Há uma "censura" imposta pelo politicamente correto, mas o que é esquecido nesse debate é que, por causa das redes sociais e a exposição que traz a quem tem um perfil. Todas as nossas ações, o que falamos, tornou-se visível para o público. Pois é a sociedade do espetáculo. Isto é, somos pessoas públicas. Em decorrência disso, tudo o que dissermos tem o potencial de ser ofensivo.
Bom senso, empatia, respeito...ajudam a resolver certas falácias. Quem bate esquece , quem apanha não. Eles têm que experienciar é muito fácil criar teorias, desculpa do alto do pedestal em que se colocam. Ler é ótimo e viver é essencial. Juntar ambos é o caminho.
Ponderações perfeitas, em minha opinião. Finalmente alguém falou em um espaço público maior sobre um aspecto social que estava virando uma chaga nas relações humanas. Obrigada.
Tenho uma Profa na Universidade que é politicamente correta até Demais! Hoje ela disse que obesidade mórbida não é uma doença e que devemos aceitar as diferenças dos corpos humanos. Isso em uma aula de filosofia, na qual deveríamos estudar os pré socráticos. Mas não estudamos os pré socráticos porque eles eram homens, brancos e Europeus.
Eu diria mais, o politicamente correto é primeiramente política. Isso significa que ele depende exclusivamente da visão de política de quem está no poder. Se quisermos uma boa relação entre as pessoas, precisamos que essa moral venha de casa, o que vem sendo cada vez mais difícil.
É aí que está o problema. Como uma boa moral vai sair de casa, se, em muitos casos, os próprios pais são desrespeitosos? Idade avançada não é sinônimo de sabedoria, infelizmente.
É como se um grupo vegano chega se ao poder, eles vão querer impor sua visão de mundo para o resto da sociedade , usando o estado. Exemplo criar peixe em tanque para alimentação , na visão vegana ,seria crime. Então psicutores são criminosos.
@@piratelego1 Um valor que eu acho que a idade avançada pode passar e os mais novos ainda não atingiram, é a conformidade, a liberdade irrestrita de se falar , mas não necessariamente de fazer. As idéias estúpidas são colocadas a público e naturalmente ridicularizadas por um consenso, os agentes proliferafores dessas idéias naturalmente são isolados. As vezes a inatividade é a melhor opção, é o que se define muitas vezes como a sensatez , evitar os conflitos é a sabedoria de entender a natureza humana.
Cortella foi infeliz em seu exemplo e redução do politicamente correto. Na verdade só arranhou superficialmente o assunto. Como fica o direito de expressão se qualquer coisa que uma pessoa fala pode magoar outra? A vida é dura, é assim mesmo, temos que aprender a lidar com a opinião alheia por mais que machuque. Colocar cada ser humano em um domo de proteção é o mesmo que tratar a todos como bebês. Outro aspecto importante é o empoderamento do mimimi que se der trela, vira lei, que acaba oprimindo outras pessoas. O politicamente correto é NOCIVO à nossa sociedade e tudo começa no MIMIMI.
geração mimimi não tem senso de humor. Ela está sempre preocupada, se existe algum preconceito no que está ouvindo. Ou seja, sempre analisa a piada e o comentário antes de rir
Acho que não precisa ofendê-la por isso, Allan. Rachel necessita de conhecimento para ter maior capacidade de avaliar o "politicamente correto". O grande problema de piadas ofensivas e de cunho preconceituoso com grupos que são considerados minoria é que a herança histórica desses grupos é de maior sofrimento; Piadas racistas ou homofóbicas são uma forma de atestar que aqueles grupos sofreram e sofrem violência (no literal sentido da palavra) e ainda rir disso... Te convido, Rachel, a assistir um documentário chamado "O Riso dos Outros". Note que não existe nada de errado em mudar a ideia sobre algo... Errado é negar informação por fundamentalismo. Abraços a todos!
A construção do ser humano forte passa por experiências que o ajudam em sua jornada. A percepção do impacto sobre o outro é uma questão de sensibilidade que deve pautar nossas relações nos limites de impostos pelo respeito sempre peculiar em cada relação.
Pondé é demais, ele trás um esclarecimento extremamente bem argumentado, e já fecha a porta para as falácias do contra argumentos. "Ninguém me engana, ninguém me engana".
Gosto de ouvir os 3, mas quem mais me ensinou nesse vídeo foi o Karnal. Preciso aprender a ter essa paciência e educação para só falar na hora certa e ter sabedoria para ouvir mais!
Cara muito obrigado pelas palavras.. Eu ja senti muita vergonha em não saber expressar essas palavras.. E isso me revoltou bastante graças a Deus a informação me fortaleceu o esclarecimento.
Acho que quando você define algo como correto, sendo que a outra visão não é algo agressivo, somente diferente, você corre o risco de censurar uma opinião sem o desejo de discutir se é algo certo ou não. A forma que os "incorretos" que enchem o saco de não poderem nem entrar no assunto é o deboche, e é quando nasce jargões como "mimimi".
"apesar de que eu acredito que ele responde historicamente à uma necessidade de movimentação social". Tem gente que vai ignorar esse final, mas eu deixei aqui pra todo mundo lembrar.
Engraçado eu cresci em meio ao " buling " como chamam, e não vou dizer que ofencas piadas de mal gosto são coisas corretas, mais crescer , ser questionado, as vezes zoavam comigo, isso pra minha geração não fazia esse mal, nos aprendiamos a lidar com desaprovação, com diferenças étnicas, diferenças religiosas, de ponto de vista sobre tudo, aprendia a ser forte, ter um emocional forte, não desabar com qualquer coisa. Deve ser por isso que menos pessoas entravam no crime, porque nós aprendemos a ter responsabilidade, a lutar pela própria vida e não ficar colocando a culpa em todo mundo, como faz todo bandido hoje em dia...
Como diz o professor Pondé, sempre tem um idiota que acha que se vc não é super sensível, logo vc é o mal no mundo. Um homem hétero diz que valoriza sua masculinidade e um Dárcio Antônio da vida diz que ele é machista e autoritário. Ou vc diz que é politicamente incorreto e ele diz que vc apoia a escravidão. Kkkk "Inteligentinhos" é como o Pondé chama
É impressionante a mentalidade binária do brasileiro nos tempos atuais. Uma palestra dessas e o povo preocupado com ideologia política de fulano ou ciclano. VSF.
+Edu Marcel Não apenas parece, de fato as pessoas estão tão neuróticas ideologicamente que aplicam sem discernimento nenhum rótulos medíocres a todos na sua frente, tal qual um animal irracional faz com o que lhe parece ameaçador. Isso não é de hoje, a massa burra sempre esteva amaldiçoada a ser dominada pelos próprios instintos em tempos de medo e incerteza. Foi assim no paleolítico, na antiguidade, na modernidade, e vai continuar até o dia em que essa estupidez nos custe a nossa própria existência.
Edu Marcel Os 3 tem até livros juntos cara, na questão do mimimi o karnal já citou até o Pondé concordando com o ponto dele. Agra vc falar q o Karnal é o pior deles, por qual motivo?
Isso que Pondé falou me remete a um relato de uma amiga católica praticante que faz psicologia na UFF (antro de quem se diz "socialista /comunista"). Ela sofre perseguição por não concordar com a maioria da turma, debocham e desqualificam as opiniões dela por ela ter outros valores. Isto é, fazem com ela o que eles dizem "lutar contra" (discriminam, ofendem, provocam). Então, na lógica desse policamente correto de hoje em dia vc só merece respeito se fizer parte das "classes" que eles escolheram para defender. E assim incentivam a censura a quem questiona ou discorda de algo quem venha deles!!
Tbm sou contra o patrulhamento. Mas o problema é q hoje há pessoas q censuram muito mais os "politicamente corretos" e "mimizentos" do que os realmente preconceituosos. Como se o politicamente correto fosse um problema maior do que nossos preconceitos, violencias e desigualdades.
@@randomavenger3048 Meu filho isso é do ser humano, falar do outro porque o pai dele não têm isso ou zuar a aparência de alguém, isso sempre teve eu já passei já fiz e não fico com esse mimimi uma frescura, parece birra de criança em gente grande isso sim.
Como não ser um mimimi Aceite os desafios da vida Trate os demais como iguais Saiba ouvir opiniões diferentes Só isso aí tudo acaba com 90% dos mimimis no Brasil.
Na minha opinião, o que leva uma pessoa a ser mímimi, é ter sua própria visão sobre tudo o que vc falou aí, fazendo com que gere um conflito e choque sobre o significado de o que é e o que não é respeito. Como o Pondé falou da história do homem que deixou a mulher sentar, o que reclamou e o que cedeu o banco tinham visões totalmente diferentes do que é respeito e tratar alguém como igual.
As relações humanas só podem ser construídas através de retratações. Ninguém é perfeito o tempo todo. Se alguém não gosta de algo que foi dito, devemos nos desculpar. Mas também podemos discutir o mérito da ofensa, ou simplesmente mudarmos de assunto, em fim!! Tantas são as formas de não se ofender o tempo todo!!
O maior problema é que na fala as pessoas impõem o que é politicamente correto, mas nas atitudes não fazem o que é politicamente correto. Cobrar e exigir verbalmente é facil, mas demonstrar nas atitudes ai complica.
O termo politicamente correto tem origem na URSS. Diz respeito a informação que poderia ou não ser passada ao povo. Ou seja, antes de uma informaçao sobre a bancarrota economica do bloco ser divulgada ela era relativizada e se tornava politicamente correta. O termo é um engodo por nascimento.
Tipo assim: o usuário de algum intorpercente, por exemplo, se este ao usar sua química, e esta lhe causa efeito, de desorganização, o indivíduo quer incutir no outro o tempo do seu direito, sem que com isto lhe sensure, o direito ao prazer! Quando averiguado suas atividades, o politicamente correto, cria um viés na lei, de que, aquela situação, embora sen descabida, àos olhar da maioria, ali já se cria a lei que ampare o direito à desordem, fazendo a tal alegação, de que aquela situação, não deva para ser vista, como inaceitável, mais sim com o adendo; se alguém gosta, cabe a o outro aceitar, não pelo viés da lei orgânica, mais podendo, aderir, pelo poder da liberdade do querer do outro. Então entendemos que: pela lei orgânica da saúde pública, socio-juridica, econômica, social, cristã, entre outras não pode; mais pela lei da liberdade, se aceita. Tipo: "é o jeito, né?". Daí julgamos surgir o termo politicamente correto. O cidadão pagou! Tem direito.
O choque de gerações é o resultado de toda essa interpretação de mimimi Só acho que não se deve confundir mimimi com falta de respeito,misturando e generalizando tudo por carências
Essa geração teve tudo fácil de mais, não tem problema nenhum na vida e por isso começa a cassa dificuldades. Se fosse nos anos 70 e 80 que a galera tinha grandes dificuldades em tudo na vida eles não estariam perdendo tempo com nada, porque é isso que esse assunto é, nada!
Mas graças a essa geração de fracos estamos prestes a um novo colapso financeiro. Aí eu quero vê se a loucura dessa geração não vai passar fácil fácil. kkkkkkk
Realmente enquanto discutirmos o politicamente correto no sentido de linguagem, deixaremos de discutir soluções para problemas reais inclusive em termos de discriminação racial, de gênero, socioeconômico ou orientação sexual.
O que ele falou sobre Universidade está certo, nos primórdios era um ambiente para poucos, e para homens, e algumas características do passado perduraram até a atualidade. Nada de errado nisso, pelo contrário, pois as mudanças trouxeram uma mentalidade de que todo mundo tem que fazer e ter acesso ao Ensino Superior, seja para ter uma profissão, ganhar mais, ''ser feliz'' ou '''vencer na vida''. Para mim o ambiente Universitário é um ambiente hostil, hermético, inflexível, burocrático, e piorou com a libertinagem do mundo atual, que tem promovido eventos como ''cervejadas'' e coisas do tipo. Enfim, eu não acredito que seja um ambiente para mulheres, por várias razões, e penso que é importante parar de empurrar formação acadêmica para a população em geral, parece que existe uma expectativa social e da família, que impõe ao jovem que é OBRIGATÓRIO sair do Ensino Médio, fazer cursinho e passar na USP, Unicamp ou Federais. Fico com a opinião Bolsonaro que acredita que no Brasil o pessoal anda com ''tara'' pra ter diploma, pra virar doutor(a) e o candidato a presidência acredita que está faltando investimento e procura no setor de Cursos Técnicos, e concordo plenamente! Acho que o mercado de trabalho, empresas e fábricas vão agradecer uma mudança nesse sentido, aliás mil vezes fazer um curso de menor duração, prático e com chances de conseguir emprego logo após sair do curso.
Na minha humilde opinião, o politicamente correto é fruto do dever moral de respeito ao próximo. Este dever, por sua vez, obviamente só existe numa sociedade democrática de fato, já que nela, em tese, todos somos iguais perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. Por isso, entendo que a raiz do politicamente correto seja a igualdade legal. Imaginemos, por exemplo, no tempo da escravidão, será que um Fazendeiro teria algum respeito no tratamento com seus escravos? Obviamente que não, nem por isso ele era mal visto na sua sociedade. Evidentemente que quando usado em excesso, o politicamente se torna uma forma de falsidade comportamental, que também não é bem vinda dentro do conceito de moral social e se não usado pode gerar o tal do "mimimi". Assim, forma de dosagem do politicamente correto, certamente, vai variar de acordo com inúmeros fatores, como, por exemplo, o grau de intimidade entre as pessoas, o local onde ocorre a interação entre elas, a classe social de cada um, o grau de hierarquia, etc. Portanto, entendo que o politicamente correto tem origem na ideia de igualdade do ser humano dentro da sociedade.
É, basicamente, a figura do 'bom senso' enquanto em relações interpessoais. Não se vive bem em sociedade sem usar e abusar da regra de ouro: não faça com os outros aquilo que não quer que façam a ti.
Concordo. Boa análise a sua. Qm criou a expressão "Politicamente Correto" fez com intenção de questionar políticas de inclusão e de afirmação ao combate ao racismo, por exemplo. É triste!
Politicamente correto é o mesmo que diz que branco nao tem propriedade de falar de racismo ou homem de machismo. Se por um lado pedem "respeito e igualdade", por outro querem impor o que eles consideram respeito e bom senso, censuram e demonizam quem discorda deles: quem não concorda comigo é racista, machista, bicicletista. O resultado disso tudo? Uma banalização de crimes como racismo, que são gravíssimos, mas que acabam sendo sim banalizados, já que para o pessoal do mimimi "todo branco é racista" ou "Quem decide o que é racismo somos nós".
O politicamente correto sempre existiu, o próprio Pondé o cita quando fala sobre um pai que ensina ao filho que não se deve caçoar do outro, que o homem não pode ser grosseiro com a mulher, aliás, com ninguém. Ou seja, o mal não é o politicamente correto, não há mal algum em se ensinar que racismo é errado, que homofobia é errado, que condutas violentas são erradas, o mal está na partidarização e no oportunismo partidário em cima do politicamente correto.
Este vídeo ficou mal "cortado", Eu gostaria de saber sobre isso de o politicamente correto "destruir carreiras de colegas e alunos" ou "inviabilizar o debate público."
Parabéns Cortella!! Pergunta interessante e provocativa que faz tombar as estruturas de certos adjetivos que terminam, muitas vezes, por denegrir o próximo.
Pois é, quando a pessoa é educada, ela não se mete a responder a pergunta que foi feita para outra pessoa. É o caso do Karnal e dos outros filósofos presentes. E se você olhar o debate completo, que tem mais de uma hora, vai ver o Karnal falando bastante ;-)
Fabiana, foi por questão de polidez. A pergunta não foi para ele. Fãs de astrólogo e psicopatas nazis cristãos preferem até o Karnal assim porque quando abre a boca ele humilha os analfabetos funcionais que nem entendem o livro que indicam.a
Quantos apelidos eu tinha quando era criança, se existisse o políticamente correto muitos de meus colegas estavam ferrados. Hoje nós paramos para lembrar dessa época e damos muitas risadas rsrs. Essa geração tem muito o que aprender com a nossa.
Fico triste de ver alguem letrado traduzir um fenômeno tão complexo numa palavra tão idiota. O ofensor sempre acha que o exagero é do outro. Temos uma cultura extremamente deturpada, escravagista, carregada de "defeitos" que precisam ser passados a limpo, sim. Sejamos chatos sim. O pensamento livre não pode passar por cima da dignidade dos outros.
Cesar Marinho pelo seu nome sugiro que vc seja homem Correto? Me diz, vc indo discutir política com uma mulher, vai ficar se comportando de forma diferente a qual vc se comportaria ao discutir com um homem e vai evitar discordar por medo de ser chamado de machista? É uma questão de bom senso O Pondé não disse "vivemos em um sociedade utópica sem preconceitos", mas convenhamos que tem MTA gente por aí querendo pagar de vítima Pergunte a qualquer psicólogo se o vitimismo não faz parte do ser humano Ou melhor, faça uma auto-análise Não existe espírito de vítima em vc? Ao terminar um namoro, por exemplo, vc nunca quiz colocar toda a culpa na outra pessoa? A questão é ter bom senso e saber diferenciar o preconceito do "mimimi"
Só ressaltando que do mesmo jeito que eles dizem que o politicamente correto é uma agenda da esquerda, o "pensamento livre"não deixa de ser uma ferramenta de má fé daqueles que se beneficiam do sistema podre regado a racismo, preconceito , intolerância e etc..
Eu concordo com você César, respeito é você não fazer com o seu semelhante o que você nunca gostaria que te fizessem e infelizmente isso está em falta hoje, o Mário Sérgio Cotrella acertou nisto: ria comigo, mas não ria de mim, hoje ninguém mais quer saber disso, Riem no meio da sua cara sem dó, quanto mais ridicularizar o outro, quanto mais tripudiar o outro, melhor, a convivência humana se tornará impossível se nós nos desfizermos do respeito. Bem dizia o Senhor Jesus Cristo: E, por, se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.Mateus 24:12. O amor ao próximo é o cumprimento de toda a lei. É melhor é superior ao politicamente correto, quem crer verá.
Gostei muito da forma como o Senhor Cortella, introduziu a questão, e igualmente da forma como o Senhor Pondé lhe deu seguimento. Quero pois, assim, louvar o trabalho desses palestrantes de elite. A "talho de foice", queria aventar a ideia de que a expressão "politicamente correcto", não devia ser usada, porque em politica, nada é correcto, e que a expressão que me parece adequada para a substituir seria: "socialmente correcto". Como nada se conseguiu sem luta ...
Enrolou muito fortalecendo seu próprio ponto de vista, com base apenas no sendo comum e se absteve de responder a pergunta que lhe foi feita. Pondé é a filosofia do achismo, por isso angaria tantos fãs e tem um certo ressentimento com a academia, lugar onde não há espaço para o senso comum
Gosto muito dos vídeos, mas esse é bem questionável. Pra começar pelo termo "politicamente correto", que deveria ser debatido melhor. Qual seria o outro "correto" além do "politicamente"? Existe uma forma de ser "correto" de forma "apolítica", ou as pessoas que usam esse termo admitem agem de forma " incorreta" porque lhe é mais agradável agir assim? Se a última opção é a que mais faz sentido para essas pessoas, que preferem então essa forma "politicamente incorreta" de agir, não seria melhor que essas pessoas refletissem sobre como o receptor da abordagem "incorreta" se sente quando tratado de tal forma, ao invés de taxar sua reação como "mimimi". Bem, a reação a uma abordagem "politicamente incorreta " (para quem admitir o termo), não é nada mais que uma resposta. Dizer que seria uma forma de censura, é bem questionável. Já o suposto "mimimi" sim, parece uma forma censura, a censura daquele que ataca de forma "politicamente incorreta" e se abstém de ouvir as reações que isso provoca na (o) outra (o).
Kkkkk... admirei cortela no início da sua trajetória, mas nesta faze recente! Não mesmo! ! Exemplo :ria junto comigo, mas não ria de mim.. Isso é idiota. .. todo mundo ri de algo que alguém fez ou faz ou fizeram ( vídeos cassetadas - pegadinhas ! Etc...) , e este alguém não sendo você tá valendo então. ...rsrsss... ponde como sempre top top
Infelizmente as leis são estabelecidas para forçar mudanças comportamentais nas pessoas, quando na realidade, não trazem mudanças significativas neste aspecto. Lógico que o ideal seria educar as pessoas, partindo do exemplo que deveria começar em casa. Isso que o Pondé diz é fundamental! Só uma reforma moral-espiritual partindo da conscientização sincera trará melhorias no convívio social de cada indivíduo
Nao sei exatamente o que chamam de politicamente correto. Seria evitar fazer piadas machistas ou de rir de pessoas com dificuldades das quais tem pouco controle? Me importar com comentarios que disseminam preconceitos? Nao entendi...o que seria este politicamentw correto?
Politicamente correto é vc problematizar tudo e banalizar crimes como o racismo. Dizem que o preconceito está, em grande parte na cabeça das pessoas, e é esse o problema do politicamente correto, que gasta uma energia absurda reclamando de tudo, problematizando tudo. Pelo visto, vc não sabe mesmo.
Cirlon Pereira toda vez que alguém crítica algo do Bolsonaro, seus eleitores acusam de esquerdista, petista, feminista etc. Não tem gente mais mimizenta que se ofende a toa do que eleitor do Bolsonaro kkkkk
Julio Soares Nós damos argumentos do porque votamos nele. Por isso vocês no chamam de vitimistas, sendo que isso é o melhor adjetivo para aplicar na esquerda.
Espetacular!!!!! Tanto a pergunta, quanto à resposta! Dois gigantes da filosofia atual que adotam, conforme seus discursos, linhas de pensamento diferentes, porém complementares.
É a questão de a gente aprender com todos e ensinar o certo de não deixar as pessoas arrogantes desinformadas e ensinar que ninguém é melhor do que ninguém Mas o politicamente correto é aquilo lá por exemplo "Eu passei por isso" Mas não superou é não deixar a coisa andar pra frente e querer carregar o mundo nas costas E só tocar em assuntos do passado e usar exemplos trágicos pra convencer que algo é ruim E eles não notam que a coisa está começando a andar pra frente Minha mãe sempre diz Quem vive de passado é museu e estátuas não se movem Então nunca vamos pra frente se só tocarmos na mesma tecla e não aceitar melhorar ou aceitar que algo está melhorando Não é aquele ditado "tudo começa por você" Então invés de só se lamentar faz a sua parte Amigo(a) Obrigado♥
Mark Stein Essa comparação é tosca,primeiro que para alguém ser preso precisa ser comprovado e não é qualquer denuncia que vai ocorrer a isto.Já quando alguém fala algo e ofende uma pessoa mesmo não tendo a intenção é ofensa e pronto,não deveriam repetir sendo que a pessoa não gosta e se sente ofendida.
Mark Stein Concordo que a Liberdade de Expressão é muito mais complexa e ampla , a moça que fez o comentário no qual estamos respondendo tocou num ponto ótimo, que é justamente o limite das liberdades individuais , que corresponde a um ato que inibe a liberdade do individuo ofendido, na minha opnião o politicamente correto não é mt preciso como você disse, mais no futuro pode corresponder a um limite preciso que fará com que as pessoas entendam oque REALMENTE ofende e pode realmente deixar alguém muito triste, deprimido, ou até depressivo, oque falta no politicamente correto pra mim é mais exatidão, mais não podemos desmerecer o esforço de algumas pessoas que tomaram essa iniciativa que inibe de certa forma um lado nosso mais impulsivo.
Nós temos a msm opnião eu tbm não quero que isso se torne lei, acho que deve ser algo que evolua naturalmente no senso comum da pessoas, só precisa de lapidação.
"tempos dificeis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos dificeis."
Vi seu comentario,e n tinha nenhuma resposta,entao decidi responder
Faz total sentido o que você disse. Vou até anotar.
baita reflexão
Essa frase combina com uma foto do Vin Diesel.
Madara o brabo
Já conhecia Cortella e Karnal, há pouco tempo estou ouvindo o Pondé, mas já tem uma seguidora. O cara é fantástico 👏👏👏
Fantástico!!! O " politicamente correto serve para destruir a carreira de colegas...". Falou tudo!!!
Há uma "censura" imposta pelo politicamente correto, mas o que é esquecido nesse debate é que, por causa das redes sociais e a exposição que traz a quem tem um perfil. Todas as nossas ações, o que falamos, tornou-se visível para o público. Pois é a sociedade do espetáculo. Isto é, somos pessoas públicas. Em decorrência disso, tudo o que dissermos tem o potencial de ser ofensivo.
O "políticamente correto " simplesmente destrói a reflexão e a criticidade do sujeito. Educação boa vem de berço.
Perfeito
Eu sou apaixonada pelo professor Pondé. ❤
Diferença avassaladora entre um debate de políticos e um debate de filósofos, não só pelo vocabulário, mas pelo respeito à palavra do outro.
Bom senso, empatia, respeito...ajudam a resolver certas falácias. Quem bate esquece , quem apanha não. Eles têm que experienciar é muito fácil criar teorias, desculpa do alto do pedestal em que se colocam. Ler é ótimo e viver é essencial. Juntar ambos é o caminho.
É triste saber que muitos não vão entender a analogia do Pondé.
Ana Paula Ele disse isso? Ou vc não sabe interpretar um texto simples?
Ana Paula mais uma politicamente correto se ofende com opinião contrária kkkkk
Leno Medeiros 😴
Que belo pensamento: agora existe lugar de brancos burgueses!!! Pensei que o lugar de cada um era onde quisesse... Só pode ser piada
Muitos sequer entendem o que é uma analogia. São analfabetos funcionais!!!!
Ponderações perfeitas, em minha opinião. Finalmente alguém falou em um espaço público maior sobre um aspecto social que estava virando uma chaga nas relações humanas.
Obrigada.
Tinha que ter um botão de "mega-curtir" as palavras do Pondé...
Como a vítima de roubo diria: "pega ladrão!!" ?? Vamos ver: "Pega a vítima da sociedade!!". Não dá, é muito longo.
Kkkkkk
Tenho uma Profa na Universidade que é politicamente correta até Demais! Hoje ela disse que obesidade mórbida não é uma doença e que devemos aceitar as diferenças dos corpos humanos.
Isso em uma aula de filosofia, na qual deveríamos estudar os pré socráticos. Mas não estudamos os pré socráticos porque eles eram homens, brancos e Europeus.
denuncia a professora junto com outros colegas
@@gabriellyamaralsiqueira2228 a burra hein kkk, misericordia, obesidade é doença sim
EXCELENTE, VOU ASSISTIR 3 VEZES. FILÓSOFO, MUITO INTELIGENTE, VÊ o MUNDO como REALMENTE ELE É , POLITICAMENTE CORRETO.
Eu diria mais, o politicamente correto é primeiramente política. Isso significa que ele depende exclusivamente da visão de política de quem está no poder. Se quisermos uma boa relação entre as pessoas, precisamos que essa moral venha de casa, o que vem sendo cada vez mais difícil.
É aí que está o problema. Como uma boa moral vai sair de casa, se, em muitos casos, os próprios pais são desrespeitosos? Idade avançada não é sinônimo de sabedoria, infelizmente.
@@piratelego1 ah ta, então o adolescente da internet é quem deve ditar as regras?kkkkkkkkkkkkkkk, aiaiai, esse povo viu....
@@volirabar Não, só tô falando que n é pq a pessoa é velha q ela está isenta de ser estúpida
É como se um grupo vegano chega se ao poder, eles vão querer impor sua visão de mundo para o resto da sociedade , usando o estado. Exemplo criar peixe em tanque para alimentação , na visão vegana ,seria crime. Então psicutores são criminosos.
@@piratelego1 Um valor que eu acho que a idade avançada pode passar e os mais novos ainda não atingiram, é a conformidade, a liberdade irrestrita de se falar , mas não necessariamente de fazer. As idéias estúpidas são colocadas a público e naturalmente ridicularizadas por um consenso, os agentes proliferafores dessas idéias naturalmente são isolados. As vezes a inatividade é a melhor opção, é o que se define muitas vezes como a sensatez , evitar os conflitos é a sabedoria de entender a natureza humana.
Aplausos para o Pondé a noite toda. O cara é fera
*Pondé maravilhoso em suas colocações*
Foi infeliz isso sim, já vi ele falar tanta coisa inteligente, mas dessa vez ele não raso, isso porque diz ter pensado sobre o assunto.
Cortella foi infeliz em seu exemplo e redução do politicamente correto. Na verdade só arranhou superficialmente o assunto.
Como fica o direito de expressão se qualquer coisa que uma pessoa fala pode magoar outra?
A vida é dura, é assim mesmo, temos que aprender a lidar com a opinião alheia por mais que machuque.
Colocar cada ser humano em um domo de proteção é o mesmo que tratar a todos como bebês.
Outro aspecto importante é o empoderamento do mimimi que se der trela, vira lei, que acaba oprimindo outras pessoas.
O politicamente correto é NOCIVO à nossa sociedade e tudo começa no MIMIMI.
Isso são os idiotas inúteis
geração mimimi não tem senso de humor. Ela está sempre preocupada, se existe algum preconceito no que está ouvindo. Ou seja, sempre analisa a piada e o comentário antes de rir
Mas isso é o que se espera de qualquer um com a mínima capacidade de raciocínio, não?
Não
Acho que não precisa ofendê-la por isso, Allan. Rachel necessita de conhecimento para ter maior capacidade de avaliar o "politicamente correto". O grande problema de piadas ofensivas e de cunho preconceituoso com grupos que são considerados minoria é que a herança histórica desses grupos é de maior sofrimento; Piadas racistas ou homofóbicas são uma forma de atestar que aqueles grupos sofreram e sofrem violência (no literal sentido da palavra) e ainda rir disso... Te convido, Rachel, a assistir um documentário chamado "O Riso dos Outros". Note que não existe nada de errado em mudar a ideia sobre algo... Errado é negar informação por fundamentalismo. Abraços a todos!
Arthur Godê 😃
Allan acho que falta bom senso ao senhor
A construção do ser humano forte passa por experiências que o ajudam em sua jornada. A percepção do impacto sobre o outro é uma questão de sensibilidade que deve pautar nossas relações nos limites de impostos pelo respeito sempre peculiar em cada relação.
Pondé é demais, ele trás um esclarecimento extremamente bem argumentado, e já fecha a porta para as falácias do contra argumentos. "Ninguém me engana, ninguém me engana".
Gosto de ouvir os 3, mas quem mais me ensinou nesse vídeo foi o Karnal. Preciso aprender a ter essa paciência e educação para só falar na hora certa e ter sabedoria para ouvir mais!
As vezes a pessoa fica muda não por virtude mas por ignorância mesmo, já que não tem nada a dizer 🤷🏻♂️
Karnal é podre kkkkkkkkkk
Cara muito obrigado pelas palavras.. Eu ja senti muita vergonha em não saber expressar essas palavras.. E isso me revoltou bastante graças a Deus a informação me fortaleceu o esclarecimento.
Pondé maravilhoso como sempre 👏👏
Dois caminhos: ou se prepara para não ofender, ou se prepara para não se permitir ser ofendido.
Acho que quando você define algo como correto, sendo que a outra visão não é algo agressivo, somente diferente, você corre o risco de censurar uma opinião sem o desejo de discutir se é algo certo ou não.
A forma que os "incorretos" que enchem o saco de não poderem nem entrar no assunto é o deboche, e é quando nasce jargões como "mimimi".
"apesar de que eu acredito que ele responde historicamente à uma necessidade de movimentação social".
Tem gente que vai ignorar esse final, mas eu deixei aqui pra todo mundo lembrar.
Pondé destruindo FILOSOFICAMENTE... Sensacional!!!!!
Não se deve confundir senso crítico com "mimimi" Nunca!
A maioria aqui não entendeu o debate. Estudo e interpretação até hj é um problema no Brasil.
Engraçado eu cresci em meio ao " buling " como chamam, e não vou dizer que ofencas piadas de mal gosto são coisas corretas, mais crescer , ser questionado, as vezes zoavam comigo, isso pra minha geração não fazia esse mal, nos aprendiamos a lidar com desaprovação, com diferenças étnicas, diferenças religiosas, de ponto de vista sobre tudo, aprendia a ser forte, ter um emocional forte, não desabar com qualquer coisa. Deve ser por isso que menos pessoas entravam no crime, porque nós aprendemos a ter responsabilidade, a lutar pela própria vida e não ficar colocando a culpa em todo mundo, como faz todo bandido hoje em dia...
Esse negócio de politicamente correto está criando uma geração de fracos, devemos ser educados e isso já é suficiente, o que passa dai é frescura.
paulonking1 chato mesmo é esse mimimi de quem reclama do politicamente correto, bando de chorão
alchemist _0791 Mas vcs reclamam de tudo a gente só reclama de vcs kkkkkkkkkk
O Chato é o mimimi de quem reclama dos politicamente correto, ou o mimimi dos politicamente correto que reclamam de tudo? o
PostalDude 616 e não é? Os caras choram por tudo e se alguém não gosta de sua postura, esse alguém que é chorão?!
Kkkkk
Vai entender
Como diz o professor Pondé, sempre tem um idiota que acha que se vc não é super sensível, logo vc é o mal no mundo. Um homem hétero diz que valoriza sua masculinidade e um Dárcio Antônio da vida diz que ele é machista e autoritário. Ou vc diz que é politicamente incorreto e ele diz que vc apoia a escravidão. Kkkk
"Inteligentinhos" é como o Pondé chama
Ponde..tem uma profundidade admirável objetiva colado com a realidade e bom senso
É impressionante a mentalidade binária do brasileiro nos tempos atuais. Uma palestra dessas e o povo preocupado com ideologia política de fulano ou ciclano. VSF.
+Edu Marcel Não apenas parece, de fato as pessoas estão tão neuróticas ideologicamente que aplicam sem discernimento nenhum rótulos medíocres a todos na sua frente, tal qual um animal irracional faz com o que lhe parece ameaçador. Isso não é de hoje, a massa burra sempre esteva amaldiçoada a ser dominada pelos próprios instintos em tempos de medo e incerteza. Foi assim no paleolítico, na antiguidade, na modernidade, e vai continuar até o dia em que essa estupidez nos custe a nossa própria existência.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza - A. Einstein
Edu Marcel o meu camarada, se vc pensa assim pq está falando mal do karnal em outros comentários, suponho q só pela posição política dele não é.
Edu Marcel Os 3 tem até livros juntos cara, na questão do mimimi o karnal já citou até o Pondé concordando com o ponto dele. Agra vc falar q o Karnal é o pior deles, por qual motivo?
vc acha uma boa um Karnal comunista em um país que ja sofre a mais de 20 anos com um socialismo ladrão e hipocrita?
Isso que Pondé falou me remete a um relato de uma amiga católica praticante que faz psicologia na UFF (antro de quem se diz "socialista /comunista"). Ela sofre perseguição por não concordar com a maioria da turma, debocham e desqualificam as opiniões dela por ela ter outros valores. Isto é, fazem com ela o que eles dizem "lutar contra" (discriminam, ofendem, provocam). Então, na lógica desse policamente correto de hoje em dia vc só merece respeito se fizer parte das "classes" que eles escolheram para defender. E assim incentivam a censura a quem questiona ou discorda de algo quem venha deles!!
Eu nunca vi tanta sapiência no Karnal como neste vídeo, ele realmente é um sábio.
O Pseudo Mariguela kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Pseudo Mariguela é uma farsa kkkkkk
O Pseudo Mariguela
Karnal é um hipocrita.
O Pseudo Mariguela ...Realmente nesse video, o Karnal foi brilhante
Tbm sou contra o patrulhamento. Mas o problema é q hoje há pessoas q censuram muito mais os "politicamente corretos" e "mimizentos" do que os realmente preconceituosos.
Como se o politicamente correto fosse um problema maior do que nossos preconceitos, violencias e desigualdades.
Muito interessante, amei!
Alguns minutos de muita sabedoria, obrigado.
"filósofos só têm utilidade em tempos de paz" não me lembro onde li essa frase, mas de certa forma ela faz sentido...
Sócrates era filósofo em sua biografia verá que ele lutou mais guerras do que qualquer outro soldado atualmente
@@alveslimal38 quantas guerras o cortela lutou?
Resumindo,o politicamente correto é o alimento dos hipócritas e o mimimi é o alimento dos frustados...
Vc acha que pode fazer piada com tudo?
@@randomavenger3048 Meu filho isso é do ser humano, falar do outro porque o pai dele não têm isso ou zuar a aparência de alguém, isso sempre teve eu já passei já fiz e não fico com esse mimimi uma frescura, parece birra de criança em gente grande isso sim.
Três professores geniais. Bons pensadores
Pondé sempre esbanjando sabedoria.👏👏👏
Como não ser um mimimi
Aceite os desafios da vida
Trate os demais como iguais
Saiba ouvir opiniões diferentes
Só isso aí tudo acaba com 90% dos mimimis no Brasil.
E piadas de mal gosto tbm deveria acabar
@@pedraozapsaulo5418 Piada de mal gosto é melhor ainda
@@XXX-pl2jl Melhor pra quem não passa nada de ruim, que tem tudo de bom e não tem nenhum problema
Na minha opinião, o que leva uma pessoa a ser mímimi, é ter sua própria visão sobre tudo o que vc falou aí, fazendo com que gere um conflito e choque sobre o significado de o que é e o que não é respeito. Como o Pondé falou da história do homem que deixou a mulher sentar, o que reclamou e o que cedeu o banco tinham visões totalmente diferentes do que é respeito e tratar alguém como igual.
@@_carlos_8299 a maioria das pessoas começam a ficar mimimi depois que se afundam em Twitter ou em qualquer rede social louca
Ahhh... Pondé e sua clareza genial!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Gosto demais das ponderações de Pondé.
As relações humanas só podem ser construídas através de retratações. Ninguém é perfeito o tempo todo. Se alguém não gosta de algo que foi dito, devemos nos desculpar. Mas também podemos discutir o mérito da ofensa, ou simplesmente mudarmos de assunto, em fim!! Tantas são as formas de não se ofender o tempo todo!!
Bravo, Pondé! "O mi mi mi é fruto do ressentimento e não foi dado em politica a devida atenção ao ressentimento como categoria de análise.
Colocação perfeita. Falou por mim. Parabéns !
Gente inteligente é outro nível!
O maior problema é que na fala as pessoas impõem o que é politicamente correto, mas nas atitudes não fazem o que é politicamente correto.
Cobrar e exigir verbalmente é facil, mas demonstrar nas atitudes ai complica.
O termo politicamente correto tem origem na URSS. Diz respeito a informação que poderia ou não ser passada ao povo. Ou seja, antes de uma informaçao sobre a bancarrota economica do bloco ser divulgada ela era relativizada e se tornava politicamente correta. O termo é um engodo por nascimento.
Fonte : tirei do c*
Tipo assim: o usuário de algum intorpercente, por exemplo, se este ao usar sua química, e esta lhe causa efeito, de desorganização, o indivíduo quer incutir no outro o tempo do seu direito, sem que com isto lhe sensure, o direito ao prazer! Quando averiguado suas atividades, o politicamente correto, cria um viés na lei, de que, aquela situação, embora sen descabida, àos olhar da maioria, ali já se cria a lei que ampare o direito à desordem, fazendo a tal alegação, de que aquela situação, não deva para ser vista, como inaceitável, mais sim com o adendo; se alguém gosta, cabe a o outro aceitar, não pelo viés da lei orgânica, mais podendo, aderir, pelo poder da liberdade do querer do outro. Então entendemos que: pela lei orgânica da saúde pública, socio-juridica, econômica, social, cristã, entre outras não pode; mais pela lei da liberdade, se aceita. Tipo: "é o jeito, né?". Daí julgamos surgir o termo politicamente correto. O cidadão pagou! Tem direito.
O choque de gerações é o resultado de toda essa interpretação de mimimi
Só acho que não se deve confundir mimimi com falta de respeito,misturando e generalizando tudo por carências
Essa geração teve tudo fácil de mais, não tem problema nenhum na vida e por isso começa a cassa dificuldades. Se fosse nos anos 70 e 80 que a galera tinha grandes dificuldades em tudo na vida eles não estariam perdendo tempo com nada, porque é isso que esse assunto é, nada!
Mas graças a essa geração de fracos estamos prestes a um novo colapso financeiro. Aí eu quero vê se a loucura dessa geração não vai passar fácil fácil. kkkkkkk
E aposto que o critério pra definir o que é "mimimi" e o que é falta de respeito é você que define, né ?
A burrice começou quando a primeira
humana nasceu .
Justiceira Awolnation, concordo
A gente que saber filtrar as coisas
Nem tudo é mimimi
Nem tudo é descriminação
Realmente enquanto discutirmos o politicamente correto no sentido de linguagem, deixaremos de discutir soluções para problemas reais inclusive em termos de discriminação racial, de gênero, socioeconômico ou orientação sexual.
Se as pessoas aprendessem à rir de si mesmo, ninguém riria sozinho, e não haveria ressentimento.
Queria ver essa palestra completa
O que ele falou sobre Universidade está certo, nos primórdios era um ambiente para poucos, e para homens, e algumas características do passado perduraram até a atualidade.
Nada de errado nisso, pelo contrário, pois as mudanças trouxeram uma mentalidade de que todo mundo tem que fazer e ter acesso ao Ensino Superior, seja para ter uma profissão, ganhar mais, ''ser feliz'' ou '''vencer na vida''.
Para mim o ambiente Universitário é um ambiente hostil, hermético, inflexível, burocrático, e piorou com a libertinagem do mundo atual, que tem promovido eventos como ''cervejadas'' e coisas do tipo.
Enfim, eu não acredito que seja um ambiente para mulheres, por várias razões, e penso que é importante parar de empurrar formação acadêmica para a população em geral, parece que existe uma expectativa social e da família, que impõe ao jovem que é OBRIGATÓRIO sair do Ensino Médio, fazer cursinho e passar na USP, Unicamp ou Federais.
Fico com a opinião Bolsonaro que acredita que no Brasil o pessoal anda com ''tara'' pra ter diploma, pra virar doutor(a) e o candidato a presidência acredita que está faltando investimento e procura no setor de Cursos Técnicos, e concordo plenamente! Acho que o mercado de trabalho, empresas e fábricas vão agradecer uma mudança nesse sentido, aliás mil vezes fazer um curso de menor duração, prático e com chances de conseguir emprego logo após sair do curso.
Análise perfeita desses 3 monstros da filosofia...
Por mais Pondés np mundo
Gosto muito de vcs
Na minha humilde opinião, o politicamente correto é fruto do dever moral de respeito ao próximo. Este dever, por sua vez, obviamente só existe numa sociedade democrática de fato, já que nela, em tese, todos somos iguais perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. Por isso, entendo que a raiz do politicamente correto seja a igualdade legal. Imaginemos, por exemplo, no tempo da escravidão, será que um Fazendeiro teria algum respeito no tratamento com seus escravos? Obviamente que não, nem por isso ele era mal visto na sua sociedade. Evidentemente que quando usado em excesso, o politicamente se torna uma forma de falsidade comportamental, que também não é bem vinda dentro do conceito de moral social e se não usado pode gerar o tal do "mimimi". Assim, forma de dosagem do politicamente correto, certamente, vai variar de acordo com inúmeros fatores, como, por exemplo, o grau de intimidade entre as pessoas, o local onde ocorre a interação entre elas, a classe social de cada um, o grau de hierarquia, etc. Portanto, entendo que o politicamente correto tem origem na ideia de igualdade do ser humano dentro da sociedade.
É, basicamente, a figura do 'bom senso' enquanto em relações interpessoais.
Não se vive bem em sociedade sem usar e abusar da regra de ouro: não faça com os outros aquilo que não quer que façam a ti.
Concordo. Boa análise a sua. Qm criou a expressão "Politicamente Correto" fez com intenção de questionar políticas de inclusão e de afirmação ao combate ao racismo, por exemplo. É triste!
Politicamente correto é o mesmo que diz que branco nao tem propriedade de falar de racismo ou homem de machismo. Se por um lado pedem "respeito e igualdade", por outro querem impor o que eles consideram respeito e bom senso, censuram e demonizam quem discorda deles: quem não concorda comigo é racista, machista, bicicletista. O resultado disso tudo? Uma banalização de crimes como racismo, que são gravíssimos, mas que acabam sendo sim banalizados, já que para o pessoal do mimimi "todo branco é racista" ou "Quem decide o que é racismo somos nós".
A minha pergunta é: o politicamento correto incomoda / irrita quem?? E por que se irritam??
Incrível!
O politicamente correto sempre existiu, o próprio Pondé o cita quando fala sobre um pai que ensina ao filho que não se deve caçoar do outro, que o homem não pode ser grosseiro com a mulher, aliás, com ninguém. Ou seja, o mal não é o politicamente correto, não há mal algum em se ensinar que racismo é errado, que homofobia é errado, que condutas violentas são erradas, o mal está na partidarização e no oportunismo partidário em cima do politicamente correto.
Pondé é phoda!
Sensacional!
Este vídeo ficou mal "cortado", Eu gostaria de saber sobre isso de o politicamente correto "destruir carreiras de colegas e alunos" ou "inviabilizar o debate público."
Também acho que essa coisa de politicamente correto é uma forma de forçar a todos a " pensar dentro da caixinha" . Aooow povinho melindrado
Falou td em poucas palavras!👏👏👏👏
Parabéns Cortella!! Pergunta interessante e provocativa que faz tombar as estruturas de certos adjetivos que terminam, muitas vezes, por denegrir o próximo.
@Breno Marlon
É mesmo... Bom substituir por "diminuir" ou "difamar"...Valeu!
@Breno Marlon kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@BRMonsterHighteen você caiu em um genjutsu do politicamente correto!
@Breno Marlon kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca vi tanta sabedoria e inteligência do Karnal como nesse vídeo.
Karnal quietinho!! Kkk
Fabiana Catão
É porque a pergunta foi direcionada ao Ponde.
Fabiana Catão o embaixador do mimimi
Pois é, quando a pessoa é educada, ela não se mete a responder a pergunta que foi feita para outra pessoa. É o caso do Karnal e dos outros filósofos presentes. E se você olhar o debate completo, que tem mais de uma hora, vai ver o Karnal falando bastante ;-)
Fabiana, foi por questão de polidez. A pergunta não foi para ele.
Fãs de astrólogo e psicopatas nazis cristãos preferem até o Karnal assim porque quando abre a boca ele humilha os analfabetos funcionais que nem entendem o livro que indicam.a
+DINHO SP. De fato ele calado é um poéta 😆😆😆
Isso apareceu nos recomendados pra min é já no inscrevi canal incrível
Quantos apelidos eu tinha quando era criança, se existisse o políticamente correto muitos de meus colegas estavam ferrados. Hoje nós paramos para lembrar dessa época e damos muitas risadas rsrs. Essa geração tem muito o que aprender com a nossa.
Aplausos, sempre pensei nesta linha!
Fico triste de ver alguem letrado traduzir um fenômeno tão complexo numa palavra tão idiota. O ofensor sempre acha que o exagero é do outro. Temos uma cultura extremamente deturpada, escravagista, carregada de "defeitos" que precisam ser passados a limpo, sim. Sejamos chatos sim. O pensamento livre não pode passar por cima da dignidade dos outros.
Cesar Marinho pelo seu nome sugiro que vc seja homem
Correto? Me diz, vc indo discutir política com uma mulher, vai ficar se comportando de forma diferente a qual vc se comportaria ao discutir com um homem e vai evitar discordar por medo de ser chamado de machista?
É uma questão de bom senso
O Pondé não disse "vivemos em um sociedade utópica sem preconceitos", mas convenhamos que tem MTA gente por aí querendo pagar de vítima
Pergunte a qualquer psicólogo se o vitimismo não faz parte do ser humano
Ou melhor, faça uma auto-análise
Não existe espírito de vítima em vc?
Ao terminar um namoro, por exemplo, vc nunca quiz colocar toda a culpa na outra pessoa?
A questão é ter bom senso e saber diferenciar o preconceito do "mimimi"
Só ressaltando que do mesmo jeito que eles dizem que o politicamente correto é uma agenda da esquerda, o "pensamento livre"não deixa de ser uma ferramenta de má fé daqueles que se beneficiam do sistema podre regado a racismo, preconceito , intolerância e etc..
M 1999 Nossa nada ave o que vc falou!!
@@hugocestari9654 é mesmo? Onde eu errei exatamente?
Eu concordo com você César, respeito é você não fazer com o seu semelhante o que você nunca gostaria que te fizessem e infelizmente isso está em falta hoje, o Mário Sérgio Cotrella acertou nisto: ria comigo, mas não ria de mim, hoje ninguém mais quer saber disso, Riem no meio da sua cara sem dó, quanto mais ridicularizar o outro, quanto mais tripudiar o outro, melhor, a convivência humana se tornará impossível se nós nos desfizermos do respeito. Bem dizia o Senhor Jesus Cristo: E, por, se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.Mateus 24:12. O amor ao próximo é o cumprimento de toda a lei. É melhor é superior ao politicamente correto, quem crer verá.
simplismente um show de conhecimento pondé
"Ria com migo não ria de mi" alguns discorda o deboche incômoda?
E o português foi pra vala
lara sales
Misericórdia. Tu foi pra escola, filha?
Tendi foi nada
Sucesso Prof. Sou seu fã a anos . Obrigado por compartilhar suas idéias.
Luiz Felipe Pondé. Um verdadeiro Filósofo.
Fabiano Farias e isso está errado?
Gostei muito da forma como o Senhor Cortella, introduziu a questão, e igualmente da forma como o Senhor Pondé lhe deu seguimento. Quero pois, assim, louvar o trabalho desses palestrantes de elite.
A "talho de foice", queria aventar a ideia de que a expressão "politicamente correcto", não devia ser usada, porque em politica, nada é correcto, e que a expressão que me parece adequada para a substituir seria: "socialmente correcto".
Como nada se conseguiu sem luta ...
Karnal calado é um poeta.
Gustavo S. bem q o Olavo poderia copiar o exemplo.
+Coracy Junior Verdade. Kkkkk...
Gustavo S. o Olavo é engraçado pelo menos.
Up.
kkkkkkkkk
Alguém tem o link do debate completo?
Politicamente correto no tempo da Ordem e Progresso se chamava DOI-CODI!
Enrolou muito fortalecendo seu próprio ponto de vista, com base apenas no sendo comum e se absteve de responder a pergunta que lhe foi feita. Pondé é a filosofia do achismo, por isso angaria tantos fãs e tem um certo ressentimento com a academia, lugar onde não há espaço para o senso comum
Gosto muito dos vídeos, mas esse é bem questionável. Pra começar pelo termo "politicamente correto", que deveria ser debatido melhor. Qual seria o outro "correto" além do "politicamente"? Existe uma forma de ser "correto" de forma "apolítica", ou as pessoas que usam esse termo admitem agem de forma " incorreta" porque lhe é mais agradável agir assim? Se a última opção é a que mais faz sentido para essas pessoas, que preferem então essa forma "politicamente incorreta" de agir, não seria melhor que essas pessoas refletissem sobre como o receptor da abordagem "incorreta" se sente quando tratado de tal forma, ao invés de taxar sua reação como "mimimi". Bem, a reação a uma abordagem "politicamente incorreta " (para quem admitir o termo), não é nada mais que uma resposta. Dizer que seria uma forma de censura, é bem questionável. Já o suposto "mimimi" sim, parece uma forma censura, a censura daquele que ataca de forma "politicamente incorreta" e se abstém de ouvir as reações que isso provoca na (o) outra (o).
Seria um grande mimimi sim, pessoas se incomando de uma coisa que não foi nem com elas, pessoas querendo censurar, pessoas se achando donos da verdade
EESE, SEM DÚVIDAS, É O MELHOR VÍDEO DO LEANDRO KARNAL
Perfeito Pondé. Você é o único dessa triade que eu respeito.
Gostei
Kkkkk... admirei cortela no início da sua trajetória, mas nesta faze recente! Não mesmo! ! Exemplo :ria junto comigo, mas não ria de mim.. Isso é idiota. .. todo mundo ri de algo que alguém fez ou faz ou fizeram
( vídeos cassetadas - pegadinhas ! Etc...)
, e este alguém não sendo você tá valendo então. ...rsrsss... ponde como sempre top top
manasses izaion Vamos estudar português pessoal. Só isso, o resto depois a gente pensa, por enquanto foça no português!
Na verdade vídeo cassetadas são autorizadas pelas pessoas dos vídeos
Ou isso ou a globo teria de lutar contra o processinho
Não é somente o homem ser grosseiro com a mulher. Mulher tbm não deve ser grosseira com homem.
De forma sucinta: o mímimi está no olho e na cabeça daqueles que o interpretam".
Assasinato também , sempre quis exterminar algumas pessoas , meu ódio e vontade so ta na cabeça de quem decide que o que fiz foram crimes .
Infelizmente as leis são estabelecidas para forçar mudanças comportamentais nas pessoas, quando na realidade, não trazem mudanças significativas neste aspecto. Lógico que o ideal seria educar as pessoas, partindo do exemplo que deveria começar em casa. Isso que o Pondé diz é fundamental! Só uma reforma moral-espiritual partindo da conscientização sincera trará melhorias no convívio social de cada indivíduo
Nao sei exatamente o que chamam de politicamente correto. Seria evitar fazer piadas machistas ou de rir de pessoas com dificuldades das quais tem pouco controle? Me importar com comentarios que disseminam preconceitos? Nao entendi...o que seria este politicamentw correto?
Politicamente correto é vc problematizar tudo e banalizar crimes como o racismo. Dizem que o preconceito está, em grande parte na cabeça das pessoas, e é esse o problema do politicamente correto, que gasta uma energia absurda reclamando de tudo, problematizando tudo. Pelo visto, vc não sabe mesmo.
Melhor vídeo do Karnal que eu vi 👏👏👏👏👏
sem mimimi; #BolsonaroPresidente
Cirlon Pereira toda vez que alguém crítica algo do Bolsonaro, seus eleitores acusam de esquerdista, petista, feminista etc. Não tem gente mais mimizenta que se ofende a toa do que eleitor do Bolsonaro kkkkk
Julio Soares Nós damos argumentos do porque votamos nele. Por isso vocês no chamam de vitimistas, sendo que isso é o melhor adjetivo para aplicar na esquerda.
+Julio Soares Verdade. Kkkkk...
Pedro Augusto chama de argumento, chamar o adversario de comunista, esquerdista, petista??
Mas bolsonaro é 100% mimimi
Espetacular!!!!! Tanto a pergunta, quanto à resposta! Dois gigantes da filosofia atual que adotam, conforme seus discursos, linhas de pensamento diferentes, porém complementares.
Vsfd, já sofri um tanto com Bullying tenho é que bagaçar nas piadas mesmo, o que chamo de pagando com a mesma moeda!
É a questão de a gente aprender com todos e ensinar o certo de não deixar as pessoas arrogantes desinformadas e ensinar que ninguém é melhor do que ninguém
Mas o politicamente correto é aquilo lá por exemplo
"Eu passei por isso"
Mas não superou é não deixar a coisa andar pra frente e querer carregar o mundo nas costas
E só tocar em assuntos do passado e usar exemplos trágicos pra convencer que algo é ruim
E eles não notam que a coisa está começando a andar pra frente
Minha mãe sempre diz
Quem vive de passado é museu e estátuas não se movem
Então nunca vamos pra frente se só tocarmos na mesma tecla e não aceitar melhorar ou aceitar que algo está melhorando
Não é aquele ditado "tudo começa por você"
Então invés de só se lamentar faz a sua parte
Amigo(a)
Obrigado♥
Acho que sacanear é uma coisa liberdade de expressão e outra ou seja seu limite terminar quando começa o meu .
Mark Stein Tu estas de brincadeira né?ta defendendo ofender as pessoas?tem que ser assim mesmo
Mark Stein Essa comparação é tosca,primeiro que para alguém ser preso precisa ser comprovado e não é qualquer denuncia que vai ocorrer a isto.Já quando alguém fala algo e ofende uma pessoa mesmo não tendo a intenção é ofensa e pronto,não deveriam repetir sendo que a pessoa não gosta e se sente ofendida.
Mark Stein Concordo que a Liberdade de Expressão é muito mais complexa e ampla , a moça que fez o comentário no qual estamos respondendo tocou num ponto ótimo, que é justamente o limite das liberdades individuais , que corresponde a um ato que inibe a liberdade do individuo ofendido, na minha opnião o politicamente correto não é mt preciso como você disse, mais no futuro pode corresponder a um limite preciso que fará com que as pessoas entendam oque REALMENTE ofende e pode realmente deixar alguém muito triste, deprimido, ou até depressivo, oque falta no politicamente correto pra mim é mais exatidão, mais não podemos desmerecer o esforço de algumas pessoas que tomaram essa iniciativa que inibe de certa forma um lado nosso mais impulsivo.
Nós temos a msm opnião eu tbm não quero que isso se torne lei, acho que deve ser algo que evolua naturalmente no senso comum da pessoas, só precisa de lapidação.
Verdade iara.quem sacaneia tem mais que apanhar ate morrer.rsrs
Uma das coisas q dão nojo na televisão brasileira são os incorretos bancando os politicamente corretos