Fraturas Expostas da Escravidão
Вставка
- Опубліковано 6 січ 2025
- Este documentário revela o mistério das ossadas que aparecem na praia de Manguinhos/São Francisco de Itabapoana/RJ desde a década 70.
No final dos anos 80 uma equipe de pesquisadores realizou duas escavações na área, identificando um sítio arqueológico que vai para além do cemitério na praia.
Os resultados da pesquisa são apresentados através das entrevistas com a bioarqueóloga Sheila Mendonça de Souza/Fiocruz/ENSP que participou da escavação, o historiador Flávio Gomes/UFRJ; e depoimentos de descendentes de africanos escravizados na região e uma moradora.
Em outros momentos, pesquisadores (as), junto com a Prefeitura (PMSI) escavaram a área do cemitério, mas os resultados nunca foram divulgados.
Assim nasceu esse filme. No dia de finados de 2020 fomos visitar o cemitério. Chegando lá havia ossadas humanas descobertas pela maré de lua cheia. Eram crânios, fêmur, costelas... Dentes que mais pareciam ranger diante do descaso do IPHAN há 50 anos, sem proteger o referido sítio arqueológico.
Um grito ecoa rumo à mãe África: chega de racismo! É preciso reassentar esse cemitério, aprofundar as pesquisas, pesquisar o outro cemitério de negros escravizados dentro da fazenda, proteger a memória ancestral daqueles que marcaram essa terra, com seu sangue e suor.
Que incrível 😍
Show Carol👍
Valeu
Excelente parabens
Grata
Parabéns! Que esse documentário circule entre muitas pessoas! Quanta informação necessária! Um misto de dor e gratidão por tudo isso! Obrigada mais uma vez 🙏🏻
Sigamos revelando as histórias que tentaram apagar.
Estive hoje 16/01/2024, neste cemitério em Manguinhos/RJ. Pouco foi feito para preservação deste patrimônio da história da escravidão no Brasil, somente colocaram uma placa, percebe-se claramente, que esperam que o tempo apague tudo. Mas os ossos ,que ainda hoje 16/01/2024 aparecem na praia, parece a luta dos que sofreram na pele para que a história nao se apague. Parabens pelo trabalho deste documentário.
Na vdd não esperam nem o tempo, hoje 19/01/2024 já retiraram a placa, não esperaram nem o tempo acabar com ela. Tiraram a placa que fazia referência a este documentário e colocaram uma placa rosa escrito: sítio arqueológico.
Muito triste. É um caso evidente de um Estado racista.
Parabéns, Carolina. Gostei muito do documentário. Excelente trabalho. Flávio Gomes deu também uma enorme contribuição na construção desse saber da escravidão regional.
muito agradecida. O Flávio é um excelente historiador. Contribui muito para proteger a memória do campesinato negro, categoria que ele próprio cunhou.
Que maravilha de relato ! Parabéns a Carolina de Cássia pela bela pesquisa .
Muito agradecida
Importante trabalho. Parabéns aos pesquisadores!
Grata.
Obrigada.
Documentário necessário! Triste história de nossos irmãos africanos! Parabéns pelo trabalho!
Gratidão
Parabéns pelo trabalho!
Gratidão
Parabéns, Carolina de Cassia. Seu trabalho de resgate histórico tem uma importância enorme. É preciso que se faça a divulgação desse trabalho nas escolas da região.
Grata pelo incentivo desde sempre
Que maravilha de trabalho, de pesquisa, Carol, sensível, profundo e emocionante... Orgulho!!! Parabéns por fazer a diferença e honrar os nossos ancestrais. Salve nossa Mãe África!!! Salve nossos valentes ancestrais!!! Continue...
Gratidão, irmã.
Gratidão
Meus parabéns. Excelente documentário. já divulguei para o maior número de pessoas .
Obrigada.
Importante pesquisa de resgate à memória dos nossos irmãos escravizados . A história contada com verdade nos emociona.
Sim. Torcendo que seja protegido.
Boa tarde ! Também no aguardo
Impossível descrever o sentimento... Misto de tristeza e indignação! Até quando cometeremos os mesmos erros do passado ao não reconhecer nossa História? Parabéns Carol!
Grata, querido.
Carolina, parabéns pelo material! Absolutamente importante pelo registro e pela qualidade dos depoimentos. Pesquisa excelente que resulta num belo material.
Torcendo que ganhe vida nas escolas e esquinas.
Parabéns, Carolina de Cássia! Maravilhoso! Muito necessárias: pesquisa e reflexão sobre o destino das filhas e filhos roubados da Mãe África!
Sim. Uma luta cotidiana.
Celebro Carolina de Cássia por sua coragem de contar histórias, geralmente invisibilizadas pelo poder do opressor. Parabéns Carol, siga firme nesta jornada desbravadora...
Importantíssimo registro de pesquisa sobre nossa história. Salve nossa ancestralidade!!! Salve nossas raízes da Mãe África!!! Parabéns Carol 💕💕💕
Muito agradecida, querido.
Fiquei emocionada! Que documentário profundo e que nos convoca a reflexões diversas... Parabéns pelo trabalho!
Gratidão
Ansioso para assistir! Andre Pinto, historiador de São João da Barra.
#archaeologicalsite, #SítioArqueológico, #PraiadeManguinhos, #SãoFranciscodoItabapoana, #Sitearchéologique, #lesclavageauBrésil, #SlaveryinBrazil, #SklavereiinBrasilien, #ArchäologischeFundstätte