É certo afirmar que Machado é escritor mais influente da literatura brasileira. Ele tem um legado incrivelmente enorme, ficando lado a lado de grandes nomes da literatura mundial
@@jkfmm1807 Machado de Assis só não é eleito o melhor escritor do mundo porque ele é brasileiro, escreve em língua portuguesa, se ele tivesse nascido na Inglaterra e escrevesse em língua inglesa, não teria para ninguém esse título de melhor escritor, Machado estaria em primeiríssimo lugar!
Falar de literatura de uma forma inusitada é a nossa proposta. Já pensou em uma Rinha? E que tal sem Galo? Pois essa é a proposta. Um podcast de muito bom gosto. ua-cam.com/video/g-YlgUIdAVQ/v-deo.html Machado de Assis foi um verdadeiro gênio da literatura. O bruxo do Cosme velho criou personagens icônicos que despertam curiosidade e todo tipo de análises. Na Rinha de hoje, Bentinho ou Brás Cubas? Quem você prefere?
O problema é que na adolescência lemos por obrigação e ouvindo ladainha. Quando cheguei na universidade de letras vi que literatura era mais do que nos ensinam nas escolas. Fiz letras espanhol, então agora é que estou lendo Machado de Assis por prazer, aos 35 anos de idade. Confesso que estou realmente admirado e pretendo introduzir na educação do meu filho.
Para mim Machado está entre os melhores da literatura mundial não só do Brasil, li vários classicos do mundo e ainda assim as obras de machado estão entre os meus preferidos. Eu amo dms 💗
Se ainda estou aqui e porque amo Machado de Assis. Li e reli várias obras através de minha vida (tenho hoje 70), e ainda leio no s dias atuais. Sempre me encanto e me emociono com sua leitura.
No momento sou adolescente, estou lendo o livro por conta própria, me apaixonei pela escrita de Machado de Assis após ler Dom casmurro, mas tenho que confessar que ainda é um pouco confusa a leitura por eu não possuir tanto conhecimento ainda, mas ainda gosto bastante. Embora eu precise pesquisar muita coisa pra conseguir me situar melhor na estória, a leitura ainda é divertida, eu espero ler novamente as obras do autor no futuro e entender bem melhor.
O q dizer de Machado q me fez ter uma Boa adolescência? Acho q fui adolescente do jeito errado li tds os livros antes dos 15 anos e continuo apaixonada. Meu filho tem 13anos e tbm é louco por ele. Repito fui adolescente do jeito errado e meu Pedrinho ta sendo tbm. 😊e eu adoro q assim seja. Ótimo vídeo. 👏👏👏👏. Machado de Assis e José de Alencar 😍😍😍
5 років тому+4
Que privilégio, Ana! Muitas vezes nós só nos abrimos ao Machado depois de adultos... ❤
Eu também. Li vários clássicos do sec 19 quando adolescente. Até algum tempo atrás tinha o preconceito com autores vivos rsss. Pra mim só eram bons os mortos há mais de 100 anos.
Huahauahauha que prazer então ser adolescente do jeito errado, pq tou neste time !!! Li Dom Casmurro aos 14 anos e gostei demais !!! (Aos poucos, fui descobrindo outros livros dele, mas este foi o primeiro rsrsrsrs)
Eu também. Eu adorava memória póstumas de Brás Cuba na primeira vez que li. Achei genial a quebra da quarta parede e o quanto o personagem era carismático para mim. Comprei e nos meus 15 anos.
Quando li Memórias pela primeira vez, não entendi de imediato o quão esse livro é inovador; acho que ainda estava arrebatado com Dom Casmurro, que amo de paixão. Hoje em dia, me pego pensando às vezes em Memórias e sempre tem algo que me lembra alguns capítulos e que se pensamos bem, torna essa obra única. Com certeza é um livro de releituras.
Como disse Susan Sontag "[...] Alguns livros precisem ser redescobertos seguidas vezes. Memórias póstumas de Brás Cubas é pelo visto um desses livros arrebatadoramente originais, radicalmente céticos, que sempre impressionarão os leitores com a força de uma descoberta particular"
Às vezes eu me sinto desconectada com a realidade da maioria dos adolescentes porque nunca li Machado por obrigação, mas sim por indicação do meu irmão. Li com 12 anos e simplesmente me apaixonei pelo livro. Machado de Assis é simplesmente genial! É uma honra ter um escritor brasileiro ilustre e relevante como ele!
eu li machado de Assis pela primeira vez aos 15 anos, ainda esse ano*, não lia nada e comecei por Dom Casmurro. Me apaixonei... Li Memórias postumas de Brás Cubas e Quincas Borba, e amei todos🥰
É verdade! Quem pode não gostar de contos como: "Missa do Galo", "Uns Braços", "Noite de Almirante", "Um Apólogo", "A Cartomante", "Ernesto de Tal", e tantas outras obras-primas deste genial autor?!.... Um abraço!
O vídeo é simplesmente MARAVILHOSO, através dele vcs não só transmitem/demonstram 1 imensa admiração p/Machado e amor p/sua obra, mas ensinam a quem ainda não o conhece, como compreender/apreender essa obra
Oi Lívia, te achei aqui por acaso e estou impressionada. Quanto conteúdo, parecia que estava lendo um artigo completo. Meus parabéns pela pesquisa e edição tão bem elabora. Foi um prazer. Tens uma nova seguidora 😘👏👏
Machado de Assis era um auto-didata extremamente culto. Ao reler as "Memórias póstumas de Brás Cubas", o fiz com com a ajuda da wikipédia, de tantas que são as referências e o vocabulário sofisticado de que ele se vale no texto (e que na minha adolescência eu pulei e fiquei sem entender; por preguiça de ir aos dicionários e às enciclopédias). Entendendo de fato cada palavra sua, é pura verdade que nos defrontamos com um autor atualíssimo, apesar de nos estar falando (olha aí o jeito machadiano de escrever) a partir de uma outra época e de um outro contexto sócio-econômico. Sem dúvida, os leitores dedicados de Machado de Assis tendem a sair mais cultos da leitura de suas obras.
Estou muito atraída a ler Machado de Assis, depois desse vídeo e seu comentário, irei me dedicar um pouco a ele. Quero conhecer mais da nossa história.
Que vídeo lindo! Que trabalho fabuloso. Graças a Deus a internet está democratizando o conhecimento e podemos conhecer trabalhos fantásticos como esse. Conhecer este canal foi um momento de serendipidade. Vida longa ao algoritmo do UA-cam 😄
Muito bom teu vídeo. Eu descobri Machado de Assis ainda na adolescência, e consegui amá-lo desde lá. Como consequência desse amor, passei a vida toda atrás de grandes escritores, que fossem tão bons quanto ele... Machado é genial!
pra quem interessar possa, fizemos um vídeo sobre a relação do Machado com o amor de sua vida, Carolina. tem a carta bem triste que ele escreveu pro Joaquim Nabuco quando da morte dela. quem quiser e puder, dê uma olhada lá.
Como não se apaixonar por Machado e pela leitura depois de um vídeo desses? Comprei essa edição e vai ser um enorme prazer mergulhar nessa história outra vez!
Machado de Assis: Quanta brasilidade. Um verdadeiro herói nacional. Um poeta que venceu o preconceito, sobrepondo a sua condição social; tornando-se um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial. O realismo, o cotidiano era ricamente detalhado em suas obras. No vasto horizonte surge "Eça de Queiroz". Na sua escrivaninha nasce "Dom Casmurro". Quantas discussões e reflexões. As "Memórias Póstumas de Brás Cubas", a realidade de "Helena", o contexto de "Quincas Borba". Inúmeras irreflexões. Quantas prosas, trovas, poemas de arrepiar. Assim nos encanta Assis. Dhiogo Caetano
Deus abençoe o 4G nos smartphones. Aqui no ônibus, a caminho do trabalho, tenho descoberto canais incríveis no YT, e o seu é um deles. Quanto amor transparecendo em cada vídeo! E neste do Machado mais ainda! Amei tudo ❤️ Esse vídeo me fez ter vontade de retomar leituras no meu kindle, e dessa vez vou revisitar os clássicos. Obrigada, Antofágica 😍✌️🖤
10 anos depois de sair do ensino médio finalmente resolvi ler uma obra do Machado de Assis e estou impressionada com a forma como escreve. Livros muito bons! Realmente precisamos de maturidade para algumas coisas.
Seu canal é sensacional. O descobri ontem e fiquei viciado. Parabéns pela originalidade, expressão, sabedoria e compartilhamento de tanto conteúdo interessante e bacana!
Deijeane, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço de uma colega de Letras! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Comecei a ler Machado de Assis quando tinha 16 anos e confesso que adorei. Minha iniciação ocorreu com O Alinista. Mas a linguagem me incomoda; as vezes preciso reler o mesmo capítulo três ou quatro vezes para entedê-lo. Terminei de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas agora e vim correndo ver esse vídeo. Parabéns!
Que vídeo perfeito! ❤📚 Machado tem esse poder. A cada releitura parece um livro novo. Realmente, quando li na adolescência tb tive essa impressão. Mas agora, o vejo com outros olhos. E como não podemos desistir de uma leitura por conta da época em que lemos. 0
Li Dom Casmurro na adolescência, na verdade nem li tudo, foi muito confuso para mim na época. Agora estou lendo novamente, a bela edição da Antofágica. Estou amando, lendo compulsivamente! Machado de Assis de fato é genial. Terminando esta leitura pretendo ler Memórias Póstumas de Brás Cubas.
A primeira vez que li Machado de Assis foi aos quinze anos não gostei de Dom Casmurro mas pouco tempos depois dei uma nova chance e gostei muito, li vários livros dele me apaixonei por todos quero reler.
muito bom o vídeo! tentei ler Machado na adolescência (dom casmurro) e não passei do primeiro capítulo. Agora, aos 25, quero dar nova chance ao autor. Acabei de comprar na pré venda "O alienista" (tb desta editora).
Mesmo esse vídeo tendo quatro anos, percebi a referência das pausas para conversar conosco. O "espectador" do vídeo, talvez propositalmente fora uma referência às pausas que Machado fazia em seus livros. No "A Mão e a Luva" principalmente existem pausas que o próprio Machado faz. Incrível!
Eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas pela primeira vez entre os meus 12 e 13 anos de idade (por pura curiosidade, já que todos os professores e adultos usavam o autor como parâmetro para amadurecimento e intelectualidade). Admito, à época, quase nada ou muito pouco realmente absorvi, entretanto, achei o livro impressionante e que, de fato, era complexo e com uma história dramática demais para a mente de uma criança. Apesar disso, hoje, resolvi ver esse vídeo e, além de reavivar minhas impressões sobre Machado de Assis, também me inspirou a visitá-lo outra vez e perceber como o tempo altera nossa percepção sobre as coisas. Lindo vídeo, gostei muito!
Tenho essa edição maravilhosa me esperando na minha estante. Quero parabenizar a editora pela edição bem caprichada e pela foto fiel do Machado de Assis.
Seus vídeos são maravilhosos, aqui vai uma sugestão, já que vocês fizeram aquele vídeo maravilhoso sobre os clássicos, por que não fazem um sobre os gênios ? Machado de Assis é um deles !
Ainda procuro, no interior de Aurélio, a palavra exata que expressa o encantamento que esse vídeo trouxe à minha vida. Quando eu encontrar eu volto para dizer. ☕😊
Vendo este vídeo em julho 2022. Muito necessário! Relendo, hoje, Helena, de Machado e completamente apaixonada pela nova visão da anterior imposta pela escola média!! Obrigada!
Agradeço por não ter lido Machado na adolescência. Li meu primeiro livro dele há 1 mês aos 26 e pude compreender porque ele é tão bom e genial. A leitura me prendeu, eu não conseguia fazer nada sem pensar na história que eu tava lendo: Helena. Fiquei ansiosa, pensativa, deliberando comigo mesma o que eu estava consumindo. Foi uma sensação maravilhosa que poucos escritores conseguem imprimir nas pessoas. Achei incrível e quero ler muito mais de Machado.
Adorei o vídeo.. indiquei aos meus alunos. Com esse novo contexto educacional temos a "missão" de indicar conteúdo com qualidade e profundidade. Amei o cruzamento de informações biográficas com Memórias, a metalinguagem na tela e as referências de estudo.
4 роки тому+1
Que demais! Ficamos honrados em fazer parte desse momento ❤️
fiquei encantada com todas as significâncias que tu escontraste no decorrer da obra e na persona do escritor; me fez uma fã e admiradora em 14 minutos!
Amei o video!! Lembro de ter começado ler machado no ensino medio e logo em seguida abandonado a leitura. Hoje, com 24 anos, estou apaixonado por memórias póstumas de bras cubas.
Dra. Lívia, não sei se já foi feito no canal, mas, se possível, gostaria de sugerir um vídeo sobre a vida e obra de JOÃO GUIMARÃES ROSA, o maior romancista do século XX. ❤
Eu nunca li na adolescência, mas ha uns dias vi uma palestra da nova acropole, prof. Lucia Helena sobre Machado de Assis e corri no sebo. Comprei o Alienista pra conhecer e apesar da linguagem antiga me arranca muitas risadas. Com certeza vou me permitir conhecer mais desse autor!
Essa editora é incrível! As edições dos livros do Machado são um primor ! Livros para ler e reler uma vida inteira! Seria a realização de um sonho ter os livros do Aluísio de Azevedo, também editados por vocês!
Esse lançamento dá vontade de reler novamente Memórias Póstumas. É um grande serviço que a Antofágica presta para difundir obras e autores fundamentais com uma estética atraente para os mais jovens.
Que vídeo incrível e que trabalho incrível feito pro vocês, confesso, que me emocionei de forma especial assistindo e me identificando com o vídeo, assim como muitos, me apresentaram Machado de Assis na escola, mas só nos encontros e desencontros da vida pude realmente conhecê-lo e ainda estou a conhecer. Muito Obrigado.
Idem aqui, João. E, pessoalmente, recomendo as pessoas a começar essa grata descoberta pelos contos, como esse aqui. Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
@@ANomadeCosmica Com certeza vou conferir o trabalho. Ainda mais por tratar dos Contos Machadianos, existe um em específico que quero muito ler e aprender sobre, chama -se, Ideias do Canário.
Eu quando li Machado pela primeira vez não gostei mas hoje sou apaixonada pelas suas obras, as minhas preferidas são Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas ❤🦋
adorei o vídeo! os trechos do filme me trouxe um insight de como o cinema é incrível por tornar visual o que lemos e como isso muda completamente a experiência da obra e de sua adaptação. ano passado eu li livros pra em seguida assistir suas adaptações para o cinema, mas assistindo esse vídeo fiquei com vontade de fazer ao contrário esse ano e assistir o filme antes do livro quando houver a adaptação. enfim, curti o vídeo, me trouxe outra visão sobre o machado de assis e melhor compreensão sobre sua obra, continuarei lendo a trilogia realista com mais entendimento
Meu primeiro contato com o Machado foi com o quincas Borba, o livro que é sequência do memorias póstumas, eu tinha 18 anos e já me apaixonei pelo livro de cara, hoje com 20 anos ainda não li memórias póstumas hahahahha, mas juro q vou começar pra ontem
Aline, quem sabe você começa com um dos melhores contos dele para se acostumar ao estilo Tapa de Luva de Pelica Machadiano ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Li os romances de Machado de Assis justamente na adolescência. Minha vizinha tinha uma coleção dos livros dele de capa dura verde e tinha páginas ilustradas maravilhosas. Ainda tenho saudade daqueles livros. Se encontrasse em um sebo toda a coleção, compraria sem pestanejar.
Gostei da definição da Sontag, que cita "a força de uma descoberta particular". Lembro que quando li Memórias Póstumas pela primeira vez, devia ter meus 15 ou 16 anos, me senti extremamente impactado pela originalidade do livro, contrastado com a ciência de que tinha sido escrito há mais de um século atrás e verdadeiramente senti como se eu tivesse descoberto algo extremamente valioso e totalmente desconhecido.
Ótimo vídeo. Uma sugestão, coloque o nome e ano dos filmes que aparecem no vídeo pra ilustrar o que está sendo dito. Dá uma curiosidade sobre qual filme é.
Li as Memorias Póstumas de Braz Cubas, há muito tempo atras, gostei do livro e da forma como era contada a historia, mas confesso que por meu fraco conhecimento e formação de ensino médio , pouco entendi do que realmente o livro se tratava, mas vi que sim era um grande escritor e que eu nao estava preparado intelectualmente pra esse momento, o que julgo eu, que o que faz os jovens e muitas pessoas nao lerem Machado de Assis e outros escritores brasileiros, nao é por nao gostar de literatura, nacional e sim por nao ter um certo entendimento das propostas dos autores.
Quincas Borba é sublime. Dom Casmurro é inesquecível. E Memórias... sem palavras. Já li e reli desde moleque e cada vez me surpreende com novas nuances. .. Como pode um país capaz de produzir um gênio como Machado e ter uma classe política tão vagabunda?
Esse vídeo sim precisa de repercussão nacional, não esses vídeos de resumo! Terminei a leitura pensando " o que tem de grandioso nisso?" E ao assisti o vídeo tudo fez sentido
Obrigada por este vídeo....qdo tentei ler uma obra de Machado de Assis aos meus 20 anos, não me interessei em dar sequência na leitura. Hoje aos 42 anos tem me despertado a curiosidade e a busca por tentar entender esse maravilhoso escritor. E esse vídeo só aguçou a minha curiosidade 😊
Місяць тому
É isso aí, nunca é tarde para se aventurar na obra de Machado de Assis! 🤩
"felizmente a adolescencia nao dura a vida toda" amém
amém com certeza rs
Melhor frase....
Que merda!
Mas pode fazer um bom estrago ou talvez a libertação !!
@Paulo Cesar Junior- FATEC SENAI o mundo quer ser jovem,adolescente...
Muito obrigado. Agradeço muito pelo seu reconhecimento! Fico lisonjeado com as suas palavras.
Kkkkkkkkkk
KKKKKKKKJJKKKKKKKKK
caraca maluco, ó u brabo aí
KKKKKJJJJJK AH NÃO!
Olha!!! Um defunto-autor!!
É certo afirmar que Machado é escritor mais influente da literatura brasileira. Ele tem um legado incrivelmente enorme, ficando lado a lado de grandes nomes da literatura mundial
@Edivaldo Lima Também não exagera rsrs
****KKKKKK SÃO POR ESSES ENDOSSAMENTOS QUE ESTAMOS NA LIDERANÇA DO PISA KKKKKK*****
@@jkfmm1807 Não tá exagerando. Machado pisa em qualquer clássico da literatura estadunidense
@@myosotis6242 pisa
@@jkfmm1807 Machado de Assis só não é eleito o melhor escritor do mundo porque ele é brasileiro, escreve em língua portuguesa, se ele tivesse nascido na Inglaterra e escrevesse em língua inglesa, não teria para ninguém esse título de melhor escritor, Machado estaria em primeiríssimo lugar!
"Deus te livre leitor de uma ideia fixa"- Memórias Póstumas de Brás Cubas. Melhor livro e melhor análise!
Falar de literatura de uma forma inusitada é a nossa proposta. Já pensou em uma Rinha? E que tal sem Galo?
Pois essa é a proposta. Um podcast de muito bom gosto.
ua-cam.com/video/g-YlgUIdAVQ/v-deo.html
Machado de Assis foi um verdadeiro gênio da literatura. O bruxo do Cosme velho criou personagens icônicos que despertam curiosidade e todo tipo de análises. Na Rinha de hoje, Bentinho ou Brás Cubas? Quem você prefere?
@@RinhasemGalo começei por memorial de aires e tô achando um saco
O problema é que na adolescência lemos por obrigação e ouvindo ladainha. Quando cheguei na universidade de letras vi que literatura era mais do que nos ensinam nas escolas. Fiz letras espanhol, então agora é que estou lendo Machado de Assis por prazer, aos 35 anos de idade. Confesso que estou realmente admirado e pretendo introduzir na educação do meu filho.
Trabalha com que?
@@TOKITOBF Sou professor.
@@tiagolimeira2173 obrigado por responder
Para mim Machado está entre os melhores da literatura mundial não só do Brasil, li vários classicos do mundo e ainda assim as obras de machado estão entre os meus preferidos. Eu amo dms 💗
Machado, Shakespeare, Cervantes, Dante, Hugo, Goethe, Garcia Marques... todos no mesmo nível!
Gênios!
Alexandre Herculano tmb.
Qual Hugo ?
Es todos abaixo dos grande escritores da literatura russa.
@@marcostripoli2849Faça-me rir.
Livia, Diogo, esse vídeo é um serviço para a cultura brasileira e para a leitura. Parabéns.
Vc LMP
L
Exatamente 👏👏👏
Que riqueza de informações! E como é agradável a forma como vocês percorrem a obra. Parabéns pelo trabalho incrível!
Machado de Assis sabia falar francês, inglês e alemão.
E italiano.
E português não?
@@alt1f4 não.
Isso sem arredar o pé do Brasil
@@pedro.falcao kkkk
Se ainda estou aqui e porque amo Machado de Assis. Li e reli várias obras através de minha vida (tenho hoje 70), e ainda leio no s dias atuais. Sempre me encanto e me emociono com sua leitura.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, talvez seja o maior livro das Américas!
Amooooooo
Ele e veias abertas da América Latina, embora sejam estilos literário diferentes
É maravilhoso
As emoções distorcem a memória. Isso é fato!!!
O cara já suspeitava disso antes da neurociência. Machado era realmente à frente do tempo
Preciso ler esta obra de arte. Minha adolescência foi fútil, não lia nada. Hoje tento recuperar o tempo perdido e leio muito.
Eu li na adolescência, não fez sentido pra mim. Melhor ler Machado mais velho mesmo.
No momento sou adolescente, estou lendo o livro por conta própria, me apaixonei pela escrita de Machado de Assis após ler Dom casmurro, mas tenho que confessar que ainda é um pouco confusa a leitura por eu não possuir tanto conhecimento ainda, mas ainda gosto bastante. Embora eu precise pesquisar muita coisa pra conseguir me situar melhor na estória, a leitura ainda é divertida, eu espero ler novamente as obras do autor no futuro e entender bem melhor.
O q dizer de Machado q me fez ter uma Boa adolescência? Acho q fui adolescente do jeito errado li tds os livros antes dos 15 anos e continuo apaixonada. Meu filho tem 13anos e tbm é louco por ele.
Repito fui adolescente do jeito errado e meu Pedrinho ta sendo tbm. 😊e eu adoro q assim seja. Ótimo vídeo. 👏👏👏👏. Machado de Assis e José de Alencar 😍😍😍
Que privilégio, Ana! Muitas vezes nós só nos abrimos ao Machado depois de adultos... ❤
Eu também. Li vários clássicos do sec 19 quando adolescente. Até algum tempo atrás tinha o preconceito com autores vivos rsss. Pra mim só eram bons os mortos há mais de 100 anos.
Huahauahauha que prazer então ser adolescente do jeito errado, pq tou neste time !!! Li Dom Casmurro aos 14 anos e gostei demais !!! (Aos poucos, fui descobrindo outros livros dele, mas este foi o primeiro rsrsrsrs)
Eu também. Eu adorava memória póstumas de Brás Cuba na primeira vez que li. Achei genial a quebra da quarta parede e o quanto o personagem era carismático para mim. Comprei e nos meus 15 anos.
A quebra da quarta parede referenciando Machado foi incrível!
O primeiro livro que li (na adolescência) do Machado de Assis foi "O Alienista". Foi amor à primeira vista.
Quando li Memórias pela primeira vez, não entendi de imediato o quão esse livro é inovador; acho que ainda estava arrebatado com Dom Casmurro, que amo de paixão. Hoje em dia, me pego pensando às vezes em Memórias e sempre tem algo que me lembra alguns capítulos e que se pensamos bem, torna essa obra única. Com certeza é um livro de releituras.
Como disse Susan Sontag
"[...] Alguns livros precisem ser redescobertos seguidas vezes.
Memórias póstumas de Brás Cubas é pelo visto um desses livros arrebatadoramente originais, radicalmente céticos, que sempre impressionarão os leitores com a força de uma descoberta particular"
Às vezes eu me sinto desconectada com a realidade da maioria dos adolescentes porque nunca li Machado por obrigação, mas sim por indicação do meu irmão. Li com 12 anos e simplesmente me apaixonei pelo livro. Machado de Assis é simplesmente genial! É uma honra ter um escritor brasileiro ilustre e relevante como ele!
eu li machado de Assis pela primeira vez aos 15 anos, ainda esse ano*, não lia nada e comecei por Dom Casmurro. Me apaixonei... Li Memórias postumas de Brás Cubas e Quincas Borba, e amei todos🥰
Pra você então, Emanuelly. Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Simplesmente apaixonada! Pelo Machado eu já era, mesmo sem entender por quê. Agora com essa sua explicação.... Fiquei maluca!!!
Meu, sério, ele é realmente genial, não tem outra palavra. Os contos deles, são os melhores que já li.
É verdade! Quem pode não gostar de contos como: "Missa do Galo", "Uns Braços", "Noite de Almirante", "Um Apólogo", "A Cartomante", "Ernesto de Tal", e tantas outras obras-primas deste genial autor?!.... Um abraço!
Usei os vídeos "O que é um livro" e "O poder de uma boa história" em sala de aula. Foi muito bacana. Parabéns pelo trabalho!
Que maravilha, Lucio! Depois conta pra gente como foi a reação da turma!
O vídeo é simplesmente MARAVILHOSO, através dele vcs não só transmitem/demonstram 1 imensa admiração p/Machado e amor p/sua obra, mas ensinam a quem ainda não o conhece, como compreender/apreender essa obra
Pra você então, Roberto. Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Eu achei o "Memórias Póstumas de Brás Cuba" numa das caixinhas de doação de livros que tem nas estações de metrô de Salvador! Estou amando!!
Oi Lívia, te achei aqui por acaso e estou impressionada. Quanto conteúdo, parecia que estava lendo um artigo completo. Meus parabéns pela pesquisa e edição tão bem elabora. Foi um prazer.
Tens uma nova seguidora 😘👏👏
A Lívia é demais mesmo, Patrícia!
Machado de Assis era um auto-didata extremamente culto. Ao reler as "Memórias póstumas de Brás Cubas", o fiz com com a ajuda da wikipédia, de tantas que são as referências e o vocabulário sofisticado de que ele se vale no texto (e que na minha adolescência eu pulei e fiquei sem entender; por preguiça de ir aos dicionários e às enciclopédias). Entendendo de fato cada palavra sua, é pura verdade que nos defrontamos com um autor atualíssimo, apesar de nos estar falando (olha aí o jeito machadiano de escrever) a partir de uma outra época e de um outro contexto sócio-econômico. Sem dúvida, os leitores dedicados de Machado de Assis tendem a sair mais cultos da leitura de suas obras.
Estou muito atraída a ler Machado de Assis, depois desse vídeo e seu comentário, irei me dedicar um pouco a ele. Quero conhecer mais da nossa história.
Que vídeo lindo! Que trabalho fabuloso. Graças a Deus a internet está democratizando o conhecimento e podemos conhecer trabalhos fantásticos como esse.
Conhecer este canal foi um momento de serendipidade. Vida longa ao algoritmo do UA-cam 😄
Muito bom teu vídeo. Eu descobri Machado de Assis ainda na adolescência, e consegui amá-lo desde lá. Como consequência desse amor, passei a vida toda atrás de grandes escritores, que fossem tão bons quanto ele... Machado é genial!
pra quem interessar possa, fizemos um vídeo sobre a relação do Machado com o amor de sua vida, Carolina. tem a carta bem triste que ele escreveu pro Joaquim Nabuco quando da morte dela. quem quiser e puder, dê uma olhada lá.
Vídeo perfeito. Tudo funciona, texto, edição, apresentação, conteúdo. Muito obrigado, que prazer assistir um trabalho tão bom.
Que comentário maravilhoso! Obrigada, Paulo.
Como não se apaixonar por Machado e pela leitura depois de um vídeo desses? Comprei essa edição e vai ser um enorme prazer mergulhar nessa história outra vez!
Mais um mulato maravilhoso na história brasileira. Dom Casmurro é sua obra prima com certeza. Releio sempre!!!
Machado de Assis: Quanta brasilidade. Um verdadeiro herói nacional. Um poeta que venceu o preconceito, sobrepondo a sua condição social; tornando-se um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial. O realismo, o cotidiano era ricamente detalhado em suas obras. No vasto horizonte surge "Eça de Queiroz". Na sua escrivaninha nasce "Dom Casmurro". Quantas discussões e reflexões. As "Memórias Póstumas de Brás Cubas", a realidade de "Helena", o contexto de "Quincas Borba". Inúmeras irreflexões. Quantas prosas, trovas, poemas de arrepiar. Assim nos encanta Assis.
Dhiogo Caetano
Deus abençoe o 4G nos smartphones. Aqui no ônibus, a caminho do trabalho, tenho descoberto canais incríveis no YT, e o seu é um deles. Quanto amor transparecendo em cada vídeo! E neste do Machado mais ainda!
Amei tudo ❤️
Esse vídeo me fez ter vontade de retomar leituras no meu kindle, e dessa vez vou revisitar os clássicos.
Obrigada, Antofágica 😍✌️🖤
Machadão é o hipster original!
O Machado é pop
10 anos depois de sair do ensino médio finalmente resolvi ler uma obra do Machado de Assis e estou impressionada com a forma como escreve. Livros muito bons! Realmente precisamos de maturidade para algumas coisas.
Seu canal é sensacional. O descobri ontem e fiquei viciado. Parabéns pela originalidade, expressão, sabedoria e compartilhamento de tanto conteúdo interessante e bacana!
Wellington, se você curte o Machado (entre outros ^^), talvez goste disso aqui. Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Aiin, tô adorando essas séries de vídeos!
Ester Snitram ❤️❤️ estamos adorando fazer!
Lívia, você é Fantástica!!!
A Sua Análise, é Extraordinária 👏🏾👏🏻👏🏽👏🏻👏🏾
Amei!
Machado é simplesmente INCRÍVEL
Gratidão
Maria, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Eu nem sei como cheguei aqui, mas estou desde cedo maratonando os seus vídeos e fascinada...😍 "inesperado e novo".
Lorena, se você ama livros e arte em geral, talvez também goste disso aqui ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Obrigada por esse vídeo! Emocionante! Como professora de literatura só posso dizer que vc é uma super parceira na minha aula. Abraço!
Deijeane, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço de uma colega de Letras! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Comecei a ler Machado de Assis quando tinha 16 anos e confesso que adorei. Minha iniciação ocorreu com O Alinista.
Mas a linguagem me incomoda; as vezes preciso reler o mesmo capítulo três ou quatro vezes para entedê-lo.
Terminei de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas agora e vim correndo ver esse vídeo.
Parabéns!
Que vídeo perfeito! ❤📚 Machado tem esse poder. A cada releitura parece um livro novo. Realmente, quando li na adolescência tb tive essa impressão. Mas agora, o vejo com outros olhos. E como não podemos desistir de uma leitura por conta da época em que lemos. 0
Li Dom Casmurro na adolescência, na verdade nem li tudo, foi muito confuso para mim na época. Agora estou lendo novamente, a bela edição da Antofágica. Estou amando, lendo compulsivamente! Machado de Assis de fato é genial. Terminando esta leitura pretendo ler Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Já senti a forte influência que Machado tem no seu estilo de narrar, conversar com o leitor. (metalinguagem)
A primeira vez que li Machado de Assis foi aos quinze anos não gostei de Dom Casmurro mas pouco tempos depois dei uma nova chance e gostei muito, li vários livros dele me apaixonei por todos quero reler.
eu acabei de ler, achei muito forte o final chorei muito kkk me traumatizou, mais vou ler o memoria postumas
Eu todinho KAKAKAKAKA. Macahado é um gênio!
muito bom o vídeo! tentei ler Machado na adolescência (dom casmurro) e não passei do primeiro capítulo. Agora, aos 25, quero dar nova chance ao autor. Acabei de comprar na pré venda "O alienista" (tb desta editora).
Da segunda vez costuma ir bem melhor!
Mesmo esse vídeo tendo quatro anos, percebi a referência das pausas para conversar conosco. O "espectador" do vídeo, talvez propositalmente fora uma referência às pausas que Machado fazia em seus livros. No "A Mão e a Luva" principalmente existem pausas que o próprio Machado faz. Incrível!
Eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas pela primeira vez entre os meus 12 e 13 anos de idade (por pura curiosidade, já que todos os professores e adultos usavam o autor como parâmetro para amadurecimento e intelectualidade). Admito, à época, quase nada ou muito pouco realmente absorvi, entretanto, achei o livro impressionante e que, de fato, era complexo e com uma história dramática demais para a mente de uma criança. Apesar disso, hoje, resolvi ver esse vídeo e, além de reavivar minhas impressões sobre Machado de Assis, também me inspirou a visitá-lo outra vez e perceber como o tempo altera nossa percepção sobre as coisas. Lindo vídeo, gostei muito!
Tenho essa edição maravilhosa me esperando na minha estante. Quero parabenizar a editora pela edição bem caprichada e pela foto fiel do Machado de Assis.
Seus vídeos são maravilhosos, aqui vai uma sugestão, já que vocês fizeram aquele vídeo maravilhoso sobre os clássicos, por que não fazem um sobre os gênios ? Machado de Assis é um deles !
Você é genial. Até que enfim 😌 te encontrei neste meu outono existencial, caríssima.
Ainda procuro, no interior de Aurélio, a palavra exata que expressa o encantamento que esse vídeo trouxe à minha vida. Quando eu encontrar eu volto para dizer. ☕😊
Julie, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Hoje fico feliz em ter pessoas como você , com comentários tão relevantes , sobre grandes autores e suas obras... Gratidão!!
Vendo este vídeo em julho 2022. Muito necessário! Relendo, hoje, Helena, de Machado e completamente apaixonada pela nova visão da anterior imposta pela escola média!! Obrigada!
Agradeço por não ter lido Machado na adolescência. Li meu primeiro livro dele há 1 mês aos 26 e pude compreender porque ele é tão bom e genial. A leitura me prendeu, eu não conseguia fazer nada sem pensar na história que eu tava lendo: Helena.
Fiquei ansiosa, pensativa, deliberando comigo mesma o que eu estava consumindo. Foi uma sensação maravilhosa que poucos escritores conseguem imprimir nas pessoas. Achei incrível e quero ler muito mais de Machado.
Adorei o vídeo.. indiquei aos meus alunos. Com esse novo contexto educacional temos a "missão" de indicar conteúdo com qualidade e profundidade. Amei o cruzamento de informações biográficas com Memórias, a metalinguagem na tela e as referências de estudo.
Que demais! Ficamos honrados em fazer parte desse momento ❤️
O bruxo do Cosme Velho... Bom demais... Lima Barreto também, muito bom...
Hmmm, "és um visionário"! ^^
Li Memórias póstumas aos 17 anos de idade, indicação da professora de Literatura da Escola Estadual. Fiquei espantada e fascinada.
A sua reflexão sobre um dos meus mais queridos escritores ficou belíssima!
Pra você então, Fa. Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
fiquei encantada com todas as significâncias que tu escontraste no decorrer da obra e na persona do escritor; me fez uma fã e admiradora em 14 minutos!
Venin, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Aos 16 fui obrigada a ler na escola, aos 29 apaixonei pela história e com a ousadia dele naquela época
Vídeo primoroso, bem detalhado, dinâmico e honesto! Claro que vou ler novamente! Obrigado e forte abraço a todos!
Amei o video!!
Lembro de ter começado ler machado no ensino medio e logo em seguida abandonado a leitura.
Hoje, com 24 anos, estou apaixonado por memórias póstumas de bras cubas.
Mesma coisa aqui, Kaio XD Fui indiferente no ensino médio e passei a amar na faculdade de letras ^^
Aliás, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
"O alienista" - sou psicólogo na área de Saúde Mental, no século XXI, e "O alienista"?... Ai. Ai. Ai... ❤
Machado é um monstro da literatura! Impregnando nossas mentes com perguntas perpétuas e, nos fazendo questionar nossos pontos de vistas .
Dra. Lívia, não sei se já foi feito no canal, mas, se possível, gostaria de sugerir um vídeo sobre a vida e obra de JOÃO GUIMARÃES ROSA, o maior romancista do século XX. ❤
Vídeo muito bom, obrigado por produzir esse conteúdo tão enriquecido que irá me ajudar no meu seminário sobre esse autor.
Oba, que bom que irá te ajudar! ♥️ Temos mais vídeos aqui no canal sobre Machado de Assis e seus livros!
13:00 "... antes um argueiro, uma trave no olho..." Eu amo esse trecho
Eu nunca li na adolescência, mas ha uns dias vi uma palestra da nova acropole, prof. Lucia Helena sobre Machado de Assis e corri no sebo. Comprei o Alienista pra conhecer e apesar da linguagem antiga me arranca muitas risadas. Com certeza vou me permitir conhecer mais desse autor!
Pra você então, Jessica. Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Essa editora é incrível! As edições dos livros do Machado são um primor ! Livros para ler e reler uma vida inteira!
Seria a realização de um sonho ter os livros do Aluísio de Azevedo, também editados por vocês!
Muito obrigada pelo carinho, Matilda!
Esse lançamento dá vontade de reler novamente Memórias Póstumas. É um grande serviço que a Antofágica presta para difundir obras e autores fundamentais com uma estética atraente para os mais jovens.
Gostei muito de conhecer mais sobre Machado, e tbm da apresentadora apaixonada! Adoro gente motivada, apaixonada, isso é muito bom!
Que canal maravilhoso! Sinto-me feliz em tê-lo encontrado. Parabéns pelo trabalho...
Anderson, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Que vídeo incrível e que trabalho incrível feito pro vocês, confesso, que me emocionei de forma especial assistindo e me identificando com o vídeo, assim como muitos, me apresentaram Machado de Assis na escola, mas só nos encontros e desencontros da vida pude realmente conhecê-lo e ainda estou a conhecer. Muito Obrigado.
Idem aqui, João. E, pessoalmente, recomendo as pessoas a começar essa grata descoberta pelos contos, como esse aqui. Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
@@ANomadeCosmica Com certeza vou conferir o trabalho. Ainda mais por tratar dos Contos Machadianos, existe um em específico que quero muito ler e aprender sobre, chama -se, Ideias do Canário.
Eu quando li Machado pela primeira vez não gostei mas hoje sou apaixonada pelas suas obras, as minhas preferidas são Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas ❤🦋
Interessante vídeo, Machado grande artista. Sua História de vida é fascinante, a paixão pela literatura, e todo o sucesso que fez.
Gosto tanto, que o escolhi como meu Patrono na Academia de Letras do Brasil. Ele é fantástico e você genial! Amei
“Aí vindes outra vez, inquietas sombras?...” (ASSIS, 2012, p. 51
Na verdade, frase de Goethe.
adorei o vídeo! os trechos do filme me trouxe um insight de como o cinema é incrível por tornar visual o que lemos e como isso muda completamente a experiência da obra e de sua adaptação. ano passado eu li livros pra em seguida assistir suas adaptações para o cinema, mas assistindo esse vídeo fiquei com vontade de fazer ao contrário esse ano e assistir o filme antes do livro quando houver a adaptação. enfim, curti o vídeo, me trouxe outra visão sobre o machado de assis e melhor compreensão sobre sua obra, continuarei lendo a trilogia realista com mais entendimento
Steph, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Meu primeiro contato com o Machado foi com o quincas Borba, o livro que é sequência do memorias póstumas, eu tinha 18 anos e já me apaixonei pelo livro de cara, hoje com 20 anos ainda não li memórias póstumas hahahahha, mas juro q vou começar pra ontem
Meeeeu Deus que vídeo perfeito, da vontade de ler Memórias Póstumas umas 500 vezes ♥️
Aline, quem sabe você começa com um dos melhores contos dele para se acostumar ao estilo Tapa de Luva de Pelica Machadiano ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Li os romances de Machado de Assis justamente na adolescência. Minha vizinha tinha uma coleção dos livros dele de capa dura verde e tinha páginas ilustradas maravilhosas. Ainda tenho saudade daqueles livros. Se encontrasse em um sebo toda a coleção, compraria sem pestanejar.
E os contos, Miguel, você chegou a ler? Esse aqui eu considero um dos melhores :) Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Gostei da definição da Sontag, que cita "a força de uma descoberta particular". Lembro que quando li Memórias Póstumas pela primeira vez, devia ter meus 15 ou 16 anos, me senti extremamente impactado pela originalidade do livro, contrastado com a ciência de que tinha sido escrito há mais de um século atrás e verdadeiramente senti como se eu tivesse descoberto algo extremamente valioso e totalmente desconhecido.
E você chegou a ler os contos? Particularmente, eis um de meus preferidos: Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Ótimo vídeo. Uma sugestão, coloque o nome e ano dos filmes que aparecem no vídeo pra ilustrar o que está sendo dito. Dá uma curiosidade sobre qual filme é.
Obrigada pela sugestão, Philipe!
Li as Memorias Póstumas de Braz Cubas, há muito tempo atras, gostei do livro e da forma como era contada a historia, mas confesso que por meu fraco conhecimento e formação de ensino médio , pouco entendi do que realmente o livro se tratava, mas vi que sim era um grande escritor e que eu nao estava preparado intelectualmente pra esse momento, o que julgo eu, que o que faz os jovens e muitas pessoas nao lerem Machado de Assis e outros escritores brasileiros, nao é por nao gostar de literatura, nacional e sim por nao ter um certo entendimento das propostas dos autores.
Descobri essa Genialidade quando li Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
Impressionante.
Waldir, você chegou a ler os contos? Eis um de meus preferidos. Espero que você goste ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Quincas Borba é sublime. Dom Casmurro é inesquecível. E Memórias... sem palavras. Já li e reli desde moleque e cada vez me surpreende com novas nuances. .. Como pode um país capaz de produzir um gênio como Machado e ter uma classe política tão vagabunda?
E os contos e nos poemas, Machado é grandioso!
Esse vídeo sim precisa de repercussão nacional, não esses vídeos de resumo!
Terminei a leitura pensando " o que tem de grandioso nisso?" E ao assisti o vídeo tudo fez sentido
Vídeo perfeito! Dá vontade de ver mil vezes, obrigada.💖🫂
Como só fui descobrir esse canal só agora? Incrível❤👏
Italo, se você curte o Bruxo (entre outros ^^), talvez curta isso aqui também ^^ Abraço! ua-cam.com/video/94grK_M3eB0/v-deo.html
Amo esse canal. Maratonando os vídeos mais antigos na quarentena
É muito bom termos a sua companhia durante essa quarentena!
Como sempre, excelente. Parabéns, Antô
Encontrei-me com esta obra em 2023, ainda bem que estava maduro o suficiente para dar uma chance a essa obra maravilhosa.
Muito legal o video!! Amo a machadada na moleira que levei jå aos quinze! Essencial como o ar, Machado!! Itimas referencias no video, amei !!!!
Que maravilhaaa🥰🥰🥰 façam sobre a nova edição de dom casmurro
Vamos fazer!
Descobri seu canal hoje, inscrevi-me depois de poucos minutos de visualização dos seus vídeos.
Cumprimentos desde Portugal.
Que alegria ter a tua companhia, Emanuel!
Obrigada por este vídeo....qdo tentei ler uma obra de Machado de Assis aos meus 20 anos, não me interessei em dar sequência na leitura. Hoje aos 42 anos tem me despertado a curiosidade e a busca por tentar entender esse maravilhoso escritor. E esse vídeo só aguçou a minha curiosidade 😊
É isso aí, nunca é tarde para se aventurar na obra de Machado de Assis! 🤩
Desde jovem, na primeira leitura, já me apaixonei!
Que demais!!