Fui seu aluno no Anglo há uns 7 ou 8 anos, penso eu. Sempre teve a didática incrível, que inclusive me auxiliou, mesmo em uma matéria que eu detestava à época, nas aprovações que tive em engenharia na UFABC e, pouco tempo depois, em um novo vestibular para a UNICAMP. Acabei largando as exatas por não ter me adaptado ao mercado de trabalho dessas carreiras, embora gostasse muito dos cursos. Hoje sou advogado e estudar Direito me fez amar também Humanas. O conhecimento humano é uno e a interdisciplinariedade, como a explicação que fez nesse vídeo incrível, é algo que realmente requer uma maturidade nada compatível com os 18 anos de idade para ser "gostada". Temos nossos gostos particulares com base em um sistema de ensino fundamental e médio que pouco demonstra sobre conexão de todas as áreas do conhecimento humano. A prática profissional, por outro lado, demonstra como a divisão do conhecimento em "disciplinas" é meramente didática e o conhecimento interdisciplinar é inevitável. Esse "Fordismo" do nosso sistema de ensino me ajudou na criação de uma ideia de que eu detestava humanas por ser um exatóide e hoje vejo quanto conhecimento eu perdi ao repugná-las na época do vestibular. A explicação física do Efeito Coriolis aplicada a massas de ar que o senhor fez neste vídeo é extremamente fascinante e torna tudo mais simples e lógico. Estou retomando os estudos para finalmente fazer minha graduação em exatas e me deparei com o seu canal. Parabéns por essa maravilhosa iniciativa e oferta de conhecimento gratuito, acessível a boa parte dos estudantes (considerando a lamentável exclusão tecnológica do nosso país). Sua vocação docente, no sentido mais etimológico da palavra "vocatio", é muito nítida. A profissão mais linda do mundo está muito bem representada na sua pessoa. Espero eu um dia poder ser um professor nesse nível de didática e paixão. Um grande abraço, sempre professor e mestre.
Só uma contribuição ao excelente vídeo (um dos melhores que já vi!): ciclone e anticiclone são coisas diferentes e precisam ser compreendidos! - *Ciclones* formam-se em zonas de baixa pressão, ou seja, formam-se em zonas de convergência de ventos. Nessas regiões de baixa pressão (onde se formam os ciclones), os ventos circulam em sentido *horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte*. - *Anticiclones* , por outro lado, formam-se em zonas de alta pressão, ou seja, zonas de dispersão de ventos. Nessas regiões de formação de anticiclones, os ventos movimentam-se em *sentido horário no Hemisfério Norte e em sentido anti-horário no Hemisfério Sul*. É este fenômeno específico (os anticiclones) que é explicado a partir do minuto 7:37 até o 8:07. Parabéns, camarada!
A minha duvida e a duvida de muitos . No vídeo em 7'43'' o Professor disse que a circulação dos ventos no sentido anti-horário no hemisfério Sul e HORÀRIO no Hemisfério Norte . Não se afere disso que os Ciclones ocorram no sentido Horário no hemisférios NORTE ?????? Mas e exatamente o Contrário ☺ ????
@@marcosalles_ Nesse momento do vídeo, especificamente, ele está falando de anticiclones. O macete para guardar isso e nunca mais esquecer é o seguinte (siga os passos abaixo.. sugiro que tente visualizar com o Google Earth ou Maps): 1 - A Terra gira de Oeste para Leste. Esse é principal passo para compreender o resto! 2 - Olhando a Terra a partir do polo sul, a Terra gira no sentido horário. Assim se os ventos giram no sentido horário, é ciclone. Se é anti-horário, é anticiclone. 3 - Olhando a Terra girar a partir do polo norte, a Terra gira no sentido anti-horário. Assim, se o fenômeno gira no sentido anti-horário, é ciclone. Se é horário, é anticiclone. Resumo: ciclone gira no sentido de rotação do hemisfério onde ele está! Anticiclone gira no sentido contrário ao hemisfério onde ele está!
Excelente complementação, Professor Guilherme! Foi exatamente no ponto da minha dúvida. Essa vídeo-aula do professor Ricardo e seu comentário foram fundamentais para a minha compreensão! Obrigada!
Estou estudando pra concurso, sua didática foi muito enriquecedora, consegui aprender em tempo hábil, de forma lógica, não tem como esquecer! Obrigada professor!
Foi apenas uma pesquisa de uma duvida que surgiu do porque precisa-se calcular a rotação da terra ao disparar a longas distancias. Mas acabei aprendendo muito mais, obrigado professor e agradeço ao meu eu do passado por já ter me inscrito no seu canal, assim pude reconhecer na hora que o vídeo seria proveitoso.
A quantidade de água na pia é irrisória para a força de Coriollis agir e ela pode girar tanto no sentido horário,quanto no anti horário em qualquer hemisfério!O efeito Coriollis é somente percebido em grandes massas de ar e de água!
Simplesmente o professor de Geografia da Akatsuki do entretenimento... Estou a dias tentando entender isso, e com a ideia da velocidade da terra ficou claro! Muito obrigado..
MUITO BOM MAS EU SENTI FALTA DE ALGO MUITO IMPORTANTE A SER DITO.... VC TIROU INDIRETAMENTE A DUVIDA DE MUITA GENTE QUE NAO SABE COMO OS FURACÕES NASCEM.... MAS É O MELHOR VIDEO SOBRE O EFEITO CORIOLIS, TAO BOA EXPLICAÇAO QUE ATÉ UM MACACO APRENDERIA.
Esse professor é um gênio, suas aulas são interdisciplinares, geografia e história, muita geografia e sociologia, e agora geografia com física, top demais.
Tá invertido, amigo! "Os ciclones tendem a girar no sentido anti-horário no hemisfério norte e no sentido horário no hemisfério sul." --> Informação retirada da página 366 do livro Física Básica do Moysés Nussenzveig, 5ª edição.
Muito bom o professor, gostei muito da aula. Tem uma pequena diferença entre a figura que você fez na lousa e a figura com fundo azul, que você mostrou no meio do vídeo. (A diferença não é importante para a geografia mas é importante para a Física). A direção do vento que vai dos trópicos para os polos está um pouco diferente.
Ainda bem que achei seu canal! Adoro sua didática! Eu que não gosto tanto de geo estou amando aprender! Por favor continue com seu excelente trabalho para que eu possa sempre voltar aqui quando estiver estudando nosso mundão!
Muita gente fala sobre a força de Coriolis sem mencionar esse fundamento da diferença de velocidade linear entre menores e maiores latitudes, legal essa aula!
Muito bem explicado porém uma duvida . No fim vc disse para olhar como acontece a circulação dos ventos no hemisfério Sul Próximo a linha do Equador entre o Tropico de Capricórnio . Como vc mesmo disse essa circulação e no sentido Horário , porem os Ciclones extras tropicais que se forma tem o sentido anti-Horário. Então na da para associa-los com a trajetória dos ventos alísios nessa região. Certo ??? Obg
Sou curta em raciocínio rápido. Quero entender isto. Não é para teste. Sou extremamente curiosa. E já passei da idade de exames. Entendi parte. Depois o raciocínio chegará. Tenho que desfocar. Aí acontece. Está ainda está no...quê? Furacões giram diferente nos Hemisférios? Pode ser outro vídeo mas sei que vou entender por aqui. Este Planeta é fantástico. Obrigado. Bom 2023 à todos.👏🏻👏🏻👏🏻🍀🤔
-Vento alísio vai de 30 graus ao 0. -Efeito coriolis é devido as diferentes velocidades de rotação da terra que influencia nos ventos e correntes marítimas. -Terra gira de oeste para leste. -Deslocamento dos ventos no hemisfério sul é anti-horário e norte horário.
Obrigado, professor. Excelente aula. No entanto, não me ficou claro o seguinte: como ocorre essa "circularidade" das massas de ar e das correntes marítimas? Afinal, os ventos saem da zona de alta pressão que são os trópicos em duas direções: linha do equador e, adotando o trópico de capricórnio como referencial, círculo polar antártico. Sendo assim, como esses eventos e mesmo as águas retornam ao trópico? Depois da saída desse ar há uma inversão das zonas ciclonais? Ou seja, os trópicos tornam-se, momentaneamente, zonas de baixa pressão? E o que explica, mais tecnicamente, esse movimento das águas? Novamente, agradeço pela aula. Foi deliciosa como um prato bem servido :)
Professor, qual a diferença entre rotação e deslocamento nesse caso? Porque se o deslocamento dos ventos ocorre no sentido anti-horário no hesmifério sul, por que os ciclones são no sentido horário no hemisfério sul?
Acredito que quando falamos de rotação nos referimos ao sentido da rotação do planeta, assim o deslocamento dos ventos realmente terá sentido contrário.
@@cleitonsouza4160 Sim, pensei nisso. Mas o que me intriga é que o movimento de coriolis tem desvio para esquerda no hemisfério Sul (sentido anti-horário), assim como o deslocamento do vento. Mas o deslocamento dos furacões funciona ao contrário, é no sentido horário no hemisfério Sul. Isso que buga minha mente kk
Eu tenho uma pergunta especifica sobre isso, se o professor ou outra pessoa puder me responder. Bom, sobre uma hipótese de uma guerra nuclear, esperamos que não aconteça, mas tudo é possível, o chamado "Inverno Nuclear" só afetaria os países do hemisfério norte, devido ao movimento de Corioles?
_ as setas nao sao retas por causa da difernças de rotaçao dos paralelos _ sendo o equador gira muito mais rapido que os tropicos _ efeito corilios sao as setas fazendo curvas
Me ajudou a passar na Fuvest e agora está me ajudando na graduação. Parabéns professor, você é o melhor!
Vc é professora?
Fui seu aluno no Anglo há uns 7 ou 8 anos, penso eu. Sempre teve a didática incrível, que inclusive me auxiliou, mesmo em uma matéria que eu detestava à época, nas aprovações que tive em engenharia na UFABC e, pouco tempo depois, em um novo vestibular para a UNICAMP. Acabei largando as exatas por não ter me adaptado ao mercado de trabalho dessas carreiras, embora gostasse muito dos cursos. Hoje sou advogado e estudar Direito me fez amar também Humanas. O conhecimento humano é uno e a interdisciplinariedade, como a explicação que fez nesse vídeo incrível, é algo que realmente requer uma maturidade nada compatível com os 18 anos de idade para ser "gostada". Temos nossos gostos particulares com base em um sistema de ensino fundamental e médio que pouco demonstra sobre conexão de todas as áreas do conhecimento humano. A prática profissional, por outro lado, demonstra como a divisão do conhecimento em "disciplinas" é meramente didática e o conhecimento interdisciplinar é inevitável. Esse "Fordismo" do nosso sistema de ensino me ajudou na criação de uma ideia de que eu detestava humanas por ser um exatóide e hoje vejo quanto conhecimento eu perdi ao repugná-las na época do vestibular. A explicação física do Efeito Coriolis aplicada a massas de ar que o senhor fez neste vídeo é extremamente fascinante e torna tudo mais simples e lógico. Estou retomando os estudos para finalmente fazer minha graduação em exatas e me deparei com o seu canal. Parabéns por essa maravilhosa iniciativa e oferta de conhecimento gratuito, acessível a boa parte dos estudantes (considerando a lamentável exclusão tecnológica do nosso país). Sua vocação docente, no sentido mais etimológico da palavra "vocatio", é muito nítida. A profissão mais linda do mundo está muito bem representada na sua pessoa. Espero eu um dia poder ser um professor nesse nível de didática e paixão. Um grande abraço, sempre professor e mestre.
Obrigado, Dimitri! Mesmo!!
você explicou em menos de 10 minutos de um jeito que ficou mais claro do que minha professora em 40 minutos. Obrigada! :)
Só uma contribuição ao excelente vídeo (um dos melhores que já vi!): ciclone e anticiclone são coisas diferentes e precisam ser compreendidos!
- *Ciclones* formam-se em zonas de baixa pressão, ou seja, formam-se em zonas de convergência de ventos. Nessas regiões de baixa pressão (onde se formam os ciclones), os ventos circulam em sentido *horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte*.
- *Anticiclones* , por outro lado, formam-se em zonas de alta pressão, ou seja, zonas de dispersão de ventos. Nessas regiões de formação de anticiclones, os ventos movimentam-se em *sentido horário no Hemisfério Norte e em sentido anti-horário no Hemisfério Sul*. É este fenômeno específico (os anticiclones) que é explicado a partir do minuto 7:37 até o 8:07.
Parabéns, camarada!
Perfeito!
A minha duvida e a duvida de muitos . No vídeo em 7'43'' o Professor disse que a circulação dos ventos no sentido anti-horário no hemisfério Sul e HORÀRIO no Hemisfério Norte . Não se afere disso que os Ciclones ocorram no sentido Horário no hemisférios NORTE ?????? Mas e exatamente o Contrário ☺ ????
@@marcosalles_ Nesse momento do vídeo, especificamente, ele está falando de anticiclones. O macete para guardar isso e nunca mais esquecer é o seguinte (siga os passos abaixo.. sugiro que tente visualizar com o Google Earth ou Maps):
1 - A Terra gira de Oeste para Leste. Esse é principal passo para compreender o resto!
2 - Olhando a Terra a partir do polo sul, a Terra gira no sentido horário. Assim se os ventos giram no sentido horário, é ciclone. Se é anti-horário, é anticiclone.
3 - Olhando a Terra girar a partir do polo norte, a Terra gira no sentido anti-horário. Assim, se o fenômeno gira no sentido anti-horário, é ciclone. Se é horário, é anticiclone.
Resumo: ciclone gira no sentido de rotação do hemisfério onde ele está! Anticiclone gira no sentido contrário ao hemisfério onde ele está!
Excelente complementação, Professor Guilherme! Foi exatamente no ponto da minha dúvida. Essa vídeo-aula do professor Ricardo e seu comentário foram fundamentais para a minha compreensão! Obrigada!
Estava com muita dificuldade pra entender o funcionamento da força de Coriolis, mas você fez parecer simples! Muito obrigado!!
Estou estudando pra concurso, sua didática foi muito enriquecedora, consegui aprender em tempo hábil, de forma lógica, não tem como esquecer! Obrigada professor!
que explicação massa, parabéns. Como disse a Maria, você é o melhor. Show.
Foi apenas uma pesquisa de uma duvida que surgiu do porque precisa-se calcular a rotação da terra ao disparar a longas distancias. Mas acabei aprendendo muito mais, obrigado professor e agradeço ao meu eu do passado por já ter me inscrito no seu canal, assim pude reconhecer na hora que o vídeo seria proveitoso.
Sensacional! Excelente explicação!
Um exemplo bem pratico da força é o escoamento da água de uma pia pelo ralo. Parabéns Ricardo
A quantidade de água na pia é irrisória para a força de Coriollis agir e ela pode girar tanto no sentido horário,quanto no anti horário em qualquer hemisfério!O efeito Coriollis é somente percebido em grandes massas de ar e de água!
Simplesmente o professor de Geografia da Akatsuki do entretenimento... Estou a dias tentando entender isso, e com a ideia da velocidade da terra ficou claro! Muito obrigado..
eu vou te dar um parabéns pro seu trabalho de geografia , pois você muito bom entregando bons mapas geograficos .
Professor você é o cara, continua!
MUITO BOM MAS EU SENTI FALTA DE ALGO MUITO IMPORTANTE A SER DITO.... VC TIROU INDIRETAMENTE A DUVIDA DE MUITA GENTE QUE NAO SABE COMO OS FURACÕES NASCEM.... MAS É O MELHOR VIDEO SOBRE O EFEITO CORIOLIS, TAO BOA EXPLICAÇAO QUE ATÉ UM MACACO APRENDERIA.
Explicações e demonstrações bem didáticas. Obrigado, professor.
Explicação excelente! Muito obrigada, professor!
Mano, excelente explicação. obrigado.
Amei sua explicação, bem completa!
AMÉM. EU PRECISAVA DESSE VÍDEO.
Esse professor é um gênio, suas aulas são interdisciplinares, geografia e história, muita geografia e sociologia, e agora geografia com física, top demais.
Que explicação incrível! Obrigada!
Explicação muito boa! Parabéns pela sua didática
Prof. Ricardo faz aula sobre população🙏
Que aula perfeita. Obrigado professor!
Melhor explicação que já vi!!!!
Aula excelente professor!!! Obrigada!!!
muito obrigado prof! excelente explicação.
Tá invertido, amigo! "Os ciclones tendem a girar no sentido anti-horário no hemisfério norte e no sentido horário no hemisfério sul." --> Informação retirada da página 366 do livro Física Básica do Moysés Nussenzveig, 5ª edição.
Explicação maravilhosa
Muito esclarecedor. obrigada!
Obrigado.
Melhor professor!
sem palavras para essa aulaaa!!! obrigada e obrigada
Você você vale ouro
Que aula esclarecedora !!!
exelente aula! me ajudou mt!
Muito bom o professor, gostei muito da aula.
Tem uma pequena diferença entre a figura que você fez na lousa e a figura com fundo azul, que você mostrou no meio do vídeo. (A diferença não é importante para a geografia mas é importante para a Física). A direção do vento que vai dos trópicos para os polos está um pouco diferente.
obrigado pela explicação!
Ainda bem que achei seu canal! Adoro sua didática! Eu que não gosto tanto de geo estou amando aprender! Por favor continue com seu excelente trabalho para que eu possa sempre voltar aqui quando estiver estudando nosso mundão!
Muita gente fala sobre a força de Coriolis sem mencionar esse fundamento da diferença de velocidade linear entre menores e maiores latitudes, legal essa aula!
Professor, poderia explicar os ventos geostroficos e de gradiente em relação ao sistema de pressão.
Obrigado professor!
Faz um video sobre zona de convergencia do atlantico sul
ótima aula
Coisa linda
obrigado amigo
Excelente didática, professor.
Estou estudando para o teórico de piloto privado por conta própria e isso me ajudou muito!! Muito Obrigado :D
Excelente!
Que aula! Muito obrigada, professor.
Gostei muito
Excelente aula!!!
Vídeo perfeito!! Brigadão, professor
Muito obrigada!!
que aula sensacional!!!! Muito obrigada
Que vídeo maravilhoso!!!
Perfeito
vc é demais!!!!
Muito bem explicado porém uma duvida . No fim vc disse para olhar como acontece a circulação dos ventos no hemisfério Sul Próximo a linha do Equador entre o Tropico de Capricórnio . Como vc mesmo disse essa circulação e no sentido Horário , porem os Ciclones extras tropicais que se forma tem o sentido anti-Horário. Então na da para associa-los com a trajetória dos ventos alísios nessa região. Certo ??? Obg
Aula perfeita
Bem explicado
Perfeita explicação
Sou curta em raciocínio rápido. Quero entender isto. Não é para teste. Sou extremamente curiosa. E já passei da idade de exames. Entendi parte. Depois o raciocínio chegará. Tenho que desfocar. Aí acontece. Está ainda está no...quê?
Furacões giram diferente nos Hemisférios? Pode ser outro vídeo mas sei que vou entender por aqui. Este Planeta é fantástico. Obrigado. Bom 2023 à todos.👏🏻👏🏻👏🏻🍀🤔
Valeu pela explicação! Muito boa
-Vento alísio vai de 30 graus ao 0.
-Efeito coriolis é devido as diferentes velocidades de rotação da terra que influencia nos ventos e correntes marítimas.
-Terra gira de oeste para leste.
-Deslocamento dos ventos no hemisfério sul é anti-horário e norte horário.
TOPÍSSIMOOOOOOOOOO
Ótima aula professor ❤️ só contigo que eu entendi sobre isso kkkk muito dinâmico ❤️
Que aula perfeita!!!❤️
Eu consegui entender bem
Excellent
Maluco tu é um monstro, valeu pela ajuda. Ganhou um inscrito !
faz a playlist de população professor . ..
Que vídeo desgraçado de bom!
Por que os furacões tem rotação contrária ???
Muito boa a aula!!
AULA FODA...!
cara que aula bacana vlw
Adorei a aula !!
mágico!
Acho esse assunto complexo mas a sua aula foi incrível! Muito obrigada professor :)
Oii professor Ricardo
Valeu!
Sr. Gis
obrigada!!!
AAAAAA,é ESQUEMÁTICO HEHEHE,muito bom,o senhor árece gente boa dms,e ensina mt bem :)
muito boa a explicação. agradeço professor... sai dessa de quem é perceptivo é melhor. haha, aluno bom é aquele curioso... seja no que for.
Obrigado, professor. Excelente aula. No entanto, não me ficou claro o seguinte: como ocorre essa "circularidade" das massas de ar e das correntes marítimas? Afinal, os ventos saem da zona de alta pressão que são os trópicos em duas direções: linha do equador e, adotando o trópico de capricórnio como referencial, círculo polar antártico. Sendo assim, como esses eventos e mesmo as águas retornam ao trópico? Depois da saída desse ar há uma inversão das zonas ciclonais? Ou seja, os trópicos tornam-se, momentaneamente, zonas de baixa pressão? E o que explica, mais tecnicamente, esse movimento das águas? Novamente, agradeço pela aula. Foi deliciosa como um prato bem servido :)
professor, como o giro do furacão é horário se a dinâmica dos ventos é em anti horario no hemisferio sul?
Muito bom!! Obrigada, prof!
Porque o sentido de rotação é ao contrário do sentido do deslocamento no caso dos furacões?
Professor, qual a diferença entre rotação e deslocamento nesse caso? Porque se o deslocamento dos ventos ocorre no sentido anti-horário no hesmifério sul, por que os ciclones são no sentido horário no hemisfério sul?
Acredito que quando falamos de rotação nos referimos ao sentido da rotação do planeta, assim o deslocamento dos ventos realmente terá sentido contrário.
@@cleitonsouza4160 Sim, pensei nisso. Mas o que me intriga é que o movimento de coriolis tem desvio para esquerda no hemisfério Sul (sentido anti-horário), assim como o deslocamento do vento. Mas o deslocamento dos furacões funciona ao contrário, é no sentido horário no hemisfério Sul. Isso que buga minha mente kk
Eu tenho uma pergunta especifica sobre isso, se o professor ou outra pessoa puder me responder. Bom, sobre uma hipótese de uma guerra nuclear, esperamos que não aconteça, mas tudo é possível, o chamado "Inverno Nuclear" só afetaria os países do hemisfério norte, devido ao movimento de Corioles?
Isso tudo é uma estória bem contada igual a gravidade mas na realidade ninguém prova na fisicamente !!!
Prove, sem enrolamento, direto ao ponto.
Pq a rotação é inversa ? No caso dos ciclones... estou desesperada tentando entender
Tb estou querendo entender ...
_ as setas nao sao retas por causa da difernças de rotaçao dos paralelos
_ sendo o equador gira muito mais rapido que os tropicos
_ efeito corilios sao as setas fazendo curvas
Professor, então o sentido dos ciclones é o inverso do sentido circulação do ar ? (ex: ar é horário no hemisferio norte, mas o ciclone anti-horario)
Tb estou com essa duvida
Por que as altas e as baixas pressões variarem a cada 30 graus?
professor, tem como fazer uma aula sobre zcit e zcas?? pq tem vestibular cobrando e é dificil de encontrar em livros didaticos
Ótimo tema! Anotado!
mas se pegasse vento descendo do equador para o trópico, ele não deveria seguir um movimento horário?
a linha do equador fica numa area de baixa pressao?
Pela AI a pressão atmosférica a 20 graus N ser maior que aquela de 60 graus N e a em 0 graus é uma contradição. Quem está certo?