Eu conheço apenas uma criança e fiquei muito curioso para entender do que se trata , ainda estou aprendendo bastante sobre porem parece ser algo bem complexo.
Olá me chamo Daniela e tenho 13 anos. Desde dos meus 9 anos eu sou amiga de um menino autista chamado Carlos. Ajudava ele (principalmente quando era presencial) nas tarefas e atividades do dia a dia escolar,ajudava ele a se alimentar pq ele comia quase nada e desenhava com ele. Era bem difícil mas bem prazeroso estar contribuindo para a vida dele! Desde então me interessei muito em aprender sobre a area comportamental e mental de pessoas com autismo. Adorei o vídeo!!! Você é mt simpático!
@@vibow7252 sim, só perguntei, pq do jeito q ele falou , parece q um dia ele precisou de um amigo q o compreendesse, e não o teve, é muito gratificante quando alguém q precisa, acha um amigo verdadeiro q o ajude, não é? Q sejamos amigos de todos, o mundo melhoraria.😔👐blz
@@SaraAwiwanOFC não sei se você já conseguiu o diagnóstico, tô torcendo pra conseguir encontrar um bom profissional. Eu entendo demais o q é você passar um tempo lendo artigos sobre, se analisando, levando evidências pro seu psicólogo, pra pessoa resumir que você não é autista e ponto final.
Dia 31: uma otorrino enxerga o autismo em mim. Meu mundo volta a ficar colorido. Dia 01 de abril: Uma psiquiatra diz que não vê o autismo em mim e que "se eu tivesse" não era o mais importante naquele momento.
@@SaraAwiwanOFC Tem isso não. Eu estudei Matemática e isso não faz eu saber de tudo sobre Matemática não. Possa ser que uma pessoa que nunca tenha entrado pra faculdade saiba mais de algum assunto do que eu.
Sou mãe de autista e através do acompanhamento dela descobri, aos 36 anos, que também sou autista. Agradeço seu trabalho e empenho em informar de maneira clara.
Sério amiga? Quais as características q vc possue? É bom sabermos p ficarmos atentos e compreendermos melhor, as pessoas. Não é? Sou pedagoga e Trabalho com pessoas com esses espectros. E realmente cada um tem características diferentes.
@@jaquileidemusic748 A maioria das características estavam presentes na infância, como a hiperlexia (aos 3 anos eu lia e escrevia em letra bastão e cursiva). Costumo ser bastante didática e técnica ao responder perguntas, mesmo que estas não sejam técnicas. Tenho necessidade em encontrar um padrão lógico para as coisas. Difícil pra mim colocar tudo aqui.
@@hinourhousw4320 Não necessariamente. Não se trata apenas do comportamento mas do que a leva a se comportar assim. É fundamental procurar avaliação profissional já que esses comportamentos podem ser resultado de muitas coisas que não o autismo. Como disse, não teria como citar todas as características então citei apenas as que acredito mais aparentes mesmo para quem não tem muita noção do que é autismo.
No meu ensino médio conheci um garoto autista, não sabíamos que ele era autista (mas era bem aparente por causa do comportamento dele), nos aproximamos muito por termos interesses iguais. Algum no meu terceiro ano, conversando com a coordenação fui informada que ele era autista, já fazem quase cinco anos que somos amigos e nunca tive coragem de falar sobre o tópico por medo dele se sentir envergonhado já que ele mesmo nunca trouxe isso a tona... Nem tudo é bonito, as piadas que faziam não eram bonitas, o jeito como as pessoas ignoravam ele não era bonito, ele é uma pessoa, um ser humano incrível!
Eu sou autista, e sempre que os meus "amigos" iam falar algo no nosso grupo, sempre falavam de coisas impróprias (seios, bunda e etc) e sempre falavam de forma ofensiva sobre autismo (eles não sabem até hoje do meu autismo). E isso me machuca. Quando eu lia um livro sobre autismo na escola, eles diziam que "eu não pareço autista" ou "eu não sou autista". Hoje eu leio bastante, escrevo contos (que dizem que vivo em Nárnia) e faço exercícios fisicos todos os dias. Deixei o passado pra trás e vivo em paz.
N se preocupe com isso, esse comportamento é normal entre amigos, fazem mais pra zoar se vc fosse gay e dizer pra eles não iam te xingar de gay, pq vc já é kkk entendeu? Tipo isso
Oi, Victor! Tudo bem? As pessoas parecem não ter empatia. Muito ruim e isso machuca demais. Sinto por você. 😓 Ah, qual livro sobre autismo que você leu? Fiquei interessada.
Então, anos atrás, minha mãe imprimiu um livro chamado "Guia de Sobrevivência para portadores da Síndrome de Asperger". Tem em pdf no Google, se você quiser baixar.
Esse vídeo representa completamente o momento em que eu estou, recebi meu diagnóstico há um ano e desde então percebi o quanto a sociedade tem falhado conosco. Precisamos de inclusão além de vestir azul.
@@monecq Fui "diagnosticado" por uma neuropsicóloga, fui me consultar acreditando que tinha somente depressão, descobri que sou autista. Mas por lei, neuropsicólogo não pode diagnosticar pois não são médicos. Então eu estou num limbo, pois sou autista de acordo com uma especialista no assunto, mas nenhum neurologista com o qual me consulto parece entender o autismo e geralmente dispensam o diagnóstico completamente.
Passei pelo mesmo problema com Psiquiatras também. Já ouvi que eu não era autista pois tinha feito faculdade. Esse tipo de situação me desmotiva completamente de buscar laudo formal e de tirar a identificação nacional do autista
Cara, estou passando pela mesma situação que vc. Além de formado sou concursado no meu estado. Mas sempre me senti e todos me falam que sou "lesado", "desligado" etc. Nunca nem tinha ouvido falar de autismo na minha vida. Até meu filho mais novo nascer e aos 2 ser diagnosticado. Na busca por informações 80, 90% das coisas batiam com o que eu enfrento e enfrentei ja minha vida. O psicólogo me acompanhou por 6 meses, deu o diagnóstico etc. Quando fui aos médicos, psiquiatra e neuro... puts, maior decepção da minha vida. Fiquei mal por im tempo pq não sabia nem quem eu era mais. Tô na luta procurando um medico que não venha com essa de eu ser "inteligente demais" pra ser considerado augista faz 2 anos. Não vou desistir. Mas confesso que é desestimulante esses médicos. Responde aí quando ver. Quase ninguém me responde, seja em Instagram ou UA-cam. Queria discutir meios de tentar resolver essa questão. Tô no mesmo barco que vcs. Tenho 36.
Além do "Cada criança tem seu tempo", no caso de adultos tem o "Você veio até aqui sozinho, você não é autista", como muitos médicos e psicólogos adoram dizer. E muitos cobram para dizer isso!!
Um absurdo. Profissionais desatualizados e despreparados que fazem um adulto que teve que juntar muita energia para ir sozinho a um consultório se sentir humilhado. Pra isso, com certeza a pessoa já sofre a muito tempo - e não tem muito conhecimento às vezes - aí passa por um atendimento desumanizado desse tipo. Se a pessoa está muito muito mal pode até cometer ou querer cometer suicídio. Sempre busquem profissionais que atuam com o tema.
@@charles2521 foi exatamente o que aconteceu comigo.Alem de ser hostil,e riu da minha cara dizendo que eu não tinha TEA pq eu tinha muitos argumentos e minha mente formulava conteúdos perfeitamente.Disse pra não ficar procurando besteira na internet.Eu disse a ela que quando saísse do consultório teria uma crise,pois já estava muito ansiosa com a consulta.Ela nem ligou e disse pra procurar outro psiquiatra na Internet já que eu não confiava nela ,e isso eu deixei bem claro!!!ela disse que ia me receitar um remedinho e oq eu tinha no máximo uma ansiedadizinha.Sai e deixei claro que entendi perfeitamente o sarcasmo e o sinismo dela e bati a porta e ela ficou lá falando sozinha. O mais louco dessa história é que me veio uma paz em alguns minutos e comecei a cantar do nada"o arco íris tem sete cores"... não saia da minha mente essa letra(legião urbana).Mas a noite fiquei agitada e remoendo o fato.Hj tô tranquila ,disse a ela que independente da opinião sem experiência dela eu não ia desistir,e assim será!
@@MarcosPmkt Psiquiatra me perguntou pra que eu queria ter essa doença horrível ,pasme!!!e disse que eu não tinha "isso"pq eu era muito inteligente,e não iria confrontar ela e não ia ter tantos argumentos.E disse pq meu irmão tinha autismo severo!?como se ele pudesse escolher ter ou não.Fiquei espantada com a falta de conhecimento e a confrontei mesmo.E ela era muito arrogante,pois percebi que estava tensa com o assunto,ela não conseguia conduzir pq eu coloquei ela contra a parede pra saber do conhecimento dela sobre o assunto.Ela já cansada me disse :eu só tô aqui pra passar remédios e só trato os sintomas tá bom!?se vc quiser te passo um remédio pra sua ansiedade. Bom vou te receitar um remedinho pois no máximo vc tem uma ansiedadizinha.Pasme!!! olha vou te falar se vc não tá louco, vc fica !!!por Deus consegui seguir em frente!!!faz uma semana o ocorrido.
Eu sou professora recém formada, não aprendi sobre autismo na faculdade, só teve uma palestra sobre. Daí quando peguei minha primeira turma, tinha um aluno autista e foi extremamente difícil pra mim pq ele era bem explosivo e eu não sabia oq fazer, oq falar e como agir. Foi bem difícil pra mim. Então conheci os você e aprendi muito sobre o autismo. Gostei muito desse vídeo pois, honestamente, eu prefiro um vídeo que traga a realidade do q um vídeo fofo rsrs. Muito obrigada.
não só tem políticos que usam a palavra "autista" de forma pejorativa, como também tem um monte que gosta de usar os autistas só pra fazer campanha, publicidade, e depois do dia do autista, esquecem a gente totalmente.....
Não quero que o autismo vire massa de manobra que nem certos movimentos aí... Imagine ir em uma palestra de 5 horas e ouvir 1 hora sobre o autismo e 4 sobre politicagem ideológica feita por algum parasita público...
@@Proggoo152 não vejo problema q existam movimentos autistas, mas não quero que vire uma panelinha de modo que só possam ser acolhidos autistas de uma determinada posição política....
Na verdade isso acontece com qualquer coisa, por exemplo: demência, todos aqueles meses com cores, dia dos pais, dia das mães, dia da Terra, dia do câncer, dia do negro e dia do índio
@@cat-san4669 uma vez tava tendo palestra na minha escola sobre alguma coisa, não me lembro muito bem, mas o pessoal tava na cara dura puxando sardinha pro lado deles, provavelmente era para ganhar votos -_-
Tenho um primo com autismo severo, ele tem 13 não fala, usa fralda... ele não tinha nenhum estímulo onde morava, aí quando veio morar perto da família ficou bem mais feliz e está se desenvolvendo bem
Hoje mesmo estava na fila preferencial do supermercado e mandaram eu sair, e falei: sou autista. A pessoa respondeu: mas você não parece autista. E tive que mostrar minha carteira de autista, pois já estava ficando de certa forma com medo.
Passo pelo o mesmo sendo deficiente visual, só pq não uso óculos escuro, bengala e nem tenho o olho com deficiência aparente preciso ficar me provando e ainda sim duvidam de mim
@@MarcosPmkt Não é questão de aparência, é que eles imaginam que todo autista se encaixa em um estereótipo comportamental. Ou seja, alguém com "cara de autista" seria quase uma caricatura. É basicamente estereótipos + falta de informação.
Eu sempre estudei, sempre fiz as coisas que a vida me encarreegou de fazer (cheio de medo e insegurança), sempre encarei o mundo numa visao diferente, nunca ninguem notou isso, principalmente minha familia... depois dos 23 consegui progredir e ate mesmo morar fora no exterior... como? coragem e muita fé em Deus... vivi 5 anos e meio, mas ate hoje sinto esse fardo... desculpe o desabafo Maria Luiza .... uma vez me indicaram eu fazer um teste de autismo... sera que tenho chances de ter algum nivel de autismo? por favor, se voce poder me ajudar! Se conhecer algum orgão, site ou grupo serei muito grato....
Parabéns lindo, sou fã do seu trabalho, e claro, super inscrita aqui. Meu netinho de 3 anos é autista, estamos aprendendo muito com ele, uma criança linda, inteligente e sensível. Obrigada por tantas informações importantes, vc é top. Parabéns. Deus te abençoe. Sucesso cada vez mais.
Estou perplexa com sua clareza, objetividade, amplitude e sabedoria sobre o espectro autista e "funcionalidade"(não me veio a memória termo apropriado) na sociedade brasileira. Acompanho seus vídeos. Sou sua fã. Muito obrigada por nos disponibilizar tanto conhecimento e experiência. Sou avó de um menino de 3 anos, provavelmente Asperger, ainda não diagnosticado. Percebi há algum tempo por ser profissional da educação, professora e pedagoga. Por favor, continue nos presenteando com seus vídeos. Deus o Abençoe.
Legal Willian. Tenho mais de 50 anos e tenho autismo leve. Procuro ao máximo esconder isto das pessoas para não precisar ouvir que autismo só é comum em crianças. As crianças não envelhecerão um dia?
@@fernandokinha desculpa, não sei se já respondi pra você, todo caso irei comentar novamente, pois não vejo a resposta. Procurei um analista, tenho epilepsia generalizada, devido ao estado de prostração contínuo que me sinto devido aos barbitúricos, também devido as várias quedas devido a epilepsia passei a ignorar dores no meu corpo, até quebrar o dedo do pé em casa e não perceber aconteceu me deixando preocupado, enfim inúmeros outros casos. O analista, depois de inúmeras sessões que não acabaram ainda e já têm vários anos, fez o diagnóstico em cima de entrevistas, testes, saber de minha vida pregressa, enfim várias coisas que não me lembro. Fez seu laudo e me encaminhou paralelamente a um psiquiatra que procura controlar meus medicamentos juntamente com a neurologista. Não sei se fui claro. Qualquer coisa me avisa. Desculpa a falta de clareza. Não gosto de escrever, prefiro ver.
Eu sou autista e recebi o meu diagnóstico tardiamente e tenho experiência própria em dizer q n adianta de nada lembrar algo por um dia do ano e esquecer pelos 364 dias restantes. As pessoas q fazem os movimentos pela internet sem base alguma pode ser comparado ao escritor Maquiavel e os livros sobre o estado, enquanto outros escritores se preocupam mais com uma realidade utópica e não debatem nenhum meio de chegar lá Maquiavel se prende a realidade e mostra realmente a sociedade como ela é. Neste vídeo vc foi Maquiavel. Enquanto muitas pessoas se preocupam em validar fatos já verdadeiros sobre o autismo poucos se preocupam realmente com as PESSOAS e aí vemos uma contradição.
O q mais me incomoda do "anjo azul" é o mito de q o autismo é mais comum em meninos q meninas quando na verdade muitas são subdiagnosticadas e só vão descobrir que são autistas tardiamente. Sem contar o masking q acaba dificultando o diagnóstico. Eu estou no processo da avaliação diagnóstica do autismo. (Atualizando. Foi confirmado autismo nível 1, TDAH e suspeita de AH)
Puxa, fantástico, sua abordagem é de utilidade pública. Eu ja fui chamada de "autista" com tom pejorativo devido a meu comportamento pouco sociável e muito introvertido. Mas depois de alguns anos comecei a estudar minha personalidade pois acho que, se não sou autista, estou dentro do espectro. Após muitas investigações (numa delas cheguei ao seu canal), descobri que realmente eu PRECISAVA entender mais sobre autismo, e hoje entendo que essa necessidade é ainda maior. Você tem razão em tudo que disse.
Eu achei que era autista ou tinha espectro pelo menos, depois descobri que fui vítima de uma mãe narcisista perversa oculta, que me fez acreditar que o problema era comigo, e não com ela.
Quero muito agradecer ao YT pela recomendação do vídeo. Fui diagnosticada recentemente aos meus 17 anos como autista, isso foi algo que eu e minha família nunca suspeitamos justamente por não conhecer sobre o assunto. É uma fase na qual eu posso finalmente compreender o meu jeito e minhas ações e procurar melhorar na socialização, etc. Fiquei muito feliz com seu vídeo e a exposição do real problema nisso tudo, não é algo que merece ser romantizado e nem deixado de lado jamais!
Acho um ato importante e corajoso expor o lado real, doloroso do autismo. Parabéns pelo seu vídeo, suas informações são fontes essenciais para nosso conhecimento. Ps. Te acho lindo! Haha
Oi boa tarde Willian, concordo plenamente com sua fala e te admiro não apenas pela sua inteligência muito acima da média, mas principalmente por sua espontaneidade em ser VERDADEIRO. Sou mãe de um pequeno de 4,6 ESTAMOS na luta pra poder fechar o laudo precoce dele por se tratar td indica ( TEA 1 de suporte) e já passamos por situações de grandes conflitos, humilhações; negligência; acidentes com vários tipos de prejuízos ( morais físicos e emocionais) tanto na escola, familia; greja e até com nossos antigos "amigos e visnhos" no condomínio onde moramos. Posso afimar que: NÃO tem existe romântismo no TEA tanto pro paciente quanto pra nós Pais. EXCELENTE VÍDEO! PARABÉNS! Fabricia de Campinas SP.
Perfeito demais. O verdadeiro porta voz de nós mães de Autistas e é claro dos próprios autistas.😭 Emocionada aqui! Já enviei pra cada membro de nossa família.
Que tapa na cara. Estou na educação há 11 anos, sempre tive alunos autistas em todas as turmas e percebi que muito pouco mudou nesse tempo...muito pouco ainda se sabe sobre o autismo. Gostei do vídeo ser realista!!
Eu descobri que meu marido é autista, foi libertador enteder como ele enxerga o mundo, porém ele não aceita. Gostaria muito que ele aceitasse e procurasse ajuda, pois a convivência poderia melhorar bastante.
Vídeo perfeito! Sou mãe de autista, já passamos por situações que você citou, algumas nada agradáveis, existe ainda o estereótipo de que para ser autista não pode falar, tem que se balançar, gritar, coisas assim. Mesmo profissionais despreparados, o diagnóstico do meu filho demorou 15 anos, cansamos de ouvir que era tudo muito normal. Com a demora cresceu também minha culpa por não ter percebido antes. Também sou professora da educação básica, trabalhei com vários autistas, e realmente, cada um é único, são demandas muito diversificadas, este ano tenho um aluno autista que apresenta ótima compreensão do conteúdo trabalhado, bom desempenho, a mãe deve ter passado por situações tão ruins, que fica sempre na defensiva, sempre rebate as minhas tentativas, infelizmente a capacitação é difícil, tenho buscado independente informações, leituras, tudo que possa me ajudar, mas a cada tentativa de adaptação que considero necessária, a mãe me bombardeia, critica, reclama, nada do que faço é agradável a ela, embora o aluno pareça estar avançando. Desculpe o desabafo, mas por conhecer um pouco dos dois lados: família ( sou mãe de autista) e escola (sou professora), acho que no fundo está sendo criado um abismo, o preconceito contra os profissionais da educação também é grande, sei que existem práticas a se contestar, já tive experiências péssimas com professores do meu filho, porém há profissionais engajados e que desejam sim realizar um bom trabalho, mas esses últimos sofrem com o preconceito.
Quando penso que Willian Chimura não consegue mais me surpreender, pois tudo que ele faz é de muita qualidade, vem com este vídeo!! Nossa!!! Obrigada!!!! Melhor vídeo!!!!
Esse vídeo dói. No ponto certo da ferida, cutucou o que precisava ser tocado! As vezes esse é o melhor estímulo pra gente cair na real! Foi cirúrgico William, obrigada!
Parabéns pelo vídeo, esse é a verdadeira mensagem de conscientização do dia 02 de abril. A luta ainda existe, crianças ainda sem tratamento, escolas que mesmo aceitando uma criança autistas, não estão preparados para incluir essa criança ou adolescente, pais que mesmo amando os filhos, tem dificuldade de aceitar o diagnóstico e necessitam também de apoio psicológico. Profissionais que dizem trabalhar com TEA, mas quando olham para seu filho dizem "tem certeza que ele tem autismo?" ou " não, ele não tem autismo, isso é porque vocês não saem com ele, ele não tem contato com outras pessoas". Essa mensagem foi maravilhosa, parabéns novamente pelo seu trabalho.
Ao contrário do título, é um video lindo. Real e profundo. Meu filho ainda não teve um diagnóstico fechado, exatamente pelo que você diz. Falta de capacitação profissional em minha cidade. Também teve sua matrícula recusada em algumas escolas. E eu também já surtei por falta de apoio. Comecei a ver o vídeo e meu filho, de 6 anos e que sempre me escuta questionar aos profissionais "ele está no espectro autista?", tomou coragem e me perguntou: mamãe, o que é autismo? Não soube como explicar. Deixei ele acompanhar seu vídeo. Saiu pensando e eu fiquei chorando. Agora estou aqui, esperando ele voltar (porque ele vai voltar e questionar e vai questionar por muitos dias e muitas vezes), e sinceramente sem saber o que responder (afinal, tem apenas 6 anos). Mas para mim, para muitas dúvidas e dores e medos, seu vídeo foi alento. Grata
Oi, conheci um canal chamado "mamãe tagarela", e tem um vídeo em específico em que os pais contam para o filho mais ou menos dessa faixa etária que ele é autista de uma forma muito legal, talvez te ajudasse a lidar um pouco melhor 🙂 espero que ajude, não sei muito sobre o assunto então só quis dar uma indicação...
Parabéns Willian sou mãe de um autista,o quanto foi difícil matrícula meu filho,ouvir de profissionais q aquela instituição não receberia meu filho magoou minha alma,além das minhas dificuldades em saber lhe dá com ele,mas Deus em sua infinita bondade abril minha mente,hoje ele melhorou bastante com terapias na escola, sua interação com as outras crianças,ele é amável carinhoso,sua comunicação ainda é funcional,mas alguns esteriótipo ele deixou com as terapias,e autimos não tem cara,essa frase se usa bastante nossa mas não parece q seu filho é 🤔 já ouvir isso quando vou usar senha de prioridade.
Willian, me relacionei com pessoas no espectro por anos (sem nem saber ainda o que era TEA) e agora estou graduando em psicologia e trabalho com pessoas autistas. Eu nunca vi um vídeo abordar de forma tão fluida temas tão necessários e maquiados até pela própria comunidade de profissionais. Muito, muito bom! Quero mais vídeos não bonitos sobre autismo pra compartilhar por aí.
Willian, você foi o primeiro autista que conheci no UA-cam, no vídeo sobre o seu diagnóstico. Eu nem sabia que tempos depois, minha filha de 21 anos seria diagnosticada com autismo asperger; esperamos agora a palavra final do neurologista. Seus vídeos me ajudam muito a compreender o autismo. Admiro muito você. Obrigada!
@@thbmatrix acho q é recente está mudança e a pessoa pode como eu não querer por nas redes sociais a forma correta pois existem diversos graus e autismo muito amplo e a pessoa sabe q o termo asperger é mais leve tanto é q um parente meu foi diagnosticado como asperger recentemente. Acho desnecessário dar esta bronca na internet
@@MarciaSilva-il7wp eu acho essa bronca necessária porque as pessoas frequentemente usam o rótulo Asperger por causa de uma ideia de Aspergers serem "melhores" (o motivo pelo qual Asperger criou este diagnóstico diferenciado enquanto trabalhava para a Alemanha nazista).
Eu não sou diagnosticado, mas tenho algumas características autistas. Na escola um menino filho da mãe dizia à todos que eu era autista (e não era pra ser inclusivo não, era pra me zoar mesmo), as pessoas faziam uma cara de "ah, ok" seguida por uma cara de pena e saiam de perto de mim. Todos me tratavam como um bebê, como alguém burro (sendo que sempre fui mais inteligente do que a maioria das pessoas que estudaram comigo), falavam devagar comigo e sorrindo, algumas professoras tinham contato físico carinhoso comigo tipo pegar na minha mão ou pôr o braço nas minhas costas pra serem mais "carinhosas", o que me dava muita agonia e me fazia me sentir muito mal, porque além de odiar contato físico com pessoas que não são próximas eu me sentia desqualificado, sendo que nunca fui bom em esportes e nem muito bonito ou eloquente, então meu maior orgulho era minha capacidade intelectual, e até isso tiravam de mim. Sendo autista ou não, foi horrível. Deve ser um cu ter que passar por isso TODOS OS DIAS quando se é autista e isso fica mais visível
Obrigada pelo vídeo. Sou uma menina que foi diagnosticada com asperger recentemente. E, apesar de me sentir mais relaxada em saber qual minha condição, eu desejo não ser autista ou ter um grau mais alto, que seja mais "óbvio". Não tive coragem de contar para os meus amigos e os que eu tentei retrucaram com "para de mentir, você nem parece autista" ou "você é mesmo esquizofrênica kkkkkk". Ter que fingir e trancar todos os meus travões autistas para me socializar bem é muito cansativo, mas não quero contar por medo do meu círculo de amizades achar que é mentira após tantos anos de fingimento.
@@mitsunikisdiary esse é o ponto. não consigo fazer amigos novos. ainda mais nesse tempo de pandemia. só sou amigo deles porque eles vieram até mim. Se eu parar de ser eu vou ficar muito sozinha :/
Fui diagnosticado recentemente, diagnóstico tardio. É uma sensação libertadora, você não sente mais vontade de ter que ser forçadamente como as outras pessoas e ganha mais amor próprio
cara, 3 anos atrás eu vim em um vídeo seu se eu não me engano e disse de uma forma extremamente preconceituosa o quanto eu sentia "raiva" e "nojo" de pessoas autistas. esse ano descobri que sou autista.
Disse tudo Willian! Todos temos nossa parcela de responsabilidade. E oportunidades diárias não faltam de oferecer conhecimento, agir e aprender um pouco mais. 🙏
Obrigado por esse olhar nú e cru a respeito da problemática que envolve o autismo. Com certeza tocará lados.que as pessoas nunca pensaram em abordar por estarem presos na bolha da falsa sabedoria. Estou cursando Pedagogia, já presenciei inúmeros trabalhos de colegas a respeito, e acredito que seu vídeo merece chegar neles também. Continue firme e forte! Você faz a diferença!
William, vc é um ser de luz. Meu filho foi diagnosticado com Asperger com 16 anos este ano. Estamos aprendendo muito sobre estas características peculiares.
Obrigado pelo seu trabalho, seus vídeos estão sendo muito importantes para o meu autoconhecimento. Já fui diagnóstico com Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Síndrome Conversiva. Já tomei todo o tipo de remédio que existe pra cada um desses problemas. Só agora, com quase 30 anos, comecei a ir em uma psicóloga nova que levantou a possibilidade de eu ser autista (algo que eu já desconfiava a mto tempo). Estou muito feliz em finalmente conseguir fazer sentido do que eu sou e seu canal é parte disso. Obrigado mesmo! :)
Se o dia é da consciência sobre o autismo, esse vídeo foi perfeito. Ainda temos que ter consciência que temos que ter o trabalho - esse trabalho, o ato de cuidar, ou amor, ainda estamos aprendendo - estamos ainda aprendendo a sermos humanos (e conseguirmos realmente nos tornarmos o verdadeiro "ser" humano)...
Parabéns! Um resumo sobre o que acontece com o autista e as famílias, tenho um filho autista diagnosticado aos 15 anos, um caminho de muita dedicação e muitas turbulências, agora chegando aos 21 anos. Obrigada!
Esse vídeo é extremamente importante! É triste como os debates a respeito do autismo são secundarizados e taxados desde sempre. Muitíssimo obrigada pelo conteúdo, Will
U.A.U.!!! Que vídeo sensacional, Will!! Ameii o novo formato com mais ilustrações e pitadas necessárias de ironia!!rs Vc conseguiu em poucos minutos descrever a triste realidade (ainda atual) do Autismo e ainda conscientizar de forma (como sempre) muito didática e embasada! Apenas desejo q o Mundo todo te assista e reflita! Parabéns!! =)
Perfeito, Willian! Isso é informação de qualidade. Mas estou aqui com lágrimas nos olhos e você fechou com a frase que eu conheço muito bem pois já tenho quase 50 anos.... o fato é que quem não é autista ou não pertence a nenhuma minoria jamais vai saber como é isso... As pessoas fingem que a gente não existe e isso dói muito. Porém, todo dia eu fico repensando minha própria atitude quando me deparo com crianças ( eu trabalho em escola pública) , enfim, com pessoas "diferentes" . Fico pensando porque nós seres humanos somos tão cruéis. A primeira atitude é sempre discriminatória e exclusiva. Obrigada por mais este video que nos faz refletir sobre as condições humanas!
Vídeo sensacional, William. Não sou autista, mas acompanho seu canal a muito tempo. A sua didática é sensacional e aprendo demais por aqui, parabéns de verdade.
William, você resumiu tudo na vida de um autista!!! As dificuldades enfrentadas pelos familiares é grande e a inexperiência dos profissionais acaba por prejudicar mais do que ajudar!!!
Tenho uma amiga que é autista, ela escondeu de mim e deu uma amiga durante anos, algumas pessoas da escola faziam bullying com ela no passado, mas achei que fosse porque ela era acima do peso ( não que seja motivo), ela tinha uma amiga que mudou de turma pra estudar com ela, porque a escola entendeu que isso ajudaria ela, eu percebi que ela ficava muito nervosa em época de prova e tinha dificuldade pra se concentrar, até que ano passado ela falou que era autista e que nunca tinha falado por medo da gente tratar ela diferente, ai procurei entender mais do assunto, como você falou, cada autista é diferente, então cabe a nós entender isso.
Essa minha amiga trabalha, namora e vai nos lugares sozinha, mas conheço alguns que nem falar direito consegue, então acho que temos que procurar respeitar essa particularidade de cada um. Minha escola graças à Deus inclui bastante os alunos, teve um ano que fizemos um projeto com eles, é muito bom, pena que o governo não investe muito na capacitação dos professores para isso.
Sempre me lembro de um texto que li na faculdade, que dizia que se o problema fosse simplesmente investir na formação de professores, todos os problemas já estariam resolvidos, por que é a única solução que as pessoas apontam e atuam já faz DÉCADAS
Uma vez assisti um vídeo, no qual, uma mãe estava desesperada pq tinha procurado várias escolas particulares para o seu filho (um menino autista) e nem uma pode “aceitar” ele como um aluno. Eu me senti realmente muito indignada com aquele vídeo e comecei a pesquisar sobre o assunto, pq não sabia muito sobre, sendo assim, não tinha como debater sobre o assunto. Vi seu vídeo hj e realmente estou muito feliz por você ter tocado nesse assunto tão importante!!!
Verdade Mano,eu sou portador de tea,me doi mais ainda ver pessoas Espalhando mitos sobre a condição,uma vez a diretora da escola disse que autismo era coisa de retardado e outros falavam que era um espírito maligno,eu chorei naquele dia
Você é sem dúvida o melhor ativista que temos até hoje!...realista, sem sensacionalismo, direto ,... parabéns pelo trabalho realizado de maneira tão intensa , tenho certeza que vc vai conseguir bons resultados para todos os autistas...👏🏻👏🏻👏🏻 É isso mesmo é preciso se falar do assunto sem "enfeitar" infelizmente tudo que vc disse é a mais pura verdade ,e sonho com o dia que inclusão acontecerá de maneira verdadeira na prática, no dia a dia, e não apenas nas lindas postagem de redes sociais!...
Willian te conheci hj e já ta me ajudando muito, descobri minha condição a alguns meses e mesmo sendo sempre desse jeito eu ainda tenho dificuldade d lidar com muita coisa, pequenas coisas me deixam ansiosa e as pessoas n entendem falam q é só eu parar d pensar no problema, e isso me deixa ansiosa em dobro. Eu fico mexendo as pernas o tempo todo principalmente se estou concentrada e isso irrita minha família pq segundo eles "é mania de maluco" e mudo d hiper foco com frequência então sei muito sobre muita coisa (sou poliglota, toco 3 instrumentos de corda, sou boa em qualquer matéria escolar apesar da letra feia, entre outras coisas) oq dá um ar d presunçosa mesmo n sendo minha intenção, n encontrei uma psiquiatra pra fazer um acompanhamento pq moro no interior da bahia e a pandemia tbm n ajuda. Em fim é isso kkk desculpa o relato longo é umas mania minha d escrever muito.
Eu simplesmente amei o vídeo! Perfeito! Minha filha tem suspeita de TEA, porém é extremamente " leve", mas, esse " leve" nos minutos que que se aflora, parece ser eternos e mais pesados do que uma tonelada, tem sido acompanhada, porém pela falta de diagnóstico, preciso lutar dia a dia, para manter algumas das terapias! Vc ouvir de médicos que o grau é levíssimo, é que com as intervenções corretas os " sintomas ou caracteristicas" podem ser superadas e que será preciso AGUARDAR, para fechar esse diagnóstico é simplesmente algo sem muita lógica para mim como mãe, considerando um bom desenvolvimento por estar sendo acompanhada, acompanhamento esse que só poderá continuar a acontecer se o diagnóstico existir!🤷🏼♀️🤦🏼♀️
Pois é Willian, se as pessoas não abrirem suas mentes, de nada adianta campanhas, capacitações e etc...🙄 Amei seu vídeo, você é lindo e fala muito bem😍
Esse vídeo é bom num nível tão específico que eu só reparei que tinha assistido três vezes quando comecei a assistir pela quarta. Parabéns pelo conteúdo, Willian!
Willian, parabéns pelo conteúdo de alta qualidade e ponto de vista assertivo. Acreditamos que é urgente o debate sobre inclusão escolar, educação, trabalho e moradias assistidas ao invés de perdermos energia e engajamento em torno de discussões sobre a cor e o símbolo do autismo. Parece até que a comunidade está em uma crise de marketing ou disputa pela guarda da imagem publicitária do autismo e não está problematizando os desafios prioritários que autistas, famílias e profissionais vivem.
eu só aprendi realmente sobre autismo quando tive aulas de educação especial e mesmo assim, todos os transtornos estudados não foram bem aprofundados, justamente pq os "profissionais" que nos ensinaram não eram tão profissionais assim
Excelente vídeo e uma contribuição necessária para "desromantizar" uma realidade que atinge muitas pessoas. Senti a força do teu argumento e o sentimento ao fazer esse vídeo, direto e verdadeiro! Obrigado!
Amei o que disse. Não é fácil cuidar de criança típica, menos ainda com qualquer outro tipo de problema. O negócio é que o ser humano não é humano. O caráter moral das pessoas é o da própria família. Estamos vendo isso agora com esta pandemia. Um por um, e Deus por todos
Willian, WILLIAN!!!!!! Há meses que não assistia seus videos pelo corre-corre da vida. Mas cai aqui e que SURPRESA!!!!! Como você evoluiu nos videos! Edição, roteiro, audio, sua postura perante a câmera! (aplauso!) Guri!!!! Parabéns!!!! O que me agarrou pelo pescoço para eu vir assistir o video foi o título e ele não decepcionou, infelizmente.
Eu tenho um amigo há 15 anos e em 2019 ele foi diagnosticado com autismo. Sempre achei ele um cara super normal, sempre rodeado de amigos e amigas e agora que ele foi diagnosticado eu tô achando que eu também seja., o que justificaria determinados sofrimentos que eu tive durante toda minha vida
entrei numa escola nova esse ano, e achei que todo mundo era chato. Aí eu conheci um garoto chamado Pedro. Fui descobrir depois que ele era autista, então entendi o pq de tanto bullying com ele. é muito triste, ele fala qualquer coisa e alunos e professores já tentam "calar" ele. to trabalhando em uma "redação" mostrando o quão podre é essa escola, não apenas por isso, mais por muito mais que descobri em pouco tempo de aula.
Não sou autista nem conheço um pessoalmente, não sei como vim parar nesse vídeo, mas com toda certeza foi o mais esclarecedor que eu já assisti. Obrigado o seu vídeo está ótimo.
Não tem como fingir que esse vídeo não existe!! Excelente abordagem! Excelente explicação! Sou professora da rede publica e sou mãe de autista de alta funcionalidade e sempre estou vendo seu canal para melhor compreender meu filho e alunos que venham a serem meus. Obrigada pela dedicação ao assunto.
Meu querido, tenho pouca relação com o assunto, apenas contato com profissionais "especialistas" em autismo, e digo: as crianças com TEA correm perigo. Como você bem disse, as fazem de material de trabalho. Julgam, ao invés de fazer ciência, generalizam e tem certeza absoluta sobre o assunto só porque fez uma formação lá no México ou nos EUA... aprendendo com que tem, claramente, problemas de análise e interpretação. Você fala como um profissional, com uma diferença: com estudo de caso próprio. Avante, Willian! Seu consultório cheio de crianças carentes do melhor profissional o aguarda!
Tive meu diagnóstico aos 26 anos, depois de algumas visitas ao psicólogo, ainda estou tentando entender algumas coisas, hoje depois de 1 ano da descoberta ainda não sei explicar para as pessoas mais próximas, as vezes prefiro não comentar nada, tentei explicar para a minha mãe e ela disse exatamente isso, que eu não tenho "cara" de autista, que só estou querendo chamar atenção.
Um dos melhores vídeos sobre autismo que já vi. Claro, só alguém com autismo poderia falar com tanta propriedade. Recebo alunos autistas no ensino superior e vejo que a maior dificuldade das pessoas é entender o que é e como proceder. Bem, eu pergunto ao aluno, pois só ele sabe. Imagino quão difícil é para um professor despreparado saber como agir com uma criança. Parabéns pela iniciativa!
Adorei o vídeo! Muito informativo. Quero ser psicóloga, se minha inteligência deixar, psiquiatra, e quero entender sobre o assunto o quanto antes, pois sei que se eu deixar para descobrir o autismo só na faculdade, vou perder muita coisa. Fora que, quero entender para ser respeitosa, não espalhar falácias e caso eu faça amizade com uma pessoa com autismo, eu não fale merda pra ela. Uma das coisas que mais me tira do sério é o pessoal desumanisando pessoas com autismo e o pior é que falam: "é só piada", e o resto do pessoal vai me taxar de mimimizenta... Se eu falar que uma piada com lésbica ofende, eu tenho mais convicção para falar, pois sou uma e sei melhor do que um hetero o que é ser lésbica, mas eu sou neurotipica, posso perder minha razão por apenas ter bom senso de achar a ridicularização do autismo errado.
@@isabela8707 Ou é porque temos interesses em comum(resultando em você ver os mesmos vídeos que eu, então, vê um comentário meu), ou porque eu passo muito tempo no UA-cam ou existe vários clones de mim pelo UA-cam.
Eu to trabalhando com um rapaz autista o Lucas nas lojas Berlanda. Acho incrivel poder conviver com ele e conhecer de perto,eu to procurando entender melhor sobre autismo para entender melhor. Ele é muito inteligente,as vezes fica repetindo e falando sozinho eu fico calada e finjo não ta ouvindo pra evitar dele ficar constrangido. No começo me disseram que ele tinha crises de anciedade ficava nervoso até com falta de ar mas com o tempo foram acustumando ele e hoje ele é super falante,ele fica na porta da loja dando bom dia pra todo mundo e dizendo tenha um bom dia rsrsrs,é até estranho porque antes eu achava que todo autista era bravo e tal mas hoje convivendo com ele eu vejo que precisamos nos informar mais para tirar esses rotulos que nos botam na mente. Ele terminou os estudos com o programa do governo que tem para terminar os estudos tarde diz que tem vontade de fazer faculdade de educação física eu acho incrivel. Todos na loja tratam ele normal e super bem sem aquele olhar diferente ou constrangedor.
Na minha época de escola sempre convivi com muitos autistas, autistas que sabem se comunicar extremamente bem assim como você, e autistas que não desenvolveram a fala como nós, sempre gostei de conviver com todos eles, na verdade viveria 24h00 do meu dia se fosse possível com esses seres humanos tão incríveis, entre todos da escola que frequentava eu sempre fui uma das únicas pessoas que entendia o que eles queriam dizer, sempre tive uma conexão muito linda com todos eles, só sei que o mundo seria diferente muito mas muito muito diferente, o mundo seria maravilhoso se aqui no planeta habitassem mais pessoas com autismo, pois não conheço ninguém que seja mais amoroso, mais carinhoso, mais puro, Mais cristalino! Emano todo meu amor para todos os autistas que eu já conheci e que irei conhecer, beijos querido, Muito sucesso pra ti lhe desejo tudo que há de melhor no mundo! Continue ajudando as pessoas com esse seu trabalho lindo!!!😺😘
Tenho dois amigos autistas e sinto que as vezes não entendo eles muito bem, então vim aqui aprender um pouco mais sobre pra ver se melhoro minha convivência. Adorei o vídeo, muito obrigado! :)
Quando alguém diz que meu filho nem parece autista eu não acho desagradável. Ainda é muito novo esse tema, as pessoas ainda são leigas. Então sejamos tranquilos nesse tema. Amemos nossos filhos e os eduquemos para uma vida social
E eu que ouvi "Não vejo autismo em você" de uma psiquiatra. Pior que era eu e graças a Deus minha mãe falando pela mesma boca que no dia anterior uma otorrino tinha levantado a possibilidade. Ela disse que não era o "mais importante" e que devia "evitar um novo surto psicótico"; surtos esses que tive por tentar evitar ser quem eu sou ou conseguir logo o bendito diagnóstico.
Obrigada pela honestidade e generosidade em compartilhar, seu tempo, sua visao, um pouco de conhecimento. Tive o diagnostico confirmado das minhas 2 filhas gemeas essa semana, foram 2 anos de duvida e perda de um tempo precioso escutando "toda crianca tem seu tempo"... Acorda gente, autismo nao e doenca, olhe pro seu lado que vc vai encontrar alguem com tea todo dia, e vai ver que eles so precisam ser incluidos .
Não sou autista, nem conheço nenhum autista pessoalmente. Estou aqui pra ser alguém melhor e adquirir conhecimento. Ótimo vídeo.
Aqui estamos nós (é bom aprender sobre coisas fora da minha área de conforto)
@@gabs7v7 de fato
Estamos no mesmo barco
Tbm ._.
Eu conheço apenas uma criança e fiquei muito curioso para entender do que se trata , ainda estou aprendendo bastante sobre porem parece ser algo bem complexo.
Olá me chamo Daniela e tenho 13 anos. Desde dos meus 9 anos eu sou amiga de um menino autista chamado Carlos. Ajudava ele (principalmente quando era presencial) nas tarefas e atividades do dia a dia escolar,ajudava ele a se alimentar pq ele comia quase nada e desenhava com ele. Era bem difícil mas bem prazeroso estar contribuindo para a vida dele! Desde então me interessei muito em aprender sobre a area comportamental e mental de pessoas com autismo. Adorei o vídeo!!! Você é mt simpático!
E você seria uma ótima psicóloga ❤
Parabéns Daniela. Queria ter conhecido algumas Danielas enquanto crescia.
@@jaquileidemusic748 elu não precisa te provar nada oft
@@vibow7252 relaxa mn, ela só perguntou.
@@vibow7252 sim, só perguntei, pq do jeito q ele falou , parece q um dia ele precisou de um amigo q o compreendesse, e não o teve, é muito gratificante quando alguém q precisa, acha um amigo verdadeiro q o ajude, não é? Q sejamos amigos de todos, o mundo melhoraria.😔👐blz
Este tá perfeito Willian , obrigada por ajudar a conscientizar as pessoas de maneira correta sem romantizar algo tão importante.
Isso!
Parabéns pelo seu trabalho! Sou mãe de autista e você tem me ajudado muito ao compartilhar tudo isso.
@@torqueti3339 Qual o grau de autismo do seu filho ?
Também achei o vídeo incrível e de bom tom.
Fds?
Minha primeira psicóloga: ah, você não é autista pq tem amigos.
Minha segunda psicóloga: me encaminhou pra uma neuro incrível que fez minha avaliação
@@SaraAwiwanOFC Eu fiquei mto mto decepcionado quando ela me falou disso
@@SaraAwiwanOFC siiim. A pessoa pode ter mais conhecimento q vc em determinada área, mas pode não ter conhecimento específico em autismo
@@SaraAwiwanOFC não sei se você já conseguiu o diagnóstico, tô torcendo pra conseguir encontrar um bom profissional. Eu entendo demais o q é você passar um tempo lendo artigos sobre, se analisando, levando evidências pro seu psicólogo, pra pessoa resumir que você não é autista e ponto final.
Dia 31: uma otorrino enxerga o autismo em mim. Meu mundo volta a ficar colorido. Dia 01 de abril: Uma psiquiatra diz que não vê o autismo em mim e que "se eu tivesse" não era o mais importante naquele momento.
@@SaraAwiwanOFC Tem isso não. Eu estudei Matemática e isso não faz eu saber de tudo sobre Matemática não. Possa ser que uma pessoa que nunca tenha entrado pra faculdade saiba mais de algum assunto do que eu.
Sou mãe de autista e através do acompanhamento dela descobri, aos 36 anos, que também sou autista. Agradeço seu trabalho e empenho em informar de maneira clara.
Isso é mais comum do que se pensa
Sério amiga? Quais as características q vc possue? É bom sabermos p ficarmos atentos e compreendermos melhor, as pessoas. Não é? Sou pedagoga e Trabalho com pessoas com esses espectros. E realmente cada um tem características diferentes.
@@jaquileidemusic748 A maioria das características estavam presentes na infância, como a hiperlexia (aos 3 anos eu lia e escrevia em letra bastão e cursiva). Costumo ser bastante didática e técnica ao responder perguntas, mesmo que estas não sejam técnicas. Tenho necessidade em encontrar um padrão lógico para as coisas. Difícil pra mim colocar tudo aqui.
@@caduarte2813 entao eu tambem tenho?? Faço tudo isso
@@hinourhousw4320 Não necessariamente. Não se trata apenas do comportamento mas do que a leva a se comportar assim. É fundamental procurar avaliação profissional já que esses comportamentos podem ser resultado de muitas coisas que não o autismo. Como disse, não teria como citar todas as características então citei apenas as que acredito mais aparentes mesmo para quem não tem muita noção do que é autismo.
No meu ensino médio conheci um garoto autista, não sabíamos que ele era autista (mas era bem aparente por causa do comportamento dele), nos aproximamos muito por termos interesses iguais. Algum no meu terceiro ano, conversando com a coordenação fui informada que ele era autista, já fazem quase cinco anos que somos amigos e nunca tive coragem de falar sobre o tópico por medo dele se sentir envergonhado já que ele mesmo nunca trouxe isso a tona... Nem tudo é bonito, as piadas que faziam não eram bonitas, o jeito como as pessoas ignoravam ele não era bonito, ele é uma pessoa, um ser humano incrível!
Sou autista, e sentir uma motivação aí
"Este vídeo não é tão bonito " é maravilhoso porque tem coragem de expor o real por trás das cortinas
Shippo você com seu comentário
@@masuta5103 kkkk
Muito interessante o conteúdo, sem muita boniteza, mas com a realidade!parabéns!!
@@-_akela_- 👺
Eu sou autista, e sempre que os meus "amigos" iam falar algo no nosso grupo, sempre falavam de coisas impróprias (seios, bunda e etc) e sempre falavam de forma ofensiva sobre autismo (eles não sabem até hoje do meu autismo). E isso me machuca.
Quando eu lia um livro sobre autismo na escola, eles diziam que "eu não pareço autista" ou "eu não sou autista".
Hoje eu leio bastante, escrevo contos (que dizem que vivo em Nárnia) e faço exercícios fisicos todos os dias. Deixei o passado pra trás e vivo em paz.
N se preocupe com isso, esse comportamento é normal entre amigos, fazem mais pra zoar
se vc fosse gay e dizer pra eles não iam te xingar de gay, pq vc já é kkk
entendeu? Tipo isso
Oi, Victor! Tudo bem?
As pessoas parecem não ter empatia. Muito ruim e isso machuca demais. Sinto por você. 😓
Ah, qual livro sobre autismo que você leu? Fiquei interessada.
Então, anos atrás, minha mãe imprimiu um livro chamado "Guia de Sobrevivência para portadores da Síndrome de Asperger".
Tem em pdf no Google, se você quiser baixar.
Parabéns Victor Campos! Vc é vencedor, é isso mesmo q se faz, e vc conseguiu.
@@vitaotalarico6952 Não é normal falar de forma ofensiva sobre autismo, mt menos como piada, é primitivo.
Esse vídeo representa completamente o momento em que eu estou, recebi meu diagnóstico há um ano e desde então percebi o quanto a sociedade tem falhado conosco. Precisamos de inclusão além de vestir azul.
Oi Felipe, desculpe a intromissão, mas qual profissional te deu o diagnóstico? Quem a gente deve procurar? Psicólogo, psiquiatra, neurologista?
@@monecq oi Simone não sou o Felipe mas posso te responder, neuropsicologos são ideais para levantar a hipótese diagnóstica
@@monecq Fui "diagnosticado" por uma neuropsicóloga, fui me consultar acreditando que tinha somente depressão, descobri que sou autista. Mas por lei, neuropsicólogo não pode diagnosticar pois não são médicos. Então eu estou num limbo, pois sou autista de acordo com uma especialista no assunto, mas nenhum neurologista com o qual me consulto parece entender o autismo e geralmente dispensam o diagnóstico completamente.
Passei pelo mesmo problema com Psiquiatras também. Já ouvi que eu não era autista pois tinha feito faculdade. Esse tipo de situação me desmotiva completamente de buscar laudo formal e de tirar a identificação nacional do autista
Cara, estou passando pela mesma situação que vc. Além de formado sou concursado no meu estado. Mas sempre me senti e todos me falam que sou "lesado", "desligado" etc. Nunca nem tinha ouvido falar de autismo na minha vida. Até meu filho mais novo nascer e aos 2 ser diagnosticado. Na busca por informações 80, 90% das coisas batiam com o que eu enfrento e enfrentei ja minha vida. O psicólogo me acompanhou por 6 meses, deu o diagnóstico etc. Quando fui aos médicos, psiquiatra e neuro... puts, maior decepção da minha vida. Fiquei mal por im tempo pq não sabia nem quem eu era mais. Tô na luta procurando um medico que não venha com essa de eu ser "inteligente demais" pra ser considerado augista faz 2 anos. Não vou desistir. Mas confesso que é desestimulante esses médicos. Responde aí quando ver. Quase ninguém me responde, seja em Instagram ou UA-cam. Queria discutir meios de tentar resolver essa questão. Tô no mesmo barco que vcs. Tenho 36.
Além do "Cada criança tem seu tempo", no caso de adultos tem o "Você veio até aqui sozinho, você não é autista", como muitos médicos e psicólogos adoram dizer. E muitos cobram para dizer isso!!
Real... Triste demais
Um absurdo. Profissionais desatualizados e despreparados que fazem um adulto que teve que juntar muita energia para ir sozinho a um consultório se sentir humilhado. Pra isso, com certeza a pessoa já sofre a muito tempo - e não tem muito conhecimento às vezes - aí passa por um atendimento desumanizado desse tipo. Se a pessoa está muito muito mal pode até cometer ou querer cometer suicídio. Sempre busquem profissionais que atuam com o tema.
Se for psiquiatra então, vão dizer que você não tem nada mas ainda assim vão querer de dopar só pela força do hábito.
@@charles2521 foi exatamente o que aconteceu comigo.Alem de ser hostil,e riu da minha cara dizendo que eu não tinha TEA pq eu tinha muitos argumentos e minha mente formulava conteúdos perfeitamente.Disse pra não ficar procurando besteira na internet.Eu disse a ela que quando saísse do consultório teria uma crise,pois já estava muito ansiosa com a consulta.Ela nem ligou e disse pra procurar outro psiquiatra na Internet já que eu não confiava nela ,e isso eu deixei bem claro!!!ela disse que ia me receitar um remedinho e oq eu tinha no máximo uma ansiedadizinha.Sai e deixei claro que entendi perfeitamente o sarcasmo e o sinismo dela e bati a porta e ela ficou lá falando sozinha. O mais louco dessa história é que me veio uma paz em alguns minutos e comecei a cantar do nada"o arco íris tem sete cores"... não saia da minha mente essa letra(legião urbana).Mas a noite fiquei agitada e remoendo o fato.Hj tô tranquila ,disse a ela que independente da opinião sem experiência dela eu não ia desistir,e assim será!
@@MarcosPmkt Psiquiatra me perguntou pra que eu queria ter essa doença horrível ,pasme!!!e disse que eu não tinha "isso"pq eu era muito inteligente,e não iria confrontar ela e não ia ter tantos argumentos.E disse pq meu irmão tinha autismo severo!?como se ele pudesse escolher ter ou não.Fiquei espantada com a falta de conhecimento e a confrontei mesmo.E ela era muito arrogante,pois percebi que estava tensa com o assunto,ela não conseguia conduzir pq eu coloquei ela contra a parede pra saber do conhecimento dela sobre o assunto.Ela já cansada me disse :eu só tô aqui pra passar remédios e só trato os sintomas tá bom!?se vc quiser te passo um remédio pra sua ansiedade. Bom vou te receitar um remedinho pois no máximo vc tem uma ansiedadizinha.Pasme!!! olha vou te falar se vc não tá louco, vc fica !!!por Deus consegui seguir em frente!!!faz uma semana o ocorrido.
Eu sou professora recém formada, não aprendi sobre autismo na faculdade, só teve uma palestra sobre. Daí quando peguei minha primeira turma, tinha um aluno autista e foi extremamente difícil pra mim pq ele era bem explosivo e eu não sabia oq fazer, oq falar e como agir. Foi bem difícil pra mim. Então conheci os você e aprendi muito sobre o autismo. Gostei muito desse vídeo pois, honestamente, eu prefiro um vídeo que traga a realidade do q um vídeo fofo rsrs. Muito obrigada.
não só tem políticos que usam a palavra "autista" de forma pejorativa, como também tem um monte que gosta de usar os autistas só pra fazer campanha, publicidade, e depois do dia do autista, esquecem a gente totalmente.....
Bem observado
Não quero que o autismo vire massa de manobra que nem certos movimentos aí...
Imagine ir em uma palestra de 5 horas e ouvir 1 hora sobre o autismo e 4 sobre politicagem ideológica feita por algum parasita público...
@@Proggoo152 não vejo problema q existam movimentos autistas, mas não quero que vire uma panelinha de modo que só possam ser acolhidos autistas de uma determinada posição política....
Na verdade isso acontece com qualquer coisa, por exemplo: demência, todos aqueles meses com cores, dia dos pais, dia das mães, dia da Terra, dia do câncer, dia do negro e dia do índio
@@cat-san4669 uma vez tava tendo palestra na minha escola sobre alguma coisa, não me lembro muito bem, mas o pessoal tava na cara dura puxando sardinha pro lado deles, provavelmente era para ganhar votos -_-
Tenho um primo com autismo severo, ele tem 13 não fala, usa fralda... ele não tinha nenhum estímulo onde morava, aí quando veio morar perto da família ficou bem mais feliz e está se desenvolvendo bem
Hoje mesmo estava na fila preferencial do supermercado e mandaram eu sair, e falei: sou autista. A pessoa respondeu: mas você não parece autista. E tive que mostrar minha carteira de autista, pois já estava ficando de certa forma com medo.
Triste. Mas de onde tiraram que existe 'cara de autisa' ?
Passo pelo o mesmo sendo deficiente visual, só pq não uso óculos escuro, bengala e nem tenho o olho com deficiência aparente preciso ficar me provando e ainda sim duvidam de mim
@Daniel souza Não quer não.
@@MarcosPmkt Não é questão de aparência, é que eles imaginam que todo autista se encaixa em um estereótipo comportamental. Ou seja, alguém com "cara de autista" seria quase uma caricatura. É basicamente estereótipos + falta de informação.
Não entendi. Por que um autista precisa usar a fila preferencial? Por que não usar a fila comum?
Eu não sou autista, mas me inscrevi no seu canal a pouco tempo e estou aprendendo muito, obrigada
Ja cansei de ouvir "nossa, você é tão normal, nem parece autista!"
paciência kkkkkkkk
Kk como se autistas ñ tivessem capacidades e habilidades
Eu sempre estudei, sempre fiz as coisas que a vida me encarreegou de fazer (cheio de medo e insegurança), sempre encarei o mundo numa visao diferente, nunca ninguem notou isso, principalmente minha familia... depois dos 23 consegui progredir e ate mesmo morar fora no exterior... como? coragem e muita fé em Deus... vivi 5 anos e meio, mas ate hoje sinto esse fardo... desculpe o desabafo Maria Luiza .... uma vez me indicaram eu fazer um teste de autismo... sera que tenho chances de ter algum nivel de autismo? por favor, se voce poder me ajudar! Se conhecer algum orgão, site ou grupo serei muito grato....
@@mauricioberlocher2867 onde que faz um teste para autismo?
@@gameplaydearmario1714 existe algum teste? Que profissional procurar?
@@mauricioberlocher2867 aah, falta de interpretação minha, desculpe. eu tinha lido que vc fez o teste, por isso que perguntei isso.
Parabéns lindo, sou fã do seu trabalho, e claro, super inscrita aqui. Meu netinho de 3 anos é autista, estamos aprendendo muito com ele, uma criança linda, inteligente e sensível. Obrigada por tantas informações importantes, vc é top. Parabéns. Deus te abençoe. Sucesso cada vez mais.
Estou perplexa com sua clareza, objetividade, amplitude e sabedoria sobre o espectro autista e "funcionalidade"(não me veio a memória termo apropriado) na sociedade brasileira. Acompanho seus vídeos. Sou sua fã. Muito obrigada por nos disponibilizar tanto conhecimento e experiência. Sou avó de um menino de 3 anos, provavelmente Asperger, ainda não diagnosticado. Percebi há algum tempo por ser profissional da educação, professora e pedagoga. Por favor, continue nos presenteando com seus vídeos. Deus o Abençoe.
Qual o grau de autismo dele ?
Fds?
@@zeno1172 KKK ESSE NOME VÉI
@@flgamesyt *OQUE TEM ?*
Legal Willian. Tenho mais de 50 anos e tenho autismo leve. Procuro ao máximo esconder isto das pessoas para não precisar ouvir que autismo só é comum em crianças. As crianças não envelhecerão um dia?
Márcio. Parece até que magicamente as crianças se tornarão neurotípicos ao completarem 18 anos.
Te entendo perfeitamente,também sou mas ninguém sabe ,sabem apenas que sou esquisita da família !
Márcio, poderia, por gentileza, me informar como obteve o diagnóstico?
@@fernandokinha desculpa, não sei se já respondi pra você, todo caso irei comentar novamente, pois não vejo a resposta. Procurei um analista, tenho epilepsia generalizada, devido ao estado de prostração contínuo que me sinto devido aos barbitúricos, também devido as várias quedas devido a epilepsia passei a ignorar dores no meu corpo, até quebrar o dedo do pé em casa e não perceber aconteceu me deixando preocupado, enfim inúmeros outros casos. O analista, depois de inúmeras sessões que não acabaram ainda e já têm vários anos, fez o diagnóstico em cima de entrevistas, testes, saber de minha vida pregressa, enfim várias coisas que não me lembro. Fez seu laudo e me encaminhou paralelamente a um psiquiatra que procura controlar meus medicamentos juntamente com a neurologista. Não sei se fui claro. Qualquer coisa me avisa. Desculpa a falta de clareza. Não gosto de escrever, prefiro ver.
@@fernandokinha Este analista se especializou nesta área, para crianças. Mas faz o melhor para termos papos adultos
Eu sou autista e recebi o meu diagnóstico tardiamente e tenho experiência própria em dizer q n adianta de nada lembrar algo por um dia do ano e esquecer pelos 364 dias restantes. As pessoas q fazem os movimentos pela internet sem base alguma pode ser comparado ao escritor Maquiavel e os livros sobre o estado, enquanto outros escritores se preocupam mais com uma realidade utópica e não debatem nenhum meio de chegar lá Maquiavel se prende a realidade e mostra realmente a sociedade como ela é. Neste vídeo vc foi Maquiavel. Enquanto muitas pessoas se preocupam em validar fatos já verdadeiros sobre o autismo poucos se preocupam realmente com as PESSOAS e aí vemos uma contradição.
Sum, não adianta colocar o filtro no dia 02 de abril, se os médicos não estiverem aptos a enxergar os sinais mínimos de autismo.
Vc tem quantos anos?
@@ph9619 17, faço 18 próximo mês
@@PedroHenrique-jw3dx tb tenho 17, tb sou Pedro Henrique e tb sou autista kkk
@@ph9619 faz faculdade?
O q mais me incomoda do "anjo azul" é o mito de q o autismo é mais comum em meninos q meninas quando na verdade muitas são subdiagnosticadas e só vão descobrir que são autistas tardiamente. Sem contar o masking q acaba dificultando o diagnóstico. Eu estou no processo da avaliação diagnóstica do autismo.
(Atualizando. Foi confirmado autismo nível 1, TDAH e suspeita de AH)
Puxa, fantástico, sua abordagem é de utilidade pública. Eu ja fui chamada de "autista" com tom pejorativo devido a meu comportamento pouco sociável e muito introvertido. Mas depois de alguns anos comecei a estudar minha personalidade pois acho que, se não sou autista, estou dentro do espectro. Após muitas investigações (numa delas cheguei ao seu canal), descobri que realmente eu PRECISAVA entender mais sobre autismo, e hoje entendo que essa necessidade é ainda maior. Você tem razão em tudo que disse.
Não tem como não ser autista e estar dentro do espectro, só esta dentro do espectro quem é autista...
Eu achei que era autista ou tinha espectro pelo menos, depois descobri que fui vítima de uma mãe narcisista perversa oculta, que me fez acreditar que o problema era comigo, e não com ela.
Só um profissional vai dizer se vc é ou não autista, não é uma resposta q vc deve procurar por conta própria.
Quero muito agradecer ao YT pela recomendação do vídeo. Fui diagnosticada recentemente aos meus 17 anos como autista, isso foi algo que eu e minha família nunca suspeitamos justamente por não conhecer sobre o assunto. É uma fase na qual eu posso finalmente compreender o meu jeito e minhas ações e procurar melhorar na socialização, etc. Fiquei muito feliz com seu vídeo e a exposição do real problema nisso tudo, não é algo que merece ser romantizado e nem deixado de lado jamais!
Que especialista você foi diagnosticado ?
Já sou adulta e tenho muitas características :sou a esquisita isso me deixa muito triste 😢 me ajuda !
@@rosangelagomes1528 o meu foi com a ajuda da neuropediatra e principalmente da neuropsicóloga, onde realizei várias sessões.
Eu ja vi essa mesma Emi em algum lugar desse UA-cam
Shippo
Acho um ato importante e corajoso expor o lado real, doloroso do autismo. Parabéns pelo seu vídeo, suas informações são fontes essenciais para nosso conhecimento. Ps. Te acho lindo! Haha
Gentileza :) obrigado!
Shippo>
Oi boa tarde Willian, concordo plenamente com sua fala e te admiro não apenas pela sua inteligência muito acima da média, mas principalmente por sua espontaneidade em ser VERDADEIRO. Sou mãe de um pequeno de 4,6 ESTAMOS na luta pra poder fechar o laudo precoce dele por se tratar td indica
( TEA 1 de suporte) e já passamos por situações de grandes conflitos, humilhações; negligência; acidentes com vários tipos de prejuízos ( morais físicos e emocionais) tanto na escola, familia; greja e até com nossos antigos "amigos e visnhos" no condomínio onde moramos. Posso afimar que: NÃO tem existe romântismo no TEA tanto pro paciente quanto pra nós Pais. EXCELENTE VÍDEO! PARABÉNS! Fabricia de Campinas SP.
Perfeito demais. O verdadeiro porta voz de nós mães de Autistas e é claro dos próprios autistas.😭 Emocionada aqui! Já enviei pra cada membro de nossa família.
Esse vídeo é muito necessário mas tenho medo de compartilhar e acharem que eu tô sendo grossa, como sempre acontece
História da minha vida
sim
Que tapa na cara. Estou na educação há 11 anos, sempre tive alunos autistas em todas as turmas e percebi que muito pouco mudou nesse tempo...muito pouco ainda se sabe sobre o autismo. Gostei do vídeo ser realista!!
Shippo você com a profissão
@@masuta5103 😍🥰
Eu descobri que meu marido é autista, foi libertador enteder como ele enxerga o mundo, porém ele não aceita. Gostaria muito que ele aceitasse e procurasse ajuda, pois a convivência poderia melhorar bastante.
9:55 esse final foi um tapa na cara de todo mundo! Me fez refletir muito
Adoramos fazer isso.
Vídeo perfeito! Sou mãe de autista, já passamos por situações que você citou, algumas nada agradáveis, existe ainda o estereótipo de que para ser autista não pode falar, tem que se balançar, gritar, coisas assim. Mesmo profissionais despreparados, o diagnóstico do meu filho demorou 15 anos, cansamos de ouvir que era tudo muito normal. Com a demora cresceu também minha culpa por não ter percebido antes. Também sou professora da educação básica, trabalhei com vários autistas, e realmente, cada um é único, são demandas muito diversificadas, este ano tenho um aluno autista que apresenta ótima compreensão do conteúdo trabalhado, bom desempenho, a mãe deve ter passado por situações tão ruins, que fica sempre na defensiva, sempre rebate as minhas tentativas, infelizmente a capacitação é difícil, tenho buscado independente informações, leituras, tudo que possa me ajudar, mas a cada tentativa de adaptação que considero necessária, a mãe me bombardeia, critica, reclama, nada do que faço é agradável a ela, embora o aluno pareça estar avançando. Desculpe o desabafo, mas por conhecer um pouco dos dois lados: família ( sou mãe de autista) e escola (sou professora), acho que no fundo está sendo criado um abismo, o preconceito contra os profissionais da educação também é grande, sei que existem práticas a se contestar, já tive experiências péssimas com professores do meu filho, porém há profissionais engajados e que desejam sim realizar um bom trabalho, mas esses últimos sofrem com o preconceito.
Quando penso que Willian Chimura não consegue mais me surpreender, pois tudo que ele faz é de muita qualidade, vem com este vídeo!! Nossa!!! Obrigada!!!! Melhor vídeo!!!!
Esse vídeo dói.
No ponto certo da ferida, cutucou o que precisava ser tocado!
As vezes esse é o melhor estímulo pra gente cair na real!
Foi cirúrgico William, obrigada!
Parabéns pelo vídeo, esse é a verdadeira mensagem de conscientização do dia 02 de abril. A luta ainda existe, crianças ainda sem tratamento, escolas que mesmo aceitando uma criança autistas, não estão preparados para incluir essa criança ou adolescente, pais que mesmo amando os filhos, tem dificuldade de aceitar o diagnóstico e necessitam também de apoio psicológico. Profissionais que dizem trabalhar com TEA, mas quando olham para seu filho dizem "tem certeza que ele tem autismo?" ou " não, ele não tem autismo, isso é porque vocês não saem com ele, ele não tem contato com outras pessoas". Essa mensagem foi maravilhosa, parabéns novamente pelo seu trabalho.
Eita que vou precisar de uns 10 dias para digerir esse vídeo. Obrigada meu amigo pois você tocou nos pontos que realmente são relevantes. 💙
Ao contrário do título, é um video lindo. Real e profundo. Meu filho ainda não teve um diagnóstico fechado, exatamente pelo que você diz. Falta de capacitação profissional em minha cidade. Também teve sua matrícula recusada em algumas escolas. E eu também já surtei por falta de apoio.
Comecei a ver o vídeo e meu filho, de 6 anos e que sempre me escuta questionar aos profissionais "ele está no espectro autista?", tomou coragem e me perguntou: mamãe, o que é autismo? Não soube como explicar. Deixei ele acompanhar seu vídeo. Saiu pensando e eu fiquei chorando. Agora estou aqui, esperando ele voltar (porque ele vai voltar e questionar e vai questionar por muitos dias e muitas vezes), e sinceramente sem saber o que responder (afinal, tem apenas 6 anos).
Mas para mim, para muitas dúvidas e dores e medos, seu vídeo foi alento.
Grata
Oi, conheci um canal chamado "mamãe tagarela", e tem um vídeo em específico em que os pais contam para o filho mais ou menos dessa faixa etária que ele é autista de uma forma muito legal, talvez te ajudasse a lidar um pouco melhor 🙂 espero que ajude, não sei muito sobre o assunto então só quis dar uma indicação...
Parabéns Willian sou mãe de um autista,o quanto foi difícil matrícula meu filho,ouvir de profissionais q aquela instituição não receberia meu filho magoou minha alma,além das minhas dificuldades em saber lhe dá com ele,mas Deus em sua infinita bondade abril minha mente,hoje ele melhorou bastante com terapias na escola, sua interação com as outras crianças,ele é amável carinhoso,sua comunicação ainda é funcional,mas alguns esteriótipo ele deixou com as terapias,e autimos não tem cara,essa frase se usa bastante nossa mas não parece q seu filho é 🤔 já ouvir isso quando vou usar senha de prioridade.
O melhor vídeo sobre o autismo que já assisti na vida🙏🏻🙌🏻
Né!?
Muito bom mesmo!!👀😃👍👏
Willian, me relacionei com pessoas no espectro por anos (sem nem saber ainda o que era TEA) e agora estou graduando em psicologia e trabalho com pessoas autistas. Eu nunca vi um vídeo abordar de forma tão fluida temas tão necessários e maquiados até pela própria comunidade de profissionais. Muito, muito bom! Quero mais vídeos não bonitos sobre autismo pra compartilhar por aí.
Willian, você foi o primeiro autista que conheci no UA-cam, no vídeo sobre o seu diagnóstico. Eu nem sabia que tempos depois, minha filha de 21 anos seria diagnosticada com autismo asperger; esperamos agora a palavra final do neurologista.
Seus vídeos me ajudam muito a compreender o autismo. Admiro muito você. Obrigada!
Asperge não existe mais
Já foi dito, mas deixa eu repetir porque é necessário enfatizar: Asperger é um diagnóstico obsoleto.
@@thbmatrix acho q é recente está mudança e a pessoa pode como eu não querer por nas redes sociais a forma correta pois existem diversos graus e autismo muito amplo e a pessoa sabe q o termo asperger é mais leve tanto é q um parente meu foi diagnosticado como asperger recentemente. Acho desnecessário dar esta bronca na internet
As pessoas assistem William pois é lindo moço inteligente e maravilhoso ,grau leve talvez . . Então vamos por o grau pesado p ver qtos likes dão?
@@MarciaSilva-il7wp eu acho essa bronca necessária porque as pessoas frequentemente usam o rótulo Asperger por causa de uma ideia de Aspergers serem "melhores" (o motivo pelo qual Asperger criou este diagnóstico diferenciado enquanto trabalhava para a Alemanha nazista).
Eu não sou diagnosticado, mas tenho algumas características autistas.
Na escola um menino filho da mãe dizia à todos que eu era autista (e não era pra ser inclusivo não, era pra me zoar mesmo), as pessoas faziam uma cara de "ah, ok" seguida por uma cara de pena e saiam de perto de mim. Todos me tratavam como um bebê, como alguém burro (sendo que sempre fui mais inteligente do que a maioria das pessoas que estudaram comigo), falavam devagar comigo e sorrindo, algumas professoras tinham contato físico carinhoso comigo tipo pegar na minha mão ou pôr o braço nas minhas costas pra serem mais "carinhosas", o que me dava muita agonia e me fazia me sentir muito mal, porque além de odiar contato físico com pessoas que não são próximas eu me sentia desqualificado, sendo que nunca fui bom em esportes e nem muito bonito ou eloquente, então meu maior orgulho era minha capacidade intelectual, e até isso tiravam de mim.
Sendo autista ou não, foi horrível.
Deve ser um cu ter que passar por isso TODOS OS DIAS quando se é autista e isso fica mais visível
Obrigada pelo vídeo. Sou uma menina que foi diagnosticada com asperger recentemente. E, apesar de me sentir mais relaxada em saber qual minha condição, eu desejo não ser autista ou ter um grau mais alto, que seja mais "óbvio". Não tive coragem de contar para os meus amigos e os que eu tentei retrucaram com "para de mentir, você nem parece autista" ou "você é mesmo esquizofrênica kkkkkk". Ter que fingir e trancar todos os meus travões autistas para me socializar bem é muito cansativo, mas não quero contar por medo do meu círculo de amizades achar que é mentira após tantos anos de fingimento.
@@mitsunikisdiary esse é o ponto. não consigo fazer amigos novos. ainda mais nesse tempo de pandemia. só sou amigo deles porque eles vieram até mim. Se eu parar de ser eu vou ficar muito sozinha :/
Fui diagnosticado recentemente, diagnóstico tardio. É uma sensação libertadora, você não sente mais vontade de ter que ser forçadamente como as outras pessoas e ganha mais amor próprio
Aos poucos vai se aceitando. Eu levo o Autismo como se fosse um grande amigo meu, é libertador.
Quer encontrar num grupo Adolescente Asperger? Se sim, me chame:
+55
cara, 3 anos atrás eu vim em um vídeo seu se eu não me engano e disse de uma forma extremamente preconceituosa o quanto eu sentia "raiva" e "nojo" de pessoas autistas. esse ano descobri que sou autista.
Eu levei um choque de realidade, obrigado por compartilhar a verdade. Seu trabalho é muito bom e necessário!
Sua indignação me tocou profundamente. Excelente vídeo! Palavras como essas também devem ser ditas em ocasiões como estas. Obrigado!
Disse tudo Willian! Todos temos nossa parcela de responsabilidade. E oportunidades diárias não faltam de oferecer conhecimento, agir e aprender um pouco mais. 🙏
Obrigado por esse olhar nú e cru a respeito da problemática que envolve o autismo. Com certeza tocará lados.que as pessoas nunca pensaram em abordar por estarem presos na bolha da falsa sabedoria.
Estou cursando Pedagogia, já presenciei inúmeros trabalhos de colegas a respeito, e acredito que seu vídeo merece chegar neles também. Continue firme e forte! Você faz a diferença!
Parabéns Wilian esse vídeo explica bem a realidade que nós autistas vivemos.
William, vc é um ser de luz. Meu filho foi diagnosticado com Asperger com 16 anos este ano. Estamos aprendendo muito sobre estas características peculiares.
Obrigado pelo seu trabalho, seus vídeos estão sendo muito importantes para o meu autoconhecimento.
Já fui diagnóstico com Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Síndrome Conversiva. Já tomei todo o tipo de remédio que existe pra cada um desses problemas. Só agora, com quase 30 anos, comecei a ir em uma psicóloga nova que levantou a possibilidade de eu ser autista (algo que eu já desconfiava a mto tempo).
Estou muito feliz em finalmente conseguir fazer sentido do que eu sou e seu canal é parte disso.
Obrigado mesmo! :)
O barulho lhe incomoda muito? Diga algumas de suas características
Se o dia é da consciência sobre o autismo, esse vídeo foi perfeito. Ainda temos que ter consciência que temos que ter o trabalho - esse trabalho, o ato de cuidar, ou amor, ainda estamos aprendendo - estamos ainda aprendendo a sermos humanos (e conseguirmos realmente nos tornarmos o verdadeiro "ser" humano)...
Parabéns! Um resumo sobre o que acontece com o autista e as famílias, tenho um filho autista diagnosticado aos 15 anos, um caminho de muita dedicação e muitas turbulências, agora chegando aos 21 anos. Obrigada!
Eu sou autista, tenho 23 anos e sofro muito. As pessoas se dizem tolerantes, mas não são. Obrigada pelo vídeo.
Esse vídeo é extremamente importante! É triste como os debates a respeito do autismo são secundarizados e taxados desde sempre. Muitíssimo obrigada pelo conteúdo, Will
Consciente e extremamente sensato. O melhor vídeo que eu já vi sobre autismo.
O vídeo pode não ser tão bonito, mas é necessário, nem tudo é flores no autismo e nesse mundo, ainda mais nesse momento difícil que vivemos.
U.A.U.!!! Que vídeo sensacional, Will!! Ameii o novo formato com mais ilustrações e pitadas necessárias de ironia!!rs Vc conseguiu em poucos minutos descrever a triste realidade (ainda atual) do Autismo e ainda conscientizar de forma (como sempre) muito didática e embasada! Apenas desejo q o Mundo todo te assista e reflita! Parabéns!! =)
Perfeito, Willian! Isso é informação de qualidade. Mas estou aqui com lágrimas nos olhos e você fechou com a frase que eu conheço muito bem pois já tenho quase 50 anos.... o fato é que quem não é autista ou não pertence a nenhuma minoria jamais vai saber como é isso... As pessoas fingem que a gente não existe e isso dói muito. Porém, todo dia eu fico repensando minha própria atitude quando me deparo com crianças ( eu trabalho em escola pública) , enfim, com pessoas "diferentes" . Fico pensando porque nós seres humanos somos tão cruéis. A primeira atitude é sempre discriminatória e exclusiva. Obrigada por mais este video que nos faz refletir sobre as condições humanas!
Vídeo sensacional, William. Não sou autista, mas acompanho seu canal a muito tempo. A sua didática é sensacional e aprendo demais por aqui, parabéns de verdade.
Excelente vídeo, mostrou de fato o q é conscientizar sobre o autismo de forma prática. 👏👏👏👏.
Tenho aprendido muito com seus vídeos. Gratidão.
William, você resumiu tudo na vida de um autista!!! As dificuldades enfrentadas pelos familiares é grande e a inexperiência dos profissionais acaba por prejudicar mais do que ajudar!!!
Tenho uma amiga que é autista, ela escondeu de mim e deu uma amiga durante anos, algumas pessoas da escola faziam bullying com ela no passado, mas achei que fosse porque ela era acima do peso ( não que seja motivo), ela tinha uma amiga que mudou de turma pra estudar com ela, porque a escola entendeu que isso ajudaria ela, eu percebi que ela ficava muito nervosa em época de prova e tinha dificuldade pra se concentrar, até que ano passado ela falou que era autista e que nunca tinha falado por medo da gente tratar ela diferente, ai procurei entender mais do assunto, como você falou, cada autista é diferente, então cabe a nós entender isso.
Essa minha amiga trabalha, namora e vai nos lugares sozinha, mas conheço alguns que nem falar direito consegue, então acho que temos que procurar respeitar essa particularidade de cada um. Minha escola graças à Deus inclui bastante os alunos, teve um ano que fizemos um projeto com eles, é muito bom, pena que o governo não investe muito na capacitação dos professores para isso.
Sempre me lembro de um texto que li na faculdade, que dizia que se o problema fosse simplesmente investir na formação de professores, todos os problemas já estariam resolvidos, por que é a única solução que as pessoas apontam e atuam já faz DÉCADAS
Exatamente
Vídeo extremamente informativo e real. Parabéns pelo excelente trabalho Will
"Aiinn 😲 ele é tão bonito que pena que é Autista , espero que ele melhore !! " 😥☹️😠
🙄 Putzz!!! Essa foi de lascar !!!
Kkkkkkkk....concordo...kkkk
Pior que isso, só pais tóxicos levando o filho para mega-igrejas evangélicas para que o pastor possa "exorcisar a maldição do autismo".
Uma vez assisti um vídeo, no qual, uma mãe estava desesperada pq tinha procurado várias escolas particulares para o seu filho (um menino autista) e nem uma pode “aceitar” ele como um aluno. Eu me senti realmente muito indignada com aquele vídeo e comecei a pesquisar sobre o assunto, pq não sabia muito sobre, sendo assim, não tinha como debater sobre o assunto. Vi seu vídeo hj e realmente estou muito feliz por você ter tocado nesse assunto tão importante!!!
Meu irmão é autista e eu fico MUITO grata por terem vídeos sobre isso. É muito muito importante a conscientização.
Nossa essa dos memes é muito real, existem muitos vídeos na internet ridículos, pessoas gostam de banalizar e fazer piada e isso me dói muito
Verdade Mano,eu sou portador de tea,me doi mais ainda ver pessoas
Espalhando mitos sobre a condição,uma vez a diretora da escola disse que autismo era coisa de retardado e outros falavam que era um espírito maligno,eu chorei naquele dia
Sim cara, eu fiz um comentário sobre isso num meme do pinterest, e me chamaram de militante chato
Parabéns Willian pelo vídeo. Há algumas semanas, escrevi um texto para um jornal da minha cidade. Acredite, 90% do meu texto você citou no vídeo.
Você é sem dúvida o melhor ativista que temos até hoje!...realista, sem sensacionalismo, direto ,... parabéns pelo trabalho realizado de maneira tão intensa , tenho certeza que vc vai conseguir bons resultados para todos os autistas...👏🏻👏🏻👏🏻
É isso mesmo é preciso se falar do assunto sem "enfeitar" infelizmente tudo que vc disse é a mais pura verdade ,e sonho com o dia que inclusão acontecerá de maneira verdadeira na prática, no dia a dia, e não apenas nas lindas postagem de redes sociais!...
Bem explicado, passou as informações sem romantizar sobre esse assunto serio, todos deveriam ver o seu video.
Alias seu português é impecavel!
Willian te conheci hj e já ta me ajudando muito, descobri minha condição a alguns meses e mesmo sendo sempre desse jeito eu ainda tenho dificuldade d lidar com muita coisa, pequenas coisas me deixam ansiosa e as pessoas n entendem falam q é só eu parar d pensar no problema, e isso me deixa ansiosa em dobro. Eu fico mexendo as pernas o tempo todo principalmente se estou concentrada e isso irrita minha família pq segundo eles "é mania de maluco" e mudo d hiper foco com frequência então sei muito sobre muita coisa (sou poliglota, toco 3 instrumentos de corda, sou boa em qualquer matéria escolar apesar da letra feia, entre outras coisas) oq dá um ar d presunçosa mesmo n sendo minha intenção, n encontrei uma psiquiatra pra fazer um acompanhamento pq moro no interior da bahia e a pandemia tbm n ajuda. Em fim é isso kkk desculpa o relato longo é umas mania minha d escrever muito.
Seja bem vinda, Mirian =) Obrigado pelo relato hahaha. Certamente outras pessoas lerão, também
Eu simplesmente amei o vídeo! Perfeito!
Minha filha tem suspeita de TEA, porém é extremamente " leve", mas, esse " leve" nos minutos que que se aflora, parece ser eternos e mais pesados do que uma tonelada, tem sido acompanhada, porém pela falta de diagnóstico, preciso lutar dia a dia, para manter algumas das terapias! Vc ouvir de médicos que o grau é levíssimo, é que com as intervenções corretas os " sintomas ou caracteristicas" podem ser superadas e que será preciso AGUARDAR, para fechar esse diagnóstico é simplesmente algo sem muita lógica para mim como mãe, considerando um bom desenvolvimento por estar sendo acompanhada, acompanhamento esse que só poderá continuar a acontecer se o diagnóstico existir!🤷🏼♀️🤦🏼♀️
Muito boa a abordagem, direto e informativo.
Parabéns, espero que seu conteúdo permeie o algoritmo da plataforma e tenha melhor divulgação.
Pois é Willian, se as pessoas não abrirem suas mentes, de nada adianta campanhas, capacitações e etc...🙄 Amei seu vídeo, você é lindo e fala muito bem😍
Esse vídeo é bom num nível tão específico que eu só reparei que tinha assistido três vezes quando comecei a assistir pela quarta.
Parabéns pelo conteúdo, Willian!
Adorei o elogio :)
Willian, parabéns pelo conteúdo de alta qualidade e ponto de vista assertivo. Acreditamos que é urgente o debate sobre inclusão escolar, educação, trabalho e moradias assistidas ao invés de perdermos energia e engajamento em torno de discussões sobre a cor e o símbolo do autismo. Parece até que a comunidade está em uma crise de marketing ou disputa pela guarda da imagem publicitária do autismo e não está problematizando os desafios prioritários que autistas, famílias e profissionais vivem.
eu só aprendi realmente sobre autismo quando tive aulas de educação especial e mesmo assim, todos os transtornos estudados não foram bem aprofundados, justamente pq os "profissionais" que nos ensinaram não eram tão profissionais assim
Só uma pessoa que é autista, pode falar do assunto com tanta propriedade e detalhes como você fala. Já aprendi bastante. Obrigado
Excelente vídeo e uma contribuição necessária para "desromantizar" uma realidade que atinge muitas pessoas. Senti a força do teu argumento e o sentimento ao fazer esse vídeo, direto e verdadeiro! Obrigado!
Amei o que disse. Não é fácil cuidar de criança típica, menos ainda com qualquer outro tipo de problema. O negócio é que o ser humano não é humano. O caráter moral das pessoas é o da própria família. Estamos vendo isso agora com esta pandemia. Um por um, e Deus por todos
Vídeo extremamente inteligível! Obrigado por esse vídeo
O mais trabalhoso de se editar até agora haha
Willian, WILLIAN!!!!!! Há meses que não assistia seus videos pelo corre-corre da vida. Mas cai aqui e que SURPRESA!!!!! Como você evoluiu nos videos! Edição, roteiro, audio, sua postura perante a câmera! (aplauso!) Guri!!!! Parabéns!!!! O que me agarrou pelo pescoço para eu vir assistir o video foi o título e ele não decepcionou, infelizmente.
Eu tenho um amigo há 15 anos e em 2019 ele foi diagnosticado com autismo. Sempre achei ele um cara super normal, sempre rodeado de amigos e amigas e agora que ele foi diagnosticado eu tô achando que eu também seja., o que justificaria determinados sofrimentos que eu tive durante toda minha vida
entrei numa escola nova esse ano, e achei que todo mundo era chato. Aí eu conheci um garoto chamado Pedro. Fui descobrir depois que ele era autista, então entendi o pq de tanto bullying com ele. é muito triste, ele fala qualquer coisa e alunos e professores já tentam "calar" ele. to trabalhando em uma "redação" mostrando o quão podre é essa escola, não apenas por isso, mais por muito mais que descobri em pouco tempo de aula.
@Lana Toneto obg :)
Não sou autista nem conheço um pessoalmente, não sei como vim parar nesse vídeo, mas com toda certeza foi o mais esclarecedor que eu já assisti. Obrigado o seu vídeo está ótimo.
Esse vídeo é perfeito, se o dia é sobre conscientização era sobre isso que deveriam estar debatendo.
Pucha esse cara e muito expressivo. Maravilha deus e bom para entendermos melhor quantos muros quebrados a marretadas. Pra chegar ate aqui 😘😘😘😘😘😘😘
Parabens
Obrigado, Maria!
@@chimurawill grata por vice se superar e nos ajudar a respeitar e amar e entender
Não tem como fingir que esse vídeo não existe!! Excelente abordagem! Excelente explicação! Sou professora da rede publica e sou mãe de autista de alta funcionalidade e sempre estou vendo seu canal para melhor compreender meu filho e alunos que venham a serem meus. Obrigada pela dedicação ao assunto.
Todo mundo deveria ver este vídeo! Muito bom entender melhor sobre!
Meu querido, tenho pouca relação com o assunto, apenas contato com profissionais "especialistas" em autismo, e digo: as crianças com TEA correm perigo. Como você bem disse, as fazem de material de trabalho. Julgam, ao invés de fazer ciência, generalizam e tem certeza absoluta sobre o assunto só porque fez uma formação lá no México ou nos EUA... aprendendo com que tem, claramente, problemas de análise e interpretação.
Você fala como um profissional, com uma diferença: com estudo de caso próprio.
Avante, Willian!
Seu consultório cheio de crianças carentes do melhor profissional o aguarda!
Tive meu diagnóstico aos 26 anos, depois de algumas visitas ao psicólogo, ainda estou tentando entender algumas coisas, hoje depois de 1 ano da descoberta ainda não sei explicar para as pessoas mais próximas, as vezes prefiro não comentar nada, tentei explicar para a minha mãe e ela disse exatamente isso, que eu não tenho "cara" de autista, que só estou querendo chamar atenção.
Um dos melhores vídeos sobre autismo que já vi. Claro, só alguém com autismo poderia falar com tanta propriedade. Recebo alunos autistas no ensino superior e vejo que a maior dificuldade das pessoas é entender o que é e como proceder. Bem, eu pergunto ao aluno, pois só ele sabe. Imagino quão difícil é para um professor despreparado saber como agir com uma criança. Parabéns pela iniciativa!
Adorei o vídeo! Muito informativo. Quero ser psicóloga, se minha inteligência deixar, psiquiatra, e quero entender sobre o assunto o quanto antes, pois sei que se eu deixar para descobrir o autismo só na faculdade, vou perder muita coisa. Fora que, quero entender para ser respeitosa, não espalhar falácias e caso eu faça amizade com uma pessoa com autismo, eu não fale merda pra ela.
Uma das coisas que mais me tira do sério é o pessoal desumanisando pessoas com autismo e o pior é que falam: "é só piada", e o resto do pessoal vai me taxar de mimimizenta... Se eu falar que uma piada com lésbica ofende, eu tenho mais convicção para falar, pois sou uma e sei melhor do que um hetero o que é ser lésbica, mas eu sou neurotipica, posso perder minha razão por apenas ter bom senso de achar a ridicularização do autismo errado.
Te vejo em todo lugar ashuahsuasu
@@isabela8707 Ou é porque temos interesses em comum(resultando em você ver os mesmos vídeos que eu, então, vê um comentário meu), ou porque eu passo muito tempo no UA-cam ou existe vários clones de mim pelo UA-cam.
Eu to trabalhando com um rapaz autista o Lucas nas lojas Berlanda. Acho incrivel poder conviver com ele e conhecer de perto,eu to procurando entender melhor sobre autismo para entender melhor. Ele é muito inteligente,as vezes fica repetindo e falando sozinho eu fico calada e finjo não ta ouvindo pra evitar dele ficar constrangido. No começo me disseram que ele tinha crises de anciedade ficava nervoso até com falta de ar mas com o tempo foram acustumando ele e hoje ele é super falante,ele fica na porta da loja dando bom dia pra todo mundo e dizendo tenha um bom dia rsrsrs,é até estranho porque antes eu achava que todo autista era bravo e tal mas hoje convivendo com ele eu vejo que precisamos nos informar mais para tirar esses rotulos que nos botam na mente.
Ele terminou os estudos com o programa do governo que tem para terminar os estudos tarde diz que tem vontade de fazer faculdade de educação física eu acho incrivel. Todos na loja tratam ele normal e super bem sem aquele olhar diferente ou constrangedor.
Achei engraçado, por mais que o conteúdo seja sério
Ótimo vídeo Will
Na minha época de escola sempre convivi com muitos autistas, autistas que sabem se comunicar extremamente bem assim como você, e autistas que não desenvolveram a fala como nós, sempre gostei de conviver com todos eles, na verdade viveria 24h00 do meu dia se fosse possível com esses seres humanos tão incríveis, entre todos da escola que frequentava eu sempre fui uma das únicas pessoas que entendia o que eles queriam dizer, sempre tive uma conexão muito linda com todos eles, só sei que o mundo seria diferente muito mas muito muito diferente, o mundo seria maravilhoso se aqui no planeta habitassem mais pessoas com autismo, pois não conheço ninguém que seja mais amoroso, mais carinhoso, mais puro, Mais cristalino!
Emano todo meu amor para todos os autistas que eu já conheci e que irei conhecer, beijos querido, Muito sucesso pra ti lhe desejo tudo que há de melhor no mundo! Continue ajudando as pessoas com esse seu trabalho lindo!!!😺😘
Excelente. Extremamente importante sua abordagem no vídeo 👏
Tenho dois amigos autistas e sinto que as vezes não entendo eles muito bem, então vim aqui aprender um pouco mais sobre pra ver se melhoro minha convivência. Adorei o vídeo, muito obrigado! :)
Quando alguém diz que meu filho nem parece autista eu não acho desagradável. Ainda é muito novo esse tema, as pessoas ainda são leigas. Então sejamos tranquilos nesse tema. Amemos nossos filhos e os eduquemos para uma vida social
E eu que ouvi "Não vejo autismo em você" de uma psiquiatra. Pior que era eu e graças a Deus minha mãe falando pela mesma boca que no dia anterior uma otorrino tinha levantado a possibilidade. Ela disse que não era o "mais importante" e que devia "evitar um novo surto psicótico"; surtos esses que tive por tentar evitar ser quem eu sou ou conseguir logo o bendito diagnóstico.
Obrigada pela honestidade e generosidade em compartilhar, seu tempo, sua visao, um pouco de conhecimento. Tive o diagnostico confirmado das minhas 2 filhas gemeas essa semana, foram 2 anos de duvida e perda de um tempo precioso escutando "toda crianca tem seu tempo"... Acorda gente, autismo nao e doenca, olhe pro seu lado que vc vai encontrar alguem com tea todo dia, e vai ver que eles so precisam ser incluidos .