Sr Paulo, agora eu posso dizer que não vou sofrer mais com diagnóstico desses defeito, o Sr passou direitinho todos os detalhes e principalmente os códigos DTC que eles geram. Parabéns. Fábio Taubaté Mecânico diesel
Olá, tudo bem? Este componente é alimentado com 5V e funciona em modo digital, ou seja, só trabalha com dois valores 0,2V e 4,7V. Se o status do sensor for ‘fechado’ (fios em curto-circuito - 0,2V) a unidade de controle do motor mantém a luz de advertência do filtro de combustível apagada no Painel de Instrumentos. Se o status do sensor for ‘aberto’ (fios em circuito aberto - 4,7V), a unidade de controle do motor aguarda por um tempo, e, se não houver alteração no status do sensor durante esse tempo (o sensor for mantido aberto), a luz de advertência do filtro de combustível pisca de modo intermitente no Painel de Instrumentos. Este sensor não trabalha com resistência elétrica. A resistência mencionada no vídeo refere-se ao fluxo de combustível nas tubulações de diesel para a bomba de alta pressão.
Oi Davi, tudo bem? O sensor de pressão de diesel não é resistivo. Ele é construído em um circuito “piezoelétrico”. Portanto você não encontrará uma resistência e sim uma impedância do circuito. Adicionando que a impedância não é utilizada para análise deste componente. Você terá que analisar a tensão de sinal de retorno para a unidade de controle. Que dependendo do sensor o valor de tensão de retorno é de 0,5Volts com a ignição ligada e o motor parado. E 1.4V a 2.3V na marcha lenta dependendo da configuração do motor do veículo. OBS:. O texto descrito acima é em relação a um sensor do diesel instalado no tubo de distribuição para os injetores (rail). Espero ter ajudado. Abraços
Oi Henrique, tudo bem? Este componente trabalha com uma tensão de 5V. Quando está em circuito aberto, o painel de instrumentos compreende que existe uma obstrução do fluxo de combustível no filtro separador de água/combustível (popularmente conhecido como "racor"). E quando está em curto-circuito, o painel compreende como funcionamento normal. Dica: Verifique se há tensão no chicote conectado ao interruptor de pressão. Se houver tensão de 5V, faça um curto-circuito, funcione o motor e aguarde 40 a 60 segundos, e verifique se a luz indicadora de filtro "racor" obstruído irá se apagar. Grande abraço
@@PerimTechnology 1997, estou tentando achar o fio que vai para o sensor, ou onde fica a central que faz acender o painel, achei o negativo da luz do painel e vou adaptar um sensor de umidade de solo pra detectar a água no filtro
@@viniciusszymanki Este veículo pelo ano de fabricação não utiliza gerenciamento eletrônico do motor. Portanto, diagrama elétrico deste veículo, é um pouco difícil de encontrar. Por isso recomendamos utilizar um multímetro na escala de diodo com aviso sonoro. E fazer um teste de continuidade do fio do sensor em relação ao painel de instrumento. Este componente pode ser um interruptor no caso deste veículo. Indicamos o painel de instrumentos, porque este componente tem apenas a função de informação sobre o fluxo de diesel do filtro "Racor" em relação a entupimento ou fim de vida útil.
@@PerimTechnology obrigado por responder, minha intenção séria só fazer funcionar a luz que indica água no filtro de Diesel, você conhece algum relé que faça a leitura da resistência da água quando presente no filtro e feche o circuito? Pois o terra da luz do painel eu já puxei o fio, estou esperando um sensor de umidade de solo que Comprei na shopee por 20 reais que vai fazer a função do relé
Oi Iago, tudo bem? Se entendemos bem, você quis dizer pré-filtro. Se foi isso exatamente o que você quis dizer, então não. Neste cabeçote não existe pré-filtro.
Oi Iago, tudo bem? Este sensor é alimentado com uma tensão de aproximadamente 5V proveniente do módulo do motor. E o sensor tem uma resistência conectada no chicote em paralelo de 80 KΩ a 86 KΩ e geralmente é de cor amarela. Esta resistência tem a função de reduzir a tensão de sinal a um valor calibrado na unidade de controle do motor e quando esta voltagem de sinal atingir um valor menor do programado no módulo do motor, indicará a presença de água no combustível. E, com isso, o condutor do veículo é informado desta contaminação no filtro Racor através do painel de instrumentos. Obs. Existe no mercado de autopeças, sensores de detecção de água no combustível de duas cores distintas (um na coloração amarela e outro de coloração preta). Geralmente o de cor preta não contém este resistor mencionado acima. Dica. Sempre que adquirir um sensor deste tipo utilize um multímetro para verificar a presença deste componente. Para isso utilize a escala de 200Ω do multímetro caso ele não seja automático. A tensão tem que estar entre 4,5V e 5,0V e a resistência entre 80 KΩ e 86KΩ. Obrigado
Sr Paulo, agora eu posso dizer que não vou sofrer mais com diagnóstico desses defeito, o Sr passou direitinho todos os detalhes e principalmente os códigos DTC que eles geram. Parabéns.
Fábio Taubaté
Mecânico diesel
Que bom que conseguimos ajudar Fabio. Um grande abraço!
Explicou muito parabéns pelo trabalho amigo
Muito obrigado Italo, espero ter ajudado
Boa explicação parabéns
Olá Adriano. Como você está? Muito obrigado de verdade! Nossa intenção é de sempre ajudar
Muito informativo, obrigado pelo vídeo. Com quantos OHMs no sensor que o equipamento anuncia falha?
Olá, tudo bem? Este componente é alimentado com 5V e funciona em modo digital, ou seja, só trabalha com dois valores 0,2V e 4,7V.
Se o status do sensor for ‘fechado’ (fios em curto-circuito - 0,2V) a unidade de controle do motor mantém a luz de advertência do filtro de combustível apagada no Painel de Instrumentos.
Se o status do sensor for ‘aberto’ (fios em circuito aberto - 4,7V), a unidade de controle do motor aguarda por um tempo, e, se não houver alteração no status do sensor durante esse tempo (o sensor for mantido aberto), a luz de advertência do filtro de combustível pisca de modo intermitente no Painel de Instrumentos.
Este sensor não trabalha com resistência elétrica. A resistência mencionada no vídeo refere-se ao fluxo de combustível nas tubulações de diesel para a bomba de alta pressão.
Bom de mais
Muito obrigado pela mensagem
Meu amigo ja mim escrevir vc foi toltamente o bijetivo seja sempre assim
Que bom que gostou Helio! Muito obrigado e um grande abraço
Esse sensor se estiver com problema faz o caminhão também perder potência?
Top
Bom dia! Estou com dificuldade de achar um terminal que conecta no sensor de agua da F4000, tem como isolar esse sensor ?
No sensor de pressão de combustível qual sua resistência?
Oi Davi, tudo bem? O sensor de pressão de diesel não é resistivo. Ele é construído em um circuito “piezoelétrico”. Portanto você não encontrará uma resistência e sim uma impedância do circuito.
Adicionando que a impedância não é utilizada para análise deste componente. Você terá que analisar a tensão de sinal de retorno para a unidade de controle. Que dependendo do sensor o valor de tensão de retorno é de 0,5Volts com a ignição ligada e o motor parado. E 1.4V a 2.3V na marcha lenta dependendo da configuração do motor do veículo.
OBS:. O texto descrito acima é em relação a um sensor do diesel instalado no tubo de distribuição para os injetores (rail).
Espero ter ajudado. Abraços
O MEU IGUAL AO SEU...MAS SÓ TROQUEI O RACOR, A LUZ APAGA DEPOIS ACENDE NOVAMENTE, OU SEJA FICA ACENDENDO E APAGANDO...TO PENSANDO EM TROCAR O SENSOR
Amigo qual é a resistência do sensor de água no combustível quando em contato com a água?
Oi Etelvino. Tudo bem? No caso abaixo de 79 Ohms o sistema eletrônico já detecta a presença de água no combustível
E quando não há falha no scanner e só indica no painel? Ja troquei esse sensor de cima e no painel continua mostrando
Oi Henrique, tudo bem? Este componente trabalha com uma tensão de 5V. Quando está em circuito aberto, o painel de instrumentos compreende que existe uma obstrução do fluxo de combustível no filtro separador de água/combustível (popularmente conhecido como "racor"). E quando está em curto-circuito, o painel compreende como funcionamento normal.
Dica: Verifique se há tensão no chicote conectado ao interruptor de pressão. Se houver tensão de 5V, faça um curto-circuito, funcione o motor e aguarde 40 a 60 segundos, e verifique se a luz indicadora de filtro "racor" obstruído irá se apagar. Grande abraço
Bom dia, você conhece esse sistema na Ásia Topic?
Oi Vinicius, tudo bem? Qual o ano? E o que está ocorrendo com este veículo?
@@PerimTechnology 1997, estou tentando achar o fio que vai para o sensor, ou onde fica a central que faz acender o painel, achei o negativo da luz do painel e vou adaptar um sensor de umidade de solo pra detectar a água no filtro
@@viniciusszymanki Este veículo pelo ano de fabricação não utiliza gerenciamento eletrônico do motor. Portanto, diagrama elétrico deste veículo, é um pouco difícil de encontrar.
Por isso recomendamos utilizar um multímetro na escala de diodo com aviso sonoro. E fazer um teste de continuidade do fio do sensor em relação ao painel de instrumento. Este componente pode ser um interruptor no caso deste veículo.
Indicamos o painel de instrumentos, porque este componente tem apenas a função de informação sobre o fluxo de diesel do filtro "Racor" em relação a entupimento ou fim de vida útil.
@@PerimTechnology obrigado por responder, minha intenção séria só fazer funcionar a luz que indica água no filtro de Diesel, você conhece algum relé que faça a leitura da resistência da água quando presente no filtro e feche o circuito? Pois o terra da luz do painel eu já puxei o fio, estou esperando um sensor de umidade de solo que Comprei na shopee por 20 reais que vai fazer a função do relé
Tem alguma peneira aí nesse cabeçote
Oi Iago, tudo bem? Se entendemos bem, você quis dizer pré-filtro. Se foi isso exatamente o que você quis dizer, então não. Neste cabeçote não existe pré-filtro.
@@PerimTechnology o meu caso foi o cabeçote q estragou
Meu caminhão acendeu a luz Do Diesel na água e troquei o filtro mais a luz Da injeção tá acessa já troquei o sensor interupto e não apago
Oi Iago, tudo bem? Este sensor é alimentado com uma tensão de aproximadamente 5V proveniente do módulo do motor. E o sensor tem uma resistência conectada no chicote em paralelo de 80 KΩ a 86 KΩ e geralmente é de cor amarela.
Esta resistência tem a função de reduzir a tensão de sinal a um valor calibrado na unidade de controle do motor e quando esta voltagem de sinal atingir um valor menor do programado no módulo do motor, indicará a presença de água no combustível. E, com isso, o condutor do veículo é informado desta contaminação no filtro Racor através do painel de instrumentos.
Obs. Existe no mercado de autopeças, sensores de detecção de água no combustível de duas cores distintas (um na coloração amarela e outro de coloração preta). Geralmente o de cor preta não contém este resistor mencionado acima.
Dica. Sempre que adquirir um sensor deste tipo utilize um multímetro para verificar a presença deste componente. Para isso utilize a escala de 200Ω do multímetro caso ele não seja automático. A tensão tem que estar entre 4,5V e 5,0V e a resistência entre 80 KΩ e 86KΩ. Obrigado
O diesel é mais leve que agua
Se for mais pesada a agua ficaria na parte superior do filtro
Fiz a medição e deu 4,7 volts no chicote
Oi Jefi, tudo bem? Em qual dos testes você diz?