Maus Samaritanos #01: o mito do desenvolvimento

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 жов 2024
  • Primeiro encontro do novo quadro do canal sobre a descolonização do desenvolvimento econômico. Discutimos aqui a abordagem de Celso Furtado em seu livro "O Mito do Desenvolvimento Econômico".
    Link para adquirir nosso livro (com Paulo Gala) "Brasil, uma economia que não aprende": www.paulogala....
    Link para adiquirir o livro da Fernanda Cardoso, Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico: www.pacolivros...
    -
    Siga-me nas redes sociais:
    Twitter: an...
    Instagram: ...
    Facebook: / andreroncaglia.econ

КОМЕНТАРІ • 24

  • @viajanteintergalactico884
    @viajanteintergalactico884 3 роки тому +14

    colossal. gente do céu, debate maravilhoso. prato cheio pra quem estuda brasil

  • @ndnao1
    @ndnao1 Місяць тому

    Sou fã do André, ano que vem vou entrar na UnB só pra encontrar com ele , escreve aí

  • @bruna1475
    @bruna1475 2 роки тому

    me senti numa conversa de bar, e eu falo isso como o maior dos elogios !!!

  • @patriciafonseca4957
    @patriciafonseca4957 3 роки тому +7

    Excelente a live, não consegui assistir ao vivo, mas foi muito rico. Obrigada por usarem linguagem que nós, leigos de formação em economia, possamos acompanhar. Sucesso!

  • @yuridasilva2880
    @yuridasilva2880 2 роки тому

    A fala da Carol me faz pensar em Milton Santos. A cultura, pensando com o Furtado, é um motor pro pensamento de brasil. É genial e responde a muitas das discussões da Teoria Decolonial, sem cair nos encantos da pós materialidade no debate sobre "cultura". Excelente discussão, professoras e professor! Brabíssimas ideias!

  • @geraldo4462
    @geraldo4462 3 роки тому +8

    André, uma sugestão: chama algum economista liberal para rolar o combate cara a cara. Seria sensacional um debate de vocês com um constantino da vida ou aquele outro da jovem pam, sami sei lá do que.
    Um grande abraço, e parabéns pelo alto nível do debate.

    • @jonathasgomes7016
      @jonathasgomes7016 3 роки тому +4

      Pra que dar ibope pra essa gente? eles têm meios de comunicação muito maiores e jamais chamaram qualquer um deles para um debate. Caras como Samy Dana possuem o condão de dizer e desdizer suas visões para muitas pessoas como se fosse a própria expressão da ciência sem nenhum confronto.

  • @flaviogama2179
    @flaviogama2179 3 роки тому +1

    Levando em conta que nosso país por questões específicas é uns dos únicos do mundo capaz produzir um agronegócio sustentável e rentável, sendo assim, estaríamos com o pé o futuro.

  • @natanmaranhao3877
    @natanmaranhao3877 3 роки тому +1

    Viva! muito bom! Parabéns!!!

  • @maudafisica
    @maudafisica 2 роки тому

    Terminei agora de ler o livro e gostei. Agradeço pela indicação, mas agradeço ainda mais pela re-leitura que vocês estão fazendo, porque o livro deixa algumas perguntas a serem respondidas e algumas atualizações por fazer.

  • @LM-vk5il
    @LM-vk5il 3 роки тому +5

    Excelente! Parabéns pelo conteúdo. Espero podermos aumentar ainda mais o diálogo.

  • @carolinaarteman3784
    @carolinaarteman3784 Рік тому

    Não acredito que tinha esse vídeo e eu não sabia! 😮
    Já vai entrar na minha lista de favoritos…

  • @Desenhos_Celtic
    @Desenhos_Celtic Рік тому

    Curti muito o vídeo e o debate.

  • @luizcarlosaraujo8920
    @luizcarlosaraujo8920 3 роки тому +2

    Sensacional!

  • @renatanovato9460
    @renatanovato9460 3 роки тому

    Um tema importantíssimo, sem o qual, fica difícil pensarmos nosso futuro e o Brasil que queremos

  • @maxjolim2056
    @maxjolim2056 3 роки тому +2

    Excelente abordagem da obra do Furtado, que não li, diga-se de passagem, e estou tentado a lê-la. Chama muito a atenção, porque me pareceu ser o ponto central da discussão e, aparentemente, da obra, a questão do meio cultural, em que deve florescer o desenvolvimento de determinada sociedade, se é que entendi, como direcionador e impulsionador dos esforços de desenvolvimento, segundo uma lógica de adequação dos princípios, meios e fins desse desenvolvimento à concepção de mundo dessa sociedade. Dentro dessa lógica de adequação se inseriria toda uma cadeia de formação do conhecimento, do mais baixo ao mais alto degrau dessa formação, e este conhecimento deveria guardar um vínculo estreito com o meio cultural onde ele nasce e se desenvolve. Entendi corretamente?

  • @luanmatheus8589
    @luanmatheus8589 3 роки тому

    Otimo debateeee

  • @rever1980
    @rever1980 3 роки тому +1

    Muito bem colocado professor em 26', além dos valores, acredito que também faltam princípios, ou seja, saber do porque e para que aquele trabalho ou aquele projeto estão sendo desenvolvidos. Muitas vezes se utilizam de ferramental, metodologias e fundamentos para se atingir o lucro máximo no menor espaço de tempo. Trabalho com TI em uma estatal estadual, e é isso, se utilizam de PMBOOK, ITIL, SCRUM, todas as metologias para dizer o que você deve fazer e no tempo que deve fazer, enfim todo um arcabouço imperialista para formatar a sua forma de trabalhar e no fim das contas se vc não atingiu as metas ali estipuladas, você falhou como empresa de si mesmo, o PJ. Então é isso que foi falado, principalmente em empresas estatais, onde o maior objetivo a ser atingido não deve ser somente o lucro, se atingir ok, mas é como o sr elencou ali, lucro ou acesso, meritocracia ou representatividade, desenvolvimento como é o caso recente da CEITEC ou o estanque do prejuízo??? Então tá faltando isso, mais princípios e valores e menos lucro e imposições imperialistas do pensamento.

  • @bueno3e
    @bueno3e 3 роки тому +2

    Decolonização ou descolonicação? Perdão se acaso for picuinha, mas se entendi a conversa, isso tem alguma importância. Obrigado pelo video, acho que aprendi um bocado com as entrevistadas.

  • @maxjolim2056
    @maxjolim2056 3 роки тому +3

    Gostaria que vocês fizessem uma live abordando a ideia, exposta pelo estudioso da história econômica André Araújo, de política econômica gerida por economistas de circunstâncias e não por economistas de fórmulas e planilhas. ua-cam.com/video/yTyltAgSCSs/v-deo.html

  • @renatanovato9460
    @renatanovato9460 3 роки тому +1

    Como alguém de letras, acho que toda live tinha que ter momento literatura.

  • @flaviogama2179
    @flaviogama2179 3 роки тому +1

    Professor, eu acho que investir no agronegócio não significa ,necessariamente, só investir no agronegócio, vi esses dias que Alemanha tem um indústria riquíssima de café e n planta um só pé. Investir em transformar nossas commodities em produtos indústrias não seria uma melhor opção do que tentar entrar em um ramo já dominado por outro país?? Eu sei que isso exigiria um avanço em outros setores como por ex a indústria de bens de capital voltados pra melhoria das commodities, aceitar nossa cultura enquanto produtores primários e melhorar isso n seria um caminho para o desenvolvimento?

  • @lucsmilton6318
    @lucsmilton6318 2 роки тому

    Sério que eu ouvir "startar" essa discussão?

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 3 роки тому +1

    Cuidado com esta “centralidade” do “conceito de cultura”, pois leva a certas interpretações de que o capitalismo no Brasil não dá certo por motivos culturais. Há muito tempo o Brasil está metido no capitalismo e seu “subdesenvolvimento” não pode ser explicado predominantemente com base em explicações culturais. Crer nisto é secundar problemas políticos internos, aspectos geopolíticos, luta entre as classes e problemas econômicos. Observei que não se colocou a impossibilidade do desenvolvimento para a maioria no interior da sociabilidade capitalista. A minha impressão do debate aí é a de que para termos uma chance de algum desenvolvimento passa por uma reforma do modo de produção e reprodução capitalista. Para mim, esta perspectiva continua trilhando as sendas do mito do desenvolvimento. Por que não assistir com ânimo o desastre da economia capitalista?