Eu gosto de eletrônica , mas não estudei , e eu sempre me perguntava , porque o transformador não entra em curto já que está ligado às duas fases no mesmo fio , com essa aula eu descobri muito mais do que eu esperava .
Indutor ligado a corrente alternada ele se Opõe a variação da corrente elétrica e se comporta como um Resistor, por isso que bobina não dá curto-circuito. parabéns professor pelo canal e vídeos. Saudações.
Eu já tinha reparado empiricamente que quando ocorre um curto circuito em uma tomada, ou circuito terminal que está bem longe do transformador, o estrago é mínimo, as vezes mal sai faísca... Agora quando o curto circuito é no quadro de distribuição ou no ramal de alimentação o negócio é bem feio, com vários estrondos, clarões e faíscas... Eu imaginava que isso estava ligado a bitola dos cabos, quanto maior a bitola, mais poderoso seria o curto circuito, até tentei entender o que é essa tal corrente de curto circuito, mas os cálculos e a teoria que me deparei eram bem complexas, coisas praticamente de outro mundo para um mero curioso da área... Mas com esse vídeo tudo fez sentido, eu realmente não sabia que o conceito era tão simples e que daria para calcular ela através da Lei de ohm!
Para calcular não dá pela lei de ohm, mas dá para entender. Para calcular isso tem que considerar efeito efeito terra e efeito joule. Tem a reatância capacitiva, reatancia indutiva, resistencia... é complexo demais, levei um ano estudando para entender 😂
Gostei do vídeo, bem explicativo. Só pegando um gancho no que vejo muitas vezes o pessoal falar por aí "quanto maior a tensão menor a corrente, para uma mesma potência" , na verdade é uma "falsa impressão", pois na prática é impossível você diminuir a corrente e fazer com que a potência permaneça a mesma ou diminua também, aumentando-se a tensão. O que ocorre na verdade é que em circuitos eletromagnéticos elevadores de tensão, comparando-se duas bobinas elevadoras de tensão, uma que eleva por exemplo uma tensão de 12v para 220v e outra de 12v para 380v. É provável que pela bobina de 380 circule uma corrente menor que a de 220, mas isso ocorre não porque a tensão induzida por ela é maior e sim por que a bobina de maior tensão possui uma quantidade maior de fio, o que aumenta a resistência e apresenta uma maior indutância, o que faz com ela apresente uma maior impedância. Observa-se que neste caso em particular, apesar de se ter uma tensão alta, a corrente é baixa, mas pelo fato da resistência/impedância do sistema ter aumentado. É um erro o que vejo por aí, muitas pessoas interpretando isso de uma forma errada, e querendo generalizar isso, quando na verdade isso só ocorre nesse caso específico.
Explica como fica a corrente no primário do transformador quando o secundário está aberto. O que acontece com o campo magnético que faz elevar a corrente de um motor quando há mais resistência ao giro do eixo?
Eu tinha feito essa pergunta, e obrigado pela resposta, mas eu queria entender com mais detalhes o seguinte, numa rede 127V, o fase encosta no neutro, ocorre um pipoco/faísca, a corrente do fase vai para o neutro, ele vira contuidade do fase, essa corrente fatalmente vai parar no barramento do neutro, certo? Isso é o bastante para o disjuntor desarmar? Se sim, como ocorre isso? Ele ou o cabo vai aquecer? Vai ter aumento de corrente no fase? Em algum momento isso pode ser irrelevante ao passo de afetar só parte daquele circuito, ou com a energização acidental do neutro toda rede fica comprometida? Vc explicou que a resistência diminui a corrente, seria por isso que não atinge um queda de tensão relevante à ponto de promover o curto?
Uma sugestão de conteúdo; Por que não podemos ligar uma tensão DC na bobina do contactor AC de mesmo valor de tensão e vice-versa? Por que uma bobina é maior do que a outra?
Em circuito de corrente alternada,além da resistência eu tenho a reatancia indutiva quê varia de acordo com a frequência da rede,ou seja em corrente alternada eu tenho impedância pelo fato da corrente se alternar espaço,tempo já é corrente contínua eu não tenho a variação da corrente nesse caso eu só tenho resistência por isso a bobina em corrente contínua e maior em comparação a corrente alternada.
Complementando o que o marcos falou, mesmo um transformador em CC vira um curto circuito. Quase todas as bobinas vão virar um curto, claro que existe as feitas para isso que no caso seriam os solenoides, reles, etc, mas a corrente é limitada pela quantidade de espiras que elevam a resistência pela metragem e pela bitola do cobre usado.
Quando entrei no canal só havia pouco mais de 20 pouco mil inscritos hoje, deois de uns 2 anos já esta com quase 100K inscritos. Só monstra a competência e boa didática para ensinar. Parabéns pelo esforço e força para continuar com o canal, apesar do que passou (você sabe). Ainda encontra tempo para ensinar cursos nos canais fechados do Whatsapp. Merece chegar aos 100K inscritos antes do final de 2023. Já fiz seus dois cursos nos grupos fechados do zap, assim que puder farei esse que está em andamento. Grande Abraço e boa sorte , sempre.👍
O neutro é o que complementa um circuito, no caso, uma fase precisa de outra fase ou um neutro para fechar o circuito e a corrente assim circular. O terra já tem função de ser uma rota de fuga, um ponto de menor resistência para que não haja corrente que pode ser causadora de choque elétrico ou evitar algum dano aos aparelhos ligados a rede.
O resistor de 127 volts possuem menos voltas,e o seu diâmetro é maior em comparação com o resistor de 220 volts,porque se em 220 volts minha corrente e menor obviamente meu resistor terá que ter mas voltas e com espiras mais finas.
Olá prof bom dia sempre faço uma experiências elétrica.aq eu já fiz uma experiência..pego uma frase ligo direto na lâmpada 220v outro fio da lâmpada prendo na ponta do ferro.faço um aterramento com Barra de ferro de um metro assim introduso no chão úmido.cada vês que o ferro afunda eu obtenho vários ganhos de intencidade da lus .ou seja se a barra de ferro aterrada toda vai me dar a intencidade normal de 220v.se puxar a barra para cima diminuir a intencidade de acordo que eu nescesito.de 220 diminuo até 20 v.ou seja quando a barra aprofundo me dá mais intencidade e quando sobi a barra diminuí a intencidade..
Boa noite! Não sou eletricista mas sei porque já fiz em casa que pegando um fio fase residencial que geralmente tem 220V e aterrando como você disse ele cai para 110V. Naturalmente a qualidade da Tensão vai variar conforme a qualidade do aterramento. Espero ter ajudado. Abraço!
Eu entendi perfeitamente a explicação, só fiquei com uma dúvida: Se eu tenho uma resistência de 1 Ohm com uma tensão de 220V eu tenho uma corrente de 220A......e se eu tiver uma resistência de 0,1 Ohm com a mesma tensão eu tenho 2.200A, certo.......mas as duas não são corretes de CURTO CIRCUITO?......o que realmente define um curto circuito? Tem alguma corrente mínima pra estipular que acima daquela corrente "É" um curto circuito?
Entendo q olhando a curva do disjuntor : a faixa de corrente q atua o térmico seria sobrecarga e a faixa onde atua o disparador magnético seria considerada corrente de curto circuito. E vai variar a depender do disjuntor curva B ou C, por exemplo.
A corrente elétrica é dada pela unidade ampère, usualmente escrita como A. O ampère é uma unidade derivada, no sistema internacional de unidades, e pode ser escrita da seguinte forma: A = C/s Onde: C = coulomb (unidade de carga elétrica) s = segundo (unidade de tempo) Dessa forma, quando dizemos que por um circuito circula uma corrente de 1 A, estamos literalmente falando que nesse circuito está circulando 1 C de carga elétrica por segundo. Aprofundando ainda mais, vamos entender o significado de coulomb. Uma vez que coulomb é a unidade de carga elétrica, e os "portadores" da carga elétrica são os elétrons, podemos reescrever o ampère com base nos elétrons, assim: Carga elétrica de um único elétron, também chamada de carga elementar, equivale a aproximadamente 1,6 × 10 -¹⁹ C Logo, dividindo 1 C pela carga elementar temos: n = 1 C / 1,6 × 10 -¹⁹ n ≈ 6,2 × 10¹⁸ elétrons Dessa forma, quando temos 1 ampère de corrente, estamos dizendo que passam por aquele circuito cerca de 6.200.000.000.000.000.000 elétrons por segundo. Espero ter ajudado
Qual seria a Corrente de Curto Circuito de um aterramento, pois se há uma resistencia de " 5 ohm" medido por um megometro e se houver um curto circuito "levando a terra" haveria uma mudança de resistencia da terra? devido a está "descarga" de corrente. Verifico que há sim uma queda na tensão nestes aterramentos ditos "perfeitos", pois o aterramento "queima" com a corrente. Vejo pelos para raios, qdo é submetido a uma descarga eletrica.
Eu vi um professor explicando matematicamente um curto circuito: "se a resistência é 0, logo vamos ter a tensão dividida por 0, como não existe divisão por 0, a Corrente vai aumentar ao infinito ( ou ao limite da fonte de alimentação )
O conceito de limites da matemática explica bem isso. Como não há material algum com resistência exatamente igual a zero (exceto supercondutores), o que acontece é que no curto a resistência *_tende para_* zero. Assim, a divisão de um número por outro que *_tende para_* zero, tem como resultado um número que tende para o infinito. Mas estando, como dito acima, limitado à capacidade da fonte.
Muito bom, como sempre. Mestre, tenho outra dúvida: Antigamente tínhamos as tensões 110 e 220 v. Porquê não era 190 volts, em vez de 220 (110 x raiz de 3)?
Ainda temos algumas regiões com. 110V. A diferença é que nos trafos com saída em Estrela, a tensão fase e neutro é 220%√3. Porém nos trafos, com saída em triângulo, o neutro sai do meio da bobina, dessa forma sendo metade de 220V.
Antigamente? Ainda temos em bastente regiões do Brasil em 127v... Estado de São Paulo, Parana, parte de Minas, tirando algumas regiões litorâneas, temos F+N em 127v e F+F em 220v..... Antes tivessem adotado 220v como padrão nacional, o dimensionamento e distribuição da cargas seria mais facil....
@@rafaelrtg Eu conheço e vivo em região de 220V , porém é F+N . Esse F+F =220V ainda não vi.. Conheço 127 ou 110 V como dizem, que é F+N e também 220V que é F+N.. Aqui até usam F+F+ N = 220V , pra pequenas empresas, comércio , sobrados. Daí dividem as cargas,mas nas tomadas é 220.V
Sim, acredito que essa sua configuração seja a mais usada pelo Brasil, porem tem bastante regiões com a nossa (interior de SP) a configuração, F+N = 127v e F+F = 220v, nas instalações monofásicas recebemos N+F 127v, e nas bifásicas, N + duas fases 127, porem se ligar F+F (por questões trigonométricas não se soma, então temos 220v) ... Antes ja foi mais bagunçado, hoje ficaram apenas duas configurações de geradores... Porem em termos de distribuição ainda temos três tipos pelo Brasil... A mais comuns são a F+N 220v, depois F+N 127v e a menos comum, que não fornece Neutro nas residências, usa F+F 220v, @@paciencianolimite25
A luminaria de casa com problema, deu um curto, chegou a partir o fio e cair a luminaria no chão, queimou o interruptor mas não desarmou o disjuntor... Normal?
É uma coisa que eu sempre fiquei em duvida pois se a gente for ver todo circuito esta fechado ou seja esta em curto, seja numa tv, lâmpada, notebook, chuveiro, etc. Ou seja o curto circuito na verdade é uma corrente muito alta num curto espaço de tempo?? é isso?? Entao o chuveiro nao "pipoca" ou pega fogo pq a resistencia impede que a corrente suba o suficiente para queimar os fios??
No chuveiro, ainda tem outra variante que é água. Pois ela faz a troca de temperatura com a resistência, resfriando ela. Por isso que sempre quando trocamos a resistência, primeiro precisa encher o chuveiro de água, se não a resistência superaquece e queima.
A reactancia indutiva é XL= 2π f L.......ora a frequência não muda, o que pode aumentar a reactancia é o coeficiente de auto indução, o coeficiente de auto indução, aumenta com o número de espiras da bobine.....a partir daí é só chegar á conclusão
Quero ver vc responder essa. Pq quando ligo uma fase numa lâmpada e a outra ponta do fio da lâmpada numa haste aterrada, a lâmpada acende? Porem se eu, por exemplo, se eu ligar uma lâmpada numa bateria, e a outra ponta do fio da lâmpada na na haste aterrada, ela nao acende?
A corrente elétrica precisa circular pelo circuito para que o equipamento funcione. No caso da corrente em CA, o transformador tem o seu neutro aterrado, oque faz com que quando você conecte a outra extermidade da lâmpada ao terra, a corrente irá circular entre fase e terrra, ou seja entre a fase e o neutro do transformador. Já na bateria isso não ocorre.
@@professorgirafalesgirafale111ddp amigo vc precisa ter uma diferença de potencial, ou seja o ponto zero , como já tem a fase conectada seu ponto zero ou próximo de zero nesse caso é seu aterramento.
@@ESPACORETROGAMER eu entendi ..mas a bateria ja é uma diferença de potêncial aterra . Deveria acender uma lâmpada 12 v ligando um polo na bateria e outro na haste aterrada no solo
@@professorgirafalesgirafale111 Não amigo o ponto zero para sua aste de aterramento seria o mesmo que um neutro, não um negativo. Ja no caso da bateria ela desenvolve tensão a partir da reação química gerada quando dois materiais desiguais tais como as placas positiva e negativa são imergidas no eletrólito, ou seja com a aste vc não terá a reação química necessária pra que sua lâmpada acenda.
E quanto a Toróides/Indutores de Ferrite em Corrente DC? Como funciona? Pois não sei nada de elétrica/eletrônica mas sou curioso... Fiz um ladrão de joule seguindo o UA-cam e dá super certo... Porém, tentei ligar apenas o toróide com o que seria "primário" e "secundário", e liguei o primário, no caso fio mais fino (+- 0,1mm em torno de 80 voltas) numa pilha que acabei por sugar a carga dela rapidamente. PS: Na saída estava ligado um multímetro para saber a tensão!
Se a tensao a qual vc estiver submetido for o que chamamos de ultra baixa tensão vc não irar sentir o choque eletrico, pois pela baixa tensão seu corpo terá resistência suficiente para não te causar danos físicos, estando circulando uma corrente baixa , abaixo dos 30mA. Ultra baixa tensao em circuito CC vão até 120 vcc Ultra baixa tensao em circuitos CA vão até 50 Vca
Quando o transformador está operando, o campo magnético induz uma corrente no núcleo, essa corrente é indesejável pois representa ineficiência, então fazemos os núcleos com várias chapas separadas por um material dielétrico, pois assim é atenuada a intensidade da corrente
Rapaz, não é tão simples assim como foi colocado! Pra entender o que de fato é um curto-circuito leva-se muitos anos estudando. Várias cadeiras da engenharia elétrica. A abordagem é um incentivo, mas longe de atingir o alvo.
O intuíto do canal é justamente pegar o que ensinado na engenharia, e descomplicar para que os elestricistas em geral consigam entender de forma fácil! Alvo atingido!
No entanto várias instalações elétricas na prática são muito bem realizadas por eletricistas que jamais sonharam com tais cadeiras de Engª Elétrica ...
É verdade essa história de que a pessoa não toma choque em eletricidade se ela estiver com os pés calçados ou pisando em madeira? Por que já teve vezes que eu tomei choque com os pés calçados e provavelmente secos!
No caso da bobina. Ela nao porovoca o curto porque ao passar corrente alternada por ela, ela se transforma em um eletroímã, e todos sabem que um ima se movendo em uma bobina gera uma f.e.m. nesse caso o ima gera uma f.e.m contrária a que está sendo aplicada. É a força contra eletro motriz. Essa tensão contrária dominui a tensao de entrada. Como a velocidade de dois carros em sentido contrário. Ou seja: se eu aplico 220 volts na bobina e ela me gera 215 voltas contrário, a tensão real aplcada seria 5 volts, o que nao provocaria um curto. Porquê é gerado 215 e nao 220? Por causa das perdas. Lembrando, esses valores são hipotéticos. Essa tensao contraria que diminui a tensão, pode ser enxergada como uma resistência, mas que é virtual, so existe quando se liga a bobina e quando em CA. É a famosa reatancia indutiva, que junto com a resistência do fio, formam a impedância.
Faltou clareza 127V no rolo 100 metros fio 1,5mm2 ... Qual comportamento desse circuito? Com ou sem curto circuito? Valor de corrente A, tem aquecimento do cabo, danifica o cabo? Qual o valor da impedância do circuito? Menos blá blá blá e mais resultados.
De outra forma: curto-circuito é quando a energia elétrica não pode ser transformada, de forma controlada e útil, em outra forma de energia. Quando há corrente essa corrente precisa se transmutar em outras formas de energia, calor, luz, movimento e campos eletromagnéticos. Na verdade, as cargas fazem o papel de conversor da energia elétrica( corrente) em outras formas de energia, sempre.
Na verdade todo circuito teoricamente é um curto circuito, a diferença é que as resistências baixam o consumo do circuito a um ponto onde a infra estrutura, cabos, disjuntores, contador, aguentam. Teoricamente nada impede você de montar uma rede com fios tão grossos e disjuntores tão grandes que aguentariam a passagem da mesma corrente que numa instalação residencial seria considerada curto e derreteria tudo.
@@engwesleycarvalho acho que da na mesma. Já estiquei uma resistência de torradeira prendendo no trinco do banheiro e na porta da frente e apliquei 22Ov e aqueceu normalmente mesmo sem ter as espirais, não deu curto porque era um “longo circuito” com vários metros.
@@engwesleycarvalho se A resistência total ao longo da linha reta do condutor for o suficiente para reduzir a corrente ao nível que o condutor não suporte então ele queima! Caso contrário ele não queima! Ps. Tudo é uma questão de condições. Se o condutor tiver condições de se opor a corrente de curto-circuito ele não vai superaquecer portanto não vai queimar, já se ele não tiver condições de se opôr à corrente consequentemente ele vai superaquecer e queimar, certamente!😮
@@engwesleycarvalhoSim, porque um fio em linha reta não é uma bobina então o campo magnético vai ser tão fraquinho que não vai impedir a corrente de passar. Já no fio enrolado formando uma bobina o compo magnético vai ser amplificado quanto mais volta mais forte o campo magnético e o campo magnético funciona como uma resistência s não deixa a corrente passar o suficiente para ter um curto circuito.
@@Roberto9139existe um diferença entre resistor e bobina Resistor: já é fabricado com material que se opõe a passagem da corrente, pode desenrolar que vai se opor do mesmo jeito. Bobina: e fabricado com material que e bom condutor de corrente, o que atrapalha a corrente é só o alto campo magnético provocado pelas voltas. Se desenrolar a bobina vai ter curto
Poderia ter feito o teste na prática sobre a bobina de fios apresentada no vídeo e medir a corrente, para melhor entendimento se geraria o curto circuito ou não 😊
APROVEITE!!!
CURSO ELETRICISTA INSTALADOR COMPLETO ! PRÉ LAÇAMENTO:
eletricidadeonline.com.br
Aprendi nesse vídeo que devo chamar o eletricista pra tudo. Parabéns
Eu gosto de eletrônica , mas não estudei , e eu sempre me perguntava , porque o transformador não entra em curto já que está ligado às duas fases no mesmo fio , com essa aula eu descobri muito mais do que eu esperava .
Indutor ligado a corrente alternada ele se Opõe a variação da corrente elétrica e se comporta como um Resistor, por isso que bobina não dá curto-circuito. parabéns professor pelo canal e vídeos. Saudações.
Eu já tinha reparado empiricamente que quando ocorre um curto circuito em uma tomada, ou circuito terminal que está bem longe do transformador, o estrago é mínimo, as vezes mal sai faísca... Agora quando o curto circuito é no quadro de distribuição ou no ramal de alimentação o negócio é bem feio, com vários estrondos, clarões e faíscas... Eu imaginava que isso estava ligado a bitola dos cabos, quanto maior a bitola, mais poderoso seria o curto circuito, até tentei entender o que é essa tal corrente de curto circuito, mas os cálculos e a teoria que me deparei eram bem complexas, coisas praticamente de outro mundo para um mero curioso da área... Mas com esse vídeo tudo fez sentido, eu realmente não sabia que o conceito era tão simples e que daria para calcular ela através da Lei de ohm!
Queda de tensão mano da uma pesquisada que você vai entender
Para calcular não dá pela lei de ohm, mas dá para entender. Para calcular isso tem que considerar efeito efeito terra e efeito joule. Tem a reatância capacitiva, reatancia indutiva, resistencia... é complexo demais, levei um ano estudando para entender 😂
Resumindo: a reatância indutiva e a resistência total ao longo de todas as voltas reduzem a corrente a um nível que o condutor suporta!
Já faz tempo que eu procurava por essa resposta, finalmente encontrei.
Sensacional, obrigado professor
Show! Ensina muito!!! Parabéns!!!
Gostei do vídeo, bem explicativo. Só pegando um gancho no que vejo muitas vezes o pessoal falar por aí "quanto maior a tensão menor a corrente, para uma mesma potência" , na verdade é uma "falsa impressão", pois na prática é impossível você diminuir a corrente e fazer com que a potência permaneça a mesma ou diminua também, aumentando-se a tensão. O que ocorre na verdade é que em circuitos eletromagnéticos elevadores de tensão, comparando-se duas bobinas elevadoras de tensão, uma que eleva por exemplo uma tensão de 12v para 220v e outra de 12v para 380v. É provável que pela bobina de 380 circule uma corrente menor que a de 220, mas isso ocorre não porque a tensão induzida por ela é maior e sim por que a bobina de maior tensão possui uma quantidade maior de fio, o que aumenta a resistência e apresenta uma maior indutância, o que faz com ela apresente uma maior impedância. Observa-se que neste caso em particular, apesar de se ter uma tensão alta, a corrente é baixa, mas pelo fato da resistência/impedância do sistema ter aumentado. É um erro o que vejo por aí, muitas pessoas interpretando isso de uma forma errada, e querendo generalizar isso, quando na verdade isso só ocorre nesse caso específico.
Muito bom parabéns
Bom dia Nathan, aula top,top .
Muito obrigado
Excelente explicação. Parabens. Dica, evite o gerundismo!
O quê é gerundismo?
Excelente explicação!
gostei muito da explicação, parabéns
Que vídeo lindo, parabéns, vc é foda
Como dimensionar o Cabos e disjuntores para ar-condicionado?
Explicação absurdamente esclarecedoríssima!
Senti uma indutância de sarcasmo ?
Bom dia professor gostei muito dó vídeo amigo tamos juntos irmão
Muito boa explicação amigo. Valeu a inscrição.
Muito bom. Eu mesmo não sabia disso. Obrigado
Como dimensionar um disjuntor corretamente para o transformador, de acordo com a corrente de curto-circuito do transformador?
Explicação incrível 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Super explicado!
Explica como fica a corrente no primário do transformador quando o secundário está aberto.
O que acontece com o campo magnético que faz elevar a corrente de um motor quando há mais resistência ao giro do eixo?
explicação muito didático! Valeu!
em uma Siderúrgica existe o Forno Panela de 10MW/h de potência, nesse caso, queremos produzir intencionalmente uma corrente de Curto circuito elevada
Irádo
No ES?
Eu tinha feito essa pergunta, e obrigado pela resposta, mas eu queria entender com mais detalhes o seguinte, numa rede 127V, o fase encosta no neutro, ocorre um pipoco/faísca, a corrente do fase vai para o neutro, ele vira contuidade do fase, essa corrente fatalmente vai parar no barramento do neutro, certo? Isso é o bastante para o disjuntor desarmar? Se sim, como ocorre isso? Ele ou o cabo vai aquecer? Vai ter aumento de corrente no fase? Em algum momento isso pode ser irrelevante ao passo de afetar só parte daquele circuito, ou com a energização acidental do neutro toda rede fica comprometida? Vc explicou que a resistência diminui a corrente, seria por isso que não atinge um queda de tensão relevante à ponto de promover o curto?
Ótima abordagem . Parabéns 👍
Qual é a diferença entre motores assicronos e motores síncrono??
Excelente explicação. Parabéns.
Parabéns pela explicação 😊
Até q fim entendi
Uma sugestão de conteúdo; Por que não podemos ligar uma tensão DC na bobina do contactor AC de mesmo valor de tensão e vice-versa?
Por que uma bobina é maior do que a outra?
Em circuito de corrente alternada,além da resistência eu tenho a reatancia indutiva quê varia de acordo com a frequência da rede,ou seja em corrente alternada eu tenho impedância pelo fato da corrente se alternar espaço,tempo já é corrente contínua eu não tenho a variação da corrente nesse caso eu só tenho resistência por isso a bobina em corrente contínua e maior em comparação a corrente alternada.
Complementando o que o marcos falou, mesmo um transformador em CC vira um curto circuito. Quase todas as bobinas vão virar um curto, claro que existe as feitas para isso que no caso seriam os solenoides, reles, etc, mas a corrente é limitada pela quantidade de espiras que elevam a resistência pela metragem e pela bitola do cobre usado.
Muito bom!
Ótimo video, muito bem explicado. Só uma observação o W em 5500 W lê-se (uóts) e não (vats)
É uma palavra dita em inglês. Mas já é de costumo no Brasil se dizer (vats). Nunca vi importância para esse fato.
Mas obrigado pelo comentário.
Quando entrei no canal só havia pouco mais de 20 pouco mil inscritos hoje, deois de uns 2 anos já esta com quase 100K inscritos. Só monstra a competência e boa didática para ensinar. Parabéns pelo esforço e força para continuar com o canal, apesar do que passou (você sabe). Ainda encontra tempo para ensinar cursos nos canais fechados do Whatsapp.
Merece chegar aos 100K inscritos antes do final de 2023.
Já fiz seus dois cursos nos grupos fechados do zap, assim que puder farei esse que está em andamento.
Grande Abraço e boa sorte , sempre.👍
Parabéns por explicação muito bem esclarecida.
Excelente explicação !!! 👏
sempre quis saber isso, obrigado
Gostaria que você explicace então qual a diferença entre Neutro e Terra
O neutro é o que complementa um circuito, no caso, uma fase precisa de outra fase ou um neutro para fechar o circuito e a corrente assim circular. O terra já tem função de ser uma rota de fuga, um ponto de menor resistência para que não haja corrente que pode ser causadora de choque elétrico ou evitar algum dano aos aparelhos ligados a rede.
E não se pode esquecer da função do esmalte que recobre os fios da bobina em motores,...
Faz um vídeo explicando o movimento dos elétrons no cabo.
ua-cam.com/video/VxzreBdDA1k/v-deo.htmlfeature=shared
Show de aula professor
Mais um aprendizado.
Pode explicar o que diferencia o resistor para 127 e para 220?
No mais, obrigado pelo seu canal!
O resistor de 127 volts possuem menos voltas,e o seu diâmetro é maior em comparação com o resistor de 220 volts,porque se em 220 volts minha corrente e menor obviamente meu resistor terá que ter mas voltas e com espiras mais finas.
@@marcosroberto-tx9vz Cara, como não me apercebi disso! Obrigado pela informação!
Ótimo vídeo bem explicado. Obrigado amigo
Massa! Gostei demais! Sempre estive curioso com este caso. Obrigado pelo vídeo.😀
Legal.
Campinas SP 19/10/23
Olá prof bom dia sempre faço uma experiências elétrica.aq eu já fiz uma experiência..pego uma frase ligo direto na lâmpada 220v outro fio da lâmpada prendo na ponta do ferro.faço um aterramento com Barra de ferro de um metro assim introduso no chão úmido.cada vês que o ferro afunda eu obtenho vários ganhos de intencidade da lus .ou seja se a barra de ferro aterrada toda vai me dar a intencidade normal de 220v.se puxar a barra para cima diminuir a intencidade de acordo que eu nescesito.de 220 diminuo até 20 v.ou seja quando a barra aprofundo me dá mais intencidade e quando sobi a barra diminuí a intencidade..
Boa noite! Não sou eletricista mas sei porque já fiz em casa que pegando um fio fase residencial que geralmente tem 220V e aterrando como você disse ele cai para 110V. Naturalmente a qualidade da Tensão vai variar conforme a qualidade do aterramento. Espero ter ajudado. Abraço!
Muito Bom, valeu
Eu entendi perfeitamente a explicação, só fiquei com uma dúvida: Se eu tenho uma resistência de 1 Ohm com uma tensão de 220V eu tenho uma corrente de 220A......e se eu tiver uma resistência de 0,1 Ohm com a mesma tensão eu tenho 2.200A, certo.......mas as duas não são corretes de CURTO CIRCUITO?......o que realmente define um curto circuito? Tem alguma corrente mínima pra estipular que acima daquela corrente "É" um curto circuito?
Entendo q olhando a curva do disjuntor : a faixa de corrente q atua o térmico seria sobrecarga e a faixa onde atua o disparador magnético seria considerada corrente de curto circuito.
E vai variar a depender do disjuntor curva B ou C, por exemplo.
Por que o botão de salvar o vídeo em playlist não está disponível???
Aula ótima
Top de + esse canal tem muito futuro!!!
Tenho uma dúvida, quando a gente faz a medicação, os amperes que passam, qual a relação de tempo ???
A corrente elétrica é dada pela unidade ampère, usualmente escrita como A.
O ampère é uma unidade derivada, no sistema internacional de unidades, e pode ser escrita da seguinte forma:
A = C/s
Onde:
C = coulomb (unidade de carga elétrica)
s = segundo (unidade de tempo)
Dessa forma, quando dizemos que por um circuito circula uma corrente de 1 A, estamos literalmente falando que nesse circuito está circulando 1 C de carga elétrica por segundo.
Aprofundando ainda mais, vamos entender o significado de coulomb.
Uma vez que coulomb é a unidade de carga elétrica, e os "portadores" da carga elétrica são os elétrons, podemos reescrever o ampère com base nos elétrons, assim:
Carga elétrica de um único elétron, também chamada de carga elementar, equivale a aproximadamente 1,6 × 10 -¹⁹ C
Logo, dividindo 1 C pela carga elementar temos:
n = 1 C / 1,6 × 10 -¹⁹
n ≈ 6,2 × 10¹⁸ elétrons
Dessa forma, quando temos 1 ampère de corrente, estamos dizendo que passam por aquele circuito cerca de 6.200.000.000.000.000.000 elétrons por segundo.
Espero ter ajudado
muito bom
A resposta está na resistência total do fio enrolado! Simples!!
Qual seria a Corrente de Curto Circuito de um aterramento, pois se há uma resistencia de " 5 ohm" medido por um megometro e se houver um curto circuito "levando a terra" haveria uma mudança de resistencia da terra? devido a está "descarga" de corrente. Verifico que há sim uma queda na tensão nestes aterramentos ditos "perfeitos", pois o aterramento "queima" com a corrente. Vejo pelos para raios, qdo é submetido a uma descarga eletrica.
Eu vi um professor explicando matematicamente um curto circuito: "se a resistência é 0, logo vamos ter a tensão dividida por 0, como não existe divisão por 0, a Corrente vai aumentar ao infinito ( ou ao limite da fonte de alimentação )
O conceito de limites da matemática explica bem isso. Como não há material algum com resistência exatamente igual a zero (exceto supercondutores), o que acontece é que no curto a resistência *_tende para_* zero. Assim, a divisão de um número por outro que *_tende para_* zero, tem como resultado um número que tende para o infinito. Mas estando, como dito acima, limitado à capacidade da fonte.
Infinito limitado. Cada conceito. Mas entendi.
Muito bom, como sempre. Mestre, tenho outra dúvida: Antigamente tínhamos as tensões 110 e 220 v. Porquê não era 190 volts, em vez de 220 (110 x raiz de 3)?
Ainda temos algumas regiões com. 110V.
A diferença é que nos trafos com saída em Estrela, a tensão fase e neutro é 220%√3.
Porém nos trafos, com saída em triângulo, o neutro sai do meio da bobina, dessa forma sendo metade de 220V.
Antigamente? Ainda temos em bastente regiões do Brasil em 127v... Estado de São Paulo, Parana, parte de Minas, tirando algumas regiões litorâneas, temos F+N em 127v e F+F em 220v..... Antes tivessem adotado 220v como padrão nacional, o dimensionamento e distribuição da cargas seria mais facil....
@@rafaelrtg Eu conheço e vivo em região de 220V , porém é F+N . Esse F+F =220V ainda não vi.. Conheço 127 ou 110 V como dizem, que é F+N e também 220V que é F+N.. Aqui até usam F+F+ N = 220V , pra pequenas empresas, comércio , sobrados. Daí dividem as cargas,mas nas tomadas é 220.V
@@rafaelrtgsim, antigamente. Ele disse 110V, não 127V. 127*raiz3 da 220v
Sim, acredito que essa sua configuração seja a mais usada pelo Brasil, porem tem bastante regiões com a nossa (interior de SP) a configuração, F+N = 127v e F+F = 220v, nas instalações monofásicas recebemos N+F 127v, e nas bifásicas, N + duas fases 127, porem se ligar F+F (por questões trigonométricas não se soma, então temos 220v) ... Antes ja foi mais bagunçado, hoje ficaram apenas duas configurações de geradores... Porem em termos de distribuição ainda temos três tipos pelo Brasil... A mais comuns são a F+N 220v, depois F+N 127v e a menos comum, que não fornece Neutro nas residências, usa F+F 220v, @@paciencianolimite25
gostaria de entender pq a geração de energia solar nao causa curto quando e injetada na rede da concessionaria
É pq o inversor de frequência sincroniza as ondas senoidais produzidas pela geracao com as da rede.
A luminaria de casa com problema, deu um curto, chegou a partir o fio e cair a luminaria no chão, queimou o interruptor mas não desarmou o disjuntor... Normal?
ganhou um inscrito
E pq a resistência não dá choke mesmo ela ligada direto na fase?
Ela dá choque sim, em qualquer ponto da resitência que você encostar, estando em contato com o terra certamente levará um choque.
Muito top.
É uma coisa que eu sempre fiquei em duvida pois se a gente for ver todo circuito esta fechado ou seja esta em curto, seja numa tv, lâmpada, notebook, chuveiro, etc. Ou seja o curto circuito na verdade é uma corrente muito alta num curto espaço de tempo?? é isso?? Entao o chuveiro nao "pipoca" ou pega fogo pq a resistencia impede que a corrente suba o suficiente para queimar os fios??
No chuveiro, ainda tem outra variante que é água. Pois ela faz a troca de temperatura com a resistência, resfriando ela.
Por isso que sempre quando trocamos a resistência, primeiro precisa encher o chuveiro de água, se não a resistência superaquece e queima.
Geralmente se trabalha com Impedância em Circuitos CA, se fosse um circuito CC haveria curto no caso da bobina ?
Exatamente, por isso não existem transformadores para circuitos cc, pois a bobina iria entrar em curto em alguns instantes após energiza lo
é meus amigos, quem vê, ri....
Verdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼
A reactancia indutiva é XL= 2π f L.......ora a frequência não muda, o que pode aumentar a reactancia é o coeficiente de auto indução, o coeficiente de auto indução, aumenta com o número de espiras da bobine.....a partir daí é só chegar á conclusão
Quero ver vc responder essa.
Pq quando ligo uma fase numa lâmpada e a outra ponta do fio da lâmpada numa haste aterrada, a lâmpada acende?
Porem se eu, por exemplo, se eu ligar uma lâmpada numa bateria, e a outra ponta do fio da lâmpada na na haste aterrada, ela nao acende?
A corrente elétrica precisa circular pelo circuito para que o equipamento funcione.
No caso da corrente em CA, o transformador tem o seu neutro aterrado, oque faz com que quando você conecte a outra extermidade da lâmpada ao terra, a corrente irá circular entre fase e terrra, ou seja entre a fase e o neutro do transformador.
Já na bateria isso não ocorre.
@@eletricidadeonline mas a terra nao é condutora de eletricidade, como o circuito fecha?
@@professorgirafalesgirafale111ddp amigo vc precisa ter uma diferença de potencial, ou seja o ponto zero , como já tem a fase conectada seu ponto zero ou próximo de zero nesse caso é seu aterramento.
@@ESPACORETROGAMER eu entendi ..mas a bateria ja é uma diferença de potêncial aterra .
Deveria acender uma lâmpada 12 v ligando um polo na bateria e outro na haste aterrada no solo
@@professorgirafalesgirafale111 Não amigo o ponto zero para sua aste de aterramento seria o mesmo que um neutro, não um negativo.
Ja no caso da bateria ela desenvolve tensão a partir da reação química gerada quando dois materiais desiguais tais como as placas positiva e negativa são imergidas no eletrólito, ou seja com a aste vc não terá a reação química necessária pra que sua lâmpada acenda.
Primeiro a curtir e primeiro comentário. Top demais esse tema!!!
😊
E quanto a Toróides/Indutores de Ferrite em Corrente DC? Como funciona? Pois não sei nada de elétrica/eletrônica mas sou curioso... Fiz um ladrão de joule seguindo o UA-cam e dá super certo... Porém, tentei ligar apenas o toróide com o que seria "primário" e "secundário", e liguei o primário, no caso fio mais fino (+- 0,1mm em torno de 80 voltas) numa pilha que acabei por sugar a carga dela rapidamente. PS: Na saída estava ligado um multímetro para saber a tensão!
pq a gente nao toma choque em fonte de bancada mesmo quando colocamos ela em curto?
Se a tensao a qual vc estiver submetido for o que chamamos de ultra baixa tensão vc não irar sentir o choque eletrico, pois pela baixa tensão seu corpo terá resistência suficiente para não te causar danos físicos, estando circulando uma corrente baixa , abaixo dos 30mA.
Ultra baixa tensao em circuito CC vão até 120 vcc
Ultra baixa tensao em circuitos CA vão até 50 Vca
Sempre pensei nisso
Sou leigo no assunto mais gostaria de saber porque os transformadores são feitos com várias chapas de ferro? Desde já agradeço
Quando o transformador está operando, o campo magnético induz uma corrente no núcleo, essa corrente é indesejável pois representa ineficiência, então fazemos os núcleos com várias chapas separadas por um material dielétrico, pois assim é atenuada a intensidade da corrente
Rapaz, não é tão simples assim como foi colocado! Pra entender o que de fato é um curto-circuito leva-se muitos anos estudando. Várias cadeiras da engenharia elétrica. A abordagem é um incentivo, mas longe de atingir o alvo.
O intuíto do canal é justamente pegar o que ensinado na engenharia, e descomplicar para que os elestricistas em geral consigam entender de forma fácil!
Alvo atingido!
No entanto várias instalações elétricas na prática são muito bem realizadas por eletricistas que jamais sonharam com tais cadeiras de Engª Elétrica ...
Eu achava que dividisse o watt pela tensão que era igual a corrente (Ampére)
Também é,
Da uma olhada nesse vídeo
ua-cam.com/video/qpPwZfCxe_Q/v-deo.htmlsi=IyNlbOUo1L-BnxgW
@@eletricidadeonline obrigado, preciso aprofundar mais
Por que o motor trifásico não vai o neutro ???
Da uma olhada nesse vídeo
ua-cam.com/video/TFlgax0vXOo/v-deo.html
SHOW...👏👏👏😁👍
Chou professor
Pq a bobina na prática seria um fio bem longo, aí seria um longo circuito
Show
Se a resistência de um chuveiro tiver o dobro de espiras gasta menos energia ou eu tô loco?
Top
É verdade essa história de que a pessoa não toma choque em eletricidade se ela estiver com os pés calçados ou pisando em madeira? Por que já teve vezes que eu tomei choque com os pés calçados e provavelmente secos!
Isso é mito. Se estiver molhado, aumenta o risco de tomar choque, mas os chinelos não protegem.
Ótimo vídeo a bobina vai esquentar pra caramba
Faltou explicar o que a impedância tem em relação a lei de ohm.
A lei de ohm apresenta uma equação que relaciona a tensão com a corrente a impedância e o cosseno do ângulo do fator de potência
No caso da bobina. Ela nao porovoca o curto porque ao passar corrente alternada por ela, ela se transforma em um eletroímã, e todos sabem que um ima se movendo em uma bobina gera uma f.e.m. nesse caso o ima gera uma f.e.m contrária a que está sendo aplicada. É a força contra eletro motriz. Essa tensão contrária dominui a tensao de entrada. Como a velocidade de dois carros em sentido contrário. Ou seja: se eu aplico 220 volts na bobina e ela me gera 215 voltas contrário, a tensão real aplcada seria 5 volts, o que nao provocaria um curto. Porquê é gerado 215 e nao 220? Por causa das perdas. Lembrando, esses valores são hipotéticos. Essa tensao contraria que diminui a tensão, pode ser enxergada como uma resistência, mas que é virtual, so existe quando se liga a bobina e quando em CA. É a famosa reatancia indutiva, que junto com a resistência do fio, formam a impedância.
Faltou clareza 127V no rolo 100 metros fio 1,5mm2 ... Qual comportamento desse
circuito? Com ou sem curto circuito? Valor de corrente A, tem aquecimento do cabo, danifica o cabo? Qual o valor da impedância do circuito? Menos blá blá blá e mais resultados.
De outra forma: curto-circuito é quando a energia elétrica não pode ser transformada, de forma controlada e útil, em outra forma de energia. Quando há corrente essa corrente precisa se transmutar em outras formas de energia, calor, luz, movimento e campos eletromagnéticos. Na verdade, as cargas fazem o papel de conversor da energia elétrica( corrente) em outras formas de energia, sempre.
É resistor de chuveiro, resistência é o que ele faz.
fame.com.br/aquecimento-de-agua-eletrodomesticos/resistencias
O próprio fabricante discrimina como o item como "resistência' e não resistor.
Não tem porque não chamarmos de resistência.
Eu fiz uma bobina e liguei na tomada e deu o maior curto. .
Aconteceu maior curto, porque não teve indutância suficiente pra manter a corrente eléctrica suportável em torno da bobina!
Na verdade todo circuito teoricamente é um curto circuito, a diferença é que as resistências baixam o consumo do circuito a um ponto onde a infra estrutura, cabos, disjuntores, contador, aguentam. Teoricamente nada impede você de montar uma rede com fios tão grossos e disjuntores tão grandes que aguentariam a passagem da mesma corrente que numa instalação residencial seria considerada curto e derreteria tudo.
Resposta: porque a bobina é um longo circuito 😎
mas se eu ligar um fio em linha reta a Fase no neutro ele pq vai queimar??
@@engwesleycarvalho acho que da na mesma. Já estiquei uma resistência de torradeira prendendo no trinco do banheiro e na porta da frente e apliquei 22Ov e aqueceu normalmente mesmo sem ter as espirais, não deu curto porque era um “longo circuito” com vários metros.
@@engwesleycarvalho se A resistência total ao longo da linha reta do condutor for o suficiente para reduzir a corrente ao nível que o condutor não suporte então ele queima! Caso contrário ele não queima!
Ps. Tudo é uma questão de condições. Se o condutor tiver condições de se opor a corrente de curto-circuito ele não vai superaquecer portanto não vai queimar, já se ele não tiver condições de se opôr à corrente consequentemente ele vai superaquecer e queimar, certamente!😮
@@engwesleycarvalhoSim, porque um fio em linha reta não é uma bobina então o campo magnético vai ser tão fraquinho que não vai impedir a corrente de passar. Já no fio enrolado formando uma bobina o compo magnético vai ser amplificado quanto mais volta mais forte o campo magnético e o campo magnético funciona como uma resistência s não deixa a corrente passar o suficiente para ter um curto circuito.
@@Roberto9139existe um diferença entre resistor e bobina
Resistor: já é fabricado com material que se opõe a passagem da corrente, pode desenrolar que vai se opor do mesmo jeito.
Bobina: e fabricado com material que e bom condutor de corrente, o que atrapalha a corrente é só o alto campo magnético provocado pelas voltas. Se desenrolar a bobina vai ter curto
Lógico que fecha curto , alimenta esta bobina com corrente continua para ver se não derrete !
Poderia ter feito o teste na prática sobre a bobina de fios apresentada no vídeo e medir a corrente, para melhor entendimento se geraria o curto circuito ou não 😊
👏👏👏
Faz uma bobina com fil de cobre sem o esmalte isolante e vc vê uma coisa
Mas ai não é uma bobina... toda bobina os fios são isolados.