Os brasileiros que mudam de nome no Japão para evitar preconceito

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 393

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil  27 днів тому +10

    Pessoal, uma dica para quem gosta de histórias reais bem contadas: nessa quarta, 7 de agosto, estreia a 3ª temporada do podcast 'Que História!', apresentado pelo Thomas Pappon: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO.html
    Os episódios (8 ao todo) também poderão ser ouvidos nas plataformas de podcast (Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, etc)

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoal, vocês que nunca viveram no Japão e estão comentando sem conhecimentos nenhum, vamos a alguns pontos:
      1. Durante muitos anos consecutivos a comunidade brasileira, era a comunidade estrangeira que mais cometia crimes no Japão e hoje ainda cometem muitos crimes aqui, sendo atualmente a terceira que mais comete crimes, vejam o canal do youtube "TUDO SOBRE JAPÃO NOTÍCIAS" e também o site da "Alternativa" (pesquisem por alternativa japão). Por isso são um pouco mal vistos aqui, o brasileiro fez sua própria fama ruim. Se no Brasil os japoneses cometessem muitos crimes, também seriam mal vistos pela sociedade brasileira, então a culpa é do prórprio brasileiro, vem fazer merd... no país dos outros e ainda querem ser tratados como reis e rainhas, tá de brincadeira.
      2. Se viver honestamente, trabalhando sem incomodar ninguém, ninguém vai te encher o saco. Eu moro aqui há 19 anos, cheguei com 7 anos, passei pela escola japonesa e hoje trabalho e vivo minha vida honestamente e nunca sofri preconceito. Obs: tenho dois nomes brasileiros, me chamo Luis Flávio.
      3. Muitos brasileiros estão aqui há muitos anos (mas muitoooos mesmo) e não falam o idioma japonês, não se esforçam para aprender o idioma daqui e nem para viver com a sociedade japonesa, são acomodados!!! Se um gringo no Brasil viver durante 20 anos e não aprender o português, vocês vão pensar o quê?
      4. Por mais que seja obrigação do brasileiro (e qualquer estrangeiro) que vive aqui há muito tempo, aprender o idioma japonês, ainda assim o Japão disponibiliza para os "acomodados" brasileiros serviços com interprete em português em vários lugares. Exemplos onde tem interprete em português: prefeituras, imigração, imobiliáris, dentistas, clínicas, companhia telefônica, hello work (relacionado a trabalho), hospitais etc... O Brasil oferece serviço de interprete para os japoneses que estão no Brasil?
      5. Alguns lugares tem informativos audiovisuais em português, como por exemplo o metrô da estação de Nagoya e as bancas lotéricas. Tem também o jornalzinho "AMIGO" escrito em português, distribuido gratuitamente nas prefeituras.
      6. Dois brasileiros já venceram o tradicional campeonato de karakê da TV NHK e os jurados são todos japoneses, não foi levado em consideração a nacionalidade, nem cor, nem nada. Roberto Casanova e Joe Hirata são os br´s vencedores.
      7. Vários brasileiros já jogaram na seleção japonesa de futebol, Alexsandro, Túlio, Ramos... e Zico já foi treinador da selação japonesa, outros dois franceses também já treinaram a seleção do Japão. Pergunta para eles se sofreram preconceito na seleção por serem estrangeiros, não fizeram merd... então tá tranquilo.
      8. Aqui os japoneses não se incomodam com a vida dos outros, você vai num shopping e ninguém fica te olhando e debochando, por você usar uma roupa toda colorida ou diferente.
      9. Vários brasileiros fazem ou fizeram sucesso aqui entre os japoneses: Ayrton Senna, Zico (inclusive ele tem uma sala dele na sede do Kashima Antlers, vejam o canal do Zico onde ele mostra a sede do Kashima), Leila (jogadora de vôlei que fez sucesso aqui por sua simpatia), Rui Ramos (ex jogador de futebol, virou comentarista da tv japonesa), etc...
      10. Infelizmente no Brasil, também tem pessoas com muitos preconceitos. O Brasil é o país que mais mata transexuais por 14 anos consecutivos, há preconceitos de alguns sulistas contra nordestinos, e as vezes aparece algum torcedor fazendo atos racistas num jogo de futebol (aconteceu recentemente com torcedor do Botafogo, teve também a caso do goleiro Aranha, etc...). Alguns médicos cubanos sofreram xenofobia na época do "MAIS MÉDICOS", há vídeos aqui no youtube.
      Enfim, ninguém é santo nesse mundo, nem brasileiro, nem japonês, nem americano...

  • @marialuciacalazans6564
    @marialuciacalazans6564 27 днів тому +176

    No tempo da Segunda Guerra, os japoneses e descendentes nascidos no Brasil, adotaram nomes brasileiros para evitar preconceitos, exclusões e violencias em geral. Meu ancestral, imigrante italiano, também adotou um nome que não denunciasse sua origem. Resumo: o tempo passa e ninguem aprende nada.

    • @EuSouSoteropolitano
      @EuSouSoteropolitano 27 днів тому +9

      @@marialuciacalazans6564 muitos mudaram o nome nesta época por causa do ódio e preconceito racial a descendentes japoneses pelos EUA.

    • @kowalski296
      @kowalski296 27 днів тому +7

      Correto, meu pai japonês tinha um nome fictício de Jorge, meu tio era Miguel, minha tia Helena.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      ​@@kowalski296mesmo assim, se dê de cara, sofreram da mesma forma e tiraram e tiram ainda!

    • @infopageprado
      @infopageprado 27 днів тому +3

      Mas nos tempos de hoje aqui no Brasil não acontece mais, principalmente se a pessoa estrangeira falar português, máximo que vai rolar é aquela velha zoeira da 5º série que japonês tem o bilau pequeno kkkkk

    • @Alexganeco
      @Alexganeco 27 днів тому +3

      Exato, minha mãe nome Ioshico usava o nome Neide e as irmãs delas também adotaram nomes brasileiros, mas no RG continuava o nome japonês.

  • @thim2494
    @thim2494 21 день тому +20

    Morei no Japão por 18 anos e usava só meu nome do meio e o sobrenome que são japoneses. Não por discriminação, mas por que era mais fácil pros japoneses me chamarem. Meu primeiro nome é difícil pra eles falarem. A discriminação faz parte da minha vida. No Brasil as pessoas me chamam de “japonesa”. Não adianta falar que não sou japonesa, que nasci no Brasil. Não aceitam, ficam bravos e insistem: “mas você é japonesa, né?! É japonesa!”. Algumas pessoas chegam ao cúmulo de tentar falar umas palavras estranhas que pensam que é japonês e pensam que estão arrasando! No Japão me chamavam de “gaijin” (estrangeira). Então, no fundo, não sou nada nem de lugar nenhum, por que nem um povo nem outro me aceitam.

    • @zillysmith-eq1df
      @zillysmith-eq1df 14 днів тому +1

      Isso é discriminação racial e é inaceitável. Ninguém tem o direito de te fazer sentir desconfortável no seu próprio país.

    • @user-no5il6zv6f
      @user-no5il6zv6f 13 днів тому +1

      Não pense assim, por favor. Não sei o seu nome, mas sei que você é um ser humano, uma pessoa, uma mulher, com uma identidade, uma personalidade, uma alma, é espírito, uma história e um coração, feita para o louvor do Criador, que espelha a imagem e semelhança de algo maior e mais sublime ❤. A discriminação não tem nada a ver com a afeição, com a benignidade, com o valor ao próximo, é, na verdade, uma faceta da acepção de pessoas, seleção do que convém para servir aos interesses etéreos. Nosso Senhor Jesus não faz assim, como as pessoas fazem, Ele nunca rejeita os que humildemente dEle se aproximam Jo 6.37

    • @renatofrota
      @renatofrota 2 дні тому

      No Japão, você não usava o primeiro nome porque era difícil para os japoneses. Era facilitando as coisas para eles ou para si mesma, para não ter que explicar como escreve ou para não ser discriminada? No Brasil, apesar de te chamarem de japonesa, deixaram de te aceitar em qualquer ambiente? Deixaram você sem algum direito aos cidadãos brasileiros devido a sua aparência? É uma questão de reconhecimento da origem pelos traços físicos (e se os seus sobrenomes são japoneses, devem ter acertado). Não veja com maldade. Aposto que, quase sempre, dizem que você é japonesa com um sorriso no rosto, fazendo uma mera brincadeira. Aceite a brincadeira e, principalmente, aceite-se e aceite o trato do brasileiro. Não reclame de como te tratam aqui. Você também é uma brasileira e também tem comportamentos que podem ser mal vistos mundo afora. Ou é preciso qualquer resignação ao fato de você ter origem japonesa? Pensei que fosse motivo de orgulho - assim como o há em ser brasileira.

  • @Sanpey
    @Sanpey 26 днів тому +14

    Não é só no nome, eu trabalhei em atendimento em alguns estabelecimentos e quando a pessoa notava meu sotaque já mudava toda a postura. Teve uma pessoa que explicitamente disse que achava que eu era do sul e quando notou que eu era "gaijin" disse que não queria ser atendido por mim. :|

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      o que esperar de um país que se juntou aos Naz! na segunda gu*rra né? Lamentável

  • @ahdaniel
    @ahdaniel 27 днів тому +71

    Morei 15 anos no Japão, 1994-2010, e fui casado com uma mulher daquele país.
    É um país lindo, com pessoas incríveis, mas a maioria tem preconceito, e não é pouco, e das maneiras mais absurdas possíveis.

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому

      As brasileiras são mais quentes que as japonesas?

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому

      As brasileiras são mais fogosas que as japonesas na sua opinião?

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому +1

      A

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому

      As brasileiras são mais kentes que as japonesas na sua opinião?

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому +1

      As brasileiras sãomaisquentes que as japonesas na sua opinião?

  • @tiarajumesquitafisch630
    @tiarajumesquitafisch630 27 днів тому +13

    É a questão do nome é muito impactante na vida das pessoas, em qualquer pais. Eu passei e ainda passado muito desconforto com o meu nome, Tiaraju, mas diferente da adolecencia hoje eu tenho muito orgulho de ter um nome indigena, mas falarem meu nome errado ainda me da um desconforto. 💪😁

    • @renatofrota
      @renatofrota 2 дні тому

      Agora soletre Arnold Schwarzenegger sem ler. Se você errar, ele ficará desconfortável. kkk. Brincadeiras à parte, gostei do seu nome. Que bom que você aprendeu a gostar e sente orgulho! =)

  • @evenfall
    @evenfall 27 днів тому +39

    Interessante como o mundo inteiro condena preconceito e xenofobia na Europa ou nos EUA. No entanto, já é mais que evidente casos como os descritos no vídeo, mas ninguém critica o Japão por isso. O mundo inteiro passa pano, no estilo "faz parte da cultura deles".

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 26 днів тому

      Japoneses e asiáticos no geral sofrem bastante com preconceito e xenofobia por parte dos europeus e americanos, poucos latino-americanos sabem disso, mas asiáticos sofrem muito preconceito pelo europeus e americanos, se não sabia agora tá sabendo, ok?

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Deixa de hipócrisia, O POVO BRASILEIRO É BEM PRECONCEITUOSO TAMBÉM E DE VÁRIAS FORMAS TAMBÉM. O Brasil por 14 anos consecutivos é o país que mais mata transexuais no mundo (só pesquisar). Precoonceito contra nordestino é bem comum também pelos sulistas, e racismo tambem existe no Brasil. SEU HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • @natisemsobrenome6054
      @natisemsobrenome6054 26 днів тому

      Que nem passam pano para certos rituais macabros porque "faz parte da religião"
      Ou passam pano pra China por maus tratos aos animais porque "faz parte da cultura deles"
      Essa palhaçada deveria acabar. Ridículo isso

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 24 дні тому +1

      @@evenfall passa pano aonde? Tem muitos jornais que divulgam isto!
      Olha para o caso doa chineses são humilhados, xingados, sofrem racismo, xenofobia e ninguém vai preso, quando um chinês xinga a pessoa com a mesma moeda, todos condenam todos os chineses como se todos fossem um!

    • @evenfall
      @evenfall 24 дні тому +1

      @@Andrelast-cf9th você pode por favor me falar que jornais divulgam isso? Eu tenho interesse em saber o quanto isso é divulgado na mídia. Tirando um ou outro artigo da BBC ou The Guardian, essa atitude dos japoneses nunca é criticada. Moro no Reino Unido e aqui se notícia bastante a atitude de franceses, italianos, alemães e principalmente espanhóis em qualquer caso de xenofobia. Mas nunca falam nada do Japão porque apesar de não ser surpresa nenhuma, jogam o assunto pra debaixo do tapete. O que você falou sobre os chineses, se isso acontecesse na França ou Suécia, a mídia cairia em cima.

  • @nenijapan
    @nenijapan 26 днів тому +10

    Eu me naturalizei e não mudei o nome que meu Pai e minha Mãe escolheram para mim. Moro há mais de 35 anos e não tenho reclamação. Não me lembro de ter sofrido nenhum preconceito por ser estrangeiro aqui no Japão. Quando tive a opção de mudar o nome na imigração, não me veio na cabeça o preconceito por motivo, e sim como meus pais se sentiriam.

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

    • @Tadachimiazaki
      @Tadachimiazaki 22 дні тому +2

      Talvez o preconceito decorre da dificuldade de adaptar a cultura e modus vivendi local em razão da falta de fluência no idioma local. O lutador Antonio Inoki que partiu de Marilia-SP, na década de 60, nunca deixou de usar o nome Antonio e é venerado e idolatrado pelos japoneses.

    • @faber7365
      @faber7365 21 день тому

      É só uma questão de tempo.

    • @nenijapan
      @nenijapan 20 днів тому

      Brasileiro reclama de preconceito em outros países, mas quando encontra um conterrâneo nas viagens pelo exterior ou mesmo imigrantes, fogem e mudam até de caminho. O famoso:
      Dois pesos, duas medidas...

    • @meçicareca67
      @meçicareca67 17 днів тому +1

      ​@@nenijapanfalou o cara que se naturalizou :)

  • @anatokimatsu5483
    @anatokimatsu5483 27 днів тому +13

    Nos Estados Unidos da América ocorre o mesmo. Na naturalização vc. poderá trocar o seu nome e sobrenome, conheci um caso como este. Eu jamais trocarei o meu nome, é a minha identidade e minhas origens. ❤❤❤❤

    • @edramos9337
      @edramos9337 27 днів тому +2

      Jack chan, Bruce Lee.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      @@edramos9337 esses são nomes fictícios! Nomes usados para atuação!

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +3

      ​@@edramos9337 os chineses adotam um nome social para usarem no ocidente, é outra coisa.

  • @godofredodasneves1970
    @godofredodasneves1970 22 дні тому +4

    Ja trabalhei no Japão numa empresa de auto peças
    Qdo tinha visita eles ¨sumiam¨ com os estrangeiros, fechava algumas portas ou levavam pra um quartinho ate a visita ir embora.
    Muitos clientes eram estrangeiros e eles nao queriam que vissem que as peças eram produzido por estrangeiros

  • @user-zn1xq5ii6e
    @user-zn1xq5ii6e 27 днів тому +18

    Lamentável

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Deixa de hipócrisia, O POVO BRASILEIRO É BEM PRECONCEITUOSO TAMBÉM E DE VÁRIAS FORMAS TAMBÉM. O Brasil por 14 anos consecutivos é o país que mais mata transexuais no mundo (só pesquisar). Precoonceito contra nordestino é bem comum também pelos sulistas, e racismo tambem existe no Brasil. SEU HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @camilagianotti8931
    @camilagianotti8931 27 днів тому +33

    Eu coloquei nome japonês na minha filha nascida no Japão porque sabia que ela seria discriminada... O meu segundo filho, tambem nascido no Japão, não tem nome japonês porque meu marido achava que era uma bobagem.... Mas não era não.

    • @ricardovieirabertoldo8885
      @ricardovieirabertoldo8885 26 днів тому +6

      Provavelmente vai sofrer por ser hafu, ou seja, mestiça. Infelizmente não tem pra onde fugir

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +5

      Isso não tem nada a ver com um adulto mudar o nome ao emigrar
      Criança receber um nome local é o padrão no mundo todo

    • @mcbatetens
      @mcbatetens 24 дні тому

      Tem mais que obrigação de botar nome de gente local.

  • @geofisico2007
    @geofisico2007 27 днів тому +42

    Há uns 20 anos, li o livro "Japão: monstro ou modelo", que me despertou curiosidades acerca deste pais. O autor explorava essa dualidade do Japão, que era visto por alguns como um modelo de desenvolvimento econômico e eficiência industrial, enquanto outros o consideravam um "monstro" devido à sua abordagem altamente disciplinada e ao sacrifício do bem-estar individual em prol do progresso coletivo.
    Acho que o senso de "coletivo" deles vai na direção de um "coletivo de japoneses". Se vc é 100% japonês, eu te abraço e vc faz parte da minha cultura. Se tuver 1% de estrangeirismo, vc nao serve para mim.
    É realmente curioso como uma cultura tão interessante e rica como a japonesa, tenha ainda enraizada essa aversão ao estrangeiro.

    • @marialuciacalazans6564
      @marialuciacalazans6564 27 днів тому +2

      @@geofisico2007 acho que eles têm a certeza de que devem suas qualidades como povo e nação exatamente à rejeição do estrangeiro. Logo acham que ser estrangeiro é defeito.

    • @Will.serfort
      @Will.serfort 27 днів тому +2

      Cultura muito única e perfeccionista, onde o medo de se perderem com a entrada de estrangeiros aparece, acho que é isso.

    • @edramos9337
      @edramos9337 27 днів тому +1

      Bem legal essa visão do coletivo. Enquanto uma mulher limpa loucamente os vagões do metrô para mostrar "sua utilidade", os donos das mega corporações ostentam e usufruem de todo tempo livre. Famoso Modelo Toyota, "a Toyota é uma grande família, se a Toyota cresce vc cresce junto". Sqn!

    • @keilabrasil5158
      @keilabrasil5158 26 днів тому +1

      Dica de série : Xógum: a gloriosa saga do Japão ( Disney+). Se passa na época que Portugal estava no Japão.

    • @magnobraga4619
      @magnobraga4619 26 днів тому +4

      Historicamente o estranho é não ter aversão ao estrangeiro. Já parou para pensar nisso?

  • @EuSouSoteropolitano
    @EuSouSoteropolitano 27 днів тому +22

    Tem uma minissérie na Netflix: O samurai de olhos azuis. Aborda a origem deste preconceito com estrangeiros.

  • @ashakter7003
    @ashakter7003 27 днів тому +6

    Como descendente digo que esse tipo de atitude por parte dos japoneses é um dos motivos pelos quais o Japão caminha para sua própria extinção. O envelhecimento populacional e a baixa natalidade, aliada a essa aversão ao que é de fora, vai fazer com que o Japão deixe de existir em um futuro não tão longe assim.

    • @nacgalaxy1765
      @nacgalaxy1765 27 днів тому +3

      Era do boom econômico o milagre japonês na decada de 1980 já foi.
      Não terá nunca mais esse milagre de volta.
      Agora a vez da China se destacar mundialmente.
      Isso por causa da população gigantesca chinesa.
      Eles estão igualando ou melhorando na área tecnológica.
      Natalidade do Japão está em queda, e futuramente entrara em crise em várias áreas.
      Japão tem duas escolha: aumenta a natalidade ou aceita a entrada de imigrantes.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому +1

      @@nacgalaxy1765 A próxima será o Brasil.

    • @magnobraga4619
      @magnobraga4619 26 днів тому

      Em quais circunstâncias o multiculturalismo funciona e gera estabilidade a longo prazo? Sempre existiram impérios multiculturais com muitas tensões internas, ou impérios que exterminavam todos e substituia a poopulação. Nações modernas conseguem ter coesão dessa forma?

    • @nacgalaxy1765
      @nacgalaxy1765 26 днів тому

      @@Andrelast-cf9th também

    • @Renato-woo01
      @Renato-woo01 26 днів тому

      ​@@nacgalaxy1765 E aonde a China é multicultural? Não faz sentido apontar China como modelo econômico, aliás a própria China freio seu crescimento.

  • @lhk65
    @lhk65 27 днів тому +10

    Meus filhos nasceram no Japão e sempre estudaram em escola japonesa. Os dois tem nome português, hoje são adultos e nunca sofreram preconceito.

    • @thomasdouglas7979
      @thomasdouglas7979 27 днів тому +28

      Que vc saiba.
      Talvez nunca falaram abertamente sobre isso.

    • @kioto04
      @kioto04 27 днів тому +6

      @@thomasdouglas7979 É porque não todos os japoneses têm a mente fechada. Além disso, atualmente, no Japão a maioria da sua população é longeva e precisam de mão de obra estrangeira.

    • @MarianaAlves-ly1lr
      @MarianaAlves-ly1lr 27 днів тому +4

      Parabéns para eles, fugiram a regra

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +7

      ​@@MarianaAlves-ly1lr mãe não faz idéia do que passa no dia a dia do filho

  • @wakaranai.759
    @wakaranai.759 25 днів тому +4

    As pessoas mudam de nome não pra fugir do preconceito,isso é papo furado.

  • @jopessonycompositor2041
    @jopessonycompositor2041 27 днів тому +17

    valeu, obrigado pelas informações , eu não sabia que brasileiro mudam o nome para evitar preconceito, top show!!

  • @anatokimatsu5483
    @anatokimatsu5483 27 днів тому +4

    Quando nascemos em Paises fora da origem de nossos Pais, naturalmente somos registrados com nomes locais para facilitar na identificação, salvo algumas exceções. O que foi citado é mais comum do que se imagina, é um assunto tão conhecido pós guerra, não é exclusividade só de Japoneses ou Brasileiros, é mundial.

    • @lucvalle
      @lucvalle 27 днів тому

      O Japão se aliou a Alemanha nazista

  • @mcbatetens
    @mcbatetens 24 дні тому +3

    Bem feito. Japa adora de fazer de diferentão no Brasil, mesmo sendo quarta geração. Chega no Japão e toma o taps na cara e descobre que é brasileiro ❤

    • @marthapaes5105
      @marthapaes5105 20 днів тому

      São uns idiotas, não sabem ler, escrever e muito menos conversar(faz churrasco e toca pandeiro 😅😅😅😅)

  • @pescandocomalexandre
    @pescandocomalexandre 26 днів тому +3

    ja ouvi falar de casos em que não alugam um apartamento ou casa por que os estrangeiros deixam a casa com "cheiro"

    • @rowlandpaes9213
      @rowlandpaes9213 25 днів тому +2

      Cheiro das favelas brasileiras????
      Gostei muito deste comentário 😂😂😂😂😂😂

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      Sim, e emprego tb é dificil de conseguir

  • @elmorohernandez
    @elmorohernandez 27 днів тому +33

    Já o brasileiro da preferencia a os nomes extrangeiros

    • @phoque121
      @phoque121 27 днів тому +14

      É. "Bryan Pereira da Silva". Qual é a probabilidade de essa pessoa não ser pobre? Nome de rico é João, Gabriel, Lucas, Francisco, Antônio

    • @priscilla7134
      @priscilla7134 27 днів тому +1

      ​@@phoque121 Acredito q há um grande equívoco nesse comentário... Esses nomes mencionados tbm são de pobres..

    • @phoque121
      @phoque121 27 днів тому +3

      @@priscilla7134 Não são. Já foram. Os ricos estão retomando os nomes tradicionais brasileiros. Em especial, nada de W, Y ou K

    • @Santos.Sarmento
      @Santos.Sarmento 26 днів тому

      @elmorohernandez Dyonathan, Dgienypher e Maycon não são nomes estrangeiros, são aberrações toscas como a pizza de estrogonofe e o sushi de manga.

    • @PedroRodrigues-xl3rj
      @PedroRodrigues-xl3rj 26 днів тому +1

      ​@@phoque121 Você tem toda a razão.

  • @MaTsuNo79
    @MaTsuNo79 19 днів тому +1

    Resumo que morando aqui no Japão seja você mesmo, respeite e adapte-se à cultura local e não espere que os japoneses aceitem o seu jeito brasileiro de pensar e agir. Somente desta maneira evitamos conflitos sociais e culturais.
    Lembrando que isso vale para qualquer País que você visitar ou morar!

  • @SushicomFarofa7
    @SushicomFarofa7 26 днів тому +4

    Moro no Japão há quase 4 anos. Não sou descendente nem casado. Vim sozinho como estudante. Meu nome é ENORME, então é uma dor de cabeça sempre que preciso preencher documentos.
    Por isso já decidi que daqui a 2 anos darei entrada no processo de naturalização. Daí já mudo logo pra um nome japonês em kanji e evito uma série de transtornos.

    • @crownsofhia9864
      @crownsofhia9864 26 днів тому +2

      Nao evita, Pq Vc vai ser gaijin pra sempre 😂 nao adianta mudar de nome…

    • @SushicomFarofa7
      @SushicomFarofa7 26 днів тому +3

      @@crownsofhia9864 Sim, isso é óbvio. Até porque minha cara e sotaque sempre irão denunciar que sou de fora. Mas como eu disse, é um porre a pessoa ter dificuldade pra preencher qualquer formulário aqui.
      Tudo é formatado para caber apenas um nome e um sobrenome pequenos. Pessoas com nomes muito compridos, como brasileiros, acabam tendo dificuldade.

    • @yatiesumizuka
      @yatiesumizuka 26 днів тому +4

      Muitos brasileiros fazem a mesma coisa, realmente é muito trabalho. Eu tenho uma amiga Indonesiana que tem apenas sobrenome, na hora de comprar passagem para Okinawa tivemos que dividir o sobrenome dela, não tinha como comprar passagem aérea apenas com sobrenome.

    • @SushicomFarofa7
      @SushicomFarofa7 26 днів тому +2

      @@yatiesumizuka Exatamente, esse é meu ponto. Se eu pretendo ficar aqui por muito tempo, pra facilitar minha vida eu acho melhor pegar a cidadania de uma vez. Será menos complicado até para comprar casa, fazer empréstimo etc. Sem falar na força que o passaporte japonês tem.

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому

      ​@@yatiesumizukaque viagem ter apenas sobrenome

  • @gebr4498
    @gebr4498 26 днів тому +3

    Esta questão de naturalização serve mais para documentação, direitos e obrigações no país, poder fazer negócios, etc. Já mudar a sua origem não tem como. Isto vale para praticamente o mundo todo. Veja o caso dos EUA. Lá você pode até ter o "green card", ter dinheiro, etc., porém, sempre será visto como imigrante. Aqui no Brasil, pelo percebo, é o mesmo. Você sabe que o vizinho é um estrangeiro naturalizado, mais se refere a ele com o nome do país de sua origem. Nossa admiração aos brasileiros que tentam a vida como imigrantes em outros países. As pessoas não fazem ideia do que eles enfrentam em termos de preconceito e discriminação.

  • @harpiaamazon
    @harpiaamazon 23 дні тому +2

    Seria interessante também a BBC fazer uma matéria onde os cartórios de registro de nascimento "obrigavam" a trocar letras dos nomes que usavam K W Y (e H não mudo). Motivo pelo qual muitos descendentes (de qualquer origem) acabaram perdendo a identidade familiar sem ter optado por isso.

  • @LCMM2150
    @LCMM2150 26 днів тому +12

    Um país tão racista assim tem mais é q envelhecer e acabar.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 24 дні тому +3

      @@LCMM2150 Brasil, eua, Europa, África todos! Os orientais são mortos por discriminação, lá pelo menos não matam

    • @rubensyamada9199
      @rubensyamada9199 20 днів тому

      Você diz dessa forma como se no Brasil seria um paraíso, racismo e preconceito tem em qualquer lugar do mundo, aposto e ganho que no Brasil tenha mais. E nem por isso eu desejo que o Brasil suma do mapa.

    • @ThiagoSantos-ck6xi
      @ThiagoSantos-ck6xi 20 днів тому

      @@rubensyamada9199 ele esta falando do japão e não do brasil seu animal

  • @addamv1
    @addamv1 27 днів тому +7

    japonês só gosta de gringo qnd é pra visitar e passar pouco tempo

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Deixa de hipócrisia, O POVO BRASILEIRO É BEM PRECONCEITUOSO TAMBÉM E DE VÁRIAS FORMAS TAMBÉM. O Brasil por 14 anos consecutivos é o país que mais mata transexuais no mundo (só pesquisar). Precoonceito contra nordestino é bem comum também pelos sulistas, e racismo tambem existe no Brasil. SEU HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      Exato!

  • @dragonmaua
    @dragonmaua 25 днів тому +2

    Aí você vê filhos de estrangeiros aqui no Japão , escondendo de amigos de escolas , de amigos de trabalho q o pai é mãe e estrangeiro , com vergonha isto é o que ????? Se um filho meu deixa claro q tem vergonha de eu ser estrangeiro eu provavelmente abandono isto não é aceitável na minha cabeça vergonha que tem linhagem estrangeiro e mais racista q um japonês q não gosta de estrangeiro !!

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 24 дні тому +1

      Não tá satisfeita só voltar pro seu país, tá no país dos outro e ainda quer ditar as regras?

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      ​@@hikaru-hc4tu tinha q ser mais um nazistinha metido a japa, tão típico 💅🏼

  • @AmarilioSongWriter
    @AmarilioSongWriter 26 днів тому +7

    É um desrespeito, são por demais preconceituosos, isso beira a desumanidade.

  • @Lvs-live
    @Lvs-live 27 днів тому +3

    Vi falar que japão é extremamente preconceituoso, principalmente com quem é diferente.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      @@Lvs-live mentira! Chineses, coreanos, e outros orientais sofrem muita discriminação no Japão, brasileiros são menos

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 26 днів тому

      Mimimi

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

  • @mariavilma1526
    @mariavilma1526 26 днів тому +4

    Que o Brasil continue recebendo e respeitando a todos que aqui chegarem. Isso é muito bom.😍

  • @ricardogibo617
    @ricardogibo617 25 днів тому +1

    Eu moro aqui no Japão a mais de 20 anos tenho sobrenome japonês, mas sempre os japoneses, preferem me chamar pelo nome Brasileiro

  • @Maboh_Avida
    @Maboh_Avida 27 днів тому +7

    O Japão se isola tanto para que sua cultura não acabe, que o resultado disso pode ser ,justamente, a extinção deles.

    • @nacgalaxy1765
      @nacgalaxy1765 27 днів тому

      Era do boom econômico o milagre japonês na decada de 1980 já foi.
      Não terá nunca mais esse milagre de volta.
      Agora a vez da China se destacar mundialmente.
      Isso por causa da população gigantesca chinesa.
      Eles estão igualando ou melhorando na área tecnológica.
      Natalidade do Japão está em queda, e futuramente entrara em crise em várias áreas.
      Japão tem duas escolha: aumenta a natalidade ou aceita a entrada de imigrantes.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      Acho certo isso! Não perder as próprias culturas e origens

    • @nacgalaxy1765
      @nacgalaxy1765 26 днів тому +2

      @@Andrelast-cf9th culturas diferentes entram em conflito, só que depois eles se mesclam para formar uma nova cultura.
      Rússia:fusão entre gregos bizantinos+vikings+eslavos
      Inglaterra: anglos saxões+vikings normando+celtas romanos
      França: francos+celta gauleses romanos
      Espanha: visigodos+celta romanos+mouro árabe

    • @hogohold7341
      @hogohold7341 26 днів тому

      Besteira! A raca japonesa no Brasil esta desaparecendo com a miscigenacao. Basta ver os que chegam ao Japao nos ultimos anos. Tracos da raca desapareceram. Isso e bom ou ruim?

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Deixa de hipócrisia, O POVO BRASILEIRO É BEM PRECONCEITUOSO TAMBÉM E DE VÁRIAS FORMAS TAMBÉM. O Brasil por 14 anos consecutivos é o país que mais mata transexuais no mundo (só pesquisar). Precoonceito contra nordestino é bem comum também pelos sulistas, e racismo tambem existe no Brasil. SEU HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @elianetamura1390
    @elianetamura1390 27 днів тому +10

    Tomas, ninguém é obrigado a saber a pronúncia das palavras em japonês, mas as palavras KATAKANÁ E HIRAGANÁsão pronunciados com a sílaba tônica no fim. E Kanji não se pronuncia ji de canjica. É com o som de dji

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +1

      Deixa o cara

    • @BBCNewsBrasil
      @BBCNewsBrasil  26 днів тому +5

      Oi Eliane, obrigado pelo toque!

    • @fumofumo-san
      @fumofumo-san 26 днів тому

      O conceito de sílaba tônica não existe no japonês. No japonês se usa algo chamado “pitch accent”, que tem mais a ver com a entonação do que com a força aplicada numa determinada sílaba. E o pitch accent de “hiragana” é “hi↑raga↓na”, ou seja, a entonação na última sílaba é baixa, soando mais semelhante à pronúncia do narrador do que ao tal “hiraganá”. O mesmo se aplica a “katakana”.

  • @cgribl6847
    @cgribl6847 24 дні тому +2

    Os árabes também adotaram nomes brasileiros.

  • @carunchita
    @carunchita 3 дні тому

    Porque será que os brasileiros são alvo de preconceito em todos os países para onde vão?

  • @YudiMIida
    @YudiMIida 20 днів тому +1

    Peço ao jornalista que aceite estas erratas: "Kanji" se pronuncia "candí". e "Hiraganá" e 'Katakaná" têm a última sílaba tônica... e as sílabas em japonês com som de "a" sempre são abertas - como se fosse proibido o uso de acento circunflexo nessa vogal.
    ------
    Outra informação que gostaria de colocar pois sei que é pouco divulgada, é que no pós-querra o próprio governo japonês pediu que quem pudesse fosse trabalhar no estrangeiro para ajudar na reconstrução do país, pois nem havia alimento ou emprego para todos naquele momento. Portanto os imigrantes japoneses são verdadeiros heróis abnegados e corajosos que se sacrificaram deixando sua terra natal, para que o Japão pudesse se reerguer.
    Mas hoje os japoneses justamente enxergam esses migrantes e seus filhos como traidores da pátria que abandonaram o país naquele momento de crise - uma visão hipócrita, distorcida e historicamente incoerente - provavelmente criada pelo orgulho de quem ficou por lá e nunca admitiu a covardia de não ter saído do país mesmo a pedido do governo... e é justamente essa hipocrisia e desinformação que gera todo esse preconceito atual.

  • @Ndrezera
    @Ndrezera 26 днів тому +1

    Aqui na Alemanha eu mudo de sobrenome na hora de buscar um apartamento. Xenofobia velada isso

  • @donatooliveiradiamond295
    @donatooliveiradiamond295 26 днів тому +1

    E no Brasil estrangeiros mudam o nome também pra conseguir emprego?😅

  • @Kingridnextdoor
    @Kingridnextdoor 26 днів тому +1

    Apesar de trocar o nome,voce nao pode trocar suas caracteristicas fisicas ou culturais,ou seja,vai continuar sofrendo preconceito pra sempre. E trocando o nome voce só vai ta apagando sua identidade em troca de que? Acho que nao faria isso.

  • @harryhoudini2992
    @harryhoudini2992 27 днів тому +6

    Isso também acontece quando eles vêm. É normal até

  • @lucasMagrelha
    @lucasMagrelha 25 днів тому +1

    Por uma parte faz sentido mudar de nome no japão sendo que é mais facil para eles pronunciarem e escreverem.

  • @tomamarcia5722
    @tomamarcia5722 26 днів тому +1

    Os japoneses tem muito preconceito entre eles. Ficam sempre atentos em quem sai do padrão , como se procurassem defeitos por mais insignificante que seja para poder ter em quem jogar pedras. Tem uns que agem coerentes mas a maioria é preconceituosa.

  • @rubensyamada9199
    @rubensyamada9199 20 днів тому +1

    Não acredito nessa história, porque não tem como mudar de nome principalmente aqui no Japão, porque o nome verdadeiro vai estar constando em todos os documentos e principalmente passaporte, não é tão simples trocar de nome ainda mais pra querer se passar por japonês.

    • @carunchita
      @carunchita 2 дні тому

      Fáz dentro o que disseste.

  • @matheusoliver7589
    @matheusoliver7589 27 днів тому +2

    E mudar de nome no próprio Brasil?

  • @nelsonkodama1
    @nelsonkodama1 21 день тому +2

    Sempre quando o assunto é preconceito no Japão eu fico impressionado com a capacidade de alguns de passar pano dizendo coisas como "em todos os lugares existe preconceito". Segundo esse raciocínio, ninguém poderia, por exemplo, reclamar da violência do Brasil, porque existem criminosos em todos os lugares.
    Não faria sentido, né? Afinal, os índices de violência no Brasil, em comparação a muitos países, são elevadíssimos. Existem proporções!
    Em termos de preconceito, o Japão é o Brasil nos crimes. Frequentemente a ONU chama a atenção do Japão porque até hoje lá não existe uma lei contra racismo (que o criminalize - nos moldes das convenções internacionais).
    Quando o Biden chamou o Japão de país xenófobo, um jornal japonês concordou com ele dizendo, em outras palavras, que a Constituição japonesa é racista de certo modo. No projeto da Constituição, os americanos queriam que os direitos fundamentais (incluindo proteção contra o racismo) fossem para todas as "pessoas". No processo de revisão e tradução, os japoneses mudaram "pessoas" para "cidadãos (nativos)".
    Diante do Parlamento Japonês, vários anos depois, Tatsuo Sato, um oficial japonês que frequentemente atuava como intermediário nas negociações recordaria: ‘Tratar os estrangeiros com igualdade já era ruim por si só, mas ter que incluir o Artigo 16 na versão japonesa (que estendia os direitos fundamentais aos estrangeiros) era particularmente desagradável’”.
    Ou seja, em tese, no Japão, só é "plenamente humano" (sic!) em questões jurídicas quem tem cidadania japonesa. E a quem não tem cidadania japonesa, depende da decisão individual de cada juiz, o que gera uma insegurança jurídica enorme.
    Eu sempre digo que o que atrapalha e essa ideia falsa de que o povo japonês é exemplo a ser seguido de honestidade, educação e respeito. Com isso, muitas vitimas são silenciadas. E como as leis acabam tendo um caráter também educativo, não há como esperar que os japoneses achem o racismo contra estrangeiros errado. Vide as pesquisas sobre imigração que sempre mostram um índice elevado de pessoas contra.

    • @Luanaslvtkmt
      @Luanaslvtkmt 14 днів тому

      Moro no Japão desde que bebê e tenho cara de ocidental e em termos de preconceito o Japão não é tão preconceituoso como todo jornal e UA-cam e TikTok falam posteriormente esses dias fui ajudada por muitos japoneses e fui consolada tanto por japoneses quanto por brasileiros pois minha mãe não estava bem de saúde mas graças a Deus o médico dela Japonês era um excelente profissional

    • @nelsonkodama1
      @nelsonkodama1 13 днів тому

      @@Luanaslvtkmt Aí que está o problema quando se envolve comportamento humano: a individualização extrema ("minha experiência").
      Seguindo o exemplo que eu citei, seria a mesma coisa que uma pessoa que nunca foi assaltada no Brasil dizer que o Brasil não é um país violento como dizem por aí, porque ela nunca foi assaltada.
      Por isso que eu digo que o que vale nessas questões são as estatísticas. Assim como as estatísticas nos mostram que o Brasil é um país violento, pelas estatísticas o Japão é sim um país muito preconceituoso, ficando com índices muito abaixo para um país desenvolvido.

    • @nelsonkodama1
      @nelsonkodama1 13 днів тому

      @@Luanaslvtkmt Não tente desviar o assunto ou vir com ataques pessoais. Dados se debatem com dados. Reclame com a ONU, os órgãos internacionais de Direitos Humanos e com acadêmicos estrangeiros e JAPONESES que já escreveram inúmeros artigos sobre o assunto. Achismos e ataques pessoais não levam a nada.

    • @Luanaslvtkmt
      @Luanaslvtkmt 13 днів тому

      @@nelsonkodama1 coloquei uma resposta enorme mas tirei relendo o seu comentário pensei e acho que você está certo,concordo agora.Mas também acho que tem japoneses bons também a Áfricas do Sul é pior que Japão tem uma reportagem aqui da BBC falando sobre como os Sul africanos tratam os estrangeiros.E estatística é uma coisa manipulada pela mídia tem país pior que o Japão mas a mídia não fala a gente nunca vai saber como é um país sem realmente morar lá e estou incluindo a África do Sul da qual falei

    • @nelsonkodama1
      @nelsonkodama1 13 днів тому +1

      Sim, com certeza há japoneses que têm consciência e que são capazes de questionar muitas coisas do próprio país e/ou cultura (e isso é sempre bom para qualquer um de nós). :)
      Eu vou procurar essa reportagem que você citou.

  • @derschatten1
    @derschatten1 25 днів тому +2

    Costumo dizer que o Japão é uma criança boba e birrenta. Ontem mesmo eu estava conversando com meu marido sobre como vou desenvolver paciência pra continuar vivendo no Japão, com toda a infantilidade e falta de conhecimento dos japoneses, apesar de eu gostar daqui. E esse negócio do nome não é absolutamente nada, perto das bizarrices desse país. Quem quiser conhecer o Japão real sem sair do Brasil, é só entrar nos grupos do Facebook. Todo dia é uma história que nem o mais criativo escritor seria capaz de imaginar. Quem acha que conhece pobreza intelectual, vai se surpreender.

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 24 дні тому

      Volta pro seu país, vai pro país dos outros e ainda fica reclamando?

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      Pode me passar alguns grupos??

    • @derschatten1
      @derschatten1 24 дні тому

      @@livin-japan procura pelo termo empreiteiras desonestas no Japão, e o grupo Japão Que Ninguém Conta.
      Nos grupos sobre empreiteiras tem muita publicação mostrando o nível ridículo de corrupção que existe aqui. No outro, tem assuntos em geral.

    • @pedro34543
      @pedro34543 22 дні тому

      ​@@hikaru-hc4tucalma fã de anime

  • @lizzaliz
    @lizzaliz 27 днів тому +2

    Na Suécia também é assim.

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому

      Vc sofreu esse tipo de preconceito? Eu não tinha ouvido falar sobre.

  • @篠原正樹-c2g
    @篠原正樹-c2g 23 дні тому +1

    Não concordo com isto estou no Japão s 35 anos e não sofri preconceitos por aqui então td isto não é a verdade abraço

    • @Curiosidadeaflorada
      @Curiosidadeaflorada 22 дні тому

      Eu também, nunca houve preconceito, sou japonesa que morou no Brasil e voltei pra cá, meu nome é em katakana pq minha mãe teve um nome com kanji muito difícil e não queria que eu passasse o mesmo sufoco, pois a irmã dela era em katakana e gostava muito do nome, então a questão kanji não tem muito a ver não.
      Tanto que ultimamente de tanto “ateji” ninguém consegue mais ler os nomes sem perguntar como se lê o nome!

  • @mundonyu5215
    @mundonyu5215 22 дні тому

    Em outras épocas que o Japão estava em crescimento não tinha essa de selecionar as pessoas por nome as empreiteiras corriam atrás de nós ofereciam prêmios etc, agora o Japão parece que está naufragando nessa crise global.

  • @MarcosA1978
    @MarcosA1978 27 днів тому +13

    O Brasil não é nenhum paraíso, mas o povo brasileiro é muito mais legal em sua maioria.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому +2

      Em média! A maioria não!

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Deixa de hipócrisia, O POVO BRASILEIRO É BEM PRECONCEITUOSO TAMBÉM E DE VÁRIAS FORMAS TAMBÉM. O Brasil por 14 anos consecutivos é o país que mais mata transexuais no mundo (só pesquisar). Precoonceito contra nordestino é bem comum também pelos sulistas, e racismo tambem existe no Brasil. SEU HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +4

      Aqui a relação é outra, temos complexo de viralatas e problemas de autoestima. Os sobrenomes mais exóticos são status.

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoal, vocês que nunca viveram no Japão e estão comentando sem conhecimentos nenhum, vamos a alguns pontos:
      1. Durante muitos anos consecutivos a comunidade brasileira, era a comunidade estrangeira que mais cometia crimes no Japão e hoje ainda cometem muitos crimes aqui, sendo atualmente a terceira que mais comete crimes, vejam o canal do youtube "TUDO SOBRE JAPÃO NOTÍCIAS" e também o site da "Alternativa" (pesquisem por alternativa japão). Por isso são um pouco mal vistos aqui, o brasileiro fez sua própria fama ruim. Se no Brasil os japoneses cometessem muitos crimes, também seriam mal vistos pela sociedade brasileira, então a culpa é do prórprio brasileiro, vem fazer merd... no país dos outros e ainda querem ser tratados como reis e rainhas, tá de brincadeira.
      2. Se viver honestamente, trabalhando sem incomodar ninguém, ninguém vai te encher o saco. Eu moro aqui há 19 anos, cheguei com 7 anos, passei pela escola japonesa e hoje trabalho e vivo minha vida honestamente e nunca sofri preconceito. Obs: tenho dois nomes brasileiros, me chamo Luis Flávio.
      3. Muitos brasileiros estão aqui há muitos anos (mas muitoooos mesmo) e não falam o idioma japonês, não se esforçam para aprender o idioma daqui e nem para viver com a sociedade japonesa, são acomodados!!! Se um gringo no Brasil viver durante 20 anos e não aprender o português, vocês vão pensar o quê?
      4. Por mais que seja obrigação do brasileiro (e qualquer estrangeiro) que vive aqui há muito tempo, aprender o idioma japonês, ainda assim o Japão disponibiliza para os "acomodados" brasileiros serviços com interprete em português em vários lugares. Exemplos onde tem interprete em português: prefeituras, imigração, imobiliáris, dentistas, clínicas, companhia telefônica, hello work (relacionado a trabalho), hospitais etc... O Brasil oferece serviço de interprete para os japoneses que estão no Brasil?
      5. Alguns lugares tem informativos audiovisuais em português, como por exemplo o metrô da estação de Nagoya e as bancas lotéricas. Tem também o jornalzinho "AMIGO" escrito em português, distribuido gratuitamente nas prefeituras.
      6. Dois brasileiros já venceram o tradicional campeonato de karakê da TV NHK e os jurados são todos japoneses, não foi levado em consideração a nacionalidade, nem cor, nem nada. Roberto Casanova e Joe Hirata são os br´s vencedores.
      7. Vários brasileiros já jogaram na seleção japonesa de futebol, Alexsandro, Túlio, Ramos... e Zico já foi treinador da selação japonesa, outros dois franceses também já treinaram a seleção do Japão. Pergunta para eles se sofreram preconceito na seleção por serem estrangeiros, não fizeram merd... então tá tranquilo.
      8. Aqui os japoneses não se incomodam com a vida dos outros, você vai num shopping e ninguém fica te olhando e debochando, por você usar uma roupa toda colorida ou diferente.
      9. Vários brasileiros fazem ou fizeram sucesso aqui entre os japoneses: Ayrton Senna, Zico (inclusive ele tem uma sala dele na sede do Kashima Antlers, vejam o canal do Zico onde ele mostra a sede do Kashima), Leila (jogadora de vôlei que fez sucesso aqui por sua simpatia), Rui Ramos (ex jogador de futebol, virou comentarista da tv japonesa), etc...
      10. Infelizmente no Brasil, também tem pessoas com muitos preconceitos. O Brasil é o país que mais mata transexuais por 14 anos consecutivos, há preconceitos de alguns sulistas contra nordestinos, e as vezes aparece algum torcedor fazendo atos racistas num jogo de futebol (aconteceu recentemente com torcedor do Botafogo, teve também a caso do goleiro Aranha, etc...). Alguns médicos cubanos sofreram xenofobia na época do "MAIS MÉDICOS", há vídeos aqui no youtube.
      Enfim, ninguém é santo nesse mundo, nem brasileiro, nem japonês, nem americano...

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 24 дні тому +1

      @@99Gara99 nomes brancos! Orientais são sempre humilhados e motivo de piada

  • @rowlandpaes9213
    @rowlandpaes9213 24 дні тому

    livin-Japan I vai ser ainda mais difícil no futuro

  • @ricardovieirabertoldo8885
    @ricardovieirabertoldo8885 26 днів тому

    Legalmente é possível registrar, no Japão, os nomes dos filhos estrangeiros com kanji? Achava que era possível apenas para japoneses, chineses ou outras etnias que possuam ligação com os ideogramas.

  • @skr0xy
    @skr0xy 27 днів тому +2

    Cata cana é de lascar viu

  • @thejiren3889
    @thejiren3889 27 днів тому +4

    Na segunda guerra os japoneses italianos e alemães q vieram para o Brasil mudaram de nome para evitar o preconceito por serem naz stas hj o brasileiro tem q mudar de nome simplesmente por vim de um país subdesenvolvido mostrando q os naz stas nunca deixaram de ser naz stas

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому +3

      @@thejiren3889 hoje os mesmos se acham superiores que os outros!

    • @MarianaAlves-ly1lr
      @MarianaAlves-ly1lr 27 днів тому +5

      Isso é uma verdade, pq eles não tiveram punições, referentes aos cri mes cometidos, por toda asia ( principalmente contra os chinês e coreanos ), e também receberam dinheiro a rodo para se levantarem de novo

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому +1

      @@MarianaAlves-ly1lr nas escolas, São ensinados (não ensinados) que nunca aconteceu, se aconteceu foram invadidos!

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      É o que sempre digo tb 😥

  • @dragonmaua
    @dragonmaua 25 днів тому

    E uma questão muito pessoal , não é uma coisa do tipo , certo ou errado é muito pessoal , basta a pessoa estar bem de cabeça para realizar algo assim , porque a muitos mais muitos problemas , porque é aceitável uma pessoa trocar de nome etc etc etc agora fazer isto para evitar descriminação , e deixar de falar com estrangeiros em outras línguas perto de japonês e preconceito do mesmo jeito , quem mora no Japão vai entender isto eu como moro aqui vi muito isto a pessoa nasceu aqui , estudou aqui se sente japonês isto ruído entendo mas a pessoa sabe português entende português e evita falar em publico em português com brasileiros para que japonês não descubra q vc tem familiares estrangeiros eu já vi muito isto , não adianta combater discriminação sendo preconceituoso e um assunto complicado !

  • @Pati77_jp
    @Pati77_jp 21 день тому +1

    Atualizem-se sobre as notícias… 👎🏼👎🏼👎🏼 mta coisa falada não tem nada a ver com a atualidade. Moro no Japão desde 2004…

  • @cintia9081
    @cintia9081 13 днів тому

    Caramba, qto preconceito.

  • @kha0s616
    @kha0s616 27 днів тому

    PREACH 👏🏽👏🏽👏🏽 Amo esse narrador do Dragon Ball

  • @dino6156
    @dino6156 27 днів тому +5

    E ainda se fala de alguns países europeus...

    • @BrouxNoux
      @BrouxNoux 27 днів тому

      Eu diria que os europeus se esforçam ainda mais pra integrar os estrangeiros que os japoneses.

    • @phoque121
      @phoque121 27 днів тому +2

      O Japão não quer ser a zona pobre e violenta que a Europa está se tornando 🤷

  • @Lino-f5b
    @Lino-f5b 26 днів тому

    Eu acho um absurdo, esses brasileiros mudar o nome

  • @sakura5miku
    @sakura5miku 23 дні тому

    Da pra mudar até o sobrenome, da pra ganhar uma segunda vida

  • @andernakacrazy
    @andernakacrazy 21 день тому

    Mentira moro aqui a 30 anos e quando vc vai se naturalizar é obrigado a adotar nomes japoneses, nada a ver com mudar por causa de preconceito,e porque vai fazer o koseki Tohon ( certidão de nascimento) empregos e apartamentos é o que mais tem aqui kkkkkk

  • @marcelotowata9107
    @marcelotowata9107 21 день тому

    Nao tem mais como mudar ,agora e do geito que ta no passaporte

  • @bundasuja
    @bundasuja 23 дні тому

    Nao aguenta ser discriminado por ser estrangeiro e apenas muda de nome kkkk .

  • @pedro34543
    @pedro34543 22 дні тому

    cade as desculpas pela ww2

  • @kowalski296
    @kowalski296 27 днів тому

    Os japoneses no passado discriminava até as suas mulheres que não podia ter o seu nome escrito em ideogramas, somente com letras como consoantes ligado com uma vogal na escrita deles chamado de Katakana.

  • @pedro34543
    @pedro34543 22 дні тому

    ue mas me juraram que a coreia que era malvadona e o japao o bonzinho..

  • @umapaulistananaholanda
    @umapaulistananaholanda 26 днів тому

    Você pode mudar de nome. No entanto, jamais mudará quem você realmente é.
    Este vídeo deve conter ironia…
    Acho apenas irônico este vídeo 😂🙄

  • @Lilith-l5l
    @Lilith-l5l 25 днів тому

    Bbc eu tenho preconceito com lugares frios ou muito frios.Nem gratuitamente, com vista para não sei onde, com vários quartos, lavabos, cozinhas planejadas etc no frio? Lugar frio? Deus me free

  • @pedro34543
    @pedro34543 22 дні тому

    😂😂 nunca vi isso acontecer na Coreia ou na china

  • @douglasalves273
    @douglasalves273 23 дні тому

    Depois eles chegam no Brasil, dominam o comércio local e ai de alguém ser preconceituoso com eles. Querem o bem, mas não são recíprocos em sua terra natam.

  • @ligiasommers
    @ligiasommers 27 днів тому +2

    Comentário vindo que alguém que tb deixou o Brasil : preconceito existe em todos os lugares !!! Mas , quando decidimos deixar o nosso país é pq queremos algo melhor. Os benéficos ( segurança , limpeza , oportunidades) compensam , e muito , as dificuldades. 🙏🏻🌺✨🙏🏻

    • @99Gara99
      @99Gara99 26 днів тому +1

      Na europa, estados unidos e japão, somos como os estrangeiros haitianos e bolivianos aqui no Brasil, o preconceito é muito grande e a integração social é eternamente prejudicada

    • @ligiasommers
      @ligiasommers 26 днів тому

      @@99Gara99 moro nos EUA há 7 anos e nunca sofri nenhum tipo de preconceito, mas me integrei ao país e à cultura , falo fluentemente o idioma , ajudo a comunidade e moro num lugar seguro , limpo e que amo 🙏🏻🇺🇸🙏🏻

  • @queroirprojapao2024
    @queroirprojapao2024 22 дні тому

    Infelizmente, em qualquer lugar do mundo vai existir preconceito, mas esta historia aqui contada, também tem sua parte em ser bem tendenciosa. Eu moro no Japão desde 1992, e na verdade não é bem assim. Um exemplo do que foi contado: Que o casal de brasileiros adotou o sobrenome em japonês em kanji, mas oficialmente não pode ser usado" E é lógico que não pode. Seu nome oficial está no seu documento de residente, que é baseado no nome registrado no passaporte. E no Brasil ou outro lugar do mundo não será igual? Ou por acaso um japonês que se chame Mori, vai morar no Brasil e faz sua documentação com seu nome transcrito na RNE em alfabeto Romano "Mori" ele vai poder abrir uma conta no bradesco ou registrar um documento no cartório como 森? Acho que não né? Espero que esse tipo de reportagem não seja o início da cultura WOKE chegando ao Japão. O Mimimi das minorias.

    • @pedro34543
      @pedro34543 22 дні тому

      o motivo de não poder não é pq pensam que todo estrangeiro tem que usar katakana no nome? e não aceitam o contrário? engraçado que mudar o nome pra um nome japones pode né?..

  • @ygorrodrigues745
    @ygorrodrigues745 23 дні тому

    Kânji...

  • @Lilith-l5l
    @Lilith-l5l 27 днів тому +6

    Se for para passar maus tratos e falta de educação então eu prefiro passar aqui no meu país mesmo.Nem passagem gratuita eu iria para esses países que tratam as pessoas diferente; interessante que nosso país recebeu todo mundo, uma mãezona. . .muitas coisas são boas de ver pela net mas viver em outros lugares tem que ter muita coragem mesmo.

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 26 днів тому +2

      Não caia na falácia de internet venha pé Japão que as chances de vc não querer voltar pro Brasil é bem grande só te digo isso primeira venha conhecer de fato pra depois opinar

    • @UserMM240
      @UserMM240 26 днів тому

      Preconceito é no mundo inteiro. Todos os mais velhos da minha família trocaram o nome por um brasileiro para evitar preconceito. No Brasil não foi diferente. Eu qdo criança tbm odiava meu sobrenome (nem era o nome). As crianças faziam piada.

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

  • @douglasribeiro8156
    @douglasribeiro8156 27 днів тому +1

    Quando eu achei que tinha visto de tudo vem mais essa 😂😂😂😂😂

  • @FabioGomesFotoCinema
    @FabioGomesFotoCinema 19 днів тому +1

    Minha admiração pelos japoneses diminui muito após ouvir essa reportagem

  • @user-to7kc7ls2f
    @user-to7kc7ls2f 26 днів тому

    CORREÇÃO :
    DEVAGAR MAS ...

  • @user-to7kc7ls2f
    @user-to7kc7ls2f 26 днів тому

    EU AQUI NO BRASIL SOFRO COM MEU SOBRENOME ITALIANO , POIS MEUS AVÔS PATERNO E MATERNO ERAM ITALIANOS !
    QUANDO TENHO QUE FALAR MEU NOME INTEIRO EM ALGUM LUGAR EU SOLETRO
    D E V A G A R R R MAD MESMO ASSIM PERGUTAM FALANDO OUTRO SOBRENOME TOTALMENTE DIFERENTE !
    MEU FILHO SOFRE MAID AINDA POIS ELE TEM O SOBRENOME DA MINHA ESPOSA ANTES DO MEU !
    NEM CITAREI OS NOMES PARA NÃO PASSAR POR " BULLING " AQUI NOS COMENTÁRIOS .

    • @Curiosidadeaflorada
      @Curiosidadeaflorada 22 дні тому

      Até imagino qual é pois um colega do meu primo italiano tinha um sobrenome em escrita obsceno, mas na pronuncia não é!

  • @ygorrodrigues745
    @ygorrodrigues745 23 дні тому

    Katakâna

  • @Ralphsuzuki
    @Ralphsuzuki 21 день тому +1

    Meu Amigos o povo não fala a verdade na mídia .. Moro aki já faz 35 anos e mesmo me naturalizando japonês continuo sendo gaijin .. o pior ainda são para japoneses que nasceram
    Na ilha de okinawa .. eles são chamados aki de okinawajin 😊.. a descreminacao aki é tão feia q até os okinawajin q mora aí no Brasil os passaportes deles são preto e não vermelho .. um
    Okinawajin nunca vai conseguir se casar con um japonês .. Porriso eles preferem mora no Brasil pq aí eles são japoneses . Aki todos eles são chamados de gaijin mesmo .. até a cédula de 2 mil
    Ienes q tem um templo de okinawa estampado na cédula , japonês não usa e new pega na mão a nota só circula lá em
    Okinawa .. não
    Adianta muda o nome , de naturalizar etc .. todos serão tratados aki com indiferença .. as linhagem dos puros sangue não se mistura .. e Porriso q até a lady Dayane pagou con a vida por estar grávida de uma bastardo 😢.. entendo pq vc não
    Falam a verdade , pq se fala vc perde seu emprego 😮😮😮 espero ter ajudado o Gado abrir o Olho 🇯🇵🤝🙏🙇‍♂️

  • @kha0s616
    @kha0s616 27 днів тому

    HiraganÁ KatakanÁ e Kan-JÍ

  • @RogerioMotta1234
    @RogerioMotta1234 23 дні тому

    Fuso já é sem pátria, ainda muda nome pra morar numa quinzomba chamado Japão. Vão lá fiquem uma semana...depois, venham New Zeland..kkkk

  • @dan10max
    @dan10max 22 дні тому

    Tão avançados,tão atrasados 😂😂😂😂😂.

  • @andreceia
    @andreceia 27 днів тому +13

    12 minutos de eufemismo e relativismo pra falar que o Japão é o país mais racista do mundo.

    • @shinamuro
      @shinamuro 27 днів тому

      Não é o mais racista. Se fosse, nem permitiria a permanência de estrangeiros.
      Obviamente, é racista e xenófobo. Não é pouco.
      Fica a dúvida, tem algum país que não é? Não é uma defesa ao Japão, é uma reflexão do comportamento humano.

    • @LumenDenoir
      @LumenDenoir 27 днів тому +1

      Brasileiro fala mal do Brasil demais

    • @ThePaulodash
      @ThePaulodash 27 днів тому +1

      N mano, acho que a china é bem mais racista.

    • @LumenDenoir
      @LumenDenoir 27 днів тому +5

      @@ThePaulodash tio, chinês nem liga se vc é azul ou vermelho, chinês gosta de grana, japonês discrimina até o próprio povo

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому +1

      @@ThePaulodash você esteve na China?

  • @gabrielcarlos768
    @gabrielcarlos768 27 днів тому +6

    Outra cultura... vc sabia antes de ir... se adapte irmão.

    • @FelipeTaoPaiPai
      @FelipeTaoPaiPai 27 днів тому +1

      mesmo escutando e não lendo,ainda ficou com deficit de interpretação. São pessoas que nasceram lá, já são mais que adaptadas ou melhor já possuem a cultura intrínseca ao local. A questão é o nome que é além da aparencia uma barreira inicial para aceitação

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

  • @user-qt5ri4hc2f
    @user-qt5ri4hc2f 26 днів тому

    Forastero.cuando.ditinto.pais.hay.que.obedeser..ganando.oderecho.pagar.imposto.pais.bajo.y.estudiar.asno.que.garanti.canal

  • @gleitonfranco1260
    @gleitonfranco1260 27 днів тому +1

    Eu prefiro Logan 😂

  • @RubensMateusPadovezeArquimago
    @RubensMateusPadovezeArquimago 21 день тому

    hppp

  • @alexandretimossidealmeida2621
    @alexandretimossidealmeida2621 27 днів тому +2

    Eu tinha uma tia que estava no Japão há 30 anos e evitava falar que era brasileira, pois a fama era de ladrão... hoje só piorou o imagem do brasileiro.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      @@alexandretimossidealmeida2621 hoje tem mais brasileiros lá, com o tempo e a quantidade muda o fato

  • @edipoandradenovaes306
    @edipoandradenovaes306 27 днів тому +4

    RAZOÁVEL, É SÁBIO TROCAR DE NOME, JÁ QUE ESTÁ EM OUTRO PAIS TEM QUE SE INTRENGAR INTEIRAMENTE A OUTRA CULTURA. PARA NÃO ACONTECER QUE NEM NA EUROPA ONDE IMIGRANTES ESTÃO IMPONDO A SUAS CULTURA A NATIVOS EUROPEUS.

  • @BrancoVeio
    @BrancoVeio 27 днів тому +4

    O ditado é velho e certo: Os incomodados...

    • @andreluizmolica
      @andreluizmolica 27 днів тому +2

      Branco e veio... realmente.

    • @derschatten1
      @derschatten1 25 днів тому

      Os incomodados... Que contribuam pra ajudar no desenvolvimento intelectual dos japoneses. O problema é que eles preferem contribuir com a ignorância! Só bunda murcha nesse Japão!

    • @livin-japan
      @livin-japan 24 дні тому

      ​@@andreluizmolica😂😂😂😂😂

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 24 дні тому

      @@BrancoVeio não é essa questão branco e veio, as pessoas precisam aprender e respeitar o próximo! Nas américas quem não veio de fora?

    • @BrancoVeio
      @BrancoVeio 24 дні тому

      @@Andrelast-cf9th Uma pessoa nunca deve impor sua presença onde ela não é bem vinda. Além de não ser respeitoso com a cultura e liberdade de opinião alheia, é também pouco inteligente.
      Em 20 anos eu morei em 8 países e aprendi que cada povo é como é e sua opinião enquanto estrangeiro nao significa nada.

  • @BeGioBijoux
    @BeGioBijoux 27 днів тому +4

    Eles estão certos! Time que tá ganhando não pode mexer, vai começar a receber gentalha vai virar Várzea qual é o Brasil

    • @erikavilasboas9421
      @erikavilasboas9421 27 днів тому +1

      Então que também fiquem só por lá.

    • @BeGioBijoux
      @BeGioBijoux 27 днів тому +2

      @@erikavilasboas9421 aí já não sei né, mas sim tem muito americano sem noção quando viaja😂😂
      Uma vez em Barcelona eu vi um tiozão com cara de veterano de guerra entrar em uma bodega daquelas bem tradicional dos presunto pendurado fez o pedido dele e perguntou se podia pagar em dólar o dono da Bodega começou a gritar com ele em Catalão, americano gritando em inglês, barraco igual dessas duas aí 😂😂😂

    • @erikavilasboas9421
      @erikavilasboas9421 27 днів тому

      @@BeGioBijoux kkkkkk

    • @adejarribeiro8992
      @adejarribeiro8992 27 днів тому

      Correm o risco de um lixi como você ir parar lá...

    • @hikaru-hc4tu
      @hikaru-hc4tu 26 днів тому

      Japoneses só considera gentalhas os chineses que fazem o que bem entendem causando transtorno por onde passa

  • @RobertoDTavares
    @RobertoDTavares 27 днів тому +7

    É uma questão simples: devemos apenas desprezar aqueles que nos desprezam. Quando um país inteiro mostra desprezo somente por conta do seu nome, ou demonstra preconceito por meros detalhes, este é um país que merece ser ignorado. Não há nada a ser feito; lugares assim não devem estar em nossos planos de viagem, pois a recepção não é calorosa. Também não são ambientes propícios para buscar emprego, para evitar conflitos desnecessários. Na verdade, é melhor nem mesmo pisar lá.
    Admiro muitos aspectos do Japão, especialmente sua cultura. No entanto, a internet tem revelado uma faceta do país que não podemos ignorar. Se há desdém por parte deles, devemos refletir isso em nossas ações, evitando turismo e interações que apenas validam seu comportamento. Não estou sugerindo que discriminemos japoneses no Brasil; afinal, nossa cultura é de acolher a todos com entusiasmo. É assim que agimos, e esse acolhimento é fundamental. O Japão poderia aprender muito com o Brasil sobre como receber bem as pessoas. Aqui, olhamos para o estrangeiro com admiração pelas suas diferenças.
    Resumindo, a regra é clara: desprezo por quem nos despreza.

    • @tyenn000
      @tyenn000 27 днів тому +8

      Muito bonito a generalização, mas se todo mundo fosse seguir essa regra, asiático também não pisava no Brasil. Desculpa, mas "recepção calorosa" chega a parecer piada pra quem já foi mandado voltar pro país de onde veio desde criança.

    • @shinamuro
      @shinamuro 27 днів тому +8

      Texto tosquinho e irreal.
      Em que lugar tratamos estrangeiros com admiração? Você tá falando de turista branco e rico? Se não for, deve estar delirando.
      É só ver como tratamos chineses, bolivianos, haitianos e angolanos. Piadas são a coisa mais leve que eles recebem.

    • @anatokimatsu5483
      @anatokimatsu5483 27 днів тому

      Ignorância de sua parte novamente! Vc. é tão qual bisneto/neto de estrangeiro e falando bobagens. Estude mais, viaje mais e aprenda mais antes de emitir bobagens tais como estás. Parece dono do Brasil. País maravilhoso de governo e políticos corruptos. 😅😢😂😅😢😢

    • @RobertoDTavares
      @RobertoDTavares 27 днів тому

      @@tyenn000 Eu sofri bullying, algo pelo qual todos passaram; na minha época, fazia parte do currículo escolar. Você é muito 'Nutella' para entender isso. Agora, você está generalizando sua experiência como se fosse uma regra. Eu não posso pegar o sofrimento que enfrentei nas mãos de algumas pessoas e dizer que todo o Brasil não presta. Existem pessoas ruins. O problema é que, no Japão, isso é generalizado e é comum haver desrespeito com estrangeiros. Aqui existe, sim, o que é bem diferente.

    • @RobertoDTavares
      @RobertoDTavares 27 днів тому

      @@shinamuro Entendo sua preocupação e reconheço que, infelizmente, há situações em que estrangeiros são tratados de maneira inadequada em muitos lugares. No entanto, gostaria de destacar que a realidade que você descreve não se aplica a todos e que há muitos de nós que fazem um esforço consciente para tratar todos com respeito, independentemente de sua origem, status econômico ou cor da pele. No meu mundo, o respeito mútuo é uma prática diária e é algo que valorizamos e cultivamos. Acredito firmemente que devemos refletir sobre o ambiente em que vivemos e trabalhar para mudar as mentalidades que perpetuam preconceitos e discriminação. Encorajo você a considerar que sua experiência, embora válida, não é universal e que mudanças positivas são possíveis quando promovemos o respeito e a admiração por todas as culturas e povos.

  • @danillosantiago2993
    @danillosantiago2993 27 днів тому +3

    Japones cometendo raciamo? Duvido muito. Esse povo é perfeito.

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

  • @erikavilasboas9421
    @erikavilasboas9421 27 днів тому +7

    Aí o povo japonês veio pra cá e depois os descendentes resolveram voltar. Pra que vieram então??

    • @tyenn000
      @tyenn000 27 днів тому +1

      Não foi pelo ouro, Vilas Boas...

    • @erikavilasboas9421
      @erikavilasboas9421 27 днів тому

      @@tyenn000 foi para fugir de alguma coisa. Antes que venha alguma vitimização tenho parentes japoneses e mestiços.

    • @shinamuro
      @shinamuro 27 днів тому

      Você não tem traços indígenas.
      Então, fique calada.
      A imigração é um fenômeno natural na espécie humana. É sempre motiva por falta de recursos (emprego, no mundo atual) e guerras.
      No caso dos japoneses para o Brasil, se deu por crise econômica, gerada pela revolução industrial. No caso dos Brasileiros para o Japão, se deu por crise econômica, gerada pela automação industrial.
      De nada.

    • @tyenn000
      @tyenn000 27 днів тому +1

      @@erikavilasboas9421 sim, esse "alguma coisa" era a escassez de trabalho e terras no Japão com o crescimento da população e, "por sorte", ao mesmo tempo o Brasil não tinha mais quem cuidasse das lavouras já que não haviam mais escravos. E pode deixar, nunca foi minha intenção me vitimizar, mas não acho certo deixar uma informação pela metade a ponto de parecer que o Brasil fez um favor ao Japão enquanto tudo isso foi um acordo entre os dois países que, aliás, beneficiou muito mais o Brasil levando em conta a forma como os japoneses foram tratados ao chegar no país.

    • @erikavilasboas9421
      @erikavilasboas9421 27 днів тому

      @@tyenn000 ah sim. Um acordo. Só a tua prepotência nipônica já diz muita coisa.

  • @thiagovidal8972
    @thiagovidal8972 27 днів тому +1

    País maravilhoso hein...kkkkk

    • @averdadedói2790
      @averdadedói2790 26 днів тому

      Pessoas que nunca vieram e viveram no Japão costumam ir pela cabeça dos outros (pessoas fracas de cabeça), há muitos brasileiros vitimistas nesse mundo. Eu moro há 19 anos no Japão e nunca sofri preconceito, nem na escola e nem no trabalho e olha que tenho dois nomes brasileiros: Luis Flávio.

  • @celisgobira6442
    @celisgobira6442 27 днів тому +2

    é kotaru...mas eu fico aqui a pensar se um dia acontecer um megaterremoto ai...sabe o que vai acontecer com esses brasileiros e suas familias que não são mais brasileiros que mudaram seus nomes por vergonha?vão implorar pro governo daqui os retirar de lá e salva los....como sempre acontece

    • @anatokimatsu5483
      @anatokimatsu5483 27 днів тому +2

      Não só Japoneses/brasileiros o fazem, e sim Judeus/Brasileiros e assim por diante. Toda crise de natureza trágica são solicitadas ajudas humanitárias e não discursos tais quais como o seu, parece querer ser dono do Brasil, que aliás é um País grandioso, com políticos corruptos apenas. Povo bom também. Vc. sim, preconceituoso. 😂😅

    • @kouichitakeda357
      @kouichitakeda357 27 днів тому

      😂seu dizer que vive em uma caverna sem civilização. Como um nível zero de melhoras de miolos de um ser vivo 😂

    • @MarianaAlves-ly1lr
      @MarianaAlves-ly1lr 27 днів тому +1

      No caso isso não vai acontecer, pq para se naturalizar japonês, vc vai ter que abrir mão da cidadania brasileira, o Japão não é permitido dupla nacionalidade, então não adianta eles pedirem, pq não são mais cidadãos do país

    • @MarianaAlves-ly1lr
      @MarianaAlves-ly1lr 27 днів тому

      ​@@anatokimatsu5483se comparar a nossa com a dos eua, aqui é terra da honestidade, o tanto de escândalo de corru pção na ala mi litar, no congresso, o único porém, é que lá o lobby é legalizado, aqui não, lá eles fazem na frente de todos

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 27 днів тому

      @@anatokimatsu5483 verdade, todos são preconceituosos por certas razões