POR QUE NÃO HOUVE GRANDES MULHERES ARTISTAS? (um vídeo resposta)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • O ‪@umbookaholic‬ fez um tweet dizendo que não tinha gostado da tetralogia napolitana, da Elena Ferrante... E imediatamente foi cancelado. Daí aproveitei que estava pesquisando sobre a criação artística feita por mulheres para o podcast da Todavia (Quarta Capa) e fiz um vídeo-resposta pensando pensamentos sobre as mulheres artistas e um artigo da Linda Nochlin.
    - Por que não houve grandes mulheres artistas?: edisciplinas.u...
    - O vídeo do Alec: • A AMIGA GENIAL (Série ...
    - Meu vídeo sobre a teoria da placenta: • Triste, LOUCA ou má: O...
    - Minha resenha sobre a tetralogia napolitana: • "AMIGA GENIAL": O QUE ...
    -
    [Livros citados, compre nos links e ajude o canal:
    - Amiga genial: amzn.to/49PrRtQ
    - Box Tetralogia: amzn.to/49T5t2H
    - Why Have There Been No Great Women Artists?: amzn.to/44frl7h
    [links da @estantevirtual, use PROMODATATY para desconto de 7%:]
    www.estantevir...
    MINHA WISHLIST: www.amazon.com...
    -
    Para entrar em contato: atatianyleite@gmail.com
    Nos siga em todas as redes sociais: @tatianyleite
    roteiro, captação e edição por: @tatianyleite

КОМЕНТАРІ • 47

  • @MarciaSequeiraNascimento
    @MarciaSequeiraNascimento 4 місяці тому +6

    A sua análise me fez lembrar da história de Camille Claudel, uma escultora extraordinária que foi"cancelada" por ser muito boa naquilo que produzia e que passou os últimos 30 anos de sua vida em um manicómio 😢

  • @fearaujoh
    @fearaujoh 4 місяці тому +14

    Sempre lembro que a leitura é construída dentro do aspecto autor-texto-leitor. Por mais que o autor tenha um foco e bagagem ao escrever um livro, o leitor que tem outra bagagem vai ler o texto do ponto de vista dele e dessa interação vai surgir novos significados. Por isso que a literatura é rica, por causa das associações diferentes que cada um de nós fazemos ao termos contatos com um texto. Nunca vou esquecer a saudade que bateu quando li um livro que se passava numa cidade que visitei, coisa que quem nunca visitou nunca vai sentir ou ter.

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому +2

      que ótimo esse comentário!

  • @joaoinaci0
    @joaoinaci0 4 місяці тому +9

    Gostei muito da tua análise, acho pertinente, esse "cancelamento" que o rapaz sofreu por não gostar da Elena Ferrante, me lembra as pessoas que são canceladas por não gostar de Carla madeira.

  • @maryanaoliveira9033
    @maryanaoliveira9033 4 місяці тому +12

    essa discussão e argumentação me lembrou muito o ensaio um teto todo seu da virginia woolf

    • @akenang1852
      @akenang1852 4 місяці тому +1

      uhum! igualzinho... faltou essa ref no vídeo

    • @profemesquita
      @profemesquita 4 місяці тому +4

      o da irmã do Shakespeare, né? ia comentar isso

  • @anaissilveira3213
    @anaissilveira3213 4 місяці тому +3

    esse foi com certeza um dos melhores vídeos/discussões que eu vi nesse canal!!!! concordo muito com o que foi falado, e já me revoltei muito pensando na possibilidade de Elena Ferrante ser um homem também kkkkkkkkk 💞

  • @devaneiosdajoyce
    @devaneiosdajoyce 4 місяці тому +6

    Tenho muita curiosidade de ler a Tetralogia Napolitana. Amigas leitoras com um perfil muito parecido com o meu, leram e gostaram muito, sinto que é uma obra que vai conversar comigo também

  • @luizafonsomartins8030
    @luizafonsomartins8030 4 місяці тому +3

    O primeiro livro que eu li da Elena Ferrante foi "Dias de Abandono" e o que fez eu me identificar com a narrativa foi que a personagem principal parecia com a minha mãe, o que fez toda a diferença pra eu me conectar com a estória. E se a Elena Ferrante for um homem escrevendo por trás do nome, é porque a verdadeira Elena Ferrante tá por trás desse homem e ela se disfarçou duas vezes, não existe outra explicação lfjhjkhsdhgfjhgsdjh. Adorei o vídeo 🧡

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому +1

      HAHAHAHAHAHAHAHHAAHA MELHOR EXPLICAÇÃO

  • @mimisuzano
    @mimisuzano 4 місяці тому +5

    P@$%, professora, agora o apartamento já foi montado sobre minha cabeça. Hahaha. Eu estou refletindo um pouco além... poderíamos até pensar se os temas, por exemplo, que temos obsessão na literatura (no meu caso) poderiam ser diferentes se vivêssemos na outra ponta. Eu escreveria sobre outras coisas se eu fosse um homem branco, ou uma mulher, ou uma mulher negra, ou uma mulher negra periférica lgbt+? Que papo gostoso. A notificação de vídeo novo chegou bem na pausa da escrita do TCC. Simboraaaaaaaa 🙌🏾
    Ps.: escrevi antes de terminar o vídeo (você ressaltou um bocado sobre isso no final) 😮

  • @gianne.dasalmas
    @gianne.dasalmas 3 місяці тому

    Que fantástico esse vídeo! Você é maravilhosa, Taty! Eu aprendo muuuuuuuito com você! É por isso que eu te admiro tanto!! 📚👏🏻👏🏻

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 4 місяці тому +2

    Eu gosto demais da tetralogia napolitana. Não vi o vídeo do Alec, mas ele tem todo direito de não gostar, pra que agredir o garoto? Mas, Taty, eu também me sinto identificada com "a parte que nada acontece"! Adorei o vídeo!

  • @DudaKleinchannel
    @DudaKleinchannel 4 місяці тому +1

    Uau, que vídeo! Vou precisar de um tempinho (e de hiperfoco pra ir atrás de mais informações) pra digerir tudo!

  • @ephemelis
    @ephemelis 4 місяці тому +6

    Não vou negar que o que me chateou no posicionamento do seu amigo foram os argumentos que ele usou, que muitas vezes eu já escutei de homens (ou mulheres mais velhas que já enraizaram pensamentos machistas). Homens não brancos (ou não héteros) não vão entender a relação entre mulheres por questão de (falta de) vivência. Não gostar do livro ou do estilo, eu entendo. Ver uma pessoa que a gente acompanha produzir um discurso tão "envelhecido" e datado é doído, não tem jeito. Cancelamento, no entanto, é improdutivo.
    Mostrei a série ao meu esposo e ele de início também não entendia muito bem essa relação das duas, mas eu fui explicando como eu me sentia em relação a amizade das duas, em relação a cenas e sentimentos descritos. São coisas que ele não viveu e que, se ele tivesse perguntado fora de contexto, eu também não saberia explicar.
    Minha cena favorita até hoje é quando a Lenu percebe as outras mulheres do bairro como mulheres antes de "mãe" e como a pobreza atingia elas e o corpo delas. Perceber que as meninas levam um tempo para descobrirem que as mães todas são mulheres que tiveram suas vidas atravessadas por gravidez e falta de oportunidades e que isso não é datado, que não foi só comigo ou só aqui no meu estado esquecido por falta de interesse político, no Brasil de 2000 pra frente, me mudou demais. E é uma cena em que "nada" acontece.

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому +1

      Entendo perfeitamente!! Talvez tenha faltado uma conversa, né?

  • @brunoalco5226
    @brunoalco5226 4 місяці тому +1

    Concordo plenamente com os seus pontos! Vídeo ótimo!

  • @brunasanto1484
    @brunasanto1484 3 місяці тому

    Que vídeo sensacional e extremamente necessário!

  • @isafarinacio
    @isafarinacio 4 місяці тому

    Tanta coisa na minha lista e agora quero reler a tetralogia kkkkkkk Adorei o vídeo, reflexão incrível! Lembro que quando tava lendo sentia que a história não era nada de muito espetacular, mas tinha alguma coisa que me prendia completamente; fiquei mt tempo pensando no que era, com seu vídeo acho que entendi (e faz muito sentido)

  • @mfk2630
    @mfk2630 4 місяці тому +2

    Mas...será que se Elena Ferrante for um homem ... seria mesmo tão triste assim? Porque ... se um homem é capaz de compreender o sofrimento feminino com tanta profundidade, então ... não seria uma esperança de q os homens podem e que não precisam ter medo de se colocar no lugar de uma mulher porque (olha q surpresa) somos seres humanos e podemos sentir as mesmas coisas! Assim como as mulheres conseguem se colocar no lugar dos homens, a ponto até de algumas acabarem defendendo eles nos seus medos e preconceitos.

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому

      sim, mas também seria assustador ao mesmo tempo hehe

  • @electrikalstorm
    @electrikalstorm 4 місяці тому +1

    Eu já cogito que seja um homem, se for, foi.. sei lá, vou tentar não ficar tão decepcionada assim. Mas eu acho demais que é uma mulher. Enfim, a questão da crítica, hj em dia é ridículo alguém não poder criticar algo que não gosta. Essa imposição de uniformização de gostos me dá um desânimo muito grande de redes sociais..

  • @Anacduarte29
    @Anacduarte29 4 місяці тому +1

    Vc é maravilhosa! ❤

  • @joaoinaci0
    @joaoinaci0 4 місяці тому +1

    19:30 Tati, tu já leu paixão simples? Acho que irás gostar, porque parece com essa cena que tu descreveu do livro da Elena Ferrante

  • @matheusrodrigues8813
    @matheusrodrigues8813 4 місяці тому

    Estou lendo Alba Céspedes e estou no fim, estou achando a escrita sensacional. Me perguntei qual livro eu poderia ir e a estante me disse : Elena Ferrante e aí saiu o seu vídeo e eu disse: Ok, eu vou ter a minha primeira experiência com a Elena haha”.
    Gostei muito do vídeo, muito mesmo.
    PESSOAL VAI OUVIR O PODCAST QUE ESTÁ MUITO BOM.
    Morrer não deveria ser verbo

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому

      SIM! melhor caminho pós Alba é ler Elena!! já viu meu vídeo sobre ela por aqui, aliás? ua-cam.com/video/93P_NxaWj2M/v-deo.html&t obs. muito feliz que curtiu o podcast!!!

  • @litch5
    @litch5 4 місяці тому

    Excelente vídeo Tati! Não sabia desse cancelamento do Alec que absurdo! Eu gosto muito da tetratologia, mas entendo perfeitamente alguém achar chato, tem partes muito densas, doloridas e entediantes. Sobre a histeria, meu TCC na graduação de Psicologia foi Freud e o Feminino, que foi justamente para falar como essas mulheres conseguiram ser ouvidas e compreendidas (por um homem) e foram o motor que criou a psicanálise. Mesmo Freud sendo um homem de seu tempo, com muitos conceitos machistas, abriu esse espaço de escuta e incentivou muitas outras mulheres a serem psicanalistas. Inclusive a psicanálise também opera nesse vazio, nessa angústia que é sermos sujeitos da falta, principalmente nós mulheres.

  • @line4563
    @line4563 4 місяці тому

    Adorei a análise

  • @perlameireles8343
    @perlameireles8343 4 місяці тому

    Eu amo as brisas da Taty! ❤ Amiga Genial eu gostei, mas não amei. História do Novo Sobrenome eu já achei muito melhor.

  • @dudapires623
    @dudapires623 3 місяці тому

    O cachorro da Taty roubando a cena😂😂❤

  • @melissamendesbrandao
    @melissamendesbrandao 4 місяці тому

    Acho que preciso rever o vídeo para assimilar, reler o "meio do livro vazio", mas é bem essa sensação. Um nada, o dia a dia de duas mulheres, mas que significa muito e, pior ainda, realmente me identifico com as piores partes de cada uma. Talvez até por isso eu ache lento e difícil de ler algumas vezes, a verdade escancarada. Os desejos mais íntimos e as vergonhas mais assombrosas

  • @isafarinacio
    @isafarinacio 4 місяці тому

    Voltei pra dizer que realmente alugou um triplex na minha cabeça

  • @adrianoalvesnunesfilho9464
    @adrianoalvesnunesfilho9464 4 місяці тому

    Olá , tudo bem ? Taty , se me permite uma sugestão , vou deixar aqui uma dica de leitura que é de uma das grandes escritoras do Brasil que aborda o tema do feminismo e que infelizmente nos dias de hoje não é muito comentada . O livro "TEXTOS DA FOGUEIRA'' de Rose Marie Muraro . Esse livro se refere um pouco do que você falou . . Por favor , me diga se já conhecia essa escritora . Abraço desse feminista .

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому

      olha só, não conhecia! vou procurar saber!

    • @adrianoalvesnunesfilho9464
      @adrianoalvesnunesfilho9464 4 місяці тому

      @@Valerumlivro Você já se deu conta que determinados escritores durante um tempo "entram num limbo" , Ostracismo e depois alguma editora o redescobre e vira febre. Acho que falta pouco para isso acontecer com a saudosa Rose Marie . Grato por ter respondido . Você é sempre educada .

  • @paesDalmeida
    @paesDalmeida 4 місяці тому +1

    não é " tolhar" mas "tolher" a liberdade

    • @Valerumlivro
      @Valerumlivro  4 місяці тому +7

      se perante um vídeo de mais de 20 minutos o seu único comentário foi a respeito de uma vogal errada num vômito de 10 pensamentos por segundo, temos um problema grande hein rs

  • @krishnalelis
    @krishnalelis 4 місяці тому

    Eu li recentemente esse artigo da Linda Nochlin que você recomendou. Também percebi que um dos livros de referência em História da Arte, o de Gombrich, não cita uma mulher sequer. Agora estou querendo ler Breve história das artistas mulheres, de Susie Hodge.

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn 4 місяці тому

    🖤🖤💜💜

  • @solangecianni3447
    @solangecianni3447 4 місяці тому +1

    Para mim Helena Ferrante é mulher c certeza… duvido q seja um homem!