Cara, vc não tem noção do qual é o tamanho que seu trabalho surte, principalmente em uma realidade em que o obscurantismo e o anticiencia prevalece, seu trabalho é um saída desse labirinto de louco. Parabéns e siga em frente.
Sim, as ondas quânticas cerebrais dele pemeiam o espaco-tempo e ao ver o vidiu vc interage batante com elas, elas são muito positivas.. vc pode sentir a força..
4 роки тому+71
"Não tem gravidade no espaço". Gente, olha a gravidade dessa afirmação.
muito bom Davi, gostei de ver que já está melhor ao ponto de gravar videos novamente... tudo de bom para vc! e que vc esteja 100% o mais rápido possível!!!
@@nemocogito6890, conheço o jeitinho mineiro porque fui criada por um mineiro (vô) de coração que só faltava brigar se não tivesse "corvinha com angu" nas refeições...
Por favor faz um vídeo da semelhança do mundo macroscópico com o micro, por exemplo a Força Gravitacional entre dois corpos celestes e a própria Lei de Coulomb que é bastante parecida para atração de partículas como elétrons, prótons, quarks, leptons etc...
Bom video, Davi. Continue postando mais vídeos! Só uma observação sobre sua fala. A força eletromagnética é um tipo de força de longo alcance! Se assim não fosse o campo magnético da terra não seria perceptível ''longe'' da fonte (núcleo da terra). Um outro exemplo notório são os próprios relâmpagos que nada mais são do que movimento de cargas provocado pela força eletromagnética. No seu exemplo sobre ímãs você deve levar em consideração que a causa do magnetismo permanente é a configuração atômica dos materiais e portanto o comprimento característico do sistema é comparável com o tamanho dos espaçamentos atômicos. Isso nos leva a conclusão que distâncias ''pequenas'' para um ser humano como 3 cm é muito grande para esse sistema, dessa maneira a força magnética não consegue manter preso uma moeda, por exemplo, a essa distância. Esse exemplo pode nos levar a impressão que a força eletromagnética é de curto alcance, pois tendemos a comparar as distâncias com as que estamos acostumados. Por fim, Campos magnéticos e Elétricos(força eletromagneticas) são de longo alcance, pois assim como a gravidade depende da distância da fonte pela mesma lei (lei do inverso do quadrado da distância). Classicamente, eletromagnetismo e gravidade são bem parecidos. Seria interessante um video futuro sobre ferromagnetismo ou sobre as semelhanças entre gravidade e eletromagnetismo. Abraços para você e para pingo.
Sobre não existir cima e baixo no espaço eu sempre lembro de filmes e séries espaciais, tipo STAR TREK e STAR WARS em que as naves que encontram umas as outras no espaço estão sempre alinhadas com suas partes de cima e partes de baixo pros mesmos lados. Quanto essas naves, terráqueas ou não, já tendo estado algum dia perto do nosso planeta ou não, a parte de cima delas está sempre alinhada com o que nós decidimos que seria o norte na Terra.
Bicho, seu vídeos são bons demais! é um jeito confortável de assimilar ciência que desconheço com um linguajar acessível e direto!! E plz come to BH!! o//
Muito show seu vídeo. Parabéns pelo conteúdo sério em meio a tantas bobagens que vemos aqui no youtube. Existe um paradoxo incrível e complicado de entender que acredito que vc ia arrasar explicando: paradoxo de Olbers. Fica minha dica. Tudo de bom pra ti!
Exatamente isso é tudo holograma um reflexo lá em cima na atmosfera da terra , só existe a terra e os astros acima não são planetas como falam nos livros das escolas tudo isso foi invenção do sistema de uma elite mundial pra manter as pessoas ignorantes quanto a esta criação única em toda criação material. Agora os alienígenas estão aqui nos manipulando enquanto a pseudociência fica falando de planetas e possível vida nesses planetas fake os alienígena 👽 são os criadores desta Matrix que se chama terra . Esses alienígena 👽 conhecidos como extraterrestres são os verdadeiros deuses e não aqueles anjos de asas pois tudo isso foi uma camuflagem pra que as pessoas não percebessem que se tratasse de anjos.
Davi, me corrija se eu estiver errado, mas no 5:20 onde você exemplifica a atuação a força da gravidade sobre a bucha e o porta-canetas e diz que essa força é igual em ambos os corpos, por isso delas caírem ao mesmo tempo no chão, você no caso está desprezando a atmosfera do planeta, certo? No caso de levar em consideração a atmosfera, tecnicamente, o porta-canetas chega primeiro ao chão em vez da bucha, certo?
Bem provável que sim. Por causa da atmosfera, diferentes materiais, e diferentes formas geométricas, acabam sofrendo diferentes acelerações, só que se você retirar a atmosfera, a aceleração gerada nos objetos devido a gravidade deverá ser a mesma para ambos. Edição: apenas uma correção de acentuação.
Uma ótima forma de fazer esse experimento é em jogos de guerra espacial, tipo Starconflict, se você girar a nave as vezes você fica confuso de onde estavam as coisas após o giro, se estavam encima ou embaixo.
Hauahuahauahauhauahauhauahauhuahauahauuauauaua Foi o vídeo mais engraçado que vi na semana. Na tentativa de mostrando os dois caindo ao mesmo tempo e não dando pra ver nada...
Boa primata! Mais vídeos sobre quântica! Legal o vídeo, sempre pensei nisso quando as pessoas falam que não tem gravidade no espaço. Queria saber o que vc usa para gravar seus vídeos. O áudio eu acho muito bom.
Daria um ótimo video! Mas em geral se aproveitam da conservação do momento linear. Resumindo bastante se estais em uma nave de 101 Kg e jogares 1 Kg em uma direção a 100 Km/h os 100 Kg restantes vão viajar a 1 Km/h na direção contraria.
A minha nutricionista disse que preciso me movimentar para vencer o sedentarismo, posso dizer pra ela que em relação á varios referenciais do universo eu estou em movimento?
+Primata Falante Fala, Davi! Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade! Eu queria de fazer uma pergunta sobre esse tema, que talvez renda um vídeo. Como sabemos, a gravidade também afeta a percepção de passagem de tempo. Isso ficou bem popularizado no filme Interestelar, na cena em que astronautas descem no planeta Miller, que orbitava um buraco negro. Na superfície do planeta, 1 hora equivale a 7 anos aqui na Terra. Ou seja: 7 anos x 365 dias x 24h = 61320. Isso quer dizer que a gravidade exercida pelo buraco negro no planeta Miller teria que ser 61320 vezes maior que a nossa, assumindo que a gravidade dilata o tempo de forma linear? Fiquei intrigado pra saber se seria possível haver uma dilatação temporal dessa magnitude, provocada por um campo gravitacional tão intenso, sem que isso provocasse efeitos como disrupção do planeta por maré gravitacional. Ou ainda, sem que o gradiente gravitacional provocasse espaguetificação da maioria das coisas que chegassem tão perto do buraco negro... Entendo que o filme usa de licença poética, claro. Não quero desqualificar a obra. Só que, como não faço ideia dos cálculos e grandezas envolvidos, gostaria mesmo de saber quão possível seria o cenário que se passa no filme. Obrigado, um abraço e novamente parabéns!
Quando se fala espaço eu imagino um espaço fora de qualquer matéria. No caso, uma parte do espaço fora de qualquer influencia de um sistema solar, poeira estalar e etc.
A gravidade é uma ilusão. Se um corpo segue em linha reta e há um outro corpo massivamente pesado que dobre o espaço-tempo, esse corpo pequeno simplesmente acompanha a curvatura dessa dobra causada pelo corpo maior. Isso que chamamos de gravidade. Não é isso?
Isso ai! Mas pq vc chama isso de ilusão? A gravidade não é uma ilusão, mas sim o que você descreveu. A gravidade é a própria curvatura no espaço-tempo.
Bom trabalho tentando manter uma regularidade na produção de vídeos! Te desejo toda a sorte com isso. Esse argumento de que a existência de gravidade efetiva depende do referencial é semelhante à discussão força centrípeta/centrífuga, que depende debse seu referencial é estático ou também sofre acelerações?
Sou quase 100% ignorante em física, mas queria muito que alguém da área refutasse em linguagem simples essas 6 hipóteses que tentei elaborar. Base: se matéria e energia escuras são fluidos, um com mais densidade que outro, conclui-se: 1. As energias e matérias escuras, com os nomes conceituais inexatos, são a MESMA substância, que interage apenas gravitacionalmente -- logo, concentra-se onde há mais massa-energia (nas galáxias) e perde densidade entre os "fossos" gravitacionais; 2. As galáxias mais antigas têm mais matéria escura porque por mais tempo atraíram gravitacionalmente essa MESMA substância disposta no universo; 3. Havia uma energia escura primordial no início do universo, de densidade total mais ou menos bem distribuída, antes da formação dos grandes objetos. 4. A origem dessa "energia" escura primordial é o encontro de igual matéria e antimatéria no universo primordial. Dito de outro modo: OCORREU O ANIQUILAMENTO DE MATÉRIA E ANTIMATÉRIA NO COMEÇO DO UNIVERSO. A pergunta não é "por que não ocorreu". mas "o que aconteceu depois de ocorrer". 5. A flutuação quântica nesse aniquilamento produziu os 3% de matéria bariônica do universo. Algo mais arriscado, considere-se separadamente: 6. as partículas são espaço concentrado, condensado. Logo, não curvam o espaço, mas são o próprio espaço curvado, concentrado, condensado -- são formas de espaço. Isso explica porque a gravidade de exoplanetas não é tão diferente do que o da Terra, apesar de proporções diferentes.
olá primata, sempre quis saber qual é a gravidade no centro da Terra, mais especificamente, se houvesse um oco bem no núcleo da Terra e bem centralizado, ignorando qualquer interferência que este oco tenha na gravidade e ignorando a pressão, o que ocorreria com uma pedacinho de matéria bem nesse centro da Terra, se ele lá aparecesse espontaneamente já alinhado com as velocidades e referenciais da Terra, mas sem nenhum embalo como quando se empurra um corpo a partir da superfície da Terra, esse corpo flutuaria?
Então, se eu estiver com um helicóptero, que está parado no ar em relação à Terra, e eu estiver de fora do helicóptero preso a ele apenas por uma corda. Provavelmente eu estarei abaixo do helicóptero com a corda totalmente esticada em direção ao solo. Porém se eu estou do lado de fora de uma nave espacial fora da terra, também parada em relação a ela, preso por uma corda ou cabo, o efeito será o mesmo ou estarei em um estado de flutuação como ocorre em baixo dágua, onde a corda ou cabo não seria imediatamente esticado em direção à terra? Ou seja , minha dúvida é, o efeito de "cair" não é causado pela baixa densidade da atmosfera e também pela pressão que ela exerce em nós para baixo? Edit: Digo, além da própria gravidade, é claro
Se eu entendi sua pergunta... A diferença do helicóptero e a nave, é que a nave está "caindo", enquanto o helicóptero está em repouso em relação a terra e lutando contra a gravidade para se manter parado Nave está sedendo e caindo, helicóptero está lutando contra
A densidade do ar influencia muito pouco, pode ser desconsiderada como efeito para fins de explicação. A principal diferença entre os dois casos que você citou, é que o caso do helicóptero se trata de voo, e a nave se trata de órbita, que é diferente de voar. Fora dos filmes de ficção científica, naves por via de regra sempre estarão orbitando utilizando inércia para orbitar corpos celestes sem gastar grandes quantias de energia. E orbitar é basicamente cair, porém é uma queda infinita já que a velocidade horizontal permite que você caia sem perder altitude. Por conta do arrasto causado pela atmosfera, órbitas por inércia só são possíveis onde não existe atmosfera. Caso sua nave não tenha velocidade horizontal suficiente para orbitar, ela vai simplesmente cair, como qualquer pedra cairia, logo, uma pessoa amarrada a uma nave por uma corda, esteja ela orbitando ou apenas caindo, nunca vai esticar a corda, e sim "flutuar" perto da nave por estar, ou orbitando junto com ela por inércia, ou caindo junto com ela por falta de inércia. O único jeito de vc sentir a gravidade esticar a corda em uma nave é se esta estiver com os motores acionados e usando-os para vencer a gravidade e aí sim, como o helicóptero, voar. Aí sim você não vai flutuar e sim cair. Além de se queimar todo por causa dos motores da nave que naturalmente seriam foguetes.
Como a gravidade é uma força que diminui com o quadrado da distância, mesmo que ocupando muitas casas decimais depois do zero, ela ainda está lá, em teoria. Parafraseando o mestre Carl Sagan: a gravidade que o amiguinho do seu lado exerce sobre você é maior que a gravidade que Júpiter está exercendo no momento.
Bom dia primata no minuto 2:13 do vídeo vc diz que "somos atraídos pro centro do sol" . Porque não caímos la de fato ou seja continuamos a orbitar sem colidir com o sol, ou mesmo por que não somos lançados pra fora da orbita , ficamos rodando quase que no mesmo lugar. Poderia me explicar isso? seria um ótimo vídeo ( não intendo nada de física e to achando seus vídeos muito legais parabéns pelo trabalho)
então quer dizer que a terra ta "indo pra cima" o tempo todo? tipo, nos empurrando pro chão com a quebra da inercia dela? tipo, nos mantem no chão acelerando pra "cima"
[1] O que causa a deformação do E-T é a massa (não o volume), ou seja: se o Sol tivesse o volume da Terra, mas contendo a mesma massa do Sol, as orbitas do Sistema Solar seriam idênticas. [2] QUALQUER objeto com massa distorce o E-T... "apenas" ocorre que, quanto mais massa tiver, maior será a distorção. Não existe limite mínimo (ou seria o limite mínimo para um objeto ter massa).
Achei interessante sobre o mapa mundi ser uma questão política. Mas faria sentido também pelo ponto de vista magnetismo norte e sul. Isso nao teve relevância?
Davi, se vc n sente os efeitos da gravidade quando estamos em orbita em volta da terra, o que aconteceria com humanos q estivessem dentro de uma nave que esta viajando da terra para marte? Eles sentiriam ou n algum efeito da gravidade?
Quando estamos quase descendo uma ladeira em um veículo, sentimos um frio na barriga. Esse frio na barriga se deve a transição da aceleração para a aceleração gravitacional?
Na vdd é a inércia, os líquidos dentro do seu trati digestivo estão ibdo na msm direção q vc e seu carro qnd vc sobe, qnd vc desce eles continuam indo p cima, mas vc q é sólido n sente tnt isso mt menos o carro
não existe gravidade no espaço, pq a gravidade é o espaço... um pouquinho distorcido ali um pouco mais lá, mas ainda é so espaço, então "a gravidade não existe no espaço: tecnicamente esta errado e tecnicamente esta certo"
Fala mais sobre essa questão dos países nos mapas! Teria alguma relação com a direção do campo magnético ? Ow è totalmente política msm ? Valeu mano ! Obrigado
Pergunta estapafúrdia: será que existe um ponto no universo onde o somatório de forças das atrações gravitacionais de todos os corpos celestes soma zero?
"Existe literalmente tudo no espaço, Morty"
best ep ever.
Cara, vc não tem noção do qual é o tamanho que seu trabalho surte, principalmente em uma realidade em que o obscurantismo e o anticiencia prevalece, seu trabalho é um saída desse labirinto de louco. Parabéns e siga em frente.
Assino embaixo.
roubou minhas palavras
Sim, as ondas quânticas cerebrais dele pemeiam o espaco-tempo e ao ver o vidiu vc interage batante com elas, elas são muito positivas.. vc pode sentir a força..
"Não tem gravidade no espaço". Gente, olha a gravidade dessa afirmação.
Ba dum tss
Boa.
"Existe gravidade no ESPAÇO?"
-Teoricamente sim e teoricamente não.
me lembrei dos tps
Mas é mais provável que teoricamente talvez
"Olá, Primatas! Vamos comer salgadinho!"
I just can't get over it
Olá, italianos! Vamos comer macarronada!
Ah! Di Vasca, come stai mio fraterno?!
muito bom Davi, gostei de ver que já está melhor ao ponto de gravar videos novamente... tudo de bom para vc! e que vc esteja 100% o mais rápido possível!!!
Como eu gosto de ouvir esse seu
"vão conversá um cadim?"
Tudo de bom aí, Davi!
Concordo. :)
Aqui em Minas se coloca "im" em tudo que é palavra. Alguns até falam "cadiquim".
@@nemocogito6890, conheço o jeitinho mineiro porque fui criada por um mineiro (vô) de coração que só faltava brigar se não tivesse "corvinha com angu" nas refeições...
Por favor faz um vídeo da semelhança do mundo macroscópico com o micro, por exemplo a Força Gravitacional entre dois corpos celestes e a própria Lei de Coulomb que é bastante parecida para atração de partículas como elétrons, prótons, quarks, leptons etc...
Parabens pela explanação quanto mais canais da divulgação cientifica existirem melhor para o país e para o mundo.
Putz! Como é bom ter seus vídeos de volta nas notificações. Ótimo vídeo!
Você é muito bom!
Cara seu canal é sensacional demais. Suas explicações são super didáticas
Bora a 2k galera. Parabéns Davi por compartilhar conhecimento.
Um prazer receber Você Aqui em BH!
Cara seu trabalho é realmente fantastico parabens e força pra seguir nessa sua luta diaria e trazer sempre video otimos como este
Bom video, Davi. Continue postando mais vídeos! Só uma observação sobre sua fala.
A força eletromagnética é um tipo de força de longo alcance!
Se assim não fosse o campo magnético da terra não seria perceptível ''longe'' da fonte (núcleo da terra). Um outro exemplo notório são os próprios relâmpagos que nada mais são do que movimento de cargas provocado pela força eletromagnética.
No seu exemplo sobre ímãs você deve levar em consideração que a causa do magnetismo permanente é a configuração atômica dos materiais e portanto o comprimento característico do sistema é comparável com o tamanho dos espaçamentos atômicos. Isso nos leva a conclusão que distâncias ''pequenas'' para um ser humano como 3 cm é muito grande para esse sistema, dessa maneira a força magnética não consegue manter preso uma moeda, por exemplo, a essa distância. Esse exemplo pode nos levar a impressão que a força eletromagnética é de curto alcance, pois tendemos a comparar as distâncias com as que estamos acostumados.
Por fim, Campos magnéticos e Elétricos(força eletromagneticas) são de longo alcance, pois assim como a gravidade depende da distância da fonte pela mesma lei (lei do inverso do quadrado da distância). Classicamente, eletromagnetismo e gravidade são bem parecidos.
Seria interessante um video futuro sobre ferromagnetismo ou sobre as semelhanças entre gravidade e eletromagnetismo.
Abraços para você e para pingo.
Sobre não existir cima e baixo no espaço eu sempre lembro de filmes e séries espaciais, tipo STAR TREK e STAR WARS em que as naves que encontram umas as outras no espaço estão sempre alinhadas com suas partes de cima e partes de baixo pros mesmos lados. Quanto essas naves, terráqueas ou não, já tendo estado algum dia perto do nosso planeta ou não, a parte de cima delas está sempre alinhada com o que nós decidimos que seria o norte na Terra.
Mais um grande vídeo Primatão!
Amo esse canal ....
Vi, assisti.... Essa eh umas das leis de newton....
video muito brabo
posta sempre Davi.... com ou sem edição... e sobre o assunto que tu achar legal... Força (de longo alcance brother).... Grande abraço
Ótima aula mano, obrigado.
Finalmente soltou vídeo conterrâneo!
Muito bom, siga em frente!
Boa!
obrigado por compartilhar.
meu pai acaba de se apaixonar pelo seu canal. obrigada por me proporcionar isso.
*Show, Davi! Parabéns!*
Realmente. Como aprendemos nas aulas .
obrigada pelo trabalho sensacional
conteúdo de altíssimo nível
Grande Primata. Ótimos seus vídeos sem edição, mas com gravidade hehe
Bicho, seu vídeos são bons demais! é um jeito confortável de assimilar ciência que desconheço com um linguajar acessível e direto!!
E plz come to BH!! o//
Bom trabalho!
Muito show seu vídeo. Parabéns pelo conteúdo sério em meio a tantas bobagens que vemos aqui no youtube. Existe um paradoxo incrível e complicado de entender que acredito que vc ia arrasar explicando: paradoxo de Olbers. Fica minha dica. Tudo de bom pra ti!
"Não existe gravidade no espaço"...
Como se a Terra não estivesse no espaço... como se os outros astros não estivessem no espaço...
Exatamente isso é tudo holograma um reflexo lá em cima na atmosfera da terra , só existe a terra e os astros acima não são planetas como falam nos livros das escolas tudo isso foi invenção do sistema de uma elite mundial pra manter as pessoas ignorantes quanto a esta criação única em toda criação material. Agora os alienígenas estão aqui nos manipulando enquanto a pseudociência fica falando de planetas e possível vida nesses planetas fake os alienígena 👽 são os criadores desta Matrix que se chama terra . Esses alienígena 👽 conhecidos como extraterrestres são os verdadeiros deuses e não aqueles anjos de asas pois tudo isso foi uma camuflagem pra que as pessoas não percebessem que se tratasse de anjos.
Obrigado!
Continue com a série da mecânica quântica!! Te amo irmão!
O que eu já ouvi e já repetir é que a gravidade não é uma força, mas a deformação do tempo e espaço provocado pela matéria.
Puta que saudade desse canalzinho.
Davi, me corrija se eu estiver errado, mas no 5:20 onde você exemplifica a atuação a força da gravidade sobre a bucha e o porta-canetas e diz que essa força é igual em ambos os corpos, por isso delas caírem ao mesmo tempo no chão, você no caso está desprezando a atmosfera do planeta, certo? No caso de levar em consideração a atmosfera, tecnicamente, o porta-canetas chega primeiro ao chão em vez da bucha, certo?
Bem provável que sim. Por causa da atmosfera, diferentes materiais, e diferentes formas geométricas, acabam sofrendo diferentes acelerações, só que se você retirar a atmosfera, a aceleração gerada nos objetos devido a gravidade deverá ser a mesma para ambos.
Edição: apenas uma correção de acentuação.
Coloca um livro e um papel em cima, os dois cairam juntos
Sensacional!!
Uma ótima forma de fazer esse experimento é em jogos de guerra espacial, tipo Starconflict, se você girar a nave as vezes você fica confuso de onde estavam as coisas após o giro, se estavam encima ou embaixo.
Hauahuahauahauhauahauhauahauhuahauahauuauauaua
Foi o vídeo mais engraçado que vi na semana. Na tentativa de mostrando os dois caindo ao mesmo tempo e não dando pra ver nada...
Incrível 💚
Boa primata! Mais vídeos sobre quântica!
Legal o vídeo, sempre pensei nisso quando as pessoas falam que não tem gravidade no espaço.
Queria saber o que vc usa para gravar seus vídeos. O áudio eu acho muito bom.
MDS *-* mais vídeo.... incrível
coloquei na velocidade mais, e parecia que o Davi falando estava bêbado kkk, brincadeiras a parte, o video é sensacional
Estou gostando da proposta. Assisto seis vídeos buscando conhecimento básico da sua área, sem pretensão de exercer. Tá indo bem, não pare.
AEEEE sdds dos vídeo dos bão
Massa
3:45 nave espacial particular 😅
Cara, poderia fazer um vídeo explicando como uma nave faz curva se não tem atrito e o espaço é vácuo?
Daria um ótimo video! Mas em geral se aproveitam da conservação do momento linear. Resumindo bastante se estais em uma nave de 101 Kg e jogares 1 Kg em uma direção a 100 Km/h os 100 Kg restantes vão viajar a 1 Km/h na direção contraria.
Usando pequenos jatos.
3 lei de newton. Ação e reação
A minha nutricionista disse que preciso me movimentar para vencer o sedentarismo, posso dizer pra ela que em relação á varios referenciais do universo eu estou em movimento?
Vc tá correndo a milhões de metros por segundo ao redor do buraco negro no centro da nossa galáxia...
Precisa se exercitar n
Amei
Bem vindo de volta pai
Não q vc seja meu pai, mas é MT bom ter vc de volta postando vídeos
fato interessante, na iss eles definem onde é "pra cima" para não ficarem mal com a orientação espacial, todos eles "andam" com o mesmo chão kk
Sim, mas se nos afastarmos o suficiente fora do sistema solar ou de qualquer região de influencia.???
+Primata Falante Fala, Davi! Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade! Eu queria de fazer uma pergunta sobre esse tema, que talvez renda um vídeo. Como sabemos, a gravidade também afeta a percepção de passagem de tempo. Isso ficou bem popularizado no filme Interestelar, na cena em que astronautas descem no planeta Miller, que orbitava um buraco negro. Na superfície do planeta, 1 hora equivale a 7 anos aqui na Terra. Ou seja: 7 anos x 365 dias x 24h = 61320. Isso quer dizer que a gravidade exercida pelo buraco negro no planeta Miller teria que ser 61320 vezes maior que a nossa, assumindo que a gravidade dilata o tempo de forma linear? Fiquei intrigado pra saber se seria possível haver uma dilatação temporal dessa magnitude, provocada por um campo gravitacional tão intenso, sem que isso provocasse efeitos como disrupção do planeta por maré gravitacional. Ou ainda, sem que o gradiente gravitacional provocasse espaguetificação da maioria das coisas que chegassem tão perto do buraco negro...
Entendo que o filme usa de licença poética, claro. Não quero desqualificar a obra. Só que, como não faço ideia dos cálculos e grandezas envolvidos, gostaria mesmo de saber quão possível seria o cenário que se passa no filme. Obrigado, um abraço e novamente parabéns!
Apesar da distancia enorme entre a nossa galáxia e a Andrômeda, ainda existe gravidade entre elas, pois estão se atraindo.
Comunicadores científicos são heróis!!
Quando se fala espaço eu imagino um espaço fora de qualquer matéria. No caso, uma parte do espaço fora de qualquer influencia de um sistema solar, poeira estalar e etc.
A gravidade é uma ilusão. Se um corpo segue em linha reta e há um outro corpo massivamente pesado que dobre o espaço-tempo, esse corpo pequeno simplesmente acompanha a curvatura dessa dobra causada pelo corpo maior. Isso que chamamos de gravidade. Não é isso?
Isso ai! Mas pq vc chama isso de ilusão? A gravidade não é uma ilusão, mas sim o que você descreveu. A gravidade é a própria curvatura no espaço-tempo.
@@marcoscezar1169 pois é, pois é...🕵️😀😀😀😀👍
gravidade e uma força fundamental não ilusão
@@franciscovieira5660 do nosso ponto de vista sim.
@@edsonmotta500 mas continua existindo nós Descobrimos ela só isso
O que você vai fazer em Belo Horizonte?
coloquei em 0,25 e tive a experiência de ver um Davi Semi bêbado! Brincando com um elástico e um copo furado kkkk
Mas se há força gravitacional no espaço de diversos corpos celestes, o que define qual deles irá "vencer" e atrair a nave pro seu campo gravitacional?
Bom trabalho tentando manter uma regularidade na produção de vídeos! Te desejo toda a sorte com isso.
Esse argumento de que a existência de gravidade efetiva depende do referencial é semelhante à discussão força centrípeta/centrífuga, que depende debse seu referencial é estático ou também sofre acelerações?
que tal falar sobre termodinamica quantica?
Os vídeos sem edição são ps melhores
Ficou engraçado em câmera lenta. E ainda não vi quase nada, mais eu saquei o experimento. Kkkk
Ri demais vendo vc falar em camera lenta. O Davi bêbado!
Verdade
Eu quase tive a chance de te ver no Choop com ciência
Você tinha combinado uma propaganda na hora de soltar o cestinho? 😂 Essas coisas só acontecem comigo.
Sou quase 100% ignorante em física, mas queria muito que alguém da área refutasse em linguagem simples essas 6 hipóteses que tentei elaborar.
Base: se matéria e energia escuras são fluidos, um com mais densidade que outro, conclui-se:
1. As energias e matérias escuras, com os nomes conceituais inexatos, são a MESMA substância, que interage apenas gravitacionalmente -- logo, concentra-se onde há mais massa-energia (nas galáxias) e perde densidade entre os "fossos" gravitacionais;
2. As galáxias mais antigas têm mais matéria escura porque por mais tempo atraíram gravitacionalmente essa MESMA substância disposta no universo;
3. Havia uma energia escura primordial no início do universo, de densidade total mais ou menos bem distribuída, antes da formação dos grandes objetos.
4. A origem dessa "energia" escura primordial é o encontro de igual matéria e antimatéria no universo primordial. Dito de outro modo: OCORREU O ANIQUILAMENTO DE MATÉRIA E ANTIMATÉRIA NO COMEÇO DO UNIVERSO. A pergunta não é "por que não ocorreu". mas "o que aconteceu depois de ocorrer".
5. A flutuação quântica nesse aniquilamento produziu os 3% de matéria bariônica do universo.
Algo mais arriscado, considere-se separadamente:
6. as partículas são espaço concentrado, condensado. Logo, não curvam o espaço, mas são o próprio espaço curvado, concentrado, condensado -- são formas de espaço. Isso explica porque a gravidade de exoplanetas não é tão diferente do que o da Terra, apesar de proporções diferentes.
olá primata, sempre quis saber qual é a gravidade no centro da Terra, mais especificamente, se houvesse um oco bem no núcleo da Terra e bem centralizado, ignorando qualquer interferência que este oco tenha na gravidade e ignorando a pressão, o que ocorreria com uma pedacinho de matéria bem nesse centro da Terra, se ele lá aparecesse espontaneamente já alinhado com as velocidades e referenciais da Terra, mas sem nenhum embalo como quando se empurra um corpo a partir da superfície da Terra, esse corpo flutuaria?
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Gostei do nome do quadro...
Então, se eu estiver com um helicóptero, que está parado no ar em relação à Terra, e eu estiver de fora do helicóptero preso a ele apenas por uma corda. Provavelmente eu estarei abaixo do helicóptero com a corda totalmente esticada em direção ao solo. Porém se eu estou do lado de fora de uma nave espacial fora da terra, também parada em relação a ela, preso por uma corda ou cabo, o efeito será o mesmo ou estarei em um estado de flutuação como ocorre em baixo dágua, onde a corda ou cabo não seria imediatamente esticado em direção à terra?
Ou seja , minha dúvida é, o efeito de "cair" não é causado pela baixa densidade da atmosfera e também pela pressão que ela exerce em nós para baixo?
Edit: Digo, além da própria gravidade, é claro
Se eu entendi sua pergunta...
A diferença do helicóptero e a nave, é que a nave está "caindo", enquanto o helicóptero está em repouso em relação a terra e lutando contra a gravidade para se manter parado
Nave está sedendo e caindo, helicóptero está lutando contra
A densidade do ar influencia muito pouco, pode ser desconsiderada como efeito para fins de explicação.
A principal diferença entre os dois casos que você citou, é que o caso do helicóptero se trata de voo, e a nave se trata de órbita, que é diferente de voar.
Fora dos filmes de ficção científica, naves por via de regra sempre estarão orbitando utilizando inércia para orbitar corpos celestes sem gastar grandes quantias de energia. E orbitar é basicamente cair, porém é uma queda infinita já que a velocidade horizontal permite que você caia sem perder altitude. Por conta do arrasto causado pela atmosfera, órbitas por inércia só são possíveis onde não existe atmosfera.
Caso sua nave não tenha velocidade horizontal suficiente para orbitar, ela vai simplesmente cair, como qualquer pedra cairia, logo, uma pessoa amarrada a uma nave por uma corda, esteja ela orbitando ou apenas caindo, nunca vai esticar a corda, e sim "flutuar" perto da nave por estar, ou orbitando junto com ela por inércia, ou caindo junto com ela por falta de inércia.
O único jeito de vc sentir a gravidade esticar a corda em uma nave é se esta estiver com os motores acionados e usando-os para vencer a gravidade e aí sim, como o helicóptero, voar. Aí sim você não vai flutuar e sim cair. Além de se queimar todo por causa dos motores da nave que naturalmente seriam foguetes.
@@dias2264 tentei responder, mas depois de ver como você explicou, fiquei até com vontade de apagar meu comentário...
Hauhauajaihaua
Obrigado pelas respostas amigos
@@memoriasdonessker6765 Que nada man, é que eu tava com tempo pra pensar e digitar, aí deu pra elaborar mais kkkk
Como a gravidade é uma força que diminui com o quadrado da distância, mesmo que ocupando muitas casas decimais depois do zero, ela ainda está lá, em teoria. Parafraseando o mestre Carl Sagan: a gravidade que o amiguinho do seu lado exerce sobre você é maior que a gravidade que Júpiter está exercendo no momento.
A pergunta e qual a distancia que a gravidade pode atuar?
Bom dia primata no minuto 2:13 do vídeo vc diz que "somos atraídos pro centro do sol" . Porque não caímos la de fato ou seja continuamos a orbitar sem colidir com o sol, ou mesmo por que não somos lançados pra fora da orbita , ficamos rodando quase que no mesmo lugar. Poderia me explicar isso? seria um ótimo vídeo ( não intendo nada de física e to achando seus vídeos muito legais parabéns pelo trabalho)
então quer dizer que a terra ta "indo pra cima" o tempo todo? tipo, nos empurrando pro chão com a quebra da inercia dela? tipo, nos mantem no chão acelerando pra "cima"
Qual é o tamanho necessário para criar uma deformação no espaço-tempo?
[1] O que causa a deformação do E-T é a massa (não o volume), ou seja: se o Sol tivesse o volume da Terra, mas contendo a mesma massa do Sol, as orbitas do Sistema Solar seriam idênticas. [2] QUALQUER objeto com massa distorce o E-T... "apenas" ocorre que, quanto mais massa tiver, maior será a distorção. Não existe limite mínimo (ou seria o limite mínimo para um objeto ter massa).
Afinal de contas, voar é simplesmente cair e errar.
Achei interessante sobre o mapa mundi ser uma questão política. Mas faria sentido também pelo ponto de vista magnetismo norte e sul. Isso nao teve relevância?
Perdi a chance de tirar print do seu vídeo em 666 views, eu cliquei nele tão rápido que quase não percebi.
Qual a 4. Dimensão?
No espaço cada planeta Estrela Buraco negro. Tem força gravitacional diferente na ISS tem micro gravidade
Fala sobre pressurização!
Davi, se vc n sente os efeitos da gravidade quando estamos em orbita em volta da terra, o que aconteceria com humanos q estivessem dentro de uma nave que esta viajando da terra para marte? Eles sentiriam ou n algum efeito da gravidade?
A Estação Espacial em volta da Terra, que tá em volta do Sol e que tá em volta do Sargitarius A. É muita gravidade.
Tenho uma pergunta então a velocidade de um corpo que se mantém linear pode ser muito maior se ele não tiver influências gravitacionais?
Quando estamos quase descendo uma ladeira em um veículo, sentimos um frio na barriga.
Esse frio na barriga se deve a transição da aceleração para a aceleração gravitacional?
Na vdd é a inércia, os líquidos dentro do seu trati digestivo estão ibdo na msm direção q vc e seu carro qnd vc sobe, qnd vc desce eles continuam indo p cima, mas vc q é sólido n sente tnt isso mt menos o carro
Em qual bairro de BH vc vai ficar?
Tanto que se reduzirmos a nossa aceleração em relação ao sol, cairemos em direção a ele.
não existe gravidade no espaço, pq a gravidade é o espaço... um pouquinho distorcido ali um pouco mais lá, mas ainda é so espaço, então "a gravidade não existe no espaço: tecnicamente esta errado e tecnicamente esta certo"
Shwordinger gostou de sua análise
Ótimo vídeo! Coloquei e câmera lenta e você ficou bêbado rss
Primata me lembrou o JOÃO KLEBER no final do vídeo kkkkkkkkkk
Fala mais sobre essa questão dos países nos mapas! Teria alguma relação com a direção do campo magnético ? Ow è totalmente política msm ? Valeu mano ! Obrigado
Pergunta estapafúrdia: será que existe um ponto no universo onde o somatório de forças das atrações gravitacionais de todos os corpos celestes soma zero?