Tenho observado que grande maioria,ou quase todos os territórios que a França colonizou ou ainda aqueles que estão em seu domínio ,são miseráveis ,que país explorador de pobres..😢😢
França foi de longe o pior colonizador europeu. Não há uma ex-colônia francesa com qualidade de vida decente e até mesmo suas colônias atuais ("territórios ultramarinos") vivem mal.
Eles estão pobres pois estão sendo colonizados. Se não tivessem riquezas não seriam explorados. A frança nao está lá para promover ajuda humanitária ou desenvolvimento.
@@renanfelipedossantos5913 canada quebec, mas de fato foram os piores ate pior que os tugas, colonização tuga até que foi boa problema é que estragaram no meio do caminho
Se a Europa é tão má, por que milhões de pessoas invedem? Quem patrocina essas invasões? Só nos Estados Unidos, em 4 anos, mais de 8 milhões de invasores. Pessoas de bem não organizam caravanas para invadir outros paises.
A imprensa globalista usa essa tática manjada. Mostrar pobreza, miséria, violência, muitas vezes provocada por ela mesma (invasão de territórios estrangeiros por milhões de pessoas) para tentar emocionar as pessoas e culpar alguém e incentivar o que é errado. Como se no Brasil e na Europa também não existisse miséria, violência. O próprio vídeo mostra que imigrantes ilegais entram para gangues e praticam assaltos. Não vimos o repórter culpar os governos da Somália e do Congo pela miséria das pessoas. Esses países têm exércitos e armas. A culpa é da Europa colonialista?
No mundo real nada vai ser feito, não existe esperança pra essa gente pq a Europa não vai ajudar quem eles mais desprezam: pobres e (alguns) muçulmanos
Ainda tem gente que acredita que os países que tem territórios longe de suas metrópoles se importam com esses lugares... eles apenas os possuem para explorar as riquezas e usa-los como territórios avançados estratégicos, mas não se preocupam e nem irão investir para desenvolver tais locais!
@@reginaldomedeirosmartins761 Porto Rico não é nem considerado Estado, para você ver como os caras são tratados, eles não possuem direito de votar nas eleições presidenciais americanas.
De onde essas pessoas vêm? Por que não culpar os governos dos países de origem dessas pessoas já que metade da população é de imigrantes ilegais? Quem financia os barcos e os barqueiros usados para trazer milhares de imigrantes ilegais? Pobreza existe em qualquer pais. Na Índia existem 500 milhões de pessoas na miséria mas não os vemos invadindo outros paises. Muitos brasileiros viajam de avião para a Europa a turismo e, do nada, a imigração não deixa entrar. Por que aceitar quem invade um país estrangeiro?
@@citizenBR100 vou sair do BR. Vou pra outro país e reclamar que o governo local não tá me ajudando 😂😂 E ainda fazer minha companheira ter uma penca de filhos, pra assistência social dá um jeito 😂😂😂
@@viajantenadaracionale voces que ficaram com 80% ? Reclamem com os vossos políticos e deixem Portugal em paz. O Brasil é independente há mais de 500 anos
@@tarotsonjia Concordo. Acho até que os portugueses deveriam botar todos os brasileiros para fora e levar de volta para Portugal todos os portugueses que estão no Brasil. Seria uma troca justa.
Gostei muito da reportagem. À pouco tempo eu estava na Ilha da Reunião e vi um pouco de como se vivem por lá. Uma mistura de povos e classe social juntos. O lugar e lindo e tem de tudo para ser bem desenvolvido com sua mão de obra local entre outras coisas. Fiquei muito triste em conhecer essa Ilha Mayotte, e ver que o abandono das autoridade Francesas com essa poprulação. O muindo precisa conhecer mais esses lugares para que assim venha melhorar e evoluir. Meus parabéns pela bela reportagem.
O passado cobrando o futuro... A diferença é que atualmente tá escancarado. Principais países colonizadores atualmente pagam por um preço que aumenta a cada década. E ainda há os que querem fechar fronteiras para tentar não arcar com as consequências. Um triste ciclo.
O mais curioso é que quando Portugal tinha as suas colónias em África, os países europeus diziam que Portugal era colonialista e ajudavam os movimentos de libertação na luta armada contra Portugal. Todavia, nunca deram a independência às possessões e territórios que ainda hoje administram. Veja-se o caso da Inglaterra. Por que motivo não permite que a Irlanda do Norte, a Escócia e Gales sejam independentes?
Que argumento 1di0ta e 1gnorante. a diferença é que os outros países europeus que tinham colónias em África eram democracias (ao contrário de Portugal) e os governos por vontade popular, resolveram dar a independencia ás colónias em África. Já o regime ditatorial de Portugal resolveu manter as colónias contra a vontade da maioria da população negra, que nao tinha direito ao voto como os brancos. Mais; Portugal meteu-se numa guerra que se sabia perdida à partida, com a agravante de ter contribuido para gastos brutais nas campanhas militares que se refletiram no emprobecimento do país. Enquanto isso ao lado, a Espanha que não estava envolvida numa guerra colonial, canalizava o dinheiro para investir na industria e desenvolvimento. O resultado está á vista: Portugal continua um país com industria fraca e a Espanha um país com uma industria forte. Agradece ao regime fasc1sta.
@@availdodossantossilva260 As Malvinas são um caso de negligência da Argentina, pois eles deixaram os ingleses se instalarem lá e meio que nem "sabiam" quem morava no outro lado. É como se o próprio governo argentino não desse muita bola para aquelas ilhas. Eles se esqueceram do lado leste da ilha (elas têm uma divisão bem clara ao meio). O resultado foi: quem sai ao vento perde o assento. Caso a Argentina tivesse desde o descobrimento das Malvinas estimulado o povoamento, provavelmente as Malvinas não teriam sido tomadas pelos ingleses. Se não tem gente suficiente morando numa ilha, fica complicado defender.
Meu Deus que vida desumana,quando agente vê essa situação dessas pessoas,os nossos problemas se tornam como uma formiguinhas,que Deus ajude que essas pessoas tenha direitos.❤
@@neblinasp Sim; sem dúvida; mas veja na reportagem a questão do isolamento social e falta total de perspectiva desse povo- pois a França não lhes dá cidadania nem sequer documentos. Ou seja, não tem como ir atrás de nada. Isso é uma forma cruel de morte social.
@@-ari a Bélgica vive em conflito étnico constante e uma hora ou outra vai quebrar entre Flandres e Vallonia. Segundo país mais problemático da UE kkkkk
Eu já vivi em Guadalupe e saint martin essa ilha é muito linda e turística, não se vê muita miséria, mas existe uma pequena favela e a maioria que vive pour lá son negros. Tem a Guiana francesa também que faz divisa con bresil.
*Não é só nessa ilha não, fomos de carro para Portugal, e passamos nas fronteiras, e entramos em uma rua da frança que parecia uma favela, tudo pinchado, quebrado e com odor de bueiro, esse lado eles não mostra.*
O próprio território da França, na Europa, está ficando cada vez mais miserável também - Paris é o Rio de Janeiro dos países ricos: uma cidade com altos índices de criminalidade e bolsões de probreza extrema.
Rio de Janeiro europeu? Hahahahaha nem tu acreditas nisso. Paris está anos luz de qualquer cidade da América. É uma das capitais mais desenvolvidas e ricas do mundo.
A Inglaterra pelo menos deixou um pouco de infraestrutura por onde passou, a França só deixou miséria. Eles não largam as colônias sem arrastar uma guerra, a Indochina se recupera até hoje porém conseguiu se livrar desse encosto. Eu gostaria de saber efetivamente o que a França realizou para merecer um direito na cadeira permanente da ONU.
A Indochina se construiu sobre a estrutura deixada pelos franceses. Apesar da guerra o francês é a segunda lingua deles. Marrocos, Tunisia, Argélia, etc. vivem sobre a herança francesa. Fora a India os ingleses não deixaram nada em lugar nenhum, pois enquanto os franceses se misturavam os ingleses sempre praticavam o apartheid com relação aos povos locais. A França ainda mantém relaçãoes comerciais com países africanos para evitar que desabem pois nunca foram capaz de produzir nada, mesmo depois de décadas de independência. A opção para esses países são as milícias islamicas ou a chegada da Russia como foi o caso do grupo de mercenários Wagner na Africa distribuindo dinheiro e armas.
@@lumaerex não, não é. não que seja raro tbm. mas os sobrenomes mais comuns de lá são os mesmos alemães que são comuns aqui: Mayer/Meyer, Mueller/miller/müller, Schimidt, Schneider.
@@leonardocolossi2270 minha filha, a Bahia tem centenas de munícipios, alguns com IDH bons e índice de violência baixos, a desigualdade é maior nas cidades grandes. Você estudou o primário?
O principal problema de Mayotte é a imigração em massa de pessoas vindas das ilhas vizinhas, Isso acontece justamente porque esses paises são miseraveis, embora Mayotte comparada a França metropolitana seja muito mais pobre, perto dos paises vizinhos é muito mais rica, isso porque a população francesa de la tem acesso a muitas infraestruturas e beneficos sociais concedidos pelo governo francês, mesmo que não trabalhem (porque o desemprego é muito grande ja que não existem muitas empresas ou industrias) ele possuem renda minima, auxilio aluguel, auxilio para crianças escolarizadas entre outras coisas, então o que ocorre naquele local e que é mostrado na reportagem é exatamente as favelas formadas por essa população que imigrou ilegalmente e que por isso não possuem acesso a nada, não tem trabalho nem renda e vivem de forma miseravel. Me parece ter um erro grande na reportagem quando falaram que a menina de familia imigrante que nasceu em Mayotte tinha nacionalidade francesa, com certeza ela não tem pois a França não concede nacionalidade por solo e esse é o motivo dela não ter carteira de identidade francesa, mas na idade que ela esta e por ter estudado no pais ela ja pode se naturalizar. Depois vocês repetem de novo o erro dizendo que crianças nascidas na França metropolitana recebem automaticamente a nacionalidade e que isso excepcionalmente não acontece com as nascidas em Mayotte, Isso esta errado, não é verdade! Na França não existe mais ha décadas a nacionalidade por solo, a nacionalidade francesa é transmitida apenas por sangue! A criança recebe a nacionalidade quando nasce apenas quando pelo menos um dos pais é francês.
sim, a reportagem passa a impressão que isso é culpa do governo frances, sendo que a ilha tem muita melhor qualidade de vida que os países da regiao, e o problema mostrado na reportagem é consequência da imigração de pessoas dos países vizinhos em busca de melhor qualidade de vida
De certa forma o governo francês tem culpa na questão de não gerir corretamente a imigração, com a polícia de fronteiras sobrecarregada, permitindo a formação dessas favelas, que certamente tem impacto para os demais moradores da ilha.
Desculpe-me, mas o governo Francês é responsável por seus territórios e pelo que neles acontece. A França não é o país que tem como lema liberté, égalité e fraternité.
A França explora de forma vergonhosa o continente africano há séculos. Hoje temos o colonialismo francês ainda dominando algumas de suas antigas colônias. É uma vergonha. A França é uma vergonha, não respeita os direitos humanos.
@@thesis4349obriga sim, apoia golpes militares em países que elegem líderes que não convém a França, na verdade, o ocidente inteiro fez e faz isso no mundo todo
Mas são eles - os habitantes das ilhas - que votaram a ficar fazer parte da França. Ninguém obriga eles aí. Vizinha ilha de Comorros votou a ser independente e agora sem fazer parte da França é 10 vezes mais pobre que Mayotte. E são eles - habitantes que quiseram ser independentes agora em massa emigrando de volta para França 🤡
@@veyrr Comorros - ilha vizinha - votou a independência da França. E agora são donos do país deles. Só que pelo que parece não gostam muito não, porque em massa eles estão emigrando para França.
INFELIZMENTE AO SE REPRODUZIREM ESTÃO CONDENANDO OUTRAS PESSOAS À VIDA DE MISÉRIA QUE NEM ELES MESMO GOSTAM DE VIVER. ESTÃO VENDO O QUANTO A VIDA É HUMILHANTE PARA ELES E MESMO ASSIM AINDA SE REPRODUZEM
Já ouvi de uma africana que já foi ameaçada de se estupr... é morta, por não querer ter filhos por conta da pobreza na África. Lugares assim são cheios de fanáticos religiosos e homens doentes.
Você fala sem saber nada. Essas Ilhas Francesa tem todos os vantagem da França. Salário, segurança social. No ano 2005, o presidente perguntou pelo próprio povo se ele queria independência. O próprio povo diz não com 86%. E um privilégio de fazer parte dá França. Então não fala nada quando não sabes nada. Obrigado.
@@gear910 Só quer fazer parte dos países racistas e xenofóbicos da União Europeia quem não os conhece. Só sabem governar para os seus. Invadiram, exploraram, roubaram e mataram e agora se fazem de vítima de um problema mundial que eles mesmos criaram.
Mayotte pertence a Comoros e não a França... Mayotte sempre será Comores, e não será a França que vai mudar isso, mesmo com os referendos viciados... Mas a comunidade internacional não faz nada... Só se encomoda quando é a Russia a ocupar a Ucrânia...
@@dinhojunior4110 A França deu independência a maior parte das suas colonias e não vai ser por uma ilhota miserável como Mayotte que vai ficar se desgastando. Tal como na Nova Caledônia são organizados referendos mas se os seus habitantes fazem questão de serem franceses, o que eu acho um absurdo, nada há a fazer se a constituição francesa determina que as suas colonias sejam independentes somente se o desejam.
São pessoas que saem do seu pais por esta em situação precária, mais acabam em outros locais com situações precárias ainda em locais que "não são bem-vindas " e tem que temer sua segurança. Não seria melhor voltar a seus países e tentarem mudar sendo que eles lá tem autoridades para falar sobres a coisa e a liberdade?
Muitos imigrantes africanos fogem da milícia ou de grupos violentos. Voltar pro país de onde eles vieram ou pra outras regiões da África, pra muitos não é uma opção
Vc tem certeza que há liberdade? Muitos países miseráveis tem ditadores q só pensam em si mesmo. Não sei comores, mas boa parte da África é Ásia está cheia de títeres corruptos
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas... Viva as Comoros, eles não são imigrantes em Mayotte
@@dinhojunior4110 Nenhum momento estou apoiando a França, a questão que muito saem do seu pais e vão para mayotte para ter filhos(porque é considerado território francês), e nasceu em território francês, então os filhos são francês e a França não aceita isso, eles querem mudanças, mais porque não ficam no seus respectivos países e tentam mudanças? nós dois locais estão com dificuldades, não melhor estar em local que você cobrar mudanças porque é seu lugar?
@@matheusgazola1846 Mayotte é das Comoros, as movimentações de uma ilha para outra é algo secular...É muito normal pessoas sairem da ilha Anjouan para Mayotte para realizar casamentos... A França não pode quebrar esse intercâmbio, isso é crime contra humanidade.
É isso memo que ela é, um lugar explorado, mas hoje abandpnado e esquecido pela França e a Europa. Nao tem que relativizar. É assim que os europeus atuam.
@@margaretehohmann2352que absurdo o que vc está dizendo. Olha só sua frase em outro contexto: O que seria de uma mulher que sofre violência doméstica sem o seu marido rico. Seria nada. Pelo contrário tanto a ilha quanto a mulher hipotética seriam muito melhores sem a explosão.
@@ShanSan757 só tem milhares de pessoas migrando para essa ilha pq é território francês. Se franceses nunca tivessem pisado ali ninguém teria interesse de ir. Tal qual a guiana francesa. Nossa época está sendo marcada por migrações em massa num mundo que nunca teve tamanho número populacional. Mas, são as engrenagens da história, trarão guerras,revoluções, perdas, ganhos. Lamentável que países que já sofreram com colonizaçoes hoje sofrem sob governos terrivelmente corruptos e com ideologias ultrapassadas. Parece que tudo tem um esquema planejado por trás. Qual? Quem são esses que planejam? Não sei. Mas, gostaria de saber. Na minha humilde opinião, há um interesse de destruição da cultura europeia, mais precisamente dos países europeus e da América do Norte. Mas, não me encontro em nenhum desses lugares. Posso me considerar uma pessoa de sorte. Difícil para quem nasce em situação de miséria. Mas também acho injusto que o pagador de impostos dos países desenvolvidos tenha que carregar o mundo nas costas.
Grande parte do problema começa na raiz de tudo isso: A altíssima taxa de natalidade e a falta de segurança na Africa, que causam crises migratórias. A África possui um índice de natalidade extremamente alto, embora tenha tido uma levÍssima queda recentemente. O continente, quase que como um todo, não tem meios para alimentar, educar e empregar se quer uma minoria dessa popuplação. O resultado são conflitos civis que causam migração em massa para a Europa e outras partes do mundo. Milhões migram, outros milhões nascem e provavelmente migrarão em algum momento. Se outros paises querem que a Africa pare de enviar milhões de refugiados para suas fronteiras, precisam ajudar o continente a estabelecer um controle de natalidade eficiente e melhores condições de vida para os moradores do continente para que o ciclo migratório seja interrompido ou ao menos reduzido significativamente.
Essa natalidade elevada é um dos problemas.As marcas do colonialismo e neo colonialismo são visíveis .Colocar uma espécie de malthusianismo na causa é muito simples tem que ser contextualizada histórica e socioeconômica.
É... 🇵🇹🇪🇺 Mas aí, alguém podia EDUCAR a população... E estou falando dos europeus, também! Se fomos escravizar... 🤷🏻♀️ Comunicação nem é algo assim tão caro... Acho que o problema de África são as ditaduras que exploram o povo e tratam as pessoas pior do que animais. Ditaduras muitas vezes (quase sempre) financiadas por outros países. Portugal teve um escândalo há uns anos por financiar os ricos de Angola (o nosso Estado), e a Rússia, por exemplo, financia e arma mílicias. É triste... Eles não mereciam. Se há povo que não merecia... Eram eles! Que foram barbaramente arrancados da sua terra para swr torturados com escravatura do outro lado do oceano ... Enfim...
Gente! Não entendo porque não investir em um paraíso como esse, com universidade, conhecimento que gere mão-de-obra qualificada, produto, tecnologia... Esse lugar poderia ser um case de sucesso de transformação social pela educação. Ao invés de um exército de pessoas abandonadas, um exército de mão-de-obra qualificada, que produza riquezas, paguem impostos... Não faz sentido esse abandono!
@@ligiaguedes77você continua olhando para o lado errado. Imperialista não é papai Noel nem Tereza de Calcutá. Milhões e milhões de pobres num ataque em massa para entrarem na marra em sociedades mais prósperas causa problemas. Acusar os ricos de terem explorado? Por que, não exploram eles mesmos todas essas riquezas que dizem? Só os brancos ricos conseguem enxergar e explorar essas riquezas? Sempre esse papo? Pegue todo o ouro do mundo e conseguirá alimentar esse povo por alguns dias... e depois?
Muitos reis, muitos ricos de outrora, que ignoraram os que sofrem, hoje, nesta situação. Daqui a cem anos, os de hoje, que ignoram a miséria, tomarão o lugar. Até todos aprendermos. Este mundo é uma escola.
Desigualdade social e racial EXISTE em todos os países. No Brasil a vida de quem mora nos jardins ou no Leblon é uma quem mora na periferia é outra, infelizmente.
São coisas diferentes. A pobreza que temos no Brasil e orgânica, fomos nos que a causamos e somos nos que a mantemos. A pobreza que encontramos no Brasil e o ápice da nossa falha como povo e como nação. Na Europa essa pobreza e recente e esta sendo importada por escolhas erradas. Se a Europa não resolver isso em breve ela se tornara tão pobre e problemática quanto o Brasil.
Mas aí eles não seriam facilmente explorados pela França. É tudo uma questão da França conseguir explorar os recursos desses territórios ate hj, infelizmente.
@@gabrielmaximianodelima4770A França investe na ilha, só que não tem como sustentar uma cambada de imigrante ilegal que invadiu a ilha, né? A galera tem que parar de ter filho, não sair invadindo e exigindo tudo.
@@gabrielmaximianodelima4770Da BBC: About 70% of the 10,000 babies born every year in the island's only maternity hospital in the main town of Mamoudzou are born to illegal migrants, mainly from the Comoran islands, according to official statistics. "The truth is we're suffocating in Mayotte. We can't access our hospitals anymore. We have to go to Reunion Island or elsewhere for treatment," Marianne, a protester, told the AFP news agency. "We can't give birth in Mayotte anymore because there are too many deliveries. Our safety is at stake." 70%. Não tem como sustentar essa galera toda.
Não há um esforço serio para ajudar esses países africanos a enriquecerem. Ajudar uma pequena porcentagem de refugiado que escapa, não resolve a raíz do problema. Com um esforço internacional sério, em 20 anos vários países podem sair da pobreza.
mas quem diz que foi ruim é burro, fomos capital do imperio portugues cara, estragaram o Brasil no caminho infelizmente, não os tugas os propios brasileiros.
A vida de quem mora nas favelas do Brasil é igualzinha a desse pessoal de Mayotte. Agradeça a Deus pq você não vive na miséria APESAR da exploração portuguesa.
Absoluta verdade, e se o Brasil cair na mãos dos miseráveis franceses eles matam os brasileiros todos cobiçam o Brasil prós franceses sem os brasileiros claro, Brasil vai sofrer genocídio na mão desses doidos
A Greta fala de muitas coisas importantes, inclusive estava fazendo protesto contra o g*n*cÍd*o na P@l3stin@. Acho estranho exigir que pessoas famosas específicas tenham conhecimento de causa de todas as situações precárias no mundo. Vivemos em um mundo muito triste, é quase impossível estar a par de tudo. Temos que exigir essas coisas de quem realmente tem poder para resolver
a reportagem passa a impressão que isso é culpa do governo frances, sendo que a ilha tem muita melhor qualidade de vida que os países da regiao, e o problema mostrado na reportagem é consequência da imigração de pessoas dos países vizinhos em busca de melhor qualidade de vida
@@caiopoggers SE MILHOES E MILHOES DE AFRICANOS E MULSUMANOS INVADEM O BRASIL TODO DIA O GOVERNO DEVE TER RESPONSABILIDADES E CUIDAR DELES???? hahahaahahahahaahahahahah
O mesmo ocorre na Guiana Francesa onde Brasileiros emigram em massa e hoje ja são 40% da população a maioria ilegal, é muito dificil o governo controlar.
""Independência"" de Comores para ser chantagista do governo francês e ser mais miserável do que o antigo status de possessão ultramarina. Quais foram as reais intenções com a "independência"?
Exatamente, e nesse caso ainda é pior porque se trata de uma pequena ilha sem recursos naturais, empresas, industrias, não tem emprego nem para os locais que em grande parte vivem das ajudas do governo.
Olha mano, não vou nem me dar ao trabalho de assistir esse vídeo. Na minha opinião a Europa fez escolhas muitos pobres para resolver o problema populacional. Além do mais a mídia europeia precisa decidir se apoia e promove a imigração irrestrita ou se critica o surgimento de favelas porque as duas coisas vem juntas e são inseparáveis. Houve uma pessoa que famosamente disse que se poderia comer o bolo e tê-lo ao mesmo tempo. Hoje vemos que ele mentiu.
Segui sua recomendação e vi o vídeo. Vc sabe o que é viés? Pois é, essa ilha é apenas um ponto entre muitos que a mídia faz circular com viés vitimista para apoiar esses infelizes que não vão resolver suas vidas mesmo que consigam chegar na Franca. Então o estado os mantêm ali com assistência social e podendo usar o Euro. O mundo esta superpopulado e não há recursos para todos, levar os pobres e disfuncionais para países desenvolvidos vai apenas espalhar o problema sem resolver mas isso o vídeo não diz. Se aquelas pessoas em particular chegarem na Franca elas, ou considerável proporção delas, vão se unir aos outros milhares que vivem em pobreza limitados por suas próprias disfuncionalidades. E por isso que o estado francês os mantêm no limbo porque ao menos eles ficam longe do continente. Por outro lado, a UE precisa desenvolver uma política clara para imigração com centros de triagem bem estabelecidos e fazer circular na mídia do mundo todo que só quem passar por esses centros de triagem poderá ir para o continente. Precisa também lançar meios de identificar os que não são aceitos para que não retornem. Essa ilha não é o único ponto problemático, há vários outros e ocasionalmente a mídia faz teatro com o tema. O viés do vídeo é claramente favorável a esses infelizes, que são sim infelizes, mas o problema não é apoiar a pratica sendo que é exatamente isso que vídeo faz. @@lucasbello3371
É amigo, você tá meio perdido nas ideias. Porque a mídia europeia não é unilateral. E pouco bilateral. É muita ignorância ou presunção querer fazer esse tipo de reducionismo. Não reflete nada a complexidade de ideias e interesses internacionais.
O problema vai além de ser colonia! Todo pais atualmente sofre com o aumento populacional descontrolado, nao hà moradia, recursos naturais ou trabalho para todos! Se todo o planeta começar a se movimentar em busca de algo, todos os paises sofrerao, se abrirem fronteiras, nas ruas de Lisboa, é raro encontrar um nativo portugues, pois esta dominada por estrangeiros, na França nao é diferente, e se bobear o Brasil também sofre nos grandes centros, gerando fome e violencia! esse tema deveria ser motivo de reuniao mundial!
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas... Viva as Comoros, eles não são imigrantes em Mayotte
Sou brasileiro de descendência francesa por parte de meu trisavô, mas presenciando relatos terríveis como esses, sinto-me envergonhado da minha origem. A França é tão exploradora e sem coração quanto seus vizinhos Portugal e Espanha. Torço para que essas pessoas possam achar um caminho melhor.
Olá, não sinta vergonha... Não sabe se os seus antepassados eram pessoas retas ou não. Em todo o caso nasceram numa sociedade em que as regras eram diferentes. Hoje, a pessoa que você é vê facilmente a injustiça. Não tem responsabilidade direta nessa situação. E também, nem todos os franceses admitem o que se passa em Mayotte. Os líderes políticos, sim. Então, caro amigo, goste de si mesmo, valorize quem é e siga em frente, defendendo os seus valores. O mundo precisa de si!😊
@@teresaribeiro7724 Oi Teresa, obrigado pelas belas palavras. Tem sentido seus argumentos, a França tem seu lado bom também e vou me apegar tão somente a eles.
@@andré_floquet Ainda bem que resolveu olhar para o que há de belo e digno na sua ascendência. O que foi menos luminoso não interessa mais. Agora você está aqui e pode fazer a diferença. Isso é que importa. Esclareço que sou portuguesa e não me sinto sem coração. Porém não fiquei nem um pouco ofendida pelo seu reparo sobre Portugal e Espanha. Até compreendo por que motivo escreveu isso. Contudo eu sei quem sou, conheço o meu valor individual, bem como o valor dos meus antepassados e as suas graves falhas também. Mas conheço de longe, de estudar. Eu não sou ninguém para condenar quem quer que seja. Posso ter uma opinião, mas não me atrevo a depreciar um povo inteiro só por isso. Penso que o mais importante é construir o presente, não esquecendo as aprendizagens do passado. Contudo, carregar esses fardos de julgamento e ressentimento não permite avançar muito positivamente. Hoje podemos completar e corrigir muita coisa que falha no mundo se nos juntarmos. Acredito nessa colaboração dos povos entre si. Ah! E muito importante: sonho com um mundo em que, além de não interessarem as diferenças da cor da pele, da língua, da religião, da orientação sexual e outras tantas, os seres humanos sejam capazes de não se verem como brasileiros, franceses, portugueses ou japoneses. Ou ainda de qualquer outra nação, mas sim e tão somente como Seres Humanos. Um sincero abraço, enviado do outro lado do Atlântico, levando paz e serenidade ao coração.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 Eu não estou criticando Mayotte. Só penso que o povo dai devem lutar pela sua independência. Porque a França como toda Europa atualmente está colapsada sem o petróleo e gás da Rússia, por conta da guerra contra a Rússia. Bem como os demais territórios ultramarinos franceses como a Guyana Francesa vizinha aqui do Brasil e também abandonada pela França. Se não fosse o povo brasileiro dar apoio ao povo da Guyana principalmente na área da saúde. O povo guianense estaria em maus lenções.
@@GabrielaSouza-ub5ph Quadrada. A tua definição de pobreza é aquela que os Europeus parametrizaram... E veja que são os mesmos Europeus que não querem largar a África...Criam instabilidade para poderem atingir os seus intentos... Deixem o africano com sua pobreza e vivam vossas vidas..
Não é a França. É uma colônia francesa. Está assim e não há perspectiva de nenhuma mínima melhora, pois tampouco o povo ou o Governo Francês não estão interessados em suas colônias ultra-marinas. Somado a isso, a imigração em excesso dos países vizinhos (sempre) piora ainda mais a situação.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 Referendos não oficiais financiados e organisados pela Russia. O estranho é que a Russia também está exigindo a propriedade do arquipelago Svalbard que pertence à Noruega e nunca houve o menor referendo. O ocidente deve aceitar?
@@phidoma E você acha que a França organizou referendos oficiais? A França foi contra a decisão da União africana... Só para teres ideia a União africana reconhece até hoje a ilha de Mayotte como território das Comoros... Ocidentais Franceses, ocuparam as ilhas, subjugaram os sultões dessas ilhas, escravizaram os seus povos, e até hoje a França é um agente de divisionismo social, cultural no Arquipélago das Comoros. Isso é pior que terrorismo.
É impressão minha ou absolutamente todas as ex-colonias e territorios ultramarinos da França são socialmente miseráveis? Colonizadores miseráveis foram eles
Nao e bem assim, o que acouteceu foi que os portuguese e depois os ingleses tiveram os paises mais ricos. o que ningem quiz a França apanhou. Terras com pouca vegetacao e grande pobreza Sahel e Madagascar (hoje independente mas com 40 dolares mes por pessoa em media).
Fico abismada com os comentários eximindo o governo da sua responsabilidade, se as pessoas vão para Mayote de países vizinhos o País que os recebem tem responsabilidade sim!!!!!😢
SE MILHOES E MILHOES DE AFRICANOS E MULSUMANOS INVADEM O BRASIL TODO DIA O GOVERNO DEVE TER RESPONSABILIDADES E CUIDAR DELES???? hahahaahahahahaahahahahah
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 ¨A Mayotte é das Comoros ¨ HAHHAH MENTIROSO!!! JAMAIS FOI PARTE DOS COMOROS E DECIDIU POR REFERENDUM 95% SER PARTE DA FRANCA!!! SE FIZER OUTRO HOJE 100% VAI CONTINUAR A SER PARTE A FRANCA E NAO DA COMOROS!! ; OS JUMENTOS SAO TAO BURROS Q NAO CONSEGUEM ENTENDER Q SAO AS PESSOAS DAS COMOROS Q FOGEM PRA MAYOTTE E NAO O CONTRARIO!!! ;
Podemos ate deixar de lado por ser um "colonia" francesa. Mas a propria frança esta vivendo o caos da imigração, em boa parte de africanos. Culturas inferiores do ponto de vista tecnologico, que mesmo antes da colonização ja viviam uma cultura tribal, muito rudimentar. Mas é certo dizer que essas colonias foram sucateadas e vivem a margem ate hoje! É complexo tudo isso.
Foi negado qualquer desenvolvimento econômico e social à África pelas potências européias. É negado qualquer mínimo avanço à África pelos EUA que substituiu os países europeus no papel de genocidas, beligerantes e golpistas. Você pode ter certeza, não foi a falta de líderes movimentos para fazer da maioria dos países africanos verdadeiramente soberanos e decidir os rumos por eles mesmos.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos... França que deixe a Mayotte para as Comoros... E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
“Culturas inferiores “? O que é para você cultura superior!? Matar, roubar violar, cometer crimes contra um povo por causa da cor. Deixa de ser ignorante
Ainda há quem se queixe da colonização portuguesa ? Enquanto os países ricos colonizadores europeus investiam nos seus proprios países. Portugal investia nas suas ex. Colónias, Por essa razão é que Portugal nunca enriqueceu .
Cada dia que passa eu descubro um novo território da França em um continente completamente diferente
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri disso n sei pq
Não é a toa que a França e o país do mundo com mais fusos horários
Lamentável
Tem muitas outras, Nova Calêdonia, Taiti, Reunião, Martinique, Guadalupe, Saint Barthélémy, Saint-Pierre-et-Miquelon...
Tem uma pequena ilha desabitada na costa do México no lado do pacífico que pertence a França lol.
Tenho observado que grande maioria,ou quase todos os territórios que a França colonizou ou ainda aqueles que estão em seu domínio ,são miseráveis ,que país explorador de pobres..😢😢
França foi de longe o pior colonizador europeu. Não há uma ex-colônia francesa com qualidade de vida decente e até mesmo suas colônias atuais ("territórios ultramarinos") vivem mal.
Eles estão pobres pois estão sendo colonizados. Se não tivessem riquezas não seriam explorados. A frança nao está lá para promover ajuda humanitária ou desenvolvimento.
Quebec é bem sucedida@@renanfelipedossantos5913
@@renanfelipedossantos5913 canada quebec, mas de fato foram os piores ate pior que os tugas, colonização tuga até que foi boa problema é que estragaram no meio do caminho
@@renanfelipedossantos5913Só Québec mesmo.
Deus os abençoe, que povo sofrido, Deus abençoe a menina, seus olhos brilham ao falar sobre seus sonhos 🙏
Amém
Amém 🙏🏽
Se a Europa é tão má, por que milhões de pessoas invedem?
Quem patrocina essas invasões?
Só nos Estados Unidos, em 4 anos, mais de 8 milhões de invasores.
Pessoas de bem não organizam caravanas para invadir outros paises.
A imprensa globalista usa essa tática manjada.
Mostrar pobreza, miséria, violência, muitas vezes provocada por ela mesma (invasão de territórios estrangeiros por milhões de pessoas) para tentar emocionar as pessoas e culpar alguém e incentivar o que é errado.
Como se no Brasil e na Europa também não existisse miséria, violência.
O próprio vídeo mostra que imigrantes ilegais entram para gangues e praticam assaltos.
Não vimos o repórter culpar os governos da Somália e do Congo pela miséria das pessoas.
Esses países têm exércitos e armas.
A culpa é da Europa colonialista?
Já deve tá cheia de filhos
Parabéns pela belíssima reportagem - essas pessoas precisam ser visibilizadas para que algo possa ser feito.
Sim...
Eles precisam voltar a seus países de origem
No mundo real nada vai ser feito, não existe esperança pra essa gente pq a Europa não vai ajudar quem eles mais desprezam: pobres e (alguns) muçulmanos
Sim captura e transporte para seus países de origem.
Os franceses abandonaram o lugar
Que visão racista e paternalista! Então elas próprias não têm a capacidade de se ajudarem? Mayotte é um pepino pra França, um sorvedouro de impostos!
Ainda tem gente que acredita que os países que tem territórios longe de suas metrópoles se importam com esses lugares... eles apenas os possuem para explorar as riquezas e usa-los como territórios avançados estratégicos, mas não se preocupam e nem irão investir para desenvolver tais locais!
E pra naturalizar jogadores africanos para a seleção francesa 😊
Vide Porto rico , o estado esta na merda financeira .
@@reginaldomedeirosmartins761 Porto Rico não é nem considerado Estado, para você ver como os caras são tratados, eles não possuem direito de votar nas eleições presidenciais americanas.
Esto que o Lula que faze com o Brasil
@@MariaAparecidaVitorino-l8wesquece um pouco o Lula, criatura
Desigualdade extrema da ilha ilustra o abandono do próprio sistema! Essa indiferença doe, humilha e tira toda fé do povo!
De onde essas pessoas vêm?
Por que não culpar os governos dos países de origem dessas pessoas já que metade da população é de imigrantes ilegais?
Quem financia os barcos e os barqueiros usados para trazer milhares de imigrantes ilegais?
Pobreza existe em qualquer pais.
Na Índia existem 500 milhões de pessoas na miséria mas não os vemos invadindo outros paises.
Muitos brasileiros viajam de avião para a Europa a turismo e, do nada, a imigração não deixa entrar.
Por que aceitar quem invade um país estrangeiro?
Essas pessoas vieram de onde? O governo francês não os convidou.
Apesar de que Macron sempre apoiou essa agenda globalista de invasão da Europa
Talvez a imigração não queira que outros países vejam a realidade da EUROPA!!!
Qual o nome da ilha mesmo? Não consegui entender
@@citizenBR100 vou sair do BR. Vou pra outro país e reclamar que o governo local não tá me ajudando 😂😂
E ainda fazer minha companheira ter uma penca de filhos, pra assistência social dá um jeito 😂😂😂
Na hora de explorar e se beneficiar era maravilhoso, mas na hora de arcar com uma das consequências... É bem diferente
Ué,isso tmb se aplica as portugueses...
Tratam mal nossos brasileiros que lá moram,mas se esquecem que levaram muito do nosso ouro e riquezas para lá
@@viajantenadaracionale voces que ficaram com 80% ? Reclamem com os vossos políticos e deixem Portugal em paz. O Brasil é independente há mais de 500 anos
@@tarotsonjiaVerdade. Elegem l@dr@o por anos e ficam nesse vitimismo.
@@tarotsonjiaa gente percebe o tamanho de sua burrice quando você afirma que o Brasil é independente há mais de 500 anos. Volte pra escola, por favor!
@@tarotsonjia Concordo. Acho até que os portugueses deveriam botar todos os brasileiros para fora e levar de volta para Portugal todos os portugueses que estão no Brasil. Seria uma troca justa.
Gostei muito da reportagem.
À pouco tempo eu estava na Ilha da Reunião e vi um pouco de como se vivem por lá. Uma mistura de povos e classe social juntos. O lugar e lindo e tem de tudo para ser bem desenvolvido com sua mão de obra local entre outras coisas.
Fiquei muito triste em conhecer essa Ilha Mayotte, e ver que o abandono das autoridade Francesas com essa poprulação.
O muindo precisa conhecer mais esses lugares para que assim venha melhorar e evoluir.
Meus parabéns pela bela reportagem.
Pode falar mais sobre a ilha meu jovem? quanto custou ir para lá?
O passado cobrando o futuro... A diferença é que atualmente tá escancarado.
Principais países colonizadores atualmente pagam por um preço que aumenta a cada década. E ainda há os que querem fechar fronteiras para tentar não arcar com as consequências. Um triste ciclo.
Todas as colônias francesas são desse jeito
Nem todas! Reunião é rica e próspera. Os cidadãos possuem muitas condições lá...
@@superroney9 Onde o turismo é forte e caro não tem problema
@@superroney9é verdade, san Pierre y Miquelon são muito ricos, tem um nível de vida melhor que na França.
@@superroney9 o Chade que o diga
@@fete0Chad não é colônia francesa!
O mais curioso é que quando Portugal tinha as suas colónias em África, os países europeus diziam que Portugal era colonialista e ajudavam os movimentos de libertação na luta armada contra Portugal. Todavia, nunca deram a independência às possessões e territórios que ainda hoje administram. Veja-se o caso da Inglaterra. Por que motivo não permite que a Irlanda do Norte, a Escócia e Gales sejam independentes?
Bem lembrado.
As Ilhas Malvinas na Argentina
Que argumento 1di0ta e 1gnorante. a diferença é que os outros países europeus que tinham colónias em África eram democracias (ao contrário de Portugal) e os governos por vontade popular, resolveram dar a independencia ás colónias em África. Já o regime ditatorial de Portugal resolveu manter as colónias contra a vontade da maioria da população negra, que nao tinha direito ao voto como os brancos. Mais; Portugal meteu-se numa guerra que se sabia perdida à partida, com a agravante de ter contribuido para gastos brutais nas campanhas militares que se refletiram no emprobecimento do país. Enquanto isso ao lado, a Espanha que não estava envolvida numa guerra colonial, canalizava o dinheiro para investir na industria e desenvolvimento. O resultado está á vista: Portugal continua um país com industria fraca e a Espanha um país com uma industria forte. Agradece ao regime fasc1sta.
@@availdodossantossilva260 As Malvinas são um caso de negligência da Argentina, pois eles deixaram os ingleses se instalarem lá e meio que nem "sabiam" quem morava no outro lado. É como se o próprio governo argentino não desse muita bola para aquelas ilhas. Eles se esqueceram do lado leste da ilha (elas têm uma divisão bem clara ao meio).
O resultado foi: quem sai ao vento perde o assento.
Caso a Argentina tivesse desde o descobrimento das Malvinas estimulado o povoamento, provavelmente as Malvinas não teriam sido tomadas pelos ingleses. Se não tem gente suficiente morando numa ilha, fica complicado defender.
Primeira vez que vejo a palavra "todavia" sendo usada em um comentário no youtube
Muita luta !! Povos ignorados e esquecidos.
Tem um ditado na África direcionado a turistas,"Se você não quer morrer rápido,evite visitar ex colônias Francesas"..
😳
Que estranho, nunca ouvi e nem li este ditado. 😮
@@osvaldoquissanga-rg1fg É complicado perceber a própria ignorância.
Como Portuguesa afirmo QUE PENA QUE EM VEZ DE SER OS PORTUGUESES A COLONIZAR A FAVELA BRASIL NÃO TENHAM SIDO OS FRANCESES !!!!!!!!!
@@sofialencastre2538 Eu vivo melhor no Brasil do a maioria dos portugueses medianos.
Se souber jogar futebol e servir pra seleção, a França aceita.
Eles nao precisam ser aceitos pela frança pois ja estao nela
@@MaloureTVmas não são tratados como franceses. Só são tratados assim se for um mbabe da vida
França está a decada dentro do paise deles tirando riauezas...
@@MaloureTVtipo o Lukaku: o atacante é belga quando joga bem, mas é africano quando joga mal
@@kosmetikfiordilotochur3618sua ANTA, alguns desses territórios eram
ILHAS DESABITADAS
aliás, descoberta tbm por portugueses
Consegue imaginar quão dramático e catastrófico é alguém ter que questionar: "por que nasci pra viver esta (precária) vida"?
Meu Deus que vida desumana,quando agente vê essa situação dessas pessoas,os nossos problemas se tornam como uma formiguinhas,que Deus ajude que essas pessoas tenha direitos.❤
O Brasil tá cheio de favelas assim.
@@neblinasp Sim; sem dúvida; mas veja na reportagem a questão do isolamento social e falta total de perspectiva desse povo- pois a França não lhes dá cidadania nem sequer documentos. Ou seja, não tem como ir atrás de nada. Isso é uma forma cruel de morte social.
Um Jornal Alemão falando de problemas da França, além do aspecto informativo, deve ser um pouco prazeroso também,
Kkk
de longe o país mais problemático atualmente dentro da UE.
Kkkkkkk
@@-ari a Bélgica vive em conflito étnico constante e uma hora ou outra vai quebrar entre Flandres e Vallonia.
Segundo país mais problemático da UE kkkkk
Os negros vivem de forma violenta
muito importante o trabalho desse assistente social, ele faz a diferença! ❤
Meu Deus quanta desumanidade...Teremos respostas lá na frente..
Moro na França há muitos anos e não sabia dessa ilha.
Aqui eles falam muito e acredito que também investem nos Caraíbes.
Guadaloupe, Martinica etc...
Eu já vivi em Guadalupe e saint martin essa ilha é muito linda e turística, não se vê muita miséria, mas existe uma pequena favela e a maioria que vive pour lá son negros.
Tem a Guiana francesa também que faz divisa con bresil.
@@Salinagata Sim eu conheço mas nunca morei.
Muitos vêem para Aa França.
Eles entam aqui como cidadões Franceses.
@Salinagata tem Saint Pierre et Miquellon também, que fica no litoral do Canadá.
*Não é só nessa ilha não, fomos de carro para Portugal, e passamos nas fronteiras, e entramos em uma rua da frança que parecia uma favela, tudo pinchado, quebrado e com odor de bueiro, esse lado eles não mostra.*
Não mostram e nem eu como turista quero ver. Ninguém sai de seu país pobre em férias para ver a realidade de seus país.
😢😢😢😢😢😢😢😢😢
😢😢😢
Exato, a própria França já tá um lixo
Vdd
O próprio território da França, na Europa, está ficando cada vez mais miserável também - Paris é o Rio de Janeiro dos países ricos: uma cidade com altos índices de criminalidade e bolsões de probreza extrema.
Todo bumerangue volta.
Rio de Janeiro europeu? Hahahahaha nem tu acreditas nisso. Paris está anos luz de qualquer cidade da América. É uma das capitais mais desenvolvidas e ricas do mundo.
@@duardomendoza463aham, fica ai acreditando na imagem que eles tentam passar
Por causa dos Africanos, que estão fazendo na França o que Nordestinos fizeram em SP e no Rio. Favelas!
@@duardomendoza463Vai aos subúrbios de Paris acho que mudas de ideias
A Inglaterra pelo menos deixou um pouco de infraestrutura por onde passou, a França só deixou miséria. Eles não largam as colônias sem arrastar uma guerra, a Indochina se recupera até hoje porém conseguiu se livrar desse encosto.
Eu gostaria de saber efetivamente o que a França realizou para merecer um direito na cadeira permanente da ONU.
Não se esqueça do fato de que eles são as pessoas menos inteligentes do planeta.
Inglaterra?! Ghana!?, Serra Leoa? Presta atenção!
@@ligiaguedes77 Os indochinos não são africanos...
Exatamente!
A Indochina se construiu sobre a estrutura deixada pelos franceses. Apesar da guerra o francês é a segunda lingua deles. Marrocos, Tunisia, Argélia, etc. vivem sobre a herança francesa. Fora a India os ingleses não deixaram nada em lugar nenhum, pois enquanto os franceses se misturavam os ingleses sempre praticavam o apartheid com relação aos povos locais. A França ainda mantém relaçãoes comerciais com países africanos para evitar que desabem pois nunca foram capaz de produzir nada, mesmo depois de décadas de independência. A opção para esses países são as milícias islamicas ou a chegada da Russia como foi o caso do grupo de mercenários Wagner na Africa distribuindo dinheiro e armas.
Sem comentarios ;muito obrigado foi lindo ver o video.
Parabens parabens DW Brasil por esse excelente documentario que situação meu Deus dessas probres pessoas dessa favela
"uma reportagem de Luisa Von Richthofen". Sim, você pensou, eu pensei tbm.
exatamente 😅
Von Richthofen na Alemanha é como um Silva aqui no Brasil
@@lumaerex não, não é. não que seja raro tbm. mas os sobrenomes mais comuns de lá são os mesmos alemães que são comuns aqui: Mayer/Meyer, Mueller/miller/müller, Schimidt, Schneider.
@@lumaerexInformação equivocada,não é tão popular por aqui não.
SIIMMMM !!! 😅
Misericórdia, quantas pessoas sofrendo nesse mundo, infelizmente
Muito necessário essa reportagem
Obrigada Deus por eu ter nascido no Brasil, no Nordeste, no interior da Bahia!!!
Calmaria e paz aqui ainda temos, o resto a gente corre atrás .
claro, a bahia é um lugar super próspero né? o brasil nem tem favela né? desigualdade baixíssima né? acorda
Calmaria na Bahia kkkkkk O estado mais violento do país.
@@thesis4349 Quando descobri que a Bahia era o estado mais violento fiquei surpreso.. olha que sou do Rj
Sou da Bahia tbm, sempre digo isso. Essas pessoas do zap não tem noção de nada.
@@leonardocolossi2270 minha filha, a Bahia tem centenas de munícipios, alguns com IDH bons e índice de violência baixos, a desigualdade é maior nas cidades grandes. Você estudou o primário?
Existe miséria em qquer lugar. Muito triste isso. Nem as pessoas nem os animais tem paz.
O principal problema de Mayotte é a imigração em massa de pessoas vindas das ilhas vizinhas, Isso acontece justamente porque esses paises são miseraveis, embora Mayotte comparada a França metropolitana seja muito mais pobre, perto dos paises vizinhos é muito mais rica, isso porque a população francesa de la tem acesso a muitas infraestruturas e beneficos sociais concedidos pelo governo francês, mesmo que não trabalhem (porque o desemprego é muito grande ja que não existem muitas empresas ou industrias) ele possuem renda minima, auxilio aluguel, auxilio para crianças escolarizadas entre outras coisas, então o que ocorre naquele local e que é mostrado na reportagem é exatamente as favelas formadas por essa população que imigrou ilegalmente e que por isso não possuem acesso a nada, não tem trabalho nem renda e vivem de forma miseravel. Me parece ter um erro grande na reportagem quando falaram que a menina de familia imigrante que nasceu em Mayotte tinha nacionalidade francesa, com certeza ela não tem pois a França não concede nacionalidade por solo e esse é o motivo dela não ter carteira de identidade francesa, mas na idade que ela esta e por ter estudado no pais ela ja pode se naturalizar. Depois vocês repetem de novo o erro dizendo que crianças nascidas na França metropolitana recebem automaticamente a nacionalidade e que isso excepcionalmente não acontece com as nascidas em Mayotte, Isso esta errado, não é verdade! Na França não existe mais ha décadas a nacionalidade por solo, a nacionalidade francesa é transmitida apenas por sangue! A criança recebe a nacionalidade quando nasce apenas quando pelo menos um dos pais é francês.
sim, a reportagem passa a impressão que isso é culpa do governo frances, sendo que a ilha tem muita melhor qualidade de vida que os países da regiao, e o problema mostrado na reportagem é consequência da imigração de pessoas dos países vizinhos em busca de melhor qualidade de vida
Pq a França não realiza captura e deportação em massa?
De certa forma o governo francês tem culpa na questão de não gerir corretamente a imigração, com a polícia de fronteiras sobrecarregada, permitindo a formação dessas favelas, que certamente tem impacto para os demais moradores da ilha.
Melhor comentário!! Verdadeiramente esclarecedor. Parabéns!!
Desculpe-me, mas o governo Francês é responsável por seus territórios e pelo que neles acontece. A França não é o país que tem como lema liberté, égalité e fraternité.
A França explora de forma vergonhosa o continente africano há séculos. Hoje temos o colonialismo francês ainda dominando algumas de suas antigas colônias. É uma vergonha. A França é uma vergonha, não respeita os direitos humanos.
Ela não obriga ninguém a ficar com ela, por que não aceitaram logo a independência?
@@thesis4349obriga sim, apoia golpes militares em países que elegem líderes que não convém a França, na verdade, o ocidente inteiro fez e faz isso no mundo todo
Mas são eles - os habitantes das ilhas - que votaram a ficar fazer parte da França. Ninguém obriga eles aí. Vizinha ilha de Comorros votou a ser independente e agora sem fazer parte da França é 10 vezes mais pobre que Mayotte. E são eles - habitantes que quiseram ser independentes agora em massa emigrando de volta para França 🤡
@@veyrr Comorros - ilha vizinha - votou a independência da França. E agora são donos do país deles. Só que pelo que parece não gostam muito não, porque em massa eles estão emigrando para França.
@@veyrr, literalmente a França deixa quem quer ir, ir. Fica quem quer, porque é mais mais vantajoso ser sustentado que se sustentar.
Meu DEUS é mto triste, só Deus, MISERICÓRDIA Senhor.😢😢😢
Msm diante dessas situações, fico chocado que msm assim eles fazem filhos... é muito triste pq eles tbm sofrerão nessa situação.
Pois é, né?
INFELIZMENTE AO SE REPRODUZIREM ESTÃO CONDENANDO OUTRAS PESSOAS À VIDA DE MISÉRIA QUE NEM ELES MESMO GOSTAM DE VIVER. ESTÃO VENDO O QUANTO A VIDA É HUMILHANTE PARA ELES E MESMO ASSIM AINDA SE REPRODUZEM
@@MarieMarie-w6p Na o esperança que algum dos filhos consiga uma condição melhor de vida.
Já ouvi de uma africana que já foi ameaçada de se estupr... é morta, por não querer ter filhos por conta da pobreza na África. Lugares assim são cheios de fanáticos religiosos e homens doentes.
O baixíssimo nível de educação e a religião (percebeu q há muitos muçulmanos?) Que o levam a ter tantos filhos
Ótima reportagem!
Se um dia eu quis conhecer a França eu me arrependo amargamente. País cruel demais! Se construiu nas custas de exploração.
Você fala sem saber nada. Essas Ilhas Francesa tem todos os vantagem da França. Salário, segurança social. No ano 2005, o presidente perguntou pelo próprio povo se ele queria independência. O próprio povo diz não com 86%. E um privilégio de fazer parte dá França. Então não fala nada quando não sabes nada. Obrigado.
a maioria dos países desenvolvidos são o que são hoje devido a exploração colonial, se não seriam um pais subdesenvolvido tambem.
Como quase todo potência europeia
@@MarceloOliveira-ok5ipent pra ser rico tem q ser explorado??? Olha o vídeo aonde q a colonização ajudou essas pessoas??
@@gear910 Só quer fazer parte dos países racistas e xenofóbicos da União Europeia quem não os conhece. Só sabem governar para os seus. Invadiram, exploraram, roubaram e mataram e agora se fazem de vítima de um problema mundial que eles mesmos criaram.
Meu Deus… “vive la France”. Sou imigrante na França. Me parte o coração ver a crueldade que os imigrantes sobretudo africanos sofrem
Mas voltarem para a África e darem a sua contribuição para o desenvolvimento dos países de origem, esses imigrantes não querem.
Se "sofrem" tanto, por qual razão continuam aqui ?
@@leroydesanimaux7977 Adoram sofrer... 😂
Mayotte pertence a Comoros e não a França...
Mayotte sempre será Comores, e não será a França que vai mudar isso, mesmo com os referendos viciados... Mas a comunidade internacional não faz nada... Só se encomoda quando é a Russia a ocupar a Ucrânia...
@@dinhojunior4110 A França deu independência a maior parte das suas colonias e não vai ser por uma ilhota miserável como Mayotte que vai ficar se desgastando. Tal como na Nova Caledônia são organizados referendos mas se os seus habitantes fazem questão de serem franceses, o que eu acho um absurdo, nada há a fazer se a constituição francesa determina que as suas colonias sejam independentes somente se o desejam.
São pessoas que saem do seu pais por esta em situação precária, mais acabam em outros locais com situações precárias ainda em locais que "não são bem-vindas " e tem que temer sua segurança. Não seria melhor voltar a seus países e tentarem mudar sendo que eles lá tem autoridades para falar sobres a coisa e a liberdade?
Muitos imigrantes africanos fogem da milícia ou de grupos violentos. Voltar pro país de onde eles vieram ou pra outras regiões da África, pra muitos não é uma opção
Vc tem certeza que há liberdade? Muitos países miseráveis tem ditadores q só pensam em si mesmo. Não sei comores, mas boa parte da África é Ásia está cheia de títeres corruptos
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
Viva as Comoros, eles não são imigrantes em Mayotte
@@dinhojunior4110 Nenhum momento estou apoiando a França, a questão que muito saem do seu pais e vão para mayotte para ter filhos(porque é considerado território francês), e nasceu em território francês, então os filhos são francês e a França não aceita isso, eles querem mudanças, mais porque não ficam no seus respectivos países e tentam mudanças? nós dois locais estão com dificuldades, não melhor estar em local que você cobrar mudanças porque é seu lugar?
@@matheusgazola1846 Mayotte é das Comoros, as movimentações de uma ilha para outra é algo secular...É muito normal pessoas sairem da ilha Anjouan para Mayotte para realizar casamentos...
A França não pode quebrar esse intercâmbio, isso é crime contra humanidade.
O cara sai de um lugar miserável para ir para outro pior ainda
É isso memo que ela é, um lugar explorado, mas hoje abandpnado e esquecido pela França e a Europa. Nao tem que relativizar. É assim que os europeus atuam.
O que seria essa ilha se nunca nenhum colonizador tivesse pisado lá? Seria nada.
@@margaretehohmann2352que absurdo o que vc está dizendo.
Olha só sua frase em outro contexto:
O que seria de uma mulher que sofre violência doméstica sem o seu marido rico. Seria nada.
Pelo contrário tanto a ilha quanto a mulher hipotética seriam muito melhores sem a explosão.
@@ShanSan757 só tem milhares de pessoas migrando para essa ilha pq é território francês. Se franceses nunca tivessem pisado ali ninguém teria interesse de ir. Tal qual a guiana francesa. Nossa época está sendo marcada por migrações em massa num mundo que nunca teve tamanho número populacional. Mas, são as engrenagens da história, trarão guerras,revoluções, perdas, ganhos. Lamentável que países que já sofreram com colonizaçoes hoje sofrem sob governos terrivelmente corruptos e com ideologias ultrapassadas. Parece que tudo tem um esquema planejado por trás. Qual? Quem são esses que planejam? Não sei. Mas, gostaria de saber.
Na minha humilde opinião, há um interesse de destruição da cultura europeia, mais precisamente dos países europeus e da América do Norte.
Mas, não me encontro em nenhum desses lugares. Posso me considerar uma pessoa de sorte.
Difícil para quem nasce em situação de miséria. Mas também acho injusto que o pagador de impostos dos países desenvolvidos tenha que carregar o mundo nas costas.
@@ShanSan757Etiopia nunca foi colonizada e é um fim de mundo
@@speeddrifttery3 Libéria também. E vamos olhar o haiti e comparar com a África do Sul..
Grande parte do problema começa na raiz de tudo isso: A altíssima taxa de natalidade e a falta de segurança na Africa, que causam crises migratórias.
A África possui um índice de natalidade extremamente alto, embora tenha tido uma levÍssima queda recentemente.
O continente, quase que como um todo, não tem meios para alimentar, educar e empregar se quer uma minoria dessa popuplação.
O resultado são conflitos civis que causam migração em massa para a Europa e outras partes do mundo. Milhões migram, outros milhões nascem e provavelmente migrarão em algum momento.
Se outros paises querem que a Africa pare de enviar milhões de refugiados para suas fronteiras, precisam ajudar o continente a estabelecer um controle de natalidade eficiente e melhores condições de vida para os moradores do continente para que o ciclo migratório seja interrompido ou ao menos reduzido significativamente.
Essa natalidade elevada é um dos problemas.As marcas do colonialismo e neo colonialismo são visíveis .Colocar uma espécie de malthusianismo na causa é muito simples tem que ser contextualizada histórica e socioeconômica.
As pessoas precisam repensar a natalidade...pra que fazer filho pra sofrer e ser escravo dos outros?
É... 🇵🇹🇪🇺 Mas aí, alguém podia EDUCAR a população... E estou falando dos europeus, também! Se fomos escravizar... 🤷🏻♀️ Comunicação nem é algo assim tão caro...
Acho que o problema de África são as ditaduras que exploram o povo e tratam as pessoas pior do que animais. Ditaduras muitas vezes (quase sempre) financiadas por outros países. Portugal teve um escândalo há uns anos por financiar os ricos de Angola (o nosso Estado), e a Rússia, por exemplo, financia e arma mílicias. É triste... Eles não mereciam. Se há povo que não merecia... Eram eles! Que foram barbaramente arrancados da sua terra para swr torturados com escravatura do outro lado do oceano ... Enfim...
Que judiciacão, quanto sofrimento! Pobre é sem nenhuma perspectiva de vida as pessoas ao invés de ajudar ainda causa mais sofrimento..triste demais.
Por que Nasci pra viver essa vida que choque de realidade quantas vezes reclamamos por nada 😢
Aqui no Brasil também passamos por situações difíceis
Daí aí surge os melhores jogadores do país entendedores entenderão !!!
Exactamente
Mas o amor por futebol acabou para Europeu. Futebol é paixão Brasileira 🇧🇷
PARABÉNS excelente trabalho
Gente! Não entendo porque não investir em um paraíso como esse, com universidade, conhecimento que gere mão-de-obra qualificada, produto, tecnologia... Esse lugar poderia ser um case de sucesso de transformação social pela educação. Ao invés de um exército de pessoas abandonadas, um exército de mão-de-obra qualificada, que produza riquezas, paguem impostos... Não faz sentido esse abandono!
Mas la tem universidade, escola profissionalizante etc, o problema é que com a imigração em massa o sistema colapsou!
Deve ter algum sentido sim. Esses imperialistas não dão ponto sem nó. Alguém deve lucrar com tanta pobreza e caos.
@@ligiaguedes77você continua olhando para o lado errado. Imperialista não é papai Noel nem Tereza de Calcutá. Milhões e milhões de pobres num ataque em massa para entrarem na marra em sociedades mais prósperas causa problemas. Acusar os ricos de terem explorado? Por que, não exploram eles mesmos todas essas riquezas que dizem? Só os brancos ricos conseguem enxergar e explorar essas riquezas? Sempre esse papo? Pegue todo o ouro do mundo e conseguirá alimentar esse povo por alguns dias... e depois?
A resposta é simples, pelo mesmo motivo de vcs não estar lá, não interessa o tempo dinheiro e esforço para não sair nada de lá.
Investiram, e esse é o problema. Os imigrantes ao redor crescem o olho e invadem a ilha.
Muitos reis, muitos ricos de outrora, que ignoraram os que sofrem, hoje, nesta situação. Daqui a cem anos, os de hoje, que ignoram a miséria, tomarão o lugar. Até todos aprendermos. Este mundo é uma escola.
"Viiishe", foi só o que disse quando vi o nome da repórter, mas nada contra ela. Bom trabalho, embora triste.
Desigualdade social e racial EXISTE em todos os países.
No Brasil a vida de quem mora nos jardins ou no Leblon é uma quem mora na periferia é outra, infelizmente.
avá... naum mi diga...
Na Suíça não
O problema é colonizar explorar e não cuidar da população. Só querem tirar proveito enquanto dá.
São coisas diferentes. A pobreza que temos no Brasil e orgânica, fomos nos que a causamos e somos nos que a mantemos. A pobreza que encontramos no Brasil e o ápice da nossa falha como povo e como nação. Na Europa essa pobreza e recente e esta sendo importada por escolhas erradas. Se a Europa não resolver isso em breve ela se tornara tão pobre e problemática quanto o Brasil.
Não vá dizer que na Colômbia é assim também... sério?
A França explorou e explora até hoje os povos Africanos.
Pergunta para esses povos africanos se eles preferem para de negociar com a França.
Mentira
@@phidomaTalvez prefiram, já que isso escraviza a economia deles
E a visita do presidente da França ao Brasil, já me deixa com medo, de agora querer explorar o Brasil, principalmente a Amazônia.
Mentira a França nunca explorou nada esse povo
Ao contrário eles recebem de braços abertos
Um exemplo e os jogadores negros da seleção Francesa
Que emoção o caso dessa menina Wadanti que seja uma vitoriosa ❤
Esquecida não. escondida
Sei la cara, quando eu olho pra outras regiões da França que não são paris, é como se fosse um país totalmente diferente
É muita covardia com nossos irmãos ❤❤❤
Muito triste, um país adquirir uma colônia e não se importar com os seres humanos
A primeira vez que ouço falar dessa ilha. Colonialismo que só visa a terra, não levando, como sempre, o valor humano.
Que Deus faça justiça ❤❤
Seria tão fácil ajudar a essa gente, dar educação e treinamento para eles se tornarem autossustentáveis.
Mas aí eles não seriam facilmente explorados pela França. É tudo uma questão da França conseguir explorar os recursos desses territórios ate hj, infelizmente.
@@gabrielmaximianodelima4770A França investe na ilha, só que não tem como sustentar uma cambada de imigrante ilegal que invadiu a ilha, né? A galera tem que parar de ter filho, não sair invadindo e exigindo tudo.
@@gabrielmaximianodelima4770Da BBC: About 70% of the 10,000 babies born every year in the island's only maternity hospital in the main town of Mamoudzou are born to illegal migrants, mainly from the Comoran islands, according to official statistics.
"The truth is we're suffocating in Mayotte. We can't access our hospitals anymore. We have to go to Reunion Island or elsewhere for treatment," Marianne, a protester, told the AFP news agency.
"We can't give birth in Mayotte anymore because there are too many deliveries. Our safety is at stake."
70%. Não tem como sustentar essa galera toda.
Tem dinheiro para financiar guerras, mais não tem dinheiro para acabr com essa miséria na vida dessas pessoas 😢
Impressionante!!
Dw Brasil sempre arrasando nas matéria
Arrasando nao. Os reporteres desinformados passando informação ERRONEA!
Muito boa as reportagens da DW.
Não há um esforço serio para ajudar esses países africanos a enriquecerem. Ajudar uma pequena porcentagem de refugiado que escapa, não resolve a raíz do problema. Com um esforço internacional sério, em 20 anos vários países podem sair da pobreza.
É triste não ter esperança, mesmo sendo jovem. Os países ricos não podem e não devem esquecer essas pessoas.
E o brasileiro achando que sendo colônia Francesa iríamos ser primeiro mundo 😂😂😂😂😂 nestas horas agradeço a Deus por termos sido colônia portuguesa.😂😂😂
mas quem diz que foi ruim é burro, fomos capital do imperio portugues cara, estragaram o Brasil no caminho infelizmente, não os tugas os propios brasileiros.
Na boa, eu sempre agradeci a Deus pelo mesmo.
A vida de quem mora nas favelas do Brasil é igualzinha a desse pessoal de Mayotte. Agradeça a Deus pq você não vive na miséria APESAR da exploração portuguesa.
Expectativa: Canadá
Realidade: Africa
Nem eu nem outro nada a ver uns entrando de facao no ônibus
Boa matéria 🎉
E o governo francês ainda quer dar opiniões sobre o Brasil. Não tem moral nem ética para isso.
Absoluta verdade, e se o Brasil cair na mãos dos miseráveis franceses eles matam os brasileiros todos cobiçam o Brasil prós franceses sem os brasileiros claro, Brasil vai sofrer genocídio na mão desses doidos
Cara, comentário de quinta série... Você acha que a maioria da população francesa vive assim?
Triste situação e não vejo Greta nem Leonardo Dicaprio falando sobre isso
A solução seria eles escolherem ser independentes da França, mas não querem isso infelizmente.
A Greta fala de muitas coisas importantes, inclusive estava fazendo protesto contra o g*n*cÍd*o na P@l3stin@. Acho estranho exigir que pessoas famosas específicas tenham conhecimento de causa de todas as situações precárias no mundo. Vivemos em um mundo muito triste, é quase impossível estar a par de tudo. Temos que exigir essas coisas de quem realmente tem poder para resolver
@@WolfiiDog13 Verdade; o povo acha que ela é a fiscal das injustiças mundiais.
Mas pelo menos a Greta fez uma descoberta inédito ..
Ela viu o sofrimento das Girafas na Amazônia brasileira kkkkkkkkkkkk
Kkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Ih, a Polícia da Indignação chegou!
Esta situação é muito triste .
a reportagem passa a impressão que isso é culpa do governo frances, sendo que a ilha tem muita melhor qualidade de vida que os países da regiao, e o problema mostrado na reportagem é consequência da imigração de pessoas dos países vizinhos em busca de melhor qualidade de vida
O que não deixa de ser culpa do governo
@@caiopoggers o governo tem q cuidar apens de sua própria população
@@caiopoggers SE MILHOES E MILHOES DE AFRICANOS E MULSUMANOS INVADEM O BRASIL TODO DIA O GOVERNO DEVE TER RESPONSABILIDADES E CUIDAR DELES???? hahahaahahahahaahahahahah
O mesmo ocorre na Guiana Francesa onde Brasileiros emigram em massa e hoje ja são 40% da população a maioria ilegal, é muito dificil o governo controlar.
""Independência"" de Comores para ser chantagista do governo francês e ser mais miserável do que o antigo status de possessão ultramarina. Quais foram as reais intenções com a "independência"?
Deus abençoe a Wadaanti
Estou Chocada
Miséria é miséria em qualquer canto, riquezas são diferentes (Titãs)
Triste realidade, porém também é complicado um país aguenta tanto imigrantes isso colapsa qualquer sistema
E O PIOR É QUE SÃO PESSOAS SEM NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL!!!! O QUE RESTA ENTÃO???? A MISÉRIA, INFELIZMENTE
Exatamente, e nesse caso ainda é pior porque se trata de uma pequena ilha sem recursos naturais, empresas, industrias, não tem emprego nem para os locais que em grande parte vivem das ajudas do governo.
@@Bethysantos10 verdade
Ajudem essa gente assair dessa miséria. Por Deus...
A França é um país que jamais quis conhecer…
Claro, sem dinheiro, nem eu.😂
Que bom. Continue em Banânia e não coloque seus pés aqui.
Pensando desse jeito vc não vai visitar nem seu proprio país hahahah
Não sabe o que está perdendo, como as cidades francesas são.maravilhosas, primeiro mundo
@@Patriota.Progressista Deve ser mesmo.
Estava me referindo a Paris especificamente.
Você que os valores humanos estão distorcidos quando julgam pessoas por terem filhos, mas acham normal existir bilionários…
Ver essa reportagem depois da tempestade que assolou a ilha causa ainda mais indignação.
Olha mano, não vou nem me dar ao trabalho de assistir esse vídeo. Na minha opinião a Europa fez escolhas muitos pobres para resolver o problema populacional. Além do mais a mídia europeia precisa decidir se apoia e promove a imigração irrestrita ou se critica o surgimento de favelas porque as duas coisas vem juntas e são inseparáveis. Houve uma pessoa que famosamente disse que se poderia comer o bolo e tê-lo ao mesmo tempo. Hoje vemos que ele mentiu.
Entao ve o video, pq o que vc falou nao tem nada a ver
Segui sua recomendação e vi o vídeo. Vc sabe o que é viés? Pois é, essa ilha é apenas um ponto entre muitos que a mídia faz circular com viés vitimista para apoiar esses infelizes que não vão resolver suas vidas mesmo que consigam chegar na Franca. Então o estado os mantêm ali com assistência social e podendo usar o Euro. O mundo esta superpopulado e não há recursos para todos, levar os pobres e disfuncionais para países desenvolvidos vai apenas espalhar o problema sem resolver mas isso o vídeo não diz. Se aquelas pessoas em particular chegarem na Franca elas, ou considerável proporção delas, vão se unir aos outros milhares que vivem em pobreza limitados por suas próprias disfuncionalidades. E por isso que o estado francês os mantêm no limbo porque ao menos eles ficam longe do continente. Por outro lado, a UE precisa desenvolver uma política clara para imigração com centros de triagem bem estabelecidos e fazer circular na mídia do mundo todo que só quem passar por esses centros de triagem poderá ir para o continente. Precisa também lançar meios de identificar os que não são aceitos para que não retornem. Essa ilha não é o único ponto problemático, há vários outros e ocasionalmente a mídia faz teatro com o tema. O viés do vídeo é claramente favorável a esses infelizes, que são sim infelizes, mas o problema não é apoiar a pratica sendo que é exatamente isso que vídeo faz. @@lucasbello3371
É amigo, você tá meio perdido nas ideias. Porque a mídia europeia não é unilateral. E pouco bilateral. É muita ignorância ou presunção querer fazer esse tipo de reducionismo. Não reflete nada a complexidade de ideias e interesses internacionais.
@@lucasbello3371Tem, né? O problema dessa ilha é a imigração ilegal irrestrita que tá gerando essas favelas.
O problema vai além de ser colonia! Todo pais atualmente sofre com o aumento populacional descontrolado, nao hà moradia, recursos naturais ou trabalho para todos! Se todo o planeta começar a se movimentar em busca de algo, todos os paises sofrerao, se abrirem fronteiras, nas ruas de Lisboa, é raro encontrar um nativo portugues, pois esta dominada por estrangeiros, na França nao é diferente, e se bobear o Brasil também sofre nos grandes centros, gerando fome e violencia! esse tema deveria ser motivo de reuniao mundial!
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
Viva as Comoros, eles não são imigrantes em Mayotte
Que todo país sofre com aumento populacional tu é doida é só África sofre com isso
Finalmente alguém que entendeu o video!
Eu não sei qual todo país é esse? Mais da metade dos países nem cresce nada
Que felicidade ver o desfecho (parcial) da história da Wadaanti. Torcendo por ela.
0:51 *aparece "uma reportagem de Luisa von Richthofen", lembrei do caso Richtofen...*
Nome alemão.
Sou brasileiro de descendência francesa por parte de meu trisavô, mas presenciando relatos terríveis como esses, sinto-me envergonhado da minha origem. A França é tão exploradora e sem coração quanto seus vizinhos Portugal e Espanha. Torço para que essas pessoas possam achar um caminho melhor.
Antes de ser o que quer que seja...você com este comentário, É simplesmente um idiota.....
Olá, não sinta vergonha... Não sabe se os seus antepassados eram pessoas retas ou não. Em todo o caso nasceram numa sociedade em que as regras eram diferentes. Hoje, a pessoa que você é vê facilmente a injustiça. Não tem responsabilidade direta nessa situação. E também, nem todos os franceses admitem o que se passa em Mayotte. Os líderes políticos, sim.
Então, caro amigo, goste de si mesmo, valorize quem é e siga em frente, defendendo os seus valores. O mundo precisa de si!😊
@@teresaribeiro7724 Oi Teresa, obrigado pelas belas palavras. Tem sentido seus argumentos, a França tem seu lado bom também e vou me apegar tão somente a eles.
@@andré_floquet Ainda bem que resolveu olhar para o que há de belo e digno na sua ascendência. O que foi menos luminoso não interessa mais. Agora você está aqui e pode fazer a diferença. Isso é que importa.
Esclareço que sou portuguesa e não me sinto sem coração. Porém não fiquei nem um pouco ofendida pelo seu reparo sobre Portugal e Espanha. Até compreendo por que motivo escreveu isso. Contudo eu sei quem sou, conheço o meu valor individual, bem como o valor dos meus antepassados e as suas graves falhas também. Mas conheço de longe, de estudar. Eu não sou ninguém para condenar
quem quer que seja. Posso ter uma opinião, mas não me atrevo a depreciar um povo inteiro só por isso. Penso que o mais importante é construir o presente, não esquecendo as aprendizagens do passado. Contudo, carregar esses fardos de julgamento e ressentimento não permite avançar muito positivamente.
Hoje podemos completar e corrigir muita coisa que falha no mundo se nos juntarmos. Acredito nessa colaboração dos povos entre si.
Ah! E muito importante: sonho com um mundo em que, além de não interessarem as diferenças da cor da pele, da língua, da religião, da orientação sexual e outras tantas, os seres humanos sejam capazes de não se verem como brasileiros, franceses, portugueses ou japoneses. Ou ainda de qualquer outra nação, mas sim e tão somente como Seres Humanos.
Um sincero abraço, enviado do outro lado do Atlântico, levando paz e serenidade ao coração.
Trisavô ? Tá longe cara 🤔🤔🤔🤫🤫🤫
Favela em todo canto tem.
Em TODOS os países tem.
Só que ninguém mostra com receio de assustar os turistas.
Onde a França põe a mão, só fica miséria. Que Deus abençoe e tenha misericórdia desse povo.
Tem certeza? Por que 50% da população dea Guiana Francesa já é de brasileiros e filhos de brasileiros fugindo do Brasil.
O governo francês não dá conta dos problemas de Paris, e pedir muito que de conta de uma ilhota há 8 mil quilômetros da França.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 Eu não estou criticando Mayotte. Só penso que o povo dai devem lutar pela sua independência. Porque a França como toda Europa atualmente está colapsada sem o petróleo e gás da Rússia, por conta da guerra contra a Rússia. Bem como os demais territórios ultramarinos franceses como a Guyana Francesa vizinha aqui do Brasil e também abandonada pela França. Se não fosse o povo brasileiro dar apoio ao povo da Guyana principalmente na área da saúde. O povo guianense estaria em maus lenções.
@@dinhojunior4110Se nem o território de vocês quer pertencer a vocês pela pobreza do povo de vocês.
@@GabrielaSouza-ub5ph Quadrada.
A tua definição de pobreza é aquela que os Europeus parametrizaram...
E veja que são os mesmos Europeus que não querem largar a África...Criam instabilidade para poderem atingir os seus intentos...
Deixem o africano com sua pobreza e vivam vossas vidas..
Chocada 😭
Não é a França. É uma colônia francesa. Está assim e não há perspectiva de nenhuma mínima melhora, pois tampouco o povo ou o Governo Francês não estão interessados em suas colônias ultra-marinas. Somado a isso, a imigração em excesso dos países vizinhos (sempre) piora ainda mais a situação.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 Mayotte escolheu ficar na França por referendo.
@@phidoma Os territórios que a Russia anexou, também foi feito referendo, e votaram a favor da Russia...
Mas o estranho é que o ocidente não aceita...
@@dinhojunior4110 Referendos não oficiais financiados e organisados pela Russia. O estranho é que a Russia também está exigindo a propriedade do arquipelago Svalbard que pertence à Noruega e nunca houve o menor referendo. O ocidente deve aceitar?
@@phidoma E você acha que a França organizou referendos oficiais? A França foi contra a decisão da União africana...
Só para teres ideia a União africana reconhece até hoje a ilha de Mayotte como território das Comoros...
Ocidentais Franceses, ocuparam as ilhas, subjugaram os sultões dessas ilhas, escravizaram os seus povos, e até hoje a França é um agente de divisionismo social, cultural no Arquipélago das Comoros. Isso é pior que terrorismo.
É impressão minha ou absolutamente todas as ex-colonias e territorios ultramarinos da França são socialmente miseráveis? Colonizadores miseráveis foram eles
Nao e bem assim, o que acouteceu foi que os portuguese e depois os ingleses tiveram os paises mais ricos. o que ningem quiz a França apanhou. Terras com pouca vegetacao e grande pobreza Sahel e Madagascar (hoje independente mas com 40 dolares mes por pessoa em media).
Meu Deus, olhe pra essas pessoas
E tem gente que acredita que o nosso país seria melhor se fosse colonizado pelos franceses.
Fico abismada com os comentários eximindo o governo da sua responsabilidade, se as pessoas vão para Mayote de países vizinhos o País que os recebem tem responsabilidade sim!!!!!😢
SE MILHOES E MILHOES DE AFRICANOS E MULSUMANOS INVADEM O BRASIL TODO DIA O GOVERNO DEVE TER RESPONSABILIDADES E CUIDAR DELES???? hahahaahahahahaahahahahah
Sim ,a captura e deportação deveria ser uma política da ilha ,um absurdo deixar tantos ilegais, por tanto tempo em uma ilha minúscula.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
@@dinhojunior4110 ¨A Mayotte é das Comoros ¨ HAHHAH MENTIROSO!!! JAMAIS FOI PARTE DOS COMOROS E DECIDIU POR REFERENDUM 95% SER PARTE DA FRANCA!!! SE FIZER OUTRO HOJE 100% VAI CONTINUAR A SER PARTE A FRANCA E NAO DA COMOROS!!
;
OS JUMENTOS SAO TAO BURROS Q NAO CONSEGUEM ENTENDER Q SAO AS PESSOAS DAS COMOROS Q FOGEM PRA MAYOTTE E NAO O CONTRARIO!!!
;
SE MILHOES DE PESSOAS TODOS OS DIAS CHEGAM AO BRASIL, E´O BRASIL QUEM TEM CUIDAR E TODOS ELES??? COM Q DINHEIRO??? EXPLICA A MAGICA AI???
Ajudem essa gente a sair dessa miséria.por Deus....
Isso não é a França. Isso é uma colônia francesa.
😵😵😵 CADA UMA
É a França. Aqueles que são cidadãos de verdade possuem passaporte europeu.
Só não é Franca na sua visão pq não tem mais o que explorar. Se tivesse, como.no passado, continuaria sendo.
Você querendo ou não é a França, assim como o Havai e o Alasca são os EUA, as pessoas de la são francesas.
É, amigo, mas a bandeirinha nas praças é francesa.
--- O problema não está na França ,ou outras nações e ,sim nas religiões !!
Gente são seres humanos como nós todos porque isso tem que alguém olhar por eles ajudar eles isso nao e justo te. Inocentes la❤😢
E o principado de Mônaco esbanjando luxo...
Paraíso fiscal.
E o que tem a ver? Mônaco é um pais independente e não faz parte da França.
@moises4558 não faz
@moises4558É um pais independente
@moises4558 faz sim? de onde você tirou isso?
Podemos ate deixar de lado por ser um "colonia" francesa. Mas a propria frança esta vivendo o caos da imigração, em boa parte de africanos. Culturas inferiores do ponto de vista tecnologico, que mesmo antes da colonização ja viviam uma cultura tribal, muito rudimentar. Mas é certo dizer que essas colonias foram sucateadas e vivem a margem ate hoje! É complexo tudo isso.
Foi negado qualquer desenvolvimento econômico e social à África pelas potências européias.
É negado qualquer mínimo avanço à África pelos EUA que substituiu os países europeus no papel de genocidas, beligerantes e golpistas.
Você pode ter certeza, não foi a falta de líderes movimentos para fazer da maioria dos países africanos verdadeiramente soberanos e decidir os rumos por eles mesmos.
A Mayotte é das Comoros e não da França, não Justo separar famílias, e ligações culturas de anos...
França que deixe a Mayotte para as Comoros...
E são vocês que não aceitam a anexação dos territórios Ucranianos pela Russia e vem aqui apoiar a França...Bando de hipocritas...
“Culturas inferiores “? O que é para você cultura superior!? Matar, roubar violar, cometer crimes contra um povo por causa da cor. Deixa de ser ignorante
A França também tem território em tudo quanto é lugar , é muito triste ver que paises ricos ainda exploram, e largam as pessoas a sua sorte .
Ainda há quem se queixe da colonização portuguesa ? Enquanto os países ricos colonizadores europeus investiam nos seus proprios países. Portugal investia nas suas ex. Colónias, Por essa razão é que Portugal nunca enriqueceu .
😂😂😂😂😂😂😂😂
Kkk piada boa. Portugal era e ainda é incompetente com relação a gestão de suas riquezas.