Os 50 Anos do Ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico”, de Celso Furtado

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 жов 2024
  • O ensaio de Celso Furtado “O Mito do Desenvolvimento Econômico” foi publicado em 1974 e logo traduzido em várias línguas, com considerável repercussão. Redigido durante o ano letivo 1973-1974, passado em Cambridge, resultou do exame de relatório que vinha fazendo imenso barulho, havia dois anos: Limits to Growth (1972).
    Em seu livro de 1991, Os Ares do Mundo, Furtado lembra que os autores haviam se colocado a seguinte questão: “o que acontecerá se o desenvolvimento econômico, objetivo que buscam todos os povos, vier a ser efetivamente alcançado, ou seja, caso as formas de vida dos povos ricos vierem a ser universalizadas”? (p. 192)
    Pareceu-lhe evidente que seria tal a pressão exercida sobre os recursos não-renováveis, a poluição do meio ambiente seria de tal ordem, ou o custo do controle dessa poluição tão elevado, que o sistema econômico mundial entraria inevitavelmente em colapso. “Logo percebi que esse era um raciocínio falacioso, ...” (idem, 193).
    Este evento propõe verificar até que ponto os participantes poderão trazer evidências contrárias a tão desfavorável apresentação das ideias de Furtado sobre a dita “questão ambiental”, assim como ao caráter apologético da parca literatura acadêmica já disponível.

КОМЕНТАРІ •