Isso sim é uma resenha no verdadeiro sentido da palavra, quando o indivíduo faz seus comentários/críticas de maneira clara, expondo os prós e os contras. Parabéns, Pedro!!
É bom termos uma outra perspectiva sobre as cartas de Paulo. Até onde sei, o autor busca se adequar ao contexto histórico e cultural dos dias dos apóstolos e tirar um pouco as lentes Luteranas que foram a base da reforma. Vejo com bons olhos, parece se tratar de um avanço teológico importante. Vou adquirir o material. Obrigado pelo vídeo!
Eu sou presbiteriano, a uns meses eu venho lendo livros do meu reverendo, a gente conversa muito sobre o livro de Romanos e ele ia me emprestar um com comentários de Karl Bart, o livro era gigante, ele resolveu me indicar esse de N. T. Wright, ainda não li e resolvi vir aqui antes
Eu li esse livro que se intitula carta aos romanos por Karl Barth achei muito interessante. Só peço cuidado também, na leitura, mas em si, é um livro maravilhoso
Faaala, Pedro! Que crítica maravilhosa, trazendo os prós e contras dessa obra. Queria a sua opinião: - para mim, que sou iniciante, vale a pena comprar essa obra sem correr o risco de aprender algo "equivocado"? - para cada trecho que o autor comenta, seria proveitoso eu primeiro fazer a leitura das citações na própria Bíblia (e não a tradução de Wright) e só depois ler/estudar os comentários dele?
Muito bem colocado: 8:50 - Por causa desses detalhes, na minha opinião, não são livros recomendáveis principalmente para publico iniciante ou de pouco conhecimento bíblico.
Irmão, que vídeo rico! Uma análise bem diferenciada da maioria que a gente encontra. A sua dinâmica também é excelente. - Valorizo de mais pessoas que nos instigam conhecer e estudar mais a bíblia tendo sempre em consideração as traduções, a exegese, os contextos históricos e culturais... E por isso, eu gostei de mais do seu vídeo. Obrigado por este conteúdo. Deus abençoe cada dia mais sua vida! #inscritojá 🙏🏼
Ótimos apontamentos, Pedro. Tinha percebido essa tradução livre do autor a respeito dos textos bíblicos. Tô lendo o primeiro de Romanos e gostando bastante, mas agora vou ler com ainda mais cuidado, haha. Muito esclarecedor seu vídeo.
Maravilha!! Parabéns pela análise (única que encontrei sobre essa obra, o resto é só unboxing, onde a pessoa nem leu, e fala que é bom só por causa dos detalhes da capa), obrigado pelas dicas e sinceridade!
O q vc recomenda??? Ler acompanhado de uma tradução convencional????? Ainda q haja essas divergências na tradução do texto bíblico, a parte de comentário e devocional é boa????? O q diz da interpretação dos textos???
Que benção, muito obrigado por essas informações. Eu já comprei e percebi essas diferenças, mais que bom que você, trouxe essas dicas, muito boas, me ajudarão bastante.
Muito bom vídeo sobre a forma do comentário. Quero deixar um pequeno comentário sobre a tradução que ele fez em Rm 3.22 por exemplo. Bem, em grego temos: πίστεως Ιησοῦ Χριστοῦ = fé em Jesus Cristo, ou ''fé de Jesus Cristo'', ou ''fidelidade de Jesus Cristo''. A questão aqui é que o substantivo ''Jesus'' está no caso genitivo, e aqui pode ser entendido como um genitivo objetivo, neste caso os substantivos ''Jesus Cristo'' funciona como objeto direto da ideia verbal implicita no substantivo ''fé'', assim, a tradução seria: ''fé em Jesus Cristo''. Mas, o substantivo Jesus, também pode ser um genitivo subjetivo, onde indica que ele é o sujeito da ideia verbal implicita no substantivo principal (''fé''), assim a tradução também pode ser: ''fé de Jesus Cristo'', ou ''fidelidade de Jesus Cristo'', então a justiça de Deus teria se manistado pela fidelidade de Jesus. Muitos eruditos versados em grego concordam com a tradução desse comentário, como é o caso do G. Howard. Existem muitos argumentos para defender a tradução desse comentário como uma melhor tradução. Mas, apenas quis apresentar as possibilidades de tradução. Fica na paz irmão.
Quando eu leio "fé" eu sempre penso na fidelidade de Cristo, visto que ele é o autor da fé que tenho. Se tenho fé é por causa da fidelidade dele. Para mim dá no mesmo essa tradução. Sou justificado pela fé/fidelidade de Jesus. A fé não é mérito meu, mas por causa de Sua fidelidade. Estou errado?
"Estou errado?" Eu diria, um pouco. Quando ele traduz como "salvos pela fidelidade de Cristo" e não "salvos pela fé em Cristo", ele muda a ênfase que Paulo coloca sobre a questão obras x fé. Você sabe a ênfase que Paulo dá para a fé sobre as obras e coloca as obras como consequência da fé, mas quando você lê que a salvação é pela fidelidade de Cristo, isso abre espaço para aceitar as obras como parte do processo de salvação, o que Paulo é claramente contrário. É bastante taxativo dizer:" Apenas pela fé em Cristo". Isso exclui completamente qualquer outra coisa como "requisito", ou até mesmo no que diz respeito a própria conduta cristã - pois a fé gera uma mudança de caráter , para salvação. Mas dizer : "Pela fidelidade de Cristo" isso leva a concluir que se é por causa da fidelidade dEle, então eu poderia fazer outras coisas, já que não "depende da minha fé" (as aspas aqui são devido ao fato de que não é nossa fé, mas a fé que Deus nos dá para crer) isso não só fala sobre salvação como também de conduta cristã. Seria como uma transferência de responsabilidade e somado a isso, um comportamento legalista seria aceitável. Ser salvo pela fé implica necessariamente, já que Paulo enfatiza que Jesus é o primeiro em tudo - tanto na morte quanto na ressureição, que ele foi fiel, assim como nós devemos ser. Mas ser salvo pela fidelidade dele pode implicar outras coisas, tanto relacionadas com o processo de salvação desenvolvido individualmente, no que diz respeito ao caráter, quanto adoção de práticas legalistas, como as que Paulo combatia (comidas, festas e a própria circuncisão). Para pessoas que estudam teologia, e são honestas no estudo, isso não afeta tanto quanto os leigos, que infelizmente são a grande maioria dos nossos irmãos e esses dependem de pessoas honestas para lhes comunicar as verdades de Deus.
Muito obrigado por este review Pedro. Eu estava quase comprando esse box mas como já tinha minhas ressalvas com o N. T. Wright, economizarei meu tempo e dinheiro. Agora me chama a atenção o quanto de webcrentes estão recomendando essa coleção sem nenhuma advertência. Chego a desconfiar da transparência e lisura dessa galera, ao simular uma análise isenta, mas na verdade tratar-se de propaganda disfarçada.
Deus bençoe inda bem que vi seu video antes de comprar Video maravilhoso Tem uma dica de livros para estudos de livro para conhecer mais a Paulo? Fora a biblia e claro?
Pastor qual livros de teologias extremamente acadêmicos que temos no Brasil? Qual comentário extremamente exegese dos livros novo testamento ? O senhor é da fé reformada ? Se for qual autores reformados já senhor endica? DESCULPE POR GASTAR O SEU TEMPO COMIGO E DE EU FAZER TANTAS PERGUNTAS@
Exatamente , eu gosto da nova perspectiva , porque eles pesquisam as fontes de documentos antigos acerca do judaísmo e apresentam uma nova ótica , até porque Lutero não acertou em tudo por isso gosto de ter uma visão diferenciada , bem diferente da maioria dos reformados que seguem a cartilha e diferentemente penso que a NPP não diminuí em nada a justificação pela fé !!!
Cara, eu vejo esse texto de uma forma correta. Deus nos olha perante Cristo e não a nós mesmos, e nós não somos inimigos de Deus pq quando ele olha, ele vê a Cristo e sua fidelidade. Deus não observa nossos erros ou acertos, ele observa a Cristo, isso é graça. Isso é dom de Deus. Então, pra mim, fidelidade também está correto, se Cristo foi fiel a Deus, então por meio dEle e da fé nEle, não somos inimigos de Deus.
Vídeo começa em 04:20 Obrigado!
Aqui é 15:13 e começou o vídeo normal
@@tallyspeirce7070 😂😂
De Fato existem pessoas boas
Vc é um amigo
Obg kkkkk
Isso sim é uma resenha no verdadeiro sentido da palavra, quando o indivíduo faz seus comentários/críticas de maneira clara, expondo os prós e os contras. Parabéns, Pedro!!
A tradução dele é correta fiel ao sentido do texto original
Falta um pequeno detalhe para comprar esta coleção: dinheiro. Vi na livraria família cristã que saiu a série Mateus para todos.
parabéns pelo ótimo review e pelas pontuações relevantes!
É bom termos uma outra perspectiva sobre as cartas de Paulo. Até onde sei, o autor busca se adequar ao contexto histórico e cultural dos dias dos apóstolos e tirar um pouco as lentes Luteranas que foram a base da reforma. Vejo com bons olhos, parece se tratar de um avanço teológico importante.
Vou adquirir o material.
Obrigado pelo vídeo!
Comprei chegou agora ler acho interessante. As vezes o que nos é passado é apenas uma perspectiva e se existem outras por que não.
Eu sou presbiteriano, a uns meses eu venho lendo livros do meu reverendo, a gente conversa muito sobre o livro de Romanos e ele ia me emprestar um com comentários de Karl Bart, o livro era gigante, ele resolveu me indicar esse de N. T. Wright, ainda não li e resolvi vir aqui antes
E aí? Oq achou da Leitura?
Eu li esse livro que se intitula carta aos romanos por Karl Barth achei muito interessante. Só peço cuidado também, na leitura, mas em si, é um livro maravilhoso
Tava quase comprando... saltei de banda! OBRIGADO PELA DICA!
Faaala, Pedro! Que crítica maravilhosa, trazendo os prós e contras dessa obra.
Queria a sua opinião:
- para mim, que sou iniciante, vale a pena comprar essa obra sem correr o risco de aprender algo "equivocado"?
- para cada trecho que o autor comenta, seria proveitoso eu primeiro fazer a leitura das citações na própria Bíblia (e não a tradução de Wright) e só depois ler/estudar os comentários dele?
Muito bem colocado: 8:50 - Por causa desses detalhes, na minha opinião, não são livros recomendáveis principalmente para publico iniciante ou de pouco conhecimento bíblico.
Ótimas informações. Busquei este vídeo pois pretendo comprar o box mas antes queria uma explanação e vc foi ótimo. Obg e Jesus Cristo abençoe a todos
Irmão, que vídeo rico! Uma análise bem diferenciada da maioria que a gente encontra. A sua dinâmica também é excelente. - Valorizo de mais pessoas que nos instigam conhecer e estudar mais a bíblia tendo sempre em consideração as traduções, a exegese, os contextos históricos e culturais... E por isso, eu gostei de mais do seu vídeo. Obrigado por este conteúdo. Deus abençoe cada dia mais sua vida! #inscritojá 🙏🏼
Ótimos apontamentos, Pedro. Tinha percebido essa tradução livre do autor a respeito dos textos bíblicos. Tô lendo o primeiro de Romanos e gostando bastante, mas agora vou ler com ainda mais cuidado, haha. Muito esclarecedor seu vídeo.
Maravilha!! Parabéns pela análise (única que encontrei sobre essa obra, o resto é só unboxing, onde a pessoa nem leu, e fala que é bom só por causa dos detalhes da capa), obrigado pelas dicas e sinceridade!
Comprei o Paulo para todos e atos para todos e tbm o Mateus para todos, e top demais.
Era isso que eu queria saber e já suspeitava quando me falaram desses livros: 4:20
Estava querendo comprar e ainda bem que vi seu vídeo, obrigada❤
O q vc recomenda??? Ler acompanhado de uma tradução convencional????? Ainda q haja essas divergências na tradução do texto bíblico, a parte de comentário e devocional é boa????? O q diz da interpretação dos textos???
Gostei das observações. Não demonizou o autor, mas ao mesmo tempo foi cuidadoso em apontar certos perigos.
Muuuuuuuuuuuuuito util esse video
Já preparem o coração (quem gosta e quem não gosta) pois vira o resto do NT dessa mesma série de autoria dele.
Excelente nas explicações. Parabéns
Que benção, muito obrigado por essas informações. Eu já comprei e percebi essas diferenças, mais que bom que você, trouxe essas dicas, muito boas, me ajudarão bastante.
Se tivesse visto teu vídeo antes não tinha comprado o box do N t Wright.
Vou compra o meu essa semana ❤
Muito bom vídeo sobre a forma do comentário. Quero deixar um pequeno comentário sobre a tradução que ele fez em Rm 3.22 por exemplo. Bem, em grego temos: πίστεως Ιησοῦ Χριστοῦ = fé em Jesus Cristo, ou ''fé de Jesus Cristo'', ou ''fidelidade de Jesus Cristo''. A questão aqui é que o substantivo ''Jesus'' está no caso genitivo, e aqui pode ser entendido como um genitivo objetivo, neste caso os substantivos ''Jesus Cristo'' funciona como objeto direto da ideia verbal implicita no substantivo ''fé'', assim, a tradução seria: ''fé em Jesus Cristo''. Mas, o substantivo Jesus, também pode ser um genitivo subjetivo, onde indica que ele é o sujeito da ideia verbal implicita no substantivo principal (''fé''), assim a tradução também pode ser: ''fé de Jesus Cristo'', ou ''fidelidade de Jesus Cristo'', então a justiça de Deus teria se manistado pela fidelidade de Jesus. Muitos eruditos versados em grego concordam com a tradução desse comentário, como é o caso do G. Howard. Existem muitos argumentos para defender a tradução desse comentário como uma melhor tradução. Mas, apenas quis apresentar as possibilidades de tradução. Fica na paz irmão.
Parabéns pela explanação novo testamento judaico de David H.Stern corrobora da mesma interpretação!!!!
Percebi que a bíblia não é para leigos como eu. Será que naquela época eu viraria um fariseu ou saduceu?
@@goncaze a Bíblia é para todos irmãos. Basta estudar do jeito correto.
O senhor tem cara de saduceu kkkk. Brincadeira irmão.
Video muito necessário. Mto obrigada 🙏
Obrigado pelos esclarecimentos!!
Poderia falar muito sobre esses questionamentos. Mas recomendo para o estudante mais técnico o livro “Justificação” - NT.Wright
Comprei hoje, e eu estou ansioso para lê. 📚📚😁
Muito bom o seu comentário
Adorei a review ! Comentários pertinentes, críticos e claros ! 👏🏻👏🏻
Obg por tirar nossas dúvidas! Mais um vídeo muito bom 🙌
Resenha excelente!!!
Fantástico, cara... seus vídeos são sensacionais... não para de gravar não.... vc é top
Ótimo vídeo. Tava pensando em comprar esse box para presentear, mas ja vi que não vai rolar......
Ótimo vídeo, ia compra não vou mais. Achei que o comentário era outra coisa.
Kkkk
Seu vídeo foi esclarecedor ... realmente, não tinha me atentado para esses detalhes.
que quadro lindo perto da mesa mano, vc mandou fazer ou comprou?
Muito bom. Essas informações são altamente relevantes.
Estava lendo o comentário e algumas traduções do comentário em 1 Coríntios... Achei que ficou muito bom....
Quero comprar esse box
Resenha honesta , muito bom.
Quando eu leio "fé" eu sempre penso na fidelidade de Cristo, visto que ele é o autor da fé que tenho. Se tenho fé é por causa da fidelidade dele. Para mim dá no mesmo essa tradução. Sou justificado pela fé/fidelidade de Jesus. A fé não é mérito meu, mas por causa de Sua fidelidade. Estou errado?
"Estou errado?"
Eu diria, um pouco.
Quando ele traduz como "salvos pela fidelidade de Cristo" e não "salvos pela fé em Cristo", ele muda a ênfase que Paulo coloca sobre a questão obras x fé.
Você sabe a ênfase que Paulo dá para a fé sobre as obras e coloca as obras como consequência da fé, mas quando você lê que a salvação é pela fidelidade de Cristo, isso abre espaço para aceitar as obras como parte do processo de salvação, o que Paulo é claramente contrário.
É bastante taxativo dizer:" Apenas pela fé em Cristo". Isso exclui completamente qualquer outra coisa como "requisito", ou até mesmo no que diz respeito a própria conduta cristã - pois a fé gera uma mudança de caráter , para salvação.
Mas dizer : "Pela fidelidade de Cristo" isso leva a concluir que se é por causa da fidelidade dEle, então eu poderia fazer outras coisas, já que não "depende da minha fé" (as aspas aqui são devido ao fato de que não é nossa fé, mas a fé que Deus nos dá para crer) isso não só fala sobre salvação como também de conduta cristã. Seria como uma transferência de responsabilidade e somado a isso, um comportamento legalista seria aceitável.
Ser salvo pela fé implica necessariamente, já que Paulo enfatiza que Jesus é o primeiro em tudo - tanto na morte quanto na ressureição, que ele foi fiel, assim como nós devemos ser. Mas ser salvo pela fidelidade dele pode implicar outras coisas, tanto relacionadas com o processo de salvação desenvolvido individualmente, no que diz respeito ao caráter, quanto adoção de práticas legalistas, como as que Paulo combatia (comidas, festas e a própria circuncisão).
Para pessoas que estudam teologia, e são honestas no estudo, isso não afeta tanto quanto os leigos, que infelizmente são a grande maioria dos nossos irmãos e esses dependem de pessoas honestas para lhes comunicar as verdades de Deus.
O melhor Review de todos!!!
Vou comprar ele achei interessante
Gostei muito da forma em que demostrou o comentário Paulo para todos. Obrigado pelas informações.
Obrigado pela apresentação sincera, pastor!
Excelente Pedro, você definiu muito bem a obra.
Que livro é esse do Apocalipse na sua mesa? Poderia compartilhar o nome e autor do livro?
Muito obrigado por este review Pedro. Eu estava quase comprando esse box mas como já tinha minhas ressalvas com o N. T. Wright, economizarei meu tempo e dinheiro. Agora me chama a atenção o quanto de webcrentes estão recomendando essa coleção sem nenhuma advertência. Chego a desconfiar da transparência e lisura dessa galera, ao simular uma análise isenta, mas na verdade tratar-se de propaganda disfarçada.
Extremamente relevante para minha compra ....!
Deus bençoe inda bem que vi seu video antes de comprar
Video maravilhoso
Tem uma dica de livros para estudos de livro para conhecer mais a Paulo?
Fora a biblia e claro?
Que vídeo legal! Parabéns pela apresentação! Deus te abençoe!
Muito boa review
Muito bom meu caro.
Obrigado mestre! Muito esclarecedor esse vídeo. Deus continue o abençoando.
Gosto das tradições do Wright? Amo!
Achou que vou adquirir
Adquiri principalmente pela tradução e pela NPP
nossaaa que resenha boa!!
Muito bom, Pedro! Ótima avaliação...
Comprei e vou ler.
Predo Pamplona, otimo video. Mas póderia me informar qual e aquela dicionario grego.
Interessante à Dica,mais Nada que não posso Adquirir-lo ...você Já Viu que Lançaram os Evangelhos?
Vi sim e quero muito ter
Melhor Review, super técnico. Muito bom!
Obrigada Pastor, pela dica!
Faz o Review do comentário de Gálatas do NT Wright
Que resenha, arrasou!!!
Valeu pela sinceridade Pedro.
Gostei de sua explicação Pedro. Me tirou a dúvida que ainda possuia para adquirir/investir. Obrigada.
Meu chegou hj!!!! Coisa linda!!!!
Obrigada pela orientação!
Ou seja, leia os livros com uma Bíblia ao lado. Gostei do Feedback, estarei comprando com este certo cuidado kkkk
Ganhou um inscrito 🙏🏻
Muito bom. 👏👏
O Victor Fontana tbm indicou esses comentários ele disse que não são bons são excelentes
Boa resenha . Mas, vale mais a pena investir em um livro mais técnico.
O interessante é a interpretação cristocêntrica da justificação em contraste com a interpretação antropocêntrica
Rapaz, você tem um comentário de romanos parrudo e em inglês? Você é ninja hein!
Ixii kkk e o povo estava falando tão bem!Mas é bom,p ficar mais atenta
Eu falei bem também hehehe. Só mostrei um ponto de discordância.
@@pedropamplon sim
Esperando chega
O meu chegou agora
Valeu a dica👍
Muito bom seu vídeo! Profissional e focado! Abs
Excelente
Pastor qual livros de teologias extremamente acadêmicos que temos no Brasil?
Qual comentário extremamente exegese dos livros novo testamento ?
O senhor é da fé reformada ?
Se for qual autores reformados já senhor endica?
DESCULPE POR GASTAR O SEU TEMPO COMIGO E DE EU FAZER TANTAS PERGUNTAS@
Tem algumas bíblias em português que traz a tradução; fé de Jesus Cristo,
fidelidade de Jesus Cristo...
Às vezes um livro de 200 páginas explica mais que esses livros 1000 páginas.
Muito bom a explicação Pedro, valeu👏
Eles estão custando 108 reais na amazon nesse momento
Obrigado pelas dicas! Deus abençoe!
A NPP vem incomodando muito os de Tradição reformada e os que seguem a interpretação de Lutero sobre a justificação
Exatamente , eu gosto da nova perspectiva , porque eles pesquisam as fontes de documentos antigos acerca do judaísmo e apresentam uma nova ótica , até porque Lutero não acertou em tudo por isso gosto de ter uma visão diferenciada , bem diferente da maioria dos reformados que seguem a cartilha e diferentemente penso que a NPP não diminuí em nada a justificação pela fé !!!
Sem justificação pela fé ? Kkkk Heresia , ótimo vídeo bem explicativo .
Cara, eu vejo esse texto de uma forma correta. Deus nos olha perante Cristo e não a nós mesmos, e nós não somos inimigos de Deus pq quando ele olha, ele vê a Cristo e sua fidelidade. Deus não observa nossos erros ou acertos, ele observa a Cristo, isso é graça. Isso é dom de Deus. Então, pra mim, fidelidade também está correto, se Cristo foi fiel a Deus, então por meio dEle e da fé nEle, não somos inimigos de Deus.
O contexto que se segue dá luz ao que ele quer dizer, a obra do Messias justifica os que são dele. É o que eu pude extrair do contexto.
Comentário Nutella, mas gostei(risos) , Gosto mais do VT faz um video do Antigo , irmão Pedro Pamplona.
Esse caderno vem junto, com o box?
Vem sim, eu comprei
@@sergioalmeida6740 obrigado! 👏👏
Na verdade depende da opção que você comprar na livraria cristã,lá você vai achar duas opções,uma que vem outra que não
@@jessicaraltdt obrigado! 👏👏
as 3 coisas importantes: 4:20
Eu confesso que deixei de comprar em sei lançamento justamente por isso.