WP amor da minha vida, me ajudou a comprar uma casa pra mamãe e um carro pro papai. Está tendo este drama todo mas no fim a galera está pagando as contas também, não vão deixar de utilizar tão facilmente, vida que segue.
Cara, na cabeça do desenvolvedor nada presta, apenas o que ele gosta. Para o cliente, isso é tudo bosta, ele quer é usar algo que funcione bem e cumpra o que ele espera em relação ao mercado que a empresa opera. Algumas discussões de aplicações de tecnologias são válidas, agora outras são apenas vaidade de dev.
Não é vaidade de dev. Claro, às vezes precisamos aprender novas linguagens, como C# em uma empresa que usava PHP. Mas ninguém se realiza codando algo que não gosta. Trabalhar a vida toda com uma linguagem que não te motiva é desmotivador. O desenvolvedor não é apenas um executor, ele se orgulha de um código bem feito e, de preferência, na linguagem que o inspira. Enquanto o PO quer o sistema rodando, o dev quer criar algo de qualidade, algo que o desafie e divirta. Quando estamos felizes com a tecnologia que usamos, o trabalho flui e o resultado melhora.
@@Erick-l8p um professor de história que odeia filosofia e de repente é colocado pra ensinar filosofia, vai ser feliz? Um dev que odeia c++, vai ser feliz codando c++? Isso é vaidade ou sua vida gira em torno de agradar apenas os outros?
@@hermessantos5258 você é um prestador de serviço cara, é o que tem que fazer, e você só gosta de C#, Python, Go, Rust porque essas opções existem no mercado e dá dinheiro, ia codar em VBA profissionalmente se gostasse? só se for pra comer mortadela no churras. Só disse que você validou o que o cara falou porque literalmente ele disse que os devs menosprezam aquilo que não conversa com o perfil deles, e não por ser uma tecnologia de fato inferior. Foi exatamente o que você confirmou kkkk. Eu não quero agradar ninguém codando em C++ oxe, eu quero dinheiro, esse papo sentimentalista no mundo dos negócios é discurso de conclusão de curso apenas.
@@hermessantos5258 Feliz aquele que escolhe gostar do que é difícil, nunca mais vai ter que minerar assuntos pra dominar e provavelmente vai ganhar mais que a maioria.
nessa batalha "comercial" entre o criador do WordPress VS a empresa WP Engine quem perde é a comunidade open source... é sempre a nossa comunidade que sai perdendo...
Trabalho com wordpress self-host também, não tenho a reclamar, basta usar de forma correta e inteligente que o site fica fácil e lindão. Sobre a Alura, estou super insatisfeito, estou vendo curso de laravel e é deprimente o professor falar que não gosta do Laravel, sem falar que fiz outro de next e metade do curso parece que é um coaching de curso.
Infelizmente Alura é bem meia boca mesmo. Eu tive a oportunidade de experimentar a plataforma pela empresa que eu trabalhava e ele só é bom pra dar um ponto de partida. Qualquer coisa mais avançada tem uma qualidade absurdamente baixa. Cursos da Udemy(sabendo procurar) dão de 10-0 em qualquer coisa que a alura produz.
@AlexandrePoltronieriFilho, procura aqui no UA-cam mesmo o canal Pinguim do Laravel. O professor Rafael trabalha com o Laravel no mercado. Conheci a pouco tempo, fiz um curso e gostei bastante. Abraço
Já tentou pedir reembolso da Alura? Também fiquei insatisfeito e pedi reembolso. Eles enrolam, mas se você insistir, consegue o reembolso pagando os 20% de multa.
Concordo com o Heinemeier, o Matt tinha tudo pra ter razão nessa discussão, mas meteu os pés pelas mãos e por pura birra tá prejudicando um ecossistema inteiro. Se ele não concorda como usam o software que ele criou, então mude os termos de uso (e arque com as consequências). O que não dá é ele querem meter uma cláusula tirada da cabeça dele e sem nenhum respaldo legal. O que ele faz é com que as empresas fiquem com receio de usar ferramentas open source, o que no longo prazo faria o mundo de desenvolvimento voltar pro século passado, onde cada empresa tem seu sistema proprietário e fica tendo que reinventar a roda.
Matt Mullenweg precisa de uma equipe multidisciplinar para auxiliar o seu discurso. Uma boa equipe composta por advogados, psiquiatras e psicólogos fariam muito bem pra ele.
Uma coisa o cara já sabe... se mudar a licença vai ser mais um caso tipo mongo, redis, terraform... Então provavelmente está tentando dessa maneira porque mudar a licença talvez seja pior...
wordpress é meu xodó, uso pra muita coisa pela flexibilidade, eu tenho é ranço do wix kkkk gosto de usar react, mas precisa de vps pra rodar, acaba saindo mais caro, enfim vi vcs almoçando no aquarius esses dias, trabalho perto do carrefour, ia ate dar um oi, mas é falta de respeito enquanto estamos comendo kkk, um abraço pra vcs, mto bom o canal
que nada react é o mais barato de todos!, vercel cobra nada para hospedar, só vai cobrar se bater uma quantidade muita alta de trafego! mas ai se ja ta lucrando... Tenho varios projetos 0 custo...
Acredito que a preocupação de verdade é o reflexo que toda essa treta vai gerar para o mundo Open Source. Sabemos que essas coisas abrem margem para discussões e questionamentos. Imagina se todo responsável ou proprietário de ferramentas, programas, recursos Open Source começar a se questionar o quanto é injusto que um monte de desenvolvedores nesse mundão ganhem dinheiro com suas soluções e não compartilhem nada!
O que eu vejo é o seguinte, o cara criou a ferramenta que foi muito melhorada e chegou ao tamanho que tem graças à comunidade. Se fosse proprietário ele jamais teria o sucesso que tem. E agora que uma empresa está lucrando no mesmo patamar que ele, está todo ofendido por não ver o mesmo comprometimento da outra empresa. Bem vindo ao Open Source, se você não está pronto para aceitar que outros podem lucrar mais que você com algo que você criou, não libere o código fonte.
Licença é opensource ou não? Não tem muito oque fazer... simples assim... Se vai cobrar vai ter que mudar a licença e quem ja utiliza vai acabar migrando ou pagando. Oque vai prevalecer? O mercado vai se adequar e boa sorte pra empresa.
WP não vai acabar, a própria WP Engine, tem cacife pra fazer um fork, sem falar em outras grandes empresas envolvidas que poderiam manter isso, sendo que hoje o Wordpress não tem novidade alguma a anos, eles só trabalham no editor de blocos ou Gutenberg, deixando tudo mas esquecido, e sendo que para editores tem outros que são muito, mas muito melhores que o editor de blocos, na verdade, quem sabe isso veio pra eles acordarem 🙏🙏
O lance da discussão é muito válida, quando vc pensa em Open source vc está falando de trabalho de muitas pessoas, que é usufruído por grandes corporações com contribuições pífias. É justo? Acho que não. Pra mim Open source se usado para uso comercial deveria ter algum modelo de compensação para a comunidade com um todo.
Ai fica a pergunta, será que software open source sem empresa usando seria tão popular? Porque empresa, se for para pagar, eles pagam para uma microsoft da vida, nunca iriam querer contribuir para alguém usar de graça.
Eu to sou do C Sharp e to querendo aprender PHP, a metodologia que vou utilizar para aprender é a seguinte: Comprei um curso, chamei minha esposa pra estudar junto comigo. Ela não sabe nada de programação, então vou utilizar disto para aprender e ensinar ela, logo, quando vc ensina vc aprende duas vezes. Moral da história: Introduzo ela na área de programação e de quebra aprendo uma nova (não tão nova assim), e se tudo der certo, faço isso pra outras linguagens
O criador do WP com certeza está sendo ganancioso. Não tem o que falar, OpenSource é OpenSource. Seria diferente se ouve-se alguma clausula no contrato do OpenSource que fala-se sobre lucros altos. Mas não sei se é o caso.
Essa situação parece um ciclo de tempo em tempo. Mas duvido o WP desaparecer. tem muita grana envolvida e um renca de sites feitos com ele. Sou um desenvolver clássico e digo que a galera do meu grupo são uns frescos com atitudes bobas.
nao sei se isso eh soh o CEO querendo ficar mais rico, mas opensource nao existe sem pagar o salario de quem desenvolve ele pra vc. muitas empresas fazem rios de dinheiro usando ferramentas opensource e nao dao absolutamente nada de volta. empresas grandes assim deveriam sim ter um pouco mais de gratidao e pagar alguns salarios dos devs opensource.
A treta está grande e só dá indícios de que vai aumentar. Concordo que o WordPress é uma solução para alguns projetos, mas dependendo do projeto existem soluções melhores. Sempre vejo o Compilado e vou continuar me inteirando dessa treta por lá. Até domingo de manhã.
Quer dizer então que se eu ajudei a corrigir o bug isso tbm me dá o direito de receber por isso? E os plugins que eu dei de bom grado à comunidade, eles tem que me pagar agora pelas horas trabalhadas tbm? Gente, código-aberto é colaboração mútua, isso é a alma do que permitiu quase tudo que tá a nossa volta, pelo amor de Deus, o código-aberto é nossa ferramenta de resistência ao egocentrismo e ao capitalismo selvagem. A crise de meia-idade deve ter chego pra esse cara e ele tá com o ego ferido, não vamos nos separar por causa disso não, pfvr é um pedido meu frente a questão das máquinas e do que é ser humano
Se o código-aberto sofrer esse impacto, o github cai, e se o github cair eu não quero ameaçar ninguém não, mas eu não aprendi a versionar atoa gente, o GitHub é tipo o SUS do programador, kkkkkk 🤣🙏♥
Se a gente quer usufruir da internet a gente precisa fazer algumas concessões, eu me dediquei ao código-aberto, e por isso acredito que ele possa continuar, SIM! Mas eu tbm acredito que a internet não vem de graça, servidores são precisos, cada um com o que lhe compete, tudo bem, são as regras do jogo, não?
Esse caso do Wordpress é um caso a parte, não tome como regra. A maioria das linguagens de programação são opensource e não obrigam ninguém a contribuir, assim como várias ferramentas existentes. É sempre bom dar uma olhada na licença do código antes de usar, já que algumas podem ter uso livre enquanto uso pessoal mas cobrar por outros usos.
acredito que não, essa logica que voce usou seria pra qlqr linguagem, claro, algumas raras excessoes como o delphi vc precisa pagar algo pra usar mas linguagem acredito que nunca vai ser cobrada por lucrar com ela, o wp n é linguagem, é ferramenta
Acho que o Django vai dar um salto, principalmente se o WP, precisar pagar. Eu vi o Django em 2017 e vi agora, é uma mudança absurda, principalmente porque já é FULLSTACK. Se você tem uma boa equipe de Designer, vai fazer coisas excelentes e muito rápido e se o site possuir serviços, são desenvolvidos de forma rápida e fácil. O bom é que se precisar ler ou desenvolver API, fazer um módulo mobile, não vai precisar mudar de linguagem. Quanto ao tema, basta dar uma olhada no Pypi. Alguns pacotes, Opensource, tem uma versão mais modesta, só para o cara pegar o gosto e uma outra, com outro de licença. Normalmente são pacotes bastante específicos.
Tá todo mundo ganhando dinheiro, a treta só acontece quando alguém que tá ganhando dinheiro fica olhando pro dinheiro do coleguinha... PHP é meu amor, vou continuar trabalhando com isso até o dia que não for mais possível. Espero que eles se resolvam logo!
Usei muito Wordpress, MAS não da mais. Wordpress cria uma bagunça no banco de dados pra ele tudo é post, onde o post é do tipo "post" ou "page". Tem plugin, pra determinada coisa, aquela coisa acaba gerando um "BO", dai vc tem um outro plugin pra corrigir aquele BO, ai tem performance, espera tem o plugin de performance, tem o plugin de compactar imagem, quando vc ve se vc não tiver cuidado, a parada ta pinhada de plugin. Sem contar que os bom são pagos. Tenta restringir o acesso quando entregar pro cliente, tem que por mais plugin, porque senão vc não consegue ajustar as "roles" direito. Tem gente que usa pra criar LP, faz no html puro que vc vai ter menos dor de cabeça. O problema que wordpress é que acaba virando um vicio, mas enfim..
Ue nao usa entao.. nem tudo é bala de prata pra tudo.. sao pessoas (devs) tentando acertar, compartilhando de graça com vc o codigo deles.. poderiam dar um private no git e vida q segue
Cara, se você usar a rest do wp e custom post, você faz literalmente o que quiser dentro do WordPress. Já automatizei muita coisa em WP que nunca iria achar em um plugin. WP é meio hostil para dev, mas nem se compara a facilidade para o usuário final.
Concordo. Cada execução mínima pelo usuário no Wordpress é uma linha a mais nas tabelas do banco de dados. Imagina um usuário que utiliza o wordpress diariamente o quanto a tabela post não fica enxarcada de registros acumulados? Já entreguei um sistema CMS que desenvolvi do zero a clientes e eles estão utilizando de boa até hoje.
Gosto muito do WordPress mas parei de usar. Cansa demais a rotina de atualizações frenéticas por conta de vulnerabilidades diversas. Principalmente dos plugins. Hoje evito ao máximo usar ele. Em sites que servem conteúdo estático pro usuário passei a fazer sistemas próprios em PHP, sem nem usar o banco de dados. O usuário só vê HTML. Posso ficar anos sem mexer, literalmente. Tenho vários projetos assim há 7 anos seguidos sem manutenção nenhuma. E on-line. Usar o WordPress pra servir um blog estático é como usar um canhão pra matar uma formiga. Uma pena essa treta toda. As facilidades que ele traz são expressivas para quem não quer programar, só publicar conteúdo. Foi revolucionário para a web!
Esse negócio de Open Source é muito legal, o único problema que eu vejo é que eu ainda não encontrei um restaurante Open Food. Então o Dev que quiser fazer um Open Source deve deve organizar muito bem o plano de negócio da empresa para poder receber de alguma outra forma. Lembrando que umas vez Open Source não dá mais para voltar atrás.
Booooa. Open source é uma forma de atrair visibilidade, expansibilidade e eventualmente negócios e lucro principalmente pro pai da criança. Quando uma empresa vê open source, parece que só vê custo zero, royalties zero e uma lucratividade gigantesca eventualmente. Por isso que costumo dizer: "Todo mundo quer bem, mas ninguém valoriza o trabalho dos outros"
Não necessariamente. As ferramentas da Hashicorp (Vault, Terraform, Vagrant, etc) eram opensource e qualquer um podia modificar e redistribuir com a licença antiga. Depois que foi comprada pela IBM, mudaram a licença pra uma BSL e o uso do código quando identificado como possível competidor não é mais possível (lembrando que o termo é bem vago de propósito)
Além disso também teve o caso do Redis, que adotou uma licença mais rigorosa em termos de redistribuição de modo que proibisse a verda do redis como serviço a terceiros
Ué, que a comunidade crie seu próprio projeto. Depois de tantos anos usando um código aberto já deu tempo de aprender a fazer. Comunidade do "me dê de graça na boquinha mamãe" é fácil.
O cara escolheu uma licensa pro projeto e ta puto porque o pessoal ta seguindo a licensa. É ridiculo o que a Automatic ta fazendo. A WP realmente diretamente não contribui tanto, mas indiretamente eles tem uma customer base gigantesca que utiliza do wordpress e dos seus plugins, que por sua vez é um incentivo pra mais gente contribuir porque tem mais demanda por isso
1o o WordPress foi criado para ser um blog e só depois de um tempo, com a evolução das coisas e o com fato de ele ser gratuito é que ficou popular. 2o Sem os milhares de plugins o WordPress não seria o WordPress que conhecemos hoje. Na minha humilde opinião, o sucesso do WordPress veio dessas 2 coisas e agora já é tarde para mudar a regra do jogo… Ele devia agradecer por ter estado no lugar certo na hora certa… E outra, vai usar o WordPress sem plugins! Não tiro o mérito do criador do WordPress e sem duvida, o que ele fez foi incrível, mas querer mudar as regras a essa altura do campeonato não dá.
Wordpress pode ser bem robusto e rápido configurado da maneira correta, atualmente gerencio mais de 3 milhoes de unique views diárias no Wordpress mantendo a performance e segurança do servidor
Ficar na mão dessas empresas que criam o ambiente fornecendo plugins é a maior roubada. Ridículo o pessoal do WP, colocam de graça e depois fazem chantagem com quem ganha dinheiro em cima, esse povo não tem palavra, o correto seria refazer os termos do contrato (desrespeitar contratos é até típico da cultura brasileira, mas lá isso é levado a sério e não deveria ser assim).
Acho engraçado como a galera tem tanto ódio do Wordpress simplesmente por só olhar pro próprio umbigo kkkk Eu trabalho muito mais com Design do que programação, e o Wordpress facilita muito a criação nesse sentido. Obviamente não é a melhor solução pra todos os casos, mas isso não é um demérito da ferramenta, e sim da análise de quem resolveu utilizar.
Open Source é OpenSource se for cobrar não é Open Source. Isso não se aplica apenas ao WordPress mas tem vários sistemas OpenSource e a regra tem que ser mantida...
Parei de usar Wordpress em 2018; mas antes disso ele me comprou 1 casa, 1 carro, 2 fazendas e me deu a possibilidade de criar o meu CMS que me da lucro ate hoje.
Hoje em dia, pra quem está começando do zero, visando o mercado de trabalho, vale á pena trabalhar usando somente o wordpress, na sua opinião ? mais precisamente com criação de landing page para negócios locais? acredita que essa forma de trabalho é promissora ?
@@alexandreMG. Sobre o landing page para negocios locais é o nicho mais facil e lucrativo, pega uma cidade media-pequena vai atras de lojinhas pequenas e eferece um serviço atual, simples, barato e que vai agregar valor (visivel) a loja. Wordpress ainda é o CMS mais utilizado e pelo que ando acompanhando vem crescendo ainda mais; ha meses vejo se multiplicarem vagas para dev com experiencia em Wordpress.
Como diz a velha música....Matriz ou Filial, que começa assim: "Quem sou Eu pra ter direitos exclusivos sobre ela..." Tudo bem se a BASE e OPEN SORCE então Ok .O Wordpress com Marca, como empresa e como comunidade já esta estabelecido, cresceu, fez por onde merecer e se estabeleceu no Mercado. Mas! Pode melhorar muito e tem espaço pra todo mundo, acho que vencerá a que mais promover novas e melhores experiência aos Usuários com menores custos e com INOVAÇÕES. Afinal... espero que façam de tudo para agradar aqueles que utilizam as plataformas, pois são esse milhões de usuários que vai seguir uma ou outra empresa.
Agora eu entendi. Agora eu saquei. Agora tudo faz sentido! É muita coisa pra comentar, mas vamos lá. Primeiramente, eu já usei wordpress, mas as vezes uma coisa simples leva uma eternidade pra fazer do jeito que eu penso. Coisa que se fosse fazer só em html e css já teria terminado. As vezes prefiro essa simplicidade do que matar uma formiga com a bomba atômica. Hoje sigo sem wordpress na minha vida, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Segundamente, interessante o cara se colocar como o governo (taxando "grandes fortunas"). "Agora que vocês ganham isso podem pagar isso". Imposto já é um absurdo ser chamado de contribuição e pagador de imposto de contribuindo, aí o cara que criou o negócio pra ser open source quer mudar as regras no negócio no meio do caminho. Aliás, é uma tática de sequestro que essas empresas tem. Você concorda com um contrato pra usar os serviços, aí lá na frente eles mudam o contrato e você só pode concordar com a mudança ou perder tudo que constuiu usando os termos antigos. E terceiramente, espero que a razão vença e esse pessoal volte a tomar café na mesma mesa. :)
A questão é uma grande falta de bom senso de ambas as partes. A WP Engine não é obrigada a contribuir por conseguir lucrar usando uma ferramenta livre, mas seria de bom tom se o fizesse. O Matt, por outro lado, não está usando a abordagem certa no caso. Ou seja, mais uma vez, quem perde é a comunidade open-source...
Esse lance de usar parte do nome de marca costuma dar um problemão lá na frente. É que nem o caso de plataformas que usam o "whats" ou "zap" no nome. A melhor coisa a se fazer é tentar ser mais criativo e cria rum nome único, sem derivações. Falando em Wordpress, olha que automação irada dá para fazer com ele no n8n: ua-cam.com/video/-qi3B5nPN3M/v-deo.html
Excelente vídeo, o Matt na minha opinião esta errado quanto a forma com a qual ele esta impondo seu ponto, sequestrar plugin foi uma atitude infantil que abre um precedente perigoso para todos os outros projetos open source que tenham uma perna comercial. Sucesso casal.
Tá sabendo nada em amigão. WordPress é simplesmente um dos melhores CMS do mercado e ainda é Open Source. O que você apanha pra fazer com React e Next.js o WP faz dando risada e com facilidade.
WP amor da minha vida, me ajudou a comprar uma casa pra mamãe e um carro pro papai. Está tendo este drama todo mas no fim a galera está pagando as contas também, não vão deixar de utilizar tão facilmente, vida que segue.
VBA pagava minhas contas até uns tempos atrás kk
@@lucasjleandroEntão, enquanto o uso básico do WordPress não requer programação, VBA sim 😂
@@lucasjleandro uma dúvida que eu tenho, quem substitui o VBA? :3 Queria saber
@@lucasjleandro oxi, nem dá pra comparar.
Cara, na cabeça do desenvolvedor nada presta, apenas o que ele gosta.
Para o cliente, isso é tudo bosta, ele quer é usar algo que funcione bem e cumpra o que ele espera em relação ao mercado que a empresa opera.
Algumas discussões de aplicações de tecnologias são válidas, agora outras são apenas vaidade de dev.
Não é vaidade de dev. Claro, às vezes precisamos aprender novas linguagens, como C# em uma empresa que usava PHP. Mas ninguém se realiza codando algo que não gosta. Trabalhar a vida toda com uma linguagem que não te motiva é desmotivador.
O desenvolvedor não é apenas um executor, ele se orgulha de um código bem feito e, de preferência, na linguagem que o inspira. Enquanto o PO quer o sistema rodando, o dev quer criar algo de qualidade, algo que o desafie e divirta. Quando estamos felizes com a tecnologia que usamos, o trabalho flui e o resultado melhora.
@@hermessantos5258 você acabou de confirmar o que ele disse kkkk
@@Erick-l8p um professor de história que odeia filosofia e de repente é colocado pra ensinar filosofia, vai ser feliz? Um dev que odeia c++, vai ser feliz codando c++? Isso é vaidade ou sua vida gira em torno de agradar apenas os outros?
@@hermessantos5258 você é um prestador de serviço cara, é o que tem que fazer, e você só gosta de C#, Python, Go, Rust porque essas opções existem no mercado e dá dinheiro, ia codar em VBA profissionalmente se gostasse? só se for pra comer mortadela no churras. Só disse que você validou o que o cara falou porque literalmente ele disse que os devs menosprezam aquilo que não conversa com o perfil deles, e não por ser uma tecnologia de fato inferior. Foi exatamente o que você confirmou kkkk. Eu não quero agradar ninguém codando em C++ oxe, eu quero dinheiro, esse papo sentimentalista no mundo dos negócios é discurso de conclusão de curso apenas.
@@hermessantos5258 Feliz aquele que escolhe gostar do que é difícil, nunca mais vai ter que minerar assuntos pra dominar e provavelmente vai ganhar mais que a maioria.
nessa batalha "comercial" entre o criador do WordPress VS a empresa WP Engine
quem perde é a comunidade open source... é sempre a nossa comunidade que sai perdendo...
Trabalho com wordpress self-host também, não tenho a reclamar, basta usar de forma correta e inteligente que o site fica fácil e lindão.
Sobre a Alura, estou super insatisfeito, estou vendo curso de laravel e é deprimente o professor falar que não gosta do Laravel, sem falar que fiz outro de next e metade do curso parece que é um coaching de curso.
Infelizmente Alura é bem meia boca mesmo. Eu tive a oportunidade de experimentar a plataforma pela empresa que eu trabalhava e ele só é bom pra dar um ponto de partida. Qualquer coisa mais avançada tem uma qualidade absurdamente baixa. Cursos da Udemy(sabendo procurar) dão de 10-0 em qualquer coisa que a alura produz.
Gostei muito da Cod3r
@AlexandrePoltronieriFilho, procura aqui no UA-cam mesmo o canal Pinguim do Laravel. O professor Rafael trabalha com o Laravel no mercado.
Conheci a pouco tempo, fiz um curso e gostei bastante.
Abraço
Gostei bastante da Coder
Já tentou pedir reembolso da Alura? Também fiquei insatisfeito e pedi reembolso. Eles enrolam, mas se você insistir, consegue o reembolso pagando os 20% de multa.
Concordo com o Heinemeier, o Matt tinha tudo pra ter razão nessa discussão, mas meteu os pés pelas mãos e por pura birra tá prejudicando um ecossistema inteiro. Se ele não concorda como usam o software que ele criou, então mude os termos de uso (e arque com as consequências). O que não dá é ele querem meter uma cláusula tirada da cabeça dele e sem nenhum respaldo legal. O que ele faz é com que as empresas fiquem com receio de usar ferramentas open source, o que no longo prazo faria o mundo de desenvolvimento voltar pro século passado, onde cada empresa tem seu sistema proprietário e fica tendo que reinventar a roda.
Matt Mullenweg precisa de uma equipe multidisciplinar para auxiliar o seu discurso. Uma boa equipe composta por advogados, psiquiatras e psicólogos fariam muito bem pra ele.
Uma coisa o cara já sabe... se mudar a licença vai ser mais um caso tipo mongo, redis, terraform...
Então provavelmente está tentando dessa maneira porque mudar a licença talvez seja pior...
wordpress é meu xodó, uso pra muita coisa pela flexibilidade, eu tenho é ranço do wix kkkk
gosto de usar react, mas precisa de vps pra rodar, acaba saindo mais caro, enfim
vi vcs almoçando no aquarius esses dias, trabalho perto do carrefour, ia ate dar um oi, mas é falta de respeito enquanto estamos comendo kkk, um abraço pra vcs, mto bom o canal
que nada react é o mais barato de todos!, vercel cobra nada para hospedar, só vai cobrar se bater uma quantidade muita alta de trafego! mas ai se ja ta lucrando... Tenho varios projetos 0 custo...
Oxe, eles são de SJC? Mas na descrição do Canal tá com CEP do RJ 👀
Humanos sendo humanos: gratidão e gentileza vs cada um por si, ganância e avareza
Acredito que a preocupação de verdade é o reflexo que toda essa treta vai gerar para o mundo Open Source. Sabemos que essas coisas abrem margem para discussões e questionamentos. Imagina se todo responsável ou proprietário de ferramentas, programas, recursos Open Source começar a se questionar o quanto é injusto que um monte de desenvolvedores nesse mundão ganhem dinheiro com suas soluções e não compartilhem nada!
Eu estou migrando para o Webflow, que inclusive teve recentemente o release de novas features fantásticas.
O que eu vejo é o seguinte, o cara criou a ferramenta que foi muito melhorada e chegou ao tamanho que tem graças à comunidade. Se fosse proprietário ele jamais teria o sucesso que tem. E agora que uma empresa está lucrando no mesmo patamar que ele, está todo ofendido por não ver o mesmo comprometimento da outra empresa. Bem vindo ao Open Source, se você não está pronto para aceitar que outros podem lucrar mais que você com algo que você criou, não libere o código fonte.
Licença é opensource ou não? Não tem muito oque fazer... simples assim... Se vai cobrar vai ter que mudar a licença e quem ja utiliza vai acabar migrando ou pagando. Oque vai prevalecer? O mercado vai se adequar e boa sorte pra empresa.
WP não vai acabar, a própria WP Engine, tem cacife pra fazer um fork, sem falar em outras grandes empresas envolvidas que poderiam manter isso, sendo que hoje o Wordpress não tem novidade alguma a anos, eles só trabalham no editor de blocos ou Gutenberg, deixando tudo mas esquecido, e sendo que para editores tem outros que são muito, mas muito melhores que o editor de blocos, na verdade, quem sabe isso veio pra eles acordarem 🙏🙏
O lance da discussão é muito válida, quando vc pensa em Open source vc está falando de trabalho de muitas pessoas, que é usufruído por grandes corporações com contribuições pífias. É justo? Acho que não. Pra mim Open source se usado para uso comercial deveria ter algum modelo de compensação para a comunidade com um todo.
funcionária proximo do modelo da unreal engine, que coisas feito com elas que chegam a valer a partir de x valor tem que pagar uma licença
Ai fica a pergunta, será que software open source sem empresa usando seria tão popular? Porque empresa, se for para pagar, eles pagam para uma microsoft da vida, nunca iriam querer contribuir para alguém usar de graça.
me pergunto se a meta fizesse algo similar com tanto de programador react por aí…
Eu to sou do C Sharp e to querendo aprender PHP, a metodologia que vou utilizar para aprender é a seguinte:
Comprei um curso, chamei minha esposa pra estudar junto comigo. Ela não sabe nada de programação, então vou utilizar disto para aprender e ensinar ela, logo, quando vc ensina vc aprende duas vezes.
Moral da história: Introduzo ela na área de programação e de quebra aprendo uma nova (não tão nova assim), e se tudo der certo, faço isso pra outras linguagens
Agora sim consegui entender essa treta! Obrigada pela explicação!
O criador do WP com certeza está sendo ganancioso. Não tem o que falar, OpenSource é OpenSource. Seria diferente se ouve-se alguma clausula no contrato do OpenSource que fala-se sobre lucros altos. Mas não sei se é o caso.
Esses meus idolos adora uma treta tambem 😂😂 puro entreterimento
Trabalho com desenvolvimento em cima de WordPress e a primeira coisa que desativo são as revisões e auto-save 😅
Se eles venderam o WP Engine no Passado, não tem nem que reclamar.
Essa situação parece um ciclo de tempo em tempo. Mas duvido o WP desaparecer. tem muita grana envolvida e um renca de sites feitos com ele. Sou um desenvolver clássico e digo que a galera do meu grupo são uns frescos com atitudes bobas.
nao sei se isso eh soh o CEO querendo ficar mais rico, mas opensource nao existe sem pagar o salario de quem desenvolve ele pra vc. muitas empresas fazem rios de dinheiro usando ferramentas opensource e nao dao absolutamente nada de volta. empresas grandes assim deveriam sim ter um pouco mais de gratidao e pagar alguns salarios dos devs opensource.
A treta está grande e só dá indícios de que vai aumentar. Concordo que o WordPress é uma solução para alguns projetos, mas dependendo do projeto existem soluções melhores. Sempre vejo o Compilado e vou continuar me inteirando dessa treta por lá. Até domingo de manhã.
O real problema do Wordpress é que ele gera um bando de dev backend que quer virar front sem precisar estudar html e css
Quer dizer então que se eu ajudei a corrigir o bug isso tbm me dá o direito de receber por isso? E os plugins que eu dei de bom grado à comunidade, eles tem que me pagar agora pelas horas trabalhadas tbm? Gente, código-aberto é colaboração mútua, isso é a alma do que permitiu quase tudo que tá a nossa volta, pelo amor de Deus, o código-aberto é nossa ferramenta de resistência ao egocentrismo e ao capitalismo selvagem. A crise de meia-idade deve ter chego pra esse cara e ele tá com o ego ferido, não vamos nos separar por causa disso não, pfvr é um pedido meu frente a questão das máquinas e do que é ser humano
Se o código-aberto sofrer esse impacto, o github cai, e se o github cair eu não quero ameaçar ninguém não, mas eu não aprendi a versionar atoa gente, o GitHub é tipo o SUS do programador, kkkkkk 🤣🙏♥
Se a gente quer usufruir da internet a gente precisa fazer algumas concessões, eu me dediquei ao código-aberto, e por isso acredito que ele possa continuar, SIM! Mas eu tbm acredito que a internet não vem de graça, servidores são precisos, cada um com o que lhe compete, tudo bem, são as regras do jogo, não?
Eu tenho uma assinatura da Alura e vale muito a pena.
Com Python aconteceria a mesma coisa? Se eu fizer uma ferramenta e lucrar com ela, vou ter que contribuir com a Python Software Foundation?
Esse caso do Wordpress é um caso a parte, não tome como regra.
A maioria das linguagens de programação são opensource e não obrigam ninguém a contribuir, assim como várias ferramentas existentes. É sempre bom dar uma olhada na licença do código antes de usar, já que algumas podem ter uso livre enquanto uso pessoal mas cobrar por outros usos.
acredito que não, essa logica que voce usou seria pra qlqr linguagem, claro, algumas raras excessoes como o delphi vc precisa pagar algo pra usar mas linguagem acredito que nunca vai ser cobrada por lucrar com ela, o wp n é linguagem, é ferramenta
Acho que o Django vai dar um salto, principalmente se o WP, precisar pagar.
Eu vi o Django em 2017 e vi agora, é uma mudança absurda, principalmente porque já é FULLSTACK.
Se você tem uma boa equipe de Designer, vai fazer coisas excelentes e muito rápido e se o site possuir serviços, são desenvolvidos de forma rápida e fácil.
O bom é que se precisar ler ou desenvolver API, fazer um módulo mobile, não vai precisar mudar de linguagem.
Quanto ao tema, basta dar uma olhada no Pypi. Alguns pacotes, Opensource, tem uma versão mais modesta, só para o cara pegar o gosto e uma outra, com outro de licença.
Normalmente são pacotes bastante específicos.
Uso o wordpress desde 2008 e não tenho o que reclamar
Tá todo mundo ganhando dinheiro, a treta só acontece quando alguém que tá ganhando dinheiro fica olhando pro dinheiro do coleguinha... PHP é meu amor, vou continuar trabalhando com isso até o dia que não for mais possível. Espero que eles se resolvam logo!
Usei muito Wordpress, MAS não da mais. Wordpress cria uma bagunça no banco de dados pra ele tudo é post, onde o post é do tipo "post" ou "page". Tem plugin, pra determinada coisa, aquela coisa acaba gerando um "BO", dai vc tem um outro plugin pra corrigir aquele BO, ai tem performance, espera tem o plugin de performance, tem o plugin de compactar imagem, quando vc ve se vc não tiver cuidado, a parada ta pinhada de plugin. Sem contar que os bom são pagos. Tenta restringir o acesso quando entregar pro cliente, tem que por mais plugin, porque senão vc não consegue ajustar as "roles" direito. Tem gente que usa pra criar LP, faz no html puro que vc vai ter menos dor de cabeça. O problema que wordpress é que acaba virando um vicio, mas enfim..
Ue nao usa entao.. nem tudo é bala de prata pra tudo.. sao pessoas (devs) tentando acertar, compartilhando de graça com vc o codigo deles.. poderiam dar um private no git e vida q segue
Cara, se você usar a rest do wp e custom post, você faz literalmente o que quiser dentro do WordPress. Já automatizei muita coisa em WP que nunca iria achar em um plugin. WP é meio hostil para dev, mas nem se compara a facilidade para o usuário final.
Concordo. Cada execução mínima pelo usuário no Wordpress é uma linha a mais nas tabelas do banco de dados. Imagina um usuário que utiliza o wordpress diariamente o quanto a tabela post não fica enxarcada de registros acumulados? Já entreguei um sistema CMS que desenvolvi do zero a clientes e eles estão utilizando de boa até hoje.
achei muito engraçada a "#Treta" nas hashtags do vídeo hahahahah
Gosto muito do WordPress mas parei de usar. Cansa demais a rotina de atualizações frenéticas por conta de vulnerabilidades diversas. Principalmente dos plugins.
Hoje evito ao máximo usar ele. Em sites que servem conteúdo estático pro usuário passei a fazer sistemas próprios em PHP, sem nem usar o banco de dados. O usuário só vê HTML. Posso ficar anos sem mexer, literalmente. Tenho vários projetos assim há 7 anos seguidos sem manutenção nenhuma. E on-line.
Usar o WordPress pra servir um blog estático é como usar um canhão pra matar uma formiga.
Uma pena essa treta toda. As facilidades que ele traz são expressivas para quem não quer programar, só publicar conteúdo. Foi revolucionário para a web!
Esse negócio de Open Source é muito legal, o único problema que eu vejo é que eu ainda não encontrei um restaurante Open Food. Então o Dev que quiser fazer um Open Source deve deve organizar muito bem o plano de negócio da empresa para poder receber de alguma outra forma. Lembrando que umas vez Open Source não dá mais para voltar atrás.
Booooa. Open source é uma forma de atrair visibilidade, expansibilidade e eventualmente negócios e lucro principalmente pro pai da criança. Quando uma empresa vê open source, parece que só vê custo zero, royalties zero e uma lucratividade gigantesca eventualmente. Por isso que costumo dizer: "Todo mundo quer bem, mas ninguém valoriza o trabalho dos outros"
Não necessariamente. As ferramentas da Hashicorp (Vault, Terraform, Vagrant, etc) eram opensource e qualquer um podia modificar e redistribuir com a licença antiga. Depois que foi comprada pela IBM, mudaram a licença pra uma BSL e o uso do código quando identificado como possível competidor não é mais possível (lembrando que o termo é bem vago de propósito)
Além disso também teve o caso do Redis, que adotou uma licença mais rigorosa em termos de redistribuição de modo que proibisse a verda do redis como serviço a terceiros
CMS é Joomla ou Drupal. Drupal inclusive é utilizado por organizações norte americanas
Propriedade intelectual não deveria existir. Não faz sentido colocar escassez em algo que não é escasso.
Vc é proprietária dessa frase?
Sem dúvida🎉
Já usei WordPress em vários projetos antes, mas com essa palhaçada vou dar preferência a outras soluções se eu tiver novos projetos do tipo.
sou Dev wordpress e excel. ganho dinheiro c eles desde 2016
Falar do WordPress é fácil, difícil é disponibilizar pra comunidade algo a altura
Ué, que a comunidade crie seu próprio projeto. Depois de tantos anos usando um código aberto já deu tempo de aprender a fazer. Comunidade do "me dê de graça na boquinha mamãe" é fácil.
Coisa boa vou começar a usar então ! Parei de programar vou usar so framework !
Pegou pesado ! “Você vive em Nárnia “
O cara escolheu uma licensa pro projeto e ta puto porque o pessoal ta seguindo a licensa.
É ridiculo o que a Automatic ta fazendo. A WP realmente diretamente não contribui tanto, mas indiretamente eles tem uma customer base gigantesca que utiliza do wordpress e dos seus plugins, que por sua vez é um incentivo pra mais gente contribuir porque tem mais demanda por isso
1o o WordPress foi criado para ser um blog e só depois de um tempo, com a evolução das coisas e o com fato de ele ser gratuito é que ficou popular. 2o Sem os milhares de plugins o WordPress não seria o WordPress que conhecemos hoje. Na minha humilde opinião, o sucesso do WordPress veio dessas 2 coisas e agora já é tarde para mudar a regra do jogo… Ele devia agradecer por ter estado no lugar certo na hora certa… E outra, vai usar o WordPress sem plugins! Não tiro o mérito do criador do WordPress e sem duvida, o que ele fez foi incrível, mas querer mudar as regras a essa altura do campeonato não dá.
Wordpress pode ser bem robusto e rápido configurado da maneira correta, atualmente gerencio mais de 3 milhoes de unique views diárias no Wordpress mantendo a performance e segurança do servidor
Self-hosted. Agora, uma dúvida, nada a ver... Por que vocês usam 4 mics? Dois shures e dois Lark M2?
Respondendo sua dúvida, estávamos testando o Lark M2 para comparar a qualidade.
@@codigofontetv vai ter review? Vocês são top, obrigado pela resposta!
Wordpress pagou milhares dos meus boletos durante muitos anos
Ficar na mão dessas empresas que criam o ambiente fornecendo plugins é a maior roubada.
Ridículo o pessoal do WP, colocam de graça e depois fazem chantagem com quem ganha dinheiro em cima, esse povo não tem palavra, o correto seria refazer os termos do contrato (desrespeitar contratos é até típico da cultura brasileira, mas lá isso é levado a sério e não deveria ser assim).
Acho engraçado como a galera tem tanto ódio do Wordpress simplesmente por só olhar pro próprio umbigo kkkk
Eu trabalho muito mais com Design do que programação, e o Wordpress facilita muito a criação nesse sentido.
Obviamente não é a melhor solução pra todos os casos, mas isso não é um demérito da ferramenta, e sim da análise de quem resolveu utilizar.
Open Source é OpenSource se for cobrar não é Open Source. Isso não se aplica apenas ao WordPress mas tem vários sistemas OpenSource e a regra tem que ser mantida...
Open source se cobra sim. O que não pode é fechar o código.
"Código aberto" versus "Código livre" versus "Software livre"
opensource nao nasce atraves de magica cara, alguem gastou mto tempo pra fazer ele pra vc.
Parei de usar Wordpress em 2018; mas antes disso ele me comprou 1 casa, 1 carro, 2 fazendas e me deu a possibilidade de criar o meu CMS que me da lucro ate hoje.
Hoje em dia, pra quem está começando do zero, visando o mercado de trabalho, vale á pena trabalhar usando somente o wordpress, na sua opinião ? mais precisamente com criação de landing page para negócios locais? acredita que essa forma de trabalho é promissora ?
@@alexandreMG. Sobre o landing page para negocios locais é o nicho mais facil e lucrativo, pega uma cidade media-pequena vai atras de lojinhas pequenas e eferece um serviço atual, simples, barato e que vai agregar valor (visivel) a loja. Wordpress ainda é o CMS mais utilizado e pelo que ando acompanhando vem crescendo ainda mais; ha meses vejo se multiplicarem vagas para dev com experiencia em Wordpress.
Como diz a velha música....Matriz ou Filial, que começa assim: "Quem sou Eu pra ter direitos exclusivos sobre ela..." Tudo bem se a BASE e OPEN SORCE então Ok .O Wordpress com Marca, como empresa e como comunidade já esta estabelecido, cresceu, fez por onde merecer e se estabeleceu no Mercado.
Mas! Pode melhorar muito e tem espaço pra todo mundo, acho que vencerá a que mais promover novas e melhores experiência aos Usuários com menores custos e com INOVAÇÕES. Afinal... espero que façam de tudo para agradar aqueles que utilizam as plataformas, pois são esse milhões de usuários que vai seguir uma ou outra empresa.
Por isso eu não gosto de usar ferramentas kkkkkkkk
Parece que o problema é apenas o uso do nome WP Engine. Se mudar para Juquinha Engine, resolve o problema.
o cara que criar um cms python flask react em cima de banco existentes de wordpress com porte dos principais plugins ta feito
Agora eu entendi. Agora eu saquei. Agora tudo faz sentido!
É muita coisa pra comentar, mas vamos lá. Primeiramente, eu já usei wordpress, mas as vezes uma coisa simples leva uma eternidade pra fazer do jeito que eu penso. Coisa que se fosse fazer só em html e css já teria terminado. As vezes prefiro essa simplicidade do que matar uma formiga com a bomba atômica. Hoje sigo sem wordpress na minha vida, mas nunca se sabe o dia de amanhã.
Segundamente, interessante o cara se colocar como o governo (taxando "grandes fortunas"). "Agora que vocês ganham isso podem pagar isso". Imposto já é um absurdo ser chamado de contribuição e pagador de imposto de contribuindo, aí o cara que criou o negócio pra ser open source quer mudar as regras no negócio no meio do caminho. Aliás, é uma tática de sequestro que essas empresas tem. Você concorda com um contrato pra usar os serviços, aí lá na frente eles mudam o contrato e você só pode concordar com a mudança ou perder tudo que constuiu usando os termos antigos.
E terceiramente, espero que a razão vença e esse pessoal volte a tomar café na mesma mesa. :)
Nos pagamos 30 % pra governo de imposto pra ganhar muito menos, Não é errado não ajudar por conta da licença, porem seria ético.
Já que ganham de literalmente graça
A questão é uma grande falta de bom senso de ambas as partes. A WP Engine não é obrigada a contribuir por conseguir lucrar usando uma ferramenta livre, mas seria de bom tom se o fizesse. O Matt, por outro lado, não está usando a abordagem certa no caso. Ou seja, mais uma vez, quem perde é a comunidade open-source...
O OpenSource só é legal quando um único "dono" está lucrando. vemos ai vários projetos mudando suas licenças, terraform, radis etc...
Todos os argumentos ridículos do CEO da Automatic pode ser respondido com: "Mas não é OpenSource?"
A real é que ele se arrependeu do deixar o código livre e não está sabendo falar.
Já pessou se o Linus Torvalds cobrar 8% de empresas que usam o Git ou Linux?
Github
Ubuntu
Redhat
Suse
A Insider era a dona da TecPix? olha, tem PIX no nome kkkk
aAguém se arrependeu de ter deixado o codigo open source. kkkkkk
Open Source é Open Source!! ngm é obrigado a contribuir com o projeto e nem a pagar por usar algo GRÁTIS disponibilizado na internet.
Hahaha.. a treta da Unity se espalhando como vírus nas outras plataformas....
Esse lance de usar parte do nome de marca costuma dar um problemão lá na frente. É que nem o caso de plataformas que usam o "whats" ou "zap" no nome. A melhor coisa a se fazer é tentar ser mais criativo e cria rum nome único, sem derivações. Falando em Wordpress, olha que automação irada dá para fazer com ele no n8n: ua-cam.com/video/-qi3B5nPN3M/v-deo.html
O wp e mais HTML e css paga os meus boletos amooooo
O problema é o capitalismo.
Me lembra a treta do redis
Ainda bem que sempre usei wix e buuble
Deu ruim?😱
Acho que eu vivo em Narnia rsrs eu uso Java btw 😉
É um ex-departamento rebelde 😂
wp-engine ficou grande demais....
Open Source dos outros é refresco!
Eu to pela discordia. Quero que o WP e wordpress implodam. O Pessoal do laravel, opencart e magento tudo feliz com essa treta!
bom dia!
Pô a Oracle conseguiu resolver.
Pelo contrário, a Oracle bagunçou tudo, o java só não acabou por possuir uma comunidade muito forte, talvez a mais forte do mercado.
Ta colocando dinheiro no meu bolso ta ótimo kkk
Self hosted!
Interessante.
Excelente vídeo, o Matt na minha opinião esta errado quanto a forma com a qual ele esta impondo seu ponto, sequestrar plugin foi uma atitude infantil que abre um precedente perigoso para todos os outros projetos open source que tenham uma perna comercial. Sucesso casal.
troco código por comida
Cursos da Alura não gosto, prefiro devtalles (espanhol)
Por favor poderiam fazer um video sobre isso se possivel testando ua-cam.com/video/Fhz69Jiam14/v-deo.html
PHP em 2024 kkkkk
Provavelmente ainda nas próximas décadas, muita gente que disse que ele já estava morto morreu antes kkkk
Wordpress é coisa de preguiçoso
Quem usa wordpress ainda hoje?
Por mim isso não devia nem existir
Só basicamente 50% da web, mas vamos tirar tudo do ar e ouvir o "alsalvad" pessoal!
Tá sabendo nada em amigão. WordPress é simplesmente um dos melhores CMS do mercado e ainda é Open Source. O que você apanha pra fazer com React e Next.js o WP faz dando risada e com facilidade.
@@LuanMarkberg O ego dele é de cristalzinho hehehhehehe.
Um hobby: criticar uma tecnologia ou marca e assistir os fanboy se descabelando kkkk
Wordpress é bom pela facilidade né