Eduardo Bueno está lançando seu primeiro curso online! Para que o lançamento esteja à altura do nosso excelentíssimo público, criamos esse formulário para nos conhecermos melhor… Quebrar o gelo, sabe? Abra seu coração… forms.gle/tYrkN4K8dekFFXLG8
Eiii pera aii!! Por favor, me diga. Esse tal Padre Voador teria sido a inspiração do Saramago para compor a Personagem do padre voador no livro Memorial do convento? Saramago comumente relacionava fatos históricos com sua fantasia e um dos personagens principais deste livro é o Padre Bartolomeu (conhecido como padre voador) que teria passado parte de sua vida no Brasil e depois voltado a Lisboa. Será só coincidência?
Depois que minha avó faleceu, minha irmã e eu resolvemos resgatar nossa árvore genealógica. Graças a internet, encontramos familiares distantes que também estavam empenhados nessa tarefa e descobrimos que há grandes chances de sermos descendentes diretas do João Ramalho e da Bartira, através de Joana Ramalho, uma das filhas do casal. Essa linhagem vem da nossa bisavó e até chegar a mim seriam 16 gerações. Não falo isso para me aparecer, embora dê um certo orgulho, falo porque pesquisar árvore genealógica é pesquisar a história. É relativamente fácil encontrar os antepassados brancos ou figuras históricas, mesmo que locais, mas extremamente difícil encontrar os antepassados negros ou indígenas. Até nisso pode-se perceber a desmoralização do negro e do índio na nossa história.
Também fiz a minha recentemente e descobri que meu Unidecavô, Francisco de Sequeira, foi queimado vivo pela inquisição portuguesa por ser Judeu em 29/10/1656. Essa história tão longínqua à mim se tornou próxima depois que encontrei os documentos que comprovam essa linhagem. Uma história épica e horrenda sobre a colonização do Brasil.
Esse ponto de antepassados brancos x negros/indígenas é muito real. Sou descendente de italianos, portugueses e africanos. Só pelo "africanos" já dá pra entender que não consegui seguir a trilha da minha avó materna, está perdida na história.
Moro em Santo André, amo a obscura História do João Ramalho. Aqui na cidade a estátua em sua homenagem é praticamente desconhecida e mudou de lugar várias vezes. Sou professora de História, sempre digo: " História é tudo de bom "!!!!!!!!
Na verdade bem verdadeira a Santo André de João Ramalho não é a mesma de hj. Há um hiato temporal gigantesco e geograficamente, a vila original ninguém sabe onde ficava.
@@maunoznica677 Então temos que trocar o mascote do nosso time pô, rsrsrsrr. Apesar de de fato não se saber o local da vila, acho que provavelmente seria por onde hoje está o ABC, pq está no meio do caminho entre a serra e São Paulo. E o município reivindica essa história, coloca como sua fundação essa história toda de João Ramalho com os Guainases...
@@maunoznica677 santo André vai até Paranapiacaba na divisa de Cubatão, faz divisa com santos tbm.. com certeza em algum lugar desse território estava a vila.
Percebam a citação de que havia "campos a perder de vista" na região que hj é São Paulo e algumas partes do entorno. Esse é o cerrado de SP. Tão esquecido e tomado pela urbanização. Algumas relíquias dessa vegetação ainda existem esparsas pela cidade e região metropolitana. Elas contam a história, possuem uma biosiversade distinta daquela na Mata Atlântica e precisam ser preservadas.
Estão digitalizando todos os documentos dos Arquivos Distritais em Portugal. São muito organizados com papéis e, se o testamento veio para cá, logo deve ser encontrado.
Sou de Santo André, moro na rua que tem o nome de André Ramalho, que fica no bairro de nome João Ramalho, perto do hospital Bartira. Aqui no meu bairro, as ruas tem nomes de origem indígena, e é curioso pensar que talvez essas figuras históricas andavam por aqui quando, literalmente, tudo era mato.
Bom dia, no ultimo dia de 22. Eduardo Bueno é fantástico assisti-lo. Muito conhecimento. Na década de 90 , eu li um livro de História do Brasil, a capa do livro predominava a cor cinza. O que me chamou atenção era o vies politico, um livro de cabeceira.
Cara eu não me canso de ver o alto nível da edição desse canal. Uma harmonia dos cortes e as introduções de figuras e áudios junto com o conteúdo que além de bem elaborado não escapa da simplicidade profissional da edição. Gratidão pelo trampo!
Eu caminho e faço 6 km por hora. Nesse ritmo levaria 15h para andar 90 km. É muito improvável que João Ramalho andasse mesmo tudo isso diariamente, porque tirando 8h de sono, sobraria apenas 1 hora por dia para todas as outras atividades a que ele se dedicava
Grandiosíssimo João Ramalho. É uma Pena que o peninha não lê os comentários! gostaria muito de pedir para ele refazer os livros! sei que de fato não se descobriu muitos fatos desde a época de sua escrita original, mas um livro contendo um compilado sobre índios do Brasil seria uma ótima idéia! Uma vasta pesquisa sobre o que savemos hoje em dia sobre a história não escrita do passado dos índios brasileiros e afins seria muito interessante, principalmente quando se trata de estrapolaçao, pois existe muitos saberes na genética, coisas que não se sabia na época da escrita dos seus 4 livros originais. A exemplo dos povos falantes do Tupi, hoje se sabe que alguns deles não são de fato Tupi, mas algumas dessas tribos se apropriaram do idioma, algo parecido como nós fazemos, aos poucos, hoje em dia com o inglês.
Prezado Eduardo Bueno. Já ouviu falar de Branca Dias? Uma judia que teria chegado por aqui no princípio do início do Brasil, e que seria tataravó de todo mundo por aqui. Inclusive minha e de minha esposa.
Opa seu edurdo era bom que o senho fizesse um resumo dos seus vídeos tenho um professor que sempre passa resumos o senho salvaria a minha vida se fizesse isso muito obrigado.
Os episódios"in lici, um louco" são maravilhosos e por um instante me senti ou me vi naquela época. Lembrei do filme A máquina do tempo. Ah, se eu pudesse ver tudo aquilo na época ! Episódios maravilhosos de se ver ...
...25 anos, bate matemáticamente com a 1º expedição do GRANDE Duarte Pacheco Pereira que se encontrava em São Tomé no Golfo da Guiné com Bartolomeu Dias ( muito doente ) entre 1497 a 1498...isto depois de ter sido o embaixador pessoal de El Rey Dom João II no Tratado de Tortesillas.....nunca fomos personagens das piadas de mau gosto do Ary Toledo !!!!
Boa história eu nasci em Sp e sou criado dês dos 1 anos de idade em Peruíbe, ouvi muito esses contos do João Ramalho, gostaria que falasse sobre o "Abarebebe".
Peninhaaa! Todos os seus vídeos são maravilhosos. Com a passagem de Rolando Boldrin, eu imploro pra você fazer uma parte II sobre a música caipira, falando sobre ele e de Cornelio Pires, que eu na minha ignorância, conheço um pouco sobre a história desse último. Abraços!
Idos de mil quinhentos e tantos (ou poucos)! Como é bom saber da história primitiva de nosso país! Observação: pena que o Carvalhinho não entrou nesse episódio!
Faltou dizer 2 coisas importantes: 1, que recentemente foi encontrado um documento mostrando que João Ramalho era cavaleiro do rei (tenho uma cópia fornecida pela torre do tombo) E 2, que o mascote do time do Santo André é o "Ramalhão".
@@marianaferreiradesouza5437 onde vc estudou? achei curioso saber q em algum lugar aqui de santo andré vc teve aula sobre a cidade, porque eu nunca tive... fui aprender na biblioteca..
não sei se o youtube permite exibir links... ja tentei te mandar algumas vezes. Esta no arquivo digital da torre do tombo, sob o microfilme numero 2727
Muito obrigado pelo conhecimento compoartilhado. Gostaria que as indicações bibliográficas voltassem ao final de cada vídeo. Comprei vários livros dessa forma todos da coleção do Peninha, além de outros indicados.
Tem dois livros de ficção sobre João Ramalho. Lizia, vê se o Eduardo conhece: O segredo de João Ramalho e O enigma de João Ramalho. Em um deles existe a tese fictícia que João Ramalho teria vindo JUNTO do bacharel... Ele vai pirar!
Nooosssaaa !!!! Sou de Santo André, e até essa semana ñ conhecia a história verdadeira de João Ramalho , mas graças a vc entendi que a estátua que fica na prefeitura ñ tem nada a ver com ele 😱🤣, vou dar uma sugestão p prefeito fzr outra estátua dele peladão.
Aliás a Vila de Santo André era parte de São Bernardo , é só foi incorporada como município quando da expansão da São Paulo Railway , a qual abriu uma parada ali.
Gosto de pesquisar sobre a flora nativa de São Paulo. Interessante os nomes das primeiras vilas, que nos dão pistas de como era a flora da região. A mata densa da serra do mar dava lugar à imensos campos de cerrado, que cobriam a maior parte da atual cidade de São Paulo. Esta vegetação facilotava muito a colonização, já que os portugueses não estavam acostumados com matas tão densas na Europa. Também facilitava a defesa, já que se podia ver os inimigos de longe. O cerrado paulistano era uma vegetação riquíssima e maravilhosa, que está totalmente extinta atualmente. Em algumas cidades do interior, ainda se vêem vestígios deste bioma, mas totalmente desfigurado e cheio de espécies invasoras trazidas pelos portugueses. Cidades e bairros como São Bernardo do Campo, Campo Limpo, Sao José dos Campos, Campinas, Campo Belo etc, ainda carregam os antigos campos de cerrado nos nomes.
Palmas pro Peninha 👋👋👋 eu já li esse livro seu faz mais de 20 anos. ( Naufrágos, Traficantes e Degredados) Eduardo, quando vier em São Paulo, passa lá da igreja da Praça da Sé, que no subsolo tem uma cripta com o nome de João Ramalho, Bartira e Tibiriça, se eu não estiver enganado.
Se você é brasileiro, com algum antepassado de raízes coloniais brasileiras (i.e.: 1500s-1790s), do sudeste e sul do país (via bandeirantes e primeiros colonos portugueses vindos de SP), é estatisticamente provável que tenha a João Ramalho, Piqueroby, Bacharel de Cananéia como avôs de décimo-quarto a décimo-sexto graus. De fato, uma amostragem aleatória de paulistas de raízes paulistas coloniais, indicaria que em média sāo estes primos entre si, em 9 até talvez 12 grau. Quando se volta tanto no tempo e em gerações (15 ou 16 gerações), teria-se 32mil ou 65mil antepassados vivos naquela época, todos ligados a você. Um desses, para aqueles com raízes coloniais, provavelmente era uma dessas figuras mencionadas no canal -- e o restante dos 32mil ou 65mil seriam milhares de quem não se conhece nada.
Sim, sempre imaginei que isso fosse coisa dos livros de história. Quando descobri que sou a 14° geração do João Ramalho e 15° do Cacique Tibiriça fiquei espantada e imaginando quantas pessoas desta região são descendentes dele. O livro Genealogia Paulistana ajuda muito nesse sentido, a provar que as linhagens dessa região estão interligadas.
Diogo Salazar 1 , otimo comentário bem embassado . Só uma curiosidade isso se estende alem do sul sudeste e vai para locais improvaveis .... A cidade que moro em pernambuco , Garanhuns , ha inumeros decendentes deDomingos Jorge velho ( o que combateu Palmares ...) um filho dele teve uma filha com uma india da regiao e ganhou uma grande extenção de terras . Tive uma aluna que era descendente DE Simoa Gomes de Azevedo a neta do banderante .
Sou 19 geração. Meu filho vigésima geração. São quinhentos anos de história já ( a filha dele, a qual descendo, Joana Ramalho, nasceu em 1510). E quanto ao piquerobi são 20 gerações. Eu sou descendente tanto dele quanto do seu irmão Tibiriçá. O engraçado, é que essas duas linhagem se encontra com os avos da minha tataravó em 1850 (o avô descende de Piquerobi e a avó de João Ramalho e Tibiriçá ). E digo que quase todos os Francos que vivem em São Paulo, vão encontrar esses três antepassados em comum (Tibiriçá, Piquerobi e João Ramalho)
Olá eduador bueno peninha. Uma boa sugestão de vídeo e a INVASÃO DE CHIQUITOS (e um jeito bom de conectar o Simon bolivar com o brasil) ficaria um bom vídeo .👍✌
Da mesma forma que ele conectou o Cristóvão Colombo além da crise de 1929 . Tbm dá pra conectar o Simon bolivar. Já que envolve as independências de países sul americanos.
faltou falar da calçada de Lorena, e o caminho do pilar, que era uma estrada que passava da serra do mar, passava por onde está a represa das billings, passava por onde é a prefeitura de São Bernardo do Campo (essa sim do Lula) até onde era a prefeitura de Santo André :)
Eduardo Bueno está lançando seu primeiro curso online! Para que o lançamento esteja à altura do nosso excelentíssimo público, criamos esse formulário para nos conhecermos melhor… Quebrar o gelo, sabe? Abra seu coração…
forms.gle/tYrkN4K8dekFFXLG8
Eu quero o curso. Já me deixa aí registrado.
Eiii pera aii!! Por favor, me diga. Esse tal Padre Voador teria sido a inspiração do Saramago para compor a Personagem do padre voador no livro Memorial do convento? Saramago comumente relacionava fatos históricos com sua fantasia e um dos personagens principais deste livro é o Padre Bartolomeu (conhecido como padre voador) que teria passado parte de sua vida no Brasil e depois voltado a Lisboa. Será só coincidência?
Esse e' o curso que vai da Pre-historia 'a Pre-historia?
Fala sobre emillio garrastazzu médice 1969 ah 1974
... certamente meu passado me condena, então melhor não mexer com quem tá quieto.... já basta o presente. Você é um espetáculo.
Depois que minha avó faleceu, minha irmã e eu resolvemos resgatar nossa árvore genealógica. Graças a internet, encontramos familiares distantes que também estavam empenhados nessa tarefa e descobrimos que há grandes chances de sermos descendentes diretas do João Ramalho e da Bartira, através de Joana Ramalho, uma das filhas do casal. Essa linhagem vem da nossa bisavó e até chegar a mim seriam 16 gerações. Não falo isso para me aparecer, embora dê um certo orgulho, falo porque pesquisar árvore genealógica é pesquisar a história. É relativamente fácil encontrar os antepassados brancos ou figuras históricas, mesmo que locais, mas extremamente difícil encontrar os antepassados negros ou indígenas. Até nisso pode-se perceber a desmoralização do negro e do índio na nossa história.
Poxa, que bacana! Deve ser muito satisfatório encontrar essas informações sobre o passado da família.
Seguindo esse mesmo caminho me descobri descendente direto do Fernão Vieira Tavares, pai do Raposo.
Também fiz a minha recentemente e descobri que meu Unidecavô, Francisco de Sequeira, foi queimado vivo pela inquisição portuguesa por ser Judeu em 29/10/1656. Essa história tão longínqua à mim se tornou próxima depois que encontrei os documentos que comprovam essa linhagem. Uma história épica e horrenda sobre a colonização do Brasil.
Esse ponto de antepassados brancos x negros/indígenas é muito real. Sou descendente de italianos, portugueses e africanos. Só pelo "africanos" já dá pra entender que não consegui seguir a trilha da minha avó materna, está perdida na história.
@@tatioliveira8598 meu lado materno é completamente obscuro por causa disso, a única maneira é comprar aqueles testes genéticos pra se ter alguma luz.
Moro em Santo André, amo a obscura História do João Ramalho. Aqui na cidade a estátua em sua homenagem é praticamente desconhecida e mudou de lugar várias vezes.
Sou professora de História, sempre digo: " História é tudo de bom "!!!!!!!!
São Bernardo do Campo também tem muito do João Ramalho
Depois de anos frequentando escola e faculdade você encontra o melhor professor de História no UA-cam. vai se lascar Brasil!
Esse é o canal de quem não defende paixões nem emoções, mas fundamentalmente a História. Sigamo-lo...
Então o canal mudou
Sou nascido em Santo André, o João Ramalho está no hino da cidade e agradeço pela história verdadeira da cidade e de seu fundador👏
Na verdade bem verdadeira a Santo André de João Ramalho não é a mesma de hj. Há um hiato temporal gigantesco e geograficamente, a vila original ninguém sabe onde ficava.
@@maunoznica677 Então temos que trocar o mascote do nosso time pô, rsrsrsrr.
Apesar de de fato não se saber o local da vila, acho que provavelmente seria por onde hoje está o ABC, pq está no meio do caminho entre a serra e São Paulo.
E o município reivindica essa história, coloca como sua fundação essa história toda de João Ramalho com os Guainases...
@@vitormm2872 a gente desenhou a Bartira como forma de minimamente trazer a história p algo mais legal....
@@maunoznica677 santo André vai até Paranapiacaba na divisa de Cubatão, faz divisa com santos tbm.. com certeza em algum lugar desse território estava a vila.
@Elvis tupinikin E estátua dele na prefeitura, além de rua com o nome dele....
Salve família Ramalho 😘
Muito feliz que vc não foi para o Uruguai Peninha! A democracia venceu!!!
nem sei pra que ele se exilaria no Uruguai, com um governo de centro direita no poder
@@maximilianolimamoreira5002 extrema direita fascista, o atual. Ainda bem que não ganhou!
@@reginapereira3753 tô falando do governo do Lacalle Pou, não do Bolsonaro, cara
Eduardo Bueno é nossa enciclopédia. Tem um monte de inteligentinhos por aí,se acham os da raça porque leram no máximo 3 livros.Eduardo você é o cara
Percebam a citação de que havia "campos a perder de vista" na região que hj é São Paulo e algumas partes do entorno. Esse é o cerrado de SP. Tão esquecido e tomado pela urbanização. Algumas relíquias dessa vegetação ainda existem esparsas pela cidade e região metropolitana. Elas contam a história, possuem uma biosiversade distinta daquela na Mata Atlântica e precisam ser preservadas.
Obrigado!
Toda vez que ele fala: é agora que a história vai começar. Eu caio na risada.
Peninha....faz um episódio contando sobre o Hergé e a criação do Tin Tin. Seu canal é demais. Grande Abraço. Ribeirão Preto/SP
Estão digitalizando todos os documentos dos Arquivos Distritais em Portugal. São muito organizados com papéis e, se o testamento veio para cá, logo deve ser encontrado.
Sou de santo andré e estava esperando este episódio há muito tempo!!
Ate que enfim, estava esperando esse episódio há anos! Abraço de um João Ramalho Português!
Mas o original tb era português. Hahaha abs
Você é o melhor desse UA-cam. Não tem palavras que possam retribuir por tanto requinte histórico.
Viva o Buenas Ideais!
Sou de Santo André, moro na rua que tem o nome de André Ramalho, que fica no bairro de nome João Ramalho, perto do hospital Bartira. Aqui no meu bairro, as ruas tem nomes de origem indígena, e é curioso pensar que talvez essas figuras históricas andavam por aqui quando, literalmente, tudo era mato.
Santo André da Borda era outra, ele mesmo comentou no vídeo !
10/10
Bom dia, no ultimo dia de 22. Eduardo Bueno é fantástico assisti-lo. Muito conhecimento. Na década de 90 , eu li um livro de História do Brasil, a capa do livro predominava a cor cinza. O que me chamou atenção era o vies politico, um livro de cabeceira.
Cara eu não me canso de ver o alto nível da edição desse canal.
Uma harmonia dos cortes e as introduções de figuras e áudios junto com o conteúdo que além de bem elaborado não escapa da simplicidade profissional da edição.
Gratidão pelo trampo!
Que história fantástica !
Vejo que o Brasil sempre foi.....o Brasil.
Salve João Ramalho !!!
Fundador da linda , maravilhosa e uma das maiores cidades do Brasil: SANTO ANDRÉ ❤
Eduardo @BuenasIdeias, faz um vídeo sobre Gaspar Vaz. Tem pouquíssima informação sobre ele além do livro do Isaac Grinberg. Abraços.
Nossa, ADORARIA um episódio sobre Teodoro Sampaio!!
Eu caminho e faço 6 km por hora. Nesse ritmo levaria 15h para andar 90 km. É muito improvável que João Ramalho andasse mesmo tudo isso diariamente, porque tirando 8h de sono, sobraria apenas 1 hora por dia para todas as outras atividades a que ele se dedicava
Se o período se reduz a 11h, então João Ramalho deveria fazer 8 km/h, com certeza Tomé de Souza exagerou
É o meu 16º avô varias vezes na minha árvore genealógica!
Sou descendente dele por vários ramos da minha família,realmente esse cara foi o Pai de todos kkk
Você tem como ancestral a família Sutil de Oliveira?
Que LEGALLL, mais história com bom humor ♥️♥️♥️🤣🤣
Apocalypse Now é um grande filme.
Muito boa aula! 👏👏👏👏
Esse Ramalho era do baralho.
Coisa LINDA
Aleluia voltou o bom humor do PENINHA 😁
Grandiosíssimo João Ramalho.
É uma Pena que o peninha não lê os comentários! gostaria muito de pedir para ele refazer os livros! sei que de fato não se descobriu muitos fatos desde a época de sua escrita original, mas um livro contendo um compilado sobre índios do Brasil seria uma ótima idéia! Uma vasta pesquisa sobre o que savemos hoje em dia sobre a história não escrita do passado dos índios brasileiros e afins seria muito interessante, principalmente quando se trata de estrapolaçao, pois existe muitos saberes na genética, coisas que não se sabia na época da escrita dos seus 4 livros originais.
A exemplo dos povos falantes do Tupi, hoje se sabe que alguns deles não são de fato Tupi, mas algumas dessas tribos se apropriaram do idioma, algo parecido como nós fazemos, aos poucos, hoje em dia com o inglês.
Concordo só que a história dos povos indígenas tem que ser contada antes da colonização portuguesa no Brasil.
Esse começo da história do BR é sensacional. Já os teus livros sobre, Peninha
Excelente forma de aprender história me divertindo kkkkk
Obrigada pelo aulão.
Um episódio especial sobre o Padre Leonardo Nunes, Abarebebê, seria bem vindo!
Ameiiiiiii♥️♥️♥️♥️volte logo Professor 💐🇧🇷
Até que enfim um vídeo decente! Tava fazendo falta!
Prezado Eduardo Bueno. Já ouviu falar de Branca Dias? Uma judia que teria chegado por aqui no princípio do início do Brasil, e que seria tataravó de todo mundo por aqui. Inclusive minha e de minha esposa.
Opa seu edurdo era bom que o senho fizesse um resumo dos seus vídeos tenho um professor que sempre passa resumos o senho salvaria a minha vida se fizesse isso muito obrigado.
Os episódios"in lici, um louco" são maravilhosos e por um instante me senti ou me vi naquela época. Lembrei do filme A máquina do tempo. Ah, se eu pudesse ver tudo aquilo na época ! Episódios maravilhosos de se ver ...
Finalmente! Um vídeo sobre o fundador da minha cidade haha
Cada vídeo e uma aula sobre o Brasil ! Muitas risadas 😅
BOA TARDE MEU QUERIDO EDUARDO BUENO❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
...25 anos, bate matemáticamente com a 1º expedição do GRANDE Duarte Pacheco Pereira que se encontrava em São Tomé no Golfo da Guiné com Bartolomeu Dias ( muito doente ) entre 1497 a 1498...isto depois de ter sido o embaixador pessoal de El Rey Dom João II no Tratado de Tortesillas.....nunca fomos personagens das piadas de mau gosto do Ary Toledo !!!!
Eduardo Bueno é Show
Boa história eu nasci em Sp e sou criado dês dos 1 anos de idade em Peruíbe, ouvi muito esses contos do João Ramalho, gostaria que falasse sobre o "Abarebebe".
Que é o padre Leonardo Nunes, citado por ele, o Padre Voador. Tem as ruínas aí em Peruíbe né?
Peninhaaa! Todos os seus vídeos são maravilhosos. Com a passagem de Rolando Boldrin, eu imploro pra você fazer uma parte II sobre a música caipira, falando sobre ele e de Cornelio Pires, que eu na minha ignorância, conheço um pouco sobre a história desse último. Abraços!
Que veio episódio
Excelente
Excelente Vídeo.
Idos de mil quinhentos e tantos (ou poucos)! Como é bom saber da história primitiva de nosso país! Observação: pena que o Carvalhinho não entrou nesse episódio!
Peninha conta a história de Delmiro Gouveia. A vida dele foi fantástica e com sua forma de apresentar será melhor ainda.
O cara tá mandando um Chopin na trilha sonora! Isso aqui é canal de nível mto alto 🤓
A edição excelente e o Eduardo no seu melhor.
Boa tarde amigos e Prof Peninha 😊
Faltou dizer 2 coisas importantes: 1, que recentemente foi encontrado um documento mostrando que João Ramalho era cavaleiro do rei (tenho uma cópia fornecida pela torre do tombo) E 2, que o mascote do time do Santo André é o "Ramalhão".
É muito legal ver o início da minha cidade pelo ponto de vista dele, completamente diferente do que me ensinaram na escola
@@marianaferreiradesouza5437 onde vc estudou? achei curioso saber q em algum lugar aqui de santo andré vc teve aula sobre a cidade, porque eu nunca tive... fui aprender na biblioteca..
Como tu conseguiu esse documento? Como conseguiu que te forneceram a cópia?
Qual o link para o documento, pesquisa, etc?
não sei se o youtube permite exibir links... ja tentei te mandar algumas vezes. Esta no arquivo digital da torre do tombo, sob o microfilme numero 2727
Faz um episódio sobre a batalha do jenipapo
Segundo o levantamento genealógico no Family search ele é um de meus antepassados.🙂🙂🙂
Muito obrigado pelo conhecimento compoartilhado. Gostaria que as indicações bibliográficas voltassem ao final de cada vídeo. Comprei vários livros dessa forma todos da coleção do Peninha, além de outros indicados.
Grato pelo trabalho Mestre
Tomara que em breve tenha um episódio sobre o "Adão Pernambuco", o "branco Cisne venerando"...o Hierônimo de Albuquerque. 🦢
Tem dois livros de ficção sobre João Ramalho. Lizia, vê se o Eduardo conhece: O segredo de João Ramalho e O enigma de João Ramalho. Em um deles existe a tese fictícia que João Ramalho teria vindo JUNTO do bacharel... Ele vai pirar!
Number one in the word 🎉
Parabêns pêlo conhecimento...força FÓCO E FÉ...
Obrigada
Sensacional 😂😂😂😂
sensacional
Eduardo Bueno, vc sim que deveria ser governador de SP pq vc conhece a cidade.
Imagine ele discutindo ideias gritando, xingando, causando um caos divertido e inteligente!!! Kkkkkkkkkk
sim, só que ele não poderia por ser anarquista
Nooosssaaa !!!! Sou de Santo André, e até essa semana ñ conhecia a história verdadeira de João Ramalho , mas graças a vc entendi que a estátua que fica na prefeitura ñ tem nada a ver com ele 😱🤣, vou dar uma sugestão p prefeito fzr outra estátua dele peladão.
Aliás a Vila de Santo André era parte de São Bernardo , é só foi incorporada como município quando da expansão da São Paulo Railway , a qual abriu uma parada ali.
Essa primeira cidade pode se ali em Paranapiacaba . Que faz divisa com Cubatão e faz parte de santo André
Gosto de pesquisar sobre a flora nativa de São Paulo. Interessante os nomes das primeiras vilas, que nos dão pistas de como era a flora da região. A mata densa da serra do mar dava lugar à imensos campos de cerrado, que cobriam a maior parte da atual cidade de São Paulo. Esta vegetação facilotava muito a colonização, já que os portugueses não estavam acostumados com matas tão densas na Europa. Também facilitava a defesa, já que se podia ver os inimigos de longe. O cerrado paulistano era uma vegetação riquíssima e maravilhosa, que está totalmente extinta atualmente.
Em algumas cidades do interior, ainda se vêem vestígios deste bioma, mas totalmente desfigurado e cheio de espécies invasoras trazidas pelos portugueses.
Cidades e bairros como São Bernardo do Campo, Campo Limpo, Sao José dos Campos, Campinas, Campo Belo etc, ainda carregam os antigos campos de cerrado nos nomes.
Tudo isso pra contar a história de São Paulo
Tudo isso o que?
História muito interessante . Maravilhosa!
Manooooooo... Viciei nos teus vídeos...canaaaaaaalha!!!!!
Peninha fala sobre a região de são francisco do sul em SC
Faz um sobre cruz cabugá
Amém Jesus!!!!!!
Amado Mestre Peninha obrigado!!!!
Palmas pro Peninha 👋👋👋 eu já li esse livro seu faz mais de 20 anos. ( Naufrágos, Traficantes e Degredados)
Eduardo, quando vier em São Paulo, passa lá da igreja da Praça da Sé, que no subsolo tem uma cripta com o nome de João Ramalho, Bartira e Tibiriça, se eu não estiver enganado.
Oi Eduardo! Faz um vídeo sobre a revolta das Barcas em Niterói - RJ, de 1959
Por favor Bueno escreva um episódio do Teodoro Sampaio, um dos primeiros engenheiros negros da área Ferroviária e Sanitarista do Brasil
Cadê o episódio sobre Ilha Bela.
Peninha tu é o melhor
Oi Peninha pfv faz um episódio sobre o Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil.
Uma pessoa viver mais de 80 anos no século 16, haja longevidade e saúde!!!
Se você é brasileiro, com algum antepassado de raízes coloniais brasileiras (i.e.: 1500s-1790s), do sudeste e sul do país (via bandeirantes e primeiros colonos portugueses vindos de SP), é estatisticamente provável que tenha a João Ramalho, Piqueroby, Bacharel de Cananéia como avôs de décimo-quarto a décimo-sexto graus.
De fato, uma amostragem aleatória de paulistas de raízes paulistas coloniais, indicaria que em média sāo estes primos entre si, em 9 até talvez 12 grau.
Quando se volta tanto no tempo e em gerações (15 ou 16 gerações), teria-se 32mil ou 65mil antepassados vivos naquela época, todos ligados a você. Um desses, para aqueles com raízes coloniais, provavelmente era uma dessas figuras mencionadas no canal -- e o restante dos 32mil ou 65mil seriam milhares de quem não se conhece nada.
Sim, sempre imaginei que isso fosse coisa dos livros de história. Quando descobri que sou a 14° geração do João Ramalho e 15° do Cacique Tibiriça fiquei espantada e imaginando quantas pessoas desta região são descendentes dele. O livro Genealogia Paulistana ajuda muito nesse sentido, a provar que as linhagens dessa região estão interligadas.
Diogo Salazar 1 , otimo comentário bem embassado . Só uma curiosidade isso se estende alem do sul sudeste e vai para locais improvaveis .... A cidade que moro em pernambuco , Garanhuns , ha inumeros decendentes deDomingos Jorge velho ( o que combateu Palmares ...) um filho dele teve uma filha com uma india da regiao e ganhou uma grande extenção de terras . Tive uma aluna que era descendente DE Simoa Gomes de Azevedo a neta do banderante .
Sou 19 geração. Meu filho vigésima geração. São quinhentos anos de história já ( a filha dele, a qual descendo, Joana Ramalho, nasceu em 1510). E quanto ao piquerobi são 20 gerações. Eu sou descendente tanto dele quanto do seu irmão Tibiriçá. O engraçado, é que essas duas linhagem se encontra com os avos da minha tataravó em 1850 (o avô descende de Piquerobi e a avó de João Ramalho e Tibiriçá ). E digo que quase todos os Francos que vivem em São Paulo, vão encontrar esses três antepassados em comum (Tibiriçá, Piquerobi e João Ramalho)
Sim, achei João Ramalho na minha árvore,
Virou carteiro, passei por Santo André , ele mora agora nos fundos do Correio!
O velho Peninha está de volta, eba!!!
Bateu tanta a mão na outra ( daquele jeito...) que até deu abstinência....rs
Gatilho....rs
Ótimo conteúdo.
Quem são nossos salvadores nordestinos? Da onde vieram nossos heróis
Olá eduador bueno peninha. Uma boa sugestão de vídeo e a INVASÃO DE CHIQUITOS (e um jeito bom de conectar o Simon bolivar com o brasil) ficaria um bom vídeo .👍✌
Da mesma forma que ele conectou o Cristóvão Colombo além da crise de 1929 . Tbm dá pra conectar o Simon bolivar. Já que envolve as independências de países sul americanos.
Um bom vídeo que envolve o primeiro reinado .
A história se perde q nem fumaça, pense no que dá juntar essas informações e deixá-las vivas até hoje.
Peninha, você que conhece que é uma sumidade, poderia fazer um vídeo indicando bons filmes que também retratam bem a história?
Sou descendente do Antônio Rodrigues e da Piqueroby!
faltou falar da calçada de Lorena, e o caminho do pilar, que era uma estrada que passava da serra do mar, passava por onde está a represa das billings, passava por onde é a prefeitura de São Bernardo do Campo (essa sim do Lula) até onde era a prefeitura de Santo André :)