Ótima explicação! Mesmo que tenha sido em poucas oportunidades, aprendi muito com a senhora lá na Usp. Esse canal é uma ferramenta maravilhosa para uma difusão do pensamento geográfico. Parabéns, professora!
Ouvir de quem aprendeu e conviveu com Milton Santos é muito satisfatório. Uma expressão aprofundada da Geografia! Grato pelas reflexões professora e parabéns pela iniciativa do canal. Isso fortalece a Geografia.
Maravilhosa!!!! Para aqueles de fato abraçam a ciência geográfica suas discussões são enriquecedoras. Que prazer e satisfação teria ao ser uma de suas alunas em um doutorado!
Prezada Profª Maria Adélia, vi seu relato em outro documentário sobre o Milton Santos. Como Professor Efetivo de uma Universidade Pública Brasileira, preciso lhe agradecer! O relato é extremamente emocionante! Relata o que muitos (para não dizer todos) de nós passamos politicamente para ingressar na Universidade. Muito obrigado por ter lutado por justiça, num mundo tão cruel, que é a academia brasileira!
Nossa! Vi uma palestra sua ontem (04/08/20) e fiquei maravilhado. Você se tornou uma fonte inspiração para mim. Estou estudante de licenciatura em Geografia pela Federal do Piauí. Ouvir você me fez amar ainda mais pela ciência geográfica. Obrigado!!!
Cara professora, gostaria de propor um desafio. Como utilizar esses conceitos de Milton Santos na escola? Encontrei seu canal procurando inspirações para planejar aulas no ensino médio e gostei muito da discussão que você propõe. Mas encontro dificuldades em tratar com fidelidade estes conceitos na escola (sobretudo pública). Fiz minha graduação e licenciatura na USP e sempre observei essa desconexão.
Bom dia professora Maria Adélia, eu também leciono no Ensino Médio e tenho muita dificuldade de trabalhar os conceitos básicos da Geografia em sala de aula. Se a senhora fizesse um vídeo mostrando como utilizar esses conceitos na escola seria de grande valia. Faz pouco tempo que me escrevi no seu canal, e já estou adorando seus vídeos. Muito obrigada por compartilhar conhecimentos importantíssimos para os geógrafos.
Pois é, as vezes busco nesta plataforma por definições dos conceitos e o que vejo são demonstrações estáticas ou vagas e fico pensando como eu definiria os conceitos da melhor forma possível ou de maneira empírica, criando conexões de sentido.
A muito anos, venho tentando adquirir conhecimento em uma universidade pública, agora que consegui entrar e justamente o que eu gosto sempre gostei de saber tudo sobre a geografia, agora vou aproveitar ao máximo esta riqueza, ainda mais com esta riqueza riqueza detalhada com a Dra professora Maria Adélia, muito obrigado por aprender, cada vez com os vídeos que eu vejo Deus me dê muito horizonte no conhecimento da geografia!
Gosto muito de aprender, cada vez mais com suas explicação tudo isso é pra mim uma riqueza muito grande, muito obrigado professora , cada vez que assisto seus vídeos descubro muito sobre a geografia humanas, muito obrigado professora
Genial!!!!!! Continue com os vídeos professora! um prazer e uma honra poder ouvi-la. Muita lucidez e conhecimento sendo compartilhado, a geografia brasileira só tem a agradecer.
Como aluno de Maria Adélia, e por boa tabela também de Milton Santos, já havia ouvido pessoalmente esta conexão de conceitos e ideias (vamos assim dizer). No entanto, a cada vez que há uma ilustre fala como neste vídeo, há uma renovação brilhante.
Obrigada Nilo, por estar sempre presente, desde nossos preciosos seminários no LABOPLAN, que Milton e eu fazíamos com todas e todos nossos alunos! Saudades daqueles tempos tão civilizados da nossa convivência! Forte abraço, querido!
Ah, agora começo a entender a questão do método. Então, eu já sei fazer uso. No meu TCC e na minha Monografia da pós eu fiz questão de empiricizar a teoria e os conceitos, embora não ficassem demarcados, ou seja, ficaram diluídas no decorrer do desenvolvimento do meu trabalho, de modo que não entrei no mérito de discutir os conceitos, pois não era a proposta apresentada. A senhora é demais! Prossigamos com a vídeo-aula. 🤗
Obrigada! Darei por aqui um curso sobre Método e Metodologia, logo, logo! Estou tentando me animar depois dessa tragédia pandêmica que nos assustou e calou. Abraço!
Profa. sua explicação me ajudou bastante, comecei a ler Milton pelo espaço e método e agora estou lendo paralelamente a metamorfose do espaço habitado por sua indicação no outro vídeo.
Uma magnífica contribuição para aqueles que buscam compreender, analisar e se amalgamar (com) a Geografia. Muito obrigado professora Maria Adélia de Souza!
Muito obrigada pelo estimulo a esta minha empreitada e coragem! Semana que vem retorno. Foi o caminho que encontrei depois de tanto tempo para ensinar a Geografia que pratico. Abraço!
Acabo de tomar conhecimento da existência desse canal. Pelo que vi nesse e em outros vídeos, o canal será um ótimo instrumento para a promover debates que a Geografia precisa se desafiar a enfrentar. Parabéns pela iniciativa Profª Maria Adélia, indicarei aos colegas que acompanhem e participem da boa conversa por aqui.
É o método de Milton Santos que, em sua ausência, é fielmente compreendido e expressado pela profa. Maria Adélia. É uma aula que todos os graduandos deveriam ouvir.
Obrigada Lucas! Bom que meus poucos minutos possam esclarecer e despertar interesse pela Geografia, através, por enquanto, da obra de Milton Santos. Agradeço muito seu incentivo e interesse pelo meu trabalho de professora. Abraço!
Muito obrigada por sua aula, professora! Não sou geógrafa, sou assistente social e seus vídeos tem me ajudado na compreensão da obra de Milton. Gratidão!
Obrigada Fernanda pelo seu interesse. Em maio de 2022, na UEL Universidade Estadual de Londrina haverá um grande evento inclusive o IV CONFRESSO INTERNACIONAL DE POLITICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Fiquei muito feliz por ser convidada a fazer uma conferencia lá, no dia 26 de maio. Se puder assistir, gostarei de ouvir seus comentários. O titulo proposto da minha conferencia é O USO DO TERRITÓRIO E O DIREITO À EXISTÊNCIA. Problemas, limites e desafios para o conhecimento no mundo novo. Se tiver interesse nesse tema, está convidada. Abraço!
Obrigada Rodrigo! Assim sinto-me motivada a prosseguir com meus videos aqui e, logo, logo, com meus cursos também, aqui mas remunerados. Que continuar a ensinar Geografia. Estou aposentada a 20 anos e penso ser esta uma forma de continuar meu trabalho. como não tenho mais grupo de pesquisa, pois estou sem vinculo institucional algum, lamentavelmente, preciso organizar uma pequena equipe de profissionais do mundo virtual para me ajudar. São esses os custos que sozinha não tenho como arcar e compartilharei com quem quiser e puder neles se inscrever e colaborar. Forte abraço! Prossigamos. Demorei a responder, pois ando assoberbada de trabalho, além das inquietações por essa travessia que nosso país que precisamos encarar diariamente.
Professora, foi uma honra e uma inspiração tê-la conhecido pessoalmente. Suas contribuições são fundamentais para entendermos, de fato, a grandiosa obra de Milton Santos . Espero que continue publicando vídeos aqui no UA-cam! Um grande e forte abraço.
Saudações professora! Tive oportunidade de assistir uma aula do Dr Milton Santos uma frase marcou minha vida, isto é: " a totalidade é perigosa, mas por vezes perigosa" e deu aquele sorriso típico.
Nossa, vc faz muito bem isso que vc faz. Tava comendo paçoca quando começou o vídeo e quando acabou percebi que havia parado de comer. Parece uma coisa boba de se dizer, mas sabe o poder que paçoca tem, a senhora superou. Eu preciso ver mais uma vez, e ver outros muitos vídeos seus.
Oi professora, venho aqui para lhe agradecer pelo conteúdo! Curso Ciências Sociais (UFF Niterói), mas peguei Geografia Urbana como matéria optativa esse semestre. Não domino esses conceitos e o seu vídeo está sendo de grande ajuda! Muito obrigado e parabéns pela iniciativa.
Obrigada Caio pela sua manifestação. Quero ver se retomo meus vídeos, logo logo e um deles que precisarei fazer é sobre a denominada "Geografia Urbana", que com a influencia do me ponto de vista equivocada do mestre Henri Lefebvre, sofreu um enorme atraso em nosso país. Lefebvre era filosofo e fala de ESPAÇO. Na Geografia Nova de Milton e naquela que pratico trato de outro modo. Abraço e ajude a aprimorar a geografia brasileira que insiste em ser velha! Abraço!
Bom dia Professora Adélia. Assisti ao seu vídeo e o utilizarei em minha aula de hoje com o Sétimo Período de Pedagogia na Fundação Universidade Federal de Rondônia na disciplina de Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia. Discutiremos também o texto: Por uma Geografia Cidadão: Por uma epistemologia da existência do saudoso Prof. Milton Santos realizado em uma Conferencia na Cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Neste momento triste em que a educação brasileira sofre ataques de todos os lados, apraz-me ouvi-la e tê-la como mediadora do conhecimento mesmo distante. Excelente quinta-feira.
Obrigada, Samuel! Logo, logo virão outros e uns mini-cursos... Só passar o sufoco do isolamento, da pandemia e da produção de dois livros engatilhados... Abraço!
Comecei a assistir seus vídeos ontem como preparatório para apresentação do meu TCC. Confesso, que meu contato com a obra do professora Milton, ainda é muito magrinha mas, estou aprendendo muito com seus vídeos. Muito obrigada, por essas preciosas pérolas filosóficas.
Gratidão pelas elucidações, professora. Esse canal é um alento, sobretudo para os estudantes de graduação em Geografia. Aguardo ansioso a exposição sobre Formação Socioespacial. Abraços desde Recife!
Prezada Professora Adélia, em primeiro lugar agradeço de coração este canal que felizmente tomei conhecimento hoje (nunca é tarde...adoro "máxima") trabalho há 25 anos com Geotecnologias há 25 anos, sempre muito voltado para as questões mais técnicas do Geoprocessamento, testando ou buscando melhorar as diversas ferramentas que compõem este espectro de ferramentas. Porém de uns dois anos para cá, minha veia de Geógrafo gritou e gritou alto me fazendo até mesmo procurar ajuda psicológica, ou seja, buscar ou visualizar o sentido da vida para mim. Desta forma, e como educador também, pois lecionei no ensino básico até o superior, antes de ir para um Instituto de Pesquisa bem comecei a entender que o futuro depende de nossos jovens e adolescentes. Tomei conhecimento totalmente empírico que estes que se encontram nesta faixa etária, e aqui afirmo que em outras faixas acontece o mesmo, eles não conhecem o seu território (aqui me refiro aos seus bairros ou "regiões" que abrangem outros bairros, onde esta localizada a escola). Utilizando de ferramentas bem "simples" do Geopreocessamento e do Sensoriamento Remoto me propus a mediar o conhecimento dos jovens e adolescentes de áreas de alta vulnerabilidade social em relação ao seu territórios e aos objetos por eles constituídos (equipamentos públicos) tomando sempre o cuidado de não ser eu o protagonista e sim aqueles que desejo atingir. Bem minha dúvida depois do vídeo da senhora é em relação a Psicosfera pois segundo Milton Santos a psicosfera esta ligada a reconfiguração das mentes para acolher os resultados da tecnosfera e participar da aceleração proveniente de tal. Bem fiquei aqui pensando e me desculpe se não compreendi direito...creio que a psicosfera esta realmente atrela ou melhor se caracteriza por uma reconfiguração das mentes mas não apenas para acolher no meu ponto de vista, visto que esta reconfiguração mental pode também propor uma nova configuração do território usado, e ai invertendo os papel que neste caso a tecnosfera é que acolheria ou melhor teria que sofrer uma reconfiguração para não apenas atender a estas ações provenientes da psicosfera (já que sengundo MIlton Santos...psicosfera esta no domínio da ação) mas também participar desta acelaração proveninte destas mentes. Por favor gostaria de lhe explicar o meu projeto que já esta no segundo ano de ação...mas sei que aqui não é o lugar, caso a senhora se interesse ficaria lisonjeado seja via skype, presencial ou mesmo lhe enviar este projeto que desenvolvo aqui no INPE e que levou a criar o Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio á Sociedade - LADES. Mais uma vez reitero caso tenha falado aberrações me perdoe. Um forte abraço René Novaes
Obrigada Rene por suas observações e inquietações. Em próximos vídeos elaborarei sobre a REDUTIBILIDADE ENTRE TECNOESFERA E PSICOESFERA, como sugere Milton Santos. É fundamental essa proposta dele, agregada a sua compreensão - dele e minha - de que a Geografia precisa ter o futuro como âncora e não o passado. Tenho, se ainda não se aposentou uma ex-aluna Tereza Galotti Florenzano, excelente aluna por sinal e que foi minha pesquisadora durante a elaboração de meu doutorado... Caso esteja por ai, mande-lhe um abraço meu. Peço a você a gentileza de esperar um pouco para podermos conversar, o que será um prazer. Estou sobrecarregada terminando um livro e estudando as coisas do presente para dar conta da minha participação nessa conversa entre a GEOGRAFIA E A PANDEMIA. Se puder enviar-me uma messagem pelo Messenger, no Face, posso lhe passar meu e-mail e combinaremos nossa discussão. Abraço!
@@mariaadeliadesouza8716 Professora obrigado por ter me respondido...a Tereza se aposentou fazem uns 10 anos e tive o prazer de trabalhar com ela também...fiquei muito feliz com seu contato se precisar de alguma coisa aqui do INPE por favor não hesite em me procurar (12)32086440
Amei. Não sou da Geografia, mas pela curiosidade peguei um livro do Milton Santos para entender seus estudos e agora estou cá procurando alguns esclarecimentos. Obrigado por compartilhar ❤️
Prof. Maria Adélia, alegria em participar do seu canal. Tive a satisfação de conhecê-la no campus da UFPR/Litoral em 2017. Gostei de perceber na palestra o seu entusiamos pela vida e pelos seus ideais de mundo. Estou estudando o livro do prof. Milton Santos Por uma outra Globalização. Gostei deste vídeo que trata do espaço geográfico e do território usado. Mas, ligado também ao tema deste vídeo, tenho vontade de ouvir a sua percepção da obra do prof. Milton Santos Por uma outra Globalização. Caso seja do seu querer, ou já tenha algo neste sentido, avise. Grato!
Obrigada! Sempre em meus videos tratarei de Por uma outra Globalização. Penso que conhecemos o outro e suas opini~]oes e escolhas pela visão de mundo que transmite através dela. Tristemente, é a parcialidade - as vezes equivocadamente chamada de objetividade, que chamo de estreiteza - quem comanda. Esse livro de Milton Santos é um dos melhores que li para compreender as dinâmicas do funcionamento do mundo do presente. Abraço! E fique atento! Privilegio ter sua frequência no meu canal.
Que bom Geyse! É por isso e para isso que corro riscos, inclusive aquele de ser mal compreendida, tamanha a complexidade e lindeza da nossa disciplina. E, o conhecimento que produzimos ou ensinamos são de enorme utilidade para a manutenção da vida humana na superfície do planeta, quando bem exercidos. Abraço! Obrigada pelo estimulo e interesse! bom final de semana!
Estou bem perto de uma prova de mestrado, que traz alguns livros do Santos, inclusive a minha proposta de pesquisa é da Teoria dos dois Circuitos da Economia Urbana. Obrigada pela aula, professora!
Que vídeo ótimo. Estou tentando me encontrar em Marx, Milton e Rosa Luxemburgo para pensar sobre o espaço geográfico e o conceito de território no ensino de Geografia. Os conflitos que ocorrem no território usado, mesmo por sua materialidade histórica, parecem ser partes resultantes e contribuintes às formações socioespaciais.
Obrigada Hallicia pelo seu interesse. Apenas uma observação: os conflitos são as lutas sociais pelo USO do território. A certas classes sociais, as mais desfavorecidas ele é proibido, para os direitos essenciais da existência como o abrigo por exemplo, a habitação! Isso denominamos desigualdades socioespaciais. Assim vc se encontra com Rosa! Os conflitos não se dão NO território,, mas no direito ao seu USO. Abraço.
Muito obrigado! Sua explicação me ajudou muito no meu seminário. Sou acadêmico de geografia da UEA Universidade do Estado do Amazonas, e estamos estudando evolução do pensamento geográfico
Interessante associação com o termo continente para a tecnoesfera e Psicoesfera da difusão do meio Técnico-científico-informacional. Amei Professora! Semiótica do vídeo sensacional, lembra-me o efeito de 4 dimensão, embora vídeo seja apenas uma ou duas dimensões, e o globo terrestre bem ao fundo junto ao cérebro coloca o pensamento do mundo como pano de fundo. Beleza!
Querida Professora, É um grande prazer acompanhar seus vídeos. Quanta clareza e habilidade para passar em tão pouco tempo os conceitos da geografia. Meus parabéns pelo excelente trabalho de sempre.
Obrigada Priscilla! Tenho feito um esforço para faze-los, sozinha. Ando muito desanimada com o Brasil e com a Geografia Brasileira! Mas, prosseguirei... Abraço!
Obrigada Priscila! A qualquer hora prosseguirei! Dificil achar ânimo neste país pra prosseguir! Mas, a Geografia sempre vale à pena, quando bem ensinada e compreendida! Abraços!
Curtindo esse canal, ganhou mais um seguidor Maria Adélia, continue postando...muito bom seus vídeos, parabéns! Hj voltei pra rever esse video, sensacional, essa leitura profunda e filosófica é o que Milton fala dessa globalização perversa ou posso dizer, a escravidão moderna que a massa não percebe, ela é sutil, mas é real essa "Matrix".
@@mariaadeliadesouza8716 professora, sim!!! faça cursos!!! com certeza muitas pessoas farão, já repassei o seu canal para vários amigos, sou geógrafa e o seu canal foi o único que encontrei voltado para o estudo do espaço sob uma perspectiva do Milton Santos! em alguns momentos encontro dificuldades nas leituras, e seus vídeos ajudaram muito mesmo! muito obrigada por disponibilizar seu super conhecimento. abraços!
O vídeo é muito ótimo, precioso é observar o engajamento da Sr. com a geografia nova, quero " beber dessa fonte", como aluno iniciante na área de bacharelado em geografia, tenho certeza que depois da pandemia, seja iniciando presencialmente ou em atividades remotas. Irei cursar com claras e amplas visões críticas. Obrigado, pelo conhecimento compartilhado. Acho que seria fundamental pra mim, participa de algum mini-curso da vossa pessoa, mas enquanto n rs,vou buscando assistir e mim renovar e transforma minhas imaginações,nas práticas pra tentar comprender a geo com mais clareza.Grato!!
Obrigada Ian. A Geografia é uma disciplina maravilhosa e importantíssima, mas muito mal ensinada no Brasil. E sem institucionalidade. Oxalá os alunos entrem na luta para que ela compra o seu papel produzindo conhecimento indispensável para a construção cidadã. Não não conhece seu espaço, não se assume como cidadão e os direitos que tem para existir, usando o territorio que lhe é devido socialmente. Abraço! Estude bastante! E ajude seu pais!
Uma correção no final do vídeo, professora: "Mais 20 anos, inspirando, não só a geografia brasileira, mas todo mundo que pensa em futuros desejáveis". Muito obrigado.
Professora Maria Adélia, muito obrigada pelos seus vídeos. Não há palavras para agradecer. É um privilégio ter acesso a isso. Você é um tesouro.
Obrigada por nos dar a honra de aprender com você!!! gratidão!
Ótima explicação! Mesmo que tenha sido em poucas oportunidades, aprendi muito com a senhora lá na Usp. Esse canal é uma ferramenta maravilhosa para uma difusão do pensamento geográfico. Parabéns, professora!
JESUS AMADO... minha cabeça fez "BOOM!". Com toda certeza verei todos os vídeos do canal. Muito obrigado.
Ouvir de quem aprendeu e conviveu com Milton Santos é muito satisfatório. Uma expressão aprofundada da Geografia! Grato pelas reflexões professora e parabéns pela iniciativa do canal. Isso fortalece a Geografia.
Obrigada Angelo pela audiência e estimulo. Abraço!
Obrigada pela aula maravilhosa. Estou estudando para o mestrado e seus vídeos estão me ajudando a entender as obras tranquilamente.
Maravilha, estou gostando bastante, é bastante clara e direta!! Obrigada por compartilhar seu precioso conhecimento!!
Eu agradeço pelo seu estimulo e generosidade! Beijo!
Obrigada pelo estimulo! Abraço.
Maravilhosa!!!! Para aqueles de fato abraçam a ciência geográfica suas discussões são enriquecedoras.
Que prazer e satisfação teria ao ser uma de suas alunas em um doutorado!
Esse canal é uma contribuição para Geografia brasileira. Mais uma vez agradeço a Professora Maria Adélia pelos ensinamentos .
Obrigada, Marcos, pelos seus incentivos de sempre! Forte abraço!
Muito obrigada pela audiência e estímulo. Abraço!
Prezada Profª Maria Adélia, vi seu relato em outro documentário sobre o Milton Santos. Como Professor Efetivo de uma Universidade Pública Brasileira, preciso lhe agradecer! O relato é extremamente emocionante! Relata o que muitos (para não dizer todos) de nós passamos politicamente para ingressar na Universidade. Muito obrigado por ter lutado por justiça, num mundo tão cruel, que é a academia brasileira!
Nossa! Vi uma palestra sua ontem (04/08/20) e fiquei maravilhado. Você se tornou uma fonte inspiração para mim. Estou estudante de licenciatura em Geografia pela Federal do Piauí. Ouvir você me fez amar ainda mais pela ciência geográfica. Obrigado!!!
Obrigada Pedro. Andei sem tempo e demorei para lhe agradecer. Abraço!
Cara professora, gostaria de propor um desafio. Como utilizar esses conceitos de Milton Santos na escola? Encontrei seu canal procurando inspirações para planejar aulas no ensino médio e gostei muito da discussão que você propõe. Mas encontro dificuldades em tratar com fidelidade estes conceitos na escola (sobretudo pública). Fiz minha graduação e licenciatura na USP e sempre observei essa desconexão.
Desafio aceito! Introduzirei essa preocupação em meus videos! Obrigada pelo estimulo! Abraço!
Bom dia professora Maria Adélia, eu também leciono no Ensino Médio e tenho muita dificuldade de trabalhar os conceitos básicos da Geografia em sala de aula. Se a senhora fizesse um vídeo mostrando como utilizar esses conceitos na escola seria de grande valia. Faz pouco tempo que me escrevi no seu canal, e já estou adorando seus vídeos. Muito obrigada por compartilhar conhecimentos importantíssimos para os geógrafos.
Pois é, as vezes busco nesta plataforma por definições dos conceitos e o que vejo são demonstrações estáticas ou vagas e fico pensando como eu definiria os conceitos da melhor forma possível ou de maneira empírica, criando conexões de sentido.
Obrigado, grandes reflexões.
A muito anos, venho tentando adquirir conhecimento em uma universidade pública, agora que consegui entrar e justamente o que eu gosto sempre gostei de saber tudo sobre a geografia, agora vou aproveitar ao máximo esta riqueza, ainda mais com esta riqueza riqueza detalhada com a Dra professora Maria Adélia, muito obrigado por aprender, cada vez com os vídeos que eu vejo Deus me dê muito horizonte no conhecimento da geografia!
Gosto muito de aprender, cada vez mais com suas explicação tudo isso é pra mim uma riqueza muito grande, muito obrigado professora , cada vez que assisto seus vídeos descubro muito sobre a geografia humanas, muito obrigado professora
Fantástico!!, muito obrigada!!!
Parabéns, pela forma como você compartilhou conosco esse saber,
Parabéns professora!! Precisamos de maior divulgação da geografia e da teoria miltoniana.
Are que enfim alguém que me fez entender um pouco o professor Milton... obrigado professora.
Genial!!!!!! Continue com os vídeos professora! um prazer e uma honra poder ouvi-la. Muita lucidez e conhecimento sendo compartilhado, a geografia brasileira só tem a agradecer.
Muito obrigada pelo seu interesse! Abraço !
Como aluno de Maria Adélia, e por boa tabela também de Milton Santos, já havia ouvido pessoalmente esta conexão de conceitos e ideias (vamos assim dizer). No entanto, a cada vez que há uma ilustre fala como neste vídeo, há uma renovação brilhante.
Obrigada Nilo, por estar sempre presente, desde nossos preciosos seminários no LABOPLAN, que Milton e eu fazíamos com todas e todos nossos alunos! Saudades daqueles tempos tão civilizados da nossa convivência! Forte abraço, querido!
Parabens profesora, assistindo para a formação em licenciatura em Geografia. Seu vidoe foi citado.
Ah, agora começo a entender a questão do método. Então, eu já sei fazer uso. No meu TCC e na minha Monografia da pós eu fiz questão de empiricizar a teoria e os conceitos, embora não ficassem demarcados, ou seja, ficaram diluídas no decorrer do desenvolvimento do meu trabalho, de modo que não entrei no mérito de discutir os conceitos, pois não era a proposta apresentada.
A senhora é demais! Prossigamos com a vídeo-aula. 🤗
Obrigada! Darei por aqui um curso sobre Método e Metodologia, logo, logo! Estou tentando me animar depois dessa tragédia pandêmica que nos assustou e calou. Abraço!
Profa. sua explicação me ajudou bastante, comecei a ler Milton pelo espaço e método e agora estou lendo paralelamente a metamorfose do espaço habitado por sua indicação no outro vídeo.
Canal precioso. Muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo.
Meu Deus! que maravilha a sua fala, estou encantada.
Excelente material! Obrigada pelo conteúdo.🤩
Uma magnífica contribuição para aqueles que buscam compreender, analisar e se amalgamar (com) a Geografia. Muito obrigado professora Maria Adélia de Souza!
Muito obrigada pelo estimulo a esta minha empreitada e coragem! Semana que vem retorno. Foi o caminho que encontrei depois de tanto tempo para ensinar a Geografia que pratico. Abraço!
Acabo de tomar conhecimento da existência desse canal. Pelo que vi nesse e em outros vídeos, o canal será um ótimo instrumento para a promover debates que a Geografia precisa se desafiar a enfrentar. Parabéns pela iniciativa Profª Maria Adélia, indicarei aos colegas que acompanhem e participem da boa conversa por aqui.
Muito obrigada, Gabriel Augusto! Boas Festas! Abraço!
Parabéns, Professora! Imensamente feliz por essa possibilidade de ouvi-la e aprender mais sobre a geografia. 💖
É o método de Milton Santos que, em sua ausência, é fielmente compreendido e expressado pela profa. Maria Adélia. É uma aula que todos os graduandos deveriam ouvir.
Obrigada Lucas! Bom que meus poucos minutos possam esclarecer e despertar interesse pela Geografia, através, por enquanto, da obra de Milton Santos. Agradeço muito seu incentivo e interesse pelo meu trabalho de professora. Abraço!
Muito obrigada por sua aula, professora! Não sou geógrafa, sou assistente social e seus vídeos tem me ajudado na compreensão da obra de Milton. Gratidão!
Obrigada Fernanda pelo seu interesse. Em maio de 2022, na UEL Universidade Estadual de Londrina haverá um grande evento inclusive o IV CONFRESSO INTERNACIONAL DE POLITICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Fiquei muito feliz por ser convidada a fazer uma conferencia lá, no dia 26 de maio. Se puder assistir, gostarei de ouvir seus comentários. O titulo proposto da minha conferencia é O USO DO TERRITÓRIO E O DIREITO À EXISTÊNCIA.
Problemas, limites e desafios para o conhecimento no mundo novo. Se tiver interesse nesse tema, está convidada. Abraço!
Que bacana este evento! Vou colocar aqui na minha agenda, @mariaadeliadesouza! Um abraço.
Nossa, essa explicação é perfeita. Obrigada!!
Amei profa elucidativo
Professora Adélia, muito obrigado por este vídeo. Sou Médico de Família e Comunidade e irei trabalhar esse seu vídeo com os residentes. Que maravilha!
Obrigada Rodrigo! Assim sinto-me motivada a prosseguir com meus videos aqui e, logo, logo, com meus cursos também, aqui mas remunerados. Que continuar a ensinar Geografia. Estou aposentada a 20 anos e penso ser esta uma forma de continuar meu trabalho. como não tenho mais grupo de pesquisa, pois estou sem vinculo institucional algum, lamentavelmente, preciso organizar uma pequena equipe de profissionais do mundo virtual para me ajudar. São esses os custos que sozinha não tenho como arcar e compartilharei com quem quiser e puder neles se inscrever e colaborar. Forte abraço! Prossigamos. Demorei a responder, pois ando assoberbada de trabalho, além das inquietações por essa travessia que nosso país que precisamos encarar diariamente.
É um privilégio assistir o seu vídeo. Enriquecedor para meus primeiros passos como geógrafa. Gratidão!
Professora, foi uma honra e uma inspiração tê-la conhecido pessoalmente. Suas contribuições são fundamentais para entendermos, de fato, a grandiosa obra de Milton Santos . Espero que continue publicando vídeos aqui no UA-cam! Um grande e forte abraço.
Muito obrigada! Forte abraço!
Uma fala de 3 anos atrás, tão atual, me auxiliando no meu Projeto. Professora Adélia, obrigado por tanto!
Obrigada Bruno! Você me reanima a retomar esses projetos sobre a obra de \Milton Santos e sua importância para a Geografia Contemporânea. Abraço!
Parabéns pela lucidez de sempre professora Maria Adélia. É sempre um grande privilégio ouvi-la e poder aprender um pouco mais com seu conhecimento.
Muito obrigada, Luã. Logo, logo subirei novos videos. Abraço!
Professora, a senhora esclareceu maravilhosamente os conceitos! Muito obrigada! A senhora arrasa!
Obrigada professora por compartilhar seu conhecimento. Sempre aprendo com a senhora. Forte abraço.
Sou fã do Professor Milton e.da Senhora tbm.
Obrigada! Abraço!
Simplesmente .....maravilhoso
Muito obrigada pela sua persistência. Abraço!
Gratidão pelo vídeo. Tenho formação em Ed. Física e ando interessado em Geografia. Simplesmente fascinante!
Muito obrigada por sua atenção! Abraço.
Saudações professora! Tive oportunidade de assistir uma aula do Dr Milton Santos uma frase marcou minha vida, isto é: " a totalidade é perigosa, mas por vezes perigosa" e deu aquele sorriso típico.
Nossa, vc faz muito bem isso que vc faz. Tava comendo paçoca quando começou o vídeo e quando acabou percebi que havia parado de comer. Parece uma coisa boba de se dizer, mas sabe o poder que paçoca tem, a senhora superou. Eu preciso ver mais uma vez, e ver outros muitos vídeos seus.
Continue a comer paçoca rsrsrsrs Abraço!
A senhora é extraordinária.!
Prof. Adélia gosto da forma com apresenta os conteúdos... obrigado por compartilhar conhecimento!
Muito obrigada Emanuel pelo estimulo. Logo, logo ainda esta semana espero estar de volta. Abraço!
Oi professora, venho aqui para lhe agradecer pelo conteúdo! Curso Ciências Sociais (UFF Niterói), mas peguei Geografia Urbana como matéria optativa esse semestre. Não domino esses conceitos e o seu vídeo está sendo de grande ajuda! Muito obrigado e parabéns pela iniciativa.
Obrigada Caio pela sua manifestação. Quero ver se retomo meus vídeos, logo logo e um deles que precisarei fazer é sobre a denominada "Geografia Urbana", que com a influencia do me ponto de vista equivocada do mestre Henri Lefebvre, sofreu um enorme atraso em nosso país. Lefebvre era filosofo e fala de ESPAÇO. Na Geografia Nova de Milton e naquela que pratico trato de outro modo. Abraço e ajude a aprimorar a geografia brasileira que insiste em ser velha! Abraço!
Antonio Cruz, Recife, Boa noite, professora Maria Adélia ando aprendendo muito a respeito da obra de Milton Santos.
Fico feliz! Obrigada! Abraço!
Professora estou encantado pelo seu canal. Obrigado.
Eu quem agradeço! Abraço!
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, professora.💖❤
Bom dia Professora Adélia. Assisti ao seu vídeo e o utilizarei em minha aula de hoje com o Sétimo Período de Pedagogia na Fundação Universidade Federal de Rondônia na disciplina de Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia. Discutiremos também o texto: Por uma Geografia Cidadão: Por uma epistemologia da existência do saudoso Prof. Milton Santos realizado em uma Conferencia na Cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Neste momento triste em que a educação brasileira sofre ataques de todos os lados, apraz-me ouvi-la e tê-la como mediadora do conhecimento mesmo distante. Excelente quinta-feira.
Obrigada Paulo! Abração!
Gostei do vídeo... vc é bem objetiva, clara e didática. Essa explicação me ajudou muito. Abraço...
Obrigada Professora!!
Descobri este canal somente hoje e fiquei imensamente feliz pela existência dele.
Um imenso prazer poder te assistir e ensinando tanto.
Obrigada, Samuel! Logo, logo virão outros e uns mini-cursos... Só passar o sufoco do isolamento, da pandemia e da produção de dois livros engatilhados... Abraço!
Comecei a assistir seus vídeos ontem como preparatório para apresentação do meu TCC. Confesso, que meu contato com a obra do professora Milton, ainda é muito magrinha mas, estou aprendendo muito com seus vídeos. Muito obrigada, por essas preciosas pérolas filosóficas.
sou acadêmico em geografia e estou, muito feliz com suas explicações.
Gratidão pelas elucidações, professora. Esse canal é um alento, sobretudo para os estudantes de graduação em Geografia. Aguardo ansioso a exposição sobre Formação Socioespacial. Abraços desde Recife!
Obrigada, Everton! Logo, logo gravarei um primeiro sobre esse tema. Talvez o segundo... Compensarei a ausência das ultimas semanas. Abraço!
Excelente vídeo, não sou da Geografia e consegui entender. Parabéns pelo trabalho!!!
Jhonata Oliveira muito obrigada pela sua mensagem!
Muito esclarecedor, professora. Obrigado pelo compartilhamento
Prezada Professora Adélia, em primeiro lugar agradeço de coração este canal que felizmente tomei conhecimento hoje (nunca é tarde...adoro "máxima") trabalho há 25 anos com Geotecnologias há 25 anos, sempre muito voltado para as questões mais técnicas do Geoprocessamento, testando ou buscando melhorar as diversas ferramentas que compõem este espectro de ferramentas. Porém de uns dois anos para cá, minha veia de Geógrafo gritou e gritou alto me fazendo até mesmo procurar ajuda psicológica, ou seja, buscar ou visualizar o sentido da vida para mim. Desta forma, e como educador também, pois lecionei no ensino básico até o superior, antes de ir para um Instituto de Pesquisa bem comecei a entender que o futuro depende de nossos jovens e adolescentes. Tomei conhecimento totalmente empírico que estes que se encontram nesta faixa etária, e aqui afirmo que em outras faixas acontece o mesmo, eles não conhecem o seu território (aqui me refiro aos seus bairros ou "regiões" que abrangem outros bairros, onde esta localizada a escola). Utilizando de ferramentas bem "simples" do Geopreocessamento e do Sensoriamento Remoto me propus a mediar o conhecimento dos jovens e adolescentes de áreas de alta vulnerabilidade social em relação ao seu territórios e aos objetos por eles constituídos (equipamentos públicos) tomando sempre o cuidado de não ser eu o protagonista e sim aqueles que desejo atingir. Bem minha dúvida depois do vídeo da senhora é em relação a Psicosfera pois segundo Milton Santos a psicosfera esta ligada a reconfiguração das mentes para acolher os resultados da tecnosfera e participar da aceleração proveniente de tal. Bem fiquei aqui pensando e me desculpe se não compreendi direito...creio que a psicosfera esta realmente atrela ou melhor se caracteriza por uma reconfiguração das mentes mas não apenas para acolher no meu ponto de vista, visto que esta reconfiguração mental pode também propor uma nova configuração do território usado, e ai invertendo os papel que neste caso a tecnosfera é que acolheria ou melhor teria que sofrer uma reconfiguração para não apenas atender a estas ações provenientes da psicosfera (já que sengundo MIlton Santos...psicosfera esta no domínio da ação) mas também participar desta acelaração proveninte destas mentes. Por favor gostaria de lhe explicar o meu projeto que já esta no segundo ano de ação...mas sei que aqui não é o lugar, caso a senhora se interesse ficaria lisonjeado seja via skype, presencial ou mesmo lhe enviar este projeto que desenvolvo aqui no INPE e que levou a criar o Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio á Sociedade - LADES. Mais uma vez reitero caso tenha falado aberrações me perdoe. Um forte abraço René Novaes
Obrigada Rene por suas observações e inquietações. Em próximos vídeos elaborarei sobre a REDUTIBILIDADE ENTRE TECNOESFERA E PSICOESFERA, como sugere Milton Santos. É fundamental essa proposta dele, agregada a sua compreensão - dele e minha - de que a Geografia precisa ter o futuro como âncora e não o passado. Tenho, se ainda não se aposentou uma ex-aluna Tereza Galotti Florenzano, excelente aluna por sinal e que foi minha pesquisadora durante a elaboração de meu doutorado... Caso esteja por ai, mande-lhe um abraço meu. Peço a você a gentileza de esperar um pouco para podermos conversar, o que será um prazer. Estou sobrecarregada terminando um livro e estudando as coisas do presente para dar conta da minha participação nessa conversa entre a GEOGRAFIA E A PANDEMIA. Se puder enviar-me uma messagem pelo Messenger, no Face, posso lhe passar meu e-mail e combinaremos nossa discussão. Abraço!
@@mariaadeliadesouza8716 Professora obrigado por ter me respondido...a Tereza se aposentou fazem uns 10 anos e tive o prazer de trabalhar com ela também...fiquei muito feliz com seu contato se precisar de alguma coisa aqui do INPE por favor não hesite em me procurar (12)32086440
Amei. Não sou da Geografia, mas pela curiosidade peguei um livro do Milton Santos para entender seus estudos e agora estou cá procurando alguns esclarecimentos. Obrigado por compartilhar ❤️
Muito obrigada!
Logo espero continuar! Abraço!
Seus vídeos são ótimos, professora! Por favor, continue postando!
Prof. Maria Adélia, alegria em participar do seu canal. Tive a satisfação de conhecê-la no campus da UFPR/Litoral em 2017. Gostei de perceber na palestra o seu entusiamos pela vida e pelos seus ideais de mundo. Estou estudando o livro do prof. Milton Santos Por uma outra Globalização. Gostei deste vídeo que trata do espaço geográfico e do território usado. Mas, ligado também ao tema deste vídeo, tenho vontade de ouvir a sua percepção da obra do prof. Milton Santos Por uma outra Globalização. Caso seja do seu querer, ou já tenha algo neste sentido, avise. Grato!
Obrigada! Sempre em meus videos tratarei de Por uma outra Globalização. Penso que conhecemos o outro e suas opini~]oes e escolhas pela visão de mundo que transmite através dela. Tristemente, é a parcialidade - as vezes equivocadamente chamada de objetividade, que chamo de estreiteza - quem comanda. Esse livro de Milton Santos é um dos melhores que li para compreender as dinâmicas do funcionamento do mundo do presente. Abraço! E fique atento! Privilegio ter sua frequência no meu canal.
Que maravilha, precisamos viralizar esses conhecimentos.
Obrigada Renan! Precisamos também institucionalizar a Geografia que está se dissolvendo! Forte abraço!
Muito obrigada Professora, os vídeos vem colaborando muito para meu desenvolvimento acadêmico!
Que bom Geyse! É por isso e para isso que corro riscos, inclusive aquele de ser mal compreendida, tamanha a complexidade e lindeza da nossa disciplina. E, o conhecimento que produzimos ou ensinamos são de enorme utilidade para a manutenção da vida humana na superfície do planeta, quando bem exercidos. Abraço! Obrigada pelo estimulo e interesse! bom final de semana!
Estou bem perto de uma prova de mestrado, que traz alguns livros do Santos, inclusive a minha proposta de pesquisa é da Teoria dos dois Circuitos da Economia Urbana. Obrigada pela aula, professora!
Agradeço muito professora, você é maravilhosa !
Excelente contribuição. Muito obrigado!
Obrigada, Kaue pelo estimulo e interesse! Abraço!
Que prazer poder ouvi-la Prof. Maria Adélia
Obrigada, Neusa! Forte abraço!
Que vídeo ótimo. Estou tentando me encontrar em Marx, Milton e Rosa Luxemburgo para pensar sobre o espaço geográfico e o conceito de território no ensino de Geografia.
Os conflitos que ocorrem no território usado, mesmo por sua materialidade histórica, parecem ser partes resultantes e contribuintes às formações socioespaciais.
Obrigada Hallicia pelo seu interesse. Apenas uma observação: os conflitos são as lutas sociais pelo USO do território. A certas classes sociais, as mais desfavorecidas ele é proibido, para os direitos essenciais da existência como o abrigo por exemplo, a habitação! Isso denominamos desigualdades socioespaciais. Assim vc se encontra com Rosa! Os conflitos não se dão NO território,, mas no direito ao seu USO. Abraço.
Maravilhosa explicação, professora. Obrigada!
Muito obrigado! Sua explicação me ajudou muito no meu seminário.
Sou acadêmico de geografia da UEA Universidade do Estado do Amazonas, e estamos estudando evolução do pensamento geográfico
Muito obrigada. Fico feliz! Abraço! Saudades da UEA, onde fiz uma palestra há uns tres meses atrás! Abraço!
Muito obrigado, Prof. Maria Adélia. Sempre muito relevante e instigante !
Obrigada Isaac por sua atenção e interesse. Abraço!
Interessante associação com o termo continente para a tecnoesfera e Psicoesfera da difusão do meio Técnico-científico-informacional. Amei Professora! Semiótica do vídeo sensacional, lembra-me o efeito de 4 dimensão, embora vídeo seja apenas uma ou duas dimensões, e o globo terrestre bem ao fundo junto ao cérebro coloca o pensamento do mundo como pano de fundo. Beleza!
Cada leitura da obra de Milton é mais e mais "alumiadora" como diz nosso camarada Tupinambá! Obrigada por sua leitura, querida!
É maravilhoso escutar a professora, que didática. Me lembro da mesas-redondas no GeoSaúde 2019 em Blumeunau. Abraços Professora.
Obrigada, Marcelo! Abraço!
Ótimo vídeo! super explicativo e didático. Agradeço.
Muito obrigada Tailaine! Isso me anima! Esse é meu objetivo: ensinar geografia e divulgar a obra de Milton Santos. Forte abraço!
Belo vídeo
Querida Professora,
É um grande prazer acompanhar seus vídeos. Quanta clareza e habilidade para passar em tão pouco tempo os conceitos da geografia. Meus parabéns pelo excelente trabalho de sempre.
Obrigada Priscilla! Tenho feito um esforço para faze-los, sozinha. Ando muito desanimada com o Brasil e com a Geografia Brasileira! Mas, prosseguirei... Abraço!
Obrigada Priscila! A qualquer hora prosseguirei! Dificil achar ânimo neste país pra prosseguir! Mas, a Geografia sempre vale à pena, quando bem ensinada e compreendida! Abraços!
muito esclarecedor, obrigado!!!!
Obrigada professora por compartilhar seu conhecimento ❤️✨
Muito obrigada pelo seu interesse. Abraço!
Parabéns professora! É sempre bom ouvi -la!
Muito obrigada! Abraço!
Excelente exposição. Muito didática.
Oi meu querido! Que bom encontrá-lo, ainda que virtualmente! Como você está? Retomou a vida normal? Forte abraço! Cuide-se bem! Beijo!
Grata professora... se Deus permitir quero um dia conhecê-la.
Curtindo esse canal, ganhou mais um seguidor Maria Adélia, continue postando...muito bom seus vídeos, parabéns! Hj voltei pra rever esse video, sensacional, essa leitura profunda e filosófica é o que Milton fala dessa globalização perversa ou posso dizer, a escravidão moderna que a massa não percebe, ela é sutil, mas é real essa "Matrix".
Muito obrigada!! Espero continuar. Abraço.
Seus vídeos tem me ajudado bastante.
Obrigada! Logo, logo voltarei... Abraço!
Maravilhosa explicação.
Muito Grata, seu vídeo agregou muito para a compreensão do texto de Milton Santos sobre o retorno do Território que estou lendo.
Muito obrigada! Esse texto de Milton Santos é lindo e muito importante! Abração!
Muito esclarecedor. Obrigado, Profa Maria Adélia de Souza!
Então!!! Como é que você fez essa confusão no outro comentário? Ou entendi mal sua pergunta ou sugestão, não sei. Abraço!
@@mariaadeliadesouza8716 Não sei de qual vídeo, comentei tantos hehhe. Abraço!
Ótimo vídeo, parabéns!
Muito obrigada! Abraço!
professora! muito bom o seu vídeo! muito esclarecedor!
Obrigada, Karina! Abraço! Logo logo outros videos e mini cursos virão!
@@mariaadeliadesouza8716 professora, sim!!! faça cursos!!! com certeza muitas pessoas farão, já repassei o seu canal para vários amigos, sou geógrafa e o seu canal foi o único que encontrei voltado para o estudo do espaço sob uma perspectiva do Milton Santos! em alguns momentos encontro dificuldades nas leituras, e seus vídeos ajudaram muito mesmo! muito obrigada por disponibilizar seu super conhecimento. abraços!
O vídeo é muito ótimo, precioso é observar o engajamento da Sr. com a geografia nova, quero " beber dessa fonte", como aluno iniciante na área de bacharelado em geografia, tenho certeza que depois da pandemia, seja iniciando presencialmente ou em atividades remotas. Irei cursar com claras e amplas visões críticas. Obrigado, pelo conhecimento compartilhado. Acho que seria fundamental pra mim, participa de algum mini-curso da vossa pessoa, mas enquanto n rs,vou buscando assistir e mim renovar e transforma minhas imaginações,nas práticas pra tentar comprender a geo com mais clareza.Grato!!
Obrigada Ian. A Geografia é uma disciplina maravilhosa e importantíssima, mas muito mal ensinada no Brasil. E sem institucionalidade. Oxalá os alunos entrem na luta para que ela compra o seu papel produzindo conhecimento indispensável para a construção cidadã. Não não conhece seu espaço, não se assume como cidadão e os direitos que tem para existir, usando o territorio que lhe é devido socialmente. Abraço! Estude bastante! E ajude seu pais!
1 ano atrás vi esse vídeo e não entendi nada. Hoje, no 4° período de Geografia, já começo a ter bem mais clareza do que se trata. Obrigada.
Muito obrigado pela aula.
Eu agradeço sua "mirada". Abraço!
Genial!
Que vídeo maravilhoso e esclarecedor! Obrigado por este vídeo, professora! :)
Obrigada, Victor. Logo, logo outros virão e alguns mini cursos... Abraço!
Professora espero ansioso para assistir alguma fala da senhora na USP, estou louco para te provocar. Amo as vossas falas.
Vida longa professora
Uma correção no final do vídeo, professora: "Mais 20 anos, inspirando, não só a geografia brasileira, mas todo mundo que pensa em futuros desejáveis". Muito obrigado.