Já amava Clarice... um pouco no ensino médio, um pouco mais na graduação em Letras... mas só 15 anos depois da graduação quando comecei a realmente atuar como professora de ensino regular, já mulher de 43 anos que passou pelo tal fundo do poço e começou a estudar assuntos ligados a espiritualidade com a libertação dos dogmas religiosos... Enfim, entendi o que ela diz. É surreal como tudo que ela escreve tem feito total sentido para mim agora. Me parece que ela conseguiu canalizar e materializar coisas do mundo espiritual em forma poética.
Eu fiquei mto curiosa com o seu comportamento nesta entrevista. Fiquei 2 dias pensando e pesquisando e fiquei sabendo q ela , neste dia da entrevista, já sabia sobre o câncer bem adiantado e consequentemente sem cura devido ao avanço. Outra coisa, conclusão minha, q ela era excelente escritora mas ñ sabia mto debater ou responder perguntas em q eka tivesse q dar respostas na hora. Ela gostava de ter tempo p analisar sobre tudo.
23 de setembro de 2011, estava dormindo e fui acordado pela minha esposa (grávida de 9 meses). "Amor, já sei como nossa filha vai se chamar." "Hum, quê?" "Nossa filha." "Que tem? Tá sentindo alguma coisa?" "Não. Nossa filha vai se chamar Clarice." "Tá, tá bom. Se sentir qualquer coisa me chama." Amanheceu. Acordei, olhei o exemplar do A hora da Estrela ao lado da cama e sorri. No dia 29 de setembro Clarice nasceu.
Você sabe que Clarice disse que o Recife e ela ter vivido no Recife fez ela ser quem ela foi e escrever da forma como ela escreveu, porque o Recife é como Clarice cheio de mistérios...
Nossa! Poderia virar um memorial em homenagem à própria Clarice, com todas as obras incríveis dela!! Um patrimônio histórico jogado às traças!! Isto é o Brasil!!
Às vezes sinto que Clarice me fez ver todas as tristezas do mundo para enfim ter certeza do quanto a felicidade vale a pena. Clarice não existiu, mas existe um pouco dela dentro de cada um de nós...
Minha relação com a escrita de Clarice é uma frase dela: "Fico aflita de tanto gostar". As narrativas são tão intimistas que parece ela nos conhece sem nos encontrar. Não é uma leitura, é uma experiência.
Conheci Clarice aos 13 anos ( atualmente tenho 14) quando li a primeira obra dela, a qual trata-se de " Água viva" senti um misto de sensações distantes, estranhamento e peculiaridade. Clarice põe em cads obra pormenores que passam despercebidos no mundo concreto, ela busca o néctar da vida, o " it" de cada um de nós. Ao passo que ela é intensa e enigmática, ela é real e humana com todas as suas reflexões sobre vivências irreais. Cada conto de Clarice é pura poesia da forma mais assombrosa possível com seu vocabulário no mínimo descomunal, ela é pura arte e me encantou em cada entrelinha.
Como Salomão em Eclesiastes, Clarice observava cada coisa, por mínimo que seja, procurando extrair dali alguma sabedoria. E isso é o que ela era: sábia.
Assim como muitos aqui, descobri a obra de Clarice no Colegial (atual Ensino Médio). Muito tempo depois, assisti ao filme A hora da estrela, da Susana Amaral e voltei a me enamorar de sua obra. Hoje, estou terminando de ler Perto do Coração Selvagem com aquele desejo de ler/ter todos os seus livros - sim, estou colecionando as edições da Rocco com muito entusiasmo. Ou, como Clarice diria? Um entusiasmo terrível. Meu contato mais recente com a autora de A maçã no escuro foi a adaptação para o cinema de A paixão segundo GH, levado a telona pelo Luís Fernando Carvalho, que filme incrível!!!! Assistam!!
Conheci essa autora no ensino médio e até hoje eu a amo, é a minha eterna favorita. Por mais estranho que pareça eu sinto que Clarice escreveu muitas de suas obras e eu nasci delas 😅, em muitas me identifico com os personagens e consigo muitas vezes entender o que para muitos é estranho, talvez porque eu seja estranha como suas escritas 😂. Minha escritora da vida❤ Para sempre Clarice Lispector ❤
Um dia no psicólogo levei meu diário e mostrei pra ele um pouco do que eu escrevia, então ele disse pra mim que eu me expressava um pouco como clarisse e me recomendou ler a hora da estrela, que infelizmente ainda não li, mas vou ler hoje! Depois desse vídeo me senti encantada e conectada com essa mulher! Gratidão por ter feito esse vídeo ❤
Que tal fazer da escrita um ofício? É tempo de surgir outra escritora nesse país, principalmente como o estilo que ela tanto amava -fluxo de consciência.
Conheci a Clarice Lispector primeiro pelo nome em uma citação curta de um livro do ginásio, eu, uma menina de onze, doze anos na época vivia em uma cidade do interior sem biblioteca nem livraria guardei esse nome como se guarda uma história especial... Poucos anos depois já adolescente, conheci um Senhor que estava em minha cidade à trabalho, muito atencioso conversávamos quando ele visitava a loja que eu trabalhava na época e casualmente descobrimos o gosto em comum pela literatura, ele um leitor voraz, de uma inteligência e conhecimento que deixavam a menina do interior cheia de espanto e curiosidade para conhecer todos aqueles personagens dos quais falávanos. Eu que na época, lia o que me chegava às mãos afinal, não tinha muita escolha. Em uma das nossas conversas mencionei que nunca havia lido, mas que era apaixonada por Clarice Lispector... Imensa foi a minha surpresa quando um dia retornando a minha cidade a trabalho ele me presenteia com nada menos do que "Perto do Coração Selvagem" primeira obra da escritora, o meu encantamento era tão imenso já me sentia realizada só em ver sua capa em em tocá-lo, inocente, eu não imaginava que a partir daquele momento eu estava sendo "abduzida" ao universo de Clarice, um universo que jamais conheci alguém que tenha entrado e que tenha desejado sair. Não existe a possibilidade de não sair tocado/transformado de algum modo depois de mergulhar em sua literatura. Seus romances, contos, crônicas, cartas e sua própria biografia se misturam e apesar de todos falarem da aura enigmática e misteriosa de Clarice Lispector nós seus devotados leitores ousamos nos sentir muito "íntimos" da gigante Clarice Lispector.
"Sou assombrada pelos meus fantasmas, pelo que é mítico e fantástico - a vida é sobrenatural. E eu caminho em corda bamba até o limite de meu sonho. As vísceras torturadas pela voluptuosidade guiam-me, fúria dos impulsos. Antes de me organizar, tenho que me desorganizar internamente. Para experimentar o primeiro e passageiro estado primário de liberdade. Da liberdade de errar, cair e levantar-me" - Clarice Lispector.
Acho que ter essa percepção tão aguçada sobre os detalhes da vida pode ter amargurado um pouco o coração dela, definitivamente é preciso ficar em "stand by" muitas vezes na sociedade moderna para não cair em depressão. Ótimo vídeo sobre uma ótima autora :)
Escribo en castellano porque soy de Argentina. Clarice me atrapó con la pasión de GH y me obligó a escribir un trabajo sobre la cucaracha para luego nunca dejarme y como tantos, comparto el lugar del destierro que ella nos ha desplegado. Gracias a ustedes y besos. Quizás me atreva algún día a escribir en portugués, me alcanza con hablarlo, entenderlo, leerlo y también a veces cantarlo.
Li pouco Clarice Lispector, mas algumas coisas que ela disse em a Paixão Segundo GH e a A Hora da Estrela me marcaram, fizeram cicatriz na minha memória, nunca mais esqueci. É uma escritora e uma humanista maravilhosa. Merece todas as comemorações.
Nossa!! A paixão segundo G.H eu tive q dar vários pausas,uma inclusive pq estava pra vomitar,parecia eu a personagem... Não é a toa q Clarice é minha escritora favorita, me envolve em sua escrita de um jeito q não sei explicar,e msm q não entenda,ela toca minhas profundezas e me transforma...
Um dos fatos que faz o leitor se sentir representado nas obras de Clarise é o insaciável desejo de procurar o que sou, que é muito presente nos seus textos
Clarice era um mistério, assim como cada um de nós. A diferença é que ela tinha o dom de se expressar pelas palavras, e o fazia de forma tão visceral que, quando a lemos, parece que nos lemos. Parabéns pelo vídeo! Muito profunda sua análise, digna da pessoa que foi Clarice Lispector.
Tenho dificuldade em ler Clarice. Fico “boiando”... Admiro muito a autora, a sua trajetória me desperta curiosidades. Mas seus romances ... me causam estranheza, uma pontinha de mal estar
Uma dica é vc pesquisar os traços da geração de 45, o que estava acontecendo com o país naquela época, as correntes filosóficas tbm... Isso ajuda bastante. 😊
talvez apenas não se encaixe com seu gosto pessoal, e ta tudo bem isso. Não se sinta pressionada a gostar, ou qualquer coisa do tipo. Mas da mais umas chances, sem pressa, com calma, talvez assim você compreenda-a.
O que acho mais legal nos vídeos da Antofágica e da Lívia é que é o canal de uma editora, surgiu pra isso, mas passa longe de se limitar a apenas isso. É um canal literário na verdade. Um vídeo sensível, sobre uma escritora que nem é do catálogo da editora, com a indicação do "concorrente" que a publica. Legal demais (e olha que nem sou um grande leitor de Clarice!).
Toda vez, que leio Clarice ou ouço/vejo algo sobre ela, minha garganta dá um nó. seguro. Me sinto feliz por estar viva e celebrando o centenário dessa mulher extraordinária !
A Clarice é como se fosse um tia distante que aparece sempre na hora certa . Se eu pudesse ( ou soubesse ) explicar o inexplicável ... Essa entrevista é sensacional , obrigado !
Eu comecei a ler Clarice quando estava na época do vestibular e foi incrível como eu me identificava muito com o que ela descrevia. Pra mim, ler Clarice é uma forma de descobrir o que há de mais oculto dentro de mim mesmo
A leitura do conto "O jantar", quando eu era um adolescente, fez com que me apaixonasse por Clarice e a tenha como minha autora preferida da vida. Conheci o canal há pouco tempo e o formato dos vídeos e sua apresentação se encaixam perfeitamente. Minha próxima compra de livro será de uma edição da Antofagica. Parabéns pelo trabalho de todos.
Li Água Viva e agora estou lendo O Livro dos Prazeres. São os primeiros que leio dela, e a sensação que tenho é a de que ela trabalha naquele elo perdido entre as nossas emoções - pinceladas abstratas - e as palavras previsíveis que usamos normalmente. É mais profundo e mais livre que as sequências verbais entediantes que produzimos diariamente, ao mesmo tempo em que elabora, retrata melhor a massa confusa da nossa sensibilidade, dos nossos afetos. Fico imaginando que maravilha poderia ser uma sessão de psicanálise com essa mulher.
Pra mim até hj tenho ela numa foto linda como se fosse pra mim uma escritora Deusa que eu sozinho falo aos 63 com ela sempre na minha casa vê a foto dela numa parede de minha casa vivo na solidão mais feliz vê ela todos os dias na foto magnífica e no meu coração na minha alma será eterna quando eu for embora espero em Deus encontrar com ela onde estiver salve salve salve a grande rainha escritora Clarice Lispector ❤❤❤❤❤❤️❤️😘😘
Já vi essa entrevista do início umas 3 vezes completas, sendo que a primeira vez que vi senti algo bem próximo ao desconforto. Mas me senti fascinada por essa mulher a um ponto que antes mesmo de ler um livro dela pela primeira vez já estava totalmente envolvida com essa pessoa extraordinária.
Eterna Clarice ; Clarice deixou sua eternidade para nós amantes da leitura, através dos seus escritos! Quem ama Clarice, viva e intensa busca de tentar desvendar esse nosso "Ser" e essa nossa profundidade de sentimentos.
Clarice foi uma mulher belíssima (parecia uma estrela de cinema quando jovem) e enigmática. A hora da estrela foi o primeiro livro dela que li, e foi pra escola. Gostei, apesar de não saber se tinha apreendido todo o seu teor. Assisti ao filme dos anos 80, e fiquei muito comovida. Eu gosto muito dos contos dela, da escrita dela, porque sou meio introspectiva, e Clarice fala muito do que se passa dentro da cabeça da gente.
NOSSA !! TENHO LIVROS AQUI EM MINHA PEQUENA BIBLIOTECA E NÃO CONSIGO LER TAMBEM ☹ eu amo Clarice Jorge Amado..e outros aqui ..Salvador Bahia ..Presente!🙏
Comecei ler Clarice, aos 13 anos, era babá numa casa, onde havia muitos livros, e me fascinava a escrita tão confusa, me apaixonei, hoje aos 38 anos, a a admiração só aumentou, embora já consigo me vê em algumas escritas dela.
ESSA ENTREVISTA DA CLARICE É MUITO PODEROSA. Ela era tão intensa, tão visceral. Quando comecei a ler os livros dela eu fiquei chocado. Ela escreveu Perto do Coração Selvagem com 18 anos :O
Clarice é indizível. Li tudo dela. Pra mim ela é a maior escritora brasileira. Sou muito fã de Clarice. Ela é sempre única e surreal !!!!!! Parabéns pelo vídeo. Amei !!!!!!!!
Estou começando a ler Clarice agora, e ver esse vídeo me trás ainda mais interesse pela autora. Me deixa muito contente ver um conteúdo bom a respeito de uma das maiores escritoras que temos.
Jamais esqueço de quando eu mal conhecia Clarice Lispector e um amigo me indicou esta entrevista e me disse "Clarice me intriga". E desde então sigo apaixonado por toda a inquietação que Clarice me causa.
Clarice comunica diretamente com o nosso inconsciente. A sua escrita é como a música, temos que senti-la antes de qualquer coisa, o significado está nas entrelinhas...🙏📚
Clarice em suas mil facetas, Clarice sem forma alguma criando mundos, Clarice que não vi chorar e abrandou minha dor! Eu nunca defini Clarice, mas Clarice, Ah Clarice! Me conheceu antes mesmo de nascer!
Clarice não foi uma escritora simplesmente mas uma filosofa e das grandes... perigosamente nos leva a um túnel do desconhecido e do sombrio, onde nem ela sabe a saída e nos faz arriscar a vida em dar de cara com o "rato morto esmagado".. com ela morrer é necessário, esquecer é lembrar, desistir é vencer... ela descobriu muito, tudo, o suficiente, o necessário ou o possível dessa vida muito rápido... pela inconsequência entrou no labirinto porém por sorte ou azar foi em linha reta até a saída... esse tipo de gente se entedia em esperar os demais até a hora de saír... ficar aqui esperando a hora perde um pouco a graça... ainda bem que ela deixou um mapa cifrado... ela quer nos confundir mas sim dar mais sabor a aventura, fazer a viagem aqui ficar mais saborosa além do mais se não "bugar" nossa mente como vamos ver o que há para ser visto? Ainda bem que há Clarice... ainda bem que ela não contou o final... sei bem o tipo dela, roda como eu em ciranda de mãos dadas com a tristeza e a alegria e sabia que aquilo era a felicidade... não confundia bobos com burros nem felicidade com festa, podia ter dito tudo mas sabia que não era justo esse spoiler... sei que seu cansaço era olhar para um mundo que engatinha e ter que ser humilde sendo uma gênia, acho que cansa muito alguém que nasceu pra voar ter a acompanhar essa procissão dos desvalidos de alma que se arrasta sem motivo e sem vontade... imagina a batalha diária travada em ficar nesse frágil equilíbrio entre ser genial e humilde ao mesmo tempo? Acho que por isso ela gostava das coisas imperfeitas, inacabadas, desestruturadas... a arte desconstruída é arte para o artista e não magoa os que não conhecem as musas... grande e infinita ₢larice... Obrigado sempre! Interessante ver que eu estou vivo e você morta mas todo dia vc me oferece sua vida e eu nada posso dar a você. Quem está vivo e quem está morto nessa história afinal?.. Nem leia... nem eu me entendo... e nem faço questão de tal: me entender.
Eu sou dislumbrada com Clarice Lispector porque me sinto totalmente identificada, não com suas escritas, porque não chego nem aos pés dela...mas com seus sentimentos, por isso, nunca perco a oportunidade de assistir qualquer coisa sobre ela. Muito obrigada pelo vídeo
Me identifico com a Clarice com a interpretação que ela teve da vida, um contentamento descontente, amor e ódio, um tesão por viver com esse mix de melancolia.
Descobri Clarice aos 20 anos no curso de Teatro da atriz Camila Amado com o texto Perdoando Deus. Essa crônica teve um grande impacto em toda minha vida. Até hj sou inundado pela literatura de Clarice Lispector.
Estou lendo a Hora da Estrela. Clarice é ótima. Já li todos os contos, os cinco livros infantis e algumas crônicas, além do livro Água Viva (que achei uma grande brisa quando li, mas me identifiquei em muitos momentos 😊)
Me emociono cada vez que ouço sobre a vida de Clarice, A Paixão Segundo G.H é o clássico que mais me identifico, uma estranha viagem aqui dentro. Parabéns pela matéria!!!
Sou amante irremediável da nossa literatura, li e continuo lendo inúmeros autores e de diferentes épocas. Portanto, sinto-me absolutamente seguro em afirmar: Clarice Lispector é a maior escritora da língua portuguesa! Sim, eu sei: há outros autores que são extraordinários e geniais, os quais não cometerei a injustiça de citar... Mas somente Clarice soube narrar o indizível.
A primeira vez que li algo da Clarice foi em uma prova de português no começo do ensino médio e foi o primeiro texto de uma prova que me deixou intrigada e fascinada. Acho que posso considerar Clarice minha porta de entrada para o mundo da literatura, quem me fez perceber que palavras podem significar mais do que o literalmente escrito.
Eu acho muito interessante, como em mim, a Clarice e os seus textos me levam a inquietação e a pensar em mim mesmo... Tem um livro dela que eu amo - Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres - que é um dos que mais me pôs para pensar sobre o medo de mim mesmo, de ser eu, e da entrega a mim mesmo. É uma experiência tão única ler Clarice, e tão diferente... É a primeira autora brasileira que me fez querer colecionar.
Je suis eu tô em polvorosa com essa matéria sobre a Clarice, choro e renasço. Sou eu infinitamente apaixonada por sua literatura. Haja coração. HAIA entre nós! ⭐🖤
Adoro tudo da Clarice. Não consigo imaginar como ela consegue ser tão profundo escrevendo com a máquina nas pernas junto aos filhos. Nela tudo é mistério
Várias vzs eu ri nessa entrevista, mas ri por causa da admiração por conta de como ela me fascina com palavras simples mas tão profundas. É de uma sensibilidade surreal e fora da caixa
O avatar de Clarice Lispector,sim o avatar ela continua por ai dando o ar da graça de quando não está triste cansada com raiva de se mesma dando continuidade a sua obra magnífica!
Primeiro contato que eu tive com a autora (que eu me lembre), foi com um texto que eu li (não lembro o nome) em um simulado que eu fiz pro meu colégio no nono ano. Lembro de ter gostado e me identificado de alguma maneira com o jeito que ela escrevia, mas nunca cheguei a me aprofundar de verdade na sua obra.
Meu primeiro contato com Clarice foi na adolescência, época de escola, durante as aulas de literatura. Trabalhamos com alguns fragmentos de suas obras, e certamente me causou espanto, principalmente por não conseguir compreender de imediato. E hoje, mesmo já estando na fase dos trinta anos, ainda estou nesse desafio pela compreensão da obra/autora. Mas é inegável seu talento, personalidade e o impacto que sua obra deixou na nossa literatura.
vi Clarice pela primeira vez no ensino médio, mas na época não dei a devida atenção… No entanto hoje estou mergulhado no universo dessa grande mulher revolucionária.. Me inspiro muito nela
Comecei com a Hora da Estrela. Li no ano que perdi minha mãe e morava com meu irmão. Entendi Macabea no mesmo instante. Depois por indicação da vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai em um programa li a coletânea A Descoberta do Mundo. Sensacional. Ela e Kafka moldaram meu caráter literário.
“Vou continuar, é exatamente da minha natureza nunca me sentir ridícula, eu me aventuro sempre, entro em todos os palcos” Esse pensamento dela, é a pura bandeira que a carrego por toda minha vida.
Já amava Clarice... um pouco no ensino médio, um pouco mais na graduação em Letras... mas só 15 anos depois da graduação quando comecei a realmente atuar como professora de ensino regular, já mulher de 43 anos que passou pelo tal fundo do poço e começou a estudar assuntos ligados a espiritualidade com a libertação dos dogmas religiosos... Enfim, entendi o que ela diz.
É surreal como tudo que ela escreve tem feito total sentido para mim agora. Me parece que ela conseguiu canalizar e materializar coisas do mundo espiritual em forma poética.
Essa entrevista com Clarice é uma das entrevistas mais icônicas da história do jornalismo brasileiro
Essa entrevista me deixa satisfatoriamente inquieta
Essa entrevista me dá um sentimento entre estranheza e conforto absurdo.
Eu fiquei mto curiosa com o seu comportamento nesta entrevista. Fiquei 2 dias pensando e pesquisando e fiquei sabendo q ela , neste dia da entrevista, já sabia sobre o câncer bem adiantado e consequentemente sem cura devido ao avanço. Outra coisa, conclusão minha, q ela era excelente escritora mas ñ sabia mto debater ou responder perguntas em q eka tivesse q dar respostas na hora. Ela gostava de ter tempo p analisar sobre tudo.
Já assisti várias vezes. Ela é tão impressionante.
Essa mulher precisava de ajuda, misericórdia que mulher estranha.
23 de setembro de 2011, estava dormindo e fui acordado pela minha esposa (grávida de 9 meses).
"Amor, já sei como nossa filha vai se chamar."
"Hum, quê?"
"Nossa filha."
"Que tem? Tá sentindo alguma coisa?"
"Não. Nossa filha vai se chamar Clarice."
"Tá, tá bom. Se sentir qualquer coisa me chama."
Amanheceu. Acordei, olhei o exemplar do A hora da Estrela ao lado da cama e sorri.
No dia 29 de setembro Clarice nasceu.
Que lindo 🥰
Que lindo!♡
❤❤❤
Que lindooo parabéns ❤
♥️♥️
A casa em que Clarice morou aqui em Recife está abandonada, uma tristeza! Ela fica em frente à uma pracinha que tem uma estátua dela.
Poxa, é uma pena :(
Você sabe que Clarice disse que o Recife e ela ter vivido no Recife fez ela ser quem ela foi e escrever da forma como ela escreveu, porque o Recife é como Clarice cheio de mistérios...
Sério
Nossa! Poderia virar um memorial em homenagem à própria Clarice, com todas as obras incríveis dela!! Um patrimônio histórico jogado às traças!! Isto é o Brasil!!
@@marilenedeoliveira8149 Realmente! Eu fico arrasado sempre que passo na frente da casa.
Às vezes sinto que Clarice me fez ver todas as tristezas do mundo para enfim ter certeza do quanto a felicidade vale a pena. Clarice não existiu, mas existe um pouco dela dentro de cada um de nós...
É tão profundo quando Clarice diz, " Eu agora morri, estou morta". Clarice genial, todos estamos mortos!
Só se for vc né querida, pq eu tô aqui vivinho, lindo e maravilhoso! ✨✨✨ Rsrsrsrsrs
@@spsp5134 kkkkk
@@spsp5134 o que ela quis dizer é que tem uma beleza nisso que a Clarice disse
@@luizaramosluuh8861 eu sei tolinha, eu só estava polemizando um pouquinho mesmo 🤡🤡🤡 rsrsrsrs
@@spsp5134 uau , polemizou muito em. Genial
Minha relação com a escrita de Clarice é uma frase dela: "Fico aflita de tanto gostar". As narrativas são tão intimistas que parece ela nos conhece sem nos encontrar. Não é uma leitura, é uma experiência.
Oi Gabi... te convido a conhecer nosso Canal, sobre Clarice. Tem Leituras e entrevistas bem legais. ua-cam.com/users/Claricenamadrugada
Esse vídeo ta assombrosamente poético!
esse comentário foi bem Clarice
Além dela se expressar horrorosamente bem.
Clarice Lispector é uma das minhas autoras favoritas, a profundidade de suas obras me fascina.
❤
“Mas eu n sou solitária não ! Tenho muitos amigos , e eu sou tô triste hoje pk eu tô cansada “😂❤️
Ela me fez entender que não era o único no mundo 😅😅😅
Conheci Clarice aos 13 anos ( atualmente tenho 14) quando li a primeira obra dela, a qual trata-se de " Água viva" senti um misto de sensações distantes, estranhamento e peculiaridade. Clarice põe em cads obra pormenores que passam despercebidos no mundo concreto, ela busca o néctar da vida, o " it" de cada um de nós. Ao passo que ela é intensa e enigmática, ela é real e humana com todas as suas reflexões sobre vivências irreais. Cada conto de Clarice é pura poesia da forma mais assombrosa possível com seu vocabulário no mínimo descomunal, ela é pura arte e me encantou em cada entrelinha.
Como Salomão em Eclesiastes, Clarice observava cada coisa, por mínimo que seja, procurando extrair dali alguma sabedoria. E isso é o que ela era: sábia.
Clarice é uma amiga que nunca conheci fisicamente (tenho 22 anos). Todavia, ela e eu temos uma amizade íntima e genuína.
Assim como muitos aqui, descobri a obra de Clarice no Colegial (atual Ensino Médio). Muito tempo depois, assisti ao filme A hora da estrela, da Susana Amaral e voltei a me enamorar de sua obra. Hoje, estou terminando de ler Perto do Coração Selvagem com aquele desejo de ler/ter todos os seus livros - sim, estou colecionando as edições da Rocco com muito entusiasmo. Ou, como Clarice diria? Um entusiasmo terrível. Meu contato mais recente com a autora de A maçã no escuro foi a adaptação para o cinema de A paixão segundo GH, levado a telona pelo Luís Fernando Carvalho, que filme incrível!!!! Assistam!!
Estou lecionando para o Ensino Médio, plantando a semente!
Por tudo aqui visto e ouvido; Clarice me parece ser uma alma tão complexa quanto fascinante.
Clarice, sim, é singular. Amo de paixão.
"Eu tenho medos bobos e coragens absurtdas" Que verdade!!!
Queria mesmo era Clarice na Antofágica
Ai ai, um sonho né? Pena que os direitos da Clarice estão com outra editora (e eu não imagino que dê pra "compartilhar")
Acho que a Antofágica só publica obras em domínio público. Então, só em 2047 a gente vai poder ver livros de Clarice por aqui! 🤣🤣🤣
@@guilhermeftl Longa vida a Antofágica então! Hahahah
A antofágica também faz um trabalho editorial primoroso!
Oi Vinícius, inscreve no nosso Canal, tem várias leituras e entrevistas sobre Clarice: ua-cam.com/users/Claricenamadrugada
Conheci essa autora no ensino médio e até hoje eu a amo, é a minha eterna favorita. Por mais estranho que pareça eu sinto que Clarice escreveu muitas de suas obras e eu nasci delas 😅, em muitas me identifico com os personagens e consigo muitas vezes entender o que para muitos é estranho, talvez porque eu seja estranha como suas escritas 😂.
Minha escritora da vida❤
Para sempre Clarice Lispector ❤
Minha maior inspiração. Só ela consegue se relacionar com uma parte de mim que muitas vezes nem é acessível a mim mesmo.
Li Clarice por indicação de um grande amor, me apaixonei. O amor se foi e Clarice ficou.rsrs😍
Nossa.
Um dia no psicólogo levei meu diário e mostrei pra ele um pouco do que eu escrevia, então ele disse pra mim que eu me expressava um pouco como clarisse e me recomendou ler a hora da estrela, que infelizmente ainda não li, mas vou ler hoje! Depois desse vídeo me senti encantada e conectada com essa mulher! Gratidão por ter feito esse vídeo ❤
Que tal fazer da escrita um ofício? É tempo de surgir outra escritora nesse país, principalmente como o estilo que ela tanto amava -fluxo de consciência.
volta pra contar se gostou do livro!
Amo Clarice ❤
Conheci a Clarice Lispector primeiro pelo nome em uma citação curta de um livro do ginásio, eu, uma menina de onze, doze anos na época vivia em uma cidade do interior sem biblioteca nem livraria guardei esse nome como se guarda uma história especial... Poucos anos depois já adolescente, conheci um Senhor que estava em minha cidade à trabalho, muito atencioso conversávamos quando ele visitava a loja que eu trabalhava na época e casualmente descobrimos o gosto em comum pela literatura, ele um leitor voraz, de uma inteligência e conhecimento que deixavam a menina do interior cheia de espanto e curiosidade para conhecer todos aqueles personagens dos quais falávanos. Eu que na época, lia o que me chegava às mãos afinal, não tinha muita escolha. Em uma das nossas conversas mencionei que nunca havia lido, mas que era apaixonada por Clarice Lispector... Imensa foi a minha surpresa quando um dia retornando a minha cidade a trabalho ele me presenteia com nada menos do que "Perto do Coração Selvagem" primeira obra da escritora, o meu encantamento era tão imenso já me sentia realizada só em ver sua capa em em tocá-lo, inocente, eu não imaginava que a partir daquele momento eu estava sendo "abduzida" ao universo de Clarice, um universo que jamais conheci alguém que tenha entrado e que tenha desejado sair. Não existe a possibilidade de não sair tocado/transformado de algum modo depois de mergulhar em sua literatura. Seus romances, contos, crônicas, cartas e sua própria biografia se misturam e apesar de todos falarem da aura enigmática e misteriosa de Clarice Lispector nós seus devotados leitores ousamos nos sentir muito "íntimos" da gigante Clarice Lispector.
"Sou assombrada pelos meus fantasmas, pelo que é mítico e fantástico - a vida é sobrenatural. E eu caminho em corda bamba até o limite de meu sonho. As vísceras torturadas pela voluptuosidade guiam-me, fúria dos impulsos. Antes de me organizar, tenho que me desorganizar internamente. Para experimentar o primeiro e passageiro estado primário de liberdade. Da liberdade de errar, cair e levantar-me" - Clarice Lispector.
Ela é fantástica
Acho que ter essa percepção tão aguçada sobre os detalhes da vida pode ter amargurado um pouco o coração dela, definitivamente é preciso ficar em "stand by" muitas vezes na sociedade moderna para não cair em depressão. Ótimo vídeo sobre uma ótima autora :)
Escribo en castellano porque soy de Argentina. Clarice me atrapó con la pasión de GH y me obligó a escribir un trabajo sobre la cucaracha para luego nunca dejarme y como tantos, comparto el lugar del destierro que ella nos ha desplegado. Gracias a ustedes y besos. Quizás me atreva algún día a escribir en portugués, me alcanza con hablarlo, entenderlo, leerlo y también a veces cantarlo.
Quase me peguei chorando de tão profunda que Clarice foi.
A minha sensação não fora de estranheza, mas de reencontro. Clarice me lê! 💖
que lindo 💖
Li pouco Clarice Lispector, mas algumas coisas que ela disse em a Paixão Segundo GH e a A Hora da Estrela me marcaram, fizeram cicatriz na minha memória, nunca mais esqueci. É uma escritora e uma humanista maravilhosa. Merece todas as comemorações.
Chorei vendo esse vídeo lembrando da minha experiência fortíssima com A hora da estrela e A paixão segundo G.H.
Nossa!! A paixão segundo G.H eu tive q dar vários pausas,uma inclusive pq estava pra vomitar,parecia eu a personagem... Não é a toa q Clarice é minha escritora favorita, me envolve em sua escrita de um jeito q não sei explicar,e msm q não entenda,ela toca minhas profundezas e me transforma...
Um dos fatos que faz o leitor se sentir representado nas obras de Clarise é o insaciável desejo de procurar o que sou, que é muito presente nos seus textos
Clarice é a única autora, ultimamente, que consegue me fazer chorar a partir de vários sentimentos diferentes.
Clarice era um mistério, assim como cada um de nós. A diferença é que ela tinha o dom de se expressar pelas palavras, e o fazia de forma tão visceral que, quando a lemos, parece que nos lemos. Parabéns pelo vídeo! Muito profunda sua análise, digna da pessoa que foi Clarice Lispector.
Extremamente isso!
Você descreveu muito bem, Laura.
Excelente. Leio Clarice há muito tempo. Em palavras, ela diz o indizível e acessa o interdito, enfeitiçada.
Tenho dificuldade em ler Clarice. Fico “boiando”... Admiro muito a autora, a sua trajetória me desperta curiosidades. Mas seus romances ... me causam estranheza, uma pontinha de mal estar
Eu inventei de ler o ovo e a galinha. Na terceira página eu me perguntei se eu fui realmente alfabetizado. Kkkkkkkk
Uma dica é vc pesquisar os traços da geração de 45, o que estava acontecendo com o país naquela época, as correntes filosóficas tbm... Isso ajuda bastante. 😊
talvez apenas não se encaixe com seu gosto pessoal, e ta tudo bem isso. Não se sinta pressionada a gostar, ou qualquer coisa do tipo. Mas da mais umas chances, sem pressa, com calma, talvez assim você compreenda-a.
@@alessandrocamargo8547 relaxa, na entrevista que ela deu ela disse que nem ela entende o ovo e a galinha kkkkk
VC ME RESUMIU CARAAAAAA
O que acho mais legal nos vídeos da Antofágica e da Lívia é que é o canal de uma editora, surgiu pra isso, mas passa longe de se limitar a apenas isso. É um canal literário na verdade. Um vídeo sensível, sobre uma escritora que nem é do catálogo da editora, com a indicação do "concorrente" que a publica. Legal demais (e olha que nem sou um grande leitor de Clarice!).
Toda vez, que leio Clarice ou ouço/vejo algo sobre ela, minha garganta dá um nó. seguro. Me sinto feliz por estar viva e celebrando o centenário dessa mulher extraordinária !
A Clarice é como se fosse um tia distante que aparece sempre na hora certa . Se eu pudesse ( ou soubesse ) explicar o inexplicável ... Essa entrevista é sensacional , obrigado !
"pra guardar-se assim tão firme, no coração."
"Só estou triste hj pq estou cansada". Quem nunca???
Eu comecei a ler Clarice quando estava na época do vestibular e foi incrível como eu me identificava muito com o que ela descrevia. Pra mim, ler Clarice é uma forma de descobrir o que há de mais oculto dentro de mim mesmo
A leitura do conto "O jantar", quando eu era um adolescente, fez com que me apaixonasse por Clarice e a tenha como minha autora preferida da vida. Conheci o canal há pouco tempo e o formato dos vídeos e sua apresentação se encaixam perfeitamente. Minha próxima compra de livro será de uma edição da Antofagica. Parabéns pelo trabalho de todos.
Li Água Viva e agora estou lendo O Livro dos Prazeres. São os primeiros que leio dela, e a sensação que tenho é a de que ela trabalha naquele elo perdido entre as nossas emoções - pinceladas abstratas - e as palavras previsíveis que usamos normalmente. É mais profundo e mais livre que as sequências verbais entediantes que produzimos diariamente, ao mesmo tempo em que elabora, retrata melhor a massa confusa da nossa sensibilidade, dos nossos afetos. Fico imaginando que maravilha poderia ser uma sessão de psicanálise com essa mulher.
Pra mim até hj tenho ela numa foto linda como se fosse pra mim uma escritora Deusa que eu sozinho falo aos 63 com ela sempre na minha casa vê a foto dela numa parede de minha casa vivo na solidão mais feliz vê ela todos os dias na foto magnífica e no meu coração na minha alma será eterna quando eu for embora espero em Deus encontrar com ela onde estiver salve salve salve a grande rainha escritora Clarice Lispector ❤❤❤❤❤❤️❤️😘😘
Essa mulher era fantástica, um assombro e uma imensidão de pensamentos lógicos pra ela kkkkkkkk adoro ouvir os seus poemas. 🐛🦋🌻
O que mais gosto do canal é a idealizadora. Maravilhosa. Quisera minhas aulas de literatura tivessem sido tão maravilhosas.
Estava esperando por Clarice... Obrigada.
Sou fã dos livros dela, depois que li o livro a paixão segundo GH , me apaixonei por ela .
Já vi essa entrevista do início umas 3 vezes completas, sendo que a primeira vez que vi senti algo bem próximo ao desconforto. Mas me senti fascinada por essa mulher a um ponto que antes mesmo de ler um livro dela pela primeira vez já estava totalmente envolvida com essa pessoa extraordinária.
Eu não tenho estudo mais quando conheci Lispector eu me achei ,ela e tão eu parecia que ela era minha mãe , e eu fiquei tão maravilhada com ela .
Eterna Clarice ; Clarice deixou sua eternidade para nós amantes da leitura, através dos seus escritos! Quem ama Clarice, viva e intensa busca de tentar desvendar esse nosso "Ser" e essa nossa profundidade de sentimentos.
Clarice foi uma mulher belíssima (parecia uma estrela de cinema quando jovem) e enigmática. A hora da estrela foi o primeiro livro dela que li, e foi pra escola. Gostei, apesar de não saber se tinha apreendido todo o seu teor. Assisti ao filme dos anos 80, e fiquei muito comovida. Eu gosto muito dos contos dela, da escrita dela, porque sou meio introspectiva, e Clarice fala muito do que se passa dentro da cabeça da gente.
Incrível! Uma vergonha eu não ter lido Clarice ainda, mas pretendo mudar isto muito em breve e este vídeo só me fez querer ler ainda mais!!
NOSSA !! TENHO LIVROS AQUI EM MINHA PEQUENA BIBLIOTECA E NÃO CONSIGO LER TAMBEM ☹ eu amo Clarice Jorge Amado..e outros aqui ..Salvador Bahia ..Presente!🙏
Comecei ler Clarice, aos 13 anos, era babá numa casa, onde havia muitos livros, e me fascinava a escrita tão confusa, me apaixonei, hoje aos 38 anos, a a admiração só aumentou, embora já consigo me vê em algumas escritas dela.
E agora André, em 2023, já leu alguma obra da Clarice ? Eu li a Paixão Segundo GH.
ESSA ENTREVISTA DA CLARICE É MUITO PODEROSA. Ela era tão intensa, tão visceral. Quando comecei a ler os livros dela eu fiquei chocado. Ela escreveu Perto do Coração Selvagem com 18 anos :O
Clarice é indizível. Li tudo dela. Pra mim ela é a maior escritora brasileira. Sou muito fã de Clarice. Ela é sempre única e surreal !!!!!! Parabéns pelo vídeo. Amei !!!!!!!!
Ela gostava de ser sozinha, seu silêncio ecoava em suas obras
Estou começando a ler Clarice agora, e ver esse vídeo me trás ainda mais interesse pela autora. Me deixa muito contente ver um conteúdo bom a respeito de uma das maiores escritoras que temos.
Conheci Clarice, pela boca de um professor de literatura em 1979.
❤️❤️❤️
Jamais esqueço de quando eu mal conhecia Clarice Lispector e um amigo me indicou esta entrevista e me disse "Clarice me intriga". E desde então sigo apaixonado por toda a inquietação que Clarice me causa.
Clarice comunica diretamente com o nosso inconsciente. A sua escrita é como a música, temos que senti-la antes de qualquer coisa, o significado está nas entrelinhas...🙏📚
Mia admiracao pela grande autora, Clarice Lispector..
um ser muito diferente.
abraco desde o Chile.
"Já que sou, o jeito é ser" ❤️
Clarice em suas mil facetas, Clarice sem forma alguma criando mundos, Clarice que não vi chorar e abrandou minha dor! Eu nunca defini Clarice, mas Clarice, Ah Clarice! Me conheceu antes mesmo de nascer!
Eu leio Clarice aos poucos, sem pressa, assim me parece não um encontro de um momento passageiro, mas a convivência de uma vida toda!
"Ela é um mistério interno e inexplicável. Ela é um mistério para si mesma..."
Clarice não foi uma escritora simplesmente mas uma filosofa e das grandes... perigosamente nos leva a um túnel do desconhecido e do sombrio, onde nem ela sabe a saída e nos faz arriscar a vida em dar de cara com o "rato morto esmagado".. com ela morrer é necessário, esquecer é lembrar, desistir é vencer... ela descobriu muito, tudo, o suficiente, o necessário ou o possível dessa vida muito rápido... pela inconsequência entrou no labirinto porém por sorte ou azar foi em linha reta até a saída... esse tipo de gente se entedia em esperar os demais até a hora de saír... ficar aqui esperando a hora perde um pouco a graça... ainda bem que ela deixou um mapa cifrado... ela quer nos confundir mas sim dar mais sabor a aventura, fazer a viagem aqui ficar mais saborosa além do mais se não "bugar" nossa mente como vamos ver o que há para ser visto? Ainda bem que há Clarice... ainda bem que ela não contou o final... sei bem o tipo dela, roda como eu em ciranda de mãos dadas com a tristeza e a alegria e sabia que aquilo era a felicidade... não confundia bobos com burros nem felicidade com festa, podia ter dito tudo mas sabia que não era justo esse spoiler... sei que seu cansaço era olhar para um mundo que engatinha e ter que ser humilde sendo uma gênia, acho que cansa muito alguém que nasceu pra voar ter a acompanhar essa procissão dos desvalidos de alma que se arrasta sem motivo e sem vontade... imagina a batalha diária travada em ficar nesse frágil equilíbrio entre ser genial e humilde ao mesmo tempo? Acho que por isso ela gostava das coisas imperfeitas, inacabadas, desestruturadas... a arte desconstruída é arte para o artista e não magoa os que não conhecem as musas... grande e infinita ₢larice... Obrigado sempre! Interessante ver que eu estou vivo e você morta mas todo dia vc me oferece sua vida e eu nada posso dar a você. Quem está vivo e quem está morto nessa história afinal?.. Nem leia... nem eu me entendo... e nem faço questão de tal: me entender.
Eu sou dislumbrada com Clarice Lispector porque me sinto totalmente identificada, não com suas escritas, porque não chego nem aos pés dela...mas com seus sentimentos, por isso, nunca perco a oportunidade de assistir qualquer coisa sobre ela. Muito obrigada pelo vídeo
Aprendi um pouco mais de Clarice Lispector, cujos contatos iniciais foram de surpresa e estranhamento. Com o tempo fui aprendendo...
Me identifico com a Clarice com a interpretação que ela teve da vida, um contentamento descontente, amor e ódio, um tesão por viver com esse mix de melancolia.
Descobri Clarice aos 20 anos no curso de Teatro da atriz Camila Amado com o texto Perdoando Deus. Essa crônica teve um grande impacto em toda minha vida. Até hj sou inundado pela literatura de Clarice Lispector.
Estou começando ler ela agora . De fato o estranhamento é um característica forte dela.
O centenário de uma diva eterna!
Viva Clarice!!!♡
Estou lendo a Hora da Estrela. Clarice é ótima. Já li todos os contos, os cinco livros infantis e algumas crônicas, além do livro Água Viva (que achei uma grande brisa quando li, mas me identifiquei em muitos momentos 😊)
Me emociono cada vez que ouço sobre a vida de Clarice, A Paixão Segundo G.H é o clássico que mais me identifico, uma estranha viagem aqui dentro. Parabéns pela matéria!!!
Para mim é a melhor escritora do mundo e de todos os tempos😍
#amoclaricelispector
Nunca vi a entrevista tão profunda e mexeu comigo...
Que honra e privilégio poder ler a linguagem original no português de Clarice Lispector!!!
Sou amante irremediável da nossa literatura, li e continuo lendo inúmeros autores e de diferentes épocas. Portanto, sinto-me absolutamente seguro em afirmar: Clarice Lispector é a maior escritora da língua portuguesa! Sim, eu sei: há outros autores que são extraordinários e geniais, os quais não cometerei a injustiça de citar... Mas somente Clarice soube narrar o indizível.
Minha relação com Clarice é simples: Eu a acho a maior e melhor escritora do mundo....
Fiquei impressionado qnd li A hora da estrela! E agora lendo suas "crônicas", realmente: Ela é um mistério!!
Curiosa. Intrigante. Indecifrável.
Só li A Hora da Estrela, mas este vídeo me fez ficar com vontade de ler muitas outras obras dela.
Eu tbm só li esse , mas quero ler outros
A primeira vez que li algo da Clarice foi em uma prova de português no começo do ensino médio e foi o primeiro texto de uma prova que me deixou intrigada e fascinada. Acho que posso considerar Clarice minha porta de entrada para o mundo da literatura, quem me fez perceber que palavras podem significar mais do que o literalmente escrito.
Foi o mesmo comigo! Felicidade Clandestina, aos 15 anos.
Eu me perco e me encontro nos textos de Clarice.
Mds o enquadramento em 6:38 🤩😍 que perfeição de filmagem
SIM
Lindo mesmo
Eu acho muito interessante, como em mim, a Clarice e os seus textos me levam a inquietação e a pensar em mim mesmo... Tem um livro dela que eu amo - Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres - que é um dos que mais me pôs para pensar sobre o medo de mim mesmo, de ser eu, e da entrega a mim mesmo. É uma experiência tão única ler Clarice, e tão diferente... É a primeira autora brasileira que me fez querer colecionar.
Je suis eu tô em polvorosa com essa matéria sobre a Clarice, choro e renasço. Sou eu infinitamente apaixonada por sua literatura. Haja coração. HAIA entre nós! ⭐🖤
Qualidade top
Adoro tudo da Clarice. Não consigo imaginar como ela consegue ser tão profundo escrevendo com a máquina nas pernas junto aos filhos. Nela tudo é mistério
Várias vzs eu ri nessa entrevista, mas ri por causa da admiração por conta de como ela me fascina com palavras simples mas tão profundas. É de uma sensibilidade surreal e fora da caixa
O avatar de Clarice Lispector,sim o avatar ela continua por ai dando o ar da graça de quando não está triste cansada com raiva de se mesma dando continuidade a sua obra magnífica!
Primeiro contato que eu tive com a autora (que eu me lembre), foi com um texto que eu li (não lembro o nome) em um simulado que eu fiz pro meu colégio no nono ano. Lembro de ter gostado e me identificado de alguma maneira com o jeito que ela escrevia, mas nunca cheguei a me aprofundar de verdade na sua obra.
Clarice me leva a pensar muito sobre a vida e ter coragem de seguir em frente.
Em abril de 2021 assistindo essa reportagem e amando mais ainda essa maravilhosa escritora.Clarice, presente sempre!
Meu primeiro contato com Clarice foi na adolescência, época de escola, durante as aulas de literatura. Trabalhamos com alguns fragmentos de suas obras, e certamente me causou espanto, principalmente por não conseguir compreender de imediato. E hoje, mesmo já estando na fase dos trinta anos, ainda estou nesse desafio pela compreensão da obra/autora. Mas é inegável seu talento, personalidade e o impacto que sua obra deixou na nossa literatura.
vi Clarice pela primeira vez no ensino médio, mas na época não dei a devida atenção…
No entanto hoje estou mergulhado no universo dessa grande mulher revolucionária..
Me inspiro muito nela
Caótica,intensa, inteiramente fora da realidade da vida...❤ Amo Clarice 😍
Somos todos Clarice e não sabemos de fato. Ela, uma espécie de nossa Nietzsche mulher. Crítica , complexa, simples e enigmática e maravilhosa.
Comecei com a Hora da Estrela. Li no ano que perdi minha mãe e morava com meu irmão. Entendi Macabea no mesmo instante. Depois por indicação da vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai em um programa li a coletânea A Descoberta do Mundo. Sensacional. Ela e Kafka moldaram meu caráter literário.
“Vou continuar, é exatamente da minha natureza nunca me sentir ridícula, eu me aventuro sempre, entro em todos os palcos”
Esse pensamento dela, é a pura bandeira que a carrego por toda minha vida.