"o van gogh era todo cagado e encontrou sua forma de fazer arte." Por favor me corrijam se eu estiver errada, mas o Van Gogh era praticamente sustentado pelo irmão e passava o dia todo pintando, não? Uma mulher naquela época jamais se encontraria em uma situação assim, porque teria que cuidar da casa, da família etc. Enfim, o contexto social faz toda a diferença. E eu acho um pouco triste um texto dos anos 70 continuar sendo tão relevante atualmente, mostra que nossa mentalidade não mudou tanto quanto gostaríamos de acreditar...
na verdade o texto ser da década de 70 não diferença nenhuma porque o tempo não é linear e progressivo e nós não estamos caminhando continuamente pro futuro, o tempo seria mais uma risco todo embolado feito por uma criança do que algo que respeite "processos", o tempo é indiferente à nós e é a gente que conceitua ele dessa forma super reduzida que faz a gente ficar frustrado achando que o nosso tempo de vida deve levar a uma ascensão ou algo do tipo.
@@MariaAguiarrrrrr tentou falar bonito e falou besteira. As políticas e o pensamento progressista evoluiu e se disseminou muito dos anos 70 pra cá, tanto nas classes mais altas como nas massas...o texto é fruto do contexto, muito mais conservador ,de 50 ANOS ATRÁS! óbvio que o momento da história em que ele foi escrito faz diferença kkkkk plmdds
@@coconutis5978 bom, eu tava me referindo ao texto, não precisa dessa agressividade toda. Você dizer que estou errada em tons mais amenos. De qualquer forma, me referi a essa forma que a gente tem de pegar textos em pontos esporádicos do tempo e dizer o como eles são a frente do tempo e como é triste revê-los, o que não é, é importante que tenhamos esse registro e, talvez, se eles não foi desenvolvimento antes é pq ele ainda é um assunto a ser maturado, o que acredito que estamos fazendo hoje com todos os esses debates...
concordo plenamente. um bom paralelo é "porque não há grandes artistas indígenas/africanos/etc." porque o que chamamos de "grande arte" não abrange a produção desses povos e, ainda modernamente, esses povos não possuem contato com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de "grandes artistas" (ter contato com essa arte, poder viver disso, etc.). Talento por si só não basta. Se Leonardo não tivesse estudado pra se tornar Leonardo talvez fosse apenas mais uma pessoa talentosa que tinha um grande potencial não explorado.
Vivi do céu, minha orientadora pediu pra pesquisar sobre isso hoje, justamente pela entrevista da Linda N.! Transmissão de pensamento! Hahaha Vídeo excelente!!!!!!!
Dicção perfeita e além de tudo sabe, diferentemente de alguns dos nossos ministros de Estado, usar corretamente o verbo "haver", coisa raríssima neste país!
4:35 Fazer arte é um GRANDE privilégio. Fica bem mais fácil ser um grande artista quando você já nasceu numa família rica de artistas, tem acesso as melhores escolas, tem acesso a museus tanto pra apreciar arte quanto pra expor suas obras lá, tem tempo pra se dedicar a isso e AINDA é um homem branco. É mais uma estratégia pra aprisionar as pessoas num sistema que vai contra o desenvolvimento delas. "Se não conseguiu ser um grande artista é por que você não se esforçou e não tem o espírito pra coisa" 😒
Victor Dias Porém so reconhecido depois de morrer😰!É preciso relembra 1 - a cultura patriarcal de cada sociedade ( sim , a ocidental é diferente de cada lugar do mundo). 2 - pobreza dos país que deixa as pessoas alienadas e sem educação ! Ainda há países pobres que menosprezam mulheres ( no caso a India que tem um alto índice de infanticídio de meninas por. Conta de manter "a cultura e tradição") calma isso não é um discurso de ódio é sim de reflexão !
Arthur bispo do Rosário era mendigo, negro, esquizofrênico e criou arte de vanguarda de forma puramente intuitiva. Não existe arte feita por gente de classe média se existir é medíocre porque a matéria prima da arte é o conflito.
Esse vídeo conversa muito com o excelente livro "Um teto todo seu", da Virginia Woolf. São indagações muito parecidas e Virginia traz reflexões incríveis, sobretudo para a época que foi escrito.
Essa questão sobre as mulheres n serem vistas sob a perspectiva d uma elite masculina mas de se colocar como sujeito é tratado no início do "segundo sexo" da Beauvoir, acho importante essa discussão apesar d eu nunca sentir q tô realmente conseguindo tocar nela, é profunda demais
Dá uma sensação de impotência né? São tantas áreas, tantas facetas, tanta opressão que não dá nem pra começar a discussão sem ficar doido de revolta e não haveriam páginas e tempo suficiente :(
aaaaa esse texto é otimo !!!! eu li num curso sobre artistas mulheres paranaenses. inclusive por favor de um pulo em Curitiba e faça um encontrinho!!!!
O papel de "musa" faz parte dessa opressão. Mulheres que aparecem apenas para dar inspiração "divina" a criação e amente de homens e são "homenageadas" por eles em sua obras e só isso. E com esse papel não são vistas como capazes de ser uma força criadora também.
Sou obrigado a concordar. Acho que dá pra dizer que, por mais que haja excelentes artistas mulheres, elas dificilmente serão lembradas. O mesmo acontece na música: quantas grandes guitarristas mulheres são lembradas hoje? Recomendo o canal do Marcos DeRos para quem deseja saber mais sobre artistas femininas no rock e metal de hoje. Abraços!
Ronaldo Thomé Júnior E mulheres negras ? So conheço uma mesmo ! Uma coisa que acontece muito é a pobreza não permite a evolução e mulheres mais diferentes de cada época!
Não creio cara, eu acho que é mais falta de interesse. Igual acontece no esporte, porque tem mais homens nos esportes do que mulheres? no Futebol por exemplo, é indiscutível você comparar quantos homens tem no futebol feminino para o Masculino. Masculino vai ter muito mais do que mulheres no futebol feminino. Esse é INTERESSE, igual acontece na política também ( onde a maioria é homem). Como no caso da enfermagem também, porque será que tem mais enfermeiras mulher do que homem?? fica aí uma reflexão!
@@kbs6025 Boa, mas aí você já entra na questão de estrutura social de novo.. Da onde vem esse "interesse"? Desde sempre, fomos ensinados que o papel da mulher na sociedade é zelar, cuidar (da casa, dos filhos), tudo isso reforça muito o próprio exemplo que vc usou da enfermagem, uma das primeiras profissões acessível para mulheres foi a de enfermeira, por que? Porque, afinal, não é esse o "dever" da mulher? cuidar? Assim como as professoras etc, mas isso já é outra questão para novas discussões... É muito recente a abertura de outras alternativas profissionais para as mulheres, de 50, 60 anos pra cá. Enquanto que, homens sempre tiveram espaço para explorar seus interesses, afinal esse, de acordo com a sociedade, é o papel dele, sair para trabalhar. Então é muito difícil mesmo que mulheres tenham interesse em atividades que até hoje são pré julgadas e ensinadas como atividades masculinas...
Vivi, muito obrigada por dispor o artigo em pdf na descrição. Estou escrevendo um artigo sobre arte, mulheres e feminismo. Há tempos que buscava por esse artigo ♥
Quando comecei a ver o vídeo pensei muito sobre o que é um grande artista, um grande artista é alguém q vende sua arte por milhões? Pq se a obra da mulher nem pode aparecer nos espaços (aqui entra aquela crítica das Gorilla girls sobre nu feminino e mulheres nos museus) como q ela vai ser conhecida e se tornar pop?
Vivi, o amplo conteúdo que vc traz pra cá é vital para mim que, como vc e tantas outras, é amante intensa da arte. Só tenho a agradecer pela troca!! vc é absurda, mulher! Maravilhosa, inteligente e muy rica (no sentido mais profundo). Obrigada!
Eu sempre digo que sem as mulheres talvez não conheceríamos muito do que existe na história da arte, o que seria de Rafael sem La Fornarina, ou Bouguerau sem sua modelo de vênus, artistas ou não, as mulheres contribuíram de forma massiva com tudo que conhecemos hoje na historia da arte, seja representando ou sendo representada! O ser mulher é algo inexplicavelmente belo, intrigante, inspirador, extraordinário!
Concordo plenamente: as pessoas confundem o que é natural - e normal - com o que é frequente, mas também há um ordenamento/direcionamento nessa confusão, que ñ é meramente aleatória, afinal a violência é frequente e nunca é considerada normal ou natural.
Pela o que eu entendi não há "grandes artistas mulheres" , pelo contexto que elas estão inseridas tanto financeiro e social ,como se a arte delas não fosse algo fluído e natural , como se sempre tivessem que provar que são boas.
Boa parte delas eram consideradas "amadoras" e não eram "dignas" de receber a atenção da crítica de arte. Até a década de 1950 no Brasil, conseguimos encontrar diversos documentos onde as mulheres-artistas são referidas no masculino, por exemplo: "pintor Georgina de Albuquerque", "diretor Georgina de Albuquerque". No século XX, também é importante grifar com muitas, por uma questão machista, mas também socioeconômica, tornaram-se professoras. E por mais que não tenham abandonado os pincéis, existe um preconceito com o artista-professora, considerado equivocadamente como o artista que não deu certo. Se fazer necessário uma escrita que olhe para essa dupla jornada e a compreenda como um dado relevante para a questão geral.
Acabei de ler o texto da Linda, passado pelo professor da matéria de Arte e Institucionalização,e vim aqui procurar mais sobre o assunto e encontro digníssima Vivi com esse resumo/ explicação maravilhosa. Nunca achei que essa pergunta fosse me levar nesse lugar de pensamento, acho que eu iria de uma forma inconsciente buscar justificativa na grandeza feminina não ser vista como grande num mundo visto por homens, não que a própria pergunta já me tirasse do foco da discussão. Amo tu, Vivi!
Fique umas horas refletindo sobre o vídeo e coloquei em questão a poesia. Mesmo sendo literatura dominada pelos homens, a poesia sempre teve a presença das mulheres de maneira colossal. Safo era tão apreciada quanto Homero. Cecília Meireles é tão profundamente apreciada quanto Drummond, Elizabeth Barret destacou-se mesmo vivendo com o marido considerado um dos melhores poetas do mundo pelos pares. Algumas pesquisadoras acredita que boa parte das cantigas provençais tenha sido escrita por mulheres. Aí penso em Virgínia com seu livro poderoso , um teto todo seu, ela coloca essas mesma questões, a desigualdade na arte é uma desigualdade de classe, não estética, as mulheres são empobrecidas pelo sistema vigente.
video ótimo, mas pelo fato desse video existir, agora eu tenho que fazer um texto falando o que eu entendi pra minha professora de artes. em pleno sábado.
Anna Ancher, uma artista a qual admiro muito, mesmo casada com filhos, acho q por participar do grupo de pintores de Skagen, continuou a pintar mesmo com filhos e afazeres domésticos. O incentivo do meio em que vivia.... São poucas as pessoas q conseguem florir essas vontades sem adubo, sem espaço, sem liberdade pra se desenvolver. Mas no fim, n acredito que seja impossível que uma mulher não tenha feito arte por a proibirem. Eu quero acreditar que não. Mas entendo q seja a realidade da época e que elas não tinham voz, não eram ensinadas a ter, e inclusive eram consideradas animais irracionais, acredito que na Idade Média, então, como poderiam fazer arte? Se fazer arte é algo que remete a razão humana a qual lhes foi tirada por causa da ideologia da época?
Eu queria tanto que vc falasse um pouco mais devagar kkkkkk, quando eu to processando o que vc falou antes já passou 5 segundos e me perco. Fico louca! Mas eu amo seus vídeos, assisto mesmo assim!!! Maravilhosa
Em relação ao Brasil, na década de 40/50, as mulheres representavam 70% do corpo discente da Escola Nacional de Belas Artes. Acredito que posteriormente esse número se manteve, mas não possuo documentos para comprovar isso, está fora do recorte da minha pesquisa. Um artigo publicado na imprensa carioca tentou compreender o que acontecia com as mulheres após formadas, uma vez que diversas "sumiam". O texto aponta como os maridos a forçavam escolher entre o casamento e o ofício, tal como, a maternidade implicava um afastamento, sendo bastante difícil retornar e se reinserir no circuito artístico. O autor busca mencionar casos de mulheres-artistas bem sucedidas, porém, todas possuíam os nomes vinculados a de seus maridos, os quais eram artistas ou literatos. A questão é bastante complexa. Resgatar as artistas-mulheres para uma revisão histórica é importante, assim como uma atenção para tantos outros silenciamentos, mas também devemos nos manter atentos para que tal disparidade do passado não ocorra no presente (e futuro).
O fato de recair sobre as mulheres o trabalho afetivo e doméstico, não tira o brilho nem a relevância do trabalho delas...mulheres sempre foram apagadas da história propositalmente! Na arte não é diferente...
Neste vídeo e sobre a apresentação do artigo tenho que discordar, a autora do artigo parte de uma premissa utilitarista e pragmática para compreender a condição das mulheres nas artes, essa premissa joga a bola para as atividades do indivíduo e pode obliterar as condições históricas e materiais (apesar de pincelar esse ponto quando fala da educação dada às mulheres). O problema do artigo é tentar desmascarar a ideia de gênio e da natureza genial de artistas ao mesmo tempo em que tenta desmerecer ainda mais o papel da mulher no campo artístico. Alguns artigos acadêmicos apesar de instigantes dão munição ao pensamento hegemônico que coloca a mulher ainda como coadjuvante desse cenário. Terminei meu doutorado em comunicação ano passado e gosto ver seus vídeos, mas digo com experiência acadêmica que muitos artigos estão relacionados mais às obsessões de seus pesquisadores do que uma profunda análise de um fenômeno.
Caramba !!!!!! fui isso mesmo que eu e duas amigas estávamos comentando, porém não olhar como artistas e sim em profissionais como engenharias e outras profissões domantes masculinas, pq não tem muitas mulheres nessas áreas?, pq não tem estimulo. A mulher quando pensar em ser policial, engenheira, bombeira e entre outras é logo desestimula a exercer tal papel e como isso também se aplicar a artes como vc comentou no seu video.
Meu deeeus Viviii. Eu pesquisei uma parte disso quando fiz um vídeo no meu canal, acho que ano retrasado (?), exatamente pra tirar minha curiosidade do Por quê as mulheres não tinham espaço/não era reconhecidas como artistas e cia!
Vivi, a artista Beatriz Calil acabou de lançar o livro “Pequeno guia de incríveis artistas mulheres que sempre foram consideradas menos importantes que seus maridos” que traz essa discussão: www.nexojornal.com.br/expresso/2018/06/12/O-guia-das-%E2%80%98incr%C3%ADveis-artistas-vistas-como-menos-importantes-que-os-maridos%E2%80%99
Vamos ser mais práticos (as), numericamente houve no passado muito menos mulheres artistas do que homens, devido à maneira pela qual a sociedade humana foi sendo construída ao longo dos séculos, o que atualmente é chamado de Patriarcado, portanto na Antiguidade e até meados do século XX a maioria de Artistas de destaque foram homens, com algumas mulheres se destacando eventualmente, de acordo com todos os nomes que você citou no vídeo. É claro que as mulheres mereciam ter conquistado seu espaço à muito mais tempo, no entanto o Sistema infelizmente não permitiu.
Não adianta nada olharmos pra arte com os mesmos olhos que o patriarcado e a branquitude constroem, já que o cânone que eles tentam sustentar se baseia no epistemicídio e no apagamento de outras formas de artes (é o caso de chamar a arte indígena de "artesanato"). Que a gente construa um outro olhar e não empobreça nossas artes em um formato burguês de sociedade que individualiza o processo criativo.
Mores, deu ruim na edição. Errata das legendas:
34” - Artemisia Gentileschi
37” - Berthe Morisot
1’35” - Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun
4’30” - Michelangelo
"o van gogh era todo cagado e encontrou sua forma de fazer arte." Por favor me corrijam se eu estiver errada, mas o Van Gogh era praticamente sustentado pelo irmão e passava o dia todo pintando, não? Uma mulher naquela época jamais se encontraria em uma situação assim, porque teria que cuidar da casa, da família etc. Enfim, o contexto social faz toda a diferença. E eu acho um pouco triste um texto dos anos 70 continuar sendo tão relevante atualmente, mostra que nossa mentalidade não mudou tanto quanto gostaríamos de acreditar...
Adorei seu comentário, Isabela! Exatamente.
na verdade o texto ser da década de 70 não diferença nenhuma porque o tempo não é linear e progressivo e nós não estamos caminhando continuamente pro futuro, o tempo seria mais uma risco todo embolado feito por uma criança do que algo que respeite "processos", o tempo é indiferente à nós e é a gente que conceitua ele dessa forma super reduzida que faz a gente ficar frustrado achando que o nosso tempo de vida deve levar a uma ascensão ou algo do tipo.
@@MariaAguiarrrrrr tentou falar bonito e falou besteira. As políticas e o pensamento progressista evoluiu e se disseminou muito dos anos 70 pra cá, tanto nas classes mais altas como nas massas...o texto é fruto do contexto, muito mais conservador ,de 50 ANOS ATRÁS! óbvio que o momento da história em que ele foi escrito faz diferença kkkkk plmdds
@@coconutis5978 bom, eu tava me referindo ao texto, não precisa dessa agressividade toda. Você dizer que estou errada em tons mais amenos. De qualquer forma, me referi a essa forma que a gente tem de pegar textos em pontos esporádicos do tempo e dizer o como eles são a frente do tempo e como é triste revê-los, o que não é, é importante que tenhamos esse registro e, talvez, se eles não foi desenvolvimento antes é pq ele ainda é um assunto a ser maturado, o que acredito que estamos fazendo hoje com todos os esses debates...
concordo plenamente. um bom paralelo é "porque não há grandes artistas indígenas/africanos/etc."
porque o que chamamos de "grande arte" não abrange a produção desses povos e, ainda modernamente, esses povos não possuem contato com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de "grandes artistas" (ter contato com essa arte, poder viver disso, etc.). Talento por si só não basta. Se Leonardo não tivesse estudado pra se tornar Leonardo talvez fosse apenas mais uma pessoa talentosa que tinha um grande potencial não explorado.
E no caso de Leonardo ter sido Financiado tb para desenvolver sua arte! Otimo sua colocação. Sao varios pontos sociais a serem observados!
Nícolas Rodrigues Realmente sim! E enfatizo também a pobreza e a ignorância de certas culturas ( islâmicas no caso ) que menosprezam as mulheres !
o texto fala sobre a questão de pessoas negras e de pessoas fora da aristocracia.
claro, sem dar foco, pq este não era o tema. mas Linda leva em consideração isso.
Vivi do céu, minha orientadora pediu pra pesquisar sobre isso hoje, justamente pela entrevista da Linda N.! Transmissão de pensamento! Hahaha
Vídeo excelente!!!!!!!
que dicção perfeita meu deus do céu, meu sonho
Dicção perfeita e além de tudo sabe, diferentemente de alguns dos nossos ministros de Estado, usar corretamente o verbo "haver", coisa raríssima neste país!
5:20 Melhor frase😂😂:
"O Van Gogh era todo cagado e e encontrou uma forma de fazer sua arte. E porque as mulheres não? Percebe como é perigoso???"
❤❤❤❤
MARAVILHESE DEMAIS!
Talvez perigoso. Mas certamente desnecessário!
só que o argumento é mentiroso, ele não era todo cagado. era muito bem bancado kkk
@@coconutis5978 mentalmente falando ele tava na pior
4:35 Fazer arte é um GRANDE privilégio. Fica bem mais fácil ser um grande artista quando você já nasceu numa família rica de artistas, tem acesso as melhores escolas, tem acesso a museus tanto pra apreciar arte quanto pra expor suas obras lá, tem tempo pra se dedicar a isso e AINDA é um homem branco. É mais uma estratégia pra aprisionar as pessoas num sistema que vai contra o desenvolvimento delas. "Se não conseguiu ser um grande artista é por que você não se esforçou e não tem o espírito pra coisa" 😒
Gabriel A imensa maioria dos artistas na história, sobretudo nas artes plásticas eram pessoas paupérrimas, o próprio van Gogh morreu na miséria.
Victor Dias Porém so reconhecido depois de morrer😰!É preciso relembra 1 - a cultura patriarcal de cada sociedade ( sim , a ocidental é diferente de cada lugar do mundo). 2 - pobreza dos país que deixa as pessoas alienadas e sem educação ! Ainda há países pobres que menosprezam mulheres ( no caso a India que tem um alto índice de infanticídio de meninas por. Conta de manter "a cultura e tradição") calma isso não é um discurso de ódio é sim de reflexão !
Arthur bispo do Rosário era mendigo, negro, esquizofrênico e criou arte de vanguarda de forma puramente intuitiva. Não existe arte feita por gente de classe média se existir é medíocre porque a matéria prima da arte é o conflito.
qualquer arte pode ser feita por qualquer pessoa e ela não precisa de conflito pra existir
Esse vídeo conversa muito com o excelente livro "Um teto todo seu", da Virginia Woolf. São indagações muito parecidas e Virginia traz reflexões incríveis, sobretudo para a época que foi escrito.
Vontade de tomar um litrão gelado e conversar sobre esse vídeo, gente.
Amei a reflexão, principalmente como a história dos gênios é contada sob a ótica da meritocracia - alheia a qualquer fator social
Ela falou tudo que Virgínia Wolf explicou 40/50 anos antes, mas válido devido ao foco que deu para as artes visuais! Amei o vídeo Vi 💙
Embora o texto seja da década de 70, continua sendo muito atual. Parabéns!
Vivi com mãos livres e empolgadas, foi como ver uma interprete de libras.
Adoro sua paixão pelos assuntos que aborda, continue assim.
Essa questão sobre as mulheres n serem vistas sob a perspectiva d uma elite masculina mas de se colocar como sujeito é tratado no início do "segundo sexo" da Beauvoir, acho importante essa discussão apesar d eu nunca sentir q tô realmente conseguindo tocar nela, é profunda demais
Dá uma sensação de impotência né? São tantas áreas, tantas facetas, tanta opressão que não dá nem pra começar a discussão sem ficar doido de revolta e não haveriam páginas e tempo suficiente :(
aaaaa esse texto é otimo !!!! eu li num curso sobre artistas mulheres paranaenses. inclusive por favor de um pulo em Curitiba e faça um encontrinho!!!!
O papel de "musa" faz parte dessa opressão. Mulheres que aparecem apenas para dar inspiração "divina" a criação e amente de homens e são "homenageadas" por eles em sua obras e só isso. E com esse papel não são vistas como capazes de ser uma força criadora também.
Mano, eu não sei o que fazer a não ser amar todos seus vídeos aaaaaq
Sou obrigado a concordar. Acho que dá pra dizer que, por mais que haja excelentes artistas mulheres, elas dificilmente serão lembradas. O mesmo acontece na música: quantas grandes guitarristas mulheres são lembradas hoje? Recomendo o canal do Marcos DeRos para quem deseja saber mais sobre artistas femininas no rock e metal de hoje. Abraços!
Grandes mulheres em qualquer lugar né? Somos sempre subjugadas por quem detém o poder
Fernanda Dourado Sim. Só citei um exemplo, mas tem razão. Na Ciência, a coisa é pior ainda, e na Filosofia... Triste.
Ronaldo Thomé Júnior E mulheres negras ? So conheço uma mesmo ! Uma coisa que acontece muito é a pobreza não permite a evolução e mulheres mais diferentes de cada época!
Não creio cara, eu acho que é mais falta de interesse. Igual acontece no esporte, porque tem mais homens nos esportes do que mulheres? no Futebol por exemplo, é indiscutível você comparar quantos homens tem no futebol feminino para o Masculino. Masculino vai ter muito mais do que mulheres no futebol feminino. Esse é INTERESSE, igual acontece na política também ( onde a maioria é homem). Como no caso da enfermagem também, porque será que tem mais enfermeiras mulher do que homem?? fica aí uma reflexão!
@@kbs6025 Boa, mas aí você já entra na questão de estrutura social de novo.. Da onde vem esse "interesse"? Desde sempre, fomos ensinados que o papel da mulher na sociedade é zelar, cuidar (da casa, dos filhos), tudo isso reforça muito o próprio exemplo que vc usou da enfermagem, uma das primeiras profissões acessível para mulheres foi a de enfermeira, por que? Porque, afinal, não é esse o "dever" da mulher? cuidar? Assim como as professoras etc, mas isso já é outra questão para novas discussões... É muito recente a abertura de outras alternativas profissionais para as mulheres, de 50, 60 anos pra cá. Enquanto que, homens sempre tiveram espaço para explorar seus interesses, afinal esse, de acordo com a sociedade, é o papel dele, sair para trabalhar. Então é muito difícil mesmo que mulheres tenham interesse em atividades que até hoje são pré julgadas e ensinadas como atividades masculinas...
Vivi, muito obrigada por dispor o artigo em pdf na descrição. Estou escrevendo um artigo sobre arte, mulheres e feminismo. Há tempos que buscava por esse artigo ♥
Quando comecei a ver o vídeo pensei muito sobre o que é um grande artista, um grande artista é alguém q vende sua arte por milhões? Pq se a obra da mulher nem pode aparecer nos espaços (aqui entra aquela crítica das Gorilla girls sobre nu feminino e mulheres nos museus) como q ela vai ser conhecida e se tornar pop?
Vivi, o amplo conteúdo que vc traz pra cá é vital para mim que, como vc e tantas outras, é amante intensa da arte. Só tenho a agradecer pela troca!! vc é absurda, mulher! Maravilhosa, inteligente e muy rica (no sentido mais profundo). Obrigada!
Preciso Refletir!
esse vídeo é didático e sensasional. tá me ajudando mt na faculdade, já vi várias vezes
Eu sempre digo que sem as mulheres talvez não conheceríamos muito do que existe na história da arte, o que seria de Rafael sem La Fornarina, ou Bouguerau sem sua modelo de vênus, artistas ou não, as mulheres contribuíram de forma massiva com tudo que conhecemos hoje na historia da arte, seja representando ou sendo representada! O ser mulher é algo inexplicavelmente belo, intrigante, inspirador, extraordinário!
😂😂😂🤣🤣😂😂😂😂😂😂
Disse tudo irmão, isso é fato.
Muito bom! Parabéns pelo tempo que dedica para produzir esse material!
resumo top! Arrazou! Já tinha lido o texto para um trabalho, mas vc resumiu muito bem! brilhou.
Concordo plenamente: as pessoas confundem o que é natural - e normal - com o que é frequente, mas também há um ordenamento/direcionamento nessa confusão, que ñ é meramente aleatória, afinal a violência é frequente e nunca é considerada normal ou natural.
O livro Mulheres Recipientes fala muito sobre essa questão da mulher e a Arte, sobre como fomos conduzidas as artes "menores".
Arte menor pq tem mulher ou pq tem mulher que é arte menor?
Fernanda Dourado no livro fala que fomos conduzidas ao bordado, artesanato...
Continua o questionamento em pé. Se homens fizessem bordados e artesanato, seria uma "arte inferior"?
Eu acompanho o canal há um tempão e a sua crescente reflexão sobre a arte a mulher e o feminismo é o que faz o canal ficar ainda melhor. Tá baum Jaum?
Sem palavras para descrever como eu amo este canal!!! S2
Pela o que eu entendi não há "grandes artistas mulheres" , pelo contexto que elas estão inseridas tanto financeiro e social ,como se a arte delas não fosse algo fluído e natural , como se sempre tivessem que provar que são boas.
Boa parte delas eram consideradas "amadoras" e não eram "dignas" de receber a atenção da crítica de arte. Até a década de 1950 no Brasil, conseguimos encontrar diversos documentos onde as mulheres-artistas são referidas no masculino, por exemplo: "pintor Georgina de Albuquerque", "diretor Georgina de Albuquerque". No século XX, também é importante grifar com muitas, por uma questão machista, mas também socioeconômica, tornaram-se professoras. E por mais que não tenham abandonado os pincéis, existe um preconceito com o artista-professora, considerado equivocadamente como o artista que não deu certo. Se fazer necessário uma escrita que olhe para essa dupla jornada e a compreenda como um dado relevante para a questão geral.
Acabei de ler o texto da Linda, passado pelo professor da matéria de Arte e Institucionalização,e vim aqui procurar mais sobre o assunto e encontro digníssima Vivi com esse resumo/ explicação maravilhosa. Nunca achei que essa pergunta fosse me levar nesse lugar de pensamento, acho que eu iria de uma forma inconsciente buscar justificativa na grandeza feminina não ser vista como grande num mundo visto por homens, não que a própria pergunta já me tirasse do foco da discussão. Amo tu, Vivi!
Sei canal é o melhor. Vc está linda. Obrigada querida. Uso muito dos seus vídeos para minhas aulas.
Parabéns, Vivi. O livro "Um Canto Todo Seu" da Virgínia Wolf trata muito bem essa questão.
Vc arrasa nos vídeos !!! 💜
Fique umas horas refletindo sobre o vídeo e coloquei em questão a poesia. Mesmo sendo literatura dominada pelos homens, a poesia sempre teve a presença das mulheres de maneira colossal. Safo era tão apreciada quanto Homero. Cecília Meireles é tão profundamente apreciada quanto Drummond, Elizabeth Barret destacou-se mesmo vivendo com o marido considerado um dos melhores poetas do mundo pelos pares.
Algumas pesquisadoras acredita que boa parte das cantigas provençais tenha sido escrita por mulheres. Aí penso em Virgínia com seu livro poderoso , um teto todo seu, ela coloca essas mesma questões, a desigualdade na arte é uma desigualdade de classe, não estética, as mulheres são empobrecidas pelo sistema vigente.
Que coincidência, baixei o texto da Linda e logo depois você postou esse vídeo. Sincronia feminista maravilhosa!
É bom demais ter estes canais neste mundo medieval!
Vc é um jasmim Vivi!
Parabéns
🔥🌊🌬⛰
👽
🙏🏻
video ótimo, mas pelo fato desse video existir, agora eu tenho que fazer um texto falando o que eu entendi pra minha professora de artes.
em pleno sábado.
SENSACIONAL!!!!
Ótima discussão para trazer aqui. A sociologia da arte vem abordando isso há bastanteeee tempo também.
Anna Ancher, uma artista a qual admiro muito, mesmo casada com filhos, acho q por participar do grupo de pintores de Skagen, continuou a pintar mesmo com filhos e afazeres domésticos. O incentivo do meio em que vivia.... São poucas as pessoas q conseguem florir essas vontades sem adubo, sem espaço, sem liberdade pra se desenvolver. Mas no fim, n acredito que seja impossível que uma mulher não tenha feito arte por a proibirem. Eu quero acreditar que não. Mas entendo q seja a realidade da época e que elas não tinham voz, não eram ensinadas a ter, e inclusive eram consideradas animais irracionais, acredito que na Idade Média, então, como poderiam fazer arte? Se fazer arte é algo que remete a razão humana a qual lhes foi tirada por causa da ideologia da época?
Queria mais sobre as mulheres e a história da arte. Suas representações... e o que for. Ex.:mulher e Pré-Hitória, mulheres incas, etc.
Van Gogh era todo cagado e encontrou a sua forma de fazer arte kkkk Adorei! Adoro demais esse canal
Um dos melhores vídeos!!! bela reflexão.
Aaah estudei esse texto na faculdade de História da Arte em 2019
Vídeo maravilhoso!!! Amei :D
Eu queria tanto que vc falasse um pouco mais devagar kkkkkk, quando eu to processando o que vc falou antes já passou 5 segundos e me perco. Fico louca! Mas eu amo seus vídeos, assisto mesmo assim!!! Maravilhosa
Eu diminuo a velocidade do vídeo no UA-cam! 👍
acabei de sair de um aula em que o professor falou sobre esse livro AAAAA
uou! tks querida, mais uma chuva de perguntas relevantes :)
Vídeo maravilhoso, super inquietante e reflexivo!
Em relação ao Brasil, na década de 40/50, as mulheres representavam 70% do corpo discente da Escola Nacional de Belas Artes. Acredito que posteriormente esse número se manteve, mas não possuo documentos para comprovar isso, está fora do recorte da minha pesquisa. Um artigo publicado na imprensa carioca tentou compreender o que acontecia com as mulheres após formadas, uma vez que diversas "sumiam". O texto aponta como os maridos a forçavam escolher entre o casamento e o ofício, tal como, a maternidade implicava um afastamento, sendo bastante difícil retornar e se reinserir no circuito artístico. O autor busca mencionar casos de mulheres-artistas bem sucedidas, porém, todas possuíam os nomes vinculados a de seus maridos, os quais eram artistas ou literatos. A questão é bastante complexa. Resgatar as artistas-mulheres para uma revisão histórica é importante, assim como uma atenção para tantos outros silenciamentos, mas também devemos nos manter atentos para que tal disparidade do passado não ocorra no presente (e futuro).
não existem gênios! Você é foda Vivi
Obrigada por esse vídeo
Amei ❤️
É aquela frase que não sei de quem é: nos querem como musas porque nos temem como artistas
"O VAN GOGH ERA TODO CAGADO" KKKK CADA K É UMA LÁGRIMA
Já compartilhando com os migos essa obra de arte em forma de vídeo
O fato de recair sobre as mulheres o trabalho afetivo e doméstico, não tira o brilho nem a relevância do trabalho delas...mulheres sempre foram apagadas da história propositalmente! Na arte não é diferente...
Neste vídeo e sobre a apresentação do artigo tenho que discordar, a autora do artigo parte de uma premissa utilitarista e pragmática para compreender a condição das mulheres nas artes, essa premissa joga a bola para as atividades do indivíduo e pode obliterar as condições históricas e materiais (apesar de pincelar esse ponto quando fala da educação dada às mulheres). O problema do artigo é tentar desmascarar a ideia de gênio e da natureza genial de artistas ao mesmo tempo em que tenta desmerecer ainda mais o papel da mulher no campo artístico. Alguns artigos acadêmicos apesar de instigantes dão munição ao pensamento hegemônico que coloca a mulher ainda como coadjuvante desse cenário. Terminei meu doutorado em comunicação ano passado e gosto ver seus vídeos, mas digo com experiência acadêmica que muitos artigos estão relacionados mais às obsessões de seus pesquisadores do que uma profunda análise de um fenômeno.
Vivi sua linda! Uso e sugiro seus vídeos aos meus alunos do Ensino Médio!
amei o resumo
Conteúdo fantástico, parabéns!
Caramba !!!!!! fui isso mesmo que eu e duas amigas estávamos comentando, porém não olhar como artistas e sim em profissionais como engenharias e outras profissões domantes masculinas, pq não tem muitas mulheres nessas áreas?, pq não tem estimulo. A mulher quando pensar em ser policial, engenheira, bombeira e entre outras é logo desestimula a exercer tal papel e como isso também se aplicar a artes como vc comentou no seu video.
Meu tcc da faculdade de Artes Visuais foi sobre o tema.
ai vivi, adorei!
Muito amor
Ameiii Vivi🔥😘❤❤
GRITOOOO!!! Usamos (eu e minha parça de pesquisa) o texto da Linda para o TCC
Alguém em 2021 na pandemia assistindo esse vídeo , legallll né 😏😁😍👉👍🤔🤓🤗
Bacana seu conteúdo, parabéns.
Seres humanos artistas - Isso que deveria ser posto . Mas nossa Cultura existe a infeliz separação : homem x mulher.
Boa reflexão !
Brava!!!! 👏🏻
Muito bom!
OBRIGADA POR ESSE VÍDEOOOOOOOOOOOOOOO
MARAVILHOSAAAAAAAAAAA
Show 💕
Parece-me que se aproxima muito com uma perspectiva como o texto Um teto todo seu da Virginia
Gente tem sim mas as mulheres foram apagada na história
❤
Meu deeeus Viviii. Eu pesquisei uma parte disso quando fiz um vídeo no meu canal, acho que ano retrasado (?), exatamente pra tirar minha curiosidade do Por quê as mulheres não tinham espaço/não era reconhecidas como artistas e cia!
Buguei!!! 😝 gostei
Talvez uma pergunta melhor seria "por que apenas homens são consoderados "grandes artistas"? E o que é ser um grande artista?"
que PUTA vídeo!!!!! Caralho, maravilhoso
Que tiro foi esse?! Puta reflexão!
Júlia Silveira de Souza exatamente!! amei
Vou pensar e já volto...rsss
Soh amo.
A cara da Simoni ...
#ValeuViVi✌✌✌
Se para ela arte é "tinta, barro, pedra, metal e não uma história dramática", o que são as performances?
Vivi, a artista Beatriz Calil acabou de lançar o livro “Pequeno guia de incríveis artistas mulheres que sempre foram consideradas menos importantes que seus maridos” que traz essa discussão: www.nexojornal.com.br/expresso/2018/06/12/O-guia-das-%E2%80%98incr%C3%ADveis-artistas-vistas-como-menos-importantes-que-os-maridos%E2%80%99
Que vídeo
perfeito
E a Agnes Martin? Ela não foi uma grande artista?
Vamos ser mais práticos (as), numericamente houve no passado muito menos mulheres artistas do que homens, devido à maneira pela qual a sociedade humana foi sendo construída ao longo dos séculos, o que atualmente é chamado de Patriarcado, portanto na Antiguidade e até meados do século XX a maioria de Artistas de destaque foram homens, com algumas mulheres se destacando eventualmente, de acordo com todos os nomes que você citou no vídeo. É claro que as mulheres mereciam ter conquistado seu espaço à muito mais tempo, no entanto o Sistema infelizmente não permitiu.
Continuando no pensamento da Isabela...Pq não havia Filósofas gregas??
CARACAAAA QUE VIDEOZAO DA PORRA
"O van gogh era todo cagado" hahahahahahaha
Não adianta nada olharmos pra arte com os mesmos olhos que o patriarcado e a branquitude constroem, já que o cânone que eles tentam sustentar se baseia no epistemicídio e no apagamento de outras formas de artes (é o caso de chamar a arte indígena de "artesanato"). Que a gente construa um outro olhar e não empobreça nossas artes em um formato burguês de sociedade que individualiza o processo criativo.
aff