Descobri que era niilista apenas quando estudei o próprio niilismo. Isso veio desde os meus 10 anos, e foi difícil de entender o conceito no começo, saber que o vazio era de não haver sentido no acordar era bastante complicado de aceitar, mas hoje eu entendo muito bem como eu sou. Não digo pra ninguém e nem mesmo acho que isso seria uma vantagem na minha vida, visto que a maioria das pessoas ao meu redor possuem na religião a sua fuga e eu seria ainda mais julgado que o habitual. Mas mesmo buscando todos os dias algum sentido que me motive a continuar simplesmente respirando, consigo aceitar que é dessa forma que minha cabeça funciona.
Exatamente. Isso começa com um vazio na infância que não se consegue definir e muito menos se traduzir com palavras. Só depois de um tempo tendo uma visão maior de mundo e somando a explicação dos outros é que a gente consegue começar a definir tal vazio e se identificar como tal definição o explica.
Tenho diagnóstico de depressão e conversando com minha irmã sobre minha maneira de pensar, ela me chamou de niilista. Isso aconteceu há poucos dias, e desde então fiquei curiosa, uma vez que nunca estudei de verdade o niilismo e nunca nem pensei que eu mesma poderia ser. Superficialmente, me identifiquei. No entanto, ao mesmo tempo que curiosa para estudar sobre pra quem sabe me tornar ativa, sinto medo disso aprofundar minha depressão, que estou lutando para sair e que tem na falta de sentido um forte motivo. Não sei como usar o conhecimento a respeito a meu favor...
Igualmente, desde que me recordo vivo, sempre me questionei, nunca foi falta de serotonina, minha felicidade continuava... o problema é que eu não entendia a necessidade de tudo, da rotina, da vida ... oq é real, a vida não tem sentido aparente, gente como a gente aceita só
Leandro F.Laurito Seria cômico se não fosse mentira, ou vc acha que o motoboy não pode parar para pensar que não faz sentido nenhum ? A moto que ele ta pagando, o trabalho que ele exerce... tudo resumido a nada ?
@@victormachado7464 O engajamento e a recompensa sexual, meio que move todos os interesses humanos, tanto racional quanto irracional biológico... Algum não vão para o crime e nem para a igreja, eles simplesmente aceitam e levam a vida sem sentido esperando o fim
@@victormachado7464 O Ponde fala que usam do Niilismo para aparecer, sinceramente, não conheço nenhum, os que eu conheço muito pelo contrario, são isolados, descartam a vida social e vivem muito mal por isso
Eu pensava assim, mas você simplesmente atribui um sentido à vida apenas porque você tem que viver em sociedade, se relacionar e assim se definir como alguma coisa. Quando a gente se desliga disso tudo e tenta olhar pra vida diretamente como ela é, sem atribuí-la nada de prático é que se enxerga a falta de sentido em tudo.
@@C54rlo, mas ela não precisa ter sentido, o importante é curtir a vida se focando no próprio desenvolvimento pessoal e tentando conquistar seus objetivos.
O niilismo começa quando tu começa a se perguntar os porquês de trabalhar 12 horas por dia, por que você ''vive'' apenas nos domingo enquanto concentra as suas forças para fazer dinheiro o resto da semana. No entanto, enquanto os porquês não vêm, a esperança basta para encher o coração do homem Aliás, ótimo video
Chegar a isso é muito fácil,você percebe que as religiões não te trazem sentido algum,trabalha como um camelo só para pagar contas,e percebe que a vida é um eterno looping ! E nada te agrada!
Wallabby Watters na verdade ele se define como ateu não militante, ou seja, não crê em Deus, mas também não se acha o melhor por causa disso, e, principalmente, entende que uma pessoa com fé também pode ser intelectual com crédito. É um grande estudioso da religião, como fenômeno produzido pelo homem.
"Talvez você não esteja triste porque acha que a vida não tem sentido, mas sim ache que a vida não tem sentido porque está triste" -Epifania Experiência
@@claudiooliveira7856 Claro que não, pois Deus e a nossa Alma Imortal são o que dão sentido a Estrutura Cósmica da Vida. O sentido da vida vêm de você próprio, em transformar a vida em uma obra de arte e você o artista.
O Sarcasmo do Pondé é Ímpar! Vai dentro da alma e expõe o que você acredita q ninguém mais conhece além de você mesmo de uma forma convicta e segura, que parece ser íntima a voce a persona dele.
conforme a crítica de Felipe Pondé faz sobre brincar de ser niilista pode perigar o surgimento tbm de adolescente ou de um idiota achar que só pq e seguidor do canal do cara ou acolher suas ideias concluir que seja normal adotar a prática do fumo como algo chique de ser, não ligando pra sua saude, dando uma de Felipe Pondé 2 kkkkKkkkk (é só um comentário ok)
Luiz F. Pondé=filosofia prática, palpável, visceral, erudita mas também acessível, simples e direto sem ser simplório, navalha no osso e não apenas na carne, sem mimimi frescurite, vida real, gente como a gente.Boa praça! Obrigado professor!
Impressionar uma garota com niilismo é muito improvável, talvez fica difícil perceber por conta do meio em que vivo (classe média baixa, segundo Pondé é difícil encontrar uma pessoa niilista por aqui, sorte a deles, azar o meu!), mas não só por isso. Nietzsche foi uma das raras exceções que conseguiu tirar uma "positividade" na ideia da vida não ter sentido útil pra existência do homem e das coisas (como ele trata em vários conceitos, vontade de potência, amor fati, super-homem), a princípio a consciência da hipótese de morrer e deixar de existir - por exemplo - é muito desanimadora, falar sobre um tema como esse gera insegurança na cabeça de quem não domina o assunto, deixar uma garota insegura torna ela menos receptiva. Niilismo é bem ruim pra pegar mulher do meu ponto de vista, mesmo partindo do pressuposto que a inteligencia masculina é bem erotizada por mulheres.
Erotizada por garotas de humanas ou inteligentes também, tenta filosofar e pagar de inteligente com uma gatinha num baile funk ou no subúrbio e voce vai se dar mal...eu por exemplo sempre tive atração por "Maria Aba Reta" é só tomei na tarraqueta....
Não... Cara, ser niilista não é ser uma pessoa depressiva... leia niilismo, e quando achar que entendeu, leia de novo e assim ate realmente perceber que entendeu... E digo-lhe que entenderá quando não achar que o niilismo prega apenas o absurdismo destrutivo que é a não existência.
sou niilista, porem não quero ser niilista, sinto que quando era adolescente e acreditava em algo era mais feliz, acabei me tornando de forma natural a alguns anos, fui pesquisar sobre isso agr e acabei descobrindo o niilista, não sou de classe media alta e estudo de forma mediana, para mim é realmente uma sensação de tortura diariamente.
Eu sempre tive um conceito niilista mesmo antes de conhecer e pesquisar a respeito. Depois de ler a respeito, pesquisar, etc, eu pareci ficar mais "tranquilo" com relação a isso. Sei lá, antes eu parecia ser ansioso ou preocupado com relação a isso, depois de pesquisar fiquei mais "leve". Por exemplo, não encaro mais a indiferença nossa no mundo com tristeza ou coisa do tipo, só encaro ela. Agora tô sempre afim de ler livros sobre o tema e pesquisar mais, além de me identificar, acho bem interessante.
ja fui nilista sem saber, não por que era legal ou descolado, mas eu sofri de verdade, a perda do sentido da minha vida. Hoje o sentido da minha vida é viver a palavra de Cristo, e ajudar quem precisa.
Quando estava na faculdade, havia uma linda garota, à qual me apaixonei. Ela era Niilista e eu a amei durante 1 ano e 11 contos de rés. Ela nunca havia andado de ônibus....
Kkkkkk boa, Yuri! Quando uma mulher realmente nos ama, ela não se importa com banalidades! Hoje, com 34 anos, sinto-me um homem pleno! Tenho uma namorada maravilhosa que está comigo há 7 anos, durante altos e baixos de minha vida. Agora que estou ascendendo financeiramente e de maneira exponencial, faço questão de usufruir de cada esforço e devoção que ela teve para comigo, naquilo em que o dinheiro pode comprar! Digo: pouquíssimas mulheres valem a pena, hoje em dia. Se eu estivesse solteiro, certamente iria aproveitar essa fase para transar com tantas quantas pudesse, sem querer nenhuma relação de proximidade afetiva. O mundo está mudando, as pessoas estão se tornando individualistas e eu, como amo sexo, tiraria proveito desta emancipação feminina e da minha liberdade financeira. Indico essa fórmula para meus amigos solteiros e abonados. Antes só do que mal acompanhado! Se quer namorar uma, estude-a bastante, antes. Se o cara for experiente, é possível sentir já nos primeiros meses se vai ou racha! Boa sorte já vida! (:
Ameiii a definição hahaha!! Percebi que adoro brincar de niilista, estou sempre tentando me convencer de q meus problemas psicológicos me fazem uma pessoa sofisticada e inteligente, quando na verdade só estou doente mesmo hahaha. Vou procurar trabalhar nessa questão daqui pra frente, seu vídeo me abriu os olhos!
Eu moro no interior, sou aprendiz de eletricista, infelizmente o meu niilismo quase inato, é sim sofrimento. Eu sou niilista por sofrimentos psicológico dês da epigéne da infância. Eu sou niilista pq pensei na vida, e nela não há saída.
É tão bom ouvir ele descrever exatamente esse tipo de jovem lá pela primeira metade do vídeo. Por pensar que talvez me enquadre na descrição, tenho a sensação de que são meros devaneios de quem se aproxima dos vinte anos. Porém eu de fato creio nesse tipo de filosofia, o que só me trouxe dor. Muito esclarecimento, porém muito maior a dor que o acompanha. Talvez eu saiba que pelo menos para mim, não se trata de juventude, talvez esse seja quem eu sou. Há alguém que o acaso tenha trazido ao meu comentário que possa me dizer se a angústia vai embora? Haverá um dia em que todo conhecimento adquirido será apenas esclarecimento, sabedoria, paz... E não essa massa escura que permeia os pensamentos?
Professor, oque você acha da afirmação de alguns conservadores britânicos, ao dizerem que o "Conservadorismo" tradicional, se tornou a nova contra - cultura ?
Já que, desde as guerras mundiais, a cultura ocidental está constantemente decaindo, essa afirmação faz sentido. Como no livro O Leopardo, de Lampedusa, "É preciso haver mudanças para que as coisas continuem como estão". Porém, ao mesmo tempo em que faz sentido, essa afirmação me parece insensata porque subentende que não há mais coisas merecedoras de defesa e conservação, o que é inteiramente falso. As instituições, as leis e os costumes ainda estão presentes na Europa, e estão sob ameaça.
Sabe quando o conservadorismo vai virar contracultura? Quando as políticas pós modernas se tornarem Status Quo, o QUE NÃO ACONTECE HOJE. Gays não podem se casar em metade do mundo. Tem gente brigando na sociedade todo dia pra tentar usar nome social. As mina tem que praticamente bater nos caras na festa pq eles não entendem um não. Veja o número de estupros a mulheres em casas noturnas (não quero opinião, busque a estatística). Quantas pessoas se matam todos os dias nos conflitos armados no oriente médio (ou aqui, no nosso dia a dia) simplesmente por deus, pátria e família? XD No momento em que o mundo for livre, onde qualquer pessoa puder se assumir gay sem temer ser demitido ou morto na rua com um lâmpada fluorescente, quando danilo gentilli e bolsonaro forem presos só por existir, quando as pessoas abolirem a questão do gênero, o aborto seja livre pra quem decidir não ter o filho, quando a política do capitalismo se dissolver em coisas mais brandas (e nem to falando de mudar de sistema aqui), quando a religião for abolida, quando todas essas ideias forem postas em prática e tiverem o apoio de pelo menos 90% da população mundial, AE SIM MEU AMIGO, ser conservador será contracultura (se é que esse tipo de gente vai sobreviver e conseguir reproduzir nesse mundo :P).
(...)" mesmo que um dia ele acabe tomando remédio". As frases finais que tenho ouvido, ao acompanhar os vídeos, são maravilhosas. Pondé , tens me ensinado muito. Grata.
Pondé, virei seu fã, estou vendo seus vídeos há quase 2 horas, e cada um é tão informativo quanto outro. É bom ver uma pessoa tão inteligente nos ensinando de forma tão prática.
PC o cara q vive reclamando q não recebe patrocínio, e não vê q o tempo dele como youtuber já passou, ainda mais sendo acusado de pedofilia q ele msm confessou
Amo o Pondè. Você bateu com luvas de pelicas nos descolados Niilistas. Amei. Sempre aprendendo com o Pondè. Pondè você é uma fonte de águas cristalinas.👏👏👏
"Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr. Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo! "? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época. Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles. Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa."
Eu acredito que se levarmos pra um lado mais positivo a ausência de sentido a priori, ela acaba na verdade se tornando possibilitadora para que o indivíduo crie ( a partir da vivência e contato com a sua subjetividade), seu próprio sentido e por consequência adquira maior autonomia sobre a sua vida ( apesar de eu acreditar que numa vida em sociedade, a autonomia total nesse sentido seja praticamente impossível). Pelo menos foi essa a impressão que o breve contato com Nietzsche me deixou.
Discordo quando dizem q o niilismo está associado com depressão, eu acho muitíssimo o contrário, quando vc aprende q não há sentido nenhum na vida, nenhum propósito, nenhum destino traçado, nem nada disso, vc, ao meu ver, tem duas possibilidades: não fazer nada ou fazer da sua vida o q vc quiser, sem esse tipo de preocupação com propósito, destino e sentido, o sentido da vida é vc quem faz
@@cerebrosecretodeborahcrist32 A depressão é uma doença. E pode ser causada por diversos fatores, e sim, pessoas com depressão na MAIORIA das vezes não vê sentindo na vida, logo não quer viver, pois acha sem sentido. Isso que ele quis dizer, foi uma comparação de como os pensamentos são parecidos, o que muda é como você irá lidar com isto.
@@cidaaragao5979 , cara penso justamente o contrário, você pode viver uma vida plena, tipo ao invés de se preocupar com o que irá acontecer após a morte se preocupa com a vida, focando no desenvolvimento pessoal e nas conquistas.
Parabéns muito bom esse vídeo. Depois que tive que passar 4 dias olhando meu irmão inerte em cima de uma cama com o cérebro já morto, tive a sensação de que não havia Deus em lugar algum e que o espiritual era conversa pra boi dormir. Pra mim foi uma experiência nova essa coisa de não conseguir mais crê mesmo querendo. Com o passar do tempo comecei a buscar crê mas continuei sem conseguir. Daí comecei a culpar as coisas que tinha lido, ouvido e assistido (inclusive o livro "filosofia para corajosos)😅. Mas a adiante comecei a atentar para o fato de que sempre tive um humor bastante depressivo independente da crença ou situação que vivia. E como o Pondé diz no vídeo, percebi que o buraco era bem mais em baixo: não tem a ver com estudo... aliás sempre procurei estudar aquilo com que eu me identificava, portanto não houve aí a questão causa e efeito, apenas o desenrolar natural da minha vida. Hoje a única pergunta que me faço todo o dia é: será que ainda tenho fé, e isso porque ainda busco Deus mesmo sem aquela certeza que havia antes, ou se sou apenas um covarde que tem medo de encarar a suposta realidade de que de fato não tem nada além e que vim do nada pro nada? Torço muito para isso tudo que seja apenas uma fase que todos passam na minha idade como diz a minha mãe rsrs. Quanto a ser ateu, crente, agnóstico ou sei lá o quê... sinceramente não sei onde me encaixo. O que de fato estou procurando no momento é relaxar e pensar nessas coisas de uma maneira que elas não atinjam meu emocional. Só quero a paz enquanto a morte não chega.
Depois dessa explicação vim entender que toda vida fui niilista e não sabia,desde a infância ate agora não assitir Pondé e virei niilista mais sim descobrir que sempre fui depôs de entender a explicação,tem dias que acordo e já penso,acordei pra realidade tediante vazia e sem sentindo mais com 1% que pode haver positivismo em alguns momentos,mais não em todos
Olhando meu eu que não pode aceitar Deus para agradar aos outros, ou mesmo se iludir negando a logica interior, não vi nada que me fizesse refletir nesse video do Pondé, ainda que alguns supostos niilistas se enquadram perfeitamente nos pontos que ele expôs esses são fáceis de identificar.Dizer que motoboy não pode ser niilista é colocar ele num grupo não-pensante, que vive apenas no automático, quem sofre com ateísmo da maneira que ele colocou deve procurar um psicologo, melhor e mais honesto amigo que uma pessoa pode ter.O conhecimento trás sofrimento e libertação, todos os não nascidos, abortos, mortos sem poder viver e da vida aprender algo apenas reforçam pra mim que não há significado senão aquele que a pessoa dá a própria vida.Ele me parece bem despreparado para falar sobre o tema, um tanto amargurado e até cômico pela maneira que abordou.
Ele em momento algum criticou o nilista, ele estava se referindo aos que brincam de nilismo. Um motoboy até poderia pensar com os próprios botões e se tornar nilista, mas ele jamais brincaria disso para posar de inteligente(aliás, nilista nenhum liga para parecer esperto). Os não-pensantes no caso seriam os que acham isso cool, e pelo que parece, a carapuça serviu em alguém.
A frase do Pondé foi: “Eu tenho certeza que alguém como motoboy não *brinca* de niilista” Ele não criticou o niilismo nesse vídeo, nem disse que pessoas de classes sociais mais baixas não podem ser niilistas, ele está falando de uma situação onde pessoas simulam serem niilistas por um status social alternativo, isso sendo um fenômeno das classes mais altas. Então o que ele disse não foi que um motoboy não pode ser niilista, e sim que ele não vai fingir ser.
Só eu lembrei daquela página Nihilist Memes? E o mais curioso é que a grande maioria das pessoas que vejo compartilhando suas postagens não são niilistas de fato, apenas gostam de bancar o niilistão pra pagar de gostoso, como você mesmo disse. É pura aparência. Um niilista de verdade se importaria com a aparência? Com o que os outros pensam? Teria facebook?
Interpretar as conclusões de Nietzsche com melancolia é não entender Nietzsche. Claro que o filósofo assusta quando a sua fisofia chega. Mas compreendendo a ideia de saúde que o autor trás, percebe-se que niilista é quem vive com valores morais. É perceber que as transcendência adoecem na manifestação do ressentimento. Pelo visto, o grandiozissimo Pondé não captou a mensagem que Nietzsche nos trouxe.
@@kennedyramos6038 Eu também mais o niilismo abrange muitas coisas, e eu não sei se eu sou um tipo de falso nilista por não saber de toda a diversidade que o nilismo tem
Por favor gente, as suas vidas tem sentido sim, tem, tiveram e sempre teram, porque as suas vidas importa sim, independente do seu exterior e interior, agente esta aqui nesse mundo com o propósito de evoluir interiormente, com ou sem Deus, porque é fato, que ninguem nasçe perfeito e bom, é por isso que agente tem semear e colhear frutos positivos independente se agente vai morrer ou não, por cauda da corrupção, da apatia, de pensamentos negativos, com isso fez com que tivessem pessoas que não viam sentido na vida é isso, é por isso que agente tem que buscar se unir, ter empatia, estarmos unidos como um todo, e produzirmos frutos positivos para uns com os outros, é isso na minha opinião, fique na Paz, suas vidas importam, independente da opinião alheia, voçê pode tudo, basta nunca desistir e sempre se aito exijir, alendo mais as suas vidas importam.
Tenho um comentário a respeito. Me identifico com tal filosofia. Mas o fato de não haver um sentido basilar, como você disse, me faz sentir livre para poder dar o sentido que eu quiser para a vida. Isso não me afasta de ninguém ou me torna melancólico. Inclusive, me faz sentir muito mais empatia pelo indivíduo, entendendo que o sentido real das coisas é a relação interpessoal e impacto social da sua existência dentro do seu círculo ou comunidade.
Impossível ele falar sobre uma fantasia criada na década de 1970 por think tanks americanos para assustar a geração hippie e defender valores conservadores. Não estou querendo ser chato, mas eu dei uma pesquisada a fundo no tema. Essa ideia surgiu a partir de textos de Wiliam S. Lind e Pat Buchanam, que misturaram coisas como Foucault, Gramsci e Escola de Frankfurt (Foucault nunca foi marxista, a obra de Gramsci até hoje ninguém sabe como lançar - é abstrato demais pelo contexto do cárcere) para criar algo como um movimento de destruição da sociedade capitalista por dentro. Tem mentiras grotescas como Gyorg Lukács introduzindo perversão sexual em jovens nas escolas da Hungria...
Os niilistas na essencia, sequer se identificam como tal... Pondé foi meu professor há vinte anos atrás, ocasião esta que ele, Pondé, não era em si o überniilista que se mostra hoje ...filósofo cheio de opiniões e verdades? Um tanto paradoxal..deixastes de ser filósofo Professor, quando passastes a deter todas as verdades ao estilo "doa a quem doer" que é o personagem que te cai bem p celebrity skin... O Professor Luiz Felipe era fafafafarrr better.
JD Rodrigues Um professor de Filosofia se autointitular filósofo é uma coisa, já SER filósofo é outra: toda vez que ele para de papaguear verdadeiros pensadores só revela o que ele é: um poço de lugares-comuns e simples comentador, erudito, sem dúvida, mas nada mais...
Andre de Camargo Salles Tomazini Não se preocupe comigo, rapaz...pelo teor da sua intervenção você não passa de mais um mimadinho que "pensa" que pessoas públicas devem ser adoradas e não serem passíveis de crítica; quanto àquilo que você chama de sua vida, cresça e não responsabilize terceiros pela persperdício que você acabou de demonstrar que ela é...um beijo no seu coração de galinha
Não é só classe média-alta que "brinca de niilismo" ou que lê Nietzsche e schopenhauer. Graças a internet clase C tbm tem acesso a filosofia. Preconceito raso.
O Niilismo me traz uma profunda sensação de paz. Essa falta de propósito, de missão, o nada, o vazio, isso em nada me deprime. Acho que a visão de que isso TEM QUE NECESSARIAMENTE deprimir a pessoa, é super limitada (sim, até para um filósofo bem chique que nem Pondé. Acho até um pouco fofo a arrogância dos filósofos, então ta tudo bem!) :D
Achei bem fraca a argumentação sobre o autor, parece que o Pondé confunde Nietzche com Bukowsky, maior crítica de Nietzche é que nós nos limitamos de ver a vida como ela realmente é, criamos como ele mesmo diz "valores superiores" que nos fazem ter uma ideia de como seria o mundo ideal e esquecermos da vida como é, Niilistas são aqueles que caem exatamente nesse erro, e não como Nietzche é, é niilista aquele que vai na contramão de Nietzche, que idealiza o mundo ideal, nisso entra todas as ideologias do ideal ,que no fundo são só disfarces utópicos para acharmos que estamos no caminho certo Não sou Niilista mas a crítica dele sob o mundo é muito proveitosa pra não cairmos nesse mar de segurança de que o que acreditamos é o ideal, o ideal pra nós é o mundo que idealizamos na nossa misera mente, nada mais que uma limitação da nossa racionalidade
Concordo inteiramente com Vc, ponde parece que viaja as vezes no pensamento de Nietzsche. Respeito muito o pensamento dele, mas não entendo quando ele falando Nietzsche, Nietzsche é totalmente contrário de tudo isso que ele falou, totalmente contra o niilismo e a favor da vida, mas uma vida que Vale a pena ser vivida, é não uma vida de migalhas, e fraqueza. O que demanda esforços e riscos, em contra ponto á uma vida sem esforço e sem riscos mas também sem vitórias e glorias
Pondé é conservador e é obvio que ele vai limitar o autor a só algo de adolescente, conheço todos os tipos de niilismo, só foi uma crítica a forma bizarra que ele tratou o autor, pra achar esse vídeo bom realmente nunca pegaram um livro do nietzche(cada vez mais na internet tem um monte de sabe tudo que fica copiando frases de livros que nem sequer leram), nietzche não é um autor fácil de compreender pq ele não tem a minima vontade de explicar o que ele pensa, escreve tudo por aforismas, logo a maioria leva tudo por uma percepção própria e simplesmente fala merda sobre
@@godemonprince se cada um tem uma percepção diferente de que o autor escreve, porque você tem a pura convicção que você está certo, pode ser você que interpretou errado, ou até mesmo o Pondé, tudo é relativo, mas você também está alimentando pelo seu ego, afinal é a sua verdade né.
Ola, so estou aq pra dizer q seu video abrio minha mente. À quase um ano eu tenho vivido na base do nilismo sem saber, passei meses refletindo no fato da vida n ter proposito algum, e realmente fiquei depressivo, mas n durou, ainda penso assim, pois isso me ajudou a aceitar liberdades q eu proibia devido minha crença. So queria agradecer pelo esclarecimento, obrigado.
Meu ponto de vista explicado! Após tantas explicações sobre a realidade, minha crença foi destruída e fragmentada. Depois de tanto me perguntar sobre o motivo de estar aqui, eu cansei. Parei de me questionar e aceitei de tudo é apenas um grande acidente (e um acidente bem específico). Mas isso não me deu a sensação de badass como você citou. A descrença constante que o niilismo me trouxe, acabou de vez comigo. Não tenho mais motivos para viver. Mas não sinto tristeza por isso, apenas um vazio. E claro, tenho ansiedade extrema por tentar fugir dessa descrença, criando teorias mirabolantes sobre o conceito de tudo. Nada que vá fazer alguma diferença... Mas afirmo, a pior coisa que existe é a descrença da realidade, onde não dá pra distinguir o real do falso, onde tudo é questionado e nada parece existir realmente. Levando a crises existências, seguidas de insônia, ansiedade, bulimia, isolamento inconsciente, e vários outros problemas relacionados a vida. Niilismo é um conceito de loucos, é a beira entre o racional e o irracional, a fronteira entre a sanidade e a insanidade, sendo a desvalorização da vida a primeira delas.
Estava pesquisando sobre o assunto por conta de certos personagens fictícios de séries que acompanho e me deparei com seu vídeo. Achei maravilhosa a explicação, objetiva e bem resumida. Parabéns pelo vídeo.
Ele já vem falando reiteradamente sobre o quão infantilizada é essa nova geração de adultos, incapazes de reconhecer em si mesmos fraquezas meramente humanas, canalizando tudo isso para uma realidade fora do mundo real. O suicídio faz parte desse processo, pois representa a fuga desse mundo.
*KKKKKKK ... eu amo Schopenhauer, Nietzsche e Feurbach, me considero um niilista classe média alta, apesar de levar o niilismo bem a sério e não por ser de classe média. Sou melancólico como os grandes filósofos. Sou um realista, não um pessimista. Já fiquei depressivo e ou deprimido ( como quase todo mundo ), mas não abandono a filosofia ou o niilismo. A filosofia me faz " viajar ", sem sair do lugar. O que me dá um imenso prazer e me traz uma certa melancolia. Filosofia deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas, a partir dos 12 anos, ensinada por filósofos, sem ideologias ou preconceitos. Ensinar o povo a pensar. Aprender a pensar. A vida não tem um sentido, mas nós precisamos encontrar um sentido para ela. Seja um amor, um trabalho, uma família e etc. Mas, no fim, não há um sentido real.*
Sou motoboy, moro no interior e sou de classe media baixa, no entanto sou niilista ativo e não tenho pensamentos niilistas com intuito de conseguir azaração ou demonstrar intelectualidade, sou niilista devido ao fato de sempre estudar o universo e entender q realmente de fato não existe um verdadeiro sentido pra vida, mas n é porque sou niilista ativo que irei ficar depresivo ou ter qualquer doença semelhante no futuro, pois se a existência em si não tem sentido devemos nos mesmos criar um sentido para ela, O sentido para a vida que eu sigo é o da evolução, não vejo outro sentido a n ser evouluir, adquirir conhecimento durante seu período de existência e transmitila para os mais jovens, para que possam evoluir cada vez mais a cada geração, e talvez evoluindo mais e explorando melhor as profundezas do universo encontremos um sentido para a existência
Eu era agnóstica na adolescência, na idade adulta, depois dos 20, comecei a procurar várias religiões que pudessem me ajudar a me entender. Eu tava sempre buscando alguma novidade. Hoje aos 30 percebo que uma parte de mim muito importante não vê sentido em nada, não vê graça em nada. Tomei antidepressivos achando que podiam fazer efeito e não mudou muita coisa. Vou virar vida loka
Só um momento Atualmente tu tens 30 de idade, presumo que és da geração anos 2000. Já que nasceu em início da década de 90, pegou com seus 12 anos a evolução da Internet a era digital. Todo o crescimento da década de 2010 até a sua decadência de 2015 até hoje. E isso já foi suficiente pra te deixar sem opções? Eu com meus 50 me sinto 1000 vezes pior por ter transitado meados dos loucos e perdidos anos 80. A "eterna" transição do analogico para o digital, ou seja era muito novo pro analógico que estava decadente e muito velho pro digital quando ele deu frutos. Só me lasquei, mas o único fármaco que lamento ter deixado o mercado foram as anfetaminas. Era tão bom ser estimulado artificialmente acreditar que tinhamos um propósito. Tá aí um favor que só a Anvisa não vai me fazer. Kkkkkkk
te falta conhecimento, conhecimento calibrado que não é dado na escola e nem na faculdade, muito menos em casa ou nos clubes e nas noitadas......... Busque O CONHECIMENTO.
A gente deprime porque não acredita, ou desacredita porque é depressivo? As duas coisas estão obviamente correlacionadas, mas há alguma relação causal? Eu particularmente acho que a química cerebral é a causa, a crença é apenas o efeito. Se vc nasce com o "gene" da felicidade, com todos os neurotransmissores saudáveis e equilibradinhos, vai acreditar em qualquer coisa que apareça na sua frente porque, na verdade, isso pouco importa! Que diferença faz acreditar no Coelhinho da Páscoa, na Fada do Dente ou em Papai Noel quando vc acorda todos os dias esfuziante de alegria por ser esse jumento tapado de 4 patas? Essa criatura relinchante perfeitamente satisfeita consigo mesma? Por outro lado, que adianta estar absolutamente certo de que a vida não tem sentido se vc acorda infeliz todos dias com o peso dessa horrível verdade, enquanto observa jumentos passeando a tarde inteira entre os girassóis? Não era melhor ser um deles? O que vc ganha sabendo mais e melhor do que eles? Eles acreditam em qualquer bobagem e continuam pastando tranquilamente enquanto você se esforça por acreditar em qualquer coisa sem um pingo de sucesso. Quem está melhor? Alguma dúvida? Juro, se algum laboratório lançasse a pílula de serotonina "Aceita, Jesus!" ou a pomada dopaminérgica "A Vida é Bela!" comprava um lote inteiro! Sério, deve ser ótimo viver sorrindo todos os dias. Pra mim, dia sim, dia não, já tava muito bom! O gene da felicidade é o mesmo da crença, você ganha ou perde as duas coisas numa tacada só da natureza. Isso é muito injusto. Mas acho que é um fato. Mais sorte na próxima encarnação. Nessa aqui você deu azar na loteria do útero. Aliás, esquece, ainda bem que reencarnação não existe. Vai que você tira o número errado de novo? Já pensou que bosta? Jesus!
Pera aí, amigo, deixa eu entender: se a pessoa é feliz, isso se deve ao fato de ela ser ingênua, burra? Ela não tem capacidade intelectual pra enchergar as mazelas do mundo e, portanto, não é atingida? E é mais feliz por isso?
@@ramonmendes7876 sinceramente se a pessoa de fato "encherga todas as mazelas do mundo" é quase impossível ela não ser, pelo menos em algum nível, depressiva.
@@foreverLOGH , nada a ver.. papo de quem é incapaz de ficar minimamente feliz.. daí arruma desculpa dizendo que a culpa é do mundo, do planeta, dos astros...
Por isso o grande Mário Ferreira dos Santos, decadas atrás, já desbancou o niilismo através de argumentos muito bem fundamentados na lógica formal. Não é atoa que quando mais velho ele classificou a filosofia de Nietzsche como filosofia para adolescentes.
Pondé acha poq acha. Pqp cara, o velho fica jogando ad hominem e um monte de suposição sem pé nem cabeça. Não tem 1 argumento sequer. Não tem capacidade de argumentar.
Sim, mas no meu caso uso para justificar minha fobia social, como tenho medo de gente. Pagar de niilista faz parecer que não estou nem aí para nada, quando morro de medo do meu final terrível, mas não tenho coragem de lutar.
Esta semana eu brinquei com o filho da minha esposa, dizendo que o niilista tem prazo de validade. ele começa lá pelos quinze, dezesseis e vai até os vinte e cinco, quando ou o cara vira sartreano (existencialista) ou se mata. claro que ao virar existencialista, você eventualmente vai se matar também, só está adiando a opção para aumentar seu sofrimento (estou brincando, é claro). gosto de ler filosofia ocidental como curiosidade e deleite, mas para a minha vida, prefiro a filosofia oriental que é muito mais suave e mais confortável. recomendo a todos que gostam de filosofia dar uma olhada no Tao para aliviar as suas angustias.
Sempre achei isso. Nasci em uma cidade do interior do Piauí, hoje moro numa capital. Eu brinco dizendo que lá em minha cidade é impossível niilismo e existencialismo. Ninguém pensa na existência e na dimensão do nada, do abstrato quando se tem 10 filhos para dar comida e educação, como foi o caso de minha avó. A angústia nunca era abstrata, mas sim quando faltava frango na mesa.
Parabéns explicou muito bem como as pessoas brincam de ser niilista por ter lido Nietzsche, e não compreender nada e nem conhecer ao menos uma ajuda como o mito da caverna de Platão caso não consigam chegar às respostas necessárias para o seu entendimento, mas não se esqueça de apontar àquelas pessoas que realmente compreendem por si só que não há motivo para dar valor aos valores dos outros, superando o niilismo e realizando sua vida conforme o seu sentido, o seu próprio objetivo.
Verídico, porém eu achava o niilismo uma coisa ignorante de Ateu revoltado mas tem uma grande filosofia atraz do "Übermarch" Nada mais nada menos do q virar a superação do homem e do conceito de Teísta ou Ateísta
ponde, pila o teu cachimbo, coloca o fumo la dentro acende e puxa uma vez só, ele vai apagar, depois que ele apagar pila o fumo algumas vezes com alguma coisa mais ou menos do tamanho de um dedo, depois acende normal, ele não vai mais apagar
Ourives niilismo também é velho kkkk esqueceu disso,saia dessa bobagem,eu já fui assim há alguns anos,um leitor de Nietzsche,schopenhauer e outros,eu era fanático mas depois encontrei valor na vida e parei com essa masturbação mental
Discordo apenas da tentativa de interpretação psicológica. Quem brinca de niilista pode impressionar românticos ignorantes, mas é tão superficial que até sua aparente depressão é fake.
Suave, como uma patada de elefante.
Claiton Lopes, boa!
Mas, aqui nos comentários, há vários "ofendidos", que acham podem vir aqui e ofender o tanto que desejar.
Como deve ser.
Eu também senti
Kkkkkkkkkkkkkk
Machucou no; "pode ser melancólico e encher a cara e brincar de niilista" 😓
Descobri que era niilista apenas quando estudei o próprio niilismo. Isso veio desde os meus 10 anos, e foi difícil de entender o conceito no começo, saber que o vazio era de não haver sentido no acordar era bastante complicado de aceitar, mas hoje eu entendo muito bem como eu sou. Não digo pra ninguém e nem mesmo acho que isso seria uma vantagem na minha vida, visto que a maioria das pessoas ao meu redor possuem na religião a sua fuga e eu seria ainda mais julgado que o habitual. Mas mesmo buscando todos os dias algum sentido que me motive a continuar simplesmente respirando, consigo aceitar que é dessa forma que minha cabeça funciona.
Exatamente. Isso começa com um vazio na infância que não se consegue definir e muito menos se traduzir com palavras. Só depois de um tempo tendo uma visão maior de mundo e somando a explicação dos outros é que a gente consegue começar a definir tal vazio e se identificar como tal definição o explica.
Tenho diagnóstico de depressão e conversando com minha irmã sobre minha maneira de pensar, ela me chamou de niilista. Isso aconteceu há poucos dias, e desde então fiquei curiosa, uma vez que nunca estudei de verdade o niilismo e nunca nem pensei que eu mesma poderia ser. Superficialmente, me identifiquei. No entanto, ao mesmo tempo que curiosa para estudar sobre pra quem sabe me tornar ativa, sinto medo disso aprofundar minha depressão, que estou lutando para sair e que tem na falta de sentido um forte motivo. Não sei como usar o conhecimento a respeito a meu favor...
Deh Castanho sou exatamente assim
Pessoal, sou nihilista de carteirinha, oque ajuda a curar qualquer tipo de depressão é o trabalho + hobbie.
Igualmente, desde que me recordo vivo, sempre me questionei, nunca foi falta de serotonina, minha felicidade continuava... o problema é que eu não entendia a necessidade de tudo, da rotina, da vida ... oq é real, a vida não tem sentido aparente, gente como a gente aceita só
Kkkkkkkk "não vai aparecer se você for um motoboy e tiver preocupado em pagar a moto em 50x sem juros" kkkkkkkk
😂🤣
Leandro F.Laurito Seria cômico se não fosse mentira, ou vc acha que o motoboy não pode parar para pensar que não faz sentido nenhum ? A moto que ele ta pagando, o trabalho que ele exerce... tudo resumido a nada ?
@@concursanda4250 xiliquinho de playboy.
@@victormachado7464 O engajamento e a recompensa sexual, meio que move todos os interesses humanos, tanto racional quanto irracional biológico... Algum não vão para o crime e nem para a igreja, eles simplesmente aceitam e levam a vida sem sentido esperando o fim
@@victormachado7464 O Ponde fala que usam do Niilismo para aparecer, sinceramente, não conheço nenhum, os que eu conheço muito pelo contrario, são isolados, descartam a vida social e vivem muito mal por isso
Eu sou um jovem de baixa renda e de uma cidade pequena e sou ateu mas acho que o sentido da vida ta naquilo que você atribuí a ela
Miguel Ferraz Gostei véi.
Eu pensava assim, mas você simplesmente atribui um sentido à vida apenas porque você tem que viver em sociedade, se relacionar e assim se definir como alguma coisa. Quando a gente se desliga disso tudo e tenta olhar pra vida diretamente como ela é, sem atribuí-la nada de prático é que se enxerga a falta de sentido em tudo.
Á vida não tem sentido objetivo a sua própria ''filosofia de vida" admite isso quado você diz que atribui ''sentido" a ela
@@C54rlo, mas ela não precisa ter sentido, o importante é curtir a vida se focando no próprio desenvolvimento pessoal e tentando conquistar seus objetivos.
Só sinto que a vida tem sentido quando estou dando uma cagadinha bem da hora.
Eu sou moto boy e realmente pago minha moto em 40 vezes e cuido pra não morrer, e não tenho tempo pra ter filosofia de vida. tchau
Gs6guerrra Guerra fui inventar de fazer isso enquanto andava de bike e bati no meio fio
😂😂😂😂😂🤣
Quanto vc contra pra levar um envelope do Brás pra Vila Madalena? Chama aqui
filosofia é só para desocupados.
@@diegonascimento3277 não gosto de filosofar, não procure filósofos!
O niilismo começa quando tu começa a se perguntar os porquês de trabalhar 12 horas por dia, por que você ''vive'' apenas nos domingo enquanto concentra as suas forças para fazer dinheiro o resto da semana. No entanto, enquanto os porquês não vêm, a esperança basta para encher o coração do homem
Aliás, ótimo video
nossa, muito isso
Bom saber que nao estou sozinho nesse pensamento. Sigamos seguindo essa bula
Onde eu compro o remédio? Socorro Deus
Chegar a isso é muito fácil,você percebe que as religiões não te trazem sentido algum,trabalha como um camelo só para pagar contas,e percebe que a vida é um eterno looping ! E nada te agrada!
Pondé... um Filósofo Prático!
Adoro o jeito de falar dele, pq parece comum conversando, mas com um conteúdo Muito profundo na área
Esse video parece que fala diretamente com pessoas influenciadoras e deprimidas igual o PC Siqueira !
Não! Na verdade esse vídeo parece que fala pra mim...e não banco o "fodão" pra pegar meninas..
Ao contrário sou gay
Levi Gomes Borges E ainda por cima é judeu. Olha que coisa linda.
Wallabby Watters sério mano?
😱
Que bom 👏👏👏👏🙏🙌
Isso justifica muita coisa heheh
Wallabby Watters na verdade ele se define como ateu não militante, ou seja, não crê em Deus, mas também não se acha o melhor por causa disso, e, principalmente, entende que uma pessoa com fé também pode ser intelectual com crédito. É um grande estudioso da religião, como fenômeno produzido pelo homem.
"Talvez você não esteja triste porque acha que a vida não tem sentido, mas sim ache que a vida não tem sentido porque está triste"
-Epifania Experiência
Se vc vai morrer e acabar de qualquer jeito então a vida não tem sentido mesmo!
@@claudiooliveira7856 Claro que não, pois Deus e a nossa Alma Imortal são o que dão sentido a Estrutura Cósmica da Vida. O sentido da vida vêm de você próprio, em transformar a vida em uma obra de arte e você o artista.
Pondé grava sem camisa
Up
upp
Adolfão da Massa kkkkkkkkkk Morri de rir aqui!
Adolfão da Massa rachei com o seu nome criativo pra caramba kkkkk
kkkkjjjjkjjjjk
O Sarcasmo do Pondé é Ímpar!
Vai dentro da alma e expõe o que você acredita q ninguém mais conhece além de você mesmo de uma forma convicta e segura, que parece ser íntima a voce a persona dele.
*Vou chamar o leão do proerd pro Pondé*
Pode chamar. Só não chama o pai dele, o Leão do Imposto de Renda.
conforme a crítica de Felipe Pondé faz sobre brincar de ser niilista pode perigar o surgimento tbm de adolescente ou de um idiota achar que só pq e seguidor do canal do cara ou acolher suas ideias concluir que seja normal adotar a prática do fumo como algo chique de ser, não ligando pra sua saude, dando uma de Felipe Pondé 2 kkkkKkkkk
(é só um comentário ok)
Para mim, ler Nietzsche e ficar deprimido é porque você não entendeu nada.
Luiz F. Pondé=filosofia prática, palpável, visceral, erudita mas também acessível, simples e direto sem ser simplório, navalha no osso e não apenas na carne, sem mimimi frescurite, vida real, gente como a gente.Boa praça!
Obrigado professor!
Impressionar uma garota com niilismo é muito improvável, talvez fica difícil perceber por conta do meio em que vivo (classe média baixa, segundo Pondé é difícil encontrar uma pessoa niilista por aqui, sorte a deles, azar o meu!), mas não só por isso. Nietzsche foi uma das raras exceções que conseguiu tirar uma "positividade" na ideia da vida não ter sentido útil pra existência do homem e das coisas (como ele trata em vários conceitos, vontade de potência, amor fati, super-homem), a princípio a consciência da hipótese de morrer e deixar de existir - por exemplo - é muito desanimadora, falar sobre um tema como esse gera insegurança na cabeça de quem não domina o assunto, deixar uma garota insegura torna ela menos receptiva. Niilismo é bem ruim pra pegar mulher do meu ponto de vista, mesmo partindo do pressuposto que a inteligencia masculina é bem erotizada por mulheres.
"mpressionar uma garota com niilismo é muito improvável" não generaliza..
da uma pesquisada sobre Absurdismo
Erotizada por garotas de humanas ou inteligentes também, tenta filosofar e pagar de inteligente com uma gatinha num baile funk ou no subúrbio e voce vai se dar mal...eu por exemplo sempre tive atração por "Maria Aba Reta" é só tomei na tarraqueta....
É só pegar quem domina
Carol - Parta da ideia das Marias Gasolina.
Ele tá flando dos "sadboys" né?
Mais ou menos isso
Eu acho que se encaixa melhor nos Softboys. kkkk
Não... Cara, ser niilista não é ser uma pessoa depressiva... leia niilismo, e quando achar que entendeu, leia de novo e assim ate realmente perceber que entendeu... E digo-lhe que entenderá quando não achar que o niilismo prega apenas o absurdismo destrutivo que é a não existência.
Sim kskssk
Iikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sou niilista, porem não quero ser niilista, sinto que quando era adolescente e acreditava em algo era mais feliz, acabei me tornando de forma natural a alguns anos, fui pesquisar sobre isso agr e acabei descobrindo o niilista, não sou de classe media alta e estudo de forma mediana, para mim é realmente uma sensação de tortura diariamente.
Faça o que gosta e isso te fará feliz.
Te entendo perfeitamente pois me sinto igual
Ah, e eu já tomo remédio.
Eai mano, tá como hj em dia?
@@Lin-eb9zg e vc, como está hj em dia?
Pondé me quebrou nesse vídeo kkkkkkkk eu definido.
Berth Di Chianni gosta do Pondé neee sei q
Tu usava niilismo pra pegar mulher?
pensei q mesma coisa hahahaha mas n sou playboy
Eu sempre tive um conceito niilista mesmo antes de conhecer e pesquisar a respeito. Depois de ler a respeito, pesquisar, etc, eu pareci ficar mais "tranquilo" com relação a isso.
Sei lá, antes eu parecia ser ansioso ou preocupado com relação a isso, depois de pesquisar fiquei mais "leve".
Por exemplo, não encaro mais a indiferença nossa no mundo com tristeza ou coisa do tipo, só encaro ela.
Agora tô sempre afim de ler livros sobre o tema e pesquisar mais, além de me identificar, acho bem interessante.
Gente eu acho o niilismo extraordinário. Não trago isso para a minha vida mas me orgulho de que alguém tenha pensado nisso. O ser humano é foda.
ja fui nilista sem saber, não por que era legal ou descolado, mas eu sofri de verdade, a perda do sentido da minha vida. Hoje o sentido da minha vida é viver a palavra de Cristo, e ajudar quem precisa.
Como vc descreveria vc mesmo nessa sua fase? Como vc percebeu que tava sendo nilista
Imagina ter que acreditar num amigo invisivel pra vida poder ter algum sentido.
@@iagher boa piada
@@iagher quem dera conseguisse acreditar
Você teve que voltar à sua fase de infância e reencontrar o amigo imaginário? 🤔
Quando estava na faculdade, havia uma linda garota, à qual me apaixonei. Ela era Niilista e eu a amei durante 1 ano e 11 contos de rés. Ela nunca havia andado de ônibus....
Machado de Assis
Parei de gastar dinheiro com uma namorada depois que li essa frase em um livro. Kkkk economizei muitos contos.
Kkkkkk boa, Yuri! Quando uma mulher realmente nos ama, ela não se importa com banalidades! Hoje, com 34 anos, sinto-me um homem pleno! Tenho uma namorada maravilhosa que está comigo há 7 anos, durante altos e baixos de minha vida. Agora que estou ascendendo financeiramente e de maneira exponencial, faço questão de usufruir de cada esforço e devoção que ela teve para comigo, naquilo em que o dinheiro pode comprar! Digo: pouquíssimas mulheres valem a pena, hoje em dia. Se eu estivesse solteiro, certamente iria aproveitar essa fase para transar com tantas quantas pudesse, sem querer nenhuma relação de proximidade afetiva. O mundo está mudando, as pessoas estão se tornando individualistas e eu, como amo sexo, tiraria proveito desta emancipação feminina e da minha liberdade financeira. Indico essa fórmula para meus amigos solteiros e abonados. Antes só do que mal acompanhado! Se quer namorar uma, estude-a bastante, antes. Se o cara for experiente, é possível sentir já nos primeiros meses se vai ou racha! Boa sorte já vida! (:
Ameiii a definição hahaha!! Percebi que adoro brincar de niilista, estou sempre tentando me convencer de q meus problemas psicológicos me fazem uma pessoa sofisticada e inteligente, quando na verdade só estou doente mesmo hahaha. Vou procurar trabalhar nessa questão daqui pra frente, seu vídeo me abriu os olhos!
O tom com certo deboche deixa tudo mais interessante 😂😂
Pondé você é o máximo! Por que? Transmite a ideia, a verdade exatamente como é através de uma explicação simples, autêntica.
Eu moro no interior, sou aprendiz de eletricista, infelizmente o meu niilismo quase inato, é sim sofrimento. Eu sou niilista por sofrimentos psicológico dês da epigéne da infância. Eu sou niilista pq pensei na vida, e nela não há saída.
É isso… não sou nem nunca fui de classe média alta, tenho inúmeras questões que me levaram a essa condição. E sim, tomo remédio.
É tão bom ouvir ele descrever exatamente esse tipo de jovem lá pela primeira metade do vídeo. Por pensar que talvez me enquadre na descrição, tenho a sensação de que são meros devaneios de quem se aproxima dos vinte anos. Porém eu de fato creio nesse tipo de filosofia, o que só me trouxe dor. Muito esclarecimento, porém muito maior a dor que o acompanha. Talvez eu saiba que pelo menos para mim, não se trata de juventude, talvez esse seja quem eu sou. Há alguém que o acaso tenha trazido ao meu comentário que possa me dizer se a angústia vai embora? Haverá um dia em que todo conhecimento adquirido será apenas esclarecimento, sabedoria, paz... E não essa massa escura que permeia os pensamentos?
Professor, oque você acha da afirmação de alguns conservadores britânicos, ao dizerem que o "Conservadorismo" tradicional, se tornou a nova contra - cultura ?
é coerente pq o estabelecimento atual é o do politicamente correto e progressivismo... ir contra isso é contra cultura
Algum tempo atrás estava pensando sobre isso, mas não sabia que esse raciocínio vinha sendo disseminado por conservadores britânicos... Interessante!
Já que, desde as guerras mundiais, a cultura ocidental está constantemente decaindo, essa afirmação faz sentido. Como no livro O Leopardo, de Lampedusa, "É preciso haver mudanças para que as coisas continuem como estão". Porém, ao mesmo tempo em que faz sentido, essa afirmação me parece insensata porque subentende que não há mais coisas merecedoras de defesa e conservação, o que é inteiramente falso. As instituições, as leis e os costumes ainda estão presentes na Europa, e estão sob ameaça.
Pelo q o mundo está(ou já se tornou) hj, estão corretíssimos.
Sabe quando o conservadorismo vai virar contracultura?
Quando as políticas pós modernas se tornarem Status Quo, o QUE NÃO ACONTECE HOJE. Gays não podem se casar em metade do mundo. Tem gente brigando na sociedade todo dia pra tentar usar nome social. As mina tem que praticamente bater nos caras na festa pq eles não entendem um não. Veja o número de estupros a mulheres em casas noturnas (não quero opinião, busque a estatística). Quantas pessoas se matam todos os dias nos conflitos armados no oriente médio (ou aqui, no nosso dia a dia) simplesmente por deus, pátria e família? XD
No momento em que o mundo for livre, onde qualquer pessoa puder se assumir gay sem temer ser demitido ou morto na rua com um lâmpada fluorescente, quando danilo gentilli e bolsonaro forem presos só por existir, quando as pessoas abolirem a questão do gênero, o aborto seja livre pra quem decidir não ter o filho, quando a política do capitalismo se dissolver em coisas mais brandas (e nem to falando de mudar de sistema aqui), quando a religião for abolida, quando todas essas ideias forem postas em prática e tiverem o apoio de pelo menos 90% da população mundial, AE SIM MEU AMIGO, ser conservador será contracultura (se é que esse tipo de gente vai sobreviver e conseguir reproduzir nesse mundo :P).
(...)" mesmo que um dia ele acabe tomando remédio". As frases finais que tenho ouvido, ao acompanhar os vídeos, são maravilhosas. Pondé , tens me ensinado muito. Grata.
"mesmo que algum dia ele acabe tomando remédio"
medo hssnwujnss
Estou nessa, sou um jovem pobre e equivocado
Queria agradecer todo conteúdo que tenho "bebido" no teu canal, talvez seja piegas, mas achei que devia demonstrar gratidão !!!
Foi tão preciso que até eu, que não sabia o que era niilismo quando comecei o vídeo, me senti ofendido kkkkkkkkkkk
Pondé, virei seu fã, estou vendo seus vídeos há quase 2 horas, e cada um é tão informativo quanto outro. É bom ver uma pessoa tão inteligente nos ensinando de forma tão prática.
essa foi uma indireta prum certo senhor youtuber que andou tatuando o braço? me pareceu perfeito pra ele
Bruno Vaz Toledo Pc Siqueira
Bruno Vaz Toledo PC cuckeira
Pedro Augusto o PT Vesgueira?
PC o cara q vive reclamando q não recebe patrocínio, e não vê q o tempo dele como youtuber já passou, ainda mais sendo acusado de pedofilia q ele msm confessou
Talvez única pessoa que consegue ser externamente inteligente e ao mesmo tempo midiática no Brasil. Te admiro muito.
Sou niilista, e sou classe média baixa.
Capincho Apresenta eu também
Tbm
Vc é um Merda isso sim
Capincho Conservador " conservador" ?????
Conservador niilista
Amo o Pondè. Você bateu com luvas de pelicas nos descolados Niilistas. Amei. Sempre aprendendo com o Pondè. Pondè você é uma fonte de águas cristalinas.👏👏👏
"Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr.
Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir.
O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo! "? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.
Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles.
Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa."
Eu acredito que se levarmos pra um lado mais positivo a ausência de sentido a priori, ela acaba na verdade se tornando possibilitadora para que o indivíduo crie ( a partir da vivência e contato com a sua subjetividade), seu próprio sentido e por consequência adquira maior autonomia sobre a sua vida ( apesar de eu acreditar que numa vida em sociedade, a autonomia total nesse sentido seja praticamente impossível). Pelo menos foi essa a impressão que o breve contato com Nietzsche me deixou.
Discordo quando dizem q o niilismo está associado com depressão, eu acho muitíssimo o contrário, quando vc aprende q não há sentido nenhum na vida, nenhum propósito, nenhum destino traçado, nem nada disso, vc, ao meu ver, tem duas possibilidades: não fazer nada ou fazer da sua vida o q vc quiser, sem esse tipo de preocupação com propósito, destino e sentido, o sentido da vida é vc quem faz
Denildo Rocha animal irracional não tem propósito. Nos vislumbramos o futuro.
filosofo que fala de depressão como argumento, está apodrecido pelo sistema.
O ponto depresivo eh o seguinte, se vc vai morrer e quando isso acontecer n restará mais nada, por que se esforcar em viver uma vida sem preocupações?
@@cerebrosecretodeborahcrist32 A depressão é uma doença. E pode ser causada por diversos fatores, e sim, pessoas com depressão na MAIORIA das vezes não vê sentindo na vida, logo não quer viver, pois acha sem sentido. Isso que ele quis dizer, foi uma comparação de como os pensamentos são parecidos, o que muda é como você irá lidar com isto.
@@cidaaragao5979 , cara penso justamente o contrário, você pode viver uma vida plena, tipo ao invés de se preocupar com o que irá acontecer após a morte se preocupa com a vida, focando no desenvolvimento pessoal e nas conquistas.
Parabéns muito bom esse vídeo.
Depois que tive que passar 4 dias olhando meu irmão inerte em cima de uma cama com o cérebro já morto, tive a sensação de que não havia Deus em lugar algum e que o espiritual era conversa pra boi dormir.
Pra mim foi uma experiência nova essa coisa de não conseguir mais crê mesmo querendo.
Com o passar do tempo comecei a buscar crê mas continuei sem conseguir.
Daí comecei a culpar as coisas que tinha lido, ouvido e assistido (inclusive o livro "filosofia para corajosos)😅.
Mas a adiante comecei a atentar para o fato de que sempre tive um humor bastante depressivo independente da crença ou situação que vivia.
E como o Pondé diz no vídeo, percebi que o buraco era bem mais em baixo: não tem a ver com estudo... aliás sempre procurei estudar aquilo com que eu me identificava, portanto não houve aí a questão causa e efeito, apenas o desenrolar natural da minha vida.
Hoje a única pergunta que me faço todo o dia é: será que ainda tenho fé, e isso porque ainda busco Deus mesmo sem aquela certeza que havia antes, ou se sou apenas um covarde que tem medo de encarar a suposta realidade de que de fato não tem nada além e que vim do nada pro nada?
Torço muito para isso tudo que seja apenas uma fase que todos passam na minha idade como diz a minha mãe rsrs.
Quanto a ser ateu, crente, agnóstico ou sei lá o quê... sinceramente não sei onde me encaixo.
O que de fato estou procurando no momento é relaxar e pensar nessas coisas de uma maneira que elas não atinjam meu emocional.
Só quero a paz enquanto a morte não chega.
Puts me vi aí no teu texto.
3:37 eu jurava que ele ia dizer " Ma ooii"
😂😂😂😂😂😂😂
Depois dessa explicação vim entender que toda vida fui niilista e não sabia,desde a infância ate agora não assitir Pondé e virei niilista mais sim descobrir que sempre fui depôs de entender a explicação,tem dias que acordo e já penso,acordei pra realidade tediante vazia e sem sentindo mais com 1% que pode haver positivismo em alguns momentos,mais não em todos
Olhando meu eu que não pode aceitar Deus para agradar aos outros, ou mesmo se iludir negando a logica interior, não vi nada que me fizesse refletir nesse video do Pondé, ainda que alguns supostos niilistas se enquadram perfeitamente nos pontos que ele expôs esses são fáceis de identificar.Dizer que motoboy não pode ser niilista é colocar ele num grupo não-pensante, que vive apenas no automático, quem sofre com ateísmo da maneira que ele colocou deve procurar um psicologo, melhor e mais honesto amigo que uma pessoa pode ter.O conhecimento trás sofrimento e libertação, todos os não nascidos, abortos, mortos sem poder viver e da vida aprender algo apenas reforçam pra mim que não há significado senão aquele que a pessoa dá a própria vida.Ele me parece bem despreparado para falar sobre o tema, um tanto amargurado e até cômico pela maneira que abordou.
Não me admira ver o Pondé abraçando o Olavo de Carvalho no Brasil Paralelo KKKKKKK.
Ele em momento algum criticou o nilista, ele estava se referindo aos que brincam de nilismo. Um motoboy até poderia pensar com os próprios botões e se tornar nilista, mas ele jamais brincaria disso para posar de inteligente(aliás, nilista nenhum liga para parecer esperto). Os não-pensantes no caso seriam os que acham isso cool, e pelo que parece, a carapuça serviu em alguém.
A frase do Pondé foi: “Eu tenho certeza que alguém como motoboy não *brinca* de niilista”
Ele não criticou o niilismo nesse vídeo, nem disse que pessoas de classes sociais mais baixas não podem ser niilistas, ele está falando de uma situação onde pessoas simulam serem niilistas por um status social alternativo, isso sendo um fenômeno das classes mais altas. Então o que ele disse não foi que um motoboy não pode ser niilista, e sim que ele não vai fingir ser.
Excelente explicação, não enrolou e deu bom exemplos para ilustrar sua argumentação.
Só eu lembrei daquela página Nihilist Memes? E o mais curioso é que a grande maioria das pessoas que vejo compartilhando suas postagens não são niilistas de fato, apenas gostam de bancar o niilistão pra pagar de gostoso, como você mesmo disse. É pura aparência. Um niilista de verdade se importaria com a aparência? Com o que os outros pensam? Teria facebook?
RedHunter eh memo man kkkkk eu compartilho essa porra sou um poser de niilismo (eh assim q escreve?)
RedHunter pior que niilista, só os antinatalistas.
Zaratustra_88 carai a conversa ta ficando muito profunda kkkkk
RedHunter Mas acredito eu que essa página é só de "zoeira" não é pra pagar de nilista
Lucas Bispo Alves é porque muitas pessoas usam ela para pagar de niilistas, pois niilismo é uma moda Cult.
Como eu queria que todo mundo que eu conheço visse esse vídeo.
Sou nilista e não sofro,já aceitei a ideia do vazio e me tornei nilista antes de conhecer Nietzsche e etc.
Sou do interior.
Mas Nietzsche foi o maior opositor da história do Nilismo.
@@GabrielRibeiro-ky2mc Sim, tem uns acerebrado que lê algo e não entende nada.
Interpretar as conclusões de Nietzsche com melancolia é não entender Nietzsche. Claro que o filósofo assusta quando a sua fisofia chega. Mas compreendendo a ideia de saúde que o autor trás, percebe-se que niilista é quem vive com valores morais. É perceber que as transcendência adoecem na manifestação do ressentimento. Pelo visto, o grandiozissimo Pondé não captou a mensagem que Nietzsche nos trouxe.
Eu era niilista antes mesmo de saber q niilismo existia '-
Hahahaha, dois.
@@kennedyramos6038
Eu também mais o niilismo abrange muitas coisas, e eu não sei se eu sou um tipo de falso nilista por não saber de toda a diversidade que o nilismo tem
Por favor gente, as suas vidas tem sentido sim, tem, tiveram e sempre teram, porque as suas vidas importa sim, independente do seu exterior e interior, agente esta aqui nesse mundo com o propósito de evoluir interiormente, com ou sem Deus, porque é fato, que ninguem nasçe perfeito e bom, é por isso que agente tem semear e colhear frutos positivos independente se agente vai morrer ou não, por cauda da corrupção, da apatia, de pensamentos negativos, com isso fez com que tivessem pessoas que não viam sentido na vida é isso, é por isso que agente tem que buscar se unir, ter empatia, estarmos unidos como um todo, e produzirmos frutos positivos para uns com os outros, é isso na minha opinião, fique na Paz, suas vidas importam, independente da opinião alheia, voçê pode tudo, basta nunca desistir e sempre se aito exijir, alendo mais as suas vidas importam.
Já mato alguém? Senão não é niilista não
@@thugamerbrks pois é, ridículo isso
É incrivel como esse video soa como um tapa na cara de boa parte da sociedade atual
Bela reflexão , Bruce Willis kkk
kkkkkkk boa
Tenho um comentário a respeito.
Me identifico com tal filosofia. Mas o fato de não haver um sentido basilar, como você disse, me faz sentir livre para poder dar o sentido que eu quiser para a vida. Isso não me afasta de ninguém ou me torna melancólico. Inclusive, me faz sentir muito mais empatia pelo indivíduo, entendendo que o sentido real das coisas é a relação interpessoal e impacto social da sua existência dentro do seu círculo ou comunidade.
professor ponde , fala a respeito do marxismo cultural
up
Up!!!!... seria muito legal
Up
Issoooo
Impossível ele falar sobre uma fantasia criada na década de 1970 por think tanks americanos para assustar a geração hippie e defender valores conservadores. Não estou querendo ser chato, mas eu dei uma pesquisada a fundo no tema. Essa ideia surgiu a partir de textos de Wiliam S. Lind e Pat Buchanam, que misturaram coisas como Foucault, Gramsci e Escola de Frankfurt (Foucault nunca foi marxista, a obra de Gramsci até hoje ninguém sabe como lançar - é abstrato demais pelo contexto do cárcere) para criar algo como um movimento de destruição da sociedade capitalista por dentro. Tem mentiras grotescas como Gyorg Lukács introduzindo perversão sexual em jovens nas escolas da Hungria...
Adorei o final. A falta de sentido dela, falo isso todos os dias, até para os meus pais, "mesmo que ainda acabe tomando remédio" muito bom rsrs
Vish! A minha parcelei em 48x. Kkk me identifico em partes com o nilismo.
Quando esse homem morrer,
vou ficar realmente mal, um grande homem
Ele ficou tão afobado ao ofender os rapazes de classe média que não ficou muito claro o que é o conceito que ele cunhou de "brincar de niilismo".
Sim, achei engraçado quando se referindo a Schopenhauer ele disse "Sinto muito".....e não terminou o raciocínio.
Os niilistas na essencia, sequer se identificam como tal... Pondé foi meu professor há vinte anos atrás, ocasião esta que ele, Pondé, não era em si o überniilista que se mostra hoje ...filósofo cheio de opiniões e verdades? Um tanto paradoxal..deixastes de ser filósofo Professor, quando passastes a deter todas as verdades ao estilo "doa a quem doer" que é o personagem que te cai bem p celebrity skin... O Professor Luiz Felipe era fafafafarrr better.
Pensei exatamente o msm
Perdeu o fio da meada...
Caio Gava Para ele ser Niilista e pra pegar mina!!!
O botoboy pagando a moto em 50x sem juros e cuidando pra não morrer foi sensacional kkkkkkkkkkk
Brincar de Filósofo no UA-cam também parece dar um certo glamour...
Neste caso o comentário não teve sentido pois ele é filósofo antes do UA-cam. ;)
Mas acho que ele não se referiu ao pondé JD, pelo menos espero que não..
JD Rodrigues Um professor de Filosofia se autointitular filósofo é uma coisa, já SER filósofo é outra: toda vez que ele para de papaguear verdadeiros pensadores só revela o que ele é: um poço de lugares-comuns e simples comentador, erudito, sem dúvida, mas nada mais...
vejam so gente, que grande iluminado tem aqui no meio de nós, você é o clássico ressentido
Andre de Camargo Salles Tomazini Não se preocupe comigo, rapaz...pelo teor da sua intervenção você não passa de mais um mimadinho que "pensa" que pessoas públicas devem ser adoradas e não serem passíveis de crítica; quanto àquilo que você chama de sua vida, cresça e não responsabilize terceiros pela persperdício que você acabou de demonstrar que ela é...um beijo no seu coração de galinha
Eu num sei pq, num consigo levar a sério oq esse cara fala, até que faz sentido, mas o sujeito me é muito indigesto.
Não é só classe média-alta que "brinca de niilismo" ou que lê Nietzsche e schopenhauer. Graças a internet clase C tbm tem acesso a filosofia. Preconceito raso.
O Niilismo me traz uma profunda sensação de paz. Essa falta de propósito, de missão, o nada, o vazio, isso em nada me deprime. Acho que a visão de que isso TEM QUE NECESSARIAMENTE deprimir a pessoa, é super limitada (sim, até para um filósofo bem chique que nem Pondé. Acho até um pouco fofo a arrogância dos filósofos, então ta tudo bem!) :D
Achei bem fraca a argumentação sobre o autor, parece que o Pondé confunde Nietzche com Bukowsky, maior crítica de Nietzche é que nós nos limitamos de ver a vida como ela realmente é, criamos como ele mesmo diz "valores superiores" que nos fazem ter uma ideia de como seria o mundo ideal e esquecermos da vida como é, Niilistas são aqueles que caem exatamente nesse erro, e não como Nietzche é, é niilista aquele que vai na contramão de Nietzche, que idealiza o mundo ideal, nisso entra todas as ideologias do ideal ,que no fundo são só disfarces utópicos para acharmos que estamos no caminho certo
Não sou Niilista mas a crítica dele sob o mundo é muito proveitosa pra não cairmos nesse mar de segurança de que o que acreditamos é o ideal, o ideal pra nós é o mundo que idealizamos na nossa misera mente, nada mais que uma limitação da nossa racionalidade
Karine Andrade ava kkkkkkkkk
Concordo inteiramente com Vc, ponde parece que viaja as vezes no pensamento de Nietzsche.
Respeito muito o pensamento dele, mas não entendo quando ele falando Nietzsche, Nietzsche é totalmente contrário de tudo isso que ele falou, totalmente contra o niilismo e a favor da vida, mas uma vida que Vale a pena ser vivida, é não uma vida de migalhas, e fraqueza.
O que demanda esforços e riscos, em contra ponto á uma vida sem esforço e sem riscos mas também sem vitórias e glorias
eu acho incrivel como vcs se referem ao nilismo tendo apenas uma vertente . isso que vcs acabarm de concluir tambem é nilismo , o nilismo ativo
Pondé é conservador e é obvio que ele vai limitar o autor a só algo de adolescente, conheço todos os tipos de niilismo, só foi uma crítica a forma bizarra que ele tratou o autor, pra achar esse vídeo bom realmente nunca pegaram um livro do nietzche(cada vez mais na internet tem um monte de sabe tudo que fica copiando frases de livros que nem sequer leram), nietzche não é um autor fácil de compreender pq ele não tem a minima vontade de explicar o que ele pensa, escreve tudo por aforismas, logo a maioria leva tudo por uma percepção própria e simplesmente fala merda sobre
@@godemonprince se cada um tem uma percepção diferente de que o autor escreve, porque você tem a pura convicção que você está certo, pode ser você que interpretou errado, ou até mesmo o Pondé, tudo é relativo, mas você também está alimentando pelo seu ego, afinal é a sua verdade né.
Ola, so estou aq pra dizer q seu video abrio minha mente. À quase um ano eu tenho vivido na base do nilismo sem saber, passei meses refletindo no fato da vida n ter proposito algum, e realmente fiquei depressivo, mas n durou, ainda penso assim, pois isso me ajudou a aceitar liberdades q eu proibia devido minha crença. So queria agradecer pelo esclarecimento, obrigado.
Exatamente meus conhecidos filhos de funcionários públicos com salários maiores de que R$25.000,00.
Meu ponto de vista explicado!
Após tantas explicações sobre a realidade, minha crença foi destruída e fragmentada.
Depois de tanto me perguntar sobre o motivo de estar aqui, eu cansei. Parei de me questionar e aceitei de tudo é apenas um grande acidente (e um acidente bem específico).
Mas isso não me deu a sensação de badass como você citou.
A descrença constante que o niilismo me trouxe, acabou de vez comigo. Não tenho mais motivos para viver. Mas não sinto tristeza por isso, apenas um vazio.
E claro, tenho ansiedade extrema por tentar fugir dessa descrença, criando teorias mirabolantes sobre o conceito de tudo. Nada que vá fazer alguma diferença...
Mas afirmo, a pior coisa que existe é a descrença da realidade, onde não dá pra distinguir o real do falso, onde tudo é questionado e nada parece existir realmente.
Levando a crises existências, seguidas de insônia, ansiedade, bulimia, isolamento inconsciente, e vários outros problemas relacionados a vida.
Niilismo é um conceito de loucos, é a beira entre o racional e o irracional, a fronteira entre a sanidade e a insanidade, sendo a desvalorização da vida a primeira delas.
Acho q me empolguei
Amo seus vídeos Pondé.
Estava pesquisando sobre o assunto por conta de certos personagens fictícios de séries que acompanho e me deparei com seu vídeo. Achei maravilhosa a explicação, objetiva e bem resumida. Parabéns pelo vídeo.
PONDE, FALA SOBRE A MORTE DO CHESTER BENNINGTON, HEHEHE... EU SEI QUE VC E FA DE LINKIN PARK
Ironia, hehehe
Linkin .Minor Ele pode não falar desse caso específico, mas deveria falar sobre o suicídio em relação as novas gerações.
Vontade de pedir isso, brother...kkkk
Ele já vem falando reiteradamente sobre o quão infantilizada é essa nova geração de adultos, incapazes de reconhecer em si mesmos fraquezas meramente humanas, canalizando tudo isso para uma realidade fora do mundo real. O suicídio faz parte desse processo, pois representa a fuga desse mundo.
Diogo Gauss
Acho que eu já brinquei de nilista mas hoje em dia sou uma pessoa curada
*KKKKKKK ... eu amo Schopenhauer, Nietzsche e Feurbach, me considero um niilista classe média alta, apesar de levar o niilismo bem a sério e não por ser de classe média. Sou melancólico como os grandes filósofos. Sou um realista, não um pessimista. Já fiquei depressivo e ou deprimido ( como quase todo mundo ), mas não abandono a filosofia ou o niilismo. A filosofia me faz " viajar ", sem sair do lugar. O que me dá um imenso prazer e me traz uma certa melancolia. Filosofia deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas, a partir dos 12 anos, ensinada por filósofos, sem ideologias ou preconceitos. Ensinar o povo a pensar. Aprender a pensar. A vida não tem um sentido, mas nós precisamos encontrar um sentido para ela. Seja um amor, um trabalho, uma família e etc. Mas, no fim, não há um sentido real.*
Expandir sua consciência é o maior presente que qualquer pessoa pode dar ao universo.😇
Sou motoboy, moro no interior e sou de classe media baixa, no entanto sou niilista ativo e não tenho pensamentos niilistas com intuito de conseguir azaração ou demonstrar intelectualidade, sou niilista devido ao fato de sempre estudar o universo e entender q realmente de fato não existe um verdadeiro sentido pra vida, mas n é porque sou niilista ativo que irei ficar depresivo ou ter qualquer doença semelhante no futuro, pois se a existência em si não tem sentido devemos nos mesmos criar um sentido para ela,
O sentido para a vida que eu sigo é o da evolução, não vejo outro sentido a n ser evouluir, adquirir conhecimento durante seu período de existência e transmitila para os mais jovens, para que possam evoluir cada vez mais a cada geração, e talvez evoluindo mais e explorando melhor as profundezas do universo encontremos um sentido para a existência
Para aí todo mundo morrer, e acaba não dá em nada!
Tu é niilista reativo achando que é niilista ativo kkkkkkkkkkkkkkk
Niilista ativo foi o que ele descreveu no vídeo, se tu acredita nos valores da ciência então tu é niilista reativo.
Eu era agnóstica na adolescência, na idade adulta, depois dos 20, comecei a procurar várias religiões que pudessem me ajudar a me entender. Eu tava sempre buscando alguma novidade. Hoje aos 30 percebo que uma parte de mim muito importante não vê sentido em nada, não vê graça em nada. Tomei antidepressivos achando que podiam fazer efeito e não mudou muita coisa. Vou virar vida loka
Só um momento
Atualmente tu tens 30 de idade, presumo que és da geração anos 2000.
Já que nasceu em início da década de 90, pegou com seus 12 anos a evolução da Internet a era digital.
Todo o crescimento da década de 2010 até a sua decadência de 2015 até hoje.
E isso já foi suficiente pra te deixar sem opções?
Eu com meus 50 me sinto 1000 vezes pior por ter transitado meados dos loucos e perdidos anos 80.
A "eterna" transição do analogico para o digital, ou seja era muito novo pro analógico que estava decadente e muito velho pro digital quando ele deu frutos.
Só me lasquei, mas o único fármaco que lamento ter deixado o mercado foram as anfetaminas.
Era tão bom ser estimulado artificialmente acreditar que tinhamos um propósito.
Tá aí um favor que só a Anvisa não vai me fazer.
Kkkkkkk
Caralho, Acho que eu brinco de niilista, kkkkk
A desesperança com o agora, nos remete a insatisfação e consequentemente querer reconstruir dentro da angústia de se reinventar.
"mesmo que algum dia ele acabe tomando remédio", pois bem... Estou quase aí.
Noctivagus Não se preocupe, cara...a felicidade está baseada em serotonina.. Logo ela é só um neurotransmissor...
te falta conhecimento, conhecimento calibrado que não é dado na escola e nem na faculdade, muito menos em casa ou nos clubes e nas noitadas......... Busque O CONHECIMENTO.
Eu ja to tomando kkkk
Só mais um conceito pro sujeito melancólico e extremamente crítico, de si, de todos e do mundo.
A gente deprime porque não acredita, ou desacredita porque é depressivo? As duas coisas estão obviamente correlacionadas, mas há alguma relação causal?
Eu particularmente acho que a química cerebral é a causa, a crença é apenas o efeito. Se vc nasce com o "gene" da felicidade, com todos os neurotransmissores saudáveis e equilibradinhos, vai acreditar em qualquer coisa que apareça na sua frente porque, na verdade, isso pouco importa! Que diferença faz acreditar no Coelhinho da Páscoa, na Fada do Dente ou em Papai Noel quando vc acorda todos os dias esfuziante de alegria por ser esse jumento tapado de 4 patas? Essa criatura relinchante perfeitamente satisfeita consigo mesma?
Por outro lado, que adianta estar absolutamente certo de que a vida não tem sentido se vc acorda infeliz todos dias com o peso dessa horrível verdade, enquanto observa jumentos passeando a tarde inteira entre os girassóis? Não era melhor ser um deles? O que vc ganha sabendo mais e melhor do que eles? Eles acreditam em qualquer bobagem e continuam pastando tranquilamente enquanto você se esforça por acreditar em qualquer coisa sem um pingo de sucesso. Quem está melhor? Alguma dúvida?
Juro, se algum laboratório lançasse a pílula de serotonina "Aceita, Jesus!" ou a pomada dopaminérgica "A Vida é Bela!" comprava um lote inteiro! Sério, deve ser ótimo viver sorrindo todos os dias. Pra mim, dia sim, dia não, já tava muito bom!
O gene da felicidade é o mesmo da crença, você ganha ou perde as duas coisas numa tacada só da natureza. Isso é muito injusto. Mas acho que é um fato. Mais sorte na próxima encarnação. Nessa aqui você deu azar na loteria do útero. Aliás, esquece, ainda bem que reencarnação não existe. Vai que você tira o número errado de novo? Já pensou que bosta?
Jesus!
Pera aí, amigo, deixa eu entender: se a pessoa é feliz, isso se deve ao fato de ela ser ingênua, burra? Ela não tem capacidade intelectual pra enchergar as mazelas do mundo e, portanto, não é atingida? E é mais feliz por isso?
@@ramonmendes7876 sinceramente se a pessoa de fato "encherga todas as mazelas do mundo" é quase impossível ela não ser, pelo menos em algum nível, depressiva.
@@foreverLOGH , nada a ver.. papo de quem é incapaz de ficar minimamente feliz.. daí arruma desculpa dizendo que a culpa é do mundo, do planeta, dos astros...
Por isso o grande Mário Ferreira dos Santos, decadas atrás, já desbancou o niilismo através de argumentos muito bem fundamentados na lógica formal. Não é atoa que quando mais velho ele classificou a filosofia de Nietzsche como filosofia para adolescentes.
Pondé acha poq acha. Pqp cara, o velho fica jogando ad hominem e um monte de suposição sem pé nem cabeça. Não tem 1 argumento sequer. Não tem capacidade de argumentar.
Professor Pondé, seria interessante, a cada vídeo, você indicar leituras sobre o tema que o mesmo aborda.
O niilista seria então um esperar a ruína?
Sim, mas no meu caso uso para justificar minha fobia social, como tenho medo de gente. Pagar de niilista faz parecer que não estou nem aí para nada, quando morro de medo do meu final terrível, mas não tenho coragem de lutar.
Esta semana eu brinquei com o filho da minha esposa, dizendo que o niilista tem prazo de validade. ele começa lá pelos quinze, dezesseis e vai até os vinte e cinco, quando ou o cara vira sartreano (existencialista) ou se mata. claro que ao virar existencialista, você eventualmente vai se matar também, só está adiando a opção para aumentar seu sofrimento (estou brincando, é claro). gosto de ler filosofia ocidental como curiosidade e deleite, mas para a minha vida, prefiro a filosofia oriental que é muito mais suave e mais confortável. recomendo a todos que gostam de filosofia dar uma olhada no Tao para aliviar as suas angustias.
Sempre achei isso. Nasci em uma cidade do interior do Piauí, hoje moro numa capital. Eu brinco dizendo que lá em minha cidade é impossível niilismo e existencialismo. Ninguém pensa na existência e na dimensão do nada, do abstrato quando se tem 10 filhos para dar comida e educação, como foi o caso de minha avó. A angústia nunca era abstrata, mas sim quando faltava frango na mesa.
KKKKKKKKKKKKKKKK fomos descobertos
Parabéns explicou muito bem como as pessoas brincam de ser niilista por ter lido Nietzsche, e não compreender nada e nem conhecer ao menos uma ajuda como o mito da caverna de Platão caso não consigam chegar às respostas necessárias para o seu entendimento, mas não se esqueça de apontar àquelas pessoas que realmente compreendem por si só que não há motivo para dar valor aos valores dos outros, superando o niilismo e realizando sua vida conforme o seu sentido, o seu próprio objetivo.
rick and morty assistam niilismo purin
Verídico, porém eu achava o niilismo uma coisa ignorante de Ateu revoltado mas tem uma grande filosofia atraz do "Übermarch"
Nada mais nada menos do q virar a superação do homem e do conceito de Teísta ou Ateísta
ore hon só inspirações e críticas man... a vida é baseada nisso td
Achei meu novo ídolo HAHA QUE HOMEM!!
Brincar de niilista é ter de 14 a 20 anos assistir Rick and Morty e se achar um filósofo falando "Deus não existe! Olha como sou niilista"
O Pondé e o Olavo de Carvalho são os mestres do esculacho lúcido! Sou fã!
ponde, pila o teu cachimbo, coloca o fumo la dentro acende e puxa uma vez só, ele vai apagar, depois que ele apagar pila o fumo algumas vezes com alguma coisa mais ou menos do tamanho de um dedo, depois acende normal, ele não vai mais apagar
trabalhei com motoboy e realmente é um serviço muito pesado , eles são doidos demais kkkk
Ja conheci um retardado que usava camiseta de Nietzsche como se fosse camiseta de banda, pra fazer poser de niilista :D
Nietzsche é um pau no cu negador das suas origens!
Quem tem coragem de seguir as idéias de um cara que morre louco?
como assim morre louco ? você que ele morreu por qual motivo exatamente ? refletir demais ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
qual o problema de usar uma camiseta de nietzsche
+Matheus Nascimento ué...
vai ler um livro dele! Você vai saber
Matheus Nascimento sifilis
Nesse caminho de descobertas percebo que eu não sou mas posso estar.Perspectivas que nos iludem e porque acreditamos acabam fazendo parte de nós.
Sou niilista e misantropo... Não sou motoboy...
Ourives não seja niilista, seja escolastico
Matheus Coimbra pra quê, pra ser um produto das velhas ideias ou pra acreditar em tudo que dizem?
Legal...
eu tbm.. se eu pudesse explodiria o mundo.... kkkkkk zuera
Não tem como ser niilista e misantropo.
Ourives niilismo também é velho kkkk esqueceu disso,saia dessa bobagem,eu já fui assim há alguns anos,um leitor de Nietzsche,schopenhauer e outros,eu era fanático mas depois encontrei valor na vida e parei com essa masturbação mental
Um dos "filósofos" braseileiros mais fáceis de levarem uma rasteira em um debate.
fuma cachimbo, mas com isqueiro bic... tsc tsc tsc
madruga esse Bic doeu de ver mesmo
madruga acendendo tá bom né kkkk
Queria o que? Que ele acendesse uma fogueira?
Ganhou mais um inscrito por falar de forma real e sem rodeios sobre tudo. Gostaria de um dia ter aulas com voc
Discordo apenas da tentativa de interpretação psicológica. Quem brinca de niilista pode impressionar românticos ignorantes, mas é tão superficial que até sua aparente depressão é fake.
"Mesmo que algum dia ele acabe tomando remédio" kkkkkkk morri