A nossa versão definitiva da Kölsch
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Neste episódio de "Do grão ao copo" nós fizemos a 3ª versão da nossa Kölsch, mudando um pouquinho a receita para chegarmos ao resultado esperado. Também trouxemos novamente um regate da história deste estilo de cerveja alemã muito clássica e que não deixa a desejar em nada em relação às Lagers. Se te interessa, acompanhe ao vídeo, veja a receita e descubra como esse cerveja ficou,
#cervejaartesanal #cervejacaseira #kölsch
Criamos o canal Sci𝝱ier para compartilhar as nossas experiências em fazer cervejas em casa. Regularmente fazemos cervejas de estilos diferentes, mostrando o passo a passo do processo de produção caseira e ao final degustamos as cervejas, dando as nossas impressoes de como ela ficou no copo. A cada estilo de cerveja que produzimos, sempre homenagemos um cientista (de mesma nacionalidade do estilo) através de nossos rótulos, apresentando uma rápida biografia do mesmo. Além disso, damos algumas dicas sobre etapas do processo de produção de cerveja, mostrando com detalhes como fazemos aqui na Sci𝝱ier. Se você ficou interessado, siga o canal e acompanhe os nossos vídeos.
Índice por assunto:
00:57 - Sobre o estilo;
06:11 - Produção da Kölsch;
10:52 - Comparação entre as nossas versões;
13:01 - Degustação.
Cerveja linda parabéns mestre!
Vídeo top!
@@alessandrolima9924 obrigado
Que cerveja linda! Que trabalho incrível! Que vídeo bacana!
Olá. Muito obrigado.
Ficou muito bonita!!👏👏👏👏
Obrigado Alexandre.
Topeee mo kirido 👏 👏 👏 👏
Até agoora, a Kolsch foi uma das melhores cervejas que fiz, prefiro era do que larges. Ainda tenho 3 garrafas guardadas de quando fiz no Biab, quero fazer na Inversa e comparar.
Olá. Eu também compartilho da sua opinião. Lager dá muito trabalho pra fazer e eu ainda não vi a “grande vantagem” de fazer ela. Acho as Ales mais saborosas. Tem umas 3 lagers que eu ainda quero fazer, mas depois dessas vou me concentrar nas Ales. Obrigado por assistir e comentar.
Biata cerveja, canal de vocês é show de bola
Olá Wendel. Muito obrigado. Agradeço mesmo.
Top demais 😊
Obrigado Túlio. Aguardando seu próximo vídeo. Abraço.
Show. Agora é que deu água na boca mesmo. Parabéns. Espero provar essa maravilha em breve.
Olá Fabrício. Obrigado. Quero saber sua impressão. Grande abraço.
Outro estilo que surgiu para competir com as cervejas da República Tcheca foi a Munchener Helles. Para fazer frente às pilseners. Parabéns pelo canal. Top!!! Salud!!!🍺🍻🍻🍺🍻🍺🍻🍺🍺🍻🍻
Obrigado pela informação Paulo. Esse estilo eu não conheço, vou pesquisar sobre. Muito obrigado por assistir e comentar. Abraço.
@@scibierhomebrewery É a Munich Helles com outra grafia. rs
@@MagnoRochaPlus. Na verdade, enquanto a Munich Helles encofa mais no maltado (que apesar de ser leve, está lá), enquanto a Kölsch é mais balanceada, neutra. Mas no copo, seria realmente mais difícil de dizer quem é quem.
Está ficou lindona hein, parabéns
Olá. Ficou sim. Fiquei muito satisfeito com o resultado nessa versão. Muito obrigado.
Esse estilo aceita lúpulos de aroma? Me parece que a característica do Magnum é muito mais amagor que aroma.
Não, só amargor mesmo. O aroma deve ter um leve maltado, leve esterificado, mas o aroma de lúpulo é opcional, o que na linguagem do BJCP é o mesmo que dizer "ausente". Por isso o Magnum é ideal, pois traz uma amargor limpo. Abraços.
Oi amigo ! Como você faz o resfriamento primário com chiller de placas ?
Sai pelo tubo de recirculacao , passa pelo chiller e entra na torneira ?
Se sim, isto não bagunça o trub ?
Olá Roberto. Desde que comecei a fazer cerveja que uma das maiores preocupações minhas é com o resfriamento. Já tentei vários métodos, inclusive tem 3 vídeos neste canal sobre o tema. Vou deixar o link do mais recente (ua-cam.com/video/7OC__Voc9Vg/v-deo.html), mas acho que seria bom assistir aos 3 na sequência (do mais antigo para o mais recente para entender o porquê das mudanças) Os vídeos sobre resfriamentos estão na playlist "Dicas SciBier". Mas respondendo sua questão: o processo é como vc mencionou. O mosto quente sai pela bomba de recirculação da panela, vai para o chiller de placas e volta pela torneira. Uso na primeira fase água da rede pública, que leva a temperatura dos >90*C para abaixo dos 40*C. Depois troco as conexões do chiller para usar água com gelo. Faço 20 kg de gelo usando formas de alumínio retangulares e ponho na minha panela de alumínio, usando uma bomba externa para recircular a água gelada pelo chiller. Assim, já consegui temperaturas de mosto de até 12*C. Internamente, na entrada/saída da torneira da panela, não uso filtro bazooka, mas sim um joelho e um espigão de inox de direcionam o fluxo de mosto de maneira a ele circular em espiral na panela fazendo um whirlpool contínuo, Além disso, tem um tubo pescador que impede a bomba de sugar o trub. Assista ao vídeo para mais detalhes. Enfim, apesar desse método de resfriamento, eu levo muito pouco trub para o fermentador. Espero ter esclarecido. Obrigado por assistir e comentar.
@@scibierhomebrewery muito obrigado meu amigo !
De fato , gosto demais dos seus vídeos !
Você é um cara bastante inteligente !
Espero um dia tomarmos uma e prosear sobre cerveja !
Grande abraço
Vou assistir os videos
@@robertobarreira5554 obrigado pelas palavras. Seria ótimo, nos encontrarmos e tomarmos unas. Abraços.
Muito bonita a cerveja....parabéns.....como vc montou esse sistema de contra-pressão para postmix?
Olá Rodrigo. Basicamente temos aqui uma spunding valve que eu comprei praticamente junto com o fermentador, para controlar o nível da pressão na fermentação (que no caso do envase, serve para controlar a saída de CO2 do postmix devagarzinho); temos uns conectores balllock, uma mangueira, conexões DMFit, é um terminal balllock conectado a saída SMS da válvula borboleta do fermentador.
Obrigado por assistir e comentar
@@scibierhomebrewery estamos juntos
kd o trigo pras kolshc?
Olá Silvio. Para esse estilo o trigo (ou malte de trigo) é opcional. Assim, na minha receita eu optei por não usar, deixando ela mais clássica.
O nome do malte é PILSEN , pilsner é estilo hehe . Breja top, um dia ainda faço. Ganhou um inscrito.
Às vezes escapa sem querer. Hahaha. Foi mal. Obrigado por assistir e se inscrever. Abraço
@@veigaveio olha aí. Então não estava tão errado. Acho que é de escutar em inglês que meu cérebro travou na pronúncia. Mas obrigado por compartilhar conhecimento. Valeu!!