Toshiba SS-200 - Passo-a-passo da restauração e melhoria dessas caixas para som vintage

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 67

  • @wellingtonfonseca2116
    @wellingtonfonseca2116 6 місяців тому

    Mestre boa noite, depois de ver uns 20 videos do senhor acabei fazendo uma caixa com 1 woofer da sony de 8 polegadas, 1 mid e 1 twitter (3 vias), eu calculei tudo baseado na caixa antiga da sony, aumentei um pouco o volume e parece que ficou muito bom, to fazendo a audição, a sintonia do duto eu fiz baseado tbm no duto da antiga caixa da sony que era um pouco menor e de 2 vias fiz assim pra não errar ja que não tenho aparelhagem pra fazer um teste mais técnico, agora vou colocar a lã de rocha pra vê se fica ainda melhor...Eu quero agradecer mais uma vez o senhor por dividir toda sua experiência e conhecimento conosco, ajudou muito mesmo...Brigadao!!!

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 місяців тому +1

      Que bom que nossos vídeos tão modestos estão sendo de alguma ajuda.
      Fiquei muito contente com seu comentário e suas palavras tão gentis, e mando daqui um grande abraço.

  • @Gomes896
    @Gomes896 4 місяці тому

    essas Toshiba são ótimas há alguns anos atrás fiz 1 rolo com 1 kamarada das antigas me pediu 1 par de caixas de micro sistem CCE em troca de 1 par dessas do vídeo é claro que como todos vintage precisarão de uma pequena restauração na madeira liguei no meu 3/1 Philips fp9400 ficou top!

    • @audioclassico
      @audioclassico  4 місяці тому +1

      Os alto-falantes destas caixas Toshiba eram bons, mas a construção (madeira) era meio fraca. Dando um trato e colocando a absorção acústica elas podem melhorar bastante. Abração.

  • @paulorincon1902
    @paulorincon1902 2 роки тому +1

    Rapaz!... E surpreendente o som dessas caixas. E perfeito o trabalho de restauração 😃!
    Parabéns 👏🏼👏🏼.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому

      Obrigado pelas palavras gentis. O som ficou dentro do que era esperado, mas é surpreendente caixas tão antigas ainda manterem esta qualidade de reprodução. Abs.

  • @danieltorresperes7043
    @danieltorresperes7043 Рік тому

    Maravilhoso som! Ótimo trabalho! Parabéns!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +2

      Deu trabalho, mas ficou bom sim! Claro que dentro da proposta da caixa, que é tocar um som agradável, isso é, não é para animar festas e nem para tocar funk. Um abraço.

    • @andresantos4419
      @andresantos4419 Рік тому

      Pega aparelhos pra arrunar

  • @thiagopaulino5334
    @thiagopaulino5334 Рік тому

    Muito obrigado, que aula!!!!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +1

      Que bom que gostou! Deu trabalho, mas no final ficou bom. A pessoa que comprou essa caixa escuta ela todo o tempo que está em casa, porque adorou o som. Um abraço.

  • @acoresbrasil
    @acoresbrasil Рік тому

    A Philips ainda manteve até um certo período mini systems de baixa potencia com caixas, pequenas, mas com woofers muito sensíveis, de alto rendimento. Tenho as caixas do Philips C505 e do C507... Impressiona o grave que dão para o tamanho de caixa!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому

      Sim, é isto mesmo! Não é porque o falante é pequeno que não pode ter graves decentes. É tudo uma questão de projeto. Infelizmente, do final dos anos 80 para cá, os fabricantes brasileiros decidiram que os aparelhos precisam falar alto, ao contrário de ter bons graves, então temos a situação que vemos hoje em dia... Abs.

    • @acoresbrasil
      @acoresbrasil Рік тому

      @@audioclassico sim é verdade, mas veja bem, existem (raras) exceções. Por exemplo, esses dois modelos que eu mencionei, da Philips, datam mais ou menos dos anos 2000 ou 2001 com essas características. Com isso eu quero dizer que até mais ou menos esse período, ainda tínhamos sistemas de áudio de baixa potencia (para os padrões atuais), mas com caixas acústicas super eficientes. E na minha humilde opinião, a Philips era a melhor nesse aspecto!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому

      Bem lembrado, mas estamos falando em termos gerais. Aliás, a Philips sempre foi conhecida por oferecer aparelhos com um som mais caprichado. Isto era verdadeiro nas televisões da marca, e também nos aparelhos de som. Não é à toa que a Marantz (que era da Philips) é cultuada pelos amantes dos bons sons. Pena que a empresa entrou numa espiral descendente e hoje não é nem a sombra do que já foi há algumas décadas.

  • @kimiponcho2
    @kimiponcho2 Рік тому

    otimo video, eu ja tive esses falantes , o imã é bem grande, mais nao sabia a potencia deles era 20w , parece bem mais kkk

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +1

      O imã pode ser feito de diversos materiais e de diversas formas. Além disto, a potência do falante depende da centragem, da bobina e da suspensão do cone. No caso desta caixa, a Novik não especificou exatamente a potência, mas fui experimentando até chegar à conclusão de que ele deve ter cerca de 20 Watts RMS (reais). Pode parecer pouco para alguns, mas digo que essa caixa toca num volume suficiente para encher de som uma sala de apartamento ou um dormitório. Abração.

  • @Ronei70
    @Ronei70 Рік тому

    Parabéns pelo excelente vídeo e principalmente pelas informações que o senhor repassa! Comprei um par de Novik FR10 no ML e gostaria de fazer um par dessas caixas! O senhor poderia disponibilizar as dimensões da caixa! Forte abraço!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +1

      Tomara que o FR10 que você comprou esteja tão bom quanto o que veio para nós. Como é um lote que ficou décadas armazenado, receio que muitas unidades tenham se estragado e/ou mudado suas caracteristicas.
      As dimensões internas são internas: 27 (L) x 20(P) x 52 (A)
      O duto utilizado foi de 5 (diâmetro) x 2,2 (comprimento) mas isso precisa ser verificado e sintonizado com os falantes que você receber.

    • @Ronei70
      @Ronei70 Рік тому

      @@audioclassico Obrigado amigo! Pois é, fui testar os falantes para ver se raspava, um deles sim, verifiquei a impedancia, que não é 8R, e sim 6R. Também verifiquei que a colagem do cone de papel com a suspensão, aparenta ser recente, como se tivessem recondicionado, usando a carcaça Novik, que não apresenta nenhuma marca!!! Em contato com o vendedor, ele não quis receber de volta e me devolveu o dinheiro imediatamente para eu não fazer reclamação no ML! Muito estranho!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому

      Acredito que você deve ter medido a resistência ôhmica da bobina, e não a impedância em si. A resistência ôhmica é sempre menos que a impedância, sendo que esta última deve ser medida com corrente alternada (sinal de áudio).
      A colagem pode ter sido feita porque os falantes ficaram muito tempo armazenados, provavelmente em condições precárias, e o calor e a umidade podem ter soltado a cola, que eles recolocaram. Isto em si não significa que o falante está ruim, mas o fato de estar raspando pode ser um problema. Pode ser porque colaram o cone sem os devidos cuidados, ou pode ser porque o cone deformou ao longo do tempo, difícil dizer.
      Como os falantes acabaram saindo de graça, talvez compense mandar para um técnico especializado recondicoinar e trazê-lo de volta à "vida".

  • @paulo9858
    @paulo9858 2 роки тому

    o som ficou muito bom . e leve gostoso de ouvir.
    ótimo conteúdo

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому

      Fico feliz por ter gostado e agradeço sua participação e comentário. Abs.

  • @rogeriosabbath6206
    @rogeriosabbath6206 2 роки тому +1

    O trabalho realizado teve um resultado muito satisfatório, e não poderia ser diferente em relação ao conhecimento que o senhor tem! PARABÉNS!
    Por favor meu prezado me dê uma orientação: comprei um minisistem da sony, contendo um par de caixas, com duas vias um woofer com suspenção de 16 cm, e um tweeter de 4cm. As caixas são de 6 ohms, de dimenções de 220x306x215(L/A/P). Elas não são revestidas por dentro, e o som achei faltando um pouco do grave. Se eu revestilas por dentro o sr acha que melhoraria o grave, e tambem se eu substituisse o capacitor eletrolitico de 2.2uf/400 por um de poliester seria melhor(sei que não tem nafa haver com o grave)?
    O stk é um 433-090E classe ab. Agradeço a atenção!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому

      Obrigado pelas palavras tão gentis. Em relação ao minisystem Sony, acredito que não vai adiantar mexer nas caixas originais. Pode melhorar um pouco, mas o ideal mesmo seria adquirir ou fazer caixas melhores. O revestimento interno não serve para aumentar os graves, mas sim para diminuir as reverberações indesejadas e fazer com que a caixa realmente fique sintonizada na frequencia correta. A troca do capacitor não vai fazer diferença. Para avaliar corretamente o que poderia ser feito com os falantes originais é preciso retirar o falante de graves e analisar suas características. Se a frequencia de ressonancia for alta (digamos, acima dos 100 Hertz) não há o que fazer. Se ela for baixa (digamos, abaixo dos 70 Hertz) daí sim compensa tentar fazer alguma coisa.

    • @rogeriosabbath6206
      @rogeriosabbath6206 2 роки тому

      @@audioclassico um grande abraço mais uma vez e muito agradecido pela atenção!

    • @herleycirilo3305
      @herleycirilo3305 2 роки тому

      Eu faria essa modificação... Revestir as caixas acústicas, é aquela coisa, "Se não melhorar, piorar não vai", na verdade não vai comprometer a qualidade do áudio então... E mesmo que o ganho seja discreto, acho que vale sim a experiência...

    • @rogeriosabbath6206
      @rogeriosabbath6206 2 роки тому +1

      @@herleycirilo3305 agradeço a orientação dada! Abraços!

  • @giovanimenezes
    @giovanimenezes 2 роки тому

    Sensacional 👏👏👏

  • @cristianolaiso7017
    @cristianolaiso7017 3 місяці тому

    Boa noite mestre,
    Quantos ohms é o twiter, é quais as dimensões da caixa ,
    Posso montar a caixa sem o twiter, meu receiver é um s95, to com muito medo de queimar , por ligar caixas incompatíveis por isso cheguei no seu canal maravilhoso por sinal....vc ensina muito

    • @audioclassico
      @audioclassico  3 місяці тому

      Este projeto foi uma revisão do original da Toshiba, o que só foi possível porque o woofer estava em boas condições. Para refazer a caixa, teria que começar pelo woofer, e este dificilmente vai ser igual. Em outras palavras, não vejo porque copiar este projeto, é melhor fazer outro, já com o woofer que pretende usar.
      Em todo caso, respondendo suas perguntas, vamos lá:
      - Pode montar a caixa sem o tweeter, mas como o falante principal é um woofer a caixa não teria agudos.
      - O tweeter que utilizamos foi um Leson piezoelétrico de 8 Ohms, porque o comprador da caixa queria agudos estridentes. Mas existes muitos outros tweeters que podem ser usados, em várias faixas de preço.
      Estamos construindo vários pares de caixas que serviriam para seu S95, talvez fosse melhor você aguardar um pouco ou então comprar alguma caixa antiga da Gradiente ou Polyvox e fazer a restauração.
      Forte abraço.

    • @cristianolaiso7017
      @cristianolaiso7017 3 місяці тому

      ​@@audioclassico obrigado pela resposta, eu comprei dois novik 8" de 8 ohms que encontrei no mercado livre graças aos seu vídeos, eu ainda tenho dúvida se o twiter muda a impedância da caixa, no futuro pretendo adquirir um str 1250, mas gostaria de usufruir um pouco do s95

    • @audioclassico
      @audioclassico  3 місяці тому

      O tweeter muda a impedância da caixa apenas nos sons agudos pelos quais ele responde. É claro que também influencia na impedãncia geral da caixa, mas é pouco. O que causa mesmo problemas e deve ser cuidadosamente dosada é a impedância do falante principal, seja este um woofer ou full range.

  • @eduardosouza3146
    @eduardosouza3146 2 роки тому

    Boa tarde meu amigo! Excelente trabalho nas caixas . tenho algumas caixas master gosto muito de falantes branco que geralmente estou amarelados os meus eu pinto com tinta nanquim própria pra papel fica muito bom e não afeta no som.grande abraço e muito sucesso pra vc.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому

      Vou fazer um teste com tinta nanquim, parece ser uma boa idéia!

    • @eduardosouza3146
      @eduardosouza3146 2 роки тому

      @@audioclassico boa noite! Com um pincel pequeno e bem macio tem um resultado. Como eu mando uma foto pra vc?

  • @maiconvengrzennunesbusolog4864
    @maiconvengrzennunesbusolog4864 2 роки тому

    Ficaram muito bonitas as caixas

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому +1

      Pois é... Talvez tenham ficado mais bonitas do que quando elas eram novas, pelos aperfeiçoamentos que fizemos. Um abraço e obrigado pela participação.

  • @Gomes896
    @Gomes896 5 місяців тому

    N viajo com essa de originalidade, desde sempre procuro melhorar a qualidade das frequências atualmente adquiri 1 par de caixas CCE do final 80s falantes originais ressecados creio por estarem há anos num porão, porém resolvi trocar de falantes usando outros mesmas medidas porém de melhor qualidade da energy gradiente geração 2.000, esses falantes do vídeo conheço são top!

    • @audioclassico
      @audioclassico  5 місяців тому

      Que bom que deu certo a troca dos falantes! Em geral o resultado fica pior do que a caixa original, mas pelo visto você conseguiu encontrar outros que se encaixaram bem no projeto. Forte abraço.

  • @LeonardoSchwengber
    @LeonardoSchwengber Місяць тому

    Como é gerado o grafico da resposta ao ruído branco? Microfone de medição?

    • @audioclassico
      @audioclassico  Місяць тому +1

      Neste caso foi usado um celular Samsung com o APP chamado Audizr

  • @lucianolins4588
    @lucianolins4588 2 місяці тому

    Boa tarde, de onde vc é, tenho um par de caixa que a madeira esta esfarelando e queria restaurar ?

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Estamos em São Paulo (Moóca). Abs.

  • @harlysoliveira5475
    @harlysoliveira5475 Рік тому

    Tenho um Par de caixas B&W DM630 de 1991 falantes e tweeter zerado mas os Gabinetes estão ruins .
    Estou pensando em replicar as caixas

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому

      A parte de madeira é fácil de replicar, basta ter um marceneiro caprichoso. Como você tem os falantes originais, então acredito que vai sim conseguir replicar com sucesso. Abs.

    • @harlysoliveira5475
      @harlysoliveira5475 Рік тому

      @@audioclassico eu fazia caixas tenho algumas ferramentas .
      Vou fazer as médias a madeireira corta tudo na Cnc pensando em usar mdf Naval

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +1

      Bom, sendo assim, então fica mais fácil ainda! O MDF naval (ou compensado naval,como também é chamado) é um ótimo material para caixas. Tomara que dê tudo certo e a caixa fica boa! Um abraço.

    • @harlysoliveira5475
      @harlysoliveira5475 Рік тому

      @@audioclassico Obrigado pela as dica aí

  • @carlosfernandes2336
    @carlosfernandes2336 Рік тому

    Moro em natal como conseguir alto falante cx gradiente.

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому

      Esta é uma boa pergunta, bem que queria saber a resposta... O problema é que nenhum dos falantes novos (que eu conheça) vai servir. Estou em busca de algum que atenda. Por enquanto, o jeito é procurar algum falante original e mandar para um especialista em falantes vintage para fazer a restauração. Mas em geral não adianta mandar para as oficinas focadas nos falantes para som automotivo (a maioria atualmente) porque os materiais que eles costumam utilizar não são compatíveis com os equipamentos vintage. Vai ficar um falante velho com as características dos novos, que não são compatíveis com os vintage. Abs.

  • @alexsandroschaefer9090
    @alexsandroschaefer9090 2 роки тому

    ola caro colega!... eu consigo gravar essas frequência geradas pelo Audacity em CD para depois reproduzi-las em um cdplayer e consequentemente ligando em um receiver para assim faz as medições (mVac) no falante? Do mesmo modo posso gravar o ruído branco gerado pela Audacity num cd e depois reproduzi-lo para geral o gráfico?

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому +1

      Pode sim. No vídeo, a gente preparou um arquivo no Audacity e gravou no formato WAV, para ter o sinal puro, sem manipulação, mas nada impede que se grave também em um CD. Tome apenas esse mesmo cuidado, ou seja, trabalhe no formato WAV (sem compressão) porque ele é a representação digital mais precisa do som analógico. Se passarmos para algum formato comprimido (como o MP3) podem ser introduzidas distorções e equalizações que, se presentes, vão distorcer as medições.

    • @alexsandroschaefer9090
      @alexsandroschaefer9090 2 роки тому

      @@audioclassico sim claro vou respeitar o formato WAV. Muito obrigado pela atenção, parabéns pelo magnífico trabalho realizado neste universo áudio vintage e pelos conteúdos gerado aqui que são bem didáticos e muito bem elaborados. Tudo de bom!!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому +1

      Eu é que agradeço a participação e as palavras tão gentis. Um abração para ti.

  • @Oippb
    @Oippb 11 місяців тому

    A caixa ficou com graves acima do que esperava.

    • @audioclassico
      @audioclassico  11 місяців тому +1

      Ficou mesmo. Esses falantes da Novik são muito bons. Veja também o vídeo aqui no canal sobre a caixa artesanal com Novik de 8 polegadas, onde analisamos mais a fundo esse woofer. Abs.

  • @herleycirilo3305
    @herleycirilo3305 2 роки тому

    Ouvi dizer que tinta de tecido é ótimo para pintura de alto falante, que o resultado fica muito bom, não sei se isso procede, se altera o som do alto falante... Se for verdade, uma tinta de tecido na cor branca neste alto falante da Novik iria ficar muito bom...

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому +1

      Pode ser que funcione, mas a prudência recomenda que, neste caso, não vale a pena experimentar. Seria melhor fazer testes em um alto falante que já esteja comprometido, porque se algo der errado não vai ter problema. Não é o caso do par de Full Range que está nestas caixas, eles estão surpreendentemente bem conservados e, apesar de amarelados, estão funcionando muito bem e dentro das especificações. Tenho medo de tentar alguma coisa neles e estragar esses falantes, que são difíceis de repor...

    • @herleycirilo3305
      @herleycirilo3305 2 роки тому

      @@audioclassico Realmente... Também ouvi dizer que dependendo do material que utilize para pintar os alto falante, o som pode ser comprometido, então nesses casos o melhor é não experimentar... 😉

  • @herleycirilo3305
    @herleycirilo3305 2 роки тому

    Acho muito legal resgastar esses aparelhos de som, caixas acústicas, restaurar, preservar, equipamentos que fizeram história, aparelhos que estão conosco há décadas, porque foram feitos para durar, anos, décadas... Chegamos num ponto em que esses aparelhos de hoje não serão preservados, devido a sua fragilidade de construção, de durabilidade... Eu não vejo por exemplo, os primeiros televisores de LCD lançados lá no começo dos anos 2000, os Sony Bravia, os Toshiba Regza, os modelos da LG, justamente por ser uma tecnologia descartável e de vida útil limitado...

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 роки тому

      Tem toda a razão, os aparelhos de som de alta fidelidade dos anos 70, em especial, foram feitos para durar. Além disto, havia muito trabalho manual neles, de pessoas altamente qualificadas e caprichosas, que ao longo do tempo foram sendo substituídas por robôs e outros equipamentos. Em compensação, os aparelhos custavam muito caro, ficavam ao alcance de poucos. Talvez seja por isso que foi-se introduzindo uma mentalidade de aparelhos mais baratos, porém descartáveis, quando estraga joga fora e compra outro... Mas, justiça seja feita, antigamente também existiam aparelhos vagabundos e mal feitos. Só que estes já foram para a sucata há muito tempo, só foram preservados os que eram bem construídos e que tinham qualidade. Um abração e obrigado pela participação.

  • @mohammadmustafha1726
    @mohammadmustafha1726 Рік тому +1

    Twitter e leson???

    • @audioclassico
      @audioclassico  Рік тому +1

      Sim, o tweeter utilizado foi um da Leson

  • @marciobadin8832
    @marciobadin8832 5 місяців тому

    Eu acompanho os seus vídeos eventualmente, eu achei um absurdo você substituir o Tweeter de bobina por um Tweeter piezo elétrico que eram dados como troco nas lojas nos Estados Unidos, são de péssima qualidade seja qual for, na minha adolescência na década de 80 antes de me formar engenheiro eletrônico pelo FEI, fazia meus amplificadores eu utilizava o ST300 da Selenium, na Santa Efigênia eu ouvia o som desses Tweeter da leson eram horrorosos!

    • @audioclassico
      @audioclassico  5 місяців тому

      Conforme explicado no vídeo, o tweeter convencional não atingia o SPL necessário.
      Como o cliente queria um bom reforço nos agudos, dentro do orçamento disponível a melhor opção foi o tweeter piezoelétrico.
      Como a frequencia de corte era alta, o som ficou bom e, o mais importante, o cliente gostou muito do resultado.
      Abração.