Outra curiosidade, primeira vez dirigindo um F1 foi com a Williams em 1983 (teste Donnington Park), e seu último carro também foi na Williams em Ímola 1994.
Mais coincidências, o carro da Toleman tinha o patrocínio da Segafredo no ano de inicio de Senna na F1, e a Williams de 94 tambem tinha essa patrocínio no carro, só que em escala menor.
Uma coisa que a F1 infelizmente perdeu nos últimos anos foram essas numerosas equipes que integravam esse pelotão do meio. Toleman, Tyrrell, Ligier, Arrows, Minardi, Jaguar, Jordan, BAR. Equipes que quase sempre não tinham sucesso, mas que eram verdadeiras escolas pra muitos pilotos recém-chegados à categoria, além de entregarem um entretenimento interessante nas corridas (projetos fora da caixa, estratégias de corrida alternativas, etc.).
Toleman = Alpine Jordan = Aston Martin Minardi = Racing Bulls (Alpha Tauri) Jaguar = Red Bull Racing Tyrrell >>>> BAR = Mercedes AMG. A maior parte das equipes que você citou ainda estão na categoria, apenas trocaram de nome. Apenas a Arrows e a Ligier deixaram de existir por completo.
@@gustavomarques4097 sim, entendo isso, mas essas equipes sucessoras não possuem mais aquela pegada de operação independente, equipe aventureira, com um jeito meio informal e descolado. Hoje essas equipes são meio que controladas para não saírem dali, ou são satélites secundários de equipes do topo do grid (a fim de testar projetos, etc). Morro de saudades de uma Jordan, que chegou a produzir carros estilosos e competitivos (aquela amarela Benson & Hedges, espetacular).
@@TaiserLuisnem tanto, a F1 mudou algumas regras para entrada de equipes para evitar as nanicas na categoria, pois estas traziam má reputação ao esporte, por exemplo, o fato de ser obrigado a largar em todas as provas do campeonato, ter dois carros no grid, entre outras, assim as nanicas, deixaram de existir naturalmente, só voltaram por um breve momento em 2010. Agora a situação da Andretti realmente a gente pode tratar como ganância pra não dividir o bolo com mais um.
Acho impressionante certas coincidências da vida. Em 1984, 10 anos antes, não correu em Imola. Pudesse ter tido um motor quebrado também para não correr 10 anos depois.
Ir pra Toleman foi, talvez, a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Senna nessa época. Era um bom carro, competitivo mas sem a pressão de uma grande equipe. Deu a ele a possibilidade de mostrar seu talento sem as cobranças que ele teria se tivesse ido pra McLaren, Brabham ou Williams.
@@CésarRace eu citei especificamente McLaren, Brabham e Williams porque foram as três equipes de ponta em que ele testou antes de assinar com a Toleman.
Não dava passo maior que a perna. Senna entendeu como funcionava a coisa. A magia de Senna com esse carro em Mônaco era o calcanhar de Aquiles de vários pilotos. Prost arregou e não queria perder aquela prova.
um podcast usou o GP da Itália de 1984 pra dizer que a Toleman não era tão ruim assim, só esqueceram de falar que terminaram apenas 6 carros nessa corrida e o Stefan Johansson terminou 2 voltas atrás do líder... enquanto o segundo carro sequer se qualificou pra corrida
Loucura né, de certa forma Senna e Schumacher trilharam um caminho parecido, apesar que Benneton de 91 já era uma equipe média pra grande, que inclusive contava com o Tri Campeão Nelson Piquet!
Esse carro da Toleman é muito lindo e os resultados que conseguiram não foram fáceis, principalmente com Senna e a equipe passou por momentos complicados, mas fez história.
Mais um excelente vídeo do Projeto Motor. Uma curiosidade: onde estaria Stefan Bellof , que não foi visto no pódio no GP de Mônaco de 84? Prost e Senna (primeiro pódio do brasileiro) estavam lá.
@@toyvers mas esses segundo deveriam ser maiores, Prost poupou muito para completar a prova. Prost tinha muito mais que vinte segundos atrás. o Mansell estava 15 segundos atrás do prost até quebrar e o lauda era terceiro a 19 segundos do mansell e não conseguia aproximar, nisso já deu mais de 30 segundos pelo menos.
@@rodrigoalves95 com certeza o lider tira o pé no final e essa diferença deveria ser maior, mas só quis salientar que o desempenho do Johansson foi fraco e seu resultado foi circunstancial, comparado ao do Ayrton.
Talvez uma boa comparação seria com a atual Aston Martin, que é uma equipe de meio de pelotão mas com um grande piloto como o Alonso acaba conseguindo beliscar grandes resultados.
2:10 correção... Ayrton foi penalizado pela Toleman por quebra de contrato e não largou em Monza! o DNQ foram duas vezes em sua carreira, e não uma. 👍🏻👍🏻
Não, o vídeo está certo, porque em Monza o Senna sequer chegou a participar do fim de semana, então ele não teve DNQ. O único DNQ foi quando ele tentou se classificar e não conseguiu, no caso em Imola.
Ouvi dizer que nos bastidores para o GP do Brasil de 1984 que o Senna já mexia os pauzinhos para falar com a Lotus para correr pela equipe no ano seguinte, o que lhe rendeu um chá de cadeira por parte da equipe no final daquela corrida como repreensão ao que ele já pensava para o futuro, sem consultar os chefes da Toleman sobre isso.
Seria uma equipe media a época. E o Senna em Mônaco pôs o Allan Prost, o próprio rei e todo mundo no bolso com sua apresentação na chuva. A escolha de parar a corrida foi tiro no pé pois lá na frente decidiu o campeonato em si. Seria a primeira vitoria de senna na carreira.
Ou seja... Senna fez sua estréia pela Alpine, que era Renault, que era Lotus, que era Renault, que era Benetton e que era Toleman. Logo, Alonso e Schumacher foram bi campões pela Toleman.
A Toleman aqui nos testes de Jacarepaguá, início de 84, parecia uma churrasqueira móvel de tantas labaredas que soltava nas reduções de marcha, bem mais que os outros motores turbo. Agora ficamos sabendo que só mais a frente nesse ano, passaram a ter injeção eletrônica!!
Que eu saiba, era um bom carro, bem projetado e tinha a lenda Ayrton Senna no volante! O problema era a falta de confiabilidade do carro, principalmente de motor e turbo, e a pouca potencia do mesmo, comparado a Renault, Porsche, honda, BMW. se nao fosse a baixa confiabilidade, o senna poderia ter conseguido mais resultados naquele ano
O Senna, diferente do que foi dito na matéria fez 15 provas e não 16 devido a discussão sobre sua ida para Lotus. Ele não correu na Itália ja no final da temporada.
Eu sempre achei esse carro LINDO, não mais que a Lotus de 1986, mas essa Toleman branca com 2 aerofólios e motor exposto é sensacional. Quem dera se tivesse uma versão moderna dela, seria lindo de se ver!!
Resumindo: se pudéssemos comparar com o cenário atual o carro seria uma Alpine de 2022, possível para lutar por pódios mas com um motor que jogava o time para trás
Era um equipe intermediária, que poderia estar na zona de pontuação. Mas Senna foi além, conseguiu em alguns momentos brigar com as equipes de ponta. E se o carro fosse bom pra pódio teríamos visto seus companheiros tendo bons resultados. Entretanto, basicamente só o Senna conseguia levar o carro ao pódio.
Os caras misturam o TG183 com a equipe. O TG183 era realmente medonho (pelo fato do extremo defasamento que ele já vivia em 1984) então isso acabou ficando na mente popular como uma equipe ruim. Mas não era porque o TG184 era maravilhoso, e suas evoluções durante a temporada só empurraram o carro pra frente...
Ayrton Senna tinha um plano bem traçado e objetivo quando começou na F1. No primeiro ano ele queria um carro bom para pontuar e conseguir pódios, depois um carro para conseguir vitórias para depois ir para uma equipe de ponta e ser campeão. A Toleman TG 184 era um carro bom no meio do grid, tanto que Stephan Johansson conseguiu um 4º lugar no GP da Itália, quando Senna foi suspenso por causa do do seu acordo com a Lotus. Na carreira o brasileiro dirigiu dois carros muito ruins que foram a Lotus 99T e a McLaren MP4/7.
4:35 Jonny Cecotto já declarou em entevista que Senna nunca o visitou, nem mesmo mandou uma mísera mensagem de solidariedade ao companheiro de equipe após esse acidente.
o carro da toleman era justo.. mas não chegava nem perto do primeiro pelotão.. o Ayrton tirou muito no braço e na propria capacidade, ele extraia mais do que qualquer outro piloto.. é só você ver o histórico da toleman na F1.. os melhores resultados foi o Ayrton que trouxe.. todos na mão dele., digo que era muito mais competência dele do que eficiência do carro. Nos 5 anos da existência da equipe.. o carro mais quebrou do que terminou corridas.. hehe
Esses caras do projeto motor nem disfarçam a “torcida” deles. É nítido que sempre tentam tirar o brilho do Ayrton. O vídeo todo é um festival de meias verdades.
@@BrunoSantosVeras-eo7wi😂😂😂😂😂😂😂 Te achei aqui também escrevendo asneiras!!!!!! E sempre baseando seus argumentos em falácias e mentiras. A Tolleman terminou a temporada em sétimo na classificação do campeonato de construtores, graças à genialidade de SENNA. Pare de passar vergonha nos vídeos relacionados ao melhor de todos os tempos. 😂😂😂
@@JoseRoberto-ce2ym E a viúva do Senna quer continuar falando bobagens 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣. A Tolleman não era um carro ruim mas longe de ser competitiva, isso não tira o brilho do Senna mas não quer dizer que é melhor que Schumacher, entendeu ou quer se fazer de mal entendido viúva? Quer continuar passando mais v#rgonha viuvete?
@@BrunoSantosVeras-eo7wi Você tira informações do UC pra tentar desmerecer SENNA, e como todo hater patético esquece além das próprias informações do vídeo, distorce a realidade dos fatos sobre o assunto. SENNA pilotando um carro de meio de grid pra trás e com poucas chances de pontuar, fez história em sua estréia na categoria e mostrou-se ao mundo um pouco da genialidade que o tornaria o melhor piloto de todos os tempos. 🤣🤣🤣🤣🤣 HAMILTON MAIOR. SENNA MELHOR. CHORE DHEBIL MENTAL. 🤣
Na verdade, o carro de 85 tinha um bom chassi, mas o motor fraco e a quebra de contrato na troca de pneus do ano anterior fizeram ele ser ruim. As fornecedoras de pneus sabotaram o dono, sem saber se seriam pagas elas não arriscaram. Obrigando a Benetton patrocinadora bancar tudo e assim implodiu a equipe.
@@dibolaopor isso eu acho que os carros deveriam ser identicos para todos com a melhor tecnologia possivel. Nao importa o piloto. 40% de toda vitoria depende do melhor carro da pista.
O Senna deveria ter ficado nesta equipe e crescer com ela inclusive trazendo patrocínios. O chassi era bom . Caso contrário não sairia bem em Mônaco na chuva
Num resumo a Toleman não era fraca/ruim como tanta gente teima em dizer que era, o carro era ok pra ao menos terminar a corrida, só precisava ter uma boa chance de mais pontos e pódios.
😂😂😂😂😂 Não assistiu o vídeo? A equipe só conquistou seu primeiro pódio com SENNA, tirando o máximo do carro no braço, apesar de todos os problemas de motor e de pneus. E porquê a equipe não continuou à evoluir com outro piloto? Existem pessoas quê mesmo desenhando não entendem. 😂😂😂😂
@@JoseRoberto-ce2ym Stefan Johansson também conquistou pontos na Toleman e Fabi chegou a ser pole, não digo que o Senna não fez mágica com esse carro, apenas que nas mãos certas ele poderia pontuar, Johansson também fez isso, não apenas Senna... Gostaria que entendesse meu ponto de vista de que o carro não era fraco sem precisar de ironia e dizer que é preciso desenhar pra mim, tenha mais maturidade
@@americanracingworld7058 O quê você entende por carro "fraco" ? MCLAREN, FERRARI,LÓTUS, BRABAHAM, RENAULT, WILLIAMS, e Tolleman, taí a classificação de construtores 84 entre 12 equipes, sendo que uma equipe conta com 2 pilotos para pontuar. Porquê o outro piloto não se aproximou de SENNA no desempenho? Porquê o carro era de meio de grid pra trás, sem a mínima condição de conquistar vitórias, salvo o talento de SENNA que quase conseguiu em Mônaco. Isto pra mim já basta para afirmar que o carro não era competitivo, ou usando sua expressão, "FRACO ".
@@JoseRoberto-ce2ym a Toleman era mais fraca que a Spirit, Ligier, Osella, MRD ou Skoal Bandit? Era mais fraca que essas equipes? A Toleman era modesta, não melhor que a McLaren mas longe de ser essas equipes que mencionei, era um bom carro pra pontuar e agarrar alguns pódios. A questão não é o piloto se aproximar do Senna mas sim a pessoa certa que estivesse no carro, Senna e Johansson eram essas pessoas, Stefan fez um bom trabalho quando o substituiu na Itália, isso mostra que o carro era modesta queiram vocês ou não... E não julgo que vocês acham Senna um super herói, ele de fato é, mas achar que a Toleman era um carro tão ruim assim é um exagero estúpido.
@@americanracingworld7058 A equipe só conquistou os pódios na temporada por causa do talento de SENNA. PONTO. FATO. O carro não era COMPETITIVO!!!!!!!!!! E você insiste na falácia de que o carro era competitivo. INACREDITÁVEL. Aqui o ponto nem é afirmar o óbvio, de que o talento de SENNA era absurdo, mas a sua tentativa de desmerecer suas conquistas na temporada de estreia não pelo seu talento, mas pelo desempenho de um carro comprovadamente de meio de grid pra trás quê não tinha condições de pódios e muito menos de vitórias. Continue sua luta contra moinhos de vento na terra plana. Sem noção.
O Ayrton não assinou com a Toleman à toa. O carro era fraco, com motor fraco, mas daria liberdade à ele pra se acostumar com a F1. Tinha potencial para pontos, apesar de raros. A idéia que li nos comentários de que o carro seria uma Hispania de época é equivocado, mas a sensação de seria um bom carro muito mais. É só ver os resultados antes e depois da passagem de Senna pela equipe. Dica: A wikipédia tem todos os resultados corrida à corrida . Pra mim, que vi o surgimento de Senna na F1, era escancarado o potencial dele comparado aos outros novos pilotos e escancarado que o carro era infinitamente inferior aos melhores. Engana-se quem acha que o carro não era capaz de marcar pontos, mas engan-se mais ainda quem acha que nas mãos de outro piloto teria tido os mesmos resultados. São aqulas passagens históricas que vemos raramente na F1.
Faltou dizer que a Toleman não era nenhuma carroça, como muitos gostam de pregar. Era um carro razoavelmente competitiva, com condições de pontuar frequentemente
aí que está a coisa toda kkkk Senna optou por pagar para correr na tolleman e ter o privilégio de peças novas e ser o número 1do time do que ser um mero coadjuvante na Williams, sendo companheiro do keke Rosberg. Apesar de todo o talento do Senna, talvez pudesse ter sido apagado. De fato ele seguiu o que o Piquet fez, em ser o número 1 na Brabham do que ser apenas mais um piloto na Ferrari.
Se Senna tivesse ficado quieto na Tolleman teria ganhado 1994 e 1995 com os pés nas costas, tendo grandes chances de levar 1.992 e 1.993 (a julgar pelo desempenho do recem chegado Schumacher).
Bom, aí, de cara, das 32 possibilidades (16 GPs, 2 pilotos), 12 sequer foram possibilidade por conta do contrato dos pneus. Mais 2 o segundo piloto sequer largou. Daí só terminou 1 vez. Não sei se o Senna conseguiria evitar que o carro quebrasse, mas certamente tinha tudo pra terminar melhor que o Fabi nessa única corrida. Dito isso, o mesmo carro que Senna correu nos 4 primeiros GPs de 84 conseguiu 2 4º, 1 5º e 2 6º lugares nos últimos 4 GPs de 83. E, em 86, o chassi que havia sido projetado antes da venda da equipe permaneceu o mesmo, mas o dinheiro trouxe motores BMW.
A Toleman era um carro honesto, de meio de pelotão em 84. O fator Senna fez diferença, o que trouxe bons resultados, como o pódio em Mônaco. Tive muitas dúvidas sobre isso, mas quanto mais eu pesquiso sobre, mais certeza eu tenho de que era um carro mediano, e como o próprio vídeo disse, em ascensão
Mas hoje os carros não quebram, não acaba gasolina e os pits são super rápidos, não tem como a haas pontuar. Naquela época os carros da frente quebravam ou acabavam a gasolina, então os carros de trás passavam pra frente. Se fosse hoje, a toleman seria uma haas ou williams da vida.
@@josesoares7927seu ponto é interessante, mas vamos lembrar que, se seu carro, numa época que muitos quebram, não quebra, isso tbm é mérito da equipe, pq não adianta fazer um carro rápido pra quebrar, assim, esse carro é pior do que aquele mais lento que ele, mas que termina a corrida
@@mrstonks2250 A toleman? Quebrava em quase todas as corridas também, o Senna andava mais a pé do que de carro. Equipe foi a falência e teve que ser vendida!
@@josesoares7927 foi a falência em vendida quando ele não estava mais lá, em 84 a equipe foi muito competente, e terminou mais corridas do que se esperava, e captalisou em cima das demais, Senna não foi o único que tirou bons resultados do carro assim, ele do tirou resultados melhores, mas seus companheiros pontuaram, fizeram podiuns e até pole, Senna foi mais consistente nisso, mas por vezes seus companheiros o alcançaram tbm, o carro era competente, e Senna estava no primeiro ano
A Zytek estreiou a injeção eletrônica digital no motor Hart da Toleman, no GP de Mônaco. Desenvolvimento da Zytek, naquele ano, era o único carro que timha este tipo de injeção. Além disto, o chassi da Toleman foi considerado o segundo melhor da temporada de 1984, ficando só atrás do carro da McLaren, quue por sinal no mesmo GP de Mônaco estava fazendo a sua primeira corrida com os freios com discos de carbono, na chuva, e que os mesmos não aqueciam, o que quejudi ou demais a freanagem dos carros da McLaren. Isto eu vi na Inglaterra, na época, e mal foi falado no Brasil. E antes que venham me cancelar, isto não tira o desempenho do Senna no GP de Mônaco.
@@joaoaraujocars 🤣🤣🤣🤣🤣 Mais um hater recalcado e frustrado que vive em tentando de alguma forma desonesta desmerecer SENNA. Agora o argumento é afirmar falsamente uma competitividade de um carro de meio de grid pra trás, que não tinha a mínima condição de conquistar vitórias e pódios, senão quando contou com o talento absurdo de SENNA. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Viúvas são vocês, haters, viúvas de argumentos dentro da realidade dos fatos. Vira latas complexados e frustrados.
@@JoseRoberto-ce2ym meio de pelotão pra trás chega em 4o com Stefan Johanson??? Faz pole com o excelente Teo Fabi? Kkkk vê o vídeo antes de falar besteira
@@joaoaraujocars Besteira fala vira latas tentando agora dizer que a Tolleman era carro de ponta, competitivo e brigava por pódios e vitórias. E ainda cita dois pilotos totalmente irrelevantes na história da F1 para ainda tentar desmerecer o feito de SENNA em sua estreia na categoria. Sinceramente, vocês estão cada vez mais patéticos em suas falácias. Vergonha alheia.
Todos têm certeza de que acompanharam a F-1 naquela época? Pelos comentários e pela pronúncia dos nomes de Engenheiros, Motores e Patrocinadores que ouvi aqui... não sei !!!
Acharam no tanque deles, bolinhas de chumbo pra baixar o centro de gravidade, um tanque extra que enchiam de agua pra correr abaixo do peso. Seria legal um episódio do projeto motor a respeito, de fato.
Antes da toleman, Airton teve propostas de outras equipes superiores como a Williams por exemplo, mas ele preferiu ir para toleman, se tivesse aceitado a proposta dessas equipes de ponta, teria ido alem do tricampeonato, esse foi um dos erros de sua carreira.
Há uma história muito conhecida sobre a Toleman(para os fanáticos), Piquet falou para quem quisesse ouvir em 83 que a Toleman tinha o melhor chassi da F-1 e que Rory Byrne era um dos grandes projetistas "anônimos" da F-1 e aqui no Brasil os "especialistas" diziam que Nélson havia perdido a razão com essa opinião mas o tempo e a enxurrada de vitórias e títulos por Benetton e principalmente Ferrari mostraram que ele estava mais do que correto. Esses especialistas.........
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Diga aí: Em qual publicação ou meio de comunicação Piquet declarou essa pérola? E porquê a equipe não continuou com esse projeto "revolucionário" nas temporadas seguintes ou quando foi comprada pela Benneton? Pra variar, piquezete em um vídeo de SENNA propagando mentiras e falácias e passando vergonha.
Caimbra muscular. O desgaste fisico e calor fez ele ficar paralisado apos a corrida teve ate atendimento medico e entrevista com reginaldo leme na maca. Apos esse incidente ele comecou a fazer atividade fisica para melhorar seu condicionamento fisico.
Descanse em paz Ted Toleman
1938-2024
Verdade, fui conferir agora. Pena que não foi divulgado adequadamente, fez parte da história da F1.
2:24 O primeiro DNS (Did Not Start) de Senna em Ímola 1984 e a última corrida dele em Ímola 1994.
Que ironia...
Ainda mais que foi um dnf
Outra curiosidade, primeira vez dirigindo um F1 foi com a Williams em 1983 (teste Donnington Park), e seu último carro também foi na Williams em Ímola 1994.
Mais coincidências, o carro da Toleman tinha o patrocínio da Segafredo no ano de inicio de Senna na F1, e a Williams de 94 tambem tinha essa patrocínio no carro, só que em escala menor.
Uma coisa que a F1 infelizmente perdeu nos últimos anos foram essas numerosas equipes que integravam esse pelotão do meio. Toleman, Tyrrell, Ligier, Arrows, Minardi, Jaguar, Jordan, BAR. Equipes que quase sempre não tinham sucesso, mas que eram verdadeiras escolas pra muitos pilotos recém-chegados à categoria, além de entregarem um entretenimento interessante nas corridas (projetos fora da caixa, estratégias de corrida alternativas, etc.).
Hoje não deixam mais nenhuma equipe nova entrar por ganância
Toleman = Alpine
Jordan = Aston Martin
Minardi = Racing Bulls (Alpha Tauri)
Jaguar = Red Bull Racing
Tyrrell >>>> BAR = Mercedes AMG.
A maior parte das equipes que você citou ainda estão na categoria, apenas trocaram de nome.
Apenas a Arrows e a Ligier deixaram de existir por completo.
@@gustavomarques4097 sim, entendo isso, mas essas equipes sucessoras não possuem mais aquela pegada de operação independente, equipe aventureira, com um jeito meio informal e descolado. Hoje essas equipes são meio que controladas para não saírem dali, ou são satélites secundários de equipes do topo do grid (a fim de testar projetos, etc). Morro de saudades de uma Jordan, que chegou a produzir carros estilosos e competitivos (aquela amarela Benson & Hedges, espetacular).
@@TaiserLuisnem tanto, a F1 mudou algumas regras para entrada de equipes para evitar as nanicas na categoria, pois estas traziam má reputação ao esporte, por exemplo, o fato de ser obrigado a largar em todas as provas do campeonato, ter dois carros no grid, entre outras, assim as nanicas, deixaram de existir naturalmente, só voltaram por um breve momento em 2010.
Agora a situação da Andretti realmente a gente pode tratar como ganância pra não dividir o bolo com mais um.
@@andrevilella4597 mas a Andreti não é nanica
Se tem vídeo do Projeto, tem like certeiro
Valeu! Essa interação ajuda muito o canal. Abraços!
O CARRO ERA BOM MAS COMO ELE DISSE UMA VEZ : "NÃO ERA UM CARRO PRA GANHAR E SIM PRA PONTUAR. ELE FEZ A DIFERENÇA NA EQUIPE, E COMO FEZ.
Acho impressionante certas coincidências da vida. Em 1984, 10 anos antes, não correu em Imola. Pudesse ter tido um motor quebrado também para não correr 10 anos depois.
Ir pra Toleman foi, talvez, a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Senna nessa época. Era um bom carro, competitivo mas sem a pressão de uma grande equipe. Deu a ele a possibilidade de mostrar seu talento sem as cobranças que ele teria se tivesse ido pra McLaren, Brabham ou Williams.
Ou Ferrari, kkkkk, capacidade pra isso ele tinha.
Se ele trouxe resultado numa Toleman , numa equipe de ponta também iria , e o fez quando teve .
Estava tudo certo para ele ir para a Lotus já em 85. Possivelmente já teria vencido corridas.
Iria ser campeão @@marceloboldino4129
@@CésarRace eu citei especificamente McLaren, Brabham e Williams porque foram as três equipes de ponta em que ele testou antes de assinar com a Toleman.
0:20 Curioso o carro com o motor totalmente exposto!
Tem prós e contras, mas é interessante.
Precisamos de mais vídeo do WEC com o André
Legal saber que gosta sa sessão. Vamos estudar com ele
As pesquisas do Projeto Motor são espetaculares. Que forma magnífica de manter e homenagear a memória da F1.
Pensar que anos atrás eu eu discuti sobre isso e o Lito Cavalcanti me respondeu... Ele jurava que a Toleman era tipo a Hispania F1.... Huahua
A Toleman de 1984 equivalia a Jordan de 1994! E a Lotus de 1985 a 1987 equivalia a Benneton de 1991 a 1993! Simples assim!
Faz um vídeo sobre a lotus e McLaren tbm ficou excelente ganhou mais 1 inscrito 🇧🇷
Toleman era uma equipe competente com pouco dinheiro ! Quando a Toleman foi assumida pela Benetton em 86 já ganhou corrida nesse ano
Não dava passo maior que a perna. Senna entendeu como funcionava a coisa. A magia de Senna com esse carro em Mônaco era o calcanhar de Aquiles de vários pilotos. Prost arregou e não queria perder aquela prova.
A equipe marcou pontos 5 vezes nas últimas 4 corridas de 83 ! Vinha em ascendência .
um podcast usou o GP da Itália de 1984 pra dizer que a Toleman não era tão ruim assim, só esqueceram de falar que terminaram apenas 6 carros nessa corrida e o Stefan Johansson terminou 2 voltas atrás do líder...
enquanto o segundo carro sequer se qualificou pra corrida
Não sabia que a tolemam se transformou na benetton , que irônico
Loucura né, de certa forma Senna e Schumacher trilharam um caminho parecido, apesar que Benneton de 91 já era uma equipe média pra grande, que inclusive contava com o Tri Campeão Nelson Piquet!
E hoje essa equipe é a Alpine.
*Mais um vídeo ultra mega fodástico*
Que bom que gostou! Abraço
Esse carro da Toleman é muito lindo e os resultados que conseguiram não foram fáceis, principalmente com Senna e a equipe passou por momentos complicados, mas fez história.
Que satisfação quando surge vídeo do Projeto Motor! Vídeos ótimos de formato diferenciado.
Mais um excelente vídeo do Projeto Motor. Uma curiosidade: onde estaria Stefan Bellof , que não foi visto no pódio no GP de Mônaco de 84? Prost e Senna (primeiro pódio do brasileiro) estavam lá.
Teus vídeos são sempre sensacionais, conta a história da F1 como ninguém! Parabéns!
O 4º lugar do Johansson na Itália foi sobra de uma corrida cheia de quebras e chegou duas voltas atrás.
Ué, uma das partes da.corrida é terminar.
@@Marcos_Paulo_PZ fiz um comentário para comparar a valocidade dos pilotos. Em Portugal o Senna chegou en 3 º a 20s do lider.
@@toyvers mas esses segundo deveriam ser maiores, Prost poupou muito para completar a prova. Prost tinha muito mais que vinte segundos atrás. o Mansell estava 15 segundos atrás do prost até quebrar e o lauda era terceiro a 19 segundos do mansell e não conseguia aproximar, nisso já deu mais de 30 segundos pelo menos.
@@rodrigoalves95 com certeza o lider tira o pé no final e essa diferença deveria ser maior, mas só quis salientar que o desempenho do Johansson foi fraco e seu resultado foi circunstancial, comparado ao do Ayrton.
Entre as características de equipe grande, media grande, media e peguena, diria que a toleman estava como média em 84
Talvez uma boa comparação seria com a atual Aston Martin, que é uma equipe de meio de pelotão mas com um grande piloto como o Alonso acaba conseguindo beliscar grandes resultados.
e tem um corpo de engenheiros com potencial, olhando no papel hoje.
Melhor, seria como uma Mercedes e ou Ferrari hoje.
2:10 correção... Ayrton foi penalizado pela Toleman por quebra de contrato e não largou em Monza! o DNQ foram duas vezes em sua carreira, e não uma. 👍🏻👍🏻
Não, o vídeo está certo, porque em Monza o Senna sequer chegou a participar do fim de semana, então ele não teve DNQ. O único DNQ foi quando ele tentou se classificar e não conseguiu, no caso em Imola.
Parabéns pela postagem , muita bem explicada .
Não sabia que a Bemetyon era a Toleman. Bom vídeo. Like.
Esse canal é perfeito, obrigado pelo vídeo
Obrigado pelo elogio! Abraço
Projeto motor sempre com conteúdo de qualidade 👏🏻💪🏻
Valeu pelo elogio. Abraço!
o meu canal favorito sobre automobilismo ❤
Ouvi dizer que nos bastidores para o GP do Brasil de 1984 que o Senna já mexia os pauzinhos para falar com a Lotus para correr pela equipe no ano seguinte, o que lhe rendeu um chá de cadeira por parte da equipe no final daquela corrida como repreensão ao que ele já pensava para o futuro, sem consultar os chefes da Toleman sobre isso.
Ótimo vídeo. Parabéns!
Vídeo brilhante como sempre!!! Parabéns 💪🏻👏🏻
Só vídeo top,fala tbm sobre os tempos do ayton na lotus
Isso que é vídeo de qualidade!
Obrigado pelo elogio. Qualidade é o que mais buscamos no nosso conteúdo.
Como já disseram os outros amigos, mais um vídeo com o selo de qualidade Projeto Motor.
Obrigado pelo elogio e pelo comentário. Toda interação ajuda o canal
esses vídeos do projeto motor são muito bons
Valeu! Que bom que gosta. Continue nos acompanhando
Até que enfim gente.....
O importante é se você gostou. Abraço! 😉
Saudade mano, começa a fazer mais vídeos de novo se possível.
Vamos tentar. Não deixe de entrar no nosso site e Instagram para mais conteúdo também.
Seria uma equipe media a época. E o Senna em Mônaco pôs o Allan Prost, o próprio rei e todo mundo no bolso com sua apresentação na chuva. A escolha de parar a corrida foi tiro no pé pois lá na frente decidiu o campeonato em si. Seria a primeira vitoria de senna na carreira.
Não seria. Senna estava com uma falha na suspensão, e iria abandonar
Ou seja... Senna fez sua estréia pela Alpine, que era Renault, que era Lotus, que era Renault, que era Benetton e que era Toleman.
Logo, Alonso e Schumacher foram bi campões pela Toleman.
A Toleman aqui nos testes de Jacarepaguá, início de 84, parecia uma churrasqueira móvel de tantas labaredas que soltava nas reduções de marcha, bem mais que os outros motores turbo. Agora ficamos sabendo que só mais a frente nesse ano, passaram a ter injeção eletrônica!!
Que eu saiba, era um bom carro, bem projetado e tinha a lenda Ayrton Senna no volante! O problema era a falta de confiabilidade do carro, principalmente de motor e turbo, e a pouca potencia do mesmo, comparado a Renault, Porsche, honda, BMW. se nao fosse a baixa confiabilidade, o senna poderia ter conseguido mais resultados naquele ano
Ótimo comentário , concordo com vc.
Vídeo de vocês sempre incrível, parabéns. Vai ter algum conteúdo especial para quarta?
Só “esqueceram” de mencionar que os únicos três pódios da história da Toleman vieram com Senna.
Excelente video, o conteúdo de vcs é muito bom 👏🏻👏🏻
Obrigado pelo elogio!
A Toleman seria algo como a RB Visa Cash App é hoje ou tá mais pra Aston Martin?
O Senna, diferente do que foi dito na matéria fez 15 provas e não 16 devido a discussão sobre sua ida para Lotus. Ele não correu na Itália ja no final da temporada.
Eu sempre achei esse carro LINDO, não mais que a Lotus de 1986, mas essa Toleman branca com 2 aerofólios e motor exposto é sensacional. Quem dera se tivesse uma versão moderna dela, seria lindo de se ver!!
faltou vc falar que o Sala e o Moreno andaram nesse carro
Excelente vídeo como sempre!
Obrigado por nos acompanhar e comentar como sempre. Isso ajuda muito o canal
@@ProjetoMotor Disponha!^^ Sou muito fã de seu conteúdo^^
Resumindo: se pudéssemos comparar com o cenário atual o carro seria uma Alpine de 2022, possível para lutar por pódios mas com um motor que jogava o time para trás
ótimo VÍDEO!!!
O projeto motor lembrou a senha, vamos!!!
Preparando surpresas... 😉
Eu lembro, da época, que era um dos melhores chassis do GRID.
Muito bom!
Por favor projeto motor, posta mais vídeos. 🙏
Boa tarde eu gostaria de saber quais pilotos de f1 que passaram por todas as gerações de motores v12 até os v6 atuais ou quase chegaram perto
Mas tem gente que vai dizer que o Senna guiava uma carroça.
Era um equipe intermediária, que poderia estar na zona de pontuação. Mas Senna foi além, conseguiu em alguns momentos brigar com as equipes de ponta. E se o carro fosse bom pra pódio teríamos visto seus companheiros tendo bons resultados. Entretanto, basicamente só o Senna conseguia levar o carro ao pódio.
Ótimo vídeo do projeto motor 👍
Os caras misturam o TG183 com a equipe. O TG183 era realmente medonho (pelo fato do extremo defasamento que ele já vivia em 1984) então isso acabou ficando na mente popular como uma equipe ruim. Mas não era porque o TG184 era maravilhoso, e suas evoluções durante a temporada só empurraram o carro pra frente...
Ayrton Senna tinha um plano bem traçado e objetivo quando começou na F1. No primeiro ano ele queria um carro bom para pontuar e conseguir pódios, depois um carro para conseguir vitórias para depois ir para uma equipe de ponta e ser campeão. A Toleman TG 184 era um carro bom no meio do grid, tanto que Stephan Johansson conseguiu um 4º lugar no GP da Itália, quando Senna foi suspenso por causa do do seu acordo com a Lotus. Na carreira o brasileiro dirigiu dois carros muito ruins que foram a Lotus 99T e a McLaren MP4/7.
Sempre aprendendo, não sabia que Beneton foi o que já foi a Toleman
PROJETO MOTOR; UM DOS MELHORES CANAIS DE F1 DA ATUALIDADE. PARABÉNS MENINOS
4:35
Jonny Cecotto já declarou em entevista que Senna nunca o visitou, nem mesmo mandou uma mísera mensagem de solidariedade ao companheiro de equipe após esse acidente.
Mas o Senna era tão bonzinho...🤫🤫
o carro da toleman era justo.. mas não chegava nem perto do primeiro pelotão.. o Ayrton tirou muito no braço e na propria capacidade, ele extraia mais do que qualquer outro piloto.. é só você ver o histórico da toleman na F1.. os melhores resultados foi o Ayrton que trouxe.. todos na mão dele., digo que era muito mais competência dele do que eficiência do carro. Nos 5 anos da existência da equipe.. o carro mais quebrou do que terminou corridas.. hehe
Esses caras do projeto motor nem disfarçam a “torcida” deles. É nítido que sempre tentam tirar o brilho do Ayrton. O vídeo todo é um festival de meias verdades.
@@LouieGee Mas tá longe de ser um carro ruim como muitas viúvas Senna andam falando.
@@BrunoSantosVeras-eo7wi😂😂😂😂😂😂😂 Te achei aqui também escrevendo asneiras!!!!!! E sempre baseando seus argumentos em falácias e mentiras. A Tolleman terminou a temporada em sétimo na classificação do campeonato de construtores, graças à genialidade de SENNA. Pare de passar vergonha nos vídeos relacionados ao melhor de todos os tempos. 😂😂😂
@@JoseRoberto-ce2ym E a viúva do Senna quer continuar falando bobagens 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣. A Tolleman não era um carro ruim mas longe de ser competitiva, isso não tira o brilho do Senna mas não quer dizer que é melhor que Schumacher, entendeu ou quer se fazer de mal entendido viúva? Quer continuar passando mais v#rgonha viuvete?
@@BrunoSantosVeras-eo7wi Você tira informações do UC pra tentar desmerecer SENNA, e como todo hater patético esquece além das próprias informações do vídeo, distorce a realidade dos fatos sobre o assunto. SENNA pilotando um carro de meio de grid pra trás e com poucas chances de pontuar, fez história em sua estréia na categoria e mostrou-se ao mundo um pouco da genialidade que o tornaria o melhor piloto de todos os tempos. 🤣🤣🤣🤣🤣
HAMILTON MAIOR.
SENNA MELHOR.
CHORE
DHEBIL
MENTAL. 🤣
1983 e 1984 foram os melhores dois anos da Toleman, chegando a um nível mediano.
Na verdade, o carro de 85 tinha um bom chassi, mas o motor fraco e a quebra de contrato na troca de pneus do ano anterior fizeram ele ser ruim.
As fornecedoras de pneus sabotaram o dono, sem saber se seriam pagas elas não arriscaram. Obrigando a Benetton patrocinadora bancar tudo e assim implodiu a equipe.
Em 85 a Toleman acabou, com isso sua estrutura acabou vendida para Benetton, que surgiu como equipe em 86.
Fazendo uma analogia para os dias atuais, o carro da Toleman seria uma Aston Martin da vida?kkk
Enfim, mais uma super produção do Projeto Motor!
bem... sim. Carro de pelotão intermediário que com piloto maximizando tudo e contando com alguns azares, chegar no pódio.
@@dibolaopor isso eu acho que os carros deveriam ser identicos para todos com a melhor tecnologia possivel.
Nao importa o piloto. 40% de toda vitoria depende do melhor carro da pista.
O Senna deveria ter ficado nesta equipe e crescer com ela inclusive trazendo patrocínios. O chassi era bom . Caso contrário não sairia bem em Mônaco na chuva
Num resumo a Toleman não era fraca/ruim como tanta gente teima em dizer que era, o carro era ok pra ao menos terminar a corrida, só precisava ter uma boa chance de mais pontos e pódios.
😂😂😂😂😂 Não assistiu o vídeo? A equipe só conquistou seu primeiro pódio com SENNA, tirando o máximo do carro no braço, apesar de todos os problemas de motor e de pneus. E porquê a equipe não continuou à evoluir com outro piloto? Existem pessoas quê mesmo desenhando não entendem. 😂😂😂😂
@@JoseRoberto-ce2ym Stefan Johansson também conquistou pontos na Toleman e Fabi chegou a ser pole, não digo que o Senna não fez mágica com esse carro, apenas que nas mãos certas ele poderia pontuar, Johansson também fez isso, não apenas Senna...
Gostaria que entendesse meu ponto de vista de que o carro não era fraco sem precisar de ironia e dizer que é preciso desenhar pra mim, tenha mais maturidade
@@americanracingworld7058 O quê você entende por carro "fraco" ? MCLAREN, FERRARI,LÓTUS, BRABAHAM, RENAULT, WILLIAMS, e Tolleman, taí a classificação de construtores 84 entre 12 equipes, sendo que uma equipe conta com 2 pilotos para pontuar. Porquê o outro piloto não se aproximou de SENNA no desempenho? Porquê o carro era de meio de grid pra trás, sem a mínima condição de conquistar vitórias, salvo o talento de SENNA que quase conseguiu em Mônaco. Isto pra mim já basta para afirmar que o carro não era competitivo, ou usando sua expressão, "FRACO ".
@@JoseRoberto-ce2ym a Toleman era mais fraca que a Spirit, Ligier, Osella, MRD ou Skoal Bandit? Era mais fraca que essas equipes? A Toleman era modesta, não melhor que a McLaren mas longe de ser essas equipes que mencionei, era um bom carro pra pontuar e agarrar alguns pódios.
A questão não é o piloto se aproximar do Senna mas sim a pessoa certa que estivesse no carro, Senna e Johansson eram essas pessoas, Stefan fez um bom trabalho quando o substituiu na Itália, isso mostra que o carro era modesta queiram vocês ou não...
E não julgo que vocês acham Senna um super herói, ele de fato é, mas achar que a Toleman era um carro tão ruim assim é um exagero estúpido.
@@americanracingworld7058 A equipe só conquistou os pódios na temporada por causa do talento de SENNA. PONTO. FATO. O carro não era COMPETITIVO!!!!!!!!!! E você insiste na falácia de que o carro era competitivo. INACREDITÁVEL. Aqui o ponto nem é afirmar o óbvio, de que o talento de SENNA era absurdo, mas a sua tentativa de desmerecer suas conquistas na temporada de estreia não pelo seu talento, mas pelo desempenho de um carro comprovadamente de meio de grid pra trás quê não tinha condições de pódios e muito menos de vitórias. Continue sua luta contra moinhos de vento na terra plana. Sem noção.
top demais
Valeu!
O SENNA ERA MONSTRO BLZ... PORÉM ESSES PODIOS ERAM PQ TINHA MUITAS QUEBRAS NAQUELA ÉPOCA TAMBÉM
Era pique uma aston mart de hj guardada as proporções e contextualidades da epoca
O Ayrton não assinou com a Toleman à toa. O carro era fraco, com motor fraco, mas daria liberdade à ele pra se acostumar com a F1. Tinha potencial para pontos, apesar de raros. A idéia que li nos comentários de que o carro seria uma Hispania de época é equivocado, mas a sensação de seria um bom carro muito mais. É só ver os resultados antes e depois da passagem de Senna pela equipe. Dica: A wikipédia tem todos os resultados corrida à corrida . Pra mim, que vi o surgimento de Senna na F1, era escancarado o potencial dele comparado aos outros novos pilotos e escancarado que o carro era infinitamente inferior aos melhores. Engana-se quem acha que o carro não era capaz de marcar pontos, mas engan-se mais ainda quem acha que nas mãos de outro piloto teria tido os mesmos resultados. São aqulas passagens históricas que vemos raramente na F1.
❤
Bom carro, oscilava entre terceira e quarta força da época.
😂😂😂😂😂 Ficou em sétimo na classificação do campeonato de construtores!!!! Graças ao SENNA. Mais um sem noção movido à achismos.
@@JoseRoberto-ce2ym ???????? Sem pachequismo, vamos analisar friamente.
Ele msm sabia q não era carro pra ser campeão, porém, era um carro capaz de conseguir bons resultados
Faltou dizer que a Toleman não era nenhuma carroça, como muitos gostam de pregar. Era um carro razoavelmente competitiva, com condições de pontuar frequentemente
aí que está a coisa toda kkkk
Senna optou por pagar para correr na tolleman e ter o privilégio de peças novas e ser o número 1do time do que ser um mero coadjuvante na Williams, sendo companheiro do keke Rosberg. Apesar de todo o talento do Senna, talvez pudesse ter sido apagado.
De fato ele seguiu o que o Piquet fez, em ser o número 1 na Brabham do que ser apenas mais um piloto na Ferrari.
Fazendo um paralelo a Toleman em 84 seria a Aston Martin em questão de desempenho
E as quebras você não contou, ein? Projeto Motor. Aquela equipe ficava mais fora da pista do que dentro, igual a Brabham de 1985.
Se Senna tivesse ficado quieto na Tolleman teria ganhado 1994 e 1995 com os pés nas costas, tendo grandes chances de levar 1.992 e 1.993 (a julgar pelo desempenho do recem chegado Schumacher).
Acho q comparado a hj em dia ta no nivel da Alphatauri
Tem gente que acha que a toleman era uma equipe como a willians e nos dias ATUAIS.
Podemos considerar então que a Toleman de 84 era mais ou menos equiparada a uma Aston Martin de 2024? Ou pior um pouco? Uma Racing Bulls
O Senna botava onde queria no Nelson Piquet e ainda dava tapa na cara.
Em 85 sem o Senna a Toleman não conquistou nenhum ponto, será q era boa como ele fala?
Bom, aí, de cara, das 32 possibilidades (16 GPs, 2 pilotos), 12 sequer foram possibilidade por conta do contrato dos pneus. Mais 2 o segundo piloto sequer largou. Daí só terminou 1 vez. Não sei se o Senna conseguiria evitar que o carro quebrasse, mas certamente tinha tudo pra terminar melhor que o Fabi nessa única corrida.
Dito isso, o mesmo carro que Senna correu nos 4 primeiros GPs de 84 conseguiu 2 4º, 1 5º e 2 6º lugares nos últimos 4 GPs de 83.
E, em 86, o chassi que havia sido projetado antes da venda da equipe permaneceu o mesmo, mas o dinheiro trouxe motores BMW.
A Toleman era um carro honesto, de meio de pelotão em 84. O fator Senna fez diferença, o que trouxe bons resultados, como o pódio em Mônaco. Tive muitas dúvidas sobre isso, mas quanto mais eu pesquiso sobre, mais certeza eu tenho de que era um carro mediano, e como o próprio vídeo disse, em ascensão
se comparado com carros do grid de hoje a tolleman era melhor que haas, willians e stake sauber, diria um pouco de aston martin com Visa
Era um conjunto OK, ao contrário de algums fanáticos que pensam que a Toleman era uma Haas da vida
Mas hoje os carros não quebram, não acaba gasolina e os pits são super rápidos, não tem como a haas pontuar. Naquela época os carros da frente quebravam ou acabavam a gasolina, então os carros de trás passavam pra frente. Se fosse hoje, a toleman seria uma haas ou williams da vida.
@@josesoares7927seu ponto é interessante, mas vamos lembrar que, se seu carro, numa época que muitos quebram, não quebra, isso tbm é mérito da equipe, pq não adianta fazer um carro rápido pra quebrar, assim, esse carro é pior do que aquele mais lento que ele, mas que termina a corrida
@@mrstonks2250 A toleman? Quebrava em quase todas as corridas também, o Senna andava mais a pé do que de carro. Equipe foi a falência e teve que ser vendida!
@@josesoares7927 foi a falência em vendida quando ele não estava mais lá, em 84 a equipe foi muito competente, e terminou mais corridas do que se esperava, e captalisou em cima das demais, Senna não foi o único que tirou bons resultados do carro assim, ele do tirou resultados melhores, mas seus companheiros pontuaram, fizeram podiuns e até pole, Senna foi mais consistente nisso, mas por vezes seus companheiros o alcançaram tbm, o carro era competente, e Senna estava no primeiro ano
@@mrstonks2250 O Senna abandonou 8 corridas e não participou de outras duas, só conseguiu marcar pontos em 5 corridas no ano inteiro.
A Zytek estreiou a injeção eletrônica digital no motor Hart da Toleman, no GP de Mônaco. Desenvolvimento da Zytek, naquele ano, era o único carro que timha este tipo de injeção. Além disto, o chassi da Toleman foi considerado o segundo melhor da temporada de 1984, ficando só atrás do carro da McLaren, quue por sinal no mesmo GP de Mônaco estava fazendo a sua primeira corrida com os freios com discos de carbono, na chuva, e que os mesmos não aqueciam, o que quejudi ou demais a freanagem dos carros da McLaren. Isto eu vi na Inglaterra, na época, e mal foi falado no Brasil. E antes que venham me cancelar, isto não tira o desempenho do Senna no GP de Mônaco.
Vai levar pedrada. Aqui se falar que a Toleman era mediana é chamar pra briga as viúvas
@@joaoaraujocars 🤣🤣🤣🤣🤣 Mais um hater recalcado e frustrado que vive em tentando de alguma forma desonesta desmerecer SENNA. Agora o argumento é afirmar falsamente uma competitividade de um carro de meio de grid pra trás, que não tinha a mínima condição de conquistar vitórias e pódios, senão quando contou com o talento absurdo de SENNA. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Viúvas são vocês, haters, viúvas de argumentos dentro da realidade dos fatos. Vira latas complexados e frustrados.
@@JoseRoberto-ce2ym Eterno baba-ovo do Senna. Simples assim
@@JoseRoberto-ce2ym meio de pelotão pra trás chega em 4o com Stefan Johanson??? Faz pole com o excelente Teo Fabi? Kkkk vê o vídeo antes de falar besteira
@@joaoaraujocars Besteira fala vira latas tentando agora dizer que a Tolleman era carro de ponta, competitivo e brigava por pódios e vitórias. E ainda cita dois pilotos totalmente irrelevantes na história da F1 para ainda tentar desmerecer o feito de SENNA em sua estreia na categoria. Sinceramente, vocês estão cada vez mais patéticos em suas falácias. Vergonha alheia.
Todos têm certeza de que acompanharam a F-1 naquela época?
Pelos comentários e pela pronúncia dos nomes de Engenheiros, Motores e Patrocinadores que ouvi aqui... não sei !!!
O carro toleman era um dos poucos carros que era de fibra de carbono por isso andava bem.
Fiquei curioso com essa desclassificação da Tyrrel da temporada. Poderia falar mais ?
Por causa que eles usavam motor aspirado sendo que a FIA ja queria o campeonato Só com os turbos
@@LucasAlves-py9ev Claro que não, que isso kkkkkkkkk
Acharam no tanque deles, bolinhas de chumbo pra baixar o centro de gravidade, um tanque extra que enchiam de agua pra correr abaixo do peso.
Seria legal um episódio do projeto motor a respeito, de fato.
Isso Só foi numa prova
Antes da toleman, Airton teve propostas de outras equipes superiores como a Williams por exemplo, mas ele preferiu ir para toleman, se tivesse aceitado a proposta dessas equipes de ponta, teria ido alem do tricampeonato, esse foi um dos erros de sua carreira.
Há uma história muito conhecida sobre a Toleman(para os fanáticos), Piquet falou para quem quisesse ouvir em 83 que a Toleman tinha o melhor chassi da F-1 e que Rory Byrne era um dos grandes projetistas "anônimos" da F-1 e aqui no Brasil os "especialistas" diziam que Nélson havia perdido a razão com essa opinião mas o tempo e a enxurrada de vitórias e títulos por Benetton e principalmente Ferrari mostraram que ele estava mais do que correto. Esses especialistas.........
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Diga aí: Em qual publicação ou meio de comunicação Piquet declarou essa pérola? E porquê a equipe não continuou com esse projeto "revolucionário" nas temporadas seguintes ou quando foi comprada pela Benneton? Pra variar, piquezete em um vídeo de SENNA propagando mentiras e falácias e passando vergonha.
pq o senna foi parar no hospital na primeira corrida?
Caimbra muscular. O desgaste fisico e calor fez ele ficar paralisado apos a corrida teve ate atendimento medico e entrevista com reginaldo leme na maca. Apos esse incidente ele comecou a fazer atividade fisica para melhorar seu condicionamento fisico.
Depois que Johnny Cecotto saiu por conta do acidente, quem entrou no lugar dele?
Stefan Johanesson
Ué. Mas a benetton não era mais toleman. Era outro dono, com muito mais fortuna pra investir.
parece com a alpha tauri de hj ou a alfa romeo q ficam do meio pra tras