Eu não tenho noção de quem escreveu esse livro que vai gerar essa série, nem os outros teólogos que o Victor fala, mas vou acompanhar porque são informações muito preciosas pra conhecer mais os fundamentos da nossa fé ❣️
Parabéns por essa iniciativa! A teologia brasileira precisa disso, teologia madura, desenvolvida! Que Deus te abençoe! Obs.: 99% das pessoas que assistiram esse vídeo, provavelmente, não entenderam o que você disse sobre Wright estar respondendo alguém e mais ainda 99,9% das pessoas não conhecem nomes como Mark Nanos, Paula Fredriksen e Alan Segal.
Meus parabéns Víctor, eu estava achando você um pouco parado no canal,mas agora você veio a 200 km por hora muito bom,vai ser um prazer acompanhar seus próximos vídeos,agradeço a DEUS por ter achado o seu canal.que JESUS te abençoe sempre.
Esse é um dos argumentos dos judeus em Israel. Há uma galera estudiosa que tem até mesmo simpatizado com Jesus. Eles dizem “ah, Jesus era um judeu fiel às suas origens e sua pátria , quem inventou o cristianismo foi Paulo. “
Boa meu amigo! Uma maneira para apresentar a NPP para alguns irmãos sem a ótica confessional por detrás. Um dos maiores problemas da NPP, é que ela só é conhecida na academia, ou de forma errada por alguns teólogos do UA-cam. Parabéns!
Muito bom! O interessante é que em "Paulo: Novas Perspectivas" e em "Paulo: Uma Biografia", ele entra em debate com uma corrente oposta à que ele debate em "Paul and The Faithfulness of God". Enquanto neste livro ele bate naqueles que enfatizam demais o judaísmo de Paulo, nos dois primeiros, ele bate naqueles que tentam negar tal judaísmo paulino. PS: Quanto ao "Paul and The Faithfulness of God", minha observação se baseia no vídeo, pois ainda não li esta pérola, apenas os dois primeiros.
Estamos no final de 2024 e aqui no Brasil tá sendo lançado (se já não foi) o box "Paulo e a fidelidade de Deus" do tio Tom. Acho que o fontana tá falando desse livro, né? Eu comprei e tô aguardando chegar. Vamos ver o que vai dar kkkk
Victor, que conteúdo inspirador e esclarecedor, que o Senhor seja engrandecido através desta série e que o espírito de sabedoria e revelação, que Paulo profetizou sobre nós, continue sendo derramado sobre sua vida!!!
Não li, por isso não sei qual o sentido da frase do N. T. Wright, mas parabéns pela explicação e pelo cuidado com os assuntos, neste e em todos seus vídeos. Deus abençoe sempre! Quanto ao Cristianismo, depende muito do que se interpreta como doutrina cristã. O próprio Jesus Cristo ensinou que Ele era o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6) e enviou os discípulos após a Ressurreição "Ide e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). Quanto a sistematização, creio que os textos que o apóstolo Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo são de fato vitais para a compreensão do Cristianismo.
Excelente exposicao! Obrigado! Estou lendo Paulo uma biografia do NT e meio q da entender isso tambem ate os 2 primeiros capitulos... qdo ele escreve sobre o encontro de Jesus no caminho até Damasco e consequentemente sua mudança de visão...
Victor, grande proposta e fico no aguardo dos demais vídeos. O que já li vai nessa linha de Paulo ser o fundador do cristianismo, e já afirmava isso. Estudo História (licenciatura), e o que já vi sobre vem de História e Filosofia. Desculpe a ignorância, mas pensava que isso que era consenso. Especialmente por conta da primeira vez que foram chamados de cristãos em Antioquia (não lembro qual das duas), e por ele ter sido o propagador do evangelho aos gentios, e sua consequente expansão. Interessante essa perspectiva de mudança de visão messiânica de Paulo que vc mostrou. Ficarei no aguardo. O Btcast sobre esse tema está na lista. Forte abraço.
Essa obra de N.T. Wright, pelo que soube, vai ser publicada em português pela Editora Academia Cristã. A editora já anunciou na sua página do facebook.
@@VictorFontanaTeologia O Yago e o Filipe fizeram vídeo resposta na época,mas são águas passadas. No seu canal tem algum vídeo sobre a relação entre cristianismo e violência?Ou casos em que o cristão DEVE usar a violência no sentido de proteção? Abraços!
Tendo o cuidado de não fazer apologia ao apóstolo Paulo, levando-me a venerá-lo, vejo-o como o mais profundo porta-voz da obra do Senhor Jesus. Cada vez mais eu me surpreendo com o conteúdo de sua pena, conhecendo o Nosso Senhor, passo a passo. O seu canal, irmão Victor Fontana, tem nos proporcionado esta bênção. Deus o abençoe, ricamente!
O primeiro corpo teológico é o evangelho de Matheus (apx 45/48 ) perseguição aos apóstolos após a morte de Thiago At.12 (vide vídeo Rodrigo Silva/como foi escrito Matheus) e Eusébio de Cesaréia confirma um proto evangelho em aramaico (provavelmente anterior a 45 em grego) Nesse evangelho há um corpo doutrinário enorme a respeito do REINO DE DEUS que os teólogos até hoje não entenderam , Paulo então seria o segundo corpo (O SENHORIO DE CRISTO) , vide atos 28.31.
Victor, o texto mais antigo do Novo Testamento não seria a carta de Tiago? Minha percepção é que Paulo dá pouca atenção ao ministério terreno de Jesus na Galileia/Judéia e que a mensagem paulina é de certa forma autônoma dos evangelhos. Por isso o tema do "cristianismo paulino" é uma constante nos meus pensamentos e estou ansioso pelo próximo vídeo!!
Não há consenso acadêmico sobre a datação de Tiago. Assumindo que tenha sido escrita pelo irmão de Jesus, ela provavelmente seria da década de 50, posterior certamente a Gálatas e 1Tess. Quanto a esse distanciamento de Paulo do ministério terreno de Jesus, penso diferente - e não em pequena medida. Embora ele não trabalhe como biógrafo de Jesus, ele assume que seus leitores têm algum conhecimento da obra terrena de Jesus (Rm 15, 1 Cor 11, Fp 2). Como ele poderia falar em imitação de Cristo se as igrejas que ele plantou não tivessem algum conhecimento de quem foi Jesus? O mais provável é que já houvesse tradição oral robusta a respeito dos feitos terrenos de Jesus, como temos evidência a partir do Hino Cristológico de Fp 2.
Victor, confesso que na minha juventude flertei com pensamentos heréticos de um cânon sem o corpus paulino. Meu interesse sobre história da Igreja e teologia se iniciaram justamente buscando uma reconciliação com Paulo.
"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano" (Mateus 18:17). Jesus teria uma dimensão institucional de igreja? Não seria este texto um enxerto de institucionalismo paulino, como se fossem palavras de Jesus?
Cara essa visão sobre Paulo é genial. Paulo supõe-se cria num messias que venceria militarmente o Império romano e se depara com um messias que venceu a morte.
Ah sim! Entendo a grande contribuição para os estudos do NT do NT Wright, mas ainda fico com Bruce e demais teólogos históricos a respeito da teologia Paulina e da justificação!
@@silvamdaniel, sim. Mas as duas posições não são mutuamente exclusivas necessariamente. Elas se complementam. Acredito que Victor trará esclarecimento sobre isso nos próximos vídeos. Abraço!
Então,Wright quis dizer que Paulo é autor da Primeira Teologia Sistemática para o Cristianismo,contribuindo para também institucionalizar a Igreja ?...
Não sei se entendi errado, mas parece que essa premissa é um pouco equivocada porque não existia uma unidade nas cartas do Novo Testamento até o fechamento do Cânon, no quarto século. Pelo que pude entender na premissa de Wright, que o cristianismo tivesse sido inventada por Paulo, desconsidera o trabalho dos demais apóstolos e faz uma conjectura de uma possível unidade da teologia dos apóstolos, algo que creio ser difícil de se afirmar. Pelo menos é a conclusão que eu tive baseada no vídeo, pois ainda não li as obras deste autor.
Victor esta série com certeza será estupenda! Apenas uma observação: toda a construção teológica de N.T.Wright é a partir da epistemologia do realismo crítico; sem entender isso fica muito difícil entender a interpretação que Wright faz da Bíblia.
Tenho muita vontade de ler esse livro, mas quando vejo o tamanho do tijolo, dá uma desanimada 😂 Victor, esse livro é o quarto de uma série, certo? Você vai abordar algo dos três anteriores ou vai ser totalmente focado nesse?
Estou compensando a estudar e percebendo, que o erro do cristianismo, e achar que Cristo veio só para os gentios, e se esquecem que Jesus não veio para os gentios e sim para os Judeus, porem Paulo nos trás que na crus Cristo nos atotou, e que ele nem Paulo veio para criar uma nova religião e sim, lapidar os pensamento e a Tora, dos Judeus não nos separar deles, quando os cristões perceber o erro que foi querer achar que era dono da Lei dos Judeus e da nova aliança, e o erro que fez de criar uma nova religião por 80% pela politica vai ser tarde de mas.
O conteúdo do pensamento do Tom Wright que você mostrou foi irrepreensível, mas o rótulo que ele deu foi exagerado ("Paulo, o fundador do cristianismo")! Ele se queima gratuitamente!
Eu me tornei um fã do N.T Wright. Tenho consumido absolutamente tudo dele inclusive esse último lançamento de comentários das Epístolas Paulinas publicado pela Thomas Nelson e estou lendo "A ressurreição do filho de Deus" que estou achando absolutamente espetacular. Mas confesso que tenho receio quanto a ler qualquer coisa dele sobre NPP. Será que posso perder o encanto? Rsrs Espero que essa série me encoraje a ler sobre NPP.
@Marcelo você deduz muito sobre a vida dos outros. Recomendo parar de fazer suposições sobre quem você não conhece. Ao invés de fazer isso você poderia estar justamente lendo as Escrituras.
Acho curioso que a palavra “cristão” não se encontra nos escritos originais. Resta muito claro pela leitura sistemática das cartas de Paulo que ele se dividia entre ensinar que os judeus não podiam se justificar por suas próprias obras, mas sim pelo sangue do Mashia, assim como explicando aos novos convertidos, o valor da Torah, e que deveriam ser guiados pelo Espírito Santo a obedecer a lei do Criador, haja vista que a única definição de pecado é “ TRANSGRESSÃO DA LEI”. Shalom
Mas o que você quer dizer com transgressão da Lei!? Apesar de parecer uma questão óbvia, me gerou uma certa dúvida. Nos originais em vez de cristãos, não os chamavam pequenos cristos, seus seguidores?
Anderson Silva a Torah dada pelo Criador a Moisés era a única “Bíblia” usada por Yeshua , Jesus , e pelos apóstolos, os mandamentos nunca foram anulados ou modificados, a única mudança entre “velho” e “novo” testamento, é que o sacrifício continuo pelos pecados foi substituído pelo sacrifício do Mashia. Ser “cristão” e ser imitador do Mashia, seguidor do “caminho” recebendo a fé de Abraão. Faça o que Jesus fez e não faça noque Ele não fez. Ele guardou a Torah.
Anderson Silva Leia por você mesmo o que Rav Shaul dizia sobre a lei, “santa, justa e boa” e que com o entendimento ele obedecia a lei de Deus. Há é claro o revestimento do Espírito Santo com seus dons e manifestações para nos ajudarem a obedecer ao Criador.
4 роки тому+5
Para dizer que Paulo "inventou" o Cristianismo é preciso provar que a Igreja primitiva tinha em Paulo uma liderança centralizada. N. T. Wright parece reler o passado como se, no primeiro século, a Igreja tivesse o mesmo cânon bíblico que temos hoje, em que a teologia paulina se faz tão presente e é tão completa. Mas e o trabalho dos demais apóstolos? E outras lideranças locais que foram treinadas pelos apóstolos? E quantas cartas apostólicas, e de outras lideranças, não foram escritas e se perderam posteriormente? O Cristianismo se expandiu em diferentes frentes. Não acho que Paulo foi proeminente em todos os cantos. Acho que faz sentido pensar em Paulo como o teólogo mais influente sobre os cristãos de Roma, Grécia e Asia Menor. E, por isso, sua influência e legado foram preservados até hoje. Ou seja, Paulo conquistou Roma e, posteriormente com a centralização do Cristianismo em torno da capital do Império, Paulo conquistou a cristandade universal.
Concordo com você. Acho que muitas cartas se perdeu ou foi queimadas. E alem que a Igreja precisava de uma doutrina a se seguir, se deixar sem doutrinas, a Igreja se perderia, e a humanidade ficaria pior. O que aconteceu com as cartas dos outros apóstolos, se a Igreja esconde, se foi queimadas ou se perdeu é uma questão difícil de responder. Se foi a vontade de Deus ou não é complicado. Hoje a verdade não tem importância para as Igrejas, elas nem sabe o que segue, coloca Cristo como objetivo, mas suas doutrinas são de homens, até hoje Deus está calado nessa questão da bíblia, nenhum homem até hoje sentiu o real poder do Espirito Santo depois dos apóstolos, chega ser uma questão de se pensar muito serio.
4 роки тому+1
@@diegomendes3410 Tudo o que ocorre é vontade de Deus. Eu quis enfatizar que a Igreja possui uma história anterior à sua centralização em Roma. Posteriormente ao séc. IV, a doutrina que emanava de Roma veio a ser adotada por toda a cristandade. E com isso, Paulo ganhou proeminência universal. Isso não quer dizer que a Igreja de Roma queimou cartas legítimas, ou que a teologia dos outros apóstolos fosse divergente da de Paulo. Ao contrário, acho que havia convergência. No entanto, muito material escrito e oral se perdeu por ação do tempo. Acho que a liderança cristã era fragmentada, inclusive com algumas igrejas locais dependendo muito do ensino oral. Muito do que foi preservado foi devido à multiplicação de cópias desses materiais, especialmente em terras mais letradas. E isso ajudou na preservação do material paulino.
Eu queria saber daonde raios tá saindo esse bando de velho idiota que afirma que Constantino criou o cristianismo, sendo que não tem nenhum documento que comprove isso, muito pelo contrário, existem documentos dos primeiros séculos Cristianismo, Constantino nem sequer era nascido nos primeiros 2 séculos da era comum. Deixa de ser boçal e passe a estudar a história do cristianismo com livros, não pelo UA-cam no canal de um conspiracionista aleatório, que é da onde você e mais uns 3 daqui dos comentários saíram!
Meu amado, que projeto incrível você iniciou! Estou ávido para ouvir todos os episódios!!!
Sem mais delongas, vou retomar o vídeo.
Sensacional! Ancioso para acompanhar a serie sobre esse livro do amado TIO TOM WRIGHT!
N.T.Wright vai de encontro ao que está implícito nas escrituras e no seu contexto , torna isso explícito e eu fico estupefato!!!
Victor Fontana,somente gratidão por postar.
Comprei o comentário Paulo para todos de Wright vou ler junto com seus vídeos.
Cara vc está fazendo um grande favor para a igreja brasileira . Muito obrigado 😁👍
A Paz de Deus PAI e a Graça de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador Eterno Amém .
Eu não tenho noção de quem escreveu esse livro que vai gerar essa série, nem os outros teólogos que o Victor fala, mas vou acompanhar porque são informações muito preciosas pra conhecer mais os fundamentos da nossa fé ❣️
Parabéns por essa iniciativa! A teologia brasileira precisa disso, teologia madura, desenvolvida! Que Deus te abençoe!
Obs.: 99% das pessoas que assistiram esse vídeo, provavelmente, não entenderam o que você disse sobre Wright estar respondendo alguém e mais ainda 99,9% das pessoas não conhecem nomes como Mark Nanos, Paula Fredriksen e Alan Segal.
Estou conhecendo Wright agora... E realmente não conheço nenhuma dessas outras pessoas que citou, já me inscrevi no canal, e espero Muito Aprender....
@@felixmascarenhas3933 esse canal vai lhe ajudar bastante!
Meus parabéns Víctor, eu estava achando você um pouco parado no canal,mas agora você veio a 200 km por hora muito bom,vai ser um prazer acompanhar seus próximos vídeos,agradeço a DEUS por ter achado o seu canal.que JESUS te abençoe sempre.
Muito legal essa série de vídeos, estamos no aguardo Victor.
Esse é um dos argumentos dos judeus em Israel. Há uma galera estudiosa que tem até mesmo simpatizado com Jesus. Eles dizem “ah, Jesus era um judeu fiel às suas origens e sua pátria , quem inventou o cristianismo foi Paulo. “
Boa meu amigo! Uma maneira para apresentar a NPP para alguns irmãos sem a ótica confessional por detrás. Um dos maiores problemas da NPP, é que ela só é conhecida na academia, ou de forma errada por alguns teólogos do UA-cam. Parabéns!
Meu brother I was about to fall to liberalism when I came across with N.T writh and it's woke up me.
Obrigado meu irmão pela sua ajuda para todos nós que somos leigos. Excelente explicação em todos seus vídeos.
Eu que agradeço
Serei expectador ativo por agora. Parabéns
@Victor Fontana faz uma playlist desses vídeos
Claro que acompanharei... por meio de vocês " conheci " N T Wright e hoje é o cara que eu mais gosto de ler.
Eu comprei o box " Paulo para todos" de N.T Wright... Essa série será excelente pra saber se fiz uma boa Aquisição!!!
Eu também
Muito bom!
O interessante é que em "Paulo: Novas Perspectivas" e em "Paulo: Uma Biografia", ele entra em debate com uma corrente oposta à que ele debate em "Paul and The Faithfulness of God". Enquanto neste livro ele bate naqueles que enfatizam demais o judaísmo de Paulo, nos dois primeiros, ele bate naqueles que tentam negar tal judaísmo paulino.
PS: Quanto ao "Paul and The Faithfulness of God", minha observação se baseia no vídeo, pois ainda não li esta pérola, apenas os dois primeiros.
Estamos no final de 2024 e aqui no Brasil tá sendo lançado (se já não foi) o box "Paulo e a fidelidade de Deus" do tio Tom. Acho que o fontana tá falando desse livro, né? Eu comprei e tô aguardando chegar. Vamos ver o que vai dar kkkk
Victor, obrigado por esse belo trabalho!
Victor, que conteúdo inspirador e esclarecedor, que o Senhor seja engrandecido através desta série e que o espírito de sabedoria e revelação, que Paulo profetizou sobre nós, continue sendo derramado sobre sua vida!!!
muito bom o video
Não li, por isso não sei qual o sentido da frase do N. T. Wright, mas parabéns pela explicação e pelo cuidado com os assuntos, neste e em todos seus vídeos. Deus abençoe sempre! Quanto ao Cristianismo, depende muito do que se interpreta como doutrina cristã. O próprio Jesus Cristo ensinou que Ele era o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6) e enviou os discípulos após a Ressurreição "Ide e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). Quanto a sistematização, creio que os textos que o apóstolo Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo são de fato vitais para a compreensão do Cristianismo.
Excelente exposicao! Obrigado! Estou lendo Paulo uma biografia do NT e meio q da entender isso tambem ate os 2 primeiros capitulos... qdo ele escreve sobre o encontro de Jesus no caminho até Damasco e consequentemente sua mudança de visão...
Excelente contribuição para buscarmos um entendimento do seu sentido 🙏
N.T Wright: é mais emoção pra você.🔴⚫🏆🥇
A nova perspectiva Paulina é uma benção para a igreja
Ótimo projeto !
No aguardo
Gostei demais, parabéns e muito obrigado por nos trazer material tão de ponta!
Victor, grande proposta e fico no aguardo dos demais vídeos. O que já li vai nessa linha de Paulo ser o fundador do cristianismo, e já afirmava isso. Estudo História (licenciatura), e o que já vi sobre vem de História e Filosofia. Desculpe a ignorância, mas pensava que isso que era consenso. Especialmente por conta da primeira vez que foram chamados de cristãos em Antioquia (não lembro qual das duas), e por ele ter sido o propagador do evangelho aos gentios, e sua consequente expansão. Interessante essa perspectiva de mudança de visão messiânica de Paulo que vc mostrou. Ficarei no aguardo. O Btcast sobre esse tema está na lista. Forte abraço.
Aguardando os próximos...
Top demais. Vou acompanhar essa série. To louco p aprender.
Espero que goste!
Ótima proposta! Count me in!
Muito bom! Estou ansioso pelos próximos vídeos 🙂
Faça uma playlist com a serie por favor
Muito bom Victor!👏🙌🏻🙏🏻
Lembrei do vídeo do Izzy Nobre citando Liberiais como Bart Erhman como fonte kkk.
Muito esclarecido 😇👍
Essa obra de N.T. Wright, pelo que soube, vai ser publicada em português pela Editora Academia Cristã. A editora já anunciou na sua página do facebook.
Tudo muda para Paulo,quando ele começa a enxergar através do “Filtro de Cristo”
Conteúdo de ponta, valeu mesmo!!!
Izzy Nobre respondendo o Victor Fontana amanhã.......só entendedores entenderão!
eu preferiria o Wright respondendo. Kkkkk. Nada contra o Izzy, mas já teve treta suficiente dele sobre isso não teve? Eu já não lembro direito.
@@VictorFontanaTeologia O Yago e o Filipe fizeram vídeo resposta na época,mas são águas passadas.
No seu canal tem algum vídeo sobre a relação entre cristianismo e violência?Ou casos em que o cristão DEVE usar a violência no sentido de proteção?
Abraços!
Tendo o cuidado de não fazer apologia ao apóstolo Paulo, levando-me a venerá-lo, vejo-o como o mais profundo porta-voz da obra do Senhor Jesus. Cada vez mais eu me surpreendo com o conteúdo de sua pena, conhecendo o Nosso Senhor, passo a passo. O seu canal, irmão Victor Fontana, tem nos proporcionado esta bênção. Deus o abençoe, ricamente!
Qual seria o problema de venerar Paulo? Afinal o próprio recomenda que sejam imitadores dele assim como ele é de Cristo, isso é Veneração.
Muito bem explicado!
Victor onde esta a serie completa? Nao estou achando em seu canal
Excelente vídeo, meus parabéns
PODERIA EXPLICAR II TESSALONICENSES 2.7-8 ?
QUEM É QUE O DETÉM E POR QUÊ ?? POR FAVOR ME AJUDE !!!!
Vai ser quente 🔥🔥🔥
Muito bom!
Excelente
O primeiro corpo teológico é o evangelho de Matheus (apx 45/48 ) perseguição aos apóstolos após a morte de Thiago At.12 (vide vídeo Rodrigo Silva/como foi escrito Matheus) e Eusébio de Cesaréia confirma um proto evangelho em aramaico (provavelmente anterior a 45 em grego) Nesse evangelho há um corpo doutrinário enorme a respeito do REINO DE DEUS que os teólogos até hoje não entenderam , Paulo então seria o segundo corpo (O SENHORIO DE CRISTO) , vide atos 28.31.
Victor, o texto mais antigo do Novo Testamento não seria a carta de Tiago? Minha percepção é que Paulo dá pouca atenção ao ministério terreno de Jesus na Galileia/Judéia e que a mensagem paulina é de certa forma autônoma dos evangelhos. Por isso o tema do "cristianismo paulino" é uma constante nos meus pensamentos e estou ansioso pelo próximo vídeo!!
Não há consenso acadêmico sobre a datação de Tiago. Assumindo que tenha sido escrita pelo irmão de Jesus, ela provavelmente seria da década de 50, posterior certamente a Gálatas e 1Tess. Quanto a esse distanciamento de Paulo do ministério terreno de Jesus, penso diferente - e não em pequena medida. Embora ele não trabalhe como biógrafo de Jesus, ele assume que seus leitores têm algum conhecimento da obra terrena de Jesus (Rm 15, 1 Cor 11, Fp 2). Como ele poderia falar em imitação de Cristo se as igrejas que ele plantou não tivessem algum conhecimento de quem foi Jesus? O mais provável é que já houvesse tradição oral robusta a respeito dos feitos terrenos de Jesus, como temos evidência a partir do Hino Cristológico de Fp 2.
Victor, confesso que na minha juventude flertei com pensamentos heréticos de um cânon sem o corpus paulino. Meu interesse sobre história da Igreja e teologia se iniciaram justamente buscando uma reconciliação com Paulo.
Muito interessante!
Parabéns Victor pelo projeto
Gostaria de saber se em algum livro consigo estudar sobre a visão escatológica da NPP
"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano" (Mateus 18:17). Jesus teria uma dimensão institucional de igreja? Não seria este texto um enxerto de institucionalismo paulino, como se fossem palavras de Jesus?
Cara essa visão sobre Paulo é genial. Paulo supõe-se cria num messias que venceria militarmente o Império romano e se depara com um messias que venceu a morte.
Do ponto de vista intelectual, acho a "turma do Bibotalk" e Cia, mais robustos que os teólogos da primeira geração, e consequentemente mais honestos.
Victor, tenho ouvido muita coisa sobre N.T Wright, coisas boas e ruins. Quero começar a ler as obras dele. Me indique obras para começar
Não seria Tiago a primeira carta escrita ? Essa informação está equivocada?
Top! 👍🏻👍🏻👍🏻
Muito bom
Somos chamados a ser participantes do ministério da reconciliação. Leia o livro "10 princípios anabatistad essenciais" de Palmer Becker. Ou já leu?
Excelente! Victor, você é mais inclinado a visão paulina de Wright ou de Bruce?
entre os dois, mais para o Wright, como você verá nos próximos vídeos da série.
Qual seria a do Bruce que referes??
Principalmente no que diz respeito a visão de Paulo da Lei.
Ah sim! Entendo a grande contribuição para os estudos do NT do NT Wright, mas ainda fico com Bruce e demais teólogos históricos a respeito da teologia Paulina e da justificação!
@@silvamdaniel, sim. Mas as duas posições não são mutuamente exclusivas necessariamente. Elas se complementam. Acredito que Victor trará esclarecimento sobre isso nos próximos vídeos. Abraço!
Então,Wright quis dizer que Paulo é autor da Primeira Teologia Sistemática para o Cristianismo,contribuindo para também institucionalizar a Igreja ?...
Cara é sério que essa merda dessa ideia que Paulo inventou o cristianismo dura até hoje? Já deu.
Cristianismo nasceu basicamente no concílio de Constantino
O NTW parece que levanta uma reação de amor ou ódio. Realmente preciso lê-lo...
Victor já leu o livro Paulo e a criacao da identidade crista de Willian s campbell?
Não sei se entendi errado, mas parece que essa premissa é um pouco equivocada porque não existia uma unidade nas cartas do Novo Testamento até o fechamento do Cânon, no quarto século. Pelo que pude entender na premissa de Wright, que o cristianismo tivesse sido inventada por Paulo, desconsidera o trabalho dos demais apóstolos e faz uma conjectura de uma possível unidade da teologia dos apóstolos, algo que creio ser difícil de se afirmar. Pelo menos é a conclusão que eu tive baseada no vídeo, pois ainda não li as obras deste autor.
Victor esta série com certeza será estupenda! Apenas uma observação: toda a construção teológica de N.T.Wright é a partir da epistemologia do realismo crítico; sem entender isso fica muito difícil entender a interpretação que Wright faz da Bíblia.
Muiiiito toooooppp
Victor, prefere o N. T. W ou o Carson?
Tenho muita vontade de ler esse livro, mas quando vejo o tamanho do tijolo, dá uma desanimada 😂
Victor, esse livro é o quarto de uma série, certo? Você vai abordar algo dos três anteriores ou vai ser totalmente focado nesse?
a polêmica é em Paulo. Então vou me concentrar nesse.
Já foram postados outros episódios sobre o livro? Onde eu os encontro?
Achei mais um aqui.
Você acredita que as cartas pastorais e algumas outras cartas não foram escritas por Paulo?
creio que são paulinas.
Estou compensando a estudar e percebendo, que o erro do cristianismo, e achar que Cristo veio só para os gentios, e se esquecem que Jesus não veio para os gentios e sim para os Judeus, porem Paulo nos trás que na crus Cristo nos atotou, e que ele nem Paulo veio para criar uma nova religião e sim, lapidar os pensamento e a Tora, dos Judeus não nos separar deles, quando os cristões perceber o erro que foi querer achar que era dono da Lei dos Judeus e da nova aliança, e o erro que fez de criar uma nova religião por 80% pela politica vai ser tarde de mas.
Um episódio novo por dia né ksksksk
Jogando no grupo da igreja
Ótimo
O conteúdo do pensamento do Tom Wright que você mostrou foi irrepreensível, mas o rótulo que ele deu foi exagerado ("Paulo, o fundador do cristianismo")! Ele se queima gratuitamente!
talvez eu tenha sido um pouco sensacionalista no título. Mas, sim, ele diz isso. E, sim, atrai polêmicas para si.
@@VictorFontanaTeologia você não, amado!
Eu me tornei um fã do N.T Wright. Tenho consumido absolutamente tudo dele inclusive esse último lançamento de comentários das Epístolas Paulinas publicado pela Thomas Nelson e estou lendo "A ressurreição do filho de Deus" que estou achando absolutamente espetacular. Mas confesso que tenho receio quanto a ler qualquer coisa dele sobre NPP. Será que posso perder o encanto? Rsrs Espero que essa série me encoraje a ler sobre NPP.
Você já está lendo NPP. Ela influencia muito todas as obras dele! Ele realmente tem nos abençoado muito
@Marcelo você deduz muito sobre a vida dos outros. Recomendo parar de fazer suposições sobre quem você não conhece. Ao invés de fazer isso você poderia estar justamente lendo as Escrituras.
Top
Bom dia Canal Separando o joio do trigo Telegram publico conteudo sobre as escrituras sagradas.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sem esse personagem conhecido como Paulo o cristianismo não existiria. Os discípulos não ultrapasariam as portas judaicas.
O primeiro batismo concedido a um gentio foi feito pelas mãos do Apóstolo Pedro.
Mente capta!
Ah ta e o concílio de Nicéia
Cadê o vídeo do N. T. Wright? Quero saber aonde ele está falando o que esse dono do canal está falando. Cadê a fonte?
Acho curioso que a palavra “cristão” não se encontra nos escritos originais. Resta muito claro pela leitura sistemática das cartas de Paulo que ele se dividia entre ensinar que os judeus não podiam se justificar por suas próprias obras, mas sim pelo sangue do Mashia, assim como explicando aos novos convertidos, o valor da Torah, e que deveriam ser guiados pelo Espírito Santo a obedecer a lei do Criador, haja vista que a única definição de pecado é “ TRANSGRESSÃO DA LEI”. Shalom
Mas o que você quer dizer com transgressão da Lei!?
Apesar de parecer uma questão óbvia, me gerou uma certa dúvida.
Nos originais em vez de cristãos, não os chamavam pequenos cristos, seus seguidores?
Anderson Silva a Torah dada pelo Criador a Moisés era a única “Bíblia” usada por Yeshua , Jesus , e pelos apóstolos, os mandamentos nunca foram anulados ou modificados, a única mudança entre “velho” e “novo” testamento, é que o sacrifício continuo pelos pecados foi substituído pelo sacrifício do Mashia. Ser “cristão” e ser imitador do Mashia, seguidor do “caminho” recebendo a fé de Abraão. Faça o que Jesus fez e não faça noque Ele não fez. Ele guardou a Torah.
@@caminho_antigo mas e Paulo, onde entra? A Doutrina do Espírito Santo, sede meus imitadores
Anderson Silva Leia por você mesmo o que Rav Shaul dizia sobre a lei, “santa, justa e boa” e que com o entendimento ele obedecia a lei de Deus. Há é claro o revestimento do Espírito Santo com seus dons e manifestações para nos ajudarem a obedecer ao Criador.
Para dizer que Paulo "inventou" o Cristianismo é preciso provar que a Igreja primitiva tinha em Paulo uma liderança centralizada. N. T. Wright parece reler o passado como se, no primeiro século, a Igreja tivesse o mesmo cânon bíblico que temos hoje, em que a teologia paulina se faz tão presente e é tão completa.
Mas e o trabalho dos demais apóstolos? E outras lideranças locais que foram treinadas pelos apóstolos? E quantas cartas apostólicas, e de outras lideranças, não foram escritas e se perderam posteriormente?
O Cristianismo se expandiu em diferentes frentes. Não acho que Paulo foi proeminente em todos os cantos.
Acho que faz sentido pensar em Paulo como o teólogo mais influente sobre os cristãos de Roma, Grécia e Asia Menor. E, por isso, sua influência e legado foram preservados até hoje.
Ou seja, Paulo conquistou Roma e, posteriormente com a centralização do Cristianismo em torno da capital do Império, Paulo conquistou a cristandade universal.
Concordo com você. Acho que muitas cartas se perdeu ou foi queimadas. E alem que a Igreja precisava de uma doutrina a se seguir, se deixar sem doutrinas, a Igreja se perderia, e a humanidade ficaria pior. O que aconteceu com as cartas dos outros apóstolos, se a Igreja esconde, se foi queimadas ou se perdeu é uma questão difícil de responder. Se foi a vontade de Deus ou não é complicado. Hoje a verdade não tem importância para as Igrejas, elas nem sabe o que segue, coloca Cristo como objetivo, mas suas doutrinas são de homens, até hoje Deus está calado nessa questão da bíblia, nenhum homem até hoje sentiu o real poder do Espirito Santo depois dos apóstolos, chega ser uma questão de se pensar muito serio.
@@diegomendes3410 Tudo o que ocorre é vontade de Deus.
Eu quis enfatizar que a Igreja possui uma história anterior à sua centralização em Roma. Posteriormente ao séc. IV, a doutrina que emanava de Roma veio a ser adotada por toda a cristandade. E com isso, Paulo ganhou proeminência universal.
Isso não quer dizer que a Igreja de Roma queimou cartas legítimas, ou que a teologia dos outros apóstolos fosse divergente da de Paulo.
Ao contrário, acho que havia convergência. No entanto, muito material escrito e oral se perdeu por ação do tempo.
Acho que a liderança cristã era fragmentada, inclusive com algumas igrejas locais dependendo muito do ensino oral.
Muito do que foi preservado foi devido à multiplicação de cópias desses materiais, especialmente em terras mais letradas. E isso ajudou na preservação do material paulino.
@ É só ver algumas igrejas no oriente, são provenientes desses apóstolos e talvez guardem a Tradição desses apóstolos até hoje
Não foi o CONSTANTINO que inventou o evangelho do apóstolo Paulo
Kkkkkkkkkkkkkkk
Coisa do PAULISMO 👈🏿
Paulo não Constantino sim
Eu queria saber daonde raios tá saindo esse bando de velho idiota que afirma que Constantino criou o cristianismo, sendo que não tem nenhum documento que comprove isso, muito pelo contrário, existem documentos dos primeiros séculos Cristianismo, Constantino nem sequer era nascido nos primeiros 2 séculos da era comum.
Deixa de ser boçal e passe a estudar a história do cristianismo com livros, não pelo UA-cam no canal de um conspiracionista aleatório, que é da onde você e mais uns 3 daqui dos comentários saíram!
Se não foi o Saulo foi outro. Inventado foi.
Volta pro asilo
Bandindim!!!
Quem inventou o cristianismo foi Constantino.
Fonte: Tirei do fiofó
Paulo inventou parte do cristianismo.
Eu tenho a impressão de que inventaram que Paulo inventou o cristianismo
Quem inventou o cristianismo foi o Império Romano. Lendas e mais lendas...
Provavelmente gostas das lendas do Dawkins kkkk
Só inventou o nome mesmo, isso a própria Bíblia fala que o primeiro termo cristão foi usado em Antioquia.