Você já ouviu que deveria cortar o glúten? Me conte nos comentários 👇 🥗 Marmitas da Liv Up! 👉tag.gs/CX0q Cupom CIENCIA15 para 15% de desconto na primeira compra! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Função do glúten nos cereais: www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124017160000131 Cerveja com glúten vs. sem glúten: www.webmd.com/diet/what-to-know-about-gluten-free-beer Digestão do glúten: openoregon.pressbooks.pub/nutritionscience/chapter/6d-protein-digestion-absorption/ // www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124017160000131 Teor de glúten no trigo: pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jafc.0c02815# // www.sciencedaily.com/releases/2020/08/200811120112.htm Revisão sistemática e meta-análise de prevalência global da doença celíaca: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29551598/ Sensibilidade/Intolerância ao glúten: www.beyondceliac.org/celiac-disease/non-celiac-gluten-sensitivity/ // gluten.org/2022/08/10/living-gluten-free-for-older-adults/ Doença celíaca: www.nature.com/articles/s41572-018-0054-z // www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/s%C3%ADndromes-de-m%C3%A1-absor%C3%A7%C3%A3o/doen%C3%A7a-cel%C3%ADaca // www.mayoclinic.org/diseases-conditions/celiac-disease/symptoms-causes/syc-20352220 Mitos sobre a doença celíaca: www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/10-mitos-e-verdades-sobre-doenca-celiaca Incidência de diferentes tipos de câncer em pacientes celíacos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25047399/ Diferenças entre doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia alimentar: www.aaaai.org/tools-for-the-public/conditions-library/allergies/celiac-disease // pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28810029/ // jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2648637 A maioria das pessoas não precisa evitar o glúten: www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2022/06/15/maioria-das-pessoas-nao-precisa-evitar-gluten Redução ou retirada do glúten na dieta de pessoas com sensibilidade ao glúten: www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/considering-a-gluten-free-diet Alergia ao trigo: www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wheat-allergy/symptoms-causes/syc-20378897 // www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wheat-allergy/symptoms-causes/syc-20378897 Retirada do trigo da dieta de pessoas com alergia ao trigo: www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/wheat-allergy-diet Alimentos sem glúten têm uma qualidade nutricional pior: www.uesb.br/noticias/pesquisa-aponta-alto-custo-e-baixa-qualidade-nutricional-na-dieta-sem-gluten/#:~:text=A%20pesquisa%20evidenciou%20que%2C%20no,a%20maioria%20das%20categorias%20analisadas.
Eu tenho intolerância ao glúten, assim com a outros alimentos; quando os tirei do cardápio, meu quadro inflamatório cessou, melhorou a qualidade de vida
Fiquei 5 anos sem consumir trigo por causa das fortes reações que ele me causava: Diarreia, dor de cabeça extrema e dor em TODAS as articulações. Há 2 anos descobri que eu era realmente intolerante ao trigo transgênico. Passei a consumir trigo italiano e todos os meus problemas desapareceram. Fica a dica pois pode ser o cado de muitos de vocês.
Infelizmente na internet temos pessoas que trabalham com a honestidade e outros que trabalham com desonestidade. Esse cara se diz ''Cientista'' e o que ele mais faz é ir contra a Ciência Médica tudo em prol do engajamento nas redes sociais. Ele já fez vários vídeos falando mal de alimentos que fazem bem para a saúde e falando bem de venenos que prejudicam a saúde das pessoas. Cuidado com esse tipo de canal galera, não acreditem em canalhas!!! Busquem informações com profissionais de verdade como Dr. Lair Ribeiro, Dr. Samuel Dalle Laste, Dr. Rogério Leite..
Na época da pandemia eu cortei o glúten por 4 meses... Depois comecei a comer muito raramente. Evitava ao máximo. Com isso, emagreci, desinchei, eliminei as dores nas articulações e meu intestino ficou regulado... Há pouco tempo voltei a ingerir glúten todos os dias: já engordei 4 quilos e minhas articulações doem. Então... Por experiência própria, o glúten é péssimo!
@@validadeilimitada pois é, chega a dar um desânimo ver o médico explicar de forma tão didática e ainda assim as pessoas ignorarem e continuarem a repetir as bobagens...
Todos nós sabemos que o problema não são os bolos, pães e etc, a questão são as sementes transgênicas que vieram pra acabar com nossas vidas assim como o problema não é o leite e sim o leite vindo de animais que comem coisas ruins!
Sofri a vida inteira de enxaqueca.. desde que cortei o glúten da minha vida, melhorei das crises de enxaqueca, dores abdominais e nem pego mais resfriados. Nos exames médicos não deu doença celiaca, mas resolvi cortar o glúten por conta própria e descobri que sou sensível ao glúten. Depois de 6 meses comi um pedaço de pizza e passei mal.. tive enxaqueca..enfim agora estou bem e fico muito bem sem o glúten na minha vida!
Eu cortei também, comia um pedaço de bolo parecia que tinha comido um boi, era um desconforto, um desânimo.Em 1 ano elimineiv20kilos...não como nada que tenha gluten a 4 anos.
Demorei pra descobrir que todos os meus sintomas (muco nas fezes, refluxo, sinusite, mais hálito, aftas, dores de cabeça e infecções íntimas) estavam relacionadas a alimentação, não sou celíaca, cortei leite e glúten e os sintomas foram embora. Pode ter sido que troquei esses alimentos por outros melhores que realmente fez a diferença, não sei, mas tenho medo de voltar a comer e voltar tudo por isso não arrisco rsr
Sua decisão foi certa, mas você pode sofrer com essa falta tbm. De uma pessoa extremamente intolerante a vários alimentos, e que sobreviveu a base de arroz, frango e legumes (batata, chuchu e beterraba) por meses, procure saber a raiz do problema. Cada corpo é único, mas eu tinha sintomas muito parecidos com os seus; tomei vacinas antialérgicas, antialérgicos aos montes e nada ajudava. No fim, um clínico geral que suspeitou de dermatite atópica e com um único remédio, eu voltei a comer tudo o que você imaginar. Às vezes ainda tenho alguns episódios, mas são poucos. Só que essa falta de alimentos acabou com as minhas vitaminas e minerais, e precisei de meses para voltar a absorver corretamente. Procure um bom médico e vá atrás disso, vale mais a pena do que ficar controlando o que comer e com medo de comer.
Eu evacuava muito sangue e isso me causou anemia, fiz duas transfusões de sangue, fiz vários exames e nenhum deles apontou o problema. Em 2021 em parei de comer derivados de trigo, assim o sangramento parou, foram 2 anos sem evacuar sangue e sem anemia. Minha irmã veio morar comigo e eu voltei a comer pães e bolos que ela fazia, assim o sangramento retornou. Parei com o trigo novamente e aí parou o sangramento.
O q todos precisam entender é que, nao é pq vc come gluten e supostamente nao sente nada agora, que dps vc nao vá sentir. Vc até pode nao sentir nada agora, mas qd começar a envelhecer ou até mto antes, vai começar a ter dores ou outras queixas provenientes do glúten (claro q vc pode ter tbm falta de nutrientes) q sao sintomas de doenças causadas por inflamaçoes, de anos, onde o corpo se acostumou ou se adaptou ao gluten q vc ingeriu A VIDA INTEIRA. O que acontece nao é q alguns organismos conseguem digerir as proteínas, pois NENHUM ser humano consegue digerir glúten, mas sim pq mtas pessoas nao tem sintomas inflamatórios naquele momento da vida ou por até anos. Mas ao decorrer da vida todos q ingeriram o glúten terao alguma doença altamente inflamatoria e ate doenças autoimunes. A maior autoridade mundial q estuda sobre o glúten há mtos anos, Tom O'Bryan diz q a maioria das doenças sao decorrentes de longos anos ingerindo glúten e q NENHUM SER HUMANO É CAPAZ DE DIGERIR O GLÚTEN. O gluten de hj é extremamente inflamatorio pq é artificial e mutado geneticamente. Criaram o glúten artificial para suprir a alta demanda por trigo no mundo. Faça a experiencia de fazer um bolinho de água e farinha de trigo, perceba o qt isso forma uma cola. Esta cola gruda no intestino, nao é dissolvida e impede que os nutrientes dos alimentos q vc ingere sejam absorvidos, gerando assim um ciclo vicioso onde o gluten te causará inflamaçao por nao ser digerido e esta espécie de "cola ou grude" tbm impedirá vc de ter os nutrientes sendo bem aproveitados pelo organismo, gerando tbm a falta de nutrientes. O gluten pode ser substituído nas receitas por farinhas sem glúten, onde a liga ou a cola do trigo é substituída pelo psylium ou pela goma xantana q sao naturais e dao consistencia de liga em paes e ate bolos. Todos q retiram o glúten sentem diferenças enormes em suas vidas e as dores q tinham, praticamente desaparecem. Com o leite acontece a mesma coisa, pois a caseína (proteína do leite) tem altíssimo peso molecular e nao é digerida pelo intestino. O problema nao é a lactose e sim a caseína. Lactose é o açúcar do leite e nosso organismo tem enzimas para digerir, a lactase mas a caseína sim, é o problema. Se vc tem pouca produçao de lactase até pode ingerir uma artificial de farmácia mas a caseína tem a mesma capacidade inflamatória do glúten. Os estudos cientificos comprovam. Só buscar a fonte certa e vai encontrar.
Interessante porém acho e sugiro que para a informação ficar mais completa vc poderia explicar mais a fundo rebatendo os pontos de outros profissionais ( que existem muitos profissionais que não são pessoas leigas) que são contra o glúten mostram de como essa proteina danifica a parede intestinal abrindo brechas para causas de outras doenças, também comentam sobre a modificação do glúten pós guerra entre outras coisas, por isso seria bom um vídeo aprofundando ponto a ponto cada questão para ser mais completo, obrigada
Nunca tive problemas com trigo e leite, mas após uma internação da COVID de um mês tomando antibióticos com direito a uma semana entubado, percebi que esses alimentos provocavam um mal terrível, fezes duras, diarréia, sangramento hemorroidas, gases, etc. Cortei tudo que tinha esses dois alimentos e minha qualidade de vida melhorou muito.
minha situação tava péssima, direto com dores, cólicas, gases, um inferno! fui tirando o pão, substituí o macarrão de trigo por de arroz, bolo sem glúten, enfim, faz muito tempo que estou ótima!! e sempre leio o rótulo do que vou comprar!
Comigo aconteceu a mesma coisa! Há sete anos excluí o glúten de minha vida e acabaram-se as cólicas abdominais e a constipação intestinal. Tenho outra qualidade de vida.
@@rengarmono43 Eu fiz o teste anti-gliadina e anti-transglutaminase e este teste comprovou a minha intolerância ao glúten. Assista ao vídeo da Dra. Katia Haranaka sobre o glúten e você terá uma aula riquíssima sobre os malefícios do glúten a partir de 1970, quando este foi modificado geneticamente.
Assisti uma aula certa vez que falava da liberação de zonulina pelo consumo de glúten e que isso aumentava a permeabilidade intestinal tornando o intestino permeável a bactérias e sujeito a processos inflamatórios.
Excelente video! Fiz experiência nao comendo pao, e derivados do trigo, pessimo me senti mal. Leite nao tomo, e excepcionalmente sem lactose. Acucar muito pouco e o acucar demerara. Exercicio fisico, melhorei muito minha disposição. Alimentação, exercicio, água, salada, laranja com bagaço, frutas diversas, saladas, reduzir carnes, entre boas atitudes. Como paozinho ao invez de pao de forma, melhor! Cada um tem que se cuidar e reinventar
Quando eu como qualquer coisa que tem glúten me dá enxaqueca é horrível cortei o glúten por causa do Lair Ribeiro Graças a Deus a minha enxaqueca fui embora
Muito obrigado, mais uma vez, por um vídeo fantástico. Essa galera das modinhas é difícil de aguentar. São tantos absurdos tomados como verdade. E esse povo não percebe que está caindo em blá blá blá do mercado e começam a gastar horrores de dinheiro com produtos glúten free. Cansativo isso.
Nossa muito obrigada pelo vídeo, eu havia pedido em vários vídeos sobre esse tema. Descobri minha intolerância há 1 ano e eliminei tudo de glúten na minha vida.
@@luisfernandddo um nutricionista saber isso é o básico... O que tá faltando é ética mesmo. O jeito é denunciar no conselho... E a gente segue nadando contra o tsunami.
@@LcsglifeOs que vi no passado onde ela falava mal dos alimentos que contém gluten, não tem nenhum respaldo científico. E é até ilógico tendo em vista muitas populações que fazem refeições diárias com esses alimentos (França e Itália são exemplo), e são populações que de maneira geral são bem saudáveis.
Tenho visto vários vídeos de diversos profissionais a respeito do glúten. Todos falam que todas as pessoas são intolerantes ao glúten, independente de mostrar sinais no organismo. Prefiro os profissionais experientes. Várias doenças estão associadas ao glúten, como por exemplo o câncer de intestino. Prefiro não pagar pra ficar doente. Prefiro não fazer uso.
Só de processar a aveia em máquinas que processam o trigo, ela já passa a conter glúten e faz mal para os celíacos. Então, quem tem essa doença tem de tomar um cuidado extremo com o que come, pois utensílios de cozinha são comumente usados com alimentos com glúten como a farinha de trigo.
acho que deveria ser proibido processar alimentos que tem restrições para certas pessoas onde é processado alimentos sem restrições em empresas de grande porte
Eu amo o como você faz seus videos de maneira totalmente cientifica e imparcial, diferente dos "médicos" do youtube que dizem que qqr coisa é veneno. Parabens!!!
Esse canal é ótimo! Lucas, gostaria de sugerir um tema: o uso de anabolizantes que vem sendo feito de forma indiscriminada pelos brasileiros. Quais os impactos disso no corpo? Existem estudos a respeito?
Com todo respeito, entendo que a abordagem sobre o glúten ser inflamatório foi de uma perspectiva um tanto quanto rasa, trazendo mais a relação de inflamação com inchaço, gases, incômodo e diarréria. Sugiro que reveja esse tema, considerando a relação que pesquisas recentes trouxeram sobre o glúten e doenças autoimunes. Além de considerar "ouvir" especialistas no assunto, como Dr. O'Bryan, por exemplo. De qualquer forma, parabéns por compartilhar seu conhecimento a partir da ciência
Como de tudo e sou saudável! Tenho gratidão por todo alimento que tenho em minha casa, o que não me mata fortalece. Essa é minha crença. Obrigado a Deus por me alimentar, tanta gente passa fome.
Tenho síndrome do intestino irritável. Uso várias estratégias para diminuir sintomas e inflamação. Na área do regime, pude confirmar que reduzir o gluten funciona. Cortei massas, e farinhas brancas já não usava.Uso o trigo ancestral para fazer pão artesanal de fermentação lenta, trigo sarraceno, arroz integral, quinoa, milho. Mesmo esse pão artesanal consumo em pequena quantidade. Assim.corre tudo bem e os marcadores de inflamação mantêm-se baixos. 👏👏👏👏👏
@@amandasouza9953 Aqui em Portugal é vendido com o nome de Espelta ou Trigo Farro. Esse não foi modificado. Tem baixo teor de gluten. As marcas portuguesas são caras, importado da Alemanha é mais barato. Suponho que seja produzido também no Brasil.
Feijão, batatas e frutas citricas tbm podem desencadear problemas de intestino irritável ou até mesmo doenças inflamatórias no intestino... O jeito mais facil de descobrir se algum alimento está causando esses problemas no intestino é ficar em uma dieta de puro Arroz branco por 2 ou 3 semanas (mais do que isso não é interessante pq a partir de 3 semanas o organismo já começa a ficar sem reservas de nutrientes).
O interessante é que já vi relatos de pessoas com algum problema em relação ao glúten quando viajaram pra Europa, não teve qualquer reação ao glúten pois o trigo lá é diferente, a composição é diferente
Já retirei o leite de vaca e o glúten da minha dieta. Perdi 8 quilos. Mas como já era magra, fiquei com aparência de doente, mesmo repondo os nutrientes. Trouxe o leite de volta porque não me faz mal, mas o glúten eu retirei mesmo. Me deixa com gases, barriga estufada...
Indico a playlist sobre glúten do dr Samuel Dalle Laste. Ele dá uma aula maravilhosa sobre glúten. Ele tem um vídeo sobre o leite tbm. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. Esperar pra saber se faz mal pode ser tarde demais...
Cara esse canal é muito rico em conteúdo; o que tem de médicos indo a PodCast evorogramas de TV demonizando esses mesmo temas é de cair o queixo .... Tem 2 médicos na net, um coroa e o outro mais jovem que chega a ser absurdo a pressão que eles passa pra vc....
Indico a playlist sobre glúten do dr Samuel Dalle Laste. Ele dá uma aula maravilhosa sobre glúten. Aí vc tira suas conclusões. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. Esperar pra saber se faz mal pode ser tarde demais...
@@Tatiana.M.Bottaro trigo, um dos alimentos mais antigos do mundo... Era pra 100 % da população estar doente. E não me venha com historinha que antes era diferente... É óbvio que era!
@@FernandoLima-yr7oj Um deles é o L. Ribeir e o outro ele fala bastante e usa um óculos quadrado n sei o nome mas já foi no ratinho. O primeiro que falei até eu via una vídeos mas.. depois que ele falou que o whey protein era fast food parei de ver kkkkk
Eu tenho intolerância ao glúten , quando de fato parei de comer curei as feridas na minha pele, eu tinha eczemas em todo meu corpo , e sarei completamente depois que retirei o glúten.
Muitas pessoas estão cortando o glúten por descobrirem doenças autoimunes (meu caso). Não são só celíacos. Peço que veja informações mais aprofundadas e ajude realmente a alertar as pessoas sobre os danos que esse glúten modificado geneticamente está causando no intestino das pessoas.
Exatamente. Samuel Dalle Laste, médico, e Gabriel de Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico, e CEO da Faculdade de Saúde Avançada explicam em detalhes pq faz mal pra maioria das pessoas essa coisa, pq não é mais trigo isso aí não.
Ótimo conteúdo parabéns. Mas quero pedir que faças um vídeo sobre alergias em geral. Minha esposa e eu temos alergias e também sobre trigo ou glúten isso foi identificado com a uma médica alergologista e imunologista
O valor das marmitas é bem acessivel, porem o problema é o alto indice de sodio nelas o que desanima muito. Por ser uma pub, ele nao vai mencionar diretamente o problema do sodio, mas fez o alerta de forma indireta
@@theorosa4012: Não especificamente, mas falam que o composto do glúten (não sei bem se é a gliadina ou a glutenina ou os dois) que se parecem muito com os compostos da tireóide.... E nas pessoas que têm problema com o glúten, uma resposta dos anticorpos é ativada e eles saem a combater o glúten, o corpo entra em um estado de alerta e esses anticorpos fazem uma varredura por todo corpo e se caso eles entrarem na região da tireóide podem confundir com glúten e atacar... Resumindo: o que ataca a tireóide são os próprios anticorpos confundindo com o glúten...
Eu pensava ter problema com glúten, mas meu problema é com os industrializados, pois quando como pao de forma, bolo, pao frances; fico muito estufada, com cólicas intestinais. Mas quando faço em casa meu pão, bolo com trigo mesmo, não sinto nada. O importante é a pessoa conhecer e entender como seu organismo reage a determinado alimento.
Faça mais vídeos sobre o gluten, trigo sarraceno, isso d alimentos q inflamam. São tntos profissionais aparentemente honestos falando mal dessas coisas e tnts testemunhos q fica difícil. Eu q amo gluten e não tenho qlqr sintoma, fico aflita as vezes por não cortar e achar q isso vai prejudicar minha saúde lá frente
Olha, não sei qual é a sua idade, mas eu não tinha problema com glúten até os 30 anos. Depois dos 30, foi só ladeira abaixo: era comer pão, pizza ou qualquer coisa contendo glúten, minha barriga ficava inchada, o refluxo atacava, a pele ficava cheia de pereba, fora as alergias de pele. Hoje em dia eu faço tudo sem glúten, e desde então já não tenho mais esses problemas. Você faz o que quiser, mas eu te indico começar a substituir o glúten por produtos sem glúten. Tem vários canais aqui no UA-cam que ensinam receitas sem glúten, tem alguns bolos que eu faço, quando digo que é sem glúten ninguém acredita.
Rinite, sinusite, afta, refluxo, queimaçao, artrite, hidradenite, bronquite, enxaqueca, sao alguns exemplos de doenças inflamatorias. Ou seja, se vc possuir alguma delas quando come gluten entao ele é inflamatorio para vc. E detalhe, meu avô tbm nao sentia nada, veio sentir agora com seus 80 anos. Mas faz muito sentido ja que a introduçao do gluten e a quantidade dele presente na dieta hj é muito maior que 30-50 anos atras. Entao para pra analisar as doenças que as pessoas tem e a quantidade, nao to falando de exageros, e verá que os sinais estao ai. Eu comecei a ter problema com 12 anos e só descobri aos 23, a hidradenite. E o meu marido a bendita rinite que muito hj consideram já normal.
Sugestão de vídeo, aumento de ingestão de glúten , ou melhor, o adicional além do necessário nos alimentos tem causado transtornos alimentares diversos, assunto de extrema importância, obrigada, pelas excelentes informações!!!
Pois é, vamos ver o que o futuro vai falar sobre como vai estar quem consome gluten e quem nao. Eu não tenho nada em relação ao gluten, nenhuma intolerância, mas minha pele, cabelo e saúde são mais que maravilhosos...E infelizmente por simples coencidência quem consome geralmente está acima do peso, fica mais doente, pele e cabelo ruins e mais doentes...então eu não consumo e estou ótima e feliz.
Nunca tive problema com glúten, aí tive dermatite e resolvi parar com glúten p ver se melhorava, e daí melhorou outras coisas tbm, nunca mais tive cólica e só tinha parado de comer a trinta dias, tbm não tive mais estômago estufado, sempre no final do dia as vezes afrouchava o cinto e hj não faço mais isso, aí nunca mais comi
Um assunto q seria legal de vc trazer fugindo do tema alimentação é sobre lesões por negligências ergonômicas. Um exemplo é os dbs em quantidades altas q prejudicam a nossa audição no longo prazo. Como identificá-los quando acontece e como prevenir ou lidar. Só uma sugestão! Obg pelo seu trabalho, Daniel Molo do Olá Ciência!
Não sou celíaco, mas cortei por conta durante 6 meses. Senti melhorias SIM! Porém, por diversas vezes passei fome por conta que não tinha nada sem glúten no lugar em que eu estava. Hoje não sou mais radical, mas sim RACIONAL rs. Evito GLÚTEN mas em determinadas situações em que não há o que fazer consumo em pequena quantidade. Tudo nessa vida é EQUILÍBRIO.
Eu amo pão, mas no outro dia me dá uma coceira pelo corpo. Ai eu como pão só final de semana. Dia de semana eu como batata doce, aipim, faço sopa, grao de bico, panqueca de farinha de arroz com banana, pra substituir o pão.
Olha, não sou pesquisadora. Mas desde que cortei o glúten, não tenho mais meus episódios recorrentes de dor de cabeça e nem cólicas menstruais. Essas dores, de décadas, simplesmente sumiram. Também não sou celíaca (havia feito exames antes). Então, acho difícil o glúten não ter participado dessas dores.
As pessoas da sua casa comem alimentos com gluten? Vocês compartilham a cozinha, pratos e talheres? Se sim, você continua ingerindo glúten pela contaminação cruzada e provavelmente não é o glúten que está por trás desses sintomas 😅
@@thaynaradamaceno6171 Você acredita que no início do meu corte ao glúten eu pensei nisso? Cheguei até a conversar com uma médica minha. E, sim! Tudo meu tem contaminação cruzada. Minha família come glúten normalmente, apenas eu que cortei mesmo. E outra: eu permaneci com os industrializados nos 3 primeiros meses (o pão de forma com glúten troquei pelo sem, o biscoito de maizena troquei pelo sem glúten etc.), depois que diminuí mesmo, mas foi natural. Ainda assim (com contaminação cruzada e produtos industrializados) surgiram esses efeitos positivos que comentei. Menina, fiz até caderninho de investigação! Bem, talvez eu precise me corrigir: não bem "cortei" o glúten 100%. Ainda ingiro alimentos com contaminação cruzada. Contudo, os efeitos são reais. Será que, então, é o caso do EXCESSO de glúten? Fica a pergunta!
@@barbarac5986 Ou talvez não seja o glúten o responsável pelas suas mudanças, talvez seja o fato de ter diminuído a ingestão de carboidratos que fermentam no estômago ou o fato de você agora estar prestando mais atenção no que come, o que naturalmente traz sensações positivas...
Cortei glútem, lactose e açúcar, foi um divisor de água na minha vida, desinchar, imagreci, dores de cabeça quase 0, refluxo zerou, estou me sentindo muito bem e até mais disposta, não como nem um derivado de leite, substituo por leite de amêndoas, creme de leite substitui por inhame cozido e passo no mix, açúcar substitui por Eritritol e açúcar de coco. Ah uso levedura nutricional, uso muitas legeonidade, castanhas, nozes, etc. Faça um teste vc terá resultados excelentes.
Queria saber com relação a pessoas sem condições pré existentes. Tendo em vista que o glúten é mais difícil de ser digerido e nem é digerido de maneira completa, no que isso impacta a microbiota intestinal? E tendo em vista a importância da microbiota para nós, não seria, num mundo ideal, recomendável eliminar 100% o glúten para uma melhor qualidade de vida no longo prazo?
Não necessariamente. O trigo em si eh enriquecido com ferro e outras substâncias. Se vc não tem problema com glúten, não precisaria retirar. O exemplo do milho, tem a casca que o estômago não quebra, pq ela eh celulose, e nem por isso deixamos de comer o milho. Precisamos das fibras solúveis e insolúveis para um bom funcionamento do intestino.
Eu acabei de responder outro comentário, que meu problema com glúten veio depois dos 30, mas antes disso já dava aqueles sinais que a gente costuma atribuir a outras coisas: barriga inchada, estufamento, fatiga constante, estar sempre cansado, dores de cabeça frequentes. Hoje sou adepto de uma dieta sem glúten, e te digo que não faz nem falta.
@@thimonk Entendi sua linha de raciocínio, mas acredito que a comparação não seja correta! O milho por ser uma fibra insolúvel é auxiliadora da Microbiota, principalmente pela produção de AGCC. Diferentemente de proteínas grandes como o glúten que forçam nossa microbiota e acabam nem sendo totalmente digeridas. Sei que comer glúten, para uma pessoa normal, não vai matar ela, mas no longo prazo acredito que essa sobrecarga da microbiota seja prejudicial e é justamente essa a minha duvida
@@LuFelp35 estou a 4 meses sem gluten e sem leite de origem animal e foi a melhor coisa que já fiz. Claro estou com acompanhamento medico, fazendo exames e fazendo as substituições nutricionais necessárias
@@TurtonTech se existir algum estudo que relacione a disbiose por causa do glúten. Comemos gluten a centenas de anos ou até mais e ainda não vi estudos que na idade mais avançada o glúten gere consequências negativas.
Agora faz sentido pq na dieta Dukan é indicado comer farinha de glúten e emagrece. Agora minha dúvida é, qq doença autoimune precisa cortar o glúten ou só celíaco?
@@luisfernandddo Na realidade, o que quis dizer, é que as pessoas estão consumindo muito carboidrato. Hoje a alimentação é baseada em carboidrato, ainda mais para quem tem menos poder de compra. Comer uma carne é algumas vezes mais caro do que uma massa. Isso sem contar o carbo dos doces que estão por todo lado.
prefiro a visão do samuel dalle laste. incrível como não se vê debate entre esses caras. se eu fosse chutar, diria que é devido o não respaldo científico do que é dito por parte desses defensores de glúten e etc.
Um vídeo com esse mesmo tema, porém trocando a palavra GLÚTEN por LEITE seria BEM interessante a quem vive condenando pessoas que consomem e não sentem absolutamente nada de ruim.
Você já ouviu que deveria cortar o glúten? Me conte nos comentários 👇
🥗 Marmitas da Liv Up! 👉tag.gs/CX0q Cupom CIENCIA15 para 15% de desconto na primeira compra!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Função do glúten nos cereais: www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124017160000131
Cerveja com glúten vs. sem glúten: www.webmd.com/diet/what-to-know-about-gluten-free-beer
Digestão do glúten: openoregon.pressbooks.pub/nutritionscience/chapter/6d-protein-digestion-absorption/ // www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124017160000131
Teor de glúten no trigo: pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jafc.0c02815# // www.sciencedaily.com/releases/2020/08/200811120112.htm
Revisão sistemática e meta-análise de prevalência global da doença celíaca: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29551598/
Sensibilidade/Intolerância ao glúten: www.beyondceliac.org/celiac-disease/non-celiac-gluten-sensitivity/ // gluten.org/2022/08/10/living-gluten-free-for-older-adults/
Doença celíaca: www.nature.com/articles/s41572-018-0054-z // www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/s%C3%ADndromes-de-m%C3%A1-absor%C3%A7%C3%A3o/doen%C3%A7a-cel%C3%ADaca // www.mayoclinic.org/diseases-conditions/celiac-disease/symptoms-causes/syc-20352220
Mitos sobre a doença celíaca: www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/10-mitos-e-verdades-sobre-doenca-celiaca
Incidência de diferentes tipos de câncer em pacientes celíacos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25047399/
Diferenças entre doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia alimentar: www.aaaai.org/tools-for-the-public/conditions-library/allergies/celiac-disease // pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28810029/ // jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2648637
A maioria das pessoas não precisa evitar o glúten: www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2022/06/15/maioria-das-pessoas-nao-precisa-evitar-gluten
Redução ou retirada do glúten na dieta de pessoas com sensibilidade ao glúten: www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/considering-a-gluten-free-diet
Alergia ao trigo: www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wheat-allergy/symptoms-causes/syc-20378897 // www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wheat-allergy/symptoms-causes/syc-20378897
Retirada do trigo da dieta de pessoas com alergia ao trigo: www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/wheat-allergy-diet
Alimentos sem glúten têm uma qualidade nutricional pior: www.uesb.br/noticias/pesquisa-aponta-alto-custo-e-baixa-qualidade-nutricional-na-dieta-sem-gluten/#:~:text=A%20pesquisa%20evidenciou%20que%2C%20no,a%20maioria%20das%20categorias%20analisadas.
Faz um video sobre maca peruana e tribulus terrestris. Queria informações se realmente funciona e se vale a pena tomar.
Pesquisa aí AAKG (Arginina Alfa Ceto-glutarato) 🥸 Novo resveratrol 🥰
Eu cortei e emagreci muito.
Ultimamente eu tô cortando é com faca mesmo😢😅
Posta no Instagram a thumb a galera do Instagram é a que maís precisa saber disso
Cortei tudo, pão, bolo... cortei tudo em fatias e comi
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂
Kkkkkk
😂😂😂😂😂😂
Kkkkk
Hoje descobrimos que Lucrécio tem tudo, menos doença celiaca😅
Pesquisa aí AAKG (Arginina Alfa Ceto-glutarato) Novo resveratrol
Kkkk
😂
😂😂😂
Kkkk😂😂😂😂
Eu tenho intolerância ao glúten, assim com a outros alimentos; quando os tirei do cardápio, meu quadro inflamatório cessou, melhorou a qualidade de vida
Acho que o consumo de probioticos poderia lhe ajudar a melhorar sua saúde
Acho que o consumo de probioticos poderia lhe ajudar a melhorar sua saúde
Vc fez boas escolhas e seu corpo respondeu. Muita gente prefere esperar pra ver se vai acontecer alguma coisa...
@@blenderup919probiótico não funciona nesse caso. Intolerância a qualquer substância, só se resolve cortando a substância.
@@blenderup919 Probióticos são benéficos para todas as pessoas, mas não eliminam a intolerância.
Fiquei 5 anos sem consumir trigo por causa das fortes reações que ele me causava: Diarreia, dor de cabeça extrema e dor em TODAS as articulações.
Há 2 anos descobri que eu era realmente intolerante ao trigo transgênico. Passei a consumir trigo italiano e todos os meus problemas desapareceram.
Fica a dica pois pode ser o cado de muitos de vocês.
A Industria Alimenticia agradece este video.
Pois é!!!
@@OObservador-gb8vf kkkkkkkk
Vdd😂. O golpe tá aí. Cai quem quer.
Infelizmente na internet temos pessoas que trabalham com a honestidade e outros que trabalham com desonestidade. Esse cara se diz ''Cientista'' e o que ele mais faz é ir contra a Ciência Médica tudo em prol do engajamento nas redes sociais.
Ele já fez vários vídeos falando mal de alimentos que fazem bem para a saúde e falando bem de venenos que prejudicam a saúde das pessoas.
Cuidado com esse tipo de canal galera, não acreditem em canalhas!!!
Busquem informações com profissionais de verdade como Dr. Lair Ribeiro, Dr. Samuel Dalle Laste, Dr. Rogério Leite..
Exatamente! Perfeito comentário!
Quando tiro o glúten minha vida é outra, abdômen, olhos, pele e enxaqueca melhoram e muito!
todo mundo melhora se cortar pão, bolo, doce e chocolate. 🤣🤣
Problema do Gluten não é inflamação. é o estrago (leaky gut) que faz no intestino de quem tem tolerância e de quem não tem, independe.
Eu também!
Eu fiz análises e o médico disse para deixar de comer tudo o que tem farinha...
Eu também tirei o gluten melhorei de saúde
Na época da pandemia eu cortei o glúten por 4 meses... Depois comecei a comer muito raramente. Evitava ao máximo. Com isso, emagreci, desinchei, eliminei as dores nas articulações e meu intestino ficou regulado...
Há pouco tempo voltei a ingerir glúten todos os dias: já engordei 4 quilos e minhas articulações doem.
Então... Por experiência própria, o glúten é péssimo!
Na sua experiência
Você emagrece porque tirou o AMIDO e diminuiua ingestão de calorias. Carboidratos que aumenta o nível de insulina. Gluten é proteina.
@@validadeilimitada pois é, chega a dar um desânimo ver o médico explicar de forma tão didática e ainda assim as pessoas ignorarem e continuarem a repetir as bobagens...
Todos nós sabemos que o problema não são os bolos, pães e etc, a questão são as sementes transgênicas que vieram pra acabar com nossas vidas assim como o problema não é o leite e sim o leite vindo de animais que comem coisas ruins!
glúten n é proteína.. Gliadina é a proteína@@validadeilimitada
Sofri a vida inteira de enxaqueca.. desde que cortei o glúten da minha vida, melhorei das crises de enxaqueca, dores abdominais e nem pego mais resfriados. Nos exames médicos não deu doença celiaca, mas resolvi cortar o glúten por conta própria e descobri que sou sensível ao glúten. Depois de 6 meses comi um pedaço de pizza e passei mal.. tive enxaqueca..enfim agora estou bem e fico muito bem sem o glúten na minha vida!
É assim, não sai nos exames, só testando, por meses
Eu cortei também, comia um pedaço de bolo parecia que tinha comido um boi, era um desconforto, um desânimo.Em 1 ano elimineiv20kilos...não como nada que tenha gluten a 4 anos.
Eu nem sinto falta. Tem várias farinhas sem gluten.
Demorei pra descobrir que todos os meus sintomas (muco nas fezes, refluxo, sinusite, mais hálito, aftas, dores de cabeça e infecções íntimas) estavam relacionadas a alimentação, não sou celíaca, cortei leite e glúten e os sintomas foram embora. Pode ter sido que troquei esses alimentos por outros melhores que realmente fez a diferença, não sei, mas tenho medo de voltar a comer e voltar tudo por isso não arrisco rsr
Sua decisão foi certa, mas você pode sofrer com essa falta tbm. De uma pessoa extremamente intolerante a vários alimentos, e que sobreviveu a base de arroz, frango e legumes (batata, chuchu e beterraba) por meses, procure saber a raiz do problema.
Cada corpo é único, mas eu tinha sintomas muito parecidos com os seus; tomei vacinas antialérgicas, antialérgicos aos montes e nada ajudava. No fim, um clínico geral que suspeitou de dermatite atópica e com um único remédio, eu voltei a comer tudo o que você imaginar.
Às vezes ainda tenho alguns episódios, mas são poucos. Só que essa falta de alimentos acabou com as minhas vitaminas e minerais, e precisei de meses para voltar a absorver corretamente.
Procure um bom médico e vá atrás disso, vale mais a pena do que ficar controlando o que comer e com medo de comer.
É por causa do glúten e o leite mesmo, veja os vídeos da Katia Hanaraka sobre o assunto.
Moça e que você come?
Lactose E gluten são lixo mesmo. Cortei só os 2 e tbm melhorei muito. Cuidado com a ciência e estudos, geralmente são pagos pela indústria.
@@andreagomes4303 Provavelmente ela come comida de verdade... carnes, frutas, verduras, legumes e talves... nozes e castanhas ;-)
Eu acompanho o Lair Ribeiro então ele comentou sobre Glúten e depois disso cortei da minha alimentação isso mudou tudo a diferença foi incrível.
Eu evacuava muito sangue e isso me causou anemia, fiz duas transfusões de sangue, fiz vários exames e nenhum deles apontou o problema. Em 2021 em parei de comer derivados de trigo, assim o sangramento parou, foram 2 anos sem evacuar sangue e sem anemia. Minha irmã veio morar comigo e eu voltei a comer pães e bolos que ela fazia, assim o sangramento retornou. Parei com o trigo novamente e aí parou o sangramento.
O q todos precisam entender é que, nao é pq vc come gluten e supostamente nao sente nada agora, que dps vc nao vá sentir. Vc até pode nao sentir nada agora, mas qd começar a envelhecer ou até mto antes, vai começar a ter dores ou outras queixas provenientes do glúten (claro q vc pode ter tbm falta de nutrientes) q sao sintomas de doenças causadas por inflamaçoes, de anos, onde o corpo se acostumou ou se adaptou ao gluten q vc ingeriu A VIDA INTEIRA. O que acontece nao é q alguns organismos conseguem digerir as proteínas, pois NENHUM ser humano consegue digerir glúten, mas sim pq mtas pessoas nao tem sintomas inflamatórios naquele momento da vida ou por até anos. Mas ao decorrer da vida todos q ingeriram o glúten terao alguma doença altamente inflamatoria e ate doenças autoimunes. A maior autoridade mundial q estuda sobre o glúten há mtos anos, Tom O'Bryan diz q a maioria das doenças sao decorrentes de longos anos ingerindo glúten e q NENHUM SER HUMANO É CAPAZ DE DIGERIR O GLÚTEN. O gluten de hj é extremamente inflamatorio pq é artificial e mutado geneticamente. Criaram o glúten artificial para suprir a alta demanda por trigo no mundo. Faça a experiencia de fazer um bolinho de água e farinha de trigo, perceba o qt isso forma uma cola. Esta cola gruda no intestino, nao é dissolvida e impede que os nutrientes dos alimentos q vc ingere sejam absorvidos, gerando assim um ciclo vicioso onde o gluten te causará inflamaçao por nao ser digerido e esta espécie de "cola ou grude" tbm impedirá vc de ter os nutrientes sendo bem aproveitados pelo organismo, gerando tbm a falta de nutrientes. O gluten pode ser substituído nas receitas por farinhas sem glúten, onde a liga ou a cola do trigo é substituída pelo psylium ou pela goma xantana q sao naturais e dao consistencia de liga em paes e ate bolos. Todos q retiram o glúten sentem diferenças enormes em suas vidas e as dores q tinham, praticamente desaparecem. Com o leite acontece a mesma coisa, pois a caseína (proteína do leite) tem altíssimo peso molecular e nao é digerida pelo intestino. O problema nao é a lactose e sim a caseína. Lactose é o açúcar do leite e nosso organismo tem enzimas para digerir, a lactase mas a caseína sim, é o problema. Se vc tem pouca produçao de lactase até pode ingerir uma artificial de farmácia mas a caseína tem a mesma capacidade inflamatória do glúten. Os estudos cientificos comprovam. Só buscar a fonte certa e vai encontrar.
Perfeito!! Comer algo e não fazer mal, não significa que não fará depois. Isso é pra tudo.
Mas eu so tomo leite sem caseina de vacas A2A2.
E excelente.
@@claudiasollitto9089 mais não é fácil de achar.
Acho estranho a pessoa elaborar um texto em um espaço onde há um vídeo explicando o tema em detalhes. 😮😮😮😮😮😮
Glúten está naturalmente presente em vários cereais que são alimentos naturais e saudáveis.
Interessante porém acho e sugiro que para a informação ficar mais completa vc poderia explicar mais a fundo rebatendo os pontos de outros profissionais ( que existem muitos profissionais que não são pessoas leigas) que são contra o glúten mostram de como essa proteina danifica a parede intestinal abrindo brechas para causas de outras doenças, também comentam sobre a modificação do glúten pós guerra entre outras coisas, por isso seria bom um vídeo aprofundando ponto a ponto cada questão para ser mais completo, obrigada
drsamueldallelaste
Barriga de trigo fala exatamente sobre isso.
Nunca tive problemas com trigo e leite, mas após uma internação da COVID de um mês tomando antibióticos com direito a uma semana entubado, percebi que esses alimentos provocavam um mal terrível, fezes duras, diarréia, sangramento hemorroidas, gases, etc. Cortei tudo que tinha esses dois alimentos e minha qualidade de vida melhorou muito.
provavelmente os antibioticos mataram todas as bacterias boas do seu organismo
Como você sabe que eram esses alimentos causando esse sintomas ?
minha situação tava péssima, direto com dores, cólicas, gases, um inferno! fui tirando o pão, substituí o macarrão de trigo por de arroz, bolo sem glúten, enfim, faz muito tempo que estou ótima!! e sempre leio o rótulo do que vou comprar!
Comigo aconteceu a mesma coisa! Há sete anos excluí o glúten de minha vida e acabaram-se as cólicas abdominais e a constipação intestinal. Tenho outra qualidade de vida.
Tá, mas você descobriu o motivo do glúten fazer isso?
Não são proteínas como quaisquer outras?
@@rengarmono43
Eu fiz o teste anti-gliadina e anti-transglutaminase e este teste comprovou a minha intolerância ao glúten. Assista ao vídeo da Dra. Katia Haranaka sobre o glúten e você terá uma aula riquíssima sobre os malefícios do glúten a partir de 1970, quando este foi modificado geneticamente.
Engraçado que só mulher faz esse tipo de relato. kkkkkk
O efeito placebo é impressionante!!
A gente ouve tanta coisa, que chega uma hora a gente não sabe mais o que comer.
Verdade
Por favor, e o que você come no café da manhã pra substituir?
@@andreialuna1035
Ovos, mandioca , batata doce assada, milho cozido, inhame cozido, castanhas e nozes , frutas.
drsamueldallelaste
@@andreialuna1035eu como mingau de aveia, sopa, salada, alguma fruta.. Tomo meu cafézinho e já era, 👐
Assisti uma aula certa vez que falava da liberação de zonulina pelo consumo de glúten e que isso aumentava a permeabilidade intestinal tornando o intestino permeável a bactérias e sujeito a processos inflamatórios.
Sou alérgica e sinto falta do glúten no meu dia (apesar de ter várias receitas gostosas sem glúten). Vídeo super necessário, obrigada!
Excelente video! Fiz experiência nao comendo pao, e derivados do trigo, pessimo me senti mal. Leite nao tomo, e excepcionalmente sem lactose. Acucar muito pouco e o acucar demerara. Exercicio fisico, melhorei muito minha disposição. Alimentação, exercicio, água, salada, laranja com bagaço, frutas diversas, saladas, reduzir carnes, entre boas atitudes. Como paozinho ao invez de pao de forma, melhor! Cada um tem que se cuidar e reinventar
Eita canal bom da “gota”. Parabéns! Aprendendo.
Eita que esse "da gota" é bem Pernambucano kkkk
Quando eu como qualquer coisa que tem glúten me dá enxaqueca é horrível cortei o glúten por causa do Lair Ribeiro Graças a Deus a minha enxaqueca fui embora
Isso aii
Muito obrigado, mais uma vez, por um vídeo fantástico.
Essa galera das modinhas é difícil de aguentar. São tantos absurdos tomados como verdade. E esse povo não percebe que está caindo em blá blá blá do mercado e começam a gastar horrores de dinheiro com produtos glúten free. Cansativo isso.
Nossa muito obrigada pelo vídeo, eu havia pedido em vários vídeos sobre esse tema. Descobri minha intolerância há 1 ano e eliminei tudo de glúten na minha vida.
Uma nutricionista feliz aqui por ver um profissional que usa a ciência e não o terrorismo nutricional. Parabéns mesmo!
A gente fica mais feliz em saber que uma Nutricionista, está realmente estudando,para não passar fake News
@@luisfernandddo um nutricionista saber isso é o básico... O que tá faltando é ética mesmo. O jeito é denunciar no conselho... E a gente segue nadando contra o tsunami.
Gosto muito dos vídeos do Lucas 🙌🏼.
Ei vcs, vejam os vídeos da Katia Hanaraka sobre o assunto.
@@LcsglifeOs que vi no passado onde ela falava mal dos alimentos que contém gluten, não tem nenhum respaldo científico. E é até ilógico tendo em vista muitas populações que fazem refeições diárias com esses alimentos (França e Itália são exemplo), e são populações que de maneira geral são bem saudáveis.
Tenho visto vários vídeos de diversos profissionais a respeito do glúten. Todos falam que todas as pessoas são intolerantes ao glúten, independente de mostrar sinais no organismo. Prefiro os profissionais experientes. Várias doenças estão associadas ao glúten, como por exemplo o câncer de intestino. Prefiro não pagar pra ficar doente. Prefiro não fazer uso.
Só de processar a aveia em máquinas que processam o trigo, ela já passa a conter glúten e faz mal para os celíacos. Então, quem tem essa doença tem de tomar um cuidado extremo com o que come, pois utensílios de cozinha são comumente usados com alimentos com glúten como a farinha de trigo.
acho que deveria ser proibido processar alimentos que tem restrições para certas pessoas onde é processado alimentos sem restrições em empresas de grande porte
Melhor vídeo sobre orientações quanto à ingestão de glúten. Perfeito! Didático! Esclarecedor! Parabéns, dr. Lucas Zanandrez.
Eu amo o como você faz seus videos de maneira totalmente cientifica e imparcial, diferente dos "médicos" do youtube que dizem que qqr coisa é veneno. Parabens!!!
aleluia alguém sensato q reme contra a maré do sensacionalismo conhecimento liberta🎉
Esse canal é ótimo! Lucas, gostaria de sugerir um tema: o uso de anabolizantes que vem sendo feito de forma indiscriminada pelos brasileiros. Quais os impactos disso no corpo? Existem estudos a respeito?
Com todo respeito, entendo que a abordagem sobre o glúten ser inflamatório foi de uma perspectiva um tanto quanto rasa, trazendo mais a relação de inflamação com inchaço, gases, incômodo e diarréria. Sugiro que reveja esse tema, considerando a relação que pesquisas recentes trouxeram sobre o glúten e doenças autoimunes. Além de considerar "ouvir" especialistas no assunto, como Dr. O'Bryan, por exemplo. De qualquer forma, parabéns por compartilhar seu conhecimento a partir da ciência
drsamueldallelaste
Como de tudo e sou saudável! Tenho gratidão por todo alimento que tenho em minha casa, o que não me mata fortalece. Essa é minha crença. Obrigado a Deus por me alimentar, tanta gente passa fome.
Na minha humilde e leiga opinião, até quem é " saudável" corre o risco de ficar doente com o glúten 😢
Tenho síndrome do intestino irritável. Uso várias estratégias para diminuir sintomas e inflamação. Na área do regime, pude confirmar que reduzir o gluten funciona. Cortei massas, e farinhas brancas já não usava.Uso o trigo ancestral para fazer pão artesanal de fermentação lenta, trigo sarraceno, arroz integral, quinoa, milho.
Mesmo esse pão artesanal consumo em pequena quantidade. Assim.corre tudo bem e os marcadores de inflamação mantêm-se baixos.
👏👏👏👏👏
Onde você conseguiu o trigo ancestral?
@@amandasouza9953 Aqui em Portugal é vendido com o nome de Espelta ou Trigo Farro. Esse não foi modificado. Tem baixo teor de gluten. As marcas portuguesas são caras, importado da Alemanha é mais barato. Suponho que seja produzido também no Brasil.
Feijão, batatas e frutas citricas tbm podem desencadear problemas de intestino irritável ou até mesmo doenças inflamatórias no intestino... O jeito mais facil de descobrir se algum alimento está causando esses problemas no intestino é ficar em uma dieta de puro Arroz branco por 2 ou 3 semanas (mais do que isso não é interessante pq a partir de 3 semanas o organismo já começa a ficar sem reservas de nutrientes).
O interessante é que já vi relatos de pessoas com algum problema em relação ao glúten quando viajaram pra Europa, não teve qualquer reação ao glúten pois o trigo lá é diferente, a composição é diferente
Tenho muita sensibilidade ao glúten e isso é vdd, viajei a Europa e comi muito trigo lá 🤷 e não passei mal. Eles comem pão em tudo.
O glúten trangênico que é o problema.
Em alguns países da Europa o glifosato usado na agricultura é proibido. O que faz mal é ele que “gruda” na gliadina.
E é verdade
Verdade morei por 7 meses e comia bem e não acontecia nada comigo agora aqui eu fico mal
Gente que aula maravilhosa !!! Obrigada Olá Ciências.👍
Finalmente alguém falando disso . Fale de fermentação natural contra o glúten .
Glutem e lactose so me faz peidar MUITO.
Cortei totalmente e estou maravilhosamente bem
Vc faz crepioca para comer com café?
Já retirei o leite de vaca e o glúten da minha dieta. Perdi 8 quilos. Mas como já era magra, fiquei com aparência de doente, mesmo repondo os nutrientes.
Trouxe o leite de volta porque não me faz mal, mas o glúten eu retirei mesmo. Me deixa com gases, barriga estufada...
É, você faz parte daquele pequeno grupo que não consegue digerir glúten.
Leite é inflamatório assim como o Glúten.
Indico a playlist sobre glúten do dr Samuel Dalle Laste. Ele dá uma aula maravilhosa sobre glúten. Ele tem um vídeo sobre o leite tbm. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. Esperar pra saber se faz mal pode ser tarde demais...
Aumente o consumo de carboidratos e proteínas, você volta a ganhar mais peso. E faça atividade física pra o peso não virar gordura.
Eu tirei o leite e os meus problemas intestinais acabaram.
Esse vídeo chegou no momento certo! Obrigado!
Excelente, parabéns!
Estava ontem mesmo pesquisando sobre esse tema, ainda bem que seu conteúdo é excelente e ajuda muito nas dúvidas sobre nossa saúde. Parabéns!
Super dicas! Muito bom!
Seus videos são muito bons e explicativos. Uma verdadeira aula. As escolas deveriam aderir esse método de ensino, seria bem mais eficiente. Parabéns.
Suas explicações são muito boas e consistentes.
Ótima explicação.
Cara esse canal é muito rico em conteúdo; o que tem de médicos indo a PodCast evorogramas de TV demonizando esses mesmo temas é de cair o queixo .... Tem 2 médicos na net, um coroa e o outro mais jovem que chega a ser absurdo a pressão que eles passa pra vc....
Indico a playlist sobre glúten do dr Samuel Dalle Laste. Ele dá uma aula maravilhosa sobre glúten. Aí vc tira suas conclusões. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. Esperar pra saber se faz mal pode ser tarde demais...
Poderia me dizer qual o nome desses dois médicos pra me saber? Pq eu sigo uma porrada de médicos alguns falam bobagem.
@@Tatiana.M.Bottaro trigo, um dos alimentos mais antigos do mundo... Era pra 100 % da população estar doente. E não me venha com historinha que antes era diferente... É óbvio que era!
@@FernandoLima-yr7oj Um deles é o L. Ribeir e o outro ele fala bastante e usa um óculos quadrado n sei o nome mas já foi no ratinho. O primeiro que falei até eu via una vídeos mas.. depois que ele falou que o whey protein era fast food parei de ver kkkkk
Esses médicos que vc falou são tão ridículos que minha mãe nem toma mais SUCO pq eles dizem que tem muita frutose blablabla
Eu tenho intolerância ao glúten , quando de fato parei de comer curei as feridas na minha pele, eu tinha eczemas em todo meu corpo , e sarei completamente depois que retirei o glúten.
Vamos viver de luz ✨️🧘♀️
Será que é saudável?
Ótimo vídeo!! Sobre a cerveja sem álcool, é ok consumir?
Esse canal é muito necessário na minha vida. O mais importante que eu conheci nesse ano!
Muito bom! Comer sem culpa e sem desinformação é a melhor solução! Obrigada pela dedicação e pelas informações. Adoro esse canal!
Excelente vídeo, obrigadão!!!
Esse canal é maravilhoso
Muitas pessoas estão cortando o glúten por descobrirem doenças autoimunes (meu caso). Não são só celíacos. Peço que veja informações mais aprofundadas e ajude realmente a alertar as pessoas sobre os danos que esse glúten modificado geneticamente está causando no intestino das pessoas.
Exatamente. Samuel Dalle Laste, médico, e Gabriel de Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico, e CEO da Faculdade de Saúde Avançada explicam em detalhes pq faz mal pra maioria das pessoas essa coisa, pq não é mais trigo isso aí não.
Ótimo conteúdo parabéns.
Mas quero pedir que faças um vídeo sobre alergias em geral.
Minha esposa e eu temos alergias e também sobre trigo ou glúten isso foi identificado com a uma médica alergologista e imunologista
Perfeito, Lucas!!! Muito obrigada!!❤❤❤
O valor das marmitas é bem acessivel, porem o problema é o alto indice de sodio nelas o que desanima muito. Por ser uma pub, ele nao vai mencionar diretamente o problema do sodio, mas fez o alerta de forma indireta
Podia ter falado a relação do glúten e tireóide. Fica de sugestão para um vídeo.
qual é a relação? o gluten ataca a tireóide?
Causa Hashimoto @@theorosa4012
@@theorosa4012procura a explicação do Lair
@@theorosa4012: Não especificamente, mas falam que o composto do glúten (não sei bem se é a gliadina ou a glutenina ou os dois) que se parecem muito com os compostos da tireóide....
E nas pessoas que têm problema com o glúten, uma resposta dos anticorpos é ativada e eles saem a combater o glúten, o corpo entra em um estado de alerta e esses anticorpos fazem uma varredura por todo corpo e se caso eles entrarem na região da tireóide podem confundir com glúten e atacar...
Resumindo: o que ataca a tireóide são os próprios anticorpos confundindo com o glúten...
Queria essa resposta também. Tenho tireoidite de Hashimoto e meu anti tpo é sempre 1.300
Eu pensava ter problema com glúten, mas meu problema é com os industrializados, pois quando como pao de forma, bolo, pao frances; fico muito estufada, com cólicas intestinais. Mas quando faço em casa meu pão, bolo com trigo mesmo, não sinto nada.
O importante é a pessoa conhecer e entender como seu organismo reage a determinado alimento.
Obrigada por essas ótimas informações dro.
Sou apaixonada por pães 😢😂 e eu não fico sem! Mas não abuso!
O problema é o excesso!
Ei veja, os vídeos da Katia Hanaraka sobre o assunto.
Cara, tu é bom!!!!
video muito esclarecedor!
Muito bom. Gratidão
Por favor fale sobre bruxismo
Causas? E o que pode tratar ?
Faz vídeo sobre os benefícios do glúten.
😂😂😂😂
Excelente!!! 👏🏽👏🏽
Sempre na dúvida, consulto Olá Ciência
Faça mais vídeos sobre o gluten, trigo sarraceno, isso d alimentos q inflamam. São tntos profissionais aparentemente honestos falando mal dessas coisas e tnts testemunhos q fica difícil.
Eu q amo gluten e não tenho qlqr sintoma, fico aflita as vezes por não cortar e achar q isso vai prejudicar minha saúde lá frente
Olha, não sei qual é a sua idade, mas eu não tinha problema com glúten até os 30 anos. Depois dos 30, foi só ladeira abaixo: era comer pão, pizza ou qualquer coisa contendo glúten, minha barriga ficava inchada, o refluxo atacava, a pele ficava cheia de pereba, fora as alergias de pele. Hoje em dia eu faço tudo sem glúten, e desde então já não tenho mais esses problemas.
Você faz o que quiser, mas eu te indico começar a substituir o glúten por produtos sem glúten. Tem vários canais aqui no UA-cam que ensinam receitas sem glúten, tem alguns bolos que eu faço, quando digo que é sem glúten ninguém acredita.
@@LuFelp35 Tenho 38 anos. Não observo esse sinais.Obrigada pela dica
Rinite, sinusite, afta, refluxo, queimaçao, artrite, hidradenite, bronquite, enxaqueca, sao alguns exemplos de doenças inflamatorias. Ou seja, se vc possuir alguma delas quando come gluten entao ele é inflamatorio para vc. E detalhe, meu avô tbm nao sentia nada, veio sentir agora com seus 80 anos. Mas faz muito sentido ja que a introduçao do gluten e a quantidade dele presente na dieta hj é muito maior que 30-50 anos atras. Entao para pra analisar as doenças que as pessoas tem e a quantidade, nao to falando de exageros, e verá que os sinais estao ai. Eu comecei a ter problema com 12 anos e só descobri aos 23, a hidradenite. E o meu marido a bendita rinite que muito hj consideram já normal.
Adoro seu canal,a forma como você explica é muito boa .
Certo! Mas, e no caso do plantio de produtos do glúten a base de agrotóxico, modificação em laboratório e no armazenamento?
Showww de explicação!! Todo alimento em excesso faz mal, comam pão sem ser industrializado, faça seu pão.
Que saudade do bolo da vovó, ela está brilhando no céu. amo seus videos
Muito esclarecedor esse vídeo!
Sugestão de vídeo, aumento de ingestão de glúten , ou melhor, o adicional além do necessário nos alimentos tem causado transtornos alimentares diversos, assunto de extrema importância, obrigada, pelas excelentes informações!!!
Pois é, vamos ver o que o futuro vai falar sobre como vai estar quem consome gluten e quem nao. Eu não tenho nada em relação ao gluten, nenhuma intolerância, mas minha pele, cabelo e saúde são mais que maravilhosos...E infelizmente por simples coencidência quem consome geralmente está acima do peso, fica mais doente, pele e cabelo ruins e mais doentes...então eu não consumo e estou ótima e feliz.
Parabéns pelo vídeo. Faltou mencionar a influência dos tipos de fermentação e temperos incluídos nas preparações.
Nunca tive problema com glúten, aí tive dermatite e resolvi parar com glúten p ver se melhorava, e daí melhorou outras coisas tbm, nunca mais tive cólica e só tinha parado de comer a trinta dias, tbm não tive mais estômago estufado, sempre no final do dia as vezes afrouchava o cinto e hj não faço mais isso, aí nunca mais comi
Ola ciência. Muito show
já to compartilhando com vários! esse assunto é muito importante!
Olá Ciência!! 🙋🏻♀️ 🧪
Obgda Lucas!!🙏🏼
Um dos melhores apoios 🩶🖤
Poderia fazer mais vídeos em relação ao tipos de fermentação usadas na história dos pães por exemplo.
É maravilhoso saber das verdades com vc.
Um assunto q seria legal de vc trazer fugindo do tema alimentação é sobre lesões por negligências ergonômicas. Um exemplo é os dbs em quantidades altas q prejudicam a nossa audição no longo prazo. Como identificá-los quando acontece e como prevenir ou lidar. Só uma sugestão! Obg pelo seu trabalho, Daniel Molo do Olá Ciência!
Não sou celíaco, mas cortei por conta durante 6 meses. Senti melhorias SIM! Porém, por diversas vezes passei fome por conta que não tinha nada sem glúten no lugar em que eu estava.
Hoje não sou mais radical, mas sim RACIONAL rs.
Evito GLÚTEN mas em determinadas situações em que não há o que fazer consumo em pequena quantidade. Tudo nessa vida é EQUILÍBRIO.
Eu amo pão, mas no outro dia me dá uma coceira pelo corpo. Ai eu como pão só final de semana. Dia de semana eu como batata doce, aipim, faço sopa, grao de bico, panqueca de farinha de arroz com banana, pra substituir o pão.
Obrigado doutor
Olha, não sou pesquisadora. Mas desde que cortei o glúten, não tenho mais meus episódios recorrentes de dor de cabeça e nem cólicas menstruais. Essas dores, de décadas, simplesmente sumiram.
Também não sou celíaca (havia feito exames antes). Então, acho difícil o glúten não ter participado dessas dores.
As pessoas da sua casa comem alimentos com gluten? Vocês compartilham a cozinha, pratos e talheres? Se sim, você continua ingerindo glúten pela contaminação cruzada e provavelmente não é o glúten que está por trás desses sintomas 😅
@@thaynaradamaceno6171 Você acredita que no início do meu corte ao glúten eu pensei nisso? Cheguei até a conversar com uma médica minha. E, sim! Tudo meu tem contaminação cruzada. Minha família come glúten normalmente, apenas eu que cortei mesmo. E outra: eu permaneci com os industrializados nos 3 primeiros meses (o pão de forma com glúten troquei pelo sem, o biscoito de maizena troquei pelo sem glúten etc.), depois que diminuí mesmo, mas foi natural. Ainda assim (com contaminação cruzada e produtos industrializados) surgiram esses efeitos positivos que comentei. Menina, fiz até caderninho de investigação!
Bem, talvez eu precise me corrigir: não bem "cortei" o glúten 100%. Ainda ingiro alimentos com contaminação cruzada. Contudo, os efeitos são reais. Será que, então, é o caso do EXCESSO de glúten? Fica a pergunta!
@@barbarac5986 Ou talvez não seja o glúten o responsável pelas suas mudanças, talvez seja o fato de ter diminuído a ingestão de carboidratos que fermentam no estômago ou o fato de você agora estar prestando mais atenção no que come, o que naturalmente traz sensações positivas...
Vídeo necessário.
Agora quero um vídeo sobre o sódio, por favor!
Cortei glútem, lactose e açúcar, foi um divisor de água na minha vida, desinchar, imagreci, dores de cabeça quase 0, refluxo zerou, estou me sentindo muito bem e até mais disposta, não como nem um derivado de leite, substituo por leite de amêndoas, creme de leite substitui por inhame cozido e passo no mix, açúcar substitui por Eritritol e açúcar de coco. Ah uso levedura nutricional, uso muitas legeonidade, castanhas, nozes, etc. Faça um teste vc terá resultados excelentes.
Queria saber com relação a pessoas sem condições pré existentes. Tendo em vista que o glúten é mais difícil de ser digerido e nem é digerido de maneira completa, no que isso impacta a microbiota intestinal? E tendo em vista a importância da microbiota para nós, não seria, num mundo ideal, recomendável eliminar 100% o glúten para uma melhor qualidade de vida no longo prazo?
Não necessariamente. O trigo em si eh enriquecido com ferro e outras substâncias. Se vc não tem problema com glúten, não precisaria retirar.
O exemplo do milho, tem a casca que o estômago não quebra, pq ela eh celulose, e nem por isso deixamos de comer o milho. Precisamos das fibras solúveis e insolúveis para um bom funcionamento do intestino.
Eu acabei de responder outro comentário, que meu problema com glúten veio depois dos 30, mas antes disso já dava aqueles sinais que a gente costuma atribuir a outras coisas: barriga inchada, estufamento, fatiga constante, estar sempre cansado, dores de cabeça frequentes.
Hoje sou adepto de uma dieta sem glúten, e te digo que não faz nem falta.
@@thimonk Entendi sua linha de raciocínio, mas acredito que a comparação não seja correta! O milho por ser uma fibra insolúvel é auxiliadora da Microbiota, principalmente pela produção de AGCC. Diferentemente de proteínas grandes como o glúten que forçam nossa microbiota e acabam nem sendo totalmente digeridas. Sei que comer glúten, para uma pessoa normal, não vai matar ela, mas no longo prazo acredito que essa sobrecarga da microbiota seja prejudicial e é justamente essa a minha duvida
@@LuFelp35 estou a 4 meses sem gluten e sem leite de origem animal e foi a melhor coisa que já fiz. Claro estou com acompanhamento medico, fazendo exames e fazendo as substituições nutricionais necessárias
@@TurtonTech se existir algum estudo que relacione a disbiose por causa do glúten.
Comemos gluten a centenas de anos ou até mais e ainda não vi estudos que na idade mais avançada o glúten gere consequências negativas.
Agora faz sentido pq na dieta Dukan é indicado comer farinha de glúten e emagrece. Agora minha dúvida é, qq doença autoimune precisa cortar o glúten ou só celíaco?
O carboidrato que faz mal. Acaba que a pessoa come carboidrato, misturado com carboidrato e com gordura hidrogenada.
Carboidrato não faz mal,alimentos que contém muito carboidratos que não são saudáveis
@@luisfernandddo Na realidade, o que quis dizer, é que as pessoas estão consumindo muito carboidrato. Hoje a alimentação é baseada em carboidrato, ainda mais para quem tem menos poder de compra. Comer uma carne é algumas vezes mais caro do que uma massa. Isso sem contar o carbo dos doces que estão por todo lado.
Obrigada
Olá Ciência🙏🏻🙏🏻🙏🏻
prefiro a visão do samuel dalle laste.
incrível como não se vê debate entre esses caras. se eu fosse chutar, diria que é devido o não respaldo científico do que é dito por parte desses defensores de glúten e etc.
Dr. Samuel Dalle Laste é outro patamar. Muito acima da média.
Um vídeo com esse mesmo tema, porém trocando a palavra GLÚTEN por LEITE seria BEM interessante a quem vive condenando pessoas que consomem e não sentem absolutamente nada de ruim.