Dessa história a maior vítima (talvez única) foi o Ezequiel. Me doeu ver que Bentinho o desprezou e até desejou a morte do menino inocente, independente de ser filho de sangue dele ou não a atitude de Bentinho foi ridiculamente infantil, como o própio Bentinho se mostra durante a história inteira né. IMATURO e surtado.
Concordo, contudo Machado fez mais uma crítica aos pensamentos podres que temos sendo seres humanos que ocultam seus piores lados - É claro que ele deu uma exagerada, afinal puta que pariu (Desculpe o palavreado) cara doente dando cafeína pro guri naquela idade em vez de nescau kkk.
Oi meninas, eu sou mestre em literatura brasileira e na verdade não há nenhum argumento literário que comprove a traição, enquanto há provas suficientes da insanidade mental do narrador bento Santiago, que na verdade era mais dissimulado e persuasivo do que ela. A Capitu é uma personagem sem voz, o próprio Machado afirmou isso, que sua maior protagonista feminina na verdade foi descrita por um homem ciumento e que ninguém jamais conhecerá a verdadeira Capitu. Machado na verdade não se encaixava nem no Romantismo, nem no Realismo, essas são apenas classificações equivocadas que somos obrigados a memorizar na escola. E a Capitu, como a maioria das personagens femininas machadianas, era muito a frente de seu tempo e por isso não agia segundo as convenções da época. Nunca saberemos se houve, de fato, traição, mas há muitos argumentos no próprio romance a favor de Capitu e contra Bento Santiago (lembrando que a mãe de Bento Santiago era uma beata que acreditava cegamente no filho, portanto não é uma testemunha confiável). Por fim, Machado não fazia citações a toa, toda obra dele é repleta de citações e intertextualidade. A citação a Othelo deixa claro que Bento Santiago estava cego pelo monstro verde do ciúmes. Adorei ver a Ju se virando pra inventar argumentos contra e a Nati mandou muito bem na defesa. Tragam mais julgamentos de personagens literários. Beijos 😘😘
Mesmo achando que ela não traiu Bentinho tem uma passagem que ele está chegando em casa a noite e dá de cara com Escobar saindo de sua casa. Apesar deles serem amigos é meio estranho ele fazer uma visita tarde da noite.
Desculpe, mas sinto que você por ser mulher, tendeu a defender a Capitu. E acho que devemos ser justos ao dar nosso veredito. Elementos e situações "estranhas" foram apontados no livro contra a fidelidade da Capitu...e isso também tem que ser levado em conta. NA MINHA OPINIÃO, ELA TRAIU.
Como mestre em literatura seu argumento foi bastante superficial, machado de Assis não dá veredito e nem provas suficientes nem de traição e nem de insanidade mental, ele dá pistas sobre ambas, não mostra que Capitu de fato traiu e nem que não traiu, tanto pode ter traído como não pode ter traído, existem provas pra ambas as afirmações, Machado não quis dar o veredito pois o mesmo está na visão de mundo de cada um , sua opinião não é um veredito final pois Machado sendo um gênio quis dispersar justamente essa visão subjetiva de cada um.
Acho que a acusação foi meio rasa, alguns pontos deveriam ter sido mais explorados. Por exemplo, o problema do enterro não foi o fato da Capitu ter chorado, pelo contrário, foi a forma que ela olhou para o Escobar no caixão. Embora Bentinho fosse muito ciumento, ele realmente não maldava o relacionamento da Capitu com o amigo, pelo contrário, ele estimava tanto Escobar, que colocou o nome do amigo no filho e era só elogios para o mesmo. Até então não se incomodava com as imitações do filho (coisa que a Capitu já se incomodava bastante) e com as semelhanças. O amigo já tinha ido em sua casa duas vezes em sua ausência e ele nem sequer reclamou (coisa rara na época em questão, o que demonstrava 0 maldade da parte de Bentinho). Porém, o que foi decisivo foi a forma que ela fitou Escobar no caixão, com o mesmo olhar apaixonado que marcou Bentinho e que o fez batizá-lo com a expressão "olhos de ressaca". Foi como se uma venda tivesse sido arrancada e feito ele despertar para algo que nunca havia cogitado. E embora depois disso ele ainda tenha tentado justificar o que percebeu, buscando desculpas ou explicações para o acontecido, analisando a própria Sansha e comparando-a com Capitu, e por fim decidindo deixar pra lá, a semelhança física que Ezequiel tinha com Escobar, a qual crescia e aflorava com o tempo, tornou a traição para ele uma certeza. E não era apenas uma questão de imitação, o garoto era idêntico ao amigo. Anteriormente a Capitu se incomodou quando José Dias utilizou a expressão "Filho do homem", o que é bem estranho. E quando estava na Europa e correspondia-se com José Dias e o mesmo pediu fotos de Ezequiel, ela não enviou para ele. E por qual motivo não mandaria? Se não tivesse o que esconder ou temer, ela teria mandado a foto. E com a visita de Ezequiel para o pai, aos 17 anos, e com a descrição física do menino mostra-se que talvez ela não tivesse mandado porque de fato o garoto era a cópia do Escobar. Fora isso durante a história temos o afastamento da D.Glória com a Capitu (e elas eram muito amigas) e uma frieza da avó com o neto a medida em que ele crescia. E também outro ponto é o Ezequiel aos 17 anos e após o falecimento da mesma, dizer que a mãe era só elogios ao pai e dizia para ele que Bentinho era o homem mais puro da terra. Isso poderia ser uma forma de compensar o remorso que ela sentia. Enfim, acho que a acusação poderia ter sido mais caprichada.
Olha, moça, na minha visão, foste perfeita no que disseste. Não mudo uma vírgula. Além disso, a acusação ali falou que o relacionamento deles era "tóxico", o que não é verdade, até o momento da traição. É dito, claramente, que eles eram um casal feliz que estavam mandando ver no negócio, e fica claro isso, bota mandando ver nisso kkk para tentar ter um filho. É dito isso várias vezes. Porém, não conseguiam. Após o filho ter nascido, mandaram ver, várias vezes, de novo, para tentar um segundo, e nada. A relação só começou a ficar tóxica depois do Ezequiel já um pouco crescido, esse negócio da traição por esse motivo não condiz com a obra.
A capitu era inteligente demais pra cometer esse erro: "-Você já reparou que Ezequiel tem nos olhos uma expressão esquisita? perguntou-me Capitu. Só vi duas pessoas assim, um amigo de papai e o defunto Escobar." Ela mesma disse que o menino parecia com escobar, se fosse realmente filho de escobar.. ela não ia falar isso. Outra coisa é o escobar "shippar" ezequiel com a filha dele... Se ele tivesse traído o bentinho e com a possibilidade de o ezequiel ser filho dele, ele não ia oferecer pela questão dos dois serem meio-irmãos
@@jamilesilva3339É uma hipótese até que boa. Mas ninguém irá dar indícios da sua traição. Eles podem muito bem estarem "disfarçando" como se nada tivesse ocorrido mas ao mesmo tempo não podem.
Vamos lembrar que o Bentinho, além do ciúme excessivo, tinha alucinações constantes. E pra mim o ponto chave foi que pouco antes da morte do amigo o próprio Bentinho sentiu atração pela esposa do mesmo (capítulo "A mão de Sancha"). Pra mim, mais uma vez, o Bentinho espelhou na Capitu sua própria malícia.
CLARO VC É MULHER VAI SER SEMPRE PARCIAL.AGORA ME DIGA SE FOSSE O CONTRARIO O NARRADOR FOSSE CAPITU E O ACUSADO BENTINHO SEM DUVIDA QUE A MULHERADA EM MASSA JA DAVA O VEREDITO AVASSALADOR DE QUE ELE TRAIU OU SEJA OLHA O PRECONCEITO E O FEMINISMO AÍ.ME POUPE QUERIDA VAMOS SER MAIS IMPARCIAIS E IR PELA LÓGIACA DE QUE É UM TEXTO DE CUNHO REALISTA E NÃO ROMANTISTA OU SEJA NO REALISMO NÃO EXISTE A CERTEZA IDEALIZADORA DE MULHER IDEAL HOMEM IDEAL FAMILIA IDEAL MAS A POSSIBILIDADE DE EXPOSIÇÃO DO SER HUMANO MOSTRA-SE HUMANO EM TODOS AS INSTA^NCIAS DA VIDA VIDA NO QUE SE REFERE AO COMPORTAMENTO.
@@EvandrodeOliveiradoEspSanto cara relaxa. O livro deixa o leitor aberto a opiniões sem levar em consideração o sexo. Eu sou mulher e acho que no ponto de vista do bentinho, ela o traiu. Mas a verdade nunca saberemos pq o livro é contado pela verdade do bentinho, que pode ser ou não real. Sempre há a possibilidade dela o ter traído ou não. Eu por exemplo acho que não traiu, minha mãe acha que traiu, meu irmão acha que não traiu e minha amiga acha que traiu. Vc achar que a Capitu traiu ou não tem mais a ver com seu ponto de vista, da maneira como vc interpreta a história não com porra de gênero
É isso, o efeito extraordinário da obra é que quando foi lançada, a condenação de Capitu era praticamente unânime, mas na sociedade moderna, a que vivemos, acredita-se em sua inocência, não é majoritária e talvez ainda seja menor, mas isso já é um retrospecto favorável para população feminina. Para que você tenha uma ideia, se Bento quisesse se deitar com uma escrava, não cometeria adultério, com tudo se eu tivesse que dar minha opinião eu me basearia na personalidade de Capitu, e Escobar, no que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir algo que deseja: ela quis Bentinho e enganou, arquitetou plano, dissimulou e conseguiu casar-se, e ganhar uma ascensão social da qual muito se orgulhou, como se vê no capítulo:(de casada). Só que Bento não consegue dar a ela um filho, Capitu passa a sentir inveja da amiga, e lamenta não ter um filho, por outro lado, o perfil de Escobar era assim: meio garanhão, com aquele olhar "policial" já havia traído a esposa antes e logo que Bentinho se abre com ele vem a parte que os dois ,Escobar e Capitu ficam a sós na residência dela, após isso, "ela fita o mar" se distrai pensando no que aconteceu entre eles, e deixa Bentinho falando só, ele percebe e começa a desconfiar, daí ela revela que estava com Escobar "calculando" (lembre-se de que ela tem facilidade para dissimular) logo após vem o capitulo (um filho) onde MILAGROSAMENTE nasce Ezequiel. Então eu acho que ela seria capaz de fazer a mesma coisa para ter seu filho, dissimular enganar mentir. Em suma ela traiu Bentinho com Escobar!
Concordo que de acordo com a percepção do Bentinho ela o traiu, e é ele o personagem que narra a história. Mas através do subtexto, a gente pode notar que o modo de ser e ver de Bentinho afeta muito a nossa perspectiva da história, de forma que acho que não, justamente pelo fato de ele não ser um narrador confiável, não fica claro que ela o traiu, nem que Ezequiel é filho biológico de Escobar. Bentinho tinha uma admiração e afeto por Escobar que pode ter evoluído a uma transferência das qualidades que ele queria ter mas que Escobar tinha, o que ocasionou em ele ver o Escobar no filho. Mas acho que Capitu nunca foi apaixonada por Bentinho do jeito que ele era por ela, e ainda bem, porque não era saudável o jeito que ele gostava dela também. Ela viu a proposta de ir pra Europa como uma forma de poder se livrar deste ciumento.
Amei participar, muito obrigada pelo convite ❤ E Ju, eu jamais teria conseguido fazer esse papel da acusação não acreditando nisso haha, você arrasou! Parabéns pras duas, aliás, por todos os pontos levantados! Beijão!
Uma vez uma prof minha falou da relação dos "olhos de ressaca" de Capitu tem referência com a morte Escobar, que foi afogado no mar que estava em forte ressaca, uma vez que Escobar teve coragem de mergulhar em Capitu, uma mulher a frente do seu tempo e de personalidade forte, coisa que Bento, apesar de casado com ela não teve devido as suas inseguranças! achei esse argumento bom, mas ainda assim também acredito que Capitu não traiu Bentinho!
A nao ser que sua professora seja erudita ou especialista em Machado de Assis ela provavelmente tirou isso da cachola dela! Nao sabemos se Escobar era corajoso ( esta é a visao do Dom Casmurro sobre ele). Escobar pode ter sido um medroso e a gente nunca vai saber!
Galera, a Capitu traiu o Bentinho comigo. E foi muito gostoso. O cara já era neurótico e insuportável. Escobar, era um bom homem, mas frouxo. Foi eu, assumo. Mas reencarnei disposto a contar tudo. 😅
Ótimo vídeo! Muito boas argumentações, apresentação de fatos, tudo sensacional! Obrigado pela ajuda na construção da minha defesa pela Capitu, segunda-feira vou interpretar o advogado dela ksksk
De advogada para advogado: boa sorte! E nao se deixe intimidar pela acusação, eles podem ser bons, mas vc tem todos os fatos a seu favor haahah depois venha nos contar o resultado
Acabei de ler Dom Casmurro essa semana e estou dividido: 1. Lembro-me que antes de Escobar fazer aquela visita à Capitu que o Bentinho fica sabendo depois, o casal já vinha tentando sem sucesso ter filho. 2. No começo do livro também, quando Bentinho está no seminário, só de José Dias sugerir que Capitu estava de namoro com outros, Bentinho chega a ficar doente, isso mostra a natureza ciumenta do narrador.
1ーQuando Bentinho acusou Capitu de traição ela riu e debochou dele,e isso reforça a Idéia de traição 2-Escobar qria mt ter um filho,mas com sua legitima esposa ele tinha uma filha,como Bentinho e Capitu n conseguiam ter filhos,provavelmente ele interviu e fez um filho em Capitu,filho esse que com o passar do tempo ficou parecido com Escobar 3-Quando Escobar morreu,Capitu sofreu apaixonada por ele,assim como Sancha
Rele varias vezes e pra mim traiu.Os detalhes dos capitulos finais .E a aparência do Ezequiel.Bentinho tb falava das imitações.Ele nao negava isso.Ele tb se questionava se nao era uma ilusão uma fantasmagoria.E mesmo depois de anos quando ele rever Ezequiel ele ainda estaria tomado pelo ciumes?Os detalhes da semelhança nao deixa duvida.E antes do nascimento de Ezequiel ele nao tinha ciumes de Escobar .Com o tempo e observando a semelhança entre eles.
Eu só não entendo porque ela nunca se defendeu sabe? Já que perto do final ela percebe oq passa na mente de bentinho , pq ela nunca disse "CARA EU N TE TRAI" pq ao invés disso ela preferiu "fugir" a Europa?
Não é? Tipo ela foge do assunto ao invés de discutir e tentar esclarecer. Tá bom que o casal parece não ter nenhum diálogo (como fica claro, pois Bentinho era calado e interiorizava tudo) mas se você gostaria de salvar seu casamento você tentaria conversar. Ela meio que assina o que Bentinho suspeitava.
Acho que eh pq não adianta explicar para alguém que não está disposto a entender. Bentinho se mostrou convicto daquilo, dando a entender que nada mudaria, ela só poupou energias kkkk
Outra linha legal para seguir é outro livro da trilogia realista de Machado "Brás Cubas". Em Memórias Póstumas a personagem feminina Virgilha, casada com o político Lobo Neves, é amante de Brás Cubas amigo do político.
Na verdade não existe outra testemunha que prove a semelhança entre Ezequiel e Escobar, aí fica difícil em acreditar somente no Bentinho. A última pessoa que poderia confirmar era prima Justina, mas ela faleceu antes de confirmar, se tivesse confirmado ela já estava muito velha.
@@PedroHSC2010 quando o Ezequiel voltou para visitar o Bentinho sim, ele já estava hehe Porém, ele pediu, nas cartas, por diversas vezes, para Capitu enviar fotos do menino a ela e ela nunca enviou. O que pode ser sim um peso na consciência da mulher haha
Credo mano, pra traição não existe justificativa, na nossa sociedade é pra ser tão feio pro homem quanto pra mulher, no entanto, não existe justificação pra isso.
Socorro. Enquanto lia o livro encontrei diversos argumentos para alegar a inocência de Capitu, mas não encontrei quase nada que comprove sua traição KKK. Cai na equipe de acusação na minha sala e não sei o que fazer, mas vamo que vamo k.
Eu acho que Bentinho era impossibilitado de ter filhos, e Capitu traiu Bentinho para dar a ele o tão sonhado filho. Por outro lado, Bentinho era ciumento e neurótico, e o livro é do ponto de vista dele. Portanto, em alguns momentos acho que é apenas loucura da cabeça dele.
That's simple. The defense attorney could ask them how they go to this conclusion, because in 1850s Brazil (when the story is set) you had no medical exam capable of providing a precise diagnosis which could atest whether Bento was actually barren or not. The thesis could be built on the assumption that if there were no clear and accurate means of proving it, then this fact can not be used to indicate, clear and accuratly, that Capitu cheated on him. In Brazilian law there is a theory that says that if a fact is "cloudy", the derivatives of it are also cloudy, so: if, therefore, the uncertainty remains as to the diagnosis, the doubt about the betrayal remains as well.
Esse vídeo ajudou bastante porque vai ter um julgamento aqui na escola sobre isso e também preciso fazer um texto dissertativo expondo meu ponto de vista.
Dizer que a narração é do Bentinho não invalida os argumentos dele, pois a pessoa que sente ciúmes quer a todo custo se convencer sem sombra de dúvidas de que está errado. É justamente por isso que o ciumento avalia todos os detalhes, para ter certeza de que não foi traído.
Muitas pessoas ficam parecidas por mimetizar trejeitos de outras.Mas,lembre -se Bentinho era um homem muito ciumento e este sentimento pode ter distorcido sua visão real dos fatos.Não concordo que ela possa ser julgada através deste que não tinha equilíbrio para fazê-lo.Pode ter sido fantasiosa sua visão do menino,como da mãe.
É uma suspeita. Dizem que a Capitu pode ter suspeitado que o Bentinho era infértil depois de 2 anos sem sucesso tentando ter filhos, e ter pedido "uma ajuda" ao Escobar.
Pode ser, visto que o pais de Bentinho também tiveram dificuldades para ter filho, pode ser algo genético já que ele fica tentando por alguns anos com Capitu também.
Bentinho é um ser mimado, armagurado e inseguro, o que somados à narração em primeira pessoa não faz a gente poder confiar em nada do que ele diz, e nos convida a interpretar o que de fato aconteceu para além da lente tão distorcida desse narrador.
Cara tenta ser crítico, isso foi uma hipérbole aos pensamentos que todos nós temos porém guardamos dentro de nossos cantos mais profundos. Não estou maquiando nem dizendo que é normal ou até mesmo aceitável, pois assim eu estaria sendo como Bentinho - alguém não tão normal klkk.
Se eu não me engano, Dom Casmurro afirma que ao se limitar em expor apenas boas ações e desejos virtuosos não é possível extrair a verdadeira essência de um indivíduo. Um exemplo disso foi o alívio que Bentinho sentiu ao calcular que a morte da sua mãe resultaria em sua saída do seminário, o que logo após ele tomou repúdio e nojo desse pensamento intruso que entrou e saiu rapidamente em sua cabeça. Como ele, todos temos desejos contestáveis e deveras egoístas e perversos que logo são extintos ao darmos conta do absurdo que eles seriam se realizados. Sendo assim, esse trecho em que ele revela ter cogitado e quase envenenado o próprio filho assegura a consistência do que foi dito anteriormente pelo autor. Ao mesmo tempo demonstra que Bentinho não é um ser tão puro e cândido quanto sua mãe achava que ele era. No fim, tudo isso só confirma a complexidade dessa obra e a genialidade de Machado de Assis.
O fato é que o Bentinho não era um personagem muito legal não, visto que até tentou matar o suposto não filho, que era inocente, isso é um fato da obra, independentemente do que você acredite. O Ezequiel, independentemente de tudo, era inocente e amava muito o pai, isso está escancarado na obra. Também não gosto muito da Capitu, ela demonstra, em muitos casos, apesar da história ser narrada pelo Bentinho, traços de uma personalidade não muito agradável. O Escobar, para mim, é muito melhor que os dois, embora meu personagem preferido da obra seja o José Dias. Enfim, apesar de tudo, na minha visão, Capitu traiu sim, vejo muito evidências desse fato do que o contrário. Creio sim que Bentinho era estéril, e nada pode provar o contrário. Se não posso provar que o Bentinho não imaginava o Escobar no menino, quem crê na inocência da Capitu não pode, também, provar que ele não era estéril. Por fim, os dois romances realistas de Machado anteriores a Dom Casmurro, sendo este o último da trilogia, têm a traição bem escancarada em suas obras. São obras do Realismo, a traição, a não idealização do romance prefeito fazem parte. Na minha visão, Memórias Póstumas >>> Quincas Borba > Dom Casmurro
Apesar de eu gostar das 3 obras, não gosto de nenhum dos protagonistas. Brás Cubas era um abastado e muito mais mimado do que Bentinho, e era bastante malandro. O Rubião, por sua vez, era um bobalhão kkk
Gente, o fato da mãe de Escobar parecer com Capitu, não apoia a coincidência, na verdade é um contra argumento, UMA COISA É A MÃE DO SEU AMIGO PARECER A SUA ESPOSA, OUTRA É O SEU FILHO PARECER O FILHO DA MÃE QUE PARECE COM SUA ESPOSA.. É REALISMO OU FANTASIA?? A PESSOA QUE DEFENDE QUE CAPITU NÃO TRAIU PASSA VERGONHA.. primeiro, segundo, terceio, sei la, que Ezequiel não só se parece com com Escobar nos gestos, mas também na aparência,logo, isso refuta o argumento da imitação, e outra coisa q fica clara é a forma q Capitu da importância pra essa mania do menino, não é porque é um defeito imitar as pessoas,mas sim porque ela tava começando a se preocupar com a semelhança com o Escobar , e essa importância exagerada só é possível,pois por trás há o sentimento de culpa e o da preocupação. o fado do Escobar ter traído a esposa algumas vezes, foi citado esse fato uma vez no livro, mostra que ele não respeitava nem a esposa imagina a mulher de um amigo. o fato de Capitu não ter engravidado mais nenhuma vez e nem o Betinho ter tido filho COM OUTRAS MULHERES, MOSTRA QUE ELE ERA ESTÉREO. Realmente existe argumentos para criar uma duvida, mas se apegar a eles é paixão acima do bom senso. O que eu quero dizer é que não existe provas reais de que ela o traiu, mas pra o Bentinho, fica claro que ela o traiu, logo, o livro terminou como tinha que ter terminado, com a separação. Acho que o mais injustiçado nessa história é a criança, que sofreu a infância toda, Capitu foi passiva em negligenciar a indiferença do pai com a criança, sem ao menos perguntar o que se passava, por que ele odiava tanto o menino.. pra mim essa é a maior prova da traição..
@Daniel Souza É, você tem razão. O negócio que tem muito do Machado em Bentinho, todo mundo sabe que aquele nunca foi muito bom com as mulheres. Todo filósofo é assim. Mas o personagem bentinho em si, era um cara bem sucedido, esqueceria ela fácil. É, realmente molda o inconsciente masculino para pior.
Pra mim, é óbvio que Capitu traiu o marido. Eu não sei porque as pessoas cismam em criar uma dúvida em cima de algo tão claro. Só faltou o próprio Machado escrever isso explicitamente no livro, porque as entrelinhas foram fortíssimas.
Não Daniel...é muito mais profunda a escrita de Machado de Assis.Bentinho era um homem muito ciumento,doentio e é impossível ter um olhar esclarecedor sobre o assunto...uma vez que é claro,que sendo a narrativa feita por ele,sua visão distorcida poderia ditar sua visão sobre as pessoas.
@Cratílo Sousa No entanto ,o livro foi escrito sobre o olhar de Bentinho...a visão doentia de um homem ciumento...poderia ser fantasiosa. Então,embora existam muitas referências aos grandes clássicos,Machado de Assis não deixou claro,se era aquela descrição fruto da mente de Dom Casmurro.
Escobar era muito inteligente, inclusive para a solução de Bentinho deixar o seminário. Capitu também sempre foi muito experta. Já o Bentinho era ingênuo e sensível, incapaz de lidar com as próprias emoções. As más ações só ficavam na intenção, como dar veneno para os cães e para o filho, que não conseguiu realizar. Isto exposto, creio na traição de Capitu. Pobre do homem que confiar em mulher. O solteiro é mais feliz.
Senti um viés de aplicar a clara tendência feminista da juíza á postura de capitu para acobertar ela. :( é uma pena ver que até aqui a esquerda julga os culpados como não culpados kkk
Dessa história a maior vítima (talvez única) foi o Ezequiel. Me doeu ver que Bentinho o desprezou e até desejou a morte do menino inocente, independente de ser filho de sangue dele ou não a atitude de Bentinho foi ridiculamente infantil, como o própio Bentinho se mostra durante a história inteira né. IMATURO e surtado.
Concordo, contudo Machado fez mais uma crítica aos pensamentos podres que temos sendo seres humanos que ocultam seus piores lados - É claro que ele deu uma exagerada, afinal puta que pariu (Desculpe o palavreado) cara doente dando cafeína pro guri naquela idade em vez de nescau kkk.
Achei repugnante tbm
@@gabrielferreira4598 acredito que naquele tempo esse pensamento seria o normal da época.
isso na serie me deixou assustado,da mta pena do garoto.
A culpa foi da quenga da capitu
Maior dúvida do meu ensino médio.
A minha era o valor de X kkk
Não traiu o exemplo é o livro inspirado por Machado de assis
Bento Santiago nos traiu kkk
Capitu sempre foi inocente
E para sempre.
além, maior duvida literária... da vida
Oi meninas, eu sou mestre em literatura brasileira e na verdade não há nenhum argumento literário que comprove a traição, enquanto há provas suficientes da insanidade mental do narrador bento Santiago, que na verdade era mais dissimulado e persuasivo do que ela. A Capitu é uma personagem sem voz, o próprio Machado afirmou isso, que sua maior protagonista feminina na verdade foi descrita por um homem ciumento e que ninguém jamais conhecerá a verdadeira Capitu. Machado na verdade não se encaixava nem no Romantismo, nem no Realismo, essas são apenas classificações equivocadas que somos obrigados a memorizar na escola. E a Capitu, como a maioria das personagens femininas machadianas, era muito a frente de seu tempo e por isso não agia segundo as convenções da época. Nunca saberemos se houve, de fato, traição, mas há muitos argumentos no próprio romance a favor de Capitu e contra Bento Santiago (lembrando que a mãe de Bento Santiago era uma beata que acreditava cegamente no filho, portanto não é uma testemunha confiável). Por fim, Machado não fazia citações a toa, toda obra dele é repleta de citações e intertextualidade. A citação a Othelo deixa claro que Bento Santiago estava cego pelo monstro verde do ciúmes. Adorei ver a Ju se virando pra inventar argumentos contra e a Nati mandou muito bem na defesa. Tragam mais julgamentos de personagens literários.
Beijos 😘😘
Muito obrigada por enriquecer o canal com seu comentário, Mi
Mesmo achando que ela não traiu Bentinho tem uma passagem que ele está chegando em casa a noite e dá de cara com Escobar saindo de sua casa. Apesar deles serem amigos é meio estranho ele fazer uma visita tarde da noite.
Desculpe, mas sinto que você por ser mulher, tendeu a defender a Capitu. E acho que devemos ser justos ao dar nosso veredito. Elementos e situações "estranhas" foram apontados no livro contra a fidelidade da Capitu...e isso também tem que ser levado em conta. NA MINHA OPINIÃO, ELA TRAIU.
@@daniellacerda9200 O fato de você ser homem trás um ponto de vista já viciado, estou usando seu próprio ponto de vista contra seu argumento.
Como mestre em literatura seu argumento foi bastante superficial, machado de Assis não dá veredito e nem provas suficientes nem de traição e nem de insanidade mental, ele dá pistas sobre ambas, não mostra que Capitu de fato traiu e nem que não traiu, tanto pode ter traído como não pode ter traído, existem provas pra ambas as afirmações, Machado não quis dar o veredito pois o mesmo está na visão de mundo de cada um , sua opinião não é um veredito final pois Machado sendo um gênio quis dispersar justamente essa visão subjetiva de cada um.
Acho que a acusação foi meio rasa, alguns pontos deveriam ter sido mais explorados. Por exemplo, o problema do enterro não foi o fato da Capitu ter chorado, pelo contrário, foi a forma que ela olhou para o Escobar no caixão. Embora Bentinho fosse muito ciumento, ele realmente não maldava o relacionamento da Capitu com o amigo, pelo contrário, ele estimava tanto Escobar, que colocou o nome do amigo no filho e era só elogios para o mesmo. Até então não se incomodava com as imitações do filho (coisa que a Capitu já se incomodava bastante) e com as semelhanças. O amigo já tinha ido em sua casa duas vezes em sua ausência e ele nem sequer reclamou (coisa rara na época em questão, o que demonstrava 0 maldade da parte de Bentinho). Porém, o que foi decisivo foi a forma que ela fitou Escobar no caixão, com o mesmo olhar apaixonado que marcou Bentinho e que o fez batizá-lo com a expressão "olhos de ressaca". Foi como se uma venda tivesse sido arrancada e feito ele despertar para algo que nunca havia cogitado. E embora depois disso ele ainda tenha tentado justificar o que percebeu, buscando desculpas ou explicações para o acontecido, analisando a própria Sansha e comparando-a com Capitu, e por fim decidindo deixar pra lá, a semelhança física que Ezequiel tinha com Escobar, a qual crescia e aflorava com o tempo, tornou a traição para ele uma certeza. E não era apenas uma questão de imitação, o garoto era idêntico ao amigo. Anteriormente a Capitu se incomodou quando José Dias utilizou a expressão "Filho do homem", o que é bem estranho. E quando estava na Europa e correspondia-se com José Dias e o mesmo pediu fotos de Ezequiel, ela não enviou para ele. E por qual motivo não mandaria? Se não tivesse o que esconder ou temer, ela teria mandado a foto. E com a visita de Ezequiel para o pai, aos 17 anos, e com a descrição física do menino mostra-se que talvez ela não tivesse mandado porque de fato o garoto era a cópia do Escobar. Fora isso durante a história temos o afastamento da D.Glória com a Capitu (e elas eram muito amigas) e uma frieza da avó com o neto a medida em que ele crescia. E também outro ponto é o Ezequiel aos 17 anos e após o falecimento da mesma, dizer que a mãe era só elogios ao pai e dizia para ele que Bentinho era o homem mais puro da terra. Isso poderia ser uma forma de compensar o remorso que ela sentia. Enfim, acho que a acusação poderia ter sido mais caprichada.
Olha, moça, na minha visão, foste perfeita no que disseste. Não mudo uma vírgula. Além disso, a acusação ali falou que o relacionamento deles era "tóxico", o que não é verdade, até o momento da traição. É dito, claramente, que eles eram um casal feliz que estavam mandando ver no negócio, e fica claro isso, bota mandando ver nisso kkk para tentar ter um filho. É dito isso várias vezes. Porém, não conseguiam. Após o filho ter nascido, mandaram ver, várias vezes, de novo, para tentar um segundo, e nada. A relação só começou a ficar tóxica depois do Ezequiel já um pouco crescido, esse negócio da traição por esse motivo não condiz com a obra.
Agradeço seu comentário aqui, pois na minha opinião, as moças do canal são bem simpáticas, mas esse vídeo foi tendencioso.
A capitu era inteligente demais pra cometer esse erro: "-Você já reparou que Ezequiel tem nos olhos uma expressão esquisita? perguntou-me Capitu. Só vi duas pessoas assim, um amigo de papai e o defunto Escobar."
Ela mesma disse que o menino parecia com escobar, se fosse realmente filho de escobar.. ela não ia falar isso.
Outra coisa é o escobar "shippar" ezequiel com a filha dele... Se ele tivesse traído o bentinho e com a possibilidade de o ezequiel ser filho dele, ele não ia oferecer pela questão dos dois serem meio-irmãos
@@jamilesilva3339É uma hipótese até que boa. Mas ninguém irá dar indícios da sua traição. Eles podem muito bem estarem "disfarçando" como se nada tivesse ocorrido mas ao mesmo tempo não podem.
Vamos lembrar que o Bentinho, além do ciúme excessivo, tinha alucinações constantes. E pra mim o ponto chave foi que pouco antes da morte do amigo o próprio Bentinho sentiu atração pela esposa do mesmo (capítulo "A mão de Sancha"). Pra mim, mais uma vez, o Bentinho espelhou na Capitu sua própria malícia.
eu acho que ela não traiu, de maneira alguma! Porém eu cai na equipe de julgamento no trabalho da minha sala, eu tô desesperada
Você sempre vai achar, não há certeza.
CLARO VC É MULHER VAI SER SEMPRE PARCIAL.AGORA ME DIGA SE FOSSE O CONTRARIO O NARRADOR FOSSE CAPITU E O ACUSADO BENTINHO SEM DUVIDA QUE A MULHERADA EM MASSA JA DAVA O VEREDITO AVASSALADOR DE QUE ELE TRAIU OU SEJA OLHA O PRECONCEITO E O FEMINISMO AÍ.ME POUPE QUERIDA VAMOS SER MAIS IMPARCIAIS E IR PELA LÓGIACA DE QUE É UM TEXTO DE CUNHO REALISTA E NÃO ROMANTISTA OU SEJA NO REALISMO NÃO EXISTE A CERTEZA IDEALIZADORA DE MULHER IDEAL HOMEM IDEAL FAMILIA IDEAL MAS A POSSIBILIDADE DE EXPOSIÇÃO DO SER HUMANO MOSTRA-SE HUMANO EM TODOS AS INSTA^NCIAS DA VIDA VIDA NO QUE SE REFERE AO COMPORTAMENTO.
.
@@EvandrodeOliveiradoEspSanto cara relaxa. O livro deixa o leitor aberto a opiniões sem levar em consideração o sexo. Eu sou mulher e acho que no ponto de vista do bentinho, ela o traiu. Mas a verdade nunca saberemos pq o livro é contado pela verdade do bentinho, que pode ser ou não real. Sempre há a possibilidade dela o ter traído ou não. Eu por exemplo acho que não traiu, minha mãe acha que traiu, meu irmão acha que não traiu e minha amiga acha que traiu. Vc achar que a Capitu traiu ou não tem mais a ver com seu ponto de vista, da maneira como vc interpreta a história não com porra de gênero
Meu anio, aconteceu o mesmo comigo. Estou desesperada para achar argumentos contra a coitada da Capitu kk.
Nossa, fantástico! Vcs debulharam os personagens. Muito, muito bom!!!
"Capitu sempre irei te defender ..😍👏🏻
Vcs são encantadoras
É isso, o efeito extraordinário da obra é que quando foi lançada, a condenação de Capitu era praticamente unânime, mas na sociedade moderna, a que vivemos, acredita-se em sua inocência, não é majoritária e talvez ainda seja menor, mas isso já é um retrospecto favorável para população feminina. Para que você tenha uma ideia, se Bento quisesse se deitar com uma escrava, não cometeria adultério, com tudo se eu tivesse que dar minha opinião eu me basearia na personalidade de Capitu, e Escobar, no que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir algo que deseja: ela quis Bentinho e enganou, arquitetou plano, dissimulou e conseguiu casar-se, e ganhar uma ascensão social da qual muito se orgulhou, como se vê no capítulo:(de casada). Só que Bento não consegue dar a ela um filho, Capitu passa a sentir inveja da amiga, e lamenta não ter um filho, por outro lado, o perfil de Escobar era assim: meio garanhão, com aquele olhar "policial" já havia traído a esposa antes e logo que Bentinho se abre com ele vem a parte que os dois ,Escobar e Capitu ficam a sós na residência dela, após isso, "ela fita o mar" se distrai pensando no que aconteceu entre eles, e deixa Bentinho falando só, ele percebe e começa a desconfiar, daí ela revela que estava com Escobar "calculando" (lembre-se de que ela tem facilidade para dissimular) logo após vem o capitulo (um filho) onde MILAGROSAMENTE nasce Ezequiel. Então eu acho que ela seria capaz de fazer a mesma coisa para ter seu filho, dissimular enganar mentir.
Em suma ela traiu Bentinho com Escobar!
.
Concordo que de acordo com a percepção do Bentinho ela o traiu, e é ele o personagem que narra a história. Mas através do subtexto, a gente pode notar que o modo de ser e ver de Bentinho afeta muito a nossa perspectiva da história, de forma que acho que não, justamente pelo fato de ele não ser um narrador confiável, não fica claro que ela o traiu, nem que Ezequiel é filho biológico de Escobar. Bentinho tinha uma admiração e afeto por Escobar que pode ter evoluído a uma transferência das qualidades que ele queria ter mas que Escobar tinha, o que ocasionou em ele ver o Escobar no filho. Mas acho que Capitu nunca foi apaixonada por Bentinho do jeito que ele era por ela, e ainda bem, porque não era saudável o jeito que ele gostava dela também. Ela viu a proposta de ir pra Europa como uma forma de poder se livrar deste ciumento.
@Cratílo Sousa Ela que deveria ter abandonado o Bentinho, e o fez, que bom pra ela. Cara inseguro, mimado e idealizador
@Cratílo Sousa Ele é um narrador não confiável
gostei do seu argumento, mas ainda amo capitu.
*Resumindo* a traição não pode ser provada ou desaprovada pq o autor não nos deixa pistas,apenas indícios de ambos os lados
Machado deixou isso em aberto. Sou pós-graduada em Letras. Um gênio.
Amei participar, muito obrigada pelo convite ❤
E Ju, eu jamais teria conseguido fazer esse papel da acusação não acreditando nisso haha, você arrasou!
Parabéns pras duas, aliás, por todos os pontos levantados!
Beijão!
Uma vez uma prof minha falou da relação dos "olhos de ressaca" de Capitu tem referência com a morte Escobar, que foi afogado no mar que estava em forte ressaca, uma vez que Escobar teve coragem de mergulhar em Capitu, uma mulher a frente do seu tempo e de personalidade forte, coisa que Bento, apesar de casado com ela não teve devido as suas inseguranças! achei esse argumento bom, mas ainda assim também acredito que Capitu não traiu Bentinho!
A nao ser que sua professora seja erudita ou especialista em Machado de Assis ela provavelmente tirou isso da cachola dela! Nao sabemos se Escobar era corajoso ( esta é a visao do Dom Casmurro sobre ele). Escobar pode ter sido um medroso e a gente nunca vai saber!
Muito Obrigadaa. Meninas. Esse video mim ajudou bastante👏😊.
Parabéns👏👏😘😊😊😊
Só lembrando e deixando bem claro que o romance é narrado por Bentinho, portanto, a parcialidade é uma característica natural do narrador.
Galera, a Capitu traiu o Bentinho comigo. E foi muito gostoso. O cara já era neurótico e insuportável.
Escobar, era um bom homem, mas frouxo. Foi eu, assumo. Mas reencarnei disposto a contar tudo.
😅
Kkkkk, mt bom
Ótimo vídeo! Muito boas argumentações, apresentação de fatos, tudo sensacional! Obrigado pela ajuda na construção da minha defesa pela Capitu, segunda-feira vou interpretar o advogado dela ksksk
De advogada para advogado: boa sorte! E nao se deixe intimidar pela acusação, eles podem ser bons, mas vc tem todos os fatos a seu favor haahah depois venha nos contar o resultado
VEI!!! Mandaram demais, meninas! Orgulhooooo
QUE VIDEO TOP!! Parabéns
Meu Deuss, bem quando eu viciei na série Capitu!!
Simm, o argumento de Otelo é o mais forte. Pra mim, a dúvida termina aí.
Meninas, vcs me ajudaram muuuito! Tenho um tribunal de dom casmurro essa semana e eu que vou interpretar a capitu, entao mt obg pelos argumentos :)
Oiii Luísa, ficamos muito felizes que pudemos ajudar!
Arrasa de Capitu!
Escobar fala a Bentinho quando Ezequiel nasce:Você bem parece pai de primeira viagem, e ele era o que?
Ele era de segunda kkkkk, Capitu traiu
Acabei de ler Dom Casmurro essa semana e estou dividido:
1. Lembro-me que antes de Escobar fazer aquela visita à Capitu que o Bentinho fica sabendo depois, o casal já vinha tentando sem sucesso ter filho.
2. No começo do livro também, quando Bentinho está no seminário, só de José Dias sugerir que Capitu estava de namoro com outros, Bentinho chega a ficar doente, isso mostra a natureza ciumenta do narrador.
A mãe do Bentinho também tentou sem sucesso até ele nascer.
Mas quando Escobar foi visitá-lo eles já tinha Ezequiel
1ーQuando Bentinho acusou Capitu de traição ela riu e debochou dele,e isso reforça a Idéia de traição
2-Escobar qria mt ter um filho,mas com sua legitima esposa ele tinha uma filha,como Bentinho e Capitu n conseguiam ter filhos,provavelmente ele interviu e fez um filho em Capitu,filho esse que com o passar do tempo ficou parecido com Escobar
3-Quando Escobar morreu,Capitu sofreu apaixonada por ele,assim como Sancha
@Cratílo Sousa Machado deixou em aberto logo nunca saberemos se traiu ou não!
@Gabriel santos não conhecia essas siglas, pesquisei e se encaixou perfeitamente pra mentalidade do cara
vou realmente ficar muito triste pela separação de um homem toxico e que despreza meu filho
Rele varias vezes e pra mim traiu.Os detalhes dos capitulos finais .E a aparência do Ezequiel.Bentinho tb falava das imitações.Ele nao negava isso.Ele tb se questionava se nao era uma ilusão uma fantasmagoria.E mesmo depois de anos quando ele rever Ezequiel ele ainda estaria tomado pelo ciumes?Os detalhes da semelhança nao deixa duvida.E antes do nascimento de Ezequiel ele nao tinha ciumes de Escobar .Com o tempo e observando a semelhança entre eles.
Eu só não entendo porque ela nunca se defendeu sabe? Já que perto do final ela percebe oq passa na mente de bentinho , pq ela nunca disse "CARA EU N TE TRAI" pq ao invés disso ela preferiu "fugir" a Europa?
Não é? Tipo ela foge do assunto ao invés de discutir e tentar esclarecer. Tá bom que o casal parece não ter nenhum diálogo (como fica claro, pois Bentinho era calado e interiorizava tudo) mas se você gostaria de salvar seu casamento você tentaria conversar.
Ela meio que assina o que Bentinho suspeitava.
@@thay8767 Sim pensei nissooo, até ver que isso não passa de uma submissão da época e que era de costume ela fazer desde as promessas feitas no poço.
Acho que eh pq não adianta explicar para alguém que não está disposto a entender. Bentinho se mostrou convicto daquilo, dando a entender que nada mudaria, ela só poupou energias kkkk
bonitas demais suas fofas lindas
Meninas, vocês são duas lindas! Gostei de mais da defesa e da acusação.
Valeuzão!
Vocês Me Ajudaram Bastante Suas Lindas!
Outra linha legal para seguir é outro livro da trilogia realista de Machado "Brás Cubas". Em Memórias Póstumas a personagem feminina Virgilha, casada com o político Lobo Neves, é amante de Brás Cubas amigo do político.
Eu não tenho dúvida de que ele amava Capitu! Mas isso não significa que fosse um amor saudável.
Na verdade não existe outra testemunha que prove a semelhança entre Ezequiel e Escobar, aí fica difícil em acreditar somente no Bentinho. A última pessoa que poderia confirmar era prima Justina, mas ela faleceu antes de confirmar, se tivesse confirmado ela já estava muito velha.
O José Dias poderia confirmar, também, caso a Capitu enviasse fotos. Por que a recusa de enviar fotos ao agregado? Vale a reflexão
@@lafantinel isso mesmo, mas a essa altura José Dias já estava morto? Não me lembro faz tempo que li. Gostei da sua proposta, abraços.
@@PedroHSC2010 quando o Ezequiel voltou para visitar o Bentinho sim, ele já estava hehe
Porém, ele pediu, nas cartas, por diversas vezes, para Capitu enviar fotos do menino a ela e ela nunca enviou. O que pode ser sim um peso na consciência da mulher haha
Traição não deve ser feita jamais. Não deve-se incentivar isso de maneira alguma. Isso é algo muito errado...
SHAISHAIHSIAHSIAUS o descontentamento em pegar o "acusador" me representou muito... Pq todo mundo sabe q n traiu rsrs amei o vídeo
Credo mano, pra traição não existe justificativa, na nossa sociedade é pra ser tão feio pro homem quanto pra mulher, no entanto, não existe justificação pra isso.
Socorro. Enquanto lia o livro encontrei diversos argumentos para alegar a inocência de Capitu, mas não encontrei quase nada que comprove sua traição KKK. Cai na equipe de acusação na minha sala e não sei o que fazer, mas vamo que vamo k.
@Net Felix já passou seu julgamento?? Estou fazendo na minha escola e tbm sou de acusação se precisar de ideias podemos trocar algumas
@@rayannerosa2612 estamos juntas, sem nem o que fzr😂😂
@@rayannerosa2612 Oi eu vou ter julgamento pode mim ajudar por favor
Aí minha sala vai fazer o julgamento da Capitu, obg ajudou muito
Eu acho que Bentinho era impossibilitado de ter filhos, e Capitu traiu Bentinho para dar a ele o tão sonhado filho.
Por outro lado, Bentinho era ciumento e neurótico, e o livro é do ponto de vista dele. Portanto, em alguns momentos acho que é apenas loucura da cabeça dele.
Então, pensei exatamente isso .
Caramba eu li o livro todo possivelmente perdi uma ou duas paginas porem eu nao vi a traiçao so vi o argumento de bentinho
primeiro que bentinho era gay, pronto quebrei a acusação
Disso eu tbm não duvido .
👋👋👋
Hello girls, what if the prosecution's office said that Bentinho was barren? How could the defendant rebut this thesis?
That's simple. The defense attorney could ask them how they go to this conclusion, because in 1850s Brazil (when the story is set) you had no medical exam capable of providing a precise diagnosis which could atest whether Bento was actually barren or not. The thesis could be built on the assumption that if there were no clear and accurate means of proving it, then this fact can not be used to indicate, clear and accuratly, that Capitu cheated on him. In Brazilian law there is a theory that says that if a fact is "cloudy", the derivatives of it are also cloudy, so: if, therefore, the uncertainty remains as to the diagnosis, the doubt about the betrayal remains as well.
@@TogaVoadora Thank you for the help ♡
Pra mim, a aparência do garoto com Ezequiel já é o suficiente. Mas só vale meu argumento se a história de Bentinho for verdadeira
Faz um video sobre o filme o leitor
Eu não posso afirmar se ela traiu ou não já que o livro INTEIRO é no ponto de vista apenas de UM personagens
mt bom
Esse vídeo ajudou bastante porque vai ter um julgamento aqui na escola sobre isso e também preciso fazer um texto dissertativo expondo meu ponto de vista.
Dizer que a narração é do Bentinho não invalida os argumentos dele, pois a pessoa que sente ciúmes quer a todo custo se convencer sem sombra de dúvidas de que está errado. É justamente por isso que o ciumento avalia todos os detalhes, para ter certeza de que não foi traído.
Não é bem só ciúme. Ele admirava Escobar e não via o que Escobar tinha em si mesmo, ele viu em Ezequiel.
Ei meu povo me explica uma coisa pessoa acusa de o filho parecer e na defesa fala que o filho imitava todo mundo oq isso tem haver me explica
Muitas pessoas ficam parecidas por mimetizar trejeitos de outras.Mas,lembre -se Bentinho era um homem muito ciumento e este sentimento pode ter distorcido sua visão real dos fatos.Não concordo que ela possa ser julgada através deste que não tinha equilíbrio para fazê-lo.Pode ter sido fantasiosa sua visão do menino,como da mãe.
9:26 "é Capitu ter traído sim e tudo bem". Oi?
Eu acho que traiu tô muito puto de não ter certeza se traiu ou não.
Gente me manda prova q dom casmurro traiu pq vai ter trabalho amanhã
Tem um capítulo do livro em que Bentinho diz q o q n é deixado claro pelo autor fica a cargo do leitor decidir.
Veredito: o q vc bem achar
Meninas, vocês podem me ajudar? Kkk eu ainda não li o livro... alguns falam que Bentinho não pode ter filhos, isso é verdade?
É uma suspeita.
Dizem que a Capitu pode ter suspeitado que o Bentinho era infértil depois de 2 anos sem sucesso tentando ter filhos, e ter pedido "uma ajuda" ao Escobar.
Pode ser, visto que o pais de Bentinho também tiveram dificuldades para ter filho, pode ser algo genético já que ele fica tentando por alguns anos com Capitu também.
Já que o assunto é referente a cultura, devo dizer que veredito final é pleonasmo.
vamos ter um júri simulado e eu to como advogada de acusação (não sabia a história ainda) e não sei como argumentar aaa kkkkkkk
Eu também kkkk
Estou fazendo tbm, se precisarem posso tentar ajudar um pouco e darmos ideias umas para as outras
Amanhã vai ter esse julgamento na minha escola
capitu traiu? não
Bentinho merecia ser traído? sim.
Kkkkkkkkk
Que videozão 👏👏👏
Bentinho é um ser mimado, armagurado e inseguro, o que somados à narração em primeira pessoa não faz a gente poder confiar em nada do que ele diz, e nos convida a interpretar o que de fato aconteceu para além da lente tão distorcida desse narrador.
Aaaaaa se tivesse um video desses na epoca da escola 😍
🌹
Amanhã será o "julgamento na minha escola "ajudo mt😘😘😘😘
Só tenho uma coisa a falar: 'A mão de Sancha'
Traiu sim kkkk a semelhança física justo com o amigo íntimo? Tanta gente pra o menino se parecer... eu nao tenho tanta ingenuidade
O cara assumiu o crime de tentativa de infanticídio, a partir daí qualquer argumento dele perde a credibilidade
Cara tenta ser crítico, isso foi uma hipérbole aos pensamentos que todos nós temos porém guardamos dentro de nossos cantos mais profundos. Não estou maquiando nem dizendo que é normal ou até mesmo aceitável, pois assim eu estaria sendo como Bentinho - alguém não tão normal klkk.
@@gabrielferreira4598 mas ele fala q tentou dar o café envenenado pra Ezequiel, mas Capitu interrompeu kkk
@@Pics0202 Não, ele recusou, e depois que a Capitu chegou, tanto que ele recusara e encheu sua cabeça de beijos, depois ela chegou. 😉
Se eu não me engano, Dom Casmurro afirma que ao se limitar em expor apenas boas ações e desejos virtuosos não é possível extrair a verdadeira essência de um indivíduo. Um exemplo disso foi o alívio que Bentinho sentiu ao calcular que a morte da sua mãe resultaria em sua saída do seminário, o que logo após ele tomou repúdio e nojo desse pensamento intruso que entrou e saiu rapidamente em sua cabeça. Como ele, todos temos desejos contestáveis e deveras egoístas e perversos que logo são extintos ao darmos conta do absurdo que eles seriam se realizados. Sendo assim, esse trecho em que ele revela ter cogitado e quase envenenado o próprio filho assegura a consistência do que foi dito anteriormente pelo autor. Ao mesmo tempo demonstra que Bentinho não é um ser tão puro e cândido quanto sua mãe achava que ele era. No fim, tudo isso só confirma a complexidade dessa obra e a genialidade de Machado de Assis.
isto é mixxtério!
1 a comentar ❤❤❤
Eu acho que a Capitu traiu, porém o Bentinho era paranoico e desmedidamente ciumento.
Traiu sim e trairia denovo!
Capitu demorando pra engravidar isso foi de desconfiar.
Cara meu ex me chama de Capitu, sim ele é louco como o Bentinho e não, não o trai.
Ainda bem que é ex ne. E acho que pode considerar Capitu um elogio pq ela era uma mulher incrível.
Capitu não prestava, mas pra sociedade de hj ela é exemplo de mulher, bizarro
"Não tô falando qque ela tá errada, só tô falando que ela traiu" e trair é certo? Jjkkknjn ah a merda do politicamente correto
Tenho uma impressão que as mulheres têm uma tendência em favorecer a Capitu. A dúvida continua.
traiu, pronto cabo
A juiza utilizou de argumentos não apresentados pela defesa, para decidir sua sentença.. Julgamento viciado, portanto, deveria ser anulado. hahahaahh
No caso quando ela fala sobre a semelhança entre a capitu e a mãe da Sancha.
Pra mim a Capitu passou o rodo, traiu com José Dias com o cara que passava na rua e o da cocada também dava uns pega, o Escobar então nem se fala.
O fato é que o Bentinho não era um personagem muito legal não, visto que até tentou matar o suposto não filho, que era inocente, isso é um fato da obra, independentemente do que você acredite. O Ezequiel, independentemente de tudo, era inocente e amava muito o pai, isso está escancarado na obra. Também não gosto muito da Capitu, ela demonstra, em muitos casos, apesar da história ser narrada pelo Bentinho, traços de uma personalidade não muito agradável. O Escobar, para mim, é muito melhor que os dois, embora meu personagem preferido da obra seja o José Dias.
Enfim, apesar de tudo, na minha visão, Capitu traiu sim, vejo muito evidências desse fato do que o contrário. Creio sim que Bentinho era estéril, e nada pode provar o contrário. Se não posso provar que o Bentinho não imaginava o Escobar no menino, quem crê na inocência da Capitu não pode, também, provar que ele não era estéril.
Por fim, os dois romances realistas de Machado anteriores a Dom Casmurro, sendo este o último da trilogia, têm a traição bem escancarada em suas obras. São obras do Realismo, a traição, a não idealização do romance prefeito fazem parte.
Na minha visão, Memórias Póstumas >>> Quincas Borba > Dom Casmurro
Apesar de eu gostar das 3 obras, não gosto de nenhum dos protagonistas. Brás Cubas era um abastado e muito mais mimado do que Bentinho, e era bastante malandro. O Rubião, por sua vez, era um bobalhão kkk
o escobar passa manteiga no pão assim kkk
Claro que traiu kkk
Gente, o fato da mãe de Escobar parecer com Capitu, não apoia a coincidência, na verdade é um contra argumento, UMA COISA É A MÃE DO SEU AMIGO PARECER A SUA ESPOSA, OUTRA É O SEU FILHO PARECER O FILHO DA MÃE QUE PARECE COM SUA ESPOSA.. É REALISMO OU FANTASIA?? A PESSOA QUE DEFENDE QUE CAPITU NÃO TRAIU PASSA VERGONHA.. primeiro, segundo, terceio, sei la, que Ezequiel não só se parece com com Escobar nos gestos, mas também na aparência,logo, isso refuta o argumento da imitação, e outra coisa q fica clara é a forma q Capitu da importância pra essa mania do menino, não é porque é um defeito imitar as pessoas,mas sim porque ela tava começando a se preocupar com a semelhança com o Escobar , e essa importância exagerada só é possível,pois por trás há o sentimento de culpa e o da preocupação. o fado do Escobar ter traído a esposa algumas vezes, foi citado esse fato uma vez no livro, mostra que ele não respeitava nem a esposa imagina a mulher de um amigo. o fato de Capitu não ter engravidado mais nenhuma vez e nem o Betinho ter tido filho COM OUTRAS MULHERES, MOSTRA QUE ELE ERA ESTÉREO. Realmente existe argumentos para criar uma duvida, mas se apegar a eles é paixão acima do bom senso. O que eu quero dizer é que não existe provas reais de que ela o traiu, mas pra o Bentinho, fica claro que ela o traiu, logo, o livro terminou como tinha que ter terminado, com a separação.
Acho que o mais injustiçado nessa história é a criança, que sofreu a infância toda, Capitu foi passiva em negligenciar a indiferença do pai com a criança, sem ao menos perguntar o que se passava, por que ele odiava tanto o menino.. pra mim essa é a maior prova da traição..
Romantismo, amigo.. Eu gosto do livro, é um ótimo romance.
@Daniel Souza É, você tem razão.
O negócio que tem muito do Machado em Bentinho, todo mundo sabe que aquele nunca foi muito bom com as mulheres. Todo filósofo é assim. Mas o personagem bentinho em si, era um cara bem sucedido, esqueceria ela fácil.
É, realmente molda o inconsciente masculino para pior.
Kkkk legal
Procurem fazer uma coisa mais séria.
Pra mim, é óbvio que Capitu traiu o marido. Eu não sei porque as pessoas cismam em criar uma dúvida em cima de algo tão claro. Só faltou o próprio Machado escrever isso explicitamente no livro, porque as entrelinhas foram fortíssimas.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc tá loco
Não Daniel...é muito mais profunda a escrita de Machado de Assis.Bentinho era um homem muito ciumento,doentio e é impossível ter um olhar esclarecedor sobre o assunto...uma vez que é claro,que sendo a narrativa feita por ele,sua visão distorcida poderia ditar sua visão sobre as pessoas.
@Cratílo Sousa Você leu mesmo o livro?
@Cratílo Sousa No entanto ,o livro foi escrito sobre o olhar de Bentinho...a visão doentia de um homem ciumento...poderia ser fantasiosa.
Então,embora existam muitas referências aos grandes clássicos,Machado de Assis não deixou claro,se era aquela descrição fruto da mente de Dom Casmurro.
Nunca tive dúvidas, para mim ficou claro a traição..
Bom... acho que ela traiu, pq o Ezequiel tinha a cara de Escobar, essa opinião era tanto de Bentinho quanto de Capitu.
Isso não quer dizer nada. Capitu também era parecida com a mãe de Sancha.
Gente vou ser o bentinho.... Pfvr fala alguns argumentos para poder usar no júri simulado
jesus, OTELO É O PIOR ARGUMENTO DO MUNDO
Mano,, bentinho era estéril, fim kkk
Traiu e pronto.
Acho que ela traiu ele sim
Levando em consideração as obras realistas de Machado e o enredo que envolve as personagens , traiu sim 😂🤣😂🤣. Machadão, safadão.
Escobar era muito inteligente, inclusive para a solução de Bentinho deixar o seminário. Capitu também sempre foi muito experta. Já o Bentinho era ingênuo e sensível, incapaz de lidar com as próprias emoções. As más ações só ficavam na intenção, como dar veneno para os cães e para o filho, que não conseguiu realizar.
Isto exposto, creio na traição de Capitu. Pobre do homem que confiar em mulher. O solteiro é mais feliz.
Eu idem
ua-cam.com/video/QpEbMU3Yvdw/v-deo.html a solucao
Senti um viés de aplicar a clara tendência feminista da juíza á postura de capitu para acobertar ela. :( é uma pena ver que até aqui a esquerda julga os culpados como não culpados kkk
Wtf
Que bosta kkkk
Traiu sim
Capitu traiu sim