Sou autista com diagnóstico tardio, aos 44 anos. Tive uma crise muito grande aos 43 anos, inclusive foi ela que me fez procurar ajuda que acabou me levando ao diagnóstico do autismo. Olhando aqui o seu vídeo, penso que essa questão do autismo piorar com a idade (a gente vai perdendo a capacidade de "superar" as dificuldades que ele traz) faz todo sentido. Eu sentia que não conseguia mais ter os momentos de felicidade que eu tinha, como se eu estivesse entrando em um buraco, inclusive com vontade de abandonar minha família (tenho marido e uma filhinha), mesmo não tendo nada de errado no meu casamento. Me bateu uma vontade enorme de ter minha vida de solteira de volta de 20 anos atrás (quando eu só precisava focar e se preocupar comigo mesma), em que me sentia mais feliz. Depois do diagnóstico percebi que foi uma bela crise do autismo mesmo. E agora estou tentando entender tudo melhor e me "reprogramar" para voltar a ter os momentos felizes, de acordo com a descoberta dessa nova realidade.
Tenho a sensação de que com o tempo vamos tendo menor motivação social, até pelas frustrações vivenciadas. E com o tempo, fazemos menos questão de fazer o maskig.
Que Deus te abençoe. Confia nEle e Deus irá te ajudar a superar a dor da perda de familiares e a depressão. Deus tem me sustentado durante os momentos mais difíceis em minha vida.
Tenho 62 anos e realmente percebo que a partir dos 35 anos a minha vida mudou muito, antes eu era alegre, interagia com os colegas de trabalho, contava piadas etc... De repente fui me fechando em copas, tive várias depressões, tenho hipotireoidismo, diabetes, crise de ansiedade, toc e etc..., nunca fui diagnosticado com autismo, mas vendo seu vídeo só confirmei o que já desconfiava há muito tempo. Abraços.
Léo, o meu neuropsicólogo me diagnosticou com autismo e TDAH como comorbidade. Eu sou grato por você compartilhar suas experiências, pois foi através de você, do Chimura e de outros autistas e profissionais de saúde mental do UA-cam que comecei a me identificar e procurar diagnóstico. Agora estou atrás de um neurologista que trabalhe com autismo para ter um laudo médico e entrar com medicação se for necessário.
Boa tarde. Meu filho de 6 anos tem suspeita de Asperger e TDAH. Assim que tiver a quantia necessária vou levá-lo para fazer o teste neuropsicológico. Eu também tenho essas suspeitas e preciso fazer o teste. Sei que pra crianças é diferente a forma de como o teste é aplicado a um adulto. Você poderia me dizer como que foi? O que é feito? Temos que responder questionários? Ou apenas conversamos com os profissionais? Pode me dar uma luz com isso? Agradeço muito. Abraços.
Sabe, eu tenho de tudo isso que você falou. E hoje tenho 50 anos. Mas, me sinto muito melhor agora, do que quando tinha meus trinta e poucos. Você vai ver que a maturidade ajuda muito. E principalmente, agradeço porquê Deus me abençoou muito e fez toda a diferença. Somos uma família de Asperger, eu e um casal de filhos. Deus te abençoe muito juntamente com a tua família. Abração.
Izanete. Eu descobri que sou aspergercem janeiro 2020. Tenho 51 anos e sou nae de um rapaz de 22 e uma moça de 20 anos. Eles nao aparentam ser aspergers...isso é possivel? Ou sera que meus filhos com o envelhecimento terao os sintomas visiveis?
Quando eu vi o video bateu um mini desespero. mas eu compactuo desse pensamento/ percepcao. cada ano q passa me sinto mais dono de minha realodade e aprendo meus limotes e do neurotipismo. meu sonho é achar um aspiezinha, deve ser um relacionamento super legal né? obrigado pelo relato.
@@DiogoVianaLoureiro Desculpe te decepcionar, mas normalmente mulheres aspies preferem neurotipicos para serem consideradas normais. Se elas namorarem um aspie, elas serão consideradas esquisitas e para elas ser considerada esquisita é pior que a morte. Então é melhor procurar uma mulher que seja compatível com seu perfil, independente se é aspie ou não.
@@futcomedia1719 olha não generalize, eu sou asperger e sempre namorei com homens diferentes e estranhos e alguns deles, hj com o conhecimento q tenho tb tinham um grau de autismo. Homem normal pra mim nunca me interessou, acho mt chato, além do q o cara precisa gostar da minha estranheza pra querer ficar cmg, se não eles já pulam fora kkkk
Nossa Léo e incrível como você me dá respostas . Como já falei eu amo in aspie e depois de tantas cumplicidade e sinceridade ele se foi sem um motivo válido para mim. Ele tem 60 anos e acho que ele desceu todos os degraus . Valeu meu anjo amigo.Ah estou adorando seguir você no Instagram . Bjs ♥️😘🙋
Assistindo agora em 2022. No meu caso, o altismo piorou com a idade. As dificuldades na comunicação, na interação social, a rigidez de pensamento e comportamento aumentaram. Muita coisa que antes eu conseguia fazer, hoje não consigo mais ou não tenho o mesmo desempenho, as crises aumentaram. Penso que eu tive um retrocesso com relação ao aprendizado, pois hoje não consigo incorporar coisas novas. Mas não foram só pioras, houve também melhoras: hoje estou mais tranquila e sei aceitar mais o que eu não consigo mudar.
51 anos em 15 de agosto de 2024. Era alguem até que bastante flexível, hj não consigo mais e tenho me isolado cada vez mais. Amei a analogia das pontes. Adoro sua linha de raciocínio, te acho muito sensato e inteligente. Parabéns pelo canal. Seus videos me acalmam, vendo um atrás do outro hj que o descobri rs
Pra mim já tá ficando muito difícil, manter qualquer coisa, tenho 19 anos, desde os 10 piorou d++, tá difícil ficar no emprego lá e cheio de gente eu começo a surtar
Obrigada por seu relato.Fico apreensiva em ouvir tudo isso.Pois vejo claramente como isso é angustiante .Força e mais uma vez obrigada por abrir seu coração.
Isso é verdade. Comecei a piorar qnd tive um meltdown no ano passado. Não tenho problemas hormonais, mas tenho fibromialgia e uma mutação homozigotica no gene mthfr, o que eu creio que tem contribuído bastante para essa piora. Atualmente estou com 32 anos, comecei a piorar aos 31. Faz muito sentido o que vc diz. Mais uma vez, muito obrigada. Deus te abençoe.
Oi Adriana. Também tenho fibromialgia. Passei dos 40 anos e piorei muito. Está muito difícil viver com tanto problema físico e emocional. Vontade de desistir da vida...
@@adrianacastello1618 . Não é fácil não, mas vamos tentando o máximo que pudermos. Temos dias ruins, dias melhores, o importante é cuidar da cabeça, ter paz. A cabeça estando bem, o corpo melhora. Nem que pra isso vc tenha que fazer uma faxina geral nas pessoas do seu convívio, que foi o que fiz. Só deixei na minha vida as pessoas que me fazem bem, o resto cortei pela raiz. É questão de sobrevivência, não temos mais saúde física, nem mental, pra lidar com gente difícil. É hr de aprendermos o amor próprio, tudo é aprendizado nessa vida
@@adrianacastello1618 , por nada. Deus te ilumine e te mostre o caminho a seguir. Lembre-se sempre: muita fé e amor próprio, cuide do seu bem estar mental e emocional. Viva de acordo com o que vc quer, com o que te faz feliz. Essa é a minha meta, pra conseguir continuar aqui... E graças a Deus, tem funcionado. Fique bem. Qualquer coisa, estou à disposição.
Descobri que faço parte do espectro por seu primeiro video, meses atrás. Deixo meu obrigado aqui. :) Sobre o tema desse video, sinto o mesmo. Tenho 31 anos e percebo os caminhos se fechando cada vez mais... Já perdi coisas importantes na minha vida e sei que o autismo teve importância gigante nisso, enfim, continuo tentando evoluir e melhorar.
Oi Akira assisto seus vídeos e gosto de todos. Sou casada há 8 anos e o meu marido acredito ser asper, pois, ele apresenta todas essas características que você fala em seus vídeos. Ele tem TOC só que não quer procurar ajuda. Temos uma filha de 3 anos que é autista. E através dela suspeito dele ser autista também. Pois as características que ela apresenta hoje ele também apresentava quando criança. Ele tem 33 anos e ele tem piorado. Sem paciência, nervoso o tempo todo e muito mais. Tem dias que me encontro exausta. Sempre compartilho os seus vídeos pra ele e ele se identifica com o que você diz. Boa sorte irmão e parabéns pela iniciativa desse canal. Era uma vez comentário. Rsrs...
bom dia Leo.. este vídeo me ajudou muito pq eu sinto q cada vez mais velha mais seletiva eu na juventude tinha muitas amizades falsas q qnd eu adoeci e estive enternada tomando quimioterapia de 100 amigos q eu tinha só dois foram me ver dai pra cá eu entrei na minha caixa de seletividade e hj eu não tenho amigos além dos virtuais que mantêm sempre uma conversa cmg.. eles q me chamam pra saber como estou etc.. eu mesma não sinto mais nenhuma necessidade de ficar procurando mais ninguém. e eu até gosto disso e menos trabalho pra me prefiro amizade verdadeira mas como esta muito instinta eu não tenho pressa se aparecer seram bem vindos..se nao apareceram ta bom também...nao faço questão.. tenho 40 anos e parece que quanto mais velhos ficamos menos amigos temos as pessoas não suportam a minha sinceridade!!!obrigado pelo vídeo de hje,e todos os seus vídeos me ajuda muito. que Deus te abençoe!
... vc acaba de confirmar algo q sempre digo à minha psiquiatra... quando mais jovem acreditava q minhas interações sociais e a rapidez de pensamentos melhoraria, porém não é o q tem ocorrido...
Sabe oq noto tbm: q os mais jovens n tem muita paciência c quem n pertence a msm geração deles. Eu lembro de como eu mesma percebia as pessoas pouco mais velhas. Tbm tenho q dizer q vc representa a comunidade autista c muita honra, mostrando q autista n eh um ET, e sim um ser humano, que interpreta o mundo diferente, e c diferentes capacidades.
Li sobre este termo: neuroplasticidade. Acerca duma pesquisa embasada num medicamento e mesmo após a suspensão do mesmo se manteve a "estabilidade ". Talvez haja uma esperança nessa parte de organização de neurotransmissores. A parte dopaminérgica talvez seja importante, buscarem uma forma alternativa. Seu vídeo ajuda muito.
Pode deixar que o meu filho verá no futuro todos esses vídeos incríveis que vc teve todo o cuidado e carinho de fazer, tem feito compania pois aborda vários aspectos do tema.
Estou com quase 28 anos e notei uma diferença enorme na minha capacidade de adaptação desde que minha filha nasceu, a quase 2 anos atrás. Eu culpava a gestação, a amamentação e o simples fato de eu ter me tornado mãe e tal, mas faz algum tempo que venho analisando toda minha vida e percebendo que o autismo piora com a idade mesmo. Eu me forçava a fazer muitas coisas que não gostava, hoje não consigo mais. Vivia me explicando sobre tudo pra todo mundo, hoje não mais. Tinha paciência com pessoas inconvenientes, hoje nem um pouco. E por aí vai. O fato é que percebo que estou me tornando uma pessoa complicada de lidar e não to conseguindo fazer nada pra me ajudar... Triste :/
@@LeoAkira To indo na psicóloga do CRAS da minha cidade mas, ela já falou que vai me liberar das consultas logo. Primeiro fiquei feliz porque achei que era por estar muito bem mas, agora já to achando que é uma questão de prioridades e que ela deve ter casos mais graves que o meu pra cuidar.
Acredito que na verdade ela quis dizer que você é melhor do que imagina ❤ Deus te abençoe 🙏🏻 digo isso, poiis uma vez levei meu filho no Caps e a psico explicou que aquele lugar era muito pesado para ele, já que haviam muitos casos graves, então ela na verdade, queria poupa-lo de ver coisas difíceis entende? Espero ter ajudado@@BrunaRingenberg
Tenho 30 anos e percebi que desde ano passado para cá eu regredi. Tenho tido mais dificuldades nas interações sociais, coisas que até ano passado eu não tinha. Hoje preciso tomar alguma coisa para conseguir passar o meu dia a dia. Talvez eu esteja me viciando e me tornando um dependente. Fiz bastante progresso até ano passado, mas de lá para cá a queda é e evidente.
Inclusive, depois de receber o diagnóstico, parece que os "sintomas" se tornam mais visíveis. Mas lendo, assistindo vídeos e trocando experiência com outras mulheres no espectro, entendi que isso acontece pq agora, que conheço, estou dando nomes às "coisas", estou me percebendo, sem camuflagem, sem máscara. Mas eu nunca imaginava que seria tão difícil conversar sobre isso com a família. Escutei coisas absurdas, inclusive que eu manipulei as respostas das avaliações neuropsicológicas para induzir a hipótese diagnóstica. Triste, viu! 39 anos e sem saber lidar com isso 😟
Eu só vim piorando... notei isso... Estou ainda mais isolado, e tenho tido mais crises, além da rotina que está pior, insônia, dificuldade de raciocínio... isso tem me prejudicado demais.
Tenho 15 anos. Eu realmente sempre achei que tinha depressão, muito dificuldade pra socializar, mas ultimamente os sintomas do Aspie tem se sobressaído, e pioram cada vez mais . Apesar disso eu continuo achando que só sou um pouco mais pensante q meus amigos... Procurar algum diagnóstico agora não entra na minha cabeça, sinto que se eu fosse me tratar iria mudar pra uma pessoa muito diferente. Eu gosto da minha personalidade, mas ela só funciona ainda em pensamento, porque na prática sai tudo ao avesso kk. Enfim, parabéns pelo canal, e pelo esforço.
Não sei se acontece com alguém aqui, mas por mais que tenhamos dificuldade em socializar as pessoas tendem a gostar da gente com muita facilidade, mas logo se decepcionam pelo fato da gente não ter muito saco com elas. Porque tem aquela coisa da gente ser sincero e verdadeiro e as pessoas acham isso bem legal, mas quando isso é da nossa parte com elas, geralmente não aceitam com facilidade, quando notam que aquela proximidade não vai ser correspondida elas começam a querer cobrar algo que não vamos corresponder, acho que é mais ou menos assim, pelo menos pra mim. Já tive dificuldades de conviver com essa diferença que tenho em socializar, mas hoje isso não me incomoda, tenho que controlar diversos outros sintomas bem terríveis que socializar passou a não ser algo que eu tento me esforçar.
Acho que as 5 coisas que vc consegue mudar depois dos 30, vale muito mais que as 500 dos 20. A neuroplasticidade se vai, mas a maturidade vem. Obrigada pelo vídeo continuando postando e ajudando muita gente.
Agora entendo porque não consigo maisme relacionar e tudo me incomoda mais ,alimentação mais restrita, so gosto de ficar com meu netinho autista moderado e TDAH ,qualquer outra companhia eu não dispenso,estou cada dia mais isolada
Eu era muito mais sociável antes, gostava muito mais de interagir. Pensei que era por decepções com pessoas, dificuldades da vida adulta, trabalho, etc. Uma vez li na internet que algumas pessoas se tornam extrovertidas-introvertidas na vida adulta, pensei nisso também. Nunca fui uma pessoa ansiosa, hoje em dia sofro muito de forma desregulada, aumento das crises depressivas. Antigamente eu adorava quando tinha sorteio, nunca tive vergonha de nada, hoje em dia torço para ninguém chamar meu nome... kkk
@@LeoAkira Vi alguns relatos de mães e pais que com muito estímulo conseguiram ajudar seus filhos a serem autistas de graus mais leves. No caso deles o autismo melhorou com o tempo... Algumas coisas melhoram outras pioram... Em alguns aspectos emocionais eu era mais retida na adolescência também. Nós seres humanos somos fluidos, minha psicóloga sempre falava isso...
Imagina eu que me descobri aos 45 anos e recentemente entrei em pane e fiquei 3 dias sem conseguir sair do quarto. E só medicação e terapia pra tentar retornar.
Olá, meu esposo teve o diagnóstico tardio tbm somente aos 44 anos, eu fiquei preocupada no início, mas ele reagiu de forma tranquila e disse que o diagnóstico o ajudará a se conhecer e se cuidar melhor, então estamos levando com calma e leveza e procurando mais conhecimento sobre o Tea.
¡Buenos días, Akira! Veo todos tus vídeos. Me encantan. Creo que hay que tener un poco más de esperanza y no ser tan determinantes con lo que pueda llegar a pasar o no en el futuro. La ciencia avanza día a día, y los cambios en tratamientos médicos también. Un abrazo muy grande desde Buenos Aires, Argentina.
Leo você é uma pessoa muito inteligente, achei incrível você dizendo que estuda sobre tudo, eu sempre pensei que o meu marido fosse asperger, mas ñ temos diagnóstico pois ele se recusa a procurar um profissional. Eu sei que nenhum asperger é igual, mas comparando o seu comportamento com o do meu marido, têm muita diferença, ele possui muitas características de asperger, mas ultimamente estou começando a ficar com medo, estou achando que ele pode ser um pscopata. Ele é uma pessoa extremamente fria, ele mente muito, e sempre quando ele faz alguma coisa que me mágoa muito, passa um tempo ele faz as mesmas coisas, sem se importar com nada, ele não assume os erros dele, tá sempre tentando culpar os outros, ele não busca conhecimento de nada, fica na internet só vendo coisa inútil que ñ acrescenta em nada, ele só da atenção para coisas que são realmente do interesse dele, não se importa quando eu estou doente. É um caos total! Sinceramente tô achando que ele não é asperger, mas sim psicopata.
Linna. Eu entendo, acredito que o acompanhamento medico é essencial no caso do seu marido, mas uma dica importante, se você se sentir ameaçada saia de casa e se abrigue na casa de algum familiar ou amigo de confiança. Não se arrisque ok?
@@LeoAkira dificil vc saber como resolver..rs mas se for o caso vou gostar do aviso😄(ele nao é lucido como vc.. na verdade a psiquiatra nem chegou a um diagnostico certo de td ainda.. so sabemos que tem piorado e muito..😔
Parece que tudo piora mesmo. Meu neto tem dia que está bem. Procuramos ensinar ele tudo o que queremos de melhor. Mas tem coisas nas maiorias das vezes ele não entende. Podemos explicar. Mas ele não entende. Vc nos ajuda muito. Obruhada
Obrigada por ter respondido minha pergunta, tenho 42 anos e acabo de descobrir que tenho Autismo, exatamente por sentir essa regressão em alguns comportamentos 🤐😥
Encontrei seu canal porque estou me especializando em TEA com foco em crianças de transtorno moderado e severo, mas sou fascinada pela Síndrome de Asperger’s e acredito que a nova classificação foi um equívoco do DSM. Mas não é sobre isso que quero comentar. Tenho estudado a neuropsicologia e cada vez mais estudos indicam que a neuroplasticidade acontece em todas as fases da vida. Sim, ela diminui, mas o cérebro principalmente quando devidamente estimulado sempre realizará neurogênese. Não seja determinista, pois a ciência não é. :) “Mind over matter” é algo que faz muito sentido. Não sei se você lê inglês, mas esse texto é acessível a todos pois o Google Tradutor é uma ferramenta ótima. Espero que ajude um pouco a melhorar sua perspectiva de futuro. Um abraço!
Eu sou asperger e muitos falam que Asperger não tem tratamento por ter revertido o quadro e não precisa mais de terapias e etc e também gostaria de saber como fica ao longo da vida quando a idade começa a chegar como depois dos 40 ou 50 anos
Valeu Akira! Muito obrigado pela informação do hipotereoidismo. Já pensei em como o problema com a tireóide, uma glândula hormonal importar, pode influenciar mas mentes. E como vários transtornos podem estar relacionados com isso. Me diz o que acha. Gratidão irmão!
Olá, Akira que bom te ver de novo! Que assunto interessante essa da neuroplasticidade. Quanto mais cedo conseguir diagnosticar o autismo em crianças a partir de dois, três anos será importante justamente por que o cérebro da criança está nessa neuroplasticidade podendo ser melhor trabalhado na Terapia ocupacional... trabalhando as sinapses da criança... dá uma grande ajuda à criança e aos pais! No caso do meu filho, ele foi identificado por uma pedagoga na escola como possível autista porém na época o pai dele não aceitou e só consegui fechar o diagnosticado depois do divórcio pois não tinha autorização e infelizmente tardiamente. Ele perdeu essa chance daí ele hoje com 19 anos migrou do leve para o moderado. Ele me fala que sente muito mais dificuldade hoje principalmente da socialização. As crises só vem nesses momentos de stress social...ele continua fazendo tratamento porque temos que manter nossa esperança, nossa fé e principalmente nos apegar no amor! O amor quebra, arrebenta qualquer corrente, barreira! Não estou falando do amor romântico, mais do amor ao próximo...e o nosso próximo é sobretudo nossos filhos, nossos maridos, esposas...nossa família! Se meu filho não conseguir ter uma vida independente e eu espero e peço a Deus que sim, mas se isso não acontecer ficarei do ladinho dele o tempo até nós ficamos velhinhos! O autismo requer essa entrega da nossa parte. Creio que você e sua esposa conseguirão passar por tudo isso com a graça de Deus! Na Bíblia fala que é melhor serem dois do que um porque quando um cai o outro ajuda a levantar e um cordão de três dobras não se pode romper... porque Jesus é essa terceira pessoa na vida de vocês! Vai dar força pra vocês continuarem vencendo um dia de cada vez! Nós amamos vocês. Contem com nosso apoio! Desculpe esse imenso texto que já deixou de ser comentário rsrsrs! Lucas manda um grande abraço virtual pra ti. Esse é o jeito dele!!! :D Tamo junto!
Oi Eva, antes manda um abraço virtual para o Lucas também. E realmente a parte social me atrapalha muito aqui e olha que estou com 35 anos. Por mais que ele não pode ser cuidado desde pequeno por culpa deste bloqueio paternal, acredito de verdade que você consiga ajudar ele a achar o potencial máximo que fará diferença para seu filho no futuro. Sobre a mensagem gigante esta tudo bem, obrigado pelo desabafo e por compartilhar esta experiencia conosco. 😊
Que lindo essa entrega ,da mesma forma que penso com meu filho de 11 anos que está sendo diagnóstico tardiamente tbm ,estamos juntos pra sempre em QQ situação ,somos nós ,sendo nos dois aspies.
Faço aniversário no dia 16 de agosto, gosto muito de pudim de leite condensado, também tenho problemas com a tireoide. Fiz 40 anos e sinto uma imensa dificuldade em manter tudo que alcancei, socialmente falando. O toque está piorando muito.....
Gosto muito do livro A Biologia da Crença de Bruce Lipton. Um best seller que minha psicóloga me indicou quando eu era adulta jovem. O autor traz novas informações sobre a biologia, as células e a genética com uma linguagem compreensível. Eu gosto de rever, já vi inúmeras vezes desde 2010, uma palestra dele aqui Utube, sobre este livro. Seria bem interessante se você pudesse ver. Aos 58 minutos ele fala no autismo, mas eu gosto de vsr o video todo. Vou te passar o link caso tenha interesse. Logo abaixo: ua-cam.com/video/FJQGC1GBHSY/v-deo.html
Muito obrigado por nos informar sobre isso, confesso que nunca tinha parado pra analisar isso... Obrigado Akira. Agora que você falou isso eu também percebi que estou demorando mais pra interagir e raciocinar também... Faze o que né eu ja tô com 35 anos Tamo ficando veio kkkk.
Ola,não percebi mudanças em relação à idade.O q eu tenho certeza q a baixa auto estima faz com q a gente perca progresso. É aquela história volta a ser lagarta.Mas melhorando a auto estima ,da pra recuperar ,voltar a ser borboleta ou uma mariposa. Qto a neuro plasticidade ,vi algumas notícias q descobertas recentes estão apontando o contrário ,não se perde neuro plasticidade.Pq o cérebro é como músculo ,qto mais exercita,mais cresce.E com a idade a gente faz menos exercício cerebral. Continua pesquisando.... Pode estar errado. By
está me ajudando muito pois estou entendendo mais como lidar com pessoas autistas o que antes julgava timidez exagerada hoje já entendo gostaria que você falasse sobre crises. comportamento e sentimento
Será que podemos ter isso mais novos? Eu na adolescência lidava muito bem com tudo mas agora aos 20 anos entro em pavor a qualquer coisa que me ocorre como se não lembrase como lidar com mais nada. Eu ainda estou procurando algum psicólogo que entenda isso
Meu filho de dois anos e três meses foi diagnosticado com autismo há dois meses, está no moderno para severo. Hj eu fiquei arrasada pq vi uma reportagem dizendo q a média de vida de um autista é 39 anos. Vc sabe sobre isso? Fiquei arrasada, mas eu creio q meu filho vai viver muitooo em nome de Jesus
4:55 foi exatamente o que aconteceu comigo, eu era uma pessoa muito ativa (por pressão de terceiros), conseguia administrar bem a minha distimia que até então a minha psicóloga havia me diagnosticado. Porém, aos meus 31 anos, tive uma crise muito forte de depressão durante a consulta com a minha psicóloga, aí ela não achou seguro me liberar da consulta devido ao meu estado e ela achou melhor me internar no pronto socorro da psiquiatria. Fiquei por lá uns 20 dias e pela primeira vez na minha vida (entupida de remedios), sentia paz por alguns dias, embora tenha ocorrido alguns incidentes enfermeiros e outros pacientes com explosões de raiva, o que era estranho, pois eu era tida como uma pessoa reservada e calma. Assim fui diagnosticada com transtorno bipolar e de lá para cá, ando tendo muitos altos e baixos, já que perdi a minha habilidade de me manter centrada desde essa minha primeira crise há 3 anos. Desde então, eu, a minha psicóloga e a minha psiquiatra estamos tentado encontrar a origem desses problemas todos que me atormentam. E assistindo os seus vídeos, venho me identificando muito com as suas situações. Lembro que a minha mãe me dizia que comecei a falar com 3 anos de idade e ela havia me levado a um pediatra na época, mas ele disse que isso era perfeitamente normal e que toda criança tem o seu tempo. E durante a minha vida escolar, foi o inferno na terra, eu era constantemente alvo de bullying, havia um grupo de crianças que roubavam o meu lanche. Num dia chuvoso, estava tendo muitos trovões, e cada trovão que caía eu gritava, me lembro da minha professora me repreendendo por isso e os meus colegas de classe rindo de mim. Houve um dia em que tive uma crise de pânico e fugi da escola, outra situação em que a minha professora chamou a minha mãe para conversar pois eu era uma criança muito quieta e não me socializava, segundo ela, eu poderia ser uma psicopata quando crescer, a minha mãe não levou isso a sério. No ensino médio obviamente eu não era popular, a não ser em dias de prova onde todo mundo queria ser meu "amigo", já que tirava notas altas em determinadas matérias. E na vida adulta, muita gente comenta que sou muito tímida e que converso pouco, na verdade sou péssima para manter um conversa. Por fim, ultimamente suspeito que tenho algum grau no TEA, até escrevi um e-mail para a minha psiquiatra sobre o assunto um resultado do Aspie Quiz anexado em pdf, onde tal resultado indica que muito provavelmente tenho Asperger. Ela me respondeu que ficou muito feliz por compartilhar isso com ela é que com certeza iremos conversar sobre esse assunto. Acabei escrevendo um puto textão, mas senti a necessidade de compartilhar um pouco das minhas experiências por serem bem semelhantes às suas e parabéns pelos seus vídeos originais e sinceros, mesmos com os seus constantes bocejos me deixem um pouco irritada rsrs 😅
Oi meu filho tem 13 anos ele tem. Autismo severo muito grave ele joga tudo no chao enao tem intwresse por nada ele tira a roupa. Sera que ele nao vai parar
Alguém por aqui tem a comunicação oral super bem desenvolvida, porém não consegue escrever bem e quando tem que fazer prova com questões abertas, pira, trava e não sai do lugar?
cara, nao me assuste, eu so acho que eu tenho essa merda.. so acho, mas apesar de amar os momentos sos com meus pensamentos super ricos e loucos, quero parecer super normal em publico... hahahah nao fui dagnosticado e nem acho que me encaixe so em uma sindrome, normal é que definitivamente eu nao sou.
Sou autista com diagnóstico tardio, aos 44 anos. Tive uma crise muito grande aos 43 anos, inclusive foi ela que me fez procurar ajuda que acabou me levando ao diagnóstico do autismo. Olhando aqui o seu vídeo, penso que essa questão do autismo piorar com a idade (a gente vai perdendo a capacidade de "superar" as dificuldades que ele traz) faz todo sentido. Eu sentia que não conseguia mais ter os momentos de felicidade que eu tinha, como se eu estivesse entrando em um buraco, inclusive com vontade de abandonar minha família (tenho marido e uma filhinha), mesmo não tendo nada de errado no meu casamento. Me bateu uma vontade enorme de ter minha vida de solteira de volta de 20 anos atrás (quando eu só precisava focar e se preocupar comigo mesma), em que me sentia mais feliz. Depois do diagnóstico percebi que foi uma bela crise do autismo mesmo. E agora estou tentando entender tudo melhor e me "reprogramar" para voltar a ter os momentos felizes, de acordo com a descoberta dessa nova realidade.
Você é uma benção de Deus, Deus é contigo.
Gosto de assistir aos seus vídeos, porque tenho alunos com autismo.Também é muito bom ouvir você.
👏👏👏👏👏
Obrigada por compartilhar suas experiências, isso ajuda a entender as pessoas com o Espectro. Eu amo um autista, seus vídeos me ajudam mto.
Tenho a sensação de que com o tempo vamos tendo menor motivação social, até pelas frustrações vivenciadas. E com o tempo, fazemos menos questão de fazer o maskig.
Exatamente, eu com 36 anos e autista parece que me importo cada vez menos com as coisas e vivo na minha casa, no meu mundinho.
O abacaxi tem beneficicios para a saude.
Que Deus te abençoe. Confia nEle e Deus irá te ajudar a superar a dor da perda de familiares e a depressão.
Deus tem me sustentado durante os momentos mais difíceis em minha vida.
Amém
Tenho 62 anos e realmente percebo que a partir dos 35 anos a minha vida mudou muito, antes eu era alegre, interagia com os colegas de trabalho, contava piadas etc... De repente fui me fechando em copas, tive várias depressões, tenho hipotireoidismo, diabetes, crise de ansiedade, toc e etc..., nunca fui diagnosticado com autismo, mas vendo seu vídeo só confirmei o que já desconfiava há muito tempo. Abraços.
Léo, o meu neuropsicólogo me diagnosticou com autismo e TDAH como comorbidade. Eu sou grato por você compartilhar suas experiências, pois foi através de você, do Chimura e de outros autistas e profissionais de saúde mental do UA-cam que comecei a me identificar e procurar diagnóstico. Agora estou atrás de um neurologista que trabalhe com autismo para ter um laudo médico e entrar com medicação se for necessário.
Boa tarde.
Meu filho de 6 anos tem suspeita de Asperger e TDAH. Assim que tiver a quantia necessária vou levá-lo para fazer o teste neuropsicológico.
Eu também tenho essas suspeitas e preciso fazer o teste.
Sei que pra crianças é diferente a forma de como o teste é aplicado a um adulto.
Você poderia me dizer como que foi? O que é feito? Temos que responder questionários? Ou apenas conversamos com os profissionais?
Pode me dar uma luz com isso?
Agradeço muito.
Abraços.
Eu fiz 26 anos e não aguento mais
aguenta firme
Sabe, eu tenho de tudo isso que você falou. E hoje tenho 50 anos. Mas, me sinto muito melhor agora, do que quando tinha meus trinta e poucos. Você vai ver que a maturidade ajuda muito. E principalmente, agradeço porquê Deus me abençoou muito e fez toda a diferença. Somos uma família de Asperger, eu e um casal de filhos. Deus te abençoe muito juntamente com a tua família. Abração.
Obrigado, isso me trás esperança que as coisas podem melhorar ao invés de piorar
Izanete. Eu descobri que sou aspergercem janeiro 2020. Tenho 51 anos e sou nae de um rapaz de 22 e uma moça de 20 anos. Eles nao aparentam ser aspergers...isso é possivel? Ou sera que meus filhos com o envelhecimento terao os sintomas visiveis?
Quando eu vi o video bateu um mini desespero. mas eu compactuo desse pensamento/ percepcao. cada ano q passa me sinto mais dono de minha realodade e aprendo meus limotes e do neurotipismo. meu sonho é achar um aspiezinha, deve ser um relacionamento super legal né? obrigado pelo relato.
@@DiogoVianaLoureiro
Desculpe te decepcionar, mas normalmente mulheres aspies preferem neurotipicos para serem consideradas normais. Se elas namorarem um aspie, elas serão consideradas esquisitas e para elas ser considerada esquisita é pior que a morte.
Então é melhor procurar uma mulher que seja compatível com seu perfil, independente se é aspie ou não.
@@futcomedia1719 olha não generalize, eu sou asperger e sempre namorei com homens diferentes e estranhos e alguns deles, hj com o conhecimento q tenho tb tinham um grau de autismo. Homem normal pra mim nunca me interessou, acho mt chato, além do q o cara precisa gostar da minha estranheza pra querer ficar cmg, se não eles já pulam fora kkkk
Nossa Léo e incrível como você me dá respostas . Como já falei eu amo in aspie e depois de tantas cumplicidade e sinceridade ele se foi sem um motivo válido para mim. Ele tem 60 anos e acho que ele desceu todos os degraus . Valeu meu anjo amigo.Ah estou adorando seguir você no Instagram . Bjs ♥️😘🙋
Sabia que você ia gostar deste video 😊
@@LeoAkira ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️ Deus abençoe sua vida
Através dos seus depoimentos posso ajudar meu garotinho que amo tanto, meu sobrinho e para vc e sua família também desejo tudo de bom e muita saúde.
Bacana demais
Eu gosto do mesmo bolo de abacaxi
Assistindo agora em 2022. No meu caso, o altismo piorou com a idade. As dificuldades na comunicação, na interação social, a rigidez de pensamento e comportamento aumentaram. Muita coisa que antes eu conseguia fazer, hoje não consigo mais ou não tenho o mesmo desempenho, as crises aumentaram. Penso que eu tive um retrocesso com relação ao aprendizado, pois hoje não consigo incorporar coisas novas. Mas não foram só pioras, houve também melhoras: hoje estou mais tranquila e sei aceitar mais o que eu não consigo mudar.
Concordo totalmente.
51 anos em 15 de agosto de 2024.
Era alguem até que bastante flexível, hj não consigo mais e tenho me isolado cada vez mais.
Amei a analogia das pontes. Adoro sua linha de raciocínio, te acho muito sensato e inteligente. Parabéns pelo canal. Seus videos me acalmam, vendo um atrás do outro hj que o descobri rs
Tenho medo de mim quando mais velha. Pq já tenho percebido que cada ano que passa,fica mais difícil para mim conviver com as pessoas.
É assim mesmo
Maria José , estou com 63 anos. Eu é dois Filhos (total 6) somos Asperger, fique tranquila pois vai Piorando
Importante é se preparar (é difícil).
Entre Casamento e união estável foram 5
Pra mim já tá ficando muito difícil, manter qualquer coisa, tenho 19 anos, desde os 10 piorou d++, tá difícil ficar no emprego lá e cheio de gente eu começo a surtar
@@cabecadefogo1181 tenho 26 e dá vontade de surtar na rua e qualquer lugar bata ter mais de 1 pessoa.
Mas Deus nos guie e proteja
A manga tem beneficios para a saude.
Meu Deus, estou com 48 Akira! Muito obrigada, teus vídeos são LIBERTADORES ‼️❇️
Obrigada por seu relato.Fico apreensiva em ouvir tudo isso.Pois vejo claramente como isso é angustiante .Força e mais uma vez obrigada por abrir seu coração.
👌bemmm por ae!!! Vc é fódastico!🤗🤗🤗
Valeu 😊
Isso é verdade. Comecei a piorar qnd tive um meltdown no ano passado. Não tenho problemas hormonais, mas tenho fibromialgia e uma mutação homozigotica no gene mthfr, o que eu creio que tem contribuído bastante para essa piora. Atualmente estou com 32 anos, comecei a piorar aos 31. Faz muito sentido o que vc diz. Mais uma vez, muito obrigada. Deus te abençoe.
Oi Adriana. Também tenho fibromialgia. Passei dos 40 anos e piorei muito. Está muito difícil viver com tanto problema físico e emocional. Vontade de desistir da vida...
@@adrianacastello1618 . Não é fácil não, mas vamos tentando o máximo que pudermos. Temos dias ruins, dias melhores, o importante é cuidar da cabeça, ter paz. A cabeça estando bem, o corpo melhora. Nem que pra isso vc tenha que fazer uma faxina geral nas pessoas do seu convívio, que foi o que fiz. Só deixei na minha vida as pessoas que me fazem bem, o resto cortei pela raiz. É questão de sobrevivência, não temos mais saúde física, nem mental, pra lidar com gente difícil. É hr de aprendermos o amor próprio, tudo é aprendizado nessa vida
@@adrianarosa7 vc me deu uma luz, me encheu de esperança. Acho que vou fazer essa faxina geral na minha vida. Obrigada
@@adrianacastello1618 , por nada. Deus te ilumine e te mostre o caminho a seguir. Lembre-se sempre: muita fé e amor próprio, cuide do seu bem estar mental e emocional. Viva de acordo com o que vc quer, com o que te faz feliz. Essa é a minha meta, pra conseguir continuar aqui... E graças a Deus, tem funcionado. Fique bem. Qualquer coisa, estou à disposição.
Seja forte 😊
Descobri que faço parte do espectro por seu primeiro video, meses atrás.
Deixo meu obrigado aqui. :)
Sobre o tema desse video, sinto o mesmo.
Tenho 31 anos e percebo os caminhos se fechando cada vez mais...
Já perdi coisas importantes na minha vida e sei que o autismo teve importância gigante nisso, enfim, continuo tentando evoluir e melhorar.
Te entendo Rodrigo temos que ir nos adaptando cada vez mais. 😊
Feliz que meus videos estejam ajudando
Mais um vídeo de muita utilidade 👏🏼👏🏼👏🏼
Força sempre! 🙏🏼
Feliz em ajudar 😊
Parabens Jovens, adorei sua fala , aceitação ; o inicio da transformação do ser humano...Felicidades para você e sua familia..
Parabéns pelo vídeo 😍
Tenho um filho autista e percebo que o autismo piora mesmo com o tempo, infelizmente. Que Deus te abençoe sempre, Léo!
É complicado 😔
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu sobrinho de 8 anos e autista, gostei muito do canal me ensina em como ajudar meu sobrinho. Obrigado pelo ensinamento que nos passa.
Tenho dificuldade de lidar com algumas mudanças
Muito bom o vídeo,já vou compartilhar com meu amigo que é autista.Interessante demais!
😊
Esse canal ta merececendo muitos mais inscritos
obrigado 😊
Oi Akira assisto seus vídeos e gosto de todos. Sou casada há 8 anos e o meu marido acredito ser asper, pois, ele apresenta todas essas características que você fala em seus vídeos. Ele tem TOC só que não quer procurar ajuda. Temos uma filha de 3 anos que é autista.
E através dela suspeito dele ser autista também. Pois as características que ela apresenta hoje ele também apresentava quando criança. Ele tem 33 anos e ele tem piorado. Sem paciência, nervoso o tempo todo e muito mais. Tem dias que me encontro exausta. Sempre compartilho os seus vídeos pra ele e ele se identifica com o que você diz. Boa sorte irmão e parabéns pela iniciativa desse canal. Era uma vez comentário. Rsrs...
Gostei do comentario, e pede para seu marido ficar bem para que sua familia fique bem também, ele faz parte do alicerce. 😉
Obrigada Akira pela resposta. Vou comunicar o mesmo. Valeu! E boa sorte nos seus projetos.
Geralmente os adultos são diagnosticados tardiamente, após o diagnóstico dos filhos.
Adoro seus vídeos.
Estou conhecendo uma pessoa autista. Estou aqui pra conhecer e saber mais.
bom dia Leo.. este vídeo me ajudou muito pq eu sinto q cada vez mais velha mais seletiva eu na juventude tinha muitas amizades falsas q qnd eu adoeci e estive enternada tomando quimioterapia de 100 amigos q eu tinha só dois foram me ver dai pra cá eu entrei na minha caixa de seletividade e hj eu não tenho amigos além dos virtuais que mantêm sempre uma conversa cmg.. eles q me chamam pra saber como estou etc.. eu mesma não sinto mais nenhuma necessidade de ficar procurando mais ninguém. e eu até gosto disso e menos trabalho pra me
prefiro amizade verdadeira mas como esta muito instinta eu não tenho pressa se aparecer seram bem vindos..se nao apareceram ta bom também...nao faço questão.. tenho 40 anos e parece que quanto mais velhos ficamos menos amigos temos as pessoas não suportam a minha sinceridade!!!obrigado pelo vídeo de hje,e todos os seus vídeos me ajuda muito. que Deus te abençoe!
... vc acaba de confirmar algo q sempre digo à minha psiquiatra... quando mais jovem acreditava q minhas interações sociais e a rapidez de pensamentos melhoraria, porém não é o q tem ocorrido...
Exato, estou notando isso e decidi compartilhar
Sabe oq noto tbm: q os mais jovens n tem muita paciência c quem n pertence a msm geração deles. Eu lembro de como eu mesma percebia as pessoas pouco mais velhas.
Tbm tenho q dizer q vc representa a comunidade autista c muita honra, mostrando q autista n eh um ET, e sim um ser humano, que interpreta o mundo diferente, e c diferentes capacidades.
Isso nao é so com vc eu n sou autista e tmb n gosto de pessoas viu kkk
Deus te abençoe!
Meltdown é um companheiro de longa data. É triste.
Acredito, estou com 43 anos quase 44 e piorei bastante, principalmente na área comportamental. Mas, não sabia porque. Obrigada pelo vídeo.
Feliz em ajudar
A convivência com quem tem asperge e bastante difícil e precisa de muita paciência.
Seu canal e sensacional ! Parabéns pelo vídeos, muito obrigada pelas suas dicas e explanações !
Fico feliz em ajudar 😊
Li sobre este termo: neuroplasticidade.
Acerca duma pesquisa embasada num medicamento e mesmo após a suspensão do mesmo se manteve a "estabilidade ".
Talvez haja uma esperança nessa parte de organização de neurotransmissores. A parte dopaminérgica talvez seja importante, buscarem uma forma alternativa.
Seu vídeo ajuda muito.
Pode deixar que o meu filho verá no futuro todos esses vídeos incríveis que vc teve todo o cuidado e carinho de fazer, tem feito compania pois aborda vários aspectos do tema.
Obrigado Paty 😊
Valeu! Vejo e revejo seus vídeos 👏👏👏 . Quão valiosos são...
sOMENTE este video para me trazer um pouco de paz
Estou com quase 28 anos e notei uma diferença enorme na minha capacidade de adaptação desde que minha filha nasceu, a quase 2 anos atrás. Eu culpava a gestação, a amamentação e o simples fato de eu ter me tornado mãe e tal, mas faz algum tempo que venho analisando toda minha vida e percebendo que o autismo piora com a idade mesmo. Eu me forçava a fazer muitas coisas que não gostava, hoje não consigo mais. Vivia me explicando sobre tudo pra todo mundo, hoje não mais. Tinha paciência com pessoas inconvenientes, hoje nem um pouco. E por aí vai. O fato é que percebo que estou me tornando uma pessoa complicada de lidar e não to conseguindo fazer nada pra me ajudar... Triste :/
Oi Bruna te entendo passo por isso também, é importante ter acompanhamento psicologico viu ?
@@LeoAkira To indo na psicóloga do CRAS da minha cidade mas, ela já falou que vai me liberar das consultas logo. Primeiro fiquei feliz porque achei que era por estar muito bem mas, agora já to achando que é uma questão de prioridades e que ela deve ter casos mais graves que o meu pra cuidar.
Acredito que na verdade ela quis dizer que você é melhor do que imagina ❤ Deus te abençoe 🙏🏻 digo isso, poiis uma vez levei meu filho no Caps e a psico explicou que aquele lugar era muito pesado para ele, já que haviam muitos casos graves, então ela na verdade, queria poupa-lo de ver coisas difíceis entende? Espero ter ajudado@@BrunaRingenberg
Mais uma super ajuda para o entendimento do autismo. Você é show! Obrigada!
😊
Tenho 30 anos e percebi que desde ano passado para cá eu regredi. Tenho tido mais dificuldades nas interações sociais, coisas que até ano passado eu não tinha. Hoje preciso tomar alguma coisa para conseguir passar o meu dia a dia. Talvez eu esteja me viciando e me tornando um dependente. Fiz bastante progresso até ano passado, mas de lá para cá a queda é e evidente.
Muito forte esse relato 😥😥
Inclusive, depois de receber o diagnóstico, parece que os "sintomas" se tornam mais visíveis. Mas lendo, assistindo vídeos e trocando experiência com outras mulheres no espectro, entendi que isso acontece pq agora, que conheço, estou dando nomes às "coisas", estou me percebendo, sem camuflagem, sem máscara. Mas eu nunca imaginava que seria tão difícil conversar sobre isso com a família. Escutei coisas absurdas, inclusive que eu manipulei as respostas das avaliações neuropsicológicas para induzir a hipótese diagnóstica. Triste, viu! 39 anos e sem saber lidar com isso 😟
Eu só vim piorando... notei isso... Estou ainda mais isolado, e tenho tido mais crises, além da rotina que está pior, insônia, dificuldade de raciocínio... isso tem me prejudicado demais.
Temos que tentar se adaptar, passe por um psiquiatra a medicação esta me ajudando
Isto é verdade até para as típica também
Tenho 15 anos. Eu realmente sempre achei que tinha depressão, muito dificuldade pra socializar, mas ultimamente os sintomas do Aspie tem se sobressaído, e pioram cada vez mais . Apesar disso eu continuo achando que só sou um pouco mais pensante q meus amigos... Procurar algum diagnóstico agora não entra na minha cabeça, sinto que se eu fosse me tratar iria mudar pra uma pessoa muito diferente. Eu gosto da minha personalidade, mas ela só funciona ainda em pensamento, porque na prática sai tudo ao avesso kk. Enfim, parabéns pelo canal, e pelo esforço.
Obrigado Isa e boa sorte ai, uma hora a gente acaba se entendendo 😊
O que ajudou bastante para mim é exercício físico inclusive musculação
Não sei se acontece com alguém aqui, mas por mais que tenhamos dificuldade em socializar as pessoas tendem a gostar da gente com muita facilidade, mas logo se decepcionam pelo fato da gente não ter muito saco com elas.
Porque tem aquela coisa da gente ser sincero e verdadeiro e as pessoas acham isso bem legal, mas quando isso é da nossa parte com elas, geralmente não aceitam com facilidade, quando notam que aquela proximidade não vai ser correspondida elas começam a querer cobrar algo que não vamos corresponder, acho que é mais ou menos assim, pelo menos pra mim.
Já tive dificuldades de conviver com essa diferença que tenho em socializar, mas hoje isso não me incomoda, tenho que controlar diversos outros sintomas bem terríveis que socializar passou a não ser algo que eu tento me esforçar.
Acho que as 5 coisas que vc consegue mudar depois dos 30, vale muito mais que as 500 dos 20. A neuroplasticidade se vai, mas a maturidade vem. Obrigada pelo vídeo continuando postando e ajudando muita gente.
😊
Agora entendo porque não consigo maisme relacionar e tudo me incomoda mais ,alimentação mais restrita, so gosto de ficar com meu netinho autista moderado e TDAH ,qualquer outra companhia eu não dispenso,estou cada dia mais isolada
Eu era muito mais sociável antes, gostava muito mais de interagir. Pensei que era por decepções com pessoas, dificuldades da vida adulta, trabalho, etc. Uma vez li na internet que algumas pessoas se tornam extrovertidas-introvertidas na vida adulta, pensei nisso também. Nunca fui uma pessoa ansiosa, hoje em dia sofro muito de forma desregulada, aumento das crises depressivas. Antigamente eu adorava quando tinha sorteio, nunca tive vergonha de nada, hoje em dia torço para ninguém chamar meu nome... kkk
É assim mesmo Kaline. As coisas vão mudando e descobri o porque, por este motivo decidi fazer o video 😊
@@LeoAkira Vi alguns relatos de mães e pais que com muito estímulo conseguiram ajudar seus filhos a serem autistas de graus mais leves. No caso deles o autismo melhorou com o tempo... Algumas coisas melhoram outras pioram... Em alguns aspectos emocionais eu era mais retida na adolescência também. Nós seres humanos somos fluidos, minha psicóloga sempre falava isso...
Acredito que da para melhorar sim, mas depende da pessoa
Eu concordo. Meu filho está completando 18 anos e ele está bem diferente. Está difícil pra ele lidar com coisas que pra ele era simples.
Exato, notei isso com vários autistas
Imagina eu que me descobri aos 45 anos e recentemente entrei em pane e fiquei 3 dias sem conseguir sair do quarto. E só medicação e terapia pra tentar retornar.
Olá, meu esposo teve o diagnóstico tardio tbm somente aos 44 anos, eu fiquei preocupada no início, mas ele reagiu de forma tranquila e disse que o diagnóstico o ajudará a se conhecer e se cuidar melhor, então estamos levando com calma e leveza e procurando mais conhecimento sobre o Tea.
Seu lindinho ☺️
¡Buenos días, Akira!
Veo todos tus vídeos. Me encantan.
Creo que hay que tener un poco más de esperanza y no ser tan determinantes con lo que pueda llegar a pasar o no en el futuro.
La ciencia avanza día a día, y los cambios en tratamientos médicos también.
Un abrazo muy grande desde Buenos Aires, Argentina.
Gracias por acompanharme Fla, saludos de Brazil. 😊
Muito interessante isso da plasticidade cerebral, andei lendo sobre "poda neural" é muito interessante também e tem a ver com a plasticidade...
😉
A leticia sabatella atriz da globo foi diagnosticada com autismo
Leo você é uma pessoa muito inteligente, achei incrível você dizendo que estuda sobre tudo, eu sempre pensei que o meu marido fosse asperger, mas ñ temos diagnóstico pois ele se recusa a procurar um profissional. Eu sei que nenhum asperger é igual, mas comparando o seu comportamento com o do meu marido, têm muita diferença, ele possui muitas características de asperger, mas ultimamente estou começando a ficar com medo, estou achando que ele pode ser um pscopata. Ele é uma pessoa extremamente fria, ele mente muito, e sempre quando ele faz alguma coisa que me mágoa muito, passa um tempo ele faz as mesmas coisas, sem se importar com nada, ele não assume os erros dele, tá sempre tentando culpar os outros, ele não busca conhecimento de nada, fica na internet só vendo coisa inútil que ñ acrescenta em nada, ele só da atenção para coisas que são realmente do interesse dele, não se importa quando eu estou doente. É um caos total! Sinceramente tô achando que ele não é asperger, mas sim psicopata.
Linna. Eu entendo, acredito que o acompanhamento medico é essencial no caso do seu marido, mas uma dica importante, se você se sentir ameaçada saia de casa e se abrigue na casa de algum familiar ou amigo de confiança. Não se arrisque ok?
Vejo meu esposo piorando a olhos vistos. 32 anos!! Asperger e transtorno bipolar.
É Karen. Se eu descobrir como resolver isso eu aviso.
@@LeoAkira dificil vc saber como resolver..rs mas se for o caso vou gostar do aviso😄(ele nao é lucido como vc.. na verdade a psiquiatra nem chegou a um diagnostico certo de td ainda.. so sabemos que tem piorado e muito..😔
Parabens!!!
Parece que tudo piora mesmo. Meu neto tem dia que está bem. Procuramos ensinar ele tudo o que queremos de melhor. Mas tem coisas nas maiorias das vezes ele não entende. Podemos explicar. Mas ele não entende. Vc nos ajuda muito. Obruhada
fico feliz em ajudar
Obrigada por ter respondido minha pergunta, tenho 42 anos e acabo de descobrir que tenho Autismo, exatamente por sentir essa regressão em alguns comportamentos 🤐😥
Quanto a olhar no olho eu aprendi, eu me forcei, mas não me sinto confortável e, dependendo da pessoa, eu não consigo.
Nossa.... vou estudar mais sobre isso. Coisas que você disse conferem comigo...
😉
Nossa que coincidência mesmo dia que faço aniversário 😊
Encontrei seu canal porque estou me especializando em TEA com foco em crianças de transtorno moderado e severo, mas sou fascinada pela Síndrome de Asperger’s e acredito que a nova classificação foi um equívoco do DSM. Mas não é sobre isso que quero comentar. Tenho estudado a neuropsicologia e cada vez mais estudos indicam que a neuroplasticidade acontece em todas as fases da vida. Sim, ela diminui, mas o cérebro principalmente quando devidamente estimulado sempre realizará neurogênese. Não seja determinista, pois a ciência não é. :) “Mind over matter” é algo que faz muito sentido. Não sei se você lê inglês, mas esse texto é acessível a todos pois o Google Tradutor é uma ferramenta ótima. Espero que ajude um pouco a melhorar sua perspectiva de futuro. Um abraço!
Obrigado Giovanna, vou pesquisar sobre como mudar isso. 😉
Muito bom seu canal
obrigado 😊
Assistindo muito a Mayra Gaiato? Eu sim.
@# psicóloga especializada em autismo, e no inicio o Akira falou igual à ela.
Eu assisti um video dela uma vez, mas não gostei muito. Não consigo acompanhar o raciocínio dela.
Eu sou asperger e muitos falam que Asperger não tem tratamento por ter revertido o quadro e não precisa mais de terapias e etc e também gostaria de saber como fica ao longo da vida quando a idade começa a chegar como depois dos 40 ou 50 anos
Valeu Akira!
Muito obrigado pela informação do hipotereoidismo.
Já pensei em como o problema com a tireóide, uma glândula hormonal importar, pode influenciar mas mentes.
E como vários transtornos podem estar relacionados com isso.
Me diz o que acha.
Gratidão irmão!
Acho que temos que ficar de olho na tireóide ela que causa a maior parte dos problemas
Olá, Akira que bom te ver de novo! Que assunto interessante essa da neuroplasticidade. Quanto mais cedo conseguir diagnosticar o autismo em crianças a partir de dois, três anos será importante justamente por que o cérebro da criança está nessa neuroplasticidade podendo ser melhor trabalhado na Terapia ocupacional... trabalhando as sinapses da criança... dá uma grande ajuda à criança e aos pais! No caso do meu filho, ele foi identificado por uma pedagoga na escola como possível autista porém na época o pai dele não aceitou e só consegui fechar o diagnosticado depois do divórcio pois não tinha autorização e infelizmente tardiamente. Ele perdeu essa chance daí ele hoje com 19 anos migrou do leve para o moderado. Ele me fala que sente muito mais dificuldade hoje principalmente da socialização. As crises só vem nesses momentos de stress social...ele continua fazendo tratamento porque temos que manter nossa esperança, nossa fé e principalmente nos apegar no amor! O amor quebra, arrebenta qualquer corrente, barreira! Não estou falando do amor romântico, mais do amor ao próximo...e o nosso próximo é sobretudo nossos filhos, nossos maridos, esposas...nossa família! Se meu filho não conseguir ter uma vida independente e eu espero e peço a Deus que sim, mas se isso não acontecer ficarei do ladinho dele o tempo até nós ficamos velhinhos! O autismo requer essa entrega da nossa parte. Creio que você e sua esposa conseguirão passar por tudo isso com a graça de Deus! Na Bíblia fala que é melhor serem dois do que um porque quando um cai o outro ajuda a levantar e um cordão de três dobras não se pode romper... porque Jesus é essa terceira pessoa na vida de vocês! Vai dar força pra vocês continuarem vencendo um dia de cada vez! Nós amamos vocês. Contem com nosso apoio! Desculpe esse imenso texto que já deixou de ser comentário rsrsrs! Lucas manda um grande abraço virtual pra ti. Esse é o jeito dele!!! :D Tamo junto!
Oi Eva, antes manda um abraço virtual para o Lucas também. E realmente a parte social me atrapalha muito aqui e olha que estou com 35 anos. Por mais que ele não pode ser cuidado desde pequeno por culpa deste bloqueio paternal, acredito de verdade que você consiga ajudar ele a achar o potencial máximo que fará diferença para seu filho no futuro. Sobre a mensagem gigante esta tudo bem, obrigado pelo desabafo e por compartilhar esta experiencia conosco. 😊
Que lindo essa entrega ,da mesma forma que penso com meu filho de 11 anos que está sendo diagnóstico tardiamente tbm ,estamos juntos pra sempre em QQ situação ,somos nós ,sendo nos dois aspies.
@@LeoAkira Obrigada querido! Você é muito precioso!
@@sharonoliveira7552 😘😘😘😘😘 Amor, fé e perseverança!
Faço aniversário no dia 16 de agosto, gosto muito de pudim de leite condensado, também tenho problemas com a tireoide. Fiz 40 anos e sinto uma imensa dificuldade em manter tudo que alcancei, socialmente falando. O toque está piorando muito.....
Eu também tenho tireoidite de Hashimoto... e também sinto que só piora tudo.
Eu concordo com vc
Parabéns pelo vídeo. Li sobre isso em outros blogs e o pessoal se refere a isso como "burnout".
isso 😉
Gosto muito do livro A Biologia da Crença de Bruce Lipton. Um best seller que minha psicóloga me indicou quando eu era adulta jovem. O autor traz novas informações sobre a biologia, as células e a genética com uma linguagem compreensível. Eu gosto de rever, já vi inúmeras vezes desde 2010, uma palestra dele aqui Utube, sobre este livro. Seria bem interessante se você pudesse ver. Aos 58 minutos ele fala no autismo, mas eu gosto de vsr o video todo. Vou te passar o link caso tenha interesse. Logo abaixo: ua-cam.com/video/FJQGC1GBHSY/v-deo.html
Nunca vi a roupa.
Muito obrigado por nos informar sobre isso, confesso que nunca tinha parado pra analisar isso... Obrigado Akira. Agora que você falou isso eu também percebi que estou demorando mais pra interagir e raciocinar também... Faze o que né eu ja tô com 35 anos Tamo ficando veio kkkk.
Exato 😜
Eu sempre me identifico com tudo o que você fala.
Meu Deuuuuss.
Ola,não percebi mudanças em relação à idade.O q eu tenho certeza q a baixa auto estima faz com q a gente perca progresso. É aquela história volta a ser lagarta.Mas melhorando a auto estima ,da pra recuperar ,voltar a ser borboleta ou uma mariposa. Qto a neuro plasticidade ,vi algumas notícias q descobertas recentes estão apontando o contrário ,não se perde neuro plasticidade.Pq o cérebro é como músculo ,qto mais exercita,mais cresce.E com a idade a gente faz menos exercício cerebral. Continua pesquisando.... Pode estar errado. By
Saquei, vamos ver mais pesquisas, espero que possamos continuar evoluindo
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
está me ajudando muito pois estou entendendo mais como lidar com pessoas autistas o que antes julgava timidez exagerada hoje já entendo gostaria que você falasse sobre crises. comportamento e sentimento
Acho que piora pq não temos mais saco para ficar decifrado os outros
Será que podemos ter isso mais novos? Eu na adolescência lidava muito bem com tudo mas agora aos 20 anos entro em pavor a qualquer coisa que me ocorre como se não lembrase como lidar com mais nada. Eu ainda estou procurando algum psicólogo que entenda isso
Tem que fazer acompanhamento medico
Legal eu não sabia disso.
Meu filho de dois anos e três meses foi diagnosticado com autismo há dois meses, está no moderno para severo. Hj eu fiquei arrasada pq vi uma reportagem dizendo q a média de vida de um autista é 39 anos. Vc sabe sobre isso? Fiquei arrasada, mas eu creio q meu filho vai viver muitooo em nome de Jesus
4:55 foi exatamente o que aconteceu comigo, eu era uma pessoa muito ativa (por pressão de terceiros), conseguia administrar bem a minha distimia que até então a minha psicóloga havia me diagnosticado.
Porém, aos meus 31 anos, tive uma crise muito forte de depressão durante a consulta com a minha psicóloga, aí ela não achou seguro me liberar da consulta devido ao meu estado e ela achou melhor me internar no pronto socorro da psiquiatria.
Fiquei por lá uns 20 dias e pela primeira vez na minha vida (entupida de remedios), sentia paz por alguns dias, embora tenha ocorrido alguns incidentes enfermeiros e outros pacientes com explosões de raiva, o que era estranho, pois eu era tida como uma pessoa reservada e calma.
Assim fui diagnosticada com transtorno bipolar e de lá para cá, ando tendo muitos altos e baixos, já que perdi a minha habilidade de me manter centrada desde essa minha primeira crise há 3 anos.
Desde então, eu, a minha psicóloga e a minha psiquiatra estamos tentado encontrar a origem desses problemas todos que me atormentam.
E assistindo os seus vídeos, venho me identificando muito com as suas situações.
Lembro que a minha mãe me dizia que comecei a falar com 3 anos de idade e ela havia me levado a um pediatra na época, mas ele disse que isso era perfeitamente normal e que toda criança tem o seu tempo.
E durante a minha vida escolar, foi o inferno na terra, eu era constantemente alvo de bullying, havia um grupo de crianças que roubavam o meu lanche.
Num dia chuvoso, estava tendo muitos trovões, e cada trovão que caía eu gritava, me lembro da minha professora me repreendendo por isso e os meus colegas de classe rindo de mim.
Houve um dia em que tive uma crise de pânico e fugi da escola, outra situação em que a minha professora chamou a minha mãe para conversar pois eu era uma criança muito quieta e não me socializava, segundo ela, eu poderia ser uma psicopata quando crescer, a minha mãe não levou isso a sério.
No ensino médio obviamente eu não era popular, a não ser em dias de prova onde todo mundo queria ser meu "amigo", já que tirava notas altas em determinadas matérias.
E na vida adulta, muita gente comenta que sou muito tímida e que converso pouco, na verdade sou péssima para manter um conversa.
Por fim, ultimamente suspeito que tenho algum grau no TEA, até escrevi um e-mail para a minha psiquiatra sobre o assunto um resultado do Aspie Quiz anexado em pdf, onde tal resultado indica que muito provavelmente tenho Asperger.
Ela me respondeu que ficou muito feliz por compartilhar isso com ela é que com certeza iremos conversar sobre esse assunto.
Acabei escrevendo um puto textão, mas senti a necessidade de compartilhar um pouco das minhas experiências por serem bem semelhantes às suas e parabéns pelos seus vídeos originais e sinceros, mesmos com os seus constantes bocejos me deixem um pouco irritada rsrs 😅
Oi meu filho tem 13 anos ele tem. Autismo severo muito grave ele joga tudo no chao enao tem intwresse por nada ele tira a roupa. Sera que ele nao vai parar
Karina. Sai um video para você nesta próxima quarta ok?
Acho que piora.
Alguém por aqui tem a comunicação oral super bem desenvolvida, porém não consegue escrever bem e quando tem que fazer prova com questões abertas, pira, trava e não sai do lugar?
cara, nao me assuste, eu so acho que eu tenho essa merda.. so acho, mas apesar de amar os momentos sos com meus pensamentos super ricos e loucos, quero parecer super normal em publico... hahahah nao fui dagnosticado e nem acho que me encaixe so em uma sindrome, normal é que definitivamente eu nao sou.
Oii Léo