Memória e Técnicas de Fixação na Música | Organista em Ação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • ✨ Curso Organista em Ação 2.0: bit.ly/3RI5vBq
    ✨ Plano de Estudos: bit.ly/3CiJljf
    A memória humana nada mais é do que: Aquisição, Formação, Consolidação e Evocação da informação.
    Só aprendemos através dos canais sensoriais, que são: audição, visão, olfato, tato, paladar, etc.
    Cada estudante da música, cada aluna, aprende através de um determinado canal sensorial.
    Tem alunas que são auditivas, amam tocar de ouvido, porque o canal sensorial dela é o da audição. Mas isso não significa que ela não precisará potencializar os outros canais sensoriais dela, porque sim, também são importantes eles serem trabalhados juntos.
    Outro exemplo: tem alunas que só aprendem vendo como a lição deve ser tocada - porque a forma que ela aprende é vendo.
    Tem aqueles alunos que é mais sinestésico (tátil), só aprende escrevendo, fazendo anotações nos livros, métodos, hinário, etc... Outros só ouvindo, etc.
    Se por exemplo uma instrutora só ensina a música com um canal sensorial - fazendo a aluna tocar sem dar exemplos lúdicos - a aluna pode sentir dificuldade no aprendizado, não sentir prazer no estudo e, portanto, não aprender.
    Neste caso, nós instrutoras temos que ensinar da forma com que o aluno gosta. Isso não quer dizer que temos que ensinar a aluna tocar apenas de ouvido, mas temos que trabalhar com o que ela gosta para que o aprendizado seja prazeroso e que tudo o que ela apendeu, vá para a memória de longo prazo.
    A memória de longo prazo é a principal responsável por nos fazer lembrar de coisas que aprendemos há muitos anos atrás, por exemplo: a falar, escrever, e na música: faz-nos lembrar dos conceitos teóricos com clareza, faz-nos lembrar da melodia das lições quando vamos tocar depois de muito tempo...
    Esse processo da memorização à longo prazo é algo completo e não é rápido, mas só conseguimos aprender de fato se aquele assunto que estamos estudando é realmente interessante para nós.
    Algumas dicas e técnicas para te ajudar na memorização dos seus estudos musicais:
    1 - Tenha Horários para estuar: Pesquisas e estudos garantem que reservar as primeiras horas do dia ou as últimas, contribuem para que o cérebro retenha melhor as informações estudadas.
    2 - Ao estudar, remova tudo o que pode tirar sua atenção, tudo o que pode te distrair: celular, filhos, marido, se for crianças, remova os brinquedos, objetos que podem tirar a atenção dela. Se você perceber que sua filha, ao sentar para estudar, ficar balançando os pés, quer dizer que ela está distraída. Coloque um banquinho para ela apoiar os pés, assim ela irá conseguir se concentrar no estudo e não nos pés.
    3 - Antes de iniciar os estudos, primeiro faça uma leitura de tudo. Durante a leitura, faça anotações com lápis para ressaltar os pontos onde deve-se dar mais atenção quando for tocar. Por exemplo: marque aonde tem passagens, acidentes ocorrentes, ligaduras de portamento, etc.
    4 - Faça a leitura das notas ou a contagem dos tempos em voz alta. Quando você fala em voz alta, reforça o aprendizado.
    5 - A Repetição é de SUMA importância no aprendizado. Repita os exercícios, lições, hinos, muitas vezes até ficar 100% - essa repetição fará o conteúdo ir para a sua memória de longo prazo.
    6 - Revise os estudos dentro das próximas 24 horas, pois o conteúdo após esse período, pode ser transferido para sua memória de curto prazo e ser deletada a informação com o passar dos dias. Por isso que uma semana você faz a aula de música e na semana seguinte não lembra mais nada do que você viu na aula anterior. Porque simplesmente você não revisa o conteúdo e não envia ele para a sua memória de longo prazo.
    7 - Durante a Revisão dos estudos, faça auto explicações em voz alto para você mesma. Explique o que você aprendeu com suas próprias palavras. Esse ato irá reforçar o aprendizado e contribuir para as informações serem enviadas mais rápido para sua memória de longo prazo.
    TODAS ESSAS TÉCNICAS CONTRIBUIRÃO PARA O SEU MELHOR APRENDIZADO E FARÃO COM QUE ELES VÃO DIRETO PARA A SUA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO E VAI FAZER COM QUE VOCÊ NUNCA MAIS ESQUEÇA O QUE FOI APRENDIDO.
    8 - O conteúdo só vai fazer sentido para você se ele realmente tocar o seu emocional, pois a emoção transforma imediatamente qualquer informação em memória de longo prazo.
    Espero que essa informação te ajude. Se você puder, comece agora a usar todas essas dicas que passei, e você com certeza verá excelentes resultados.
    Grande abraço e fique com Deus.

КОМЕНТАРІ • 15