasse de uma outra pra outra para uma música do Caetano Veloso por exemplo. Como é difícil no Brasil se fazer obvio.