Cidades: Armadilhas para um sobrevivencialista? - NFDN

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 962

  • @Tiamariaresponde
    @Tiamariaresponde 9 місяців тому +6

    Quanto mais invisivel vc for mais seguro estará,mais não se engane sempre tem alguém te olhando ou cuidando da sua vida ,olhos abertos sempre

  •  4 роки тому +218

    eu moro num apto pequeno, mas já estou preparado há muito tempo, com mapas das saídas secundárias da cidade, mochilas de evasão rápida, veículo motocicleta on off road pra 2 pessoas sempre abastecida. todo aparato de sobrevivencialista sempre atualizado e principalmente a mente focada para que a qualquer momento temos que deixar tudo para atrás, mas sem devaneios, vida que segue sempre, vivendo o dia normal como todos, mas preparado sempre... Deus abençoe todos na boa hora que esperamos.

    • @pessoacomum8287
      @pessoacomum8287 4 роки тому +9

      WANDER PHILD. Penso muito parecido ctg dentro da minha realidade só incluiria um carro pesado em um cenário de caos terei a moto de rápida evasão ou um carro terei a opção maior de defesa e me banquiar enquanto me desloco.

    • @Hozumi2
      @Hozumi2 3 роки тому +1

      tenho que começar a fazer isso também.

    • @brunosimoes5676
      @brunosimoes5676 2 роки тому +1

      Kkkk acho engraçado esse pessoal que vive esperando um apocalipse zumbi

    • @Hozumi2
      @Hozumi2 2 роки тому +3

      @@brunosimoes5676 quem espera isso? Só doido que espera algo tão surreal como um apocalipse, uma crise é mais fácil de acontecer do que isso em alguns países.

    • @marcuscorrealeite1721
      @marcuscorrealeite1721 2 роки тому +7

      @@brunosimoes5676 Existe uma grande diferença entre "Esperar" e se "Preparar" . Preparados estaremos um passo a frente da maioria da população, se algo ocorrer temos vantagem de vida, se nada ocorrer vida que segue...

  • @zylon2679
    @zylon2679 4 роки тому +221

    Na minha opinião,seja no campo ou na cidade,vc tem q ser invisível,pq se os outros perceber q vc tá preparado vc tá em perigo,pois não vivemos em um conto de fadas, pois as facções criminosas estão em TDS os lugares seja na zona rural ou urbana.

    • @bandeirantesc1103
      @bandeirantesc1103 3 роки тому +4

      Exatamente

    • @guspleite
      @guspleite 3 роки тому +9

      Conceito do Grey man

    • @FranciscoPereira-px6mu
      @FranciscoPereira-px6mu 3 роки тому +9

      Verdade. As duas opções são arriscadas.

    • @leomoura7641
      @leomoura7641 3 роки тому +6

      The walking dead

    • @Blue-yv3br
      @Blue-yv3br 2 роки тому +15

      Zona rural é bem menos, nulo as facções criminosas em alguns lugares, com no máximo um a três traficantes. O fato é que o crime organizado prefere lugares mais populosos pela facilidade de se esconder, de achar vítimas, da demanda de usuários e do fácil acesso dos veículos usados pra transportes de coisas ilícitas, além de dezenas de outros fatores.
      Uma zona rural é um lugar onde geralmente as pessoas que habitam levam um estilo de vida mais pacífico, mais tradicional, valorizando a cultura de seus antepassados e a agropecuária, tanto que no Sul do Brasil temos pessoas que ainda só falam em alemão, italiano, e até comunidades que ensinam e usam no dia a dia nas cidades uma língua extinta na europa, a lingua Pomerana, que era um país qur desapareceu na época da ww1 e ww2. No estado da Bahia a Nordeste ainda existem muitas casas do século passado, pessoas andam sem capacetes, portam armas, caçam e ainda tem uma vida pacífica e quase que "intocada" pelo estado, como se tivessem em 1900/1950, a ação do tempo e da urbanização é mais lenta lá, a vida em si é livre das artificialidades do mundo moderno, das redes sociais etc...
      Portanto, a zona rural é o espaço perfeito para um sobrevivencialista que visa auto-suficiência, a única desvantagem é que a pessoa vai ter que abrir mão de muitas situações e momentos que só são possíveis na cidade grande, eu como um jovem da zona rural posso dizer isso, tudo é distante, tem pouca oportunidade de emprego, é difícil ir no shopping, parque de diversões e cinema, escola é longe e o transporte escolar muitas vezes atrasava (fazendo muitos alunos acordarem 4:00 pra pegar o ônibus as 5:30 pra chegar na escola as 7, principalmente em regiões do sul e sudeste que é onde eu vivo), para chegar no médico em uma emergência é longe, a faculdade é longe, animais silvestres podem ser uma bênção ou a causa da sua morte, são muitos fatores.
      Eu gostaria de criar meus filhos no campo até os 8 a 13 anos, e depois viveria na cidade pra ele focar em seus estudos e aproveitar sua adolescência e se divertir, viver.
      Pode ver que muitos jovens do campo querem conhecer a cidade justamente por causa disso, só querem ter vidas normais, mesmo o campo os preparando mais que as cidades.

  • @pantojagomes3647
    @pantojagomes3647 4 роки тому +70

    Vc acabou de contar quase a história da minha vida nesse vídeo, saí de uma cidade do interior da Amazônia com pouco mas de 30 mil habitantes,e vim morar em uma cidade grande com 3 milhões de habitantes,moro em um quarto com 9mts quadrado e trancado entre dois portões de ferro devido ao lugar ser conhecido por violência e assalto,já estou a quatro anos nessa cidade,,e nos dias de hoje vejo tudo isso que vc acabou de falar no vídeo,,,e já estou planejando em volta de onde nunca e devia ter saído....mas tenho certeza que vou voltar com uma grande lição de vida e sobrevivência da grande cidade.

    • @maisamor3929
      @maisamor3929 3 роки тому +3

      Eu estou em uma cidade desse porte de 30 a 40 mil habitantes.
      Melhor coisa, pra quem pode escolher é claro.
      E quem não pode, vão se adaptando e aprendendo as técnicas ai, que ninguém sabe o dia de amanhã né. 🙏🏽

  • @erickaltenhofen318
    @erickaltenhofen318 4 роки тому +79

    Galera um adendo: tudo que o Júlio disse é verdade mas não se esqueçam, nunca se isole no interior. Tenha vizinhos pois ovelhas isoladas são as melhores presas para um lobo larápio! Sou do interior do Rio Grande do Sul e sei o que estou falando, aqui os assaltos sempre ocorrem em casas isoladas justamente para evitar a vizualização do crime.
    Otimo vídeo!!!

    • @leonefreitas9770
      @leonefreitas9770 4 роки тому +11

      Também sou do interior do RS, mas ainda estou morando em uma cidade de 300 mil habitantes. sei bem como é no interior. O que os moradores do interior tem que começar a investir em armadilhas e segurança!

    • @ElaineLimacroche
      @ElaineLimacroche 4 роки тому +3

      Arme se !

    • @leonefreitas9770
      @leonefreitas9770 4 роки тому +1

      @@ElaineLimacroche Normal, sempre!

    • @amamospatadas1794
      @amamospatadas1794 3 роки тому +6

      Casa isolada armada o lobo fica morto ou foge com fome

    • @romano83
      @romano83 2 роки тому

      @@amamospatadas1794 Exatamente!

  • @Agentepreparador1234
    @Agentepreparador1234 4 роки тому +25

    Sou preparador e sobrevivencialista Urbano , minha casa tem um pouco de espaço, aproveitei isso pra plantar algumas árvores frutíferas , uma horta pequena e criação de codornas e coelhos , tendo um bom estoque de comida , armas e munições.

    • @victorbarros6562
      @victorbarros6562 4 роки тому +4

      Cara, como um sobrevicencialista, ou só um cidadão que quer proteger sua casa,pode conseguir armas e munições?

  • @rodrigoweber4843
    @rodrigoweber4843 4 роки тому +21

    A felicidade começa, quando o asfalto termina....🏡⛺

  • @davijunior1459
    @davijunior1459 4 роки тому +61

    Quanto maior for o terreno, mais dificuldade você terá em defendê-lo. Eu adquiri um terreno de 1000m2 que fica a 100km da minha cidade que tem 3 milhoes de habitantes.
    Um terreno pequeno e auto sustentável é mais vantajoso do que uma fazenda por exemplo.

    • @joaodias2613
      @joaodias2613 4 роки тому +5

      Tambem tenho esse pensamento

    • @domeco8013
      @domeco8013 4 роки тому +1

      1000 m2 já não seria grande para ter pontos cegos de mais fácil acesso??

    • @elvispiccolivargasjunior6612
      @elvispiccolivargasjunior6612 4 роки тому +5

      @@domeco8013 1000m² pode ser um terreno de 10x100 ou 20x50. Não são tão grandes assim.

    • @EmFocodoFoco
      @EmFocodoFoco 4 роки тому +26

      discordo completamente, tudo depende da estratégia de escolher bem o local rural que irá comprar, eu e minha esposa demoramos quase 1 ano visitando diversas propriedades rurais até acharmos uma "feita para um sobrevivencialista", foi no sul de Minas, região da Serra da Mantiqueira, a 1600 metros de altitude, na montanha e cercado por outras montanhas, com 5 Hectares, a casa tem 3 quartos, ela é razoavelmente grande, com locais prontos para a criação de animais, plantações, 2 rios naturais dentro da propriedade e uma fonte de agua natural que vem do pico da montanha, tudo isso é incrivelmente cercado por mata atlântica nativa com arvores bem altas que impedem a visão de toda a propriedade, não é possível avista-la de forma alguma nem de distancia alguma, a não ser de avião ou helicóptero! a estrada principal que leva as outras cidades e é uma estrada bem simples, de terra, fica a 8 kilometros e a saída dessa estrada para a propriedade é exclusiva e já é praticamente camuflada por ser muito pequena, em uma situação de crise, basta alguns arbustos e a entrada some. Nós que somos os donos, no começo passávamos direto da entrada e tínhamos dificuldade para encontra-la. A chegada da energia elétrica é por dentro da mata, mesmo se tentarem seguir os cabos, terão uma dificuldade enorme de adentrar mata a dentro e ainda terão que passar por um rio bem complicado, o ex proprietário nos disse que só levaram a energia até lá porque o proprietário anterior era parente do prefeito, senão, não teria nem energia e mesmo assim, já estou trabalhando em um projeto de energia solar....em 3 anos já fizemos modificações e preparações que o lugar esta praticamente impenetrável sem eu saber, câmeras, sistemas de alarmes silenciosos, visão noturna, armamento pesado, etc a terra já esta começando a produzir, etc etc etc, o que quero dizer com tudo isso? O planejamento como ele disse no vídeo é o mais importante, fazer tudo com calma, pensado, se atentar aos detalhes, não dar passos maior que as pernas e estudar bastante o assunto. Pelo menos para mim, que moro em SP capital e sou bastante observador, uma propriedade na cidade, só seria segura se fosse invisível, subterrânea, embaixo de uma casa com qualquer acesso absolutamente camuflado, porque mesmo um super bunker na cidade com milhões e milhões de habitantes, em uma calamidade e com tanta gente assim desesperada por comida, agua, etc, cai em horas ou menos....e se for camuflada, também vai ter data de validade, porque um hora os mantimentos irão acabar. Esse é o meu ponto de vista sobre o assunto, não sei se estou certo, mas creio ser uma das melhores opções.

    • @Playgamessidplay
      @Playgamessidplay 4 роки тому +3

      Eu acho q pode mescla abfazenda e chacara, a Fazenda podera ser somente o local de produção de alimentos ai nao precisa ser bem protegida comparando com o normal, a chacara podera ser bem protegida e guardando oa bens mais preciosos

  • @robsoncosta8997
    @robsoncosta8997 4 роки тому +5

    Estou seguindo seus passos nobre amigo Júlio.
    Saí de uma das capitais mais violentas do nosso país e hoje moro numa cidade no interior do estado. Consegui comprar uma propriedade na zona rural e logo quero ir morar lá. Produzir meu próprio alimento e de minha família.

  •  4 роки тому +104

    Julio, concordo com você. Esta visão de consumir o conceito de sobrevivencialismo a ponto de modificar toda a sua forma de viver para estar preparado para um possível caos é algo bem peculiar. Seus argumentos fazem total sentido. Porém a grande maioria das pessoas dependem da cidade para seu sustento, as condições de vida na cidade favorecem a uma boa qualidade de vida em condições normais de 'vivência'. Estas pessoas somente estariam em desvantagem se realmente algo muito caótico acontecesse, e a chance de isso acontecer é muito extrema/rara. Você está certo em seguir estes conceitos e criar um planejamento para aos poucos ir migrando para o meio rural, afinal sua vida, seu trabalho, depende disto, tens que dar o exemplo. Porém a grande maioria das pessoas não podem ficar ou não conseguem se afastar da cidade. Normalmente estas pessoas acabam se encaminhando na vida (profissionalmente, entrada de recursos) pelos seus empregos, ou oportunidades que a vida ou o meio proporcionam. Finalizo dizendo que concordo, mas fazer o que vc faz, se planejar para mudar-se para o interior é algo que não compensa a maior parte das pessoas que vivem em cidade, elas estariam mudando toda a sua trajetória de vida para estar preparadas para uma excessão, pense nos diversos tipos de emprego que raramente existiriam no campo. Grande abraço, curto muito o canal de vocês. Haaa comprei o livro que vc indicou, ainda não li,. =D

    •  4 роки тому +4

      Com certeza, este é um privilégio para poucos.

    • @gustavohbrazil
      @gustavohbrazil 4 роки тому +5

      Maurício, bem conscientes suas ponderações.

    • @aranha9365
      @aranha9365 4 роки тому +13

      A Excessao chegou amigo, daqui em diante o caldo so' engrossa, por um bom tempo. Sim a grande maioria das pessoas nao pode ou nao quer, ou nem pensa em mudar seu estilo de vida, e tudo indica que num futuro nao muito distante, a maioria das pessos vai morrer.

    • @apocalipse13survayvor62
      @apocalipse13survayvor62 4 роки тому +17

      As frases que definem o sobrevivencialista é...
      "Espere o melhor, se prepare para o pior."
      Ser sobrevivencialista é escalonar prioridades, classificando o bem maior, a própria vida.

    • @Joao_Henr1que
      @Joao_Henr1que 4 роки тому +13

      Concordo com você, eu por exemplo, tenho uma extensa propriedade rural em outro estado, como diz o ditado, lá onde o judas perdeu as botas e o vento faz a curva, lugar totalmente isolado de tudo e eu adoraria voltar a morar lá, mas infelizmente devido a um problema de saúde que tenho desde que nasci, sou obrigado a viver em São Paulo/SP. Enfim, eu concordo totalmente com o visão do Julio, mas quem dera as coisas fossem fáceis assim.

  • @SanRemi.F
    @SanRemi.F 4 роки тому +22

    Verdades que doem, mas você sabe que são verdades!
    Eu moro em cidade pequena, e também estou me preparando pra migrar pra roça em pouquíssimos anos!

  • @cesaroliveira1765
    @cesaroliveira1765 4 роки тому +5

    Uma bicicleta pode ser bastante útil num cenário de evasão. Com uma bicicleta pode-se deslocar facilmente por 50 a 80 km em um único dia.

  • @murilLostBR
    @murilLostBR 4 роки тому +32

    Concordo contigo Julio, tenho 20 anos e acompanho o canal desde o começo, vim morar em São Paulo quando fiz 18 anos, antes disso morava no interior numa cidade com 11 mil habitantes, em questão a sobrevivência em situações extremas, o interior é sim uma opção muito mais viável, não há dúvidas, porém em questões de oportunidades de vida a capital foi a melhor alternativa pra mim, consegui entrar na faculdade aqui, consegui um bom emprego, uma boa qualidade de vida e uma vida bem menos pacata do que eu tinha quando vivia no interior, trabalho com programação e viver no interior era realmente inviável pra minha carreira, penso em me mudar pro interior no futuro? Não, estabeleci minha vida aqui, e ela está muito boa, prefiro muito mais ter uma plano de evasão para o interior do que ter que viver lá, esse é meu ponto de vista. Abraço!

    • @Blue-yv3br
      @Blue-yv3br Рік тому +1

      O meu também, moro na cidade, mas se precisar, eu e minha família iremoe evadir de forma segura para o interior por estradas alternativas que poucos conhecem

  • @gracanunes8270
    @gracanunes8270 3 роки тому +1

    Olha é isso mesmo , você é como eu tbm lenço lá na frente .
    Já dês de 2015 que acompanho SOBREVIVÊNCIALISMO , e acho muitíssimo importante, a Bíblia diz que Deus nãoanda nada sem antes avisar seu povo ,e já dês de 2015 que Deus está usando seus profetas para nos alertar e vc é um deles usado por Deus ...
    Continui que Deus está com vc

  • @ademposs
    @ademposs 4 роки тому +57

    O trabalho na zona rural nunca acaba, então esqueça as mordomias das cidades.

    • @AtahbaKharbussi
      @AtahbaKharbussi 3 роки тому +5

      Ele só demonizou a cidade nesse vídeo, viver em cidades também tem seus prós, se você tiver um avc no meio do mato já pode dizer adeus

    • @silviodelacruz450
      @silviodelacruz450 3 роки тому +1

      @что-то правида брат ...

    • @AtahbaKharbussi
      @AtahbaKharbussi 3 роки тому +3

      @Mateus Estevam Honestamente eu não entendo o medo de que amanhã o Brasil pode virar um Afeganistão ou etc, mas a menos que você tenha uma equipe cirurgica do seu lado o meu ponto se mantém

    • @LeonardoCarvalho-oh7ex
      @LeonardoCarvalho-oh7ex 2 роки тому

      Mordomia não é saudável para o ser humano, não fomos criados para ficar parados... E a maioria das pessoas que estão nas cidades são preguiçosos em termos de atividade física....
      As atividades da zona rural além de ser um trabalho saudável, te trará mais saúde e qualidade de vida, sem estresse, mais tranquilo, produção do próprio alimento, sem falar do desapego aos bens materiais, quanto mais urbano vc é, mais materialista vc tende a ser....
      É só ir numa zona rural e as pessoas começam a te tratar como se fosse filho ou irmão, te oferece frutas, verduras... Não tem aquele apego e egoísmo que vemos todos os dias na cidade grande.....

    • @edijanesantos6343
      @edijanesantos6343 2 роки тому

      @Mateus Estevam você pode ser q não, mas vc não tem avô? Pai? Mulher q pode engravidar? Criança?

  • @juaresgirolleta
    @juaresgirolleta 4 роки тому +1

    magnifico...perfeito....claríssimo , objetivo, direto ....sem traumas....

  • @paulod.1065
    @paulod.1065 4 роки тому +13

    Tem mais uma desvantagem em uma cidade grande, pois em um caso de pandemia o fluxo grande de pessoas ajudar a transmissão dos patógenos.
    Eu moro em uma cidade pequena e não tivemos problemas na época do H1N1, o Coronavirus demorou muito pra chegar aqui e deu tempo para as pessoas se prepararem.
    Além disso as pessoas que vivem em cidades pacatas são menos egoístas, pois quando houve a greve dos caminhoneiros poucos produtos ficaram em falta.

  • @Cariru0211
    @Cariru0211 3 роки тому +1

    Esse é o conteúdo mais relevante do ano. Nesse princípio de final desse sistema de coisas esse conteúdo deveria ser visto por bilhões de pessoas.

  • @RSfacascom
    @RSfacascom 4 роки тому +41

    Oi Júlio, o que eu tenho visto pelo menos por aqui, é o problema de assaltos em sítios e propriedades proximas a cidade, inviabilizando a segurança de morar assim como vc gosta.Desculpe a franqueza. Roberto Paracuru-Ce.

    • @orisoflora
      @orisoflora 4 роки тому +10

      O pessoal roubou o sítio do pai da minha sogra, passou a rede no lago dele cheio de peixe... Já roubaram uma pequena plantação de abacaxi... Enfim, vários relatos de furto até de macaxeira, roubam pra consumir e pra vender também, chegam de carro na calada da noite, um pequeno grupo, e levam tudo... A violência chegou no campo também.

    • @apocalipse13survayvor62
      @apocalipse13survayvor62 4 роки тому +12

      "E naqueles dias não se achará paz nem nas cidades, nem no campo"

    • @Sobrevivencialismo
      @Sobrevivencialismo  4 роки тому +26

      Olá meu caro! Eu concordo que quando há assaltos em propriedades rurais estes tendem a ser mais violentos. Por isso que morar no campo exige adaptação, mas não podemos deixar de lado sistemas de monitoramento como alarmes e câmeras e principalmente ... Um bom pau de fogo.
      Contudo também saiba que esse tipo de incidente e sua probabilidade de acontecer depende diretamente do estado onde você mora. Aqui em SC tais acontecimentos são bastante raros. Abraços!

    • @RSfacascom
      @RSfacascom 4 роки тому +5

      @@Sobrevivencialismo Aqui teve um assalto a um sítio que 3 caras armados, amarraram toda a família e levaram tudo, inclusive o Pau de fogo do dono. Roberto Paracuru-Ce.

    • @Danielledag
      @Danielledag 4 роки тому +6

      @@Sobrevivencialismo infelizmente é uma realidade, se vc pesquisar sobre assaltos em sitios,fazendas vai se dá conta do grande aumento desse crime,aqui no nordeste é uma realidade a violência e a forma que ocorre, a quantidade de pessoas para invadir e cometer esse crime é de forma cruel é até pior q a zona urbana,uma arma tipo calibre 12 e um casal dá conta não viu, tem q ser uma mini comunidade

  • @sersentir8004
    @sersentir8004 4 роки тому +2

    Muito obrigado. Sua posição me deixou muito feliz. Quase acreditei que estava louco qdo fiz exatamente isso. Gratidão.

  • @jonathantavares570
    @jonathantavares570 4 роки тому +9

    Moro em uma cidade com 100k habitantes, e minha casa fica a apenas 2km da zona rural e meu bol está a 20km de casa por vias urbanas ou 30km por estradas rurais, mesmo de a pé com minha bob cheguei lá, eu minha esposa e meu filho em 8hrs, isso foi muito importante pra saber que consigo chegar em um lugar mais seguro, de forma segura na pior das hipóteses, se tudo falhar, eu sei que ainda tenho essa opção.

  • @mariliacosta7213
    @mariliacosta7213 4 роки тому +1

    Julio, cresci em sítio. Amo o mato, o interior. Só que não há recursos suficientes. Hospitais São precários, trabalho não tem para quem chega de uma cidade diferente. Pessoas idosas na família precisam de médicos que muitas vezes no interior deixa a desejar. Em todos os lugares tem os lados negativos e positivos. Seja na cidade ou interior. Quando era pequena no sítio, meus avós dependiam de quem comprasse a produção. Pequenas produções na época, acabava estragando, pois não tinha mercado. Dependiam de vendas e trabalhos manuais ou aluguel de pastos para sobreviverem. E nem sempre conseguiam pagar os impostos( IPTU, água, tel. Luz, etc ...) , Passamos por muitas dificuldades . Vim para cidade grande. E após a aposentadoria, tentamos novamente morar no interior tivemos problemas com greve de caminhoneiros, muitas vezes. Os mercados não tinham como abastecer e tudo acabava muito rápido... igual as cidades grandes. Não podia pegar estradas, pois estavam fechadas pelos mesmos e pela polícia rodoviária . Se fosse pescar, precisaria de ir a represa, a qual precisava ir de carro, caçar não sei ... Não sei mexer com armas. Tive muito problemas com trabalho, as pessoas no interior preferem quem já é conhecido ou é da família. Não se abrem para o novo. Não dão oportunidades para as pessoas que vem de fora. Tem mente e visão muito fechada. Cidades grandes acontece tudo o que vc falou. Concordo . Ninguém está preparado para uma guerra, a menos que viva com esse pensamento, e esteja preparado desde jovem. Pessoas idosas perdem para os jovens. Em tudo.
    Apocalipse! Já estamos vivendo. Infelizmente...
    Só quem tem dinheiro sobrando e não tem dependentes idosos, que podem fazer o que bem entende. Esse tipo de planejamento que você segue é muito bom. Porém precisa que todos de sua família concordem.
    Deus abençoe você lhe dando todas as oportunidades necessárias para se realizar e protegendo sua família.

  • @CarlosEduardo-qc8hd
    @CarlosEduardo-qc8hd 4 роки тому +17

    Eu penso diferente. O melhor cenário, na minha opinião, seria morar em uma cidade de média pra grande e ter uma propriedade rural, mas tendo que escolher eu escolheria a cidade.
    Historicamente nunca ocorreu um grande colapso no Brasil a ponto de uma cidade ficar por muito tempo sem serviços básicos e de gerar um distúrbio social longo, que dure por meses, e gere um caos total. Não estou dizendo que nunca ocorrerá. Hahahaa
    Problemas pontuais como greves de camioneiros e de policiais podem ser contornadas com preparo prévio.
    Em outras palavras é mais provável que você ou alguém de sua família tenha uma emergência médica e necessite de um socorro rápido (que talvez não possa ser providenciado a tempo se vc estiver em uma área rural) do que uma cidade grande caia em um caos que durem messes ou anos.
    Já se o caos completo se instalar no país não me parece razoável imaginar que ele não chegará as zonas rurais (principalmente se ela estiver em um raio de até 200 km de uma grande cidade). Em um cenário longo, sem lei e nem ordem, a criminalidade violenta chegará ao campo. Num cenário assim penso ser mais plausível tentar se “esconder” na cidade do que no campo.
    Enfim, poderia apresentar mais uma série de argumentos pra preferir a cidade, mas acho que o que disse já da uma noção de como penso e não quero escrever um texto longo de mais. Hahahahaa.

    • @milenadias3429
      @milenadias3429 4 роки тому +1

      Boas ponderações.

    • @albertwesker9413
      @albertwesker9413 4 роки тому

      Concordo com você, também prefiro a cidade, zona rural vc vai estar só, na cidade vc pode ate fazer parte d gangues ou barricadas barricadas

  • @marcelobezerrapereira4293
    @marcelobezerrapereira4293 4 роки тому +2

    Estou a dois meses no campo estamos plantando de tudo a adaptação é muito deficio 🤠🌿🌱🐡🐟

  • @alexcastro608
    @alexcastro608 4 роки тому +150

    Bom, eu discordo de algumas coisas, vou expor o meu ponto de vista ...
    1- Levando em conta a realidade do Brasiliano médio, a grande maioria não tem condições de adquirir a curto/médio prazo um terreno no interior, sendo q muitos inclusive vivem no aluguel e ganham um salario minimo!
    2- Sobreviver é adaptar-se as adversidades, por isso, você analisa todas as possibilidades que o ambiente onde você esta lhe oferece, e elabora um protocolo para cada possível situação de dificuldade, afinal a crise pode vir a qualquer momento, logo se ela vier e vc estar ainda no centro urbano, não vai ser pego desprevenido. (SWOT)
    3- A questão de produção de alimentos realmente é complicado, porem existem varias outras formas de ter alimento mediante a uma crise de larga escala, armazenamento a vácuo, desidratação, defumação, salga, congelamento, etc ... Produção realmente é um problema, não é impossível, mas vai da realidade de cada um. Mas é fato que se a pessoa estiver disposta a estudar e fortalecer seu sistema ela consegue inclusive criar alguns animais em área urbana sem maiores problemas, por exemplo Tilápias, com um pequeno espaço que caiba uma caixa d'água de 500lts, vc pode criar sem maiores dificuldades cerca de 70 tilápias. Codornas, em uma bateria de codornas no tamanho de uma gaiola daquelas de Calopsita, vc pode criar tranquilamente cerca de 50 codornas com folga, isso é produção das boas para muito tempo ! Como eu disse, adaptação.
    4- Energia elétrica : Em uma situação de crise generalizada, a pessoa não precisa deixar a casa dela toda acesa com energia solar, mas se por exemplo, ela tiver uma criação de tilápias, ela vai prioriza a bomba d'água que mantem seu alimento vivo, hoje em dia energia solar não é tão caro, e com pequenos sistemas a pessoa pode ter geladeira, freezer, bomba d'água, ou apenas uma fonte de energia para carregar os rádios comunicadores sem gastar muito ! Estamos falando de sobrevivência, as crises sempre passam, pode demorar, mas elas passam !
    5- Evasão é a ultima hipótese para quem vice em ambiente urbano, a não ser que a pessoa viva em uma area de risco, e ainda assim, o preparador/sobrevivencialista que deixar pra evadir quando tudo estiver bugado estará pedindo pra passar perrengue, afinal de contas, sobrevivencialismo é preparo prévio !
    6- Eu vejo que o maior problema para quem quer ser auto sustentável é a questão de saude, se vc tiver algum problema de saude como, pressão alta e diabetes. Porem esse é um problema que se enfrenta seja no campo ou na cidade.
    7- Segurança é um problema em qualquer lugar, estamos no Brasil, por isso se vc investir em segurança como barreiras e armadilhas, que inclusive podem ser feitas com poucos recursos, e em qualquer ambiente, vc pode RESISTIR, por longos períodos, porem já disse alguém sábio ; " Não existe fortaleza inexpugnável !"
    Mas isso se aplica a qualquer ambiente também !
    Desculpe o textão, mas esse é meu ponto de vista ! Abraço !

    • @aranha9365
      @aranha9365 4 роки тому +13

      6 tambem faz parte da auto sustentabilidade ser capaz de resolver problemas de saude, alias o corpo e' o principal item de preparacao, pois e' a ferramenta da qual tudo e' realizado. Pressao alta e diabetes sao resultado de mau uso do equipamento, e tem solucao. Aprender a se alimentar corretamente e a evitar venenos como farmacos e' vital.

    • @apocalipse13survayvor62
      @apocalipse13survayvor62 4 роки тому +14

      Em vários aspectos, tanto vc é o Júlio Lobo estão certos, assim como o grande Batata.
      Mas uma situação que eu tento me preparar, é que não vejo nenhum sobrevivencialista You Tuber mencionar é a perseguição aos cristãos por parte do ESTADO, quando vier a NWO é o dinheiro ( cédula) deixar de existir.
      Abraços.

    • @alexcastro608
      @alexcastro608 4 роки тому +6

      @@aranha9365 Sim, concordo, mas foram apenas exemplos, se expandir pra outras doenças mais fortes, e degenerativas, terá problemas se não administrar medicação correta.

    • @alexcastro608
      @alexcastro608 4 роки тому +8

      @@apocalipse13survayvor62 Então cara, vou tentar falar de uma forma q não se sinta ofendido, mas o sobrevivencialismo, prevê situações reais,e essa não é a realidade, talvez em países como china ou Coreia do norte, onde a religião não é permitida, onde não se pode praticar fé de nenhum tipo, (existem alguns países assim). A não ser que surja algum tipo de UA-camr/sobrevivencialista/ preparador que seja religioso, você não vai ver isso muito cedo na internet BR ... Mas com ctz vai encontrar material gringo, existem muitos grupos americanos que seguem esse tipo de preparação ! Procure sobre os Mórmons, vai encontrar bastante coisa interessante sobre preparação lá ! Abraço !

    • @Sobrevivencialismo
      @Sobrevivencialismo  4 роки тому +35

      Olá Alex! Eu concordo 100% com seu posicionamento, tudo é questão de adaptação. O que quis tentar deixar como mensagem do vídeo é que a cidade representa o "modo hard" no jogo da vida, rs. É possível prosperar mesmo em cenário de crise? Sim! Mas os obstáculos serão maiores e a estratégia e preparação prévia devem ser muito mais aprofundadas. Abraços!

  • @sidmarsousasilva7656
    @sidmarsousasilva7656 4 роки тому +1

    Para mim o pessoal do sobrevivencialismo é uma referência no que se refere a qualidade de informações e profissionalismo. Mesmo tendo muitos canais com produção de "conteúdo" eu na minha opinião acredito que são pioneiros e/ou estão se mostrando muito competentes em nos apresentar a proposta sobrevivencialista. Somos muito atrasados no se refere a sobrevivencialismo, para não dizer analfabetos funcionais nesse campo. Sendo assim, o canal nos traz informações valiosissimas. Parabéns a todas pelo empenho em produzir conteúdos de inestimável valor.

  • @felipear7666
    @felipear7666 4 роки тому +3

    Por mais de 10 anos eu falo sobre isso com minha esposa. Agora depois da pandemia, ela entendeu melhor a visão sobrevivêncialista, já está querendo comprar um sítio, inclusive vou mostrar esse vídeo para ela.

  • @diogoribeiro2815
    @diogoribeiro2815 4 роки тому +2

    Moro em um veleiro, estudo sobrevivencialismo há alguns anos e acho muito legal trazer estes elementos para a minha vida. Tenho energia solar, uso água de nascentes, possuo equipamento de pesca e outras miudezas que vamos agregando a preparação.

  • @santyagopereirasantos3794
    @santyagopereirasantos3794 4 роки тому +7

    Zona rural ,sem dúvida 👊

  • @celsolino5021
    @celsolino5021 3 роки тому +2

    Tenho o maior anseio de voltar ao campo.
    Ótimo canal

  • @dimumonio
    @dimumonio 4 роки тому +50

    Concordo com vc Julio, só duas coisa que a cidade tem de vantagem que acho que vc deveria ter mencionado: hospitais mais complexos e corpo de bombeiros.

    • @Sobrevivencialismo
      @Sobrevivencialismo  4 роки тому +11

      Também vejo assim! Tanto que o meu objetivo é morar no máximo a 2 horas de um hospital mais complexo caso uma emergência aconteça. Abraços!

    • @clautonvelosopugas
      @clautonvelosopugas 4 роки тому +4

      Hospitais, farmácias, médicos, etc... bem observado.

    • @rosisthergoncalvesmilitao8098
      @rosisthergoncalvesmilitao8098 4 роки тому +1

      @@rafaeltn1147 verdade eu disse isso mes padsado a meu marido que ta com problema na visao e nao esta dirigindo e eu nao sei dirigir.. eu disse a ele se caso Roma ficasse um caos e nos tivessemos que fugir pras montanhas. ai ele respondeu que dirigia assim com a visão manchada. mas era pra ele me ensinar no caso de emergência.

    • @williamdemoraisoficial
      @williamdemoraisoficial 4 роки тому +5

      Erros médicos são a causa de mais mortes no Brasil e no mundo e confiar que o corpo de bombeiros ou uma ambulância irá de salvar é o mesmo erro do primeiro em confiar em hospitais e médicos.

  • @ruralismoecologicovivendon2830
    @ruralismoecologicovivendon2830 4 роки тому +1

    Eu já me mudei de um grande centro urbano e hoje moro no mato! E não é só um Mato, moro dentro do parque nacional da Serra do italjai e não me arrependo... Foi a melhor coisa que já fiz... recomendo Júlio

  • @Andre-cardos0
    @Andre-cardos0 4 роки тому +60

    Júlio como seria abrigo protegido que você considera o melhor para se ter na zona rural e só usar em situações extremas?

    • @fernandoamydi3241
      @fernandoamydi3241 4 роки тому +23

      Muito boa análise, pois moro na cidade, tenho empresa um galpão. E me sinto as vezes impotente diante de alguns cenários. Apesar de ter alguma segurança financeira. Comecei a planejar e estruturar minha vida na área rural. Envolve uma série de fatores . Até mesmo me desfazer de minha empresa. Baixar o padrão de vida. E reaprender a viver no meio rural.

    • @cortescristaos19
      @cortescristaos19 4 роки тому +20

      @@fernandoamydi3241 o problema é que penso que as pessoas que mudarem para o interior, terão suas terras invadidas e suas produções roubadas.

    • @warleverso4344
      @warleverso4344 4 роки тому +14

      @Undead Se o abrigo for protegido, quem tentar roubar pode esperar levar chumbo.

    • @joaodias2613
      @joaodias2613 4 роки тому +2

      Mst mando abraço

    • @felipedezoroa6697
      @felipedezoroa6697 4 роки тому +2

      @@warleverso4344 coloca um cachorro

  • @dr.viniciuslimacirurgiaode6
    @dr.viniciuslimacirurgiaode6 4 роки тому +1

    No campo ja é difícil, na cidade beira o impossível! O sobrevivencialismo é o caminho, não o fim...

  • @tamer9298
    @tamer9298 4 роки тому +3

    Salve Júlio,moro em apartamento e faço minhas preparaçoes aqui mesmo,só questão de se acostumar e se adaptar ao prédio e a vizinhança que é tudo certo😎👍👊💪

  • @luiz821
    @luiz821 4 роки тому

    Excelente Júlio. Uma das melhores dicas. Essa transição soou como uma alternativa inteligente, principalmente quando a família não possui afinidades com o campo. Penso que aqueles que não tem a oportunidade de ir pro campo, pode se associar a quem pode. Assim, em tempos normais, a parte cooperativa que está no campo pode fornecer alguns alimentos, até as circunstâncias indicarem ser a hora da equipe da cidade retrair para o campo. Alojamentos extras podem ser preparados. Containers com projetos específicos julgo ser ideal.

  • @sr.robson3645
    @sr.robson3645 4 роки тому +30

    Olá boa noite, concordo com vc sobre morar em uma área mais rural, mas atualmente minha realidade é outra, moro em Joinville, a maior cidade do estado de Santa Catarina.. pra ajuda moro em um apartamento. Oq faço como sobrevivencialista.. Estoco comida, tenho um gerador pequeno, tenho um estoque de gasolina e algumas bombonas de água, sim isso me ocupa o lugar de um quarto no apartamento.. o gerador seria mais para manter a geladeira funcionando em uma possível queda de luz.. no momento não tenho como me mudar para um sítio ou algo mais no interior, então tento me preparar juntando recursos para me manter em casa msm, tenho algumas placas de ferro em baixo da cama, assim podendo vedar e reforçar portas e janelas..
    Mas Julio gostaria de saber de vc, na sua visao se vc morasse em um grande centro urbano, em um apartamento sem poder ir de imediato para uma area rural como esta fazendo agora, se tivesse q continuar na cidade morando em um apartamento, como vc se prepararia?
    Abraços

    • @Playgamessidplay
      @Playgamessidplay 4 роки тому +2

      Ainda bem q minha cidade nao é tao grande(cerca de 300 a 400 mil hab), tem pontos bons e ruins, mas pensando em sobrevivencia cidade pequena é o ideal principalmente se tiver zona rural por perto como a minha.

    • @maisamor3929
      @maisamor3929 3 роки тому +2

      A minha tem 40 mil, já apareceu a chance de ir pra Bauru com 400 mil, mas estou de boa também, prefiro mais tranquilidade. Mas claro, nem todos podem optar infelizmente!

  • @GilbertoLuzCarvalho
    @GilbertoLuzCarvalho 3 місяці тому +1

    Uma lona grande e meios para cozinhar. As rodovias tem uma largura bruta de 100 mts. Acampe ao longo da rodovia até achar um rumo melhor. Preferência às bordas de um riacho.

  • @luizeduardo8479
    @luizeduardo8479 4 роки тому +6

    Olá Júlio, há três anos por alguns motivos fiz o caminho inverso ao seu, morava em uma cidade de 10 mil habitantes e me mudei para a Fortaleza capital do Ceará. O estudo de minha esposa e a difícil situação de emprego e renda na cidade pequena, foi o estupim para tudo acontecer. Ao conhecer seu canal a uns dois anos, comecei a ver as coisas de um modo diferente, tudo que escutava eu comparava, (inclusive conheci o canal em uma greve de caminhoneiros) com tudo que via em minha volta. Tudo isso me fez ver o quanto estamos fragilizados, e eu então totalmente despreparado. Já fui convencido da real necessidade de ser um sobrevivêncialista, no entanto devido uma falta de programação financeira, continuo despreparado. Mas hoje com tudo o que estamos vivendo, a maior de todas as minhas preocupações, é justamente morar aqui na capital, minha esposa tem todos seus familiares no interior, que fica a 250 km daqui. Eu fico tentando imaginar como em um caso de necessidade, sair daqui e ir pra lá (interior), me sinto muito inseguro, e temo um estado de crise, como manter nossa segurança e conseguir se evadir da cidade. No momento vejo que precisamos ficar por questões financeiras, e estando tudo normal, me sinto razoavelmente bem aqui, porém , mais uma vez vi como as coisas funcionam em um estado de crise, e olha que estou falando de greve de caminhoneiros e da pandemia, e não nada mais grave do que isso.

    • @Luipinho
      @Luipinho 4 роки тому

      Após 3 semanas de quarentena, eu me mudei para o interior em que meu padrasto mora e estou vivendo relativamente bem. Trouxe muitas coisas de lá e vejo que seria muito difícil de aguentar passar esse tempo todo em um apartamento. Hoje já pulei na tirolesa que meu tio acabou de fazer e tomei banho de açude.
      É sempre bom ter essa possibilidade de viver no interior. As pessoas parece que não conseguem perceber como a vida no interior pode ser feliz e ter um estilo de vida com um conforto diferente.
      Troquei o chuveiro de água quente por um açude. A escolha foi fácil para mim, mas tem gente que poderia ficar na dúvida.

  • @O_paradoxo_do_arqueiro
    @O_paradoxo_do_arqueiro 16 днів тому

    Excelente Video Junior, Obrigado.
    atualmente moro em cidade de interior, mas não é tão pequena, entretanto, sou bem abraçado em um estilo "prepper", minha casa é reforçada e eu sou um cara bem "moita",

  • @wellingtonoliveira8976
    @wellingtonoliveira8976 4 роки тому +38

    a questão é o trabalho né, nem todos vão conseguir um bom trabalho no interior

    • @wellingtonoliveira8976
      @wellingtonoliveira8976 4 роки тому +2

      eu sou engenheiro químico, é tenso. eu vou para onde eu consigo emprego. Eu estou pensando sim em empreender no futuro, mas empreender em cidade do interior é tenso demais pq não tem clientela, e temos que morar perto do empreendimento

    • @FelipeLanziloti1
      @FelipeLanziloti1 4 роки тому +5

      @@wellingtonoliveira8976 cara eu moro em Taubaté, aqui no Vale do Paraíba é um lugar excelente pra morar (está na classificação 43 das melhores cidades do Brasil segundo a ONU), vem gente de todo canto do país pra cá e nas cidades aos arredores. Um lugar tranquilo, com um comércio bem forte, grandes multinacionais (Ford, Volkswagen, LG, entre outras), e o melhor de tudo é a localização, aqui tem tudo, difícil não achar algo, e se não achar é só ir pra SP que fica a 1h30 de ônibus. O mais importante, apenas 40 km de São Luís do Paraitinga, Redenção e natividade da Serra, cidades mais rurais com muito poucos habitantes, onde tem terrenos muito grandes e escondidos. Considero aqui uma região privilegiada pela diversidade que a geografia proporciona. E vc sendo engenheiro químico não ficaria sem dinheiro aqui, se é que me entende kkkkkk (brincadeira).

    • @FelipeLanziloti1
      @FelipeLanziloti1 4 роки тому +2

      E em épocas tranquilas vc pode curtir uma praia indo pra Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela, rapidinho chega, tem gente que vai até de bike. Como eu disse, um lugar privilegiado com tudo por perto.

    • @aranha9365
      @aranha9365 4 роки тому +2

      produzir a propria comida vai de dar trabalho de segunda a segunda, trabalho no interior eh o que nao falta.

    • @aranha9365
      @aranha9365 4 роки тому +4

      @Salviano Lima Concordo, moto e' um veiculo muito agil e util em varios terrenos, mas o que eu acho que ele quis dizer com " moto pode ser perigoso" e' que em um estado de caos, onde vira terra sei lei, qualquer um te da um tijolada, ou estica um cabo na estrada e te mata, acho que foi neste sentido.

  • @luiz.Arroyo
    @luiz.Arroyo 4 роки тому

    Nossa Júlio! Muito bom seu raciocínio! Ajudou ampliar possíveis cenários que creio que não muito longe serão mais reais que ver esse vídeo! Muito obrigado!

  • @adrianocruznanni2322
    @adrianocruznanni2322 4 роки тому +4

    O problema é que hj p se viver no interior esta tao perigoso quanto viver na cidade , pois vc fica isolado e mais visivel e vulneravel , pessoas ma intensionadas conseguem monitorar mais facilmente seus habitos e horarios e o apoio policial é ainda mais precario , mesmo que tenha acesso a arma de fogo , caes e monitoramento , fator surpresa sempre é o maior problema , na maioria das vezes vc é abordado nas pequenas estradas de terra de acesso p casa oq dificulta fuga ou ja na entrada da casa que geralmente é coberta por arvores ou mata e o grande problema é que diferente de assaltos em grandes centros , quando ocorre invasao domiciliar em zona rural o criminoso nao tem pressa p ir embora pois sabe que dificilmente aparecera socorro oque acaba gerando mais barbarie nos casos como sequestro , estupro e tortura ...viver no campo só é interessante se tiver uma rede de apoio grande e firme com a vizinhança ..

  • @glauberlima4982
    @glauberlima4982 2 роки тому +1

    Parabéns pelo conteúdo e ja a pouco tempo venho acompanhando o declínio do nosso sistema. Morro so eu e meus dois filhos e estamos nos preparando principalmente mental. Andamos muitos km quando o tempo nos permite mais estamos focados. Pai do ceu ja nos falava destas dificuldades, e temos que nos preparar. O canal so reforca mais ainda os que estão em alerta, como um bom escoteiro.

  • @thiagokeismanas9552
    @thiagokeismanas9552 4 роки тому +8

    Estou planejando a mudança para uma região intermediária e começar a "brincar" de sobrevivencialista

  • @marciogoncalves5397
    @marciogoncalves5397 4 роки тому +2

    Moro em Goiânia tô de férias no sítio Pitanga meu pai,e aproveitei as férias e o dinheiro a mais que vem nas férias e terminei a fundação para meu projeto que espero concluir a obra de moradia já em dezembro desse ano,pra então planejar um galinheiro,um criador de tilápia,um pomar, uma horta de Alimentos e plantas medicinais e um espaço pra produção de arroz, feijão,milho,mandioca. To aqui assistindo agora terça feira 12 de maio as 21:22 deitado cansado trabalhei muito fazendo concreto hj e também acabei cortando o dedo ao serrar o último ferro um pequeno acidente de trabalho,nada grave pequenas feridas numa obra é normal,não foi a primeira nem a última até que meu refúgio esteja pronto para morar.
    Goiânia 95 km do sítio e uso essa distância pra pedalar de lá até aqui de vez enquando pra melhorar o preparo físico , apesar de que na capital só uso bike e pedalo bastante todos os dias,e ao invés de desembalar pra preparar a minha comida eu prefiro descascar ,uso o natural ao invés do industrializado pra nutrir ao invés de alimentar pq não adianta matar a fome,se alimentar e não se nutrir.

  • @domroque
    @domroque 4 роки тому +6

    A única vantagem de se morar nas cidades são os hospitais, em especial os centros de emergências de ortopedia, alem das clinicas odontologicas. Mas isso não significa que nao de pra ir para um hospital saindo do campo.

  • @Carlos-ux7gv
    @Carlos-ux7gv 4 роки тому +2

    Eu lembro quando teve a possibilidade de greve da PM aqui no RJ eu preparei meu carro, mochila, rotas de evasão por estradas secundárias e tudo o mais, já considerando para a casa da minha irmã em outro estado. Acordei de madrugada, já acompanhando o rádio. Acabou que não teve nada.
    Deixei o meu carro na metade do caminho do meu trabalho, num local protegido, pois a rota mais rápida (e segura) de fuga seria ir até de metrô até aquele lugar e então pegar o trajeto que eu tinha planejado. Isso me economizaria 2 horas numa situação de caos. Se a situação virasse durante o dia, eu já tinha como me evadir.
    Meu plano não é mudar pro interior, mas penso em comprar um terreno para plantio e, assim, também ter uma Bug Out Location.

  • @pablodesouza27
    @pablodesouza27 4 роки тому +35

    É muito legal qnd vcs falam "Não pode ter galinha", aqui em Minas o errado é não ter galinha kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @JoaoPedro-rh9zc
      @JoaoPedro-rh9zc 4 роки тому +3

      Real, Mudei de SP pra ca e mds, todo mundo cria galinha... kkkkkk

    • @pablodesouza27
      @pablodesouza27 4 роки тому +5

      @@JoaoPedro-rh9zc kkkkkkkkkkkk é um dos maiores investimentos que o Sobrevivencialista tem, no começo é impossível ignorar o barulho dos bichos, depois tu sente é falta do barulho kkkkkkkkkk

    • @dean6112
      @dean6112 2 роки тому

      @@JoaoPedro-rh9zc vcs estão preparados kkkkkk, agora que vou começar a criar

  • @srcarterferreira6396
    @srcarterferreira6396 3 роки тому +1

    Vc foi CIRÚRGICO Júlio! Curto d+ seu canal.

  • @thitaca
    @thitaca 4 роки тому +8

    Nessa eu estou fodido, hoje moro em apartamento, e minha mulher depende de hospital, só 4 no pais estão preparados p cuidar dela, e todos eles estão aqui perto, vida normal mas em caso de emergência tenho que correr para um deles, pouco tempo par o atendimento, infelizmente com o corona, dois deles foram os primeiros a encher Sirio e Einstein... pensa em alguém que sempre teve plano B, C e D p tudo, agora to preso em um local do qual não posso ficar longe, por causa de algo que aconteceu com a esposa e esta fora de nosso controle...

  • @manoamano553
    @manoamano553 3 роки тому +1

    Será que você poderia criar um vídeo falando sobre as etapas para ir se distanciando da cidade ou como criar uma rota de fuga

  • @augusto1489
    @augusto1489 4 роки тому +75

    Prefiro morar no interior, mesmo que pareça mais vulnerável...

    • @betom2367
      @betom2367 4 роки тому +1

      melhor do que cidade grande, pior do que no campo em si.

  • @mcv3334
    @mcv3334 4 роки тому

    Julio, excelente seu ponto de vista. Acho interessante esse "realismo", pois todos nós (moradores de grandes cidades), estamos potencialmente suscetíveis a um caos dentro de nossos centros urbanos - seja por qualquer tipo de guerra, seja por catástrofes naturais ou não, seja por pandemias, entre outros. Enfim, é necessário encarar a realidade de maneira natural e inteligente, e buscar sobreviver da maneira mais estratégica possível. Parabéns pelo canal e pelas valiosas dicas.

  • @Marcosllopesh.0
    @Marcosllopesh.0 4 роки тому +3

    eu moro no campo, e vós digo, aqui a vida é simplesmente melhor

  • @clautonvelosopugas
    @clautonvelosopugas 4 роки тому +2

    As cidades são evoluções das áreas rurais. Todas as dificuldades de se morar na roça foram solucionadas nas cidades. Por isso, não podemos menosprezar as cidades. Sábado, 13:00 sai de casa e comprei um Mocotó (o Pé do boi) para fazer um caldo para meus amigos. Se fosse na roça, eu teria que comprar a vaca, engordar, matar, limpar, e depois reservar o mocotó para o caldo. Para ter outra vaca, eu precisaria comprar ou criar gado. Processo complicado. Alem disso, Na roça, como fica meu futebol de segunda? E a cerveja? Sabotar? Shampoo? Por isso, morar na roça, para mim é um estilo de vida, mais perto da natureza de forma mais desacelerada. Tenho vontade de ter meu refúgio, mas quero continuar tendo contato com a cidade. Cidade é bom demais. Até para fugir, você precisa da cidade. ;) ... entretanto, enquanto não compro uma casa, tento manter meu Apartamento preparado. ;)

  • @MrJan3327
    @MrJan3327 4 роки тому +5

    a situação extrema que todos tememos e pra qual nos preparamos já está em curso. vocês não perceberam?

  • @Cariru0211
    @Cariru0211 3 роки тому

    Show de bola...isso sim, é informação útil....chega de inutilidades de canais que oferecem o vazio.... esse canal é relevante.

  • @carloseduardo8226
    @carloseduardo8226 4 роки тому +22

    Exemplo, os caminhoneiro fazerem protesto...

    • @313lela
      @313lela 4 роки тому +6

      Acho que não está muito difícil disso acontecer...

    • @fernandosorrilha
      @fernandosorrilha 4 роки тому +8

      Não só isso, logo no início do lockdown já foi possível sentir o quão rapidamente as coisas vão se deteriorando

  • @carlosribeiro8990
    @carlosribeiro8990 4 роки тому +1

    Concordo com Vc Júlio, sobreviver demanda recurso, e os essenciais são inerentes ao local, porém em uma crise, q já estamos, nas cidades o objetivo de todos serão os mesmos alimentos, remédios, combustível. Será um salve se quem puder. Lei do mais forte infelizmente prevalecerá, e quem deseja pagar p ver?.
    Melhor se planejar e preparar para o pior, se não acontecer, melhor !Agora se acontecer estaremos preparados, isso é tentar sobreviver.
    Tudo de bom para sua família

  • @leonardosouzaconradodesant6213
    @leonardosouzaconradodesant6213 4 роки тому +6

    Brother, sabe o porquê que seu conteúdo é tão bom?
    Porque você não é simplesmente tecnicista, você tem um conteúdo filosófico e lúcido acerca das questões.
    Esses seus vídeos são importantes não apenas dentro das temáticas a que se propõem, como também tem a finalidade de ensinarem as pessoas a estruturar pensamentos sobre algo.
    Nunca tinha refletido sobre campo versus cidade da maneira que você fez. Embora tudo que você tenha dito seja óbvio (após ter sido dito, é claro), é difícil acessarmos todas essas considerações, quando estamos distraídos em nosso dia a dia de "facilidades".

  • @severopereira8027
    @severopereira8027 4 роки тому

    Ótimo vídeo Júlio, já acompanho você ha um tempo e seus vídeos são muito úteis ,eu moro em uma cidade grande e a todo tempo estou sempre atento a tudo que venha acontecer, exemplo, uma crise econômica mundial,uma pandemia, entre outros.

  • @jean786
    @jean786 4 роки тому +9

    As cidades pequenas próximas de Florianópolis são verdadeiros paraísos, cultura alemã muito forte e qualidade de vida alta, ótima região onde o Júlio mora

  • @douglasestivalletti
    @douglasestivalletti 4 роки тому +2

    Como você planeja a educação formal da sua filha no ambiente rural? Fale sobre as dificuldades deste ambiente e como obter tratamentos especializados.

  • @crispegurier
    @crispegurier 4 роки тому +3

    Júlio, minha estratégia para um futuro apocalipse e me debruçar nas escrituras da Bíblia, pois lá sabemos e se preparamos para uma vida eterna ao criador. Parabéns pelo vídeo e coragem no que se trata pela sobrevivência em vida humana eu também estou me organizando morar num interior de uma cidade em Itaperuna "Venâncio" onde que sempre que posso vou lá. E na vida espiritual fazendo meu dia a dia orando e buscando ser melhor a cada dia, amando o próximo. Abraço Deus lhe abençoe sempre vc e família...

  • @walquiriacosta1799
    @walquiriacosta1799 4 роки тому +1

    Adorei essas informações, eu sou uma que moro em cidade grande ( São Paulo) e quero muito morar no interior, bem interior. Peço á DEUS QUE ESTE MEU SONHO SE REALIZE LOGO.

  • @jaquebueno8764
    @jaquebueno8764 4 роки тому +14

    Com certeza Júlio, como sabemos estamos em um provável início das dores que durará 7 anos, ou seja no mínimo 3 anos para sair do sistema!

    • @gustavohbrazil
      @gustavohbrazil 4 роки тому

      Vc acha que já é o início das dores? Mas... e o arrebatamento, vc acredita?

    • @jaquebueno8764
      @jaquebueno8764 4 роки тому

      Apenas acredito em fatos,onde a mente pode ter seguido histórias,e que não foi ao acaso que tudo esta acontecendo!

    • @gustavohbrazil
      @gustavohbrazil 4 роки тому

      @@jaquebueno8764 Eu creio.

  • @otaviodurso401
    @otaviodurso401 4 роки тому

    Realmente Júlio ! Acompanho o seu canal desde o começo salvo engano 2012 ou 13, hoje tenho uma visão muito diferente da vida diante de nosso recentes acontecimentos... Vi que nós trabalhamos intensamente por coisas
    supérfluas, confortos inúteis se formos parar para pensa, eu e minha família estamos planejando em 6 anos migrarmos totalmente para o ambiente rural, onde sim seremos mais autos suficientes.
    Obrigado por a CADA VIDEO MUDAR NOSSAS VIDAS espero que em algum dia possamos nos conhecer... Esteja Preparado !!!

  • @HFVinicius
    @HFVinicius 4 роки тому +3

    Pessoal, quais melhores livros sobrevivencialistas que vocês indicam?

  • @itablack
    @itablack 4 роки тому

    Nossa esse video veio muito ao que tenho pensando. Descobri sobrevencialismo a um mês e ja corri atrás de muitas coisas. E uma das coisas q me encomodou nessa nova realidade é exatamente morar em Florianópolis, quem mora aqui sabe q basta cair uma ponte pra nao termos alimentos etc...adorei a dica de prazo de 5 anos acredito que vou caminhar da mesma forma pra ym lugar meio urbano meio rural ate chegar no rural de vez. Muito obrigado Julio.

  • @cortescristaos19
    @cortescristaos19 4 роки тому +30

    Acho que não temos escapatória, pois penso que, mesmo se mudarmos para o campo, teremos nossas propriedades invadidas e nossa produção roubada, e sim, poderemos até mesmo perder nossas vidas.

    • @carlacarlinha4725
      @carlacarlinha4725 4 роки тому +10

      Penso igual. Sem falar que se pulverizarem algo no ar ainda perderemos nossos plantios e animais. Só mesmo o Altíssimo por nós

    • @luciajoaquim5916
      @luciajoaquim5916 4 роки тому +3

      Também é verdade. Existem muitas condicionantes para certas pessoas. Por exemplo; se você não tiver com quem se juntar para ir para interior um casal com filhos fica um pouco desprotegido sozinho no sitio.
      Penso que o ideal é cidade pequena perto de campo para refugio em ultimo caso.
      O facto de produzir e ter animais em apartamento se for em casos extremos quem vai controlar?!
      Bem que o campo é
      melhor mas da para ficar mais afastado e produzir, no entanto, para familia sozinha não resulta pelo perigo.

    • @Vitor-je5uv
      @Vitor-je5uv 4 роки тому +5

      Exatamente, nem mesmo no interior terá segurança, ele tem segurança agora mas em uma crise até mesmo lugares ''remotos'' serão perigosos são 210 milhões de pessoas no Brasil se fossem 50 milhões tudo bem mas são 4,2 vezes isso é muita gente.

    • @Ohmarcos
      @Ohmarcos 4 роки тому +2

      Mas Jesus te ama, então tu faz a tua parte e Ele faz a dEle.

    • @apocalipse13survayvor62
      @apocalipse13survayvor62 4 роки тому +5

      Nosso maior inimigo é o ESTADO, depois os marginais... nossos maiores obstáculos são:
      Falta de conhecimento.
      Falta de atitude.
      Falta de coragem.
      Falta de planejamento.

  • @marcosjunqueira5301
    @marcosjunqueira5301 4 роки тому +2

    Tenho um amigo com um apartamento em SP capital que tem plantado e produzindo - Alface, batata, Couve flor, Jabuticaba, Limão, Pitanga e mexiria, sem falar nos temperos tem uma piscina de 15 000 litros que poderia ser facilmente transformada em um criadouro de peixes , e uma dispensa de 3 m2 que estoca comida para 1 ano, o ap conta com gerador de energia a gasolina, e tem espaço para colocação de placas solares para gerar 500 wh e suas baterias estacionarias, conta com porta de aço e 4 pontos de travamento Sei que esse tipo de apartamento e da minoria da população, mas existe a possibilidade real de ser um sobrevivencialista na cidade, desde que seus recursos financeiros não seja um problema

  • @luisguilhermevieckcordeiro6105
    @luisguilhermevieckcordeiro6105 4 роки тому +5

    Júlio, sinceramente? Vou falar que adoro assistir seus vídeos porém não me preparo, acho que o mais preparado que estou é ter um cão de guarda pessoal treinado, e ter graduações no jiu-jitsu, no demais, questões alimentares, residenciais, ou fugas, ainda estou cego, curiosidade? Tenho! Tempo? Pouco! Quero aprender? Não sei, ainda estou confuso com tudo, acho que as vezes falta aquele "tapa na cara" sabe? Tipo: "acorda cara!" Então, é isso

    • @apocalipse13survayvor62
      @apocalipse13survayvor62 4 роки тому +2

      Vou citar um poema Russo pra te incentivar...
      Certo dia eles entraram no meu Jardim, é roubaram uma Rosa, é eu nada disse...
      No dia seguinte entraram no meu quintal, é mataram o meu cachorro... é eu nada disse...
      No terceiro dia arrombaram a porta da minha casa, é cortaram a minha língua... é mais nada eu podia dizer...
      O PREÇO DA LIBERDADE, É A ETERNA VIGILÂNCIA!
      MELHOR SER UM GUERREIRO NO JARDIM, QUE UM JARDINEIRO EM UMA GUERRA.
      ESTEJA SEMPRE PREPARADO!
      NA SOBREVIVÊNCIA, NUNCA CONFIE EM NINGUÉM... SÓ EM VC MESMO!

  • @eliasparaense
    @eliasparaense 4 роки тому

    É pura verdade. Morar na capital se corre o risco de ser apanhado de surpresa. Concordo com seu pensamento. Eu também já tenho um plano, só falta botar em prática. Gostei!

  • @thiagoandrade4084
    @thiagoandrade4084 4 роки тому +3

    Julio Lobo, vc que já tomou um Ferro Negro: Gostou? Recomenda? É muito forte? Toma todo dia? Mais de uma vez por dia?

    • @flaviobarbosa740
      @flaviobarbosa740 4 роки тому +1

      Não tenho maturidade para ler isso e não pensar em safadeza

    • @lucasbarcellosb
      @lucasbarcellosb 4 роки тому

      @@flaviobarbosa740 MANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @SVnoCerrado
      @SVnoCerrado 4 роки тому

      😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @JohnnyR1_Rider
    @JohnnyR1_Rider 4 роки тому

    Perfeito, estou me.planejando pra isso TB! Mas a transição não é fácil, precisa ser muito bem pensada, inclusive na escolha do local (cidade). Abraço, acompanho desde o início...

  • @WelitonD
    @WelitonD 4 роки тому +3

    Toda vez que vejo eles falarem: "apoiador, Ferro Negro"
    Só vem na minha cabeça, fábrica de armas, kkkkk.
    Os caras vendem café!

  • @vitorferrazsaxvoz2045
    @vitorferrazsaxvoz2045 4 роки тому +1

    Parabéns Man. Gosto de suas matérias, vc tem sido super razoável em suas considerações, tenho alga experiência no assunto e reconheço que vc vem fazendo um excelente trabalho.

  • @LucasSouza-yj8kg
    @LucasSouza-yj8kg 4 роки тому +5

    Assim mesmo centro urbano tem vantagens para um sobrevivencialista na minha opinião.

    • @zylon2679
      @zylon2679 4 роки тому +1

      Devido o isolamento,e o aumento da violência,as vezes o campo pode parecer frágil,seja no campo ou na Cidade vc tem q ser invisível,assim como o Júlio falou.

    • @LucasSouza-yj8kg
      @LucasSouza-yj8kg 4 роки тому

      @@zylon2679Por ex:Tem uma boa farmácia na quadra onde moro.

    • @zylon2679
      @zylon2679 4 роки тому

      @@LucasSouza-yj8kg um pouco complicado,aqui no Ceará a violência está muito grande no campo,roubam até os animais.

    • @zylon2679
      @zylon2679 4 роки тому

      Fora que vc não vive escondido do sistema,o governo sempre vai te achar,e em todos os lugares terá criminosos

  • @claireoliveira7327
    @claireoliveira7327 4 роки тому

    Muito bom. Tenho assistido a seus vídeos. São repletos de informações práticas e de extrema utilidade.

  • @julimarnascimento511
    @julimarnascimento511 4 роки тому +15

    Saudações a todos : O momento que estamos vivendo é uma realidade que muitos duvidaram de que nunca o mundo chegaria e esse ponto; infelizmente mesmo uma pessoa preparada para o que ainda vem pela frente, sofrerá isso é fato mesmo tendo recursos: água, comida, abrigo, armas etc ... pelos mesmo recursos outros buscarão para garantir a própria existência; uma boa parte da população não sabe como se manterem sem os recursos fornecido pelo capitalismo; Todos nós que temos uma visão realista somos chamados de pessimistas e exagerados e enquanto isso : O mundo a beira de uma crise e eles na esperança de que tudo será como antes. É triste mais é verdade, sede e fome transformam os seres humanos em animais insanos. O melhor seria o mundo se unir para se manterem ainda o pouco que sobrou da humanidade. Fiquem todos na paz do nosso Criador.

    • @yahsol.l.binyamin-oficial
      @yahsol.l.binyamin-oficial 4 роки тому

      Se fosse todos os seres humanos maus da maneira q vc fala , a Etiópia n teria a maioria das pessoas pacíficas e morrendo de fome etc. Os q tem índole má q roubam , matam (d)os outros e esses são os filhos do diabo, pois saiba q se eu n tivesse nenhum recurso eu jamais roubaria , mataria o próximo. Quem tem fé e crê no Criador jamais faz mal a ninguém. Eu prefiro morrer a fazer mal ao próximo.

    • @julimarnascimento511
      @julimarnascimento511 4 роки тому

      Minha nobre senhora me desculpe , pois perdão eu peço ao Criador , não por orgulho mais sim por vaidade, pois o homem sentido humildade é só vaidade. Assista o vídeo falando sobre sobrevivência em uma crise mundial a Etiópia vive o que vive por conta dos filhos do inimigo da humanidade e olhe a forma de pacificação , se minha nobre senhora observar um pouco mais, descobrirá que : seres humanos morrendo de fome e sede , infelizmente é por causa da falta de humanidade de outros que querem garantir a própria existência tomando os recursos para suas próprias sobrevivência. Não foi minha intenção ferir a humanidade, quem sou eu para isso; Eu também queria ter sua coragem de preferir morrer para dar vida ao próximo, mas O nosso Criador nos deu seu único filho em sacrifício pela humanidade e mesmo assim a humildade permanece humana até hoje. Fica na paz do nosso Criador.

  • @LuisOctavioCenteno
    @LuisOctavioCenteno 4 роки тому

    Tava vendo o vídeo agora e notei o número de seguidores do canal. Acompanho quase desde o início este canal e fiquei muito contente com o número gigante de seguidores. Parabéns Júlio e Anderson.

  • @tabara656
    @tabara656 4 роки тому +3

    Fala sobre os bichos,( os cães) ninguém nunca fala sobre eles nesse situação,eu não tenho coragem de fugir e largar meus 2 cachorros.😢

    • @curlyjoe7122
      @curlyjoe7122 3 роки тому +2

      Leve eles com vc. Sao amigos verdadeiros e leais.

    • @curlyjoe7122
      @curlyjoe7122 3 роки тому +1

      Leve eles com vc. Sao amigos verdadeiros e leais.

  • @brenooliver6949
    @brenooliver6949 4 роки тому

    Uma excelente opção seria fazer um acampamento na beira de algum rio. Pq aí teria água, que vc pode filtrar, e normalmente perto de rios tem árvores frutíferas, e também daria pra tomar banho.

  • @UrsonaEstrada
    @UrsonaEstrada 4 роки тому +3

    Júlio legal seu canal mas acho 2 anos prazo longo demais pois a Cisne Negro chegou, corra para o campo o mais cedo possível, virá em curto prazo um colapso social de escala jamais vista, isso já está ocorrendo em países da América Latina, África e leste Europeu devido a crise humanitária causada pelo vírus chinês

    • @mariaaparecidasilvagomes3372
      @mariaaparecidasilvagomes3372 4 роки тому

      oque é a cisne negro?

    • @UrsonaEstrada
      @UrsonaEstrada 4 роки тому

      @@mariaaparecidasilvagomes3372,.O.Cisne Negro é a grande Depressão econômica mundial que estava prevista faltava uma faísca, mas ninguém imaginava que essa faísca fosse esse vírus, corra para as colinas agora pois virá fome, miséria, saques, desemprego e toda desgraça possível, mas não se desespere tudo depende da gente para se salvar, a sobrevivência no campo trará paz e calma, agora quem ficar nas Cidades correrá sérios riscos

    • @EdineideMartinez
      @EdineideMartinez 3 роки тому +1

      E você acertou em cheio.

  • @arobed10
    @arobed10 4 роки тому +2

    É isso mesmo Julio. Argumentos para refletir, e muito. É preciso muito planejamento para se preparar para o que vem aí. Obrigado pelo vídeo.

  • @augusto1489
    @augusto1489 4 роки тому +6

    Tenho 12 anos e quando eu crescer quero morar com certeza em um local mais afastado, é um sonho a sustentabilidade, mas um dia eu chego lá!

    • @balacobaco9317
      @balacobaco9317 4 роки тому +3

      Escreve melhor que marmanjão de 30 anos.

  • @mariaaparecidacida4218
    @mariaaparecidacida4218 4 роки тому

    Julio te acompanho já algum tempo e esse video só reforçou o que eu penso sobre você e o seu sonho!!! O seu sonho é ter uma fazenda ou uma chácara ou um sítio!!!! O seu sonho é ser um fazendeiro ou um chacareiro né!!!????? Uma das áreas que mais ajuda o nosso país é o agronegócio!!!! Veja o canal do Guto Quirós, além dele falar sobre carne de cordeiro e preparar pratos com a carne de cordeiro, ele fala sobre o agronegócio!!!

  • @lpsmael6884
    @lpsmael6884 4 роки тому +3

    Manoo, melhor canal de sobrevivência do UA-cam

  • @origens8497
    @origens8497 4 роки тому +2

    Olá Julio acabei de me mudar pra uma cidade pequena
    A sete km de onde tenho um sitio
    Estou me preparando pra ir viver lá definitivamente
    Nao posso ainda no momento
    Mas eu e vc estamos na mesma fase de evoluçao
    Abraço querido 🤗

  • @eleandrogarciadeoliveira
    @eleandrogarciadeoliveira 4 роки тому +7

    Onde eu moro um lote na cidade é 100 mil entre 200 e 500 metros, loucura e lote em bairros que tem criminalidade alta e aqui não é um grande centro é interior. Já uma chácara de 1 hectare a 40 km da cidade é 150 mil. Em uma chácara é possível ter muito mais qualidade de vida. Meu projeto e esse.

    • @victorbarros6562
      @victorbarros6562 4 роки тому

      1 hectare 140 mil reais?
      Que isso mano?
      Só se tiver ouro lá

    • @gabrielsouzaspinola9219
      @gabrielsouzaspinola9219 4 роки тому +1

      @@victorbarros6562 Ele disse uma chácara, não um lote. Acredito q seja isso.

  • @sergio_stelzer
    @sergio_stelzer 4 роки тому

    Partindo da premissa de autossuficiência alimentar e em segurança, que eu também acho hoje a melhor alternativa para o sobrevivencialista, de fato, a vida na área rural seria muito mais adequada. Mas, pensando numa visão mais futurista e de longo prazo, a premissa da autossuficiência poderá mudar, passando a depender primordialmente de recursos tecnológicos. Nessa hipótese, acho que o jogo se inverterá, e a vida nas áreas urbanas para um sobrevivencialista poderá representar uma vantagem.

  • @gustavocorrea1391
    @gustavocorrea1391 4 роки тому +3

    Tem dois pontos que me impossibilita de ser sobrevivencialista,Eu moro na cidade CG MS,E eu só tenho 14 anos ,ou seja,Eu não consigo ter a auto suficiência,Eu não tenho dinheiro nem para ter pelomenos um EDC e minha família nunca nem penso em ser sobrevivencialista e ter uma auto suficiência em um lugar longe da cidade.

    • @Ohmarcos
      @Ohmarcos 4 роки тому +4

      Mas você está assistindo Sobrevivencialismo e não Felipe Neto, isso não é pouca coisa.

    • @caixistamatadordesonysta9497
      @caixistamatadordesonysta9497 4 роки тому

      Tbm tenho o mesmo problemas que vc

    • @SVnoCerrado
      @SVnoCerrado 4 роки тому

      Tenha calma, daqui a pouco você consegue. O importante, enquanto não conseguir adquirir coisas, é adquirir conhecimento, este ninguém te toma.

  • @victorhamr
    @victorhamr 4 роки тому +1

    Julio, só uma correção. São Paulo não tem transito. Pra ter transito é necessário que os carros se movimentem, o que de fato não ocorre.

  • @ioneide4290
    @ioneide4290 4 роки тому +6

    Penso que pra sobreviver a pessoa tem que saber se virar tanto em ambientes urbanos quanto na selva..... like

  • @marcelomendes5444
    @marcelomendes5444 3 місяці тому

    Exato! Gosto muito de estar em Guarujá, a ponto de ter um imóvel lá.
    Mas já um tempo, desde que estudo esse assunto, vejo que lá é bem limitado se estiver numa situação de caos.

  • @j.a.j6662
    @j.a.j6662 4 роки тому +4

    Júlio. Tem um detalhe importante: em caso de catástrofe as multidões irão invadir as cidades pequenas. Saques e crimes será normal nas pequenas comunidades., não vejo muitas saídas tanto para as grandes metrópoles quanto para as cidades pequenas.

  • @LeonardoSilva-kk9os
    @LeonardoSilva-kk9os 4 роки тому

    Depois desse vídeo começei a estudar mais os pontos de fuga de minha cidade, e o que fazer em uma situação de risco

  • @diegofelipe9359
    @diegofelipe9359 4 роки тому +5

    Eae Júlio, tá curtindo tomar um ferro negro logo de manhã ?

  • @anselmojorge6398
    @anselmojorge6398 4 роки тому

    Julio Lobo, você é uma das poucas pessoas com um nível de razoabilidade de 100% que conheço na web : realista ( nada de otimismo - tampouco pessimista ); há anos que pessoas lhe '' tiram de alarmista '' ( discordo ); há anos que ao ler comentários em seus vídeos, pessoas lá diziam, '' esse cara é louco '' ( discordo ) ; tem uma coisa que admiro em pessoas como o Júlio Lobo, pessoa extremamente coerente.
    *** Saí de uma grande capital, há 7 anos para interior rural, 50km de distância. Já estou de olho em uma cidade com menos de 10 mil habitantes, e agora dou de cara com este vídeo.
    Motivos ? Motivos já muito bem desenhados com palavras, pelo Julio Lobo.