E seguindo esse fato, outra variável que favoreceu a descoberta de esquemas de corrupção foi a evolução tecnológica, já que hoje em dia todo mundo carrega um aparelho capaz de tirar fotos, gravar vídeos e áudios e ainda compartilhar tudo em tempo real pela internet, o que permite que os próprios envolvidos em esquemas criminosos produzam provas sem grande dificuldade, para usarem em delações premiadas quando forem pegos.
não exatamente joão, a delação serve mais pra saber quem foram e como fizeram, ela fica como base da investigação, vc não tem provas que eu roubei um pacote de bolachas no mercado, mas com essa informação a investigação ja tem um ponto de partida
Kauan Rodriguês sim, bem colocado. O que eu quis destacar é que delação não é prova. O delatado não pode ser condenado apenas pela delação. É necessário prova material.
O delator é de certa forma uma prova, pois ele é testemunha. E Várias testemunhas condenam uma pessoa sim, ainda mais quando tal pessoa não apresenta as PROVAS de sua inocência. Porque não ter prova (material) contra um suspeito não significa que ele é inocente.
Você esta equivocado. Em delações é necessário se apresentar as provas ou a investigação encontrar as provas para condenar. E as provas são apresentadas pelo acusador e não pelo acusado. Quem quer acusar é que precisa apresentar as provas para a condenação pois as inúmeras testemunhas podem estar mentindo. Isso é de "presunção da inocência" defendido no estado de direito. E assim como não ter prova material de um suspeito não significa que ele é inocente, também não significa que ele é culpado e por isso a presunção da inocência não o condena.
Faltou mencionar as condições para realizar uma delação premiada, como apresentar as provas do que esta sendo delatado e as consequências caso o que for delatado for falso.
É preciso destacar que antes da delação já existe uma investigação com provas de um crime em curso. Contudo, foi um vídeo muito raso, talvez foi assim para não gerar polêmica, mas omitir favorece a defesa de alguns apoiadores dos investigados...
mas sobre a teoria do jogos: um genio capaz de esconder todas as provas que nem os mais milhonarios empresarios brasileiros conseguiram ensconder... seria burro o suficiente para arriscar tudo por um sitiozinho de 400x400 metros e um apartamentinho bosta? enquanto que esses milhonarios levaram bilhoes??????????????? mesmo sabendo que é hiper vigiado pela imprensa, juizes etc etc desde a ditadura militar, e estavam todos esperando para ele "pisar na bola"? vale a pena arriscar a liberdade e a honra por um sitiozinho e apartamentinho cujo o valor nao paga nem 6 meses de advogados????? esse é o novo "dilema dos acusadores de lula" kkkkkkkk
7:26 foi publicado em Novembro de 2017? Como assim se o vídeo é de Setembro de 2017! Átila agora viaja no tempo!? Faz um Nerdologia de como fazer isso!
Notei isso tbm... Até dei uma pesquisada no google pra ver se ele não tinha errado o ano (2017 qnd deveria ser 2016), mas não achei o livro... Creio que ainda irá ser lançado - em novembro -, já que não consegui encontrar...
parecia camera lenta, acho que rodaram em 0,75x. pessoalmente eu acelerei o video pra ficar que nem antes, mas pra quem gosta de ver as imagens que o estudio 42 bota deve ter ficado melhor mesmo
Atila que tal falar sobre os sósias? Como duas pessoas que nasceram em lugares diferentes e que não possuem um parentesco próximo podem ser tão semelhantes?
Parabéns Átila pelo tema e ainda conseguir mostrar de forma super reduzida a teoria dos jogos. Também fica os parabéns ao editor por ter escolhido o som de fundo que se encaixou de forma perfeita!
Sou estudante de relações internacionais, e ontem eu minha colega Ana laura falamos exatamente sobre esse mesmo tema. Ai combinamos de fazer uma discussão sobre a teoria do jogos na delação premiada. Átila transcende o espaço e o tempo na minha lógica de raciocínio. Amei o vídeo, vamos usa lo como referência.
E aí, Átila! Sou aluno do IME-USP e gostaria de outro vídeo com a temática "estatística". Gostei do jeito que você abordou a Teoria dos Jogos, que é fundamental para nós, graduandos em estatística
estou no último semestre de Administração, assistir esse vídeo me fez recapitular a essência das aulas de Marketing que tive ao longos dos últimos anos. As 5 forças competitivas de Porter, a Análise SWOT no âmbito pessoal/empresarial, e até mesmo um adaptação da Matriz Ansoff. Parabéns, Nerdologia, pelo ótimo conteúdo, conseguir "aliviar" o clima inserindo referências de quadrinhos e cultura POP em geral em temas sérios como esse não é fácil. Continuem com o ótimo trabalho \õ
Atila, acompanho o nerdologia desde o primeiro vídeo e tenho muito a agradecer pelo conhecimento envolvido com a diversão. Sempre quis entender a teoria dos jogos, mas por mais que pesquisasse eu nunca consegui entender dessa forma simples. Muito obrigada!
primeiro: é homossexualidade. Segundo: ja foi provado que não (do mesmo modo que heteros não tornam em heteros os homossexuais), existe uma quantidade significativa de material cientifico sobre isso, pode pesquisar á vontade. terceiro: e se, num universo paralelo, pudessem influenciar, qual seria o problema?
Li recentemente um texto que falava sobre a Teoria dos Jogos e achei o tema muito interessante. Juro que tava esperando sair o Nerdologia dessa semana pra sugerir o assunto nos comentários (e parabéns pela ótima analogia com as delações premiadas)!
Eu já percebi essa "atemporalidade" nos vídeos, acredito que seja justamente para não datar o material. E ele não falou que leu, e sim que a autora ajudou no vídeo.
Acredito que o Átila tenha se equivocado com o mês pois, segundo este link que está em pdf www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0ahUKEwiKj-OFvbbWAhWHjZAKHQLaCloQFgg2MAI&url=https%3A%2F%2Fwww.elsevier.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F07%2Fcatalogo-ciencia-e-tecnologia-2017.pdf&usg=AFQjCNEksCyNC8OyJuo6n5xBwstA4lCtDg na página 32, diz que a previsão de lançamento do livro está marcada para setembro de 2017. Por ser um catálogo de livros para 2017, acredito que o mesmo tenha sido escrito a um tempo e, como já estamos em setembro, o livro "talvez" já tenha sido publicado (se bem que não o encontrei a venda quando fiz buscas do mesmo pela internet); acredito eu que, simplesmente, o Átila tenha se equivocado de 3 formas: 1 - por já estarmos em setembro, ele achara que já tenha sido publicado; 2 - ele confundiu setembro com novembro; ou 3 - ele achou uma outra fonte que diz que o livro "SERÁ" publicado em novembro, mas se confundiu e diz que "FOI" publicado pela previsão de antes ser de setembro e estarmos no mesmo mês. Fazer o quê gente, acontece rs.
Vale ressaltar que nesse exemplo o que você falou, a estratégia de ambos os prisioneiros delatar, nada mais é do que um Equilíbrio de Nash, pois é o maior ganho que ambos vão ter. O conceito de Equilíbrio de Nash é bastante importante para a teoria dos jogos, principalmente na área de jogos na forma normal e na forma extensa. Na forma normal temos que e a estratégia escolhida por um jogador não influência nas decisões das estratégias dos outros jogadores. Um exemplo é o próprio dilema do prisioneiro. Na forma extensa temos que a decisão de um jogador influência na decisão do outro. Um exemplo seria o dilema do prisioneiro caso um dos prisioneiros soubesse a decisão do outro. Recomendo para quem se interessa, ler o livro "clássico" da teoria dos jogos, que é The Theory of Games and Economic Behaviour, de Jonh von Neumann e Oscar Morgenstern e os artigos de Jonh Nash : Equilibrium Points in n-Person Games e Non-cooperative Games onde ele mostra a existência do Equilíbrio de Nash, e mostra que é a melhor estratégia que se pode escolher no jogo ( creio que deve ter traduções deles na internet). Obs.: 1)Com essa teoria, Nash ganhou o Nobel de economia, junto com John Harsanyi e Reinhard Selten. 2)O livro e filme uma mente brilhante conta a história de Nash.
A teoria dos jogos padrão se baseia na racionalidade no interesse individual e portanto, prevê que todos os agentes racionais escolherão o Equilíbrio de Nash. No entanto na prática é observado uma tendencia a cooperação como na estrategia "tip for tap". en.wikipedia.org/wiki/Tit_for_tat que pode ser explicado pelo "Altruísmo recíproco" en.wikipedia.org/wiki/Reciprocal_altruism alem de outro fenômeno como a "Intencionalidade coletiva" en.wikipedia.org/wiki/Collective_intentionality
Excelente Nerdologia ! Levo tempo estudando a teoria de jogos e no curso que faço é tema central de 3 matérias ! Muito mais que o dilema do prisioneiro ela é aplicável a leiloes, compra de carros de segunda mao, runbank, seguros...
Excelente escolha de tema, Átila! Estamos passando por um período de grande dano: desemprego nas alturas, impostos altos que não são revertidos em benefícios à população, falta de segurança, sistema de saúde falho, etc. É sempre bom chamar a atenção para a gravidade do mal que os últimos governos têm cometido! Seu vídeo teve a qualidade de citar nomes de criminosos; só senti falta dos nomes dos principais chefões das organizações criminosas. Foi interessante também você ter apontado que estamos passando por um momento de delações como nunca antes. Muita gente se prende ao pensamento "ah, as coisas sempre foram ruins, nada mudou, tudo continua como sempre foi, uma droga"; essas pessoas se acomodam e às vezes até "pregam" para que outros se acomodem. Nada mais grave! Os maus prosperam quando os bons se calam!
Átila Muito legal seu vídeo, dando uma visão diferenciada da delação premiada, realmente é um jogo de interesses e de estratégias. Vocês poderiam repetir o tema, mas com os aspectos mais jurídicos e práticos da delação no Brasil, seria legal.
Ótimo vídeo como sempre, acho que só faltou abordar a questão da possibilidade da busca pela recompensa através da delação fazer com que o delator exacerbe os fatos ou invente histórias falando o que o interrogador que ouvir
Sensácional! Nerdologia demonstrando com lógica, ciência, boa literatura e didática como o mercado as vezes precisa do estado regulando para que o consumidor não saia prejudicado. Fica de lição para galerinha (criançada) ancap da internet.
Darth_Djoba Errado, tanto sua afirmação quanto a do Átila, eles não levaram em conta que no livre mercado várias empresas estariam entrando o tempo todo na competição para oferecer os melhores preços e ganhar mais consumidores, sendo assim se você forma um cartel e aumenta o preço uma nova empresa vai aparecer oferecendo um preço menor.Ai você pergunta, mas e se o cartel cobrir o preço da nova empresa?Primeiro que isso seria benéfico ao consumidor e segundo que Isso só seria possível com subsídio estatal, sem esse recurso é necessário ter uma grana quase infinita para ficar levando prejuízo toda vez que aparece uma empresa nova.
A própria teoria dos jogos demonstra que a formação de cartel em um mercado de livre concorrência (Anarcocapitalismo) é inviável. As empresas tendem a quebrar o acordo. Existem basicamente dois motivos para uma empresa quebrar o acordo, o primeiro é que, como o preço do cartel é muito elevado reduzir a margem minimamente é o suficiente para ganhar muito mercado e ainda manter uma rentabilidade gigantesca. O maior volume de vendas faria o lucro ser bem maior que antes. Outra coisa interessante é que o cartel perde o poder de aumentar o lucro de seus participantes a medida que se torna maior. Um cartel pode ser muito rentável quando tem apenas duas empresas, mas a medida que esse numero fica maior o ganho em cooperar se torna menor. Ai entra o segundo motivo é a escolha intertemporal. No caso do Duopólio, para o empresário tende a ser melhor quebrar o acordo do cartel e lucrar rapidamente em um curto período de tempo do que lucrar menos em um longo período de tempo. Edit: Como o mercado é aberto (livre concorrência) caso o preço cobrado pelo cartel seja muito elevado outras pessoas passam a se interessar a entrar no mercado formando concorrência. Mesmo que os novos entrantes passem a pertencer ao cartel nós iremos cair no que eu disse antes, o cartel passa a ser menos lucrativo a medida que se torna maior....
Melhor fundo musical de todos os nerdologias! Faltou falar de John Nash um pouco mais. Sobre especificamente "O Equilibrio de Nash". Antes de morrer de acidente de carro, ele estava corrigindo e ampliando a teoria. Faltou tambem citar Flood, Dresher e Tucker durante a explicação sobre o "Dilema do Prisioneiro"!
Muito bom o vídeo! Procurei pelo "dilema do prisioneiro" depois de ler o livro "O gene egoísta" e agora tô vendo que da pra levar o dilema muito além das relações animais (não racionais). 👍👍👍
Pessoal desde já desculpas pelo spam, mas recentemente elaborei um trabalho escolar na matéria de física que tinha com objetivo pensar em algo que pudesse solucionar algum problema da física moderna, elaborei uma hipótese que tem como principal objetivo propor uma atividade oposta entre a matéria escura e a gravidade, assim dando uma perspectiva diferente à problemas como o tempo, matéria escura e até mesmo a energia escura. Estou aqui pra humildemente pedir uma breve avaliação dessa hipótese, desde já muito obrigado.
Para a maioria dos problemas, o Equilíbrio de Nash é a solução errada, a solução correta é a Estratégia Evolutivamente Estável. O equilíbrio de Nash somente ocorre sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, quando há somente uma jogada, ou um número de jogadas definido a priori. Na prática, raramente isso acontece, e prevalece uma Estratégia Evolutivamente Estável (EEE) como a “olho por olho” que consiste somente de duas regras: 1) na primeira jogada não delatar; 2) em cada jogada seguinte, fazer o que o adversário fez na jogada anterior. Por isso, a delação premida não funciona, na medida que aumenta a racionalidade. Mais detalhes sobre a Estratégia Evolutivamente Estável (EEE) nestes dois vídeos: Nice Guys Finish First ua-cam.com/video/rr6lsTgZKAQ/v-deo.html Clique em Configurações (na engrenagem) - Ledendas C/C - Português THE SELFISH GENE Chapter 12: Nice Guys Finish First (by Richard Dawkins) ua-cam.com/video/BnIk2aM3XWg/v-deo.html Clique em Configurações (na engrenagem) - Ledendas C/C - Traduzir automaticamente - Português Mais detalhes sobre EEE nestes livros bem didáticos: 1) “Cinco Regras de Ouro” de John L. Casti; 2) “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins, considerado um dos melhores livros de divulgação científica.
Só um adendo ai, o livro citado pelo Atila, da Paula Pereda, Econometria Aplicada, foi dito que foi publicado em NOVEMBRO de 2017, estamos ainda em SETEMBRO, a não ser que tenhamos um DeLorean... rs... Abraços, ótimo trabalho.
Parabéns Átila! Adorei o episódio! Sou formada em economia e fiz uma optativa de teoria dos jogos na graduação, gostava muito do assunto. Você soube expor o tema de maneira bem didática =D E reconhecer os irmãos metralha fez eu me sentir velha hahahaha
Atila, queridão. Esse está entre os melhores nerdologia! Parabéns!! Aguardo algum nerdologia com a dinâmica do "A lógica do Cisne Negro" do Taleb. Abraço
Interessante tema. Acho que o grande problema não é apenas entender como a delação age no íntimo psicológico do delator, mas também a própria dificuldade em atribuir um valor científico a uma "prova" que é fornecida diante de um conflito de interesses: 1. de um lado, o réu, com uma vontade imensa de sair da prisão, podendo ele fazer o que puder e dizer o que puder para escapar; 2. de outro lado, a autoridade policial com a convicção de autoria atribuída a um certo indivíduo e buscando qualquer elemento que possa embasar sua tese de acusação, oferecendo ao delator até mesmo o benefício de não ser processado se ele fornecer qualquer informação que seja útil à pretensão da autoridade. A questão é: se você está diante de uma informação fornecida com um interesse por trás, como garantir que essa informação é correta? Afinal, delatar compensa muito para o réu que tá preso ou na eminência de ficar preso. Notavelmente, existe uma intenção desse réu em atribuir a culpa ao outro, assim ele escapa da pena.
Maximo Emanuel eu pensei quase isso... O problema que a delação premiada aqui não funciona realmente o cara sai livre no outro dia e a polícia não o proíbe de viajar etc... Ou até proíbe mas são comprados também... O que não adianta muito... Do jeito que estão fazendo acaba demorando anos e anos para se ter todas as informações necessárias contra todos e ainda continuará a mesma merda de pais que é...
A resposta da questão é Conferir a legitimidade das provas, uma vez que existe a intenção dos investigadores que as provas tenham peso suficiente para o acusado seja condenado e não recorra a instancias maiores da justiça o que acarreta prejuízo para a credibilidade e força de coesão por parte dos agentes da investigação que podem ser responsabilizados por fraude na investigação, vulgo o que acontece com os ex-procuradores de justiça da PGR hoje. existe um incentivo para a justiça se manter idônea também.
Esse esquema me lembrou o plano do coringa em Cavaleiro das Trevas, e ainda acho um furo de roteiro as pessoas terem passado tranquilas pelo dilema, mesmo não vendo e não conhecendo as pessoas do outro barco, como já foi falado aqui no canal, era muito mais provável que alguém explodisse o barco alheio.
Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer]... É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional, sugere Machado. - Com o Supremo, com tudo, afirma Jucá. - Com tudo, aí parava tudo, anuncia Machado. - É delimitava onde está, pronto, afirma o senador peemedebista.
É importante destacar que na delação não basta a palavra, é necessário apresentar provas materiais dos crimes dos terceiros.
E seguindo esse fato, outra variável que favoreceu a descoberta de esquemas de corrupção foi a evolução tecnológica, já que hoje em dia todo mundo carrega um aparelho capaz de tirar fotos, gravar vídeos e áudios e ainda compartilhar tudo em tempo real pela internet, o que permite que os próprios envolvidos em esquemas criminosos produzam provas sem grande dificuldade, para usarem em delações premiadas quando forem pegos.
não exatamente joão, a delação serve mais pra saber quem foram e como fizeram, ela fica como base da investigação, vc não tem provas que eu roubei um pacote de bolachas no mercado, mas com essa informação a investigação ja tem um ponto de partida
Kauan Rodriguês sim, bem colocado. O que eu quis destacar é que delação não é prova. O delatado não pode ser condenado apenas pela delação. É necessário prova material.
O delator é de certa forma uma prova, pois ele é testemunha. E Várias testemunhas condenam uma pessoa sim, ainda mais quando tal pessoa não apresenta as PROVAS de sua inocência. Porque não ter prova (material) contra um suspeito não significa que ele é inocente.
Você esta equivocado. Em delações é necessário se apresentar as provas ou a investigação encontrar as provas para condenar. E as provas são apresentadas pelo acusador e não pelo acusado. Quem quer acusar é que precisa apresentar as provas para a condenação pois as inúmeras testemunhas podem estar mentindo.
Isso é de "presunção da inocência" defendido no estado de direito.
E assim como não ter prova material de um suspeito não significa que ele é inocente, também não significa que ele é culpado e por isso a presunção da inocência não o condena.
Faltou mencionar as condições para realizar uma delação premiada, como apresentar as provas do que esta sendo delatado e as consequências caso o que for delatado for falso.
é por isso que tem a investigação apos a delação, mesmo com provas precisa ser analisada
vdd
É preciso destacar que antes da delação já existe uma investigação com provas de um crime em curso. Contudo, foi um vídeo muito raso, talvez foi assim para não gerar polêmica, mas omitir favorece a defesa de alguns apoiadores dos investigados...
mas sobre a teoria do jogos: um genio capaz de esconder todas as provas que nem os mais milhonarios empresarios brasileiros conseguiram ensconder... seria burro o suficiente para arriscar tudo por um sitiozinho de 400x400 metros e um apartamentinho bosta? enquanto que esses milhonarios levaram bilhoes??????????????? mesmo sabendo que é hiper vigiado pela imprensa, juizes etc etc desde a ditadura militar, e estavam todos esperando para ele "pisar na bola"?
vale a pena arriscar a liberdade e a honra por um sitiozinho e apartamentinho cujo o valor nao paga nem 6 meses de advogados?????
esse é o novo "dilema dos acusadores de lula" kkkkkkkk
Continue se iludindo com o lula.
7:26 foi publicado em Novembro de 2017? Como assim se o vídeo é de Setembro de 2017!
Átila agora viaja no tempo!? Faz um Nerdologia de como fazer isso!
Sério, eu até olhei no calendário para confirmar a data... Átila de volta para o futuro!!
Átila lê livros até do futuro, eu não leio nem os de graça...
A autora deve ter liberado uma copia pra ele apenas, não atoa que ele agradece a ajuda dela.
Kazuki Mazda ele usou uma trap.
Notei isso tbm... Até dei uma pesquisada no google pra ver se ele não tinha errado o ano (2017 qnd deveria ser 2016), mas não achei o livro... Creio que ainda irá ser lançado - em novembro -, já que não consegui encontrar...
Sou economista e professor, e vou passar pros meus alunos o teu vídeo como a melhor explicação de Teoria dos Jogos que eu já presenciei! Parabéns!!!
Nerdologia deveria ganhar o prêmio de utilidade pública do ano. Pena que o UA-camEDU(UA-cam ENEM NUTELA) não o considera como educacional
Não considera ? Pq ?
@@Yakhal_ Pq não são necessariamente temas do enem
Esse episodio me explicou muita coisa. Precisamos de mais gente como o Atila pra abrir nossos olhos!!!!
O Atilla falou bem lentamente e deu pra entender tudo... show!!!!
parecia camera lenta, acho que rodaram em 0,75x. pessoalmente eu acelerei o video pra ficar que nem antes, mas pra quem gosta de ver as imagens que o estudio 42 bota deve ter ficado melhor mesmo
Sensacional Atila! A Teoria dos Jogos é amplamente aplicável , desde o processo penal, até as fases que passam as nações!
Atila que tal falar sobre os sósias? Como duas pessoas que nasceram em lugares diferentes e que não possuem um parentesco próximo podem ser tão semelhantes?
T LRoscoff variabilidade genética e probabilidade
Parabéns Átila pelo tema e ainda conseguir mostrar de forma super reduzida a teoria dos jogos.
Também fica os parabéns ao editor por ter escolhido o som de fundo que se encaixou de forma perfeita!
ESSE É O MELHOR CANAL DO UA-cam BRASILEIRO DE LONGE
O 2° melhor Nerdologia pra mim, explicou de uma forma bem simples pra galera menos entendida.
Parabens pelo excelente trabalho!
Nerdologia- combatendo a depressão
Joanderson Marcos Siqueira acho que já tem um sobre isso
Tem o do suicídio.
Joanderson Marcos Siqueira tem um semelhante sobre suicídio
Joanderson Marcos Siqueira ,
Sou estudante de relações internacionais, e ontem eu minha colega Ana laura falamos exatamente sobre esse mesmo tema. Ai combinamos de fazer uma discussão sobre a teoria do jogos na delação premiada. Átila transcende o espaço e o tempo na minha lógica de raciocínio.
Amei o vídeo, vamos usa lo como referência.
E aí, Átila! Sou aluno do IME-USP e gostaria de outro vídeo com a temática "estatística". Gostei do jeito que você abordou a Teoria dos Jogos, que é fundamental para nós, graduandos em estatística
estou no último semestre de Administração, assistir esse vídeo me fez recapitular a essência das aulas de Marketing que tive ao longos dos últimos anos. As 5 forças competitivas de Porter, a Análise SWOT no âmbito pessoal/empresarial, e até mesmo um adaptação da Matriz Ansoff. Parabéns, Nerdologia, pelo ótimo conteúdo, conseguir "aliviar" o clima inserindo referências de quadrinhos e cultura POP em geral em temas sérios como esse não é fácil. Continuem com o ótimo trabalho
\õ
Nerdologia - Teoria das cordas
Nãaao...ce é burro cara. ..tudo isso isso que vc falou é burice..
Arrisca falar sobre isso sem ouvir ninguém do MP ou do judiciário, mas achei bem interessante a explicação!
Muito interessante.a população precisa saber disso.o conhecimento te emacipa
Átila, estou no último semestre de administração e estou tendo teoria dos jogos. Excelente aula que você deu!
Como eu estava esperando esse nerdologia!
Queria que tivesse um canal que falasse individualmente dos escândalos de corrupção e como tá o andamento da investigação,explicando todos os pontos.
Melhor canal do youtube
Átila, acharia muito interessante um vídeo sobre a polêmica ao redor do uso das células tronco proveniente de embriões.
Nerdologia- A arte de falar em público
Atila, acompanho o nerdologia desde o primeiro vídeo e tenho muito a agradecer pelo conhecimento envolvido com a diversão. Sempre quis entender a teoria dos jogos, mas por mais que pesquisasse eu nunca consegui entender dessa forma simples. Muito obrigada!
Rachei os bicos agora com essa idealização do universo paralelo aonde as plantas capam os seres humanos! hahahahahaaha
Pra mim é só mais uma discussão cotidiana no ambiente de trabalho auhsuashuas
Atila, vc poderia fazer um Nerdologia falando como seria possível o corpo humano se adaptar a alta radiação, relacionando com a série The 100.
Nerdologia - Transplante de cabeça
Boa
Cara qual é a data que vão fazer a cirurgia no russo?
Gabriel Moura up
Rodrigo Diego não
primeiro: é homossexualidade. Segundo: ja foi provado que não (do mesmo modo que heteros não tornam em heteros os homossexuais), existe uma quantidade significativa de material cientifico sobre isso, pode pesquisar á vontade. terceiro: e se, num universo paralelo, pudessem influenciar, qual seria o problema?
Li recentemente um texto que falava sobre a Teoria dos Jogos e achei o tema muito interessante. Juro que tava esperando sair o Nerdologia dessa semana pra sugerir o assunto nos comentários (e parabéns pela ótima analogia com as delações premiadas)!
Nerdologia - Poker
RodrigoaKley .
Up
up
UP
Up
Esse Átila é liso, sabe que os Nerdologias são tão atemporais, que fala do mês que vem como se fosse no passado.
7:23 o livro "foi" publicado em novembro de 2017 e o atila já leu
Eu já percebi essa "atemporalidade" nos vídeos, acredito que seja justamente para não datar o material. E ele não falou que leu, e sim que a autora ajudou no vídeo.
Esses videos São arte, vou querer mostrar pros meus filhos daqui uns 17anos
Acredito que o Átila tenha se equivocado com o mês pois, segundo este link que está em pdf www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0ahUKEwiKj-OFvbbWAhWHjZAKHQLaCloQFgg2MAI&url=https%3A%2F%2Fwww.elsevier.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F07%2Fcatalogo-ciencia-e-tecnologia-2017.pdf&usg=AFQjCNEksCyNC8OyJuo6n5xBwstA4lCtDg na página 32, diz que a previsão de lançamento do livro está marcada para setembro de 2017.
Por ser um catálogo de livros para 2017, acredito que o mesmo tenha sido escrito a um tempo e, como já estamos em setembro, o livro "talvez" já tenha sido publicado (se bem que não o encontrei a venda quando fiz buscas do mesmo pela internet); acredito eu que, simplesmente, o Átila tenha se equivocado de 3 formas:
1 - por já estarmos em setembro, ele achara que já tenha sido publicado;
2 - ele confundiu setembro com novembro; ou
3 - ele achou uma outra fonte que diz que o livro "SERÁ" publicado em novembro, mas se confundiu e diz que "FOI" publicado pela previsão de antes ser de setembro e estarmos no mesmo mês.
Fazer o quê gente, acontece rs.
Ele é um viajante do tempo caras, só não vê quem não quer!
Eu já imaginava mesmo. Ele faz muita coisa em pouco tempo, a conta nao fecha
Show! Melhor que no jornal que o tema já encheu! Aqui sempre apreendemos de forma lúdica!
Vale ressaltar que nesse exemplo o que você falou, a estratégia de ambos os prisioneiros delatar, nada mais é do que um Equilíbrio de Nash, pois é o maior ganho que ambos vão ter.
O conceito de Equilíbrio de Nash é bastante importante para a teoria dos jogos, principalmente na área de jogos na forma normal e na forma extensa.
Na forma normal temos que e a estratégia escolhida por um jogador não influência nas decisões das estratégias dos outros jogadores. Um exemplo é o próprio dilema do prisioneiro. Na forma extensa temos que a decisão de um jogador influência na decisão do outro. Um exemplo seria o dilema do prisioneiro caso um dos prisioneiros soubesse a decisão do outro.
Recomendo para quem se interessa, ler o livro "clássico" da teoria dos jogos, que é The Theory of Games and Economic Behaviour, de Jonh von Neumann e Oscar Morgenstern e os artigos de Jonh Nash : Equilibrium Points in n-Person Games e Non-cooperative Games onde ele mostra a existência do Equilíbrio de Nash, e mostra que é a melhor estratégia que se pode escolher no jogo ( creio que deve ter traduções deles na internet).
Obs.:
1)Com essa teoria, Nash ganhou o Nobel de economia, junto com John Harsanyi e Reinhard Selten.
2)O livro e filme uma mente brilhante conta a história de Nash.
A teoria dos jogos padrão se baseia na racionalidade no interesse individual e portanto, prevê que todos os agentes racionais escolherão o Equilíbrio de Nash. No entanto na prática é observado uma tendencia a cooperação como na estrategia "tip for tap".
en.wikipedia.org/wiki/Tit_for_tat
que pode ser explicado pelo "Altruísmo recíproco"
en.wikipedia.org/wiki/Reciprocal_altruism
alem de outro fenômeno como a "Intencionalidade coletiva"
en.wikipedia.org/wiki/Collective_intentionality
Teoria dos jogos é uma ideia maravilhosa, conheci ela pelo livro O gene egoísta.
O final do vídeo foi um tanto quanto perturbador! hahahahaha
Alex William Demais perturbador kkk
Excelente Nerdologia ! Levo tempo estudando a teoria de jogos e no curso que faço é tema central de 3 matérias ! Muito mais que o dilema do prisioneiro ela é aplicável a leiloes, compra de carros de segunda mao, runbank, seguros...
Nerdologia - Eletrodinâmica (circuitos elétricos)
Excelente escolha de tema, Átila!
Estamos passando por um período de grande dano: desemprego nas alturas, impostos altos que não são revertidos em benefícios à população, falta de segurança, sistema de saúde falho, etc. É sempre bom chamar a atenção para a gravidade do mal que os últimos governos têm cometido!
Seu vídeo teve a qualidade de citar nomes de criminosos; só senti falta dos nomes dos principais chefões das organizações criminosas.
Foi interessante também você ter apontado que estamos passando por um momento de delações como nunca antes. Muita gente se prende ao pensamento "ah, as coisas sempre foram ruins, nada mudou, tudo continua como sempre foi, uma droga"; essas pessoas se acomodam e às vezes até "pregam" para que outros se acomodem. Nada mais grave! Os maus prosperam quando os bons se calam!
"... onde as plantas saem capando as pessoas pra amarrar o que cortam junto e ficar cheirando!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou rir dias
8:12
O conteúdo desse canal deveria ser ensinados nas escolas ❤
Livro lançado em novembro de 2017?
Estamos em setembro!
😱😱😱😱😱😱😱
Mais uma vez demonstra que, o instinto de sobrevivência sempre presente, mas, seu modo operante sempre vai nos surpreender.
Nerdologia tech - redes neurais artificiais
Gabriel Sousa --oo quero ver mulher bonita
Átila, faz um episódio falando sobre Memória Autobiográfica Altamente Superior (Highly Superior Autobiographical Memory)
Nerdologia - Força do Pensamento
Átila
Muito legal seu vídeo, dando uma visão diferenciada da delação premiada, realmente é um jogo de interesses e de estratégias.
Vocês poderiam repetir o tema, mas com os aspectos mais jurídicos e práticos da delação no Brasil, seria legal.
*Nerdologia:* *Colonização* *de* *outros* *Planetas* *!*
ua-cam.com/video/-_wz_68tuhQ/v-deo.html
Up
Econometria aplicada foi lançado em 2012. Mas mesmo pelo erro, isso não vai retirar o brilho do vídeo.
Ótimo conteúdo apresentado; parabéns!
"O sistema é foda, parceiro". - Capitão Nascimento
E muito bom saber que o Nerdologia e referência nas escolas. Como a minha escola é o curso de aprendiz.
Nerdologia- Narcotráfico
Jefferson Oliveria Esse só rola se rolar um patrocínio da Netflix
Já teve nerdologia de história falando do Escobar
Errou Renan...
Era sobre as FARC...
Nenhum nerdologia falou sobre o tráfico ainda...
Você podia fazer mais vídeos sobre teoria dos jogos e estratégias políticas... tipo o trash talk e a pós verdade
7:27 Átila veio do futuro?
Ótimo vídeo como sempre, acho que só faltou abordar a questão da possibilidade da busca pela recompensa através da delação fazer com que o delator exacerbe os fatos ou invente histórias falando o que o interrogador que ouvir
Sensácional! Nerdologia demonstrando com lógica, ciência, boa literatura e didática como o mercado as vezes precisa do estado regulando para que o consumidor não saia prejudicado. Fica de lição para galerinha (criançada) ancap da internet.
no anarcocapilatismo existiriam varias instituições competindo para regular o mercado para que nenhum consumidor sai prejudicado.
Darth_Djoba Errado, tanto sua afirmação quanto a do Átila, eles não levaram em conta que no livre mercado várias empresas estariam entrando o tempo todo na competição para oferecer os melhores preços e ganhar mais consumidores, sendo assim se você forma um cartel e aumenta o preço uma nova empresa vai aparecer oferecendo um preço menor.Ai você pergunta, mas e se o cartel cobrir o preço da nova empresa?Primeiro que isso seria benéfico ao consumidor e segundo que Isso só seria possível com subsídio estatal, sem esse recurso é necessário ter uma grana quase infinita para ficar levando prejuízo toda vez que aparece uma empresa nova.
A própria teoria dos jogos demonstra que a formação de cartel em um mercado de livre concorrência (Anarcocapitalismo) é inviável. As empresas tendem a quebrar o acordo. Existem basicamente dois motivos para uma empresa quebrar o acordo, o primeiro é que, como o preço do cartel é muito elevado reduzir a margem minimamente é o suficiente para ganhar muito mercado e ainda manter uma rentabilidade gigantesca. O maior volume de vendas faria o lucro ser bem maior que antes.
Outra coisa interessante é que o cartel perde o poder de aumentar o lucro de seus participantes a medida que se torna maior. Um cartel pode ser muito rentável quando tem apenas duas empresas, mas a medida que esse numero fica maior o ganho em cooperar se torna menor.
Ai entra o segundo motivo é a escolha intertemporal. No caso do Duopólio, para o empresário tende a ser melhor quebrar o acordo do cartel e lucrar rapidamente em um curto período de tempo do que lucrar menos em um longo período de tempo.
Edit:
Como o mercado é aberto (livre concorrência) caso o preço cobrado pelo cartel seja muito elevado outras pessoas passam a se interessar a entrar no mercado formando concorrência. Mesmo que os novos entrantes passem a pertencer ao cartel nós iremos cair no que eu disse antes, o cartel passa a ser menos lucrativo a medida que se torna maior....
@@Franco__- muito utópico.
Átila, faz um nerdologia sobre a teoria dos jogos, pfv!
falem sobre keynesianismo por favor
Vc por aqui
Não poderia ter uma trilha sonora melhor pra esse vídeo!!
7:26 "Novembro de 2017"
Esse foi o Nerdologia viagem no tempo?
Vídeo sensacional, dá o básico do Dilema do Prisioneiro e depois aprofunda usando exemplos reais. Parabéns Átila!!
Nerdologia- Colonização de outros planetas.
Se não me engano já teve um sobre explanara é um sobre colonização de Marte, mas não tenho certeza
Já tem
A questão que depoimento em delação nunca pode ser utilizado como prova, mas sim como indícios, que podem auxiliar em novas investigações
Nerdologia - Sobre budismo no Brasil e o Sidarta Gautama!
RodrigoaKley UP!
RodrigoaKley up
up
Melhor fundo musical de todos os nerdologias!
Faltou falar de John Nash um pouco mais. Sobre especificamente "O Equilibrio de Nash". Antes de morrer de acidente de carro, ele estava corrigindo e ampliando a teoria.
Faltou tambem citar Flood, Dresher e Tucker durante a explicação sobre o "Dilema do Prisioneiro"!
Nerdologia - Poderes do Mutano (Jovens Titãs)
Atila falando de Ciência Política ❤
Podia fazer/falar da Teoria da Escolha Racional também!
Onde Consigo essas animações do vídeo? preciso para um trabalho na faculdade.
Conseguiu fazer o trabalho?
@@dereckvinigard8570 consegui
@@klevertonsanttos4954 é uma infelicidade não ter conseguido os vídeos
@@klevertonsanttos4954 tirou quanto?
@@vskvvskv4700 não lembro amigo, mas passei
Muito bom o vídeo! Procurei pelo "dilema do prisioneiro" depois de ler o livro "O gene egoísta" e agora tô vendo que da pra levar o dilema muito além das relações animais (não racionais). 👍👍👍
Pessoal desde já desculpas pelo spam, mas recentemente elaborei um trabalho escolar na matéria de física que tinha com objetivo pensar em algo que pudesse solucionar algum problema da física moderna, elaborei uma hipótese que tem como principal objetivo propor uma atividade oposta entre a matéria escura e a gravidade, assim dando uma perspectiva diferente à problemas como o tempo, matéria escura e até mesmo a energia escura. Estou aqui pra humildemente pedir uma breve avaliação dessa hipótese, desde já muito obrigado.
Nerdologia sempre surpreendendo com vídeos excelentes !
Para a maioria dos problemas, o Equilíbrio de Nash é a solução errada, a solução correta é a Estratégia Evolutivamente Estável.
O equilíbrio de Nash somente ocorre sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, quando há somente uma jogada, ou um número de jogadas definido a priori. Na prática, raramente isso acontece, e prevalece uma Estratégia Evolutivamente Estável (EEE) como a “olho por olho” que consiste somente de duas regras:
1) na primeira jogada não delatar;
2) em cada jogada seguinte, fazer o que o adversário fez na jogada anterior.
Por isso, a delação premida não funciona, na medida que aumenta a racionalidade.
Mais detalhes sobre a Estratégia Evolutivamente Estável (EEE) nestes dois vídeos:
Nice Guys Finish First
ua-cam.com/video/rr6lsTgZKAQ/v-deo.html
Clique em Configurações (na engrenagem) - Ledendas C/C - Português
THE SELFISH GENE Chapter 12: Nice Guys Finish First (by Richard Dawkins)
ua-cam.com/video/BnIk2aM3XWg/v-deo.html
Clique em Configurações (na engrenagem) - Ledendas C/C - Traduzir automaticamente - Português
Mais detalhes sobre EEE nestes livros bem didáticos:
1) “Cinco Regras de Ouro” de John L. Casti;
2) “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins, considerado um dos melhores livros de divulgação científica.
Seria legal um vídeo sobre Teoria dos Jogos, já que esse não teve nada sobre o assunto. Valeu!
Atila, achei estranho esse episodio não ter musica de fundo.
Foi proposital?
Obrigado pela imagem mental que deixou no final do vídeo, Atila
3:46 Fala isso para as empresas de telefonia no Brasil HAHAHA
breno vieira desde quando leis funcionam aqui no Brasil meu caro?
MUITO LEGAL ATILA PARABENS
VOCÊ PRETENDE FALAR SOBRE AS CONTAS NA SUÍÇA
Nerdologia - Robôs e IA
Só um adendo ai, o livro citado pelo Atila, da Paula Pereda, Econometria Aplicada, foi dito que foi publicado em NOVEMBRO de 2017, estamos ainda em SETEMBRO, a não ser que tenhamos um DeLorean... rs... Abraços, ótimo trabalho.
Em 3:12 o Átila falou "bolacha", mas o certo seria "biscoito".
Adoro quando vocês analisam o lado político da força. Por mais vídeos assim!
Nerdologia - Egípcios
Parabéns Átila! Adorei o episódio! Sou formada em economia e fiz uma optativa de teoria dos jogos na graduação, gostava muito do assunto. Você soube expor o tema de maneira bem didática =D E reconhecer os irmãos metralha fez eu me sentir velha hahahaha
Fotossíntese Artificial
Nutrição Humana e Evolução
A Ciência de Sherlock Holmes e Hercule Poirot
Digimons e como poderão ser os pets digitais
Sensacional! Tirou muitas dúvidas minhas!
Que tal fazem um nerdologia sobre como funciona as dominações de água, ar, terra e fogo de avatar?
Um livro do futuro, tinha q ser da FEA-USP essa mulher!
USPianos detected!
Aqui é FEA-RP. Salve!
FEA S2
Otima explicação Átila, parabéns mais uma vez pelo belo trabalho...
A imagem da bolacha é um biscoito hahaha 3:10
Não
É por isso que precisamos das delações premiadas! :-)
Nerdologia Fornigas Quimera
GamerExentrico up
Atila, queridão.
Esse está entre os melhores nerdologia! Parabéns!!
Aguardo algum nerdologia com a dinâmica do "A lógica do Cisne Negro" do Taleb.
Abraço
Interessante tema.
Acho que o grande problema não é apenas entender como a delação age no íntimo psicológico do delator, mas também a própria dificuldade em atribuir um valor científico a uma "prova" que é fornecida diante de um conflito de interesses: 1. de um lado, o réu, com uma vontade imensa de sair da prisão, podendo ele fazer o que puder e dizer o que puder para escapar; 2. de outro lado, a autoridade policial com a convicção de autoria atribuída a um certo indivíduo e buscando qualquer elemento que possa embasar sua tese de acusação, oferecendo ao delator até mesmo o benefício de não ser processado se ele fornecer qualquer informação que seja útil à pretensão da autoridade.
A questão é: se você está diante de uma informação fornecida com um interesse por trás, como garantir que essa informação é correta? Afinal, delatar compensa muito para o réu que tá preso ou na eminência de ficar preso. Notavelmente, existe uma intenção desse réu em atribuir a culpa ao outro, assim ele escapa da pena.
Maximo Emanuel eu pensei quase isso... O problema que a delação premiada aqui não funciona realmente o cara sai livre no outro dia e a polícia não o proíbe de viajar etc... Ou até proíbe mas são comprados também... O que não adianta muito... Do jeito que estão fazendo acaba demorando anos e anos para se ter todas as informações necessárias contra todos e ainda continuará a mesma merda de pais que é...
A resposta da questão é Conferir a legitimidade das provas, uma vez que existe a intenção dos investigadores que as provas tenham peso suficiente para o acusado seja condenado e não recorra a instancias maiores da justiça o que acarreta prejuízo para a credibilidade e força de coesão por parte dos agentes da investigação que podem ser responsabilizados por fraude na investigação, vulgo o que acontece com os ex-procuradores de justiça da PGR hoje.
existe um incentivo para a justiça se manter idônea também.
Eitaaaa o livro da Paula foi publicado no futuro!! Esse nerdologia tem as melhores fonte de coisas que nem existem ainda. 😁
Nerdologia - TOC
Esse esquema me lembrou o plano do coringa em Cavaleiro das Trevas, e ainda acho um furo de roteiro as pessoas terem passado tranquilas pelo dilema, mesmo não vendo e não conhecendo as pessoas do outro barco, como já foi falado aqui no canal, era muito mais provável que alguém explodisse o barco alheio.
Nerdologia - Cócegas
Façam um nerdologia sobre as crises de 29 e 2008, plsss
Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer]... É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional, sugere Machado.
- Com o Supremo, com tudo, afirma Jucá.
- Com tudo, aí parava tudo, anuncia Machado.
- É delimitava onde está, pronto, afirma o senador peemedebista.